jornal opinião 03 de maio de 2013

28

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 10-Mar-2016

285 views

Category:

Documents


33 download

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação da cidade de Encantado/RS

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 03 de maio de 2013
Page 2: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

FUNDADO EM 21.08.1971Encantado n° 2129

Editado porOPINIÃO REGIONALEditora JornalísticaEncantado - RS - 95960-000

Rua 7 de Setembro, 792

Fone: (51) 3751-1580www.opiniaojornal.com

[email protected]

Diretor Antonio Alberto Lucca

[email protected]ção GeralMilton Fernando

[email protected] Responsável

Diogo Daroit Fedrizzi (MTB 9398)

[email protected]@opiniaojornal.com.br

Os artigos assinados não representam necessariamente

o ponto de vista da direção. Jornal de circulação semanal às sextas-feiras e fechamento comercial às quintas-feiras às

12 horas.

2 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 ROCA SALES

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

MUNÍCIPIO DE ROCA SALESOFÍCIO DOS REGISTROS PÚBLICOS

SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAISEDITAL DE PROCLAMAS

DANIELA GRANDEAUX, Registra-dora desta Serventia Registral de Roca Sales-RS, vem informar que se apresentaram para casar, na cidade de Encantado/RS: JONAS WENDT E TATIANE MARIA BRAUN. Ele é frentista. Ela é auxiliar de escritório. Ambos brasileiros, solteiros, naturais deste Estado, residen-te e domiciliados na Linha Brasil, neste município.

Se alguém souber de algum impedimento, apresente-o, na forma da Lei.

Roca Sales, 03 de maio de 2013.

Obituário

(As informações pu-blicadas são gratuitas e podem ser enviadas por e.mail à redação do Jornal Opinião)

Faleceu na sexta-feira, e foi sepultado no Cemitério de Relvado o Senhor Nelson Salvagoni (Funerária Mazzrino).

Faleceu n terça-feira, aos 85 anos, a senhora Ida Fedrizzi. Ela foi se-pultada no Cemitério de Linha Ernesto Alves em Nova Bréscia. (Funerária Caridade)

Eva Dutra Cardoso, faleceu e foi sepultada no dia 30 de abril, no Ce-mitério Santo Antão de Encantado. (Funerária Arezzi).

Foi sepultado no dia de ontem, Hildo Antonio Lorenzi, no Cemitério da Comunidade de São José, em Encantado (Funerá-ria Mazzarino).

Roca Sales – Visando a fo-mentação da cultura entre a comunidade de Roca Sales, a Secretaria Municipal de Educa-ção e Cultura realiza no dia 10, sexta-feira, um evento gratuito para toda a comunidade, espe-cialmente às mães, que come-moram sua data no domingo, dia 12. A atividade inicia às 20h, na Sociedade Recreativa e Cul-tural Rocasalense. A atração é a Orquestra Jovem SESI de Laje-ado/Estrela. O evento faz parte dos objetivos e estratégias de fomentação cultural que a se-cretaria vem buscando por meio das ações dirigidas pela agente cultural Carmem Moraes.

Fundada em 1999, a Orques-tra Jovem do Sesi é resultado de oficinas culturais que ganham suporte de cinco profissionais na área de instrumentos, edu-cação musical, teatro e canto. A principal meta é ter uma ati-vidade extraclasse, e, através

dela, demonstrar um trabalho sério da linguagem musical e cênico, buscando resultados que possam favorecer o desen-volvimento integral da criança e do adolescente como cidadão livre. O grupo é composto por 38 instrumentistas voluntários.

A regência é do maestro Edson Wiethölter, que também é com-positor, arranjador e produtor cultural.

O concerto é promovido em parceria com o Projeto SESI Ca-tedrais e conta com o apoio do SESI-RS.

SMEC promove concerto na Cidade da Amizade

Orquestra é composta por 39 instrumentistas

Carlos Nunes

CRAS comemora o Dia das Mães

Roca Sales – no mês de abril a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro I re-alizou atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. Os alunos do 3º ano, coordenados pela professora Alexandra Vargas, criaram contações de histórias que foram apresentadas para as demais turmas do turno da tarde. Entre os contos exibidos esteve a encenação do livro “Mundinho de boas atitudes”, da autora Ingrid Biesemeyer. Por meio de dramatização com o uso de fantoches confeccionados pelos próprios alunos, a turma encantou os colegas, professores e a direção

Dom Pedro I comemora Semana do Livro Infantil

do educandário. Para Sara de Souza Flores, 9 anos, a atividade oportunizou um momento de integração entre os colegas. “Eu aprendi boas maneiras e pude com-partilhar elas com meus colegas, para sonhar com um mundo melhor”, diz.

Dia Nacional do Livro InfantilO Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril em home-

nagem a Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil. Monteiro Lo-bato foi um dos maiores autores da literatura infantojuvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referência à vida num sítio, criou o Jeca Tatu. Dando sequência a esses sucessos, criou sua maior obra da literatura infantojuvenil: O Sítio do Pica Pau Amarelo, que foi transformado em obra televi-siva nos anos 80.

Roca Sales – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realiza dia 10, a partir das 13h30min, no Ginásio Municipal de Esportes, um evento alusivo ao Dia das Mães. Para animar o evento acontece show musical, de humor e refle-xão com Gilmar Filippin e Neusir Alba, do município de Montauri. Após, ocorre baile com atividades para as participantes. O evento é destinado às mulheres que frequentam os serviços do CRAS, como Programa Bolsa Família, Projeto Viver Bem a 3ª Idade, mães dos alunos do PETI e oficinas em geral.

Page 3: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

3JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013EM PRIMEIRO PLANO José Raimundo Tramontini

Dal PizzolPadaria

Júlio de Castilhos 8353751.1278

Padaria, Lancheria e a maiscompleta linha de pães, cucas,tortas, doces e salgados.

MALAS DE VIAGEM

ConquistaGraças ao esforço de alguns poucos abnegados, en-

tre eles o vereador rocassalense Cristian Prade, a região com o apoio da UNIVATES vai sediar uma das etapas do SIMPÓSIO DE PROTEÇÃO AOS ANIMAIS. No evento que acontece no dia 22 de junho acontecerão diversas pales-tras de entidades e autoridades envolvidas na proteção do animais. Para os promotores o encontro será um mo-mento histórico para a região.

Portanto, cada um de vocês

deve abandonar

a mentira e falar a

verdade ao seu próximo,

pois todos somos

membros de um

mesmo corpo.

Efésios 4:25

No fim tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim.

Fernando Sabino

Cultura em MarchaComo sabem os encantadenses, em 2005, era

criado o Conselho Municipal de Cultura, para auxiliar a Secretaria de Educação e Cultura e a Administração Municipal, na condução e aconselhamento de assuntos culturais do município, notadamente a comemoração das diversas etnias, que construíram o nosso Municí-pio, data celebrada, no último domingo de Setembro de cada ano.

Hoje, cresce a importância do Conselho, com a determinação do Ministério da Educação, de se insti-tuir o Departamento de Cultura, junto à Secretaria da Educação e Cultura e a criação de um Fundo, que estará habilitado a receber verbas, tanto do Ministério da Edu-cação, quanto de outras fontes, possibilitando assim ao Conselho, concretizar projetos na área cultural.

Com esse objetivo, aproveitando a reformulação ad-ministrativa do Município, em andamento e já tramitan-do no Legislativo Municipal, está prevista a criação do Departamento de Cultura, junto à Secretaria da Educa-ção e Cultura, como preconiza o MEC.

Com a possível criação do Departamento de Cul-tura, o Município terá condições de desenvolver, com mais eficiência, auxiliado pelo Conselho Municipal de Cultura, ações concretas, para envolver sempre mais a comunidade, em projetos culturais, tais como, Concur-sos de Poesia, Concursos de Oratória, Apresentações Teatrais em nível nacional, apresentações de Concertos e Orquestras de alto nível e tantas outras manifestações multiformes de cultura.

Outras atividades culturais, estão sendo implemen-tadas pelo Município, a saber, instituir o Expresso Vo-lante de Leitura, que se constituirá em oportunizar aos moradores dos bairros, o ensejo de ter acesso à leitura e à cultura, bem próximo de suas residências.

Com esse propósito, pede-se aos munícipes, pos-suidores de assinaturas em revistas, que após serem lidas, as doem a Biblioteca Pública Municipal, para que as façam circular nesse novo projeto de leitura, nas cercanias da cidade.

Brevemente, o Município realizará uma Audiência Pública, para que os habitantes dessa terra se mani-festem democraticamente, sobre assuntos culturais de nossa sociedade.

Como se percebe, vamos oportunizando, aos poucos, de forma multifária, ocasiões para ampliarmos a cultura em nosso Município, engrandecendo culturalmente o progresso e o desenvolvimento de nossa comuna, que marcha celeremente, para as grandes comemorações do seu Centenário, a ser celebrado em 2015.

Encantado, abril de 2013Professor Ampere M. Giordani

Ex-Pres. Do CMC e integrante titular do Conselho.

MOINHO SANGALLIA Câmara de Encantado recebeu na terça feira dos diretores do Moinho

Sangali, Sr. Helio e Felipo Sangalli uma homenagem pelos 98 anos do municí-pio. Felipo disse que a história do moinho Sangalli começou na linha Jacaré, Encantado na metade do século XX, no ano de 1949, pelo sonho de 04 ami-gos em construir um moinho colonial através da moagem de milho e trigo. Nestes 64 anos o Moinho Sangalli continua crescendo, com o compromisso de cuidar e transformar sonhos em realidade e com a missão de continuar produzindo alimento – farinha de trigo com qualidade.

Hélio Sangalli, Jonas Calvi e Felipo SangalliD

ivul

gaçã

o

Carlos Nunes

RiscoO Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográ-

fica Taquari-Antas está com o sinal de alerta ligado no que tange à presença de fósforo (P) em seus rios. E os motivos dessa preocupação são reiterados e evidenciados por meio de estudo feito pelo Instituto de Saneamento Ambiental (Isam), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As principais informações do levantamento que abrange 31 municípios da Bacia Taquari-Antas foram apresentadas em reunião do colegiado realizada sexta-feira, dia 26, em Nova Ara-çá. Os professores da UCS, Vania Elisabete Schneider e Ludmilson Abritta Mendes, explicaram a origem, a disseminação e as consequências da presença do elemento químico nos mananciais destas cidades, as quais pertencem ao Conselho Regional de Desenvol-vimento da Serra (Corede Serra). No total, a Bacia Taquari-Antas engloba 119 municípios gaúchos.

Casa de CulturaAtravés de contos e brincadeiras, a Casa de Cultura de Encantado procu-

rou despertar nas crianças o interesse pela leitura e pelos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, durante a Semana do Livro Infantil. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Casa de Cultura, Escola Estadual Farrapos e o Curso Normal do Instituto Estadu-al de Educação Monsenhor Scalabrini, garantiu uma se-mana de atividades para as crianças da Educação Infan-til do município. As tardes ensolaradas foram propícias para realizar as atividades no pátio da Casa de Cultura. Enquanto um grupo de alunos se divertia com as cantigas de roda, outra turma ouvia atentamente as histórias de Monteiro Lobato debaixo da sombra das árvores. Outros ainda desenhavam e interagiam com os personagens do Sítio, num cenário repleto de balões coloridos. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, professora Roseli Mottin Soares, “as crianças, assim como os ado-lescentes, jovens e adultos, necessitam ser incentivados para o hábito da leitura, descobrindo através dela o ma-ravilhoso mundo do conhecimento e dos segredos que as palavras proporcionam às pessoas”.

Page 4: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

REGIÃO4 JORNAL OPINIÃO n 03 maio de 2013

Vereadores de toda a região estarão reunidos neste sábado (04.05.2013) em Teutônia, em mais uma reunião da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). Processo legislativo, modelos de projetos de lei e sessões plenárias serão os temas do encontro, que se inicia às 9h, no auditório do Colégio Teutônia (Rua Asido Dreyer, 154). O palestrante será o advogado Gabriel de Oliveira, que é especialista em processo de modernização legisla-tiva, consultor em direito público municipal e eleitoral e procurador de Câmaras de Vereadores. Ele é diretor-presidente do Instituto Gaúcho de Assessoramento a Ór-gãos Públicos. Essa será a segunda reunião da entidade em 2013, a qual é presidida pelo vereador de Fazenda Vilanova, Leo Mota. Ele destaca a importância da parti-cipação de todos os vereadores para a qualificação dos Legislativos Municipais.

