jornal expressão - novembro de 2011

16
Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Novembro de 2011 | N 0 316 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico Fundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada Palavra do Pastor Dom Moacir Silva relata como ocorreu a Assembleia das Igrejas realizada em outubro. Página 3 Formação Dê um salto de qualidade na sua vida em 2012. Estude Teologia. Página 3 Entrevista Padre Paulo Renato F. G. Campos conta como é sua rotina de estudos em Roma. Página12 Comemorações Pastoral da Juventude da Diocese de São José dos Campos comemora seus 30 anos Página 10 “A missão que nós recebemos é representar junto aos nossos irmãos e, principalmente, aos enfermos e os pequeninos a misericórdia de Deus.” 75 anos a serviço do Reino! Paginas 8 e 9 PEQUENAS MISSIONÁRIAS:

Upload: diocese-sao-jose-dos-campos

Post on 06-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

PEQUENAS MISSIONÁRIAS: 75 anos a serviço do Reino! ::Palavra do Pastor:: Dom Moacir Silva relata comoocorreu a Assembleiadas Igrejas realizada em outubro. ::Formação:: Dê um salto de qualidade na sua vida em 2012. Estude Teologia. E muito mais.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 1

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Novembro de 2011 | N0 316

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br

Madre Maria Teresa de Jesus EucarísticoFundadora da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada

Palavra do PastorDom Moacir Silvarelata comoocorreu a Assembleia das Igrejas realizada em outubro.

Página 3

FormaçãoDê um saltode qualidadena sua vida em 2012. Estude Teologia.

Página 3

EntrevistaPadre Paulo Renato F. G. Campos conta como é sua rotina de estudos em Roma.

Página12

ComemoraçõesPastoral da Juventude da Diocese de São José dos Campos comemora seus 30 anos

Página 10

“A missão que nós recebemos é representar junto aos nossos irmãos e,

principalmente, aos enfermos e os pequeninos a misericórdia de Deus.”

75 anos a serviço do Reino!Paginas 8 e 9

PEQUENAS MISSIONÁRIAS:

Page 2: Jornal Expressão - novembro de 2011

2 | EXPRESSÃO | Novembro

Envie sua notíciaSejam colaboradoresdo Jornal ExpressãoPara tornar o conteúdo deste veículo mais abrangente, o Jornal Expressão precisa da sua participa-ção enviando sugestões e notícias de sua paróquia.Se você é agente da Pascom ou da RECOP auxilie os coordenadores de

pastorais, movimentos e espiri-tualidades de sua paróquia para que enviem notícia para a redação do jornal. Fique atento também às atividades de sua paróquia. As matérias recebidas serão colocadas na pauta do Jornal, sendo selecio-nadas pela direção do Jornal Ex-pressão, que irá fazer as correções e ajustes. A sua notícia também

O Jornal Expressão é distribuído gratuitamente nas paróquias da diocese de São José dos Campos. Não pode ser vendido e não possui nenhum representante para arrecadar fundos para qualquer natureza.

Aviso

irá sair no site da Diocese (www.diocesesjc.org.br).

Quando e como enviar sua matéria:As matérias para o mês seguinte devem chegar no máximo até o dia 20 de cada mês.e-mail: [email protected](12) 3928-3929 - Fax: 3928-3924

Fundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos CamposBispo Diocesano: Dom Moacir Silva • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista • Jornalista Responsável: Ana Lúcia Zombardi - MTB 28.496 • Reportagem: Aridiane de Andrade - MTB 42.895-SP • Revisão: Diácono José Aparecido de OliveiraColaboraram nesta Edição: Pedro Luvizotto (Departamento Diocesano de Comunicação), Luiz Moreira dos Anjos Junior (Comunidade Católica Pantokrator), Murilo Silveira (REGNUM CHRISTI – SJC), Sandro Luiz Cuesta (Pastoral Vocacional), Sávio Eleodoro (Pastoral Vocacional), Sueli Oliveira (Pastoral dos Estrangeiros), José Luis Nunes (RECOP - CF), Andrea M. Soares (RECOP – Paróquia Sagrada Família), Secretarias Paroquiais, Cap PM Jaqueline (seção de Comunicação Social 1° Batalhão da Policia Militar do Interior), Vanessa Fernandes (Assessoria de Imprensa da IPMMI), Alexandre Oliveira (Rádio Mensagem). Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing Ltda.Tiragem: 20 mil exemplares - Impressão: Gráfica Katu • Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas – São José dos Campos – CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: [email protected] você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões.As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Edição concluída em 01/11/2011

O DECOM está cadastrando os membros para a Rede de Comunicadores. Fale com seu pároco ou assessor de Pastoral.Mais informações, ligue: 3928-3929 ou 3928-3926, com Ana Lúcia, Aridiane e Pedro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Partir de Jesus Cristo

Faça download do Documento Conclusivo do Sínodowww.sinododiocesano.com.br

O protagonismodos leigos

Editorial Caminho Pós-Sinodal

O simples fato dos leigos serem maioria na Igreja já é suficiente para que os consideremos fundamentais na realização da missão evangelizadora. De fato, grande parte dessa missão é realizada por eles e

impensável sem eles. Sem medir esforços, sem poupar tem-po e sem ser vencidos pelas dificuldades, os leigos e leigas contribuem de maneira singular para que o Reino de Deus se torne cada vez mais visível na história.

Mas não é só isso. Os leigos são responsáveis pela missão porque inseridos em Cristo pelo batismo e, deste modo, membros do Povo de Deus que tornam presente essa reali-dade-identidade em todos os lugares onde estão, pelo seu testemunho e pelo seu empenho de fazer ecoar a Boa Nova de Jesus Cristo.

Na solenidade de Cristo Rei, celebramos o dia dos leigos, ocasião propícia para pensar e agradecer pelo quanto essa significativa parcela da Igreja tem contribuído para o cami-nho que a Igreja fez até o presente momento. Nossa Diocese, sobretudo, é devedora de sua caminhada a muitos leigos e leigas cuja vida e missão constituem verdadeiro evangelho encarnado e testemunhado. Muitos frutos que hoje colhemos foram sementes que mãos generosas de cristãos e cristãs lan-çaram no chão de nossa pequena-grande história.

Nesta ocasião, somos também convidados a olhar para frente vislumbrando um futuro promissor, nascido daqueles e daquelas que só pelo fato de serem batizados são discípulos-missionários de Jesus Cristo e, por isso, protagonistas da missão evangelizadora.

A atuação dos leigos, sem deixar de ser importante ao in-terno da Igreja, nos serviços pastorais, na administração das Paróquias e da própria Diocese, precisa ser mais percebida e mais efetiva na realidade social, onde o seu testemunho há de tornar-se semente de um mundo melhor.

O dia dos leigos é oportunidade privilegiada para que to-dos escutem novamente o chamado feito a toda a Igreja para colocar-se em estado de missão permanente indo ao encontro de quem não caminha com ela, caminhando em meios às realidades sociais para fecundá-las com a força do Evangelho e unindo-nos como Igreja no respeito e incentivo recíprocos enquanto caminhamos para o Reino definitivo, na realização da mesma missão.

O Documento Conclusi-vo do I Sínodo da Diocese de São José dos Campos apresenta importantes in-dicações pastorais, que, para serem efetivadas precisam mais do que conhecimen-tos técnicos. Assim como o corpo requer a alma para apresentar-se como ser vi-vente, a ação evangelizado-ra também pede uma alma, para ser eficaz.

Podemos dizer que a alma de nossa ação pastoral está naquilo que as Diretrizes Gerais da Ação Evangeli-zadora da Igreja no Brasil chamam de “Partir de Cristo”, cuja explanação mais ampla encontramos no primeiro capítulo deste texto refe-rencial para nosso trabalho evangelizador.

Toda ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai.

Jesus Cristo é nossa razão de ser, origem de nosso agir, motivo de nosso pensar e sentir.

Por essa razão, o nosso discipulado missionário se manifesta na contemplação de Jesus Cristo presente e atuante em meio à re-alidade, à luz de quem a

compreendemos e com ela nos relacionamos no firme desejo de que nosso olhar, ser e agir, sejam reflexos do seguimento cada vez mais fiel, ao Senhor Jesus.

Não há como executar pla-nejamentos pastorais sem antes nos colocarmos diante de Jesus Cristo.

É a partir de nossa relação pessoal e profunda com Ele que vamos fazer diferença na vida dos outros e ser sementes de renovação da ação evange-lizadora na Diocese.

Para isso, precisamos estar entusiasmados.

A palavra entusiasmo tem sua raiz no termo Entheos que na língua grega significa estar em Deus, mergulhado no divi-no, cheio de Deus.

Não podemos perder o entusiasmo, que para nós nasce do encontro pessoal com Jesus Cristo.

Certo provérbio africano afirma: “Se você não sabe para onde ir, você sabe de onde veio”.

Embora, muitas vezes, não saibamos para onde ir, sabemos de onde viemos, a quem seguimos e, em de-corrência disso, qual é nossa identidade, da qual deriva nossa missão.

É certo que não temos respostas ou soluções para tudo, mas temos o Evange-lho como experiência a ser partilhada. Se de fato formos pessoas cuja vida seja expres-são dos valores anunciados e testemunhados por Jesus Cristo nossa ação pastoral será muito mais fecunda e frutuosa.

Portanto, para que nossa evangelização se torne cada dia mais viva, precisamos sempre de novo partir de Jesus Cristo que nos remete necessariamente à Igreja e ao mundo numa relação de compromisso expresso no serviço generoso e alegre que nos faz fiéis e felizes.

Pe. Edinei Evaldo BatistaCoordenador Diocesano de Pastoral

Page 3: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 3

Dom Moacir Silva, Bispo Diocesano*

Assembleia das Igrejas

De 14 a 16 de outubro aconteceu a 33ª Assembleia das Igrejas Particulares (Dioceses) do Estado de São Paulo, com o

tema: “Conversão Pastoral e Implicação na Nova Evangelização, à luz das Dire-trizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”. A Assembleia das Igrejas Particulares é a instância que expressa a comunhão, a participação e a missão das dioceses que compõem o Regional Sul 1 da CNBB. É competência dela contribuir para a reflexão sobre a vida da Igreja, para troca de experiên-cias entre as diversas dioceses e para a proposta de pistas comuns de ação (cf Art. 1º e 2º do Regimento para a AIP). Participam desta Assembleia o bispo diocesano, o coordenador diocesano de pastoral e mais três pessoas, num total de cinco participantes por diocese.

