jornal opinião 01 de junho de 2012

28
CÂMARA DE ENCANTADO Diogo Daroit Fedrizzi Caroline Rodrigues PÁGINA 15 FALTA UMA SEMANA Convite da Suinofest na mão de Tarso Comitiva de Encantado esteve em Porto Alegre, na segunda-feira (28), para divulgar a Festa. Depois de visitar o governador Tarso Genro (foto), o grupo esteve na Assembleia Legislativa e nos veículos de comunicação VEREADOR PROPÕE REDUÇÃO DE VAGAS PÁGINA 7 Caderno Especial COBERTURA ESPECIAL Grupo Encantado acompanha debates da UNALE em Natal Galileu Oldenburg | Agência ALRS PÁGINAS 5, 12 e 13 ESPORTES JUVENIS Leão garante vaga com goleada PÁGINA 27 Henrique Pedersini ESTIAGEM COSUEL descarta interromper a produção PÁGINA 14 Diogo Daroit Fedrizzi

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 20-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação, da cidade de Encantado/RS.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

CÂMARA DE ENCANTADO

Diogo Daroit Fedriz

zi

Caroline Rodrigues

PÁGINA 15

FALTA UMA SEMANAConvite da Suinofest

na mão de TarsoComitiva de Encantado esteve em Porto Alegre, na

segunda-feira (28), para divulgar a Festa. Depois de visitar o governador Tarso Genro (foto), o grupo esteve na Assembleia Legislativa e nos veículos de comunicação

VEREADOR PROPÕEREDUÇÃO DE VAGAS PÁGINA 7

Caderno Especial

COBERTURA ESPECIALGrupo Encantado acompanha

debates da UNALE em NatalGalileu Oldenburg | Agência ALRS

PÁGINAS 5, 12 e 13

ESPORTES JUVENISLeão

garante vaga com goleadaPÁGINA 27

Henrique Pedersini

ESTIAGEMCOSUEL descarta

interromper a produçãoPÁGINA 14

Diogo Daroit Fedrizzi

Page 2: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 3: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 4: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 5: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

5JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012COLUNA

[email protected]

Pela primeira vez estou participando da cobertura de um evento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, com a presença de 20 delegações internacionais, países como Canadá, México, China, África do Sul, entre outros, che-gando a ter 17 painéis e discus-sões diferentes ao mesmo tempo, em espaços alternados. Por exemplo, a palestra do economis-ta Ricardo Amorim, comentaris-ta da Rede Globo e proprietário de uma empresa de consultoria, que mostrou aos legisladores e ao público presente a evolução do Brasil e de países emergen-tes. Outro assunto, o Rio Grande do Norte é hoje um estado que está se tornando independente em termos de energia, com seus parques eólicos, e deve começar a investir na energia solar, e dentro de pouco tempo produzi-rá mais que Itaipu, entre outros temas altamente atraentes.

O deputado Alexandre Postal presidiu a Unale em duas opor-tunidades e conversamos com

ele sobre este encontro e, sobre a entidade que hoje tem uma dimensão nacional, no Sul da América e também com ramifi-cações internacionais.

Postal é o único deputado que participou dos 16 eventos promovidos pela Unale, inclusive presidindo dois deles, e classifi-cou este como um novo sucesso, destacando o crescimento que a entidade vem tendo, e também hoje os encontros envolvem todas as atividades e funções de uma assembleia, no lado político também há um enorme êxito naquilo que está se propondo e realizando.

Afirmou que haverá tam-bém, por parte dos Legislativos Estaduais, o acesso à informação, ou seja, todos os salários serão tornados públicos, ainda não foi definida a forma que isto será re-alizado pelos poderes nos estados.

Destacou a importância de palestra com a oratória qualificada de Shigeaki Ueki, ex-Ministro de Minas e Energia, do Governador de Pernambuco

Eduardo Campos e também do economista e comentarista Ricardo Amorim, entre outros presentes ao evento.

O Rio Grande do Sul, segundo Postal, tem condições de ampliar os parques eólicos e cabe aos deputados facilitar essas iniciati-vas, ressaltou que a presença das delegações estrangeiras quali-fica o debate e mostra o acerto e qualidade do evento. Sobre a importância da ferrovia, pauta da reunião dos Parlamentares do Sul do Brasil, o presidente da Assembleia fala que o futuro com desenvolvimento qualificado passa por Portos qualificados. Com isso, a chegada da ferrovia Norte Sul, que passará no Vale do Taquari, levará o desenvol-vimento desta região e outras onde este tipo de transporte passar.

Esta entrevista e outras estão sendo divulgadas pela Rádio Encantado AM no Bom Dia Região dos Vales, num trabalho realizado pelo Grupo em Natal, no Rio Grande do Norte.

Postal, único deputado a participar de 16 eventos da Unale

Postal com o presidente da UNALE, deputado José Luis Tchê

Fotos: Galileu Oldenburg | Agência ALRS

Postal cumprimenta o presidente da Assembleia legislativa do Rio Grande do Norte, Ricarto Motta

Curtinhas.....

1- Edson Brum circulando em Natal com uma gravata azul celeste, impecável;

2- Deputadas Silvana Conzatti e Marisa Sar-tori vieram acompanhadas dos maridos;

3- Pedro Wesphalen ficou feliz em saber que o Jornal Opinião é impresso em Cruz Alta, e ainda ser o primeiro entregue nas sextas feiras;

4- Brum não deve concorrer a prefeito em Santa Cruz do Sul;

5- Um dos coordenadores da programação da Unale é o ex-prefeito de Forquetinha, Geraldo Andrade

Coisas do Grupo Encantado ....

1- A Rádio Encantado foi a única emissora do Rio Grande do Sul a narrar no Maracanã, a final da Libertadores de 2008, entre Fluminense x LDU;

2- Única emissora do Vale do Taquari que esteve em Abu Dhabi na final do Mundial de 2010;

3- Cobre a marcha dos pre-feitos há mais de cinco anos, com outros veículos de Encantado estando presente também em quase todas oportunidades, vide Antena.

4- Foi a única emissora gaúcha a transmitir, do Paca-embu, em São Paulo, o título do Corinthians no ano passado;

5- Cobriu com exclusividade para a região alta do Vale do Taquari, a expedição que visitou a Galícia na busca de uma realidade para a bacia leiteira. Etc, Etc.

6- Agora está em Natal cobrindo o evento da Unale, junto com a Band Porto Alegre. Só estas emissoras estão aqui e, em termos de jornal, apenas o Opinião.

7- Buscamos um novo produto para comercializar no futuro e parece que acertamos na mosca, valeu o investi-mento. Mostramos trabalho primeiro e depois os resulta-dos.

8- Uma grande emissora, quando o evento foi em Porto Alegre, também cobriu o evento, com um dos Bam Bam Bam da sua equipe transmitindo direto do local.

9- Porque tudo isto. Fui descoberto e acho que vou ser contatado por um grande grupo de comunicação da capital, aliás Campo Branco, cuidado já te colocaram em duas frias, é hora de fazer o que fizestes, confere a informação.

