jornal expressão - outubro 2012

16
Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Outubro de 2012 | N 0 327 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br Ano da Fé: tempo de aprofundar o compromisso e a evangelização 2012 - 2013 Mês Missionário Dom Moacir Silva nos convoca a assumir a condição de discípulos missionários. Página 3 Nova Paróquia Capela Nossa Senhora de Fátima, em São José dos Campos, torna-se paróquia. Página 4 Ano da Fé Dia 11 de outubro, a Igreja passa a vir o Ano da Fé em todo o mundo. Páginas 8 e 9 Comemorações Setembro foi um mês marcado por muita festa para Vicentinos, agentes da Pastoral da Saúde e líderes da Pastoral da Criança. Confira fotos. Página 12

Upload: jornal-expressao

Post on 10-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Fique bem informado sobre os acontecimentos na Diocese e também enriqueça seu conhecimento com artigos formativos lendo o Jornal Expressão, da Diocese de São José dos Campos.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 1

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Outubro de 2012 | N0 327

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br

Ano da Fé: tempo de aprofundar o compromisso

e a evangelização

2012 - 2013

Mês MissionárioDom Moacir Silva nos convoca a assumir a condição de discípulos missionários. Página 3

Nova ParóquiaCapela Nossa Senhora de Fátima, em São José dos Campos, torna-se paróquia. Página 4

Ano da FéDia 11 de outubro, a Igreja passa a vir o Ano da Fé em todo o mundo. Páginas 8 e 9

ComemoraçõesSetembro foi um mês marcado por muita festa para Vicentinos, agentes da Pastoral da Saúde e líderes da Pastoral da Criança. Confira fotos.Página 12

Page 2: Jornal Expressão - Outubro 2012

2 | EXPRESSÃO | Outubro

Rede de comunicadores - Envie sua notícia!Para tornar o conteúdo deste veículo mais

abrangente, o Jornal Expressão precisa da sua participação enviando sugestões e notícias da sua paróquia.

Você, agente da PASCOM ou da RECOP (Rede de Comunicadores Paroquiais e Pastorais), auxilie os coordenadores das pastorais, movimentos e espiritualidades de sua paróquia para que lhe deem informações para que você as encaminhe para a Redação do Jornal Expressão.

Fique atento também às atividades de sua paróquia. Festas, Solenidades, Retiros, Encontros,

Formações, Cursos, Shows podem ser divulgados na nossa Agenda. Você pode enviar também fotos e as artes dos cartazes dos eventos, com alta resolução.

As informações recebidas vão ser colocadas na pauta e podem ser selecionadas e passar por correções e ajustes.

QUANDO E COMOENVIAR SUA INFORMAÇÃO:As informações têm que chegar à Redação até o DIA 20.

Mande por e-mail: [email protected] - Ligue: 12 3928-3929Pessoalmente: Pça. Monsenhor Ascânio Bran-dão, 01 – Jd. São Dimas – São José dos CamposSite da Diocese: www.diocesesjc.org.br e Redes Sociais – Envie sua notícia!Envie seu cartaz, texto, foto e sugestão para ser divulgado no site da Diocese de São José dos Campos e nas Redes Sociais. Fale com o Pedro Luvizotto.Mande por e-mail: [email protected]: 12 3928-3926

O Jornal Expressão é distribuído GRATUITAMENTE nas paróquias da Diocese de São José dos Campos. Não pode ser vendido e não possui nenhum representante para arrecadar fundos para publicidade, assinaturas ou outra contribuição.

AvisoFundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos CamposBispo Diocesano: Dom Moacir Silva • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista • Jornalista Responsável: Ana Lúcia Zombardi - MTB 28.496 • Revisão: Diácono José Aparecido de OliveiraColaboram nesta edição: Murilo Moraes – Regnum Christi, Wellington Castellari – PASCOM Diocesana, Evandro Rodrigues – Animação Bíblico-Catequética, Secretaria ITEFIST, Pastoral Litúrgica, PASCOM, RECOP e Secre-tários Paroquiais, Pedro Luvizotto (Departamento Diocesano de Comunicação) - Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing Ltda.Tiragem: 20 mil exemplares - Impressão: Gráfica Katu • Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: [email protected] você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões.As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Edição concluída em 03/10/2012

O DECOM está cadastrando os membros para a Rede de Comunicadores. Fale com seu pároco ou assessor de Pastoral.Mais informações, ligue: 3928-3929 ou 3928-3926, com Ana Lúcia e Pedro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Editorial

Viver o mês missionário

O mês missionário deste ano, de modo especial, oferece uma diversidade de razões para se assumir com mais empenho, determinação e criatividade a dimensão missionária da vida e da pastoral.

Em outubro, iniciam-se as celebrações dos cinquenta anos de abertura do Concílio Vaticano II, inaugura-se o Ano da Fé e realiza-se, em Roma, o Sínodo que refletirá sobre a nova evan-gelização.

Todos esses acontecimentos devem, de algum modo, estimular os cristãos a viverem sua vocação e missão com mais qualidade e compromisso.

O Vaticano II contribuiu de maneira relevante para se reafir-mar a necessidade e a urgência da evangelização ad gentes (dos povos) e colocou no centro da eclesiologia a natureza missionária da Igreja.

Esta visão não está ultrapassada, mas, enriquecida por uma fecunda reflexão teológica e pastoral, repropõe-se com renova-da urgência, porque cresceu o número daqueles que ainda não conhecem Cristo.

O Ano Fé será ocasião privilegiada para uma renovação interior da Igreja por meio da conversão, do fortalecimento da vivência na amizade com Deus e pelo compromisso com o anúncio des-ta experiência aos que ainda não a vivem. Isso deverá ser feito com a consciência de que o distanciamento em relação a Jesus Cristo e ao Reino de Deus traz graves consequências para toda a humanidade.

A vivência, o aprofundamento e a comunicação da fé hão de ser, portanto, caminhos para uma nova humanidade.

O mandato de pregar o Evangelho, dirigido a todos os segui-dores de Cristo, não se esgota em atos de missão realizados somente por alguns ou concentrados num determinado tempo, mas trata-se de algo que deve envolver toda a Igreja, todas as suas atividades, todos os seus setores, todo o seu agir. Em outras pa-lavras, ser missionário em nossos dias é assumir novas posturas diante de um mundo em contínua transformação, tudo fazendo para responder-lhe com a novidade apresentada por Jesus Cristo.

Os cristãos devem ser cada vez mais solícitos pelos que estão longe, por quantos ainda não conhecem Cristo nem experimenta-ram a paternidade de Deus, alargando a cooperação para novas formas, ultrapassando o âmbito da ajuda econômica para chegar a uma participação mais direta na evangelização.

É preciso reavivar o entusiasmo da comunicação da fé, para se promover uma nova evangelização das pessoas que perderam a referência a Deus, e deste modo voltarem a experimentar a alegria de crer.

Para ser frutuoso, o anúncio do Evangelho por uma Igreja toda e sempre missionária deverá acontecer por meio da caridade, pois somente o amor ultrapassa barreiras, encurta distâncias, torna veloz a caminhada, confirma a verdade das palavras, chega ao profundo dos corações para transformá-los...

Que o mês missionário produza seus efeitos na vida e na missão de toda a Igreja.

Faça download do Documento Conclusivo do Sínodowww.sinododiocesano.com.br

Caminho Pós-Sinodal

Falando mais um pouco sobre a ne-cessária e urgente tarefa de promover a evangelização da juventude de modo mais frutuoso, consideramos neste mês os desafios e as potencialidades que essa porção da sociedade e etapa de vida oferecem à Igreja.

No Brasil, a idade adotada para definir a etapa da juventude vai dos 15 aos 29 anos, constituindo um período que se alongou e se transformou, ganhando maior complexidade e significado social e apresentando novas questões para serem respondidas pela família, pela Igreja e pela sociedade.

Por isso, evangelizar os jovens, hoje, significa olhar para as múltiplas dimensões em que eles estão inseridos para, a partir daí, tratá-los como sujeitos com necessida-des, potencialidades e demandas próprias em relação às outras faixas-etárias.

Evangelizar os jovens não é preocu-par-se unicamente com sua dimensão religiosa, porque eles também precisam de estrutura adequada para seu desenvol-vimento integral, para suas buscas, para a construção de seu projeto de vida e sua inserção profissional, social, religiosa etc. Além disso, a juventude deve ser vista em sua diversidade (classe social, renda fami-liar, região do país, se tem moradia rural ou urbana, se vive no centro ou na periferia etc),em função da qual as chances para seu desenvolvimento e inserção são distintas.

Economicamente, a juventude é um dos grupos mais vulneráveis da sociedade brasileira. Ela é especialmente atingida pelas fragilidades do sistema educacional,

pelas mudanças no mundo do trabalho e é o segmento etário mais destituído de apoio de redes de proteção social.

