jornal opinião 16 de dezembro de 2011

28
E MAIS ANIVERSÁRIO Rádio Encantado AM chega aos 60 anos Página 16 JOVEM MORRE AFOGADO NA LAGOA Acidente com ônibus de Encantado na serra Corpo de Willian Bruno dos Santos, de 16 anos, foi resgatado na manhã de domingo (11) na Lagoa da Garibaldi, em Encantado Página 12 Juremir Versetti/Jornal Antena Alexandre Brusa/Site Leouve Página 13 Encarte Especial

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 24-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


20 download

DESCRIPTION

Edição do Jornal Opinião de 16 de dezembro de 2011.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

E MAIS

ANIVERSÁRIORádio Encantado

AM chega aos 60 anos

Página 16

JOVEM MORRE AFOGADO NA

LAGOA

Acidente com ônibus de Encantado na serra

Corpo de WillianBruno dos Santos,de 16 anos, foiresgatado namanhã de domingo (11) na Lagoa da Garibaldi, em Encantado

Página 12

Juremir Versetti/Jornal Antena

Ale

xan

dre

Bru

sa/S

ite

Leo

uve

Página 13 Encarte Especial

Page 2: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 3: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 4: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 5: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Eletrônica Dabroi

O Gildo estáultrapassandofronteiras. Elerealizou, no mêsde novembro,uma promoçãocom o sorteio deum Kit Festapara os assinan-tes novos da Sky.O ganhador foi osenhor ValdemeCarlos Vidal, dacidade de Pan-tano Grande.Esta semana, ovencedor foi até o Supermercado Imec e retirou oseu brinde. O sorteio foi feito pelo Selcir Gianisella.

Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 2011 5Coluna

[email protected]** Vagas existem 1Durante a semana, o Ministério Público do

Trabalho de Santa Cruz do Sul divulgou notasobre liminar, concedida pela Justiça do Traba-lho de Encantado, notificando a empresa Cosuela contratar, de 2% a 5% do efetivo de funcioná-rios, pessoas portadoras de deficiências ou rea-bilitadas. A nota do Mistério Publico é aseguinte:

O Ministério Público do Trabalho em SantaCruz do Sul, por meio da procuradora FernandaEstrela Guimarães, obteve liminar em ação civilpública (ACP) movida contra a Cooperativa de Suinocultores de Encantado (Cosuel). A cooperativa deverá reservar pos-tos de trabalho que surgirem para a contratação de profissionais com deficiência física ou reabilitados. Também deveráobservar que a dispensa de empregado integrante da cota legal poderá ocorrer somente após a contratação de substi-tuto em condições semelhantes.

A ACP foi ajuizada após realização de inquérito civil, no qual foi confirmada a denúncia de que a cooperativa não es-taria contratando pessoas com deficiência (PCDs) ou reabilitados, conforme disposto pela legislação. De acordo com oart. 93 da lei nº 8.213/91, empresas com mais de 100 empregados devem reservar em seus quadros percentual de vagaspara PCDs, variável entre 2% e 5%. A Cosuel tem cerca de 1400 empregados e, embora estivesse em situação de inadim-plência, recusou-se a firmar termo de ajustamento de conduta (TAC). Conforme a procuradora, desde 2007, quando foiinstaurado o procedimento, a empresa vinha alegando dificuldade em cumprir com o contingente mínimo necessáriopara alcançar a cota de PCDs, visando eximir-se de cumprir a lei.

Em caso de descumprimento das obrigações determinadas pela Justiça, a ré deverá pagar multa no valor de R$ 3 milpor trabalhador, reversível ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

** Vagas Existem 2Contatei com o Departamento Jurídico da Cosuel, que informa que não consegue encontrar os profissionais. Agra-

decemos a pronta atenção do Dr. Reinaldo Cornelli:

Bom dia Milton!De fato, o juiz do Trabalho de Encantado concedeu liminar ao Ministério Público do Trabalho, em ação civil pública,

obrigando a Cosuel a reservar vagas de trabalho a deficientes ou reabilitados e a não demiti-los sem a prévia contrata-ção de outro para a vaga, sob pena de multa diária.

Entenda o caso:- Por lei, a Cosuel deve ter em seu quadro de empregados o percentual de 5% de deficientes e/ou reabilitados que se

enquadram na norma;- A Cosuel sempre disponibiliza essas vagas, inclusive com comunicação ao INSS, Assistências Sociais , APAE e SINE,

mas não aparecem candidatos a supri-las. Os que aparecem são contratados, mas não atingem o total de 5%;- Importante destacar que não se trata de contestação à lei nem de falta de vagas, mas de pura falta de candidatos;- O problema da falta de candidatos não é exclusivo da Cosuel, mas das empresas que são atingidas pela norma, por-

que há nítida deficiência desse tipo de mão-de-obra na região;- Em termos processuais, a Cosuel está tomando as medidas judiciais cabíveis para revogar ou cassar a liminar;- Aproveitamos a oportunidade para divulgar que a Cosuel tem vagas para deficientes ou reabilitados. Os interessa-

dos devem procurar o setor de pessoal da empresa.Um abraço, Reinaldo.

**Vagas existem 3Uma das minhas experiências profissionais foi a de comandar a Área de Recursos Humanos de uma empresa com

mais de 1,5 mil funcionários. Aí já se vão alguns anos. Naquela época, esta deficiência de pessoal para cumprir o re-quisito já existia.

***Secretária da Juventude, Desporto e Turismo

A Administração de Encantado passará acontar , em janeiro, com uma nova Secretária.Ana Paula Gotardi estará assumindo a pasta. Elajá se apresentou como secretária na ConvençãoEstadual de Turismo, em Porto Alegre, esta se-mana. Era filiada ao PMDB e se transferiu para oPTB.

Raphaela Donaduce

OspaA Administração Municipal traz

para o município domingo, dia 18, oConcerto Natalino da Orquestra Sinfô-nica de Porto Alegre (Ospa), na IgrejaMatriz São Pedro. O espetáculo terá iní-cio às 20h30min, sob a regência diretorartístico da Ospa, maestro Tiago Flores.A entrada é franca.

A Ospa executará obras de Rossini,Puccini, Bizet, Ravel, Tchaikovsky e domaestro Alfred Hülsberg, entre outros. O

concerto terá a participação da sopranoElisa Machado. Ao escolher um repertó-rio variado, Tiago Flores pretende desta-car as várias nuances da orquestra, suaspossibilidades timbrísticas e estilos dife-rentes. “Também pensei em um pro-grama mais adequado para o fim de ano,com obras populares, não muito longas,que também privilegiasse o canto so-lista”, comenta.

