jornal expressão - agosto 2012

16
Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Agosto de 2012 | N 0 325 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br Semana Nacional da Família A família: o trabalho e a festa Palavra do Pastor Dom Moacir Silva comenta o subsídio “Hora da Família”, que nos ajuda a viver a Semana Nacional da Família. Página 3 Teologia Formados os primeiros alunos do curso de Teologia do Instituto de Teologia e Filoso- fia Santa Teresinha. Página 6 Anencéfalos O médico Dr. Paulo Mesquita de Carvalho Neto apresenta artigo sobre os aspectos médicos do aborto de anencéfalos. Página 10 Juventude Milhares de jovens católicos mostraram que Botam Fé na Vida. Confira como foi este grande evento. Página 8 e 9 Divulgação

Upload: jornal-expressao

Post on 29-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


31 download

DESCRIPTION

Fique bem informado sobre os acontecimentos na Diocese e também enriqueça seu conhecimento com artigos formativos lendo o Jornal Expressão, da Diocese de São José dos Campos.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 1

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos | Ano XVII | Agosto de 2012 | N0 325

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br

Semana Nacional da Família

A família: o trabalho e a festa

Palavra do PastorDom Moacir Silva comenta o subsídio “Hora da Família”, que nos ajuda a viver a Semana Nacional da Família. Página 3

TeologiaFormados os primeiros alunos do curso de Teologia do Instituto de Teologia e Filoso-fia Santa Teresinha. Página 6

Anencéfalos O médico Dr. Paulo Mesquita de Carvalho Neto apresenta artigo sobre os aspectos médicos do aborto de anencéfalos. Página 10

Juventude

Milhares de jovens católicos mostraram que Botam Fé na Vida. Confira como foi este grande evento. Página 8 e 9

Divulgação

Page 2: Jornal Expressão - Agosto 2012

2 | EXPRESSÃO | Agosto

Rede de comunicadores - Envie sua notícia!Para tornar o conteúdo deste veículo mais

abrangente, o Jornal Expressão precisa da sua participação enviando sugestões e notícias da sua paróquia.

Você, agente da PASCOM ou da RECOP (Rede de Comunicadores Paroquiais e Pastorais), auxilie os coordenadores das pastorais, movimentos e espiritualidades de sua paróquia para que lhe deem informações para que você as encaminhe para a Redação do Jornal Expressão.

Fique atento também às atividades de sua paróquia. Festas, Solenidades, Retiros, Encontros,

Formações, Cursos, Shows podem ser divulgados na nossa Agenda. Você pode enviar também fotos e as artes dos cartazes dos eventos, com alta resolução.

As informações recebidas vão ser colocadas na pauta e podem ser selecionadas e passar por correções e ajustes.

QUANDO E COMOENVIAR SUA INFORMAÇÃO:As informações têm que chegar à Redação até o DIA 20.

Mande por e-mail: [email protected] - Ligue: 12 3928-3929Pessoalmente: Pça. Monsenhor Ascânio Bran-dão, 01 – Jd. São Dimas – São José dos CamposSite da Diocese: www.diocesesjc.org.br e Redes Sociais – Envie sua notícia!Envie seu cartaz, texto, foto e sugestão para ser divulgado no site da Diocese de São José dos Campos e nas Redes Sociais. Fale com o Pedro Luvizotto.Mande por e-mail: [email protected]: 12 3928-3926

O Jornal Expressão é distribuído GRATUITAMENTE nas paróquias da Diocese de São José dos Campos. Não pode ser vendido e não possui nenhum representante para arrecadar fundos para publicidade, assinaturas ou outra contribuição.

AvisoFundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos CamposBispo Diocesano: Dom Moacir Silva • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista • Jornalista Responsável: Ana Lúcia Zombardi - MTB 28.496 • Revisão: Diácono José Aparecido de OliveiraColaboram nesta edição: Pe. Carlos Alberto G. Nascimento, José Antônio Oliveira dos Santos – MEC Prq. São João Batista, Roberto e Aurora (Pastoral Familiar), Tianinha (COMIDI), Secretaria ITEFIST, Pastoral Litúrgica, PASCOM, RECOP e Secretários Paroquiais, Pedro Luvizotto (Departamento Diocesano de Comunicação) - Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing Ltda.Tiragem: 20 mil exemplares - Impressão: Gráfica Katu • Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: [email protected] você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões.As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Edição concluída em 01/08/2012

O DECOM está cadastrando os membros para a Rede de Comunicadores. Fale com seu pároco ou assessor de Pastoral.Mais informações, ligue: 3928-3929 ou 3928-3926, com Ana Lúcia e Pedro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Editorial

Sim, nós podemos!

A realização do Bote Fé na Vida, no dia 22 de ju-lho, foi uma clara demonstração da força que a Diocese de São José dos Campos continua tendo para unir sua diversidade de paróquias, grupos

e pessoas em torno de um mesmo objetivo.Poder-se-ia dizer que esta experiência foi um treina-

mento e um estímulo para o caminho que essa Igreja Particular ainda tem para percorrer na fidelidade ao seu Senhor e na realização da missão que Ele lhe confia. O seu compromisso evangelizador, orientado pelo Vaticano II, cujas intuições fundamentais são atualizadas no Docu-mento de Aparecida, ganha praticidade no Documento Conclusivo do Sínodo, iluminado pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Mas só se tornará realidade e produzirá os frutos pretendidos se contar com a participação de todos, na união, presença e participação.

De modo particular, o Bote Fé na Vida demonstrou que o resgate da juventude, apontado no Sínodo Diocesano como necessário e urgente é possível, contanto que todos se envolvam em tudo aquilo que se fizer para atingir esta meta. Para dar aos jovens o lugar que é deles na Igreja é preciso o empenho de todos numa opção preferencial por eles ou se continuará a perdê-los de modo irreparável.

O evento que iniciou a contagem regressiva para a Jor-nada Mundial da Juventude foi marcante porque ousou. Não foi um programa dos jovens ou para os jovens, mas com e pelos jovens. Sem desconsiderar a verdade antiga de que os jovens devem ser protagonistas da evangelização de outros jovens, é preciso colocar-se ao lado deles em atitude de acolhimento, apoio, incentivo, alegria e comu-nhão, deixando de lado todo preconceito.

Ousou também porque teve o jeito da juventude: es-pontaneidade, animação, descontração, diversão e muita música. Observando aquilo que foi feito e vendo que deu certo, deve-se aprender que o caminho para ir aos jovens e ajudá-los a caminhar com a Igreja vai nessa direção.

Sim, nós podemos! Foi essa a sensação que muitos tiveram durante e após o Bote Fé na Vida. Frente aos ata-ques da mentalidade pós moderna que faz desacreditar da possibilidade de uma vivência eclesial empolgante, a união, a presença e a participação vivenciadas por todos na tarde daquele domingo, foram os componentes gera-dores de um novo sentimento para os diocesanos de São José dos Campos.

O compromisso que o Bote Fé na Vida pede de cada dio-cesano, seja bispo, padre, diácono, religioso, consagrado ou leigo é a continuidade da comunhão, da presença e da participação no serviço evangelizador de seus jovens a fim de que este passe da teoria a uma prática bem realizada e realizadora de seus objetivos.

Faça download do Documento Conclusivo do Sínodowww.sinododiocesano.com.br

Caminho Pós-Sinodal

Uma séria observação foi feita duran-te o Sínodo Diocesano acerca da relação Igreja – jovens: “Se a Igreja continuar perdendo parcelas significativas de juventude... corremos o risco de amanhã termos uma Igreja envelhecida”.

Embora saibamos que o trabalho com os jovens deva ser uma prioridade ou uma opção preferencial, na prática as coisas são muito diferentes. Por isso, desde a conclusão do Sínodo até agora, caminhamos bem pouco em relação à evangelização da juventude, na Diocese de São José dos Campos.

Providencialmente, o momento vivido pela Igreja no Brasil, em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, chegou para nossa Diocese como um tempo favorável no qual, tendo em conta as considerações e efetivando as determinações pastorais do Documento Conclusivo, as comunidades paroquiais e, consequentemente, toda a Diocese, voltem sua atenção para o trabalho evangelizador dos jovens.

O Documento Conclusivo do Sínodo Diocesano considera que a evangelização da juventude é o maior presente que a Igreja pode dar à sociedade atual; que o jovem é sedento de sentido para sua vida; que não teme o sacrifício nem a entrega da própria vida por um ideal elevado; que, comungando com a mentalidade do mundo de hoje, busca o que é prático, sério e eficiente.

A partir destas considerações deve-mos dizer o seguinte:

É necessário que cada paróquia assuma decididamente o compromisso

de elaborar um plano de evangelização da juventude, cujo objetivo seja favorecer um encontro de cada jovem com Jesus Cristo vivo, em quem achará o sentido de sua existência.

O plano de evangelização dos jovens deve ser assumido por toda a comunidade, embora deva ter como agente principal de sua realização, os próprios jovens.

Este plano deve contemplar ações pastorais práticas, sérias e eficientes, em perspectiva missionária, isto é, que se vá ao encontro dos jovens onde estão e que se favoreça ao jovem ir ao encontro dos outros, também.

Aqui estão os alicerces sobre os quais construir uma plano de evangelização da juventude.

O Documento Conclusivo do Sínodo apre-senta também as seguintes determinações para o cuidado pastoral dos jovens:

- A Diocese terá o Conselho Dioce-sano de Juventude (CDJ) para aglutinar esforços evangelizadores em favor dos jovens. Este Conselho será espaço de comunhão e participação onde se pensa a evangelização da juventude. Terá como tarefa avaliar o diálogo da Diocese com a juventude e delinear o rosto da juventude que norteia sua ação evangelizadora. Não será uma “superorganização” para promover eventos, mas união de forças em torno de metas e prioridades comuns.

