jornal opinião 30 de dezembro de 2011

28
Encarte Especial CÂMARA DE VEREADORES Diogo Fedrizzi Igreja a perIgo MUÇUM Construída em 1913, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação apresenta problemas no teto onde rachaduras ameaçam a estrutura. O templo vai ser interditado e o padre Darci Grasel já mobiliza a comunidade em busca de recursos para a reforma Página 16 2011 pelas Capas do Opinião Em seis páginas, uma RETROSPECTIVA dos principais fatos do ano que estamparam a primeira página do Jornal Opinião 9 a 14 E MAIS MUDANÇA NO COMANDO Eldo Orlandini assume a presidência em 2012 Página 7 MILTON FERNANDO A polêmica declaração de Valdecir Gonzatti Página 5 Diogo Fedrizzi

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 28-Mar-2016

502 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Esta é a última edição de 2011 que circulou no dia 30 de dezembro.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

Encarte Especial

CÂMARA DE VEREADORES

Diogo Fedrizzi

Igreja a perIgoMUÇUM

Construída em 1913, a Igreja de Nossa Senhora da

Purificação apresenta problemas no teto onde rachaduras ameaçam a

estrutura. O templo vai ser interditado e o padre Darci

Grasel já mobiliza a comunidade em busca

de recursos para a reforma

Página 16

2011pelas Capas do Opinião

Em seis páginas, uma RETROSPECTIVA dos principais fatosdo ano que estamparam a primeirapágina do Jornal Opinião

9 a 14

E MAIS

MUDANÇA NO COMANDOEldo Orlandini assume a presidência em 2012

Página 7

MILTON FERNANDOA polêmica declaração de Valdecir Gonzatti

Página 5

Diogo Fedrizzi

Page 2: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 3: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 4: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 5: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 2011 5Coluna

[email protected]

Diza GoNzaGa, ao perdero filho adolescente num acidentede automóvel, a arquitetamudou completamente o rumode sua vida. Teve a coragem derenunciar a uma carreira conso-lidada e iniciar uma luta quedevia ser de todos: conscientizaros jovens a preservar a própriavida. Através da FundaçãoThiago de Moraes Gonzaga, elapromove a campanha Vida Ur-gente, que vai aonde os jovensestiverem para dizer basicamente três coisas: use o cinto de segurança, tire o pé doacelerador e se beber não dirija.

** 2012 Diza GoNzaGa, é você renunciar a tudo o que está fazendo e bus-car para a sua vida um novo rumo, no ano que está chegando, e transformar os seusproblemas em oportunidades de ajudar os outros.

aNa amélia lEmos,competente jornalista, renun-ciou a sua profissão por enten-der que é possível fazer umapolítica melhor e, ao final doprimeiro ano de mandato, foiescolhida pela Revista Veja e oNúcleo de Estudos do Con-gresso do Rio de Janeiro, comoa segunda melhor parlamentarem relação a questões vitaisem andamento no Senado daRepública.

** 2012 aNa amélia lEmos é pressentir que o mundo pode ser melhor,renunciar a crítica e colocar o seu nome para ser criticado e provar que é possívelfazer.

RENato Russo, antes defazer a grande viagem, certavez escreveu o seguinte: Nãotenho tempo de odiar quem meodeia. Estou ocupado demaisamando quem me ama.

** 2012 RENatoRusso nada mais é que tiraro rancor do seu coração eamar quem ama você. E sim-plesmente jogar na lata do lixo quem não está torcendo pelo seu sucesso.

mosquito, mosquito e pernilongosão termos gerais para designar diversosinsetos da subordem Nematocera, normal-mente, dando ênfase para a família Culici-dae. Por constituírem uma nomenclaturavulgar, isso é, não tendo as regras da No-menclatura científica, abarcam diversos ta-xons como os mosquitos-palha e osmosquitos-pólvora. As fêmeas são tambémconhecidas como melgas ou tropeteiros,

designações de caráter popular ou regional.Como os outros membros da ordem Dip-tera, os mosquitos têm um par de asas e um par de halteres, que são modificaçõesdas asas posteriores usadas como órgãos de equilíbrio. Nos chamados mosquitos aprobóscide (tromba) está adaptada para a sucção de líquidos como néctar, seiva ousangue.

** 2012 mosquito você viverá um ano em que não irá produzir nada, fi-cará zunindo no ouvido dos outros, sugará o sangue de todo mundo e, com muitasorte, você chegará ao final do ano sem ter levado um tapa do lado do ouvido.

2012 está aí, escolha o seu jeito de viver, viva intensamente,preparando-se para 2013, 2014, 2015, .................2063.

