jornal expressão - fevereiro 2015

16
Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXII • Fevereiro de 2015 • N 0 353 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br »Palavra do Pastor Dom Cesar Teixeira escreve sobre a Campanha da Fraternidade. Página 3 »Carnaval Retiros, encontros, rebanhões acontecem por toda a diocese. Página 7 »Papa Francisco Leia e estude as Mensagens do San- to Padre para o Dia Mundial do Doente e para a Quaresma. Páginas 8 e 9 Fraternidade: Igreja e Sociedade “Eu vim para servir.” CF 2015 Divulgação

Upload: jornal-expressao

Post on 07-Apr-2016

273 views

Category:

Documents


52 download

DESCRIPTION

Fique bem informado sobre os acontecimentos na Diocese e também enriqueça seu conhecimento com artigos formativos lendo o Jornal Expressão, da Diocese de São José dos Campos.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXII • Fevereiro de 2015 • N0 353

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br

»Palavra do PastorDom Cesar Teixeiraescreve sobre aCampanha da Fraternidade.

Página 3

»Carnaval

Retiros, encontros,rebanhões acontecem por toda a diocese.

Página 7

»Papa FranciscoLeia e estude as Mensagens do San-to Padre para o Dia Mundial do Doente e para a Quaresma.

Páginas 8 e 9

Fraternidade: Igreja e Sociedade

“Eu vim para servir.”

CF 2015

Divulgação

Page 2: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

2 | EXPRESSÃO | Fevereiro

Comunidade de comunidades: uma nova paróquiaAcolhida e vida fraterna

›› Rede de comunicadores Envie sua notícia!

Para tornar o conteúdo deste veículo mais abrangente, o Jornal Expressão precisa da sua participação enviando sugestões e notícias da sua paróquia.

Você, agente da PASCOM ou da RECOP (Rede de Comunicadores Paroquiais e Pastorais), auxilie os coordenadores das pastorais, movimentos e espiritualidades de sua paróquia para que lhe deem informações para que você as encaminhe para a Redação do Jornal Expressão.

Fique atento também às atividades de sua paróquia. Festas, Solenidades, Retiros, Encontros, Formações, Cursos, Shows podem ser divulgados na nossa Agenda. Você pode enviar também fotos e as artes dos cartazes dos eventos, com alta resolução.

As informações recebidas vão ser colocadas

na pauta e podem ser selecionadas e passar por correções e ajustes. QUANDO E COMOENVIAR SUA INFORMAÇÃO:As informações têm que chegar à Redação até o DIA 20.Mande por e-mail: [email protected] - Ligue: 12 3928-3929Pessoalmente: Pça. Monsenhor Ascânio Bran-dão, 01 – Jd. São Dimas – São José dos CamposSite da Diocese: www.diocesesjc.org.br e Redes Sociais – Envie sua notícia!Envie seu cartaz, texto, foto e sugestão para ser di-vulgado no site da Diocese de São José dos Campos e nas Redes Sociais. Fale com o Pedro Luvizotto.Mande por e-mail: [email protected]: 12 3928-3926

O Jornal Expressão é distribuído GRATUITAMENTE nas paróquias da Diocese de São José dos Campos. Não pode ser vendido e não possui nenhum representante para arrecadar fundos para publici-dade, assinaturas ou outra contribuição.

›› Aviso

Fundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos CamposBispo Diocesano: Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB • Supervisão Geral: Pe. Edinei Eval-do Batista • Jornalista Responsável: Ana Lúcia Zombardi - MTB 28.496 • Revisão: Diácono José Aparecido de OliveiraReportagem: Pedro Luvizotto. Colaboraram nesta edição: Claudia Dischinger de Lima (Escola Catequética), Fernanda Albuquerque (PASCOM PES de Cristo), João Rigobello (seminarista Salesiano), Vanessa Fernandes (IPMMI), Will Dias (PASCOM Diocesana), PASCOM, RECOP e Secretários Paroquiais. Diagramação: AB&G Comunicação e Marke-ting Ltda. Tiragem: 20 mil exemplares - Impressão: Gráfica Katu • Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: [email protected] você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões. As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Edição concluída em 04 de fevereiro de 2015 .

Fale com o Expressão 3928-3929 ou 3928-3926, com Ana Lúcia e Pedro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Editorial

Os sinais dos tempos convocam para a paz

O tempo em que vivemos é mar-cado por muitas experiências negativas que ferem as pes-soas, física e psicologicamen-

te, matando a muitos, por um lado, e gerando uma sociedade de inseguros e violentos, por outro.

Os noticiários impressos, do rádio, da TV e da internet não cessam de mos-trar os inúmeros conflitos que todos os dias acontecem dentro das famílias, no ambiente de trabalho e nas ruas de nossas cidades. Muitas vezes tais con-flitos se iniciam por causas insignifi-cantes. Em outras revelam-se fruto de uma mentalidade gananciosa e desres-peitosa da dignidade do ser humano, infelizmente, enraizada no coração de muitas pessoas.

Tal situação faz ver que o mundo está doente, mas também aponta para o lugar onde devem estar os cristãos e as pessoas de boa vontade com seu agir capaz de curá-lo, dando origem a uma nova experiência.

Os conflitos do mundo atual não são

Rumo à 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral

O início de um novo ano é sempre promissor para nossa vida pessoal, profissional, familiar e eclesial.

Por isso, louvamos a Deus pelo início de 2015 e por tudo o que ele nos oferecerá como oportunidade de crescimento e nos trará como responsabilidade e missão.

Iluminados pela Palavra de Deus e motivados pelo exemplo e os estímulos do Papa Francisco, sob a orientação de D. Cesar, queremos avançar no caminho pastoral e evangelizador que a Igreja, os novos tempos e a nossa realidade nos propõem.

Entre outras coisas importantes como o Ano da Paz, o Ano da Vida Religiosa e a Campanha da Fraternidade, que darão ritmo à nossa ca-minhada pastoral em 2015, está a preparação e a realização da 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral, marcada para os dias 12 e 13 de setembro, para a qual queremos ter os olhos e o coração voltados, especialmente.

Desta Assembleia resultará o “Plano Dio-cesano de Pastoral” que será como o “mapa de nossa ação eclesial”, à semelhança de um “plano de voo” a direcionar nossas práticas evangelizadoras, como exemplificou D. Cesar, na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, em agosto de 2014.

A Assembleia Diocesana será ocasião privi-legiada para estabelecer o caminho comum que toda a Diocese percorrerá, para ser fiel à sua mis-são, para testemunhar a comunhão em torno do que é mais importante e para somar os esforços a

fim de que o essencial não falte ao Povo de Deus presente em nossa Igreja Particular.

A partir da Assembleia cada Paróquia, Pas-toral, Movimento e Organismo, sem deixar de lado seu carisma próprio, terá indicações para caminhar na unidade que favorece a manifes-tação do Reino de Deus e dar sua contribuição para que a missão da Igreja seja mais fecunda.

Sem deixar de lado tudo o que já se alcançou em 34 anos de história, a Assembleia Diocesana levará em conta o Documento Conclusivo do Sínodo Diocesano, abrindo-se, porém, às pro-postas mais recentes feitas pelos documentos eclesiais e a novidade que o Espírito Santo susci-tará por meio de todos os que participarão deste acontecimento. Com a 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral pretende-se incrementar a prática pastoral em toda a nossa Diocese.

O grande objetivo de tudo isso é que nos tornemos, cada dia mais, uma “Igreja em saída”, “Casa da misericórdia”, “Escola de Discípulos--missionários”, “Família de Deus”.

Desde já rezemos pela 4ª Assembleia Dioce-sana de Pastoral e, de acordo com as orientações que forem sendo dadas, todos colaborem para o sucesso e a fecundidade dessa realização.

Sob a intercessão de Nossa Senhora e o pa-trocínio de São José, avancemos sem medo, cada um dando o melhor de si em vista do objetivo de todos: evangelizar com alegria!

Pe. Edinei Evaldo Batista

Coordenador Diocesano de Pastoral

Caminho Pós-Sinodal

Faça download do Documento Conclusivo do Sínodo - www.sinododiocesano.com.br

apenas problemas. São também sinais dos tempos indicando que é preciso trabalhar arduamente pela paz.

Frente a essa triste realidade, mas en-xergando-a sob a luz do Evangelho, em 2014, os bispos da Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil (CNBB) apro-varam, por unanimidade, durante a 52ª Assembleia Geral, que 2015 seja o Ano da Paz.

Esse tempo, que já estamos vivendo, propõe-se como um período de refle-xões, orações e ações sociais em vista da paz, que se estenderá até o Natal de 2015.

Com a proposta do Ano da Paz, a Igreja no Brasil quer ajudar na supe-

ração da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas.

Cada qual deve sentir-se convocado a tomar iniciativas geradoras de paz e de uma cultura desse dom.

A prática da bondade para com todos, do perdão dado e recebido sem limites, do saber ouvir e calar, da reflexão, da oração e da escuta da Palavra de Deus, entre outras coisas, são os caminhos mais seguros para se viver e propagar a paz.

A paz não se constrói com a mera eli-minação de conflitos, por vezes busca-da através de outras ações violentas. Ela se efetiva verdadeiramente com a práti-ca do amor, conforme o ensinamento e a prática de Jesus Cristo, promovendo alegria, união, respeito, realização pes-soal, desenvolvimento humano, pro-gresso social, vida em abundância.

Que todos os cristãos e pessoas de boa vontade estejam empenhados na construção da paz, sonhada por todos e necessária para que a vida seja plena.

A paz não se constrói com a mera eliminação de conflitos, por vezes buscada através de outras ações violentas.

Page 3: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Fevereiro | EXPRESSÃO | 3

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB Bispo Diocesano de São José dos Campos

*

Campanha da Fraternidade 2015Palavra do Pastor

A CF nos chama à conversão, à mudança de vida, à renovação do coração e da mente, a fortalecer nossa fé no Deus da vida e da Esperança e nos desafia a realizarmos obras de salvação em nosso favor e em favor de nossos irmãos e irmãs.

De segunda a sexta-feira às 5h15 12h 14h50 22h

Todos os anos a Igreja Católica no Brasil es-colhe um tema para ser refletido, reza-

do e vivido em todas as suas realidades. Este tema ilumi-na todo o ano em curso, mas é refletido especialmente no tempo da Quaresma de cada ano.

Assim, para o ano de 2015, a Assembleia Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil elegeu o tema: “FRA-TERNIDADE: IGREJA E SO-CIEDADE”, com o lema evan-gélico do Evangelista Marcos: “EU VIM PARA SERVIR” (Mc 10, 45).

