jornal opinião 24 de fevereiro de 2012

28
Diogo Fedrizzi Encarte Especial LEIA TAMBÉM REALIDADE EM ENCANTADO Vereador Jonas Calvi (PTB) afirma que município está vivendo um caos no setor de energia elétrica, com prejuízos na cidade e no interior. Representantes da empresa vêm a Encantado na próxima terça-feira, dia 28, para prestar esclarecimentos Página 7 AES SUL É MOTIVO DE CHACOTA CARNAVAL 2012 Festas agitam a região durante quatro dias Páginas 14 e 15 Gisa Radaelli/Antena FATALIDADE Adolescente morre em baile de Carnaval Página 25 FUTEBOL TINGA, do Navegantes para os gramados da Europa Página 12 Facebook Arquivo pessoal FIM DO HORÁRIO DE VERÃO Neste sábado (25), à meia-noite, atrase o relógio em uma hora HOMENAGEM A vida e as histórias de Armando Luiz Reali Páginas 10 e 11 Arquivo da família

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 22-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação, da cidade de Encantado RS

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Dio

go F

edri

zzi

Encarte Especial

LEIA TAMBÉM

REALIDADE EM ENCANTADO

Vereador Jonas Calvi (PTB) afirma que município está vivendoum caos no setor de energia elétrica, com prejuízos na cidade eno interior. Representantes da empresa vêm a Encantado napróxima terça-feira, dia 28, para prestar esclarecimentos

Página 7

AES SUL É MOTIVODE CHACOTA

CARNAVAL 2012Festas agitam a região

durante quatro dias

Páginas 14 e 15

Gisa Radaelli/Antena

FATALIDADEAdolescente morre em

baile de CarnavalPágina 25

FUTEBOLTINGA, do

Navegantes para os

gramadosda EuropaPágina 12

Facebo

ok

Arquivo pessoal

FIM DO HORÁRIO DE VERÃONeste sábado (25),à meia-noite,atrase o relógio em uma hora

HOMENAGEMA vida e as histórias de

Armando Luiz Reali

Páginas 10 e 11

Arquivo da família

Page 2: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 3: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 4: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 5: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 2012 5Coluna Milton Fernando

[email protected]

Fonte: O Estadão - SP

19/01/12 – Pit bull abandonado eamarrado à lixeira em BH assusta pe-destres

“Um cão da raça pit bull foi encontrado abando-nado em uma rua do bairro Colégio Batista, em BeloHorizonte , na manhã desta quinta-feira, 19....”

04/11/11 - Mulher de 98 anos temorelha arrancada por Pit bull em MG

“Uma senhora de 98 anos foi atacada por um pitbull na manhã de quinta-feira, 4, em Uberaba, emMinas Gerais. Segundo informações....”

01/03/11 – Pitt bull mata a própriadona e acaba sacrificado

“Uma mulher de 39 anos foi morta no domingo,após ser atacada pelo próprio cão pit bull, em CoronelFabriciano (MG), a 198 km de Belo Horizonte....”

20/01/2010 – Pit bull ataca meninode 13 anos em Guaianases

“Um adolescente de 13 anos foi atacado por um pitbull na tarde de segunda-feira na Rua Professor Fran-cisco Pinheiro, em Guaianases....”

30/08/2008 – Pit bull arranca ore-lha de menino de 2 anos

“Um menino de 2 anos teve a orelha esquerda ar-

rancada por um pit bull, anteontem, em Belo Hori-zonte. A criança também teve fraturas na face e ...”

Fonte: Correio do Povo

15/02/2012 Cachorro mata criançana praia

“Um menino de 5 anos morreu, na tarde de ontem,após ser atacado por um cachorro da raça Pit Bull emCapão da Canoa, no Litoral ...”

Site G1

'Quase arrancou meu dedo', diz ví-tima de ataque de pit bull em MS

“...após ter sido atacada por um pit bull, dentro desua loja, em Corumbáx...MS diz que foi salvo de ataquede pit bull por duas mulheres 'Doeu, mas valeu...cãoem MS ...”

G1 | Última atualização:10/02/2012 19h52

Aumenta o número de pessoas ata-cadas por cães na região Noroeste

“...uma jovem de 18 anos foi mordida por um ca-chorro pit bull. A vítima estava sentada na calçadacom a filha...Criança fica ferida após ataque de ca-chorro pit bull Menino salva mãe de ataque de pit bullno interior de SP Em São José do Rio Pretox...”

G1 | Última atualização:06/02/2012 13h01

Criança fica ferida após ataque decachorro pit bull em Araçatuba, SP

“...Uma criança de 3 anos ficou ferida em Araça-tuba, no interior de São Paulo, após ser mordida porum cachorro da raça pit bull. O incidente aconteceuneste domingo (29). Segundo o boletim de ocorrência,o animal escapou do quintal da casa onde...”

G1 | Última atualização:29/01/2012 20h20

Criança que teve rosto desfiguradopor cães passa aniversário em UTI

“...em salvá-la’, diz PM que matou pit bulls pararesgatar menina Fiquei desesperada...babá que viucriança ser atacada por 4 pit bulls. Criança de 2 anosatacada por cães...Criança é atacada por 4 cães da raçapit bull em Cuiabá Sophia foi transferida no...”

** E existem muito mais manchetes e casos quepoderiam ser aqui citados...

Para finalizarSe alguém me garantir que de hoje em diante ne-

nhum Pit bull irá matar alguma pessoa (principal-mente crianças), passo a defender a campanha.

Campanha que corre no Facebook, e que chegou à página do colu-nista, nada contra animais de estimação, tudo a favor, mas, Pit BullTerrier – A raça deste cão foi desenvolvida exclusivamente para brigasde cachorros clandestinas. Por isso, esta raça é tão ameaçadora. NosEUA muitos estados proíbem a sua criação, e outros ordenaram a ex-

terminação. Na Inglaterra sua criação só é autorizada pela justiça. NoBrasil corre a campanha acima. Cada um é livre para decidir.

Em tempo: não postem no face dos cidadãos citados abaixo, nemde seus familiares, inclusive, alguns deles ,pela incapacidade de rece-ber, já que estão junto de Deus.

Pit bull

Page 6: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 7: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 2012 7Câmara de Vereadores

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

Encantado – A falta de res-postas aos pedidos de informa-ção encaminhados àAdministração Municipal inco-moda os vereadores de oposiçãoda Câmara de Encantado. Na pri-meira sessão do ano, o líder Eve-raldo Delazeri (PDT)argumentou que existem ofíciosque foram remetidos há cerca deseis meses. “Esta Casa vive de in-formações oficiais, não podemoscobrar em cima de boatos. Per-cebemos uma série de dificulda-des por parte do Executivo emnos informar”, comentou Eve-raldo. Baseado na ConstituiçãoFederal, o presidente Eldo Orlan-dini (PMDB) ameaçou comunicara situação para o Ministério Pú-blico para que o órgão adote osprocedimentos legais a fim dedeterminar que o Executivo

preste os esclarecimentos.