Feliz ano novo, saúde e paz a todos os leitores desta coluna.

Escolha o seu 2012Setcergs

Site Senado

Google Images

Google Images

Segundo os frequentadores do Legislativo encantadense, em uma das manifestações do Presidente do Poder, Valdecir Gonzatti, o plenário,a plateia e os membros da imprensa fizeram silêncio absoluto. A manifestação esta grifada no texto:

O dia em que a Câmara de Vereadores ficou muda

“Dentro do meu planejamento, isso lá em meados de

janeiro, dentro desta economia, eu sempre tinha co-

migo, o que vou fazer com um dinheiro que não é meu

nem do Executivo? Vamos ajudar as comunidades que

realmente mereçam. Eu acho que fiz a coisa certa, de

uma forma transparente e cristalina. Dizer para vocês

que eu não sou pavão, não sou pavão. Se eu fosse olhar

uma comunidade lá de Linha Argola, aí já vamos entrar

na esfera política Ramon... No qual Linha Argola e

Linha Garibaldi, eu fiz quatro votos. Quatro votos. Irri-

sório. Não é por causa da política, é porque realmente

existe a necessidade. Então, eu sou parceiro dentro

desse contexto todo. Independente da política. Agora, se

vocês vão me perguntar assim ‘Não vereador, masse o senhor for candidato...’ Não vamos ser

hipócritas, né?... ‘Se o senhor for candi-dato, o ano que vem o senhor vai fazer unsvotinhos lá’. E claro que vou ser candidatoe vou querer os votos sim. Por que não?Claro que sim. Se estende a mão, toma láda cá. (Neste momento houve o silêncio geral). Acho

que vocês são as comunidades, e vocês acompanham as

sessões da Câmara, e vocês têm a leitura de cada legis-

lador aqui. Então, a consciência tranquila e claro que

vou visitar todas as comunidades assim como fiz lá no

início de 2009. Isso é normal. A gente está aqui, sim,

para fazer política de uma maneira transparente e que

a gente consiga, num futuro próximo, e já está aí o ano

que vem, colher os frutos. Isso faz parte do político. Faz

parte do político.”

Nota do colunista:O que o vereadorValdecir falou é amais pura verdadeno mundo da polí-tica. Externar estasinceridade não écomum, por istoque todos ficaramembasbacados.

Diogo Fedrizzi

Page 6: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 7: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 2011 7Câmara de Vereadores

DIOGO FEDRIzzI

Encantado – Com apenasuma chapa inscrita, os vereado-res elegeram, por seis votos atrês, o peemedebista Eldo Orlan-dini como o novo presidente daCâmara. Ele sucede ValdecirGonzatti. A escolha aconteceudurante a última sessão ordiná-ria de 2011, realizada na se-gunda-feira (27), no PlenárioDalto Rodrigues da Silva.

A nova Mesa Diretoria lide-rada por Eldo tem Everaldo De-

lazeri (PDT) na vice-presidência,Jair Tonezer (PMDB) como pri-meiro-secretário e Arno Bagatini(PP) como segundo-secretário. Avotação foi aberta e por ordemalfabética. Arno, Cláudio, Eldo,Everaldo, Jair e Valdecir votarama favor. Ivanor Daltoé, JonasCalvi e Osvaldo Delazari foramcontrários.

Conforme acordo do PMDB,Eldo assume a presidência nosprimeiros seis meses de 2012 edepois entrega o cargo para ocolega Jair Tonezer.

eldo assume o comando Novo presidente do Legislativo encantadense promete trabalho discreto e conciliador e confirma manutenção do acordo

do partido para que o colega Jair Tonezer presida a Casa nos últimos seis meses de 2012

Líder da oposição em 2011, Eldo Or-landini (PMDB) assume a presidênciada Câmara no último ano de vida pú-blica, como ele mesmo já anunciou.Nesta entrevista, ele projeta a nova fun-ção no Legislativo e diz que pretendemanter um bom relacionamento com oExecutivo e o Judiciário.

JoRNal opiNião - Como o sENhoR as-sumE Esta Nova fuNção Na CâmaRa?