A motivação maior para a escolha deste tema, como também do lema para 2015, é que a Igreja do Brasil se junta à Igreja Católica em todo o mundo para dar gra-ças a Deus pelos 50 anos de

encerramento do CONCÍLIO VATICANO II, acontecido em Roma nos anos de 1962 a 1965. O Concílio Vaticano II foi um momento de graça e de presença do Espírito San-to de Deus na vida de toda Igreja. Basta lembrarmos que o Papa que o convocou, João XXIII, já foi canoniza-do. O Papa que conduziu as últimas etapas e o encer-rou e encaminhou, Paulo VI, já foi Beatificado. E o Papa João Paulo II que participou do Concílio como Arcebispo de Cracóvia e que aplicou o Concílio na vida da Igreja, também já foi Canonizado. E um dos grandes temas do Concílio Vaticano II foi o en-contro da Igreja com o mun-do e vice-versa. Não podemos esquecer dois grandes docu-mentos conciliares que tra-taram do assunto: “Lumem Gentium” – a luz dos povos – que é Jesus a grande luz que ilumina o mundo e a Igreja e o documento “Gaudium et

Spes” – alegrias e esperanças da Igreja, plantadas no mun-do, obra de Deus Criador, participante da situações da história e que quer iluminar com a luz da fé na Santíssi-ma Trindade, todas as reali-dades da humanidade e da criação.

O Objetivo geral escolhi-do para a CF2015 é: “Apro-fundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Va-ticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edi-ficação do Reino de Deus”. Com isto a Igreja Católica no Brasil quer continuar seu es-forço de evangelização e de busca de justiça, dignidade, responsabilidade e defesa da vida, promoção da família e da sociedade, em todos os âmbitos da vida nacional.

No cartaz da CF 2015 ve-mos o Papa Francisco lavan-do os pés dos fiéis na Quin-ta-feira Santa de 2014. A

imagem do Papa lavando os pés de pessoas, beijando os pés de pessoas, imitando o gesto de Jesus, antes de seu sofrimento, morte e ressur-reição, é a grande mensagem da Igreja para refletirmos e rezarmos durante este ano. A Campanha da Fraternida-de nos chama à conversão, à mudança de vida, à renova-ção do coração e da mente, a fortalecer nossa fé no Deus da vida e da Esperança e nos desafia a realizarmos obras de salvação em nosso favor e em favor de nossos irmãos e irmãs. Acolhamos com ale-gria e fé a Campanha da Fra-ternidade, uma das grandes realidades surgidas na Igreja Católica no Brasil, como con-sequência do Concílio Vati-cano II, especialmente vivi-da no tempo de preparação para a Páscoa.

Vamos todos nos inserir neste esforço de conversão e de alegria para podermos participar da vida do Senhor Jesus. E rezemos dizendo: “...Enviai o Vosso Espírito da Verdade, para que a socie-dade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, si-nal do Reino que há de vir”.

Que possamos colaborar com todas as promoções da CF 2015 buscando ser ver-dadeiros cristãos e honestos cidadãos.

Dia 1º de março, às 19h30, na Catedral de São DimasMissa em Ação de Graças pelo aniversário natalício de Dom Cesar Teixeira.

Venha rezar pelo dom da vida denosso estimado bispo diocesano!

Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01Jardim São Dimas – SJCampos

Page 4: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

4 | EXPRESSÃO | Fevereiro

A Faculdade Católica de São José dos Campos lançou a terceira edição da Revista TheAR – Theologia e Assuntos Religiosos. Neste semestre a revista conta com o tema “Pelas veredas da Palavra e Profecia”.

TheAR é uma publicação da Faculdade Católica de São José dos Campos, institui-ção de ensino, que tem como

missão “criar, na perspectiva cristã-católica de educação, condições favoráveis ao cres-cimento da pessoa através da atividade acadêmica, realizada em todas as suas dimensões, que levem ao desenvolvimento da consciência social em vista do exercício da cidadania que possibilite a participação na construção de uma sociedade

mais justa, inclusiva e solidária.”A Revista TheAR pode ser

adquirida na secretaria do Fa-culdade ao custo de R$ 15,00 o exemplar avulso ou por meio de assinatura. A periodicidade é semestral. Para adquirir seu exemplar ou fazer sua assina-tura, ligue para 4009-8383 – das 13h às 21h. Mais informações: [email protected]

Lançada terceira ediçãoda Revista TheAR

Compartilhe a leitura:Campanha Renovando as Estantes

Contribua com a Facul-dade Católica. “Porque onde está o teu tesouro,

lá também está teu coração.” (Mt 6, 21)

A Faculdade Católica de São José dos Campos, Instituição da Diocese de São José, iniciou uma campanha em prol de sua biblioteca. Uma ação com o propósito de recolher livros periódicos voltados para a Educação Superior em várias áreas, como Filosofia, Econo-mia, Contabilidade, Psicologia, Gestão, Administração e Direi-to para integrar ao acervo da Biblioteca da CATÓLICA-SJC.

Aqueles livros de suas es-tantes, que já o ajudaram a crescer em conhecimento e podem ajudar muito mais pessoas, podem ser levados na biblioteca da Faculdade, que

fará a seleção para incluí-los no acervo.

A Faculdade Católica de São José dos Campos fica na Av. São João, 2650, no Jd. das Co-

linas em São José dos Campos. A biblioteca está aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h. Informações: (12) 4009-8383 (Filomena ou Sandra).

Curso de Extensão em Missiologia

O Papa Francisco insiste na dimensão missionária da Igreja e pede uma "Igreja em saída"e por isso mais do que nunca é importante estudar as diversas dimensões da missão. Esse curso apresenta uma teologia da

missão e sua repercussão no magistério recente da Igreja, sobretudo na Amé-rica Latina e Caribe. Venha aprofundar o conhecimento sobre Missiologia, na Facul-dade Católica de São José dos Campos.

Dia/horário: Quarta-feira, das 19h às 20h30, de feverei-ro a junho.

Prof.: Msc Pe. Djalma Lopes de Siqueira (Mestre em Teo-logia Pastoral

pelo ITEPAL/CELAM-Bogo-tá-Colômbia).

Investimento: R$ 60,00 mensais.

Inscrições: [email protected] ou tel. 4009-8383

no período da tarde.Início das aulas: 11 de fe-

vereiro, 19h.

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Associação Guadalupe, representada pela sua Presidente Senhora Mariângela Consoli de Oliveira, convoca a Diretoria e associados para que no dia 08 de fevereiro de 2015, às 15 horas, para comparecerem a Rua Ipatinga, número 5 - Bosque - São José dos Campos, onde será realizada a Assembleia Geral Extraordinária, para deliberarem sobre os seguintes assuntos:

1) Avaliação dos serviços desenvolvidos pela Associação 2014; 2) Aprovação de Regimento Interno;3) Análise e aprovação do Plano de Trabalho 2015;4) Apresentação dos Voluntários e criação de Comissão de Interna da Associação;5) Aprovação das contas 2014;6) E outros assuntos referentes à Associação Guadalupe. Necessário os documentos CPF e RG, para constar na lista de presença.São José dos Campos, 12 de janeiro de 2015.

Mariângela Consoli de Oliveira

Page 5: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Fevereiro | EXPRESSÃO | 5

Paróquias em festa

Agende-se

Novena e Festa da Padroeira - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A paróquia do Parque Industrial em São José dos Campos celebra sua padroeira com novena, de 2 a 10 de fevereiro, com oração do terço às 8h e às 18h45, seguida de missa com bispo e padres convidados, e bênção das velas e da água.

No dia 11 de fevereiro (4ª-feira), a comunidade festeja a Senhora de Lourdes com programação durante todo o dia. Confira: 7h: Santa Missa / 8h: Oração do Terço / 15h30: Santa Missa e bênção do Santíssimo / 18h45: terço e em seguida Santa Missa Solene seguida de procissão.

O dia 12 (5ª-feira) é o tradicional “Dia das Flores”. Haverá missa às 7h e em seguida oração do terço.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica na Rua Palmares, 895 – Parque Industrial, em São José dos Campos - Informações:

www.paroquiadelourdes.org.br(12) 3931-1611/ 3933-2920

Escola da FéPromovido pelo Instituto João XXIII, da Co-munidade Maria Mãe de D eus, acontecerá a par tir do dia 27 de fevereiro na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Tesouro em São José dos Campos, o curso "Escola da Fé". São dezesseis encontros, todas as sextas-feiras das 19h30 às 21h30, refletindo o Catecismo e a Doutrina da Igreja Católica. Inscrições e informações: (12) 3302-8560.

Retiro de Silêncio e ContemplaçãoCom o tema “O Senhor é o Pastor que me conduz, não me falta coisa alguma” (Sl 22), os Leigos Carmelitas da diocese promove de 27 de fevereiro a 1º de março o retiro de silêncio na Casa de Oração Cura D’Ars.Inscrições e informações: (12) 3921-9719 / [email protected]

Encontros Vocacionais - Comunidade MagnificatVocê que se sente chamado a pertencer a uma nova comunidade, participe dos encontros “ConheSER”, da

Comunidade Católica Magnificat. Dias 1º de março, 26 de abril e 17 de maio, das 9h às 12h, na sede da Comunidade Magnificat (Av. João Rodolfo Castelli, 2947 - Bairro Pernambucano), em São José dos Campos. Informações: (12) 3944 1633 / www.commagnificat.com.br

Oficina VivaChega a São José dos Campos o curso de expressão viva ministrado pela cantora Ziza Fernandes. Com o objetivo de dar formação humana e musical a

cantores, comunicadores e músicos, a Oficina Viva se preocupa com aqueles que, em sua maioria, servem nas igrejas em missas e demais celebrações. Além da teoria e técnica musical, o curso aprofunda o estudo da música popular brasileira e seus compositores.O curso se inicia na segunda quinzena de fevereiro e acontecerá na Paróquia Espírito Santo, no Jd. Satélite em São José. Informações e inscrições: (12) 3018-1918 / [email protected] / www.oficinavivaprodu-coes.com

Cerco de Jericó 2015 daParóquia Espírito Santo

Encerrou-se no dia 11 de janeiro, de-pois de sete dias de muita oração e louvor, a sexta edição do Cerco de Jericó, pro-movido pela Paróquia Espirito Santo, do Jardim Satélite, em São José dos Campos. Este ano o evento bateu todos os recordes de público, com a participação presencial de 18 mil pessoas por dia, divididas entre três missas, às 9h, 14h30 e 19h30. Além do público presencial, que foi até o Expo-ValeSul, onde aconteceu o evento, o Cerco de Jericó 2015 contou ainda com uma enorme quantidade de fiéis que assisti-ram às missas pela internet, transmitidas ao vivo, pela WebRádio e WebTV PES de CRISTO, emissoras próprias da paróquia.

Segundo informações apuradas pela PASCOM PES de CRISTO, o Cerco 2015 teve participação de pessoas nos cinco conti-nentes, com fiéis em 517 cidades espalha-

das por 47 países. Até na Faixa de Gaza, onde há muitos conflitos inter-religiosos, havia pessoas conectadas, assistindo às missas e interagindo por meio das mídias sociais. Na Arca da Aliança foram impressos e depositados mais de três mil pedidos de oração recebidos via internet. O número de acessos às mídias sociais da paróquia (site, facebook e whatsapp) durante os sete dias do Cerco chegou à incrível cifra de 1.848.326 contatos.

Para o padre Luis Fernando Soares, pároco da Paróquia Espírito Santo, apesar da grande quantidade de participantes, o Cerco de Jericó deste ano estava melhor organizado, se comparado com o Cerco do ano passado. Essa melhor organiza-ção, de acordo com o padre, possibilitou conforto e segurança aos participantes, resultando numa melhor qualidade de

oração. “A participação das pessoas foi mais

intensa, porque elas estavam mais con-fortáveis. Não estavam incomodadas com o calor e com o aperto, como no ano passado, por isso puderam participar e aproveitar melhor”, concluiu.