- Que as comunidades paroquiais pos-suam o Conselho Paroquial de Juventude (CPJ), para articular as forças vivas que trabalham com os jovens garantindo o carisma e as peculiaridades de cada pastoral, movimento e espiritualidade, em sintonia como CDJ.

Colocar em prática essas determi-nações é o primeiro grande passo para fazer acontecer o reflorescimento da evangelização da juventude, pois estes conselhos é que serão, na Diocese e na paróquia, a “cabeça pensante” do plano para esta finalidade.

O período que nos separa da Jornada Mundial da Juventude não é apenas tempo de eventos, mas ocasião de refle-xões sérias, de opções comprometidas e de organização concreta do trabalho evangelizador da juventude.

Para isso, nos próximos meses trare-mos, neste espaço, contribuições para que essa missão pedida a todos pela realidade e o momento que vivemos, possa ser assumida comprometidamente.

Pe. Edinei Evaldo BatistaCoordenador Diocesano de Pastoral

Evangelização dos jovens: o melhor presente da Igreja para o mundo

Page 3: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 3

Dom Moacir Silva, Bispo Diocesano*Palavra do Pastor

Semana da Família

Ne s t e m ê s d e agosto, em co-munhão com a Igreja no Brasil,

realizaremos a Semana da Família. O subsídio Hora da Família, da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, nos apresenta um rico conteúdo para esta Sema-na, retomando a temática do VII Encontro Mundial das Famílias: “A família, o trabalho e a festa”. Fa-mília, trabalho e festa são um trinômio que começa com a família, que através do trabalho e da festa ocupa o espaço social e vive o tempo humano.

O subsídio Hora da Fa-mília apresenta os temas de reflexão, partindo de um texto bíblico. “O se-gredo de Nazaré” é o pri-meiro tema e parte de Lc 2, 51-52. No povoado da Galileia, Jesus viveu o pe-ríodo mais longo da sua vida. Foi aí que Ele viveu trinta anos como filho numa família humana. Na família de Nazaré Jesus se fez um de nós, fazendo a experiência de ser hu-mano. Jesus, a Palavra de Deus em pessoa habita na nossa humanidade.

Outro tema é: “A famí-lia gera a vida” e parte de Gn 1,27; 2,23-25. Nas primeiras páginas da Bí-

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar lançaram o subsídio “Hora da Família” 2012. O tema deste ano é: “A Família: o trabalho e a festa”. O subsídio apresenta reflexão sobre temas familiares para a Semana Nacional da Família que, este ano será de 12 de 18 de agosto.

O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores

especializados. A Semana Nacional da Família é um evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil e teve o início em 1992. O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atual-mente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares.

“Neste ‘Hora da Família’ contém as Celebrações da Família e as 10 catequeses preparatórias para o 7º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu

em Milão (Itália), de 30 de maio a 3 de junho, de 2012, com a presença do papa Bento XVI. Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

O subsídio “Hora da Família 2012” está disponí-vel em cada Regional da CNBB ou diretamente na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (SECREN).

Subsídio “Hora da Família”

blia explica-se o bem que Deus pensou e desejou para suas criaturas. Deus criou o homem e a mulher iguais em dignidade, no entanto diferentes em gênero: um é masculino e o outro é feminino. A semelhança unida à dife-rença sexual permite aos dois entrar em diálogo criativo, estabelecendo uma aliança de vida. No relacionamento homem e mulher, ambos se apoiam, compartilham e comuni-cam vida, excluindo qual-quer forma de inferiori-dade ou superioridade. A família natural nasce do casal: homem e mulher, na sua própria diferença sexual, à imagem do Deus da aliança.

“A família e a supera-ção das dificuldades” é outro tema; ele parte de Mt 2, 13-21. Mais cedo ou mais tarde e de vários modos, a família é coloca-da à prova. O sofrimento, o limite e a morte fazem parte da nossa condição de criaturas, assinalada pela experiência do peca-do, ruína de toda beleza, corrupção de toda bonda-de. Mas isso não significa que somos vencidos; pelo contrário, a consciência e a aceitação desta condi-ção estimula-nos a con-fiar na presença bondosa

de Deus, que sabe renovar todas as coisas.

“Família geradora de uma sociedade justa e fraterna” é mais um tema de reflexão, e ele parte de Mt 5, 43-45; 6, 1-5. Jesus quer libertar o casal e a família de se fecharem em si mesmos: “Se amais somente aqueles que vos amam... se saudais..., que fazeis de extraordinário?” Com palavras revolu-cionárias, Jesus recorda aos seus ouvintes a “an-tiga” semelhança com Deus, convidando-os a dedicar-se aos outros segundo o estilo divino, para além dos temores e dos receios, dos cálculos e das garantias de uma própria vantagem. Jesus convida a superar uma visão egoísta dos vínculos familiares e sociais, a am-pliar os afetos para além do círculo limitado da própria família, a fim de

que se tornem fermento de justiça para a vida so-cial. A família é a primeira escola dos afetos, o berço da vida humana, onde o mal pode ser enfrentado e superado. A família é um recurso precioso de bem para a sociedade.

Outro tema é: “O tra-balho na família”; e este parte de Gn 1, 26-31; 2, 1-3. Como coparticipante da criação, o ser humano não está submetido ao trabalho, mas submete a “terra” pelo trabalho. Isto é, todo o globo ter-restre está à disposição do ser humano, a fim de que ele, mediante a sua criatividade e o seu compromisso, descubra os recursos necessários para viver e fazer deles o devido uso. Através do trabalho as pessoas nutrem as suas relações familiares; da narração da criação sobressai uma estreita ligação entre o amor conjugal e a ativi-dade de trabalho: com efeito, a bênção de Deus diz respeito à fecundida-de do casal e à dominação da terra. Depois deste tema vêm mais dois: “O trabalho, recurso para a família” e “Trabalho, de-safio para a família”.

O tema “A festa, tem-po para a família” parte

de Ex 20, 8-11. O sétimo dia conserva o tempo de cada ser humano, o seu espaço de gratuidade e de relação. O sétimo dia é o momento do descanso e comunica a bênção a toda criação. Não apenas interrompe a atividade humana, mas confere a fecundidade ligada ao descanso de Deus. As-sim, o culto e a festa dão sentido ao tempo huma-no. Através do culto, o tempo põe o ser humano em comunhão com Deus, e Deus entra na nossa história. O homem e a mulher, mas, sobretudo a família, devem inscrever no seu estilo de vida o sentido da festa, de ma-neira a viver não só como sujeitos em necessidade, mas como comunidade do encontro.

O tema da festa desdo-bra-se ainda em “A festa, tempo para o Senhor” (Mc 2, 23-28; Jo 21, 4-6.9-14) e “A festa, tempo para a comunidade” (At 2, 46.47;4, 33; 13, 1-5).O Dia do Senhor faz viver a festa como um tempo para os outros, dia da comunhão e da missão.

Exorto a todos os fiéis a participarem ativamente da semana da família nas suas comunidades.

Semana Nacional da Família - De 12 a 18 de agostoPARTICIPE EM SUA COMUNIDADE.

Page 4: Jornal Expressão - Agosto 2012

4 | EXPRESSÃO | Agosto

A partir deste ano, a Pas-toral Vocacional passa a realizar a Promoção

Vocacional a fim de levantar recursos para a manutenção dos seminários. Realizada há 22 anos, a Festa nas Colinas deixa de acontecer na Dioce-se de São José dos Campos. A proposta é para que todas as paróquias se engajem na divulgação e promoção do trabalho vocacional, para um envolvimento integral de toda diocese. A formação de novos

sacerdotes depende da soli-dariedade e generosidade de todos os diocesanos.

Comprando o cupom, con-corre-se a dois carros, uma moto, uma TV e um notebook. Toda renda é em prol da manu-tenção dos três seminários da Diocese de São José dos Cam-pos. O sorteio será na Paróquia São Silvestre, em Jacareí, no dia 26 de agosto de 2012. Neste dia, também irá acontecer uma Missa Vocacional presidida por Dom Moacir Silva. Participe!

Ajudando a formar os sacerdotes

Propedêutico São José Residência Padre Rodolfo - Taubaté Residência Santa Teresinha - São José dos Campos

4 de Agosto

Dia do PadreEle sabe fazer-se pequeno vive a profetizar.Tem um jeito tranqüilo e sereno tem o teu jeito de amar.Abençoa Senhor o nosso pastor, abençoa Senhor este homem de pazE faz com que ele não canse jamais.Ele vive a servir os pequenos vive a nos incentivar.Não permite que fique por menos tudo o que deve mudar.Ele tem uma paz tão inquieta Vive a se preocuparQuer o povo a caminho da meta quer ver o povo chegar.Ele é Pai, é irmão é amigo, nunca tem tempo pra siDe seus braços armou um abrigo conduz o povo em tiSeu anseio é sentir que a justiça aconteceu entre nosQuer um povo sem dor nem cobiça, é voz de quem não tem voz.

