opinião especial suinofest / 10 de junho

12
Suinofest para todas as idades especial SUINOFEST JORNAL OPINIÃO - 10/JUNHO/2012 CIRCULAÇÃO DURANTE A 11ª SUINOFEST Foto: José Raimundo Tramontini/Jornal Opinião

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 11-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Caderno Especial do Jornal Opinião, de Encantado RS, que circulou no domingo, dia 10, durante a Suinofest 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

Suinofest para todas as idades

especialSUINOFEST

Jornal opinião - 10/Junho/2012 CirCulaÇão DuranTE a 11ª SuinoFEST

Foto: José Raimundo Tramontini/Jornal Opinião

Page 2: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

2

O que não seria essa região à bei-ra do rio Taquari, antigamente?

Encantadora, com certeza. Com os guaranis e caingangues - os legítimos proprietários deste imenso e fértil território – migrando para baixo e para cima por belas colinas verdes. E se banhando e navegando nas águas ainda não poluídas do nosso rio.

Na minha ideia de Éden, um lugar de mata e fauna paradisíaca, digna de lenda.

Conta que em um fim de tarde, dois índios remavam pelo Tebiquary atrás de peixe para a tribo, que já sabia fazer um puchero bem bom, com a mandioca que eles plantavam naqueles idos. Aliás, foram os guaranis que ensinaram os índios minuanos a plantar a mãdi’og e dela extrair a farinha e o cauim, beberagem das boas.

Isso nos primórdios quando tropeavam por aqui contrabandistas disfarçado de bandeiran-tes e jesuítas catequistas e aventureiros mon-tando suas missões evangelizadoras e trocando panela, espelho e crucifixo com os donos da terra, por volta de 1650.

Sim, remavam os dois jovens guaranis, Caiubi e Kerexu, quando de repente, antes da curva de Conventos Vermelhos - não oficialmente ainda nomeado - perceberam um grande e belo lírio d’agua, do tamanho de um porco-espinho, de pé.

Consta que ambos os índios eram apaixonados por Moeê, a formosa filha do cacique da aldeia. Pois foi assim que os dois guerreiros mais que depressa largaram dos remos e se jogaram na águas embarradas do Tebiquary só para colher o lírio branco para a amada e conquistar seu coração e cafuné e da rede nunca mais sair.

Qual não foi a surpresa quando Caiubi alcançou primei-ro a grande flor e arrancando com raiz e tudo, essa logo se transformou em uma furiosa xamã Avaeté, que com uma lança paralisou o índio no exato momento. Kerexu, mal nadador, ficara para trás e pasmo assis-tiu tudo. Na hora mergulhou até a canoa, remou de volta para a aldeia e contou que Caiu-bi estava no fundo do rio, agora para sempre encantado.

Sim, daí o nome dessa cidade, com certeza, que chegou até os ouvidos empoeirados de um tal de Manoel Joaquim da Silva, em 1856. De-pois quem contou e recontou essa lenda foram os Lucca e os Bratti, que como se sabe chega-ram alquebrados da Itália e fundaram aqui São Pedro de Encantado.

E Moeê? Nunca casou. Virou banqueteira de marca maior e aprendeu a fazer porco marina-do. E é por isso que hoje Encantado também festeja a Suinofest 2012, entenderam? A gente só reinventa, ou só reinterpreta, como dizia o velho Nietzsche.

EXPEDIENTEPublicação especial do JORNAL OPINIÃO que circula durante a 11ª SUINOFEST, em

Encantado. Coordenação: Milton Fernando; Produção: José Raimundo Tramontini e Henrique Pedersini; Edição/Projeto Gráfico: Diogo Daroit Fedrizzi; Parceria: Caroline Rodrigues e Vitória Bortoletti/Portal Região dos Vales; Impressão: BT Indústria Gráfica.

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

este material é impresso com papel reciclado

Crônica

Nova Velha Lenda Por Laura Peixoto

Virou banquetei-ra de marca maior e aprendeu a fazer porco marinado. E é por isso que hoje Encantado também festeja a Suinofest 2012, entenderam?

Page 3: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

3

Salão GastronômicoIdosos se divertem na Suinofest

O meio-dia de ontem foi especial para a Terceira Idade. Desde as 10h, quando os portões do Parque João Batista Marchese foram abertos para a visitação, os grupos de idosos de toda a região começaram a chegar para aproveitar a Suinofest.

apoiando a Suinofest

2012

Variedade de doces é oferecida aos frequentadores do Salão

Polenta brustolada é uma das delícias mais consumidas

Movimento intenso ao meio-dia de ontem

Na cozinha, voluntários preparam os pratos

Qualidade dos vinhos

Fotos: José Raimundo

Page 4: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

4

Por entre os estandes da Suinofest é possível perce-ber algumas curiosidades, pessoas com talentos nas mais variadas áreas. Quem desfilou pelo Parque João Batista Marchese na tarde de ontem, pode conhecer o talentoso trabalho de Mateus Marques, 33 anos, natural de São Paulo.

Mateus chama atenção pelos quadros que faz, pintan-do com os dedos. Cada obra do artista, que se apresenta pelas feiras do Estado, leva cerca de cinco minutos para ficar pronta e custa R$ 20,00.

O artista faz uso de tinta a óleo para moldar as mais diversas paisagens que ele realiza. Mateus fala da satisfa-

ção que tem com seu trabalho. “Há 12 anos que pinto telas, aprendi com um amigo. Fico feliz com o reconhecimento das pessoas em relação ao que faço”, comenta.

