jornal ideal expressão - abr/maio 2014

4
Informativo do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio - Abril/Maio 2014 www.jornalexpressao.blogspot.com.br Ano IV - N° 1 1937 Ateneu São Bernardo 1964 Colégio Estadual Jornal Ideal Expressão Jornal Ideal Expressão Editorial Eleições do Grêmio Estudantil 2014 Deixe seu Recado Quer deixar seu recado, comentário ou sugestões de matérias? Escreva-nos! [email protected] No dia 28 de maio deste ano aconteceu a eleição para a escolha do novo Grêmio Estudantil do Colégio Estadual. No momento, aconteceu a votação chapa-única constituída pelos alunos e alunas: Pietra Castro (Presidente), Carlos Kauan (Vice-Presidente), Francidara (Tesoureira), Aline Maia (1ª Tesoureira), Brenna Hutielle (Secretária), Carolina Silva (1ª Secretária In memoriam), Catharina Amaral (Diretora Social), Felipe Lima (Diretor de Esporte) e Mariana Gonçalves (Diretora de Saúde e Meio Ambiente). O Grêmio é a organização de alunos que representa os interesses dos estudantes na escola, permitindo que estes discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Para o Prof. Rômulo Jerri, coordenador da área de Ciências Humanas “a renovação da diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual é sem dúvida, um passo importante para o fortalecimento da democracia na escola, uma vez que conta com a participação organizada dos estudantes. O Grêmio Estudantil é uma espécie de sindicato através do qual os estudantes lutam de forma organizada e independente por uma educação que se dá através da garantia de uma escola pública, gratuita, laica e de qualidade.” Após o processo democrático de escolha e contagem dos votos, a chapa única “Juventude Ativa” foi oficialmente considerada vencedora. Mais Fotos! Uma nova fase inicia-se no Jornal Ideal Expressão. Com sua primeira publicação neste ano de 2014, o jornal vem com vários assuntos interessantes e com um novo visual. Matérias como: a eleição do Grêmio Estudantil 2014, SuperAção, Aplicação dos Projetos Jovem de Futuro, entre outros encontram-se nesta edição. Há também espaços de diversão, como um caça-palavras, dicas de livros, uma edição com várias opções. Esperamos que o jornal seja útil para você leitor, que possa abrir novos olhares para a leitura e conheça as atividades do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio. Liane Lima da Cunha 2ª E

Upload: jornal-ideal-expressao

Post on 01-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Nossa primeira edição do 4º ano do Jornal Ideal Expressão. Neste ano mudamos um pouco o visual do jornal e trouxemos novidades, boa leitura!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ideal Expressão - Abr/Maio 2014

Informativo do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio - Abril/Maio 2014 www.jornalexpressao.blogspot.com.br Ano IV - N° 1

1937

AteneuSão

Bernardo

1964

ColégioEstadual

Jornal Ideal ExpressãoJornal Ideal Expressão

EditorialEleições do Grêmio Estudantil 2014

Deixe seu RecadoQuer deixar seu recado, comentário ou

sugestões de matérias? Escreva-nos!

[email protected]

No dia 28 de maio deste ano aconteceu a eleição para a escolha do novo Grêmio Estudantil do Colégio Estadual. No momento, aconteceu a votação chapa-única constituída pelos alunos e alunas: Pietra Castro (Presidente), Carlos Kauan (Vice-Presidente), Francidara (Tesoureira), Aline Maia (1ª Tesoureira), Brenna Hutielle (Secretária), Carolina Silva (1ª Secretária In memoriam), Catharina Amaral (Diretora Social), Felipe Lima (Diretor de Esporte) e Mariana Gonçalves (Diretora de Saúde e Meio Ambiente).

O Grêmio é a organização de alunos que representa os interesses dos estudantes na escola, permitindo que estes discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Para o Prof. Rômulo Jerri, coordenador da área de Ciências Humanas “a renovação da diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual é sem dúvida, um passo importante para o fortalecimento da democracia na escola, uma vez que conta com a participação organizada dos estudantes. O Grêmio Estudantil é uma espécie de sindicato através do qual os estudantes lutam de forma organizada e independente por uma educação que se dá através da garantia de uma escola pública, gratuita, laica e de qualidade.”