10- Ganhei a semana, é a décima terceira informação errada que sai do mesmo local, todas catalogadas, um nú-mero enigmático.

Page 6: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 7: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

Cláudio Roberto da Silva (PMDB) voltou a utilizar a tribuna para se defender das acusa-ções do Ministério Público de que teria prati-cado improbidade administrativa quando era o presidente da Câmara em 2010.

O peemedebista fez comentários sobre a divulgação na imprensa da suposta assinatura falsa, que teria sido utilizada na nota de empe-nho. Para Cláudio, a atitude o livra de qualquer culpa. “É a prova pública da minha inocência. Estamos tratando do crime de estelionato, não de improbidade. Se o empenho que gerou o cheque é fruto de uma assinatura falsa, onde entra o ato de improbidade? Onde entra a culpa do presidente se alguém falsifica o documen-to?”, questionou.

Segundo ele, o caso envolve falsidade ideológica, crime de estelionato, e quem tem que responder por isso é a polícia. “Tem que descobrir quem falsificou, e essa pessoa tem que ser responsabilizada, presa e nos indenizar pelo que estamos passando. Estamos tratando de fraude, de 171”.

JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012CÂMARA DE VEREADORES

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

Encantado – O vereador Arno Bagatini (PP) recuperou na sessão de segunda-feira (28) dois assuntos que geraram for-te repercussão na população encantadense nos últimos me-ses: o aumento no número de vereadores de nove para 11 e o reajuste superior a 40% no sa-lário dos parlamentares a partir da próxima legislatura. “Diaria-mente somos cobrados pela co-munidade”, disse.

Arno lembrou que sempre foi favorável a permanência de nove cadeiras no Legislativo. “Só votei pelo aumento na épo-ca para acompanhar a maioria dos colegas”, argumentou. “Com nove, é possível economizar em torno de R$ 1 milhão. Sou a fa-vor de revermos o projeto e dei-xarmos em nove”.

O político do PP revelou di-vergências entre os vereadores, sobretudo, nos encontros reali-zados antes das sessões, e que vêm tratando da possibilidade de rever o aumento de salário e

de vagas. Para ele, é preciso de-finir, publicamente, a posição de cada vereador. “O senhor, presi-dente Eldo, está num fogo cru-zado. Precisamos vir a público e definir quem quer aumento e quem não quer. O que não pode é certos pré-candidatos a verea-dor usar a artimanha de que já tinham votado contra o aumen-to em outras oportunidades”, disse.

Conforme Arno Bagatini tem vereador que quando participa da reunião a portas fechadas diz uma coisa e quando é questio-nado pela imprensa diz outra. Ele ainda cobrou uma revisão salarial de alguns secretários municipais. “Chega a ser um ab-surdo um vereador ganhar bem menos do que alguns secretá-rios. Do secretário ninguém fala, é intocável”, falou.

DiáriasO presidente Eldo Orlandini

(PMDB) confirmou que deve en-caminhar para análise do plená-rio, na próxima sessão, um novo projeto para as diárias.

Arno propõe redução de vagas na Câmara

Vereador revelou divergências entre os colegas também sobre a revisão do aumento de salário

O presidente da Câmara, Eldo Orlandini (PMDB), fez um desabafo na tribuna contra o exagero de críticas dirigidas aos vereadores por parte da popula-ção.

Ele chegou a caracterizar o povo encantadense como, es-sencialmente, pedinte. “E mes-mo aqueles que têm condições de tratar um problema, vêm pe-dir na Câmara ou no Executivo. Essa é a pior condição humana,

isso se compara a um inseto”. Orlandini também atacou

aqueles que passam o tempo todo nas rodas de bares e as fo-foqueiras de plantão. “Venham ajudar os nove vereadores. Va-mos ser racionais, vamos acor-dar povo, vamos criticar o que está errado, mas não venham criticar quem está trabalhando”, apelou. “Estou saindo no final do ano, graças a Deus, mas essas coisas não vou esquecer nunca”.

Jonas Calvi (PTB) apresentou detalhes da au-diência pública realizada em Lajeado, na tarde de segunda-feira (28), que debateu a situação dos pe-dágios no RS e as tratativas feitas pelo governo do Estado para implantar um novo modelo. O encon-tro foi proposto pelos deputados Gilmar Sossella e Luis Fernando Schmidt e contou com a presença de entidades e autoridades políticas.

Segundo o petebista, o Vale do Taquari cor-responde a 2% da área territorial do Estado. Em contrapartida, o Polo de Lajeado (Fazenda Vilano-va, Encantado, Boa Vista do Sul, Cruzeiro do Sul e Marques de Souza) representa 24% do que é ar-recadado. “Em 2010, o nosso Polo arrecadou R$ 103 milhões. Para fazer a duplicação da BR 386,

de Lajeado até Ta-baí, o custo é de R$ 147 milhões. Tudo o que está se inves-tindo na duplicação dá quase o que foi arrecadado. É um valor astronômico”, comentou Jonas.

O vereador re-forçou o desejo que o município de Encantado tem em participar das negociações. “Não queremos mais esse modelo de pedágio, queremos a isenção das placas, reformas, duplicação e ambulância de resgate”, argumentou.

Presidente diz que povo é essencialmente pedinte

“Assinatura falsa é a prova da minha inocência” diz Cláudio

10 aprovadosOs vereadores aprovaram 10 matérias na sessão de segunda-

feira (28). Entre elas, R$ 20 mil para o Consepro, R$ 25 mil para a Suinofest, R$ 32 mil para a Apae e R$ 5,5 mil para a Associação Pró-Desenvolvimento da Telefonia de Linha Argola. Dois projetos destinam recursos de R$ 32,8 mil e de R$ 72 mil para a aquisição de veículo e equipamentos para o setor da saúde.

Secretário Jair e presidente Eldo

Jonas diz que Encantado quer participar das negociações do novo modelo de pedágio

Arno Bagatini também considerou elevado o salário de alguns secretários

Cláudio voltou a se defender das acusações

Jonas Calvi

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

7

Page 8: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

8 JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

Encantado - A forte estiagem que tem atingido o Estado nos últimos meses e provocado a diminuição do nível dos rios e arroios gera preocu-pação na população quanto à capaci-dade de abastecimento de água.

Porém, conforme o gerente da Corsan de Encantado, Nédio Gio-vanella, responsável também pelo atendimento nos municípios de Nova Bréscia e Roca Sales, a situação ainda é tranquila.

Ele explica que o trabalho de ma-nutenção realizado pela Companhia tem sido fundamental para garantir o abastecimento. Em abril foi fei-ta a limpeza dos crivos que fazem a captação no Rio Taquari. “Se não tivéssemos feito isso já estaríamos com racionamento”, explica Giova-nella. “Não vamos racionar, temos um abastecimento de qualidade em Encantado”.

A Estação de Tratamento da Li-nha Pinheirinho atende a região mais alta do município: bairros Pla-nalto, Jacarezinho, Jardim do Traba-lhador e Nova Morada. A área central é abastecida por poços artesianos, que contam com um volume grande de água. “Além disso, temos um poço reserva com capacidade de 500 me-tros de água por dia. Se acontecer de a ETA falhar, esse poço ameniza”, ex-plica Giovanella.