No início dos trabalhos fomos con-vidados a lançar um olhar sobre a realidade, mais especificamente sobre as tendências sócio-culturais. Aqui contamos com a excelente contribuição do Professor e Jornalista Carlos Alberto Di Franco. Ele nos alertou: “Vivemos numa sociedade multicultural, onde se pode observar simultaneamente os fenômenos mais contraditórios. O pós-modernismo pode ser comparado a uma pós-guerra. Um tempo difícil que dará origem a algo novo. Estamos, de fato, entrando numa nova etapa da humanidade. E as mudanças reclamam um novo modo de falar e de comunicar. Deve ser um modo essencialmente posi-

tivo. Quem quer influir no presente, tem que amar o mundo em que vive. Não deve olhar o passado, com nostalgia e resignação, mas deve adotar uma atitu-de positiva diante do momento histórico concreto. Devemos estar à altura dos novos acontecimentos. “Quem foge do presente”, disse alguém, “foge da hora de Deus.”

Depois, contamos com a valiosa contribuição do Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis que nos ajudou a refle-tir sobre como a Igreja está respondendo aos desafios atuais. Ele nos apresentou uma memória histórica de como a Igreja Universal, na América Latina e no Brasil, vem respondendo aos desafios atuais, desde o Concílio Vaticano II até os dias de hoje. Lembrou que a “Igreja Católica tem reagido a tudo isso buscando recuperar a sua dimensão missionária, adotando, além de uma pastoral de conservação, uma pastoral missionária, despertando a Igreja para um estado permanente de missão (a Missão Continental e as San-tas Missões Populares). Isso acontecerá se colocarmos as estruturas, instituições da Igreja, a serviço da missão, o que exige a verdadeira conversão pastoral exigida pela Conferência de Aparecida” (cf DA, 365 e 370).

Depois destas duas reflexões, os participantes fizeram uma partilha das experiências significativas, dentro da te-mática, nas suas respectivas sub-regiões pastorais. A partir do plenário desta par-tilha, entramos nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil,

A expressão “alteridade se refere ao outro, ao próximo, àquele que, em Jesus Cristo, é meu irmão ou minha irmã, mesmo estando do outro lado do planeta. É o reconhecimento de que o outro é diferente de mim e esta diferença nos distingue, mas não nos afasta” (DGAE, 8).

A expressão “gratuidade significa amar, em Jesus Cristo, o irmão e a irmã, respondendo, através de atitudes fraternas e solidárias, a grande questão proposta a Jesus: ‘quem é meu próximo?’ [Lc 10, 29], querendo e fazendo o bem ao outro em nada esperar em troca” (DGAE, 9).

No segundo capítulo, Dom Leonardo acentuou a questão da “mudança de época”. “Mudanças de época são, de fato, tempos desnorteadores, pois afetam os critérios de compreensão, os valores mais profundos, a partir dos quais se afirmam identidades e se estabelecem ações e relações” (DGAE, 20). Mas “são também tempos propícios para volta às fontes e busca dos aspectos centrais da fé. Esta é a grande diretriz evangelizadora que, neste início de século XXI, acompanha a Igreja: não colocar outro fundamento que não seja Jesus Cristo, o mesmo ontem, hoje e sempre [cf Hb 13,8]” (DGAE, 2).

A partir da experiência da partilha e da reflexão, a Assembleia apontou pistas de ação comum para a conversão pastoral e a Nova Evangelização, que estão publicadas nesta edição do Jornal Expressão.

Palavra do Pastor

assessorados por Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB.

Dom Leonardo aprofundou os dois primeiros capítulos das Diretrizes: “Par-tir de Cristo” e “Marcas de nosso tempo”, mostrando a fundamental importância da compreensão deles para entender a aplicar as Diretrizes. No primeiro capítulo ele chamou a atenção para três expressões: partir de Cristo, alteridade e gratuidade.

Partir de Cristo é sinônimo de en-contro com Cristo. Nosso Deus, em Jesus Cristo, decidiu vir ao nosso encontro, assumindo nossa condição humana, fazendo a experiência humana para nos fazer participantes de sua vida divina. O encontro com Jesus Cristo é a alma da ação evangelizadora, que não é mero conjunto de projeto e programas impos-tos a partir de fora, mas a experiência fundante da vida e da ação dos cristãos. Por isso, “toda ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai. Jesus Cristo é nossa razão de ser, origem de nosso agir, motivo de nosso pensar e sentir” (DGAE, 4).

Nosso bispo diocesano, Dom Moacir, como vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB, presidiu a assem-bleia, já que o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer estava na Alemanha, participando das comemorações dos 50 anos da Adveniat. A Sub Região Aparecida estava representada por 21 pes-soas. Além do nosso bispo, do Coordenador Diocesa-no de Pastoral, Pe. Edinei Evaldo Batista, Dom Moacir convidou três leigos. Nesta Assembleia estiveram Luiz Henrique Ferfoglia Honório, presidente do Conselho de Leigos, José Carlos Israel, Coordenador Diocesano da Pastoral do Dízimo e Elizabeth Xavier de Oliveira, Coordenadora da Comissão Diocesana para Cultura, Educação e Comunicação Social. Também esteve presente, secretariando a Assembleia, Regina Célia Araújo.

Diocese enviarepresentantes para a Assembleia

Confira as pistas de ação definidas na 33ªAssembleia do Regional Sul 1 na página 11

Page 4: Jornal Expressão - novembro de 2011

4 | EXPRESSÃO | Novembro

Paróquias em Festa

Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

Acontece até o dia 13 de novembro a Festa em honra a Nossa Senhora do Patrocínio – Igaratá, sob o tema “Maria - Rainha e Promotora da Paz!”. A novena está sendo realizada sempre às 19h30, e segue até o dia 11 de novembro, com a presença de diversos padres. Programação festiva:Dia 12 de Novembro (Sábado) 13h - Início da Cavalhada no Pátio da Matriz17h - Procissão de Cavalos do Pátio da Cavalhada até a Matriz.19h - Missa na MatrizDia 13 de Novembro (Domin-go) - Dia da Festa10h - Missa com os Romeiros12h - Almoço Grátis - Feijoada13h30 - Bingo (Cartelas a R$10,00)15h - Consagração à Nossa Senhora do Patrocínio15h - Leilão de gados, aves, porcos19h - Missa de Encerramento e Coroação de Nossa SenhoraShows - sempre às 21h

05/11 - Neto Davy06/11 - Paulo e Rafa12/11 - Banda Rasta Ela13/11 - Long PlayA Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio fica na Rua Ver. Ig-nácio Fernandes Fortes, s/n – Centro – Igaratá. Informações (11) 4658-1060.

Festa de Nossa Senhora das Graças

A Comunidade Nossa Senhora das Graças, da Vila Maria, em São José dos Campos realizará a festa de sua padroeira de 11 a 20 de novembro com o tema centra da novena é “Ver-bum Domini”. A programação conta com missas celebradas por diversos padres de nossa diocese que acontecem às 18h aos sábados e domingos e às 19h30 durante a semana. No domingo, dia 20 as mis-sas serão às 7h na Matriz São José; às 9h na Capela N. Sra. Graças e às 17h missa seguida de procissão, portanto, no dia 20 não haverá missa às 18h na Igreja Matriz.Nos dias 12, 13, 19 e 20 haverá

Campanha para a Evangelização 2011

Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre responsabilidade na manutenção da Igreja em suas diversas atividades missionárias e evangeliza-doras espalhadas por todo o país, nos batizados, a Igreja Católica no Brasil organiza anualmente a Campanha para a Evangelização.

Será realizada no terceiro domingo do advento - dias 10 e 11 de dezembro – a Coleta em prol da Evangeli-zação.

a tradicional quermesse, com as barracas de: pastel, cachor-ro-quente, doces, pão com linguiça, pizza, refrigerante, batidinha, bingo, bolinho e pescaria. Participe com sua família! Informações (12) 3921-5516

Comunidade Nossa Senhora das Graças De 18 a 27 de novembro a Comunidade Nossa Sen-hora das Graças, da Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade, celebrará a Novena em louvor a Nossa Senhora das Graças tendo como tema Geral: MATER VERBI e MATER LAETITIAE. De segunda a sexta-feira as missas aconte-cem às 19h30, aos finais de semana as missas são às 19h. No dia 27 de novembro (Dia de Nossa Senhora da Graças) haverá procissão às 16h, em seguida missa Celebrada pelo Padre Lindomar Francisco Ferreira. Participe! A Capela Nossa Senhora das Graças fica na Rua João Batista do Prado, 66 – Jardim Maria Amélia, Jacareí – SP.

Convite“Sacerdote: homem de Deus

em meio aos homens.”

A Diocese de São José dos Campos, unida em grande louvor a Deus,

convida para a Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata

de Ordenação Presbiteral de seu estimado Bispo Diocesano

Dom Moacir Silva

Dia 6 de dezembro de 2011, às 19h30Local: Catedral de São Dimas

Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01 São José dos Campos – SP

A programação completa das Paróquias em Festa está no site www.diocesesjc.org.br

Page 5: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 5

Agende-se

Bazar do Grupo Dom Bosco Dias 9 e 10 de novembro, das 9h às 18h.Há 25 anos o Grupo Dom Bosco Voluntárias em Ação, da Paróquia Sagrada Família, vem auxiliando famílias carentes de São José dos Campos. Sempre no final do ano, o bazar be-neficente apresenta as peças elaboradas com carinho pelas voluntárias, que se reúnem semanalmente.Neste bazar são encontradas pinturas em panos de prato, porta-trecos, puxas-saco, toalhas de mão, de banho, toalhas de mesa, até roupinhas de bebê, sapatinhos de crochê, babador, itens para enxoval, peças de natal, entre outros. A renda adquirida com a venda dos trabalhos é inteiramente revertida para entidades bene-ficentes de toda a cidade. Faça você também a sua parte. Visite e compre sua peça! Local: Salão Paroquial da Igreja Sagrada FamíliaInformações (12) 3921-9460

Bazar Beneficente Clube da VovóDia 10 de novembro, das 14h às 18hVenha participar e ajude uma família carente. O valor arreca-dado será revertido para a Obra

Social e Assistencial São Dimas. Venda de panos de prato, cro-chê, arte em madeira, enxoval para noivas, entre outros.Local: Salão da Catedral São Dimas Informações (12) 3322-0543

Noite de Cura e Libertação paraMulheresDia 11 de novembro, às 19h30A Noite de Cura e Libertação para Mulheres, promovida pela Comunidade Católica Pantokra-tor – Missão SJC, tem entra-da franca mas precisa fazer inscrição.Local: Espaço Vida da Paróquia Espírito Santo Informações e inscrições (12) 39362874 ou pelo e-mail [email protected]

Manhã Musical naLoja Canção NovaDia 19 e 26 de novembro, às 10h30A Canção Nova de São Jose dos Campos convida você e sua família para participarem da manhã musical, todo sába-do, na loja 01. No dia 19 de o Grupo Ide se apresentará e no dia 26, será a vez do Ministério Caminho Seguro.Local: Rua Sebastião Humel, 324 – Centro – São José dos

Campos (próximo ao mercado municipal).Informações (12) 3923-7000

CristotecaDia 19 de novembro, às 19h30Convites à venda com os agen-tes do CPJ (Conselho Paroquial da Juventude)Local: Sab - Novo HorizonteInformações (12) 91652870 com Edvan, (12) 88234103 com Enio ou na secretária paroquial

Missa com liturgiaafro brasileiraDia 20 de novembro, às 19hLocal: Paróquia Coração Euca-rístico de Jesus

Encontro para Recém-CasadosDia 20 de novembroEste é um evento inédito orga-nizado pela Pastoral Familiar da Paróquia Sagrada Família sendo uma oportunidade para os casais com até 3 anos de matrimônio, aprofundarem no tema proposto “O amor é o laço da perfeição” extraído da Carta de São Paulo aos Colossenses.As inscrições podem ser feitas na Secretaria Paroquial, após as Missas das 18h aos sábados e das 8h, 10h, 17h e 19h aos domingos ou ainda com o casal Rê e Dúdu pelo e-mail dudu.