Oração pelo Pastor(Padre Zezinho)

Page 5: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 5

Paróquias em Festa Agende-seBaile – Obra Social N. Sra. AuxiliadoraA Obra Social e Assistencial Nossa Senhora Auxiliadora, pertencente a Paróquia São João Bosco comemora neste ano, 25 anos de existência. Para comemorar a Obra So-cial promove um baile no dia 17 de agosto, no salão Realle do Espaço Cassiano Ricardo. Adquira seu convite (incluso buffer – bebi-das à parte). Individual - R$40,00 e mesa com dez pessoas R$400,00. Informações: (12)3931-6686 / 3937-6167 ou [email protected]

Inscrições abertas para os Cursos no ITEFISTEstão abertas novas inscrições para o Curso Livre de Teologia - 2º semestre-2012, somente nas disciplinas: História da Igreja Antiga com Profª Maria Angélica F. Moreira (Mestre), Grego Bíblico, com o Prof. Pe. Antonio Carlos Frizzo (Doutor) / Direito Canônico: Povo de Deus, com o Prof. Pe. Rogério Augusto das Neves (Doutor), História da Teologia, com Prof. Pe. Wendel Ribeiro (Mestre), Comunicação e Oratória com Prof. Pe. Edinei Evaldo Batista (Mestre) e Antropologia Teológica - Criação e Peca-

Novena e Festa do PadroeiroParóquia Santo Agostinho (Urbanova – São José dos Campos)

De 24 de agosto a 02 de setembro de 2012“Carta Apostólica Porta Fidei: O Ano da Fé”Em comemoração ao dia de Santo Agositnho, a Paróquia dedicada a ele, no Bairro Urbanova, em São José dos Campos, celebra de 24 de agosto a 01 de setembro a novena em honra ao padroei-ro, com missas de segunda a sexta-feira às 19h30 e sábados e domingos, às 19h. Dia da Festa - 02 de setembro (domingo)Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Moacir Silva, às 19h.

A Paróquia Santo Agostinho fica na Av. Papa João Paulo II, 150, no Urbanova, em São José dos Campos.

Informações: (12) 3949-1515 / www.paroquiasantoagostinho.org.brparoquiastoagostinho@diocesesjc.org.br

Edital de ConvocaçãoNos termos Estatuto Social da Obra Social e Assistencial Nossa Senhora da Soledade, ficam convocados os associados e interessados à Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se dia 18 de agosto de 2012, às 09h na sede Social da Entidade Praça Nossa Senhora da Soledade, Bairro Vista Verde, nesta cidade para deliberarem sobre os seguintes assuntos:1.Apresentação da situação da Obra; 2. Alteração do endereço da Obra; 3. Alteração e aprovação do Estatuto Social; 4. Aprovar e eleger um coordenador para a Unidade Prestadora de Serviço São Francisco; 5. Aprovação do Regimento Interno; 6. Outros assuntos referentes a Obra Social.Fazer a gentileza de trazer CPF e RG para constar na lista de presença. Contamos com a presença de todos.

São José dos Campos, 13 de julho de 2012.Padre Rodolfo Muniz Leal - Diretor Coordenador

Novena e Festa da Padroeira Paróquia N. Sra. do Bonsucesso(Monteiro Lobato – SP)

De 30 de agosto a 09 de setembro“A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja”A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, em Monteiro Lobato celebra sua padroeira com a novena de 30 de agosto a 07 de setembro com missas de segunda a sexta-feira às 19h e sábados e domingos, às 18h. Dia da Festa – 08 de setembro (sábado)Procissão às 18h seguida de missa festiva. Festividades – 09 de setembro (domingo) 10h:Missa com Pe. Djalma12h:Almoço festivo gratuito12h30: Show14h: Bingão16h: Leilão de prendas vivas

A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso fica na R. Cônego Antônio Manzi, 130, em Monteiro Lobato.

Informações: (12) 3979-1129 / [email protected] www.paroquiabonsucesso.org.br

do, com o Prof. Pe. Osmar Cavaca (Mestre). Investimento: R$ 55,00 por disciplinaO ITEFIST abre inscrições também para os novos cursos. Patrologia - Conhecimento da vida e das obras dos Padres da Igreja, com Pe. Moacir Pedrini,scj (Mestre em Teologia e Ciência Patrística pelo Instituto Lateranense de Roma. Investimento: 2 x R$ 50,00 (inscri-ção + outubro) ou 1 parcela de R$ 90,00 na inscrição.Cartas católicas: um olhar sobre outros cristianismos, com Maristela Tezza (Mestra em Ciências da Religião pela PUC de Goiás). Investimento: 2 x R$ 50,00 (inscrição + outubro) ou 1 parcela de R$ 90,00 na inscrição.Descontos especiais nasinscrições para os dois cursos.

Os interessados deverão procurar a secre-taria do ITEFIST, de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h.Endereço: Av. São João, 2650 – Jd. das Colinas – SJCampos.Tel.: (12) 4009-8383 www.faculdadecatolicasjc.org.br - [email protected]

Oficinas de Oração e VidaA Oficina de Oração e Vida é um serviço dentro da Igreja que tem por objetivo ensinar as pessoas a orar de uma forma metódica, progressiva e com uma intensa prática, obtendo os frutos necessários para uma vida feliz junto a Deus Pai sob o olhar amoroso de nossa mãe Maria. São 15 encontros que acontecem uma vez por semana, com 2 horas de duração. Jacareí - Informações e inscrições: Secre-tarias das Paróquias ou pelos telefones: (12) 3951-1449 (Carmem) / (12) 3958-2112 (Betânia) / (12) 3961-1264 (Maria do Carmo)São José dos Campos – Informações e inscrições com Filomena, pelo telefone (12) 3209-2012.

Rosário das Mães pelos FilhosVigília das MãesO grupo Vigília das Mães convida a todos para participarem do “Rosário das mães pelos filhos” em comemoração ao dia de Santa Mônica.Dia: 27 de agosto (segunda-feira), às 14hLocal: Catedral São Dimas (Pça. Mons. Ascâ-nio Brandão, 01 - Jd. São Dimas- SJCampos).

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, promove o 2° Fórum de Avivamento Social vol-tado para pessoas que buscam conhecimento básico nas áreas da saúde e desenvolvimento pessoal.

Confira a programação completa:Dia 03 de setembro (segunda-feira): Ação Social 16h00: Massoterapia, enfermagem (Sônia), aferi-ção de pressão arterial e glicemia (Dra. Claudia);17h30: Palestra com a nutricionista Dra. Dagmar18h15: Palestra e atendimento com a psicóloga Dra. Letícia.19h00: RH – Elaboração de currículo e como comportar em entrevista de emprego (Carla);19h45: Apresentação de dança - AFRO MIX.Dia 04 de setembro (terça feira) 19h30: Palestra com o Pe. Anísio Baldessin, com o tema “Espiritualidade do corpo”Dia 05 de setembro (quarta-feira) 19h30: Mesa redonda com o tema: Analise da saúde pública. Participações: Teólogo Edvaldo,

Pe. Friso (Coord. da Campanha da Fraternidade Regional), Dra. Ivone, Secretário Municipal de Saúde de São José dos Campos - Danilo Stanzani Junior e Secretário de Desenvolvimento Social - João Francisco Sawaya de LimaDia 06 de setembro (quinta-feira)19h30: Palestra com Prf. Silvio Costa (filósofo) – Direitos humanos e cidadaniaDia 07 de setembro (sexta-feira)Grito SOS Excluídos Paroquial15h30: Concentração 16h00: Oração16h30: Saída da caminhada – Animação17h30: Missa na Capela Nossa Senhora Apareci-da (Campo dos Alemães)

A Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro fica na Rua Angelo B. Pintus, 320 no Bairro Campos Alemães,

em São Jospé dos Campos. Informações: (12) 3966-1081 / www.ppsocorro.org.br /

[email protected]

2° Fórum de Avivamento Social – Paróquia N. Sra. do Perpétuo SocorroDe 03 a 07 de setembroVida Saudável nas Dimensões Pessoal e Social

Page 6: Jornal Expressão - Agosto 2012

6 | EXPRESSÃO | Agosto

Com o objetivo de ajudar todos fiéis a participar de maneira ativa, consciente e plena das celebrações litúrgicas, como nos propõe o Con-cílio Vaticano II, a Pastoral Litúrgica Diocesana promove formações mensais.

Uma das formações acontece na Catedral de São Dimas, todos os primeiros sábados do mês, das 08h às 10h00. Este ano a formação trata da Introdução ao Lecionário, apon-tada como uma das prioridades no Sínodo Diocesano para a liturgia, visto que é partir do estudo “destes

textos” que se pode ter uma base mais sólida para realizar a renovação litúrgica proposta pelo Concílio. Sem esta base, corre-se o risco de facilmente cair em exageros e dis-torções. A próxima formação será dia 01 de Setembro.

A outra formação acontece nas regiões pastorais, quase sempre no quarto sábado de cada mês, exceto quando coincide com algum feriado ou outro evento diocesano de maior relevo. Ao longo do ano, a formação é realizada nas sete regiões pastorais da nossa diocese,

com o objetivo de facilitar o acesso das paróquias mais distantes. Este ano, estamos trabalhando com dois temas, que foram definidos a partir de uma avaliação realizada no final de 2011. Constatou-se que uma das maiores necessidades seria falar sobre: “equipes de celebração” e “música litúrgica”.

O tema das Equipes de Celebra-ção procura atingir as comunidades que ainda não têm uma pastoral litúrgica estrutura, dando os prin-cípios gerais propostos pelo guia litúrgico-pastoral da CNBB.

O tema da Música Litúrgica pro-cura estabelecer os princípios gerais da música litúrgica, procurando distingui-la da música religiosa.

A nossa próxima formação será dia 22 de setembro, das 07h30 às 11h30, na Região Pastoral 6, na Paróquia São João Batista, em Ja-careí. Só para relembrar, as outras paróquias que pertencem a esta Região Pastoral são: N. S. Santíssima Trindade, N. S. Paraíso, Santa Branca, Santa Cecília, N.S. Guadalupe e S. José Operário.

Pastoral Litúrgica Diocesana

No dia 20 de julho, 22 alunos do Curso Livre de Teologia receberam seu cer-tificado de Conclusão do Curso. É a primeira turma de formandos de Teologia do Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha, futura Faculdade Católica de São José dos Campos. Dom Moacir Silva presidiu a Mis-sa em Ação de Graças pela formatura na Catedral São Dimas. Ao final da celebra-ção aconteceu a solenidade de entrega dos certificados, com a participação do dire-tor-geral do ITEFIST, Padre José Roberto Fortes Palau, do diretor acadêmico Padre Edinei Evaldo Batista, do coordenador do curso Padre Antônio Aparecido Alves, do diretor administrativo José Roberto de Paula Ferreira, do orientador psicopedagógico Prof. Diogo Arnaldo Correa e

ITEFIST entrega certificadosà primeira turma de Teologia

demais membros da diretoria do Instituto.

