jornal opinião 22 de junho de 2012

28
Diogo Daroit Fedrizzi PÁGINAS 14 e 15 MILTON FERNANDO PMDB de Encantado à procura do candidato a vice PÁGINA 5 Fachinetto assume a presidência para 2013 PÁGINA 11 SUINOFEST 90% DOS CASOS NÃO SÃO URGENTES PRONTO-SOCORRO Conforme dados do Hospital Santa Teresinha, apenas 10% dos pacientes que procuram atendimento no Pronto-Socorro estão em estado grave NA MESMA Vereadores mantêm 11 vagas na Câmara de Encantado PÁGINA 7 CUIDADO COM A CANETA Brigada Militar promete rigor na fiscalização de trânsito Página 22 Diogo Daroit Fedrizzi New Ribeiro/Energia Pop FM

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 28-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação, da cidade de Encantado/RS.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

Dio

go D

aroi

t Fed

rizzi

PÁGINAS 14 e 15

MILTON FERNANDOPMDB de Encantado

à procura do candidato a vice

PÁGINA 5

Fachinetto assume a presidência para 2013

PÁGINA 11

SUINOFEST

90% DOS CASOS NÃO SÃO URGENTES

PRONTO-SOCORRO

Conforme dados do Hospital Santa

Teresinha, apenas 10% dos pacientes que procuram atendimento

no Pronto-Socorro estão em estado grave

NA MESMAVereadores mantêm 11 vagas na Câmara de EncantadoPÁGINA 7

CUIDADO COM A CANETABrigada Militar promete rigor

na fiscalização de trânsitoPágina 22

Dio

go D

aroi

t Fed

rizzi

New Ribeiro/Energia Pop FM

Page 2: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 3: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 4: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 5: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

5JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012COLUNA

[email protected]

Amiguinhos•Maluf e Lula agora são amiguinhos, depois desta o Maurício de Souza vai com certeza em seus quadrinhos, fazer com que o Cascão tome banho. •Lula e Maluf amiguinhos, agora sim o Sargento Garcia, vai pren-der o Zorro. •Maluf e Lula pousando de amigos na foto, Juremir Versetti o maior fotógrafo do Vale, não acreditou. •Lula e Maluf, Maluf e Lula, Lula e Maluf, nem o Fernando Hadad acredita que seja verdade, a Erundina já está no Rio de Janeiro. •Ele “malufou”, até verbo próprio o homem tem, portanto, essa coligação já nasceu morta. E ponto final.

MUDOUCom a mudança de diretoria, a nova direção dos Super-

mercados Imec, agora comandada por Adriano Antoniazzi, está mostrando uma estratégia mais agressiva. Esta semana foi lançado um novo site para interagir com os clientes, e tam-bém a Campanha do Agasalho. E o cargo de RP está a cargo da minha amiga e competente profissional Eliana D. Schneider. A bela campanha do agasalho tem o seguinte realese enviado:

A Rede de Supermercados Imec lança sua campanha do aga-salho 2012. Com o mote NÃO SEJA FRIO. DOE SEU AGASALHO NO IMEC, a iniciativa busca arrecadar agasalhos, cobertores e calçados em nossas 20 lojas instaladas nos vales do Taquari, Caí, Jacuí, Rio Pardo e Serra Gaúcha. Cada estabelecimento dispõe de caixa padrão para coleta dos donativos. A cada caixa de roupas coletada o Imec doa 30 kg de cereais, entre farinha, arroz e feijão, para entidades escolhidas pelos próprios gerentes das lojas. Segundo o diretor-presidente, Cesar Adriano Anto-niazzi, “com esta iniciativa o Imec auxilia as entidades carentes que recebem, além dos agasalhos doados pela comunidade, itens básicos para as refeições das pessoas assistidas”.

As doações podem ser entregues em todas as lojas da rede, nos municípios de Lajeado, Estrela, Encantado, Cachoeira do Sul, Candelária, Rio Pardo, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Pântano Grande, Montenegro, Vacaria, Bento Gonçalves, Far-roupilha e Gramado, a partir do dia 21 de junho, oficialmente o Início do Inverno.

Eleições 2012

DifícilA complicada arte de achar um candidato a vice-prefeito está preocupando

o PMDB de Encantado. Vários nomes são especulados. O último foi o de Pelé, da Tercon, que no sábado teria passado a tarde na casa de Agostinho Orsolin. O que isto quer dizer? Quase nada, como alguém afirmou na redação da Rádio Encanta-do: a esposa de Agostinho passa os dias na casa dele e não é candidata a vice, o que também é verdadeiro.

MuçumIvanor Moras, pré-candidato, está sem parceiro para vice-prefeito, já que

Gilmar Marcolin, até esta semana firme para disputa do cargo, não quer mais ser candidato como segundo mandatário. Enquanto isto, a oposição está vibrando com resultado de pesquisa.

CalmariaRoca Sales parece estar mais preocupada com o nível do Rio Taquari do que

com as eleições, já que não há notícias novas.

ArvorezinhaJacir Zatte é o candidato da situação para a prefeitura. Paira dúvida está entre

quem será o indicado ao cargo de vice. Luiz Paulo Fontana, do PSDB, e Dorlan Ferreira, ex-secretário de obras, do PDT, estão disputando os votos dos conven-cionais da coligação.

Garfinho e taçaA Suinofest mais uma vez foi um evento marcado pelo sucesso, tanto na

feira gastronômica, como na exposição industrial, comercial e agroindus-trial. Mas, na nossa opinião, um evento que cobra um valor aproximado de R$ 50,00 não pode prescindir do charme do garfinho de madeira e de uma taça personalizada do evento. Ter uma taça que indique o ano da Festa faz com que muita gente volte no ano seguinte, até para colecionar, caso contrário será apenas mais uma taça, igual a do ano passado. Festival do Chucrute de Estrela usa deste expediente há anos.

José Raimundo Tramontini

Maurício Camargo/Futura Press

Page 6: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 7: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

Arno Bagatini (PP) cobrou da administração uma solução imediata para o caso que en-volve duas empresas que hoje dividem espaço num pavilhão de três mil metros quadrados, cedido pelo município, no Bair-ro Lajeadinho. Uma, do ramo de alimentos, ocupa 2,1 mil metros quadrados e a outra, do setor de cosméticos, trabalha em uma área de 900 metros quadrados.

Conforme Arno, em 2010, a Câmara aprovou a cedência de um pavilhão no Bairro Lambari para a empresa de alimentos, liberando o restante do espaço, no Lajeadinho, para a empresa de cosméticos. Porém, até agora,

a transferência não foi concre-tizada.