[email protected] Informações (12) 7850-1796 e (12) 9620-2717

Curso de Gestantes Dia 26 de novembro, das 14h às 17hO Curso de Gestantes acon-tecerá na Paróquia de São Benedito do Alto da Ponte e será promovido pela Obra Social Padre Wagner Rodolfo da Silva. O evento contará com várias palestrantes e sorteios de brindes. Local: Paróquia São Benedito, Pça. Pe. Bonafé, 50 - Alto da PonteInformações (12) 3911-8623

Retiro EspiritualDe 9 a 11 de dezembroRetiro com o tema “Vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos ali-viarei” Mt 11,28-30 com orien-tação de Ir Patrícia Jesus, pmmi, Ir Vicente Maria da Cruz, otc e Ir Rodolfo Soreth SS Trindade, otc. Local: Casa de Retiro Cura D’Ars. Informações e inscrições (12) 3921-9719 com Ir Patrícia ou [email protected]

Retiro InacianoDe 16 a 18 de dezembro Retiro com o tema “Preparação para o Natal com os Santos

Anjos” e orientação de Marcos Aurélio Castellanos e Valdirene Carreira. Local: Casa de Reti-ro Cura D’Ars. Informações e inscrições (12) 3921-9719 com Ir Patrícia ou [email protected]

Curso de Formação Humana Início dia 29 de fevereiro de 2012 No Curso de Formação Humana – Autoconhecimento sob a luz do Espírito Santo, os participan-tes iniciarão a caminhada do autoconhecimento junto com Jesus que veio ao mundo para “ensinar o homem a ser verda-deiramente homem”. Através de Sua Encarnação, ensina o homem a viver, morrer e ressus-citar! O Curso tem a duração de 10 meses e acontece de forma quinzenal nas dependências da Paróquia Espírito Santo – Jd. Satélite. As formações são ministradas pelo núcleo de ensino da Comunidade Católica Pantokrator – SJC. As inscrições começam em dezembro. O Va-lor da inscrição é de R$ 15,00 e a mensalidade R$ 25,00. As vagas são limitadas! Local: Paróquia Espírito Santo. Informações e Inscrições: (12) 3936-2874, por e-mail [email protected] ou www.pantokrator.org.br

A Comissão Diocesana da Pastoral Vocacional realizará um curso para animadores vocacionais, no dia 12 de novembro, das 8h às 16h, na Capela Nossa Senhora Auxiliadora (Pça Paris, 26 - Jardim Augusta) próximo ao Center Vale Shopping. Este curso faz parte da programação formativa para os anima-dores vocacionais novos e veteranos da nossa diocese. A assessoria da formação ficará a cargo do Pe. Marcos de Ávila, RCJ e mais três religiosos da congregação dos Rogacionistas, especializados em pastoral vocacional, e falarão a respeito de como formar e manter uma Equipe de Pastoral Vocacional em nossas re-alidades.

No dia 15 de novembro acontecerá a missa de posse da nova coordenação da pastoral vocacional, na Catedral São Dimas, às 19h30. Participe!

Formação da Pastoral Vocacional Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação da Dio-cese agrade Às paróquias que celebraram o Dia do Professor, com uma missa. Agradece também às paróquias que estão organizando equipes paroquiais da Pastoral da Educação e às que inscreveram professores para o encontro de professores, do dia 5 de novembro, das 8h às 11h30, no Seminário. É importante e necessário preocu-par-se com a educação em nossas escolas. O próprio Sínodo Diocesa-no mostrou a pouca presença da Igreja nas escolas, por isso, é hora de entrar com tudo na luta pela formação da pastoral da educação em todas as paróquias. Diác José Aparecido, assessor diocesano da pastoral da educação

RECOP – PV

Page 6: Jornal Expressão - novembro de 2011

6 | EXPRESSÃO | Novembro

Vindo de um lar simples, com mais três irmãs e um irmão, Célio Alves Bernardes aprendeu desde cedo a dar valor à vida, nas pessoas e nas coisas. “Recordo-me, por exemplo, que minha mãe muitas vezes colocava farinha no ovo mexido para render mais, dividia entre os irmãos e ainda reservava um pedaço para meu pai que chegava mais tarde do trabalho.” Era um ambiente simples, mas cheio de fé e esperança. Célio, o filho do meio, era uma criança como as outras, frequentava a escola, tinha que superar suas limitações e os desafios no estudo e gostava demais de brincar na rua com as outras crianças. Brincadeiras saudáveis, como pega-pega, esconde-esconde, que hoje são tão raras de se ver pelas ruas dos bairros. Até que certo dia, aos 9 anos, teve a infelicidade de pisar num caco de vidro, que permaneceu em seu pé esquerdo por três anos, por ne-gligência médica. Foram anos difíceis para Célio. “Foi a fase mais complexa da minha vida, pois não podia andar e dependia das pessoas para locomoção e pra tantas ou-tras atividades,” conta. Porém , essa fase após os 9 anos se tornou um marco. “Nesse período de recuperação, a participação na comunidade da Paróquia Espírito Santo, no Jardim Satélite, que tinha acabado de ser criada vai se tornando mais ativa na minha vida”. Célio foi crescendo e se recuperando, começou a trabalhar para ajudar no orçamento da casa. Foi entregador de gás, servente de pedreiro com seu pai e seu último emprego, antes de entrar para o seminário, foi em uma distribuidora de remédios. “Tenho certeza que tudo o que vivi em minha infância e adolescência, as alegrias e as dificuldades, foi conduzido por Deus”, revela o diácono. Confira, nas palavras do Diácono Célio Alves Bernardes, como foi sua trajetória até chegar ao sacerdócio.

Jornal Expressão - Como foi o seu

despertar para a vocação? Célio Alves Bernardes - Quando

criança ia à missa pela manhã com meu pai. Na época, padre Luiz Albino Bertolotti quando levantava a hóstia e o cálice na consagração ouvia o toque da sineta, mas não sabia o que era; na imaginação de criança, eram aqueles objetos que o padre levantava que faziam tal som, pois não via

quem tocava o sino. Acredito que este fato de fé foi o primeiro sinal de Deus para meu despertar para algo a mais na comunidade, porque fiquei curioso em saber daqueles objetos que faziam aquele som. Evidente-mente, não tinha consciência clara do que era ser um padre.

Até que em 20 de março de 1992, a Paróquia Espírito Santo se tornou paróquia, tendo como primeiro pároco o padre Rinal-do R. Rezende. Daí em diante a comunidade foi se tornando mais viva, mais eficaz, mais acolhedora. E minha vida na comunidade paroquial foi evoluindo.

Com o passar dos anos fui percebendo que minha fé me impulsionava para escolher algo a mais na Igreja. No final do ano de 1997 a Pastoral Vocacional da Paróquia me convidou para fazer o retiro Despertar Vocacional da Diocese, ainda hoje promovido pela Diocese. Mas ainda não tinha idade suficiente para ingressar ao seminário, por outro lado não falava ainda em entrar para o seminário.

Em 2002, conversando com o padre Edinei, na ocasião assessor diocesano da Pastoral Vocacional e reitor do Seminário de Filosofia, retomei o processo vocacional, ingressando para o seminário no dia 17 de fevereiro de 2003.

Sempre acreditei que Deus nos mostra caminhos, pessoas, situações, dificuldades, alegrias, e tantas outras realidades para nos dizer algo. E, não foi diferente comigo. Penso que o primeiro pároco de qualquer paróquia deixa uma marca na comuni-dade. Na Paróquia Espírito Santo, não foi diferente. Certamente, todo vocacionado tem onde se espelhar seja no fundador de sua Congregação, ou pessoas ou padres que passaram por nossas vidas. Com a chegada do padre Rinaldo na recém paróquia, ele se tornou o ponto referencial para a comuni-dade. Vendo seu modo de pastor, “pai da comunidade paroquial”, de estar presente na vida da comunidade, sem medir esforços pelos trabalhos pastorais e também por seu estilo empreendedor, me espelhei nele, que me motivou para a entrada no seminário.

JE - Conte-nos como foram a vida no seminário, as dificuldades e alegrias.

Célio - Adaptei minha vida com a vida do seminário. Digo isso porque o seminário por si tem vida própria, evidente que são seus moradores que o fazem acontecer.

No primeiro ano de seminário, chamado Propedêutico, morei no Jardim Oriente, nosso reitor era o padre Betão e formáva-mos uma comunidade de nove jovens. Um ano de adaptação, de convivência com o diferente, pois cada um vem de um modo de vida diferente do outro, pode até ser uma dificuldade, mas as alegrias são maiores.

Na filosofia, foram meus reitores o padre Edinei e o padre Rogério Augusto. Em 2004, nós morávamos em São José, no Seminário Santa Teresinha, e viajávamos para Taubaté, uma vez que neste ano o curso de filosofia passou a ser em Taubaté.

Em 2007 morei em Taubaté onde iniciei o curso de Teologia, o reitor era o padre José Roberto, depois o padre Márcio em 2010. Com o processo de abrir em São José a Faculdade Católica, retornei a morar em São José em 2008, novamente viajando para Taubaté até concluir o curso.

