jornal do colégio expressão

4
Colégio Expressão homenageia as Mães Esse trabalho foi realizado pela turma do 2º ano, com a professora Anaelisa. Nesta edição você vai encontrar várias formas de homenagear as mães. Confira. Amor de mãe é uma coisa linda. Você é a dona do meu coração. A rainha da minha vida. A musa da minha inspiração. Amor de mãe não tem igual. Amor de mãe é incondicional. Tamanha sua beleza. Que expressa sua grandeza. Amor de mãe é muito legal. Amor de mãe é majestral. Amor de mãe é para a vida in- teira. Pois toda mãe é verdadeira. Amor de mãe é especial. Tem perfume de uma flor. Amor de mãe é essencial. Viver sem ele, é como um arco íris, sem cor. Amor de mãe é maravilhoso. Amor de mãe é muito gostoso. Amor de mãe brilha como uma estrela no céu. Amor de mãe é doce como mel. Amor de mãe é tudo isso e muito mais. É carinho, beleza, bondade e paz. Peço a Deus que te ilumine e Muito obrigada por tudo o que você me faz. (Alunos do quarto ano e prof. Elanir) Amor de Mãe! Formas de Viver Bem. pág. 4 e 5 Charges de alunos na Contracapa Charge de alunas da terceira série do ensino médio. Homenagem em inglês para as mamães. pág. 03 Charges dos alunos da 1ª série do ensino médio Os alunos da 1ª série, do Ensino Médio, do Colégio Expressão, na disciplina de História, acompanhados pela Professora Cláudia Duarte, produziram charges cujo tema são aqueles “conselhos certeiros” dados diariamente por nossas mães Conselhos de Mãe GRUPO 5 trabalhou o nome das mamães, contornando-o com canetinha e pintando com lápis de cor. (Prof Fernanda)

Upload: renan-lazaretti

Post on 11-Feb-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal do Colégio Expressão de São Francisco de Paula/RS Edição: 1

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Colégio Expressão

Colégio Expressão homenageia as Mães

Esse trabalho foi realizado pela turma do 2º ano, com a professora Anaelisa. Nesta edição você vai encontrar várias formas de homenagear as mães. Confira.

Amor de mãe é uma coisa linda.Você é a dona do meu coração.A rainha da minha vida.A musa da minha inspiração.

Amor de mãe não tem igual.Amor de mãe é incondicional.Tamanha sua beleza.Que expressa sua grandeza.

Amor de mãe é muito legal.Amor de mãe é majestral.Amor de mãe é para a vida in-teira.Pois toda mãe é verdadeira. Amor de mãe é especial.Tem perfume de uma flor.Amor de mãe é essencial.Viver sem ele, é como um arco íris, sem cor.

Amor de mãe é maravilhoso.Amor de mãe é muito gostoso.Amor de mãe brilha como uma estrela no céu.Amor de mãe é doce como mel.

Amor de mãe é tudo isso e muito mais.É carinho, beleza, bondade e paz.Peço a Deus que te ilumine eMuito obrigada por tudo o que você me faz.

(Alunos do quarto ano e prof. Elanir)

Amor de Mãe!Formas de Viver Bem.

pág. 4 e 5

Charges de alunosna ContracapaCharge de alunas da terceira série do ensino médio.

Homenagem em inglês para as mamães. pág. 03

Charges dos alunos da 1ª série do ensino médio Os alunos da 1ª série, do Ensino Médio, do Colégio Expressão, na disciplina de História, acompanhados pela Professora Cláudia Duarte, produziram charges cujo tema são aqueles “conselhos certeiros” dados diariamente por nossas mães

Conselhos de Mãe

GRUPO 5 trabalhou o nome das mamães, contornando-o com canetinha e pintando com lápis de cor. (Prof Fernanda)