Eldo orlandini - Com muita respon-sabilidade, vontade. Serei um presidente,discreto, trabalhador e conciliador. É oúltimo ano da legislatura e nós podemosfazer da Câmara de Vereadores umaconstrutora de projetos, uma colabora-dora dos poderes. Os três poderes têmque ter harmonia e não vamos negar isso.Vamos preservar sim a soberania doPoder Legislativo, vamos interagir comos outros poderes. Vamos cuidar da co-munidade de Encantado, que foi o meufoco desde que entrei nesta Câmara,desde que me submeti à votação do povo.Mensagem de otimismo, fé, vontade detrabalhar. Os meus braços estão estendi-dos. Contem com a gente para trabalhar.Quero aparecer o mínimo. Quero traba-lhar, ser eficaz e trazer, através de umbom entendimento, benécias para a co-munidade. Eu sei o que a comunidade

precisa. Todos juntos, independente departido, cada um com sua convicção sim,mas de uma maneira cordial, construtiva,faremos de Encantado um município umpouquinho mais avançado, melhor.

JoRNal opiNião - é um aNo DE ElEição.o sENhoR ENtENDE quE poDE aGiR DE quE

foRma DENtRo Da CâmaRa?Eldo orlandini - Já conversei com o

presidente do PMDB. Estou saindo daexecutiva do partido como uma formaética de enfrentar o próximo ano. O par-tido já aceitou. Preciso me dedicar à Câ-mara. Sendo um ano de eleição ou não,eu preciso ser um magistrado. Eu sou opresidente para os nove vereadores,para mim e para os oito colegas. Achoque a ética vai ser importante e eu pre-cisarei muito cuidar muito dessa parte.Eu tenho que ser ético, tenho que guar-dar a posição de presidente de umpoder.

JoRNal opiNião - o vEREaDoR valDECiR

GoNzatti (Ex-pREsiDENtE) DissE No Dis-CuRso DE DEspEDiDa quE sEmpRE tEvE ao

loNGo Do tEmpo um bom DiáloGo Com o

ExECutivo, o sENhoR ENtENDE quE vai sER

possívEl maNtER?Eldo orlandini - Não há objeção ne-

nhuma. Mantida a nossa soberania, tra-

tamento igual, não há uma submissãode nenhum poder ao outro. Existe simum entendimento que precisa existir.Eu vou seguir as linhas desse últimoano, porque achei bom. Trabalhar comtransparência e tocar a bola para frente.Se levarmos tudo com inimizade nãoconseguiremos construir nada. Vamoscolocar a mão na cabeça. Eu peço aosoutros dois poderes que também repen-sem. Em vez de bater, vamos trabalhar.

JoRNal opiNião - o aCoRDo DE quE o

sENhoR pREsiDE a CâmaRa Nos pRimEiRos

sEis mEsEs E a outRa mEtaDE Do aNo RE-passa a fuNção paRa o ColEGa JaiR toNE-zER Está maNtiDo?

Eldo orlandini - Está muito de pé.Inclusive, eu e o Jair vamos trabalharjuntos desde o começo. De junho emdiante pretendemos continuar traba-lhando junto. Eu e o Jair temos bastantecomunhão de ideias. Vamos trabalharjuntos, não só no segundo semestre.Desde janeiro, o Jair é meu compa-nheiro. E te digo mais. Em muitas ques-tões, eu consultarei o Valdecir também,que já se prontificou a isso. Vamos cons-truir.

JoRNal opiNião - o sENhoR DissE há

mais tEmpo quE Não vai mais CoNCoRRER a

CaRGo polítiCo, mas aGoRa Como pREsi-DENtE Da CâmaRa, Não poDE REvER Esta

DECisão?Eldo orlandini - Eu fui convidado,

baseado numa pesquisa, a concorrer aum cargo mais alto do que vereador.Sempre foi assim, eu e minha famíliatraçamos uma linha, e a gente não seafasta disso. Eu desejo a quem concorretodo o bem, que Deus ilumine a cabeçade todos os que forem eleitos, mas euestou fora. Eu vou cuidar da minha fa-mília. Minha esposa está se aposen-tando agora. E a gente vai ser feliz. Dápara participar da comunidade de ou-tras maneiras. Mas política, eu encerrei.

JoRNal opiNião - EssE CaRGo maioR

sERia paRa viCE ou a pREfEito?Eldo orlandini - Deixa assim

(risos). Era a vice, sim. Não estou recu-sando. Vi o resultado como uma grandehonraria para mim. Mas já dei o quetinha que dar para o meu partido, paraa minha sociedade. Para a comunidadetrabalhei 36 anos nas entidades benefi-centes. Não estou fazendo propaganda,mas tenho em casa 22 troféus por terme destinguido em trabalhos comunitá-rios. Então, vamos saber sair numa boa,de cabeça erguida. Antes que a bola meabandone, vou sair com a bola toda.

