jornal opinião 23 de dezembro de 2011

32
E MAIS PÚBLICO HISTÓRICO Promovido pelo Grupo Encantado de Comunicação, Show do Guri de Uruguaiana leva multidão ao centro da cidade Páginas 18 e 19 NATAL NA ESTRADA Índios vendem artesanato às margens da RS 129 Página 14 PREOCUPAÇÃO Temporal alerta sobre condição das árvores na Padre Anchieta Página 11 VAGAS Prefeitura prepara concurso público Página 7 Diogo Fedrizzi Joilson Pereira Diogo Fedrizzi

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 22-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Esta é a edição do Jornal Opinião de 23 de dezembro de 2011. Veículo do Grupo Encantado de Comunicação.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

E MAIS

PÚBLICO HISTÓRICO

Promovido pelo Grupo Encantado de Comunicação, Show do Guri de

Uruguaiana leva multidão ao centro da cidadePáginas 18 e 19

NATAL NA ESTRADAÍndios vendem artesanato

às margens da RS 129

Página 14

PREOCUPAÇÃOTemporal alerta sobre condiçãodas árvores na Padre Anchieta

Página 11

VAGASPrefeitura preparaconcurso público

Página 7Diogo Fedrizzi

Joilson Pereira

Diogo Fedrizzi

Page 2: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 3: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 4: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 5: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011 5Coluna

[email protected]

IMAGENS DE UMA NOITE PARA GUARDAR NA MEMóRIA

Show Nota 102 e Casamento ColetivoNoiva de sorte

Marisete Pires, que casoucom Moisés Rodrigues, foi a

ganhadora da meia aliançade safira oferecida pela Joa-

lheria e Ótica Cima. Obri-gado aos proprietários

Sandro e Cristina pela parceria. A foto registra

o momento da entrega dopresente pelo diretor do

Grupo Encantado de Co-municação, Antonio Alberto

Lucca.

Diogo Fedrizzi Diogo Fedrizzi

No casamento coletivo, os casais receberam a tradicional chuva de arroz

Guri de Uruguaiana e o gaúcho emo, Licurgo Juremir Versetti

Bolívar Neto, Tuty Lucca, Antonio Alberto Lucca, Jair Kobe e Milton Fernando, antes doShow do Guri de Uruguaiana

Juremir Versetti

Juremir Versetti

Os casais brindaram o casamento coletivo

Em casamento não pode faltar o beijo da felicidade

Juremir Versetti

Repercussões no Facebook:

* Jonas Calvi - Quero parabenizar o Grupo Encantado de Comunicação pelo beloevento de ontem à noite. Um show para ficar na história. Inacreditável foi o nú-mero de carros que tinha na ruas centrais. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!* André Italo Pretto - realmente! tmb nunca vi tanto carro..

* Daiogui Diogo Spessatto - É verdade. Até mais que no carnaval... Parabéns Mere-cido!!!* Carlo Mazziero - Só achei que um evento deste porte deveria ter sido realizado napraça da Bandeira.* Angela Reale - O SHOW DE ONTEM A NOITE NO CALÇADÃO FOI PRÁ NINGUEMBOTAR DEFEITOS!!! VALEU!!!!! PARABÉNS A TODOS, PELA ORGANIZAÇÃO E MO-TIVAÇÃO....* Anderson Pereira - Show nota 1580

Page 6: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 7: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011 7Câmara de Vereadores

O prefeito em exercício, JoséCalvi, entende que a oposiçãoestá tentando deturpar a reali-dade. “Não quero entrar em con-fronto com poder algum, masme parece que a oposição nãoestá informando corretamente oque está acontecendo”, disse. “Éum concurso sério. Estamos fa-lando por nós. Se eles estão jul-gando as atitudes que poderiamtomar se estivessem no nossolugar, aí é diferente. É um pro-cesso lícito”.

Conforme a agente adminis-trativa, Adriane Ravazio deJesus, o último concurso públicorealizado em Encantado foi em2004, com vencimento em 2008.Em 2009, o Ministério Público(MP) e o Tribunal de Contas do

Estado (TCE) comunicaram oExecutivo sobre a necessidadede parar com os contratos tem-porários. “Nós respondemos aestes órgãos que estaríamos en-caminhando um projeto de lei àCâmara para a criação de novoscargos para realizar o concursona área administrativa e educa-cional, que eram necessários.Porém, os vereadores rejeita-ram o projeto”, explica Adriane.“Então mandamos novamenteprojetos temporários para o Le-gislativo para poder suprir afalta de servidores no Centro deAtenção Psicossocial (CPAS) enos Programas Saúde da Família(PSFs)”.

No ano passado, a adminis-tração encaminhou um novo

projeto de Lei aos parlamenta-res tentando a criação de cargos.“Porém, só foram aprovadospara médico psiquiatra, psicó-logo e recreacionista. O restantedos cargos, na área administra-tiva e no setor de obras - que atéhoje continuam temporários –foi rejeitado pela Câmara”, co-menta a agente administrativa.

Adriana argumenta que oTCE e o MP cobram a efetivaçãode servidores. Com isso, inde-pendente se há a troca de admi-nistração ou não, osfuncionários permanecem. “Se ocontrato é temporário, no mo-mento em que muda o governo,é contratado um novo funcioná-rio, que vai ter que aprendertudo de novo. A eficiência no

serviço públicovem mediante ofuncionário efe-tivo”, diz.

De acordo comela, a prefeituratem total autono-mia para fazer con-curso. Não é preciso encaminharprojeto para a Câmara de Verea-dores. “Se existem os cargospara fazer concurso, a adminis-tração, através de um processolicitatório, contrata a empresa e,dentro da necessidade, podepleitear o concurso público vi-sando efetivar os servidores.“Nós encaminhamos um comu-nicado ao Legislativo dizendoque os vereadores podem indi-car uma pessoa para acompa-

nhar o processo seletivo. Esteconcurso está dentro da legali-dade. Os únicos dois cargos quenão tem vaga ainda, nós vamoscolocar como cadastro de re-serva (nutricionista e fiscal). Osoutros todos têm, no mínimo,uma vaga”.

O lançamento do edital deveacontecer até o final deste mês.Até janeiro a empresa deve serconhecida. “Ficaremos dentrodo prazo que a lei eleitoralexige”, garante Adriana.