Vereadores da região reúnem-se em

Teutônia sábado

Anta Gorda - O município realiza men-salmente festas, almoços e jantares típicos gaúchos e italianos, reunindo público que procura diversão, entretenimento e confra-ternização. Algumas festas, de forma espe-cial, reúnem centenas de pessoas, devido a sua gastronomia. Dentre elas destaca-se a Festa da Moranga. A décima edição do even-to, que oferece jantar-baile, ocorre nesse sá-bado, dia quatro de maio. O início será às 20 horas e, após o jantar, ocorre o baile animado pela Banda Explosão do Baile.

A comunidade da Linha Tunas fica há 12km do centro de Anta Gorda. Todos os anos, no primeiro sábado de maio, reúnem-se centenas de pessoas que apreciam os pra-tos à base da variedade moranga da abóbora. Cerca de 40 famílias, junto com o Clube de Mães da comunidade, trabalham na prepa-ração do evento. Envolta por verdes vales, a comunidade esconde belezas naturais desco-nhecidas por muitos, mas de grande impor-tância para o turismo local. Pratos como: pas-telzinho de moranga, pão de moranga, tortéi, docinhos cristalizados de moranga, doce de moranga em calda, moranga caramelizada, moranga recheada, croquetes de moranga e pudim de moranga serão servidos na noite.

Centenas de pessoas esperam o ano todo para a realização desta festa que já é tradicio-nal no município. A cada ano, a participação das comunidades aumenta e a comunidade multiplica seus habitantes. Na última edição, recorde de público, cerca de mil pessoas pres-tigiaram. Reservas de fichas podem ocorrer através do telefone (51) 9727-7106.

10ª Festa da Moranga é nesse sábadoO QUÊ: 10ª FESTA DA MORANGAONDE: LINHA TUNAS, ANTA GORDAQUANDO: SÁBADO, DIA 04.05.13, ÀS 20 HORAS(51)9727-7106 É O CONTATO PARA RESERVAS DE FICHAS

Divulgação

Page 5: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

5JORNAL OPINIÃO n 01 de fevereiro de 2013COLUNA

[email protected]

5

Pinga Fogo Milton Fernando

Page 6: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

6 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013

Page 7: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

7JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013

Page 8: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

8 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013

Page 9: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

9JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013

Page 10: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

10 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013

Page 11: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

11JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013GERAL

Page 12: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

12 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 EDUCAÇÃO

Page 13: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

13JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013ROCA SALES

Page 14: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

14 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 ROCA SALES

Page 15: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

15JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013REGIÃO

Page 16: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

16 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 REGIÃO

INFORMATIVO EXPEDIENTE DO LEGISLATIVO

Pedido de informações nº 43/2013 de autoria do Vereador AdroaldoConzatti (PSDB) solicitando cópia do convênio do município de Encantado com o esta-do e com a AGERGS, bem como a cópia do contrato de programa com a CORSAN, firmados através da lei municipal nº 2.805/2007, de 16 de abril de 2007.

Pedido de informações nº 44/2013 de autoria do Vereador Celso Cauduro (PMDB) ao Executivo Muni-cipal solicitando diversas informações.

Pedido de Providências nº 40/2013 de autoria do Vereador Celso Cauduro (PMDB) para abertura total da Rua Quaraí, colocação de cordões, brita e reparos nos bueiros.

Pedido de Providências Nº 41/2013 de autoria do Vereador Celso Cauduro (PMDB) para patrolamento, roçada, limpeza, abertura de valetas da Rua Vale do Jacaré, no Bairro Jacarezinho.

Pedido de Providências nº 42/2013 de autoria do Vereador Celso Cauduro (PMDB) para revisão e substituição de lâmpadas em todo acesso na estrada do Camping do Guizzo, Jacarezinho.

Pedido de Providências nº 43/2013 de autoria do Vereador Celso Cauduro (PMDB) para poda imediata de árvore na Rua Júlio de Castilhos localizada na cal-çada defronte a Loja Zaspel.

Indicação do Vereador nº 10/2013 de autoria do Vereador Enoir Agostinho Cardoso, para construção de um abrigo de ônibus em frente da escola muni-cipal de ensino Fundamental Porto Quinze, assim como a pintura de uma faixa de segurança defronte a mesma.

Indicação nº 11/2013 de autoria do Vereador SanderBertozzi para que se promova junto a popu-lação uma campanha de conscientização para o res-peito e a utilização de faixas de segurança nas ruas do município. Ao mesmo tempo solicita uma recupe-ração da pintura nas faixas de segurança que estão apagadas, dando prioridade para aquelas que se en-contram próximas de escolas e praças.

Requerimento do Vereador Luciano José Moresco para que a Mesa Diretora envie convite ao Superin-tendente Regional da CORSAN, Sr. AlexsanderCeren-tiniPacico para comparecer a Câmara de Vereadores de Encantado, para que possa relatar aos Vereadores acerca das obras e investimentos da CORSAN que es-tão previstos para serem realizadas no Município.

ORDEM DO DIAPermaneceram em pauta pelo pedido de vistas

do Vereador AdroaldoConzatti (PSDB) os seguintes projetos de Lei:

Nº 39/2013, que Autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio financeiro ao Encantado Tênis Clu-be, no valor de R$ 23.000,00.

Nº40/2013, que Reorganiza a Estrutura Adminis-trativa do Poder Executivo do município de Encanta-do e dispõe sobre atribuições internas.

Nº 41/2013, que Altera o Quadro de Cargos e Funções Públicas do município, constantes na Lei nº 1.584/92, de 29 de maio de 1992.

PROJETOS APROVADOS Somente um projeto de lei foi aprovado nes-

ta sessão, o de nº 56/2013 que Autoriza o Município de Encantado a celebrar convênio para prestação de mútua colaboração com o Tribunal Regional Eleito-ral do Rio Grande do Sul, sendo que o Município vem prestando, nos últimos anos, em períodos eleitorais, parceria com o Poder Judiciário, utilizando veículos, pessoal e outros serviços.

Lajeado - O Salão Troller do Par-que Histórico de Lajeado lotou para a posse da diretoria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales na noite de segunda-feira, dia 29. Vanildo Roman foi reconduzi-do à presidência da entidade para os próximos dois anos.

A solenidade foi acompanhada pela secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, que ocupou a mesa das autoridades ao lado de Vanildo Roman; do prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt; do prefeito de Colinas e vice-presidente da Amtur-vales, Gilberto Keller; e do represen-tante do Vale do Taquari no Conselho Estadual de Turismo, Rafael Fonta-na. Chefes do Executivo, secretários municipais e empresários do setor também marcaram presença.

No discurso, Roman falou da re-estruturação que a Associação pas-sou nos últimos seis anos e lembrou a atuação dos ex-presidentes Rafael Fontana e Ronaldo Zarpellon. Ele também fez um relato das principais ações que marcaram a sua gestão. A organização do calendário de even-tos do Vale do Taquari, a participa-ção em feiras e exposições regionais, estaduais e até de âmbito nacional, a elaboração do novo material pro-mocional impresso, nos idiomas Português e Inglês, e a instalação do Centro de Atendimento ao Turista no Shopping Lajeado foram avanços consideráveis. “Na Feira de Turismo das Américas – ABAV 2012, no Rio de Janeiro, por exemplo, consegui-mos entregar o material bilíngue da região para 30 operadoras interna-

cionais de turismo”, salientou.A realização do 1º Salão de Tu-

rismo dos Vales, o Turisvales, que acontece no mês de agosto, em Laje-ado, é outro evento que terá apoio da Amturvales.

A secretária Abgail Pereira fez um apelo aos gestores para que or-ganizem as cidades da mesma for-ma com que as mulheres cuidam da casa. “Queremos que o turista se sin-ta bem na nossa cidade, assim como se sente a visita quando vem a nossa casa”, comparou. Para ela, o turismo contribui com o desenvolvimento econômico e social das regiões. Ab-gail elogiou a atuação da Amturvales e considerou a entidade parceira do governo. “Meu papel é estar aqui, é ir para Brasília com vocês e levar as reivindicações daqueles que mais precisam”, acrescentou.

Após o ato, integrantes da dire-

toria entregaram para a secretária Abgail um documento solicitando o agendamento de uma reunião na Se-cretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo da co-mitiva é agilizar a liberação de R$ 500 mil referentes ao convênio para a realização de Cursos de Qualifica-ção de Recursos Humanos para o Turismo.

O valor foi aprovado na Consulta Popular de 2011 e o convênio para a realização da qualificação assina-do em 2012. Através do acerto serão oferecidos diversos treinamentos, entre eles, de capacitação profissio-nal de turismo, de gestão de agên-cias e de produção de eventos.

Abgail Pereira garantiu apoio e o agendamento de uma reunião e disse ainda que tem todo o interesse que esse valor seja liberado o mais breve possível.

Amturvales empossa diretoria na presença de Abgail Pereira

Cerca de 130 representantes dos diversos municípios do Vale do Taquari estiveram na segunda-feira dia 29, no Parque Histórico, em La-jeado, participando das discussões do RS Mais Turismo.

Promovido pela Secretaria Es-tadual de Turismo (RS), a série de eventos está percorrendo as 26 regiões turísticas do Estado e têm o objetivo de auxiliar no desenvol-vimento de cada região e propor a realização de ações específicas para aumentar a sua competitividade.

O presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, destacou que o dia de de-bates teve um efeito multiplicador. “Nosso Vale tem potencial para ser explorado e faremos isso com o apoio de toda a sociedade”, afirmou. Durante a manhã, a secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, destacou algumas ações que a Setur colocou em prática desde o começo da gestão em 2011. “Passados dois anos, pode-mos afirmar que conseguimos dar conta das questões estratégicas que se colocavam para nós. Procuramos ela-borar uma política pública para o turismo do Rio Grande do Sul, que era algo que não existia. Conseguimos ela-

borar o Plano Diretor do Turismo, formado pelos planos de Marke-ting e de Desenvolvimento e, além disso, identificamos a diversidade das nossas regiões turísticas, o que possibilitou que traçássemos uma estratégica para a promoção de cada uma delas”, disse.

QualificaçãoA titular da Pasta apresentou

aos prefeitos, vice-prefeitos, se-cretários do turismo da região e representantes do trade os quatro eixos que compõem o programa RS Mais Turismo: fortalecimento da gestão do turismo, qualidade da oferta turística, promoção e apoio à comercialização do turismo e Programa de Desenvolvimento do Turismo. Abgail destacou que o principal legado que a Setur pre-

tende deixar na Copa do Mundo é a qualificação. “Es-tamos investindo muito nas pessoas. As obras são im-portantes, mas o conhecimento que será aplicado para o resto da vida é fundamental. Nosso objetivo era quali-ficar mais de 10 mil profissionais até 2014, mas estamos prestes a alterar este número devido à grande demanda. Precisamos qualificar a nossa hospitalidade para atrair mais turistas”, afirmou.

Vanildo Roman foi reconduzido à presidência da entidade

Vale do Taquari sedia o RS Mais Turismo

Sec. Abgail Pereira

Juremir Versetti

Diogo Fedrizzi

Page 17: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

17JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013ROCA SALES

Roca Sales – O Go-verno Municipal de Roca Sales protocolou junto ao Departamento de Estra-das de Rodagens (DAER), o novo projeto de ligação asfáltica da RS 129 entre Roca Sales e Colinas. A au-diência ocorreu na 11ª Su-perintendência Regional, em Lajeado, na manhã da última sexta-feira, dia 26.