No início de sua homilia, Dom Moacir Silva se dirigiu aos formandos com estas pa-lavras: “Queridos formandos e formandas, quem descobriu o amor de Deus, infundido pelo Espírito Santo nos nossos cora-ções, deseja conhecer melhor Aquele pelo qual é amado e que ama. Conhecimento e amor apoiam-se reciproca-mente. Como afirmaram os Padres da Igreja, todo aquele que ama Deus é estimulado a tornar-se teólogo, mesmo se nem sempre profissional-mente. Poder estudar de modo profissional o próprio Deus e poder falar é um grande privi-légio (cf Bento XVI – Discurso à Com. Teol. Int. em 10/12/10). Vocês, ao longo dos quatro anos tiveram este privilégio de conhecer melhor Deus e experimentar mais o seu

infinito amor. Por isso, hoje vocês podem proclamar com Isaias: “Celebrarei as provas de benevolência do Senhor, seus feitos gloriosos, todos

os benefícios que o Senhor nos prestou, sua imensa bondade” (1ª leitura) para com todos e cada um de nós. E com o salmista cantamos:

“Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda eternidade! Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor”.

Formações Litúrgicas na Diocese

Equipes de Celebração e Música Litúrgica

Page 7: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 7

ServiçoMóveisDoe seu móvel usadoA Cáritas Diocesana aceita doações de móveis usados – sofás, poltronas, cadeiras, camas – eletrodomésticos em bom estado. Ligue e agende a retirada da sua doação na Cáritas Diocesana, tel.: 3911-3225.Loja da CáritasNo Espaço Social da Cáritas pode-se adquirir móveis e estofados reformados pelos alunos do Curso de Tapeçaria, utensílios domésticos e camisetas da Cáritas. Os recursos são destinados aos Projetos Sociais na Diocese. Endereço: Rua Shigemasa Ota, 645 - Conjunto Residencial Sol Nascente - São José dos Campos.ServiçoEmpregadas domésticas, cuidadores de idosos e babásQuem está à procura de uma empregada doméstica, cuidador de idoso ou babá pode consultar o cadastro do Serviço Social da Catedral São Dimas. A consulta deve ser feita pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com Célia. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 01, São Dimas, em São José dos Campos.Empregadasdomésticas e babásQuem está à procura de uma empregada doméstica ou babá pode consultar os cadastros do Serviço Social da Paróquia Sagrada Família (Vila Ema). A consulta deve ser feita pes-soalmente, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Rua Padre Rodolfo, 28, Vila Ema, em São José dos Campos.Vida Nova - Filhos no céuPara os pais que querem andar no caminho da fé e esperança, em perfeita comunhão e alegria, com os filhos que os precederam na eternidade. O Grupo se reúne no terceiro domingo de cada mês, às 15h, iniciando-se com a Santa Missa, seguida da reunião de reflexão, na Capela do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, em São José dos Campos. Mais informações e reflexões no blog www.filhosnoceu.org.br.Missa de São PeregrinoProteção para pessoas em tratamento contra o câncer e curadas da doença. A Ordem dos Servos de Maria e a Fraternidade São Peregrino convidam todas as pessoas afetadas pela doença a pedir a proteção de São Peregrino. A missa é celebrada, todo dia 4 de cada mês, na Paróquia Sagrada Família, Rua Padre Rodolfo, 28 – Vila Ema, São José dos CamposFazenda da EsperançaSe você quer se livrar da dependência de drogas ou de álcool, ou encaminhar um parente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma alternativa. Em São José dos Campos, você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminhamentos com Bita pelo telefone (12) 9102-4137. Ele atende, de terça a sexta, das 13h30 às 17h, na Catedral de São Dimas. Os interessados podem participar também das reuniões mensais, no terceiro Domingo do mês, às 14h, do grupo Esperança Viva, (GEV), na Catedral São Dimas.Divulgue aqui o trabalho de sua Obra Social, Paróquia, Grupo ou Movimento. Ligue para o Jornal Expressão 12 3928-3929 ou envie um e-mail: [email protected]

Page 8: Jornal Expressão - Agosto 2012

8 | EXPRESSÃO | Agosto

Lançado o site oficial da Diocese na JMJ e o Programa “Na Trilha da Jornada”, na Rádio Mensagem. As jornalistas Ana Lúcia Ferreira e Ana Lúcia Zombardi, responsáveis pela comunicação na Semana Missionária.

Veio também ao Bote Fé na Vida, da nossa diocese, o padre Carlos Sávio Ribeiro, assessor para a Comissão da Ju-ventude, da CNBB, que ficou encantado com a participação do povo de Deus.

A caminhada partiu da frente da Igreja Matriz São José no centro, animada pelo padre Alexsandro de Brito Ramos e Ministério Nova Voz.

Jovens e famílias inteiras acompanharam a caminhada nacompanhia do bispo diocesano Dom Moacir Silva.

Pastorais, movimentos, grupos de oração, comunidades paroquiais se uniram para defender a vida humana.

O Pavilhão Gaivotas, no Parque da Cidade, ficou repleto de pessoas para participar do nosso Bote Fé na Vida, animados pelo Ministério Fonte de Vida.

A Diocese lançou também a Camiseta Oficial da Semana Missionária, vendida durante o evento.

Page 9: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 9

A celebração da Palavra foi marcada pela alegria e entusiasmo e demonstração de fé. Passando de mãos em mãos,levado por jovens peregrinos, o livro da Palavra de Deus chegou até Dom Moacir Silva. E a Palavra foi Proclamada pelo Diácono Francisco.

Querendo ouvir a voz mais experiente, 3 jovens indagaram Dom Moacir Silva sobre a “Cultura da Vida”, sobre os perigos que rondam a juventude e, por fim, como os jovens podem ser anunciadores e testemunhas da Vida em abundância trazida por Jesus. Receberam as palavras de sabedoria de Dom Moacir e um abraço afetuoso. As perguntas foram feitas por Pedro, do Ministério Jovem, Dayane, da Pastoral da Juventude e Guilherme, da Sociedade São Vicente de Paula. Para ouvir as respostas de Dom Moacir Silva, acesse o canal da Diocese no YouTube.

No final da celebração, Dom Moacir Silva assinou o pedido de Projeto de Lei de iniciativa popular para assegurar o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública, bem como a transparência e correta aplicação desses recursos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dom Moacir Silva recebeu uma muda de Manacá para ser plantada no jardim da Catedral, marcando assim a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude.

Risadas e descontração no show de Stand Up Comedy, com Fábio Borges. No final, ele falou sério com a moçada, lembrando do compromisso de cada um com a evangelização.

Fotos e mais fotos foram tiradas durante as 6 horas de duração doBote Fé na Vida. Acesse o álbum de fotos no site da dioecese e veja todas elas.

O Ministério Vida e Comunhão fechou com muito talento e animação a tarde de domingo.

Page 10: Jornal Expressão - Agosto 2012

10 | EXPRESSÃO | Agosto

Assunto bastante complexo, a anencefalia pode ser discutida em seus aspectos jurídicos, éticos, teológicos, filosóficos, psicológicos, socioló-gicos e biológicos. Sem o intuito de esgotar

o assunto, faremos apenas alguns comentários sobre os aspectos biológicos de argumentos utilizados pelos juízes do STF, para justificarem a liberação do aborto dos fetos anencéfalos.

A anencefalia é um defeito do sistema nervoso do feto caracterizada por ausência dos ossos do crânio, exceto pelo osso frontal, e pela inexistência dos hemis-férios cerebrais ou por apresentação destes hemisférios como pequenas formações na base do crânio. É resulta-do da falha de fechamento do tubo neural, durante a quarta semana do desenvolvimento do feto, decorrente da interação de fatores genéticos e ambientais. Como é evidente, o feto anencéfalo é destituído de atividade cerebral, goza de vida (vegetativa) intrauterina que o permite, em raras vezes, chegar a termo e nascer, e após pouco tempo, vir, fatalmente, a morrer, o que se dá com a completa e irreversível parada cardiorrespiratória.

A partir destes esclarecimentos voltamos à idéia central das nossas reflexões:

1. Há vida a ser defendida no feto anencéfalo? O feto anencéfalo é uma pessoa? Para os ministros do STF favoráveis à sentença: “um feto anencéfalo é um natimorto, não existe, portanto, vida a ser defendida”; ou “o anencéfalo jamais se tornará uma pessoa”. Será?

A definição biológica de um ser vivo é que ele se inicia em determinado momento, prossegue continu-amente por diferentes etapas próprias de sua história individual, até sua morte. Se não há um início, não há um ser vivo.

Médicos, biólogos e outros cientistas concordam que a concepção marca o início da vida do ser humano. Sobre este ponto existe uma concordância esmagadora de inúmeros artigos científicos na área da medicina e da biologia. Existem razões biológicas e lógicas para esta afirmação. Biologicamente o elemento concebido, resultado da fusão do espermatozóide com o óvulo, é um novo ser diferente do ser da mãe; ele não é uma parte ou um órgão do corpo materno, mas uma realidade distinta, embora dependente, com vida própria cheia de potencialidades a serem desenvolvidas; tanto isto é verdade que vai chegar um momento em que ele vai ser independente da mãe e esta não vai perder parte do seu corpo. A razão lógica para se afirmar que este indivíduo é um ser humano é que ele deriva da fusão de um espermatozóide e óvulo humanos e não de outro animal. O material genético, o DNA organizado em seus cromossomos, caracteriza-o como indivíduo da espécie humana e lhe confere as características hereditárias que o acompanharão para sempre. Não se trata, portanto, de um dogma da Igreja Católica sobre o início da vida, mas de uma verdade científica.