Page 2: Jornal do Colégio Expressão

2 Jornal ExpressãoMaio de 2013 7Jornal Expressão

Maio de 2013

Editorial

Comunidade escolar

Estamos lançando mais um elemento de aprendizagens significativas no COLÉGIO EXPRESSÃO. A 1ª edição do JORNAL EXPRESSÃO, tem por obje-tivo trabalhar com o interesse do aluno, com a diversidade de tal-entos, com ênfase no processo de construção do conhecimento.Na aprendizagem significativa, o aluno envolvido sente prazer naquilo que está produzindo, criando quando reconhece sua au-toria, pois ele constrói o conhecimento de forma colaborativa. O professor é apenas o orientador, o mediador, envolvendo os alunos, os professores e a comunidade escolar, na construção co-letiva de resultados trabalhados em sala de aula, despertando o prazer em aprender. Essa ação inovadora fortalece a missão da escola que é formar cidadãos críticos, autônomos e participativos no envolvi-mento de ações positivas que contribuem com a nossa formação como indivíduos que buscam a cidadania nas instituições de apredizagens significativas. Para dar início ao nosso jornal, nada melhor que poder homenagear a pessoa mais importante, aquela que nos deu a vida, nossa MÃE. Portanto nessa edição você vai conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do grupo 3 à 3ª série do ensino médio, em homenagem às suas mães. Nossos agradecimentos aos professores que deram iní-cio ao projeto do jornal na escola, professora Iara França e profes-sora Aline Aguiar, também estendemos nossos agradecimentos a todo o grupo de professores, alunos e coordenação pedagógica da escola que não mediram esforços para essa ação acontecer. Desejamos a todas as MÃES uma atenção especial, pois a escola existe porque temos seus filhos como nosso alicerce, e o alicerce da vida começa com o amor de mãe, que constrói, nos dá força e nos renova em cada gesto de carinho.

A direção

Oficinas em comemoração ao dia das Mães encerram as atividades do mês de maio, dedicado às mães no Colégio Expressão. As oficinas acontecem neste sábado (25/05) das 9h às 12h, com objetivo de confraternização e homenagem à todas as mães da escola. Serão oferecidas as seguintes oficinas:

Numerologia – com a profª Maria Eduarda Comim;

Culinária- com a profª Gabriela Amorim;

Artesanato em EVA – com a profª Aline;

Artesanato – Fuxicos – com a profª Tuca;

Pinturas em vidros – com a profª Sandra;

Criação de vídeos com fotos – com a profª Claudia Duarte;

Bioenergia / técnica de yoga – com a profª Luanda;

Ginástica com a profª Natália.

Oficina em comemoração ao dia das Mães

Meu coração de criançaCheio de amor e alegria

Vem hoje mamãe queridaComemorar o teu dia....

Minha mãe TerezinhaCabe no meu coração,E você mãe Letícia,

Meu amor por ti é tanto, que não tem explicação,Mãe Adriana, meu amor,

Por ti não tem comparação.Minha mãe Rosane é como um buquê de flores,

E você mãe Regiane, pra mim é puro amor.Você mãe Adriana é muito inteligente,

E minha mãe Ana Paula é umAnjo em forma de gente,

Mas a Eliane, minha mãe amada,Me faz feliz e contente.

Desejamos a vocês mães!Que hoje festejam o seu dia.

Muitos anos de existência, saúde, paz e alegrias.(autores: alunos do 6º ano aula de literatura com profe Tuca)

Poesia do Sexto Ano

FIQUE ALERTA! Antigamente, a mulher ficava subordinada ao homem com a função de procriação, cuidados com o lar e educação dos filhos numa época em que o valor era a força física. Com o passar do tempo isso foi ficando para trás, pois a força física já não era tão necessária com a criação de instrumentos e tecnologia que dispensaram os serviços “brutais”. Em função disso a mulher criou liberdade para sair em busca da autonomia econômica e consequentemente a busca pela instrução, o que é claro resultou na saída da mulher do lar. Atualmente a mulher abandonou seus papéis tradicionais, surgindo então as babás, as creches e também as avós que passaram a cuidar dos netos. Hoje há muitos casos de maus tratos contra crianças. Em virtude da “saída” da mulher do lar, as crianças acabaram nas mãos de terceiros, os quais nem sempre cumprem seu papel responsavelmente. Quando se fala em pessoas para cuidar dessas crianças há uma grande preocupação com relação à procedência desses profissionais ou da instituição, pois neste momento estamos falando da segurança de crianças, as quais são indefesas, em função disso fique alerta! Nosso sincero agradecimento a todas as mulheres, pois hoje elas também são mães e pais ao mesmo tempo, sempre provando que sua existência é fundamental. Agradecemos por elas tanto se esforçarem agora com tripla função (filhos, trabalho e casa) procurando garantir sempre o melhor para a família.( Professora Aline Aguiar e alunos da 3ª série do ensino médio)

EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA MAMÃES! O esporte tem grande importância para a qualidade de vida das pessoas. Assim como o conhecimento faz a diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma ne-cessidade vital do ser humano, tanto em crianças como adolescen-

tes, adultos ou idosos, o esporte proporciona momentos ricos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte as pessoas expressam senti-mentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo.