Segundo o parlamentar, a empresa de alimentos conta com apenas três funcionários, nenhum registrado, e ocupa uma área maior, impedindo que a de cosméticos, com cerca de 30 empregados e com faturamento mensal de R$ 500 mil, amplie suas instalações. “Enquanto isso, o pavilhão do Lambari está fechado. Não sei o motivo dis-so. De que adianta aprovarmos os projetos se o Executivo não cumpre”, reclamou. “Estão difi-

cultando o trabalho de uma empresa de cosméticos que cresce dia a dia”.

JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012CÂMARA DE VEREADORES 7

Câmara mantém 11 vereadoresParlamentares aprovaram ainda a redução no número de diárias. Projeto que revê o valor dos salários segue em análise

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - Numa sessão que durou quase quatro horas e foi acompanhada por integrantes do Conselho Pró-Desenvolvimento, os vereadores rejeitaram, por seis votos a dois, a proposta que reduzia o número de

vagas no Legislativo de 11 para nove cadeiras. A favor da diminuição se manifestaram Arno Bagatini (PP) e Jair Tonezer (PMDB). Os que votaram pelos 11 foram Eve-raldo Delazeri (PDT), Cláudio Roberto da Silva (PMDB), Valdecir Gonzatti (PMDB), Jonas Calvi (PTB), Sander Bertozzi (PP) e Ivanor Daltoé (PP).

O discurso dos que defendem as 11 vagas é de que

aumenta a representatividade no Poder Legislativo. Eles alegam também que os gastos na Câmara, independem do número da quantidade de parlamentares. “Antes, quando já tínhamos 11, gastávamos menos do que agora com nove”, justificou Ivanor Daltoé. Como o projeto foi rejeitado, não há necessidade de votação em segundo turno.

Os gastos da Câmara de Vereadores volta-ram a esquentar o debate entre os políticos. O assunto ganhou repercussão depois que Sander Bertozzi, Jonas Calvi e Ivanor Daltoé encaminha-ram um requerimento à Mesa Diretora solicitan-do a possibilidade de apresentar uma proposta visando a redução do percentual do orçamento destinado a Câmara a partir da próxima legisla-tura. O valor, hoje, é limitado em 7%, conforme determina a Constituição Federal.

De imediato, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Cláudio Roberto da Silva, alertou que a medida é inconstitucional. “Isso é competência da Mesa Diretora, se quiser gastar meio por cento, pode”. “Essa discussão é perda

de tempo”, emendou Arno. “Cabe ao Legislativo dialogar com o Executivo, para que haja harmo-nia entre os poderes”, acrescentou Valdecir.

Um dos autores da proposta, Sander Berto-zzi, defendeu que o tema precisa voltar à pauta das discussões e, até mesmo, envolver os parti-dos políticos. “Conhecemos a lei. Muitos gastos até são legais, mas não são morais. Queremos provocar um pensamento diferente, fazer um compromisso de partidos”, salientou. Jonas Calvi comentou que a ideia é provocar a discussão. “Não queremos parecer jurídico, conhecemos a lei, mas podemos debater qual seria o percentu-al ideal”, ponderou. O presidente Eldo Orlandini prometeu dar encaminhamento ao assunto.

Situação propõe redução no percentual de gastos

Jonas e Sander querem ampliar discussão

O projeto que altera o sistema de diárias também foi aprovado. De última hora, o texto foi modificado e apenas o presidente tem direito a sete diárias mensais. Os outros vere-adores, incluindo os integrantes da Mesa Diretora, podem se beneficiar de quatro diárias por mês para viagens dentro do Estado.

A matéria que propõe a redução dos salários dos vereado-res a partir do ano que vem permanece na CCJ. “Esse projeto temos mais tempo para votar”, disse o presidente da Comis-são, Cláudio Roberto da Silva.

Menos diárias Arno cobra transferência de empresa no Bairro Lajeadinho

Arno Bagatini, do PPA reportagem exibida no

programa Fantástico, da Rede Globo, sobre a fraude nos con-cursos públicos no Brasil, me-receu comentários de Cláudio Roberto da Silva na tribuna. O peemedebista chamou a aten-ção para o fato de ter sido o úni-co vereador, segundo ele, na his-tória de Encantado, a dizer que os concursos públicos são uma grande maracutaia.

Cláudio criticou ainda o fato de a notícia ter omitido o nome da empresa Energia Essencial, a mesma que realizou as provas em Encantado e que está sendo

investigada por suspeita de ir-regularidades no município de Itati. “Este concurso de Encanta-do, se é que foi feito com lisura, foi graças a esta Casa que disse ‘vão atrás porque tem uma lista de aprovados’”, afirmou.

Cláudio repercute reportagem sobre concursos públicos

Jonas Calvi destacou o ingresso na Câmara de dois proje-tos que vão possibilitar a construção das 50 casas no Vale dos Pinheiros. As moradias se enquadram no Programa Minha Casa Minha Vida 2, do Governo Federal. “A administração cadastrou estas 50 casas no MCMV 2. Assim, além das 50 residências que serão construídas no Vale dos Pinheiros temos mais 50 casas cadastradas do MCMV 1 para Encantado”, disse Jonas.

As duas matérias serão votadas em sessão extraordinária, hoje, às 14h.

Casas do Vale dos Pinheiros

Reunião AvatEveraldo Delazeri (PDT) elogiou a organização do encontro da Associação

dos Vereadores do Vale do Taquari, realizado no sábado (16), durante a Sui-nofest. Ele destacou a qualidade das palestras. “Foram assuntos que interes-sam a nossa comunidade”, enaltecendo a participação do jornalista Adriano Mazzarino e dos deputados Alceu Moreira e Edson Brum.

IdososSander Bertozzi (PP) apresentou detalhes da indicação que encaminhou

sobre a criação do Conselho Municipal de Direitos do Idoso. Segundo ele, a expectativa de vida da população é maior e, por isso, são necessárias políticas públicas voltadas para os idosos. “Nunca é demais defendê-los com dignidade. No dia a dia, muitas vezes, o direito deles não é respeitado. Com o Conselho haverá mais força para representá-los”, comentou.

ConselhoValdecir Gonzatti (PMDB) fez comentários sobre o comportamento do

Conselho Pró-Desenvolvimento de Encantado, principalmente, a partir do ofí-cio enviado à Câmara pedindo a revisão dos subsídios, a redução do número de cadeiras e o estabelecimento de gastos em 4% do orçamento municipal. “Será que o Conselho fiscaliza o Executivo como fiscaliza esta Casa?”, questio-nou Valdecir. Segundo ele, ano passado, quando ocupou a função de presiden-te do Legislativo, procurou promover um diálogo franco com o Conselho. “Em todas ações que tomei nesta Casa conversei com o Conselho, buscando o aval dele para os investimentos que sugerimos ao Executivo”, afirmou, lembrando os auxílios para a empresa Divine, o Anel Viário, o EC Encantado, entre outros. “Embora já disse que é uma entidade que não tem legitimidade alguma”.