A melhor organização também se deve ao grande número de voluntários que colaboraram nos diversos segmentos do evento. Foram cerca de 1200 pessoas, dis-tribuídas entre acolhida, coleta, liturgia, cozinha, limpeza e organização, bom-beiros, segurança, saúde e comunicação.

Além dos padres Luis Fernando e Ber-nardo Oliveira, da Paróquia Espírito Santo, celebraram no Cerco de Jericó 2015, os padres Alessandro Henrique (Paróquia Santa Cecília – Cruzeiro/SP); Silvio de Barros (Comunidade Solo Fértil – Rio de

Janeiro/RJ); Rodrigo Natal (Paróquia São Sebastião – Taubaté/SP) e Marlon Múcio (Missão Sede Santos - Taubaté/SP); Renan Felix (Canção Nova – Curitiba/PR); Fabri-cio Andrade (Canção Nova- Cachoeira Paulista/SP); Adriano Zandoná (Canção Nova – São Paulo/SP) e Alexsandro Lecão (Paróquia Nossa Senhora Aparecida - São José dos Campos/SP).

“O cerco de Jericó cumpriu a sua mis-são, que é evangelizar. A ideia é essa: levar a Palavra de Deus às pessoas”, finaliza Padre Luis Fernando.

Foram tiradas no Cerco de Jericó 2015 mais de 19 mil fotos. Algumas estão disponibilizadas em álbuns organizados por missas no Facebook (facebook.com/paroquiaespiritosanto) e todas estão no Flickr da paróquia (flickr.com/paroquia-espiritosanto).

Page 6: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

6 | EXPRESSÃO | Fevereiro

PAPA NO TWITTER@Pontifex:

"“Senhor, fazei que saibamos reconhecer-Vos nos doentes, nos necessitados e naqueles que sofrem!”

Serviço

›› Móveis e Imóveis

CÁRITAS DIOCESANADOE SEU MÓVEL USADO – A Cáritas Diocesana aceita doa-ções de móveis usados – sofás, poltronas, cadeiras, camas – eletrodomésticos em bom estado. Ligue e agende a reti-rada da sua doação na Cáritas Diocesana, tel.: 3911-3225.

MUTIRÃO POPULAR MATERIAL DE CONSTRUÇÃO – A Associação Mutirão Popu-lar, entidade social que atua há mais de 30 anos na Diocese de São José dos Campos, re-cebe doações de material de construção e também fornece a quem precisa. Mais informa-ções: 3921-2102.

›› Serviço

EMPREGADAS DOMÉSTI-CAS, CUIDADORES DE IDO-SOS E BABÁS – Quem está à procura de uma empregada doméstica, cuidador de ido-so ou babá pode consultar o cadastro do Serviço Social da Catedral São Dimas. A consul-ta deve ser feita pessoalmen-te, de segunda a sexta-feira,

das 8h às 11h, com Célia. A Sala do Serviço Social fica ao lado da Igreja, na Praça Mon-senhor Ascânio Brandão, 01, São Dimas, em São José dos Campos.

EMPREGADAS DOMÉSTICAS E BABÁS – Quem está à procu-ra de uma empregada domés-tica ou babá pode consultar os cadastros do Serviço Social da Paróquia Sagrada Família (Vila Ema). A consulta deve ser feita pessoalmente, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. A Sala do Serviço Social fica junto à Igreja, na Rua Padre Rodolfo, 28, Vila Ema, em São José dos Campos.

C ADASTRO DE DOMÉS -TICAS, DIARISTA, BABÁ E ACOMPANHANTE DE IDO-SOS – A Obra Social São Dimas oferece para os que estão a procura de trabalho cadastro para domésticas, diaristas, babás e cuidadores de idosos. Os interessados deverão en-trar em contato, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, pelo telefone: 3322-0543, falar com Célia.

›› Vida Nova

FILHOS NO CÉU – Para os pais que querem andar no caminho da fé e esperança, em perfeita comunhão e alegria, com os filhos que os precederam na eternidade. O Grupo se reúne no terceiro domingo de cada mês, às 15h, iniciando-se com a Santa Missa, seguida da reu-nião de reflexão na Igreja Ma-triz São José, na praça Cônego João Marcondes Guimarães, 69, Centro, em São José dos Campos; Em Jacareí os encon-tros acontecem no 3º sábado de cada mês, na Paróquia Santa Cecília – Rua Santa Cecília, 93 – Centro. Mais informações e reflexões no blog www.filhos-noceu.org.br.

MISSA DE SÃO PEREGRINO - Proteção para pessoas em tratamento contra o câncer e curadas da doença. A Or-dem dos Servos de Maria e a Fraternidade São Peregrino convidam todas as pessoas afetadas pela doença a pedir a proteção de São Peregrino. A missa é celebrada, todo dia 4 de cada mês, na Paróquia Sagrada Família, Rua Padre

Rodolfo, 28 – Vila Ema, São José dos Campos.

FAZENDA DA ESPERANÇA – Se você quer se livrar da dependência de drogas ou de álcool, ou encaminhar um pa-rente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma alternativa. Em São José dos Campos, você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminhamentos com Bita pelo telefone (12) 9102-4137. Ele atende de terça a sexta, das 13h30 às 17h, na Catedral de São Dimas. Os interessados podem participar também das reuniões mensais, no terceiro Domingo do mês, às 14h, do grupo Esperança Viva, (GEV), na Catedral São Dimas.

CASA LOGOS - A Casa de Re-cuperação Logos, da Diocese de São José dos Campos, é destinada às pessoas com de-pendência química (do sexo masculino, acima de 18 anos) e seus familiares. Para desen-volver seu trabalho, resgatando vidas, a Casa Logos conta com a ajuda de sócios colaboradores. Para tornar-se um sócio cola-borador, entre em contato: (12) 3972-0366. Conheça mais sobre

o trabalho da Logos, em www.casalogos.org.br .

MINISTÉRIO MAIS QUE VENCE-DORES – O Ministério Mais que Vencedores é um projeto de-senvolvido na Paróquia Espirito Santo9, unindo os trabalhos da Pastoral da Sobriedade e grupos de Irmandades Anônimas (AA, NA, Naranon, Amor Exigente etc). É voltado para pessoas com dependência química e alcóo-lica e alia técnica (tratamento psicológico e terapias) com a es-piritualidade. O atendimento do Ministério Mais que Vencedores acontece nas quartas-feiras, das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 19h às 21h. O grupo de apoio, nas sextas-feiras, das 22h às 24h. Se você passa por esse tipo de dificuldade, participe. Se conhe-ce alguém que precisa, indique esse apoio. Local: Paróquia Es-pírito Santo, Av. Cassiopéia, 461, Jardim Satélite, em São José dos Campos.Divulgue aqui o trabalho de sua Obra Social, Paró-quia, Grupo ou Movimen-to. L i g u e p a ra o J o r n a l Expressão 12 3928-3929 ou envie um e-mail: [email protected].

Oração pela Paz* Senhor Deus de Paz, escutai a nossa súplica!Tentamos tantas vezes e durante tantos anos resolver os nossos conflitos com as nossas forças e também

com as nossas armas; tantos momentos de hostilidade e escuridão; tanto sangue derramado; tantas vidas despedaçadas; tantas esperanças sepultadas... Mas os nossos esforços foram em vão.

Agora, Senhor, ajudai-nos Vós! Dai-nos Vós a paz, ensinai-nos Vós a paz, guiai-nos Vós para a paz. Abri os nossos olhos e os nossos

corações e dai-nos a coragem de dizer: “nunca mais a guerra”; “com a guerra, tudo fica destruído”! Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Senhor, Deus de Abraão e dos Profetas, Deus Amor que nos criastes e chamais a viver como irmãos,

dai-nos a força para sermos cada dia artesãos da paz; dai-nos a capacidade de olhar com benevolência todos os irmãos que encontramos no nosso caminho. Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos nossos cidadãos que nos pedem para transformar as nossas armas em instrumentos de paz, os nossos medos em confiança e as nossas tensões em perdão.

Mantenha acesa em nós a chama da esperança para efetuar, com paciente perseverança, opções de diálogo e reconciliação, para que vença finalmente a paz. E que do coração de todo o homem sejam banidas estas palavras: divisão, ódio, guerra!

Senhor, desarmai a língua e as mãos, renovai os corações e as mentes, para que a palavra que nos faz encontrar seja sempre «irmão», e o estilo da nossa vida se torne: Shalom, paz, Salam! Amém.

PAPA FRANCISCO

* Invocação pela Paz, Jardins do Vaticano, 8 de junho de 2014

Page 7: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Fevereiro | EXPRESSÃO | 7

Louvai ao Senhor... Vêm aí retirose rebanhões de Carnaval 2015

Programe-se para o carnaval 2015. Confira os retiros, encontros e rebanhões que acontecem pela diocese e louve ao Senhor!

Rebanhão da Paróquia Sagrada FamíliaDe 14 a 17 de fevereiro, com o tema: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo" (Gl 5, 16). Presenças confirmadas de pa-dres salesianos e da Diocese de Caraguatatuba, pregado-res de grupos de oração da diocese, Adriano Gonçalves da Canção Nova e Ministério de Música Voz do Altíssimo.Informações e inscrições: (12) 3921-9460 / [email protected].: Rua Padre Rodolfo, 28 – Vila Ema – SJCampos.

Rebanhão da Paróquia São João BoscoDe 14 a 17 de fevereiro, com o tema: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo" (Gl 5, 16). Todos os dias iniciando às 16h. Informações: (12) 3933-0366 / [email protected]: Capela N. Sra. Auxilia-dora (Rua Renato Alves da Cunha, 290 – Jd. Pôr-do-Sol – SJCampos).

Rebanhão da Paróquia Nossa Senhora AparecidaDe 14 a 17 de fevereiro, com o tema: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo" (Gl 5, 16).

Todos os dias adoração às 18h, louvor, oração e santa missa.Endereço: Rua Maria Helena da Silva 135 Pq. Interlagos – SJCampos.Informações: (12) 3944-2663.

Retiro da Comunidade MagnificatDias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro de 2015, na comu-nidade Magnificat (Av. João Rodolfo Castelli, 2947 – Per-nambucano / Putim), em São José dos Campos.Informações e inscrições: (12) 3944-1633 / www.face-book.com/commagnificat / www.commagnificat.com.br

Retiro de Carnaval Grupo de Oração N. Sra. de FátimaDe 13 a 17 de fevereiro com o tema "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo" (Gl 5, 16). Local: Casa Kolbe em Caça-pavaTaxa: R$120,00 (incluso trans-porte, alimentação e estadia)Idade mínima: 14 anosInscrições e informações: secretaria da Catedral de São Dimas - (12) 3322-0543 ou 98209-2282 (WhatsApp)

Retiro de CarnavalRegião Pastoral 2De 14 a 17 de fevereiro, a par-tir das 15h. Tema: “Se vivemos pelo Espírito andemos de acordo com o Espírito!" (Gl 5, 25).Todos os dias missa, adoração pregações, evangelizashow e missas. Também haverá Retiro Kids.Local: Paróquia Nossa Senho-ra de Fátima (Rua Serra Dou-rada, 180 – Altos de Santana), em São José dos Campos.