DIOGO FEDRIzzI

Encantado - A informação de que a administra-ção municipal deverá encaminhar, nos próximosdias, o processo licitatório para a contratação de umaempresa para realizar concurso público na prefei-tura motivou a maioria dos debates na sessão de se-gunda-feira (19) na Câmara de Vereadores.

O ofício encaminhado à Casa Legislativa, assi-nado pelo secretário da Administração substituto,Airto Francisco Gomes, anuncia o processo seletivopara os cargos de Agente Administrativo, Agente Ad-ministrativo Auxiliar, Assistente Social, Fiscal (ca-dastro de reserva), Médico Psiquiatra, Motorista,Nutricionista (cadastro de reserva), Operador deMáquinas, Operário Especializado, Psicólogo, Téc-nico Agrícola e Agente Comunitário de Saúde.

Outro documento, assinado pelo prefeito emexercício José Calvi, relata a necessidade urgente darealização do concurso e pede que, se for de inte-

resse da Câmara, seja indicado um parlamentar paraacompanhar o processo e os trâmites legais.

Tão logo os papéis chegaram às mãos da bancadade oposição, o repúdio foi imediato. O líder Eldo Or-landini (PMDB) chamou de desafiante a forma comofoi adotado o procedimento. “Não concordo comaquilo que está escrito, acachapando esta Câmara. Élamentável este nível de pessoas que habitam esteExecutivo. O texto diz que vão efetivar os servidoresque há muito tempo estão em contrato temporário.Inadmissível”, comentou.

Para Cláudio Roberto da Silva (PMDB), o pro-cesso seletivo, neste momento, é imoral. “A novemeses da eleição fazer um concurso? Até as pedrassabem o que acontece: passam sempre os ligados àadministração. Meia cidade sempre fica burra”, iro-nizou.

Everaldo Delazeri (PDT) pediu uma justificativasobre a real necessidade de mais uma seleção e qualo custo mensal com a efetivação dos novos servido-res. “Estranha esta forma impositiva como encami-nharam os documentos. Até as 16h55min nãopassava pela minha cabeça que a administração iriafazer um concurso público. Pegou-nos de surpresa”,disse. “Chegou muito em cima da hora, por isso nossurpreendeu”, acrescentou o presidente ValdecirGonzatti (PMDB).

O lado do governo tratou de amenizar a situação.Para o líder situacionista, Osvaldo Delazari (PTB), oscolegas adversários estavam partindo para o jogopolítico. “Não vejo motivação maior para tanta ce-leuma. Não vamos fazer um auê (sic) em cima deuma situação que não existe. Eu não acredito que oExecutivo vá fazer um concurso onde não há vagas”,afirmou. O colega Ivanor Daltoé (PP) argumentouque se a administração está contratando é porque háfalta de pessoal. “Então é melhor fazer o concurso”,falou. Jonas Calvi (PTB) também concordou. “Eu soufavorável à realização de concursos públicos para oingresso de servidores”.

Concurso público para a prefeitura gera polêmica

Oposição ataca governo por fazer processo seletivo a poucos meses das eleições. Situação diz que não há nada de errado

“Está dentro da legalidade”

Everaldo Delazeri: justificativa sobre a real necessidade

Eldo Orlandini: inadmissível

Cláudio Roberto da Silva: imoral

Jonas e Osvaldo: não há motivação para celeumas

Adriana explicaque o Ministério

Público e o Tribu-nal de Contas já

solicitaram a interrupção dos

contratos temporários

Fotos: Diogo Fedrizzi

Page 8: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

SE QUERES QUE ACONTEÇA O NATAL

Deus nasce por uma só porta: a do AMOR!

Onde o ódio faz crescer o rancor, ama para que seja possível o perdão.Onde a mentira confunde e engana,vive e anuncia a verdade que ilumina e liberta.Onde a injustiça gera violência que destrói,constrói na justiça os caminhos da paz.Onde as divisões levantam muros que separam,destrua-os e edifica pontes para o reencontro.Onde a soberba se faz poder que domina,

anima-te a viver a humildade do servidor.Onde a corrupção se faz norma de vida,persevera em teu testemunho de retidão.Onde o egoísmo possessivo amarra correntes,rompe-as com teu amor feito entrega.Onde o desalento mata o desejo de viver,semeia para o futuro.Onde a marginalização deixa o homem diminuído,proclama a igual dignidade de todas as pessoas.Onde o medo cria desconfiança que paralisa,arrisca-te e segue confiando no homem.Onde a solidão isola e aprisiona,mostra que a comunicação nos faz humanos.Onde a inimizade faz os homens irreconciliáveis,segue crendo que é possível a amizade.Onde a morte parece ser o final de tudo,olha-a como o limiar onde tudo começa.

Enfim, irmão, onde vês um homem,adivinha a presença de Deus.E então sim, se tu o queres,será NATAL todos os dias!

FELIZ NATAL!

São os votos dos Padres Elizeu Canalle, AchilleZanon e Jacob Tonus

Pastoral da ComunicaçãoParóquia São Pedro - Encantado

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 20118 Encantado

Encantado - O presidente da Câmara de Vereadores, ve-reador Valdecir Gonzatti (PMDB), recebeu uma homena-gem da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na terça-feira(20), pelos relevantes serviços prestados à comunidade en-cantadense, em especial, o apoio ao desenvolvimento dosetor comercial. A distinção foi entregue pelo presidenteAirto Giordani e integrantes da diretoria da entidade: Mar-

celo Peretti, Antonio De Paula e Ênio Rösigh.Conforme Giordani, o reconhecimento é uma forma de

agradecer as ações do legislador com a entidade represen-tativa dos lojistas, em destaque, a realização do Calçadão2011, que foi revitalizado. Gonzatti agradeceu e reafirmoua disposição de sempre trabalhar por ações que promovamo crescimento da comunidade.

Presidente da Câmara recebe homenagem da CDL

Placa destaca apoio do legislador ao desenvolvimento do setor comercial encantadense

Gonzatti (2º da direita para a esquerda) recebeu a distinção na terça-feira (20)

Sandro Barreto

DIOGO FEDRIzzI

Encantado – 104 crianças doBairro Nova Morada participaram, nosábado (17), de uma festa de Natal noCentro Comunitário. O evento teve ainiciativa dos moradores da comuni-dade e apoio da secretaria de Assis-tência Social. Refrigerante,cachorro-quente e algodão-doceforam distribuídos.

