jornal expressão - agosto 2014

16
Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXI • Agosto de 2014 • N 0 348 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br Ana Reis Revivendo a JM Confira a programação do evento em comemoração por um ano da Jornada. Palavra do Pastor Dom Cesar Teixeira fala das realidades de cada vocação. Nomeações Confira lista completa das transferências na diocese. Nipo Brasileira Conheça o trabalho da pastoral dedicada à Colônia japonesa em São José. Página 3 Página 4 Página 12 Página 14 Família: berço de homens e mulheres de bem.

Upload: jornal-expressao

Post on 02-Apr-2016

240 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

Fique bem informado sobre os acontecimentos na Diocese e também enriqueça seu conhecimento com artigos formativos lendo o Jornal Expressão, da Diocese de São José dos Campos.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Expressão - Agosto 2014

Órgão Oficial da Diocese de São José dos Campos • Ano XXI • Agosto de 2014 • N0 348

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA [email protected] | www.diocesesjc.org.br

Ana Reis

Revivendo a JMConfira a programação do evento em comemoração por um ano da Jornada.

Palavra do PastorDom Cesar Teixeira fala das realidadesde cada vocação.

NomeaçõesConfira lista completa das transferências na diocese.

Nipo BrasileiraConheça o trabalho da pastoral dedicada à Colônia japonesa em São José.

Página 3 Página 4 Página 12 Página 14

Família: berço de homense mulheres de bem.

Page 2: Jornal Expressão - Agosto 2014

2 | EXPRESSÃO | Agosto

Comunidade de comunidades: uma nova paróquiaAcolhida e vida fraterna

›› Rede de comunicadores Envie sua notícia!

Para tornar o conteúdo deste veículo mais abrangente, o Jornal Expressão precisa da sua participação enviando sugestões e notícias da sua paróquia.

Você, agente da PASCOM ou da RECOP (Rede de Comunicadores Paroquiais e Pastorais), auxilie os coordenadores das pastorais, movimentos e espiritualidades de sua paróquia para que lhe deem informações para que você as encaminhe para a Redação do Jornal Expressão.

Fique atento também às atividades de sua paróquia. Festas, Solenidades, Retiros, Encontros, Formações, Cursos, Shows podem ser divulgados na nossa Agenda. Você pode enviar também fotos e as artes dos cartazes dos eventos, com alta resolução.

As informações recebidas vão ser colocadas

na pauta e podem ser selecionadas e passar por correções e ajustes. QUANDO E COMOENVIAR SUA INFORMAÇÃO:As informações têm que chegar à Redação até o DIA 20.Mande por e-mail: [email protected] - Ligue: 12 3928-3929Pessoalmente: Pça. Monsenhor Ascânio Bran-dão, 01 – Jd. São Dimas – São José dos CamposSite da Diocese: www.diocesesjc.org.br e Redes Sociais – Envie sua notícia!Envie seu cartaz, texto, foto e sugestão para ser di-vulgado no site da Diocese de São José dos Campos e nas Redes Sociais. Fale com o Pedro Luvizotto.Mande por e-mail: [email protected]: 12 3928-3926

O Jornal Expressão é distribuído GRATUITAMENTE nas paróquias da Diocese de São José dos Campos. Não pode ser vendido e não possui nenhum representante para arrecadar fundos para publici-dade, assinaturas ou outra contribuição.

›› Aviso

Fundação Sagrada Família - Publicação Mensal da Diocese de São José dos CamposAdministrador Diocesano: Pe. Djalma Lopes de Siqueira • Supervisão Geral: Pe. Edinei Evaldo Batista • Jornalista Responsável: Ana Lúcia Zombardi - MTB 28.496 • Revisão: Diácono José Aparecido de OliveiraReportagem: Pedro Luvizotto. Colaboraram nesta edição: Vanessa Albuquerque, Diácono Alexandre Costa, PASCOM, RECOP e Secretários Paroquiais. Diagramação: AB&G Comunicação e Marketing Ltda. Tiragem: 20 mil exemplares - Impressão: Gráfica Katu • Redação e Publicidade: Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 - Jd. São Dimas - São José dos Campos - CEP 12245-440 • Tel.: (12) 3928-3929 – e-mail: [email protected] você identificar alguma informação errada ou falta de dados, escreva para a redação do Jornal Expressão ou envie um e-mail. Mande também suas críticas, comentários e sugestões. As matérias assinadas e opiniões expressas são de responsabilidade de seus autores. Edição concluída em 06 de Agosto de 2014.

Fale com o Expressão 3928-3929 ou 3928-3926, com Ana Lúcia e Pedro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Editorial

Agosto: mês fecundo para a família

A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo“

Há muita superstição em torno do mês de agosto, visto como um tempo de má sorte e de coisas assustadoras. Para os cristãos

nada disso é verdade. Agosto é um mês igual aos outros dentro do qual se con-templam aspectos importantíssimos da existência humana tais como a família e as vocações. Além disso, em agosto celebram--se pessoas exemplares que deram singular contribuição à Igreja e ao mundo (São João Maria Vianney, Santa Clara, Santo Agosti-nho entre outros santos) e os pais, figuras essenciais na vida de todas as pessoas.

Diferentemente do que se pensa popu-larmente o mês de agosto é um tempo fecundo em celebrações e oportunidades de reflexões sobre o que há de mais im-portante.

Sem desconsiderar a importância de tudo o que se comemora durante este mês, a família desponta como algo que merece mais nossa atenção seja porque é a base da formação de cada pessoa e da sociedade, seja porque é uma das instituições mais vulneráveis de nosso tempo, sofrendo ataques de toda parte.

Comunidade de comunidades: uma nova paróquiaAcolhida e vida fraterna

Prosseguimos na apresentação das proposições pastorais para uma renovação da paróquia, confor-me o capítulo 6 do Doc. 100 da CNBB (Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – A conver-são pastoral da paróquia).

Um grande passo a ser dado em vista da renovação paroquial é a oferta e o acolhimento do perdão, visto que uma comunidade paroquial não está livre de tensões e dissensões. A primeira e mais necessária modificação que se deve buscar é no sentido de fazer da paróquia um lugar de reconciliação. Isto supõe rever as relações entre as pessoas. A vida comunitária não está baseada em assumir cargos ou atuar em serviços na paróquia: trata-se de viver como autênticos discípulos de Jesus Cristo, rejeitando a inveja, a fofoca e a busca dos interesses pessoais.

A alegria, o perdão, o amor mútuo, o diálogo e a correção fraterna são indicativos importantes para a revisão do relacionamento ao interno da comunidade pois não será possível acolher os afastados se aqueles que estão na comunidade vivem desencontrados.

Quando se deseja, de fato, renovar a paróquia, mais do que criar novas estruturas, trata-se de recuperar as relações interpessoais e de comu-nhão. O amor fraterno, a amizade e a caridade com todos são aspectos irrenunciáveis de uma comunidade cristã.

Outro aspecto necessário de se ampliar é o acolhimento. Urge exercer melhor a acolhida, o diálogo e a proposição de caminhos àqueles que se sentem distanciados. Mesmo aqueles que vivem afastados da comunidade acabam procurando-a em vista dos sacramentos (batismo, matrimônio,

crisma) e aí se encontra uma importante ocasião de acolher em vista de inserir as pessoas na vida paroquial. Mesmo quando se deve dizer não, isso deve ser feito procurando deixar claras as razões para tanto, sempre através de diálogo paciente e respeitoso.

Acolher é priorizar a escuta do outro para co-nhecer suas angústias e esperanças, mas também para incentivar o uso das possibilidades existentes em cada um.

Para o acolhimento, aconselhamento e orien-tação das tantas pessoas que procuram a Igreja, sobretudo nos momentos difíceis, será necessário preparar e contar com pessoas leigas e consa-gradas, compartilhando da responsabilidade e da missão dos padres. A esse respeito diz o Papa Francisco que a comunidade deve ser uma “Igreja capaz de fazer companhia, de ir para além da simples escuta; uma Igreja que acompanha o caminho pondo-se em viagem com as pessoas”. Portanto não se trata de simples escuta, mas de proximidade e acompanhamento das pessoas.

Para acolher a todos é necessário receber cada pessoa na sua condição religiosa e humana, sem colocar, de imediato, obstáculos doutrinais e morais para sua chegada. Trata-se de uma atitude misericordiosa da Igreja.

A conversão pastoral da paróquia, que deve envolver a todos os seus membros, faz com que ela seja uma instância de acolhida e missão, uma casa de portas sempre abertas para promover a cultura do encontro.

Pe. Edinei Evaldo BatistaCoordenador Diocesano de Pastoral

Caminho Pós-Sinodal

Faça download do Documento Conclusivo do Sínodo - www.sinododiocesano.com.br

A família é o berço de homens e mulhe-res de bem, que se tornarão os elementos fundamentais para a edificação sólida da Igreja e da Sociedade. Nela se constrói o caminho seguro para se chegar à paz como expressão da vida plena desejada e merecida por todos.

Se a família vai bem, o mundo caminha bem. Se o mundo não está bem é porque a família ainda não tem sido tudo o que pode e deve ser.

A Semana da Família, celebrada todos os anos no mês de agosto coloca diante de nossos olhos uma realidade que diz respeito a todos e pela qual todos devem se responsabilizar. O seu início coincide com o dia dos pais, recordando que a família é uma realidade que parte do humano, ou seja, tem sua origem no encontro e no compromisso de um homem e uma mulher

que se enamoram e decidem unir-se para sempre. A conclusão da Semana da Família, entretanto, se dá na Solenidade da Assun-ção de Nossa Senhora, mostrando que a família como realidade humana precisa ser assumida por Deus para chegar à plenitude de seu significado e de sua missão. Como Maria, a família deve estar em constante processo de subida na direção que o Evan-gelho indica.

O tema da Semana da Família 2014 é “A espiritualidade cristã na família: um casa-mento que dá certo” e quer ajudar todos a descobrir que a família só será capaz de enfrentar os desafios que se lhe apresen-tam na força da espiritualidade cristã, isto é, se cada um de seus membros assumir comprometidamente o jeito de Jesus Cristo passando a ver e a tratar os outros como Ele o faria.