Retiro de CarnavalGrupo de Oração Jesus Sol da JustiçaDe 13 a 17 de fevereiro com o tema "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo" (Gl 5, 16). Local: Casa de Retiro Maria de Nazaré. Haverá “retirinho” para as crianças de 2 a 12 anos. Inscrições: R$65,00 + 5,00 (ônibus). Informações: (12) 98825-5076 / 98286-2265

Aviva Tesouro – Paróquia Nossa Senhora do RosárioDe 14 a 17 de fevereiro com o tema: ‘‘Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo’’ (GI 5, 16). Todos os dias a partir das 14h.Endereço: Praça Assis Chate-

aubriand, 279 , Vila Tesouro, São José dos CamposInformações: (12) 3912-8812 / [email protected]

Retiro de Carnaval Paróquia Santa InêsDe 14 a 17 de fevereiro com o tema "Deixai-vos conduzir pelo Espírito Santo" (Gl 5, 16). Todos os dias a partir das 15h e santa missa às 19h30.Local: Capela São João Batista (Rua dos Cirurgiões Dentistas, 610 - Santa Inês II)Informações: [email protected]

Retiro de Carnaval Iluminai-vos 6Paróquia Santa CecíliaDe 14 a 17 de fevereiro com o tema: “Só tenho hoje!”. Pregações com Ranks, Nilson, Seminarista Ricardo, Pauli-nho (Luz das Nações), além de muita música, teatro e momentos de descontração. Taxa: R$80,00. Idade mínima: 15 anos. Inscrições e informações: (12) 3951-2873.Local: Casa de Retiros Betsai-da (Av. Tívoli, 276, Vila Betâ-nia – SJCampos).

Page 8: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

8 | EXPRESSÃO | Fevereiro

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente 2015

Sapientia cordis. “Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo” (Jó 29, 15)

Queridos irmãos e irmãs,Por ocasião do XXIII Dia

Mundial do Doente, instituído por São João Paulo II, dirijo-me a todos vós que carregais o peso da doença, encontrando--vos de várias maneiras unidos à carne de Cristo sofredor, bem como a vós, profissionais e vo-luntários no campo da saúde.

O tema deste ano convida--nos a meditar uma frase do livro de Jó: «Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo» (29, 15). Gostaria de o fazer na perspectiva da «sa-pientia cordis», da sabedoria do coração.

1. Esta sabedoria não é um conhecimento teórico, abstra-to, fruto de raciocínios; antes, como a descreve São Tiago na sua Carta, é «pura (…), pacífi-ca, indulgente, dócil, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem hipocrisia» (3, 17). Trata-se, por conseguinte, de uma disposição infundida pelo Espírito Santo na mente e no coração de quem sabe abrir--se ao sofrimento dos irmãos e neles reconhece a imagem de Deus. Por isso, façamos nos-sa esta invocação do Salmo: «Ensina-nos a contar assim os nossos dias, / para podermos chegar à sabedoria do coração» (Sal 90/89, 12). Nesta sapientia cordis, que é dom de Deus, podemos resumir os frutos do Dia Mundial do Doente.

2. Sabedoria do coração é servir o irmão. No discurso de Jó que contém as palavras «eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo», evidencia--se a dimensão de serviço aos necessitados por parte deste homem justo, que goza de uma certa autoridade e ocupa um lugar de destaque entre os an-ciãos da cidade. A sua estatura moral manifesta-se no serviço ao pobre que pede ajuda, bem como no cuidado do órfão e da viúva (cf. 29, 12-13).

Também hoje quantos cris-tãos dão testemunho – não com as palavras mas com a sua vida radicada numa fé genuína – de ser «os olhos do cego» e «os pés para o coxo»! Pessoas

que permanecem junto dos doentes que precisam de assis-tência contínua, de ajuda para se lavar, vestir e alimentar. Este serviço, especialmente quando se prolonga no tempo, pode tornar-se cansativo e pesado; é relativamente fácil servir al-guns dias, mas torna-se difícil cuidar de uma pessoa durante meses ou até anos, inclusive quando ela já não é capaz de agradecer. E, no entanto, que grande caminho de santifica-ção é este! Em tais momentos, pode-se contar de modo par-ticular com a proximidade do Senhor, sendo também de es-pecial apoio à missão da Igreja.

3. Sabedoria do coração é estar com o irmão. O tempo gasto junto do doente é um tempo santo. É louvor a Deus, que nos configura à imagem do seu Filho, que «não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão» (Mt 20, 28). Foi o próprio Jesus que o disse: «Eu estou no meio de vós como aquele que serve» (Lc 22, 27).

Com fé viva, peçamos ao Espírito Santo que nos conceda a graça de compreender o valor do acompanhamento, muitas vezes silencioso, que nos leva

a dedicar tempo a estas irmãs e a estes irmãos que, graças à nossa proximidade e ao nosso afeto, se sentem mais amados e confortados. E, ao invés, que grande mentira se esconde por trás de certas expressões que insistem muito sobre a «qualidade da vida» para fazer crer que as vidas gravemente afetadas pela doença não me-receriam ser vividas!

4. Sabedoria do coração é sair de si ao encontro do ir-mão. Às vezes, o nosso mundo esquece o valor especial que tem o tempo gasto à cabeceira do doente, porque, obcecados pela rapidez, pelo frenesi do fazer e do produzir, esquece--se a dimensão da gratuida-de, do prestar cuidados, do encarregar-se do outro. No fundo, por detrás desta atitude, há muitas vezes uma fé morna, que esqueceu a palavra do Se-nhor que diz: «a Mim mesmo o fizestes» (Mt 25, 40).

Por isso, gostaria de recordar uma vez mais a «absoluta prio-ridade da “saída de si próprio para o irmão”, como um dos dois mandamentos princi-pais que fundamentam toda a norma moral e como o sinal mais claro para discernir sobre

o caminho de crescimento espiritual em resposta à doa-ção absolutamente gratuita de Deus» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 179). É da própria natureza missionária da Igreja que brotam «a caridade efetiva para com o próximo, a compai-xão que compreende, assiste e promove» (Ibid., 179).

5. Sabedoria do coração é ser solidário com o irmão, sem o julgar. A caridade precisa de tempo. Tempo para cuidar dos doentes e tempo para os visitar. Tempo para estar junto deles, como fizeram os amigos de Jó: «Ficaram sentados no chão, ao lado dele, sete dias e sete noites, sem lhe dizer palavra, pois viram que a sua dor era demasiado grande» (Job 2, 13). Mas, dentro de si mesmos, os amigos de Jó escondiam um juízo negativo acerca dele: pensavam que a sua infelicida-de fosse o castigo de Deus por alguma culpa dele. Pelo con-trário, a verdadeira caridade é partilha que não julga, que não tem a pretensão de converter o outro; está livre daquela falsa humildade que, fundamental-mente, busca aprovação e se compraz com o bem realizado.

A experiência de Jó só en-

contra a sua resposta autêntica na Cruz de Jesus, ato supremo de solidariedade de Deus para conosco, totalmente gratuito, totalmente misericordioso. E esta resposta de amor ao drama do sofrimento humano, especialmente do sofrimento inocente, permanece para sempre gravada no corpo de Cristo ressuscitado, naquelas suas chagas gloriosas que são escândalo para a fé, mas também verificação da fé (cf. Homilia na canonização de João XXIII e João Paulo II, 27 de Abril de 2014).

Mesmo quando a doença, a solidão e a incapacidade levam a melhor sobre a nossa vida de doação, a experiência do so-frimento pode tornar-se lugar privilegiado da transmissão da graça e fonte para adquirir e fortalecer a sapientia cordis. Por isso se compreende como Jó, no fim da sua experiência, pôde afirmar dirigindo-se a Deus: «Os meus ouvidos tinham ouvido falar de Ti, mas agora veem-Te os meus próprios olhos» (42, 5). Também as pessoas imersas no mistério do sofrimento e da dor, se acolhido na fé, podem tornar-se testemunhas vivas duma fé que permite abraçar o próprio sofrimento, ainda que o homem não seja capaz, pela própria inteligência, de o compreender até ao fundo.

6. Confio este Dia Mundial do Doente à proteção mater-na de Maria, que acolheu no ventre e gerou a Sabedoria encarnada, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Ó Maria, Sede da Sabedoria, intercedei como nossa Mãe por todos os doentes e quantos cuidam deles. Fazei que pos-samos, no serviço ao próximo sofredor e através da própria experiência do sofrimento, acolher e fazer crescer em nós a verdadeira sabedoria do coração.

Acompanho esta súplica por todos vós com a minha Bênção Apostólica.

Vaticano, 3 de dezembroMemória de São Francisco Xavier – do ano 2014.

Page 9: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Fevereiro | EXPRESSÃO | 9

Na mensagem por ocasião do período da Quaresma, o papa Francisco recorda que trata-se de “um tempo propício para mostrar interesse pelo outro, através de um sinal – mesmo pequeno, mas concreto – da nossa participação na humanidade que temos em comum”. A Quaresma 2015 terá início na Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro.

No texto, cujo título é “Fortalecei os vossos corações”, Francisco pede para que os cristãos não caiam na tentação da indiferença na vida em sociedade. “Estamos saturados de notícias e imagens impressionantes que nos relatam o sofrimento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir”. E, continuando a reflexão, questiona: “Que fazer para não nos deixarmos absorver por esta espiral de terror e impotência? Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste”.

Confira íntegra da mensagem:

“Fortalecei os vossos corações” Tg5,8)

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2015

Amados irmãos e irmãs!Tempo de renovação para a Igreja,

para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um « tempo favorável » de graça (cf. 2 Cor6,2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: « Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro » (1 Jo4,19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece. Coisa diversa se passa conosco! Quando estamos bem e comodamente instalados, esquecemo-nos certamente dos outros (isto, Deus Pai nunca o faz!), não nos interessam os seus problemas, nem as tribulações e injustiças que sofrem; e, assim, o nosso coração cai na indiferença: encontrando-me relativamente bem e confortável, esqueço-me dos que não estão bem! Hoje, esta atitude egoísta de indiferença atingiu uma dimensão mundial tal que podemos falar de uma globalização da indiferença. Trata-se de um mal-estar que temos obrigação, como cristãos, de enfrentar.

Quando o povo de Deus se converte ao seu amor, encontra resposta para as questões que a história continuamente nos coloca. E um dos desafios mais urgentes, sobre o qual me quero deter nesta Mensagem, é o da globalização da indiferença. Dado que a indiferença para com o próximo e para com Deus é uma tentação real também para nós, cristãos, temos necessidade de ouvir, em cada Quaresma, o brado dos profetas que levantam a voz para nos despertar. A Deus não Lhe é indiferente o mundo, mas ama-o até ao ponto de entregar o seu Filho pela salvação de todo o homem. Na encarnação, na vida terrena, na morte e ressurreição do Filho de Deus, abre-se definitivamente a porta entre Deus e o homem, entre o Céu e a terra. E a Igreja é como a mão que mantém aberta esta porta, por meio da proclamação da Palavra, da celebração dos Sacramentos, do testemunho da fé que se torna eficaz pelo amor (cf. Gl 5,6). O mundo, porém, tende a fechar-se em si mesmo e a fechar a referida porta através da qual Deus

entra no mundo e o mundo n’Ele. Sendo assim, a mão, que é a Igreja, não deve jamais surpreender-se, se se vir rejeitada, esmagada e ferida. Por isso, o povo de Deus tem necessidade de renovação, para não cair na indiferença nem se fechar em si mesmo. Tendo em vista esta renovação, gostaria de vos propor três textos para a vossa meditação.