“serei um presidente, discreto, trabalhador e conciliador”

“Eu Fui CoNvidado, baSEado Numa PESquiSa, aCoNCorrEr a um Cargo maiS

alto do quE vErEador”,ElDo oRlaNDiNi

Fotos: Diogo Fedrizzi

No último discurso na tribuna como presidentedo Legislativo, o vereador Valdecir Gonzatti(PMDB) agradeceu os funcionários da Casa e disseestar feliz pelo trabalho. “Foi uma experiência, umaprendizado maravilhoso”, afirmou. Gonzatti des-tacou a aprovação de 99,5% dos projetos enviadosà Casa e o uso de 5,07% do Orçamento. “Economi-zamos meio milhão de reais, é muito dinheiro. Deupara fazer quase tudo o que eu queria”, acrescen-tou, lembrando os incentivos para as comunidadese o repasse de recursos para projetos da Rota doDesenvolvimento, da Fábrica de Chocolates e doPlanejamento Familiar. “Cabe ao eleitor fazer suaanálise. As pessoas vão comparar cada vereador,

cada Presidente desta Casa. Cada um vende o seupeixe, eu procurei vender o meu da melhor ma-neira possível”.

Valdecir destaca economia de R$ 500 mil

Valdecir Gonzatti, do PMDB

terrenos para pagar dívida

Os vereadores aprovaramo projeto que autoriza o Exe-cutivo a receber, do ex-pre-feito Adroaldo Conzatti, 19terrenos, localizados no Lo-teamento Lago Azul, avaliadosem R$ 204 mil. Os imóveisservirão para o pagamento departe da dívida que se origi-nou da condenação de Con-zatti pelo Tribunal de Contasdo Estado quando de seu

mandato como prefeito. A administração pretende

revitalizar a área de 6.840 me-tros quadrados e transformarem espaço de lazer para a co-munidade do Lago Azul. Se-gundo a justificativa doprojeto, os terrenos encon-tram-se encapoeirados e comdestino irregular de lixo, fatoque coloca em risco a saúdepública dos vizinhos do local.

Page 8: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

oração de ano Novo!

Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Aoacabar mais um ano, quero te dizer obrigado portudo aquilo que recebi de Ti. Obrigado pela vida epelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela ale-gria e pela dor, pelo que é possível e pelo que nãofoi. Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalhoque pude realizar, as coisas que passaram pelas mi-nhas mãos e o que com elas pude construir.

Apresento-te as pessoas que ao longo destesmeses amei, as amizades novas e os antigos amo-res, os que estão perto de mim e os que estão maislonge, os que me deram sua mão e aqueles quepude ajudar, os com quem compartilhei a vida, otrabalho, a dor e a alegria.

Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir per-dão.

Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro malgasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado.Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito,perdão por viver sem entusiasmo. Também pelaoração que aos poucos fui adiando e que agoravenho apresentar-te, por todos meus olvidos, des-cuidos e silêncios, novamente te peço perdão.

Nos próximos dias começaremos um novo ano.Paro a minha vida diante do novo calendário queainda não se iniciou e Te apresento estes dias, quesomente Tu sabes se chegarei a vivê-los.

Hoje, Te peço para mim, meus parentes e ami-gos, a paz e a alegria, a fortaleza e a prudência, a lu-cidez e a sabedoria. Quero viver cada dia comotimismo e bondade, levando a toda parte um cora-ção cheio de compreensão e paz. Fecha meus ouvi-dos a toda falsidade e meus lábios a palavrasmentirosas, egoístas ou que magoem. Abre, sim,meu ser a tudo o que é bom. Que meu espírito sejarepleto somente de bênçãos para que as derramepor onde eu passar.

Senhor, a meus amigos que lêem esta mensa-gem, enche-os de sabedoria, paz e amor. E quenossa amizade dure

para sempre em nossos corações. Enche-me,também, de bondade e alegria, para que todas aspessoas que eu encontrar no meu caminho possamdescobrir em mim um pouquinho de Ti.

Dá-nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir feli-cidade.

Amém!

pastoral da Comunicaçãoparóquia são pedro - Encantado

Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 20118 Encantado

DIOGO FEDRIzzI

Encantado - A última sessão doano na Câmara de Vereadores tam-bém foi uma das mais longas de2011, com quase quatro horas de du-ração. Duas paralisações foram ne-cessárias, uma para preparar aeleição da Mesa Diretora e outra paraa bancada de oposição decidir quaisprojetos iriam para votação.

A polêmica da noite envolveu osprojetos que estavam com pedido devistas de Arno Bagatini. As matériashaviam sido indicadas pelo presi-dente Valdecir Gonzatti (PMDB) aoExecutivo para o repasse de recursos.