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Page 8: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

8 JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012 ENCANTADO

Encantado - No ano em que a Liga Feminina de Combate ao Câncer comemora seus 20 anos de ativida-de no município de Encantado, a en-tidade deu início a um trabalho que deve ter continuidade, anualmente, nas atividades técnicas da Suinofest.

Com o intuito de orientar e de-senvolver a consciência da preven-ção ao câncer, a Liga, em parceria com a organização do evento, reali-zou na manhã do sábado (16), o 1º Seminário de Prevenção à doença.

A presidente da entidade, Sale-te Dalla Lasta, falou da emoção de realizar o evento. “A presidente da Suinofest, Renata Galiotto, nos colo-cou o desafio e acatamos. Para nós é uma emoção ver o auditório lotado no dia de hoje. Para o próximo ano já nos colocaram uma nova responsa-bilidade: trazer o tema da prevenção ao câncer de próstata para o debate”, disse.

O Seminário iniciou com a pa-lestra de Patrícia Costa da Silva, da Organização Brahma Kumaris, enti-

dade parceira da ONG Parceiros Vo-luntários.

Ao abordar a temática “O Desper-tar da Deusa Interior”, a professora mostrou a enorme força que existe dentro de cada mulher e trouxe a figura das Deusas da mitologia para caracterizar os movimentos femini-nos.

Também estiveram palestrando

o médico cancerologista e cirurgião oncológico do Hospital Bruno Born (HBB) de Lajeado, Douglas Coltro; e quatro profissionais da equipe do Serviço de Quimioterapia, tam-bém do HBB: a nutricionista Scheila Wolschick, a psicóloga Cristiane Pi-vatto, a enfermeira Caren dos Santos e a assistente Social Cristiane Win-ckelmann.

‘Câncer de próstata’ deve ser o tema do Seminário da Liga em 2013

O oncologista Douglas Coltro fez uma abordagem sobre todos os aspectos do Câncer de Mama, desde a prevenção, passando pelo diagnóstico até o tratamento.

Conforme ele, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no mundo e no Brasil e é a principal causa de morte da doença nas mulheres. O médico alertou ainda que são diagnos-ticados aproximadamente 50 mil novos casos por ano e 60% descobrem que estão enfermos tardiamente.

“Precisamos conscientizar homens e mulheres que o diagnóstico precoce é o melhor caminho. No caso do cân-cer de mama, o mais eficaz exame de rastreamento é a mamografia”, destacou. “Os homens também podem ter esse tipo de câncer. Geralmente, no sexo masculi-no, ele acomete após os 60 anos, mas o tratamento é o

mesmo das mulheres”.Mais de 100 pessoas participaram do Seminário,

que recebeu representantes de diversas cidades do Vale do Taquari. Antes das palestras, houve a apresen-tação do Coral da AABB Vida e Canto.

50 mil novos casos de câncer de mama por ano

No sábado (16), palestrantes abordaram o Câncer de Mama durante o 1º Seminário realizado na Suinofest

Fotos: Caroline Rodrigues

Prefeito Paulo Costi, Renata Galiotto, Salete Dalla Lasta e Vagner dos Anjos

Coltro disse que o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil

24 DE jUNHO DIA NACIONAL DO MIGRANTE

Decálogo do Migrante

1 – Um migrante não é um problema, é um desafio.

2 – Um migrante não é um perigo, é uma oportunidade.

3 – Um migrante não é uma limitação, é um complemento.

4 – Um migrante não é um recurso barato, é um valioso agente de transforma-ção social.

5 – Um migrante não é um delinqüente, é um viajante portador de cultura.

6 – Um migrante não é um estranho, é um novo amigo.

7 – Um migrante não é uma estatística, é uma realidade muito concreta.

8 – Um migrante não é uma remessa, é um familiar que trabalhou duro num lugar distante.

9 – Um migrante não é um intruso, é um irmão que nos visita.

10 – Um migrante não é uma mercado-ria, é um ser humano, filho e filha de Deus.

Programação Religiosa

• 9h30min - saída da procissão moto-rizada da Rótula Antonio de Conto com os Padroeiros das Comunidades;

• 10h30min - Missa Festiva

Programação Social

• 12 horas – Almoço Festivo• 13h30min – Lançamento da Rifa Paro-

quial• 14 horas – Início da reunião dançante No dia 20/10/2012, jantar com sorteio da

Rifa Paroquial.

Pastoral da ComunicaçãoParóquia São Pedro - Encantado

FESTA DE SãO PEDRO 29 de junho de 2012

116 anos da Paróquia

São Pedro

Encantado - No último fim de semana, dias 15 e 16, o Projeto Cultural Circuito para a Cidadania realizou ativi-dades durante a Suinofest 2012.

Com a finalidade de aproximar a música instrumen-tal e clássica da comunidade do Vale do Taquari, através de atividades sem cobrança de ingresso, foram realiza-das duas programações no Parque João Batista Marche-se, em Encantado.

Na manhã da sexta-feira ocorreu a oficina de músi-ca com 25 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado. A atividade foi ministrada pelos músicos Fernando Graciola e Mauricio Horn, que executaram músicas do folclore brasileiro e outros ritmos nacionais e internacionais.

Já na tarde do sábado, dia 16, ocorreu a apresentação

da Orquestra Municipal de Travesseiro.O projeto tem a realização da Lume Eventos e o pa-

trocínio da Benoit e Baldo S.A.

Circuito para a Cidadania leva Orquestra de Travesseiro e oficina de música à Suinofest 2012

Juremir Versetti

Page 9: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

ENCANTADO 9JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012

Encantado - A Associação dos Vereadores dos Municípios do Vale do Taquari (AVAT) reu-niu os representantes das Câma-ras Municipais no sábado (16) para uma série de palestras. O encontro aconteceu no Parque João Batista Marchese, durante a Suinofest 2012.

O primeiro a falar foi o jor-nalista Adriano Mazzarino, que abordou o tema “Comunicação como ferramenta de mandato”. Ele fez comentários sobre as mudanças do eleitor ocorridas ao longo do tempo, gerando alterações na comunicação. “A comunicação está se transfor-mando com a implantação de mais mensagens, equipamentos e contatos, gerando transforma-ções também na sociedade e no eleitor, que ontem votava de um jeito e hoje, totalmente diferen-te”. Ele comparou a comunica-ção com a opinião pública, onde

cada pessoa tem a sua e depende daquilo que os outros pensam.

Desmatamento zeroEm seguida, o deputado es-

tadual Edson Brum debateu a legislação ambiental com a pa-lestra sobre “Código Florestal”. O parlamentar destacou que, a partir do próximo ano, o papel do vereador e sua responsabili-dade serão dobrados. “A permis-são de construir um loteamento habitacional e industrial, quem definirá isso nas cidades serão os vereadores, ampliando a for-ça dos legisladores municipais”, exemplificou.

