jornal do sindicato dos servidores do poder judiciário do ... verde 348.pdf · luta pelo plano de...

8
Jornal do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná • Ano XIX • nº 348 • Setembro de 2011 Novas mobilizações vão reforçar a luta pelo Plano de Carreira Página 8 EM CURIÚVA, ESCRIVÃ TRABALHA SOZINHA HÁ 08 ANOS Assembleia definiu a Comissão Eleitoral do Sindicato Servidores conquistam auxílio-saúde Página 3 APOSENTADORIA ESPECIAL Sindijus-PR ganha Mandado de Injunção Página 7 Página 7 Encontros com servidores definem que um novo plano é prioridade para a categoria Páginas 4 e 5 Sindijus-PR esteve visitando as comarcas do interior do Estado no mês de setembro, com o in- tuito de saber as dificuldades da categoria. Nas cidades de Pato Bran- co e Francisco Beltrão aconteceram Ple- nárias Regionais. Segundo José Roberto Pereira, coordenador-geral do Sindijus- PR, os servidores queriam saber a respeito da implantação do auxílio-saúde, como andam as regulamentações das gratifica- ções e quando vão ser aplicadas as pro- gressões previstas na Lei 16748/10, que criou o novo Plano de Cargos no Judici- ário do Paraná.

Upload: duonghanh

Post on 14-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Jornal do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná • Ano XIX • nº 348 • Setembro de 2011

Novas mobilizações vão reforçara luta pelo Plano de Carreira

Página 8

EM CURIÚVA,ESCRIVÃTRABALHASOZINHA HÁ08 ANOS

Assembleia definiu a ComissãoEleitoral do Sindicato

Servidores conquistam auxílio-saúde

Página 3

APOSENTADORIAESPECIALSindijus-PRganha Mandadode Injunção

Página 7

Página 7

Encontros com servidores definem que um novo plano é prioridade para a categoria

Páginas 4 e 5

Sindijus-PR esteve visitando ascomarcas do interior do Estadono mês de setembro, com o in-tuito de saber as dificuldades

da categoria. Nas cidades de Pato Bran-co e Francisco Beltrão aconteceram Ple-nárias Regionais. Segundo José RobertoPereira, coordenador-geral do Sindijus-

PR, os servidores queriam saber a respeitoda implantação do auxílio-saúde, comoandam as regulamentações das gratifica-ções e quando vão ser aplicadas as pro-gressões previstas na Lei 16748/10, quecriou o novo Plano de Cargos no Judici-ário do Paraná.

2

Servidores vão reforçar aluta pelo Plano de Carreira

OPINIÃO

As idéias expostas pelas cartas não refletem a opinião do jornal.

ÓRGÃO INFORMATIVO DO SINDIJUS-PR - SINDICATO DOSSERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ

Sede: Rua David Geronasso, 227 - Boa Vista CEP 82540-150 - Curitiba-PRFone: (41) 3075-5555 - Fax: (41) 3075-6702

As cartas podem ser enviadas para [email protected]

www.sindijuspr.org.br

SISTEMA DIRETIVOConselho Executivocoordenador-geral: José Roberto Pereira; secretário-geral: Mário Cândido de Oliveira;Ademir Aparecida Pinto; Airton Dias de Oliveira; Caetano Zaganini; Clóvis Menger; DavidMachado; Edson Fernando da Silva; Maria Dulcinéia Fernandes Del Rios; Rosana do Rocio deFreitas Diniz.Conselho DeliberativoAdenilza Rocha Augusto; Adivaldo Rosa; Aldo Bonato; Aldoino Fedrigo; Amauri da Silva; Amaurida Silva Fernandes; André Guilherme de Freitas; Ângelo José Sasso; Antonio Carlos Datto; AntonioMarcos dos Santos; Antonio Marcos Pacheco; Antonio Ribeiro Neto; Aristeu Nunes; BeneditaEstracer Zioli; César Conrado de Souza Neto; Daltron Moreira Rocha; Dario Aparecido da Costa;Davi Aguiar de Andrade; Diógenes Nunes de Souza; Dirce Leni da Rosa; Dorian Aparecida Damaceno;Edson Luiz Futerko; Edson Prado Lima; Irineu Goveia; Itacir Antunes dos Santos; José Panisson;Josevaldo Moreira Alves; Jurandir Moreira Vilas Boas Junior; Lizete Ramos Cancela; Lourival dosSantos Cordeiro Junior; Lucinei Luiz Guimarães; Luiz Carlos Lopes; Luiza Narduci Pereira; Marcellode Oliveira; Márcia Regina Mosquer Ripula; Marco Antonio Cremonez; Marcos Henrique Romualdoda Silva; Maria Emilia Martins; Maria Madalena de Oliveira; Mario Sérgio dos Santos; Mary Claudia

Hetka Dubieli; Neli Maria Felix; Osmar Lopes da Silva Filho; Pierina Libera De Martini; Reginaldo Prado Lima; RodrigoAugusto Moersbaecher Paes; Rosangela Zilliotto; Rui Artur de Aguiar; Sidney Prado Lima; Silvana Claudia Barreiro;Tereza Maria Miranda Carvalho; Vaner Galli; Vilma Aparecida Demori; Virginia de Moraes Freire e Zeli Martins Fontoura.