O feto anencéfalo inicia sua existência como um ser único, unicelular, com todo potencial genético e a partir deste momento já é considerado uma pessoa humana. Haveria alguma descoberta científica nova que mudou este conceito fundamental e seja do conhecimento do STF? Não se tem esta informação.

Quando surgiram as discussões sobre a autorização legal de abortos a partir da Fecundação “in vitro” (FIV), com o “bebê de proveta”, incontáveis possibilidades técnicas surgiram: congelamento de embriões, des-

Aborto de anencéfalos: aspectos médicosEm maio, os juízes do Supremo Tribunal Federal aprovaram a liberação do aborto de fetos anecéfalos e, após essa decisão, o Conselho Federal de Medicina publicou seu parecer em 10 de maio, regulamentando os critérios para realização de abortos em fetos anencéfalos, e diante disso, apresentamos algumas considerações.

cartes dos defeituosos, seleção de sexo, eliminação dos fetos implantados nas gestações múltiplas, barriga de aluguel, fecundações híbridas, implante de embriões humanos em útero de animais, clonagens, uso de células tronco embrionárias para pesquisas... A lista é grande é arrepiante.

Como justificariam certos pesquisadores essas suas ações no ser humano em desenvolvimento? Assim surgiu a ideia do “pré-embrião”, denominação para o embrião até os 14 dias de desenvolvimento. Alterando o nome, estes pesquisadores se libertariam das normas jurídicas e éticas. Dessa maneira, foram-se criando etapas para o início da vida baseadas mais em critérios filosóficos do que biológicos. Cerca de 20 momentos foram indicados para marcar o início da vida (VER tabela anexa)

Alguns pensadores, juristas e cientistas tentam fazer um paralelo com os critérios para definição de morte cerebral a fim de justificar a espera da formação do sistema nervoso no embrião para conferir-lhe o direito da existência de vida. É um argumento que tenta igualar o processo final da vida – quando o coração pode estar batendo somente a custa de aparelhos e as células já iniciaram sua decomposição – com o processo pleno de vitalidade de crescimento de um embrião.

Os argumentos para definir o início da vida humana em estágios posteriores à fecundação não conseguem explicar o mistério que em determinado momento implanta uma vida no útero, de algo que “seria nada” até então.

2- O comentário de outra ministra do STF: “o útero é o primeiro berço de todo ser humano. Quando o berço se transforma em pequeno esquife, a vida se entorta” (o itálico é nosso).

O feto anencéfalo é um ser humano vivo enquanto apresenta movimentos imanentes em si mesmo. Não é prática normal em nossa sociedade a colocação de pessoas vivas em caixões de defunto.

O feto anencéfalo depende da mãe como qualquer outro feto: ele está no lugar que é dele, usufruindo o que a própria natureza lhe reservou.

Testemunhos de mães de crianças anencéfalas re-ferem que conviveram durante nove meses da gravidez com um ser vivo, que se mexia, que reagia aos estímulos externos como qualquer criança no útero materno.

Do ponto de vista obstétrico, o feto anencéfalo e qualquer outro, está vivo quando tem frequência car-díaca; e assim nós obstetras utilizamos este parâmetro, através de um sonar ou do ultrassom, escutamos e visualizamos o batimento do coração de todo feto.

A evolução da gestação do feto anencéfalo apre-senta todas as características de uma gestação normal e a gestante tem um desenvolvimento fisiológico compatível com uma gravidez normal.

É comovente o relato do Dr. Franklin Cunha em publicação da FEBRASGO (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia): “antes da era da ultrassonografia, as gestações e os partos de fetos anencéfalos decorriam normalmente e era comum defrontar-se, quase sempre, com duas surpresas: a pri-meira, com a constatação da mal formação, a segunda, com o vínculo, apego e o afeto que se estabelecia entre as mães e seus recém nascidos quando estes viviam por semanas e até meses. Eles eram batizados, recebiam um nome, não raras vezes os pais os registravam em Cartório e morriam agarrados às mãos da mãe, entre choro e lágrimas dos familiares, os quais ficavam com a sensação reconfortante e inculpada de ter amado

seu filho mesmo pelo breve tempo de vida que Deus lhe tenha dado”(sic).

A infeliz comparação da juíza, referindo-se ao útero da mãe como a um esquife, o transforma em uma câ-mara de execução, sala de torturas ou um paredão de fuzilamento; pior ainda, determinando aos médicos, que fizeram um juramento de lutar pela vida, serem os carrascos da execução e morte dos anencéfalos.

3- O ministro do STF, relator do processo, escreveu: “a gestação de anencéfalos traz mais riscos para a mãe que uma gestação normal”, e também, “não se trata de aborto nem de eugenia, mas é antecipação terapêutica do parto”.

Não existe na literatura médica nenhum dado referindo-se a aumento de mortalidade materna em gestações de fetos anencéfalos e nunca observamos morte materna em mães portadoras desta anomalia fetal. Trata-se claramente de jogo de palavras referir-se ao aborto como “antecipação terapêutica do parto”.

A Obstetrícia é uma especialidade médica que cuida da mulher durante o período gestacional, o parto e puerpério; também é a especialidade responsável pelos cuidados com a criança antes do seu nascimento. Como toda gestante precisa de acompanhamento, a gestação de fetos anencéfalos necessita de acompanhamento pré-natal e quase sempre de um maior apoio psicológico e emocional devido às condições especiais em curso. As possíveis complicações obstétricas são as mesmas que ocorrem em qualquer gestação e os tratamentos realizados são os mesmos.

Em relação ao feto como paciente, todos os cuidados e recursos são oferecidos igualmente a indivíduos sadios e doentes. A eliminação da vida do feto é a pior opção existente como terapêutica.

Em relação à conduta obstétrica na gestação de anencéfalo, a menos recomendável e com mais possibilidades de complicações é a interrupção dessa gestação que está em evolução normal. A estimulação das contrações uterinas de um útero fora do tempo correto para o parto e mesmo a realização de uma cesareana neste período, aumentam os riscos de roturas uterinas, infecções e hemorragias, comprometendo futuras gestações, mesmo sendo realizadas em centros especializados e com médicos capacitados.

Finalizando estes comentários, gostaríamos apenas de citar que o diagnóstico de anencefalia não está isento de erros de interpretação, mesmo com o advento dos equipamentos modernos de ultrassonografia (nem sempre disponíveis a todos os médicos). Já observamos tanto falsos positivos como falsos negativos.

O parecer do Conselho Federal de Medicina no diagnóstico da anencefalia deverá ser analisado em artigo futuro.

Como referimos no início destes comentários, o assunto é complexo e extenso; o conhecimento aprofun-dado, com informações corretas, sem as manipulações preconceituosas que são vinculadas nos diversos meios de comunicação servem para nós, católicos, nos posicio-narmos corretamente frente a essa cruzada a favor da vida e usar nossa voz para a vítima que não pode falar: o feto anencéfalo.

Dr. Paulo Mesquita de Carvalho Neto – CRMSP: 21806Médico Ginecologista e Obstetra há 38 anos atuando na área de

Reprodução humana, Ultrassonografia e Endoscopia ginecológica em São José dos Campos - Títulos de Especialista pela FEBRASGO.

Membro do Grupo São Lucas, de Médicos Católicos de São José dos Campos.

TEMPO DECORRIDO CARACTERÍSTICA CRITÉRIO

0 minuto Fecundação - Fusão dos Gametas Celular

12 a 24 horas Fecundação - Fusão dos Pró Núcleos Genotípico Estrutural

2 dias Primeira divisão celular Divisional

3 a 6 dias Expressão do novo genotipo Genotípico Funcional

14 dias Células do indivíduo diferenciadas das células dos anexos

Individualização

20 dias Notocorda Maciça Neural

3 a 4 semanas Início dos batimentos cardíacos Cardíaco

6 semanas Aparência Humana e rudimento de todos os órgãos

Fenotípico

7 semanas Respostas reflexas à dor e à pressão Senciência

8 semanas Registro de ondas Eletro- Encefalográficas (tronco cerebral)

Encefálico

10 semanas Movimentos espontâneos Atividade

12 semanas Estrutura Cerebral Completa Neocortical

12 a 16 semanas Movimentos do feto percebidos pela mãe Animação

20 semanas Probabilidade de 10% para sobrevida fora do útero

Viabilidade Extrauterina

24 a 28 semanas Viabilidade Pulmonar Respiratório

28 semanas Padrão Sono-vigília Autoconsciência

28 a 30 semanas Abertura dos Olhos Perceptivo Visual

40 semanas Gestação a termo ou Parto em outro período Nascimento

2 anos após o nascimento “Ser Moral” Linguagem para Comunicar vontades

Critérios utilizados para estabelecer o início da vida humana

Page 11: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 11

Benedito Paulo de Carva-lho, Francisco José da Silva e Messias Rochinski foram ordenados diáconos por Dom Moacir Silva no dia 29 de junho, na Paróquia Espírito Santo. Os três completaram o curso de

Teologia e agora fazem Ano Pastoral. Benedito na Nossa Senhora de Guadalupe, em Jacareí, Francisco na Santa Lu-zia, em São José dos Campos e Messias na São Francisco de Assis, em Jacareí. Em breve, eles

poderão receber a Ordenação Presbiteral. Veja mais fotos da Ordenação na Galeria de Fotos do site da Diocese – www.dio-cesesjc.org.br ou na fan page da Diocese: facebook.com/Diocesesjcampos

Seminaristas são ordenados Diáconos

A Paróquia São Benedito, no Alto da Ponte, em São José dos Campos, realizou a “Semana do Trabalhador Rural”, de 23 a 28 de julho, em comemoração ao dia do Trabalhador Rural, lem-brado em 25 de julho. Visitas às comunidades, missas, reuniões com trabalhadores e encerra-mento com festa fizeram parte da programação. As capelas visitadas foram Santa Rosa, San-ta Teresinha, Santo Agostinho, Santo Expedito, São João, Santa Luzia e Capela do Bonsucesso.