Brum destacou os quatro mó-dulos fiscais no Vale do Taquari, falou das Áreas de Preservação Permanentes (APP´s), afirman-do que são faixas marginais de qualquer curso d’água natural, desde a borda da calha do leito regular. Sobre desmatamento, o

deputado disse que hoje é proi-bido qualquer desmatamento. “É desmatamento zero”.

Para finalizar o ciclo de pa-lestras, o deputado federal Alceu Moreira explanou sobre “Royal-ties do petróleo”. Ele disse que royalties é 10% de todo petróleo extraído das plataformas con-tinentais, pré e pós-sal. “Não é compensação ambiental, é uma compensação para posteriorida-de de recursos finitos”, falou.

O parlamentar também evi-denciou que Estado produtor é aquele que produz petróleo no seu próprio território. Em alto mar, o produto é da União. “A luta dos royalties é incompreen-sível e os vereadores precisam trabalhar isso em busca do me-lhor”, completou, dizendo que com o dinheiro dos royalties dá para transformar o país num local muito mais digno do que hoje.

Vereadores debatem comunicação, royalties do petróleo e Código Florestal

Encontro promovido pela Associação dos Vereadores do Vale do Taquari aconteceu durante a Suinofest

Fotos: Vitória Stürmer Bortoletti

Deputado federal Alceu Moreira

Deputado estadual Edson Brum

Jornalista Adriano Mazzarino

Page 10: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 11: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012 11

NÚMEROS DA GASTRONOMIA

ENCANTADOJu

rem

ir Ve

rset

ti/D

ivul

gaçã

o

Encantado – Ao final da Suinofest 2012, na tarde do domingo (17), o semblante da comissão organizadora era de satisfação. Somente no salão gastronômico foram mais de oito mil pagantes durante os seis dias de programação. Na área externa, onde ocorreu a Feira Comercial, Industrial e de Serviços e foram oferecidas di-versas atrações para o público, com entrada franca, a comissão organizadora estima a visitação de mais de 35 mil pessoas. Visi-tantes e caravanas de diversos municípios e regiões do Estado compareceram à festa.

Na avaliação da presidente da Suinofest, Renata Galiotto, a festa foi excelente em todos os contex-tos, atingindo os objetivos. “Sa-lientamos que a Suinofest não é somente a gastronomia, mas um conjunto de eventos que tornam

essa festa uma das maiores e me-lhores do Estado”.

Renata ressalta que leva da experiência a humildade, a dedi-cação, o apoio e o amor que toda a equipe de trabalho dedicou ao evento. “Isso faz com que qual-quer presidente saia realizado e feliz. Obrigada a todos. Vão dei-xar em mim muitas saudades.”

Em relação ao volume de vi-sitantes no Salão Gastronômico, ela destaca que, independente-mente do número de pessoas que puderam frequentar a Sui-nofest, a equipe estava prepa-rada para bem atender a todos com dedicação e amor. “No úl-timo almoço que estava sendo preparado, me dirigi até a co-zinha para participar daquele momento. Naquele instante vi que tudo valeu a pena, pois a fe-licidade e o orgulho deste povo é que fazem da Suinofest uma

festa de rara felicidade. E essa felicidade foi partilhada em um momento único e que vai ficar na minha memória como presi-dente desta festa”.

No término da Suinofest, Re-nata transmitiu o cargo de presi-dente a Fachinetto. O atual coor-denador de gastronomia é quem irá conduzir os rumos do evento no próximo ano. Segundo ele, o planejamento da nova edição terá como foco fortalecer as par-cerias e aproximar ainda mais a comunidade de Encantado e re-gião nas realizações dos quatro pilares da festa – gastronomia, eventos, feira e turismo.

A 11ª edição da Suinofest é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Encan-tado (Aci-e), em parceria com a Administração Municipal, Lume Eventos e patrocínio máster da Dália Alimentos e do Sicredi.

Fachinetto assume a Suinofest 2013Renata Galiotto transmitiu o cargo no domingo (16), após o encerramento da 11ª edição

De acordo com o coordena-dor de gastrono-mia e presidente da edição de 2013 da Sui-nofest, Thiago Fachinetto, nos dois finais de se-mana do evento foram consumi-dos 1,5 mil qui-los de polenta; 1,2 mil quilos de cortes de carne suína; 73 Leitões a Encantado; mais de 5,5 mil litros de vinhos e espumantes; 11 mil unidades de picolés, 250 qui-los de fondue de chocolate e mais de 1,5 mil quilos de doces em calda.

A chuva impossibilitou que um grupo de 44 pessoas reali-zasse o passeio turístico Roteiro Encantado no último domingo da Suinofest.

No entanto, apesar da desis-tência, a Associação dos Municí-pios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) comemora o êxito da rota que teve a partici-pação de aproximadamente 350 pessoas durante os dois finais de semana.

Neste ano, com duas opções de atrativos, o passeio teve visi-ta de grupos e também de pes-soas que realizaram o trajeto de forma individual. A turismóloga, Lizeli Bergamaschi, lembra que muitos realizaram o passeio no ano passado e voltaram neste ano. “Utilizamos o evento Suino-fest para divulgar todas as rotas da região”, salienta, informando

que, além do Roteiro Encantado, também foi feito trabalho para divulgar outras rotas da região por meio de indicações e infor-mações junto do estande que serviu de informação para o pú-blico que visitou o Parque João Batista Marchese.

73 leitões foram consumidos

Polenta brustolada foi um dos pratos mais aproveitados

Fotos: Juremir Versetti/Divulgação

Carina Marques/Divulgação

Renata Galiotto repassou o cargo para Tiago Fachinetto

Mais de oito mil pagantes visitaram a gastronomia

Um dos eixos da Suinofest é a Feira Comercial, Industrial e de Serviços que, neste ano, contou com 140 expositores. Entre eles a indústria Da’Na Calça-dos, de Encantado. Com o estande sempre lotado, o casal proprietário Na-tanel e Danusia Demar-tini comemou as vendas em massa nos dois finais de semana do evento. O saldo foi de 1,5 mil pares de botas, sapatilhas, tênis e chinelos comer-cializados.

Segundo Danusia, eles se prepararam seis meses antes para participar da feira. “Nosso foco é a participação em feiras e priorizamos a Suinofest por ser uma festa da nossa cidade”,

conta. Essa foi a segunda vez que a indústria do Bairro Lago Azul esteve presente na Suinofest. Porém, agora, segundo ela, pretende repetir a dose em 2013. “Ficamos muito felizes como o resultado. Superou nossas expectativas.”

Vendas agradam expositoresCarina Marques/Divulgação

Movimento da Feira Externa

350 turistas participam do Passeio

Page 12: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

12 JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012

GIRO REGIONALjoilson Pereira

Encantado - A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) realizou, nesta semana, mais duas reuniões de discussão e levantamento de informações, com integrantes do Tour Lajea-do e do Roteiro Turístico Taqua-ri Açoriana, para a elaboração do Material Promocional impresso de divulgação turística do Vale do Taquari.