Após o processo democrático de escolha e contagem dos votos, a chapa única “Juventude Ativa” foi oficialmente considerada vencedora.

Mais Fotos!

Uma nova fase inicia-se no Jornal Ideal Expressão. Com sua primeira publicação neste ano de 2014, o jornal vem com vários assuntos interessantes e com um novo visual.

Matérias como: a eleição do Grêmio Estudantil 2014, SuperAção, Aplicação dos Projetos Jovem de Futuro, entre outros encontram-se nesta edição. Há também espaços de diversão, como um caça-palavras, dicas de livros, uma edição com várias opções.

Esperamos que o jornal seja útil para você leitor, que possa abrir novos olhares para a leitura e conheça as atividades do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio.

Liane Lima da Cunha2ª E

Page 2: Jornal Ideal Expressão - Abr/Maio 2014

O ano começou e as atividades dos Projetos Jovem de Futuro do colégio também começaram: Projeto de Rádio e Jornal; Nivelando do Zero; Espanhol para Enem e Vestibulares; Dentro da roda, fora das Drogas; O Doce Encanto da Aprendizagem Musical, Ciências para um Mundo Melhor; SuperAção; Asas da Liberdade; Trabalhador da Cerâmica; OBFEP; Ser Jovem e Um Drible no Sedentarismo que foram executados no ano de 2013 além dos novos projetos, A Hora da Redação e Resgatando as raízes Culturais através da Dança, estarão iniciando suas atividades com novas seleções de bolsistas e monitores.

Podemos destacar o Projeto de Espanhol para o ENEM e Vestibulares ministrado pela Profa. Tânia Sampaio, que ano passado obteve êxito dentro do colégio, resultando no aumento do índice de alunos participantes aprovados em língua Estrangeira Espanhola.

Para a Coordenadora dos Projetos a Profa. Francileide Oliveira, estes estão bem equipados e prontos para iniciarem suas atividades. Espera-se que os resultados sejam ainda melhores do que no ano passado, considerando a interação, interesse e participação dos alunos promovendo consequentemente a melhoria e sucesso escolar.

No dia 19 de abril de 2014 o Exército Brasileiro comemorou seu 366º ano de fundação. O Exército do Brasil teve origem na Batalha de Guararapes, ocorri-da em Pernambuco, no dia 19 de abril de 1648. Ali aconteceu, pela primeira vez a união de representantes das três raças formadoras de nosso povo – índios, bran-cos e negros – em torno de um ideal comum: expulsar os invasores estrangeiros das terras brasileiras.

Aqui no Colégio Estadual o Tiro de Guerra 10/010 comandado pelo Subte-nente Bauer apresentou aos alunos a importância de se comemorar essa data de fundação. Na quadra, os alunos foram esclarecidas dúvidas sobre o serviço militar, organização e condecorações.

Início das atividades dos Projetos Jovem de Futuro 2014

Formação Agentes Jovens

Palestra sobre o dia do Exército no Colégio do Estadual

2Informativo do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio - Abril/Maio 2014

Acesse onosso Blogger

Conheça o blog do Ideal Expressão e fique por dentro das novidades do jornal da escola Flávio Marcílio

h�p://jornalidealexpressao.blogspot.com.br/

Com o tema "Agentes Jovens e o Protagonismo Juvenil na Escola", foi realizada no dia 23/04 a primeira formação de Agentes Jovens do ano, representada por líderes e vice-líderes das turmas e objetivando despertar a responsabilidade política e social do educando, tornando-o multiplicador de opinião. Na ocasião, foram abordados os seguintes temas: o contexto histórico da luta estudantil, ProEMI/Jovem de Futuro, mobilização no âmbito escolar e Superação na Escola. Os respectivos temas foram trabalhados pelos coordenadores escolares: Francileide Oliveira, Maurício Vale, Joselina Bezerra, pelo Diretor Francelino Oliveira e pelo professor Rômulo Jerri.

Deseja saber mais sobre o Dia Exército, acesse o link abaixo.

h�p://bit.ly/diaExercito

Page 3: Jornal Ideal Expressão - Abr/Maio 2014

Dia das Mães no Flávio MarcílioJogos Interclasse2014

3 Informativo do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio - Abril/Maio 2014

É noite, é dia...É paz, alegria. De repente...Você sente, e como sempre você é genteE se distorce no meio do imprevisívelFalta-lhes a fala, as forças, a luz, o chão...E como num passe de mágica você não é mais gente,E sim, um mero mortal que voltará a sonhar no próximo cochilo.