Cláudio diz que é caso de improbidadeCláudio Roberto da Silva

(PMDB) disse que o silêncio daadministração é uma afronta aoLegislativo. O peemedebista cri-ticou ainda o posicionamento daMesa Diretora da legislatura pas-sada, comandada pelo colega departido, Valdecir Gonzatti. “Dei-xar que desde maio um pedidode informação não fosse aten-dido sem tomar as providênciaslegais que seria entrar com umprocesso de improbidade admi-nistrativa e denunciar no Minis-tério Público. Está previsto naConstituição Federal”, cobrou.“Na questão da hegemonia dospoderes, no ano passado, a Câ-mara ficou de cócoras para oExecutivo. Faltou postura. Pa-rece que nosso prefeito é um rei-zinho que está acima do bem e

do mal”. Cláudio lembrou quequando foi presidente da Casa, ospedidos não atrasavam um mês.

Jonas promete conver-sar com o governo

O líder do governo, JonasCalvi (PTB), pediu que lhe fosserepassada a lista de todas as in-formações e prometeu contatarcom o secretário de Administra-

ção, Luciano Moresco, para queagilize a elaboração das respos-tas. “Também não vamos admitirque isso esteja acontecendo”,disse Jonas. Para ele, porém, falarem cassação é exagero. “Nunca vium prefeito ser cassado ou so-frer uma pena mínima por nãoter cumprido o pedido de infor-mações”, retrucou.

Arno Bagatini (PP) lembrou

que quando presidiu a Câmara, eo prefeito Paulo Costi estava nocomando do município, foi ne-cessária a intervenção do Minis-tério Público. “Os pedidos nãovinham. Levamos ao conheci-mento do MP e tivemos que fazerum acordo com o prefeito de queno máximo em 30 dias as infor-mações tinham que ser remeti-das à Casa Legislativa”, disse.

Oposição ameaça ingressar no MP contra Executivo

Motivo é a demora no envio de respostas para os pedidos de informação encaminhados à Administração Municipal

Primeira sessão do ano aconteceu na quinta-feira (16)

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

T R I B U N A

Na primeiramanifestação natribuna, JonasCalvi (PTB) la-mentou o descasoda concessionáriaAES Sul com omunicípio de En-cantado, sobre-tudo, com a faltade explicações e soluções para as cons-tantes quedas de energia elétrica na ci-dade e no interior. Segundo ele, apopulação não aguenta mais. “A AES Sulestá virando motivo de chacota na in-ternet. Todo mundo reclamando.Quando chove, quando molham os fios,tem falta de luz. Ultimamente, não pre-cisa nem chover. Em uma tarde limpa,com sol, cai a energia elétrica”, comen-tou, ao mesmo tempo em que lembrouos prejuízos sofridos por empresas eagricultores. “Tem produtor de leite quequando liga a ordenhadeira não podeligar outro equipamento. No novo pré-dio do INSS, se ligam o ar-condicionado,não funcionam os computadores. Estáinstalado o caos em Encantado”.

O parlamentar confirmou uma au-diência com representantes da AES Sulna Câmara de Vereadores para o dia 28,às 10h. Diversas entidades encantaden-ses serão convocadas para questionar os

dirigentes da em-presa. “Vamos tero maior prazer deouvir o represen-tante da AES Sul.Sinceramente, nãosei qual será a jus-tificativa. Quere-mos que ele saiada dificuldade que

existe e vá para a praticidade”, falou.Jonas lembrou também as diversas

etapas da luta pelas melhorias na RS129, no trecho entre os trevos Peteba eSanta Clara, realizadas no ano passado.Desde o protesto Corrente Pela Vida atéas constantes reuniões com as autorida-des e os órgãos competentes. O pete-bista enalteceu ainda a mobilizaçãoencantadense pelo Pedágio Mais Justo.Ele falou sobre a participação do muni-cípio em recentes reuniões promovidaspelo Comitê Gaúcho de Controle Social,que apoia, junto com outras entidades, anão renovação do atual modelo de con-cessão dos pedágios. “Nós de Encantadoestamos dando o pontapé inicial paraformalizar uma Comissão do Vale doTaquari que vai estar ativamente parti-cipando do Comitê. Nesta Comissão, En-cantado tem que ser o primeiro da lista,porque a Praça de Pedágio está nonosso município”, argumentou Jonas.

Arno Bagatini (PP) fez um desa-bafo contra pessoas que ironizaram ainiciativa dele de pedir ao ex-sena-dor Neuto de Conto o repasse de R$450 mil para as reformas no asfaltoda Avenida Antônio de Conto. O tra-balho foi concluído no final do anopassado. “Quando falei, num deter-minado gabinete, que iria a Brasiliaatrás de recursos, o que aconteceu?Risos. Quem estava na sala riu demim porque disse que ia ao senadorNeuto de Conto buscar dinheiro paraEncantado”, falou. “Fiz o papel de ve-reador. Hoje podemos falar que aavenida ficou bonita. Não só os mora-dores do bairro foram beneficiados,mas toda a população”.

Arno também reclamou do Execu-tivo por não ter desmanchado as bar-racas construídas na Lagoa daGaribaldi. “Houve uma denúncia quequem fez a instalação de luz e águafoi um funcionário da prefeitura emhorário de expediente”, contou. “Eaté agora ninguém desmanchou, pelocontrário, continuaram construindo”.O político de situação fez ironia aosugerir que a administração faça umloteamento na Lagoa para os mora-dores que estão esperando pelascasas no Vale dos Pinheiros. “Já quecada um constrói e ninguém diznada, e o Executivo ainda faz a insta-lação de água e luz, é sinal que temapoio da prefeitura”.

Jonas critica AES Sul:“Encantado está um caos”

De volta à Câmara, o ex-secretáriode Agricultura, Sander Bertozzi, fezeco às reclamações contra a AES Sul eà falta de soluções para os problemasde energia elétrica no município, so-bretudo, na área rural. “A pouca qua-lidade da energia elétrica estátravando o crescimento do interior.Alguns casos estão provocando asaída do agricultor do interior. Issonão pode acontecer”, comentou.

Sander destacou ainda a atuação

do Conselho Municipal de Desenvol-vimento Rural de Encantado, com-posto por várias entidades. “Alidebatemos projetos importantes. Umexemplo é o programa voltado para acadeia produtiva do leite”, apontou,garantindo que ainda neste ano serádesenvolvido o trabalho de erradica-ção da brucelose e tuberculose bo-vina, além da criação depropriedades-modelo, voltadas paraa produção de leite.

Arno desabafa

Sander também cobra AES Sul

Jonas e Sander falaram na tribuna

Page 8: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA

O tempo da quaresma, que começou no dia 22de fevereiro, quarta feira de cinzas, nos convida àconversão e à busca da santidade. No Brasil, desde1964, a Igreja une a conversão quaresmal com aCampanha da Fraternidade, a partir de um temaque merece maior atenção para o exercício da ver-dadeira fraternidade. Neste ano o tema proposto é:“Fraternidade e Saúde Pública”, iluminado pelopensamento bíblico do Livro do Eclesiástico: “Que asaúde se difunda sobre a terra” (Eclo. 38,8).