Isso é um importante indicativo para que a evangelização da juventude seja levada mais a sério por toda a Igreja, pois onde há maiores carências é necessário mais presenças.

Socialmente os jovens são vistos a partir de duas imagens: uma positiva (modelos de beleza, saúde e alegria, despreocupados, fortes, ousados, corajosos, generosos, com espírito de aventura e gosto pelo risco); outra negativa (envolvidos com problemas de violência ou comportamentos de risco). Tanto uma, quanto outra convergem para o mesmo senso comum que considera a juventude individualista, consumista e politicamente desinteressada.

Contudo, há uma série de novas formas de

participação juvenil (grupos empenhados no anúncio do Evangelho aos outros jovens, grupos que atuam pela transformação da realidade em que vivem, grupos que trabalham nos espaços de cultura e lazer, mobilizações em torno de uma causa/ campanha), que tornam falsa essa com-preensão.

O perfil religioso da juventude mostra que sua maior parte é de católicos e que uma parcela significativa (quase 10%) se declara “sem religião”. Entretanto isso não deve ser interpretado como um avanço do ateísmo entre os jovens, pois a maior parte dos que se denominam assim, acredita em Deus ou tem outras crenças, mas não estão vinculados a uma instituição religiosa em particular.

Os jovens buscam continuamente uma expressão de fé que dê sentido às suas vidas. Há muitos, ligados às instituições religiosas a que pertencem, que dispõem generosamente de seu tempo livre para desenvolver as atividades de seu grupo.

Como podemos ver, mescladas com os desafios, há as potencialidades para um trabalho fecundo de evangelização dos jovens. É preciso considerar, sobretudo, as suas qualidades e potencialidades. A juventude é a fase de maior energia, criatividade, generosidade e potencial para o compromisso. Acreditar nisso é ter um alicerce firme sobre o qual construir um projeto de evangelização como oferta de oportunidade para o encontro pessoal com Jesus Cristo que faz a pessoa se desenvolver naquilo que tem de melhor.

Pe. Edinei Evaldo BatistaCoordenador Diocesano de Pastoral

Desafios e potencialidades para a evangelizaçãoda juventude

Page 3: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 3

Dom Moacir Silva, Bispo Diocesano*Palavra do Pastor

Dia Mundial das Missões

Este ano a Igreja no Brasil reflete o tema “Brasil missionário partilha tua fé” em sintonia com os temas do 3º Congresso Missionário Nacional, que aconteceu em Palmas (TO) de 12 a 15 de julho e

do 4º Congresso Missionário Americano que também é o 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4/Comla 9) que se realizarão em Maracaibo, Venezuela, em 2013, com o tema “América Missionária partilha a tua fé”.

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) extraordi-nariamente realiza a Campanha de 20 12 sem seguir a temática da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) devido aos referidos congressos missionários.

A temática partilha a tua fé tem por objetivo chamar a atenção da Igreja para a importância da universalidade da missão que deve ser pensada para além das fronteiras do ser cristão, sejam elas geográficas ou não, ou seja, a Igreja missionária é aquela que está onde é necessário. Por isso, a Igreja Católica no Brasil e na América Latina convida, através da Campanha Missionária deste ano, toda a comunidade cristã a repensar o seu papel enquanto anunciadora do mandato de Jesus Cristo, “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28, 19-20)”.

Fonte: Site das Pontifícias Obras Missionárias

O mês missionário, que estamos vi-vendo, nos aju-da a aprofundar

nosso compromisso de discípulos missionários, nosso compromisso com a ação missionária, uma vez que a Igreja “é por sua natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai” (AG, 2).

Nós acreditamos que todos os povos são cha-mados à salvação; por isso, a missão que se destina a todos deve se tornar uma constante fundamental na vida da Igreja. Anun-ciar o Evangelho deve ser para nós, como já dizia o apóstolo Paulo, um com-promisso impreterível e primário. Afirma o Santo

Padre que a Igreja, sem confim e sem fronteiras, se sente responsável por anunciar o Evangelho a to-dos os povos (cfr. Evangelii nuntiandi, 53). Ela, germe de esperança por vocação, deve continuar o serviço de Cristo no mundo. A sua missão e o seu serviço não se limitam às necessidades materiais ou mesmo es-pirituais que se exaurem no âmbito da existência temporal, mas na salvação transcendente que se reali-za no Reino de Deus. (cfr. Evangelii nuntiandi, 27)”. A missão da Igreja está a serviço da salvação eterna das pessoas.

Realizaremos a Coleta para as Missões, em todas as missas do final de sema-na de 21 de outubro: Dia Mundial das Missões e da Obra Pontifícia da Infância

Inscrições: de 08/10 a 10/12Aulas no período noturno das 19h às 22h30.Local: Seminário DiocesanoAv. São João, 2.650 - Jd. das Colinas - SJCampos, SPHorário: das 13 às 21h (de segunda a sexta-feira)Tel. (12) 4009.8383 ou e-mail: [email protected]: Ensino Médio completo, documentos pessoais e escolares, redação de 15 a 25 linhas (no ato da inscrição) e entrevistaVenha ser nosso aluno!- Amplas salas de aulas,com equipamentos de áudio e vídeo;- Biblioteca;- Estacionamento interno;- Corpo Docente formado por mestres e doutores em Teologia e áreas afins.

Abertas inscrições para o Curso livre de Teologia no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha

Formar discípulos e discípulas de Jesus Cristo, homens e mulheres, maduros na fé; capazes de darem teste-munho de Cristo e dos valores do Reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural. Eis o principal motivo para estudar Teologia.

O Curso Livre de Teologia do ITE-FIST oferece uma sólida formação teológica católica, estimulando os seminaristas e os leigos a conhecer mais profundamente os fundamentos da fé cristã. “Mas não apenas conhecer cientificamente os fundamentos da fé. Queremos, ainda, que nossos seminaristas e leigos sejam capazes de entabular um diálogo construtivo com as demais ciências e a sociedade; pois vivemos, no tempo presente, um vasto pluralismo cultural e religioso. Hoje, como nunca, é imperativo dar ao mundo as razões de nossa fé,” afirma Dr. Padre José Roberto Fortes Palau, reitor do Instituto.

Missionária.Desejo que celebração

do Dia Mundial das Mis-sões nos impulsione em nosso compromisso mis-sionário de ir “ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo, que tem preenchido nossas vi-das de sentido, de verdade e de amor, de alegria e de esperança” (DA, 548).

CampanhaMissionária 2012

Page 4: Jornal Expressão - Outubro 2012

4 | EXPRESSÃO | Outubro

Dom Moacir Silva anunciou no dia 18 de setembro, a cria-ção da 44ª paróquia da Diocese, durante a Reunião Geral do Clero.

Foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jar-dim Oriente, em São José dos Campos. A nova paróquia será desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Parque Industrial e também ficará sob os cuidados pastorais dos padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, que atuam na Nossa Senhora de Lourdes. A instalação da pa-róquia ainda não foi marcada.História da Comunidade

Conforme relato de Dona Aparecida dos Prazeres (Dona Cida), no ano de 1976, reuniam--se em uma casa na R. Saitama para rezarem o terço. Depois a pessoa mudou de residência e passaram a se reunir em sua casa na R. Osaka. Em 1978, os jovens chegaram e pediram para formar um grupo, foram orientados a procurar a Paró-quia para obterem informa-

Criada 44ª paróquia da Dioceseções.

Tudo começou com a vinda do Padre Roque Schmidt em sua casa. Passaram a se reunir nas casas, faziam encontros, a exemplo dos Setores Missio-nários de hoje, que na época chamavam de Cultos. A comu-nidade começava a se formar, porem, ainda sem nome. Neste mesmo ano, foram celebradas as primeiras missas na casa da Dona Cida, presidida pelo Pa-dre Roque Schmidt. Em 1979, o Padre Schmidt convidou as freiras Salesianas, lideradas pela irmã Brasiliana, para traba-lhar na comunidade e iniciar a catequese em um salão no final da R. Nagano, onde também eram celebradas as missas.

O nome Nossa Senhora de Fátima foi escolhido após vo-tação entre os membros que lideravam a comunidade na época. Segundo Dona Cida, dois eram os nomes preferidos: Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Assis. Na década de 80, foi adquirido o terreno para construção da sede da co-

munidade, em agosto de 1986, foi lançada a pedra fundamen-tal em uma missa presidida pelo Padre Farias e iniciada a construção da capela.