O documento foi pro-tocolado pelo Engenheiro Civil e Físico, Hildo Mou-rão. Participaram do ato o Prefeito Municipal Nélio José Vuaden, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulo Koste, o Vice-Prefeito Eloí Machado dos Santos, e o Secretário Municipal de Obras, Ale-xandre Gerhardt. O projeto de ligação asfáltica com-preende aproximadamente 8 km de extensão e visa o desafogamento da ERS 130, ligação direta à Serra pela

RS 453 e ampliação das al-ternativas de transporte da produção da região, onde predomina a suinocultura e grãos. No próximo dia 13

de maio está marcada uma audiência com o diretor da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEINFRA), José Luis Bar-

bosa. O encontro inicia às 14h30min, onde será pro-tocolado junto ao Governo do Estado do RS o mesmo projeto.

Município protocola projeto de ligação asfáltica junto ao DAER

Divulgação

Projeto foi protocolado junto ao escritório do DAER, em Lajeado

Roca Sales – Foi aprovado na noite da segunda-feira, dia 29, em reunião na Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei que autoriza abertura de crédito para construção de uma Academia de Saúde ao Ar Livre.

A instalação da academia tem como principal objeti-vo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de prá-ticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. Os aparelhos não possuem peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade e seden-tários de longa data, podendo ainda ser utilizados por qualquer pessoa, independente de idade, peso e sexo.

O empreendimento está orçado em R$ 117.249,47, sendo que R$ 100 mil são oriundos de emenda parla-mentar do Deputado Federal Giovani Cherini (PDT/RS), e, o restante, contrapartida do Município. A obra terá 328 metros quadrados, onde 78,2 serão destinados a um espaço coberto, com depósito, banheiro e área de vivên-cia. O restante abrigará a área multiuso, que será forma-da por 10 aparelhos de ginástica. O local da instalação será no Centro, próximo ao Hospital Roque Gonzáles, em área a ser definida.

Conforme o Secretário Municipal da Saúde, Gilva-ni Bronca, a Academia de Saúde aumentará o nível de atividade física da população, estimulando hábitos ali-mentares saudáveis e contribuindo para ampliação e valorização da utilização dos espaços públicos de lazer, a fim de promover a inclusão social. “A saúde preventiva é prioridade para a Administração Municipal. Queremos oportunizar às pessoas um espaço para evitar doenças decorrentes do sedentarismo”, afirma.

Cidade da Amizade é contemplada com academia ao ar livre

Divulgação

Investimento busca promover a saúde da população de Roca Sales

Roca Sales - Devido a mais um sinistro ocorrido neste fim de semana com o ginásio de esportes localiza-do no Loteamento Sete de Setembro, a Administração Municipal esteve averiguando, na tarde desta segunda-feira, dia 29, o desastre ocorrido com o telhado do prédio. A vistoria foi realizada pelo Prefeito Municipal Nélio José Vuaden, Secretário Municipal de Educação e Cultura, Roberto Carlos Schwab, e pela Arquiteta e Urbanista do Município, Elisandra Patrícia Michels.

A reforma do telhado está em fase de licitação. Após a publicação do vencedor do processo a melhoria será realizada. O próximo passo será a realização de um estudo para que o ginásio seja fechado da maneira mais adequada. Desde 2012, quatro sinistros já afetaram o local, atrasando e impactando na reforma.

Administração busca alternativas para reforma de telhado do ginásio no Loteamento Sete de Setembro

A concretização do projeto vai beneficiar toda a região alta do Vale do Taquari

Roca Sales – Na semana que passou, a Administração Municipal reuniu-se com o Conselho Rocasa-lense de Desenvolvimento Rural (CONDER) a fim de debater sobre a possibilidade de criação de um Pro-grama para auxiliar os produtores rurais com o processo de Silagem. O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito Municipal e contou com a participação de agricultores, dos Se-cretários Municipais de Agricultura, Evaristo Bronca, e de Administra-ção, João Eusébio de Azevedo, assim como o Engenheiro Agrônomo do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Guilherme Miritz, e do presi-dente do Sindicato dos Trabalhado-res Rurais (STR), Egon Schneider.

A reunião foi conduzida pelo pre-sidente da entidade, Marcos Stape-nhorst, o qual definiu, juntamente com os demais, que a Prefeitura deve

buscar os meca-nismos necessá-rios para criação de um programa que subsidiará 50% do valor da hora de trator agrícola, num li-mite máximo de até 15 horas-má-quina por talão de produtor na produção de si-lagem. Contudo, somente farão jus ao benefício os produtores que não possuírem débitos com a mu-nicipalidade, o que será verificado antecipadamente. Para incrementar os serviços e disponibilizar maqui-nário para demais trabalhos, será realizada licitação para contratação de serviços terceirizados a produção

de silagem.O próximo passo será realizar as

alterações necessárias na legislação municipal vigente a fim de possibi-litar a criação do Programa Munici-pal de Silagem, nos termos definidos pelo CONDER, sendo que a expecta-tiva é que o mesmo passe a vigorar a partir da próxima safra.

Silagem pauta reunião com o CONDERVitória Stürmer Bortoletti

Page 18: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

18 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 SEGURANÇA

Rua Guerino Lucca, 320Encantado - 3751-3000

OFERTAS

OFERTASOFERTAS

OFERTASSUPERMERCADOS

QUALIDADE

E BONS PREÇOS

FARMÁCIA DA COSUELVenha conferir as ofertas

DÁLIA

Encantado – O município foi sede nesta terça-feira do 1º Seminário Regional sobre Violência Doméstica e Familiar, com o tema “Uma vida sem violência é um direito das mulheres”, no Auditório Itália do Centro Ad-ministrativo. A organização foi da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Estiveram representados dez municípios do Vale do Taquari, com profissionais que

atuam diretamente com a problemática.A abertura do evento contou com a presença do vice-

prefeito José Calvi, a secretária de Assistência Social Va-léria de Castro Caldas, a juíza de Direito Juliane Pereira Lopes, a promotora de Justiça, Karina Mariotti, o presi-dente da Câmara de Vereadores, Jonas Calvi, o vereador Luciano Moresco e a delegada de polícia regional Elisa-bete Cristina Barreto Müller.

Moresco destacou a instalação da Frente Parlamentar Municipal pelo Fim da Violência Contra as Mu-lheres, no mês de março, e que foi acatada pelo presidente do Legis-lativo, Jonas Calvi, e demais colegas vereadores. Segundo ele, estão en-tre os compromissos da frente, con-tribuir para a alocação de recursos no Orçamento Público para a imple-mentação de políticas públicas para as mulheres vítimas de violência e sensibilizar os homens de que a vio-lência doméstica é crime.

A juíza Juliane alertou que “os registros de violência doméstica são diários em Encantado em fun-ção do consumo de álcool e drogas nos finais de semana, nas segundas-

feiras há um aumento no número de medidas protetivas de urgência”. “Temos uma lei adequada para controlar a violência contra as mulheres. O que precisamos é quali-ficar a aplicação da lei e garantir proteção a essas mulhe-res”, comenta.

Para o vice-prefeito José Calvi, “os gestores locais têm a responsabilidade de buscar soluções para essa proble-mática social”. “Estamos atentos a esta necessidade de proteção às mulheres vítimas de violência e por isso firmamos convênio com a Casa de Passagem do Vale”, anunciou. Durante o evento, o Poder Executivo formali-zou o convênio com a entidade que oferece abrigamento às vítimas após a denúncia.

A delegada regional de polícia, Elisabete Barreto Müller, proferiu duas palestras, uma para profissionais de diversas áreas e outra para a comunidade em geral. Entre os assuntos estiveram os tipos de agessão e os procedimentos que devem ser adotados em casos de violência doméstica. A presidente da Associação Casa de Passagem do Vale, Sílvia Cristina Feldens Wiehe, apre-sentou a entidade e os serviços que são prestados para os municípios.

Para a secretária Valéria “o evento cumpriu com seus objetivos e foi base para unir forças entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da Delegacia de Polícia e Ministério Público, para minimizar a violência contra a mulher em Encantado”.

Dra. Elisabete Cristina Barreto Müller, Dra. Juliane Pereira Lopes, Secretária de Assistência Social Valéria de Castro Caldas, Sílvia Cristina Feldens Wiehe, o vice-prefeito José Calvi, o presidente do Legislativo Jonas Calvi, Dra. Karina Mariotti e o vereador Luciano Moresco.

Encantado discute a violência doméstica em seminário regional

Convênio com a Casa de Passagem do Vale foi oficializado durante o evento

Eliane A. Fachinetto

No seminário que mar-cou a assinatura do convênio entre o município de Encan-tado e Casa de Passagem do Vale a Delegada Regional Dra. Elisabete Barreto Mül-ler abordou numa das pales-tras a temática da violência contra a mulher

Page 19: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

19JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013SEGURANÇA

Passo Fundo - Terminou em tragédia a fuga de três apenados do Presídio Estadual de Encantado. Dos três foragidos, Rafael dos Santos, 27 anos, era o único que ainda estava solto. Considerado o menos perigoso do trio, já que cumpria pena por não pa-gamento de horas comunitárias, acreditava-se que a recaptura de Rafael acontecesse naturalmente. Era foragido do sistema prisional na cidade de Passo Fundo. E foi exatamente no local que acabou sendo flagrado pela polícia.

Relembre o episódioFoi na tarde da quinta-feira (11) que iniciou a

ação de presidiários com a intenção de fugir do Pre-sídio Estadual de Encantado. Um espaço rebocado foi encontrado dentro da cela cinco, onde os pre-sos estavam. Com ajuda de ferramentas artesanais, o concreto foi removido, criando um buraco, que servira para fuga. Durante a madrugada, a ação foi realizada. Uma caixa d’água era obstáculo para os bandidos não serem percebidos. Carlos André Fleck, considerado o mais perigoso, fugiu acompanhado de Clauderi Luiz Nitz, o Toco Nitz e Rafael dos San-tos. Nitz apresentou-se na mesma semana, alegando falta de abrigo na rua. Fleck foi capturado em opera-ção logo em seguida na cidade de Muçum. O terceiro suspeito não foi localizado em Encantado e região. O detalhe é que Rafael dos Santos foi preso em Muçum no mesmo dia da fuga

Crime em Passo FundoNo domingo (21) de abril, nove dias após esca-

par aqui em Encantado, foi registrado homicídio na cidade de Passo Fundo, numa chácara onde, con-forme informações de policiais, tradicionalmente encontram-se bandidos para uma espécie de confra-ternização.

Segundo informações que nos foram repassa-das, Rafael estava presente num destes encontros, e decidiu atirar contra o elemento conhecido como Duque, outro bandido que é acusado de tentativa de estupro contra um sobrinho de Rafael. A vítima dos disparos morreu na hora. De acordo com informa-ções foi ingerida bebida alcoólica pelas pessoas que estavam na chácara.

Captura Na sexta-feira (26), a Polícia de Passo Fundo re-

cebeu a informação de que Rafael estaria em uma residência no bairro São José. No local foi capturado por volta das 11h, sem oferecer resistência. Com ele, aprendeu-se arma de fogo. Ao prestar depoimento, Rafael confirmou que a arma aprendida havia sido utilizada para execução de Duque e que outras armas que estavam sob sua posse, haviam sido comerciali-zadas. Foi levado para o Presídio local, onde volta a cumprir pena e passará a ser julgado por homicídio. A informação surpreendeu inclusive agentes da po-lícia encantadense.

Prisão, fuga, homicídio e recapturaTrajetória de Rafael dos Santos, fugitivo do Presídio Estadual de Encantado, tem inclusive um assassinato nos 15 dias em que ficou solto

POLICIAISAcidente e autuaçãoUm acidente de trânsito entre um caminhão e um

carro na ERS-332, em Arvorezinha, resultou na autu-ação por embriaguez de um dos motoristas durante a segunda feira (30). A colisão ocorreu no trevo de acesso a Arvorezinha. Um automóvel Uno, conduzido por um homem de 50 anos foi atravessar a pista e obs-truiu a frente do caminhão de Santa Catarina, que se-guia em direção a Encantado. Apenas danos materiais no acidente. O motorista do Uno apresentava sinais de embriaguez, não fez o teste do bafômetro e foi levado à delegacia de polícia. O Delegado entendeu que não havia necessidade de lavrar o flagrante e o condutor foi liberado após o registro.