O tema da saúdeé central para todose ganha destaquequando atinge pes-soas próximas anós. Fica angus-tiante quando nãose consegue trataras doenças por faltade dinheiro parapagar os remédiosou custear uma in-ternação, quandofaltam leitos noshospitais ou não seconsegue marcarhorário com o mé-dico. Por isso todos somos convidados a nos unir nabusca de melhores condições de vida para as pes-soas, prevenindo as doenças e garantindo atendi-mento adequado aos enfermos.

Ao longo da história a Igreja fez muitas ações emvista da saúde. Construiu hospitais, creches, asilos eleprosários. Promoveu a Pastoral da Saúde, a Pasto-ral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Na Cam-panha da Fraternidade de 1981 trabalhou o assuntocom o lema “Saúde para todos”. Em outras campa-nhas o assunto entrou na pauta, abordando temascomo: o menor, a moradia, os excluídos, a fome, aspessoas idosas, pessoas com deficiência, economia,água, etc. Entendemos que a saúde é um dom quepedimos e agradecemos a Deus, sem deixar de fazera nossa parte na prevenção e na busca da cura.

Neste ano a Campanha da Fraternidade falasobre saúde pública, com enfoque especial no SUS(Sistema Único da Saúde). A partir do lema, “que asaúde se difunda sobre a terra”, a Campanha con-vida a todos a “refletir sobre a realidade da saúdeno Brasil em vista de uma vida saudável, suscitandoo espírito fraterno e comunitário das pessoas naatenção aos enfermos e mobilizar por melhorias nosistema público de saúde”.

Como discípulos missionários, todos os mem-bros da Igreja são chamados a serem agentes devida e saúde. Missão especial tem os profissionaisde saúde que, inspirados na Palavra de Deus, sãochamados a colocar seus dons a serviço da saúdepara todos.

Que Quaresma e Campanha da Fraternidade nosmotivem a um especial comprometimento com avida digna e saudável do nosso povo!

Dom Canísio Klaus / Bispo DiocesanoPastoral da ComunicaçãoParóquia São Pedro - Encantado

Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 20128 Geral

15 PrendasCada entidade tradicionalista es-

colhe suas prendas de faixa, atravésde concurso ou por indicação. Umaprenda deve ser exemplo e sinô-nimo de beleza, simpatia, delica-deza, comprometimento ecomportamento.

No dia 10 de outubro de 1995foram designadas as primeirasprendas do Anita:

1ª prenda mirim: Gabriela Calvi;2ª prenda mirim: Carla Valer; 1ªprenda juvenil: Kelly Almeida; 2ªprenda juvenil: Milene Gusi; 1ªprenda: Aline Fossá; 2ª prenda:Máurea Chaves

A partir daí, o grupo sempreteve suas prendas de faixa. Confiraa relação.

- 1997/1998 - 1ª prenda mirim:Gabriela Tiecher; 2ª prenda mirim:Elisa Schnorrenberger; 1ª prendajuvenil: Milene Gusi; 1ª prenda:Máurea Chaves; 2ª prenda: AmandaDe Conto

- 1998/1999 - 1ª prenda mirim:Camila Rotta Da Silva; 2ª prendamirim: Paola Zanon; 1ª prenda ju-venil: Larissa Flech; 2ª prenda juve-nil: Gabriela Calvi; 1ª prenda:Fernanda Calvi;

- 1999/2000 – 1ª prendamirim: Mayara Cornelli; 2ª prendamirim: Cátia Graziola; 1ª prenda ju-venil: Fernanda Protto; 1ª prenda:Milene Gusi; 2ª prenda: Kelly Al-meida

-2000/2001 - 1ª prenda mirim:Ana Carolina Pederiva; 2ª prendamirim: Fernanda Longo;1ª prenda:

Amanda de Conto

- 2001/2002 – 1ªprenda mirim: Alissara Za-notelli; 1ª prenda juvenil:Bárbara Zen; 1ª prenda:Amanda De Conto

- 2002/2003 – 1ªprenda mirim: Bruna Tie-cher; 2ª prenda mirim: Ma-rina Schumann; 1ª prendajuvenil: Juliana Dada; 2ªprenda juvenil: Ana JúliaSartori; 3ª prenda juvenil:Ana Rita Graciola; 1ªprenda: Sabrina Graziola

- 2003/2004 – 1ªprenda mirim: Laura Bas-tianel; 1ª prenda juvenil:Fernanda Longo; 2ªprenda juvenil: Stéfanie Ca-sagrande

- 2004/2005 – 1ª prendamirim: Bruna Dalpian; 1ª prenda ju-venil: Ana Júlia Sartori; 1ª prenda:Juliana Graziola

- 2005/2006 – 1ª prendamirim: Júlia Gheno dos Santos

- 2006/2007 – 1ª prendamirim: Isabela Hammes; 1ª prendajuvenil: Bruna Tiecher

- 2007/2008 – 1ª prendinha:Laura Cornelli; 1ª prenda mirim:Tainá Pereira; 1ª prenda juvenil:Marina Zonatto; 1º guri: Luiz Ga-briel Radaelli

- 2009/2010 - 3ª prenda pré-mirim: Juliana Bergamaschi, 2ªprenda pré-mirim: Milena Zonatto,1ª prenda pré-mirim: Paola DeConto, 3ª prenda mirim: Débora De

Paoli, 2ª prenda mirim: Ana LauraChanan, 1ª prenda mirim: AnaPaula Pittol, 3ª prenda juvenil: Jés-sica Radai, 2ª prenda juvenil: JúliaHuppes, 1ª prenda juvenil: JanaínaMatiello.

- 2010/2011 - 3ª prenda pré-mirim: Camile Santin, 2ª prendapré-mirim: Joice Pereira, 1ª prendapré-mirim: Luisa Vendramini; 2ªPrenda mirim: Vitória Vian, 1ªprenda mirim: Laura Cornelli; 3ªprenda juvenil: Vitória Sandri, 2ªprenda juvenil: Maura Dalberto, 1ªprenda juvenil: Caroline Maróstica.

- 2011/2012 – 2ª prendamirim: Camile Santin, 1ª prendamirim: Joice Pereira, juvenil: Isa-bela Capelari Hammes, 2ª prendajuvenil: Eduarda Olsefer Fachini, 1ªprenda: Bruna Dalpian

Encantado - O Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldiorganiza a instalação de uma galeria de Prendas e Pa-trões. No próximo dia 3 de março, às 14h, o departamentocultural da entidade, através de suas prendas, realiza, na

sede, um evento como forma de promover a iniciativa. Uma das atrações é a palestra com a 2ª Prenda Juvenil

do Rio Grande do Sul, Janaína Matiello. Após será servidoum chá, no valor de R$ 10,00.