Em 1993 iniciou a construção da Sede Social da Comunidade, (salas, auditório, cozinha e sa-lão), concluída em 1995. Com o

crescimento da comunidade, a capela ficou pequena, fazendo--se necessária a sua ampliação. Foi adquirido o terreno que fazia fundos com a capela. No mês de julho de 2002, a antiga capela foi demolida e o terreno prepa-rado para a obra. Em setembro do corrente ano, iniciou-se a

construção da nova capela.A primeira missa realizada

na capela em construção acon-teceu no dia 24 de dezembro de 2002, presidida pelo Padre Edson.

Com informações dos site daParóquia Nossa Senhora de Lourdes | www.

paroquiadelourdes.org.br

Saúdo e cumprimento os professores e professo-ras por ocasião do Dia do Professor, e desejo que continuem a missão de ensinar espelhando--se nos ensinamentos de Jesus Cristo, o grande Mestre.Que a boa semente conti-nue sendo semeada com paciência, fé e esperança. Sejam sempre cultiva-dores do amor e dos valores que constroem a pessoa humana. Vocês contribuem imensamente para um mundo melhor.Um grande abraço e mi-nha bênção

Dom Moacir Silva, Bispo Diocesano

Nomeações e transferências no Clero Diocesano

Comunicamos as nomeações e transferências no clero diocesano, anunciadas por Dom Moacir Silva na manhã do dia 05 de setembro de 2012.

Região Pastoral 1 - Pe. Paulo Renato Fernandes Gon-çalves de Campos – Vigário Paroquial da Paróquia Santo Agostinho, em São José dos Campos, e cooperador da Paróquia N. Senhora da Santíssima Trindade, em Jacareí.

Região Pastoral 2 - Pe. Wendel Ribeiro – Pároco da Paróquia São Francisco Xavier. Posse: 14 de outubro, às 15h.

Região Pastoral 3 - Pe. Luciano Barbosa – Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio de Melo. Tomou posse em dia 22 de setembro.

Região Pastoral 5 - Pe. Edinei Evaldo Batista – Pároco da Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus. Posse: 12 de outubro, às 19h30.

Região Pastoral 7 - Pe. Fábio Ferreira Costa – Pároco da Paróquia N. Sra. dos Patrocínio, em Igaratá. Posse: 15 de outubro, às 19h30.

Divulgação

A Diocese de São José dos Campos comunica, com pesar, o falecimento do Diácono João Homero dos Santos, ocorrido na noite de quarta-feira, 26 de setem-bro de 2012. Diácono Homero era cooperador paroquial há 13 anos na Paróquia Sagrada Família (Vila Ema, São José dos Campos), desde a sua ordenação em 1999.

Nota de falecimento

Page 5: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 5

Paróquias em Festa Agende-se3ª Noite de MassasPastoral da SobriedadeA Pastoral da Sobriedade promove no dia 20 de ou-tubro a 3ª Noite de Mas-sas, em prol das atividades da pastoral. No cardápio: nhoque, espaguete e ron-delli. Convites antecipados - R$15,00, no local - R$20,00 (bebidas a parte). Participe.

Dia 20 de outubro (sábado)Horário: a partir das 19hLocal: Sede dos Vicentinos do Jd. Paulista (em frente ao Estádio Martins Pereira)Informações: (12) 3923-8424 ou 8148-5784 - Maria Célia / (12) 3907-1123 ou 9107/4723 - Rosângela.

RetiroAliança de MisericórdiaA Comunidade Aliança de Misericórdia de São José dos Campos promove o retiro para jovens, acima de 15 anos, no dia 19 a 21 de outubro, no Sítio Maria de Nazaré. Os interessados de-vem entrar em contato pelo telefone: (12) 3209-2613.

Novena e Festa da PadroeiraParóquia N. Sra. Aparecida (São José dos Campos)De 03 a 12 de outubro“Celebrando um ano de graças e bên-çãos”A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Interlagos, comemora no dia 12 de outubro de 2012 1 ano de instalação e comemora sua padroeira com a novena de 03 a 11 de outubro com missas de segunda a sexta-feira às 19h30 e aos sábados e domingos às 19h. Durante os dias 05, 06, 07, 13 e 14 de outubro aconte-cerá quermesse após a missa e no dia 14 (domingo) o almoço das 12h às 14h, in-gressos a R$10,00. Confira a programação para o dia de Nossa Senhora Aparecida:

Dia da Festa - 12 de outubro 17h: Concentração e procissão18h: Missa Solene presidida pelo pároco, Pe. Alexandro

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica na Rua Maria Helena da Silva, 135, Pq. Interlagos, em São José dos Campos.Informações: (12) 3944-2663 / [email protected] / www.paroquian-sasjc.org.br.

Novena e Festa do PadroeiroSantuário São Judas Tadeu (São José dos Campos)De 14 à 28 de outubro de 2012

Celebrando o santo intercessor das “causas impossíveis”, a Paróquia do Santuário São Judas Tadeu realizará a novena de 19 a 27 de outubro às 19h e logo em seguida a missa. Confira a programação para o dia de São Judas Tadeu.

Dia da Festa – 28 de outubro18h: Missa Solene, em seguida procissão. Após a procissão terá show com Davidson Silva (Com. Católica Shalom).

Confira também a programaçãodas festividades do padroeiro:Carreata – dia 14 de outubro saindo às 08h do Santuário.Passeio Ciclístico – dia 21 de outubro saindo às 08h do Santuário.Projeto Digno de Louvor II – shows com bandas da própria paróquia e de outras comunidades da Diocese. Às 14h na praça em frente ao Santuário.Show com Gil Monteiro (Missão Ide) - dia 27 de outubro, após a Missa.Show com Davidson Silva (Com. Católica Shalom): dia da festa, 28, após a procissão, no estacionamento.

O Santuário São Judas Tadeu fica na Rua Ceci, 37, no Jd. Paulista, em São José dos Campos.Informações: (12) 3921-1140www.santuariosaojudastadeu.org.brparoquiasaojudastadeu@diocesesjc.org.br

Novena e Festa da PadroeiraParóquia . Sra. do Patricínio (Igaratá)De 09 a 18 de novembro “Ide e fazei discípulos entre todas as na-ções” (Mt 28,19)A Paróquia N. Senhora do Patrocínio celebra sua padroeira com a novena de 09 a 17 de novembro com missas de se-gunda a sexta-feira às19h e aos sábados e domingos às 18h30. A novena e festa desde ano será voltada para os jovens e a Jornada Mundial da Juventude. Confira a programação para o dia da festa.

Dia da Festa – 18 de novembro06h: Alvorada Festiva10h: Procissão solene pelas ruas da cidade seguida de Missa12h: Almoço (Feijoada)14h: Bingo (moto, notebook, máquina de lavar roupa, TV LCD 32”, fogão 4 Bocas)15h: Leilão de Animais 19h: Missa Solene presidida pelo pároco, Pe. Fábio Ferreira Costa, com coroação de Nossa Senhor do Patrocínio.No dia 09 de novembro acontecerá o Jan-tar Dançante no Salão Paroquial e no dia 11 de novembro a tradicional cavalgada, saindo às 12h da Igreja Matriz.

A Paróquia N. Sra. do Patrocínio fica na Rua Ver. Ignácio Fernandes Fortes, s/n, no centro de Igaratá. Informações: (11) 4658-1060 / [email protected]

O Grupo de Médicos Católicos São Lucas foi criado há 6 anos com o objetivo de partilhar a Palavra de Deus e também as dúvidas e as in-quietações religiosas e profissionais de alguns médicos.

Acompanhando um paciente com problemas de compreensão e aceitação de uma doença, o médico Dr. José Portes Grigio, ordenado Diácono Permanente em agosto último, e o Padre Paulo Renato Campos tiveram a idéia de congregar alguns médicos com o intuito de partilhar o Evangelho do dia, fazer preces particulares, rezar a oração do Médico, e discutir algum tema de interesse médico, ético ou eclesial.

“O que de melhor temos é a partilha que fazemos. Trocamos informações, estudamos juntos e rezamos juntos. Temos também nossos momentos de confraternização e de descontração. Uma vez por ano fazemos um retiro, momento de grande experiência espiritual”, explicou Dr. José Portes Grigio

O grupo está aberto e pronto para acolher todo aquele que quiser participar, mesmo aqueles que não tem uma vivência muito grande dentro da Igreja Católica. Todos estão em processo de aprendizado e querem caminhar muito ainda, com a Graça de Deus. Para participar basta comparecer às reuniões que acontecem toda segunda quinta-feira do mês, das

20h às 22h, no Sanatório Maria Imaculada, que fica na Rua Major Antônio Domingues.