FiscalizaçãoNa última quarta-feira, a Polícia Rodoviária Esta-

dual de Encantado fiscalizou 80 veículos em frente ao Posto Policial. Foram 12 notificações, com três veícu-los recolhidos e um motorista flagrado sem carteira nacional de habilitação

Pequenos furtosA Brigada Militar de Encantado deteve na última

quarta-feira, dia 1° de maio, Abidiel Luis de Freitas Lindes, 22 anos. O jovem é acusado de praticar peque-nos furtos no centro da cidade de Encantado. Ontem foi flagrado após furtar dois tubos de shampoo ava-liados em cerca de quatro reais da farmácia São João. Levado para a Delegacia de Polícia, Abidiel foi ouvido e liberado , segundo o plantão pelo baixo valor do fur-to .

Confusão no HospitalDesentendimento, lesão corporal e quebradeira

no Hospital de Encantado. No final da tarde da quarta-feira (01), a Brigada Militar de Encantado atendeu a um desentendimento com ferimentos à faca no bairro Lago Azul. Conforme registro, após desentendimento, o proprietário de um bar, Valmor Joaquim Borsatto, 56 anos, entrou em luta corporal com Amauri Cupini, 27 anos . Os dois armados de faca sofreram ferimentos e precisaram de atendimento médico. Após a passagem para atendimento no Hospital Beneficente Santa Te-resinha. Amauri retornou ao Hospital e promoveu de-sordens e quebrou equipamentos no interior da casa de saúde. Mais uma vez a guarnição foi chamada, de-teve Amauri que foi conduzido a Delegacia de Polícia, onde foi efetuado registro por danos ao patrimônio e após liberado.

Divulgação

Page 20: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

SEGURANÇAJORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 201320

Suspeita de crime passionalA Polícia Civil de Taquari prendeu temporariamen-

te na sexta-feira (26) em Lajeado, Marcos Roberto da Silva ,31 anos, suspeito de ter matado e esquartejado a adolescente Maitê Vaz Cavalheiro, com 16 anos. O cor-po dela foi encontrado dois dias antes da apreensão do acusado em um mato no interior de Taquari, depois de oito dias desaparecido. De acordo com a delega-da Betina Martins Caumo, o suspeito é um homem de 31 anos e ex-namorado da vítima. O acusado nega o crime. O pai da vítima revelou que ela viveu por mais de um ano com o homem, mas há duas semanas havia rompido o relacionamento, e voltou a morar com a fa-mília.. A delegada destaca que o suspeito tem histórico de ciúmes e atos possessivos em relação a jovem, não deixando a garota sair de casa. Betina era trancada em casa e o acusado inclusive levava o chip do celular para ela não se comunicar com ninguém. Ainda segundo a delegada Betina, o tipo de lesão encontrado no corpo da vítima, com diversos golpes de arma branca e mais o esquartejamento demonstram crueldade e raiva, o que costuma caracterizar crimes passionais.

Suspeitos capturadosA Policia Civil de Arroio do Meio identificou dois

suspeitos da execução do pedreiro Diego Horn, 25 anos, morto na noite de domingo (26). A dupla teria se identificado como policiais para conseguir convencer a vítima a abrir a porta. Segundo os vizinhos, foram pelo menos duas rajadas de disparos de arma de fogo e em seguida os assassinos fugiram a pé.. As suspei-tas recaem sobre dois foragidos do sistema prisional e um deles, seria de Arroio do Meio. Diego também era conhecido da polícia, por se envolver em roubo e ou-tros crimes. Estaria envolvido inclusive na queima de uma casa no Bairro Navegantes, em Lajeado, ocorrido na semana anterior e o proprietário está recolhido ao presídio.

AcidenteNo início da madrugada do sábado (27), a Polícia

Rodoviária Estadual de Encantado atendeu acidente na RS 129, na Linha Pinheirinho, Encantado. Um Fiat Uno guiado por um jovem de 22 anos transitava no sentido Muçum para Encantado quando o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista provocando apenas danos materais.

AutuaçãoA Brigada Militar de Encantado tentou a aborda-

gem, na noite da sexta-feira (26), a um motociclista que não obedeceu a sinalização iniciando então a per-seguição . O motociclista andou na contra mão na dire-ção pela rua Julio de Castilhos e na Antônio de Conto. Caiu sofrendo escoriações, sendo então autuado. Re-cebeu as infrações por dirigir sem carteira nacional

Acidente A Polícia Rodoviária Estadual atendeu um

acidente na RS 129, bairro Santo Antão, Encantado. Um Fiat Uno guiado pelo senhor Arquilau Gonzatti,

75 anos, que obstruiu a frente de um caminhão frangueiro. Além dos danos de grande monta o senhor Arquilau foi imobilizado pela Corpo de

Bombeiros e conduzido ao Hospital Beneficente Santa Teresinha onde foi medicado e liberado.

de habilitação, desobediência e andar na contra mão de direção. O proprietário e pai do motociclista foi autuado por entregar veículo a pessoa não habilitada e assinou um termo circunstaciado de responsabilidade.

Veículo recolhidoA Brigada Militar de Muçum recolheu, na noite do sá-

bado (26), um carro gol. Conforme registro, o condutor que reside em Encantado, andava em via pública no cen-tro, quando em frente a viatura policial, teria arrancado o veículo em alta velocidade, efetuando manobras brus-cas e perigosas.

Preso suspeito de vários delitosAgentes do Deic prenderam na noite do sábado (26),

em Lajeado, Marcelo de Barros Martins. Ele é acusado de ser o chefe da quadrilha que realizou assaltos a duas agências bancárias de Pedras Altas, na região da Campa-nha, e comandar o assalto e sequestro de Carmem Go-erck, prefeita de Mato Leitão no último dia 12 de abril. Nos assaltos da Campanha, um posto da Brigada Militar da cidade também foi invadido. Marcelo foi encontrado em uma casa alugada no Bairro Praia e com ele apreen-didos R$ 19 mil em dinheiro, três pistolas, possivelmen-te uma roubada na Brigada Militar, um colete balístico e um rádio comunicador, levados do posto da Brigada. Um automóvel Vectra também foi apreendido. Marcelo de Barros Martins, é natural de Pedras Altas, mas fugin-do da polícia teria passado pelo Uruguai e estava há dois dias em Lajeado. Segundo a polícia, também estaria por trás do ataque a um delegado de polícia, em Tupanciretã, no último dia seis de abril. Cinco suspeitos ainda estão sendo procurados pela polícia e podem estar na região. Ele foi recolhido ao Presídio de Segurança Máxima em Cachoeira.

Pai e filho autuadosUm jovem de 19 anos e seu pai foram presos por em-

briaguez ao volante na noite do domingo (28), na ERS-129, em Encantado. Valdivando Land, 19 anos, foi abor-dado conduzindo um Kadett Ipanema em frente ao posto policial, no quilômetro 68 da rodovia. O veículo tem pla-cas de Arroio do Meio, mas os envolvidos seriam de Li-nha Estefânia, interior de Nova Bréscia. O motorista fez o teste do etilômetro, que acusou 0,68 miligramas de álcool por litro de ar expelido. O pai do acusado, Valdir Land, 44 anos, e um outro homem também estavam no carro. No momento do registro da ocorrência, o pai teria pego o veí-culo e saído em direção a Encantado. A guarnição foi atrás e abordou o condutor, que aceitou fazer o teste do bafô-metro, registrando 0,97 miligramas. Valdir e Valdivando Land foram levados à Delegacia de Polícia de Encantado, onde foi lavrado o flagrante. Estipuladas fianças de mil re-ais para o filho e mil e quinhentos para o pai. Como não pagaram, acabaram recolhidos ao presídio local.

ColisãoO morador de Encantado Natal da Silva, 50 anos, fi-

cou ferido ao colidir a moto que conduzia em uma pla-ca de sinalização por volta das 18h10min do domingo (28), no bairro Planalto, em Encantado. A vítima per-deu o controle do veículo na rua Agostinho Costi. Os bombeiros e Samu realizaram primeiro atendimento e encaminharam o motociclista ao Hospital Santa Tere-sinha onde foi medicado.

Maria da PenhaA Brigada Militar de Encantado atendeu na noite de

sábado (27), uma Lei Maria da Penha na rua Augusto Pretto , centro de Encantado . Conforme registro Luis Fabiano Pires, 28 anos, acusado de agredir a compa-nheira. Enquanto a mulher recebia atendimento no Hospital Beneficente Santa Teresinha, foi novamen-te agredida por Luis Fabiano. O acusado é natural de Mogi das Cruzes em São Paulo e estava na cidade de Encantado a cerca de dois meses e teria conhecido a vitima pelo face book

AbalroamentoA Brigada Militar de Encantado atendeu na segun-

da-feira (29) acidente na Estrada dos Imigrantes pró-ximo ao Parque João Batista Marchese. Envolveu-se o motociclista Jonatas de Souza Fernandes, 22 anos, e o condutor de uma caminhonete Rafael Danieli 20. O motociclista Jonatas sofreu escoriações foi medicado e liberado.

FurtoA Brigada Militar de Encantado registrou na segun-

da-feira (29), furto na Farmácia São João. Um jovem entrou no estabelecimento e furtou produtos. As Câ-maras de vigilância foram entregues na Delegacia de Polícia.

Tentativa de furtoA Brigada militar de Encantado foi chamada na se-

gunda-feira (29), para a Loja “ Casa do Real “ , na Rua Duque de Caxias, centro de Encantado, onde ocorreu uma tentativa de furto . Funcionários perceberam a ação e comunicaram ao proprietário do estabeleci-mento que entrou em luta corporal com o suspeito. Após a luta o acusado conseguiu fugir e não foi iden-tificado. Um rádio que estava no bolso da jaqueta do individuo foi recuperado.

Furto a residênciaPor volta das 22h da segunda-feira (01), foi regis-

tro um furto de veículo no município de Encantado. Conforme registro Diogo Rodrigo Fontana chegou em casa e encontrou a casa revirada no bairro Porto XV . Do interior da casa foi furtado dois tapetes e o veículo Audi de cor vermelha S3 ano e modelo 2001 placas IKE - 3236. O veículo ainda não foi localizado.

Page 21: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

www.opiniaojornal.comESPORTES

Edição e fotos: Henrique Pedersini

21JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013

Na noite da quinta-feira (25), o Autódromo do Velopark, localizado em Nova Santa Rita, recebeu a segunda etapa do Campeonato Super TT de Kart, competição disputada por pi-lotos encantadenses. A pista onde ocorreram as provas foi a VP 1000, com um quilômetro de extensão. O público presente pode acompanhar pegas e ultrapassagens. “Algumas mano-bras e disputas por posições são em nível profissional”, des-cartou o presidente da Associação de esporte motor, André Teixeira.

Na primeira bateria, onde competiram pilotos da Catego-ria B e alguns novatos da Categoria A, largou na pole position o piloto Ronaldo Giordani, que fazia sua primeira corrida no campeonato, apesar de já conhecer o circuito. Durante a pro-va, Francelle Sangalli, que largou da segunda posição, tentou ameaçar com ímpeto o líder da prova, porém, somente nos minutos finais com a aproximação dos pilotos que estavam atrás é que a disputa esquentou. Em uma ultrapassagem a um retardatário, Giordani acabou tocando outro piloto e foi penalizado em três segundos.

Apesar de cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, Giordani acabou ficando apenas com a terceira posição na bateria, que foi vencida por Francelle Sangalli, seguido por Franklin Fiel em segundo. Luiz Antônio Gheno, até então líder

da categoria, ficou em quarto lugar e Augusto Bagatini, termi-nou em quinto. Após o término da bateria, Giordani tentou argumentar com o diretor de prova sobre a penalização que havia recebido, mas os fiscais de prova mantiveram a penali-zação.