O gerente da Corsan apela para

que a população economize água nessa época de seca. “Recebemos várias denúncias por dia de pessoas desperdiçando”, alerta.

Nova Bréscia e Roca SalesA situação nos dois municípios

vizinhos também é tranquila. Em Nova Bréscia, porém, conforme Gio-vanella, o consumo elevado devido à produção de frangos exige atenção para o futuro. “Para produzir um quilo de frango são necessários 3,5 mil litros de água. É preocupante, sobretudo, no interior de Nova Brés-cia”, conta.

Em Roca Sales, o gerente revela que um poço aberto há 40 anos con-tinua ativo, fornecendo 43 metros

por hora. “Temos um problema de baixa pressão na Linha 21 de Abril, mas estamos tomando providên-cias”.

EsgotoNédio Giovanella afirma que, a

partir da próxima semana, a Corsan começa as obras do esgoto em qua-tro bairros de Encantado: Lambari, São José, Nova Morada e Planalto. Outro trabalho programado é a in-terligação da rede até o reservatório de 200 metros no Bairro Santa Cla-ra. Neste mês também deve ser feita a interligação da rede com o maior reservatório de Encantado, com ca-pacidade de um milhão de litros, lo-calizado no Bairro Planalto.

GERAL

Teutônia - No dia 15 de maio, com o intuito de observar instalações e conhecer o trabalho desenvolvido em relação ao tratamento de resídu-os industriais e dejetos de animais, representantes de empresas alemãs visitaram a cooperativa Languiru. A proposta da comitiva é transformar resíduos e dejetos em bioenergia e gerar aquecimento, iluminação e força necessários em processos in-dustriais. A iniciativa é um projeto de cooperação entre o sistema Ocer-gs/Sescoop-RS e a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV - Deus-tcher Genossenschafts – und Raiffei-senverband e. V).

Empresa que respeita o meio ambienteNa Languiru, os alemães foram

recebidos pelo presidente Dirceu Bayer e pelo vice-presidente Renato Kreimeier, que falaram sobre o tra-balho que é desenvolvido na coope-rativa. Enalteceram que, em algumas unidades, já existem projetos em andamento que visam à geração de

bioenergia. Os visitantes conheceram as es-

tações de tratamento de efluentes do frigorífico de suínos, em Poço das Antas, e da indústria de laticínios, em Teutônia. Da mesma forma, eles observaram o processo industrial no frigorífico de aves, em Westfália.

Ao final da visita, os alemães agradeceram à hospitalidade e convi-daram a direção e demais represen-tantes da Languiru para conhecerem as instalações das empresas envolvi-

das no projeto de sustentabilidade na Alemanha. “Deu para notar que a Languiru é uma organização sé-ria e que já desenvolve várias ações que visam à preservação do meio ambiente. Foi muito interessante conhecer a estrutura da empresa. Penso que esse projeto entre Ocer-gs e DGRV, tem tudo para dar certo”, afirmou o coordenador do Departa-mento de Tecnologias Ambientais da AgroScience – Institut für Agraröko-logie, Thorsten Pollatz.

Languiru recebe visita de empresas alemãs interessadas em bioenergia

Diretores da Languiru e representantes de empresas alemãs

Éderson Moisés Käfer

Abastecimento de água em Encantado está garantido

Apesar da estiagem, gerente da Corsan assegura que a situação na cidade e nos municípios vizinhos ainda é tranquila

Gerente da Corsan, Nédio Giovanella

Joilson Pereira

Dia 1° de junho – Dia de ScalabriniO MENINO DE COMO

Em 1960, quando eu era estudante em Roma, um grupo de brasileiros fomos visitar a terra natal do Papa João XXIII – Bérgamo e Sotto il Monte, no norte da Itália. Um pouco acima visitamos um dos lugares mais lindos do mundo: o Lago de Como e a cidade do mesmo nome. Sempre que tive a graça de visitar a região, pensei: quem nasce aqui, deve trazer na alma traços do paraíso perdido!

Em 1839, nasceu ali uma das pessoas de maior visão profética e missionária da história: João Batista Scala-brini, fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos (Carlistas) e das Missionárias de São Carlos. São os padres e as irmãs que percorrem, pelo mundo inteiro, as novas fronteiras migratórias para amparar os migrantes em suas necessidades e prestar-lhes assistência pastoral. Um carisma oportuno, Dom do Espírito Santo. Fundou também a Associação São Rafael, para fiéis leigos com o mesmo carisma.

João Batista foi o terceiro de oito filhos de Luís Sca-labrini e de Colomba Trombetta, família temente a Deus, que rezava o terço diariamente e tinha sensibilidade pelos pobres. Neste ambiente desabrochou a vocação ao sacer-dócio. Aos dezoito anos entrou no seminário de Como e,

sendo inteligente e dedicado, foi precocemente ordenado presbítero aos 3 de maio de 1863, aos vinte e três anos de idade.

Como padre novo ofere-ceu-se para ser missionário nas Índias, mas seu bispo respondeu: “Tuas Índias são a Itália”! E nomeou-o como professor e reitor do Seminá-rio Maior de Como!

Após sete anos, foi nomeado Pároco de uma paróquia operária da perife-

ria de Como, onde assumiu três prioridades: a catequese das crianças, a formação da juventude e a promoção da classe trabalhadora. Conferencista brilhante, já naquele tempo defendeu a participação dos operários nos lucros, o seguro saúde e a aposentadoria. Em 1876, aos 36 anos de idade, foi nomeado bispo de Piacenza.

Incansável no zelo pelo povo diocesano, líder da renovação catequética, pioneiro na defesa da participação política do laicato católico, animador carismático da pastoral dos migrantes, logo tornou-se uma referência mundial no envio de missionários e missionárias para o atendimento Em 1904, estimulado pelo Papa São Pio X, visitou o Brasil e a Argentina. No Brasil visitou São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, a região da Serra Gaúcha e a Paróquia São Pedro de Encantado. Se posso dizer que a terra de Como é um pedaço do paraíso perdido, ele disse de nossa terra: “Encantado é uma flor! Lugar belíssimo, saudável e fértil”.

João Batista Scalabrini faleceu dia 1º de junho de 1905 e a nove de novembro de 1997 foi beatificado pelo Papa João Paulo II, como “Apóstolo da Catequese, da Reconci-liação e dos Migrantes”. Sua efígie, com uma relíquia do beato, está sempre sobre o altar da residência episcopal, em Santa Cruz do Sul.

Dia 19 de setembro, ao celebrarmos em Encantado o centenário de sua visita pastoral, damos graças pela pre-sença dos missionários e missionárias carlistas entre nós e não só admiramos as virtudes de João Batista Scalabrini mas também nos propomos a imitá-lo.

No dia 07 de de junho Corpus Christi, às 14horas e 30min com saída em frente ao Hospital Beneficente Santa Terezinha, passando pela rua Duque de Caxias, segue Pe Anchieta até Igreja Matriz e missa às 15 horas.