Oferecendo sua contribuição ao cresci-mento e à transformação das famílias, o Jornal Expressão convoca a todos para uma participação efetiva na Semana da Família a fim de que os seus frutos se verifiquem em cada matrimônio, em cada lar, em toda a Igreja e também na Sociedade.

Page 3: Jornal Expressão - Agosto 2014

Agosto | EXPRESSÃO | 3

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB Bispo Diocesano de São José dos Campos

*

As VocaçõesPalavra do Pastor

Com alegria celebra-mos, neste mês de agosto, a realida-de das vocações na

vida das pessoas e na vida da Igreja. E a cada semana vamos lembrando uma vo-cação de especial consagra-ção:

1. A vocação do ministro ordenado (padres e diáco-nos). Como não agradecer a Deus o trabalho de nossos queridos padres e diáconos. Eles são a imagem de Jesus Cristo Sacerdote e servidor. Rezemos pela felicidade de nossos presbíteros e por sua fidelidade na missão as-sumida diante de Deus e da Igreja, no serviço ao Povo e ao Reino. Nossa Diocese precisa de muitos padres e diáconos. Muitos novos pa-dres que venham de nossas famílias e de nossas comu-nidades. Vamos convidar EXPLICITAMENTE, como fez Jesus com os Apóstolos, os jovens de nossas paróquias para que possam fazer a experiência de vida, no se-guimento do Senhor, como padres, a serviço do povo de Deus.

2. A vocação da Família, a vocação do Pai e da Mãe, filhos e filhas no contex-to do amor. A experiência do amor é algo fundamen-tal na vida de uma pessoa. Normalmente quem não é amado, não ama, ou tem di-ficuldades de amar. E o an-seio profundo do coração humano é o amor. Por isso

comunidades e vínculos so-ciais... O matrimônio tende a ser visto como mera forma de gratificação afetiva, que se pode constituir de qual-quer maneira e modificar-se de acordo com a sensibilida-de de cada um...” (EV, 66) . É um desafio para o tempo presente e para o futuro. Que possamos reforçar, em nossas Famílias, os laços do amor. Daquele amor que lembra o AMOR INCOMEN-SURÁVEL DE DEUS por suas criaturas e por isso é fecun-do, profundo, restaurador da vida e da esperança, pro-positor de atitudes de espe-rança, perdão, conforto e fé.

3. A Vocação Religiosa de consagrados e consagradas. Que maravilha podermos contar em nossa Igreja com pessoas, homens e mulhe-res, que decidiram entregar completamente suas vidas, para testemunhar Jesus e o seu projeto de vida, se-guindo mais de perto o seu exemplo na obediência, cas-tidade e pobreza. Façamos aos jovens a proposta da Vida Religiosa e Consagrada para que eles possam viver, na alegria, o testemunho de Jesus e de seu Evangelho.

4. A Vocação do Catequis-ta. Parabéns aos milhares de catequistas de nossa Dioce-se! Que graça de Deus poder contar com vocês na obra do Anúncio do Querigma, na Evangelização e na Educação da Fé de tantos batizados. Aprofundar e testemunhar a Fé é o desafio para cada ca-tequista e para cada pessoa que se colocou no caminho de ser discípulo missionário de Jesus. Obrigado e vamos em frente, com coragem e alegria, construindo a Igreja que é de Deus!

Que Deus vos abençoe e vos guarde e derrame sobre todos e todas o seu amor de Pai, rico em misericórdia!

temos inscrito, no fundo de nossa alma e de nosso cora-ção, a necessidade de amar e sermos amados. Não é por nada que São João nos diz: “DEUS É AMOR”. E São Paulo afirma: “tudo vai passar: as profecias, a fé, a esperança. SÓ O AMOR HÁ DE PERMA-NECER”. Claro, porque um dia estaremos todos, face a face, diante de Deus que é o Amor absoluto e inextinguí-vel. E a experiência do amor, que vamos fazendo em nos-sas vidas, vai sendo refle-xo da presença do Amor de Deus que habita em nós. E o amor conjugal é um dos exemplos mais fortes que a Sagrada Escritura nos apre-senta para que entendamos a força e a profundidade do Amor de Deus. O Papa Francisco em sua exorta-ção apostólica “Evangelii Gaudium” quando fala da Família, nos diz: “A família atravessa uma crise cultu-ral profunda, como todas as

tudo vai passar: as profecias, a fé, a esperança. SÓ O AMOR HÁ DE PERMANECER”.

De segunda a sexta-feira às 5h15 12h 14h50 22h

Vagner e Fernanda com a filha Helena família da Paróquia Espírito Santo

Irmã Fabiana no dia dos seus Votos Perpétuos

Page 4: Jornal Expressão - Agosto 2014

4 | EXPRESSÃO | Agosto

Nomeações e Transferências noClero da Diocese de São José dos CamposDom José Valmor Cesar Teixeira, por mercê de Deus e da Sé Apostólica, Bispo Diocesano de São José dos Campos, tendo ouvido o pa-recer do Conselho de Pres-bíteros nomeia os Senhores Padres e Diácono para os seguintes ofícios eclesiais:

Padre Geraldo Alves da Silva Ecônomo da Diocese e Pároco da Paróquia Santo Agostinho (Urbanova – SJC);Padre Messias Rochinski Pároco da Paróquia Santa Cecília (Centro – Jacareí);Padre José Valdir Rodrigues Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade (Centro – Jacareí);Padre Eduardo Fraga e Silva Pároco da Paróquia São João Bosco (Jd. das Indústrias – SJC);Padre Sebastião César Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Vl. Tesouro – SJC);Padre Fabiano Kleber C. do Amaral Pároco da Paróquia Santa Inês (Jd. Santa Inês I – SJC);Padre Ademir Nunes Farias Vigário Paroquial da Paróquia da Catedral São Dimas (Jd. São Dimas – SJC);Padre José Vieira Pinto Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Bonsucesso (Monteiro Lobato);Padre Djalma Lopes Siqueira Reitor do Seminário Propedêutico e ajudante da Paróquia São José (Centro – SJC);Padre Lucas Rosa da Silva Pároco da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Pq. Novo Horizonte – SJC);

Padre Dirceu Arantes da Silva Vigário Paroquial na Paróquia São João Batista (São João – Jacareí);Padre Vicente Benedito Simões Reitor do Seminário de Filosofia e ajudante da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Altos de Santana – SJC);Padre Francisco José da Silva Pároco da Paróquia de São Silvestre (São Silvestre – Jacareí);Padre Ivo Demétrio Lourenço Vigário Paroquial na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Pq. Novo Horizonte – SJC);Padre Márcio Roberto Pereira Campos Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia (Putim – SJC);Padre Mario Teodoro Batista Vigário Paroquial da Paróquia Santuário São Judas Tadeu (Jd. Paulista – SJC);Diácono Alexandre Rodolfo A. da Costa Colaborador na Paróquia Santa Rita de Cássia (Jd. da Granja – SJC).

As datas das posses canônicas serão marcadas de acordo com a agenda do Bispo Diocesano.

São José dos Campos, 15 de julho de 2014Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Bispo Diocesano de São José dos Campos

PossesConfira as datas e horários das missas de posse dos

novos párocos e reitor .

28 de julho, às 19h30 – Posse de Padre Messias Rochinski na Paróquia Santa Cecília ( Jacareí)

30 de julho, às 19h30 – Posse do Padre Geraldo Alves na Paróquia Santo Agostinho (Urbanova – São José dos Campos)

04 de agosto, às 19h30 – Posse do Padre Vicente Simões como Reitor do Seminário de Filosofia (Taubaté)

08 de agosto, às 19h30 – Posse do Padre Lucas Rosa da Silva na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Novo Horizonte – São José dos Campos)

Próximas Posses 19 de agosto, às 19h30 – Posse do Padre Djalma Lopes

Siqueira como Reitor no Propedêutico. 26 de agosto, às 19h30 – Posse do Padre Francisco José da

Silva na Paróquia São Silvestre (Jacareí) 28 de agosto, às 19h30 - Posse do padre José Vieira Pinto na

Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso– Monteiro Lobato 01 de setembro, às 19h30 – Posse do Padre Fabiano Kleber C.

do Amaral na Paróquia Santa Inês (Jd. Santa Inês I – SJCampos) 02 de setembro, às 19h30 – Posse do Padre Eduardo Fraga e

Silva na Paróquia São João Bosco (Jd. das Indústrias – SJCampos) 03 de setembro, às 19h30 – Posse do Padre Sebastião Cesar

Barbosa na Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Vl. Tesouro – SJCampos)

Missa de envio do Padre Rogério Augusto será no dia 29 de agosto às 19h30, na Paróquia São João Bosco.

Padre Geraldo Alves da Silva

Padre Messias Rochinski

Padre José Valdir Rodrigues

Padre Eduardo Fraga e Silva

Padre Sebastião César

Padre Fabiano Kleber Cavalcante do Amaral

Padre Ademir Nunes Farias

Padre José Vieira Pinto

Padre Djalma Lopes Siqueira

Padre Lucas Rosa da Silva

Padre Dirceu Arantes da Silva

Padre Vicente Benedito Simões

Padre Francisco José da Silva

Padre Ivo Demétrio Lourenço

Padre Márcio Roberto Pereira Campos

Padre Mario Teodoro Batista

Diácono Alexandre Rodolfo A. da Costa

Page 5: Jornal Expressão - Agosto 2014

Agosto | EXPRESSÃO | 5

Paróquias em festa

Agende-se

Encontro de FamíliasA Casa Logos (Missão Tera-pêutica para dependentes químicos) convida familiares de dependentes para um dia de oração e reflexão com o tema: “Curados para amar”. Dia 31 de agosto, das 7h às 17h, no Centro de Evangeliza-ção da Paróquia Santa Branca (no município de Santa Bran-ca). Inscrições pelo telefone: 3972-0366. Informações: www.casalogos.org.br.

Rosário das mãesA Vigília das Mães (grupo de mães que rezam pelos filhos) convida para o Rosário das Mães, dia 27 de agosto, dia de Santa Mônica, às 14h, na Catedral de São Dimas (Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 01 – Jd. São Dimas).