Na segunda bateria, com 26 karts alinhados no grid de largada da Categoria A, o espetáculo foi disputado em todos os “cantos” da pista! Gustavo Cé largou da pole position, se-guido por Bidu Fiel e Lucas Cé. Já nas voltas iniciais, Lucas Cé assumiu a liderança da prova e mais uma vez administrou a diferença para os rivais, garantindo a primeira colocação até a bandeira quadriculada. Os pegas e as trocas de posições fo-ram o destaque da bateria, volta por volta, curva por curva, até a bandeirada. Nesta bateria, destacamos o desempenho de Paulo Henrique Rotta, que largou da 14ª posição e alcan-çou um ótimo 4º lugar, entrando definitivamente na disputa pelo título da categoria. Ronaldo Tramontini terminou a ba-teria em 5º colocado, mostrando regularidade.

A terceira etapa do Campeonato Super TT de Kart aconte-ce no dia 23 de maio na pista VP 1500, e promete novamen-te muitas emoções ao público e competidores. Confira quem são os cinco primeiros colocados de cada categoria depois de duas etapas realizadas no quadro ao lado:

Lucas aLbrecht cé

Lidera super Kart

Fernando Griesang

Categoria A (Até 90 kg)1º Lucas Albrecht Cé 67 pontos2º Michel Fiel 59 pontos3º Paulo Henrique Rotta 55 pontos4º Gustavo Cé 51 pontos5º Ronaldo Tramontini 48 pontos

Categoria B1º Francele Sangalli 62 pontos2º Luiz Antonio Gheno 61 pontos3º Franklin Fiel 51 pontos4º Taillan Cíceri 47 pontos5º Cassiano da Silva 45 pontos

Classificação Geral de Pilotos1º Lucas Albrecht Cé 68 pontos2º Michel Fiel 49 pontos3º Paulo H. Rotta 45 pontos4º Ronaldo Tramontini 43 pontos5º Gustavo Cé 41 pontos

Encantado - Será na serra gaúcha que o Esporte Clube Encantado vai buscar seu segundo resul-tado positivo no Estadual Máster 2013. O confronto será realizado em Garibaldi, diante do Juvenil, a partir das 10h desse domingo (05). A expectativa para o jogo da volta é de resultado positivo, muito pela atuação na estreia quando o Máster Lajeado foi goleado pelos encantadenses por 5 a 0. O técnico Bado Moesch aparentemente não tem maiores problemas para encaminhar a escalação. Se possível, a tendência é a manutenção da equipe na estreia. “Nosso time é muito bom. Se jogarmos de maneira séria todos os jogos, certamente podemos chegar entre os finalistas”, projeta um dos jogadores Zezi-nho Labres. responsável pela formatação do grupo de jogadores, Danilo Mior que faz parte do elenco, afirma que o grupo montado é de confiança. “Conforme os jogos forem acontecendo, aumenta o en-trosamento e as jogadas vão acontecendo por conta”,avalia. Confia a classificação:

Leão volta a campo pelo estadual em Garibaldi

Classificação chave BClube PG J V E D GP GC SG1ª Bento Máster 06 02 02 00 00 09 01 082ª Encantado 03 01 01 00 00 05 00 053 E.C. Guarani 03 02 01 00 01 05 06 -14ª Serrano 03 02 01 00 01 01 04 -35ª Esportivo 01 01 00 01 00 01 01 006ª Máster Lajeado 01 02 00 01 01 01 05 -47 Juvenil 00 02 00 00 02 00 04 -4

José Raimundo Tramontini

Page 22: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

22 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 ESPORTES

Roca Sales - A Administração Municipal firmou na sexta-feira (19), um convênio com a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Funder-gs) para implantação do Projeto Roca Olímpico. A assinatura contou com a presença do Prefeito Nélio José Vuaden, Assessor de Planejamento, Gui-lherme Redecker, e do Secretário Estadual do Es-porte e do Lazer, Kalil Sehbe.

Os recursos de R$ 15 mil do órgão estadual se-rão utilizados para o projeto que tem o objetivo de estimular o início da prática de esportes olímpicos pelas crianças do primeiro ao quinto ano das es-colas da rede pública municipal. Atualmente, 281 alunos estão matriculados nos três educandários (Perpétuo Socorro, Sagrada Família e Dom Pedro I). A meta é atingir pelo menos 100 estudantes. As atividades serão coordenadas pela equipe do Departamento Municipal de Esportes e desenvol-vidas no Centro Social Urbano, onde serão pra-ticadas as modalidades salto em altura, salto em distância, arremesso de peso, arremesso de disco,

arremesso de dardo, além de provas de velocidade com e sem barreiras. Os exercícios ocorrerão no turno da manhã, inverso ao de aula das crianças.

As crianças treinarão ao longo do ano e, na Semana da Pátria, será realizada uma Olimpí-ada Escolar como forma de incentivo à prática esportiva e de integração entre os que partici-param do projeto ao longo do ano. “Com este projeto resolveremos um problema social, de ocupação do tempo com atividades educativas para as crianças no turno inverso ao de aula, além de desenvolver nelas valores como disci-plina, civismo e patriotismo”, afirma o Prefeito Nélio José Vuaden. Ele afirma que “os desem-penhos que forem alcançados pelas crianças ao longo do projeto poderão proporcionar a elas a oportunidade de recebimento de bolsa de estu-dos ou bolsa atleta no futuro, auxiliando, assim, no desenvolvimento delas enquanto cidadãos e na qualidade de vida delas e das próprias famí-lias”, completa.

Encantado - O CFM segue sua participação na Liga Futura. A es-colinha encantadense foi até Bento Gonçalves no sábado (27), para enfrentar o Esportivo em seis categorias. Entre os mais velhos da 1997/1998, que atuaram juntos, melhor para o CFM que venceu por 3 a 2. os gols foram de Cassiano Amaral, Gabriel Schaide e Osvaldo Delazeri. A 1999 foi goleada por 5 a 1. Maicon Daroit marcou o gol de honra. Se faltou gols para a 1999, sobrou para a 2000, que goleou por 8 a 3. Patrick Flores (4), Guilherme dos Passos (2), Alessandro Cigolini e Mateus Rodrigues marcaram. A categoria 2000 perdeu por 4 a 0. A 2002 venceu por 4 a 2. Matteo Arosi (2) e Fabrício Zotti (2) marcaram. A 2003 foi goleada por 4 a 0. A competição segue para os encantadenses nesse sábado (04) no campo da Vila Moça. O jogo é diante do Pinheiros Dutra de Taquari em todas as categorias.

Na Copa Piá, em Lajeado, a categoria 2004 venceu o Juventus de Forquetinha por 13 a 0. Pablo Pelegrini foi eleito o craque da partida. “Claro que o foco está voltado para Liga Futura. Em Bento Gonçalves fizemos bons jogos e fomos merecedores das vitórias. As derrotas também foram justas, embora apresentamos atuação considerável também. Temos tradição nesse campeonato. A intenção é sempre mirar o título, em todas as categorias. Na Copa Piá esperamos sem-pre por resultados positivos também. A estreia mostrou que pode-mos ter futuro no torneio”, projetou o técnico Fernando Radaelli.

Uma partida de futebol sete, no sábado (27), entre CFM e Pi-nheiros reuniu bom público entre pais, crianças e familiares que prestigiaram os garotos em partidas amistosas.”Nós treinadores es-taremos buscando não só vencer campeonatos durante os anos. O principal objetivo que temos é passar os ensinamentos aos meninos e as coisas acontecem por si só”, salientou.

PrincipalClube PG GP GC SGXV de Novembro 18 28 05 23Concórdia 09 15 10 05Glicose 09 11 08 037 de Setembro 00 03 34 -29AspirantesClube PG GP GC SG7 de Setembro 14 14 05 09Glicose 07 02 02 00XV de Novembro 04 06 08 -2Concórdia 03 04 11 -7VeteranosClube PG GP GC SGXV de Novembro 11 09 05 07Glicose 10 10 07 037 de Setembro 08 07 08 -1Concórdia 03 05 11 -6

concórdia fica com seGunda posição em roca saLes

Seis jogos e seis vitórias. Melhor ataque e defesa do torneio, além da artilharia e favoritismo para o título. Essa é a situação do XV de Novem-bro na categoria principal. O time venceu o Glicose Futebol e Aplique na última rodada e chegou aos 18 pontos em seis partidas. No último domingo (28), foram realizados os jogos válidos pela sexta e última ro-dada da primeira fase no Campeona-to Municipal de Futebol em Roca Sa-les. Em Fazenda Lohmann, o Glicose foi derrotado pelo XV de Novembro pelo placar de 3 a 1 na categoria principal. No outro jogo, o Concórdia venceu o Sete de Setembro pelo placar de 4 a 0. Foram confirmados os confrontos e ordens dos jogos na próxima fase, uma vez que os quatro clubes garantem classificação. Na outra partida o Concórdia venceu o Sete de Setembro pelo placar de 4 a 0. Na próxima fase, o XV de Novembro pega o Sete de Setembro e o Glicose pega o Concórdia. O time de melhor campanha joga a partida de volta em casa, é o caso do XV e Concórdia. Nos aspirantes, XV e Concórdia empataram em 0 a 0 e nos veteranos o time da Linha Júlio de Castilhos venceu por 2 a 0. No outro jogo, nos aspirantes, o Sete goleou o Concórdia por 4 a 1. O time também venceu nos veteranos, pelo placar de 1 a 0. Confira a classificação final da primeira fase no quadro.

cfm arranca bons resultados pela Liga futura

Div

ulga

ção

administração municipal adere a projeto roca olímpico

Div

ulga

ção

O Assessor Comunitário da Fundergs, Fer-

nando de Conto, Prefeito Nélio,

Secretário Kalil e o Assessor de Planejamento, Guilherme, fir-

maram convênio para implantação

do projeto

Page 23: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

23JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013ESPORTES

Quentinhas do Peda

VelocidadeGuaporé - A foto

veiculada com a co-bertura da segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Velocida-de em Guaporé é do fotógrafo Fernando Peres Nunes/Auto-mobilismo em Foco.

Muçum - Na tarde do domingo (28), foram realizados os confrontos finais do campeonato de futebol sete em Muçum. A disputa foi realizada em três domingos. Nas semifinais chega-ram o Amigos da Bola, Metalúrgica Cerver, Bola Murcha e MS Efipan Segurança do Trabalho. Na primeira semifinal, empate no tempo normal entre Amigos da Bola e MS Efipan Segurança do Trabalho em 2 a 2. Nos pênaltis, 1 a 0 para o Amigos da Bola. A Metalúrgica Cerver derrotou o Bola Murcha por 3 a 0. Na decisão do terceiro lugar, o Bola Murcha venceu por 2 a 1. Na grande final, o Metalúrgica Cerver goleou pelo placar de 3 a 0 e conquistou o título. “Foi a primeira de uma série de com-petições que pretendemos fazer. Não estão descartadas outras modalidades, ou disputas entre veteranos, pro exemplo”, expli-ca Rogério Patuzzi, coordenador de esportes no município.

ClassificaçãoClube PG V D E GP GC SG1ª - Canarinho 10 03 00 01 15 08 072ª - Botafogo-J 07 02 00 01 09 09 003ª - Caçadorense 07 02 01 01 13 08 054ª - Juventude 04 01 02 02 10 07 035ª - Imigrante 04 01 02 01 07 14 -76ª - Botafogo - O 01 00 03 01 10 15 -5

Equipe do Canarinho de Pinheiros/Nova Bréscia

Jaim

e M

ocel

in/F

oto

Real

rodada decisiva será nesse domingo em nova bréscia

Nova Bréscia - Durante esse domingo (05), se-rão realizados os jogos válidos pela última rodada do Campeonato Municipal de Futebol em Nova Bréscia. Quatro times avançam até a próxima fase do certame que conta com a participação de seis times. O mando de campo na última rodada será do Botafogo de Ja-carezinho. Pela manhã, jogam Caçadorense e Canarinho. Na parte da tarde, o Juventude de Li-nha Ernesto Alves pega o Botafogo de Olinda. Já o Imigrante tem pela fren-te o time da casa: Botafo-go de Jacarezinho.