“Tenho um professor que diz sempre: quem não reza vira bicho. Isso nos faz lembrar que nos tem-pos atuais, com forte apelo para o secularismo e hedonismo, temos que nos fortalecer permanecendo unidos em torno da sã doutrina Ca-tólica. O conhecimento da Verdade nos liberta, cada vez mais, de toda sorte de escravidão. Quanto mais conhecemos a Verdadeira Igreja Católica de Cristo, mais a amamos. Aos Colegas, pedimos: venham rezar conosco. Aos demais fiéis queremos pedir que peçam aos seus médicos

para que venham rezar conosco”, finalizou Dr. Portes.

Missa - Para comemorar o dia do médico será realizada uma missa dia 18 de outubro, às 19h30, na Paróquia Sa-grada Família, em São José dos Campos. Convide seu médico e participe rezando com e por ele!

Dia do médicoGrupo de Médicos Católicos “São Lucas”

Page 6: Jornal Expressão - Outubro 2012

6 | EXPRESSÃO | Outubro

ServiçoMóveisDoe seu móvel usadoA Cáritas Diocesana aceita doações de móveis usados – sofás, poltronas, cadeiras, camas – eletrodomésticos em bom estado. Ligue e agende a retirada da sua doação na Cáritas Diocesana, tel.: 3911-3225.Loja da CáritasNo Espaço Social da Cáritas pode-se adquirir móveis e estofados reformados pelos alunos do Curso de Tapeçaria, utensílios domésticos e camisetas da Cáritas. Os recursos são destinados aos Projetos Sociais na Diocese. Endereço: Rua Shigemasa Ota, 645 - Conjunto Residencial Sol Nascente - São José dos Campos.ServiçoEmpregadas domésticas, cuidadores de idosos e babás

Quem está à procura de uma empregada doméstica, cuidador de idoso ou babá pode consultar o cadastro do Serviço Social da Catedral São Dimas. A consulta deve ser feita pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com Célia. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01, São Dimas, em São José dos Campos.Empregadasdomésticas e babásQuem está à procura de uma empregada doméstica ou babá pode consultar os cadastros do Serviço Social da Paróquia Sagrada Família (Vila Ema). A consulta deve ser feita pessoal-mente, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Rua Padre Rodolfo, 28, Vila Ema, em São José dos Campos.

Vida Nova - Filhos no céuPara os pais que querem andar no caminho da fé e espe-rança, em perfeita comunhão e alegria, com os filhos que os precederam na eternidade. O Grupo se reúne no terceiro domingo de cada mês, às 15h, iniciando-se com a Santa Missa, seguida da reunião de reflexão, na Capela do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos. Mais informações e reflexões no blog www.filhosnoceu.org.br.Missa de São PeregrinoProteção para pessoas em tratamento contra o câncer e cura-das da doença. A Ordem dos Servos de Maria e a Fraternidade São Peregrino convidam todas as pessoas afetadas pela doen-ça a pedir a proteção de São Peregrino. A missa é celebrada, todo dia 4 de cada mês, na Paróquia Sagrada Família, Rua Padre Rodolfo, 28 – Vila Ema, São José dos Campos

Fazenda da EsperançaSe você quer se livrar da dependência de drogas ou de álcool, ou encaminhar um parente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma alternativa. Em São José dos Campos, você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminhamentos com Bita pelo telefone (12) 9102-4137. Ele atende, de terça a sexta, das 13h30 às 17h, na Catedral de São Dimas. Os interessados podem participar também das reuniões mensais, no terceiro Domingo do mês, às 14h, do grupo Esperança Viva, (GEV), na Catedral São Dimas.Divulgue aqui o trabalho de sua Obra Social, Paróquia, Grupo ou Movimento. Ligue para o Jornal Expressão 12 3928-3929 ou envie um e-mail: [email protected]

Entre os dias 5 e 29 de julho um grupo de jovens da Juventude Missionária de diversas cidades como São José dos Campos, São Paulo e Jundiaí realizaram missões de evan-gelização na cidade de Barcelos – Amazonas.

A cidade é localizada às margens do Rio Negro, a 656km (via fluvial) de Manaus. Uma terra de missão, onde o trabalho pastoral é realizado por meio da presença de dois padres que atendem tanto à cidade quanto às comunidades ribeirinhas que vivem ao longo do Rio Negro e seus afluentes.

O trabalho missionário se iniciou no dia 8 de julho, com a presença de 17 missionários na missa de envio celebrada pelo Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, Dom Edson Damian. A proposta do trabalho missionário durante esses dias na cidade foi ter uma “Semana de evangelização”, onde os jovens missionários se uniram aos jovens de Barcelos para visitar todas as casas da cidade. Esse trabalho foi uma troca de experiência muito profunda e alegre, onde jovens missionários conviveram e viveram a fé e o amor a Cristo, independente da cultura e dos costumes que cada um tem. Sobretudo, foi uma experiência de jovens partilhando a fé e o “ser jovem cristão” com outros jovens.

Nesta semana de evangelização houve diversas atividades, como visitas às casas,

apresentação de teatros, entrega de Cape-linhas Peregrinas da Virgem de Guadalupe, jogo de futebol com os moradores da cidade e encontros com os alunos dos três colégios de Barcelos.

“Minha expectativa era aprender muito com os jovens que vieram, pois sabia que já tinham feito missões outras vezes” - des-creve Felipe Pessoa, 15 anos, da cidade de Barcelos. “Não sabia muito como ia ser essa troca de experiências, mas Deus sempre nos surpreende! No começo estava meio tímido, mas ao fazer missões junto com os jovens que vieram, pude ver como faziam missões e conhecê-los mais e assim criar uma amizade muito especial, pois Jesus que nos uniu aqui em Barcelos” – completou.

No sábado, 14, chegaram ao local mais 14 missionários para auxiliar o trabalho missionário da paróquia, que desta vez será realizado nas comunidades ribeirinhas. Algumas horas (ou até dias!) de barco fo-ram enfrentados até alcançar as primeiras comunidades. O trabalho consistiu em encontros de catequese com adultos e crianças, celebração dos sacramentos e de-dicação do maior tempo para a convivência com a comunidade, para que a fé o amor a Cristo seja reavivado com a própria troca de experiências de vida.

“Outra etapa era visitar as comunidades do interior onde tudo que eu tinha que fazer era agir como um Cristão, dando um testemunho de vida, ensinando a viver o amor entre as pessoas, a alegria de servir e a importância da oração em casa, pois as pessoas não tem padres disponíveis, e nesses lugares foi onde fiz a maior experiência de Deus em toda minha vida.” – Descreve o jo-vem Leonel dos Santos sobre sua experiência nas comunidades.

A presença de Dom Edson Damian durou até a 4ª feira, dia 11 de julho. Despedindo--se com um forte abraço a todos os jovens, deixou uma mensagem que os animou na caminhada e que aproveitamos para compartilhar com os jovens de todo o Brasil, lembrando que estamos chamados, em vista da próxima JMJ, a “Ir por todo mundo e fazer discípulos entre todas as nações”.

Ao todo foram 21 jovens de nossa Dioce-se que realizaram essa missão. A juventude Missionária é um apostolado do Movimento Regnum Christi, que desenvolve um trabalho pastoral com famílias e jovens em nossa diocese desde 2009. A Igreja de hoje precisa da força evangelizadora do jovem, para que o amor de Cristo chegue cada vez mais ao coração do mundo. Vamos Juventude! Cristo conta com vossa força!

Jovens em missão!Divulgação

Page 7: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 7

Pela terceira vez, a Paróquia Catedral de São Dimas promoveu o

“Ser solteiro também é vocação”Paróquia realiza formação para pessoas solteiras

Encontro de Solteiros, visando propiciar for-mação religiosa e psico-

lógica às pessoas que estão vivendo essa fase da vida. Os encontros

acontecem uma vez por mês, sábado à noite.

O ENCONTRO - Uma dinâmica ajuda os par-ticipantes a se conhece-rem e esclarece os ob-jetivos do encontro. Em seguida, participam da palestra. Neste terceiro encontro, a palestra foi sobre ‘O pecado’, minis-trada pelo coordenador do Curso da Palavra, Carlos Souza. Após a leitura da parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32), ele solicitou que os participantes comentas-sem as ações das perso-nagens. Carlos concluiu dizendo que “Deus não nos abandona apesar de nossos pecados. Ele fica distante, mas sempre

pronto para nos receber de volta”.

A psicóloga clínica, Sueli Gonçalves, falou sobre o perfil psicoló-gico de cada etapa do desenvolvimento huma-no e a importância da autoestima no decorrer de toda a vida, destacan-do sua importância para se viver bem enquan-to aguarda encontrar a pessoa com quem se vai compartilhar a vida ou para continuar viven-do solteiro ou solteira, se esta for a vocação escolhida. Ela também respondeu às pergun-tas feitas pelos partici-pantes sobre o assunto apresentado.