Anita organiza galeriade Prendas e Patrões

Desde a fundação, em 1994, o GAN Anita Garibaldi teveos seguintes patrões:- Juliana Fontana: 1994 a 1995- Ivete Almeida: 1995 a 1998- Enio Tiecher: 1998 a 2000- Reinaldo Cornelli: 2000 a 2002- Nédio Graziola: 2002 a 2004- Ronaldo Zen: 2004 a 2005- Jairo Castoldi: 2005 a 2007- Vitor Bastianel: 2007 a 2009- Reinaldo Cornelli: 2009 a 2011O atual patrão da entidade é Jeri Adriano Hammes.

10 Patrões

Jerri Adriano Hammes, atual patrão

Janaína Matiello, 2ª prenda juvenil do RS

Diogo Fedrizzi/Arquivo JO

Eliane A. Fachinetto

Page 9: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 2012 9Geral

Roca Sales - "O ProfessorGestor da Sala de Aula" foi otema da aula inaugural para osprofessores do Colégio São Joséno dia 10, com os colegas dos de-mais colégios da Rede Esi - Pro-víncia Cristo Rei, na Casa deCultura em Guaporé. Os traba-lhos foram conduzidos pela pro-fessora Heloísa Luck, que lançouo desafio aos professores, gesto-res de sala de aula, de desenvol-ver competências cada vez maissofisticadas num mundo onde aregularidade não é mais a regrae a mudança é constante.

Na segunda (13) e terça-feira(14), no Colégio, os trabalhos ti-veram sequência com a palestrado professor Milton Silveira Pe-reira, apaixonado pela educaçãoe profundo conhecedor da legis-lação, que trabalhou, com osprofessores, importantes aspec-tos do currículo para uma efe-tiva aprendizagem. “Averdadeira aprendizagem seconcretiza na incerteza, com fle-xibilidade, aceitando novas dú-vidas, estimulando a curiosidadee a criatividade, confirmando-secomo processo inerente ao serhumano em desenvolvimento”,disse. Na sequência foi dialogadoa respeito das normas de convi-vência, projetos e ações para

2012."É possível perceber que os

professores estão bem motiva-dos e comprometidos com a con-cretização da Missão daInstituiçâo. Este entusiasmo cer-tamente irá refletir na qualidadedo trabalho", comentou a dire-tora Rosane Volken. No dia 15iniciaram as aulas apenas paraos alunos do Ensino Fundamen-tal e Médio, sendo que para aEducação Infantil, o início dasaulas aconteceu na quarta-feira(22). “Desejamos aos pais, alu-nos, professores e funcionários,um 2012 de grandes realizaçõese que, com a proteção de SãoJosé, tenhamos forças para en-frentar as dificuldades”, acres-centou Rosane.

Colégio São José retorna às atividades

Rosane Volken

Arquivo JO

Daiana e Catia Signori sãoirmãs gêmeas e têm 24 anos.Elas são filhas de Tânia Elisae Mário Luiz, moradores dalocalidade de Palmas, em En-cantado. As duas estão estu-dando na Nova Zelândia e,neste texto, Catia revela deta-lhes da rotina delas do outrolado do mundo. E faz um pe-dido: “a matéria pode sair dasduas juntas mesmo, já quesomos gêmeas (risos)”.

Catia estuda Business,curso que tem duração de umano. Ela está quase se for-mando. “Aí vou ter um di-ploma da New Zealand, queirá me ajudar muito no fu-turo. Estou aprendendo mui-tas coisas novas eaprimorando o Inglês”, conta.A mana Daiana está fazendoum curso de Inglês também.“O negócio é correr atrás enão ficar parado nunca”, co-menta Catia.

“Viajar sempre foi o nossomaior sonho!!!

Quando colocamos os pés naNova Zelândia foi paixão à pri-meira vista: paisagens incríveis echeias de contrastes. Aqui vocêpode surfar com vista para amontanha de neve. Sem falar nalimpeza e organização das ruase praias da cidade, os locais,(Kiwis), é um povo educado esempre disposto a ajudar os tu-ristas.

Nova Zelândia é um país deprimeiro mundo que oferecemuita segurança e qualidade devida, mas o início da nossa vidano exterior não foi fácil. Acredi-

tamos que todas as pes-soas que se aventuraramem outro país passarampelas mesmas coisas....si-tuações como comprarcomida errada no mer-cado, dividir casa compessoas que tu nunca viuna vida e ter que aceitaras diferenças, dirigir dolado contrário, trabalharem coisas que nuncapensamos em fazer navida. Como trabalhar nomato, como dizem aqui.É o trabalho mais fácilde conseguir. A fruta nú-mero um produzida naNova Zelândia é o kiwi.

Então tem muitas, mas mui-tas fazendas de kiwi. Trabalhode garçonete, lavadora de louça,faxineira, babá e por aí vai, mastudo vale para ganhar mais di-nheiro para pagar o aluguel e acomida da semana.

O trabalho é hard (pesado),mas aprendemos muitas coisastodos os dias. O crescimento pes-soal é enorme, pois, estando

longe de casa e de todos, temosque caminhar pelas própriaspernas, um tombo aqui outro ali,mas sempre levantando.

O turismo na cidade que mo-ramos (Mount Maunganui) émuito forte. O inverno chega aser deserto. No verão é que a ci-dade lota mesmo. Viajar pelopaís é muito fácil, tem um ônibusque você viaja até o final da ilhapor um dólar. Tem também astão famosas vans, que é o carroque a galera usa para morar eviajar pelo país, a opção maisbarata.

Para quem tem aquela von-tade de viajar e conhecer outropaís não perca a oportunidade,com certeza fica o aprendizadopara a vida toda!

MORREMOS de saudades danossa família, o churrasquinhodo final de semana faz muitafalta mesmo, família reunida.Natal é a data mais cruel paraquem mora fora, mas guarda-mos nossos familiares no cora-ção!!”

Fotos: Arquivo pessoal

Catia e Daiana no topo do Mount Maunganui,ponto em que avistam toda a cidade. “Maunganui é um vulcão inativo e

é onde a cidade termina!”, diz Catia

Em Taranaki, na praia de pedras

Em Taupo, cidade que neva no inverno e onde fica a estaçãode esqui mais próxima de Maunganui. Na foto, com as amigasFranci, de Canoas, e Renata, de Uberlândia.

Encantado - Enquanto ocentro do país discute o uso dasacola convencional, a Cosuel re-solve fazer a sua parte. Desde oano passado estão disponíveissacolas biodegradáveis no su-permercado, em Encantado. Deacordo Greenpeace, essa versãoutilizada pela cooperativa émenos poluente.

O objetivo da substituição dasacola regular é reduzir o im-pacto ao meio ambiente, se-gundo o gerente da DivisãoVarejo da Cosuel, Rui Rahmeier.“Embora seja um produto maiscaro, decidimos adotar essa ver-são renovável”, afirma.

Se o tempo de decomposiçãodo plástico comum pode chegara 100 anos, com a biodegradáveldura no máximo sete anos, se-gundo a Allplast, fornecedora daCosuel. Caso seja tratada em usi-nas de compostagem, o períodode degradação cai para 180 dias.