Conselho FiscalAdélcio Renosto; Elisio Marques; José Paulino Lourenço; Osemir Queiroz e Rosanna Ventura.

Conselho EditorialJosé Roberto Pereira, Mário Cândido de Oliveira, David Machado e Caetano Zaganini.

Editor Responsável (fotos, diagramação e edição)Gustavo Henrique Vidal - jornalista profissional diplomado - MTb 5928-PRPâmela Mendes Leony - jornalista profissional diplomado - MTb 5480-PRIlustraçõesSimon TaylorImpressãoJornal do Estado/Tiragem 4.000 Edição final às 19h00min do dia 27 de setembro de 2011.

As cartas não refletem a opinião do Sindicato.

Setembro de 2011

DúvidaOlá pessoal do SINDIJUS-PR! Eu li a notícia que in-forma sobre nossas últi-mas conquistas e fiqueicom uma dúvida: o Vale-Saúde será estendido aocônjuge e filhos? Obriga-do!

L.P.

RespostaA informação que recebe-mos é de que no valormáximo que cobre sua fai-xa etária você pode incluircônjuge e filhos. Se dermais, você completa; seder menos, o TJ não tepaga até o pico. Quere-mos ver o anteproje-to para conhecermos asformas de correção, comoserá feita essa comprova-ção. Assim que tivermosmais informações, publi-camos no site e boletim.

Sindijus

AgradecimentoNem encontro palavras,que expressem meus a-gradecimentos por tama-nha atenção e gentileza doSindijus, mas, tenha cer-teza, que me lembro devcs todos os dias em mi-nhas orações e peço aDeus que conceda infini-tas bênçãos. Quanto ao re-ajuste do 6,5% para o ex-tra, confio plenamente novaloroso trabalho de toda

a equipe do SINDIJUS, poisnos tem dado muitasprovas do empenho, dedi-cação e competência detrabalho em favor aos sin-dicalizados.

S.K.

Parabéns Olá! Sou funcionária doTJ-RO e semanalmenterecebo o boletim informa-tivo deste Sindicato. Que-ro aqui parabenizá-los pelatransparência na condu-ção do trabalho. Estoucompondo uma chapapara disputa sindical queocorrerá no mês de no-vembro, tenho aprendidomuito com vocês. Gostoda maneira como sãoconduzidas as negociaçõessindicais e, como os ser-vidores são respeitados eouvidos. Infelizmente aatual administração domeu Sindicato deixa mui-to a desejar nesse quesi-to. Quero aqui deixar mi-nha admiração e me co-locar à disposição paratroca de experiências.

O.O.

Auxílio-saúdeVenho deixar a minhaopinião de satisfação, pormais uma conquista nos-sa, mas é claro com ajudado Sindijus, pois esteauxílio ajudará muito.

F.P.

hora de retomar as discus-sões e mobilizações peloPlano de Carreiras. Fazmuitos anos que os traba-

lhadores no Judiciário parana-ense esperam um Plano que pos-sa definir suas carreiras, do in-gresso até a aposentadoria. Estesonho é anterior, até mesmo, àfundação do Sindijus-PR. Váriaspropostas foram construídas pelacategoria. Porém, nenhuma che-gou a ser concretizada da formaque os servidores querem. Omais próximo que se chegou foiem 2007, quando o projeto ela-borado com a categoria, chegouaté o Órgão Especial. Contudo,parou ali. Com o tempo, outrasbarreiras surgiram. Gratificaçõessem critérios definidos, distor-ções salariais entre 1º e 2º graus,dificuldades orçamentárias.

Especialistas ouvidos semprereafirmavam que um dos princi-pais obstáculos a ser superado, eraa distorção salarial. Sem eliminá-la, não se chegaria a uma propos-ta que viesse atender os anseiosbuscados. Pois bem, em 2010, como Plano de Cargos e Salários apro-vado na administração do presi-dente Celso Rotoli, parte dessadistorção foi corrigida. Com a ex-tensão da TIDE aos servidores dasecretaria que ainda não a recebi-am, corrigiu-se a distorção no se-gundo grau. No entanto, mais uma

vez, o primeiro grau ficou de fora.Há que se destacar que, com onovo enquadramento, muitos fo-ram beneficiados. Principalmen-te os servidores mais antigos. Comisso a distorção salarial entre pri-meiro e segundo graus amenizou.