Um dos participantes

disse que o encontro teve “o objetivo de fazer cada pessoa entender o significado de sua vida, conhecer a sua verda-deira vocação, fazer suas próprias escolhas e de aproximar as pessoas que estejam vivendo o mesmo momento na vida”.

Para fortalecer os la-ços de amizade entre as pessoas que partici-pam dos encontros, a próxima atividade será a Caminhada de Soltei-ros, no Parque Vicen-tina Aranha, no dia 27 de outubro, às 8h30. Mais informações, na Catedral, pelo telefone: 3302-0543.

Divulgação

Iniciando com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Moacir Silva, o Encontro de Cerimoniários foi marcado por muita animação e espiritualidade. Reunin-do mais de mil servidores do altar, o encontro aconteceu no Santuário São Judas Tadeu, em São José dos Campos. “Somos gratos a vocês pela disponibilidade e comprometimento. Ser um servidor do Santo Altar é um exemplo para todos em nossas comunidades”, assim Dom Moacir Silva dirigiu às crianças, adolescentes e jovens ao final da Celebração da Missa. Confira as fotos do encontro na galeria de imagens no site da Diocese: www.diocesesjc.org.br.

Encontro Diocesano de Cerimoniários 2012

Pedro Luvizotto

Page 8: Jornal Expressão - Outubro 2012

8 | EXPRESSÃO | Outubro

O ano da fé

“A PORTA DA FÉ, que introduz na vida de comu-nhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós.” Com estas palavras o Santo Padre o Papa Bento XVI inicia a Carta Apostóli-ca “PORTA FIDEI” (A PORTA DA FÉ), com a qual se pro-clama o ANO DA FÉ.

O ANO DA FÉ terá iní-cio no próximo dia 11 de outubro, quinta-feira, no cinquentenário da aber-tura do Concílio Vaticano II, e terminará na Soleni-dade de Cristo Rei no dia 24 de novembro de 2013. Na referida data de 11 de outubro, completar-se-ão

também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo Beato Papa João Paulo II, com o objetivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé. Esta obra, verdadeiro fruto do Con-cílio Vaticano II, foi dese-jada pelo Sínodo Extra-ordinário dos Bispos de 1985 como instrumento ao serviço da catequese, e foi preparado por todo o episcopado da Igreja Católica. O ANO DA FÉ “é um convite para uma au-têntica e renovada con-versão ao Senhor, único Salvador do mundo e pre-

sente na Santa Eucaristia”. Temos a necessidade de redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência sempre maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo. Não podemos aceitar que o sal se tor-ne insípido e a luz fique escondida. Também o homem contemporâneo pode sentir de novo a ne-cessidade de ir ao poço, como a samaritana, para ouvir Jesus que convida a crer n’Ele e a beber na sua fonte, donde jorra água viva. Devemos re-adquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra

de Deus, transmitida fiel-mente pela Igreja, e do

Pão da vida, oferecidos como sustento de todos

aqueles que são seus discípulos.

O que diz a Carta Apostólica Porta FideiA renovação da Igre-

ja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos que creem: de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou. O próprio Concílio Vati-cano II, na Constituição dogmática Lumen Gen-tium, afirma: “Enquanto Cristo, ‘santo, inocente, imaculado’ não conheceu o pecado, mas veio ape-nas expiar os pecados do povo, a Igreja, contendo pecadores no seu próprio seio, simultaneamente santa e sempre neces-sitada de purificação, exercita continuamente a penitência e a renovação. A Igreja ‘prossegue a sua

peregrinação no meio das perseguições do mundo e as consolações de Deus’, anunciando a cruz e a morte do Senhor até que Ele venha. Mas é robustecida pela força do Senhor ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade, as suas aflições e difi-culdades tanto internas como externas, e a reve-lar, velada mas fielmente, o seu mistério, até que por fim se manifeste em plena luz”.

No mistério da morte e ressurreição de Jesus, Deus revelou plenamen-te o Amor que salva e chama a todos à conver-são de vida por meio da remissão dos pecados. Para o Apóstolo Paulo, este amor introduz o ho-

mem e a mulher numa vida nova: “Pelo Batismo fomos sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi res-suscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós cami-nhemos numa vida nova”. Em virtude da fé, esta vida nova modela toda a existência humana se-gundo a novidade radical da ressurreição. A “fé, que atua pelo amor”, torna--se um novo critério de entendimento e de ação, que muda toda a vida do ser humano.

“O amor de Cristo nos impele”: é o amor de Cris-to que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar. Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mun-

do para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra. Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo. Por isso, também hoje é necessá-rio um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reen-contrar o entusiasmo de comunicar a fé.

Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromis-so missionário dos que creem, que jamais pode faltar. Com efeito, a fé cresce quando é vivida

como experiência de um amor recebido e é comu-nicada como experiência de graça e de alegria. A fé torna-nos fecundos, por-que alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de fato, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Pa-lavra a fim de se tornarem seus discípulos.

Os que creem – atesta Santo Agostinho – “forti-ficam-se acreditando”. O Santo Bispo de Hipona tinha boas razões para fa-lar assim. Como sabemos, a sua vida foi uma busca contínua da beleza da fé, enquanto o seu coração não encontrou descanso em Deus. Os seus nume-

rosos escritos, em que se explica a importância de crer e a verdade da fé, permaneceram até os nossos dias como um patrimônio de riqueza incomparável, e consen-tem ainda que tantas pessoas à procura de Deus encontrem o justo percurso para chegar à “porta da fé”.

Por conseguinte, só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza so-bre a própria vida senão abandonar-se progressi-vamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus.

Diácono Marcos Reis de FariaCatedral de São Dimas

L’Osservatore Romano

Page 9: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 9

Como viver o Ano da FéÉ desejo do Santo Pa-

dre que este Ano da Fé suscite, em cada um que crê, o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança. éuma ocasião propícia também para intensifi-car a celebração da fé na liturgia, particularmente na Eucaristia, que é “a meta para a qual se enca-minha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força”. Espera--se, também, que o teste-munho de vida daqueles que creem cresça na sua credibilidade. Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, cele-brada, vivida e rezada e refletir sobre o próprio ato com que se crê é um compromisso que cada um deve assumir, sobre-tudo neste Ano.

A profissão da fé, “O Credo”, é um ato simul-taneamente pessoal e comunitário. Eu creio”: é a fé da Igreja, professada

pessoalmente por cada um que crê, principal-mente por ocasião do Batismo. “Nós cremos”: é a fé da Igreja, confessada

pelos bispos reunidos em Concílio ou, de modo mais geral, pela assembleia litúrgica dos que creem.

É decisivo repassar, du-

rante este Ano, a história da nossa fé.

O Ano da Fé é uma ocasião propícia tam-bém para intensificar o

testemunho da caridade. Recorda São Paulo: “Ago-ra permanecem estas três coisas: a fé, a espe-rança e a caridade; mas

a maior de todas é a ca-ridade”. Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e precisarem de alimento quotidiano, e um de vós lhes disser: “Ide em paz, tratai de vos aquecer e de matar a fome”, mas não lhes dais o que é necessário ao corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se ela não tiver obras, está com-pletamente morta. Mais ainda! Poderá alguém alegar sensatamente: “Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé”.

A fé sem a caridade não dá fruto, e a caridade sem a fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamen-te, de tal modo que uma consente à outra realizar o seu caminho.Textos do Diácono Marcos Reis de Faria,

cooperador da Catedral de São Dimas, para o Folheto Litúrgico Nova Aliança

O logo oficial

Em junho, Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, apresentou, numa coleti-va de imprensa realizada no Vaticano, o site (www.annusfidei.va), o hino e o logo oficiais do Ano da Fé. Segundo Dom Rino, um dos objetivos da ini-

ciativa será propiciar ocasiões para os cristãos voltarem a descobrir o caminho da fé e reco-brarem o entusiasmo do encontro com Cristo.

Num campo quadra-do e com borda, encon-tra-se simbolicamen-te representada a nau, imagem da Igreja, que

navega sobre as águas sutilmente esboçadas na grafia, cujo mastro prin-cipal é uma cruz, que iça as velas que, com sinais dinâmicos, realizam o trigrama de Cristo; além disso, no fundo das ve-las, o sol, que associado ao trigrama, remete à Eucaristia.

A Nau = Igreja O Mastro principal = a Cruz O Trigrama = IHS O Sol = a Eucaristia

“Concílio Vaticano II: Passado, Presente E Fu-turo” foi o tema na V Semana Teológica, re-alizada pelo Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha, de 10 a 14 de setembro, no ano em que comemora-se os 50 anos do Concílio Vaticano II.