Arno reclamou do envio de R$ 30mil para o Esporte Clube Encantadoe de R$ 5 mil para auxiliar o EsporteClube Nacional de Santa Clara a ad-quirir e instalar um transformador nasede do campo. “Se essas entidadesnão têm condições de se manterem,que fechem. É vergonhoso, as justifi-cativas não me convenceram”, argu-mentou, ao mesmo tempo em que

condenou os R$ 5 mil para a Associa-ção Mantenedora do Corpo de Bom-beiros da Região Alta do Vale doTaquari (Ambravat). “O dinheiro nãovai ser jogado ao vento, vamos fisca-lizar”, garantiu Valdecir. Apesar deaprovados, Arno votou contra os trêsprojetos.

Duas matérias ficaram para aná-lise da Comissão de Constituição eJustiça. Uma que altera a lei do Planode Carreira dos Servidores Efetivospara o cargo de Tesoureiro e outra,proposta pelo Legislativo, que auto-riza a contratação de um Contadorpara a Câmara.

Arno Bagatini contesta projetos indicados pelo presidente Valdecir

Arno votou contra três projetos

Diogo Fedrizzi

Encantado - Os 126 funcionários da ConstrutoraAnoni participaram na sexta-feira (23) de uma palestrasobre segurança do trabalho. O encontro aconteceu no Au-ditório Brasil do Centro Administrativo Municipal e foicoordenado pelo técnico da Unimed, Lidronel de Borba.

Conforme o sócio-proprietário da Anoni, EvânioWolfarth, é a primeira vez que a empresa realiza este

tipo de programação para comemorar mais um ano detrabalho. “Agora vamos entrar em férias coletivas e sóretornamos no dia 2 de janeiro”, disse.

Logo após a palestra, os colaboradores participaramdo almoço e, durante à tarde, seguiu a confraternização.A programação também foi acompanhada por FabianoAnoni, Gentil Anoni e Vanusa Luzzi Grassi.

Lidronel de Borba fez esclarecimentos sobre segurança Wolfarth e Vanusa acompanharam a programação

Construtora Anoni fecha anocom palestra aos funcionários

Fotos: Diogo Fedrizzi

Encantado - A Câmara reali-zou na tarde de quinta-feira (29)uma sessão extraordinária paraavaliar seis projetos de origemdo Executivo. As matérias tratamde termos de cooperação aserem firmados com as seguintesentidades: Liga Feminina deCombate ao Câncer, Ambravat,Projeto Raio de Luz, EsporteClube Encantado, Esporte ClubeNacional e Associação de Telefo-nia da Linha Argola.

Sessão extraordinária aprova seis matérias

RecessoO Legislativo adota, a partir da próxima segunda-feira (2), turno único

das 7h às 13h. A medida será válida até o dia 10 de fevereiro, em decorrên-cia do recesso legislativo de 45 dias.

Diogo Fedrizzi

Page 9: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

*** o empre-sário encanta-

dense ademirdalprá era a pri-

meira vítima darodovia rS 129

em 2011

Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 2011 9

*** a pri-meira edição dejaneiro lembroua enxurrada queatingiu a regiãono dia 4 de ja-neiro de 2010.Naquela data, osrios e arroios, demaneira vio-lenta, destruí-ram imóveis elavouras.

JanEIRO

Dia 7

Dia 14

2011pelas Capas do Opinião

***quatro mulheres as-sumiam relaciona-mento homossexualem muçum e troca-vam alianças diantede amigos e familia-res.

2011 foi um ano marcante para o Jornal opinião.além de comemorar o aniversário de 40 anos de funda-ção, o veículo foi integrado ao Grupo Encantado de Co-municação. Com a publicação deste 30 de dezembro,

foram produzidas 52 edições ao longo da temporada. Nas próximas páginas vamos resgatar os principais

acontecimentos de 2011 que mereceram a CaPa do opi-nião.

Dia 4

FEVEREIRO

Dia 11

Dia 18

Dia 28

*** duas mortesno mês na rS 129

comoviam a comunidade en-

cantadense que mo-bilizava a região

para um protesto na rodovia bus-cando maior

segurança

Dia 25

Dia 21

Fotos: Diogo Fedrizzi

Page 10: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

10

MaRÇO

Dia 4Dia 11 Dia 18

Dia 25Dia 1º

Dia 15Dia 21

*** o mês de marÇo no opinião foi de escolha das novas soberanas, especial sobre a morte de João batistamarchese, Festival do Sorvete e megaoperação da Polícia no

bairro Navegantes contra o tráfico de drogas

2011pelas Capas do Opinião

*** Em abril, a política foi movimentada em Encantado com des-taque para a troca de farpas entre o presidente da

Câmara de Encantado e os prefeitos de roca e muçum e as denún-cias contra um suplente de vereador. outro fato foi a rejeição da Jus-

tiça ao pedido de cassação contra o prefeito Paulo Costi.uma reportagem especial também mostrava o ritmo

frenético de construções na cidade.