O trabalho de captação de informações e troca de ideias está sendo realizado com todos os roteiros turísticos da região e tem ocorrido na sede da entida-de, em Encantado.

As turismólogas da Amturva-

les, Lizeli Bergamaschi e Saman-ta Regina Chiesa, avaliam positi-vamente os encontros.

“O trabalho tem sido impor-tante, pois cada roteiro está ven-do no que pode melhorar. Essa atividade vem a acrescentar na estruturação dos roteiros. Até então, cada roteiro vinha tra-balhando sozinho e, a partir da elaboração desse material, há um envolvimento de todos. Com essa publicação vamos fortale-cer todos os roteiros e fazer um trabalho de divulgação de forma regional”, dizem.

A elaboração do material único do Vale visa fomentar a divulgação turística, orientar os

turistas sobre os pontos e, assim, atrair novos visitantes. Após fi-nalizada, a publicação disponi-bilizará todas as informações necessárias para o turista que desejar conhecer a região, des-de roteiros, serviços de hospe-dagem e alimentação, eventos, entre outros.

O Material está sendo ela-borado pelas turismólogas da Amturvales em parceria com cada Rota e Roteiro.

Além das turismólogas par-ticiparam dos encontros Renata Wais e André Buosi, represen-tando o Tour Lajeado, e Oládio Luiz Pereira, do Taquari Açoria-na.

ESTRELAAs anunciadas obras para a implantação da rede de

iluminação na BR 386, trecho entre a ponte sobre o Rio Taquari e o acesso principal para o centro de Estrela, pas-sam por novo entrave. Uma das empresas perdedoras da licitação, apresentou recurso na justiça. Não há previsão de início das obras.

BOM RETIRO DO SULA Administração Municipal conseguiu aprovação de

crédito de R$ 1 milhão junto ao BADESUL. A verba será aplicada em pavimentação de ruas na cidade.

ESTRELAA Faculdade La Salle oferece 50 vagas em cada um dos

sete cursos da instituição. As inscrições para o vestibular de inverno podem ser efetuadas na secretaria da faculda-de no centro de Estrela até o dia 25 de junho ou pelo site www.unilasalle.edu.br/vestibular.

LAjEADOO presidente Nacional do INSS Mauro Hauschild, vai

palestrar na reunião almoço na Acil em Lajeado, no dia 25 de junho. Ele abordará a “Previdência Social: Avanços e Perspectivas”. O evento ocorre no Salão de eventos da Associação Comercial e Industrial de Lajeado, iniciando às 11h45. A inscrição por R$ 30, para sócios da entidade e R$ 42 para os não associados, já pode ser feita por telefone na ACIL.

ESTRELAA Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do municí-

pio, CACIS, realiza no dia 29, a Reunião Almoço do Palace Hottel. O palestrante será Flávio Guerrico, que vai enfocar a Educação continuada, necessária para o desenvolvimento social e econômico.

VALE DO TAQUARIO Sindilojas do Vale do Taquari agenda para julho um

curso de neurolinguística. Nas tardes dos dias 23e 24 de julho, as atividades sobre liderança estarão voltadas para empresários e gestores de comércio. No período noturno, as palestras serão focadas em vendas, e voltado para o público em geral.

NOVA BRÉSCIAOs associados do STR do município estão sendo convo-

cados para uma assembléia Geral marcada para às 13h do dia 28 de junho. Vai ser no auditório do Centro Administra-tivo Municipal, com a prestação de contas e a apresentação do relatório de atividades do ano passado.

LAjEADOEstá programado para este sábado mais um Encontro

Estadual de Grupos Musicais e Corais do CAPS - Musicaps. O evento será realizado no Centro Comunitário do Colégio Evangélico Alberto Torres, iniciando às 13h, com cerca de 60 músicos das cidades de Lajeado, Canoas, Estrela e San-tana do Livramento.

ANTA GORDAA comissão organizadora da 4ª FestLeite de Anta Gorda,

realizada em abril, prestou contas do evento. A receita foi de R$ 472.9 mil e a despesa foi de R$ 451 mil, ficando um saldo positivo de R$ 21.9 mil.

VALE DO TAQUARIAs tarifas de energia elétrica da Certel sofrem um

reajuste a partir do dia 26 de junho. Serão atingidos com o aumento médio de 11,19%, cerca de 180 mil consumido-res. O reajuste é referente a variação de custos da empresa no último ano. A Certel atende 47 municípios.

Encantado – Iniciaram-se nesta semana as obras de asfaltamento das ruas Júlio de Castilhos e Guerino Lucca, no Centro. A obra tem extensão de 485,75 metros, totalizando 6.285,72 metros quadrados e investimento de R$ 222.117,78. O novo asfalto teve início na Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Eduardo Satler, passa em frente ao

hospital e segue pela Rua Guerino Lucca até o su-permercado da Cosuel.

Antes do asfaltamento, a Secretaria Municipal de Obras realizou trabalhos de infraestrutura, com a colocação de mais de 200 metros de tubos para escoamento do esgoto pluvial e nove bocas-de-lobo.

Asfalto nas Ruas Júlio de Castilhos e Guerino Lucca

Eliane A. Fachinetto

Amturvales reúne-se com integrantes do Tour Lajeado e do Roteiro Taquari Açoriana

Samanta e Lizeli (D) com integrantes do Tour Lajeado

GERAL

Caroline Rodrigues

Page 13: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012 13ENCANTADO

SUSEpE realiza curso de adestramento de cães

Módulo 2 da qualificação encerra hoje na Escola C4 Monello, de Encantado

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

Encantado - Desde quarta-feira (20), 24 agentes peniten-ciários participam de um curso de adestramento de cães. O ob-jetivo é qualificar os servidores para o uso dos animais no siste-ma prisional. As aulas são pro-movidas pela Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe/RS), em parceria com a Escola de Adestramento C4 Monello Pre-mium, de Encantado.

Conforme o instrutor e ad-ministrador do presídio de Ar-roio do Meio, Eduardo Francisco da Silva, que há oito anos desen-volve este tipo de atividade na Susepe, os cães serão utilizados no trabalho de movimentação interna e externa dos presídios, guarda e proteção e, posterior-mente, no faro de entorpecen-tes, celulares e explosivos nas celas. “É uma iniciativa pioneira que estamos realizando no Es-tado. O uso dos cães contribui também para a ressocialização dos presos”, afirma Silva, que tem experiência de estudos em Cinotecnia em Portugal e em

São Paulo.

Gosto pelos cãesAgentes penitenciários de ci-

dades como Osório, Sobradinho, Pelotas, Arroio do Meio, Char-queadas, Mariante, Santa Cruz do Sul, Montenegro e do Grupo de Ações Especiais (Gaes) estão envolvidos com as aulas em En-cantado. “A participação de cada um deles é feita por adesão. Eles têm que gostar de lidar com os cães e expressar a vontade de realizar as tarefas”, conta Silva.