A Cerâmica e Construtora Magag-nin também esteve envolvida e dooubrinquedos para cada uma das crian-ças. “Na celebração de fim de ano daempresa pedimos brinquedos para osconvidados. Depois, conversamoscom a secretária Valéria Caldas e elanos sugeriu para que fizéssemos a en-trega dos presentes no Nova Morada”,conta Gabriela Magagnin. “Foi muitolegal, conseguimos um Papai Noel

para divertir a garotada”.No final da festa, quatro irmãos in-

dígenas chegaram ao local e foram re-cebidos pelas outras crianças doBairro. “Foi bonito ver a solidariedadedas pessoas da própria comunidadeque, em um minuto, encheram os ir-mãos Maristela, Getúlio,Vinícius eEmanuel de presentes e guloseimas”,salienta a jornalista Fabiana Caldas,que fez as fotos do evento.

Crianças do Nova Morada ganham brinquedos doados por empresa

Fotos: Fabiana Caldas

Gabriela, Valéria e Dona Lila com o Papai Noel Gabriela entregou brinquedos para 104 crianças

Garotada não escondeu a alegria Irmãos indígenas também participaram

Page 9: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011 9

Page 10: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 dezembro de 201110 Geral

ANTONIO ALBERTO LUCCA

Santa Clara do Sul - Se-guindo exemplo de anos anterio-res, o prefeito de Santa Clara doSul, Paulo César Kohlrausch, jun-tamente com seu secretariado eo vice Inácio Hermann, reuniu aimprensa regional, no último dia15, para um encontro de divul-gação dos resultados das princi-pais ações desenvolvidas peloseu governo durante o exercíciode 2011.

No sétimo ano consecutivocomo chefe de Executivo, Kohl-rausch disse que 2011 foi o me-lhor período da sua gestão.“Estamos colhendo os resulta-dos”, ressaltou. A capacitação defuncionários através de cursos etreinamentos tem asseguradoforte comprometimento profis-sional das pessoas no desempe-nho qualificado das suasfunções. “É um dos municípiosdo Vale do Taquari que melhorremunera seus servidores”, des-tacou.

Com a realização da SantaFlor – Feira das Flores –, reali-zada em setembro passado, coma visitação de aproximadamente30 mil pessoas, mais de R$ 200mil em negócios com plantas co-mercializadas e alta prospecçãode negociações futuras, o eventoconsolidou o projeto de produ-ção de flores no município alémde fomentar o comércio de pro-dutos e equipamentos agregadosao setor e motivar ainda mais osempreendedores locais pelamaior qualidade de suas produ-ções. A Feira foi organizada pelaAssociação Comercial e Indus-trial do município e Lume Even-tos, com apoio da Prefeitura eCDL.

Duas importantes obras civisestão em andamento. A novaUnidade Básica de Saúde(658,39 metros quadrados) teminauguração prevista para 28 demaio de 2012. A segunda é o mo-derno Centro Administrativo,com previsão de término paranovembro de 2012. A estrutura

conta com área de 2.500 metrosquadrados. “Será um marco deextrema importância para SantaClara do Sul, além de termosuma estrutura física melhor, ire-mos qualificar os serviços egerar uma economia, já que aprefeitura conta com prédiosalugados para acomodar os seto-res da administração municipal”,afirma o prefeito.

No setor da educação e cul-tura, o projeto “Fique Esperto” édestaque e atende mais de 500crianças no contra-turno-escolar, com oficinas de teatro,dança, música, esportes, trans-porte, alimentação, material es-portivo e uniformes.

Saúde e assistência social éoutra área de importante foco degestão do governo de Kohl-rausch e Hermann, proporcio-nando felicidade e bem estar àpopulação santa clarense, dispo-nibilizando profissionais da psi-quiatria, psicologia e medicina(ginecologista, pediatra, gas-troentrologia).

SANTA CLARA dO SUL RS

Criação: 20/03/1992 Instalação: 01/01/1993Área: 86,6 km²População: 5.573 hab(IBGE 2010) Altitude: 120 m (média)Etnias: alemã (predomi-nante) e italianaOrçamento: R$ 12 mi-lhõesdistâncias: Encantado 45km, Lajeado 15 km

SAIBA MAIS

Prefeito de Santa Clara reúne imprensa e mostra resultados

Paulo Kohlrausch considerou 2011 o melhor ano de trabalho

Antonio A.Lucca

Duas grandes obras devem ser inauguradas em 2012: unidade básica de saúde e Centro Administrativo Municipal

Anta Gorda - Cerca de 500 crianças participaram do Natal MaisCriativo, evento realizado no dia 4 de dezembro no Parque de Even-tos Aldi João Bisléri. A programação foi promovida pelas empresasRádio Criativa, Acesso Informática, Sicredi, Morga Modas, KinhoModas e Diamaju Agropecuária, com apoio da prefeitura. Um dosmomentos marcantes foi a chegada do Papai Noel num jipe amarelo.O Bom Velhinho, interpretado pelo radialista Neucir Francisco Bi-golin, distribuiu balas e posou para fotos com a garotada.

Natal Mais Criativo movimenta Anta Gorda

Fotos: Rádio Criativa

Agitação da garotada na hora da chegada do Papai Noel

Vice-prefeito Clécio Roveda (à direita) acompanhou o evento

Roca Sales - Uma celebraçãofoi o ponto alto da formatura dasturmas de 3º ano do EnsinoMédio do Colégio ScalabrinianoSão José, que contou com a pre-sença de professores e familia-res dos alunos. O Padre Bláziopresidiu a Missa em Ação deGraças pela conclusão do ano. AFesta aconteceu no Salão Paro-quial e a animação ficou porconta da Fiel Formaturas.

A Educação Infantil tambémfoi homenageada na noite do dia16, ocasião em que os alunos re-ceberam o certificado de conclu-são. Os Anos Iniciais e oMaternal também prepararamsurpresas e homenagens aos

pais para marcar o encerra-mento das atividades deste ano,sendo que o Papai Noel se fezpresente e animou a garotada.

“A direção, em nome dasIrmãs e de toda equipe do Colé-gio São José, agradece aos pais aconfiança e o apoio e deseja atoda a comunidade um Feliz eAbençoado Natal e que 2012seja um Ano Abençoado, commuita paz e serenidade”, disse adiretora Rosane Inês Volken.