Testemunha do Con-cílio, do qual participou ativamente, Dom José Maria Pires, Arcebispo emérito de João Pessoa, proferiu a palestra de abertura da Semana. Aos 92 anos, Dom José Maria Pires, apresentou detalhes das sessões do Concílio e histórias dos bastidores e focou no contexto histórico-social e teológico de onde bro-tou o Concílio Vaticano II. Encantou a todos com a clareza e a riqueza de de-

talhes com que relatou o tema. Sua explanação faz parte da primeira edição da Revista TheAr, publicação científica do ITEFIST, que será lançada em breve.

A Semana Teológica foi enriquecida com as palestras de mestres e doutores. Todos os dias foram gravados em áu-dio e vídeo para integrar o acervo da Biblioteca do ITEFIST e para aquisição. Confira as palestras dis-poníveis em DVD:

Assessor: Fernando Altemeyer Junior, PUC--SP, tema: “Uma Igreja em diálogo com o mundo. A

importância da Cons-tituição Pastoral Gau-dium et Spes.”

Assessor: Dom Be-nedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena, tema: “A transição necessária.

A Igreja como “Povo de Deus”, na Constituição Dogmática Lumen Gen-tium.

Assessor: Prof. Gabriel dos Santos Frade. ITE-FIST/UNISAL, tema: “O múnus de santificar. A liturgia na Constituição Sacrossanctum Conci-lium.”

Assessor: Carlos Sig-noreli, Conselho Nacio-nal do Laicato, tema: “A vocação do leigo na Igreja. A

atualidade do Decreto Apostolicam Actuosi-tatem.”

Os interessados em adquirir os DVDs podem entrar em contato com a Secretaria do Instituto e fazer a encomenda, pelo telefone: 4009-8383, com Rosângela ou Vilma. O custo é de R$ 10,00 cada.

ITEFIST realizaV Semana Teológica

Divulgação

Page 10: Jornal Expressão - Outubro 2012

10 | EXPRESSÃO | Outubro

Com o tema “Comuni-cação a serviço da Evan-gelização” aconteceu na UNIVAP, no Jd. Aquárius, durante os dias 15 e 16 de setembro, o Fala PAS-COM, promovido pela Pastoral da Comunicação de nossa Diocese. Com mais de 130 participantes o evento contou tam-bém com a presença de agentes da PASCOM da Diocese de Caraguatatu-ba e Bauru.

Iniciando na noite de sábado, 15, Padre João-zinho, SCJ, ministrou a palestra “Navegar é pre-ciso”, onde ressaltou os desafios e a responsabili-

Atendendo ao cha-mado de Dom Milton Kenan Junior, Bispo Referencial do Laica-to do Regional Sul 1 , José Carlos Rodri-gues representando o Conselho Laico e Diác. Jovino Rezende Neto representando a Escola de Política e Cidadania da Diocese de São José dos Cam-pos estiveram pre -sente neste encontro levando a experiên-cia de São José dos Campos e também trazendo as propostas apresentadas.

O objetivo do en-contro é ampliar a formação dos leigos e leigas no Regional Sul 1 capacitando-os a luz do Magistério da Igreja, para parti-cipar como cidadãos na construção de uma

sociedade justa e so-lidária.

Para isso, cada igre-ja particular dentro de sua realidade deverá articular a Pastoral So-cial, a Comissão Sócio Política, membros dos Conselhos Diocesanos e ex-alunos da EPC e CEFEP .

Com a responsabi-lidade da Comissão Episcopal para o Lai-cato do Regional Sul 1 da CNBB e Comissão de Fé e Política do Re-gional Sul 1 do CNLB de construir uma Rede Regional para que as experiências aconte-çam a nível Regional Sul1.

O encontro acon-teceu nos dias 15 e 16 setembro na CAS (Casa de Encontros e Retiros Salvatorianos em São Paulo).

Fala PASCOM 2012

dade do Cristão Católico nas mídias sociais.

Para abrir os traba-lhos do domingo, Dom

Moacir Silva presidiu a Celebração Eucarística, onde Pe. Ademir Nunes concelebrou.

O Fala PASCOM deste ano teve por finalidade, a capacitação dos agen-tes de diversas pastorais,

A Pastoral Litúrgica da Diocese de São José dos Campos promoverá dia 20 de outubro, sábado, das 7h30 às 11h30, na Paróquia São João Batista, em Jacareí, uma formação litúrgica, abordando os se-guintes temas: “Equipes de Celebração” e “Música Li-túrgica”. Estão convidados a participar desta forma-ção, (músicos, instrumen-tistas, salmistas, equipes de batismo e matrimônio, leitores, animadores, MEC, cerimoniários, agentes da pastoral da acolhida), en-fim, todas as pessoas que de alguma maneira estão ligadas a liturgia das paró-quias das Regiões Pastorais seis e sete, a saber: Nossa Senhora de Guadalupe, São José Operário, Santa Cecília, Nossa Senhora da Santíssima Trindade, Santa Branca, Nossa Senhora do

Paraíso, São Silvestre, São João Batista, Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Patrocínio, São Francis-co de Assis, Maria Auxilia-dora dos Cristãos.

O tema das Equipes de Celebração, procura atin-gir as comunidades que ainda não tem uma Pasto-ral Litúrgica estruturada, dando os princípios gerais propostos pelo Guia Litúr-gico-Pastoral da CNBB.

O tema da Música Litúr-gica, procura estabelecer os princípios gerais da música litúrgica, procuran-do distingui-la da música religiosa.

O objetivo desta for-mação e ajudar os fiéis a participar de maneira ativa, consciente e plena das celebrações litúrgicas, como nos propõe o Concí-lio Vaticano II.

Pastoral Litúrgica Diocesana

nas áreas de fotografia, produção de vídeos, pro-dução de eventos, web rádio, redação e jornal

e além de instruções de como bem utilizar o Face-book e também a Jorna-da Mundial da Juventude.

Formações Litúrgicas na DioceseEquipes de Celebração e Música Litúrgica I Encontro Regional

de Leigos e Leigas com Responsabilidade Políticas

Ana Lúcia Zombardi Wellington Castellare

Divulgação

Page 11: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 11

Neste artigo, padre Rinaldo Roberto de Rezende comenta sobre a jovem catarinense que decidiu seinscrever em um concurso na internet para participar de um documentário e leiloar sua virgindade. Uma atitude que nos ajuda a refletir sobre dignidade da mulher, sexualidade e respeito ao corpo em sua totalidade.

Leiloar a virgindade...

A natureza é sábia , tudo nela tem uma finalidade. Quando a contrariamos, ela

nos dá respostas nem sempre agradáveis.

O que um oftalmologista falaria de nossos olhos? Por eles nós podemos ver, existe todo um aparato no globo ocular e no cérebro que nos leva a vislumbrar o que existe. Mas os olhos vão além do ver, expres-sam emoções, sentimentos, paixões...

O que um ortopedista falaria do aparelho que nós somos? Pés que têm estrutura para su-portar um corpo, que dão equi-líbrio ao ser humano pelo seu

formato e estrutura. Também são aqueles que nos conduzem pelo caminho da vida, caminho de compromisso, caminho de edificação, mas que pode se tornar caminho de irresponsa-bilidade e de desestruturação do humano...

Da mesma forma, um cardio-logista poderia falar do músculo essencial do nosso organismo, o coração. Mais do que bom-bear o sangue, ele é sede de emoções, sente e ressente as dores e alegrias, angústias e esperanças.

Enfim, tudo em nós tem um sentido, uma finalidade precisa, que vai além do que podemos perceber. Somos marcados pela

Eternidade, não é à toa que so-mos “imagens do Criador”.

Pois bem, para que servem a nossa sexualidade e a nossa afe-tividade? Como pessoas, somos razão e afeto, somos hormônios e neurônios, somos identidade (ser único e irrepetível) e alteri-dade (abertura para os outros). Ou nossa sexualidade e nossa afetividade nos humanizam de verdade ou nos degradam no mais íntimo do que somos. São meios de comunhão e de preservação da espécie, e não simplesmente instrumentos de prazer ou objetos de consumo.

Quando a humanidade toma esse caminho subjetivo, relati-vista, utilitarista e consumista,

transformamos o que temos de mais forte nos nossos impulsos e pulsões em puro instinto e diversão. Seria esse o caminho?

Uma sexualidade integrada e uma afetividade bem traba-lhada constroem um mundo melhor. A finalidade da sexua-lidade humana é unir homem e mulher; é preservar o que somos de melhor, deixando os filhos, encarnação do amor, como continuadores da his-tória. Se brincarmos com essa realidade, se leiloarmos o que temos de mais precioso e nos identifica, que resposta teremos da natureza?

Mas a pessoa que está se leiloando (pois não somos

departamentos estanques, somos por inteiro) pensa em transformar a arrecadação em caridade para os pobres. Ora, os fins não justificam os meios. Vale a pena continuar levando a sério essa máxima, pois, do contrário, justificaríamos inú-meras atrocidades ocorridas na história.