“A produção dessa sacola usamenos combustível fóssil, o queem outras palavras a tornamenos poluente”, atesta SérgioLeitão, diretor de campanhas doGreenpeace Brasil. De acordocom o Ministério do Meio Am-biente, por ano 13 bilhões de sa-colas plásticas são distribuídasno Brasil.

Supermercado Cosuel reduzimpacto ao meio ambiente

Versão usada no supermercado Cosuel é menos poluente, atesta Greepeace

Vinícius Flôres

com

Daiana

e Catia

Signori

Mount Maunganui

NOVA ZELÂNDIA

Page 10: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

10Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 2012 Homenagem

A vinda para EncantadoNatural de Bento Gonçalves,

Armando Luiz Reali nasceu no dia12 de agosto de 1914. Filho de Vi-cente e de Rosa Rúculo Reali, eleimigrou para Encantado no inícioda década de 30, para integrar aequipe do Esporte Clube Encan-tado onde conquistou o título daTaça Ramenzoni e, logo após, as-sumiu como técnico. Reali veiojunto com o irmão Ernesto, queera pedreiro e jogador de futebol,que veio para trabalhar nas obrasde remodelação da Igreja MatrizSão Pedro.

Ingresso na políticaEm 1941, quando foi nomeado

Avaliador Judicial pelo IntendenteCordeiro de Farias, Reali fixa resi-dência definitiva na cidade. Já em1947, após o Estado Novo, ele in-gressa na política e é eleito verea-dor pelo PSD. Neste período,assume como subprefeito doentão Distrito de Relvado. Em1951, reelege-se vereador de En-cantado, porém, assume porpouco tempo. Logo renuncia para,novamente, ocupar o cargo desubprefeito em Relvado.

VereadorEm 1951, Reali é reeleito com

expressiva votação para a Câmarade Vereadores, representando10% dos votos apurados em En-cantado. Porém, ele fica poucotempo no Legislativo e se licenciapara exercer, por mais quatroanos, a condição de vice-prefeitode Relvado.

BarbeiroEm 1957, reassume as funções

de Avaliador Judicial, acumulandoa função de barbeiro, que lhe eraextremamente prazerosa porpoder manter o contato diáriocom seus eleitores. Ele exerce,também, nesta época, a presidên-cia da Cooperativa de Eletricidade

Nossa Senhora de Fátima, em En-cantado.

CosuelEm janeiro de 1959 encarrega-

se de uma nova função junto àCooperativa dos Suinocultores deEncantado Ltda e trabalha direta-mente com agricultores, onde in-tegrou centenas de novosassociados.

Vice-prefeitoA história política em Encan-

tado ganha destaque no dia 10 denovembro de 1963, quando éeleito vice-prefeito da cidade, jun-tamente com o candidato a pre-feito, Adilar Bertuol. Realiparticipa ativamente, na Adminis-tração de Bertuol, período em quefoi adquirida a área para a instala-ção do Parque Cinquentenário,onde foi comemorada a grandefesta dos 50 Anos do Município,com a grande Exposição Agroin-dustrial e o desfile alegórico.

PrefeitoEm 15 de novembro de 1968 é

eleito prefeito. Ele exerceu o man-dato de 31 de janeiro de 1969 a1973. A gestão de Reali foi mar-cada por obras, com destaquepara a construção de 27 escolasmunicipais, 13 pontes e seis ponti-lhões, além de abertura de estra-das e eletrificação rural para oDistrito de Relvado e adjacências.O Painel do Imigrante, seu maiororgulho, em frente à Igreja Matrizde Encantado, é hoje um ponto tu-rístico da cidade. Também adqui-riu os terrenos para a construçãodo Banrisul, IPÊ e Banco do Brasil.

AposentadoriaNo ano de 1974, ele volta a

exercer as funções de AvaliadorJudicial junto ao Fórum de Encan-tado, até sua aposentadoria.

FamíliaArmando Luiz Reali era casado

com Enedina Peretti Reali e tevecinco filhos. Ele faleceu no dia 25de abril de 1986, aos 71 anos.

Encantado - A Assembleia Legislativa aprovou porunanimidade, na semana passada, o projeto de lei quedenomina de Armando Luiz Reali o trecho da ERS 332que liga Encantado a Relvado. A proposta foi apresen-

tada pelo deputado Edson Brum (PMDB). Nesta edição, o Jornal Opinião resgata fatos importan-

tes da vida de Reali que contribuíram para o desenvol-vimento de Encantado e Relvado.

A trajetória de ARMANDO LUIZ REALI

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

Armando Luiz Reali nasceu em Bento Gonçalves no dia 12 de agosto de 1914 e

faleceu, aos 71 anos de idade, em 25 de abril de 1986

Arquivo pessoal

Page 11: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

11Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 2012Homenagem

Foi justa e merecida a home-nagem prestada ao amigo ecompadre, Armando Luis Reali,com a denominação de seunome, a Rodovia que liga o tre-cho da ERS 332, compreendidoentre o trevo da Linha Santa Te-rezinha, em Encantado, até otrevo de Relvado, numa preposi-ção do deputado estadual EdsonBrum.

Justifica-se plenamente estaindicação pelo seu trabalhojunto à comunidade de Relvadoonde foi subprefeito por duasocasiões e, especialmente, porEncantado, onde desenvolveuum profícuo trabalho como des-portista, barbeiro, vereador,vice-prefeito, prefeito e funcio-nário da Justiça Estadual. Erapequeno na estrutura, masgrande em suas realizações.

Reali adotou nossa cidade esoube corresponder com o seutrabalho, sua dedicação, seuamor e com seu sorriso. Estasatitudes são comprovadasquando ele atendia bem a todas

as pessoas de qualquer raça, re-ligião ou etnia. Haja vista quepara não causar problemas,atendia, em sua barbearia, osnegros à noite.

Reali possuía uma grandepopularidade e participava debrincadeiras tanto que, para co-memorar o final da segundaguerra, houve um desfile na ci-dade com carros alegóricos e umdeles era em formato de “pri-são”. Dentro estavam duas pes-soas caracterizadas de Hitler eMussolini (Reali), que signifi-cava a prisão dos mandantes daguerra.

Sou contador aposentado daprefeitura de Encantado e umdos servidores ainda vivo, do pe-ríodo em que o Reali foi prefeitode Encantado.

Achei muito justa e merecidaa denominação da estrada queliga o município de Relvado àLinha Santa Terezinha, pois es-tava na hora de prestar uma ho-menagem desta importânciapara ele, por ser uma pessoa ín-tegra e pelo zelo que sempreteve com o bem público.

Lembro que quando o governodo Estado criou a CINTEA (Com-panhia Intermunicipal de Estra-das Alimentadoras), Reali foi oprimeiro prefeito a assinar con-trato para abrir estradas no mu-nicípio. Recordo que a companhiachegou e começou a trabalhar noaterro da ponte do Arroio Jacarée quando o Reali viu aquilo, disse:

“O que vocês estão fazendo aqui?Estamos realizando obras para a\Prefeitura de Encantado! -Então parem agora: estão na es-trada errada. Primeiro vocês vãoabrir a estrada para Relvado, de-pois os outros trabalhos”. E assimfoi feito.