O educandário entra em re-cesso a partir desta sexta-feira(23) até o dia 2 de janeiro,quando as atividades serão reto-madas com expediente em horá-rio comercial.

Colégio São José encerra oano letivo com festividades

Divulgação

Formandos do terceiro ano do Ensino Médio

Page 11: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

11Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011Encantado

Encantado - Um temporal de aproximada-mente 15 minutos provocou estragos no centro dacidade por volta das 19h30min da sexta-feira (16).A chuva e o vento forte derrubaram árvores, placasde publicidade e fios de energia elétrica , deixandoparte das residências sem luz durante algumas

horas. Folhas, galhos e sacos de lixo ficaram espa-lhados pelas ruas. A programação de abertura doNatal Mais Encantado precisou ser transferida de-vido os transtornos. Algumas árvores de Natal queenfeitavam o Calçadão ficaram danificadas e a águainvadiu a Casa do Papai Noel.

Temporal de 15 minutoscausa transtornos no centro

Abertura do Calçadão 2011 precisou ser transferida

Fotos: Diogo FedrizziNa Rua Tiradentes, galho despencou sobre muro

Placa de publicidade, nas proximidades da Rodoviária, desabou

Vento forte revirou faixas e derrubou fios de energia elétricaPlaca na Rua Coronel Sobral também caiuGalho, próximo ao Posto Itallians, caiu no meio da rua

Na Rua Padre Anchieta, árvore foi arrancada e destruiu parte do asfalto

O temporal de sexta-feira (16) assustou osmoradores da Rua Padre Anchieta. O vento forte,que inclusive causou a derrubada de uma árvorede grande porte, fez com que muitos deixassemsuas casas assustados com a cena que viam. A si-tuação chegou a ser abordada pelo presidenteda Câmara de Vereadores, Valdecir Gonzatti, nasessão de segunda-feira (19). “Todos moradores,cerca de 40, ficamos muito preocupados. Porsorte, a planta que caiu não atingiu nenhuma re-sidência”, comentou.

O prefeito em exercício, José Calvi, logotomou conhecimento da situação e, segundo ele,a administração municipal há mais tempo ini-ciou um estudo sobre a condição daquelas árvo-res. “Quando fizemos o projeto do recapeamento

asfáltico da Padre Anchieta contratamos umaempresa para que fizesse levantamento com-pleto no local. Os técnicos numeraram as árvo-res, especificaram a espécie, a posição da árvore,se está próxima à rede elétrica”, contou. “Agora,eles estão finalizando o relatório para nos apre-sentar”.

O passo seguinte será apresentar o docu-mento para ser avaliado pelo Conselho Munici-pal de Meio Ambiente e, em seguida, concluir oprojeto completo. “É um assunto polêmico. Osmoradores estão com medo e, por outro lado,existe uma parcela da população que gosta dasárvores. Vamos tentar adequar. Por isso fizemosum levantamento técnico para depois começar-mos as mudanças”, explicou Calvi.

Administração analisa condição das árvores da Padre Anchieta

Por pouco, árvore não atingiu residência

Page 12: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 201112 Geral

DIOGO FEDRIzzI

Encantado – O CTG Giuseppe Garibaldi reali-zou no último dia 14 a festa de encerramento doano. Comandado pelo patrão Luiz Carlos Giongo, oevento reuniu integrantes do CTG e familiares paraum jantar de confraternização na sede. Diversashomenagens foram prestadas a colaboradores emembros da entidade.

Conforme Giongo, 2011 foi positivo, com des-taque para os troféus conquistados por MauricioVian e Ricardo Sieben no Encontro de Artes e Tra-dição Gaúcha (Enart), realizado em Santa Cruz doSul. Para 2012, o Giuseppe espera aumentar a par-ticipação nas programações tradicionalistas. De 28de janeiro a 5 de fevereiro, o grupo encantadenseestará no Rodeio Crioulo Internacional de Vacariae projeta a disputa em várias modalidades.

Giuseppe garante presençano Rodeio de Vacaria

Entidade realizou a festa de encerramento do ano na semana passadaSimone Giongo

Integrantes do CTG receberam homenagens pelas conquistas em 2011

Escolas recebem prêmios doconcurso cultural do Sicedri

Encantado – O Sicredi Re-gião dos Vales realizou, na se-gunda-feira (19), a entrega dosprêmios às 18 escolas vence-doras do 4º Concurso Dese-nhando, Escrevendo eCooperando com o Sicredi. Apremiação, 10 projetores e oitonotebooks, foi escolhida con-forme a necessidade do edu-candário.

A promoção contou com aparticipação de aproximada-mente 15 mil alunos. Desde se-tembro, eles precisaramexplorar o tema “O que vocêdeseja para você, sua famíliaou região para os próximos 30anos”, fazendo referência aos30 Anos comemorados pelo Si-credi Região dos Vales. “É umaatividade cultural importante,porque envolve as escolas deprimeiro grau dos 18 municí-pios em que atuamos, dandooportunidade a nossos estu-dantes de manifestarem, atra-vés da redação e dos desenhos,suas perspectivas, seus dese-jos, suas preocupações com anossa região”, afirmou o presi-dente Ricardo Cé.

O “Respeito” foi um dos as-suntos mais abordados pelosalunos nas produções, fato quechamou a atenção de Cé. “Issoé muito significativo. Respeitopara com os idosos, professo-res, meio ambiente, diferençasentre as pessoas. Fico emocio-nado com essa garotada, por-que eles têm sim perspectivade vida. E nós que estamos àfrente de entidades, temos quevalorizar as crianças e perce-

ber o que eles enxergam do fu-turo para suas vidas”, comen-tou. “O Sicredi é um apoiadordessas iniciativas e não tenhodúvida que ele estará presentena vida dessa garotada”.

Foram entregues pelas es-colas cerca de 800 trabalhos dealunos do 1º ao 9º ano da redemunicipal, estadual e particu-lar da região. O concurso foi di-vidido em três grupos deavaliação (de 1º a 4º ano, de 5ºa 6º ano e de 7º a 9º ano), elevou em sua essência a coope-ração, visto que os alunos nãoparticipam individualmente, esim, por turmas escolares, in-centivando também a integra-ção dentro das instituições.

A comissão julgadora con-tou com representantes daUnivates. Além de redação edesenho, a modalidade de poe-sias também foi aceita. Comopremiação, os alunos das tur-mas vencedoras receberam umconjunto com mochila, estojo esqueeze.