Grávidas fazem esporte para uma gestação saudável

Médicos não fazem contra indicação de exercícios físicos para gestantes que já malhavam. Há grávidas que só se lembram dos exercícios físicos quando se dão conta das mu-danças no corpo — sobretudo as de peso. As mamães que já malhavam e fazem questão de manter a rotina de atleta na gestação, podem e devem con-tinuar a prática, claro que com as adaptações próprias para uma futura mamãe. De uma linhagem campeã de vôlei, Carolina Sol-berg, filha de Isabel, está no sexto mês de gravidez de seu primeiro filho. Ela mantém a

rotina de treinos, agora na companhia da mãe, por uma hora todos os dias da semana. Nada de boladas como as que costumava defender nos torneios em que participava. Mas Carolina não se poupa dos saltos, das defesas e das cortadas. Até agora, o resultado tem sido uma gravidez sem qualquer problema. “Tenho ficado mais cansada nos treinos, por isso pego mais leve. Meu médico não fez restrições e ainda não penso na hora em que vou parar. O importante é que seja uma atividade prazerosa.” Quem já malha não precisa mudar de esporte, mas é melhor procurar exercícios que não tenham impacto. A hidroginástica é uma boa alternativa. Para sedentárias, moderação é fundamental. O ideal é fazer caminhadas leves, desde que prescritas pelo médico.

Retome os exercícios após o parto Aderir à atividade física depois de gestar um bebê é mais fácil do que parece. Preparamos algumas dicas que vão deixá-la em forma antes mesmo de terminar a amamentação. É possível manter uma rotina de exercícios regulares antes, durante e depois da gravidez. Se praticada dentro de limites estipu-lados por um médico, a atividade física proporciona uma série de benefícios para a gestante e para o bebê. O principal deles é evitar doenças como hipertensão e diabetes, além de combater a obesidade e as dores no corpo. Os exercícios também dão mais disposição e força para a mulher encarar a vida de mãe – que, diga-se de pas-sagem, não é fácil – e a ajudam a dormir melhor, o que é precioso nesse período. Após o parto, movimentar-se significa ainda tonificar e recompor músculos muito exigidos durante a gravidez e no parto, como os abdominais e os pélvicos, assim como neutralizar o es-tresse e a ansiedade. Se o bebê puder participar, o exercício vira uma brincadeira e estreita ainda mais o vínculo afetivo com a mãe.

Respeite seu tempo e seu corpo A recuperação de um parto é lenta. A mulher precisa aguar-dar até que seu corpo volte a ser o que era antes da gravidez para pegar pesado na malhação. E também se organizar diante da nova vida, agora com um filho pequeno. Cabe ao médico liberar ou não os exercícios. Em geral, os primeiros dez dias são de pura adaptação, com atenção quase exclusiva ao bebê. Ainda não é hora de suar a camisa. Esse aviso vale, principalmente, para quem se submeteu a uma cesariana. Somente após 30 a 45 dias é possível retomar, deva-garzinho, algumas atividades mais leves. Em aproximadamente 60 dias – no máximo em 90, a mulher costuma estar fisicamente pronta para voltar ao treino a que estava acostumada antes de engravidar. Quando o bebê completa 6 meses de vida, torna-se mais indepen-dente e a mãe pode dedicar mais tempo a si. Os esportes coletivos e/ou individuais auxiliam a formação de conceitos básicos de cidadania para as pessoas, como os aspectos afetivos, sociais, cognitivos, culturais e biológicos que muito con-tribuem para questionamento de situações e problemas, veja abaixo a importância do esporte na vida das pessoas.

(alunos segunda série, ensino médio e professora Aline)

Expediente:

Colégio Expressão - COOPESESRRARua Pinheiro Machado, 194 São Francisco de Paula-RSFone: (54) 3244.1232E-mail: [email protected]

Redação Final: Aline AguiarCriação do Projeto: Iara França

Diagramação: Renan Lazaretti França

*Todas as imagens e fotos foram cedidas por alunos e professores da escola.

Page 3: Jornal do Colégio Expressão

A turma do 3º ano, homenageiam suas mamães com frases em inglês:Mother, i love you so much! Mãe, eu amo muito você! (Eduarda)

You are the best mother of the world! Você é a melhor mãe do mundo. (João)

Mother, you are my inspiration! Mãe, você é minha inspiração! (Bianca)

Mother, you are the best cook of the world! Mãe, você é a melhor cozinheira do mundo! ( Eloise)

Mother, you are my angel! I love you! Mãe, você é o meu anjo! Eu amo você! (Nicole)

Mummy, i love you very, very, very much! Mamãe, eu amo você muito, muito, muito! (Giovanni)

My mother and companion, affectionate and kind. Minha mãe é companheira, carinhosa e amorosa! (Nícolas)

My mother is wonderful! Minha mãe é maravilhosa! ( Isadora)

(turma do 3º ano com profe Thainá)

A turma do Grupo 4, juntamente com a profe Joice e a pro-fe Sandra utilizaram a técnica com tinta guache: carimbo das mãos formando as pétalas de uma flor para homenagear as mães.