Num outro momento, eu es-tava elaborando o orçamentomunicipal para o ano e o Realichegava diariamente e apon-tava: “Inclui uma ponte paraLinha Cuias e uma escola para‘tal lugar’”. No dia seguinte, eleapareceu e eu falei: Reali, já in-cluí a ponte para Linha Cuias.“Muito bem, então inclua outraponte para Linha Cuias”. Fiqueipreocupado e fui perguntar aosubprefeito de Relvado, quantosrios tinha na Linha Cuias! - Umsó, me respondeu sorrindo, masse precisar, a gente faz um rio!

(risos)A cada dia, o Reali fazia um

novo pedido de inclusão de pon-tes, escolas, pontilhões etc..eassim sucessivamente. No totalde sua gestão foram realizadasmuitas obras de extrema impor-tância para o município, pois eletinha um objetivo maior: que osmoradores e seus filhos tivessemcondições de permanecer naterra.

LUIZ PERETTI“Estava na hora de prestar uma

homenagem desta importância a ele”

O deputado Edson Brum co-menta que o nome da rodoviajustifica-se pela bela trajetóriaque Armando Luiz Reali pos-sui. “Durante sua gestão foiresponsável pela realização dediversas obras que proporcio-naram o desenvolvimento daregião. Por este motivo é desuma importância a homena-gem a este gestor que tantobem proporcionou à região”,disse o parlamentar.

GINO FERRI“Reali era pequeno na

estrutura, mas grande em suas realizações”

A homenagem prestada aomeu pai Armando Luis Realideixará na história dos municí-pios Encantado/ Relvado, terraonde ele viveu um período im-portante da sua vida , a marcade um trabalho dedicado à po-pulação.

Agradeço ao deputado esta-dual Edson Brum que, indepen-dente de cor partidária, teve agrandeza de homenagear umex-prefeito.

Tarso Reale (foto) e família

Agradecimento

EDSON BRUM“Ele foi um gestor que tantobem proporcionou à região”

Marcelo Bertani/ALRS

Em 1971, na abertura da estrada para Relvado, via São Rafael

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Em 1971, na inauguração da ponte entre Encantado e Relvado

Page 12: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 201212 Destaque

O começo da carreiraComecei na Escolinha do Encantado,

onde fiquei vários anos. Depois fui para aEscolinha do Esportivo, dois anos nabase do Grêmio. No Sapucaiense con-quistei o título de campeão gaúcho. Maistarde fui para a Europa, onde joguei trêsanos na Hungria. Após retornei para oPelotas, fui de novo para a Hungria e vol-tei para o Lajeadense. Também jogueiem Minhas Gerais e Mato Grosso.

Lembranças da infância no Bairro Navegantes Navegantes, sem palavras. A prainha, a

baixada, é o meu orgulho. Encantado todo.Conheço muitas pessoas, todas elas estãono meu coração. Sempre me acolheram debraços abertos. Quando eu era gandula doAvenida... todo mundo me apoiava.

O dia em jogou bola com os amigos no NavegantesAquele dia foi muito feliz com meus

amigos. Fizemos um churrasco depois dojogo. Lembrei o tempo de todo dia jogarna canchinha, com meus melhores ami-gos. Muitos não estavam aí. Infelizmente,muitos foram para um lado errado e ou-tros não estão conosco na vida real.Aquele dia foi especial, lembrei os tem-pos em que passei em Encantado, ostempos bons e os tempos ruins. Logomais vamos fazer mais jogos para brin-

car com a rapaziada.

Relacionamento bom com todosInfelizmente, não posso ver todo

mundo quando vou a Encantado. Naminha infância convivi com pessoas po-bres e ricas. Infelizmente, não posso meencontrar com todos. Tenho uma famíliamuito bonita que mora em Porto Alegre.Minha esposa trabalha lá e minha filha,que nasceu na Europa, estuda na capital.Quando voltar a Encantado, vou procu-rar encontrar as pessoas que há anosnão vejo.

SonhosO que eu mais queria era ser jogador

de futebol. E sempre pensava alto. Quempensa alto consegue seus objetivos.Quero mais do que isso. Tenho um sonhogrande, quero crescer mais ainda. Querojogar em time grande, jogar brasileirão,voltar para a Europa. Tenho esse sonho etambém quero ajudar as pessoas quesempre me ajudaram. No que eu puderajudar estarei presente.

Os anos de Hungria No começo foi ruim. Na primeira se-

mana, eu já queria voltar para o Brasil.Não conhecia nenhum brasileiro ainda.Eu estava sozinho. A pessoa que melevou para a Europa logo teve que irpara a Rússia resolver uns negócios. Gra-ças a Deus, o treinador do meu time, que

era húngaro, tinha jogado um bomtempo em Portugal. Ele falava português.Com os atletas, tive que aprender a falaringlês. Mas nunca fui à escola, tive queaprender na marra. Seis meses depois jáme virava sozinho. Eles me chamavamde Ribeiro, porque tinha dificuldade parafalar Jucemar.

ExperiênciaMeu sonho sempre foi jogar na Eu-

ropa. Ainda tenho o sonho de voltar ejogar num time maior. É bom. Você co-nhece várias cidades antigas. Gostei de lá.

O apelido TingaEu era bem pequeno, tinha uns 8

anos. O primeiro clube em que comecei ajogar foi o Xurupita (time amador de En-cantado que joga aos sábados à tarde).Não me lembro bem quem colocou oapelido, se foi o Cobrinha ... eu ia juntaras bolas naqueles jogos e ganhava um di-nheirinho, me pagavam um lanche, medavam umas moedas. Começaram a mechamar de Tinga e pegou na cidade toda.

Dificuldades, fome...O futebol nunca saiu de mim. Eu jun-

tava bola no sábado à tarde, mas todosos dias a gente formava um grupo, batiana porta de casa de cada um e fazia umtime, todos os dias... sempre passei ne-cessidade, mas sempre tive ajuda dosamigos, no centro, no morro dos ricos..sempre tive amigos que me apoiavam.

Tinha uma mulher do sanduíche, o ma-rido dela trabalha na Chevrolet... todomundo me ajudava, o pessoal do Ave-nida, do Xurupita. O primeiro time queeu comecei a jogar futebol sábados àtarde foi o Gambá da Esquina, com oChico Sapateiro.

“Padrinho”O Lúcio Caumo (atual secretario do

Esporte Clube Encantado) sempre meajudava nas mensalidades, ele pagavapara mim. Desde cedo comecei no En-cantado, fiquei até uns 17 anos na Escoli-nha, mesmo jogando sábados à tarde noXurupita.