Escrito em setembro de 2004 por Dom Sinésio Bohn

Bispo Emérito de Santa Cruz do Sul

Page 9: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

9JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012GERALA cada edição, o Jornal Opinião traz o relato da rotina de um encantadense espalhado pelo mundo.

Trabalhando, estudando, viajando.....

Fotos: Arquivo pessoal

SÉRIEcomFABIANA

DE CASTRO

CALDAS

Se você conhece alguém

de Encantado que está

fora do país, entre em

contato conosco:

angelareale17@yahoo.

com.br ou ligue 3751-1580

“Atualmente, estou morando em Las Vegas, Nevada, no oeste dos Estados Unidos. A minha vinda pra cá é recente, cheguei no último dia 12 de maio, mas a minha história com Las Vegas começou em janeiro de 2010, quando vim passar um Ano Novo com as amigas aqui. Na época, eu morava na Pensilvânia.

No dia 2 de janeiro daquele ano conheci o meu noivo, Jared, e nós acabamos engatando um na-moro a distância. Dois anos se passaram, muitas idas e vindas, e agora estamos finalmente juntos, no mesmo fuso horário.

Aos poucos estou me readaptando à vida nos Estados Unidos, que é muito compensadora. Sou jornalista por formação e coração e espero me encaixar na minha área assim que possível.

Las Vegas é mundialmente conhecida pelos cassinos, restaurantes e hotéis luxuosos localiza-dos na Las Vegas Boulevard, avenida apelidada de Strip. Nos Estados Unidos, Las Vegas é conside-rada a Disneylândia dos adultos, uma das poucas cidades do país onde é permitido o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Exatamente por ter leis mais flexíveis, Las Vegas também é conhecida como Cidade do Pecado (Sin City).

No entanto, o meu lugar preferido é o Red Rock Canyon, uma área de conservação nacional, que abriga mais de 20 trilhas de caminhada. Uma reserva natural linda, com paisagens incríveis. Ótimo para um piquenique de domingo ou para queimar algumas calorias.

Construída no meio do deserto, Las Vegas atinge temperaturas acima de 40º C no verão, com baixos índices de umidade e chuva. Atual-mente, estamos quatro horas atrás do horário de Brasília. Apesar de ser uma cidade turística, cerca

de 600 mil pessoas vivem aqui.O inglês é uma língua divertida de aprender. O

único porém é a falta da palavra saudade no voca-bulário. Sentimento constante no meu coração. Existe uma diferença grande entre estar distante e ser distante. Depois que a gente entende esse conceito, a vida longe de casa fica menos difícil e mais bonita. Um beijo grande em todos.”

LAS VEGASEstados Unidos

Fabiana de Castro Caldas, 25 anos, é na-tural de Pelotas, RS. Ela, os pais, Mario An-tonio e Valéria Caldas, e os irmãos, Silvana e Eduardo, adotaram Encantado como casa em agosto de 2001. “Um lugar inspirador que nos acolheu e nos proporcionou muitas alegrias e conquistas”, diz Fabiana.

Com os amigos Cristiano e Daiane Fontana no hotel Paris

Fabiana e Jared, no Red Rock Canyon

Las Vegas Boulevard, Strip

Red Rock Canyon

Show de águas, atração do imponente hotel Bellagio

Page 10: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 11: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 12: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

12 JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012

A XVI Conferência Anual na União Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Una-le) já é considerada pela enti-dade nacional como o maior de sua história.

Cerca de 400 deputados de todo o Brasil e 25 delegações de parlamentares internacionais estiveram em Natal, paises da

America do Sul como Argentina e Paraguai, do Norte, México e Canadá, da Africa, representante da Africa do Sul e da Ásia, como a China.

Entre serviudores e funcio-nários públicos estaduais, o total de participantes ultrapassou 1,5 mil pessoas presentes no Centro de Convenções de Natal (RN).

Encerra hoje, em Natal, no Rio Grande do Norte, a maior confe-rência parlamentar latino-americana: a XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que é realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O evento reúne também delegações internacionais de apro-ximadamente 30 países diferentes e 14 eventos simultâneos de

vários segmentos relacionais aos legislativos estaduais.O Grupo Encantado de Comunicação fez a cobertura. Ao

longo da semana, o repórter Milton Fernando trouxe informa-ções para as Rádios Encantado AM e Energia Pop FM. O diretor Antonio Alberto Lucca acompanhou o trabalho. Para o Jornal Opinião, Milton Fernando registrou os principais acontecimentos que contaram com a participação dos parlamentares gaúchos.

UnAlE reúne mais de 1,5 mil pessoas em natal

Presidente da UNALE, deputado José Luis Tchê fala durante abertura

“A MAIOR E MELhOR CONFERêNCIA”

Na abertura, o presidente da Unale, deputado do Acre, José Luis Tchê, cumprimentou a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciar-lini Rosado.

DEPUTADOS GAÚChOS

O Rio Grande do Sul está representado por 13 parlamentares. Além do presidente da Assem-bleia, Alexandre Postal (PMDB), estão em Natal os deputados Edson Brum (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Miki Breier (PSB), Zilá Breitenbach (PSDB), Maria Helena Sartori (PMDB), Sil-vana Covatti (PP), Pedro Wesphalen (PP), Paulo Borges (DEM), Raul Carrion (PC do B), Frederico Antunes (PP), Adolfo Brito (PP) e Giovani Feltes (PMDB).

Auditório ficou lotado na cerimônia de abertura

Milton Fernando

Galileu Oldenburg/AL/RS Galileu Oldenburg/AL/RS

Galileu Oldenburg/AL/RS

Galileu Oldenburg/AL/RS

Na cerimônia de abertura do evento, alunos da Escola de Oficiais do Exército levaram as bandeiras dos Estados e dos países presentes. A foto mostra a bandeira do Rio Grande do Sul.

Milton FernandoBANDEIRA DO RS

Deputadas Silvana Covatti, Maria Helena Sartori e Zilá Breitenbach

Capoani, Feltes, Brum, Wesphalen, Breier, Brito e Antunes

Page 13: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

O presidente da Comissão de Cida-dania e Direitos Humanos da Assem-bleia Legislativa do RS, deputado Miki Breier (PSB), coordenou na manhã de quarta-feira (30), a reunião da Comis-são de Direitos Humanos da Confe-

deração Parlamentar das Américas (Copa). O encontro debateu a situação dos Haitianos no Brasil.

Miki Breier apresentou o relatório produzido pela CCDH gaúcha contendo as informações sobre os 175 haitia-nos que estão trabalhando e vivendo no Rio Grande do Sul. O documento traz ainda o histórico do trabalho da instância no acompanhamento dos imigrantes no estado.

“Precisamos trabalhar essa questão cultural, os direitos humanos. Esses haitianos tiveram seu país destruído em 2010 e agora são mais de cinco mil vindo para o Brasil”, disse.

Feltes preocupadoSobre o assunto, o deputado

estadual do PMDB gaúcho, Giova-ne Feltes, mostrou-se muito pre-ocupado.