Passada essa fase, chegou ahora de retomar a luta. E a ne-cessidade parte, principalmente,em virtude do número significa-tivo de servidores que ingressouno Judiciário. Eles têm que terexpectativa de futuro, senão, vãopara outras esferas do serviçopúblico e o Judiciário do Paranáfica, apenas, como trampolim. Por-tanto, o momento de voltar a per-seguir o sonhado Plano de Car-reiras é agora. Tem que serconstruída uma proposta queunifique todos os servidores.

O Judiciário está num mo-mento de transição, assim, tanto aadministração quanto os trabalha-dores têm que estar preparadospara essa nova fase. Não tem comomodernizar o Judiciário, oferecerprestação de serviço público ágile de qualidade à população se-não houver investimento no mai-or patrimônio do Serviço públicoque é seu Servidor.

Para isso, a mobilização e aluta têm que ser retomadas ago-ra. As reuniões e plenárias rea-lizadas pelo Sindijus-PR apon-tam esse caminho. Foram cen-tenas de participantes em vári-as regiões do Estado. E a palavrade ordem é a retomada da Lutapelo Plano de Carreira. Comurgência. Então, todos à Luta.Plano de Carreiras já.

3

ELEIÇÃO dia 05 de dezembro da Diretoria Colegiada e Conselho Fiscal para 2012/2015

Setembro de 2011

Escolhida Comissão Eleitoral que vaiatuar na Eleição do Sindijus-PR

Em assembleia servidores aprovaram o Regimento e a Comissão que conduzirá a Eleição de 2011

Pâm

ela Mend

es Leony

o início do mês, foi rea-lizada Assembleia GeralExtraordinária dos servi-

dores do Poder Judiciário doParaná, para a escolha da Comis-são Eleitoral e aprovação do Re-gimento que conduzirá a Elei-ção 2011 para a Diretoria Cole-giada e Conselho Fiscal doSindijus-PR para o triênio 2012/2015. Abertos os trabalhos pelocoordenador-geral do Sindicato,José Roberto, como primeiroponto apresentou os cinco no-mes indicados para compor aComissão Eleitoral, conforme oartigo 59 do Estatuto do Sindi-cato, não havendo outros candi-datos, foram legitimamente elei-tos os seguintes companheirosde luta para integrar a Comis-são Eleitoral do Sindijus: Ales-sandra Claudia de Oliveira, do

Sindicato dos Servidores Muni-cipais de Curitiba (Sismuc);Marilena Silva, ex-diretora doSismuc e assessora da vereadoraProfessora Josete; Luis Antoniode Oliveira Rosa, assessor parla-mentar do deputado estadualTadeu Veneri; Anderson AntonioBaesso, do Sindicato dos Traba-lhadores nos Correios do Paraná(Sintcom) e Valdecir Farias daSilva, professor e assessor parla-mentar do deputado estadualProfessor Lemos.

Na sequência, José Robertoinformou à Assembleia sobre aproposta de Regimento elabora-da pela Diretoria do Sindicato,que, em essência, já fora adota-da em processos eleitorais ante-riores. Terminada a leitura, ocor-reu a aprovação do regimentopor maioria. Com as eleições

marcadas para o dia 05 de de-zembro, o Estatuto do Sindicatoprevê a convocação do processoque irá regulamentar os critéri-os de participação dos servido-res na Eleição. Todo esse pro-cesso será coordenado pela Co-missão Eleitoral aprovada pelaAssembleia.

Com a publicação do Editalde Convocação Eleitoral queaconteceu no dia 03, as inscri-ções de chapa e candidatos aoConselho Fiscal, estão abertasdesde 05 de setembro e encer-ram no dia 04 de outubro, pra-zo de 30 dias conforme previ-são Estatutária. Os servidores doJudiciário paranaense podemacessar o Regimento Eleitoralaprovado no dia 02 pela As-sembleia para a eleição de 2011do Sindijus-PR no site.

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, no último dia 30de agosto, o Mandado de Injunção nº 1971 ajuizado peloSindijus-PR em favor de seus filiados. O resultado favorávelfoi reconhecido por unanimidade e teve o ministro MarcoAurélio Melo como relator. O STF entendeu que os servidoresrepresentados pelo Sindijus-PR têm direito à aplicação dasregras do artigo 57, da Lei 8213/91, em relação àqueles queexercem atividades em condições de risco ou insalubres.

A decisão diz que, por não existir legislação queregulamente aposentadoria especial aos servidores públicos,o TJ deve utilizar o que dispõe o artigo 57, § 1º, da Lei 8213/91, que regulamenta a concessão de aposentadoria especialaos trabalhadores da atividade privada.