A apresentação da Ospa é uma pro-moção da Administração Municipal eintegra a programação do Natal MaisEncantado.

Parceria

Na segunda-feira (12), dia em que a Rádio Encan-tado AM comemorou 60 anos, a Unimed nos pre-senteou com uma cesta. Nesta edição do Opinião,um caderno especial conta a história dos 40 anos daUnimed.

Diogo Fedrizzi

*** Convite

O vereador Adair Villafoi convidado pelos colegasde oposição para ser candi-dato a presidente da Câ-mara de Muçum em 2012.Ele agradeceu e recusou oconvite, se mantendo fiel aogrupo pelo qual se elegeu.

Page 6: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 7: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 2011 7Câmara de Vereadores

dIOGO FEdRIzzI

Encantado - Diferente das últimas reuniões, asessão da Câmara de segunda-feira (12), foi tran-quila. Cinco projetos foram aprovados por unani-midade, entre eles, o que concede auxíliofinanceiro de R$ 8 mil para o agricultor Ismael Cas-toldi, de Linha Anita, a fim de auxiliar nas despe-sas para a melhoria na rede elétrica, aumentandoa capacidade para o sistema trifásico.

Na tribuna, o primeiro a se manifestar foi olíder da oposição. Eldo Orlandini (PMDB) falousobre o processo contra a administração munici-pal no caso que envolve a contratação do ex-pro-curador jurídico do município Gilberto Dacroce.Ele citou os pareceres da promotora Carina Ma-riotti e da juíza Juliane Pereira Lopes que falam emmá-fé e em improbidade administrativa.

Eldo saudou a possibilidade de recuperar o di-nheiro gasto com o ex-servidor. “Toda a vez que

houver a possibilidade de reaver um dinheiro quefoi gasto, aqui está escrito (Eldo mostra cópia deum documento)`má-fé e improbidade’, vou ficarfeliz e rolar no chão. Porque estou vendo um atode correção da justiça, não estou chamando nin-guém de ladrão”, comentou.

Como líder de oposição, Eldo havia assinado a so-licitação de informações sobre a condição de Da-croce na prefeitura. “Se eu me furtasse disso, nãoseria vereador. Assinei o ofício solicitando apenasesclarecimentos sobre como estava o contrato doadvogado. Ninguém pediu cassação de ninguém.Ninguém pediu a cassação do Paulo (prefeito PauloCosti). A nossa ideia era reaver aos cofres públicosaquilo que de fato nós achamos, e agora o MP achoutambém, que realmente foi gasto mal”, afirmou.

O peemedebista reclamou ainda da pouca re-percussão do caso nos veículos de comunicação dacidade. “Estranhei a mudez da nossa imprensasobre os casos de irregularidades na prefeitura”,constatou.

“Toda a vez que houver a possibilidade dereaver um dinheiro que foi mal gasto vou

ficar feliz e rolar no chão”, diz EldoLíder da oposição se manifestou sobre processo que envolve o ex-procurador jurídico do município

Eldo Orlandini é o líder da oposição na Câmara

Fotos: Diogo Fedrizzi

Ivanor Daltoé (PP) criticou otrabalho dos bombeiros de En-cantado no caso do afogamentodo jovem Willian na Lagoa da Ga-ribaldi no final de semana. Para opolítico, as buscas foram encerra-das muito cedo no sábado (3). “Seeles se propuseram a salvar vidas,a ajudar, estão ganhando paraisso. Numa hora dessas não semede forças, não importa o horá-rio, pode ser meia-noite”, cobrou.“Lamentável. No momento de de-sespero, viram as costas”.

O presidente da Casa, Valde-cir Gonzatti (PMDB), aproveitoupara esclarecer que fez um con-tato com a comando dos Bom-beiros e lhe foi explicado que énorma da Brigada Militar inter-

romper as buscas quando anoi-tece, a fim de evitar riscos aosprofissionais. Porém, para Iva-nor, o argumento não se justi-fica. “Coloquem-se no lugar dospais. Numa hora em que a gentemais precisa, eles viram as cos-tas, por isso a indignação. Se es-tivesse chuvoso, à noite, atéconcordamos. Mas com duashoras ainda para escurecer, éinaceitável”, concluiu.

Ivanor Daltoé

Jonas e Cláudio fazem as pazes

Jonas Calvi Cláudio Roberto da Silva

VEjA AS ExPLICAçõES dO COMANdOdOS BOMBEIROS NA PÁGINA 12

Arno Bagatini (PP) chamou aatenção para os números positi-vos do estacionamento pago nocentro da cidade. Na primeirasemana foram quase três mil co-branças. “Quero cumprimentar aAME e o Adil Feraboli pelo tra-balho. O importante é que amaioria da população aprovou”,ressaltou. Arno sugeriu que o co-mércio encantadense siga oexemplo de Lajeado e pague orotativo daqueles clientes quecomprarem uma determinadaquantia nas lojas. “Com isso vaiter um movimento maior de veí-culos e muitas pessoas que dei-

xavam de comprar no centroporque não tinha espaço paraestacionar o carro agora vãofazer o investimento”.

O parlamentar de situaçãovoltou a pedir a volta da mão-dupla na Rua Monsenhor Scala-brini e cobrou das autoridadesas mudanças no trânsito anun-ciadas para setembro. O verea-dor também encaminhou novepedidos de informação ao Exe-cutivo. Entre os questionamen-tos estão o valor do show doGuri de Uruguaiana e a quantiarepassada neste ano para o Pro-jeto Raio de Luz.

Ivanor critica bombeiros

Arno elogia rotativo e encaminha nove pedidos de informação

Um rápido aperto de mão após as manifesta-ções na tribuna selaram a paz entre Jonas Calvi(PTB) e Cláudio Roberto da Silva (PMDB). Apósembates fortes durante três sessões, os políticosprometeram uma trégua na última reunião.

Jonas ratificou o que havia falado no começoda discussão, quando da derrubada do veto doprefeito Paulo Costi aos projetos da insalubri-dade. O petebista disse ter sido ofendido ao tersido explorada a sua privacidade. “Todas as vezesque subo na tribuna falo do vereador, do repre-sentante do povo e de suas atitudes como parla-mentar. Quando citei o vereador Cláudio, nãofalei do Negrão da Bila, do advogado. Fiquei tristeporque o vereador Cláudio atingiu a minha priva-cidade, se convivo com alguma comunidade ounão. Jamais cobrei isso de um colega”, desabafou.