Cursilhos (Retiro)Retiro do Movimento de Cursilhos para homens e mulheres maiores de 18 anos. Dias 12, 13 e 14 de setembro, na Casa de Retiros Monte Tabor. Faça essa experiência com Cristo. Informações: [email protected]. Pedro: 98211-418199702-5869 / 3014-4229Fernanda: 98213-066699702-7191Vilma: 99185-94463204-3411

Dia de EspiritualidadeGrupo de ReflexãoFilhos no CéuNo dia 21 de Setembro, das 8h às 16h acontece um dia de Espiritualidade promovi-do pelo Grupo de Reflexão Filhos no Céu (com pais cujos filhos faleceram pre-maturamente), com o tema: “Fé, uma força consoladora no sofrimento.” Serão desen-volvidas duas reflexões: 1ª Reflexão: “A luz da fé no sofrimento” – Lumen Fidei – Pe. Eduardo Fraga2ª Reflexão: “Fé, uma força consoladora no sofrimento” – Lumen Fidei – Pe. Edinei Evaldo BatistaLOCAL: Capela Nossa Senhora AparecidaParóquia São João BoscoAv. Cassiano Ricardo, 1983 - Jd. Alvorada– São José dos Campos – SPInscrições: [email protected]

Encontro de Professores - 2014A Pastoral da Educação da Dio-cese de São José dos Campos convida professores, educa-dores e demais profissionais da área da educação para o Encontro 2014 que acontecerá dia 25 de setembro terá como tema “Do Divino ao Humano.”Dia: 25 de setembro, das

19h30 às 21h.Local: Espaço Dom Bosco (Instituto São José) Rua: Clóvis Bevilacqua, Por-taria 3. Informações e inscrições pelo email: [email protected]

Retiro na Casa de Oração Cura D’ArsSilêncio e Contemplação.De 13 a 15 de dezembro. Participe. Informações e inscrições: (12) 3921-9719 / [email protected]ço: Casa de Retiro Cura D´Ars – Estrada do Jaguari, 11500, Bairro do Jaguari, em SJCampos.

I Tarde de Louvore Oração para JovensUm momento especial de gra-ças com testemunhos, reflexão sobre a vocação cristã, louvor e muito mais, promovido pelas Pequenas Missionárias de Ma-ria Imaculada. Para jovens com idade mínima de 14 anos. Dia 24 de Agosto, no Auditório do Hospital Pio XII (Santana, em São José dos Campos), das 14h às 17h. Faça sua inscrição pelos telefones: 98154-4500Ir. Clélia; 99199-9592Ir. Maira ou 3928-3300. Mais informações pelo email: [email protected]

A Comunidade do bairro Capuava (Paróquia Santa Teresi-nha) promove a Festa de Nossa Senhora do Bonsucesso, de 14 a 17 de agosto de 2014. Confira a programação e participe!

14 de agosto (5ª feira): 19h30 – Missa (Pe. Raimundo Nonato).

Bênção e levantamento do mastro em honra de Nossa Se-nhora

Tema: “Maria – Estrela da Nova Evangelização”.

Dia 15 de agosto (6ª feira): 19h30 – Missa (Pe. Beto).

Tema: “Maria – Portadora da Alegria do Evangelho”.

Dia 16 de agosto (sábado): 18h – Carreata saindo do San-tuário Santa Teresinha e Missa.

Homilia (Diác. Rogério – Arqui-diocese de São Paulo).

Tema: “Família de Nazaré – modelo de espiritualidade pela confiança e obediência”.

Em seguida, quermesse.

Dia 17 de agosto (domingo)10h30: Procissão saindo do

Viaduto da Carvalho Pinto e Missa (Pe. Edinei)

12h: Feijoada (ingressos ven-didos antecipadamente)

Animação: Orquestra de vio-las “Cordas da Mantiqueira”

Rito da Carpição: transporte de terra com orações

Barracas de doces e salgados, jogos para crianças, bingo e leilão.

Paróquias recebem relíquias de Dom Bosco

A s p a r ó q u i a s S a g r a d a Família e São João Bosco, de São José dos Campos, r e c e b e m a u r n a c o m a s relíquias de Dom Bosco. A visita faz parte da abertura do ano em comemoração ao Bicentenário de nascimento do santo, a ser celebrado em agosto de 2015.

Para padre Silvio Cesar, sale-siano e pároco da Paróquia Sa-grada Família, celebrar a festa de Dom Bosco com esta visita é “sentir como se o próprio Dom Bosco estivesse muito pertinho de nós, é sentir sua presença em nosso meio”.

De 13 a 16 de agosto ela ficará na Paróquia Sagrada Fa-mília, onde acontecerá o tríduo festivo (veja programação ao lado em Paróquias em Festa).

A Paróquia São João Bosco recebe no dia 17 de agosto. A chegada está prevista para

o meio dia e a programação conta com Oração do Santo Terço às 15h30 e missa solene com Dom Cesar Teixeira, às 19h.

Fazem parte das relí-quias parte dos ossos, cabelo e os paramentos que vestem a imagem foram usados por Dom Bosco. A urna pertence ao Santuário do Coração de Jesus,

de São Paulo.Participe deste momento de

graça, oração e agradecimento ao Pai e Mestre da Juventude.

Paróquia Sagrada Família: Rua Padre Rodolfo, 28 - Vila Ema – SJC.

Paróquia São João Bosco: Rua Aimbiré, 50 – Jd. das Indús-trias – SJC.

Web Rádios ParoquiaisIniciativas da Pastoral da Comunicação de nossas paróquias, as

WEB RÁDIOS são grande canal para a evangelização pela internet. Programação variada. Música, entrevistas, notícias paroquiais e diocesanas e muito mais. Ouça uma WebRádio paroquial.

WebRádio São DimasCatedral São Dimas)www.radiosaodimas.com

WebRádio MOPESParóquia N. Sra. do Perpétuo Socorro)www.radiomopes.com.br

Web PESParóquia Espírito Santowww.paroquiaespiritosanto.com.br

WebRádio Tom de AmorComu. Católica Tom de Amor)www.radiot omdeamor.com

WebRádio COMDEUSComunidade Maria Mãe de Deuswww.comdeus.com.br

Festa de Dom Bosco – Paróquia Sagrada FamíliaDe 13 a 16 de agosto

Dia 13 de agosto (4ª feira), às 19h30 – Missa com a presença de Dom Irineu Damelon, bispo de Lins.

Dia 14 de agosto (5ª feira), às 19h30 – Missa com a presença de Dom Eduardo Pinheiro, bis-po auxiliar de Campo Grande, responsável pela Pastoral da Juventude na CNBB.

Dia 15 de agosto (6ª feira), às 19h30 – Missa com a presença de Dom José Valmor Cesar Teixeira, bispo de SJCampos.

Dia 16, sábado, às 18h – Mis-sa com a presença do Pe Edson Donizeti Castilho – Inspetor Salesiano e participação especial de toda Família Salesiana

Durantes esses dias, a urna com os restos mortais de São João Bosco ficará à exposição, na paróquia.

A Paróquia Sagra Família fica na Rua Padre Rodolfo, 28 - Vila Ema – São José Campos. Infor-mações: (12) 3921-9460 - www.sagradafamiliaonline.org.br

Festa de Nossa Senhora do BonsucessoParóquia Santa Teresinha

Page 6: Jornal Expressão - Agosto 2014

6 | EXPRESSÃO | Agosto

PAPA NO TWITTER@Pontifex:

Desejo a cada família que possa redescobrir a oração domésti-ca: também isso ajuda a entender-se e a perdoar. (31 de julho)

›› MóveisDoe seu móvel usadoA Cáritas Diocesana aceita doa-ções de móveis usados – sofás, poltronas, cadeiras, camas – ele-trodomésticos em bom estado. Ligue e agende a retirada da sua doação na Cáritas Diocesana, tel.: 3911-3225.

›› ServiçoCapelania Hospitalar

A Capelania Hospitalar “Thali-ta Kum” da Diocese de São José dos Campos possui um espaço para aproximar os atendentes hospitalares com os fiéis e en-fermos. No site você pode en-contrar reflexões diárias, deixar seus pedidos de oração, além de conhecer a equipe da capelania com os hospitais assistidos e as-sistentes e também as atividades realizadas assim como os horá-rios e locais de atendimentos.

Viste o site: www.capela-niahospitalarcatolica.com

Empregadas domésticas, cuidadores de idosos e babásQuem está à procura de uma empregada doméstica, cuidador de idoso ou babá pode consultar o cadastro do Serviço Social da

Catedral São Dimas. A consulta deve ser feita pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, com Célia. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Praça Mons. Ascânio Brandão, 01, São Dimas, em São José dos Campos.

ColaboreProjeto Óleo ValeCriado em 2009, o projeto Óleo Vale faz a coleta do óleo a ser re-ciclado em bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, residências e indústrias da re-gião do Vale do Paraíba. O óleo recolhido passa por um sistema de filtragem, aquecimento e limpeza, um avançado sistema de filtragem, passa pela sepa-ração de água e óleo e então o óleo com 99,9% de pureza. E depois vendido para indústrias de biodiesel gerando renda para os cooperados.Para seguir adiante, o projeto conta com o apoio da socieda-de. Ajude alcançar a meta. Saiba como doar o óleo de cozinha usado – (12) 3431-1702 / [email protected]

Empregadas domésticas e babásQuem está à procura de uma

empregada doméstica ou babá pode consultar os cadastros do Serviço Social da Paróquia Sagra-da Família (Vila Ema). A consulta deve ser feita pessoalmente, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h. A Sala do Serviço Social, fica junto à Igreja, na Rua Padre Rodolfo, 28, Vila Ema, em São José dos Campos.

Cadastro de doméstica, diarista, babá e acompa-nhante de idososA Obra Social São Dimas ofere-ce cadastro de Doméstica, dia-rista, babá e acompanhante de idosos. Os interessados deverão entrar em contato, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h pelo telefone: (12) 3322-0543.