Autor: Prof. Carlos Junqueiro

O SonhoLivros mais Lidos

no Multimeios

Caça Palavras

Leitura em Ação

livro

A Menina que Roubava LivrosO Código da VinciO Diário de Anne FrankO Mundo de SofiaA CabanaDez anos de Mafalda

Dicas de Livros

palavras: acerola, anjo, casa, cebola, chuveiro, cobre, europa, fluminense, gaveta, guarani, mesa, peteca,

secador, tomate e vasco.

Jogos Vorazes; Suzanne CollinsDivergente; Veronica RothSombras da Noite; Stephen KingOs 13 Porquês; Jay AsherUm dia; David NichollsJane Eyre; Charlo�e BrontëFahrenheit 451; Ray Brandbury

Em clima de Copa do Mundo 2014, animados e coloridos em verde, amare-lo, azul e branco iniciou-se a primeira etapa dos “Jogos Interclasses” da nossa escola contemplando as modalidades de Voleibol e Handebol.

A próxima etapa seguirá no mês de setembro com a modalidade de Futsal. A escola acredita na integração do Esporte como incentivo à PAZ e promoção de entretenimento entre os alunos.

Em pleno sábado letivo, no dia 17 de maio de 2014, homenageamos e parabenizamos as MÃES dos alunos e alunas de nosso colégio com apresentações musicais, artísticas, declaração de amor, desfiles de moda, sorteios de diversos brindes e um saboroso café da manhã.

Durante o evento vibramos com a alegria, ousadia, charme, beleza, desenvoltura das Mães em baita desfile da Mãe mais bela.

Agradecemos a todas as MÃES pela vida! A você, MÃE, todo o nosso amor, felicidades, saúde, paz, muitas bênção e vida longa!

São os desejos de todo o Núcleo Gestor, Alunos, Alunas, Professores, Professoras, Funcionários e Funcionárias.

Mais Fotos!

Page 4: Jornal Ideal Expressão - Abr/Maio 2014

Créditos:

bit.ly/fmoficial

bit.ly/fmYoutb

Quarta-feira dia 21 de maio de 2014 na quadra do colégio foi aberto oficialmente o SuperAção 2014. O evento é uma competição solidária que tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar afim de proporcionar melhorias na infraestrutura da escola, além de sensibilizar e conscientizar para questões de interesse coletivo.

No dia D, foram promovidas atividades como: palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente, organização de mutirões para doações, limpeza das salas de aula, pintura da quadra de esportes, plantio de árvores e coleta de lixo, revitalização dos jardins e área verde.

No encerramento tivemos apresentações de quadrilha, shows musicais, entrega de mudas e a escolha do casal caipira.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

SuperAção 2014

4Informativo do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio - Abril/Maio 2014

honrosas.No dia 13 de agosto serão divulgados os

nomes dos classificados para a 2ª fase e o local da realização das provas que será realizada no dia 13 de setembro às 14h30.

Na terça-feira dia 27 de maio, foi aplicada a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP em nosso colégio.

A Olimpíada revela talentos das escolas públicas de todo o país além de incentivar o estudo da Matemática.

Nesse ano a olimpíada chega a sua 10ª edição e premiará 8 mil alunos além de conceder cerca de 46 mil menções

Você Sabia?Ouvir música durante a leitura

pode afetar a compreensão. Porém, na prática de atividade física e reações emocionais traz impactos altamente positivos.

Escutar sua música preferida durante períodos de dor pode aumentar sua tolerância a ela, quando comparada a estímulos visuais ou silêncio.

Mais Fotos!

Flávio Marcílionas Redes Sociais

Profa. Regiane MascarenhasRegente Multimeios

Prof. Jezmael BasilioDiagramação e Ilustração

Prof. Carlos JunqueiroFotografia

Yulle Senna OliveiraLiane Lima da Cunha

Romário Costa de SousaKeliane da Silva Almeida

Gerlan Freitas RiosMonitores(as)

Profa. Fca. Jaqueline MarquesProfa. Jacinta MendesProfa. Liduína Meire

Edição e Revisão

Profa. Paula AlmeidaColaboradora