Os trabalhos e os vencedo-res de cada município podemser acompanhados pelo site doconcurso: www.concursocultu-ralsicredi.com.br.

Escola de Nova Bréscia

Escola Cornélio Mattei, de Dois Lajeados

Presidente Ricardo Cé

Fotos: Diogo Fedrizzi

CTG conquista seis títulos no Rodeio de Anta GordaAnta Gorda - O CTG Giuseppe Garibaldi par-

ticipou no domingo (18) do 16º Rodeio Criouloe conquistou o primeiro lugar em seis modali-dades. Confira os premiados:

* Declamação Prenda Adulta: Aline RabaiolliGiongo

* Intérprete Solista Vocal Prenda Mirim: AnaLuiza Devitte

* Intérprete Solista Vocal Peão Adulto:Franklin Lisboa

* Gaita Ponto Mirim: Pedro Henrique Lisboa* Gaita Ponto Adulto: Maurício Vian* Chula Mirim: Maurício Eduardo Mazzarino

Outros sete participantes ficaram em se-gundo lugar.

* Declamação Peão Mirim: Matheus CalviGusi

* Intérprete Solista Vocal Prenda Juvenil:Ágata Cristielly da Luz de Souza

* Intérprete Solista Vocal Peão Adulto: LuizCarlos Devitte

* Gaita Ponto Mirim: Matheus Calvi Gusi* Gaita Tecla Juvenil: Gabriel Calvi Gusi* Chula Juvenil: Guilherme Dias Piccini* Chula Adulto: Mauro LeidensA Invernada Mirim ficou em terceiro lugar e

a Invernada Juvenil em quarto.

Encantado - Na tarde do domingo (18),aconteceu o Natal da Criança Cosuel, na sededa Screc no bairro Navegantes. Segundo acoordenação, em torno de 250 crianças esti-veram presentes e mais de 500 pessoas par-ticiparam do evento. Refrigerante,cachorros-quentes e balões foram distribuí-dos e sorteadas mochilas com material esco-lar, bolas, uma bicicleta e uma cesta comguloseimas. O evento contou ainda com achegada do Papai Noel.

Quatro brinquedos infláveis e um Air Playfizeram a tarde dos pequenos. Os pais leva-ram cadeiras e chimarrão para acompanharos filhos. O Natal da Criança Cosuel é promo-vido pela cooperativa para filhos dos funcio-nários. Essa foi a primeira edição do evento.

Natal da Criança Cosuel reúne 500 pessoasVinicius Flôres

Papai Noel distribuiu presentes no Bairro Navegantes

Page 13: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

13Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011

Porto Alegre - O Turismo do Vale do Ta-quari esteve mobilizado nos dias 14 e 15deste mês em Porto Alegre, na 1ª Conferên-cia Estadual do Turismo. O objetivo dos 27representantes foi garantir que os pleitos daregião fossem incluídos no documento finalque servirá de base para a elaboração doPlano Diretor do Turismo no Estado.

Para as turismólogas da Associação dosMunicípios de Turismo da Região dos Vales(Amturvales) Lizeli Bergamaschi e SamantaRegina Chiesa, o evento foi positivo, poisgrande parte das propostas tiradas da re-gional, realizada em Encantado, está no do-cumento-base. "A partir desse eventoteremos um novo olhar para o desenvolvi-mento do Turismo no Estado", enaltecem.

O presidente da entidade, VanildoRoman, também enfatiza que a Conferênciairá contribuir com o desenvolvimento re-gional. "Em janeiro devemos fazer uma reu-nião com os delegados do Vale paramantermos articulações permanentemente,

pois o plano poderá ser sempre rediscutido,quando necessário, no Fórum Estadual deTurismo, que deverá ter o reinício emmarço", diz.

Roman ainda destacou a importância dadefinição do sistema de Gestão do RioGrande do Sul que deverá fortalecer as mi-crorregiões turísticas, como o Vale do Ta-quari. "Agora, o Estado vai reconhecer as 23microrregiões e, através delas, serão feitasações focadas em cada regional verificandoas potencialidades e as dificuldades do Tu-rismo. A partir da Conferência, o Vale do Ta-quari passa a ter maior visibilidade Turísticajunto ao Governo do Estado", explica.

AprovaçõesForam apresentados e avaliados os de-

safios do turismo para o Rio Grande do Sul,que remetem à implantação do sistema degestão do turismo no Estado, a preparaçãopara captar e realizar eventos de todos osportes, o aumento da competitividade das

microrregiões, posicionar o produto turís-tico do RS no mercado nacional e interna-cional, com a necessidade da criação de umamarca para esse posicionamento de mer-cado, e fomentar o empreendedorismo, ainovação e a qualificação na iniciativa pri-vada, enfatizando a necessidade de cadas-tramento, fiscalização e certificação dosempreendimentos.

AvaliaçãoA secretária Estadual do Turismo, Abgail

Pereira, destaca a importância da realizaçãoda 1ª Conferência Estadual. "Esse eventonos deu a oportunidade de validar o que es-tamos pensando para o setor no Rio Grandedo Sul. Saímos daqui com a missão de arti-cular essa transição para um novo turismo",disse.

O governador Tarso Genro, que esteveno primeiro dia de debate, definiu como"momento especial para o Governo" a parti-cipação na 1ª Conferência Estadual do Tu-

rismo. "Quando assumiu a Setur, Abgail en-controu a pasta em condições difíceis, poisa estrutura estatal não estava adequada aoprograma de Governo consagrado nasurnas. Por isso, quero cumprimentar a se-cretária e a sua equipe por terem vencido deuma maneira brava todos os impedimentosque se apresentaram para que pudéssemosfirmar uma nova visão de turismo no RioGrande do Sul", afirma.

Tarso destacou a importância do Estadonesse processo. "O mercado do turismo sópode funcionar com a intervenção do Go-verno para fazer aflorar os aspectos cultu-rais de uma região, para que haja umarelação de mercado que vai atrair investi-dores. Temos de criar oportunidades paraum turismo regional específico, como o totalaproveitamento das potencialidades ador-mecidas", conta.

Ao todo, participaram do evento 645pessoas - 517 delegados com direito a voto- de 102 municípios gaúchos.