›› Vida NovaFilhos no céuPara os pais que querem andar no caminho da fé e esperança, em perfeita comunhão e alegria, com os filhos que os precede-ram na eternidade. O Grupo se reúne no terceiro domingo de cada mês, às 15h, iniciando-se com a Santa Missa, seguida da reunião de reflexão, na Capela do Hospital Antoninho da Ro-cha Marmo, em São José dos

Campos. Mais informações e reflexões no blog www.filhos-noceu.org.br.

Missa de São PeregrinoProteção para pessoas em trata-mento contra o câncer e curadas da doença. A Ordem dos Servos de Maria e a Fraternidade São Peregrino convidam todas as pessoas afetadas pela doença a pedir a proteção de São Pere-grino. A missa é celebrada, todo dia 4 de cada mês, na Paróquia Sagrada Família, Rua Padre Ro-dolfo, 28 – Vila Ema, São José dos Campos.

Fazenda da EsperançaSe você quer se livrar da depen-dência de drogas ou de álcool, ou encaminhar um parente ou amigo, a Fazenda da Esperança é uma alternativa. Em São José dos Campos, você pode tirar suas dúvidas sobre os encaminha-mentos com Bita pelo telefone (12) 9102-4137. Ele atende, de terça a sexta, das 13h30 às 17h, na Catedral de São Dimas. Os interessados podem participar também das reuniões mensais, no terceiro Domingo do mês, às 14h, do grupo Esperança Viva, (GEV), na Catedral São Dimas.

Ministério maisque vencedoresO Ministério mais que Vencedo-res é um projeto desenvolvido dentro da Paróquia Espírito Santo, unindo os trabalhos da Pastoral da Sobriedade e grupos de Irmandades Anônimas (AA, NA, Naranon, Amor Exigente etc). É voltado para as pessoas com dependência química e al-cóolica e alia técnica (tratamento psicológico e terapias) com a espiritualidade.O atendimento do Ministério Mais que Vencedores acontece nas quartas-feiras, das 9h às 11h, das 15h às 17h e das 19h às 21h. O grupo de apoio, nas sextas-feiras,das 22h às 24h. Se você passar por esse tipo de di-ficuldades, participe ou indique para alguém que necessita de apoio. Local: Paróquia Espírito Santo, Av. Cassiopéia, 461, Jar-dim Satélite, em São José dos Campos.

Divulgue aqui o trabalho de sua Obra Social, Paró-quia, Grupo ou Movimen-to. Ligue para o Jornal Expressão 12 3928-3929 ou envie um e-mail: [email protected]

Serviço

INFORME PUBLICITÁRIO

Catholic English: Estude e memorize o que realmente importa!Surge em São José dos Campos um

novo conceito de curso de idiomas, o Catholic English, voltado para o pú-blico católico interessado em estudar o inglês a partir da Vida de Cristo, do Evangelho, das obras dos santos e das homilias católicas. A equipe do Catholic English trabalha para fomentar o encontro de pessoas que apreciam a cultura e a tradição da Igreja Católica Apostólica Romana tradicional, fiéis à doutrina de Cristo e ao Vaticano.

O Catholic English é um centro de estudos que agrega experiências de profissionais de várias áreas: Letras, Jornalismo, Litetatura, Crítica Literária, Teologia, Ciências da Religião e Filosofia, e tem seus precedentes históricos. Em Julho de 2000, Wladyslaw Sielawa e Cláudia Araujo instituíram um curso de Inglês

em um Colégio de ensino fundamental em Santana, São José dos Campos. Na ocasião, o método aplicado era o “Spectrum”, que promovia a conversação e a aprendizagem da gramática, junto da cultura geral.

Wlady morou na Europa e nos Estados Unidos e é hoje um dos voluntários do Catholic English, devido ao domínio do idioma polonês. Atualmente, ele colabora com pesquisas sobre a vida da mística polaca Faustina Kowalska, visto que o curso será iniciado com o preciosíssimo Diário da secretária de Cristo. Outro pesquisador que dá suporte ao centro é o alemão Neivor Schuck, especialista na obra de Bento XVI; além de Cláudia, que desenvolveu sua tese de doutorado pautada na Igreja pontifícia tradicional.

Os pesquisadores do Catholic English provêm de diversas áreas, e apesar das

diferentes qualificações, a equipe trabalha temáticas simples e de fácil entendimento a todos. Afirma Cláudia: “O Evangelho, as passagens das vidas dos santos, as pales-tras e homilias propostas em nossas aulas

giram em torno da simplicidade e da pro-fundidade da filosofia católica, com uma linguagem acessível a todos os públicos: leigos e consagrados. Estamos abertos a acolher também evangélicos interessados em conhecer melhor as raízes da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por Jesus Cristo no ano 33. (Mt 16, 18)”.

Embora a inovação do método para o idioma Inglês tenha partido da iniciativa de Cláudia, em razão de suas experiên-cias em cursos de idiomas da PUC-SP, concomitantes à pesquisa em Ciências da Religião; os cursos do Catholic English não se restringem à interpretação de textos, como ocorre nos instrumentais do Stricto Sensu, visto que o centro conta com profissionais que trabalham a didática do inglês há muitos anos.

Jorge Alberto é um dos consultores

do Catholic English e sua contribui-ção envolve gramática, pronúncia e conversação. Jorge é joseense, foi instrutor na Disney, morou na Flórida, tem uma representação de intercâm-bio na cidade e é militante em obras sociais da Igreja Católica. O Catholic English conta também com a colabo-ração de Alexandre Pereira, professor universitário e literato em assuntos para fonética, morfologia, Literatura e Crítica Literária; e com tradutores e especialistas no Inglês avançado.

O lema do Catholic English é ensinar e resgatar raízes, e em breve o centro irá disponibilizar o respectivo curso em CD Rom. Se você tem interesse em adquiri-lo, entre em contato pelo site, cadastre-se e obtenha mais informa-ções: www.inglescatolico.com.br.

Page 7: Jornal Expressão - Agosto 2014

Agosto | EXPRESSÃO | 7

A Paróquia Coração Eucarís-tico de Jesus, no Parque Novo Horizonte, em São José dos Campos, vai sediar a Promoção Vocacional no dia 31 de agosto de 2014. Dentro da programa-ção, partida de futebol entre padres e seminaristas, barracas de comidas e brincadeiras, show musical com família Pai-va, Missa Vocacional e o sorteio dos prêmios da rifa da Promo-ção Vocacional. Quem adquiriu o cupom, concorrerá com dois carros, uma moto, uma TV, um notebook e um smartphone. Toda renda é em prol da ma-nutenção dos três seminários da Diocese de São José dos Campos. O sorteio será após a Missa, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus.

Promoção Vocacional 2014 Festa Vocacional será dia 31 de agosto, sediada na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus

Kairós para as famíliasA Comunidade Canção Nova em São

José dos Campos promove um Kairós para as Famílias, em parceria com a Pastoral Familiar da Paróquia São Vicente de Paulo, no encerramento da Semana da Família! Será um dia com muitos cânticos, orações, pregações, adoração ao Santíssimo e Santa Missa.

Participe conoscoEvento: "Kairós Famílias Em Pé!"Tema: "Deus, os meus são Teus!"Data: 17 de Agosto de 2014Horário: De 08h00 as 18h00.Local: Capela Santa Cruz.Endereço: Estrada Municipal Dom José

Antônio do Couto, (Estrada do Cajuru), nº 191 – Bairro Cajuru - Zona Leste - SJCampos.

Presença: Pe. Márlon Múcio (Missão Sede Santos, Taubaté) / Jimmy e Benedita (Casal da Canção Nova, Cachoeira Paulista) / Nilson (Comunidade Tom de Amor, Eugênio de Melo).

Inscrições: Nas Livrarias Canção Nova do Centro (12) 3923-7000 e do Satélite (12) 3204-9141, na Livraria Divina Mise-ricórdia (12) 3902-6805 ou pelo e-mail: [email protected].

Entrada: 01 quilo de alimento não perecível por pessoa (que será destinado às famílias carentes).

Serviços: Lanchonete, almoço no local (R$ 10,00), livraria, Clube da Evangeliza-ção e equipe de evangelização para as crianças que forem com seus pais.

Mais informações: (12) 3923-7000 / E-mail: [email protected]

II Fórum dasPastorais Sociais

Dia 16 de agosto, das 13h30 às 17 horas, acontecerá o II Fórum das Pastorais Sociais.

O tema a ser tratado por assessores (mesa redonda) será sobre a Sustentabili-dade (captação de recursos). Nesse Fórum vamos prestar assessoria às obras sociais da diocese.

“Lembro da importância da presença de todos que são membros da Comissão Dioce-sana para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, ” convida padre Geraldo Magela, assessor da Comissão Diocesana. Dom Cesar Teixeira terá seu primeiro encontro com os membros desta Comissão, quando falará sobre a Ação Social da Igreja.

ProgramaçãoDia: 16/08/2014 (SÁBADO)Horário: 13h30 às 17hLocal: Auditório da Faculdade Católica

Programação13h30 - Acolhida14h - Oração inicial14h15 - Tema: Sustentabilidade (experiên-cia sobre captação de recursos)15h00 - Intervalo15h15 - Ação Social da Igreja – Dom Cesar15h50 - Perguntas abertas16h30 - Agradecimento e encerramento.

Promoção Vocacional - A Pastoral Vocacional é a res-ponsável pela realização da Promoção Vocacional, que tem o objetivo de levantar recursos para a manutenção dos seminá-

rios. Esta Promoção substituiu a Festa nas Colinas que foi reali-zada por 22 anos.

Todas as paróquias partici-pam com a venda dos cupons e ajudam na divulgação e pro-

moção do trabalho vocacional, em um envolvimento integral de toda diocese. A formação de novos sacerdotes depende da nossa comunhão, oração e generosidade!

Festa Vocacional Diocesana

Dia 31 de agosto15h - Futebol Padres X Semina-ristas, na quadra poliesportiva (Rua 23 de dezembro, 400 – Jardim Cerejeiras)16h30 – Apresentação Musical e barracas na Obra Social Pça. 1º de Maio, 241, Parque Novo Horizonte, ao lado da Igreja18h – Missa, na Igreja Coração Eucarístico de JesusApós Missa – Sorteio e apre-sentação musical com Família Paiva, no pátio da Obra, ao lado da Igreja.