Apenas um milagre classifica o Botafogo de Olinda. O time precisa de uma goleada história e ainda torcer por resultados negativos de Juventude e Imigrante. O Canarinho é o único que está garantido. Confira os jogos e a tabela de classificação do campeonato até o momento:

metalúrgica cerver vence no futebol seteDiv

ulga

ção

AlteraçõesFoi nesse espaço na última edição

quando manifestei -me dizendo que os reservas do Cru-zeiro de Lajeadinho eram, alguns, melhores que os titu-lares. Um deles foi escalado contra o Juventude e tomou conta da posição. A zaga também melhorou. O próximo passo é o meio-campo.

JuventudeEsta decretado! O Juventude do Lambari precisa re-

pensar Paulo Sérgio como centroavante. O jovem tem velocidade e bate bem na bola. Seria um bom zagueiro ou lateral. Joe Baldissera deve ser seu substituto. E o ho-mem de pedra, Dorigon, deve estrear na quinta rodada, quando o time volta a campo.

Respeito e medoVejo alguns times com respeito excessivo ao Clu-

be Atlético Navegantes. Realmente é o melhor time do campeonato, mas o Ouro Verde, desfalcado, poderia ter vencido o jogo. Até acho que merecia, pela atuação na primeira etapa. Quem souber respeitar, mas não temer o CAN, poderá vencê-lo.

Laranja MecânicaMarciano da Silva vive boa fase no time. São quatro

gols em três jogos. Eloir Daltoé desencantou. Se Bidinho poder jogar contra o CAN nesse domingo (05), o time me parece mais equilibrado. Pode fazer frente ao adversá-rio.

SackmahouseÉ na escalação que está o problema do Sackmahouse.

Enilton Junior precisa ser aproveitado no meio-campo e não como lateral. A equipe precisa de um volante para liberar Fontana na armação. A sorte não vem ajudando o time. no último jogo, dois dos gols sofridos foram resul-tado de chutes desviados na marcação.

Adeus Luxa?Ninguém mais aguenta Luxemburgo no Grêmio. Foi

preciso um “carteiraço” de Fábio Koff, para inscrição de Guilherme Biteco na LA2013. A opção seria Fábio Auré-lio, que não tem condições físicas nem de estar no fute-bol. Assim que o Grêmio cair, e deve cair, na competição Sul-Americana, a direção deve demitir o comandante,

MaratonistaFlagrei a situação nesse último sábado (27): Diego

Batista atuou pelo Racing no início da tarde no campo do Juventude do Lambari. Na sequência, o lateral direito saiu apressado para reforçar o Bohemios. Admirável o preparo físico do ala.

De enlouquecerO Grêmio tem parceria com o Juventude. Há um in-

tercâmbio de jogadores entre as equipes. O que me im-pressiona é o fato de o Inter conseguir contratar Alan, o principal nome do time da serra no estadual. Quando diz - se que o Grêmio vem se apequenando, não se está errado.

DicasMunicipal de Encantado, final da Taça Farroupilha,

amador de Nova Bréscia são algumas das atrações do domingo. Ouça a cobertura completa do Municipal de Encantado na Rádio Encantado AM 1580.

Page 24: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

24 JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 ESPORTES

Ficha TécnicaLaranja Mecânica 4 X 3 Sackmahouse

Árbitro: Sandro de Souza, com Luciano Denicol e Alexandre Padoan;Gols: Laranja Mecânica – Marciano da Silva (01,1ºT); Jeferson Tasca (45,1ºT); Eloir Daltoé 2(05/22,2ºT); Sackmahouse – Francis Lourenzi 2(20/27,1ºT); Jo-nas Boaro (38,2ºT);Cartões Amarelos: Eloir Daltoé, Jeferson Tasca, Vagner Dallazen (L) Anderson Zamboni, Heitor Rodrigues, Juliano Fontana, Neimar Alves, Roger Lourenzi (S)Cartões Vermelhos: Laranja Mecânica – Arlindo Parecy Jr. – Falta menos gra-ve – Suspenso 01 jogo – Disciplina 100 pontos. Ramon da Cunha (massagista) – Suspenso 30 dias. Disciplina 100 pontos. Sackmaihouse – Robson Spegiorini – Ofensas ao Árbitro – Suspenso 02 jogos Disciplina 100 pontos.Escalações: Laranja Mecânica

André, Vagner, Manoel, Willian (Jonas), Passaia, Jean (Adalberto), Marciano (Aldair), Arlindo, Eloir (Weslei), Pedro (Hermes), Tasquinha. Técnico – Pelai.

Sackmaihouse Douglas, Nei Alves, Robson (Leonir), Zamboni, Roger (Romulo), Enilton (Jonas),

Fontana (Edson), Michel (Heitor), Moises, Francis, Ricardo. Técnico - Índio.

can marca nos acréscimos e No último domingo (28), aconteceram os jogos válidos pela terceira

rodada do campeonato municipal de futebol em Encantado. São sete times brigando por quatro vagas na próxima fase. As partidas acontece-ram no estádio das Cabriúvas. Quem sediou a rodada foi o Clube Atléti-co Navegantes. Pela manhã, o Laranja Mecânica venceu o Sackmahouse pelo placar de 4 a 3. Marciano da Silva, Eloir Daltoé (2) e Tasquinha

fizeram os gols da vitória. Xuxa e Jonas Boaro descontaram. Junior do Laranja foi expulso. No segundo jogo, o Cruzeiro, então lanterna, derro-tou o Juventude por 1 a 0. Duane anotou o gol do jogo. O Clube Atlético Navegantes (CAN) derrotou o Ouro Verde pelo placar de 1 a 0. Erick marcou o gol já nos acréscimos da etapa complementar. Mais de 500 torcedores estiveram acompanhando os jogos ao longo do dia.

Laranja Mecânica 4 X 3 Sackmahouse

O jogo marcava o duelo do Laranja Me-cânica que vinha embalado por uma vitó-ria na rodada anterior, e o Sackmahouse, que buscava recuperação da derrota so-frida na estreia. Logo aos 4 minutos, em cobrança de falta na intermediária, a bola foi desviada e traiu o arqueiro Macaco, 1 a 0.

O Sackmahouse não havia sequer se ajeitado no gramado. Quando conseguiu um melhor posicionamento, começou a levar perigo. Nos contra-golpes, Eloir Dal-toé, Marcinho e os irmãos Pedro e Junior Parecy encontravam espaço. Após saída errada de bola, Eloir quase ampliou a vantagem. Uma das principais jogadas do time em desvantagem no marcador, era a velocidade de Xuxa no ataque. O jogador passou por dois adversários, e na saída do goleiro André Felipe Capalonga, deixou o jogo empatado.

A virada veio logo na sequência: Roger construiu boa jogada e finalizou, André fez duas boas defesas, a zaga não afastou e Xuxa marcou seu segundo gol na ma-nhã.

Expulsão e empate nos acréscimosO equipe do Sackmahouse tinha a vi-

tória bem encaminhada. O resultado par-cial positivo tranquilizava. Além do mais, Junior Parcey deu um carrinho forte no adversário, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Laranja Mecânica com dez. Ao contrário dos com-panheiros, o jogador sequer argumentou sobre a punição do árbitro. Entretanto, o time relaxou, deixou de jogar no ataque e foi penalizado. Após rebatida da zaga, Tasquinha arriscou de longe a bola bateu no adversário e novamente enganou o go-leiro Macaco, 2 a 2.

Eloir garante virada no placarEm meio aos garotos, o atacante Eloir

Daltoé de 35 anos, mostrou que ainda pode causar problemas. Após boa troca de passes, ele completou a jogada para o gol, virando novamente o placar. Poucos minutos depois, em cobrança de falta ras-teira, ele anotou o quarto gol. Somente aos 38 minutos de jogo, o Sackmahouse descontou com Jonas Boaro, 4 a 3, placar final.

Era o lanterna enfrentando um dos líderes. O Cruzeiro que vinha de dois escores negativos. O time do Lambari havia somado duas vitórias. O clube do Lajeadinho precisava da vitória a todo custo. Mandou a campo uma escalação ofensiva, com dois meias de muita pre-sença ofensiva.O Juventude contava com Dagostini na articulação como principal referência.

Goleiros brilhamFoi notável a participação efetiva dos

goleiros no início da partida. Principal-mente de Henrique Lancini, o Gago, do Cruzeiro, que executou pelo menos qua-tro grandes defesas no jogo. Na primeira chance, Paulo Sérgio finalizou e o goleiro defendeu, na sequência, Dagostini man-dou uma bomba de perna direita, quando Gago novamente salvou. Sabiá cabeceou na linha da pequena área após cobran-ça de escanteio, e o goleiro foi buscar. A pressão do Juventude era forte. Dagostini apareceu livre pelo lado esquerdo de ata-que e bateu forte, Gago espalmou e con-tou com a ajuda da trave para evitar o gol. Paulo Sérgio, de dentro da pequena área, ainda desperdiçou boa chance.

Do outro lado, coube a Alexandre Cornelli executar as defesas. A principal delas ocorreu após arrancada de Cacudo, que parou na grande defesa do camisa um do Juventude. Jovani era o atacante mais

acionado. Em bela jogada, entortou duas vezes o marcador e cruzou, a zaga salvou. A bola aérea explorando a altura de Pau-lão era outra tentativa.

Vacilo da zaga no gol do CruzeiroFoi aos 26 minutos da etapa inicial

que apareceu o único gol da partida. Mes-mo com as várias chances desperdiçadas pelo Juventude, o Cruzeiro foi quem pu-lou na frente no placar. O sistema defen-sivo da equipe do Lambari rebateu a bola prensando com a marcação. Paulão re-cuou para entrada da área e Duane, com categoria, mandou no ângulo de Cornelli, 1 a 0. “Tive a felicidade de pegar bem na bola. felizmente foi fundamental para vi-tória”, comemorou o lateral direito. A vi-tória parcial, recolocava o Cruzeiro com possibilidade de classificação.

Segundo tempo truncadoSe a primeira parte teve emoção, gol,

defesas e muita correria, a etapa com-plementar teve exatamente o contrário. O Cruzeiro, tinha a vantagem no placar e passou a apostar nos contra - golpes. Ca-cudo comandava as investidas pelo lado direito. O time em desvantagem no placar, tentava penetrar com passes, mas faltava objetividade. Paulo Sérgio, jogando como centroavante, encontrava dificuldades. O seu parceiro de ataque, Rômulo, precisa-va buscar jogo no meio-campo a todo mo-mento. A melhor chance dos comandados de Agenor Radaelli foi nos pés de Ricardo, atacante que entrou no segundo tempo. O jogador recebeu cruzamento de Rafael Pi-tol e mandou para fora. O zagueiro Luis também teve a chance de empatar, mas mandou sobre o gol. Em chutes de média distância, Caju e Camisinha não acerta-ram o alvo.

Com várias alterações, o jogo perdeu em emoção. Muitas faltas e paralisações impediram, tanto que o Cruzeiro aumen-tasse a vantagem, quanto o empate do Ju-ventude. Placar final de 1 a 0.

Cruzeiro 1 X 0 Juventude

Ficha técnicaCruzeiro 1 X 0 Juventude

Árbitro: Sandro de Souza, Luciano Denicol, Alexandre Padoan;Gols: Cruzeiro – Duane de Abreu (26,1ºT); Cartões Amarelos: Rafael Pittol, Ricardo Dagostini (J) Fabricio A da Silva, Fabri-cio V Rosa, Luiz CP Junior, Wesllin Dutra (C)Escalações: Juventude

Cornelli, Guilherme, Mateus, Sabia (Luiz), Ricardo Dorigon, Pitol (Dallagnol), Felipe, Cristian(Gelati), Paulo, Ricardo Dagostini, Romulo(Ricardo Machado)

(Lidronel). Técnico – Agenor. Cruzeiro

Henrique, Duane, Adrian, Glademir (Billy), Sacola, Rafael (Anderson), Luiz (Belotti), Maxsuel (Jonatan), Paulão, Fabricio da Silva (Wesllin), Jovani (Thales).

Técnico – Xamico Agnoletto.