Jonas também leu um email que recebeu deuma moradora do Bairro Navegantes. O textoconsidera vergonhoso o que tem acontecido nasúltimas sessões da Câmara e cobra uma maiorpresença dos parlamentares no Bairro. “O verea-dor Jonas não vem ao bairro só em época de elei-ções. Por que as críticas agora só para o Jonas?Por que não criticam aqueles que nem em época

de eleição não aparecem? Os vereadores tem queser menos críticos e agir mais sobre os interessesdo município e não ficarem trabalhando coisasdesnecessárias”, escreveu a mulher. “Refletimuito lendo este email e quero encerrar uma dis-cussão que não foi salutar”, completou Jonas.

“Eu não agi, só reagi”, argumenta CláudioLogo em seguida, Cláudio Roberto da Silva

(PMDB) subiu à tribuna e, da mesma forma, re-cuou. O peemedebista lembrou a boa relação quesempre teve com Jonas Calvi e familiares e reve-lou que o debate acalorado o fez perder o sono.Cláudio argumentou que apenas reagiu a umamanifestação do colega. “Se o senhor se sentiuofendido na sua privacidade, me dá o direito deter me sentido ofendido quando o senhor insi-nuou, ou na minha interpretação, que a gentemanipula. Isso me ofende e fez com que falassealgumas coisas que talvez pudessem ter sido evi-tadas”, afirmou. “A minha tranquilidade foi saberque não fui eu que comecei. Eu não agi, só reagi.Minha intenção não foi lhe ofender. De minhaparte está encerrada esta discussão”.

Page 8: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Advento é tempo de espera

Quando alguém fica grávida numa família, todosse preparam: os pais, os avós, os tios e até mesmoos vizinhos. É uma novidade. Mesmo sem sabercomo será esta criança, todos se envolvem e come-çam os preparativos. O enxoval é providenciado, acasa passa por uma avaliação, onde os móveis des-necessários são afastados, criando novos espaços.O berço é encomendado, o médico é procuradopara se saber se tudo está bem, e começa uma doceexpectativa.

Assim é o tempo do Advento. É tempo de ale-gria, de esperança, tempo de preparar a casa (onosso coração) para receber a criança mais espe-rada em todos tempos, Jesus Cristo.

O Advento é uma festa ligada ao nosso calendá-rio litúrgico e compreende as quatro semanas queantecedem a Festa do Natal. Neste ano teve iníciono dia 27 de novembro. Durante os quatro domin-gos do Advento, a mensagem trazida pelos Evange-lhos, fortalece a alegria na espera pela primeiravinda de Jesus, enquanto nos envolve na esperançade sua segunda vinda no final dos tempos. Deve-mos permanecer atentos nesta preparação aoNatal, não permitindo que os planos de compras,viagens, ceia,presentes nosdominem esejam o motivoprincipal denossa celebra-ção.

Esta esperapela vinda doSenhor, repleta de alegria, não deve ignorar as difi-culdades da vida, os males da sociedade, os pobres,os sofredores, os marginalizados. Pelo contrário; oAdvento nos convida a olhar a nossa volta, reco-nhecer as necessidades e preparar o nosso coração,para que, neste ano, quando Maria e José procura-rem um lugar para se hospedarem, encontrem aco-lhida na nossa vida e assim Jesus possa nascer demaneira digna, como convém ao Rei dos Reis. Te-nhamos a certeza de que Deus nos ama e nos pre-senteará com seu bem mais precioso, o seu Filho,Jesus Cristo, e que este seja o motivo principal denossa festa.

Pastoral da ComunicaçãoParóquia São Pedro – Encantado

ComunicaçãoDom Canísio Klaus, Bispo de Santa Cruz do Sul,

através de Portaria, homologou a Coordenação doConselho de Assuntos Econômicos da Paróquia SãoPedro de Encantado, para o biênio 2012/2014,com posse em 1º de janeiro de 2012, com os se-guintes integrantes: Coordenadores: Fábio CarlosPretto e Lidiane Pedersini Pretto; Vice-Coordena-dores: Gilberto Luiz Ghisleni e Maria Salete DallaVecchia Ghisleni; Secretários: Genito Capitanio eElizabete Capitanio, Thiago Fachinetto e Eliane Ar-busti Fachinetto; Tesoureiros: Valdir Cornelli eMaria Angela Luzzi Cornelli. O Pároco Pe.Elizeu Ca-nalle, os Vigários Paroquiais Achille Zanon e JacobTonus agradecem a dedicação e empenho da Coor-denação anterior por todos os serviços relevantesprestados à Comunidade Católica Encantadense.Muito Obrigado!

Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 20118 Geral

Brasília - O prefeito de Santa Clara doSul, Paulo Cezar Kohlrausch, esteve na Capi-tal Federal na manhã de terça-feira (13). Emvisita ao gabinete do deputado Federal Eli-seu Padilha (PMDB), Kohlrausch recebeu acomunicação da destinação no valor de R$400 mil em emenda parlamentar para a Se-cretaria Municipal da Agricultura. O recursoserá usado na aquisição de equipamentosrodoviários.

Santa Clara do Sul recebe maisde R$ 400 mil em emenda

Kohlrausch e Padilha

Div

ulg

ação

OPORTUNIDADE

DE EMPREGO

Rádio Encantado AM

e Jornal Opinião

Estudantes do curso

de Jornalismo

(4º semestre)

enviem currículo para [email protected]

dIOGO FEdRIzzI

Roca Sales – O Colégio Evangélico Alberto Torres as-sinou na última sexta-feira (2) o contrato entre as comu-nidades evangélicas de Roca Sales e Lajeado. Conforme ovice-diretor geral do Ceat, Rodrigo Ulrich, o ato reafirmou,agora na forma de documento, o processo que começouhá quatro anos e que, em 2011, se solidificou quando co-meçaram a ser executadas as atividades no Ceat RegiãoAlta, com sede em Roca Sales.

Para 2012, o planejamento prevê a formatação de umConselho Gestor para a unidade da Região Alta. “Vamosaproveitar lideranças de Encantado e Roca Sales. O con-selho vai trazer as demandas que existem nesta região doVale do Taquari. Por questão de hierarquia e mantença, oConselho maior, de Lajeado, é o deliberativo. Mas o Ges-tor tem autonomia para algumas coisas e será o grupoque irá junto à direção da unidade e à direção de todo ocentro para trazer o que está percebendo, querendo e dis-cutindo”, explica Ulrich.