- Qualificar a infraestrutura nas áreas turísticasMelhorar rodovias de acesso aos municí-pios turísticos. Pavimentar vias de circula-ção. Ampliar e melhorar sinalização viária esinalização viária turística. Implementar si-nalização turística descritiva nos atrativos.Adaptar áreas de circulação do turista parapessoas com deficiência ou mobilidade re-duzida. Melhorar atendimento médico deemergência e segurança nos municípios,ampliando o número de efetivo e qualifi-cando policiais para melhor atender ao tu-rista.

- Qualificar oferta, serviços e equipa-mentos para melhor atender à demandaCriar programas de qualificação e certifica-ção. Oferecer cursos de capacitação paratodos os envolvidos com o turismo, como,por exemplo, cursos em idiomas estrangei-ros, de como receber o turista ou comolidar com pessoas com deficiência física oumobilidade reduzida.

- Criar Plano de MarketingDefinir identidade turística de cada micro-rregião. Criar logomarca e slogan das mi-crorregiões. Criar ações para promoção ecomercialização dos destinos. Produzir ma-terial promocional institucional e criar site,tanto municipal quanto regional. Elaborarplano de comunicação entre as microrre-giões, incluindo definições de ação paranovas mídias, que trabalhe e fortaleça ossegmentos já identificados nas microrre-giões, como por exemplo, os segmentosCultural, Rural, Náutico e Negócios e even-tos.

- desenvolver sistema de gestão turís-tica em todos os municípios mobilizadospara o turismo no EstadoCriar órgãos gestores municipais para o tu-rismo e desenvolver os já existentes. Criarconselhos municipais de turismo e fundosmunicipais de turismo. Estruturar plano dedesenvolvimento turístico municipal quedefina ações para captação de recurso, exe-cução de projetos e promova a articulaçãoentre os envolvidos. Incentivar utilizaçãoda mão de obra qualificada. Realizar pro-cessos de seleção para graduados em tu-rismo nas prefeituras e estado. Desenvolverleis estaduais específicas para o setor turís-

tico, como lei de incentivo ao turismo e leide regulação para os serviços e equipamen-tos turísticos.

- desenvolver um sistema de cooperação regionalMobilizar municípios para a importância dacooperação regional com o objetivo de am-pliar a participação nas reuniões da instân-cia de governança e o envolvimento nasações das microrregiões. Criar e fortalecerinstâncias de governança. Promover articu-lação entre microrregiões e desenvolverprojetos integrados, como divulgação deum calendário regional de eventos, promo-ção de roteiros integrados e intercâmbiocultural.

- desenvolver um sistema de monitora-mento nos âmbitos municipais e micro-rregionaisRealizar levantamento da oferta turística erealizar pesquisa de demanda a partir deuma metodologia padronizada. Criar umsistema de informações turísticas. Criargrupo de estudos e pesquisas específicospara o setor de turismo e grupos de traba-lho temáticos unindo as microrregiões.

- Fomentar o empreendedorismoIncentivar a formalização dos estabeleci-mentos turísticos junto às secretarias mu-nicipais. Divulgar linhas de crédito paraempresários do setor. Promover cursos decapacitação para os empresários. Estrutu-rar Convention e Visitors Bureau com a fi-nalidade de captar eventos alavancadoresdo turismo.

- Promover e fortalecer a produção asso-ciada ao turismoCriar identidade de cada microrregião.Criar um selo microrregional. Promovercursos de qualificação e capacitação paraartesãos. Adequar legislação e fornecer in-centivo financeiro para estimular produçãoassociada ao turismo.

- Realizar campanhas de sensibilizaçãoambientalEstruturar programas de incentivo ao sa-neamento ambiental. Desenvolver projetosde reciclagem. Realizar campanhas de edu-cação básica, como por exemplo, não jogarlixo no chão.

AS PROPOSTAS

Representantes do turismo do Vale presentes na Conferência em Porto Alegre

Caroline Rodrigues

Propostas do Vale são incluídas no Plano Diretor do RSTurismo

Page 14: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 201114 Especial

JOILSON PEREIRA

Encantado - Quem passou pela RS 129 recentementepôde observar uma tribo de índios caingangues quemontou acampamento desde o último dia 8 às margensda rodovia, na altura do viaduto da Rua Severino AugustoPretto. O grupo é composto por 24 pessoas (quatro mu-lheres, um homem e 19 crianças com idades variadas,desde bebês de colo até adolescentes) vindo do municí-pio de Muliterno, que fica no noroeste do Estado próximoa Passo Fundo e, segundo dados do Censo 2010, tem1.813 habitantes.

A índia Santa Claudino conta que, nesta época do ano, atribo se desmembra em grupos que partem para as maisdiversas regiões do território gaúcho para comercializar oartesanato feito em cipó e taquara. Com o período de fériasescolares, as crianças acompanham os pais. Este Natal, ascrianças da tribo vão passar em Encantado.

As mães revelam que os menores frequentam a escolaindígena em Muliterno e que nas suas andanças não en-contram dificuldade de acessar serviços públicos comosaúde, por exemplo, mas que, por causa dos poucos recur-sos, encontram algumas barreiras quando precisam ad-quirir roupas, em especial, para os pequenos. “O que a

gente consegue é através de doações”, conta Santa Clau-dino. Apesar de o 25 de Dezembro não ser uma data espe-cial para a cultura indígena, as mulheres da tribo, SantaClaudino, Helena Ferreira, Tereza Claudino e Santa Ci-priano, são evangélicas e contam que outro motivo davinda para o Vale do Taquari é a busca de donativos, prin-cipalmente, para as crianças. “São 19 que estão com a gentee elas precisam de roupas e calçados. Se algumas pessoaspudessem nos ajudar seria um Natal muito bom” afirma.

A tribo deixa a cidade na próxima segunda-feira (26)quando embarca de volta para seu município em um ca-minhão que recolhe os membros da tribo pelo Estado.

Um Natal à beira da estradaÍndios caigangues acampados às margens da RS 129 chamam a atenção de quem passa por Encantado

Fotos: Joilson Pereira

Artesanato é feito de cipó e taquara 19 crianças estão no acampamento Apenas um homem está no grupo

Page 15: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011 15

COVEL inauguranovas instalações

Encantado - A Comercial de Veículos Encantado Ltda(Covel) inaugurou, no último dia 16, as novas ampliaçõesda empresa. O prédio está localizado na Rua Júlio de Cas-tilhos, número 1738, ao lado da loja atual e vai possibili-

tar mais espaço para a exposição dos veículos. Os diretores da Covel, Luis Augusto Bagatini e Roni

Guizzo, receberam autoridades, familiares, amigos eclientes para o coquetel de apresentação. Representantes

da BV Financeira, parceira da Covel no setor de financia-mentos, presentearam os proprietários com um quadrocomemorativo. Este ano, a Covel completou 27 anos dehistória.