Segundo um estudo que tem apresentado na Assembleia Le-gislativa Gaúcha, cada morador do estado deve ao Governo Fede-ral a importância de R$ 4 mil, isto impede obras de vital importân-cia, com este valor seriam cons-truídas mais de três pontes do Guaíba, quase 50 duplicações da rodovia BR 386 no trecho de Estrela a Tabaí.

O deputado diz ser urgente a repactu-ação da dívida com os Estados, para que possamos desenvolver um novo modelo de relação com a União.

JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012 13Da China há mais

de 30 representantes, todos munidos de uma máquina fotográfica, e usando constantemente

O debate sobre a Revisão do Pacto Federativo, ontem (31), con-tou com a participação do sena-dor e ex-governador do Paraná, Roberto Requião (foto). Também participaram a coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli; o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel; o conselheiro do TCU de Minas, Sebastião Helvécio; a deputada estadual Aspásia Camargo (RJ); o membro da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Esta-

duais (Febrafite), João Pedro Casarotto e o professor de Marketing Silvio Teitelbaum.

Um empresário local montou a Orquestra Sanfônica, com vários meninos e meninas tocando sanfona. Este projeto foi apresentado no final das atividades na quarta feira (30), antes da abertura, no Centro de Eventos, em Natal, em espaço alternativo. Bela iniciativa que oportuniza a integração de jovens com a sociedade, sem perder a cultura local.

PROJETO CULTURAL AJUDA JOVENS CARENTESMilton Fernando

REVISÃO DO PACTO FEDERATIVO

Feltes conversa com Milton Fernando

Milton Fernando

Antônio Alberto Lucca

175 haitianos no RS

Na quarta-feira (30), a UNALE tratou de temas relativos à faixa de Fronteira e Mercosul, sob a coordenação do deputado Frederico Antunes (PP). O ponto central do encontro envolveu o debate do projeto de Lei 11/2012 do Senado Federal que trata da implantação de lojas francas em cidades gêmeas da fronteira.

Para Frederico Antunes, o tema é de extrema importância econômica e social para os municípios localizados em faixa de fronteira. “Trata-se de uma oportunidade concreta para que estas comunidades usu-fruam dos benefícios que até agora somen-te renderam lucros às cidades do outro lado da fronteira”, afirmou o parlamentar.

Antunes também fez comentários so-bre as relações entre o Brasil e os países do Mercosul. “Qualquer movimento do Brasil

em querer retaliar ou fazer a prática do efeito espelho para os países do Mercosul é, praticamente, a decretação de um colap-so nos países vizinhos. Sei que se o Brasil fechar as cortinas, por exemplo, a Argenti-na vai ter um aprofundamento de sua crise que já é significativa. É verdade também que não podemos fazer com que as cortinas de lá permaneçam fechadas”, afirmou.

Milton e o deputado Breier

Faixa de fronteira

Milton e o deputado Antunes

O deputado Edson Brum (PMDB) destacou o trabalho para unir os países do Mer-cosul, a fim de tratar de legis-lações iguais entre todos os integrantes, tanto na questão ambiental, como na sanidade animal. “Temos que lutar pe-las mesmas cobranças e pelos mesmos direitos”, disse.

Brum chamou a atenção ainda para o debate sobre o tema Ferrovias, sobretudo, a ligação entre o Atlântico e o Pacífico. “Isso vai diminuir sete mil quilômetros para a Ásia. Pode ba-ratear o custo de produção tanto para a im-

portação como para a exportação”.O peemedebista também participou

do Fórum da Copa e das Delegações In-ternacionais e da Frente de Trabalho so-bre Faixas de Fronteiras.

Ferrovias

Gilberto Capoani e Edson Brum

Opinião em NatalOs deputados Edson Brum, Pe-

dro Wesphalen e Gilberto Capoani aproveitaram para ler a edição do dia 25 de maio, do Jornal Opinião.

Antônio Alberto Lucca

Antônio Alberto Lucca

Milton Fernando

Page 14: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

14 JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012 GERAL

Cosuel descarta interromper produção devido à estiagemPresidente Gilberto Piccinini garante tranquilidade aos colaboradores e diz que nunca foi cogitada a hipótese de parar

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

Encantado - A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul gerou comentários de que a Coopera-tiva dos Suinocultores (Cosuel) poderia desativar parte da pro-dução do frigorífico. Porém, conforme o presidente Gilberto Piccinini não existe nenhuma possibilidade disso acontecer. Segundo ele, nunca foi cogitada a possibilidade de interromper os trabalhos. “Jamais houve a preo-cupação da Cosuel ou foi sonda-da a ideia de parar as indústrias. Nem de perto há possibilidade de fazer isso”, garantiu.

Piccinini explicou que o fato de uma empresa de Lajeado ter divulgado na imprensa que po-deria desativar ou diminuir o abate caso a estiagem prosse-guisse fez com que as pessoas imaginassem que o mesmo pro-cedimento poderia ser adotado

em Encantado. O presidente da Cooperativa salienta que na in-dústria de leite em pó, em Arroio do Meio, é usado água de poços artesianos e, em Encantado, o aproveitamento é feito com o água tratada do Rio Taquari.

“Hoje, o maior problema está com os produtores de algumas

regiões que não conseguem alo-jar suínos e frangos. Mas com a indústria está dentro da nor-malidade. O que existe é menos água no Rio, mas não tem ame-aça alguma”, afirma. “Os funcio-nários podem ficar tranquilo. Estamos aumentando o abate, a produção”.

Uma comissão da Cosuel trabalha nos preparativos finais para a inauguração do complexo industrial, na localidade de Palmas, ao lado da rodovia RS 130, em Arroio do Meio. A programação já está definida, inicia às 10h com recepção, cerimonial, almoço e show. As atrações artísticas devem ser Os Fagundes e o cantor Pedro Ernesto Denardim.

“É um evento que vai marcar os 65 anos da

Cosuel. A inauguração é esperada pelo setor cooperativista em todo o Brasil. Teremos um número expressivo de associados”, comenta Gilberto Piccinini.

O governador Tarso Genro recebeu o con-vite e deve comparecer à solenidade. “Vamos marcar na história dos 65 anos da Cosuel mais um evento importante que vai ajudar a mudar a fotografia da região”, acrescentou o presidente.

Fábrica de leite em pó

Presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini

Diogo Daroit Fedrizzi/Arquivo JO

Page 15: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012ENCANTADO

Reta finalEncantado - A comissão or-

ganizadora intensifica os pre-parativos e a divulgação para a 11ª Suinofest, que começa na sexta-feira (8), no Parque João Batista Marchese. Nesta sema-na, uma comitiva liderada pela presidente da Festa, Renata Ga-glioto, esteve em Porto Alegre para entregar o convite oficial ao governador Tarso Genro e ao presidente da Assembleia Le-gislativa, deputado Alexandre Postal.