A parte final da decisão diz o seguinte: “julgo parcialmenteprocedente o pedido formulado para, de forma mandamental,assentar o direito dos substituídos à contagem diferenciadado tempo de serviço em decorrência de atividades exercidasem trabalho especial, aplicando-se o regime da Lei nº 8.213/91, para fins da aposentadoria de que cogita o § 4º do artigo40 da Constituição Federal, cabendo ao órgão a que integradoso exame do atendimento dos requisitos de aposentação”,declarou o ministro Marco Aurélio – relator.

Em reunião com a direção do Sindijus-PR, o advogadoLudimar Rafanhim disse que a decisão pode ser aplicadaimediatamente, pois qualquer recurso que o Estado utilize nãosuspende os efeitos do julgado. Ludimar afirmou ainda que ofato de o Estado do Paraná e a Paranaprevidência teremparticipado da ação retira o direito de entrarem com algunsrecursos junto ao Supremo Tribunal Federal.

O Sindijus-PR alerta que a aposentadoria especial não estámais vinculada a cargo, mas ao ambiente de trabalho. Nãoimporta o cargo, mas o local de trabalho. Logo o trabalhadortem que provar que esteve, habitualmente, exposto aos agentesinsalubres e perigosos por meio de um documento fornecidopela empresa que se chama PPP- Perfil ProfissiográficoPrevidenciário. Assim o servidor, por meio do PPP, deve provarque esteve 25 anos, habitualmente, exposto a agentesinsalubres ou perigosos. Feita essa prova a aposentadoria deveser concedida.

O servidor pode obter mais informações sobre aposentadoriaespecial acessando o site, na seção de documentos se encontrao arquivo com o nome “Aposentadoria Especial”.

SINDIJUS-PR GANHAMANDADO DE INJUNÇÃONO STF

4

Encontros definem novas lutaspelo Plano de Carreira

Setembro de 2011

ários diretores do Sindijus-PR es-tiveram em reuniões no interiordo Estado na semana entre os dias

12 a 16. Em Pato Branco e FranciscoBeltrão aconteceram Plenárias Regionais.Em Beltrão os servidores se reuniram noTribunal do Júri na sexta-feira (16) coma presença de mais de 30 participantes.

Segundo José Roberto Pereira, coor-denador-geral do Sindijus-PR, os presen-tes queriam saber mais sobre a implan-tação do auxílio-saúde, como andam asregulamentações das gratificações equando vão ser aplicadas as progressões

previstas na Lei 16748/10, que criou onovo Plano de Cargos no Judiciário doParaná.

Porém, a reivindicação que vem cres-cendo com mais força é em relação aum novo Plano de Carreira para os ser-vidores, pois entendem que o enqua-dramento ocorrido em fevereiro foi im-portante, que deu um grande passo namelhoria salarial em vários setores, masnão é a proposta de Plano de Carreiraque a categoria defendia. Assim, oSindijus-PR vai dar início a uma novacampanha nos próximos dias que deve

5

COMISSÃO DE BANCOS CONCLUI ESTUDOS

Setembro de 2011

ATÉ FINAL DO ANO CERCA DE 40 VARASSERÃO ESTATIZADAS

No mês de agosto, a Comissão de estudos para licitara folha de pagamentos dos juízes e servidores se reuniuna sala de reuniões da Secretaria do TJ. Naoportunidade os trabalhos foram concluídos e serãoapresentados ao desembargador Miguel Kfouri Neto,presidente do TJ. A proposta leva em conta o valorque o banco vencedor deverá pagar ao Poder Judiciário,mas também que produtos e serviços sejam oferecidosaos servidores com maiores vantagens do que aos demaisclientes.Segundo David Machado, representante da categoriana Comissão, o Sindijus-PR contribuiu com os trabalhos,inclusive apresentou resultado de uma enqueterealizada com os servidores onde apontou que, segundoa ordem de importância, eles preferem isenção deanuidade da conta corrente (incluindo cartões, chequese extratos), juros menores para empréstimos e chequeespecial, financiamento da casa própria em condiçõesespeciais, seguros de veículos e residência, planos deprevidência e fiança bancária. David diz ainda que osservidores mostraram preocupação de que o bancovencedor deva possuir agência em suas cidades.

O Tribunal de Justiça (TJ) iniciou na semana passadanova fase de instalação e estatização de varas deserviços judiciais. Segundo o juiz auxiliar do TJ, FredericoMendes Júnior até o final do ano devem ser instaladasmais 40 Varas estatizadas em todo o Estado, com aconseqüente contratação de novos servidores, cerca de450 vagas. Entre essas novas varas, está a instalaçãode uma Vara de Execuções Penais em Cruzeiro do Oeste(onde o Estado vai construir uma penitenciária) e aestatização da 1ª Vara Cível de Umuarama.Desdefevereiro, quando assumiu a Presidência do Tribunal deJustiça, o desembargador Miguel Kfouri Neto instalouVaras em Londrina, Maringá, Araucária, Colombo,Almirante Tamandaré, Campo Largo, Fazenda RioGrande, São José dos Pinhais e Curitiba.

envolver todos os servidores,dos primeiro e segundo graus,dos novatos e dos antigos, in-terior e capital.