O treinamento tem duração de 150 horas e cinco módulos. No momento, os agentes estão concluindo a segunda etapa e, nela, aprenderão a comandar efetivamente os animais. Os alu-nos desenvolveram diversas téc-nicas com os cães que incluíram, além do treinamento na sede da Escola, caminhadas pelo Bairro Lambari e até atividades na Pra-ça da Bandeira.

A programação vai até outu-bro, quando ocorre a formatura dos alunos. As raças utilizadas nas aulas são Pastor Belga Mali-nois, Pastor Alemão, Rotweiller e Labrador.

Canil da 8ª DPRSilva explica que um canil será construído, em Arroio do Meio, com capacidade inicial para 14

cães. “O local será a base para a 8ª Delegacia Penitenciária Regional, que compreende o Vale do Rio Pardo e Taquari”, conta. “No futuro queremos ampliar o espaço para abrigarmos mais animais”.

Além de Silva, as aulas estão sendo orientadas pelos instrutores da C4, Rudinho Bombassaro e Ri-cardo Walter, além do instrutor da Penitenciária de Segurança Máxima de Charqueadas, Sérgio Trojal. O delegado da 8ª DPR, Anderson Louzado, e Júlio Krebs, da Susepe, também acompanham o curso.

Anderson Louzado, Eduardo Silva, Sérgio Trojal, Júlio Krebs, Rudinho Bombassaro e Ricardo Walter

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi e Divulgação

Agentes recebem orientações para o controle do cão

Treinamento acontece na sede da Escola C4 Monello Premium

Agentes caminharam com os cães no Bairro Lambari

Quatro raças de cães são utilizadas nas aulas

Page 14: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

14 JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012

“A grande maioria não

deveria estar ali para ser atendida.

Esses 90% acabam atrapalhando o

atendimento dos outros 10% que

estão com risco de morte”

SAMIR MOESCH, médico

ENCANTADO

O pRONTO-SOCORRO NA ViSÃO DOS pROFiSSiONAiS

DIOGO DAROIT FEDRIzzI

ENCANTADO - O atendimento do Pronto So-corro do Hospital Santa Teresinha de Encantado tem sido alvo de críticas de pacientes nos últi-mos meses. A falta de médicos e a demora no atendimento geram reclamações dos usuários, seja nos meios de comunicação, seja nas redes sociais. Em algumas situações, a falta de paciên-cia das pessoas extrapola para atos de violên-cia e ofensas contra os funcionários da Casa de Saúde.

Nesta semana, o GRUPO ENCANTADO DE CO-MUNICAçãO reuniu o administrador do HBST, Vagner dos Anjos, o coordenador do Pronto-So-corro, médico Samir Moesch, a coordenadora da enfermagem do hospital, Dorli Dihel, e o secre-tário de Saúde, Marino Deves, para prestarem esclarecimentos sobre o serviço oferecido no PS.

No ano passado, o serviço de emergência do Hospital de En-cantado modificou o sistema de atendimento. Em vez da ordem de chegada, o estado de saúde do pa-ciente determina a prioridade para ser atendido pelo médico. Para isso foi estabelecida a classificação por cores: vermelha (emergência), amarela (urgência), verde (não ur-gente) e azul (pouco urgente).

Conforme a enfermeira Dorli Dihel, a implantação da classi-ficação de risco era uma neces-

sidade do Hospital para organi-zar o fluxo de atendimento. “O desejo da comunidade também foi ouvido porque ela reclamava que era atendida por ordem de chegada e não por ordem de ne-cessidade”, comenta.

Dorli explica que a classifi-cação da prioridade é realizada através de uma escuta, da verifi-cação de sinais vitais e de sinto-mas da pessoa que procura pelo PS. A partir daí o atendimento segue a classificação pela cor.

EMERGêNCIA - Situação crítica, com risco iminente de morte. Esta pessoa tem que ser atendida logo, não pode esperar, por exemplo, uma parada car-diorrespiratória, um AVC.

URGêNCIA - Precisa ser resolvido o mais depressa possível, num curto espaço de tempo. Mas esse espaço de tempo pode ser até 12 horas.

NãO URGENTE - São as situações de trauma leve, de escoriações, de aciden-tes leves.

POUCO URGENTE - Pessoas com febre há vários dias, unha encravada, diarréia, dor nas costas, dor no pé. “Estes, na realidade, não deveriam estar nos procurando. Claro, no acolhimento não vamos mandar ninguém embora, mas são estas as pessoas que ficam na sala de espera aguardando um pouco mais para ser atendidas”, explica Dorli.

CLASSIFICAçãO DAS CORES

ATENDIMENTO

Um dado chama atenção sobre a quantidade e a carac-terística dos atendimentos no Pronto-Socorro de Encanta-do. Segundo o médico Samir Moesch, 90% dos pacientes se enquadram em casos não urgen-tes. O dado incomoda. “A grande maioria não deveria estar ali para ser atendida. Esses 90% acabam atrapalhando o aten-dimento dos outros 10% que estão com risco de morte. Isso dificulta muito o nosso trabalho. Ficamos ouvindo coisas, somos puxados pelo braço para ver pacientes, quando, na verdade, devemos estar concentrados

para cuidar das pessoas que estão numa situação muito mais grave”, comenta Moesch. “Mas não há omissão em nenhum dos casos, nem com os mais graves, nem com os menos graves”.

Moesch explica que pa-cientes que se enquadram na situação de Não Urgente nem deveriam procurar o hospital. “Ele deve ser tratado no posto de saúde, num ambulatório. Às vezes, até tomar um chá em casa resolve. A gente vê que há pacientes que chegam até nós sem queixas, mas com quei-xas de dores do dia anterior”, comenta.

90% DOS CASOS NãO SãO URGENTES

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Page 15: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

“O desejo da comunidade também foi ouvido porque ela reclamava que era

atendida por ordem de chegada e não por ordem de necessidade”

DORLI DIHEL, enfermeira

JORNAL OPINIÃO n 16 de junho de 2012 15ENCANTADO

O pRONTO-SOCORRO NA ViSÃO DOS pROFiSSiONAiS

AGILIDADE

A enfermeira Dorli Dihel garante que o novo sistema agilizou o fluxo de atendimento das emer-gências. Segundo ela, a equipe consegue focar o trabalho no paciente. “Exames, solicitações de es-pecialistas, procedimentos, entre outros, tudo flui mais rápido com a classificação de risco, porque a gente acaba atendendo quem realmente precisa, quem tem risco de morte, em primeiro lugar”, diz.