Durante estes anos houve mais alegrias do que dificuldades. Não seria dificuldade, mas um desafio pessoal foi os cinco anos de viagens a Taubaté, mas estes anos eram anos de transição do ritmo dos seminários de nossa Diocese, até que hoje em dia no Seminário residem os que estão cursando Teologia e os propedeutas, e em Taubaté residem os que estão cursando Filosofia. Algo que a vida no seminário proporciona é conciliar a vida de seminário com os trabalhos pastorais.

JE - Com qual área de trabalho se identifica na Igreja?

Célio - Todas as áreas de trabalho de

nossa Igreja são importantes. Porém, existe algo com que nos identificamos mais. Antes mesmo de ir para o seminário gostei dos estudos bíblicos, mas durante a vida no seminário, os estudos, com a escola de Teo-logia para Leigos de nossa Diocese, comecei a apreciar as áreas de Moral e Ética Cristã.

JE – Qual o seu lema presbiteral e qual o significado?

Célio - Escolhi como lema de minha Or-denação Presbiteral “Para curar os corações feridos” (Is 61,1d). Certa vez, conversando do nosso saudoso Monsenhor Antonio, ele me disse assim: “a espiritualidade do padre diocesano é o carisma do ‘Bom Pastor’. O povo quer sim, um padre que constrói, que estuda, que reza, etc, mas o povo quer mais, um padre amigo, aquele que anima o povo, está junto com seus paroquianos, caminha com eles, que como o pastor de ovelhas é capaz de curá-las e reconduzi-las ao rebanho, à comunidade”. Sei que não é fácil nos dias de hoje colocar tal lema em prática, ainda mais num mundo relativista, niilista, secularizado, colocar essas palavras em prática. Alguns podem até achar utopia, mas sem a fé ninguém consegue colocar em prática algo de bom em relação ao próximo. No contexto da comunidade de Isaias, o povo está passando por situações comple-xas de injustiças, falta de solidariedade, de compromisso de fé, de exploração, nos dias de hoje não está tão diferente. Como diria uma professora nossa de Bíblia - “Qual-quer semelhança é mera coincidência”.

Este é um pouco do muito que, para mim, significa este lema.

JE - Deixe uma mensagem para jovens que pensam em ser sacerdotes.

Célio - Acho esquisito quando alguém chega em mim e faz a seguinte pergunta: “Nossa! A vida de padre é difícil, né?! Deve ser bastante difícil”. E eu costumo responder – “Para quem direciona seus sentimentos, seu comportamento para a opção de vida que fez tem uma vida feliz, independente-mente das dificuldades e situações diversas que possam surgir”. E, também não faria uma pergunta fazendo de negativo a opção de vida do próximo.

Caros jovens, com isso quero deixar a seguinte mensagem – não tenham medo de arriscar, apostar sua vida na vocação de ser padre. Se você sente algo que o impul-siona a servir a Cristo pela sua Igreja, não relute com você mesmo, procure o padre de sua paróquia, ou a Pastoral Vocacional, para participar conosco dos retiros vocacio-nais - os retiros em que você irá participar não significa que entrará para o seminário -, mas o faça sem medo; é durante sua caminhada vocacional que vai perceber os sinais de Deus em sua vida.

Vale a pena arriscar; quem não arrisca dificilmente se arriscará por causas mais nobres.

Por fim, convido a todos para par-ticiparem comigo de minha Ordenação Sacerdotal; ficarei feliz com sua presença. Um fraterno abraço!

Entrevista

Diocese de São José dos Camposganha um novo sacerdote

No dia 3 de dezembro o diácono Célio Alves Bernardes será ordenado sacerdote sob o lema “Para curar os corações feridos” Is 61,1d. A cerimônia será na Paróquia Espírito Santo, às 9h.

PerfilCélio Alves Bernardes, 27 anosNatural de São José dos Campos, tendo a Paróquia Espírito Santo, no Jardim Satélite, como sua paróquia de origem. Filho de Lazaro Alves Bernardes (já falecido) e Vicentina dos Santos Bernardes. Tem 4 irmãos: Lucinéia, Lucélio, Lucélia e GabrielaExperiência Pastoral nas Paróquias: Santa Branca, Santa Rita de Cássia, Sant’Ana, Santíssima Trin-dade. Realizou seu ano pastoral na Paróquia São Benedito (Galo Branco) e atua junto às Pastorais Diocesanas Catequética e PJ (Setor Juventude).

Page 7: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 7

No início de uma maneira muito tímida eu me questionei se estava fazendo a coisa certa,

mas acolhi as palavras do Evangelho e resolvi fazer a experiência e tornei-me dizimista em minha Paróquia.

Mais tarde comecei a perceber como Deus é bom, com que carinho Ele cuida de mim e da minha família.

Saber que tudo que está ao nosso redor foi criado por Deus, que seu imenso amor nos é dado de graça, que

não precisamos devolver nada e que a única coisa que Ele espera de nós é que amemos os nossos irmãos, me fez sentir um pouco mais responsável pela nossa igreja.

Partilhar os bens com alegria é viver em plena harmonia com a comuni-dade, entendendo suas dificuldades e desafios, mas ao mesmo tempo compartilhando das alegrias e con-quistas.

Hoje eu sei que o dízimo partilhado

em minha Paróquia não fica restrito apenas aos trabalhos realizados na comunidade, ele vai muito além. O Dízimo contribui na manutenção do templo (Dimensão Religiosa), na propagação do Reino de Deus e na for-mação de novos pastores, (Dimensão Missionária) além do acolhimento e ajuda aos mais necessitados (Dimen-são Social).

Enfim, a alegria de partilhar o meu Dízimo faz com que eu me sinta vivo,

que eu me sinta um cristão de verdade, trilhando o caminho que foi traçado por Deus. As graças recebidas, o amor aos irmãos e a certeza de que estamos vivendo um amor fraterno me dá a certeza de que fiz a escolha certa ao tornar-me dizimista.

Venha você também sentir esta alegria, aceite o convite e faça a expe-riência de ser dizimista.

José Carlos Israel de SouzaCoordenador da Pastoral do Dízimo - Diocese de São José dos Campos

Sub-região Aparecida

Alegria de ser dizimista

A Rádio Mensagem é uma emissora da Diocese de São José dos Campos que tem como compromisso

a melhor qualidade de vida. Tem como principais objetivos evangeli-zar, formar e informar as famílias, contribuindo na construção de uma sociedade mais crítica, justa e soli-dária. No mês de outubro, a emisso-ra realizou a uma série de atividades para mais de 9 mil pessoas em di-versos eventos realizados em Jacareí e São José dos Campos, estes even-tos reforçam ainda mais a caracte-rística deste veiculo de comunicação no Vale do Paraíba, com prestação de serviço, informação, formação e evangelização.

Emissora da Diocese de São José dos Campos completa 18 anos de evangelização e informação

Show pela Vida com a banda Rosa de Saron, apresenta na Obra Social Assistencial Magnificat no bairro do Putim em São Jose dos Campos.

Dia da Cidadania, Pátio dos Trilhos em Jacareí, participação de OAB, PROCON, Cabeleireiro e Teste de Glicemia além programação ao vivo no local.

Santa Missa, no Santuário Nossa Senhora do Carmo em Jacareí. Baile de aniversário, Luso Brasileiro( Salão Nobre) em São José dos Campos. O baile foi animado pela banda Palace e recebeu mais de 1.200 pessoas .

Fotos: Alexandre Oliveira

Page 8: Jornal Expressão - novembro de 2011

8 | EXPRESSÃO | Novembro

Missão

Há 75 anos brotava a semente que fora lançada no coração da jovem profes-

sora católica, Dulce Rodrigues dos Santos: a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada. Foi em São José dos Campos, em 8 de no-vembro de 1936, que nasceu oficialmente a Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, reconhecida e aprovada oficialmente pelo Papa Pio XI.

A história começa nos anos 20, quando a cidade era marca-da pelo sofrimento dos doentes que vinham buscar tratamento para a tuberculose ou que, simplesmente, eram aban-donados à sua própria sorte. Nesse cenário de desalento, a jovem Dulce Rodrigues dos Santos veio tratar-se e, incon-formada com a situação dos doentes, iniciou um trabalho humanitário, com o propósito de oferecer dignidade e es-perança para essas pessoas. Apesar do corpo delicado e enfermo, uma força interior profunda se escondia nela. Levava aos doentes revistas, jornais, boas leituras, mas, so-bretudo, levava-lhes a caridade transbordante de seu coração. Também levava aos doentes,

Congregação das Pequenas Missionáriasde Maria Imaculada completa 75 anos

com o apoio de um sacerdote, a Eucaristia e o conforto dos sacramentos.

O trabalho e o idealismo de Dulce chamaram a aten-ção de Dom Epaminondas Nunes D´Ávila, bispo de Tau-baté, diocese da qual São José dos Campos fazia parte, que preocupado com o abandono espiritual em que viviam os doentes, viu ai realização da vontade de Deus e pediu-lhe que escrevesse o que sentia em seu coração para esta obra. Dom Epaminondas deu a ela, inicialmente, uma licença para formar uma associação Reli-giosa, da qual ele próprio se tornou o orientador, encamin-hando o pedido de funda-ção à Santa Sé. Pedido aceito, era o início da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, com a mis-são de promover a glória de Deus, dedicando-se às obras de serviço espiritual e corporal em favor dos doentes, dos po-bres, dos mais abandonados, dos anciãos, das crianças, dos adolescentes e dos jovens para que, seguindo Jesus Cristo, todos tenham mais vida e vida em abundância.

À sua frente, estava a jovem Dulce agora já consagrada Madre Maria Teresa de Jesus

Eucarístico.HOJE - A partir de um tra-

balho inicial com os tubercu-losos, as Pequenas Missionárias foram ampliando a sua atuação caritativa, passando a adminis-trar hospitais, creches, abrigos para idosos e pensionatos. Também começaram a pro-mover a assistência a famílias

da zona rural e de comuni-dades urbanas carentes por meio de visitas ou prestando serviços de caráter pastoral nas Dioceses onde estão instaladas as suas comunidades.