Ceat Lajeado e Região Alta renovam convênio

Direção planeja criação de Conselho Gestor para a unidade de Roca Sales

Parceria foi oficializada na sexta-feira (2), em Roca Sales

Energia Pop FM

Page 9: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 2011 9Geral

dIOGO FEdRIzzI

Arroio do Meio - Liderançasdos mais diferentes setores com-prometem-se em trabalhar emconjunto pela duplicação do tre-cho entre Venâncio Aires eMuçum. A luta é pela construçãode outra faixa numa extensão de70,3 quilômetros.

O acordo ganhou força no en-contro realizado em Arroio doMeio, na sexta-feira (2). Promo-vida pela Câmara de Indústria eComércio Regional do Vale doTaquari, que coordena a Comis-são Pró-Duplicação da RSC 453 edas ERSs 130 e 129, a reunião-al-moço atraiu representantes dapolítica regional, estadual e fe-deral, além de entidades empre-

sariais, comerciais, sindicais ecooperativas.

Os discursos foram unânimesa favor da união entre os setores,independente de preferênciapartidária, para conseguir sensi-bilizar o governo do Estado a ela-borar o projeto executivo daobra, a fim de que, quando abri-rem as negociações referentesaos pedágios, o projeto estejadisponível.

O prefeito de Arroio do Meio,Sidnei Eckert, considerou oevento um marco histórico paraa região. “Agora, com esse apoioconsiderável das lideranças pre-cisamos nos unir ao governopara buscarmos este projetopara a duplicação. A união doVale existe e, neste evento, ficoubem destacado”, comentou.

O presidente da CIC-Regio-nal, Ardêmio Heineck, falousobre a necessidade da formaçãode um grande bloco para seduziro governo estadual. “Ao mesmotempo, precisamos mostrar àclasse política que vale a penaapoiar o movimento”, comentou.

O diretor de Infraestruturada Secretaria Estadual de Infra-estrutura, Adriano Reinheimer,representou o governo do Es-tado na reunião. “O governo vêcom bons olhos esta mobilizaçãoe é parceiro no desenvolvimentodo projeto. Temos mais de 12mil quilômetros de estradas quepertencem à malha rodoviáriado DAER e apenas 140 quilôme-tros estão duplicados. A ideia dogoverno é duplicar este nú-mero”, destacou.

A prefeita de Lajeado, Carmen Regina Cardoso,se manifestou em nome dos demais gestores pre-sentes na mobilização e disse estar entusiasmadacom o movimento. “Este sonho está próximo de setornar realidade. Este tipo de obra não tem partido”,afirmou, lembrando algumas ações paliativas que fezem conjunto com a administração deArroio do Meio, como a reforma daponte de ferro, que liga os dois municí-pios, parar criar uma alternativa de trá-fego.

Para o vereador arroiomeense DarciHergessel, o número de acidentes re-gistrados na rodovia justifica a necessi-dade da obra. “Além disso temos muitasempresas se instalando em nossa re-gião. A duplicação vai contribuir para onosso desenvolvimento”, apontou.

O coordenador estadual do Movi-mento dos Pequenos Agricultores(MPA), Áureo Scherer, comentou que areunião de Arroio do Meio o fez lembrar

os momentos históricos das mobilizações dos agri-cultores. “Precisamos pressionar os governantes, nobom sentido. O momento é propício, estamos às vés-peras de construir um novo modelo de concessãodas rodovias. O modelo que está aí é ultrapassado”,falou.

Comprometimento com a duplicação Venâncio/Muçum

Autoridades políticas e lideranças da região reuniram-se em Arroio do Meio em mais uma mobilização para duplicar o trecho de 70 quilômetros na RSC 453 e ERSs 129 e 130

O deputado federal AlceuMoreira ressaltou a necessi-dade de o projeto executivoficar pronto em 2012 para de-pois conseguir incluir a pro-posta na emenda da bancadafederal. “O caminho está cor-reto. Com o projeto pronto, apartir de 2013 teremos condi-ções de começar a executar aobra com recursos federais eestaduais também”, afirmou.

Quatro deputados esta-duais marcaram presença. Opetista Luis Fernando Schmidtsalientou a importância deagregar todos os setores noprocesso. “Precisamos dessarepresentação regional, não dápara deixar ninguém fora doprocesso”, afirmou. O tucanoLucas Redecker lembrou que a

estrada foi construída há maisde 30 anos e não conseguemais acompanhar o fluxo detrânsito. “São mais de seis milveículos por dia que utilizam arodovia”, destacou. O petebistaRonaldo Santini disse que aunião dos partidos é funda-mental. “Esta causa é maior doque qualquer bandeira polí-tica”, declarou.

O peemedebista EdsonBrum elogiou o trabalho de Ar-dêmio Heineck, que coordenaa Comissão, e lembrou aemenda parlamentar de suaautoria, aprovada na LDO de2012, que destina R$ 5 mi-lhões para elaborar o projetoexecutivo. “É fundamental queas reuniões chamem a aten-ção”, salientou.

deputados garantem apoio

Os dois integrantes do Valedo Taquari no Conselho deDesenvolvimento do governoTarso Genro também acompa-nharam a reunião. O reitor daUnivates, Ney Lazzari, ressal-tou que o Conselhão é unâ-nime em buscar outro modelode pedágios para as rodoviasgaúchas. “Precisamos fazerum levantamento de quantodinheiro a nossa região arre-

cadou em pedágios”, sugeriuLazzari.

O presidente da Coopera-tiva dos Suinocultores de En-cantado Ltda (Cosuel),Gilberto Piccinini, enfatizou operfil do Vale do Taquari emtrabalhar com parcerias.“Somos a região mais associa-tiva e cooperativa do país. Anossa região sabe se unir”,elogiou.

Lideranças regionais também estão engajadas

Conselhão do governo

Ardêmio Heineck, Gilberto Piccinini e Ney Lazzari

Fotos: Caroline Rodrigues

Diogo Fedrizzi

Movimento intenso de veículos é um dos argumentos para a obra

Page 10: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 16 dezembro de 201110 Destaque Empresarial

dIOGO FEdRIzzI

Muçum – A Metalúrgica Cer-ver, do empresário Carlos Cervo,51 anos, encerra 2011 com nú-meros positivos. Com 18 anos deexistência, a empresa especiali-zada na fabricação e venda de má-quinas e implementos agrícolasproduz, atualmente, uma médiade 900 equipamentos por ano. “Omercado está bom, até fevereirotemos a produção vendida. Sem-pre conseguimos ter uns trêsmeses pela frente garantidos”, co-memora Cervo, que calcula termais de cinco mil máquinas nomercado.