Samir Moesch salienta que é comum ocorrer o atendimento em mais de um paciente por vez pelo mesmo médico e pela mesma equipe de enferma-gem. “Às vezes, as pessoas não se dão conta disso e acabam tirando o foco do profissional que está atendendo aquela pessoa que está em situação mais grave e levando o foco para outros pacientes em situações menos iminentes”, conta.

RECURSOS ESCASSOSO administrador do HBST, Vagner dos Anjos,

reconhece a existência de problemas na estrutu-ra física e a dificuldade na obtenção de recursos para investimentos. “O dinheiro é escasso na área da saúde e o destino da verba precisa ser definido

no momento que tem alguma coisa disponível. Aí, a prioridade é a TV ou o ambu para a enfermagem e o médico ressuscitarem o paciente?”, questiona, referindo-se às reclamações de usuários pela falta de um aparelho de TV na sala de espera.

REPASSE DO SUSO Sistema Único de Saúde paga R$ 2,50 por

consulta, limitando a 250 consultas mês. Conforme Vagner dos Anjos, o HBST faz 1,5 mil consultas SUS, sendo que 1,3 mil ficam sem pagamento. “Se não fosse a complementação e a participação do muni-cípio com R$ 1,50 por habitante no financiamento

e, se não fosse o SAMU com R$ 0,80 por habitante para a população referenciada, não teríamos a com-posição de valor para viabilizarmos a estrutura que se tem hoje. O que temos é uma estrutura de acordo com a receita que se tem do Sistema de Saúde, isso falando apenas em Pronto-Socorro”, explica.

“Estamos vendo que está ocor-rendo um movimento de des-

moralização, de descrédito, de ameaças. Há profissionais que

não querem mais trabalhar no Pronto Socorro. Está che-gando a um nível de ofensas

pessoais, é assustador”VAGNER DOS ANjOS

administrador

“Não é simplesmen-te o paciente e mais um acompanhante que está no hospital. É o paciente, o acompanhante e mais

toda a vizinhançaMARINO DEVES

secretário de saúde

O secretário da Saúde, Mari-no Deves, vem acompanhando de perto a situação do Pronto Socor-ro do HBST e constata o número reduzido de médicos dispostos a fazerem plantões. “Quando a escala está fechada, a gente fica extremante satisfeito e conforta-do. Porque muitos profissionais acham que o valor-hora não é o suficiente, acham que ter que se deslocar de outro município para fazer esse atendimento não con-diz com a realidade de mercado”.

Marino Deves alega que o Hospital faz parte de um comple-xo de atendimento à população de Encantado, ao lado de mais oito postos de saúde. Por dia são feitas até 250 consultas, tanto nos PSFs, como no Posto SUS e nos postos do interior.

O titular da pasta da Saúde en-tende que é necessário um pouco de tolerância por parte da popu-lação. Ele cita o exemplo de um paciente com necessidade urgen-te de atendimento e que precisa de uma transferência hospitalar. “Isso envolve um complexo de ati-vidades e de pessoas para salvar esta vida que precisa ser compreendido”, comenta. Segundo ele, a necessidade de um leito de UTI mobiliza o diretor do hospital, o dire-tor clínico, a enfer-meira, o secretário de saúde, entre ou-tros profissionais. “Todos trabalhando para, justamente, salvar aquela vida. Essa sim que é a prioridade e é para isso que existe o Pronto-Socorro”.

O secretário lembra ainda que o PS é uma conquis-ta de vários anos e que precisa ter continuidade. Po-

rém, é necessário o mínimo de compreensão da comunidade. “Percebemos uma dificuldade de conseguir médicos também devido a esses atritos”, diz. “Em muitas oportunidades, não é simplesmente o paciente e mais um acompanhante que está no hospital. É o paciente, o acompa-nhante e mais toda a vizinhança. Um acompanhante basta. Não precisa juntar nem político, nem o diretor da comunidade”.

Marino Deves lamenta que alguns municípios encaminham pacientes para Encantado, fato que aumenta o número de aten-dimentos. “Mas mesmo assim nós procuramos oferecer um bom atendimento. Outros mu-nicípios adotam o radicalismo e não atendem, mas em Encanta-do obedecemos os princípios do SUS de que as pessoas têm direi-to ao acesso. Cumprimos com as obrigações no que diz respeito ao atendimento 24 horas por dia. É obrigação de todos municípios, mas nem todos fazem”, explica.

FALTA DE MÉDICOS

O administrador Vagner dos Anjos afirma que, apesar da carência de espaço físico e a falta de es-trutura, o foco do Pronto-Socorro é a urgência e emergência. E para isso, segundo ele, a equipe atu-al é suficiente. “O excesso de demanda é que so-brecarrega a equipe. Temos que lembrar que o PS não é linha de produção. Um cliente precisa exa-me, outro precisa ficar em observação, tem exame de laboratório, medicação. Isso vai acumulando dentro da estrutura e é preciso dar vazão a todos esses atendimentos que nos procuram”.

O diretor lamenta o comportamento de alguns usuários e familiares. “Ninguém está lá para fazer mal à população. Queremos o melhor. Mas estamos vendo

que está ocorrendo um movimento de desmoraliza-ção, de descrédito, de ameaças. Há profissionais que não querem mais trabalhar no Pronto-Socorro. Está chegando a um nível de ofensas pessoais, é assusta-dor. Não estamos mais vendo solução”, diz.

Vagner dos Anjos não descarta o fechamen-to do PS no futuro. “Se não conseguirmos mais profissionais para atender, é uma possibilidade”, avisa. Segundo ele, recentemente, os plantonistas que estavam escalados para a segunda e sexta-fei-ra avisaram que não iriam trabalhar pois estavam sendo ameaçados. “Tem que haver respeito para com as pessoas que estão trabalhando. Ninguém está para brincadeira”, falou.

DESMORALIzAçãO

Usuários também repercu-tem o atendimento do PS na

rede social Facebook

Page 16: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 17: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 18: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 19: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

19JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012 19ANUNCIE NO OPINIÃO - LIGUE 3751-1580 - www.OPINIAOJORNAL.COM

TRANSPARêNCIA, É A SUA VEz

Arquivo pessoal

27 anos do CésarCésar Henrique Spessatto

comemora hoje 27 anos de vida. O mundo oferece muitas possibi-

lidades para quem abre o coração e quer alcançar os seus objetivos. Você demonstra muita sabedoria através das suas escolhas e agora comemora esta importante data.

Parabéns por este dia, felicidades!

Não dá pra ignorar essa enxurrada de peças , prin-cipalmente camisas trans-parentes que está tomando conta das araras nas lojas por aí, não importa se é uma loja popular ou uma boutique chique, todas tem nas araras peças com transparências, porém, essas camisas com rans-parência sempre geram muitas dúvidas.

A camisa transparente toda fechadinha até o pes-coço, que a gente tem visto muito nos desfiles interna-cionais, nos “looks do dia” e sites de street style, trouxe pra gente um novo jeito de ser sexy. Porque por mais que não exista decote, a pele está veladamente a mostra, transmitindo as mensagens de sou-sensual-e-recatada-ao-mesmo-tempo!