Renata esteve acompanhada do mascote Buti, que interagiu com todos e foi reconhecido nas ruas como o porquinho símbolo da Suinofest. O prefeito Paulo Costi, o presidente da Associa-ção dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturva-les), Vanildo Roman, as sobera-

nas Luiza Slaghenaufi, Andressa Casanova e Mayara Cornelli, e a secretária de Juventude e Turis-mo Anapaula Gotardi, além de Luciano Moresco e Rafael Fon-tana, da Lume Eventos, também acompanharam o grupo.

No Palácio Piratini, o gover-nador recebeu o convite em cli-ma de lembrança da edição de 2011. No ano passado, o chefe do Executivo Estadual partici-pou da Suinofest e garantiu que a gastronomia oferecida é uma das mais saborosos do Estado. O presidente da Assembleia Le-gislativa, Alexandre Postal, tam-bém recebeu a comitiva em seu gabinete e manifestou interes-se em prestigiar a Suinofest. A agenda da comitiva encantaden-se contemplou ainda os veículos de comunicação da capital.

A uma semana da abertura de uma das maiores festas gastronômicas do Estado, comissão organizadora intensifica os preparativos e a divulgação do evento

Vinicius Reis/AL

Na Assembleia: Soberanas, Postal, Renata, prefeito Costi, Buti, Fontana, Anapaula, Roman e Moresco

A abertura oficial da Suino-fest 2012 está marcada para a sexta-feira (8), às 18h30min, na parte externa do Parque João Batista Marchese. Os ingressos antecipados e com desconto podem ser adqui-ridos até hoje (1º), na Asso-ciação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e), Ótica Brilhos e Tabacaria Encanta-

do, em Encantado; e na Loja Compasso, no UnicShopping; no Posto de Combustível Faleiro e na Casa dos Óculos, em Lajeado.

A 11ª Suinofest é uma pro-moção da Aci-e, em parceria com a Administração Munici-pal, Lume Eventos e patrocí-nio máster da Dália Alimentos e do Sicredi.

Ingressos antecipados até hoje Ingressos sorteadosNo sábado, dia 26, a comis-

são organizadora da Suinofest realizou o primeiro sorteio de ingressos para a festa. Os bi-lhetes foram sorteados na ação que envolveu o comércio local, dentro do projeto de vitrines decoradas.

Os contemplados com os ingressos foram Junior Fernan-des, que comprou na Farma e Flora e foi sorteado duas vezes; Isabela Moresco, Armazen Art; Carlos Rangel Pinto, Época Pa-pelaria; Valdir de Oliveira Ju-nior, Papelaria Espaço Aberto; Clair Michelon, Piccinini; Jeri Adriano Hammes, Comercial de Calçados Encantadense Ltda.; Madelaine Nicaretta, Padaria Dalpizol; Vera Lucia Demichei Zílio, Supermercado Cosuel; e Sidnei Capoani, Lojas Marvan. O próximo sorteio ocorre neste sábado (2), às 11h, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e Pa-dre Anchieta.

Buti com Postal: a exemplo do ano passado, mascote chamou a atenção na capital

15

Divisórias para a Feira começam a ser montadas

Operários já colocam as pirâmides na área externa do Parque Salão gastronômico ganha forma

Vinicius Reis/AL

Diogo Daroit Fedrizzi

Diogo Daroit Fedrizzi

Diogo D

aroit Fedrizzi

Page 16: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 17: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 18: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 19: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

19JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012 19ANUNCIE NO OPINIÃO - LIGUE 3751-1580 - www.OPINIAOJORNAL.COM

Dê O ACABAMENTO IDEAL PARA SEU VISUAL!

Quatro anos

Vitória Capitani Saldanha completou no dia 29 seus

quatro aninhos. Feliz aniver-sário, que Deus lhe dê saúde,

pois você é o nosso exemplo de vida, de força e de superação.

Te amamos muito. Beijos e abraços de todos os seus fami-

liares e amigos.Parabéns Cristalzinha, você

é mesmo uma Vitória!!!

O gatinho da foto é o Matheus Didomê-nico, que completou seis aninhos no dia 27 de maio. Matheus, juntamente com os pais

Anderson e Geuvana, recebeu os amiguinhos em sua residência. Os vovôs corujas Luiz e

Salete tambémm ficaram radiantes. Foto: Juremir Versetti

6 anos de Matheus

Marco Aurélio Giongo come-morou no dia 27 de maio 48 anos. “Marquito”,que é fã de carteirinha da Ferrari, fez questão de posar para uma foto ao lado das super máqui-nas. Foto Juremir Versetti.

Os 48 do Marquito

A Escola Agostinho Costi promoveu no sábado, 19 de maio, uma homenagem às mães dos alunos. Direção, professores e funcionários receberam as mulheres com uma música. Ângela Reale, do Grupo Encantado de Comunicação, apresentou uma palestra com o tema “Autoestima da Mulher, ingrediente indispensável para bem viver”.

Após, na quadra da escola, houve apresenta-ções de dança, brincadeiras e um chá de con-fraternização. Cada mãe recebeu um mimo da escola. “Agradecemos a todos que colaboraram para o sucesso do evento”, disse a diretora Neide Maria Graciola.

Escola Agostinho Costi faz homenagem às mães

Arquivo pessoal

Divulgação

Um anoGustavo Baldissera come-

morou o aniversário de um ano no dia 26 de maio. Fami-liares e amigos festejaram no CTG Giuseppe Garibaldi.

Simone Giongo

LARGO OU FINO?O cinto fino ou médio é

mais fácil de dar certo em to-das as silhuetas, quase não tem restrição. Já o cinto largo acaba “escondendo” uma boa parte do tronco e por isso acaba encurtando-o. Então mulheres que tem muito seio ou que se sentem maiores na parte de cima não vão se sentir bem com o cinto largo, porque ele vai acabar dando a sensação de tronco mais largo e de seios maiores.

NA CINTURA OU NO QUADRIL?Cintos usados na cintura

são bons pra definir essa parte do corpo e acabam aproxi-mando a blusa ou vestido e dando a sensação de silhueta mais feminina. Por isso ficam melhores com peças de roupa mais soltinhas, nem que seja um pouquinho. As mulheres que são maiores na parte de baixo da silhueta têm que tomar cuidado pra que a blusa não seja num tecido muito estruturado, porque na hora dela colocar o cinto por cima da blusa, marcando cintura, a blusa pode acabar formando um “sino” bem na região do quadril, o que vai aumentá-lo visualmente. Já quem tem a parte de cima maior também tem tomar cuidado pra blusa ou vestido não ficar volumosa demais na região dos seios.

Cintos usados no quadril são melhores pra que não tem muito quadril e pra quem tem o tronco mais curto.

DISCRETO OU ChAMATIVO?Os modelos mais discretos,

de couro, liso, sem textura em tons neutros (como marrom, preto ou bege) são super fun-cionais no caso de você querer acinturar um vestido soltinho ou segurar uma calça que está mais “larguinha” ou arrematar um cós quando a blusa está sendo usada por dentro. Já os texturizados (os de cobra são super atuais), coloridos e com aplicações são acessórios re-almente decorativos e podem render vário elogios.