Com este artigo quero ape-nas fazer pensar! Continue a reflexão! Pense em escutar o que seu corpo diz, pois também nele você é imagem e seme-lhança Daquele que, desde toda a eternidade, pensou em você!

P e. Rinaldo Roberto de RezendeMestre em Teologia com especialização

em Matrimônio e Família

Dentro do contexto missio-nário que estamos vivendo no mês de outubro, apresentamos um novo projeto presente em nossa Diocese: o Ministério Mais que Vencedores, que tem uma ação evangelizadora e social junto aos dependentes químicos e seus familiares. O projeto está sendo desenvolvi-do dentro da Paróquia Espírito Santo, unindo os trabalhos da Pastoral da Sobriedade e gru-pos de Irmandades Anônimas (AA, NA, Naranon, Amor Exi-gente etc).

O grupo surgiu de um “cha-mado interior” do responsável do projeto, Marcelo Bosco. Ao observar o sofrimento que a dependência do álcool e das drogas traz para a vida das pessoas, sentia que precisava montar algo diferenciado, que aliasse tanto a técnica (trata-mento psicológico e terapias) com a espiritualidade. Ao longo de um ano foi amadurecendo o projeto e esperando que uma porta se abrisse. Juntamente com o Padre Luis Fernando So-ares, pároco da Paróquia Espí-

MINISTÉRIO MAIS QUE VENCEDORES

Ir ao coração dos que sofrem com a dependênciaEm Cristo, é possível ser mais que vencedores e superar os problemas que a dependência química e alcoólica traz para o indivíduo e para a sociedade.

rito Santo, idealizador da Casa Logos (Casa de recuperação da Diocese), iniciou as atividades do ministério na última sexta--feira de agosto.

O trabalho do ministério –é realizado um atendimento indi-vidual, no qual em um clima de acolhida e caridade, conversa-se sobre a caminhada espiritual e faz-se avaliação social e familiar para o encaminhamento a algum grupo de atendimento (Pastoral da Sobriedade ou Irmandades anônimas). O objetivo do mi-nistério é oferecer uma ajuda

integral às pessoas que procu-ram ajuda, com atendimento com psicólogos, terapeutas e outros profissionais que atuam nesta área.

Está sendo formado tam-bém um grupo de apoio, com um horário acessível às diver-sas realidades, sobretudo aos jovens. É uma novidade e uma grande oportunidade para proporcionar um momento de oração, pregação, louvor e partilha às pessoas que estão passando pelas dificuldades causadas pela dependência

química ou alcoólica. Também haverá um aprofundamento de temas diversos no âmbito social (relacionamentos), vida espiritu-al, psicológico, profissional, de modo que a pessoa que buscar ajuda encontre dentro da Igreja, um apoio em todos os campos de sua vida pessoal.

Marcelo, ao relacionar esse trabalho à ação evangelizadora da Igreja, afirma: “As pessoas e famílias que enfrentam os pro-blemas da dependência tem se tornado uma realidade presen-te na vida da Igreja; precisamos

ajudá-los; É uma ‘terra de mis-são’ a ser explorada” – “Quere-mos fazer que a mensagem do Evangelho chegue às famílias e aos dependentes. Os corações sofridos e machucados pela dependência encontram no Coração de Cristo a esperança e a força; E as famílias recebem o apoio e o conforto ao serem acolhidas de braços abertos pela Mãe Igreja.”

Ministério mais que vencedoresHorários e local de atendimento:

O atendimento do Minis-tério Mais que Vencedores acontece nas quartas-feiras, das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 19h às 21h. O grupo de apoio, nas sextas-feiras, das 22h às 24h. Se você passar por esse tipo de dificulda-des, participe ou indique para alguém que necessita de apoio. Local: Paróquia Es-pírito Santo, Av. Cassiopéia, 461, Jardim Satélite, em São José dos Campos.

Divulgação

Page 12: Jornal Expressão - Outubro 2012

12 | EXPRESSÃO | Outubro

Aconteceu no úl-timo Domingo de Setembro, dia 30, realizado pelo

Conselho Metropolitano de São José dos Campos, o 25º AVIV – Avivamento Vicentino. O evento foi na Canção Nova, em Cacho-eira Paulista – SP e contou com a presença de vicen-tinos de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte, que compõem este Conselho Metropolitano, como tam-bém convidados de todo o Brasil e frequentadores da Comunidade Canção Nova. Com o Tema: “Vamos aos Pobres”, foi nos trazido com muita propriedade a palavra e a espiritualidade que devem reger a vida e a obra de todo o membro da Sociedade de São Vicente de Paulo. Foi um dia inesquecí-vel para todos os que tive-ram a grata oportunidade de lá comparecerem e com certeza, estes, no retorno para suas casas, Conselhos e Conferências, muito te-rão para partilhar com os que, por algum motivo, não puderam empreender a viagem nesta data. Vamos aos Pobres!

O tema principal do evento: “Vamos aos Po-bres” foi partilhado pelo Confrade Carlos Henrique Davis, (Vice-Presidente do Conselho Nacional do Bra-sil), que logo no início de sua pregação mostrou uma grande realidade e respon-sabilidade:

“Temos como tema do nosso encontro: “Vamos aos pobres” e este é o cha-mado de todo os vicenti-nos, que aqui no Brasil já são 250 mil. O nosso traba-lho precisa ser de equipe, de amizade. Somos pes-

soas diferentes, mas essas diferenças não podem ser barreira, precisamos estar unidos na intenção de amar e de servir aos pobres.”

Falou sobre a ousadia de Ozanam ao fundar a Sociedade de São Vicente de Paulo e convocou todos vicentinos de hoje a sair do comodismo e buscar uma caridade efetiva junto aos assistidos. “Amados irmãos, não podemos per-der a alegria de servir aos pobres”, foi o clamor ouvido da boca do confrade Kaike, enquanto reavivava em nossos corações o carisma e a espiritualidade de São Vicente de Paulo e Frederi-co Ozanam e o amor pelos ‘”nossos Pobres” e pelos trabalhos da SSVP.

Destacou que os vicenti-no não podem acostumar--se com as situações de injustiça social no Brasil e

no mundo e que é preciso entristecer-se diante das pessoas em situação de rua e continuar cada vez mais a luta em busca de ajudar aos pobres. “Os vicentinos de-vem abraçar cada vez mais o serviço que lhe é desti-nado. Não desanimemos diante das famílias mais problemáticas, só conse-guiremos ajudá-las a partir do momento, em que nos aproximemos de tais situ-ações.” Finalizando, deixou bem claro que a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo e de cada um não é simplesmente o assisten-cialismo sem sentido ou sem um resultado efetivo, mas é uma missão muito maior: “Precisamos pro-mover os pobres, pois os vicentinos, não são apenas “entregadores de sacolas”, mas devemos nos compro-meter com os necessitados.

Para isso é importante que cada um de nós busque agir conforme Ozanam: sermos ousados.” Conselho Particular Vila Tesouro Conquista Tro-féu no FEMUVI 2012

Todo ano, no Sábado que antecede ao AVIV, o Conselho Metropolitano de São José dos Campos promove o FEMUVI – Fes-tival de Música Vicentina - também na Canção Nova. Este ano, o FEMUVI teve um sabor especial para o Con-selho Central Leste de São José dos Campos e mais ainda para o Conselho Par-ticular Vila Tesouro. Em sua primeira participação neste festival, o Ministério de Mú-sica Éfeta conseguiu uma grande façanha: o Troféu 2º Lugar na classificação geral e o direito de se apresentar, no palco, no Domingo, para todos os participantes do

AVIV. Ali, após uma linda interpretação, receberam o Troféu FEMUVI de 2º lugar 2012. Santa Missa: Momento Solene de Enceramento do 25º AVIV 2012

Padre Fernando Sam-paio, da Diocese de Lorena/S, presidiu a Santa Missa. Na sua Homili a des-tacou a alegria de celebrar o 25° Avivamento Vicenti-no, e o fato dos vicentinos ter dois exemplos a ser seguidos para encontrar o Cristo: o beato Frederico Ozanam e São Vicente de Paulo. Estes homens pro-curaram ser reflexos de Jesus para o próximo, e os vicentinos, olhando para seus patronos, devem dar ao mundo um testemunho fiel de seguimento a Jesus, através de suas atividades caritativas, esforçando-se para resgatar a dignidade

dos filhos de Deus, muitas vezes perdidas pelo pecado e pela pobreza.

Padre Fernando disse com muita propriedade: “Procuremos, portanto, res-gatar entre nós os laços que foram rompidos pelo pe-cado, quer seja da divisão, da inveja, da competição, para com a Igreja, com os irmãos, irmos até o pobre, e resgatarmos sua dignidade, e desta forma realizarmos a vontade de Deus.”