Pétalas de uma Flor

“As brincadeiras que mamãe brincava” O objetivo central da atividade foi, além de homenagear as mães, desenvolver nos educandos a noção de que os pais já foram crianças como eles, traçando um paralelo entre as brincadeiras de suas mães e as brincadeiras que cada criança gosta. A roda de conversa serviu como fechamento da semana de atividades em homenagem às mães. Para a realização de tal ativi-dade solicitamos às mães do Grupo 3 que enviassem algum comen-tário sobre que tipo de brincadeiras costumavam brincar quando tinham entre dois e quatro anos de idade ou a brincadeira que tivera marcado a sua infância. O paralelo desejado se deu de forma espontânea: conforme finalizávamos a leitura das brincadeiras de cada mãe, as crianças iam destacando aquelas brincadeiras em comum. “Eu brinco de boneca!”, “Brinco com meus primos!”, “De comidinha? Eu também brinco!” - todas as crianças, sem exceção, perceberam essa semelhança entre brincadeiras.

PROFESSORAS Gabriela e Luanda

3Jornal ExpressãoMaio de 2013

Redes sociais na sala de aula Os alunos do 8º ano do Colégio Expressão, acompanhados pela Professora de História, Cláudia Duarte, re-alizaram sua homenagem às mães unindo letras de música e a ideia da rede social Twitter, onde mensagens curtas são escritas no perfil pessoal de cada usuário.

ALFABETO DA MAMÃENossa mamãe é muito Amorosa e Amiga, também é Bonita e

Beijoqueira;É Carinhosa, Cheirosa, Doce e Delicada.

Ela é muito Especial e também Engraçada. É uma Fofa e está sempre Feliz.

Uma Gatinha, muito Gentil.Além disso, é Humilde, Honesta e Inteligente.

Toda Jeitosa, até parece uma Jóia rara.Ela pode ser Kátia ou Karen, mas está sempre Linda. Ela é muito

Legal!Nossa mãe é Maravilhosa e Meiga. Adora nos Ninar.E está sempre de Olhos bem abertos. Ela é Perfeita.

Querida, Risonha, Sensível. Ela é Sensacional!Tem Talento e Ternura para dar e vender. É Única!

Mamãe, você é muito Valiosa, é a nossa Vida.Pode se chamar Waldirene ou Wanda.

Só sei que é sempre um Xodó.Sendo Yara ou Yone, não importa o seu nome.

Obrigada por ser sempre assim tão Zelosa.MÃE, SIMPLESMENTE MÃE!

(Profe Aline e alunos do 1º ano do ensino fundamental)

6 Jornal ExpressãoMaio de 2013

EntrEvista com uma mãE quE Engravidou na adolEscênciaQual a tua primeira reação ao saber que estava gravida? Fiquei sem reação.

Como foi o aceitamento da família? Eles não esperavam o acontecimento, no inicio ficaram chateados, mas logo aceitaram.

A relação continuou a mesma? Não, porque foi uma grande surpresa que eles não esperavam.

Qual foi o olhar da sociedade durante esse período? De comentários!

Em relação aos amigos e conhecidos? De apoio e muita força

O que mudou na sua vida durante a gravidez? Mudou que eu comecei a me preparar para ser mãe.

E depois? Sai da casa dos meus pais e fui morar com meus sogros

Qual foi o teu sentimento ao ver teu filho pela primeira vez? De muita felicidade, pois saberia de que daquele momento em diante eu estava sendo mãe. (Vanessa e Manuela, 3ª série ensino médio e profª Aline) Gravidez na Adolescência. Bruna, terceira série do ensino médio.

Page 4: Jornal do Colégio Expressão

4 Jornal ExpressãoMaio de 2013 5Jornal Expressão

Maio de 2013

tErapias altErnativas para indicar às mamãEs Os alunos do 5º ano, acompanhados pela professora Iara França, pesquisaram as terapias alternativas para indicar às MAMÃES, para que elas possam viver com tranquilidade e paz de espírito, neste mundo de correrias, com tantos afazeres e mesmo assim dedicar o AMOR INCONDICIONAL ao bem mais precioso, seus filhos amados!