E daí paramos para pen-sar, mas se usa o que por baixo? Dá pra perceber que o negócio agora é deixar o sutian bem evidente mesmo e se você souber usar um sutian discreto ou divertido, o resultado é divertido e menos sexy-óbvio do que o sutian preto, e quebra qual-quer chance do look ficar vulgar. Mas pras mais tímidas o top tipo regatinha também funciona super e também permite brincar com cores…

É lógico, que a camisa transparente precisa de cuidados a mais no ambiente profissional, mas não precisa ser banida do trabalho. Tem alguns jeitinhos de disfar-

çar a transparência e ainda assim ficar elegante (porque o tecido muito fino que dá a transparência a peça, tipo seda, linho ou tricoline, é su-per chique!). Tem alguns de-talhes na própria camisa que já ajudam, pode ser um laço, um babado, preguinhas, tipo camisa de smoking, jabô… ou a gente pode acrescentar lenço e/ou colares que aca-bam dando uma “cobertura”. A camisa pode ser colorida ou estampada e ainda dá pra acrescentar a terceira peça por cima e fazer um look executiva bem atual. Ah! No ambiente de trabalho não dá pra usar transparência com sutian, nesse caso o sutian é proibido!!!!

O mais legal na hora de coordenar é misturar infor-mações de estilo , como por exemplo, misturar camisa transparente com peças de alfaiataria, paletozinhos, calças retas e terninhos ou peças mais esportivas, no es-tilo jaquetz, cangurus, calças de amarrar ou ainda, mis-turar a transparência com peças pesadas tipo jaqueta de couro ou qualquer peça de couro, colete pele e tricô super maxi!

Bom...se você não tem ainda nenhuma peça trans-parente, tenho certeza que vai morrer de vontade de comprar e depois de ter em mãos a sua transparência, teste para ver se as dicas funcionam!!

Beijos e ótima semana!

Ex-BBB em EncantadoO ex-BBB Jonas Sulzbach esteve em Encantado na segunda feira (18) e foi

fotografado pelo fotógrafo Emerson Foguinho. Jonas, juntamente com a modelo Kellin Ludwig, serão os garotos-propaganda da próxima Festa à Fantasia de La-jedo, que acontecerá no dia 15 de setembro.

Na foto, Jonas Sulzbach, Kellin Ludwig, o pessoal da Paralelo Produtora e do Ateliê Lahó, juntamente com o fotógrafo Emerson Foguinho.

Arquivo pessoal

Acontece neste sábado (23)a etapa final do 1º Festival Es-tudantil de Música de Muçum. O evento acontece no Ginásio Municipal de Esportes, a partir das 20h, com entrada franca.

Cada concorrente vai inter-pretar uma canção, diferente da composição apresentada na fase eliminatória, ocorrida no final de maio, durante as come-morações alusivas a Semana do Município de Muçum.

O espetáculo Primeiro as Damas 2 se apresenta hoje, às 20h30min, no Auditório Itália do Centro Administrativo. O divertido espetáculo do esti-lo stand up comedy inova e revoluciona o humor, com toque de mágica do produtor-diretor Eduardo Holmes. Ao contrário da primeira versão, o novo show, de muito riso e música, re-voluciona porque faz um alegre remake do saudoso Teatro de Revista.

TEATRO

Page 20: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

20 JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012

Em qualquer profissão, bem como nos relaciona-mentos, a comunicação, mais do que um dife-rencial, é simplesmente essencial para o sucesso. Porém, além da falta de conhecimento das técnicas de comunicação, um dos grandes desafios do ser humano é o medo de pôr-se de pé, em frente a uma platéia, e expressar suas idéias.

Desenvolver a arte de falar em público e apri-morar a expressão verbal e corporal é o objetivo

do Treinamento de Dicção e Oratória da Lume Centro de Ensino que inicia em julho. O curso é desenvolvido de forma prática, dinâmica e descontra-ída.

Em todas as aulas você fará exercícios que serão filmados para você analisar no vídeo seu desempenho.

As vagas são limitadas! Para mais informações acesse o site da escola www.lumeonline.com.br ou entre em contato com nossa equipe pelo telefone 51.3751 6812 ou pelo e-mail [email protected].

Lume Centro de Ensino oferece Treinamento de Dicção e Oratória – Comunicando-se mais e melhor

O encantadense Casemiro Frigeri, em recente viagem à Itália, visitou o cidadão honorário de Encantado Luciano Murer, que possui parentes e por vários anos residiu no município. Ao ser recebido na residência de Murer, Frigeri entregou uma bandeira e um ofício do prefeito Paulo Costi enaltecendo a ligação das cores entre as bandeiras de En-cantado e da Itália. Murer reside em Valdob-biadene, província de Treviso.

Frigeri relata que Luciano Murer mantém ligações estreitas com Encantado e contri-buiu muito com a Associação Ítalo-Brasileira

de Encantado (Assibre). “Esse intercâmbio social e cultural faz com que mantenhamos vivos esses laços de amizade”, analisa. Murer atualmente é presidente da Associazione Trevisani nel Mondo e ao fazer palestras sem-pre menciona a cidade de Encantado e fala da imigração italiana no município.

Além das amizades fortalecidas, Frigeri trouxe também na bagagem o título de sócio honorário da Associazione Trevisani nel Mondo, que recebeu do presidente da entida-de Luciano Murer e do prefeito de Valdobbia-dene, Zambon Bernardino.

Frigeri na Itália

Frigeri com Luciano Murer e sua esposa na residência em Valdobbiadene

Luciano Murer, Casemiro Frigeri e o prefeito de Valdobbiadene, Zambon Bernardino

Divulgação

Page 21: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

JORNAL OPINIÃO n 22 de junho de 2012 21

Page 22: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 23: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 24: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 25: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 26: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 27: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012
Page 28: Jornal Opinião 22 de Junho de 2012

Encantado, 22 de junho de 2012

Mais dois arrombamentos no centro de Encantado

Durante a se-mana, mais dois arrombamentos foram registra-dos no centro de Encantado. Na madrugada de terça-feira (19), a sede do Cen-tro de Atenção Psicossocial foi invadida. Do lo-cal foram levados uma televisão e todo o estoque de comida. Não é a primeira vez esse ano que o CAPs é furtado.

Na madruga-da da quinta-fei-ra (21), o Restau-rante Central também foi invadido. Uma entrada do quiosque anexo ao restaurante foi arrombada. Do local foi levado o dinheiro que estava no caixa.

Henrique Pedersini

No Restaurante Central, bandidos entraram pelo quiosque

Agentes penitenciários da SUSEpE participam de curso

de adestramento de cães

Dio

go D

aroi

t Fed

rizzi

ENCANTADO

PÁGINA 13