Page 8: Jornal Expressão - Agosto 2014

8 | EXPRESSÃO | Agosto

50 anos de sacerdócio de Dom Nelson WestruppNo dia 3 de julho, Dom Nelson

Westrupp, scj, Bispo da Diocese de Santo André, celebrou 50 anos de seu sacerdócio, em missa realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no centro de Santo André, SP. A celebração foi presidida pelo próprio jubilando e concelebrada pelos demais arcebispos e Bispos presentes.

Dom Nelson é natural de São Luís, Município de Imaruí, SC. Ordenou-se sacerdote em 28/06/1964, na cidade de Brus-que, SC. Foi sagrado bispo em 20/07/1991, tendo sido o segundo bispo de São José dos Campos, exercendo seu ministério de 1991 a 2003, sendo posteriormente bispo de Santo André, até agora.Tem como lema: “Sem mim nada podeis”

Atuou como bispo membro da Comissão Representativa do Regional Sul 1; coordenador da sub-região de Aparecida; res-ponsável pela Dimensão Bíblico--Catequética, no Regional Sul 1; responsável pela Pastoral Vo-cacional e membro do Conselho Fiscal no Regional Sul 1; membro do Conselho Permanente da CNBB (2007 – 2011).

Esteve à frente do Regional Sul 1 da CNBB do Estado de São Paulo como presidente por dois manda-tos. Foi eleito para a presidência do Regional em 2003. Em 2007, foi reeleito para um segundo mandato que terminou em 2011.

Estiveram presentes na cele-

bração o Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia e Pregador do Jubileu, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o Bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral; o Bispo de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden; o Bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira; o Bispo Emérito de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos; o Bispo de Campo Limpo, Dom Luis Antonio Guedes; o Bispo auxiliar de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau e o Abade do Mosteiro São Bento de São Paulo, Dom Mathias Tolentino Braga.

Também marcaram presença o Clero diocesano de Santo André, diversos Padres da Diocese de São José dos Campos, dente outros, além dos familiares de Dom Nelson e de fiéis

de várias comunidades pastorais que lotaram a catedral diocesana.

Em seu pronunciamento, dom Nelson Westrupp, scj, recordou da felicidade do seu primeiro dia quando foi ordenado presbítero. “Estou vivendo neste Jubileu, pela graça de Deus, a felicidade do primeiro dia, um dia que não teve ocaso até agora. Sinto que minhas mãos ainda exalam e recendem o perfume do Óleo Sagrado daquele primeiro dia”, disse.

Hoje, disse dom Nelson, “se algum aventureiro me perguntar o segredo de minha felicidade sa-cerdotal, repetirei com o Salmista aquele verso que aprendi ao me tornar coroinha: “Irei ao altar de Deus, ao Deus que é minha alegria e meu júbilo” (Sl 43/42, 4), pois,

foi Ele que me enviou para ser nos místicos prados e campinas de Taubaté, de Roma, de Brusque, de São José dos Campos e do Grande ABC, o venturoso semeador da

caridade pastoral, flor que nunca murcha e luz que não se apaga no coração sacerdotal fiel a Cristo e à Igreja”, afirmou emocionado.

Durante a celebração, com a

catedral totalmente lotada, os pre-sentes fizeram uma retrospectiva pelas cinco décadas percorridas por Dom Nelson em seu sacerdócio ministerial e agradeceram a Deus por esses abençoados 50 Anos de Sacerdócio. “Este cinquentenário é como uma bela árvore frondosa com saborosos frutos de dedica-ção, zelo pastoral, amor, entrega, oblação, comunhão e oração”, expressaram os fiéis.

Em entrevista à Milícia da Imaculada, Dom Nelson Westrupp disse estar alegre com a ação de graças pelos seus 50 anos de vida sacerdotal, ainda mais feliz por celebrar junto com o Jubileu da Diocese de Santo André. “Sem dúvida, poder celebrar uma data especial e significativa, tanto para a Diocese como para mim pessoalmente, é sempre motivo de alegria. E alegria maior ainda é poder agradecer a Deus e sentir--se envolvido numa única ação de graças. Tanto o Jubileu de ouro sacerdotal como o Jubileu de Dia-mante da Diocese, são momentos fortes para recordar o amor e a obra de Deus em nossa história, para agradecer, mas também revisar, reavivar e pautar metas com novo ardor para o serviço ao Reino de Deus”.

Em agradecimento pelas fe-licitações por seus 50 anos de sacerdócio, Dom Nelson enviou esta carta ao lado, a Dom Cesar e ao clero da Diocese de São José dos Campos.

Paróquia Santa Teresinha promove encontro de Namorados

Aconteceu no dia 26 de julho o primeiro Encontro de Namorados promovi-do pela Paróquia Santa Teresinha com o tema "E se EU fosse VOCÊ". Foi uma noite descontraída, na qual os casais puderam se conhecer um pouco mais com dinâmicas de per-cepção e com a palestra feita pelo Diácono Rafael Galvão, que ajudou os casais a refletirem sobre as características próprias

do ser humano para ama-durecer o relacionamento.

Padre Edinei aben-çoou os namorados chamando-os para viver um relacionamento ali-cerçado em Deus. Houve também um momento especial de adoração no qual os casais puderam louvar a Deus pelo rela-cionamento. E ao fim do encontro, os casais, em um momento de comu-nhão, se confraternizaram.

Page 9: Jornal Expressão - Agosto 2014

Agosto | EXPRESSÃO | 9

Novos Cursos de Extensão na Faculdade CatólicaA Faculdade Católica-SJC credenciada pelo

Ministério da Educação, abre inscrições para os cursos de extensão no 2º semestre de 2014. São cursos ministrados por mestres e doutores em teologia e psicologia e acontecem uma vez por semana das 19h às 21h durante um ou dois me-ses e serão certificados pela Católica-SJC como “Curso de Extensão”.

Confira as opções de cursos, investimentos, período de duração e inscreva-se

Santo Agostinho: a interioridade como um itinerário para Deus.“Fizestes-nos Senhor para ti e nosso coração está inquieto enquanto não repousar em ti”.Período: 05 de setembro (sexta-feira) das 19h às 21h30 e 06 de setembro (sáb.) das 8h às 11h30.Prof: Msc Frei Ademildo Gomes, Ordem dos Agostinianos Recoletos.Carga horária: 8 h/aula.Investimento: Parcela única de R$ 30,00.Local: Faculdade Católica de São José dos Campos. Deus viu que tudo era bom! Entendendo o livro de Gênesis 1 a 11.Os relatos de Gênesis 1 a 11, numa perspectiva da fé, apresentam respostas sobre as origens do universo e da humanidade, da vida e da morte, do bem e do mal. Essa história é tecida com a sabedoria acumulada a renovar a fé e a esperança do povo de Israel. Por isso, este curso propõe:1) Estudar Gn 1 a 11 para entender o contexto histórico-social do tempo em que surgiram essas narrativas; 2) Oferecer elementos para entender e dialogar com as ciências; 3) Co-nhecer outras narrativas sobre as origens do universo; 4) Dialogar com a realidade de hoje à luz de Gn 1 a 11.Período: Agosto a Novembro (terça-feira, das 19h às 20h30).Prof.: Dr. Pe. Shigueyuki Nakanose

Carga horária: 30h/aula.Investimento: R$ 50,00 mensais.Local: Faculdade Católica de São José dos Campos.Matrimônio em questão. Questõesespeciais sobre nulidade matrimonial.O curso se propõe a estudar questões relativas ao direito matrimonial, especialmente no que se refere ao processo de nulidade deste sacramento.Período: Agosto e Setembro (quartas-feiras, das 19h às 20h30).Prof.: MSc. Pe. Carlos Antonio da Silva (Presi-dente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida).Carga horária:12h/aula.Investimento: R$ 50,00 mensais.Local: Faculdade Católica de São José dos Campos. Questões especiais de Ética.Esse é um módulo da Escola de Política e Cidadania que reflete sobre as interfaces da ética com a vida social, a política e a economia, bem como sobre a ação da Igreja e os projetos de nação.Período: Agosto a Novembro, uma vez por mês, intensivo.Professores: Dr. Pe. Antonio Aparecido Alves (Ética social); Esp. Prof. Clóvis José Migotto (Ética e Política); Msc Prof. Silvio Costa (Análise de conjuntura); Dr. Prof. Cláudio Tavares (Ética e Economia); Msc. Prof. João Roberto (Visão

histórica de projetos de Nação).Carga horária:60h/aula.Investimento: R$ 70,00 mensais.Local: Faculdade Católica de São José dos Campos.

Antropologia do SofrimentoQuando o sofrimento chega em nossa vida pessoal ou na vida daqueles que amamos, começamos a questionar tudo: Por que comi-go? Por que Deus permite isso? Por que Deus não me cura? Por que crianças e inocentes sofrem tanto? Por que Deus não elimina todo o sofrimento do mundo? Ele não é poderoso, bondoso e Pai? Por que ele fica em silêncio? Nossos sofrimentos vêm da vontade e da permissão Dele? Os sofrimentos servem para o nosso bem e nossa santificação? Somos responsáveis pelos nossos sofrimentos e os do mundo? Tudo está predeterminado por Deus? Qual deve ser nossa atitude diante do sofrimento? E Jesus? Por que sofreu tanto?

•Local: FACULDADE CATÓLICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS •Certificação: Os estudantes receberão Certi-ficado emitido pela Faculdade Católica de São José dos Campos.•Inscrições: Poderão ser feitas na Secretaria da Faculdade Católica àAv. São João 2650, Jd. Colinas, ou pelo e-mail [email protected], ou ainda pelo tel. (12) 4009-8383 das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Por que ele sofreu, nós também devemos sofrer? Como ele enfrentou o sofrimento dele e dos outros? Quantas perguntas!!! Meu irmão e minha irmã é sobre esse assunto o nosso curso de Antropologia do Sofrimento. Vamos juntos refletir sobre o que a nossa fé cristã tem a nos dizer sobre isso. Creio que depois deste estudo você enxergará a vida e os sofrimentos de outra forma. Descobrirá que Deus é o seu parceiro fiel na luta contra todos os males.Período: Agosto a setembro/2014 – 8h-9h30 (4ª feira)Prof.: Pe. Rogerio Felix Machado – Mestre em Teologia pela FAJE-BH; Prof. de Teologia Siste-mática; Reitor do Seminário Diocesano Santa Teresinha e Diretor da Faculdade Católica-SJC.Investimento: - R$ 90,00 a vista; - R$ 100,00 em 2 parcelas de R$ 50,00 (inscr. + setembro).Local: Faculdade Católica de São José dos Campos.