Nesses locais, atendem a cer-ca de 200 idosos e 390 crianças, oferecem cerca de 1.000 leitos hospitalares, realizam anual-

mente uma média de 2 milhões de atendimentos e 7 mil partos. Para melhor servir a todos, a obra conta com o suporte de uma equipe de: 260 religiosas e 3.553 colaboradores

LEGADO - Toda esta rede de atendimento social e obra re-alizada a cada dia, mostra que Madre Maria Teresa de Jesus

Da esquerda para a direita: Ir. Maria Regina de Morais Leite – Secretária Geral, Ir. Lúcia Bernadete de Maria – 3ª Conselheira, Ir. Lúcia Clotilde de Maria Imaculada – 4ª Conselheira, Ir. Teresa Clotilde de Maria – 2ª Conselheira, Ir. Maria Giovana do Menino Jesus – Vigária Geral e 1ª Conselheira, Ir. Teresa Isabel de Maria Imaculada – Superiora Geral e Ir. Helena Santos Pombo – Ecônoma Geral

Arquivo IPMMI

Enfermeiras no início da Obra das Pequenas Missionárias

A jovem Dulce Rodrigues dos Santos

Madre Teresa Isabel atual Superiora GeralA alegria como marca da missão

Page 9: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 9

O amor é a causa e a finalidade de tudo. Devemos em primeiro lugar amar, em segun-do lugar, amar e em terceiro lugar, amar. Tudo por amor e para adquirir o amor. Amor é fazer a vontade do Pai Celeste, é cumprir os próprios deveres, é cumprir todas as obrigações

Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico

Missão

Eucarístico, falecida em 8 de janeiro de 1972, continua viva no coração de cada um, sendo a grande inspiração, a força que move as Irmãs Pequenas Missionárias.

Sua presença viva pode ser percebida em cada gesto, em cada atendimento, em cada sorriso, em cada palavra de conforto manifestados por meio de cada Irmã, de cada colaborador, de cada médico.

Este ano, em que a Con-gregação das Pequenas Mis-sionárias de Maria Imaculada está comemorando 75 anos da primeira aprovação da Con-gregação pela Santa Igreja, tiveram como lema para o Ano Jubilar ‘Eucaristia, nossa força na missão’, como explica Madre Teresa Isabel, superiora geral da Congregação. “O lema nos

Uma grande obra missionária

Presente em 15 cidades e 4 estados brasileiros e no Distrito Federal e em 4 países - Brasil, Portugal, Itália e Moçambique

• Sete hospitais,• Seis abrigos para idosos,• Duas creches e uma escola

rural• Centros de formação huma-

na e religiosa,• Pensionatos, • Casas de assistência aos

sacerdotes,• Administração de Residên-

cias Episcopais• Atuação em Pastorais• e em Missões humanitárias.

Presença no BrasilSaúde

• Casa de Saúde Stella Maris – Caraguatatuba

• Hospital de Caride Luiz Ber-tolli – Rio do Oeste – SC

• Hospital Madre Teresa – Belo Horizonte – MG

• Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen - Itajaí – SC

• Hospital Materno-Infantil Antoninho da Rocha Marmo – São José dos Campos

• Hospital Pio XII – São José dos Campos – SP

• Hospital São Paulo – Campos do Jordão – SP

Assistência Social• Hospital de Caridade Luiz

Bertolli – Rio do Oeste – SC• Recanto São João de Deus –

São José dos Campos – SP• Sanatório Maria Imaculada -

São José dos Campos – SP• Residencial Nossa Senhora

Rosa Mística – Jambeiro – SP

Creches e Escola Rural• Casa Santa Inês - São José

dos Campos – SP• Creche Maria Isabel - São

José dos Campos – SP• Escola Rural Madre Teresa -

São José dos Campos – SP

Residências Episcopais• Palácio Cristo Rei – Belo Ho-

rizonte - MG• Residência Episcopal de Flo-

rianópolis - SC• Residência Episcopal de São

José dos Campos – SP• Residência Episcopal de

Santo André – SP

Casas de Oração• Betsaida - São José dos Cam-

pos – SP• Cura d’Ars - São José dos

Campos – SP• Bom Jesus de Matozinhos –

Nova Lima – MG

dá uma profunda gratidão a Deus, e a todos os que durante estes anos nos auxiliaram e foram para nós estímulo, apoio, incentivo, enfim, dádivas do

Amor de Deus. Esperamos continuar contando com o apoio da comunidade para dar continuidade a esta Obra de Deus”, finalizou.

Processo de Beatificação

O processo de Beatifica-ção e Canonização de Madre Maria Teresa

de Jesus Eucarístico, em nível de Diocese, foi iniciado em 1997, encerrado em 2001. A fase romana foi concluída no final de 2010 e aguarda que a POSITIO sobre a vida e virtudes heróicas da Serva de Deus sejam analisadas pela “Congregação para a Causa dos Santos”, no Vati-cano. A Positio, consiste em

um sumário do processo de canonização, tanto da parte testemunhal como da parte documental. Tendo sido concluída em 2010, agora, o Instituto das Pequenas Missionárias aguarda o pro-nunciamento da Igreja nos passos seguintes da análise de sua vida, de sua santi-dade e de suas Virtudes Heróicas, informou a Ir. Vera Letícia, uma das colabora-doras externas do Relator

responsável na elaboração da Positio. Nossa postura será sempre de docilidade e respeitosa obediência à Igreja. Iniciamos no Brasil, uma análise de uma Graça Especial e enviaremos à Santa Sé uma “Prévia” de modo que nos digam se podemos ou não abrir um Processo de Milagres. Essa é, porém, uma pesquisa ainda remota no caminho da Beatificação.

Oração(Para alcançar graças e pedir a glorificação da Serva de Deus)

Senhor, nosso Deus, rico em misericórdia e amor, nós vos agradecemos por terdes suscitado no meio de vosso povo e da Igreja a serva de Deus MADRE MARIA TERESA DE JESUS EU-CARISTICO, para que a Eucaristia seja cada vez mais o centro da vida da Igreja, para que os doentes e os pobres sejam atendidos de modo mais humano e com mais amor e para que os sacerdotes tenham sempre a ajuda da oração e o apoio no anúncio do Evangelho. Nós Vos pedimos que – se for da vossa vontade - MADRE MARIA TERESA DE JESUS EUCARISTICO seja um dia glorificada pela Igreja e, por sua intercessão, possamos receber a graça de que tanto precisamos e que com fé vos pedimos... (Pedir a graça). Que todos nós possamos assumir o compromisso de ser missionários e construtores do Reino de Deus. Maria Imaculada, Mãe da Igreja e nossa Mãe, nos acompanhe em todos os momentos de nossa vida! Amém!

(Pai Nosso, Ave Maria, Glória)Imprimatur: + Nelson Westrupp, SCJ

São José dos Campos, 8 de novembro de 1996

Quem alcançar graças por intercessão da Madre Maria Teresa, favor avisar:Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada.Rua Major Antonio Domingues, 244 – São José dos Campos – SP – CEP 12245-750Tel. (12) 3921-3155 - e-mail: [email protected]

Sanatório Maria ImaculadaSão José dos Campos – SP

Page 10: Jornal Expressão - novembro de 2011

10 | EXPRESSÃO | Novembro

NNós jovens e todo o mundo pude-mos constatar que o que move a Igreja católica e quem criou a Jor-

nada Mundial da Juventude não é o Papa e sim o próprio Cristo. Uma pessoa não é capaz de fazer com que tantos jovens passem por tantas dificuldades, penitências, desafios e mesmo as-sim permaneçam com seus corações irradiados de tanta alegria! Foram sete dias assim! Nada podia parar a nossa alegria. Tomamos banho congelado, dormimos no chão, enfrentamos sol de 44ºC, mas alguém maior do que o Papa nos sustentava. Havia um Deus que derramava uma fonte de alegria e força inesgotável sobre nós! Na noite da Vigília, quando Jesus entrou, e então o Papa com seus dois milhões de peregrinos de mais de 190 diferentes países se ajoelharam e vivenciaram um profundo silêncio, foi o momento mais maravilho que eu já vivi. Todos nós então “fixamos” o olhar em Jesus e adoramos Jesus da mesma forma, todos em um só coração! Nesta mesma noite, caiu uma forte chuva, então o Papa profetizou sobre a vida dos jovens, dizendo que uma chu-va de bênçãos cairia sobre nossas vidas. Havia 5 anos que eu tinha bulimia, mas somente há 10 meses que havia iniciado meu tratamento com o médico e psicólogo. O remédio que eu tomava acabou no período em que eu estava na JMJ, então quando o Papa fez a profecia na vigília, eu acreditei que Jesus estava me curando e que não precisaria mais daquele remédio, mesmo que o médico já tivesse me dito que meu tratamento levaria no mínimo 2 anos. Ao chegar no Brasil, meu médico ficou surpreso com o fato de meu remédio ter aca-bado e eu estar bem, então ele confirmou que não precisava mais tomar o remédio. Desde

Comemorações dos 30 anos da PJ

A Pastoral da Juventude (PJ) está fazendo 30 anos em nossa Dioce-se no dia 18 de novembro haverá a festa dos 30 anos no Salão dos

Vicentinos (Rua Sebastião Humel, 728 – Cen-tro – SJC). Os ingressos custam R$15,00 e podem ser adquiridos com a Comissão Dio-cesana ou pelo e-mail comunicaçã[email protected]. “São momentos que nos fazem celebrar e partilhar a vida de nossa pastoral que há 30 anos vem escrevendo sua história nas ‘Pági-nas de um livro bom’ com toda a alegria que vem desta juventude!”, partilhou os mem-bros da Comissão Diocesana da PJ.

Depoimento

Como foi a Jornada Mundial da Juventude para você?

o início do ano estou curada da bulimia e desde a JMJ não tomo mais remédio e a cura se concretizou. A médica que me acompanha desde o ano passado está estudando o meu caso, pois houve um “record” nesta área da medicina. Neste estudo, não há como não haver uma explicação que Jesus Cristo é o Senhor! Naquela noite da vigília, eu vivenciei um milagre, junto do Papa Bento XVI e meus irmãos peregrinos em Cristo! Que todo joelho se dobre diante de Jesus!

Teresa RaquelParóquia Sagrada Família - Ministério Jovem RCC

Romaria da JuventudeRomarias de todas as par-

tes do Brasil movimentam o Santuário Nacional ao longo ao ano. A juventude também se faz presente na Casa da Mãe. Os jovens estão no co-ração da Igreja.

Atendendo a uma neces-sidade da Igreja no mundo, o Santuário Nacional de Apare-cida acolhe nos dias 14 e 15 de novembro centenas de jovens de todas as partes do Brasil para a 3ª Romaria Nacional da Juventude.

A Pastoral do Santuário programou atividades direcio-nadas para a juventude como uma vigília de oração na noite do dia 14 de novembro e a pa-

lestra e show com padre Fábio de Melo no dia 15. Os jovens também participam de uma celebração especial, presidida pelo Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

A Romaria da Juventude nasceu de um pedido da Igreja do Brasil, que brota no documento 85 da CNBB.

Em virtude da Jornada Mundial da Juventude de 2013, que será realizada no Brasil, o Santuário Nacional e os jovens presentes acolherão os dois maiores símbolos das Jornadas: A Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora.