AgradecimentoTodo mundo que me ajudou foi espe-

cial. Não posso dizer o nome de cada um,é muita gente. Tem o Tonho Radaelli, oEmanuel da fruteira... tem muita gente...sempre me orientaram, me chamaram aatenção para ir para o lado certo davida..... a ‘baixada’ sempre me deu maiorapoio.. se disser o nome de alguém vouesquecer de outro. Encantado todo sem-pre me deu força e me apoiou. Até os queescolheram o lado fora do caminhocerto, me apoiaram, diziam ‘não vempara esse lado que não é bom’. Essesmesmos que usam drogas, que hojeestão presos ou não estão na nossa vida.Agradeço a eles também. Por me dize-rem para não ir para o lado ruim, sempreoptar pelo lado bom da vida.

Quando tem seu nome divul-gado pela imprensa ou pelo alto-falante dos estádios vestindo acamisa profissional de algum time,ele é o Jucemar. Para os encanta-denses que conviveram com eledesde a infância, ele é carinhosa-mente conhecido como Tinga.

Jucemar Décio Ribeiro da Silva,25 anos, nasceu em Encantado nodia 10 de agosto de 1986. Criadono Bairro Navegantes, desde ga-roto foi destaque na Escolinha doEsporte Clube Encantado. No cur-rículo estão passagens pelas cate-gorias de base do Grêmio e ofutebol europeu. Recentemente,enquanto integrava o elenco do

Lajeadense no Gauchão, ele rece-beu proposta do futebol alagoanoe se transferiu para o CSA, por in-dicação do técnico gaúcho CírioQuadros.

Nesta entrevista concedida aoradialista Daniel Alves, durante oprograma Comando Esportivo,da Rádio Encantado AM, Tingafez um relato de sua história devida e da trajetória no mundo dabola, desde a infância em Encan-tado até os gramados do futebolhúngaro. Ele também revela queainda tem o sonho de jogar emum clube da Primeira Divisão dofutebol brasileiro e voltar à Eu-ropa. Confira os principais trechos.

TINGA“O futebol nunca saiu de mim”

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

Nome: Jucemar Décio Ribeiro da SilvaPosição: Volante

Data de nascimento: 10/ 08/ 1986Altura: 1,75m

Peso: 80 kgClubes: Grêmio (categoria de base), Sapucaiense, futebol húngaro (3 anos), Pe-lotas e Lajeadense. Também já atuou por equipes como Sapucaiense (RS), Vila

Nova (GO), Pelotas (RS), Ujpest (Hungria) e Luverdente (MT).

SAIBA MAIS

Page 13: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

13Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 2012Especial

JOILSON PEREIRA

Encantado - Na semana pas-sada chegou ao estúdio da RádioEncantado AM o casal BrunoFast, 67 anos, paulista que morou40 anos no Canadá, e sua atual es-posa, a chinesa Jie Cheng, 48 anos.

Ele saiu do Brasil em 1970, emnome de uma aventura, a vontadede desbravar fronteiras, mas hojese diz arrependido em parte. “Eufiz besteira. Tive que sair daquipara ver que o Brasil é na verdadeo melhor país do mundo. Olhavapara o sul e me lembrava do bomBrasil, sentia falta do churrasco,do litoral”, conta.

Fast exerceu a função de ge-rente de uma oficina mecânicapara carros no Canadá, ondecasou, constituiu família, obtevecidadania e se aposentou. Emsuas andanças, o hoje professorBruno aprendeu cinco idiomas.Além da língua-mãe, o portu-

guês, também é fluente em in-glês, russo (língua que aprendeucom a família de seu pai), holan-dês, alemão e espanhol, e estáagora aprendendo o mandarim.

O paulista divorciou-se em2001 e, após buscas por umanova companheira, em meadosde 2010 conheceu em um site derelacionamentos aquela queseria sua nova esposa, a chinesaJie Cheng. Sem hesitar, ele viajoua China e, desde então, os doisestão juntos, morando em Pe-quim. Fast dá aulas de inglês naUniversidade pública de Pequim,enquanto Cheng é funcionáriado governo chinês, chefiando osetor de ciência e tecnologia.Eles se casaram em 19 de julhode 2011. Fast tem quatro filhos(dois meninos e duas meninas)do primeiro casamento, quevivem no Canadá, e Jie tem umafilha de 20 anos, também de umrelacionamento anterior.

Encantado recebe visita internacional

Paulista casado com umachinesa passa férias noBrasil e aproveita para

conhecer o Vale do Taquari.Casal participou de programa da Rádio

Encantado AM

Ele visitou o Brasil pela úl-tima vez em 2008 e, neste ano,trouxe a esposa para conhecero país e a família. Jie Chengconta que gostou da natureza,do ar puro, das frutas e, em es-pecial, de um prato típico daculinária gaúcha, o Churrasco.“Estou me sentindo muitobem, fui muito bem recebida.Estou adorando o churrasco, acarne é muito boa. Na Chinanão tem tanta carne”, revela.

Jie ainda revelou uma dife-rença que percebeu entre acultura brasileira e a chinesa.“Aqui no Brasil, as pessoaslogo que te conhecem, já tecumprimentam na rua”. Brunoconfirma essa observação. “NaChina, eles não se cumprimen-tam nas ruas, são mais fecha-dos, as pessoas não se falamcomo aqui, mas depois que teconhecem, te acolhem muitobem” ressalta.

“Carne muito boa” Pontos turísticosEm férias, os dois vieram ao Brasil, onde pas-

saram por São Paulo, Paraná e Rio Grande Sul. NoEstado, o casal circulou pelo Vale do Taquari. Vi-sitaram Estrela, onde moram parentes de Bruno,e se deslocaram até Encantado, onde concede-ram, na tarde de terça-feira (14), entrevista noprograma Sintonia Total, da Rádio EncantadoAM, e também visitaram pontos turísticos da ci-dade como a Igreja Matriz e a Lagoa da Garibaldi.

Bruno Fast e Jie Cheng já retornaram para opaís asiático, mas levaram na bagagem um gosti-nho de Brasil que, segundo os próprios, já os fazpensar em morar em nosso país.

No Barco ‘O Pescador’, ao lado da Igreja Matriz Na Lagoa da Garibaldi

Em frente à Igreja Matriz

Fotos: Arquivo pessoal

No estúdio da Encantado AM: Joilson Pereira, João Pedro Stacke, Bruno, Jie e Alexandre dos Santos

Page 14: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 201214 Carnaval 2012

O centro de Encantado lotou na noitede domingo (19) para o Carnaval de Rua.O evento foi promovido pelo Jornal Forçado Vale com apoio da Administração Mu-nicipal. Conforme Renira Turatti, da co-missão organizadora, mais de seis milpessoas participaram da festa. “As duasquadras das ruas Júlio de Castilhos ePadre Anchieta estavam lotadas”, come-mora.

Segundo Renira, o desfile começou no

horário, com a passagem da ala show daEscola de Samba de Santa Cruz do Sul,Império da Zona Norte. Depois foi a vezdo Bloco dos Palhaços de Lajeado e daVôNumVô, de Muçum. Logo depois dameia-noite, o show foi por conta daBanda ArtBiss, que animou os foliões atéas 4h de segunda-feira (20). “Ficamossuper felizes, pois a festa aconteceu legal,com muita diversão e alegria”, avalia Re-nira.