CINTOS DE ELÁSTICO!São os favoritos das mulhe-

res plus size! O mesmo cinto pode ser usado na cintura ou no quadril e acaba “vestin-do” melhor a cintura, por ser mais anatômico. Para as mais elegantes o cinto bem fininho de elástico fica ótimo e para as mais ousadas, os mais largos com fivelas maiores vão fazer sucesso, mas cuidado, na medi-da em que aumenta a extra-vagância do cinto, aumentam também as medidas da região onde ele se encontra!!!

Beijos e até a próxima semana!!

Tenho certeza que em vários closets por aí existem vários cintos perdidos, esquecidos num cantinho, mas para mim cinto é sinônimo de acabamento no visual e merece toda a atenção de quem for usar.

DICA DA SEMANA

Neide e Ângela

Page 20: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

20 JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012

Encantado - Na segunda-feira (28), as inscrições para o ENEM foram abertas e vão até o dia 15 de junho. O Exame Na-cional do Ensino Médio (Enem) é utilizado por muitas universi-dades públicas para o acesso ao ensino superior e por universi-dades privadas através de bol-sas oferecidas pelo ProUni.

O valor da inscrição é de R$ 35,00. Este ano, as provas ocor-rerão nos dias 3 e 4 de novem-bro e trazem novidades quanto à redação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou na tarde da quinta-feira (24) as

novas regras do Exame Nacio-nal do Ensino Médio (Enem). As principais mudanças ocorreram na prova de redação, que terá um novo sistema de correção. Segundo o ministro, o MEC de-

cidiu criar “filtros mais precisos para avaliar” a redação.

O ENEM é uma grande opor-tunidade para quem deseja seu ingresso no Ensino Superior, e requer preparação.

A Lume Centro de Ensino está promovendo o Curso Prepara-tório para o Enem que inicia na segunda-feira (4) e possui carga horária de 300 horas/aula .

As vagas são limitadas. Para mais informações acesse o site da escola www.lumeonline.com.br ou entre em contato com nos-sa equipe pelo telefone 51.3751 6812 ou pelo e-mail [email protected].

hora de se inscrever para o Enem 2012

O ex-goleiro encantadense Vilson Bagatini, que jogou no Esporte Clube Encantado nos anos 60, terá sua biografia registrada em livro. A obra está sendo preparada pelo professor e escritor encantadense Airto Francisco Gomes e deve ser lançada em Porto Alegre em abril de 2013. O lançamento deverá ocorrer durante o evento Professores Sem Fronteiras, que envolve profes-sores de diversos países, entre eles Brasil, México e Argentina. Histórias hilariantes da adolescência do atleta, que também foi árbitro e professor, além de suas viagens internacionais integram o livro com mais de 450 páginas.

Bagatini, passou pelo Flamengo, Juventude de Caxias do Sul, Uruguaiana e Brasil de Pelotas. Foi também destaque por muitos anos como árbitro de diferentes categorias e instrutor de cursos de arbitragem na Federação Gaúcha de Futebol. Teve alunos ilustres como Carlos Simon, que apitou três Copas do Mundo, e Leonardo Gaciba, ambos atuais comentaristas esportivos. O encantadense, que resolveu contar sua história de vida, se tor-nou uma celebridade como professor de classes especiais e palestrante em todas as capitais do Brasil, inclusive em 27 países, sobre o tema psico-

motricidade.A diagramação do livro está sendo feita pelo

jornalista Diogo Daroit Fedrizzi e já está em fase de finalização.

Airto Gomes escreve biografia de Vilson Bagatini

Gomes e Bagatini, diante do discóbolo na casa do professor, em Porto Alegre

Divulgação

A 24ª Região Tradicionalista esteve re-presentada, nos dias 24, 25 e 26 de maio, na 42ª Ciranda Cultural de Prendas, em Passo Fundo.

A integrante do GAN Anita Garibaldi, de Encantado, Caroline Maróstica, conquistou a sétima colocação na categoria Prenda Juvenil. O resultado foi comemorado pelos integran-tes do Anita. Para Margarete Hammes, esposa do Patrão Jerri Adriano Hammes, a parti-cipação orgulha a entidade tradicionalista.

“A Cacá nos representou tão bem na Ciran-da Cultural. Sabemos do esforço dela e da dedicação em se preparar para o Concurso”, comentou Margarete.

A Prenda Adulta, Ângela Hammes, do DTG Guardiões do Rio Grande, de Encantado, con-quistou o sexto lugar e a Prenda Mirim, Maria Eduarda Diehl, do CTG Sentinela da Tradição, de Muçum, ficou em 12º. “Todas elas repre-sentaram muito bem a 24ª RT”, acrescentou Margarete.

Angela, Cacá e Maria Eduarda

Ciranda de Prendas

Divulgação

Page 21: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012 21

Page 22: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 23: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012 23

LEÃO CLASSIFICADO

Título do time de Li-nha Júlio de Castilhos só foi confirmado após uma reunião na terça-feira (29) na Liga. Na final de domingo, a partida foi encerrada aos quatro minutos da prorrogação depois que alguns jogadores do Esperança agre-diram o árbitro. Eles contestaram a marca-ção do gol do XV, ale-gando que teria sido feito com a mão.

PÁGINA 25

AMADOR DE ROCA

DEpOIS DA pOLêmICA, xv é CAmpEÃO

COLUNA DE NILSON DEBORTOLI - Página 26

COPINhA DE JUVENIS

Divulgação

JOGOS RURAIS

LINHA ARGOLA é TRI

COPA SCREC

FUTEBOL SETE mOvImENTA COLABORADORES DA COSUEL

Goleada de 5x2 sobre o Inter-SM, na quarta-feira (30), nas Cabriúvas (foto), deixa o Encantado com 8 pontos na vice-liderança do Grupo. Time de Danilo Mior volta a campo neste sábado (2), em Espumoso, contra o

Guarany, pela última rodada da segunda fasePÁGINA 27

Fotos: Henrique Pedersini

PÁGINA 24

PÁGINA 26

Page 24: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 25: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 26: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012
Page 27: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

27JORNAL OPINIÃO n 01 de junho de 2012

Na tarde da quarta-feira (30), o Encantado recebeu o Internacional de Santa Maria no Estádio das Cabriúvas. O Leão venceu o jogo pelo placar de 5 a 2 e garantiu presença na próxima fase. Alex Junior (2),

Marcelo, Cesar e Giovani marcaram os gols da vitória do Encantado. Na última rodada, o time de Danilo Mior vai a Espumoso enfrentar o Guarany para decidir qual será a posição em que o Encantado se

classificará e o próximo adversário das oitavas de final

LEÃO ESpERA pOR ADvERSÁRIO DAS OITAvAS

hENRIQUE PEDERSINI

Fotos: Henrique Pedersini

OS DESTAQUES

CLUBE PG GP GC SGSanta Cruz 09 12 09 03Encantado 08 12 07 05Inter-SM 07 11 09 02Guarany 04 03 13 -10

CLASSIFICAÇÃO ChAVE M

Alex Júnior, Marcelo e Dinho

Em EspumosoGuarany

X Encantado

Em Santa MariaInternacional

X Santa Cruz

ÚLTIMA RODADASÁBADO, 15h

ENCANTADOIsaías; Aldair (Pedro) Cesar (Adonai) e Alex junior; Di-

nho; Ninho; Kapler (Vitor); Maurício (Bruno) Marcelo e Ronaldo (Giovani). Técnico: Danilo Mior

InternacIonal-SMNelson; Waguinho; Garcia; Touro e Be; Sangoi (Hulk);

Falcão (Otávio); Kevin e Bebe; Junior e Pedro. Técnico: Ro-drigo Rodrigues Vieira

ARBITRAGEM: Márcio Bombassaro, Peter Maia e Mai-con Steormovsky

No sábado (26), o Encantado enfrentou o Santa Cruz fora de casa. O time encantadense foi der-rotado pelo placar de 4 a 3.