Faculdade Católica de São José dos CamposConheça a explicação da logomarca da faculdade

A logomarca da Faculda-de Católica de São José dos Campos, criada pelo jovem Felipe Rosa Pinto, de Jaca-reí, é um brasão, encimado pela cruz, símbolo da fé cristã. Os braços da cruz são compostos por dois livros, ícones do conhecimento, mas que aqui representam também a Sagrada Escri-tura e a Sagrada Tradição, fontes da Teologia. O es-cudo que nasce da cruz re-

presenta a Faculdade Católica, cujo compromisso primeiro é formar pessoas comprometi-das com os mesmos ideais de

Jesus Cristo. No campo esquer-do está o lírio, que representa São José, patrono da Diocese na qual foi gestado o projeto

da Faculdade Católica e onde a mesma se encontra. No cam-po direito temos a rosa, que faz alusão a Santa Teresinha, patrona do Instituto de Teolo-gia e Filosofia, predecessor da Faculdade Católica.

A abertura que existe entre a parte de cima da cruz e o escudo que dela nasce, mos-tra que a Teologia é algo em construção: parte da Divina Revelação e da Sagrada Tra-dição, é explicitada na grande

produção teológica de mais de 20 séculos, mas pode continuar avançan-do com a contribuição de novos teólogos e te-ólogas.

Segundo o autor, a limpeza das formas e o número reduzido de cores facilitam a sua visualiza-ção, redução e aplicação nos mais diversos mate-riais, formatos, cores e texturas.

Page 10: Jornal Expressão - Agosto 2014

10 | EXPRESSÃO | Agosto

Neste curso vamos ler a Bíblia do começo ao fim. Muitos podem achar este projeto um tanto ambicioso, especialmente por se tratar de um curso para principiantes. E têm razão. Por isso mesmo não iremos nos apro-fundar muito nas Escrituras. Afinal, você tem a vida toda para ler a Bíblia e conhecê-la sempre mais. Vamos lhe dar as ferramentas necessárias para começar sua leitura. Ao concluir este curso, você conseguirá seguir o “enredo” da Bíblia, conhecerá todos os personagens e entenderá o sentido desta história.Talvez seja novidade

para alguns saber que a Bíblia inteira conta uma única história. Mas é ver-dade. A Bíblia não é uma mera coleção de livros individuais. Todos os livros individuais que a compõem, ao serem reunidos e colocados em ordem pelos santos da Igreja, orientados pelo Espí-rito Santo, formam um só livro. E esse livro conta uma só história. Vamos lhe contar qual é essa história e indicar como segui-la através de cada livro da Bíblia. Mas, antes de tudo, vamos começar este curso com o resumo de alguns princípios católicos básicos para a leitura da Bíblia.

Casa Logos – Promovendo A Vida!Em 1998, nasceu, no co-

ração de nossos padres, este projeto maravilhoso, que tem resgatado muitas vidas. Famí-lias inteiras estavam se per-dendo no mundo das drogas. A Casa de Recuperação Logos é uma entidade católica sem fins lucrativos, com personali-dade jurídica, fundada em 16 de maio de 1998, em parceria com a Pastoral da Sobriedade da Diocese de São José dos Campos.

Tem como finalidade, dar assistência psicossocial, ofe-recendo um atendimento es-pecializado às pessoas com a dependência química e seus familiares. Também, promover a recuperação física, emocional e espiritual de dependentes químicos, como resultado de alcoolismo e/ou drogas, sem distinção de raça, cor, condição social, credo político, filosófico ou religioso, incentivando-os a

resgatar seus valores e convívio familiar/social.

As atividades desenvolvi-das pela entidade baseiam-se nos princípios da religião, com o objetivo de promover a fé em Deus adquirida através do estudo e conhecimento dos preceitos bíblicos e da adoção de uma vida cristã, pois a Casa de Recuperação Logos entende que a dependência química também é ocasionada pela vulnerabilidade espiritual do indivíduo. Através do contato com o exemplo de Jesus Cris-to e conhecendo sua vida e seus ensinamentos contidos no evangelho, a pessoa possa desenvolver sua fé sem perder de vista o aspecto social e psi-cológico.

A Casa de Recuperação Lo-

gos situa-se no município de Santa Branca – SP, destinada às pessoas com dependência quí-

mica (do sexo masculino, acima de 18 anos) e seus familiares.

FAÇA PARTE!Para desenvolver seu tra-

balho, resgatando vidas, a Casa Logos conta com a Providência. Por meio de sócios colaboradores, a Lo-gos consegue manter-se em atividade. Por isso, seja um canal de Graça para alguém, ajude a Casa Logos tornando-se um de nossos sócios colaboradores.

Entre em contato: EndereçoRua Independência, 599Santa Branca - SPAtendimento Telefônico(12) 3972-0366Horário de AtendimentoSeg - Sex : 9:00 - 17:00www.casalogos.org.br

Curso da Históriada Salvação

Com o intuito de ajudar nossos católicos a conhecerem mais e melhor as Sa-gradas Escrituras o Centro Missão do Regnum Christi está organizando um curso da História da Salvação.

Serão 21 encontros, onde passearemos pelas Sagradas Escrituras, divididas em 14 livros, onde veremos a aliança que Deus fez com seu povo, de Gênesis a Jesus Cristo.

Lendo a Bíblia docomeço ao fim

Data: às quartas-feiras. Início dia 06 de agosto e término no dia 26 de novembro.Horário: das 9 às 10:45 da manhã Local: Centro Missão do Regnum Christi. Rua Wenceslau Bras, 36 – Jd. EsplanadaInscrições: 3207-7527 [email protected] ou Mirella Fraga: 9 9102-0702

Page 11: Jornal Expressão - Agosto 2014

Agosto | EXPRESSÃO | 11

Compromissos do Bispo Diocesano

Dom Cesar ordena o padre Lucas Emanuel

Com muita alegria, a Congregação do Santíssimo Redentor celebrou no dia 2 de agosto a ordenação sacerdo-tal do Diácono Lucas Emanuel, C.Ss.R.. Pela imposição das mãos de Dom Cesar Teixeira, bispo de São José dos Campos (SP), diante da comunidade e de seus familiares, o jovem religioso reafirmou

sua vocação. Foi a primeira ordenação presbiteral de Dom Cesar como bispo diocesano de São José dos Campos.

“É preciso atender à convocação do Papa Francisco de termos o 'cheiro das ovelhas', quer dizer, estar junto ao povo. Estando junto ao povo, nossa missão se torna mais eficaz e nós vamos

aprendendo que o povo também nos evangeliza. Nós também precisamos ser evangelizados!”, afirmou Padre Lucas Emanuel.

Em sua homilia, Dom Cesar Teixeira pediu que, em seu sacerdócio, o jovem padre se inspirasse na vida e nas obras de Santo Afonso Maria de Ligório, fun-

dador da Congregação do Santíssimo Redentor.

A ordenação sacerdotal aconteceu na Comunidade Nossa Senhora das Graças, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, cidade natal do Padre Lucas Emanuel.

Polyana Gonzaga (Portal A12)

Em Missão - Em São Francisco Xavier, Dom Cesar presidiu a missa de encerramento da Semana Missionária Salesiana. Padre Wendel Ribeiro, pároco de São Francisco Xavier e padre Ivan Tomasetto, pároco da Sagrada Família concelebraram com a participação dos jovens que ficaram no distrito durante uma semana e da comunidade.

Acompanhado pelo padre Edinei Evaldo Batista, Dom Cesar conheceu a Câmara Municipal de São José dos Campos e conversou com vereadores, no último dia 15 de julho.

Jouvani Reis

Inês Bruno (Pascom – Sagrada Família)

Page 12: Jornal Expressão - Agosto 2014

12 | EXPRESSÃO | Agosto

Pastoral Nipo BrasileiraVocê conhece a Pastoral Nipo Brasileira da Paróquia Nossa Senhora de Fátima?

AParóquia Nossa Senhora de Fátima do Jardim Oriente tem uma pastoral dedicada à colônia japonesa e seus des-cendentes há muito tempo. É celebrada uma missa em japo-nês todo segundo domingo do mês, às 10h, em nossa Igreja Matriz.

O presidente da missa, Frei Leonardo Matsuo, viaja es-pecialmente para essa missa todos os meses de Mogi das Cruzes para São José dos Campos, em companhia de Terezinha Kakimori, que tam-bém auxilia na celebração.

HistóriaDevido ao grande número

de japoneses e seus descen-dentes na cidade, os mem-bros da colônia japonesa tive-ram a iniciativa de organizar, em meados da década de 70, um grupo de jovens chama-do Círculo Católico Estrela da Manhã, que se reunia em uma das igrejas mais antigas do centro da cidade, a igreja de São Benedito.

Após um longo período se reunindo nessa igreja, os membros da colônia re-solveram mudar o local da reunião para a zona sul da cidade, onde era localizado

o maior número de japoneses e descendentes, mais especi-ficamente nos bairros do Jar-dim Paraíso, Jardim América, Jardim Oriente e adjacências.

Então decidiram reunir-se na então capela Nossa Se-nhora de Fátima, que assim como os bairros, faziam parte da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

E desde então, a celebração é realizada aqui, em nossa Matriz.

Além da missa, no sábado

que antecede a celebração é realizada uma intercessão na casa de um dos membros da pastoral, onde também é re-zado um terço, faz-se a leitura do evangelho e combina-se os detalhes da mesma e faz--se o ensaio das músicas que serão tocadas.

Durante a missa, devido ao número reduzido de pes-soas, todos são convidados a sentarem mais próximos uns dos outros, o que torna a

celebração mais acolhedora, como não são todos que pos-suem fluência em português, alguns recebem o folheto litúrgico todo em japonês, que também pode ser acom-panhado pelo datashow.