Foliões fazem a festa pela região

Desde sexta (17) até segunda-feira (20),

salões e ruas receberammilhares de pessoas para

as programações carnavalescas que

agitaram Encantado emunicípios vizinhos

CENTRO DE ENCANTADODivulgação

Page 15: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

15Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 2012Carnaval 2012

O Carnaval de Rua de Muçum atraiu os foliões para o Lonão da Praça, na noite desexta-feira (17). Além da participação de vários blocos, a Escola de Samba Vô NumVô desfilou. A banda Super Produção fez a festa até a madrugada.

LONÃO DA PRAÇA EM MUÇUM

Gisa Radaelli/Jornal Antena

desfile LUXUOSO em taquari

Taquari reali-zou um dos maisluxuosos carna-vais de rua da re-gião. As duasescolas de sambado município, Ir-mãos da Opa eBatutas da Orgiapossuem uma ri-validade histó-rica e ferrenha,semelhante àdupla Grenal nofutebol. Criançase adultos vesti-ram fantasiasbrilhosas du-rante a passagem pela rua Sete de Setembro, no centro da cidade.

O Bloco encantadense Dabalada reu-niu 250 integrantes e agitou a região nasquatro noites de Carnaval. O grupo es-teve em Muçum, Nova Bréscia, Encan-tado e Santa Clara do Sul.

Conforme Eduardo Pittol, um dos lí-deres da turma, tudo saiu como plane-jado. “Não tivemos nenhum registro debriga. O pessoal só pensou em fazer

festa. O Dabalada contagiou a região. Poronde passava, a animação era garantida.Ano que vem tem mais”, disse.

Ou seja, sinal de que em 2013 vamoscontinuar ouvindo o “Tchuntcha tchat-chum tchum tcha... Tchuntcha tchat-chum tchum tcha...”, funk criado pelobloco, neste ano, para animar as concen-trações.

DABALADA CONTAGIA

Juremir Versetti/Jornal Antena

Divulgação

Page 16: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Jornal Opinião

Encantado, 24 de fevereiro de 201216 Geral

Encantado - O Projeto Se-gundo Tempo – uma parceriaentre a Administração Municipale o Ministério do Esporte – rece-beu a visita de representantesdo Ministério no dia 15 de feve-reiro. Eles vieram analisar o an-damento do projeto nomunicípio a fim de avaliar a exe-cução das atividades, as condi-ções do local onde as criançassão atendidas e a forma como oprograma é realizado.

Em Encantado, o SegundoTempo atende cerca de 400 es-tudantes, de seis a 16 anos, comatividades esportivas e recreati-vas em turno inverso ao escolar,orientados por profissionais deEducação Física e monitores.

Todos os participantes rece-bem uniforme, reforço alimentare utilizam material esportivo

oferecidos pelo projeto. Segundoo Coordenador Geral, CláudioVieira Rosa, a visita é muito im-portante para provar que o pro-jeto funciona. “Pois tododinheiro que recebemos é efeti-vamente utilizado no projeto. Éuma oportunidade de troca deexperiências e que motiva toda aequipe a dar andamento às ativi-dades”, comenta.

A Secretária Municipal da Ju-ventude, Desporto e Turismo,Anapaula Gotardi, que acompa-nhou a visita, está confiante. “Es-tamos otimistas quanto àrenovação do convênio, poisnosso projeto tem sido citadocomo exemplo para outros muni-cípios que ainda não o possuem,somos reconhecidos nacional-mente como modelo de execuçãodo Segundo Tempo”, garante

Ministério do Esporte confereprojeto social em Encantado

Segundo Tempo atende 400 crianças de zero a 16 anos no municípioEliane A. Fachinetto

Participantes recebem uniforme e reforço alimentar

Lajeado - A Garota Verão2012 de Encantado, BrunaBatisti, 16 anos, estará re-presentando o município nafase regional do concursoque ocorre neste sábado(25), a partir das 19h, naConcha Acústica, no Parquedos Dick. Serão 27 candida-tas disputando oito vagaspara a final, que ocorre nodia 3 de março em Capão daCanoa, sendo que a candi-data com maior pontuaçãodos jurados leva uma moto-cicleta.

A Secretaria da Juven-tude, Desporto e Turismo es-teve acompanhando o dia adia da candidata e disponibi-lizará um ônibus para a tor-cida organizada que irá aLajeado acompanhar Bruna.

Bruna na final regional do Garota Verão

Eliane A. FachinettoPorto Alegre - A Comissão de Agri-

cultura, Pecuária e Cooperativismo, pre-sidida pelo deputado Ernani Polo (PP),aprovou na manhã de quinta-feira (23)dois requerimentos de audiência pública.

Uma delas irá tratar do desenvolvi-mento da cadeia do leite no Estado. O en-contro deverá acontecer no plenarinhoda Assembleia Legislativa. A outra vai de-bater os efeitos que a estiagem tem pro-vocado na fumicultura,s olicitaçãoprotocolada pela Associação dos Fumi-cultores do Brasil (AFUBRA). O debatedeve ocorrer dia 23 de março, às 9h30,no município de Rio Pardo, durante a rea-lização da Expoagro.

“Serão três temas muito importantesa serem discutidos em audiências públi-cas que faremos logo neste mês demarço. A atividade leiteira precisa de umdebate mais amplo para detalharmosquais são as prioridades de investimen-tos e quais as demandas necessárias para

que os produtores tenham mais produti-vidade e renda. O exemplo da produçãoleiteira da Galícia, que tivemos a oportu-nidade de conhecer, é uma boa referên-cia e pode nos trazer avanços em novastecnologias e manejo. Da mesma forma éfundamental o debate em torno da fumi-cultura, pois os prejuízos verificados coma forte estiagem que afetou o RS sãomuito sérios. Neste sentido, as discussõesna audiência durante a Expoagro vão seresclarecedoras”, avalia o presidente daComissão, deputado Ernani Polo.

Galileu Oldenburg

Deputado Ernani Polo

Assembleia vai debater cadeia produtiva do leite

Page 17: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 18: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 19: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 20: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 21: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 22: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 23: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 24: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 25: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 26: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 27: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012
Page 28: Jornal Opinião 24 de Fevereiro de 2012

Encantado, 24 de fevereiro de 2012

LEIA TAMBÉM

TRADICIONALISMOGAN Anita Garibaldieterniza Patrões ePrendas em galeria

Página 8

NOVA zELÂNDIAA rotina das irmãs gêmeas

Daiana e Catia SignoriPágina 9 Arquivo pessoal

Visita especial para Encantado

Página 13

Arquivo pessoal

POLÍCIAUm resumo dos fatos da semana

Página 25

ESPORTEMunicipal de Roca

tem rodada domingoPágina 27

GALÍCIAConvênio aprimora

setor leiteiro gaúchoPágina 19