Page 25: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

25JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013ESPORTES

[email protected]ém 100%

O último jogo da tarde foi o mais equilibrado. O Clube Atlético Navegantes buscava a vitória para manter a liderança e a invencibilidade. O Ouro Verde apostava nos reforços para superar o adversário. Cristian Muller foi desfalque no CAN. Em contrapartida, Zequi e Ramon faziam sua estreia. No outro lado, Renan Fontana, Gustavo Zanchi e Marron se conso-lidavam como novidades. Mesmo assim, o Ouro Verde tinha vários desfalques em relação ao time ideal.

Jogo equilibrado no primeiro tempoEm relação a estreia, os comandados de Adão Jair de Souza se mostravam mais compactados. Marron e Renan passa-

vam mais segurança na defesa. Jackson seguiu como companheiro de Gustavo Graciola no ataque. As primeiras chances de gol foram do Ouro Verde. Erick e Jackson arriscaram arremates para fora. Em um primeiro tempo truncado, chamou a atenção o número de faltas. Na mais perigosa, Graciola mandou no ângulo e Paulo Henrique Gianezini defendeu. Do ou-tro lado, o Navegantes se ressentia da pouca produtividade no meio. Boia estava improvisado na lateral esquerda, Suma era o responsável pela criação de jogadas, sem muito sucesso. Os atacantes Luizinho e Zequi apresentavam dificuldades em fugir da marcação. Sem gol, o primeiro tempo não apresentou emoções.

Etapa complementar francaO Ouro Verde precisava do resultado. Jacsandro foi a opção escolhida pelo técnico Jarzinho. No time oposto, Didi

entrou para trabalhar na criação de jogadas. Patrick conseguiu tabelamento na entrada da área, de frente para o gol, chutou cruzado para fora. Foi então que Claudinho apostou nos garotos Bica e Erick para tentar mudar a tônica do jogo. Por volta dos 30 mi-nutos, Fernando fez a defesa após cruzamento, acabou soltando a bola. Ramon completou para o gol. O árbitro marcou falta sobre o arqueiro. Houve muita reclamação por parte dos jogadores e comissão técnica do CAN. O jogo já encaminhava-se para o final, quando novamente Fernan-do acabou se complicando em cruzamento e soltando a bola. Erick, bem colocado nem deixou a bola cair e mandou para as redes já nos acrésci-mos. Placar final de 1 a 0. “Tive a sorte de estar no lugar certo na hora certa. O gol era importante para mantermos a campanha de 100% e a liderança”, mencionou o atacante.

ClassificaçãoClube PG J V E D GP GC SG Disc.1ª CAN 09 03 03 00 00 05 00 05 -1002ª Juventude 06 03 02 00 01 05 02 03 -0703ª Laranja Mec. 06 03 02 00 01 07 07 00 -2904ª Galácticos 02 03 01 00 01 02 04 -2 -0805ª Cruzeiro 03 03 01 00 02 04 05 -1 -0806ª Ouro Verde 02 02 00 00 02 01 04 -3 -0807ª Sackmahouse 02 02 00 00 02 03 05 -2 -170

Artilharia:1° - Marciano da Silva - Laranja Mecânica - 04 gols2° - Luiz Henrique de Freitas - CAN - Paulo Trinda-de - Cruzeiro - Eduardo Civardi - Galácticos - Eloir Daltoé - Laranja Mecânica - Cristian Rossini - Juven-tude - Xuxa - Sackmahouse - 02 gols3° - Erick Dutra - CAN - Sabino - CAN - Rivelino - CAN - Duane - Cruzeiro - Maxsuel - Cruzeiro - Paulo Sérgio - Juventude - Ricardo Dagostini - Juventude - Ricardo Machado - Juventude - Jeferson Tasca - Laranja Mecânica - Gustavo Graciolla - Ouro Verde - Jonas Boaro - Sackmahouse - 01 gol

Seleção da rodada:Gago Lancini (Cruzeiro) Duane (Cru-

zeiro) Adrian (Cruzeiro) Bi (CAN) Jean (Laranja Mecânica) Sacola (Cruzeiro)

Passaia (Laranja Mecânica) Cacudo (Cruzeiro) Tasquinha (Laranja Mecâni-ca) Xuxa (Sackmahouse) Eloir (Laranja Mecânica) - Técnico: Claudinho (CAN)

Próxima rodada:4ª rodada - Lago Azul10h30min - Cruzeiro X Ouro Verde

14h - Sackmahouse X Galácticos16h - Laranja Mecânica X CAN

Folga: Juventude

CAN 1 X 0 Ouro Verde

Ficha TécnicaCAN 1 X Ouro Verde

Arbitro: Luciano Denicol, Sandro de Souza, Alexandre Padoan;Gol: Erick Dutra (45,2ºT);Cartões Amarelos: Erick Dutra, Ezequiel Fraporti, Fabiano Ma-ceda, Luiz H de Freitas, Rodrigo de Faria (CAN) - Erick Gianezini, Gustavo Graciola, Lisandro Bagnara (O)Escalações: CAN

Paulo Gianesini, Renatinho, Chico, Gabriel, Ramon, Boía (Didi), Ednildo, Sabino (Rivelino), Luizinho, Paulo Flores (Rafael Dutra),

Zeki (Erick). Técnico – Claudinho.Ouro Verde

Fernando, Patrick, Renan, Marron, Bagnara, Alessandro (Jacsan-dro), Giovani (Jonathan), Gustavo Zanchi (Duda), Gustavo Gra-

ciolla, Erick, Jackson (Anderson); Técnico: Jairzinho.

# No domingo (28), foram realizados os jogos váli-dos pela terceira rodada do campeonato municipal. No estádio das Cabriúvas, pela manhã, o Laranja Mecânica venceu o Sackmahouse pelo placar de 4 a 3. Na parte da tarde, mais dois jogos. No primeiro, o Cruzeiro ven-ceu o Juventude por 1 a 0. Já o Clube Atlético Navegan-tes bateu o Ouro Verde por 1 a 0.

# No domingo (05), reinicia o campeonato munici-pal de Nova Bréscia. No estádio Sagradão, do Botafogo de Jacarezinho, pela manhã, o Caçadorense enfrenta o Canarinho. Na parte da tarde, o Juventude pega o Bo-tafogo de Olinda e o Botafogo de Jacarezinho enfrenta o Imigrante.

# Neste sábado (04), em Linha Auxiliadora, acon-tece o Jantar Baile com entrega da premiação do 16ª campeonato de Bochas na Grama, temporada 2012/2013.

# No domingo (28), ocorreu o Torneio Início do Municipal Masculino de Bochas 2013. realizado nas canchas do Santo Antão, sagrando-se campeão o Cír-culo Operário.

# Equipes sem jogo para o sábado (11): Racing, Manchester, Los Ama, Botafogo-NB, Juventude-COL, Pumas, Juventus -C. Baixo.

# Fundado em primeiro de maio de 1952, o operá-rio Clube Muçunense completou o seu aniversário de número 49 e recebe nossos cumprimentos.

# Fundado em 04 de maio de 1952 o Círculo Ope-rário Encantadense completa o seu aniversário de nú-mero 61 e recebe nossos cumprimentos.

# Há pessoas que não estão preocupados com o fato de que alguns de seus atos podem causar sérios prejuízos financeiros a entidades, quando surgem os problemas financeiros, são as primeiras a virarem as costas.

Jogos do sábado (27) de abrilHlera 5 X 0 Renegados

Xurupita 5 X 4 Fortes e LivresOperário 2 X 3 UrsoPumas 3 X 2 LuccarAjax 2 X 4 Albatroz

Sackmahouse 3 X 6 RacingSerrano 3 X 1 RelvadoInter-BC 0 X 2 União-P

Botafogo-RS 3 X 7 Botafogo-NBJuventude-RS 1 X 3 Caballeros

Zambiazi - NB 4 X 0 Juventude-TRAbutres 4 X 3 PalomaMuçum 4 X 1 Los Ama

Palmense 1 X 5 Sport StarVet. Serrano 5 X 4 Esportivo-SCS

Nacional-MB 3 X 1 Benfica-NBCaçadorense 4 X 7 Toma Dez

Juventude-COL 5 X 1 CanarinhoGlicose 4 X 2 Juventude-L

La Pelota 4 X 2 Ouro VerdeJogos do sábado (04) de maioCabriúvas - Abutres X Ouro Verde Hlera X Juventude-COLBaixada - Albatroz X Copalto Alvorada X Los AcumuladosMuçum - Pavilhão IX X Xurupita Fortes e Livres X BolerageCruzeirão - Racing X Juventus-CB Cruzeiro X Juventus-AMLambarizão - La Pelota X Ajax Sport Star X Sete CapitãoBarão - Los Ama X Juventude-L Sackmahouse X BohemiosJacão - Paloma X Arsenal Manchester X EstrapaSerranão - Serrano X Jacaré Vet. Serrano X ImigranteRoca Sales - Concórdia X LuccarAzulão - Pumas X Juventude-RSPalmas - Palmense X União-PCoqueirão - Inter-BC X CaçadorenseV. Aires - Clube 22 X Vet. TiradentesA.Meio - Forquetense X OperárioMuçum - Muçum X Juventude-TRConstanzão - Botafogo-RS X RelvadoRoca Sales - Glicose X HoolygansCristalzão - Benfica-NB X Renegados

Page 26: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013 ESPORTES26

Musculação - Avaliação Físicae Nutricional - Personal Training

(Seg. a Sex. 06h às 11h e 14.30h às 22h)(Sábados 08h às 11h)

Não fechamosao meio dia

3751.1264Rua Duque de Caxias 781, Centro, Encantado/RS

Conversa de Boleirocom Jairo Bicca

Lajeado - O gol sofrido nos sete mi-nutos da etapa inicial, surpreendeu, mas nem chegou perto de abalar as preten-sões da Associação Lajeadense de Futsal (ALAF). Após levar o gol, o representante do Vale do Taquari no campeonato esta-dual série ouro de futsal não tomou co-nhecimento e buscou mais do que a vira-da no marcador. Conseguiu uma goleada por 8 a 1 diante da Afusca de Cachoeiri-nha. O jogo aconteceu no Ginásio Profes-sor Nelson Brancher, o “Claudião”. Cerca de 500 expectadores estiveram apoiando o time comandado por Giba.

O jogoApós cobrança de escanteio de André

para a Afusca, a bola desviou em Marcelo Giba e foi para o gol de Chico. O resulta-do não abalou a ALAF. Após cobrança de falta, em jogada ensaiada, Jamur driblou o marcador e mandou para as redes dei-xando tudo empatado aos 13 minutos. Na sequência, Rafinha e Alex He-Man tabela-ram, o segundo teve que chutar duas ve-zes até vencer o goleiro adversário, 2 a 1. A partir daí a ALAF mandou no jogo. Após cobrança de falta de Jamur novamente ensaiada, Bruno Petry aproveitou o rebo-te do goleiro e fez o terceiro.

O segundo tempo foi de superiorida-de extrema da equipe mandante. Com desenvoltura e alta técnica com muito entrosamento, o time trocava passes e co-mandava o jogo. Jamur, aproveitou contra - ataque e anotou o quarto gol. Ademar Neguinho completou jogada de Bruno Pe-try e deixou o seu, 5 a 1.

O treinador do clube visitante apos-tou no goleiro linha, sem sucesso. Bruno Petry aproveitou a desatenção da zaga adversária e fez o sexto. O arqueiro Chico percebeu o colega de posição adiantado e fez o sétimo. Petry, em jogada individual fechou o placar: 8 a 1 para a ALAF. “Até sa-ímos atrás no placar, mas com marcação pressão já no campo de ataque, neutrali-

zamos o time deles e buscamos o resulta-do. Depois recuamos e cedemos espaços para explorar o contra-ataque. Ficamos satisfeitos com o resultado”, descreve o treinador Giba.

Treinador aprova produtividade São quatro vitórias, 100% de aprovei-

tamento. O representante de Lajeado dis-para na liderança com 12 pontos. O time ostenta o melhor ataque, com 23 gols até o momento. O artilheiro do campeonato também atua pela ALAF: Bruno Petry tem sete gols até o momento. A partir de ago-ra serão dois compromissos fora de casa, no próximo sábado (04) contra o Santo Ângelo e depois em Sananduva. “Durante a copa dos Vales, no primeiro semestre, o objetivo era preparar o grupo. O Estadu-al sempre foi o foco. Estamos obtendo os resultados. A intenção é manter o ritmo. O melhor ataque até então foi conquista-do por determinação do grupo. O encai-xe funcionou’, finalizou o comandante da equipe.