1. « Se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros » (1 Cor12,26)– A Igreja.

Com o seu ensinamento e sobretudo com o seu testemunho, a Igreja oferece--nos o amor de Deus, que rompe esta reclusão mortal em nós mesmos que é a indiferença. Mas, só se pode testemunhar algo que antes experimentámos. O cristão é aquele que permite a Deus revesti-lo da sua bondade e misericórdia, revesti-lo de Cristo para se tornar, como Ele, servo de Deus e dos homens. Bem no-lo recorda a liturgia de Quinta-feira Santa com o rito do lava-pés. Pedro não queria que Jesus lhe lavasse os pés, mas depois compreendeu que Jesus não pretendia apenas exempli-ficar como devemos lavar os pés uns aos outros; este serviço, só o pode fazer quem, primeiro, se deixou lavar os pés por Cristo. Só essa pessoa « tem parte com Ele » (cf. Jo 13,8), podendo assim servir o homem. A Quaresma é um tempo propício para nos deixarmos servir por Cristo e, deste modo, tornarmo-nos como Ele. Verifica-se isto quando ouvimos a Palavra de Deus e re-cebemos os sacramentos, nomeadamente a Eucaristia. Nesta, tornamo-nos naquilo que recebemos: o corpo de Cristo. Neste corpo, não encontra lugar a tal indife-rença que, com tanta frequência, parece apoderar-se dos nossos corações; porque, quem é de Cristo, pertence a um único corpo e, n’Ele, um não olha com indiferen-ça o outro. « Assim, se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros; se um membro é honrado, todos os membros participam da sua alegria » (1 Cor12,26). A Igreja é communio sanctorum, não só porque, nela, tomam parte os Santos mas também porque é comunhão de coisas santas: o amor de Deus, que nos foi revelado em Cristo, e todos os seus dons; e, entre estes, há que incluir também a resposta de quantos se deixam alcançar por tal amor. Nesta comunhão dos Santos

e nesta participação nas coisas santas, aquilo que cada um possui, não o reserva só para si, mas tudo é para todos. E, dado que estamos interligados em Deus, pode-mos fazer algo mesmo pelos que estão longe, por aqueles que não poderíamos jamais, com as nossas simples forças, alcançar: rezamos com eles e por eles a Deus, para que todos nos abramos à sua obra de salvação.

2. « Onde está o teu irmão? » (Gn 4,9) – As paróquias e as comunidades

Tudo o que se disse a propósito da Igre-ja universal é necessário agora traduzi-lo na vida das paróquias e comunidades. Nestas realidades eclesiais, consegue-se porventura experimentar que fazemos parte de um único corpo? Um corpo que, simultaneamente, recebe e partilha aquilo que Deus nos quer dar? Um corpo que conhece e cuida dos seus membros mais frágeis, pobres e pequeninos? Ou refugiamo-nos num amor universal pron-to a comprometer-se lá longe no mundo, mas que esquece o Lázaro sentado à sua porta fechada

(cf. Lc16,19-31)? Para receber e fazer frutificar plenamente aquilo que Deus nos dá, deve-se ultrapassar as fronteiras da Igreja visível em duas direções. Em primeiro lugar, unindo-nos à Igreja do Céu na oração. Quando a Igreja terrena reza, instaura–se reciprocamente uma co-munhão de serviços e bens que chega até à presença de Deus. Juntamente com os Santos, que encontraram a sua plenitude em Deus, fazemos parte daquela comu-nhão onde a indiferença é vencida pelo amor. A Igreja do Céu não é triunfante, porque deixou para trás as tribulações do mundo e usufrui sozinha do gozo eterno; antes pelo contrário, pois aos Santos é concedido já contemplar e rejubilar com o facto de terem vencido definitivamente a indiferença, a dureza de coração e o ódio, graças à morte e ressurreição de Jesus. E, enquanto esta vitória do amor não impregnar todo o mundo, os Santos caminham conosco, que ainda somos peregrinos. Convicta de que a alegria no Céu pela vitória do amor crucificado não é plena enquanto houver, na terra, um só homem que sofre e geme, escrevia Santa Teresa de Lisieux, doutora da Igreja: « Muito espero não ficar inativa no Céu;

o meu desejo é continuar a trabalhar pela Igreja e pelas almas » (Carta254, de 14 de Julho de 1897).

Também nós participamos dos méritos e da alegria dos Santos e eles tomam parte na nossa luta e no nosso desejo de paz e reconciliação. Para nós, a sua alegria pela vitória de Cristo ressuscitado é origem de força para superar tantas formas de indiferença e dureza de coração.

Em segundo lugar, cada comunidade cristã é chamada a atravessar o limiar que a põe em relação com a sociedade circundante, com os pobres e com os incrédulos. A Igreja é, por sua natureza, missionária, não fechada em si mesma, mas enviada a todos os homens. Esta mis-são é o paciente testemunho d’Aquele que quer conduzir ao Pai toda a realidade e todo o homem. A missão é aquilo que o amor não pode calar. A Igreja segue Jesus Cristo pela estrada que a conduz a cada homem, até aos confins da terra (cf.Act1,8). Assim podemos ver, no nosso próximo, o irmão e a irmã pelos quais Cristo morreu e ressuscitou. Tudo aquilo que recebemos, recebemo-lo também para eles. E, vice-versa, tudo o que estes irmãos possuem é um dom para a Igreja e para a humanidade inteira.

Amados irmãos e irmãs, como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!

3. « Fortalecei os vossos corações » (Tg 5,8)– Cada um dos fiéis

Também como indivíduos temos a tentação da indiferença. Estamos saturados de notícias e imagens impres-sionantes que nos relatam o sofrimento humano, sentindo ao mesmo tempo toda a nossa incapacidade de intervir. Que fazer para não nos deixarmos absorver por esta espiral de terror e impotência? Em primeiro lugar, podemos rezar na comunhão da Igreja terrena e celeste. Não subestimemos a força da oração de muitos! A iniciativa 24 horas para o Senhor, que espero se celebre em toda a Igreja – mesmo a nível diocesano – nos dias 13 e 14 de Março, pretende dar expressão a esta necessidade da oração. Em segundo lugar, podemos levar ajuda, com gestos

de caridade, tanto a quem vive próximo de nós como a quem está longe, graças aos inúmeros organismos caritativos da Igreja. A Quaresma é um tempo propício para mostrar este interesse pelo outro, através de um sinal – mesmo pequeno, mas concreto – da nossa participação na humanidade que temos em comum. E, em terceiro lugar, o sofrimento do próximo constitui um apelo à conversão, porque a necessidade do irmão recorda-me a fragili-dade da minha vida, a minha dependência de Deus e dos irmãos.

Se humildemente pedirmos a graça de Deus e aceitarmos os limites das nossas possibilidades, então confiaremos nas possibilidades infinitas que tem de re-serva o amor de Deus. E poderemos resistir à tentação diabólica que nos leva a crer que podemos salvar-nos e salvar o mundo sozinhos. Para superar a indiferença e as nossas pretensões de omnipotência, gos-taria de pedir a todos para viverem este tempo de Quaresma como um percurso de formação do coração, a que nos convidava Bento XVI (Carta enc. Deus caritas est, 31). Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem quer ser misericordioso precisa de um coração forte, firme, fechado ao tentador mas aberto a Deus; um coração que se deixe impregnar pelo Espírito e levar pelos caminhos do amor que conduzem aos irmãos e irmãs; no fundo, um coração pobre, isto é, que conhece as suas limita-ções e se gasta pelo outro. Por isso, amados irmãos e irmãs, nesta Quaresma desejo rezar convosco a Cristo: « Fac cor nostrum secundum cor tuum – Fazei o nosso cora-ção semelhante ao vosso » (Súplica das Ladainhas ao Sagrado Coração de Jesus). Teremos assim um coração forte e mise-ricordioso, vigilante e generoso, que não se deixa fechar em si mesmo nem cai na vertigem da globalização da indiferença.

Com estes votos, asseguro a minha oração por cada crente e comunidade eclesial para que percorram, frutuosamen-te, o itinerário quaresmal, enquanto, por minha vez, vos peço que rezeis por mim. Que o Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos guarde!

Vaticano, Festa de São Francisco de Assis, 4 de Outubro de 2014.

Page 10: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

10 | EXPRESSÃO | Fevereiro

Pequenas Missionárias emitemvotos perpétuos e celebram jubileu

Com o tema: "O Mestre está aí e te chama". (Jo 11,28) e o lema: "Um dia o chamado. Para sempre uma história de amor". A Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada convida para a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom José Valmor Cesar Teixeria, na qual emitirão Votos Perpétuos Ir Márcia Maria Silva Régis, Ir Edilaine Barbosa do Amaaral, Ir Naudriane de Souza, Ir Júlia Barbosa da Silva, Ir Fabiana Rizzi. Celebrarão Jubileu de Prata: Ir Rosana Maria de Lima e Ir. Aparecida dos Santos Costa (in memoriam) e Jubileu de Ouro: Ir. Maria Silvia da Eucaristia e Ir. Maria Patrícia do Coração de Jesus

Dia 11 de fevereiro de 2015 às 19h30, na Paróquia São Benedito (Praça Padre José Rubens Bonafé, 50 - Alto da Ponte), em São José dos Campos.

Jornal Expressão: O que é a profissão e quais são os votos professados?

Ir. Edy Faria, pmmi: A Pro-fissão religiosa é uma celebração litúrgica onde a consagrada (irmã) ou o consagrado profes-sam publicamente os votos re-ligiosos (conselhos evangélicos) de pobreza, castidade e obedi-ência. Os votos religiosos estão fundamentados na Sagrada Escritura que tem uma origem divina, cristológica e refletem no seguimento de Jesus Cristo a "pessoa" central onde se baseia toda a vida cristã e em especial para a "vida consagrada".

JE: Qual a importância da vida religiosa e consagrada para a Igreja?

Ir. Edy Faria, pmmi: Na

O Ano da Vida ConsagradaDe novembro de 2014 a

fevereiro de 2016, a Igreja celebra, em nível mundial, o Ano da Vida Consagrada, com o tema “Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profe-cia e Esperança”. De acordo com o prefeito da Congre-gação para os Institutos de Vida Consagrada e as Socie-dades de Vida Apostólica, do Vaticano, dom João Cardeal de Aviz, os religiosos devem celebrar este momento em três perspectivas, amplas, que, segundo ele, inspiram um caminho positivo. “Para

o passado, uma memória grata; para o futuro, a con-fiança na fidelidade de Deus; para o presente, uma entrega apaixonada à nossa vocação”, afirma.