Jornal Opinião

Encantado, 30 dezembro de 2011

abRIl

Dia 29

Dia 8

Page 11: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

11Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 2011

MaIO

2011pelas Capas do Opinião

Dia 6

Dia 13

Dia 20

Dia 27*** Em maio, o opinião apresentava uma

entrevista com o dono da empresa de couros deroca Sales que buscava incentivos para se instalar em

Encantado. a audiência de lideranças encantadensesno dNit e o polêmico corte das árvores do trevo

Peteba também mereceram repercussão

Dia 3Dia 10

Dia 17

Dia 24

JunhO

*** Em JuNHo, a região ficou chocada com a história do pai que

sequestrou os dois filhos em Encantado e foi capturado pela

polícia em Santa Catarina. dias depois, a juíza

Juliane mandou soltar o suspeito,gerando indignação por parte da

delegada Elizabete. o mês também foi de festa

com a realização da Suinofest e a visita do

governador tarso genro.

Page 12: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 201112

Dia 1

Dia 8 Dia 15

2011pelas Capas do Opinião

Dia 22

Dia 29 *** Em JulHo, uma das maiores enchentes da décadaatingiu milhares de pessoas em Encantado e na região. No

bairro Navegantes, um chiqueiro chegou a ficar em cimade uma casa, levado pela força da água. Na política, uma

pesquisa revelava que a população encantadense era con-tra o aumento do número de vereadores de nove para 11.

Porém, a alteração foi aprovada pelos parlamentares

aGOSTO

JulhO

*** Em agoSto, mês do aniversário de 40 anos do opinião, adeterminação do ministério Público em manter as investigações

do Caso metamorfose agitou a política de Encantado. o setor policial também esteve movimentado com uma perseguição

pelo centro e bairros da cidade, além de uma blitz que abordoumais de 200 pessoas na saída de uma festa

Dia 05

Dia 12

Dia 19

Dia 26

Page 13: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

13Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 20112011pelas Capas do Opinião

Dia 2Dia 9

Dia 16

Dia 23

Dia 30

*** Em SEtEmbro, o opinião trouxe detalhes sobre otrabalho da polícia no caso do taxista encontrado morto

em Encantado, além da ação que resultou na captura dosenvolvidos em assaltos a famílias encantadenses. outro

destaque foi a entrevista exclusiva com o motorista daprefeitura preso com suspeita de embriaguez. Na política,

o destaque ficou para a filiação de adroaldo Conzatti eirno Pretto no PSdb e para a cassação do prefeito de roca

Sales, antonio valesan.

OuTubRO

SETEMbRO

*** Em outubro, a queda de parte do forro de umaigreja no interior de roca Sales assustou os moradores. a

luta da região para duplicar o trecho entre muçum e ve-nâncio aires começava a ganhar força. o opinião ingres-

sava no mundo virtual, com a possibilidade de serfolheado pela internet em qualquer parte do mundo.

Dia 7

Dia 14

Dia 21

Dia 28

Page 14: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 201114 2011pelas Capas do Opinião

nOVEMbRO

DEZEMbRO

Dia 4 Dia 11

Dia 18

Dia 25

Dia 2Dia 9

Dia 16

Dia 23

*** Em NovEmbro, o secretário estadual de obras veio a Encantado para conhecer o projetoda rota do desenvolvimento. o município também foi destaque em pesquisa nacional sobreSaúde e Educação. Na polícia, o destaque ficou para a desarticulação da quadrilha dos irmãosmanhoco. Na ação, um foi morto e outro preso. Na Semana da Câmara de vereadores, o empresá-rio antonio alberto lucca, o professor Walmir griesang e o médico Nestor bergamaschi recebe-ram o título Cidadão Encantadense.

*** Em dEZEmbro, o clima esquentou na Câmara de ve-readores devido às brigas entre os parlamentares. o trânsitode Encantado mudou no centro com a implantação do estacio-namento pago. o mês também foi triste para a famíila dojovem Willian bruno dos Santos, que morreu afogado nalagoa. durante as programações do Natal mais Encantado,milhares de pessoas assistiram ao show do guri de uru-guaiana, promoção do Grupo Encantado de Comunicação.