Fotos: Diogo Fedrizzi

Guizzo e Bagatini com a equipe de colaboradores

Proprietários Roni Guizzo e Luis Bagatini agradeceram os clientes e colaboradores Representantes da BV Financeira presentearam a Covel com um quadro comemorativo

Destaque empresarial

A Covel deseja um FelizNatal e um grande 2012 a todos amigos e clientes

Page 16: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 dezembro de 201116

Encantado - A programação do NatalMais Encantado encerra nesta sexta-feira(23) com a Despedida do Papai Noel, às21h30min. Após tem show com a BandaAlma Nova. Durante toda a semana, oBom Velhinho recebeu os visitantes emsua Casa, construída na esquina das RuasJúlio de Castilhos e Padre Anchieta.

Espetáculo marcou a aberturaNa noite do sábado (17), aconteceu a

abertura do Natal Mais Encantado. O pre-sidente da Câmara de Dirigentes Lojistas(CDL), Airton Giordani, destacou o traba-lho realizado conjuntamente com os co-merciantes. "Neste ano, graças à criaçãode uma comissão de lojistas, consegui-mos realizar um estudo e trazer inova-ções para o evento", disse.

O presidente da Câmara de Vereado-res de Encantado, Valdecir Gonzatti, res-saltou a beleza do espetáculo. "AComissão Organizadora fez um belo tra-balho e resultado disso podemos com-provar”, afirmou.

O prefeito em exercício de Encantado,José Calvi, abriu oficialmente a progra-mação desejando a todos um Feliz Natale, ainda, aproveitou para convidar a co-munidade para prestigiar toda a progra-mação do Natal Mais Encantado

Após os pronunciamentos, ocorreu oponto alto da noite com a apresentaçãoda peça "O Reino Encantado do Natal". Afábula, organizada pelo grupo teatralArtes e Sonhos de Encantado, emocionouo público e fez as pessoas pensaremsobre as atitudes e valores que têm emsuas vidas.

A encenação contou com a presençade cerca de 50 pessoas, entre atores, pro-dutores e diretores, e a participação doCoral AABB Vida e Canto. A atração en-cerrou com a chegada do Papai Noel,acompanhado de seus duendes e anjo."Sejam bem-vindos ao Natal Mais Encan-tado", disse o Bom Velhinho momentosantes de inaugurar sua Casa.

Papai Noel visita casasNeste ano, o Bom Velhinho estará vi-

sitando as famílias na véspera de Natal,neste sábado (24). Os interessados emreceber o Papai Noel devem contatar otelefone 8156-6363.

Horário do comércioNesta sexta-feira (23), as lojas ficam

abertas das 8h30min às 11h45min e das13h15min às 22h. Neste sábado (24), oatendimento é das 8h às 12h e das13h30min às 17h.

Papai Noel se despede nesta sextaDiogo Fedrizzi

Durante uma semana, o Bom Velhinho recebeu visitantes em sua Casa

Comércio mantém horário diferenciado nesta sexta-feira e sábado

Encantado

Page 17: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011 17

Ouvintes da Encantado AM ganhamprêmios no aniversário de 60 anos

Encantado - A Rádio Encantado AM sorteou, na segunda-feira (19), dois ranchosno valor de R$ 250,00. Os prêmios, oferecidos pela Cosuel Supermercados, foram en-tregues para as ouvintes Alvina Maria Pessim e Circe de Oliveira, de Encantado. Du-rante a semana de comemoração dos 60 Anos da emissora, 413 pessoas assinaram olivro comemorativo e participaram da promoção.

Diretor Antonio Alberto Lucca com a ouvinte Circe de Oliveira

Alvina Maria Pessin também foi sorteada

Fotos: Diogo Fedrizzi

Encantado

Page 18: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 dezembro de 201118

DIOGO FEDRIzzI

Encantado – Milhares depessoas lotaram o centro da ci-dade na noite de quarta-feira(21) para assistir ao show doGuri de Uruguaiana. A atraçãofoi promovida pelo Grupo En-cantado de Comunicação paracomemorar os 60 anos da RádioEncantado AM, 40 anos do Jor-nal Opinião e dois anos daRádio Energia Pop FM.

Durante uma hora e meia, opersonagem do humorista JairKobe divertiu o público, for-mado por pessoas de todas asidades. A interação com a plateiaditou o ritmo da apresentação.O Guri contou histórias da mu-

lher e da sogra, fez um relato dotempo em que era viciado emerva-mate, deu ordens para ocompanheiro Licurgo, um gaú-cho emo, tímido, dono do ca-chorro Fresno, e ensinou a chulapara um “segurança fresco”,como ele mesmo definiu.

As paródias do Canto Alegre-tense, uma das grandes marcasdo personagem, fizeram coronas versões do Hino Nacional,Garota de Ipanema (João Gil-berto), Elvis Presley, Borboletas(Victor e Léo) e, para encerrar,apresentou a banda GurillagePeople, versão do Village Peoplena música I am see hey. “Todomundo já gravou o Canto Ale-gretense”, disse o Guri.

MILHaReS aSSISTeM aO GURI De URUGUaIaNa

Centro de Encantado ficou lotado para acompanhar um dos maiores sucessos da atualidade no humor gaúcho

Antes do show, o humorista Jair Kobe con-versou com a reportagem do Jornal Opinião.Casado há 25 anos com Sílvia Helena (que é ci-tada nas histórias do Guri de Uruguaiana),Kobe é pai de duas filhas, uma de oito e outrade 12 anos. Na entrevista, ele lembra o início dotrabalho e revela que o personagem Guri deUruguaiana deu uma reviravolta em sua vida.

A carreiraComecei há 10 anos no teatro. Em 2008, o

Guri de Uruguaiana fazia parte de um show quetinham outros personagens. E começou a sedestacar. Antes de ser humorista, sou músico.Na década de 80 participei do Grupo CantoLivre. Tenho essa facilidade de brincar com amúsica. O salto veio com minhas participaçõesno programa Bom Dia Rio Grande, da RBS TV,no quadro da previsão do tempo com o PauloBorges (hoje deputado estadual). A TV ajudou aconstruir o personagem.