Eventos Programação para o ano da vida consagrada na diocese

Na Diocese de São José dos Campos, a CRB (Con-ferência dos Religiosos do Brasil) preparou vários even-tos para celebrar o Ano da Vida Consagrada. A abertura diocesana será feita pelo

bispo diocesano, Dom Cesar Teixeira, no próximo dia 19 de fevereiro. Confira a programa-ção completa:

Abertura do Ano do Con-sagrado:

Dia 19 de fevereiro, às 19h30:

Local – Catedral São DimasCelebrada pelo nosso Bis-

po Diocesano, D. Cesar Tei-xeira

16 de Maio, 14h:Local – Instituto São JoséMARIA E A VIDA CONSA-

GRADA : (Irmãs Salesianas)22 de Agosto:Dia da vida religiosaCelebração da província

eclesiástica de aparecida da vida religiosa consagrada.

Local – Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Para toda a Sub-Região de Aparecida (Arquidiocese de Aparecida e dioceses de São José dos Campos, Caraguata-tuba, Taubaté e Lorena)

9h – Missa celebrada pelo Cardeal Dom Raymundo Da-masceno Assis, concelebrada pelos Bispos das demais qua-

tro Dioceses da Sub-Região Aparecida.

10h30 – Palestra para to-dos os religiosos.

Palestrante – Frei Clodovis Boff, osm (a confirmar)

12h – Encerramento14 de Novembro, 14hEncerramento do Ano com

a presença de D. Cesar Teixei-ra, sdb

ConfraternizaçãoLocal: Educandário Nossa

Senhora Aparecida (Francis-canas do Sagrado Coração)

exortação apostólica sobre a Vida Consagrada, o Santo Padre João Paulo II ressalta que “a vida consagrada está colocada mes-mo no coração da Igreja, como elemento decisivo para a sua missão, visto que exprime a ínti-ma natureza da vocação cristã e a tensão da Igreja - Esposa para a união com o único Esposo. Diversas vezes se afirmou, no Sínodo, que a função de ajuda e apoio exercida pela vida consa-grada à Igreja não se restringe aos tempos passados, mas con-tinua a ser um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do Povo de Deus porque pertence intimamente à sua vida, santidade e missão.

JE: Como uma moça pode ingressar na Congregação?

Ir. Edy Faria, pmmi: A moça que esta interessada na Vida Re-ligiosa torna-se Vocacionada, ou seja, é chamada a iniciar um caminho de discernimento vocacional e inicia um processo de acompanhamento com as Irmãs por meio de retiros, en-contros e atendimento pessoal.

Aos poucos vai conhecendo o carisma da Congregação e per-cebendo em seu coração onde Deus a quer.

Inicia assim um processo de formação inicial vivendo em co-munidade e conhecendo atra-vés dos estudos os Documentos da Igreja , o Carisma, a missão e

Apostolado da Congregação. Já participando da Vida do Institu-to, torna-se Noviça, recebendo assim o Habito Religioso, levan-do através deste sinal externo seu desejo de consagrar-se inteiramente.

Continua sua vida de Oração, meditação, estudo e trabalho se preparando assim para emitir os Primeiros Votos de Pobreza, Castidade e Obediência. Recebe como sinal externo, no dia de sua profissão, a Custódia, sinal de Jesus Eucarístico o Belo Esposo de sua Alma. Como um novo alvorecer, a Irmã é considerada Juniorista e continua seu apren-dizado com aulas, cursos, retiros e encontros para assim melhor discernir, agora com maturida-de, a sua Resposta ao Chamado de Deus que a escolheu para ser sua esposa.

Como sinal de sua resposta, ela se prepara para sua Profis-são Perpétua quando, diante da Igreja e dos familiares, emite os votos Perpétuos de Pobreza, Obediência e Castidade expres-sando diante de todos o que já em seu coração foi selado desde o primeiro momento e que sentiu o Chamado de Deus.

Associação Mutirão Popular de São José dos Campos Edital de Convocação

Pelo presente edital, ficam convocados todos os associados da Associação Mutirão Popular de São José dos Campos, para a ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA, a realizar-se no dia 11/03/2015, às 14h30, na sede da entidade: Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01, bairro São Dimas, nesta cidade. De acordo com o estatuto, a Assembleia Geral Ordinária realizar-se-á em primeira convocação com a maioria absoluta dos associados da Entidade até a data da realização da mesma e em segunda convocação, apos 30 minutos com no mínimo 1/3 (um terço) dos associados da entidade.

São Jose dos Campos, 4 de fevereiro de 2015Sáloa Said Amim

Presidente

Page 11: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Fevereiro | EXPRESSÃO | 11

Campanha da Fraternidade 2015

A Diocese de São José dos Campos promove o lança-

mento do Texto Base da CF 2015 no dia 23 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30, no Auditório da Faculdade Católica de São José dos Campos, localizado na Avenida São João, 2650 – Jardim das Colinas.

O tema deste ano é “Fraternidade: Igreja e So-ciedade” e o lema: "Eu vim para servir". O assessor será Antônio Evangelista, assessor da CF no Regio-nal Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo). A abertura oficial da campanha em âmbito nacional aconte-ce no dia 18, Quarta-feira de Cinzas.

Diante dos desafios que a sociedade brasileira está enfrentando com a crise hídrica, especial-mente no estado de São Paulo, a coordenação diocesana da CF escolheu tratar desta questão. Du-rante a quaresma, irá dis-ponibilizar materiais que irão ajudar na reflexão e também vai promover a “I Caminhada pela Água” no dia 22 de março, dia mundial da água. “Como o tema deste ano é abran-gente, destacamos uma

A vida de Monsenhor Antônio de Castro e Silva contada em livro

“O Padre é homem de Deus. Esta é sua caracterís-tica fundamental. Tudo que se queira acrescentar à sua figura, são detalhes aciden-tais. Jesus, aos 12 anos, afir-mou: “Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2,49). Tal é a realidade mais profunda do Padre - as coisas do Pai. Isto não impede que seja uma pessoa politizada e com-prometida com a realidade que o cerca... O povo quer

ver, tocar, perceber, ouvir o Cristo na pessoa do Padre. Por isso, a palavra do Padre não é dele mesmo, mas é a Palavra de Deus. O toque sacramental do Padre não é um toque meramente humano, mas ultrapassa esta dimensão e penetra no divino, do qual o sacerdócio é, de fato, mediação.”(Dom Eusébio Oscar Scheid).

Com este texto, o cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid apresenta o livro sobre a

vida e a missão do amigo Monsenhor Antônio de Castro e Silva, falecido em 2010. Escrito pelo Diácono José Aparecido de Oliveira com a parceria do Padre José Vieira Pinto, a obra é uma oportunidade de mergulhar na história deste sacerdote que lançou as redes na Diocese de São José dos Campos-SP, ser-vindo ao Senhor com zelo e amor por mais de três décadas. Pároco, Reitor do

Seminário, Vigário Geral, Administrador, amigo, con-fessor, Monsenhor Antonio de Castro e Silva foi mais do que um pescador de homens; foi um servo fiel, vivendo a certeza de que “Tudo é para o Pai”.

Com o título “Tudo é para o Pai”, vida e missão de Monsenhor Antônio de Castro e Silva, o livro fica pronto em março, e o lançamento será marcado em breve!

problemática atual para refletir. Queremos esti-mular as ações sobre o uso consciente da água, auxiliando a sociedade à exercer seu protagonis-mo, como agente trans-formador”, explicou Luigi Bertoncini, coordenador diocesano da CF.

Objetivos – Aprofun-dar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a socieda-de, propostos pelo Con-cílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edifica-ção do Reino de Deus. Este é o objetivo geral da Campanha da Fraternida-de 2015, convidando para sermos uma Igreja atu-ante, participativa, con-soladora, misericordiosa, samaritana. Os objetivos específicos apontados no Texto Base são fazer me-mória do caminho per-corrido pela Igreja com a sociedade; identificar e compreender os princi-pais desafios da situação atual; apresentar os valo-res espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social a Igreja, com ele-mentos autenticamente humanizantes; identificar as questões desafiado-ras na evangelização da

sociedade e estabelecer parâmetros e indicado-res para a ação pastoral; aprofundar a compre-ensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas; buscar novos métodos, atitudes e lin-guagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pes-soa, família e sociedade; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma so-ciedade justa e solidária.

Cartaz da CF 2015 – retrata o Papa Francisco lavando os pés de um fiel na Quinta-feira Santa de 2014. A igreja atualiza o gesto de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos. O lava-pés é expressão de amor capaz de levar a pessoa a entre-gar sua vida pelo outro. É com este amor que todo ser humano é amado por Deus em Jesus Cristo. Ao entregar-se à morte na cruz e ressuscitar, como celebramos na Páscoa,

Jesus leva em plenitude o Eu vim para servir (cf. Mc 10,45). A Igreja Católica, através de suas comuni-dades, participa das ale-grias e tristezas do povo brasileiro. O Concílio Va-

ticano II veio iluminar a missão evangelizado-ra da Igreja. Evangelizar pelo testemunho, dialo-gando com as pessoas e a sociedade. No diálogo, a Igreja (as comunidades)

está a serviço de todas as pessoas. Ao servir, ela participa da construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífi-ca. No serviço, ela edifica o Reino de Deus.

Page 12: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

12 | EXPRESSÃO | Fevereiro

Grupo Esperança VivaLigado à Fazenda da Espe-

rança, o Grupo Esperança Viva (GEV) é um grupo de autoaju-da existente em todo o Brasil e em outros dez países. Hoje são centenas de GEV que envol-vem milhares de pessoas que se reúnem para aprofundar a vida e a espiritualidade da Fazenda da Esperança.

Na Diocese de São José dos Campos o GEV iniciou-se em 2001 com a coordenação de Bita da Matta, que hoje é o atual responsável pelo grupo.

“Quando um jovem dei-xa a Fazenda e volta para a sociedade precisa de apoio e de um grupo onde possa receber alimento espiritual. Além desse trabalho, o grupo é aberto para todas as pes-soas interessadas no carisma da Fazenda da Esperança”, explica Bita.

O grupo se reúne todas as quartas-feiras, das 19h30 às 21h na Catedral São Dimas, e, nos encontros aprofundam algum aspecto da espiritua-lidade da Fazenda, contam experiências vividas com o Evangelho, rezam e cantam, além dos conselhos e da vi-vência familiar construída nas

DATA DIA DA SEMANA HORÁRIO PARÓQUIA PADRE

20 de fevereiro Sexta- feira 19h30 São João Batista - Jacareí Pe. Luiz Antonio Pinto

21 de fevereiro sábado 19h30 Nossa Senhora da Soledade Pe. Rogério Augusto das Neves

3 de março Terça-feira 19hs Imaculada Conceição - Jacareí Pe. Claudio Cesar Costa

4 de março Quarta-feira 19hs Nossa Senhora de Fátima - Jd. Oriente- SJC Pe. Pedro Graciano Júnior

6 de março Sexta-feira 19h30 São Bento Pe. Célio Antonio de Almeida

13 de março Sexta-feira 19h30 São Francisco de Assis - Jacareí Pe. Marcos Antonio de Araújo

Posses dos novos párocos

Transferências/nomeações 2015D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB, Bispo Diocesano de São José dos Campos, tendo ouvido o parecer do Conselho Presbiteral, conforme manda o CIC, apresenta

as transferências do Clero para o ano de 2015.As nomeações Canônicas e as posses dos nomeados serão encaminhadas e agendadas para o MÊS DE FEVEREIRO/2015.