Ao todo são 80 produtos fa-bricados, com destaque para os12 equipamentos que integram anova linha, com a marca regis-trada Cervo: Concha traseira,Plataforma traseira basculante,Reboque metálico basculantetandem, Guindaste para trator,Lâmina traseira para trator,

Grade niveladora hidráulica,Aradora pesada, Grade nivela-dora modelo X, Grampo raspa-dor, Arado subsolador e Aradosubsolador com pino.

A Metalúrgica Cerver temdistribuidores em várias regiõesdo Estado e marca presença emmunicípios como Lajeado, Es-trela, Encantado, Montenegro,Caxias do Sul, Guaporé, LagoaVermelha, Bom Princípio, CarlosBarbosa, Casca, Nova Prata, Ve-nâncio Aires e Porto Alegre.“Atualmente atingimos um raiode 200 quilômetros”, explica oproprietário.

ExperiênciaA tranquilidade com que Car-

los Cervo fala do ramo metalúr-gico tem argumentos na própriaexperiência. Aos 18 anos come-çou a trabalhar na Stara, em NãoMe Toque, cidade natal dele. De-pois de oito anos, se mudou paraa empresa Cobra, em Roca Sales,

onde ficou por cinco anos e meio.Em 1993, Cervo decidiu abrir opróprio negócio e instalou a me-talúrgica em Muçum. “Tinhaduas opções, Colinas e Muçum.Escolhi Muçum porque a logís-tica era melhor. Todo transportevinha até a cidade”, conta.

Cervo lembra que no início,as atividades de manutenção demáquinas eram mais corriquei-ras. Diferente de agora. Segundoele, os municípios de Muçum eVespasiano Corrêa, por exemplo,possuíam pouco mais de 100 tra-tores. “Hoje, só em Vespasianosão mais de 400. Poucos traba-lham com manutenção. Não háformação de profissionais. É umtipo de tarefa que requer técnica,raciocínio, tem que ser profissio-nal. Ainda fizemos, mas muitomenos do que antes. Hoje, prio-rizamos a manutenção e a assis-tência técnica daquilo que nósmesmos fabricamos”, explicaCervo.

METALúRGiCA CERVER:fabricante dos produtos CERVO

Com um quadro funcionalde 23 colaboradores, ope-rando numa área de 1.200 me-tros quadrados, dividida emquatro pavilhões, nos últimosmeses, a empresa registrou amarca Cervo para denominaros produtos. Conforme o pro-prietário, a mudança seguiuuma orientação da Univates,que lhe presta consultoriaatravés do Programa ExtensãoEmpresarial. “É uma forma denos preparamos para o mer-cado externo e fortalecer amarca de nossa produção”, re-

vela.O planejamento da em-

presa é feito a longo prazo, nomínimo, para 10 anos. Se-gundo Cervo, a ideia é aumen-tar o investimento, a exemplodo que fez neste ano, quandoconstruiu mais um pavilhão eadquiriu um robô de solda.“Sempre pensamos em melho-rar”, diz o empresário que,apesar de comandar a equipe,ainda põe a mão na massa.“Gosto muito do meu trabalhoe não tem como não me envol-ver com ele”.

Fotos: Diogo Fedrizzi

Com 18 anos, Cervo já trabalhava no ramo metalúrgico

Equipe comandada por Carlos Cervo conta com 23 colaboradores

Estrutura ocupa quatro pavilhões, num total de 1.200 metros quadrados

de olho no mercado externo

Alta tecnologia: robô de solda é um dos novos equipamentos

A Metalúrgica Cerver está localizada na

Rua Presidente Kennedy,393, no centro de

Muçum.

Fone: (51) 3755.1608

Fone/Fax: (51) 3755-1062

email: [email protected]@metalcervo.com

SAIBA MAIS

Page 11: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

11Jornal Opinião

Encantado, 16 de novembro de 2011Geral

dIOGO FEdRIzzI

Santa Cruz do Sul - O deputado Edson Brum(PMDB) reuniu a imprensa regional para prestarcontas do trabalho realizado na Assembleia Legis-lativa em 2011. O encontro aconteceu no domingo(11) em Santa Cruz do Sul. O parlamentar desta-cou as 228 visitas que fez a cerca de 70 municípios,além de oito idas a Brasília. “Foi um ano que exigiumuito trabalho nas questões do fumo, arroz, suí-nos, Código Florestal e leite”, disse.

Como presidente de uma das Comissões maisimportantes do Parlamento Gaúcho, a Comissão deConstituição e Justiça (CCJ), Brum enfatizou a aná-lise de mais de 500 processos parlamentares. “Sãonúmeros extraordinários. Tínhamos os holofotesdo Estado por sermos oposição ao governo TarsoGenro. Não votei no Tarso e critico as ações e omis-sões dele, por exemplo, em dar aumento de R$ 9mil para R$ 16 mil para os fazendários e não dar obásico para os professores nem a PEC 300 para osbrigadianos”, comentou. “Mesmo assim fiz o tra-balho na CCJ com toda a isenção como presidente,acelerando os processos para que ficassem à dis-posição para serem votados pela Assembleia”.

Prefeito de Santa CruzDurante a explanação, Edson Brum confirmou a

vontade de ser eleito prefeito de Santa Cruz do Sulem 2012. Para isso, segundo ele, a articulação com

as demais siglas já começou. “Conversamos com80% dos partidos, DEM, PSDB e PP. Estamos mos-trando a viabilidade de nossa candidatura numachapa de oposição. Queremos discutir grandesprojetos para Santa Cruz. Parar com essa picuinhae briga que tem se visto nos últimos pleitos, de gru-pos ou de uma família, como é a que comanda aprefeitura”, comentou.

O peemedebista apontou o debate sobre mobi-lidade urbana, investimentos e recursos na educa-ção para qualificar a mão de obra e saneamentobásico como temas fundamentais para o momentoda Capital do Fumo. “Precisamos consolidar a ca-deia produtiva do tabaco, mas buscar alternativascomo leite, suinocultura, avicultura e hortifruti-granjeiros. Santa Cruz importa 95% do que con-some. Temos terras no município e na região quepoderiam ter programas incentivados pela prefei-tura para que houvesse mais remuneração na pro-priedade”, falou. “Quem estiver a favor disse,querendo trabalhar com mais profissionalismo naprefeitura, não deixando desperdiçar dinheiro,vem conosco”.