Reflexologia e Shiatsu Essas técnicas da medicina oriental contribuem para o perfeito funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino e regu-larizam os sistemas circulatório e linfático e o ciclo menstrual, eliminando toxinas e garantindo a nutrição de todos os órgãos e vísceras. Além disso, previnem e combatem sintomas emocionais, como a ansiedade, o estresse e o medo, e melhoram a consciência corpórea e a auto-estima. (Lavinia)

Reiki Mãe querida, para alinhar os chácras indicamos a terapia do REIKI, técnica utilizada pela imposição das mãos com a finali-dade de harmonizar e tranquilizar. ( Luan e Gabrielle)

Acupuntura Acupuntura, uma técnica de terapia chinesa, que está inovando, substituindo as agulhas por estímulos luminosos, ou através das técnicas com ímãs e esferas de prata e ouro e ainda com sementes. Auxilia no tratamento da medicina ajudando o equilíbrio através de pontos específicos, como relaxamento, bem estar, alívio de dores, tensão, entre outros benefícios. Essa técnica é utilizada como um complemento de outros tratamentos. ( Laura e Luciano)

(Alunas da 2ª série do ensino médio e profe Aline Aguiar)

Um exemplo de mãe esportista

Um exemplo que as mães têm espaço no esporte é o caso da Eliana Sosco que recentemente participou do X Games 2013 no skate feminino sendo uma das finalistas, além disso, ela ajudou com a divulgação do skate feminino no Brasil. Além de uma grande skatista Eliana vive na Argentina com seu marido e sua filha.

Os alunos do 6º ano fizeram uma entrevista com as mães, sobre o que elas pensavam antes de ser MÃE e o que pensam hoje, como MAMÃES. A partir dessa entrevista, escreveram um texto para homenageá-las com as respostas, das entrevistas, das próprias mães. Vejam:

MÃE É......Antes de ser mãe, pensávamos que era a coisa mais fácil do

mundo, mas quando nos tornamos mãe percebemos.... era um grande desafio!

Ser mãe é preocupar-se, é muita responsabilidade.Hoje são grandes momentos de amor incondicional, que é uma dádiva dar a vida a outro ser, é algo grandioso e sublime, difícil de explicar, dar educação necessária para uma criança, poder mudar o mundo de alguém e é claro sentir-se feliz, como nunca

nos sentimos.Que nossos filhos aprendam a seguir o caminho do bem, que eles tenham respeito ao próximo, dignidade, igualdade, honestidade, e

que eles tenham uma boa vida no futuro.Que nossos filhos não sigam o caminho das drogas e nenhum

outro vício, que nunca se prostituam, que não façam vandalismo, entre tantas outras coisas.

Mas para isso precisamos dar a eles educação, amor, respeito, manter a harmonia no lar, estar presente, quando necessitam de nós, ensinar a acreditar no AMOR e acima de tudo, aceitá-los do

jeito que eles são. (alunos do 6º ano – profe Iara França)

Ser Mãe

Para as mamães mais ocupadas, as práticas existentes em São Fran-cisco de Paula: •Caminhadas no lago São Bernardo; •Jogar vôlei no ginásio municipal de esportes e também no lago São Bernardo; •Jogar futebol no ginásio municipal de esportes; •Jogar tênis na AABB; •Ginástica no ginásio municipal de esportes; •Pilates; •Ginástica aeróbica; •Musculação; •Yoga e etc; •Dança do ventre.

Exercícios para as Mães

Filhas e mães correm juntas para comemorar o dia das mães.(Professora Aline Aguiar e alunos da 2ª série do ensino médio)

Ioga A prática de ioga colabora para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e endócrino. Além disso, ela vitaliza as vísceras, promove maior irrigação de sangue nos tecidos, eliminação de toxi-nas, estímulo das atividades orgânicas e limpeza dos resíduos acu-mulados nas articulações. Os exercícios massageiam as glândulas sexuais, resultando em boas condições para a mente e o corpo no processo de fertilização. A ioga também ajuda no tratamento de ir-regularidades menstruais e insuficiência ovariana. (Manuela e Ma-teus)

Homeopatia A homeopatia é um sistema de medicina alternativa, apre-sentado pela primeira vez pelo médico alemão Samuel Hahnemann (1755-1843). A homeopatia propõe que o médico trate o paciente como um todo e não apenas seu sintoma específico. Ela também defende a “dosagem mínima”, com o objetivo de simplesmente estimular as propriedades curativas do próprio corpo. Os remédios são, por-tanto, muitas vezes administrados em soluções bastantes diluídas. As substâncias que compõem os medicamentos mais potentes são tão diluídas que a possibilidade de que mesmo uma só molécula do constituinte ativo esteja presente é desprezível. Os florais são muito utilizados na tentativa de acalmar as pessoas. ( Fernanda e Eduarda)