Pe. Pedro Graciano JuniorPároco Nossa Senhora de Fá-tima (Jd. Oriente) – São José dos CamposPe. Cláudio César CostaPároco Imaculada Conceição – JacareíPe. Célio Antônio de AlmeidaPároco Paróquia São Bento, São José dos CamposPe. Ronildo Aparecido da RosaPároco Par. São Vicente – São José dos CamposPe. Rogério Augusto das NevesPároco Paróquia Nossa Senho-ra da Soledade, São José dos Campos;Pe. Antônio da Silva FrançaPároco de Santa Luzia – São José dos Campos;Pe. Marcos A. de AraújoPároco de São Francisco de Assis, Jacareí

Pe. Luiz Antônio PintoPároco São João Batista – JacareíPe. José Luís Gouvêa, SCJPároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – São José dos CamposPe. Ronaldo R. Ferreira, SCJVigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – São José dos Cam-posPe. Edson B. dos Santos, SCJVigário Paroquial NS. de Lour-des – São José dos CamposPe. Dimas Cornélio do Nas-cimentoVigário Par. N.Sra. de Fátima (Altos de Santana) – S.J. dos CamposPe. Carlos Raimundo Bar-bosa Vigário da Par. São José – São José dos Campos

Pe. Vitor Mendes SantosVigário Paróquia São Vicente, São José dos CamposPe. Rodolfo Muniz LealVigário Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Jd. Oriente) – São José dos Cam-pos

Pe. Alexandre Rodolfo A. CostaVigário Paroquial da Paróquia São Sebastião – São José dos CamposPe. Francisco ZanonVigário Paroquial da Par. São Bento – São José dos Campos

Pe. Carlos A. Gonçalves - Capelão Hospitalar (equipe a ser instaurada) e Vigário Paro-quial.São José dos Campos, 26 de dezembro de 2014.

D. José Valmor Cesar Teixeira, SDBBispo Diocesano

comunidades. Mensalmente é proposta uma Palavra de Deus tirada do Evangelho, chamada de "Palavra de Vida", para ser

aprofundada e tomada como meta espiritual do mês.

Se você quer se livrar da dependência de drogas ou

de álcool, ou encaminhar um parente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma alternati-va. Em São José dos Campos,

você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminhamentos com Bita. Informações: (12) 99102-4137.

Page 13: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Fevereiro | EXPRESSÃO | 13

Missa pelos 34 anos de falecimento de Franz de Castro Holzwarth

Franz de Castro Holzwarth, defensor dos direitos humanos, faleceu aos 38 anos, no dia 14 de fevereiro de 1981. Franz foi um cristão autêntico. Foi um profissional exemplar, respon-sável. Viveu intensamente o seu compromisso com Deus, com a Igreja, com a sociedade, com a profissão, com os irmãos, dedicando-se ao serviço dos mais necessitados. Franz de Castro foi um homem de pro-fundo amor a Deus. Testemu-nhou isso pela prática da vida religiosa. Agora, repousa na mesma Igreja, onde diariamen-te participava da Santa Missa, a Matriz São José.

No dia 14 de fevereiro, quan-do completa-se 34 anos de seu falecimento, a diocese de São José dos Campos faz memória na Celebração Eucarística, às 8h, na Matriz São José. Reze-mos pelo Servo de Deus!

Igreja Matriz São José - Praça Cônego João M. Guimarães, 69 - Centro - São José dos Campos.

“Se não fizerdes penitência, perecereis todos” (Lc. 13, 15)

Um dos grandes inimigos, o mais peri-goso para o nosso crescimento como gente é o prazer. Vejam, digo o prazer, e não a alegria, não a felicidade.

O prazer é algo bom. É criado por Deus. Deus colocou-o em nossos sentidos. Nada nos vem à nossa inteligência senão pelos sentidos...

Deus colocou o prazer em nós para fazer a sua vontade divina: ser homem plenamente, ser imagem e semelhança de Deus, ser homem realizado!

Com o prazer o homem é levado a fazer coisas indispensáveis para a vida, sem quase dar conta disso, com a impressão de plenitude, de satisfação, de verdade, de alegria que fazem parte da sua vida.

O prazer da bebida, da comida ajuda o homem a nutrir-se. O prazer do repouso ajuda a se recuperar do cansaço. O prazer de possuir dá-lhe sentimento de conquista do universo.

O prazer da amizade dá-lhe alegria do relacionamento, sentimento da sociabilidade, convivência que nos faz crescer.

Devemos louvar o prazer que nos faz mastigar, que faz com que alguém se compro-meta com algo tão sério, como tornar-se pai, tornar-se mãe.

Vocês estão vendo que o prazer louvável, digno, bom, é aquele que decorre de um dever cumprido: conservar a minha vida, crescer

na comunicação com os outros, perpetuar a espécie, o povo de Deus. Então onde está o mal? Onde está o perigo do prazer?

Porque chamar essa pequena coisa que Deus criou tão atraente, tão benéfica, de perigosa? Perigosa porque atraente. Tanto mais perigosa porque somos tão fracos de nos deixar atrair.

O poder de atração somado à nossa fra-gilidade (pecado), nos leva ao desiquilíbrio perigoso, que pode nos prejudicar, nos deixa imaturos, menos gente, despersonalizados.

Vejam a criança, princípio do prazer. Vejam o adulto, princípio da realidade.

Esse desiquilíbrio que o prazer desordenado nos causa é o pecado.

O mundo moderno não gosta desta palavra.Para Santo Agostinho: desordem. Para o

homem moderno, há, no pecado, o exagero. Exagero no comer, que pode ser chamado de gula. Exagero no valorizar-se pode se chamar de soberba. No repousar, de preguiça. Nos sentimentos, de inveja, cobiça, ira. No possuir, avareza. Na procura do prazer, a luxúria. Temos aí os pecados capitais.

A síntese de todos eles é hoje o prazer chamado “droga”. Drogar-se significa deixar-se dominar pelo prazer sem finalidade, procurar o prazer por puro prazer, desligado dos motivos pelos quais nos foram dados por Deus, isolado

do fim para o qual foi criado. Drogar-se é prostituir a criatura de Deus.

A preguiça sem desejo de edificação, não é um drogar-se no nada? O fato de drogar-se é uma perversão, porque é contra a natureza, é puro egoísmo, é morte, é fazer-da da criatura humana um boneco, um robô. E aquele que pratica a perversão, sabe que é perversão, procura se esconder e não me olham cara a cara, não vão às palestras: “Preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más” (Jo. 3,19). “Guardai-vos dos falsos profetas, que vem a vós em veste de cordeiro, mas por dentro, são lobos vorazes. Pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7, 15-16).

Quem de nós se sentiu feliz depois de drogar-se? De prostituir-se? De roubar? De matar? Quem que se deixou drogar por esses prazeres não sentiu tristeza, apesar de rir? Tenta cantar para esquecer. Procura ajuntar-se, mas sente-se isolado. Aí está a prova de que pecar, drogar-se, perverter-se é contra a natureza. Um momento de prazer e vinte e quatro horas de tristeza. E o pior: não é nada fácil parar.

O grande perigo é o exagero, a desordem, o pecado, que se torna para sempre a nossa prisão interior.

O mundo de hoje quer impingir que tudo isso é interessante: o pecado, o exagero, a

desordem, mas ao contrário, tudo isso é, no fundo, um ato de egoísmo, é contra a natureza do homem. O egoísmo nos faz tristes. O amor doação nos faz felizes.

O grande dom de Deus ao mundo, o centro do mundo é a Eucaristia. O contrário é o pecado! O pecado gera a morte. É preciso sair dele, renunciar e libertar-se do pecado.

Nós nos consumimos por vocês. Damos orientações, damos nossos domingos, tudo isso para libertá-los, para fazê-los felizes. Fazemos o jogo limpo. Seu “carrasco”, porém nos diz: “cuidado com essa raça”. Nós, porém dizemos: “Eles são nossos irmãos”.

A palavra de Cristo é que julga, não Ele! Não brinque com a Palavra de Deus. Não o ponha a prova. Quantos inocentes sofreram, morreram, rezaram para que essa cadeia não fosse mais um inferno.

“Se não fizerdes penitência, perecereis todos” (Lc 13,3). Antídoto para o pecado. Quem nos diz isso? Jesus Cristo, manso e humilde de coração. Filho de Deus, nosso criador, nosso salvador, nosso libertador do mal. Nosso mé-dico divino. Nosso psicólogo. “Se não fizerdes penitência, perecereis todos...” (Lc 13,3).

Mas, o que quer dizer fazer penitência? Significa, em linguagem bíblica, marchar contra, ir contra a corrente, resistir ao maligno. Isso depende de nós. Mesmo se estamos sem

vontade, se adiamos a decisão, é preciso mar-char contra as ideias contrárias ao Evangelho!

O mundo diz: deixemos os tabus... que mal há nisso?

As ideias que, em nome de um modernis-mo, sugerem-nos conhecer as drogas, o pecado, e depois escolher... puro cinismo!

Quem pode brincar com essas coisas e não se machucou?

Para se libertar disto tudo, é preciso cami-nhar contra a corrente, estar por fora desses falsos baratos, ser quadrado, ou então ajustar--se a um bando de loucos... E qual a realidade?! Cadeia... pecado!

O que é melhor? Instrução e orientação, e isto vocês já o têm, e bastante! Ferramentas... Valores... Mas você pode dizer: eu sou fraco! Todos somos, mas a Deus nada é impossível!

“Sou pecador; não sou santo; sou cheio de defeitos; não sou virtuoso!” Como superar? Conte com Cristo, conte com sua graça. Use dos meios que Ele deixou: oração p a r a fortificar a sua natureza, inteligência para te iluminar, vontade para exercitar.

Ninguém reza porque é santo, mas che-gamos à santidade porque rezamos. Ninguém reza porque é virtuoso. Temos virtudes, porque rezamos. Que Maria, Onipotência suplicante, a quem confiamos a obra da APAC, seja nossa intercessora hoje e sempre!

Em breve, dentro do Ano Litúrgico iniciaremos o Tempo Quaresmal. Tempo de recolhimento e conversão. Nesta palestra aos irmãos encarcerados, o Servo de Deus Franz de Castro fala do “antídoto contra o pecado” e insiste no poder da oração como fonte transformadora para a vida. A conver-são deve ser buscada por todos nós, com perseverança e oração e as palavras do Servo de Deus são ainda atuais e apontam para todos os corações aprisionados pela chaga do pecado.

Palavras do Servo de Deus

Salve Maria! Minha irmã precisou tomar antibiótico por causa de uma infecção urinária. O remédio causou-lhe uma grande alergia. Mesmo com o uso de antialérgico continuava no mesmo. Era uma coceira horrível, dos pés à cabeça.

Foi um desespero. Então recorri ao Servo de Deus Franz

e a coceira desapareceu.Em agradecimento peço publicar

esta graça. Adelaide Rodrigues de Oliveira

Graças RecebidasMaria de Siqueira, de São José dos

Campos declara que, há um ano e 9 meses, sentia fortes dores no peito do pé esquerdo (Melanoma tipo histológico: extensivo superficial) conforme exame realizado.