As leituras, as músicas e até a homilia são feitas ora em português ora em japonês.

Após a celebração, é rea-lizada uma pequena confra-ternização, onde a pastoral se reúne para tomar um café

da manhã, conversar e rever velhos amigos, já que segun-do os membros mais antigos, a celebração da missa nipo--brasileira ocorre há mais ou menos 15 anos.

Segundo Manuel Sanefuji que é o coordenador da pas-toral, “a celebração é muito importante para a reunião e união das famílias da colônia japonesa, que ainda conta com membros que só falam sua língua materna e não tem fluência no português e que participando da pastoral, sentem-se mais acolhidos”.

Manuel disse também “que é preocupante o rumo que a pastoral vem tomando, pois, as no vas gerações não têm interesse em dar continuidade à tradição e os membros mais antigos que ainda estão vivos, grande parte já bem idosos, cada vez tem menos condições de estarem presentes”.

Venha um dia participar da missa da pastoral Nipo--brasileira.

Saiba mais sobre a Pastoral Nipônica do Brasil, acesse o site da PANIB.

http://www.panib.org.br/Nailson Ivanildo de Oliveira e Gabriela Mendes

– PASCOM Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Pastoral Litúrgica em formaçãoNo dia 2 de agosto, o bis-

po diocesano, Dom Cesar Teixeira, ministrou uma pa-lestra para coordenadores paroquiais e agentes da Pas-toral Litúrgica da Diocese de São José dos Campos. O bispo diocesano relatou experiências e apontou as principais falhas que devem ser evitadas na preparação do espaço litúrgico e também na celebração. O encontro acon-teceu no salão paroquial da Catedral de São Dimas, com a participação de mais de cem agentes.

As formações acontecem sempre no primeiro sábado de cada mês e são direcio-nadas para agentes envol-vidos com as Liturgias das

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A Obra Assistencial Maria Mãe da Misericórdia, representada pelo Advogado Dr. José Tarcísio Oliveira Rosa, convoca a Diretoria e comunidade para que no dia 06 de agosto de 2014 às 15 horas, que compareçam a Praça Monsenhor Ascânio Brandão, nº 01, sala 06, São Dimas, cidade de São José dos Campos, onde será realizada a Assembleia Geral Extraordinária, para deliberar sobre os seguintes assuntos:

1- Apresentação da situação da Obra Assistencial e a sua regularização, junto aos Órgãos Públicos.

2- E o falecimento da Senhora Zilda Rodrigues Moura, que era a presidente. 3 – A Eleição e posse da nova Diretoria. 4- Alteração do Estatuto Social. 5 - E outros assuntos referentes à Entidade. São José dos Campos, 20 de julho de 2014.

Dr. José Tarcísio Oliveira Rosa - Advogado Mitra Diocesana

paróquias e demais interes-sados. Participe. As próximas formações acontecerão nos

dias 6 de setembro, 4 de ou-tubro, 1º de novembro e 6 de dezembro, sempre às 8h no

salão da Catedral São Dimas (Praça Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas

– SJCampos). Para mais infor-mações: [email protected].

Page 13: Jornal Expressão - Agosto 2014

Agosto | EXPRESSÃO | 13

Entrevista

Em setembro, padre Rogério Augusto das Ne-ves parte para o Vaticano, onde foi chamado para trabalhar na Congregação para o clero. A notícia chegou de surpresa para o pároco da paróquia São João Bosco, no Jardim das Indústrias, em São José dos Campos. Confiando nos desígnios de Deus, aos quais entregou totalmente sua vida, padre Rogério, em conjunto com sua família, decidiu partir para a nova missão. Aqui só podemos expressar gratidão por toda sua trajetória, como pároco, como reitor, professor, diretor espiritual do grupo de Reflexão Filhos no Céu. Confira entrevista concedida ao in-formativo paroquial Somos Dom Bosco, produzido pela Pascom:

Informativo Somos Dom Bosco: Como começou o seu despertar vocacional?

Pe. Rogério: Desde os pri-meiros anos de vida já me atraia a figura do padre. Quem ce-lebrava missas no meu bairro era o Pe. José Almeida. Meu pai falava muito sobre os padres e explicava as coisas da missa. Também via muito os padres em Aparecida quando íamos em peregrinação. Quando foi instalada a paróquia assumiu o Pe. Padoan, de quem fui co-roinha. Minha família respirava um ambiente muito propício à vocação religiosa. Porém, o processo da minha resposta, com os conflitos, dúvidas e medos, desenrolou-se até os vinte e quatro anos, quando eu tinha terminado a faculdade e trabalhava na General Motors. Foi aí que eu senti a necessidade de dar uma resposta definitiva à minha dúvida vocacional. Depois da decisão não houve mais medo ou insegurança, apenas desafios.

ISDB: Como foi sua deci-são para se especializar em Direito Canônico?

Pe. Rogério: Essa decisão não foi minha! Eu era semina-rista, formado em Direito. Todos especulavam sobre a possibili-dade de eu me dedicar ao Direito Canônico no futuro. Nosso Bispo de então, Dom Nelson, algu-mas vezes me perguntou se eu gostava de Direito. Eu sempre respondia que tinha afinidade com a matéria, mas que se fos-se me especializar em alguma matéria eclesiástica, escolheria a Teologia Moral. Ele descon-versava dizendo que todo padre precisa gostar de Teologia Moral

e, assim, deixava claro que nos seus planos eu estudaria Direito Canônico. Quando eu estava no último ano de Teologia, já como Diácono, ele telefonou no seminário e me disse que no ano seguinte começaria um curso de mestrado em Direito Canônico, em São Paulo, e que tinha tomado a liberdade de me matricular. Perguntou se eu aceitava. E eu disse sim, porque estava já determinado a acei-tar o que ele pedisse. Quando estava terminando o mestrado, Dom Nelson apareceu um dia com uma carta de um profes-sor meu que escrevera para ele indicando que a diocese me mandasse para Roma fazer o Doutorado na Universidade Lateranense porque existia um tipo de convênio com o Insti-tuto onde eu estudava, em São Paulo. Dom Nelson me disse que

tinha submetido a carta ao Con-selho de Presbíteros, que tinha aprovado essa possibilidade e, mais uma vez, me perguntou se eu aceitava. Mais uma vez, como já tinha me determinado a aceitar o que ele pedisse, disse sim. Foi desse jeito. Foi obediên-cia. Obediência alegre e serena. Mas foi obediência.

ISDB: O senhor já mo-rou em Roma para estudos. Como foram os dias por lá?

Pe. Rogério: Foi um tempo de provação e de amadureci-mento. Não tinha me preparado para isso. Desde os primeiros dias lá eu só pensava em vol-tar. Não vim ao Brasil, nem nas férias, porque tinha medo de não conseguir retornar para dar continuidade. Na universidade as coisas não funcionavam como esperávamos. No final tudo deu certo e Deus, como

sempre, caprichou nos frutos da árvore que eu tentei cultivar, mas que não era minha.

ISDB: Como o senhor rece-beu o convite para trabalhar no Vaticano?

Pe. Rogério: Foi uma coisa totalmente inesperada. Estava na faculdade onde lecionava, em São Paulo. Como a faculda-de é salesiana e era véspera do dia de Nossa Senhora Auxilia-dora, estávamos numa palestra sobre Maria, que seria sucedida pela Missa festiva. Recebi o te-lefonema de nosso Bispo e ele me pediu que fosse conversar com ele à tarde. Quando me falou que tinha recebido um telefonema do Núncio Apostó-lico pedindo que a diocese me liberasse para servir à Santa Sé, fiquei alguns segundos sem saber o que dizer. Dom Cesar foi muito humano e muito amigo,

me permitiu que pensasse e que falasse sobre o assunto com meus pais. Eu disse que, da primeira vez, tinha dado a resposta ao Bispo sem falar com eles e depois me senti muito culpado pela tristeza da sau-dade que eles sentiram de mim. Achei que não tinha o direito de decidir sozinho sobre uma coisa que afetaria diretamente a vida deles. O Bispo permitiu, apesar do sigilo que eu deveria manter sobre o assunto. Falei com eles. O pai perguntou se eu não tinha terminado já o que tinha ido fazer... Expliquei tudo. Eles entenderam e disseram sim comigo.

ISDB: Qual o trabalho que realizará na Congregação para o Clero?

Pe. Rogério: Ainda não sei oficialmente. Sei que a Congre-gação para o Clero se ocupa de assuntos relativos aos presbí-teros, diáconos e seminários. Exatamente o que farei, ainda não sei.

ISDB: Como estão e quais as expectativas para a nova missão?

Pe. Rogério: Coloco tudo nas mãos de Deus. Creio que isso está nos planos d’Ele. Então, Ele saberá conduzir tudo.

ISDB: Durante sua passa-gem por nossa paróquia, o que o senhor destaca?

Pe. Rogério: A paróquia me ensinou a conhecer e amar Dom Bosco. A juventude de nossa paróquia me renovou muito. E a beleza e piedade de nossas cele-brações, especialmente as mais solenes, me farão muita falta.

ISDB: Tem algo que o se-nhor gostaria de ter realiza-do em nossa paróquia mas não foi possível pelo tempo?

Pe. Rogério: Não! Eu não realizei nada... Mas eu vi muito o que Deus fez na comunidade. Eu não tinha e não tenho projetos pessoais. Eu devo trabalhar na vinha do Senhor. E, como disse o Papa Bento XVI no seu primeiro discurso: “Consola-me o fato de que Deus sabe trabalhar também com instrumentos in-suficientes”. Tenho duas frases do Novo Testamento que me envolvem nesse fim de missão. “Combati o bom combate” e “Somos servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer”.

Page 14: Jornal Expressão - Agosto 2014

14 | EXPRESSÃO | Agosto

Semana Missionária foi luzno caminho dos irmãos

A Semana Missionária, pro-jeto salesiano que completou 20 anos, chegou ao final de sua edição 2014, realizada entre os dias 6 e 12 de julho, com a certeza de que muita luz foi espalhada pelo caminho dos missionários e das comunida-des que os receberam. Foram cinco cidades contempladas com a presença de cerca de 500 jovens vindos de colégios, pa-róquias, obras sociais e ensino superior de toda a Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora.