Para as próximas rodadas, Giba prevê jogos desgastantes e competitivos. “Nos-so próximo adversário está de treinador novo. Vendeu muito caro a última derro-ta. Certamente será uma partida na qual enfrentaremos dificuldades pela qualida-de do adversário”, projeta Giba.

CLASSIFICAÇÃOClube PG J GP GC SG1ª ALAF 12 04 23 07 162ª Cachoeira 10 05 16 13 033ª SLGonzaga 08 05 12 09 034ª Sananduva 07 04 07 06 015ª Bento Futsal 06 04 16 13 036ª Afusca 06 05 07 15 -87ª Sobradinho 04 04 07 09 -28ª Santo Ângelo 02 04 09 15 -69ª Assaf 01 04 05 12 -7

Div

ulga

ção

aLaf goleia e é líder isolado

Div

ulga

ção

Esta semana lembramos da morte do nosso grande ídolo Airton Sen-

na, lá se passaram 19 anos de sua parti-da. Para mim, elee Pelé foram os maio-res desportistas do Brasil e do mundo. A genialidade de Sennadentro da pista fez com que alguns conceitos conserva-dores da F1 mudassem,suas constantes discussões sobre segurança fizeram com que a FIA o interpretasse como um rebelde, mas infelizmente o que ele reivindicava, foi o que tirou a sua vida prematuramente. Hoje a F1 está mais segura, graças a sua dedicação e persis-tência a favor de quem faz o espetáculo, o “PILOTO”.

Alguns dias atrás me deu saudade de escutar músicas que fizeram

parte da minha infância, eu tive a sor-te de ter pais que tinham um gosto de música bem eclético, me fazendo ter um ouvido bem aguçado em relação a qualidade musical. Essa minha nostal-gia, me fez fazer um comparativo com a evolução do futebol brasileiro, o cenário futebolístico sofreu várias mudanças no decorrer da sua existência, vou me ater a algumas delas, até por que pude presenciá-las. - Nos anos 70, foi a fase român-tica do futebol, uma era de grandes jo-gos, repleta de craques, que faziam o espetáculo se tornar um“Show”. O Rei Pelé se tornou Majestade, e nós brasi-leiros nos tornamos Tricampeões. - Nos anos 80 foia década da rebeldia, nós brasileiros lutávamos pela democracia e pela liberdade de expres-são, neste mesmo período surgiu a tão famosa “DEMOCRACIA CORINTHIANA”, e o futebol brasileiro teve sua maior decepção na copa de 82, tínhamos uma seleção recheada de jogadores de alto nível, atletas com uma personalidade fora do comum, além da intelectualida-de, mas isso não bastou para superar a objetividade italiana. -Nos anos 90 começamos a evoluir profissionalmente, dentro (atle-tas, técnico,médicos) e fora (dirigentes, empresários, mídia), retomamos a he-gemonia do futebol mundial, chegando ao Tetra, voltamos a ser o centro das atenções no cenário mundial. -A década de 2000 foi iniciada de uma maneira promissora com o Pen-ta, jogadores brasileiros super valori-zados, estrutura econômica do futebol brasileiro em alta. Chegamos hoje em 2013, continuamos economicamente em um bom nível, mas perdemos espa-ço no contexto mundial, devido ao con-formismo, e falta de planejamento, hoje

o futebol é dinâmico, e ainda nos encon-tramos na era do futebol romântico dos

anos 70.O futebol Alemão domina o mun-

do da bola com méritos, a previsão que fiz deu certo, o Bayern é um Barcelona melhorado, pois além da força física que sempre foi a base do futebol ale-mão, hoje a técnica também está inseri-da. No Borussia o que encanta, além de uma equipe extremamente competitiva, é a sua maravilhosa torcida, que a cada partida dá um show de criatividade. Vai ser a quarta final de Liga Dos Campeões que duas equipes do mesmo país irão fazer e com certeza será a melhor.

Na Libertadores o Corinthians pe-gou o Boca, uma equipe cascuda

que mesmo não estando em seu melhor momento, dentro de seus domínios é muito difícil vencê-la e foi o que justa-mente aconteceu, o Timão perdeu por 2x0 e agora em casa precisa reverter este placar, que para mim será muito difícil, pois se trata de uma equipe acos-tumada com mata-mata.

Na Arena o tão comentado ”ESPI-RITO DE LIBERTADORES”, baixou

nos jogadores do Grêmio, mesmo não jogando um futebol convincente e com um jogador expulso, o tricolor conse-guiu ganhar da última equipe invicta da competição por 2x1, dando claras demonstrações que esta equipe pode seguir na Libertadores, basta manter este espírito. O problema do Grêmio é não ter um substituto a altura para o Zé Roberto, isto irá custar caro para o tricolor.

Na Copa Do Brasil o Inter empa-tou em 0x0 contra o Santa Cruz

do Recife, em um jogo, que o colorado mostrou toda sua deficiência, quando joga sem o D’Ale. Vou me tornar repeti-tivo, se o Inter quer titulo este ano, deve rapidamente contratar um meia a altu-ra do Argentino, senão vamos passar o ano todo torcendo, para que ele não seja expulso, não se machuque, não vá para seleção, se não vier outro meia do mesmo nível, adversários como o Santa Cruz vão sempre nos encomodar . Não podemos esquecer que neste final de semana o Inter pode se tornar Campeão Gaúcho por antecipação, basta vencer a boa equipe do Juventude, comandada pelo meu amigo Lisca.

Abraço ao meu grande amigo An-gelo proprietário da transportado-

ra Dalían, que sempre nos acompanha.

Page 27: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

27JORNAL OPINIÃO n 03 de maio de 2013MUNDO JURÍDICO

Receita começa a restituir IR 2013 em 17 de junho

A Receita Federal publicou no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (30) o cronograma de paga-mento da restituição do Imposto de Renda da Pes-soa Física (IRPF) 2013, ano-base 2012. O primeiro lote de restituição está agendado para o dia 17 de junho. Até dezembro deste ano, sete lotes devem ser pagos.

Pessoas com mais de 65 anos têm prioridade para receber a restituição do imposto, não impor-tando a forma como a declaração foi feita.

Na sequência, deverão ser liberadas as resti-tuições segundo a ordem de envio da declaração à Receita. O órgão afirma que, em qualquer uma das situações, é necessário que não haja nenhuma pen-dência ou irregularidade.

Calendário de pagamento1º lote, em 17 de junho de 2013;2º lote, em 15 de julho de 2013;3º lote, em 15 de agosto de 2013;4º lote, em 16 de setembro de 2013;5º lote, em 15 de outubro de 2013;6º lote, em 18 de novembro de 2013; e7º lote, em 16 de dezembro de 2013.(Fonte: G1)

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Paulo Sérgio Pinheiro, afirmou no meio da semana que o trabalho do colegiado deve servir para futura investigação judicial e responsabilização criminal de agentes de Esta-do que operaram na estrutura repressiva da di-tadura militar. Ele frisou que no relatório final da comissão deverá haver recomendações para que o Brasil respeite uma decisão da Corte In-teramericana de Direitos Humanos que ques-tiona a validade da Lei de Anistia. “Existe uma sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos que diz que as autoanistias não são aceitáveis”, ele destacou ontem, em encontro em São Paulo com membros das comissões estaduais de Memória Verdade e Justiça. O que aconteceu no Brasil foi uma autoanistia, afirmou. Na ocasião da sentença profe-rida pela corte, o então ministro da Defesa, Nelson Jobim declarou que a decisão não teria efeitos práticos, se ba-seando em posição do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou ação pedindo a revisão da Lei da Anistia. Rosa Cardoso, também integrante da CNV, disse que es-pera uma revisão da decisão do Supremo.

Pressionada pelos membros de comitês estaduais por mais agilidade e transparência, a CNV anunciou também que deve divulgar um relatório parcial de seus trabalhos e partes dos depoimentos colhidos por ela. A comissão está sinalizando uma mudança de rumo. Está reorientando o trabalho porque começa a perceber que é preciso que suas investigações repercutam agora na sociedade. O trabalho dela é também pedagógico, não é simplesmente fazer um relatório e dar a coisa por encer-

rada, avaliou o vice-presidente do grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo, Marcelo Zelic, presente ao evento.

A coordenadora do núcleo de lutas pela terra da CNV, a psicanalista Maria Rita Kehl disse anteriormente ao Estado de Minas que há casos em que é importante man-ter o sigilo das investigações para que elas não sejam prejudicadas.

Demissão No encontro, foi anunciada a saída do mi-nistro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, da CNV, por motivo de saúde. Afastado do STJ já há sete meses, ele havia informado a comissão há onze dias, mas a decisão só foi confirmada publicamente ontem.

Um grupo de trabalho do Ministério Público Federal chamado Justiça de Transição já trabalha de acordo com a linha defendida pelo presidente da CNV e instaurou 170 investigações criminais, sustentando que os crimes de sequestro, homicídio, tortura e ocultação de cadáver não prescrevem. Pelo menos quatro delas deram origem a ações penais.

Revisão da Anistia volta à discussão

A Justiça de São Paulo condenou dois estudantes por terem perdido um pen-drive que continha fotos íntimas de uma colega. As fotos foram divulgadas na internet. O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a estudante seja indenizada em R$ 10 mil por en-tender que houve ofensa ao direito de imagem, pois as fotos foram divul-gadas sem autorização da jovem. A estudante foi con-vidada pelos dois colegas para fazer fotos, da cintura para cima, com peças ínti-mas desenvolvida por eles para um trabalho acadê-mico, onde seria impresso apenas um banner para um evento na sala. Havia sido acordado que as fo-tos seriam editadas para preservar a intimidade da aluna que posou para as fotos. Um dos réus conde-nados perdeu o pen drive

com as imagens. Algumas semanas depois do ensaio, a vítima se deparou com e-mails que circulavam na internet divulgando

suas fotos ti-radas, de corpo inteiro, sem edição, expondo sua intimidade.

A estudante afirmou que a sua imagem ficou abalada na faculdade e na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo. Para o TJ-SP, a autora da ação faz jus à indenização “devido à falta de cautela dos réus”, e que a “apelada atingiu seu direito à inviolabilidade de imagem, assegurado cons-titucionalmente pela Carta Magna”.

TJ-SP condena dois estudantes por perda de pen drive com fotos íntimas de colega

Advogada é condenada por fazer piada sobre salário O 4º Juizado Especial Cível de Londrina condenou

uma advogada a pagar R$ 1.356,00 de reparação por dano moral a um trabalhador ofendido durante audi-ência de conciliação realizada na 2ª Vara de Família da mesma comarca. A sentença foi proferida pela juí-za Dhebora Lopes Maldonado.

De acordo com os autos, o autor da ação foi ques-tionado sobre o quanto recebia mensalmente. Após o trabalhador informar o valor do salário, a advoga-da declarou: “se eu fosse ele e recebesse apenas 600 reais mensais me jogaria no lago Igapó”. A sentença ainda relata que a advogada chamou o autor da ação de “mentiroso”. Os fatos foram nos autos por meio da ata da audiência. Refere a sentença da ação contra a advogada que “da análise das expressões ofensivas proferidas pela requerida, na condição de advogada de uma das partes envolvidas em processo judicial, dirigidas diretamente à outra parte em audiência, ex-trai-se que efetivamente restou caracterizado o abalo moral passível de reparação”.

O valor condenatório, que corresponde a dois salá-rios mínimos, será corrigido pelos índices oficiais na Justiça do Paraná (média do INPC e IGP-DI), acrescido de juros de mora de 1% ao mês, ambos contados a partir da data da sentença. O TJ paranaense não quis informar o número do processo, nem os nomes das partes - embora a ação não tenha segredo de justiça.

Page 28: Jornal Opinião 03 de maio de 2013

JornalREGIONAL

Encantado, 03 de maio de 2013