O Encantado abriu vantagem de 2x0, mas depois perdeu pênalti

e teve um jogador expulso. A partida teve clima hostil, de-

vido à provocação que alguns atle-tas do Leão teriam feito no jogo em Encantado segundo integrantes da comissão técnica do Santa Cruz.

Depois de abrir 2x0, time leva a virada em Santa Cruz

FIChA TÉCNICA

A PARTIDA Desfalcado do lateral e capitão Jé, Danilo

Mior promoveu a entrada de Aldair na ala direita. Marcelo formou dupla de ataque com Ronaldo. Alex Junior, um dos destaques do time, se firmou na ala esquerda.

O Leão começou melhor a partida, sufo-cando o adversário. Logo aos dois minutos, Marcelo, em jogada individual, quase abriu o placar. O Internacional de Santa Maria não conseguia sequer sair jogando.

ENCANTADO ABRE VANTAGEM Com dois atacantes, o Encantado criava

jogadas por ambos os lados, em uma delas, Ronaldo entrou na área driblando a defe-sa adversária e foi derrubado. Pênalti, que Alex Junior cobrou no canto direito do go-leiro, abrindo o placar.

O Leão seguiu pressionando, aos 19 minutos, Maurício cobrou falta com per-feição, Marcelo subiu de cabeça e ampliou

o placar. Na primeira etapa, ainda houve tempo para o exaustivo trabalho de bola parada nos treinos dar certo. Em cobran-ça de escanteio ensaiada, Aldair cruzou e o zagueiro Cesar completou de cabeça, 3 a 0 na primeira etapa.

SEGUNDO TEMPO Na segunda etapa, os comandados de

Danilo Mior diminuíram o ritmo. O Inter-nacional de Santa Maria entrou no jogo e chegou a diminuir o placar no gol de pê-nalti de Bêbe. O Inter acreditou na reação, lançou-se ao ataque e chegou a criar opor-tunidades.

Em contra-ataque, Alex Junior bateu forte para ampliar novamente a vantagem para 4 a 1. Hulk, em posição de impedimen-to, voltou a descontar o placar para o time de Santa Maria. No final do jogo, o volante Ninho fez grande jogada e empurrou a bola para Giovani fechar a goelada.

Inter marcou o primeiro gol de pênalti

Leão venceu com tranquilidade

Com a vitória da quarta-feira, o Encantado está garan-tido nas oitavas de final. Joga na última rodada, apenas para definir se classificará com pri-meiro, segundo ou pelo índice técnico. Dos 24 times que dis-putam essa fase, 16 avançam para o mata-mata.

CLASSIFICAÇÃO

Goleada sobre o Inter-SM teve direito à janelinha do lateral Bruno (camisa 16) sobre o adversário

Page 28: Jornal Opinião 01 de Junho de 2012

Encantado, 01 de junho de 2012

Divulgação

SÉRIE ESTADOS UNIDOS

Página 9

SÉRIEO dia a dia de

Fabiana Caldas em Las Vegas

Arquivo pessoal

Encantado – A As-sociação Comercial e Industrial de Encanta-do (Aci-e) inicia nes-ta semana o processo de venda de salas co-merciais no prédio do Centro Empresarial, na Rua Érgiles Sana, no Centro. O empre-endimento teve início com o Planejamento Estratégico realizado pela entidade em 2001 e tem a finalidade de sediar a nova estrutu-ra administrativa da Aci-e, bem como de ou-tras entidades repre-sentativas e empresas do município.

As obras iniciaram em 2010 e já estão em fase de preparação para cobertura do prédio, com estimativa de conclusão em até dois anos. Segundo o presidente da Aci-e, Júlio Medeiros, este novo Centro Empresarial será uma referência ao em-presariado e comunidade local e regional, sendo o único prédio com estas caracte-rísticas e finalidade na região.

A edificação possui quatro pavimen-tos, além de garagem no subsolo. No térreo terá duas salas destinadas ao fun-cionamento de lojas, bem como as insta-lações administrativas da Aci-e. Terá ain-da dois pisos-tipo, com um total de oito salas comerciais com áreas úteis de 70 a 90 metros quadrados aproximadamente, das quais a entidade pretende comerciali-

zar inicialmente até seis salas. No quarto pavimento está projetado um auditório, onde o associado poderá contar com um espaçoso local para cursos e outros even-tos.

De início, os imóveis serão ofertados ao quadro social, sendo que as propos-tas deverão ser encaminhadas em enve-lope lacrado e serão recebidas até o dia 20 de junho. A abertura dos envelopes acontecerá na sede da entidade, na Rua Júlio de Castilhos, dia 22 de junho, às 17h, com acesso a todos os proponentes para acompanhar o processo.

Informações sobre os critérios de ven-da poderão ser obtidas através do telefo-ne (51) 3751-2255, com Milton Mânica, em horário comercial, ou através do email [email protected].

Aci-e inicia venda de salas comerciais do Centro Empresarial

De início, os imóveis serão ofertados ao quadro socialEncantado – O Dia do Desafio

mobilizou 6.431 pessoas no município, durante esta quarta-feira (30), o que representa 31,35% da população. O município venceu a disputa contra a cidade de Esparza, na Costa Rica, que conseguiu mobilizar 3,75% dos habi-tantes. Durante 15 minutos, as pessoas praticaram atividades físicas em prol de hábitos saudáveis. Em relação ao ano passado, foi registrado um acrésci-mo de 979 pessoas.

A Secretaria Municipal da Juven-tude, Desporto e Turismo e o CMD foram os coordenadores locais do Dia do Desafio. Para atingir o objetivo de superar os números do ano anterior, a

equipe contou com a colaboração das escolas da rede municipal, estadual e particular, empresas, colaboradores e de profissionais que atuam na área de ginástica laboral, bem como com a par-ticipação dos monitores dos projetos Segundo Tempo e Viver Bem, mantidos pela Administração Municipal.

Para a secretária Anapaula Gotardi, o Dia do Desafio foi satisfatório, pois superamos as expectativas. “Porém queremos que ele sirva de incentivo para que as pessoas se desafiem todos os dias a parar, pelos menos 15 minu-tos, e praticar alguma atividade física para o bem-estar, para uma vida mais saudável”.

DIA DO DESAFIOEncantado vence cidade da Costa Rica