As comarcas que recebe-ram a visitas do Sindijus-PR nasemana passada foram: Cândi-do de Abreu, Reserva, Que-das do Iguaçu, Pato Branco,Francisco Beltrão, CapitãoLeônidas Marques, Realeza,Capanema, Santo Antonio doSudoeste, Barracão, Palmas eChopinzinho.

Nesta semana a direção doSindijus-PR está visitando locaisde trabalho de Curitiba e regiãometropolitana. No dia 21, as reu-niões foram nos Juizados Espe-ciais do Alto da XV e Sítio Cer-cado e, também, na comarca deColombo, onde, a exemplo doque já aconteceu na semana pas-sada, vários servidores se fili-aram ao Sindicato.

6

DEPUTADOS APROVAM PROPOSTA QUE CRIAFUNDO DE PENSÃO PARA SERVIDOR PÚBLICO

CNJ: VALORIZAÇÃO DA MAGISTRATURA E DOSSERVIDORES SÃO PRIORIDADE

Setembro de 2011

PROPOSTAS resultado do I Encontro dos Analistas

Pâm

ela Mend

es LeonySindijus-PR protocolou no TJreivindicações dos analistas

Diretores do Sindijus-PR, represetnantes dos analistas e do TJ

Os deputados da Comissão de Trabalho, Admi-nistração e Serviço Público aprovaram no último dia24 de agosto, o projeto de lei 1992/07, que instituio regime de previdência complementar para osservidores públicos da União, do Poder Judiciário,do MPF (Ministério Público Federal) e TCU (Tribunalde Contas da União). A proposta, encaminhada peloexecutivo federal, pretende regulamentar a reformada previdência, realizada em 2003 e criar um fundode pensão único - o Funpresp - para os servidoresdos três poderes. No entanto, se aprovada, irá valersomente para os novos servidores aprovados emconcurso público a partir da promulgação da lei.Pelo regime proposto, o servidor e a União vãocontribuir igualmente para o fundo de pensão até olimite de 7,5%sobre o que exceder o teto pre-videnciário, hoje fixado em R$ 3.689,66. As duascontribuições vão formar a poupança responsávelpelo pagamento do complemento das aposentadoriase pensões dos servidores.Na próxima etapa desseprocesso a Comissão de Trabalho da Câmara voltaa analisar o projeto, para votar os destaques. Emseguida a proposta segue para as comissões deSeguridade Social e Família, de Finanças eTributação e de Constituição, Justiça e deCidadania. Em seguida vai para o Senado.

Representando os novos conselheiros do ConselhoNacional de Justiça (CNJ), o ministro Carlos AlbertoReis de Paula, do Tribunal Superior do Trabalho(TST), afirmou que a composição que se inicia vaitrabalhar para a valorização do magistrado e dosservidores do Judiciário. “Uma magistratura semjuízes valorizados é inexistente”, ressaltou. Oministro destacou que o trabalho de aper-feiçoamento da magistratura tem impacto diretona qualidade dos serviços prestados ao cidadão eque o CNJ foi criado para definir novos rumosestratégicos para o Judiciário. “Nossa missão éservir em um colegiado com respeito, onde osinteresses individuais serão deixados à parte porqueo interesse é servir a sociedade, trabalhando paramelhorar a prestação jurisdicional”. Segundo opresidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal(STF), ministro Cesar Peluso, os novos conselheirosjá demonstraram, na primeira sessão plenária, quetêm capacidade de atuar no aprimoramento damagistratura ao aprovarem a criação da comissãoque formulará a política nacional de segurança paraos juízes.

reunião realizada no úl-timo dia 20 entre direto-res do Sindijus-PR e re-

presentantes dos analistas com oTribunal de Justiça (TJ) serviupara serem debatidas as propos-tas aprovadas no I Encontro Esta-dual dos Analistas, ocorrido emjulho. Na oportunidade, o TJ foirepresentado pelo chefe de ga-binete do Secretário, AlbertoKoji. Os pedidos já tinham sidoprotocolados no último dia 15.Um dos pedidos (nº 0336789/2011) trata da regulamentação doadicional de periculosidade paraos analistas judiciários que atu-am na área de Psicologia e Servi-ço Social; outro (nº 0336790/2011) se refere à proposta denovas adequações salariais e oterceiro (protocolo nº 0336792/2011) reúne todas as reivindica-ções aprovadas pelos analistas noEncontro.