Fonte: www.a12.com.br

Programação Dia 14/11 (segunda-feira) – Acolhida da Cruz da JMJ 19h - Concentração na Praça da Catedral em Guaratinguetá 20h - Caminhada em Procissão com a Cruz até o Santuário Nacional 22h30 - Chegada ao Santuário Nacional e acolhida 23h - Início da Vigília

Dia 15/11 (terça-feira) 5h - Encerramento da Vigília 8h - TERÇO DE APARECIDA ao vivo, do Altar Central 9h - Palestra do Pe. Fábio de Melo ao vivo, do Altar Central 10h30 - MISSA DE APARECIDA ao vivo, do Altar Central 13h - Animação na tribuna Papa Bento XVI 14h - Saída do Devotão até a tribuna Dom Aloísio 15h - Show Banda Versículos de Fé, ao vivo, da tribuna Dom Aloísio 16h - Show do Pe. Fábio de Melo

Oração de 30 anos da PJ da Diocese de São José dos Campos

Oh Deus! Vivenciando o hoje, nos deparamos com o passado. Passado esse que deixou claro que esta Pastoral é feita por cada jovem que passou, passa e passará, deixan-do um pouco de si e levando um pouco de ti Senhor!

Assim encontramos mais que desejos e sonhos em busca da “Civilização do Amor”. São lembranças que nos fortalecem no presente.

Então nos unimos em eterna gratidão por celebrarmos esses 30 anos de Pastoral da Juventude, conquista que está gravada nas páginas de um livro bom e sem final, pronto para ser escrito por outros jovens no futuro!

Obrigado Senhor por todos esses felizes momentos. Mãe Maria cheia de amor com esta juventude ajuda-nos a servir e fazer tudo aquilo que o mestre nos disser.

Amém, axé, awere, aleluia.

Page 11: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 11

A 33ª Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 – CNBB acon-teceu de 14 a 16 de outubro em Itaici e aponta as seguintes pistas comuns de ação, a partir da rica experiência de partilha e de reflexão realizadas. As pistas são apresentadas na ordem de preferência dos grupos, e relacionadas com as urgências apontadas nas DGAE:

1 - MissionariedadeNa linha da primeira urgên-

cia das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, a Assembléia ressalta o valor indispensável do testemunho da comunidade eclesial, com atenção às seguintes ações concretas:

• Presença eclesial junto a grupos humanos, juventude, profissionais liberais e condo-mínios

• Ecumenismo e diálogo inter-religioso

• Santas Missões Populares, Sistema Integral de Nova Evan-gelização

• Projeto igrejas-Irmãs• Projeto Missionário Sul 1 –

Norte 1

2 - Palavra de DeusNa linha da terceira urgên-

cia das DGAE, Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, a Assembléia ressalta a necessidade de valorizar a Palavra de Deus, as suas diver-sas formas de proclamação, e a formação, com as seguintes indicações práticas:

• Círculos Bíblicos, CEBs, Gru-pos de Reflexão, Grupos de Estudo – Escola da Palavra/Fé

• Criação de subsídios• Leitura Orante/ Lectio Divi-

na/Oficio Divino• Formação de Ministros da

Palavra• Incentivar o I Simpósio da

Animação Bíblica, previsto para setembro de 2012

3 - Iniciação à Vida CristãNa linha da segunda urgên-

cia das DGAE, Igreja: casa de iniciação à vida cristã, a Assem-bleia ressalta a necessidade de construir comunidades frater-nas e acolhedoras, que cuidem com atenção especial de:

• Processos de iniciação cris-tã, com uma catequese de inspiração catecumenal, acen-tuando o aspecto celebrativo, em dinâmica permanente de encantamento pelo Cristo e pelo Reino.

• Catequese permanente/Mistagogica

• Retiros Querigmáticos • Formação de leigos e leigas

• Formação dos seminaristas, presbíteros e Coordenadores Diocesanos de Pastoral

4 - Setorização e a Renovação das Paróquias

Na linha da quarta urgência das DGAE, a Assembleia res-salta a necessidade de reno-vação das paróquias, para que sejam expressões da “Igreja: comunidade de comunidades”, apontando as seguintes ações concretas:

• Pastoral Orgânica e de Con-junto

• Setorização• CEBs, pequenas comunida-

des, Grupos de rua• Ministérios confiados a

leigos e leigas• Estruturas de Comunhão

- Conselhos (Pastoral, Econômi-co, Leigos...)

• Pastoral da Acolhida

5 - Juventude A Assembleia deu um des-

taque especial à juventude, ressaltando a necessidade de retomar a evangelização da juventude, com as seguintes indicações concretas:

• Organizar e animar o Se-tor Juventude, repensando as estruturas do trabalho com jovens, tendo como referência o Doc. 85 da CNBB

• Garantir o espaço para os jo-vens nas comunidades como su-jeitos da missão evangelizadora

• Missões jovens• Atividades nas escolas e

universidades• Investir na oportunidade da

Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013)

6 - Pastoral SocialNa linha da quinta urgência

das DGAE, Igreja a serviço da vida plena para todos, a Assem-bleia deu destaque especial à defesa da dignidade humana e às pastorais sociais, indicando as seguintes ações concretas:

• Pastoral Familiar• Pastoral da Ecologia: Educar

para a preservação da natureza e para a ecologia humana

• Pastoral social e política dos cristãos (Participação nos Conselhos Municipais)

• Pastoral Universitária/Edu-cação

• Pastoral da Comunicação: dinamizar a PASCOM para de-sencadear um processo de comunicação interna (gerando comunhão nas pastorais) e ex-terna (marcando presença nos espaços de decisão)

• Formação na Doutrina So-cial da Igreja

• 5ª Semana Social Brasileira

A Pastoral da Comunicação da Diocese de São José dos Campos realizou no dia 9 de outubro, na UNIVAP do Jd. Aquárius, o evento de forma-ção, intitulado “Fala PASCOM”, para comunicadores, agentes de pastorais e movimentos que atuam nas pa-róquias. Par-ticiparam 110 pessoas.

O evento começou na parte da ma-nhã com a Ce-lebração Eu-carística presi-dida pelo Pe. Edinei Evaldo Batista, coor-denador dio-cesano de pas-toral e assessor diocesano da PASCOM. Dom Moacir Silva prestigiou o Encontro fa-z e n d o u m a rápida passagem e desejando a todos um dia frutuoso.

O publicitário Rodrigo Hu-ppert abriu o evento com a palestra sobre “Internet e mídias de massa”. Em seguida, os participantes se dividiram

para as oficinas já escolhidas no ato da inscrição. Destaque também para a participação da irmã Helena Corazza, do SEPAC (Serviço de Apoio a Pastoral da Comunicação) que se dedicou a oficina de PASCOM, classifi-cada pelos participantes como

“obrigatória” para todos que atuam nesta pastoral.

Oportunidade para rever conceitos, obter dicas e apren-der novas práticas, as oficinas foram variadas. Profissionais e estudiosos ministraram as ofi-

cinas de Fotografia, Produção de Vídeo, Jornal, Organização de Eventos, Evangelização com Crianças, PASCOM, Igreja e Co-municação e A Comunicação na Liturgia.

“O encontro foi muito pro-veitoso, pois tratou de temas

atuais e também pudemos nos aprofundar nos conhecimentos que consideramos mais impor-tantes no nosso campo de ação dentro da Pastoral”, enfatizou Luis Daniel da Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1Pastoral da Comunicação

promove formação para agentes

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A Diocese de São José dos Campos ganhou mais uma paróquia no dia 12 de outubro, ela fica no Parque Interlagos, na Zona Sul de São José dos Campos. Dedicada à Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia tem como seu primeiro Pároco o Padre Alexsandro de Brito Ramos (esquerda).

PASCOM

Pedro Luvizotto

Agentes da Pascom

Maria Bernadete Mota (CEBS)

Page 12: Jornal Expressão - novembro de 2011

12 | EXPRESSÃO | Novembro

Um dos requisitos bási-cos para ser ordena-do padre é estudar filosofia e teologia. É

necessário um grande período de estudos até a Ordenação. Para exercer o Ministério Pres-biteral, porém, o estudo é uma constante. Muitos padres da Diocese de São José dos Campos já deixaram o país para estudar e poder se dedicar melhor a seu ministério aqui, graças à Orga-nização alemã Adveniat, que está completando 50 anos de fundação. Esta organização, que muito tem ajudado a custear o estudo de nossos padres realiza uma coleta na Alemanha e o que é arrecadado é partilhado com as dioceses mais carentes, para custear projetos pastorais e estu-dos de especialização de padres ou leigos. O Jornal Expressão entrevistou o Padre Paulo Renato F. G. de Campos, um dos benefi-ciados pela Adveniat, que está desde agosto de 2010 fazendo Licenza (mestrado) em Teolo-gia Fundamental, na Pontifícia Universidade Gregoriana, com previsão de terminar em julho de 2012. Morando no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, Padre Paulo Renato contou um pouco como e seu dia-a-dia de estudante.

Jornal Expressão - Como foi o processo de escolha do curso que o senhor está fazendo?

Padre Paulo Renato - Desde os últimos anos de seminário que meus formadores, professores e o nosso bispo na época, Dom Nelson, me diziam que deveria prosseguir meus estudos. Mas como Deus é quem comanda nossa vida, foram aparecendo exi-gências imediatas que direciona-ram minha disponibilidade para outras áreas de atuação, em nível paroquial e mesmo diocesana. Estas exigências me impediram, momentaneamente, de continuar estudando academicamente nos meus primeiros anos de minis-tério sacerdotal. Hoje, percebo o carinho de Deus em tudo isso, pois com mais maturidade posso viver essa experiência com maior tranquilidade e tirar dela muito mais proveito para minha vida e de nossa Igreja. Eu sempre fui uma pessoa de buscar razões que justificassem minha opção de Fé e os acontecimentos ao meu redor. Dei aula por 7 anos de “introdução a teologia” no curso de teologia para leigos de nossa diocese, que de certa forma contempla essa dimensão. O papa João Paulo II escreveu uma encíclica em 1998

Entrevista

De Roma, Padre Paulo Renatoque trata justamente das relações entre a Fé e a Ra-zão – Fides et Ratio – o que fez desenvolver um novo campo da teologia que vi-nha ganhando força desde o Concílio Vaticano II, que é a Teologia Fundamental, o curso que estou fazendo.

JE - E qual a finalidade? Por que o senhor esco-lheu aprofundar-se nessa matéria?