A iniciativa partiu do Pároco, Padre Antônio Aparecido Alves (padre Toninho), uma vez que seu território paroquial abran-ge uma grande área rural, com muitas capelas. “Aproveitando esta data, quis falar deste tão esquecido trabalhador da roça. Principalmente nos momentos atuais, quando a economia brasileira canta a todos os ven-tos que o agronegócio foi o

Paróquia do Alto da Ponterealiza Semana do Trabalhador Rural

responsável por boa parte do superávit econômico de nossa balança comercial, quase todos supõem que o homem do cam-po finalmente foi valorizado. Não é verdade,” afirmou padre Toninho.

Ele lembra também que o mercado valoriza uma dezena de grandes produtores, com suas máquinas plantando soja, para vender ao exterior. Ao destacar a atuação dos traba-lhadores rurais, relevamos a importância de sua atuação para a sociedade. “Quem põe o alimento na mesa dos bra-sileiros, ainda é o pequeno agricultor. O homem da roça é quem produz grande parte da-quilo que chega à nossa mesa, os produtos que as estatísticas nem contemplam, pois são pe-quenos produtores que, com as próprias mãos, conseguem tirar da terra a batata, a cebola, o fei-jão, o arroz, a cebolinha, a salsa,

as frutas, o leite, e tantos outros produtos que são retirados de seus sítios e de suas chácaras e levados, muitas vezes, de

carroça ao mercado. Estes são os verdadeiros produtores, pois não dispõem de nenhum meio moderno, de maquinários, e a

única ferramenta depois da ve-lha enxada, é o calo das mãos, adquirido desde a infância,” enfatizou padre Toninho.

•Segunda-feira, dia 10 de setembroO contexto histórico-social e teológico de onde brotou o Concílio Vaticano II. Assessor: Dom José Maria Pires, Arcebispo emérito de João Pessoa.•Terça-feira, 11 de setembroUma Igreja em diálogo com o mundo. A importância da Constituição Pastoral Gaudium et Spes. Assessor: Prof. Fernando Altemeyer, PUC-SP.•Quarta-feira, 12 de setembroA transição necessária. A Igreja como “Povo de Deus”, na Constituição Dogmática Lumen Gentium. Assessor: Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo de Lorena.•Quinta-feira, 13 de setembroO múnus de santificar. A liturgia na Constituição Sacrossanc-tum Concilium. Assessor: Prof. Gabriel dos Santos Frade. ITEFIST/UNISAL.•Sexta-feira, 14 de setembroA vocação do leigo na Igreja. A atualidade do Decreto Apos-tolicam Actuositatem. Assessor: Carlos Signoreli, Conselho Nacional do Laicato.

Todos os dias, das 19h30 às 21h00.Local: Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha.Avenida São João, 2650, Jardim Colinas, São José dos Campos.Entrada Livre.

V Semana TeológicaConcílio Vaticano II: Passado, presente e futuro.10 a 14 de setembro de 2012

Page 12: Jornal Expressão - Agosto 2012

12 | EXPRESSÃO | Agosto

Com o tema “Missão na Saúde Pública” e lema “Infância e Adolescência Missionária: mãos unidas ajudando a difundir a saú-de sobre a Terra” aconteceu o 2º Encontro Regional da Infância Missionária (ERIM) do Estado de São Paulo, de 20 a 22 de junho na Dioce-se de Limeira. Participaram 170 pessoas de 16 Dioce-ses ou Arquidiocese do Regional Sul 1. Da Diocese de São José dos Campos participaram do encontro representantes das Paró-quias Santa Teresinha do Menino Jesus, Paróquia São Sebastião, Paróquia Sant’Ana e Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Durante a manhã do sábado, 21, Pe. André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Obra, apre-sentando o tema geral, falou a situação da saúde no Brasil e no mundo e destacou as ações que as crianças e adolescentes podem fazer para ajudar a difundir a saúde sobre a Terra. A tarde, os delega-dos foram divididos em grupos e passaram por

Famílias assistidas pe-los Vicentinos, da Paró-quia São Silvestre, famí-lias carentes da cidade de Igaratá e pacientes da Santa Casa de Misericór-dia de Jacareí puderam passar um inverno mais aquecidos. As Paróquias da Região Pastoral 7 par-ticiparam da Campanha do Cobertor, na qual fo-ram arrecadados 451 co-bertores.

Fazem parte da Região Pastoral 7 as paróquias Nossa Senhora do Pa-trocínio, em Igaratá, São

Francisco de Assis, Ima-culada Conceição, São Sil-vestre, Maria Auxiliadora dos Cristãos e São João Batista, em Jacareí.

A campanha foi co-ordenada pelo Pe. Car-los Alberto Nascimento (padre Beto), Capelão da Santa Casa de Misericór-dia de Jacareí, durante os meses de maio e ju-nho. “Agradeço a todas as paróquias, pelo em-penho e generosidade nesta Campanha. Deus vos abençoe”, agradeceu padre Beto.

O grupo de Ministros Extraordinários da Co-munhão, da Paróquia São João Batista, de Jacareí, visitou o Lar Frederico Ozanam. A visita acon-teceu no dia 29 de junho por razão da entrega do prêmio “Jóia Rara”, criado pelo Colégio de Ministros da Paróquia São João Ba-tista e é concedido a uma entidade ou pessoa física, que busca promover o bem através de ações re-alizadas na comunidade paroquial.

Segundo José Antô-nio Oliveira dos Santos, coordenador do grupo, “os ministros se sentiram tocados com a visita ao asilo e iniciaram uma Campanha para a arre-cadação de Produtos de

necessidades básicas”, explicou.

O Lar Frederico Oza-nam é uma obra unida a Sociedade São Vicente de Paulo e de assistência a idosos, atuando como lar para casais e soltei-ros. Atualmente, atende em duas unidades, uma no centro de Jacareí e outra no Distrito de São Silvestre.

Fundada em 1998, com capacidade para 45 idosos, realiza trabalhos para aumentar o atendi-mento para 80 pessoas. E dentro de suas atividades assistenciais, destaca-se o atendimento médico, fisioterapêutico, odonto-lógico e também oficinas de artesanato, argila, pin-tura e arte.

Reunião da Pastoral Familiar-Sub-região Aparecida em Caraguatatuba/SP

No dia 7 de julho, aconteceu a reunião ordinária da Pastoral Familiar da Sub-região de Aparecida, que foi realizada na Catedral do Divino Espirito San-to no bairro Indaiá, em Caraguatatuba/SP. Pela manhã os partici-pantes que vieram das dioceses de Lorena, Aparecida e São José dos Campos foram re-cepcionados por Dom Antônio Carlos Altieri, bispo da Diocese de Caraguatatura, por Pe. Marcelo, assessor dio-cesano da diocese de Caraguatatuba e pela

2º Encontro Regional daInfância Missionária (ERIM)

cinco oficinas que ajuda-ram a aprofundar o tema, uma delas organizada pela Pastoral da Criança da Diocese de Limeira.

O sábado ainda foi mar-cado pela espiritualidade; as crianças e adolescentes realizaram a Via-Sacra das Crianças, na qual são com-paradas as dores de Jesus com as dores das crianças de todos os continentes. Em seguida, as dioceses apresentaram teatros,

danças e jograis no Show de Talentos, que animou e divertiu os presentes. Ainda durante o Show de Talentos, foi feita uma vídeo conferência com os participantes do Encontro Regional da Juventude Missionária que estava sendo realizado na cida-de de Guarulhos; de lá, o Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propa-gação da Fé, Pe. Marcelo Gualberto enviou uma

mensagem às crianças e adolescentes.

Na manhã de domingo o clima já era de despe-dida. A manhã foi mar-cada pelo testemunho missionário das crianças e adolescentes, que emo-cionaram os participantes. Em seguida foi realizada a missa de envio, onde foi anunciada a sede do 3º ERIM, que será realizado em 2013,’ na Diocese de Bragança Paulista.

equipe de Pastoral Fami-liar daquela cidade.

A reunião deu-se iní-cio com oração inicial e com palavras de boas vindas de Dom Altieri que acolheu os presen-tes com muito entusias-

mo e em seguida passa-ram a indagar assuntos pertinentes à Pastoral Familiar da Sub-região de Aparecida como leitu-ra da última ata, semana da família de 2012, De-fesa da vida, Atualização

dos dados das diocese, notícias das diocese, notícias dos Setores, Pré-matrimonial, Pós--matrimonial e Casos Especia is , sobre o Primeiro Congresso Diocesano da Pastoral Familiar da Diocese de Taubaté, do Congresso de Pastoral Familiar do Regional Sul1 que acontecerá em Setem-bro de 2012 em Botu-catu, do Congresso da Sub-região de Apareci-da que acontecerá em novembro de 2012 e outros assuntos rela-tivos aos trabalhos de Pastoral Familiar.

Paróquias da RP7 arrecadam cobertores

Ministros da Comunhão visitamLar Frederico Ozanam

Page 13: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 13

Com o tema “A Saúde do Educador”, a Pastoral da Educação realizou, em 31/5/2012, no Instituto São José, em São José dos Campos, novo encontro de professores, com a presença de muitos par-ticipantes. Na abertura, padre Rinaldo, cura da Catedral São Dimas, des-tacou a importância do professor na formação dos estudantes, profe-rindo-lhes palavras de incentivo, encorajamen-to e esperança, para o bom desempenho dessa profissão.

A seguir, desenvolveu o tema do encontro, de forma muito positiva e agradável, Rosana de Fá-tima Nunes, do Grupo de Apoio – Amor Exigente.