Edson Brum já tem o planejamento definidopara 2012. A partir de fevereiro, ele repassa ocargo de presidente da CCJ da Assembleia Legisla-tiva para o colega Marco Alba. “Nas terças, quartase quintas vou me dedicar à função de deputado.Nas sextas, sábados, domingos e segundas, serei ocandidato a prefeito de Santa Cruz”.

Deputado Edson Brum prestacontas do mandato em 2011

Político reuniu a imprensa em almoço em Santa Cruz do Sul e reafirmou vontade de ser prefeito da Capital do Fumo

Diogo Fedrizzi

Encontro aconteceu no Restaurante Quiosque, em Santa Cruz do Sul

Lajeado – A Academia Li-terária do Vale do Taquari(Alivat) realizou na segunda-feira (12) a solenidade de ins-talação das cadeiras dosescritores e patronos, que pas-sam a ser os imortais da lite-ratura do Vale do Taquari. Alista conta com cinco integran-tes de Encantado. São elesJorge Moreira, Gino Ferri, Am-pere Giordani, Pedro Silveira eCarlos Alberto Schäffer. Oevento aconteceu no EspaçoCultural da Clínica Dr. WilsonDewes, a Casa de Bach, e con-tou com a presença de diver-sas autoridades.

A posse dos escritoresaconteceu de forma individualcom a nomeação do patrono,escolhido entre os escritoresfalecidos com destacada atua-ção no Vale do Taquari. Cadaum dos 22 escritores recebeuum paramento de identificação.A ocupante da cadeira númeroum, a escritora Ana CecíliaTogni, que é a presidente fun-dadora da Academia, falou emnome dos laureados. “A Alivat éuma entidade regional, por serintegrada por escritores de di-versos municípios do Vale doTaquari”, observou a escritora.Ela disse que a escolha dos pa-tronos foi uma forma de home-

nagear aqueles escritores quedeixaram sua marca na litera-tura regional.

O presidente da Alivat,Deolí Gräff, lembrou que a aca-demia foi fundada em 4 de ou-tubro de 2005 e com esteevento passa a existir em todasua plenitude. “Percorremosseis anos para chegar nestemomento para escrever umadas páginas mais bonitas nahistória da literatura do Vale doTaquari”, afirmou Gräff. Eleanunciou que a próxima metada entidade será conseguiruma sede na área central da ci-dade de Lajeado para servir decasa dos escritores e comolocal de referência para a litera-tura regional.

Conforme definido em esta-tuto da entidade, o número decadeiras será de 40, porém,neste primeiro momento,foram empossados 22 escrito-res. As outras vagas serãopreenchidas gradativamente.Nesta primeira etapa estãosendo contemplados aquelesescritores que participam dasatividades da Academia. “A re-gião tem muitos escritores emplenas condições de assumiruma cadeira, que poderão seradmitidos em etapa seguinte”,explicou o presidente.

Cinco escritores de Encantadona lista dos imortais

Culminância da carreiraPara Jorge Moreira, fazer parte de uma Academia de Letras

é o reconhecimento do trabalho literário e poético do escritor.“A ocupação da Cadeira número Dois representa a culminânciada carreira de um Poeta de mais de 60 anos de inspiraçãotendo por tema as belezas da vida, os sofrimentos, as alegrias emuito em especial para mim, que sou tradicionalista e quecanto o meu o Rio Grande, suas campinas verdejantes, seusrios e lagos, os feitos de seus antepassados que nos legaramseus usos e costumes”, disse Moreira. “É um orgulho para mimque sou natural de Boa Vista do Cadeado, filha de Cruz Alta,que me acolheu na juventude, e em especial a minha queridaEncantado, que me concedeu o título de Cidadão Honorário”.

Divulgação

Page 12: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 201112 Polícia

dIOGO FEdRIzzI

Encantado - O jovem WillianBruno dos Santos, de 16 anos,morreu afogado na tarde do sá-bado (10) enquanto se banhavana Lagoa da Garibaldi. Naturalde Santa Catarina, ele moravacom a mãe e o padastro na LinhaAzevedo e estaria de aniversárioneste sábado (17).

Conforme informações depopulares, William brincavacom outros dois amigos quandodesapareceu. Por dois momen-tos, os garotos tentaram ajudá-lo, mas sem sucesso. “Achamosque eles estavam brincando”,disse um jovem que observava acena de longe. “É triste ver al-guém morrer assim”.

Bombeiros não podem fazer buscas à noiteO comandante Vladimir Ri-

gatti explicou que a guarnição doCorpo de Bombeiros de Encan-tado foi comunicada às 17h dosábado pelo sargento Scherer,de Estrela, que atendeu à cha-mada do telefone 193. “Imedia-tamente mandamos à Lagoa o

Sargento Schmidt e o bombeiroLindomar para começar as bus-cas de superfície, que é a normaaté passar 24 horas do afoga-mento, para depois acionar osmergulhadores. Trabalhamosdas 17h às 19h45min. Neste ho-rário, quando começa a escure-cer, por norma da BrigadaMilitar, somos obrigados a en-cerrar as buscas”, disse.

No domingo, às 7h45min, otrabalho foi retomado. SegundoRigatti, a primeira ação foi fazeruma varredura ao redor daLagoa para ver se o corpo nãotinha boiado e procurado a mar-gem. Sem sucesso, eles passa-ram a usar a garateia (um tipode gancho de quatro pontas) e,depois, a remexer a água dandovoltas com o barco. “Com o mo-vimento, o corpo se soltou dofundo e facilitou o resgate”, co-mentou Rigatti, que, no do-mingo, trabalhou ao lado dosbombeiros Lindomar e Alex.

Vários voluntários auxiliaramcom um Jet Ski e até mergu-lhando. “Após mexermos a água,um desses voluntários conseguiuresgatar o rapaz”, contou Rigatti.

jovem de 16 anos mor-reu afogado. Bombeiros,com auxílio de voluntá-

rios, encontraram ocorpo na manhã

do domingo (11). Avô reconheceu

a vítima.

Jure

mir

Ver

sett

i/Jo

rnal

An

ten

a

Rigatti esclareceu que norma da

Brigada Militar impede buscas à noite

Conforme o prefeito em exer-cício José Calvi é proibido tomarbanho na Lagoa da Garibaldi. Se-gundo ele, com a construção doasfalto e a melhora na infraes-trutura aumentou a frequênciade pessoas no local. “Não temosanálise da água. Não é um cam-ping. Se registrássemos comocamping, por exemplo, teria quehaver salva-vidas. O ambiente épropício para aproveitar a natu-reza, pescar de caniço, porexemplo”, comentou Calvi. “O

banho é de responsabilidade decada um. As placas estão lá paraavisar os usuários”.