Para o TJ não há possibilida-de de Analistas exercerem Super-visão em Varas que tenham Es-crivão ou Secretário Titular.Alberto disse que uma hipóteseé de que Analistas não sejam mais

nomeados em Varas nessa situa-ção. No entanto, sobre as nome-ações já realizadas ficou de ana-lisar a possibilidade de relotaraqueles que desejarem. Porém,é necessário aprofundar estudossobre o assunto. Patrícia E. G. dosReis, uma das representantes dosAnalistas, entende que sobre estaquestão a manifestação foi posi-tiva. O Tribunal também preten-de avaliar a possibilidade de con-vidar Analistas que já estejam tra-balhando para assumir as funçõesde Diretor ou Supervisor quan-do ocorrer instalação ou esta-tização de novas secretarias, an-tes de nomear novos Analistas.

Alberto também explicou quenão há resistência do TJ ao pedi-do que impõe a abertura de pro-cesso administrativo para a des-tituição das funções de Direçãoe Supervisão e que os Analistasque tenham interesse em exer-cer as funções deverão necessa-riamente atuarem nas secretari-as e não na assessoria de magis-trados. Na hipótese de o juiz re-quisitar o servidor para assessorá-lo, deve pedir a nomeação de

outro analista para substituí-lo nocartório ou secretaria.

Sobre os pedidos para paga-mento de periculosidade aos Psi-cólogos, Assistentes Sociais e de-mais servidores lotados em VarasCriminais e de Execução Penal eo que pede aumento nos venci-mentos deverão ser encaminha-dos para estudo de impacto fi-nanceiro no Departamento Eco-nômico. Os argumentos do Tri-bunal são de que com a implan-tação do auxílio-saúde e eleva-ção do valor do auxílio-alimen-tação, o orçamento do Judiciárioficou menor para resolver outrasquestões que envolvam aumen-to de despesas. No entanto, paracontinuar os debates sobre as pro-postas apresentadas, ficou agen-dado um novo encontro no dia11 de outubro, às 14 horas na Se-cretaria.

TÉCNICOS JUDICIÁRIOSDa mesma forma que o Sin-

dicato encaminhou o pedido dosAnalistas, vai protocolar tambémas reivindicações dos Técnicos,pois ambos foram aprovados nosEncontros desses profissionais.Embora haja aparentes contradi-ções entre os pleitos dos ocupan-tes dos dois cargos, isso não podeser motivo de desavenças. Ao con-trário, reforça a necessidade daclara definição das funções decada um. O resultado será a sín-tese das reivindicações de Téc-nicos e Analistas, superando oque, apenas, aparentemente écontraditório. Não encaminhar opleito formulado em cada umdos Encontros seria uma omissãodo sindicato.

Reunião com a Secretaria foram debatidas as propostas

7Setembro de 2011

APROVADO TJ apresentou no início do mês ao Órgão Especial

Servidores conquistamauxílio-saúde e aumentono auxílio-alimentação

o dia 05 de setembro uma das reivindicações propostas pelo Sindijus-PR aoTribunal de Justiça (TJ) foi ao Órgão Especial do Tribunal e acabou sendoaprovada a criação do auxílio-saúde e o aumento do auxílio-alimentação.Segundo o chefe de gabinete do Secretário do TJ, Alberto Koji, ambos de-

vem entrar em vigor no dia 01 de janeiro de 2012, mas só para os servidores ativos.Em virtude dessa informação, o Sindijus-PR se reuniu na semana passada, com o juizauxiliar da Presidência, Frederico Mendes Júnior e questionou o porquê de não serextensivo a todos os servidores ativos e inativos. Para o coordenador-geral do Sindi-cato, José Roberto, hoje quem mais necessita de auxílio-saúde são os aposentados epensionistas, pois são os que mais têm dificuldades, em virtude da faixa etária.

No encontro, os diretores do Sindijus-PR lembraram ao juiz auxiliar que o pró-prio Presidente Miguel Kfouri havia dito na primeira reunião com o Sindicato, deque o auxílio-saúde seria extensivo aos aposentados e pensionistas, no entanto, asinformações dão conta de que a proposta aprovada atingirá apenas os servidoresativos. Frederico afirmou que vai verificar o que realmente foi aprovado pelo ÓrgãoEspecial, e que também entende que esse auxílio deva atingir os aposentados, poissão os que mais precisam de assistência médica.