Pretende a pastoral ser apoio à equipe escolar na nobre tarefa de educar. As crianças e os jovens sentem a necessidade da presença ativa da Igreja em seu meio. A escola, além da família, é o lugar onde se encontram du-

Pastoral da Educaçãorealizou encontro de Professores

rante boa parte do dia. Por que ficar esperando sua presença na igreja

para oferecer-lhes algu-ma coisa? Não é mais fácil ir até eles, acolhê-los na

escola? A Igreja, através da

Pastoral da Educação e de outros meios, pode e deve estar atenta a essa missão. Para que isso aconteça, é necessária a colaboração de todos: es-colas, paróquias, famílias e demais instituições que podem contribuir com

a educação. Sem vocês, não existirá pastoral da educação.

É preciso dar uma atenção especial aos edu-cadores para que eles se sintam mais fortaleci-dos no seu trabalho de educar. Cabe à pastoral cuidar deles e eles dos educandos.

Para o sucesso desse trabalho, solicitamos a cada escola que nos envie o nome de pelo menos um educador para os pró-ximos contatos. E-mail: [email protected]

Diác José Aparecido de OliveiraAssessor diocesano da Pastoral da Educação

Nota da CNBB sobre a ética pública“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam ao chão” (Am 5,7)

Fatos políticos e administrativos, que contrariam a ética pública e o bem comum, têm sido farta-mente divulgados pela Imprensa, provocando uma reação de indignação e perplexidade na sociedade brasileira. Chega-se mesmo a colocar em xeque a credibilidade das instituições, que têm o dever constitucional de combater a corrupção e estancar a impunidade, que alimenta tal prática.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil--CNBB, solidária a este sentimento que inquieta a população, vem, através do Conselho Permanente reunido em Brasília de 20 a 22 de junho, manifestar, mais uma vez, sua grave preocupação com estas suspeitas de violação aos princípios da moralidade e da legalidade consubstanciados na Constituição Federal.

Já em 1993 a CNBB questionava: “Como não de-nunciar a grande criminalidade dos que desviam, em proveito pessoal, enormes somas dos órgãos públicos, provocando escândalo e revolta, muitas vezes impotentes, da parte dos humildes, a quem estavam destinados esses bens? Como não solicitar que os crimes mais graves sejam punidos e que a lei não seja severa apenas com os pequenos infratores, sem jamais atingir os poderosos e espertos? Como tolerar que a um grande número de denúncias comprovadas de corrupção e prejuízo dos cofres

públicos não corresponda igual número de puni-ções e ressarcimentos? A impunidade é um incenti-vo constante para novos crimes e novas violências” (CNBB, Ética, Pessoa e Sociedade, n. 143, 1993).

O senso de justiça, sempre presente na consci-ência da nação brasileira, é incompatível com as afrontas ao bem comum que logram escapar às penas previstas, contribuindo para a generalizada sensação de que a justiça não é a mesma para todos. Todo cidadão tem o direito à correta gestão de as-suntos e serviços públicos, afastando-se a deletéria, porque corrupta, conduta dos governantes de tratar a coisa pública, o patrimônio e negócios públicos, como objetos pessoais postos a usufruto particular e partidário, e à satisfação de caprichos egoístas.

A sociedade brasileira espera e exige a investiga-ção de toda suspeita de corrupção bem como a con-sequente punição dos culpados e o ressarcimento dos danos. O que temos assistido, no entanto, parece apontar em direção oposta quando muitos fatos, no passado e no presente, ficam sem solução e caem no esquecimento. Isso explica o crescente desencanto da sociedade com as instituições pú-blicas. Os mecanismos que têm a responsabilidade de passar a limpo as corrompidas estruturas do país caem no descrédito e ficam desmoralizados se não cumprem o papel a que se destinam. Nenhum outro

interesse pode subjugá-los senão o do resgate da ética no trato com a coisa pública.

Reafirme-se que a força dos três poderes da Repúbica está na sua harmonia, no pleno respeito à sua correspondente independência e autonomia. Os que respondem diretamente por seu funciona-mento, no entanto, nunca se esqueçam de que o poder que exercem provém da sociedade. Da mes-ma forma, o agente político se recorde de que é seu dever ultrapassar as fronteiras político-partidárias, as condicionantes de oposição-situação, para colocar-se a serviço do Estado e da sociedade, sem confundir jamais o público com o privado, o que constituiria grave ofensa à legislação e desrespeito à sociedade.

No compromisso de construir uma sociedade justa e solidária, inspire a todos a palavra de Jesus Cristo: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno” (Mt 5,37).

Que Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, abençoe nosso povo e anime sua esperança!

Brasília, 22 de junho de 2012Cardeal Raymundo Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida - Presidente da CNBBDom José Belisário da Silva

Arcebispo de São Luís do Maranhão - Vice-Presidente da CNBBDom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília - Secretário Geral da CNBB

Page 14: Jornal Expressão - Agosto 2012

14 | EXPRESSÃO | Agosto

“Esse mês é um mês muito importante!! Além de comemoramos o dia desse incrí-vel herói que é o Padre, comemoramos o dia de outro incrível herói que temos em nossa vida! Alguém sabe quem é? Isso

mesmo, o nosso Papai!! Então vamos todos juntos rezarmos uma Ave Maria pedindo a intercessão para os nosso

Papais e nossos Padres!! Viva o Padre!! Viva os Papais!!!”

Mari

São João Maria Vianney Tudo começou na França, na época de

Napoleão... A Igreja vivia dias tristes: as igrejas fechadas e os padres perseguidos tinham que celebrar escondido, nas casas do povo e, se fossem pegos, todos eram condenados a perder a cabeça na guilhotina. Quem ia querer ser padre numa época dessas??? Só os verdadeiros heróis!

Como quase todo o povo francês daquela época, João foi muito pobre, mas mesmo assim sua família também escondia os sacerdotes e ele cresceu admirando tamanha coragem.

Quando João Batista era bem pequeno, sua mãe lhe deu uma imagem de Nossa senhora que ele jamais largava e costumava rezar diante dela.

Tanta fome, tanto frio, enfim: tanta pobreza, fizeram de João um menino fraco de saúde e com muita dificuldade de aprender...

Mas não é que, com 13 anos quando fez sua Primeira Comunhão, decidiu: “Eu serei padre! Eu serei padre!” - Só que para ser padre, era preciso

estudar... Não foi nada fácil, mas ele conseguiu.Padre João mal sabia falar direito o francês,

não dava para mandá-lo à alguma paróquia importante, o povo mais culto podia não aceitar... Então o Bispo enviou o novo sacerdote “lá pra onde Judas perdeu as botas”: uma cidadezinha chamada Ars, quase uma roça. E o lugar ia de mal a pior: os homens passavam muito tempo no bar bebendo, quase ninguém ia a Igreja... Mas, com muita bondade e oração do novo padre, aos pouco, tudo foi se transformando.

Se Padre João atendia uma confissão, sempre fazia muitos sacrifícios pelo penitente e passava horas orando por ele, de joelhos, até que aquela alma voltasse totalmente para a Deus. Nossa Senhora sempre lhe aparecia para animá--lo a continuar, principalmente se o “chifronildo”, o inimigo de Deus, tentava desanimá-lo com pesadelos para que parasse de salvar as almas.

A fama dos bons conselhos do pobre padre

do interior foi se espalhando e começou a chegar gente de toda França para confessar com ele. Para dar conta de tanta gente, quase não dormia e pouco comia. Foi levando sua vidinha assim, sempre com um bondoso sorriso e uma palavra acertada.

Morreu no dia 4 de agosto de 1859, com setenta e três anos. Em sua homenagem, o papa proclamou esse dia oficialmente o dia do Padre.

Quando São João Maria Vianney chegou em Ars, viu que as pessoas precisavam muito de Deus... E hoje, onde você mora? Jesus está chamando novos Super Heróis para salvar as al-mas... Está chamando você? Quem se candidata?

Quer saber mais e conhecer a história de outros amigos de Deus, os Santos? Então entra no blog:

blog.cancaonova.com/amigosdoceu Tia Adelita

Comunidade Canção Nova

Page 15: Jornal Expressão - Agosto 2012

Julho | EXPRESSÃO | 15

Acompanhe a preparação para a Semana Missionária na Diocese de São José dos Cam-pos no site: www.diocesesjc.org.br/JMJ

E também pelo facebook: www.facebook.com/Diocese-naJMJ

OUÇA O PROGRAMA NA TRILHA DA JORNADA

Aos sábados 10h45, ouça na Rádio Mensagem, 1470 AM, o programa sobre a JMJ e a Semana Missionária

A Diocese de São José dos Campos recebeu a visita de três colombianos, interessados em ficar na cidade durante a Semana Missionária, em 2013. Padre Carlos Iván Martínez Urrea, Idalba Giraldo e Johana Arebalo, da Arquidiocese de Bogotá, estiveram aqui nos dias 3 e 4 de julho e visitaram vários lugares na cidade. Eles são da Pastoral Universitária da Arquidiocese e responsáveis pela organização de um grupo de 600 peregrinos de quatro países latino-americanos e da Espanha.

O grupo foi recepcionado pelo padre Thiago Domiciano Dias, responsável pela organi-zação da Semana Missionária na Diocese. Na terça-feira, 3, eles conheceram a Catedral São Dimas, onde rezaram na Capela do Santíssimo, e o Cen-tro Diocesano de Pastoral, onde saborearam nossos deliciosos bolinhos caipiras. Walmir Alen-car, do Ministério Adoração e Vida, os presenteou com a can-ção “Abraço de Pai”, cantada em espanhol. Walmir participou da acolhida aos colombianos, junto com Reinaldo Cursino, da Pastoral dos Estrangeiros, para ajudar nas conversas em espa-nhol. Também acompanharam a visita, Luana Molina, coorde-nadora do setor de voluntários e Ana Lúcia Zombardi, do setor de comunicação da Semana Missionária.