Ouçamos ao Senhor que nos fala por meio de sua Palavra, e vamos ao pobre, não somente com o pão corporal, mas sim com o Pão da Vida, que é o próprio Cristo, e assim, construire-mos um mundo novo, por meio da comunhão com Deus e com os irmãos. Palavra Final da Consó-cia Norma Lima

Ao término da Santa Missa, a consócia Norma Lima, Presidente do Con-selho Metropolitano de São José dos Campos dirigiu a todos os que colaboraram para a realização do even-to e também a todos os participantes sua palavra de agradecimento. Per-guntada se, por se tratar do 25º AVIV, haveria algum momento especial, sua resposta foi simples: “Todos os AVIV’s e tudo o que acon-tece nos AVIV’s são momen-tos especiais. Portanto, não precisamos de mais nada!” E nesta simplicidade e sa-bedoria, despediu-se do último AVIV na qual esteve à frente, pois já no início de 2013, estará deixando o cargo de Presidente deste Conselho Metropolitano.

Colaboração: Carlos Ribeiro – Boletim Informativo do Conselho Particular São

Sebastião – Vila Industrial. Conselho Central Leste

25º AVIVcancaonova.com

Page 13: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 13

Aconteceu

No dia 23 de setembro, 750 catequistas das 43 paróquias de nossa diocese se reuniram para o Encontro de Catequis-tas 2012, que aconteceu na Comunidade Magnificat, em São José dos Campos. Tendo como tema central o Ano da Fé, Padre Célio Alves Bernardes, assessor diocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética conduziu a palestra para os educadores da fé. O encontro foi marcado por muita animação, louvor e oração.

Encontrão deCatequistas

Pastoral da Criança

Pedro Luvizotto

Claudilene Oliveira

Divulgação

A Pastoral da Saúde comemorou também 25 anos de atuação e dedicação em nossa Diocese e para comemorar essa importante data aconteceu no dia 30 de setembro a Missa em ação de graças e o show “Deus Cura”, com Frei Rinaldo Stecanella, OSM.

25 anos das Pastorais da Saúde e da Criança

Setembro é mês de festa para os líderes da Pastoral da Criança e para celebrar seu Jubileu de Prata, aconteceu no dia 29 de setembro, na Catedral São Dimas o encontro dos líderes com a Ir. Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança e a Missa em ação de graças com o bispo diocesano, Dom Moacir Silva.

Page 14: Jornal Expressão - Outubro 2012

14 | EXPRESSÃO | OutubroAdelita Rozetti

Page 15: Jornal Expressão - Outubro 2012

Outubro | EXPRESSÃO | 15

Catecismo Jovem da Igreja Católica

Preparando os corações de seus paroquianos e de muitos outros fiéis de outras paróquias, a Catedral São Dimas realizou o evento “Catedral rumo ao Rio”, em vista da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho de 2013, no Rio de Janeiro. A JMJ é o maior evento católico

para os jovens, que têm a oportunidade de se encontrar com o Papa.Como não poderia deixar de ser, a “Igreja-Mãe” da Diocese de São José

dos Campos abriu suas portas para dezenas de pessoas de todos os cantos da Diocese, na noite de 3 de setembro. Mais de 2 mil pessoas participaram do “Catedral Rumo ao Rio”, que trouxe Padre Zezinho para presidir a Santa Missa e o cantor mexicano Martin Valverde e a cantora Ziza Fernandes.

Foram momentos de comunhão, oração, paz e alegria.Crianças, jovens, adultos e idosos tomaram todos os bancos e corredores

da Igreja para rezar com Padre Zezinho e ouvir os cantores católicos. Foram mais de 3 horas de muita emoção, estampada em cada sorriso e nas lágrimas de alegria. Padre Rinaldo Roberto de Rezende, cura da Catedral, concelebrou com padre Zezinho e participou de todo show. Antes do encerramento do show, Dom Moacir Silva passou na Catedral e deu sua bênção.

O evento foi animado pelos apresentadores Alessandra Fiebig e Tom, da Web Rádio São Dimas, que transmitiu ao vivo, na íntegra, o “Catedral Rumo ao Rio”.

Em setembro, nossa diocese recebeu a doação de 6 mil exem-plares do Catecismo Jovem da Igreja Católica, o YOUCAT. Em diversas paróquias, a convite do Santo Padre, o Papa Bento XVI, grupos de estudo desse material têm sido realizados, a fim de inserir os jovens no co-nhecimento da fé. A intenção da Igreja, nesse caminho prepa-ratório para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, é fazer com que a fé dos jovens, futuro de nossa igreja, amadureça e não se baseie simplismente em uma religião de sentimentos utópi-cos desmedidos, mas que seja coerente e sincera. Se somente a educação pode transformar nossas vidas, é somente através

do conhecimento da nossa fé é que nos converteremos para uma verdadeira vida em Jesus Cristo.

Na Paróquia Santa Inês, esse grupo acontece todos os sá-bados às 17h30, e cerca de 25 jovens participam. Mais do que uma formação, o grupo de estu-dos do YOUCAT é um momento de alegria e descontração, ora-ção e encontro com Cristo que é a verdade.

Que possamos atender ao convite do santo Padre, para que dando testemunho da rea-lidade da fé, convictos daquilo que acreditamos, possamos ser sinais da presença viva de Jesus no mundo. “Tendes de saber em que credes. Tendes de conhecer

a vossa fé como um especialista em tecnologia domina o sistema funcional de um computador. Tendes de compreender como um bom músico entende uma partitura. Sim, tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais,para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determina-ção”. Papa Bento XVI

Jovens recebem o YOUCAT

Catedral Rumo ao Rio

Divulgação

Ana Lucia Zombardi

Page 16: Jornal Expressão - Outubro 2012

16 | EXPRESSÃO | Outubro

Escreva para o Jornal Expressão e participe!

Você pode ganhar um lindo presente se a sua resposta for selecionada. Para participar basta enviar sua carta ou e-mail com a resposta da pergunta deste mês. Escreva para nós e concorra aos prêmios abaixo. Responda à questão e envie sua carta ou e-mail:

(O brinde deve ser retirado na Cúria Diocesana, com Ana Lúcia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira,– Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos - Tel.: 3928-3911)

Espaço do leitor Aniversariantes

Jovens SaradosPadre Léo, scj

Pe. Léo, grande conhecedor do universo e das dificuldades dos jovens, aborda a condição do jovem nos dias atuais, desde os relacionamentos afetivos, familiares e entre amigos até o envolvimento com as drogas. Apesar da especial dedicação para os jovens, esse é um livro voltado também para pais, educadores, evangelizadores e pessoas que desejam trabalhar com ONGs ou instituições para a recuperação de dependentes químicos.

Natalício1 Diác. Moisés Marques F. Nogueira3 Pe. Vitor Mendes Santos5 Pe. Antônio Aparecido Alves (Pe. Toninho)6 Diác. José Olímpio de Oliveira (Juca - Jacareí)8 Diác. José Hélio dos Reis10 Diác. Antônio Carlos Amaro de Faria12 Diác. Helio Cesar da Silva17 Diác. Caio Nelson Santana Ribeiro18 Pe. Lucas Rosa da Silva19 Pe. Fábio Ferreira Costa19 Pe. Fernando Beki Doren, svd19 Diác. Lucrécio Zanella19 Diác. Domingos Savio D. Fernandes23 Pe. Wendel Ribeiro23 Pe. Alexsandro de Brito Ramos25 Diác. José Roberto Marilac Moreira28 Diác. Justo Baptista de Faria28 Pe. Rodolfo José Barbosa (Pe. Rodolfinho)

Ordenação2 1971 Diác. Sylvio de Barros Bindão 15 2005 Pe. Reinaldo Braga Ferreira, scj29 2005 Pe. Dirceu Arantes da Silva

Pergunta do mês: Qual tema refletido pela Igreja no Brasil, durante este mês de outubro, em sua Campanha Missionária 2012?

Envie sua resposta até o dia 20 de outubro. Espaço do Leitor/Jornal Expressão. Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01 CEP 12245-440 - São José dos Campos – SP. Ou pelo e-mail: [email protected]. Na sua mensagem por e-mail ou na carta, informe seu nome completo, endereço e paróquia onde participa.

Pergunta anterior: “O homem planeja o seu caminho, mais é Deus que lhe guia os passos.” Em qual livro, capítulo e versículo se encontra essa passagem na Bíblia?

Resposta: A passagem se encontra no Livro de Provérbios 16:9.

Ganhador do mês: Fátima da Silva Melo - Paróquia Coração de Jesus.