Os valores definidos (conforme tabela abaixo) vão obedecer às faixas etárias infor-madas e naqueles valores podem ser incluídos os dependentes. A observação é deque só terão direito ao benefício os servidores que possuem ou que vierem a contra-tar um plano de saúde. Veja tabela abaixo:

Auxílio-alimentaçãoE a respeito do aumento do auxílio-alimentação, Alberto confirmou que também

foi aprovado e o valor será de R$ 400,00, a partir de janeiro de 2012. O projeto delei deve ser encaminhado ao Legislativo nos próximos dias. O Sindijus-PR tambémrequereu que o benefício seja estendido aos aposentados e pensionistas. Citou comoexemplo o que ocorre nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde obenefício também abrange os inativos.

Reunião entre Sindijus-PR eadministração do TJNeste mês de setembro, o Sindijus-PR esteve em reunião com a admi-nistração do Tribunal de Justiça(TJ-PR), na pessoa do juiz auxiliarda Presidência, Frederico MendesJúnior e com o chefe de gabinetedo secretário do Tribunal de Justi-ça, Alberto Koji. Nas ocasiões fo-ram tratados os seguintes assuntos:

REGULAMENTAÇÃO DASGRATIFICAÇÕES

Foi informado que está pronto o pro-jeto de lei que regulamenta as gra-tificações. A mensagem vai definir aquestão do plantão judiciário e dosservidores que acumulam direção defórum. No momento está sendo cal-culado o impacto financeiro. Nos pró-ximos dias o Sindijus-PR terá maio-res informações. Quanto aos que tra-balham no Tribunal do Júri há estu-dos que indicam que o TJ-PR deverápagar horas extras, outros que de-veria pagar gratificações. Por enquan-to ainda não há parecer conclusivo.

SAIJ E MOTORISTASO projeto já está quase concluído eesperando que o Departamento Ad-ministrativo repasse a lista com osnomes das profissionais que serão be-neficiadas. Alberto disse que nos pró-ximos dias vai repassar informaçõesao Sindijus-PR, antes de ser encami-nhado ao Órgão Especial. Já os mo-toristas que prestam serviços ao SAIJe VEP devem receber uma gratifica-ção para compensar o risco de vida,mas os estudos com impacto finan-ceiro ainda não foram concluídos.

REAJUSTE DE 6,5% AOSAPOSENTADOS DOEXTRAJUDICIAL

Os aposentados e pensionistas doExtrajudicial tiveram recentemen-te seu direito aos reajustes reco-nhecidos, porém, ficou de fora opercentual de 6,5%, que é a infla-ção de maio de 2010 a abril de 2011,percentual deveria ter sido im-

plantado no dia 1º de maio de 2011.O Sindijus-PR já protocolou pedidode implantação deste reajuste, onúmero é 320.527/11. Fredericodisse que vai verificar junto ao De-partamento Econômico e Financeirodo TJ para se informar em que fasese encontra o estudo. Afirmou quevai pedir agilidade nos trabalhos.Ainda em relação aos aposentados,o Sindijus-PR afirmou que protoco-lou pedido em relação às diferen-ças não pagas (atrasados) desde 1ºde janeiro de 2007 até a implanta-ção. Referido pedido foi protoco-lado sob nº 320.528/11.Frederico afirmou que vai verifi-car o mais breve possível e analisara possibilidade de pagamento des-ses atrasados, se for o caso, deforma parcelada. A informação foibem recebida pelos representantesdos aposentados presentes à reu-nião.

COMARCA DE CASTROFoi informado à Presidência a situ-ação dos Oficiais de Justiça daComarca de Castro. Lá são apenasdois profissionais e um “Ad Hoc”para dar conta da demanda de tra-balho. Os dois Oficiais estão sobre-carregados de Mandados, e ainda,com vários processos administrati-vos, pelo não cumprimento de pra-zos. O Sindijus-PR solicitou provi-dências imediatas para que sejamnomeados Técnicos Judiciários.Frederico afirmou vai manter con-tato com o Juiz diretor do Fórumpara tomar providências.

FERIADO DE 15 DENOVEMBRO

O Sindijus-PR vem recebendo pedi-dos para que seja antecipado, paraas comarcas que não tiveram o fe-riado prolongado de 07 de setem-bro, o dia 08/12 para 14/11, vés-pera da Proclamação da República(15/11). O Sindicato vai encami-nhar o pedido.

8

Vara Criminal de Curiúva está comapenas um servidor há 8 anos

TJ

Vários pedidos já foram feitos ao TJ, mas nada mudou

diz que nomeação já foi definida, mas até agora ninguém assumiu

Setembro de 2011

12 de outubro

SINDIJUS-PR OFERECE ASSESSORIA JURÍDICA AOS FILIADOSO atendimento é oferecido na segunda-feira das 13h30

às 17h30 e na sexta-feira das 09h15 às 12h00, pelo escri-tório RSR - Advogados Associados, localizado na AvenidaCândido de Abreu nº 469, Conjunto 1802, no Centro Cívi-co, em Curitiba. A assessoria jurídica é feita pelasadvogadas Andressa Rosa e Raquel C. de Souza Magrin. Osfiliados podem marcar horário pelo telefone (41) 3352-9831 com Edilaine. E para os casos dos filiados do interi-or, pode ser feito o atendimento por telefone tambémnestas datas.