Padre Paulo Rena-to - Nas palavras de um grande professor daqui da universidade, Salvador Pié-Ninot: “A Teologia Fun-damental deve mostrar a íntima compatibilidade entre a fé e sua exigência fundamental de ser explici-tada mediante uma razão capaz de acolhê-la com liberdade”.

Em outras palavras, a teologia fundamental deve responder ao chamado da Carta de Pedro de estarmos sempre prontos para dar razões de nossas esperanças (1Pe 3,15). A Fé não pode ser algo irracional, para pessoas que decidiram não pensar mais e simplesmente acreditar. Respon-der aos questionamentos que, principalmente, o mundo de hoje apresenta a nossa Fé, guiado sem-pre pelo fundamento do cristianis-mo – a Revelação e sua acolhida por parte do homem – é tarefa “fundamental” desenvolvida pela Teologia Fundamental.

JE - Como é o ambiente do local onde o senhor está estu-dando? Quem são seus “colegas” de classe? Quem são os profes-

sores? Quais as matérias que o senhor tem?

Padre Paulo Renato - A Uni-versidade Gregoriana é um mun-do. Foi fundada em 1551 por Santo Inácio de Loyola, são mais ou menos 2900 estudantes entre padres, seminaristas, religiosos, religiosas, leigos e leigas de aproxi-madamente 130 países diferentes, somados a 400 professores de 50 nacionalidades diversas. A Biblio-teca tem cerca de 900 mil volumes, uma das melhores bibliotecas de teologia do mundo, é o coração da universidade. Aqui estudaram 16 Papas, entre eles Paulo VI. Até ago-ra, passaram como ex-alunos 46 beatos e 21 santos. Um terço dos bispos do mundo são ex-alunos da Gregoriana e mais da metade do colégio de cardeais também. É

um privilegio estudar aqui!Meus professores são

altamente qualificados. Curso diversas matérias ligadas ao diálogo mundo – teologia – cultura – con-temporaneidade... Tenho professores de nacionali-dade irlandesa, italiana, indiana, espanhola... Uma diversidade que só enri-quece. Os colegas de classe seguem a mesma descrição e essa troca de experiência é um ganho particular de estudar aqui.

JE - Quais foram as maiores dificuldades que o senhor encontrou?

Padre Paulo Renato - Não escondo que a maior dificuldade foi a saudade da minha família e de meus amigos. Adaptar-se aqui

também foi um grande desafio, a minha rotina agitada de São José dos Campos mudou com-pletamente.

No inicio a língua também assustou...

JE - E as alegrias?Padre Paulo Renato - Estar

aqui já é uma grande alegria.As oportunidades de estudo, a

proximidade com a sede da Igreja, a cidade de Roma e sua história... Não posso deixar de citar parti-cularmente a nomeação de Dom Damasceno, arcebispo de Apare-cida, como cardeal e a honra que ele me concedeu convidando-me para acompanhá-lo como seu se-cretário para aquela ocasião. Uma experiência inesquecível!

JE - Além dos estudos, quais outras atividades o senhor reali-

za em Roma?Padre Paulo Renato - Todos

os alunos recebem a oportunida-de de ajudar em uma paróquia por ocasião do Natal e Semana Santa. Importante para manter um contato com o povo de Deus celebrando a missa nas comuni-dades e atendendo confissões. Como tudo isso também deve ser feito em italiano é também um tempo rico para aperfeiçoar a língua.

JE - Conte um fato marcante ocorrido neste período em que está morando aí.

Padre Paulo Renato - Algu-mas pessoas já sabem, mas meu pai ficou gravemente doente. Agora, graças a Deus e à oração de todos e todas, que eu não canso de agradecer, ele está bem. Essa situação me fez pegar um avião depois de uma aula na sexta-feira às 21h, chegar ao Brasil no sábado às 9h00, ficar no hospital com meu pai até domingo às 12h, pegar um avião de volta a Roma e assistir aula na segunda-feira às 16h. Nem a São José dos Campos eu fui!

Depois de ministrar a unção dos enfermos a meu pai e deixá-lo no hospital, em São Paulo, para retornar a Roma e continuar meus estudos, pude sentir, verda-deiramente, o carinho de Deus na minha vida. Meu pai estava em estado grave, deveria ser operado em breve, como foi, e eu tinha cer-teza de que Deus estava cuidando de tudo, independentemente do desenrolar das coisas. Voltei – na medida do possível – tranquilo. Carinho de Deus, evidente, tam-bém na solidariedade dos amigos e amigas.

JE - Fique à vontade para comentar algo mais que achar relevante.

Padre Paulo Renato - Gosta-ria de terminar agradecendo.

Primeiramente a Dom Moacir e Dom Nelson pelo incentivo para continuar meus estudos e princi-palmente pelo carinho com minha família por ocasião da doença de meu pai. Aos padres que mantêm contato e assim ajudam a aliviar a saudade, particularmente aqui quero nominar os mais presentes: Pe. José Roberto e Pe. Rogério Au-gusto. Aos amigos e amigas, na pessoa do Roberto, meu irmão, que tem sido a minha presença junta a minha família e também junto a minhas responsabilidades burocráticas no Brasil.

A todos e todas, Deus lhes pague! Continuem rezando e, se Deus quiser, nos encontraremos em breve!

Padre Paulo Renato, Padre Francisco Alexandre e Padre Ademir estão em estudos em Roma

Page 13: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 13

Na reunião geral do Clero, realizada no dia 13 de setembro, D. Moacir refletiu com

os presentes sobre as mudan-ças na Instrução Geral sobre o Missal Romano, publicadas em 2000, mas ainda não totalmente assimiladas por todos os respon-sáveis pela liturgia. Ele tratou do capítulo II (Estrutura, elementos e partes da missa), destacando o que diz respeito diretamente aos padres e diáconos. Publicamos abaixo alguns trechos dessa re-flexão para fazer chegar a todos aquilo que favorece uma maior comunhão e melhor compreen-são da liturgia no ato de celebrar a Eucaristia.

Os textos próprios de cada missa devem ser tomados de acordo com as orientações litúr-gicas, lembrando sempre que os domingos, mesmo no tempo comum, tem precedência sobre outras categorias de celebrações. Para os casos de celebrações da Crisma, sendo tempo comum, pode-se tomar os textos da mis-sa própria para este sacramento, isto é, a missa ritual da Crisma, inclusive as leituras propostas pelo ritual da Confirmação e usando-se paramentos verme-lhos. Nos Domingos do Advento, Quaresma, Páscoa e nas Soleni-dades celebra-se sempre a missa do dia. Nas celebrações das fes-tas dos padroeiros, observe-se a tabela proposta pelo missal para estes casos. Quando a categoria da celebração do santo festejado não se sobrepõe nem ao domin-go do tempo comum, usa-se a missa do dia, com paramentos brancos ou vermelhos (caso o santo seja um mártir).

O silêncio sagrado deve ser observado como parte da cele-bração, antes do seu início (na sacristia e lugares próximos) e durante a mesma (no ato peni-tencial, após o convite à oração, após as leituras e a homilia e após a comunhão).

Quando a procissão de entra-da chega ao presbitério, o padre, o diácono e os ministros saúdam o altar com uma inclinação profunda.

Quando existe uma cruz fixa no presbitério, a cruz processio-nal é guardada na sacristia ou em outro lugar conveniente. Quan-do não há cruz no prebistério, a cruz processional permaneça no lugar para ela preparado. Na cruz, seja fixa ou móvel, deve haver sempre a imagem do

crucificado.Se a cruz é fixa, é incensada

primeiro e depois dela o altar. Se a cruz é móvel, mas está sobre ou próxima do altar também é incensada antes. Sendo móvel e estando longe do altar, incensa-se primeiro o altar e a cruz é in-censada quando o presidente da celebração passar perto dela.

Após o ato penitencial (reza-do ou cantado), inicia-se sempre o Senhor tende piedade, a não ser que já tenha sido rezado ou cantado no próprio ato peni-tencial.

No hino do Glória a Igreja, congregada pelo Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. Portanto, não é um hino trinitário e seu texto não pode ser substituído por outro que não possua o mesmo con-teúdo do texto oficial.

Quando se trata de conce-lebração com a presença do diácono, este pede a bênção para proclamar o Evangelho, tanto ao bispo quanto ao pa-dre que preside a missa. Se ao bispo, de joelhos, se ao padre, de pé. Quando é concelebração presidida pelo bispo sem a pre-sença de diácono, o padre que proclama o Evangelho também pede a bênção ao bispo, mas de pé. Quando for concelebração somente com a presença de padres, quem vai proclamar o Evangelho não pede a bênção para o presidente. Quando a mis-sa é presidida pelo bispo, quem proclama o Evangelho (padre ou diácono) leva sempre o Evange-liário para o bispo beijar. Após a proclamação do Evangelho não se deve levantar o Evangeliário para ser aplaudido.

A preparação dos cálices para comunhão sob duas espécies deve ser feita na sacristia, deixan-do para ser preparado no altar apenas o cálice principal da mis-sa que, junto com a patena deve estar em destaque, no centro do altar e sem nada à sua frente.

Onde há o costume da comu-nhão sob duas espécies, cuide-se para não retirar do altar os cálices e âmbulas antes da conclusão da oração eucarística. Se por razões de praticidade isso for feito, o seja após a doxologia final (Por Cristo...).

Nas próximas reuniões gerais do clero D. Moacir continuará falando sobre a Instrução Geral sobre o Missal Romano e o Jornal Expressão trará os destaques dessa reflexão.

No dia 15 de outubro aconte-ceu o Encontro de Namorados da Paróquia Sagrada Família, com o tema: “Decida-se pelo lado de cá.” O evento orga-nizado pelo Núcleo de Namo-rados da Pastoral Familiar, embora tradicional, teve uma característica inédita: ocorreu durante a noite e adentrou a madrugada de domingo.

Segundo Elaine Ferreira, co-ordenadora do núcleo, os 28 casais participantes tiveram

oportunidade de perceber que a vida é feita de escolhas “ Os ca-sais, aos poucos, percebem que Deus, ao longo do caminho do namoro, coloca muitas placas de sinalização com a direção para se ter um namoro cristão.Basta ficar atentos. Entretanto, cada casal tem a liberdade de escolher o caminho que quer percorrer. “

O encontro foi recheado de dinâmicas, animação musical, descontração, momentos de reflexão em casal e em grupo e

também a Adoração ao Santís-simo conduzida por Pe André Torres, pároco que os levou à reflexão de que é possível decidir-se pelo lado de cá se fizerem a escolha certa.

O retorno dos participantes foi positivo. “A maioria dos ca-sais solicitou que o encontro se estendesse para dois dias!”, comenta José Fernandes, um dos coordenadores.