As paródias do Canto AlegretensePara o Guri de Uruguaiana, só existe esta

música. Um dia tive a ideia de apresentar a ver-são do Canto Alegretense no ritmo da Raga-tanga, sucesso do grupo Rouge na época, noBom Dia Rio Grande. Foi um sucesso. A produ-ção da RBS me pediu para continuar e aí estou-rou. Agora, De 15 em 15 dias fizemos novasversões. Desde Michael Jackson, Elvis Presley,Michel Telló. As mais recentes são Paula Fer-nandes e Gustavo Lima. A internet é algo fan-tástico. Por exemplo, em duas semanas dePaula Fernandes no youtube foram mais de150 mil acessos. Quando gravamos, eu recebo amúsica na hora e temos pouco tempo paraadaptar. É uma experiência muito legal.

Relação com o Rui BirivaEra um grande amigo. Quando gravamos a

paródia dos Beatles com o Rui Biriva, o EltonSaldanha e o Daniel Torres, o Rui começou a sesentir mal. E a partir daquele dia, a doença fezcom que ele tivesse que se afastar do trabalho.

ShowsNos quatro anos já visitamos 250 municí-

pios. Fizemos uma média de 22 shows por mês.Em todos eles, o público é muito grande. Tam-bém nos apresentamos bastante em eventos fe-chados para empresas.

Público infantilÉ algo fantástico como as crianças gostam

do Guri de Uruguaiana. Os pais me falam dos fi-lhos de três, quatro anos, que pedem para as-sistir ao DVD do Guri.

Mudança de vidaTu quer saber se eu tô ganhando muito di-

nheiro? Ah, mudou a minha vida (risos).

Vida política (como o deputadoPaulo Borges)

Não, não. Isso não é para mim.

“Mudou a minha vida”Entrevista: Jair Kobe, humorista

Fotos: Diogo Fedrizzi

Guri com o gaúcho emo, Licurgo

Paródia do Canto Alegretense é uma das marcas do show

Especial

Durante uma hora e meia, o Guri cantou, contou piadas e interagiu com a plateia

Page 19: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

19Especial Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 2011

Fãs de todas as idadesAntes e depois do show, o humorista Jair Kobe e o seu personagem

Guri de Uruguaiana receberam os fãs para fotos e autógrafos

Equipe de seguranças Mãe levou a filha para conhecer o Guri

Daniel Burghardt e Angela RealePai e filho também posaram para a foto

Atores do Grupo Artes e Sonhos Ônibus emprestado pelo vereador Jonas Calvi serviu decamarim

Jair Kobe deu um autógrafo especial para o garoto Luis

Antonio Alberto Lucca, diretor do Grupo Encantado

Milton Fernando, coordenador do Grupo Encantado

Fotos: Diogo Fedrizzi

Page 20: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 23 de dezembro de 201120 Encantado

Recém-casados

DIOGO FEDRIzzI

Encantado – 15 casais oficializaram a união na noitede quarta-feira (21) no Casamento Coletivo realizado naCasa do Papai Noel. A cerimônia civil foi organizada emconjunto pela Secretaria de Assistência Social e GrupoEncantado de Comunicação. Além dos noivos e padri-nhos, os familiares e amigos acompanharam o ato que foiformalizado pelo juiz de Paz, Eduardo Bazanella, e pelaescrivã Luciane Fachini, do Cartório de Registros Públi-

cos.Ao final da cerimônia, os casais foram recepcionados

com uma chuva de arroz para dar boa sorte. O Coral daAssociação Pró-Menor de Encantado (AME) também seapresentou. No palco do Natal Mais Encantado ocorreuo tradicional brinde com espumante e o sorteio de umaaliança de safira oferecida pela Joalheria e Ótica Cima. Anoiva que recebeu o presente foi Marisete Pires Rodri-gues.

De acordo com a secretária de Assistência Social Va-

léria de Castro Caldas, esse foi mais um evento realizadopara as famílias que são atendidas pelo CRAS. “Nosso ob-jetivo foi fortalecer os vínculos afetivos na família, pro-mover inclusão social, buscando realizar o sonho e odesejo dos casais em reafirmar o compromisso”, consi-dera. Esse foi o primeiro Casamento Coletivo promovidopela Administração Municipal de Encantado. A secretáriagarante que a segunda edição do evento deverá ocorrerno próximo ano, com prazo maior para inscrição de ca-sais.

Há 12 anos juntos, o marceneiroCésar Radaelli, 38 anos, e a auxiliar delimpeza, Adriana da Silva, 35 anos,pensaram nos seis filhos quando re-solveram casar. “Precisamos criar nos-sos filhos juntos e dar exemplo paraeles”, disse César, reconhecendo que orelacionamento passou por momentoscomplicados, com separação por umlongo tempo, inclusive. “A igreja trans-formou nossa vida e hoje estamos ma-duros o suficiente para construirmos

nossa família”, completou Adriana.“Agora, ele vai ter que fazer tudo o queeu quero”, brincou.

O encantadense César e a farroupi-lhense Adriana se conheceram emMuçum. Dos seis filhos, dois são gê-meos (Vitor e Vinícius, de 5 anos). Omais velho é Elvis, 21 anos. Depoisvem Evelin, 17; Adriane, 12 e Roger,de 9 anos. “A gente nunca mais vai seseparar, chega de idas e vindas”, pro-meteu César.

Casamento coletivo aconteceu na quarta-feira (21) em evento promovido pelo Grupo Encantado de Comunicação e Secretaria de Assistência Social

Caroline Rodrigues

Exemplo para os seis filhos

Os 15 casais tiveram direito à chuva de arroz, brinde com champanha e sorteio de aliança

Adriana e César com cinco dos seis filhos

Page 21: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 22: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 23: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 24: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 25: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 26: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 27: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 28: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 29: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 30: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 31: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011
Page 32: Jornal Opinião 23 de dezembro de 2011

Encantado, 23 de dezembro de 2011

LEIA TAMBÉM

TURISMOPropostas do Valesão incluídas noPlano Diretor doGoverno do RS

Página 13

TRADICIONALISMOCTG Giuseppe

Garibaldi participado Rodeio de

VacariaPágina 12

NATAL ENCANTADOPapai Noel se despede nesta

sexta-feiraPágina 16