AÇÕES COLETIVASE os filiados que quiserem tratar a respeito das ações

coletivas devem entrar em contato com o escritório do

advogado Daniel Godoy pelo telefone (41) 3353-5232.

ASSÉDIO MORALO atendimento é realizado pela advogada Rosangela

Ziliotto na sede urbana do Sindicato, localizado na RuaDavid Geronasso nº 227, bairro Boa Vista, na segunda-feira e na sexta, das 9 às 12 horas. Os servidores podemagendar suas consultas pelo telefone (41) 3075-5555. Jáos filiados do interior poderão fazer suas consultas viatelefone, sempre nos dias e horários informados acima.

Para o coordenador-geral do Sindijus-PR, JoséRoberto, esse atendimento aos filiados é importantepara ajudá-los realizar os encaminhamentos corretosdos problemas.

m visita às comarcas dointerior, o Sindijus-PRtem constatado as pés-

simas condições de trabalhoem vários locais. No entanto,tem se que destacar o que estáacontecendo na comarca deCuriúva e o desespero daservidora da Vara Criminal. Aescrivã relata que precisa desocorro urgentemente, pois asituação na sua Vara é de ur-gência. “Sou escrivã criminalaqui em Curiúva há mais deoito anos, e desde a minha no-meação não tenho nenhum au-xiliar designado pelo Tribunalde Justiça”, explicou.

Na Vara Criminal, além daescrivã, só trabalham estagiários,pois não há nenhum outro ser-vidor concursado. O coordena-dor-geral do Sindijus-PR, JoséRoberto ressalta que apesar dosproblemas, a colega se empenhaao máximo no exercício de suasfunções e lembra ainda, queesse tipo de situação existe emmuitos fóruns do interior, onde

os servidores são obrigados a tra-balhar com total falta de estru-tura, muitas vezes além do ho-rário e, não raro, sacrificando atémesmo o convívio familiar paradarem conta da sobrecarga detrabalho.

A escrivã falou que entrouem contato com o TJ, enviandoe-mails para a Presidência,Vice-Presidência e Secretaria,

no entanto, até o fechamentodesta matéria, nada tinha sidofeito. “Ocorre que estou cansa-da desta situação e, sincera-mente, estou com problemasde saúde e preciso tirar as trêslicenças e as quatro férias quetenho direito. Porém, não con-sigo, porque nas mãos de quemvou deixar a Vara?”, desabafou.Contou ainda, que conversou

com o Departamento de Con-cursos do Tribunal, e a infor-mação é de que teria sido apro-vado o envio de um técnicopara a Vara, mas que não haviaprevisão de nomeação.

Com essa informação, oSindijus-PR entrou em contatocom o Departamento responsá-vel e verificou que realmente hádesignação de um técnico, mas,segundo a escrivã, apenas umnão resolve o problema dacomarca.

A falta de servidores, aliadaa grande quantidade de proces-sos, sobrecarrega o trabalhador.Segundo a servidora, devido aoenorme volume de trabalho, éobrigada a estender sua jornadadiária para além das 19 horas, etambém não pode nem mesmocontar com a ajuda de estagiári-os, pois são temporários. A situ-ação enfrentada na Vara Crimi-nal de Curiúva foi comunicadapelo Sindicato ao TJ, pedindoprovidências urgentes, mas nãohouve resposta.

Dia da Nossa SenhoraAparecida e da Criança.

Dia da Luta dos Traba-lhadores do Judiciário doParaná.

A Federação Nacionaldos Servidores do Judici-ário nos Estados (Fena-jud) realiza o VIII Con-seju, congresso nacionalda categoria. O eventoserá realizado na cidadede Maceió-AL no HotelMatsubara. Os debatesenvolverão assuntos des-de a Democratização doJudiciário e o EstatutoNacional (PEC 190) che-gando à discussão daPrecarização, Virtua-lização de Processos e asnovas relações de traba-lho no Poder Judiciário.Durante o evento, have-rá eleição e posse da Di-retoria Executiva e Con-selho Fiscal.

Acontece o 17º CursoAnual de Comunicaçãodo Núcleo Piratininga deComunicação. A ativida-de este ano será no Clu-be de Engenharia, Cen-tro do Rio de Janeiro. Ocurso é referência parasindicalistas, jornalistas,militantes sociais, profes-sores e estudantes decomunicação do país in-teiro, interessados empensar a força da mídiae seu papel central nadisputa de hegemonia nasociedade.

19 de outubro

10 de novembro

16 de novembro