Em face do resultado que apontava câncer e se caso não resolvesse com

cirurgias, teria de amputar o pé. Diante dessa situação grave a senhora Maria ini-ciou uma novena ao Servo de Deus, com a participação de vizinhos e familiares.

Procedeu-se então a 1ª cirurgia e o exame seguinte resultou negativo, pela graça de Deus e intercessão de Franz de Castro Holzwarth junto a Jesus.

Senhor, nosso Deus, que inspirastes o vosso Servo Franz de Castro Holzwarth a uma total dedicação de amor aos encarcerados, ao ponto de derramar o próprio sangue em favor da causa dos mesmos, nós vos pedimos que, se for de vossa vontade, Franz de Castro seja um dia glorificado pela vossa Igreja e, por sua intercessão, possamos receber a graça de que tanto precisamos e que vos pedimos com fé ... (pedir a graça).

Fortalecei-nos, ó Senhor, na vivência do amor ao próximo e abençoai a todos que se dedicam à Pastoral Carcerária. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Imprima-se.São José dos Campos, 14 de fevereiro de 2009.

Dom Moacir Silva - Bispo Diocesano de São José dos Campos

Relato de graça recebida deve ser encaminhado para MITRA DIOCESANA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOSPraça Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas - CEP 12245-440 – São José dos Campos - SP

Page 14: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

14 | EXPRESSÃO | Fevereiro

Saúde

A partir desta edição, o Jornal Expressão passa a publicar uma série de artigos sobre saúde, gentilmente cedidos pelo Frei Rinaldo Stecanela, apresentador do programa Vida e Saúde, transmitido pelas TVs Século 21, Rede TV e Gazeta. Com extensa experiência no assunto, além do trabalho na TV, Frei Rinaldo se dedica a multimídia. Ele administra um site com o endereço www.freirinaldo.com.br e tem um canal exclusivo no You Tube chamado “tvdofrei”, com as suas produções, vídeos das missas da Saúde, vídeos de programas e muito mais. Boa leitura!

Como evitar dores na colunaQueridos leitores. Deus o

abençoe sempre mais com paz, saúde física e espiritual. Nesse mês vamos falar sobre a Nossa Coluna Vertebral.

Devemos a ela o bom ou o mau funcionamento das estruturas: ósseo ligamentar, muscular, nervosa e partes do corpo que a ela são ligadas. Continuam sendo um alvo preferencial de agressões nes-te século, principalmente no aspecto muscular.

Porque, às vezes, a sobrecar-regamos com excesso de peso ou movimentos rotineiros no trabalho, mas ocorre também de irmos a outro extremo: não fazemos nada de exercício, e quando necessitamos do músculo para executar algum movimento, com peso, ou mes-mo sem peso, sofremos as consequências que são as dores ou doenças que nos trazem os incômodos e preocupações.

Antigamente havia menos problemas relacionados à co-luna vertebral porque as pes-soas se movimentavam mais, caminhando, trabalhando no campo, praticando esportes, fazendo educação física, ginásti-ca, natação e até correndo. Hoje 80% da população brasileira apresenta problemas de coluna e as dores tem afetado a jovens, pessoas de meia idade e princi-

palmente idosos, em razão da degeneração óssea e outros distúrbios naturais ao idoso. Isso se deve ao sedentarismo da era moderna.

Atualmente, encontramos pessoas que para ir ao trabalho ou à mercearia que fica a dois quarteirões de casa ao invés de ir caminhando, para exercitar articulações e músculos do corpo, vão de automóvel. Hoje qualquer movimentação é feita de automóvel, ônibus, motos, etc. deixando de lado os movi-mentos essenciais para manter a forma física. O sedentarismo também apresenta, com frequ-ência, dores que sobrevêm pela falta de movimento e devido ao acúmulo de tensão nervosa, principalmente na região dos ombros, cervical e musculatura

paravertebral.Deve-se salientar que não

é sendo sedentário por um ou dois dias que vai trazer transtor-nos físicos, mas a continuidade de uma vida sedentária por meses ou anos, que vai acarretar um somatório de problemas à coluna vertebral como: fra-queza ou retração musculares, flacidez, tensão muscular, nó-dulos, isso sem considerar o aparecimento de: lombalgias, escolioses, cifoses, lordoses, hérnias de disco e outros males da coluna vertebral.

Além do sedentarismo te-mos, ainda, vários fatores que poderão resultar em dores na coluna: traumatismos por acidentes, mudança de um trabalho sedentário para um ativo, falta de aquecimento para

exercício, artrite, dor localizada causada por fraturas e abcessos na região paravertebral, dor es-pinhal por neoplastia postural, ou ainda dores por escoliose, cifose, hiperlordose ou hérnia de isco, entre outros.

Algumas dicas para manter sua coluna em forma:

- Caminhe 2 a 4 km por dia ou 30 minutos;

- ande o mais reto possível olhando sempre para o horizon-te e com a musculatura glútea e abdominal contraída;

- durma 8 h por noite em colchão confortável, com 5 a 7 cm de espessura ou densidade de 33 a 35;

- no escritório, evite torcer o corpo para atender o telefone, pegar objetos ou dar marcha a ré no carro;

- faça ginástica ou natação orientadas, pelo menos 3 vezes por semana;

- sempre que for ou agachar--se, flexionar as pernas;

- use sempre assentos do carro, cadeiras de escritório e de sua casa, o mais anatômicos possível, evitando assentos muito moles;

- sobretudo, não vá além do limite de sua coluna, não exija dela mais de que ela pode dar.

- Se perceber que não possui estrutura muscular para supor-tar um peso, vá fortalecendo seus músculos fracos até alcan-çar seus objetivos.

- Faça isso sempre com orien-tação de um profissional.

Dicas para tirar as dores na coluna vertebral:

Compressas quentes, banho de luz infravermelha, hidro-massagem. banho de piscina térmica, massagem relaxante, banho de imersão, exercícios leves e relaxantes, bolsa de água quente, etc.

Estou até vendo você feliz da vida e nunca mais reclamando das dores inoportunas da co-luna.

Cuide bem do seu corpo, ele é Templo do Espírito Santo de Deus.

Com carinho e bênçãosFrei Rinaldo, osm

www.freirinaldo.com.br

Page 15: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

Fevereiro | EXPRESSÃO | 15

Olá, amiguinhos!Descansados após as férias, é hora

de voltar para a escola e para a ca-tequese e reencontrar os amigui-nhos! Para começar com tudo, va-mos fazer uma provinha. O tema é Quaresma e Semana Santa!

Depois, confira quantos pontos você fez, no final da página. E sai-ba que você é um cristão nota 10, in-dependente do número de acertos! O importante é crescer e aprender sempre! Vamos lá!

Assinale com um X a resposta certa.

1 - Quais são as cores litúrgicas?A - ( ) amarela, azul, preto, laranjaB - ( ) verde, vermelha, roxa e brancaC - ( ) vermelho, azul, branca, cinza

2 - Qual cor é usada na Quaresma?A - ( ) VermelhoB - ( ) Verde C - ( ) Roxo 3 - A Quaresma inicia-se quando?A - ( ) Na semana SantaB - ( ) Na Quarta-feira de CinzasC - ( ) Na Quinta-feira Santa

4 - Quantos dias tem a Quaresma?A - ( ) 20 diasB - ( ) 30 diasC - ( ) 40 dias

5 - Quantas estações tem a Via Sacra?A - ( ) 5 estaçõesB - ( ) 10 estaçõesC - ( ) 15 estações

6- O que celebramos na Semana Santa?A - ( ) Paixão, Morte e Ressurreição de JesusB - ( ) O batismo de JesusC - ( ) O Nascimento de Jesus

7 - Em qual dia da semana Jesus instituiu a Eucaristia?A - ( ) Sexta-feira SantaB - ( ) Quinta-feira SantaC - ( ) Domingo de Páscoa

8- O que comemoramos na Páscoa?A - ( ) Ressurreição de JesusB - ( ) Morte de JesusC - ( ) Aniversário de Jesus

9 - Qual foi o dia da semana em que Jesus Ressuscitou?A - ( ) Segunda-feiraB - ( ) Quarta-feiraC - ( ) Domingo

10 - O que significa a Cruz para o Cristão?A - ( ) morteB - ( ) derrotaC - ( ) Salvação

Respostas: 1- B ; 2 - C; 3 - B; 4- C; 5- C; 6- A; 7- B; 8- A; 9-C; 10-C

Page 16: Jornal Expressão - Fevereiro 2015

16 | EXPRESSÃO | Fevereiro

Aniversariantes

›› Escreva para o Jornal Expressão e participe!

Espaço do leitor

Qual é a paróquia desta foto?A – Nossa Senhora de Fátima (Jd. Oriente)B – Nossa Senhora do Patrocínio (Igaratá)C – Nossa Senhora de Lourdes (Pq. Industrial)

Você pode ganhar um lindo presente se a sua resposta for selecionada. Para participar basta enviar sua carta ou e-mail com a resposta da pergunta deste mês.

O brinde deve ser retirado na Cúria Diocesana, com Ana Lúcia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos - Tel.: 3928-3911

Envie sua resposta até o dia 20 de fevereiro. Espaço do Leitor/Jornal Expressão. Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01 CEP 12245-440 - São José dos Campos – SP. Ou pelo e-mail: [email protected]. Na sua mensagem por e-mail ou na carta, informe seu nome completo e paróquia onde participa.

Brinde do mês:

Natalício2 Pe. Dimas Cornélio do Nascimento6 Pe. Silvio César da Silva6 Diác. Hamilton Simões de Souza7 Diác. Reynaldo Antônio Reginaldo9 Diác. José Alencar Ribeiro9 Diác. Rogério Barbosa Sansoni10 Diác. Orlando Berti13 Diác. Geraldo de Assis Ribeiro17 Diác. Ademar Pedro M. Pereira18 Diác. José Cirilo da Silva20 Pe. Alexandre Rodolfo Aparecida da Costa21 Diác. Vicente Ferreira de Sousa23 Pe. João Alves da Silva Sobrinho23 Diác. José Roberto de Paula Ferreira24 Pe. José Cândido Pereira24 Diác. José Mauro Miranda

Ordenação1 (1992) Pe. Geraldo Alves da Silva (Pe. Geraldinho)4 (1962) Côn. Benedito Azevedo Gouvêa6 (1993) Dom José Roberto Fortes Palau (ordenação presbiteral)10 (2007) Pe. Ronaldo Rodolfo Ferreira, scj13 (1993) Pe. Ronildo Aparecido da Rosa13 (1993) Pe. Luiz Antônio Pinto18 (2005) Diác. Dionísio Rodrigues18 (2005) Diác. José Pedro de Camargo20 (1993) Pe. José Afonso de Souza 23 (1985) Pe. José Valdir Rodrigues27 (1993) Pe. Rodolfo Muniz Leal (Pe. Reizinho)

Resposta anterior: A foto é da Paróquia Imaculada Conceição, em Eugênio de MeloGanhadora: Ester Alvarenga da Silva (Paróquia Espírito Santo)

DVD “Barco a vela” – Eliana Ribeiro ao vivo e o livro “Pronto, Falei!” As ver-dades do dia a dia sem meias palavras, de João Carlos Almeida.