Calvi lembra que já houve umcaso em que familiares de umavítima que se afogou na Lagoaingressaram na justiça contra aprefeitura e não ganharam acausa. “O que aconteceu no úl-timo final de semana foi lamen-tável, uma tragédia. Espero quesirva de alerta para as pessoasse conscientizarem de que nãose deve entrar na água”, afirmou.

Willian era ajudante numafábrica de esquadrias em RocaSales. No sábado, ele havia tra-balhado até o meio-dia. Con-forme o patrão dele, queacompanhava as buscas, ojovem havia avisado que iriapassar a tarde na Lagoa com osamigos. “Ninguém esperavauma coisa dessas com um guricheio de saúde, de planos”, co-mentou.

O desespero tomou contados familiares tão logo o ado-lescente sumiu na água. “Eupedi para tomar cuidado. Eusinto que ele já está no céucom os anjos”, gritava a mãe,enquanto era levada para casa,mesmo antes de o filho ser en-contrado. Centenas de pes-

soas, que esta-vam aprovei-tando o final desemana na Lagoa,acompanhavamem silêncio a mo-vimentação dosbombeiros. Nodomingo, o avôfez o reconheci-mento do corpoque, em seguida,foi encaminhado para o Depar-tamento Médico Legal de La-jeado para a necropsia.

AlertaPrestes a completar cinco

anos em Encantado, o coman-dante do Corpo de Bombeirosdiz que é o primeiro afoga-

mento que aconteceu na Lagoada Garibaldi nesse período.“Foi um fato que nos surpreen-deu. Faço um apelo para que apopulação tenha mais cuidado.Por ser água parada, há muitosesconderijos, buracos. Mesmoo nível da água sendo baixo,não representa segurança”,avisou Rigatti.

desespero e silêncio

Mãe de Willian (ao centro) foi levada para casa, no sábado, enquanto o corpo do filho era procurado

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

Banho é proibido na Lagoa

Bombeiros utilizaram a garateia para procurar o corpo (acima). Voluntários com jet ski também auxiliaram no trabalho de resgate

MORTE NA LAGOA

Page 13: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

13Polícia Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 2011

dIOGO FEdRIzzI

Farroupilha - 12 passageirosde um ônibus da empresa Ex-presso Encantado, placas KGF-1583, de Encantado, sofreramferimentos leves após um acidentena manhã de terça-feira (13) noquilômetro 110 da RSC 453, na lo-calidade de Rio Burati, em Farrou-pilha. Oriundos de Estrela,Lajeado, Arroio do Meio e Encan-tado, eles se deslocavam para umaConvenção de uma marca de cos-méticos em Caxias do Sul.

Conforme informações do Gru-pamento Rodoviário de BentoGonçalves, um Gol, placas IRX3340, de Porto Alegre, seguia nosentido Farroupilha-Bento Gonçal-ves quando aquaplanou, perdeu ocontrole na curva, invadiu a pistacontrária e colidiu de frente contra

o ônibus encantadense guiado porJuliano Peterle. Outro ônibus, complacas de Venâncio Aires, vinhalogo atrás, não conseguiu frear etambém se envolveu no acidente.

Os 12 passageiros do trans-porte coletivo de Encantado tive-ram ferimentos leves e foramlevados para o Hospital Benefi-cente São Carlos, em Farroupilha.O motorista do Gol, Inocêncio Sa-brosa Pedroso, 32 anos, teve feri-mentos graves e foi transferidopara o Hospital da Unimed, em Ca-xias do Sul. Os passageiros de Ve-nâncio nada sofreram.

Durante a primeira hora após oacidente, o trânsito ficou parali-sado em ambos os sentidos. Osônibus permaneciam na pista e umdeles precisou ser rebocado paraliberar a pista. O congestiona-mento alcançou, segundo os poli-ciais rodoviários, cerca de seisquilômetros.

ACiDENTE COM ôNiBus DE ENCANTADODEixA FERiDOs NA sERRA GAúChA

Jerônimo Filho/Espaço FM

Gol colidiu de frente contra o ônibus na RSC 453, em Farroupilha. 12 passageiros tiveram ferimentos leves, ao contrário do motorista do carro, que precisou ser hospitalizado. Ônibus de Venâncio também se envolveu

Gol teria

aquaplanado

antes de bater

no ônibus.

Motorista do

automóvel so-

freu ferimen-

tos graves

Ale

xan

dre

Bru

sa/S

ite

Leo

uve

Page 14: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Opinião 16.12.2011 Página 14

Page 15: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

15Geral Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 2011

jOILSON PEREIRA

Porto Alegre - “Multimedalhista, bacharel, mestrando, fu-turo doutor”.

Poderia ser a descrição de uma pessoa vivida, com vastaexperiência em sua área de atuação. Esta introdução poderiaser a descrição de um ex-atleta que agora se dedica aos estu-dos. Ou ainda de um experiente cientista com vários anos depesquisas.

A descrição acima, na verdade, é a de um jovem encanta-dense de 21 anos, de fala tranquila, que não se acha melhordo que os outros e com grande domínio de sua área de atua-ção acadêmica, a Matemática.

A palavra Matemática é de origem grega: máthēma, "ciên-cia, conhecimento, aprendizagem", e mathēmatikós, "apre-ciador do conhecimento". Na gênese da palavra se encontrauma descrição adequada ao jovem Eduardo Fischer que des-pertou seu interesse por esse tema ainda na infância.“Quando em alguma história aparecia um personagem cien-tista eu me identificava”, conta. Mas Fischer afirma que essahabilidade com os números se desenvolveu de forma natu-

ral, desde os tempos em que era aluno no Monsenhor Scala-brini. Por volta dos nove anos participou de sua primeiraOlimpíada Brasileira de Matemática e, aos 11 anos, foi o ven-cedor da competição, sendo agraciado com a medalha deouro. A partir de então foram mais de 25 participações emcompetições matemáticas. Graças a esse bom desempenhonas olimpíadas e nas aulas, Fischer pode iniciar o Mestradoantes mesmo de concluir o curso de bacharel em Matemática.Ele conta que a opção por essa área se deu por uma curiosi-dade natural, busca do conhecimento e pela questão profis-sional. “Eu quero poder trabalhar em algo que realmentegoste”, revela.