Dia 30

Page 15: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

15Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 2011Geral

Encantado – Dois assaltantes fizeramrefém o eletricista Neolando Luís Fontana,66 anos, na noite de segunda-feira (26). Osbandidos invadiram a residência, na RuaRio Grande do Sul, por volta de 21h e leva-ram diversos objetos, entre eles, três tele-visores, um notebook, receptores deantena parabólica, celular, roupas e bebi-das. Os criminosos fugiram no carro de

Fontana, um Escort branco, ano 98, placaIIH-7737, e levaram o eletricista junto.

A vítima foi solta na ERS 129, nas pro-ximidades do trevo de acesso à cidade deMuçum. O Escort foi abandonado em Gua-poré. De lá, a dupla roubou um Golf quefoi encontrado, mais tarde, em Porto Ale-gre. A Polícia acredita que os envolvidosnão sejam do Vale do Taquari.

Eletricista é feito refém pordois bandidos em Encantado

Roca sales - Uma duplade mulheres vai comandar oLegislativo rocassalense em2012. Mara Rösing (PTB) eRubia Wünsch (PSDB) forameleitas presidente e vice, res-pectivamente, da nova MesaDiretora. O comando femi-nino ocorre pela primeiravez no município.

A escolha foi feita por vo-tação secreta. A apuraçãoapontou empate em quatrovotos entre Mara e Jaqueline Wirtti (PTB).Conforme o Regimento Interno, o parla-mentar de mais idade vence. O vereadorJuliano Horst (PP) chegou a ser eleitovice-presidente, mas renunciou ao cargo.A atitude forçou uma nova eleição e Rubiafoi a escolhida.

Mara promete, num primeiro mo-

mento, dar continuidade ao trabalho de-senvolvido pelo ex-presidente CléberScottá (PDT). “Na medida do possívelvamos atender a todas as necessidades doLegislativo, do Executivo e, em especial,os pedidos da comunidade rocassalense.Estou à disposição de todos. É um orgu-lho para mim ser a primeira mulher a pre-sidir a Câmara”, disse Mara.

Mara Rösing é a primeiramulher a assumir a

presidência da Câmara

74 projetos aprovados em 2011O vereador Cléber Scottá deixa a função de

presidente satisfeito. Ele destaca a aprovaçãode 74 matérias num ano considerado difícil.“Tivemos o afastamento do colega Renato Ví-golo, do ex-prefeito Antonio Valesan. Mesmoassim, a Câmara fez seu papel, apreciou os pro-jetos e agiu democraticamente dentro da lei.Fico feliz por ter presidido este trabalho. Tenhocerteza que a colega Mara também será feliz em suas ações”, salientou Scottá.

Fotos: João Pedro Stacke

Nova Mesa Diretora: Rubia, Mara e Agostinho

Quase 70 mil turistas visitaram oVale do Taquari em 2011

lajeado - A Associação dos Municípiosde Turismo da Região dos Vales (Amturva-les) apresentou, na quarta-feira (28), noParque Histórico, o relatório oficial dasações realizadas durante este ano. Em2011 foram 69.967 turistas que visitaramas rotas e roteiros do Vale do Taquari.

O presidente Vanildo Roman salientoua necessidade da transparência por parteda Associação. "É importante mostrarmospara todos vocês o que foi realizado emcada município e região e o que devemosaprimorar para o próximo ano. Só conse-guimos estes dados com a união de todos ea crença no turismo", disse.

As turismólogas Samanta Regina Chiesae Lizeli Bergamaschi destacaram as diver-sas atividades, entre elas, visitas técnicas,participação em eventos locais e até inter-

nacionais, seminários, encontros e pales-tras, busca por novos parceiros, apoio à for-matação de novas rotas e roteiros,realização de cursos relacionados ao tu-rismo e materiais promocionais de divul-gação. As profissionais tambémapresentaram as propostas da região queforam incluídas no documento que servirácomo base no Plano Diretor do Turismo noRS.

Para o ano que vem, cursos na área deRecursos Humanos para o Turismo serãooferecidos: Sensibilização ao turismo; Ges-tão de empreendimentos turísticos; Dicção,Oratória e Desinibição; Gestão Pública doTurismo; Turismo Rural; Curso Cerimoniale Protocolo; Curso de Boas Práticas e am-bientação nos Serviços de Alimentação eAtendimento ao Turista.

Page 16: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 30 de dezembro de 201116 Muçum

DIOGO FEDRIzzI

muçum – A notícia sobre ainterdição da Igreja de Nossa Se-nhora da Purificação ganhou re-percussão estadual nestasemana. Construído em 1913, otemplo apresenta problemas noteto onde diversas rachadurasameaçam a estrutura.