Diocese recebe visita de grupo da ColômbiaNa quarta-feira, 4, os colom-

bianos passearam, pela manhã, por São José dos Campos e visi-taram o seminário diocesano, a orla do Banhado, a Igreja Matriz São José e o Mercado Munici-pal. Eles ficaram encantados com a cidade e com a acolhida.

O sacerdote colombiano escolheu a Diocese de São José dos Campos através de uma pesquisa na internet. “Procurei uma diocese no eixo Rio-São Paulo, e ao entrar no site de vocês, me deparei com uma Igreja viva, dinâmica, com uma pastoral ativa e organizada e realmente estou vendo que é uma bela diocese”, comentou ele. Mas a primeira resposta dada pelo Padre Carlos foi que o “Espírito Santo os guiou”, pois rezou muito para Deus auxiliar na escolha. “Esta é a única diocese que iremos visitar”, contou ele.

“A cidade é muito bonita, organizada e têm o contraste de ser um centro de tecnolo-gia e estar próxima de muitas belezas naturais”, disse Idalba. E revelou ter gostado muito das paisagens de São Francisco Xavier, vistas na internet.

O grupo ficou hospedado na casa paroquial da paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde padre Thiago é pároco. Foi uma visita rápida, porém muito produtiva, que irá auxiliar na organização da Semana Mis-sionária. Antes de partir, padre

Carlos conversou bastante com Padre Thiago sobre os detalhes da Semana Missionária. Ao meio-dia de quarta-feira, eles pegaram o ônibus para o Rio de Janeiro, onde foram conhe-cer o COL (Comitê Organizador Local) e os locais dos eventos com o Papa Bento XVI.

Padre Carlos já participou de seis jornadas e agora vai para a JMJ no Rio de Janeiro com 600 jovens vindos da Colômbia, Ve-nezuela, Panamá, Nicaraguá e Espanha. Segundo ele, 70% dos jovens que virão têm entre 15 e 22 anos e aproximadamente 50% são homens e 50% são mulheres.

Mais uma visita alegrou a equipe de organização da Semana Missionária. No dia 12 de julho, foi a vez de um grupo de italianos visitar a diocese de São José dos Campos. Três padres e um leigo, todos da Conferência Episcopal italiana, vieram ver de perto nossa Diocese. Dom Mimmo Beneventi, assessor do setor juventude da Itália, liderou a delegação italiana. Eles ficaram hospedados na casa do Padre André Torres, da Paróquia Sagrada Família, que foi contatado pela CNBB para recebê-los.

Muito animado, o grupo conheceu o Centro de Pastoral, a Catedral São Dimas e passeou pela cidade. Eles estão organizando a vinda de todos os peregrinos italianos para a JMJ Rio

2013, e estimam a participação de 10 mil jovens. Eles ainda não definiram quantos italianos serão enviados para cá.

Padre Thiago Domiciano Dias apre-sentou a programação da Semana Missionária e alguns detalhes sobre como será a visita dos peregrinos na nossa diocese. A delegação italiana considerou muito positivo o fato de haver uma proposta de atividades para a semana. “É uma experiência de evan-gelização de jovem para jovem”, disse Dom Mimmo sobre a programação.

Depois de apreciar o nosso delicioso bolinho caipira, o assessor italiano mos-trou o site italiano sobre a JMJ. Confira: www.gmg2013.it .

Italianos visitam São José

Fique por dentro! Bote Fé 2013Lançamos uma enquete no facebook para saber qual Ministé-

rio de música vai animar o Bote Fé, com a cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, em 17 de março de 2013. Quer deixar seu voto? Entre em facebook.com/Diocesesjampos

VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA JMJA coordenação geral da Semana Missionária quer montar o

“Time da Jornada”. Se você foi em alguma Jornada Mundial da Juventude, entre em contato: [email protected] ou ligue: 3928-3929, durante a semana em horário comercial.

NÃO CONSEGUIU COMPRAR SUA CAMISETA?Já está chegando uma nova remessa de camisetas oficiais da

Diocese na Semana Missionária, com o logo da Jornada Mundial da Juventude. As camisetas estão disponíveis na Cúria Diocesana e custa R$ 20,00. Mais informações, ligue: 3928-3926 e fale com Pedro.

Page 16: Jornal Expressão - Agosto 2012

16 | EXPRESSÃO | Agosto

Escreva para o Jornal Expressão e participe!

Você pode ganhar um lindo presente se a sua resposta for selecionada. Para participar basta enviar sua carta ou e-mail com a resposta da pergunta deste mês. Escreva para nós e concorra aos prêmios abaixo. Responda à questão e envie sua carta ou e-mail:

(O brinde deve ser retirado na Cúria Diocesana, com Ana Lúcia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira,– Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos - Tel.: 3928-3911)

Espaço do leitor Aniversariantes

2 2003 Dom Dimas Lara Barbosa (ordenação episcopal)10 2001 Diác. Dário Paes de Brito10 2001 Diác. José Antonio Ap. Friggi10 2001 Diác. Sebastião M. de Andrade Filho12 2000 Pe. Narciso Donizete E. da Silva13 1994 Pe. Amarildo Donizetti da Costa15 1998 Pe. André Cunha de F.Torres21 1999 Diác. Dorival Ap. de Campos Filho13 2011 Diác. Albino Santos Bicudo13 2011 Diác. Antônio Carlos de A.Vieira13 2011 Diác. Benedito Moreira dos Santos13 2011 Diác. Carlos Roberto Firmino13 2011 Diác. Celso de Magalhães13 2011 Diác. Coriolano Edson Rosa13 2011 Diác. Dionisio Bacelar Sobrinho13 2011 Diác. Domingos Sávio Damico Fernandes13 2011 Diác. Geraldo Angelo de Carvalho13 2011 Diác. Geraldo de Assis Ribeiro13 2011 Diác. Hélio César da Silva13 2011 Diác. Hélio Lemos da Rocha13 2011 Diác. Hervê Alves da Silva13 2011 Diác. Isomero Nogueira13 2011 Diác. João Mateus de Oliveira13 2011 Diác. João Mendes Dunhão13 2011 Diác. João Roberto Queiroz13 2011 Diác. João Sabino Soares Junior13 2011 Diác. José Aleixo Pereira13 2011 Diác. José Alencar Ribeiro13 2011 Diác. José Aparecido de Q. Souza13 2011 Diác. José Carlos Moreira

13 2011 Diác. José Cirilo da Silva13 2011 Diác. José Hélio dos Reis13 2011 Diác. José Mauro Miranda13 2011 Diác. José Silva13 2011 Diác. Lucrécio Zanella13 2011 Diác. Luiz Wanderley da Cruz13 2011 Diác. Luiz Alberto Rodrigues dos Santos13 2011 Diác. Mauro Ossamu Aoki13 2011 Diác. Mauro Renó do Prado13 2011 Diác. Noel José de Freitas13 2011 Diác. Olinto Renó Campos13 2011 Diác. Orlando Berti13 2011 Diác. Oscar Ivo13 2011 Diác. Paulo Cesar de Oliveira13 2011 Diác. Paulo Pereira13 2011 Diác. Pedro Luiz de Souza13 2011 Diác. Raimundo Nonato Diniz do Nascimento13 2011 Diác. Roberto de Jesus Caetano13 2011 Diác. Rogério Barbosa Sansoni13 2011 Diác. Rubens Karnauchovas13 2011 Diác. Sebastião Domingos dos Santos13 2011 Diác. Silvio Simão dos Santos13 2011 Diác. Valdair Donizete Adriano13 2011 Diác. Van Der Laan Lúcio de Oliveira13 2011 Diác. Vanderci José Sales27 1988 Diác. José de Morais Paula29 1992 Pe. Pedro Graciano Junior (Pe. Pedrinho)31 2003 Pe. Nilton Mariano de Souza Filho

Pergunta do mês: Em todo o Brasil, no mês de agosto, acontece a Semana da Família. Qual o tema deste ano para esta semana?

Envie sua resposta até o dia 20 de agosto. Espaço do Leitor/Jornal Expressão. Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01 CEP 12245-440 - São José dos Campos – SP. Ou pelo e-mail: [email protected]. Na sua mensagem por e-mail ou na carta, informe seu nome completo, endereço e paróquia onde participa.

Pergunta anterior: Sant’Ana e São Joaquim são lembrados nesse mês de Julho por ser os intercessores dos avós. Quando se comemora esse dia?

Resposta: Se comemora no dia 26 de julho Ganhadora do mês: Jacira Rodrigues de Mo-

raes - Paróquia da Santíssima Trindade – Com. Santa Edwiges (Jacareí)

CD – “Deus caminha comigo” de Salette Ferreira

1 Pe. Vicente Benedito Simões4 Pe. Amarildo Donizetti da Costa6 Diác. José Arantes Lima6 Diác. Roberto de Jesus Caetano7 Pe. Luiz Alberto Conde (Pe. Betão)9 Diác. Ismael Pamplona da Silva14 Pe. Luiz Antônio Pinto15 Diác. José Carlos Moreira16 Diác. Paulo Vieira Gonçalves

16 Diác. José Roque da Rosa23 Diác. Albino Santos Bicudo24 Pe. Sebastião Cesar Barbosa24 Diác. Paulo Camargo da Silva25 Diác. Geraldino Grégio25 Pe. Fabiano Kléber Cavalcante Amaral27 Pe. Ivo Demétrio Lourenço29 Diác. Isomero Nogueira

Natalício

Ordenação

Em seu terceiro CD lançado pela Canção Nova, “Deus Caminha Comigo”, Salette Ferreira apresenta canções fortes, com o objetivo de despertar a fé e a confiança em Deus, levando-nos ao louvor e à adoração.