A Semana Missionária con-siste em visitas às casas das famílias do bairro com orações e bênçãos, celebrações comu-nitárias, realização de oficinas com crianças e adultos e ativi-dades recreativas com crianças e jovens, pouco mudou, porém continua cada vez mais sendo chamas de esperança e alegria para aqueles que necessitam de oração, afeto e dignidade,

virtudes baseadas na Boa Nova de Jesus Cristo e inspiradas pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, que une pedago-gia, pastoral e espiritualidade.

Os missionários se organi-zaram em três grandes gru-pos, conforme as regiões ge-ográficas da Inspetoria. Os jovens provenientes São Paulo e Guarujá atuaram na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade da Praia Grande. Missio-nários de Campinas e Sorocaba se deslocaram para as missões na Paróquia Nossa Senhora do Rocio, em Iguape. Jovens de Americana e Piracicaba esti-veram em missão na Paróquia Nossa Senhora de Monte Ser-rat e São Benedito, da cidade de Itariri. As paróquias São Francisco Xavier, de São José dos Campos, e Nossa Senhora da Conceição, de Bragança Paulista, receberam os jovens missionários salesianos das cidades de Cruzeiro, Campos

do Jordão e Lorena.Além da Semana Missio-

nária, no mesmo período foi realizada a Semana Missioná-ria Vocacional, com o mesmo formato, mas que tem à frente das missões os jovens que participam do processo de discernimento vocacional e os aspirantes salesianos. Para o jovem Felipe Ferreira Braz, a Semana Missionária Vocacio-nal proporcionou um melhor conhecimento do carisma salesiano por meio da espi-ritualidade, do trabalho mis-sionário, do convívio com as crianças e os jovens do oratório Dom Bosco de Araras. “Fomos convidados a refletir sobre a nossa vocação e sobre o papel fundamental que temos, ainda que imperceptível, na vida de cada irmão que Deus coloca em nosso caminho. Espero que, ao final desta convivência, com os aspirantes e com a Fa-mília Salesiana, eu esteja mais

amadurecido espiritualmente e possa entender melhor o sentido do chamado de Deus em minha vida”, disse ele.

O aspirante Thiago Santiago dos Santos, afirma que viver a Semana Missionária é ir ao en-contro do Evangelho. “A Sema-na Missionária é um momento muito marcante e nos ajuda no discernimento vocacional. Vivê-la é ir ao encontro da pro-posta do Evangelho. Cristo nos envia em missão, seja na expe-riência com as famílias, seja na gincana com as crianças. São momentos ricos e nos ajudam no caminho de santidade”.

Participaram da Semana Missionária e da Semana Mis-sionária Vocacional jovens do Instituto Dom Bosco, de Americana; Oratório São Luiz e Oratório Dom Bosco, de Ara-ras; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Obras Social São João Bosco

e Comunidade Educativa São José, de Campinas; Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, de Cruzeiro; Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, do Guarujá; Colégio São Joaquim, UNISAL Lorena e Instituto São José, de Lorena; Instituto do Coração Eucarís-tico, de Pindamonhangaba; Colégio Dom Bosco, de Pira-cicaba; Salesianos São Carlos, de São Carlos; Paróquia Sa-grada Família, de São José dos Campos; Instituto Dom Bosco do Bom Retiro, Paróquia São João Bosco, Colégio Salesiano Santa Teresinha, Colégio Liceu Coração de Jesus, Centro Social e Paróquia Santa Luzia e Centro Salesiano de Desenvolvimento Social e Profissional, de São Paulo; Colégio Salesiano São José, de Sorocaba; e Obra So-cial Santa Clara, de Campos do Jordão.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: Colégio Salesiano Santa Teresinha, Maria Inês Bruno e

S. Márcio Castro

Revivendo a Jornada Mundial da JuventudeEm comemoração por um ano da semana missionária em nossa diocese e também por um ano

da JMJ no Brasil, a juventude da Região Pastoral V está realizando um evento para lembrar a JMJ e tudo o que se viveu neste período. O evento recebeu o nome de “Revivendo a JMJ”. As paróquias da RP V receberão a réplica da cruz e do ícone de Nossa Senhora. Confira a programação e participe na sua paróquia.

Diácono Alexandre Costa

Page 15: Jornal Expressão - Agosto 2014

Agosto | EXPRESSÃO | 15

Page 16: Jornal Expressão - Agosto 2014

16 | EXPRESSÃO | Agosto

Aniversariantes

›› Escreva para o Jornal Expressão e participe!

Espaço do leitor

Qual é a paróquia desta foto?

Você pode ganhar um lindo presente se a sua resposta for selecionada. Para participar basta enviar sua carta ou e-mail com a resposta da pergunta deste mês.

O brinde deve ser retirado na Cúria Diocesana, com Ana Lúcia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira Pça. Monsenhor Ascânio Brandão, 1 – Jd. São Dimas – SJCampos - Tel.: 3928-3911

Envie sua resposta até o dia 20 de agosto . Espaço do Leitor/Jornal Expressão. Pça. Mons. Ascânio Brandão, 01 CEP 12245-440 - São José dos Campos – SP. Ou pelo e-mail: [email protected]. Na sua mensagem por e-mail ou na carta, informe seu nome completo e paróquia onde participa.

Brinde do mês:

Natalício

A – Paróquia Santa CecíliaB – Paróquia Santo AgostinhoC – Paróquia São João Bosco

Livro - Vencendo meus MedosFlavinho

Ao escrever este livro, Flavinho foi inspirado pelo cotidiano da missão evangelizadora e na partilha da vivência de tantas pessoas atormentadas pelos seus medos mais terríveis.

•Resposta anterior: A foto é da Paróquia Sant’Ana, no bairro de Santana, em São José dos Campos.•Ganhador: Vera Lúcia Pereira – Paróquia São José Operário (Vila Paiva)

1 Pe. Vicente Benedito Simões4 Pe. Amarildo Donizetti da Costa6 Diác. José Arantes Lima7 Pe. Luiz Alberto Conde (Pe. Betão)6 Diác. Roberto de Jesus Caetano9 Diác. Ismael Pamplona da Silva14 Pe. Luiz Antônio Pinto15 Diác. José Carlos Moreira16 Diác. Paulo Vieira Gonçalves

16 Diác. José Roque da Rosa20 Pe. Fridianus ATI, svd23 Diác. Albino Santos Bicudo24 Pe. Sebastião Cesar Barbosa24 Diác. Paulo Camargo da Silva25 Diác. Geraldino Grégio25 Pe. Fabiano Kléber Cavalcante Amaral27 Pe. Ivo Demétrio Lourenço29 Diác. Isomero Nogueira

Ordenação2 2003 Dom Dimas Lara Barbosa (ordenação episcopal)10 2001 Diác. Dário Paes de Brito10 2001 Diác. José Antonio Ap. Friggi10 2001 Diác. Sebastião M. de Andrade Filho11 2012 Diác. Jovino Rezende Neto11 2012 Diác. Mauro José da Costa11 2012 Diác. José Roberto de Paula Ferreira11 2012 Diác. Alexandre Magno de Andrade11 2012 Diác. Vicente Ferreira de Souza11 2012 Diác. José Portes Grigio11 2012 Diác. Gilson Andrade de Paulo12 2000 Pe. Narciso Donizete Esmério da Silva13 1994 Pe. Amarildo Donizetti da Costa13 2011 Diác. Albino Santos Bicudo13 2011 Diác. Antônio Carlos de Araújo Vieira13 2011 Diác. Benedito Moreira dos Santos13 2011 Diác. Carlos Roberto Firmino13 2011 Diác. Celso de Magalhães13 2011 Diác. Coriolano Edson Rosa13 2011 Diác. Dionisio Bacelar Sobrinho13 2011 Diác. Domingos Sávio D. Fernandes13 2011 Diác. Geraldo Angelo de Carvalho13 2011 Diác. Geraldo de Assis Ribeiro13 2011 Diác. Hélio César da Silva13 2011 Diác. Hélio Lemos da Rocha13 2011 Diác. Hervê Alves da Silva13 2011 Diác. Isomero Nogueira13 2011 Diác. João Mateus de Oliveira13 2011 Diác. João Mendes Dunhão13 2011 Diác. João Roberto Queiroz13 2011 Diác. João Sabino Soares Junior13 2011 Diác. José Aleixo Pereira

13 2011 Diác. José Alencar Ribeiro13 2011 Diác. José Aparecido de Q. Souza13 2011 Diác. José Carlos Moreira13 2011 Diác. José Cirilo da Silva13 2011 Diác. José Hélio dos Reis13 2011 Diác. José Mauro Miranda13 2011 Diác. José Silva13 2011 Diác. Lucrécio Zanella13 2011 Diác. Luiz Wanderley da Cruz13 2011 Diác. Luiz Alberto R. dos Santos13 2011 Diác. Mauro Ossamu Aoki13 2011 Diác. Mauro Renó do Prado13 2011 Diác. Noel José de Freitas13 2011 Diác. Olinto Renó Campos13 2011 Diác. Orlando Berti 13 2011 Diác. Oscar Ivo 13 2011 Diác. Paulo Cesar de Oliveira 13 2011 Diác. Paulo Pereira 13 2011 Diác. Pedro Luiz de Souza 13 2011 Diác. Raimundo Nonato Diniz do Nascimento 13 2011 Diác. Roberto de Jesus Caetano 13 2011 Diác. Rogério Barbosa Sansoni 13 2011 Diác. Rubens Karnauchovas 13 2011 Diác. Silvio Simão dos Santos 13 2011 Diác. Valdair Donizete Adriano 13 2011 Diác. Valdomiro Aparecido Andrade 13 2011 Diác. Van Der Laan Lúcio de Oliveira 13 2011 Diác. Vanderci José Sales19 2012 Diác. José de Souza Carvalho21 1999 Diác. Dorival Ap. de Campos Filho27 1988 Diác. José de Morais Paula29 1992 Pe. Pedro Graciano Junior (Pe. Pedrinho)