Conforme o padre Darci Gra-sel, a situação ficou preocupante apartir de junho, quando enge-nheiros realizaram uma vistoriano local e recomendaram a re-forma urgente. “Eles nos avisaramque está tudo comprometido, to-mado pelos cupins”, disse o pá-roco que está há 10 meses nocomando da Paróquia e que com-

pleta 22 anos de sacerdócio nestasexta-feira (30).

O orçamento total para a obraé de R$ 450 mil. Uma boa parte dodinheiro será gasta com a restau-ração das imagens sagradas pin-tadas pelo artista italiano AntonioCremonese há cerca de 90 anos.“Contatamos uma empresa quenos cobraria R$ 16 mil por mês. Eseriam necessários até 10 mesesde trabalho”, explica o religioso.Até começarem os trabalhos, or-çamentos de pelo menos maisduas empresas serão analisados.“Precisamos também do aval doConselho Diocesano em SantaCruz do Sul”.

Apesar da situação, a progra-mação de Missas para este final

de ano está confirmada na Igreja.A partir de segunda-feira (2), ascelebrações serão feitas no SalãoParoquial. Dois casamentos mar-cados para o mês de março serãorealizados em outros locais.“Uma das cerimônias já acerta-mos com o pároco da ParóquiaSão Pedro para celebrarmos emEncantado”, confirmou o padreDarci.

A saída para recuperar aIgreja é buscar apoio da popula-ção. Conforme o padre Darci,uma rifa já está à venda. Outrafonte de recursos será a festa nagruta de Nossa Senhora das Vi-tórias, marcada para o dia 15 dejaneiro. Já no dia 4 de fevereiroacontece a festa da Padroeira.

rachaduras no tetoameaçam Igreja Matriz

Templo quase centenário vai ser interditado e comunidade se mobiliza em busca de recursos para a reforma

taquara, capim e gessoA construção quase centenária levou 13

anos para ser concluída. Antigamente, as estru-turas do telhado eram fixadas com taquara,capim e gesso. O ferro não era aproveitado. Omorador João Carlos Trojan revela que o temormaior é quando há chuva e vento. “O negócio ládentro não está fácil. Se subir no telhado vocêvê que não tem condições de continuar comoestá”, disse. Para ele, a população deve colabo-rar, seja com doações em dinheiro, seja comovoluntária nas obras.

Ex-moradores de Muçum também serãoconvocados a ajudar na recuperação. “Vamosenviar um convite especial com a foto da igrejacomo ela era antigamente e imagens de comoela se encontra agora para sensibilizá-los”, afir-mou Trojan.

área do altar já foi reformadaHá quatro anos, Amarildo Baldasso integrou

a diretoria da Paróquia como tesoureiro. Elelembra que a parte onde hoje fica o altar foi re-formada. O custo chegou a R$ 52 mil. “Retira-mos todo o material velho e colocamos umanova armação com ferro e concreto. Hoje, oaltar está protegido”, garante. Baldasso escla-rece que o custo alto inviabilizou a continuidade

das obras nas outras áreas da Igreja, principal-mente, no espaço dos bancos onde os fiéis ficamacomodados. “O problema maior é a pintura dasimagens. Tem que ser feita por um especialista.Por aqui não tem este tipo de profissional e opreço é elevado”, constata. “Temos que ter cui-dado com as imagens para manter o formatooriginal”.

Exemplo de Roca sales

O temor dos muçunenses é deque a cena registrada em LinhaArroio Augusta Alta, no interiorde Roca Sales, em 8 outubro, serepita. Naquele dia, parte do forroda Igreja desabou de uma alturade 10 metros poucas horas depoisde uma celebração de Bodas deOuro. Os pedaços de madeira cor-roídos pelos cupins atingirambancos e ficaram espalhados pelo piso. Ninguém ficou ferido.O fato foi repercutido com exclusividade pelo Jornal opinião.

Fotos: Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi/JO Arquivo

Padre Darci revela que engenheiros fizeram o alerta em junho

Setor do altar foi reformado há cerca de quatro anos

Page 17: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 18: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 19: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 20: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 21: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 22: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 23: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 24: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 25: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 26: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 27: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011
Page 28: Jornal Opinião 30 de dezembro de 2011

Encantado, 30 de dezembro de 2011

Eliane A. Fachinetto

asfalto novona avenIda

Um quilômetro da avenida Antônio De Conto

recebeu recapeamentoasfáltico nesta semana. O investimento chegouperto dos R$ 500 mil

Página 19