Já no início de 2012, Eduardo termina o mestrado na Uni-versidade Federal do Rio Grande do Sul e vai buscar oportu-nidades fora do país. Ele pretende cursar seu doutorado emalguma universidade dos Estados Unidos. “Atualmente, aárea que eu quero buscar é a de Topologia Algébrica, que pes-quisa objetos geométricos com variantes algébricas, e nissoas universidades americanas são melhores”, explica. Paraisso, Fischer vai enviar cartas de recomendação para diversasinstituições de ensino norte americanas.

um Jovem Mestre dos númerosEncantadense Eduardo Fischer, 21 anos, conclui mestrado em Matemática pela Ufrgs no começo de 2012

Arquivo pessoal

“Quando em alguma história

aparecia um perso-nagem cientista, eu

me identificava”EDuARDO FiSChER

Page 16: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Jornal Opinião

Encantado, 16 de dezembro de 201116 Especial

dIOGO FEdRIzzI

Encantado - A segunda-feira(12) foi de festa para o GrupoEncantado de Comunicação. ARádio Encantado AM comemo-rou 60 anos de fundação.

Para marcar a data, a emis-sora recebeu autoridades e ou-vintes durante um café damanhã no Restaurante Central.O programa Bom Dia Regiãodos Vales foi apresentado aovivo do local pelos comunicado-res Milton Fernando e José Rai-mundo Tramontini.

Para o diretor Antonio Al-berto Lucca, as seis décadas re-presentam uma história bonita emarcante. “A rádio sempreacompanhou a evolução das coi-sas, contando a história das co-munidades onde atuamos,promovendo discussões e o de-senvolvimento regional. Somosum pilar nesta história, umamola que ajuda a dar força”, co-menta.

Lucca revela preocupaçãoem realizar um trabalho qualifi-cado. “A informação veiculadatem que ser de alta importância.

Estamos sempre trabalhando nabusca de profissionais, na me-lhor formatação da notícia, paraque chegue às residências, auto-móveis e locais de trabalho, umainformação qualificada”.

Conforme Lucca, a linha edi-torial da Rádio Encantado AMprioriza assuntos locais e regio-nais, mas sem esquecer as ques-tões globais. “Nossosprofissionais estão comprometi-dos na busca da informaçãonova, do novo conhecimento.Sem isso, não teríamos dado umsalto de qualidade. Nosso pes-soal pode usufruir de boa tecno-logia de trabalho e tem umagarra muito forte. Isso faz a dife-rença”.

Conforme pesquisa apurada em 2008 pelo radialistaDilamar dos Passos, há 22 anos no quadro de colaborado-res da emissora, em Encantado, foi outorgada através depublicação no Diário Oficial da União, em 1º de agosto de1950, a portaria concedendo uma filial da Rádio Estrela,100 watts de potência. Em 12 de dezembro de 1951, aRádio Encantado entrou em operação. Integrante dogrupo empresarial, Emissoras Reunidas, que posterior-mente chegou a reunir mais 10 emissoras com coberturade mais de 80% do território gaúcho, com estações emAlegrete, Caxias do Sul, Rio Pardo, Estrela, Novo Ham-burgo, São Leopoldo, Carazinho, Erechim, São Gabriel eSanta Cruz do Sul.

Os precursores do empreendimento foram ArnaldoPignome Ballvé, Manoel Arrouxellas Galvão e AdeodatoRodrigues de Araújo, conforme contrato social arquivadona Junta Comercial do Rio Grande do Sul em 1947.

Em meados da década de 1990, a administração dasEmissoras Reunidas passou a ser exercida por familiaresligados ao então deputado federal pelo Rio Grande do Sul,Nélson Proença Fernandez, passando a ser utilizada aidentificação de Rede Comunidade de Rádios.

Em 1º de abril de 2001, Antonio Alberto Lucca e Leo-

nardo Carlos Bratti adquiriram os direitos de outorga daemissora e, imediatamente, promoveram um comprome-tido processo de estratégias administrativas visando àmelhoria dos recursos técnicos, à qualificação e à renova-ção dos colaboradores, objetivando a maior credibilidade,isenção e qualificação editorial, ampliando a área de co-bertura do sinal, adotando um programa de controle dequalidade, inaugurando um novo ciclo, nascendo destaforma, nova denominação social, LB Sistema de Comuni-cação do Vale Ltda.

Em fevereiro de 2008, Lucca adquiriu os direitos deoutorga de Bratti e passou a exercer a direção geral deforma individual.

Aumento de potênciaNo ano de 2004, visando à digitalização da radiodifu-

são, foi ativada a estratégica e inovadora planta de trans-missões composta por equipamentos de referênciamundial adquiridos nos Estados Unidos da América, ele-vando a potência de 1 Kilowatt para 10 Kilowatts, colo-cando a rádio entre o diferenciado grupo de emissoras,em Ondas Médias, de maior cobertura do interior do Es-tado do Rio Grande do Sul.

A filosofia empresarial é Encantar ouvintes e clientes,proporcionando informação, cultura e entretenimento dereconhecida qualidade, agregando valor para clientes, co-laboradores, acionistas, parceiros e sociedade. A área deabrangência da emissora é de 80% da Região do Vale doTaquari e uma dezena de cidades serranas recebem osinal da emissora como Bento Gonçalves, Garibaldi e Gua-poré. Assim a Rádio Encantado AM 1580 atinge, aproxi-madamente, 400 mil pessoas.

A Rádio Encantado foi, durante 38 anos, a únicaemissora da Região Alta do Vale do Taquari, desenvol-vendo relevantepapel na difusãoda cultura, co-nhecimento e deinformaçãosendo, destaforma, parceirano desenvolvi-mento da comu-nidade deabrangência.

SAIBA MAIS

RáDiO ENCANTADO AM COMEMORA 60 ANOs

Lucca: busca pela qualidade

Fotos: Diogo Fedrizzi

Pedro Silveira (à esquerda), um dos

primeiros funcionários da Encantado AM

Equipe: Alexandre dos Santos, Dilamar dos Passos e Joilson Pereira

Convidados foram recebidos com um café da manhã no Restaurante Central

Tramontini conversa com o deputado Edson Brum Arno Bagatini, Pedro Silveira e Airto Giordani

Adriano Mazzarino, Jonas Calvi e Milton Fernando Tramontini entrevista Sidney Eckert,

prefeito de Arroio do Meio

Arquivo pessoal

Page 17: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 18: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 19: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 20: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 21: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 22: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 23: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 24: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 25: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 26: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 27: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011
Page 28: Jornal Opinião 16 de dezembro de 2011

Encantado, 16 de dezembro de 2011