Elaine e José Coordenadores do Núcleo de Namorados

Pastoral Familiar Paróquia Sagrada Família

A Pastoral dos Estrangeiros realizou no dia 23 de outubro o curso de noivos em Inglês para estrangeiros. O evento aconteceu na Paróquia Espírito Santo e teve a participação de dois casais.

A Pastoral trabalha com estrangeiros que moram em São José dos Campos dando suporte às necessidades espi-rituais e também acolhendo os brasileiros que gostam da língua Inglesa oferecendo: catequese para o batismo, pri-meira comunhão e crisma para crianças, jovens e adultos; pre-paração de cursos de acólitos; curso de batismo e cerimônia;

Liturgia em destaque

Curso de Noivospara estrangeiros

Encontro de Namorados

Dia do médico

curso de noivos e casamentos. As missas em Inglês aconte-cem aos domingos, às 12h, no Santuário da Paróquia Espírito Santo. Quem desejar participar

da Pastoral dos Estrangeiros, pode entrar em contato com a coordenadora da pastoral, Sue-li Oliveira pelo e-mail [email protected] .

O Grupo de Médicos Católicos “São Lucas” celebrou o Dia do Médico em duas mis-sas. No dia 18 de outubro a celebração foi na Catedral São Dimas, em São José dos Campos e no dia 23 de outubro foi na Matriz Imaculada Conceição, em Jacareí. As celebrações foram marcadas pela presença de profissionais que fazem parte do grupo e por novos colegas que ainda não conheciam o trabalho. A comunidade também teve a oportunidade de rezar por todos os médicos que atuam na Diocese.

Paróquia Espírito Santo

Pascom – Catedral São Dimas

Page 14: Jornal Expressão - novembro de 2011

14 | EXPRESSÃO | Novembro

Page 15: Jornal Expressão - novembro de 2011

Novembro | EXPRESSÃO | 15

Recentemente o Comando de Poli-ciamento do Inte-rior - 1 realizou um

estudo sobre os impactos que ocorrências de Per-turbação do Sossego e de Desinteligência exercem na atividade policial militar da região do Cone Leste Paulista que compreende cidades do Vale do Paraíba Paulista, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Perturbação do Sosse-go compreende a ocor-rência que está prevista no artigo 42 da Lei das Contravenções Penais e tem uma pena de 15 dias a 3 meses de prisão simples, ou multa. A conduta pena-lizada pela lei é: perturbar alguém, o trabalho ou o sossego (tranqüilidade, paz ou descanso) alheios com gritaria, instrumentos sonoros, profissão incô-moda ou não procurando impedir o barulho. Já a desinteligência consiste na falta de acordo, de com-preensão entre as partes (é um desentendimento, um divergência, uma inimiza-

Em clima de festa e com muita alegria celebramos durante a novena de Santa Terezinha, no dia 29 de setembro, os 69 anos de casados do Senhor Afonso e da Dona Maria, juntamente com seus 11 filhos, familiares e amigos principalmente da paróquia Santa Terezinha onde o casal participa e São Dimas. Entre os 11 filhos do senhor Afonso e dona Maria estão alguns bem conhecidos na diocese como o diácono Paulo Camargo, a ex vereadora e ministra da comunhão Flávia Camargo, o também ministro da comunhão e cantor Sérgio Camargo, entre outros igualmente engajados em movimentos e pastorais da igreja.

Durante a missa celebrada pelo padre Rinaldo e concelebra-da pelo padre Fábio o casal rece-beu a bênção, momento muito emocionante em que o senhor Afonso, hoje com 89 anos, decla-mou e cantou para dona Maria, arrancando aplausos e lágrimas

Cerca de 20 representan-tes da Diocese de São José dos Campos participaram do En-contro Estadual da Campanha da Fraternidade (CF) 2012, de 21 a 23 de outubro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O tema da CF do ano que vem é Fraternidade e Saúde Pública – “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).

A apresentação do encontro aconteceu por eixos temáticos, divididos em saúde pública, qualidade de vida e realidade sócio-pastoral. O evento serviu de preparação dos agentes moti-vadores da CF e envolvimento dos regionais com o tema, para ini-ciar o processo de planejamento para o período de campanha, de estudo do tema e conhecimento dos subsídios e possibilidades de gesto concreto.

Para o coordenador dioce-sano da CF, José Luís Nunes, a

Mediação de ConflitosReaprendendo a viver em sociedade

de), sem configurar crime, no entanto.

Segundo o levantamen-to, durante o 1º semestre de 2011, foram geradas 48.347 ocorrências no CO-POM - São José dos Cam-pos (média/mês). Dessas ocorrências, 13.230 foram de Perturbação do Sosse-go ou de Desinteligência, o que representa uma média diária de 74 ocorrências

dessas naturezas.Considerando que para

o atendimento dessas ocorrências uma viatu-ra (geralmente com dois policiais militares) fica empenhada em média 1hora; e considerando que segundo a tabela utilizada pelo Estado de São Paulo para o cálculo do custo de um policial militar em evento é de 1UFESP por

período de até seis horas (a UFESP de 30 de setem-bro de 2011 era R$16,82); podemos concluir que o atendimento dessas ocor-rências representa para os cofres públicos os seguin-tes valores: R$ 2.592,96 (dia), R$ 77.788,80 (mês) e R$ 466.732,80 (semestre).

Dessa análise é possível depreender o quanto, em termos de valores e de

horas trabalhadas, poderia ser empregado dos ativos da Polícia Militar em ações de polícia ostensiva pre-ventiva, prevenindo-se o cometimento de delitos, assim como atuando na retirada de armas, drogas e procurados pela Justiça do seio da sociedade.

Todos esses motivos levaram o Comando de Policiamento do Interior

-1 a fazer uma análise mais detalhada do assunto “Me-diação de Conflitos” que tem por objetivo a trans-formação do padrão de comunicação e relacio-namento dos envolvidos visando o entendimento.

Essa mediação tem tido uma repercussões positivas que poderá desencadear durante o planejamento do policiamento preventi-vo ostensivo realizado pela Polícia Militar, motivaram o Comando do Policiamento do Interior - 1 a iniciar um ciclo de palestras sobre o tema com membros da comunidade da região do Cone Leste Paulista. Algu-mas reuniões já foram rea-lizadas, incluído uma com a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos.

O próximo passo será aguardar o retorno das áreas que demonstrarem interesse em desenvolve-rem o projeto, escolher voluntários e capacitá-los para atuarem como me-diadores.Fonte: Informativo Cone Leste Paulista

dos presentes na celebração.“Meus pais sempre foram

para nós exemplo de fé, amor e determinação. A palavra de Deus, a oração diária do terço, a participação fervorosa na missa e nos sacramentos, nos ensinaram a também buscar em Deus o sentido para nossas vidas. Foi com certeza o testemunho deles que fez com que hoje todos nós seus filhos estejamos engajados nas

pastorais e movimentos da igreja” nos disse Flávia Camargo ao final da celebração.

Com certeza este foi para nós um momento de grande graça, pois ao comemorarem 69 anos de união, senhor Afonso e dona Maria mostraram a todos que é possível construir um lar cristão e um ca-samento indissolúvel, basta que o alicerce seja Deus e que a fonte do amor conjugal seja a eucaristia.

Saúde Pública é tema deencontra da CF em Itaici

participação neste encontro refor-çou a proposta de compromisso de todas as pessoas com o tema. “É muito amplo, pois envolve a relação médico-paciente, o lado ético, as políticas públicas, além da espiritualidade”.

Os 253 representantes da CF presentes no evento são membros das dioceses paulistas que com-põem o Regional Sul 1 da Confe-rência Nacional dos Bispos do Brasil

(CNBB). “Se cada participante tiver uma iniciativa, a saúde já começa a se difundir”, disse o secretário executivo da CF no Regional, Toninho Evangelista.

Está agendado para o dia 27 de novembro o encontro da Sub-Região de Aparecida para discutir o tema da CF 2012. O evento será em São José dos Campos, durante todo dia, ainda com local a ser definido.

Lideranças da Campanha da Fraternidade da Diocese presentes no encontro em Itaici

Comando de Policiamento do Interior -1 conversa com a comunidade sobre mediação de conflitos

Aniversário de casamento dosenhor Afonso e dona Maria

Page 16: Jornal Expressão - novembro de 2011

16 | EXPRESSÃO | Novembro

Escreva para o Jornal Expressão e participe!

Você pode ganhar um lindo presente se a sua resposta for selecionada. Para participar basta enviar sua carta ou e-mail com a resposta da pergun-ta deste mês. Escreva para nós e ganhe os prêmios abaixo. Responda à questão e envie sua carta ou e-mail:

(O brinde deve ser retirado na Cúria Diocesana, com Ana Lúcia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira,– Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos - Tel.: 3928-3911)

Pergunta do mês: “Cada um dê conforme decidir o seu coração sem pena ou constrangimento, porque Deus ama quem dá com alegria”. Em qual livro, capítulo e versículo da Bíblia se encontra essa passagem?

Envie sua resposta até o dia 20 de novembro. Espaço do Leitor/Jornal Expressão. Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01 CEP 12245-440 - São José dos Campos – SP. Ou pelo e-mail: [email protected]. Na sua mensagem por e-mail ou na carta, informe seu nome completo, endereço e paróquia onde participa.

Pergunta anterior: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura”. Em qual livro, capítulo e versículo da Bíblia se encontra essa passagem?

Resposta: A passagem se encontra no Evangelho de Marcos, capitulo 16, versículo 15.

Ganhador do mês: Marcia Aparecida do Prado Faria - Paróquia Santana - Capela Imaculada Conceição.

Espaço do leitor Aniversariante

Natalícios1 Pe. José Francisco Schmitt1 Diác. João dos Santos de Souza6 Pe. Thiago Domiciano Dias8 Pe. Nilton Mariano de Souza Filho15 Diác. Benedito Petronilho17 Diác. Hélio Lemos da Rocha18 Pe. Djalma Lopes de Siqueira21 Pe. Rogério Félix Machado21 Pe. Carlos Raimundo Barbosa23 Diác. Nelson Albino Thomaz24 Frei José Antônio Flesch26 Diác. Sebastião Celso Ramos27 Diác. João Sabino Soares Junior

Ordenação4 1949 Pe. Luiz Gonzaga de Mello Camargo23 1996 Pe. Edinei Evaldo Batista24 1994 Diác. José Aparecido Oliveira 26 1988 Pe. José Tadeu Silva Ferreira, svd29 1987 Pe. Marcos Antonio Araújo30 1991 Pe. Mário Lúcio Adrião

PHN - 12 histórias de amorGabriel Chalita