Ele ainda lembra que passa a maior parte do tempo no litoral, mas quando possível viaja o Estado para mostrar seu trabalho nas feiras.

Segundo dia

A Suinofest 2012, além de divulgar e fomentar a gastro-nomia à base de carne suína e as potencialidades das empre-sas locais e regionais, também alerta o público visitante so-bre a importância de preser-var o meio ambiente. Através do Projeto “Travessia - Consci-ência Socioambiental”, a Feira distribuiu, nos espaços do evento, lixeiras com a indica-ção “lixo orgânico e lixo seco”, garantindo assim a destinação correta dos resíduos.

Nas lixeiras orgânicas, os

visitantes podem depositar restos de alimento, de erva-mate e papéis úmidos, que serão, posteriormente, envia-dos a um local adequado. Nos espaços para o lixo seco são depositadas latas, plásticos, papéis e vidros que também serão reciclados. Aproveitan-do o grande fluxo de visitantes ao local do evento, o projeto quer incentivar e conscien-tizar para a importância da preservação do meio ambien-te. O projeto conta com o apoio da Corsan.

Conscientização ambiental

Lixeiras identificadas para o depósito correto do lixo

Texto e foto: Caroline Rodrigues/Região dos Vales

Como o objetivo de interagir com o público visitante da Suinofest 2012, o Banrisul realiza uma promoção especial com os dois times de futebol do coração dos gaúchos. A instituição financeira vai sortear uma camiseta do Grêmio e uma do Internacional entre os visitantes que passarem no estande da agência e preencherem um cupom.

De acordo com o gerente da agência de Encantado, Clodemar Borrasca, a instituição buscou um diferencial para o espaço. “Nosso objetivo, além de mos-trar os serviços que realizamos como banco, foi fazer uma interação com o pú-blico que vem ao evento. Nada melhor que uma promoção que tem tudo haver com a instituição, pois patrocinamos os dois times, como também a premiação ser as camisetas de dois clubes que são as paixões dos gaúchos”, destacou.

Para participar, o visitante deve ir até o estande do Banrisul, que está localizado no Ginásio da Feira Comer-cial, e preencher um cupom com alguns dados pessoais e escolher o time de sua preferência. O sorteio será realizado na tarde do domingo, dia 17, último dia do evento.

Banrisul sorteia camisetas do Grêmio e do Inter

Borrasca (à direita) , gerente do Banrisul de Encantado

Caroline Rodrigues

Talento de pintor chama atenção

Texto e fotos: Henrique Pedersini/Jornal Opinião

Page 5: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

5 ComunicaçãoVisitas no estúdio da Rádio Encantado AM

Milton Fernando, Júlio Medeiros, Postal, Busatto e Paulo Costi

Ontem pela manhã, a Rádio Encantado AM transmitiu os programas Panorama Saúde, Panorama 1580 e Jornal do Meio-Dia direto da Suinofest.

Comandado por Milton Fer-nando, o Panorama 1580 de-bateu o tema Cooperativismo. O presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, e o secretário estadual de obras, Luis Carlos Busatto, também participaram.

Busatto, José Calvi, Antonio Alberto Lucca, Elmar Schneider e o deputado Postal

Irno Pretto e Ricardo Cé

Diogo Dartoi Fedrizzi

Henrique Pedersini Henrique P

edersini

Texto e foto: Caroline Rodrigues/Região dos Vales

Postal e Busatto leram a edição especial do Opinião Em seguida, as autoridades visitaram o Salão

Henrique Pedersini José Raimundo Tramontini

Page 6: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

6 Feira externa

Salão Gastronômico minutos antes de ser aberto para o público na noite de ontem

Texto e fotos: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Entrada do Espaço Cultural na Suinofest

Espaço Cultural veio para ficarUma das novidades da parte externa, que in-

tegra a Feira Comercial, Industrial e de Serviços, é o Espaço Cultural Benoit. O local é uma novida-de nesta edição e contempla a Praça de Alimen-tação. Com 900 metros quadrados de estrutura remodelada e coberta, o local proporciona um ambiente acolhedor e diferenciado.

O Espaço Cultural permite que o visitante da Suinofest 2012 faça tanto lanches rápidos, como uma refeição em um bom restaurante e, ainda, deguste de pratos diversificados e tam-bém à base de carne suína. Quem for até o local também prestigia shows artísticos e culturais, transmitidos em televisões ou, ainda, assiste a outras programações, através de telões com a TV a cabo Sky, cedida pela eletrônica Dabroi.

Para o coordenador da Lume Eventos, em-presa responsável pela organização da exposi-ção comercial, Daniel Aires, o local veio para fi-car. “Nos primeiros dois dias, o público mostrou satisfação com o novo espaço. A área Cultural deve se manter nas próximas edições”, disse.

Ontem passaram pelo local diversos artistas. A primeira apresentação do dia foi da dupla So-lon Chaves e Eder, ao meio-dia. Já a noite encer-rou com o show da banda Sunset Riders.

Para hoje estão previstos a apresentação do Programa da Rádio Encantado AM “A Voz da Itália”, os shows de Mauri Horn e Grupo, as apresentações artísticas do DTG Guardiões do Rio Grande, do CTG Giuseppe Garibaldi e do GAN Anita Garibaldi, a apresentação da Orquestra de Imigrante, através do projeto “Travessia Música Instrumental”, e o encerramento ocorre com o Grupo Alma Crioula.

PROMOçÃO A eletrônica Dabroi também está realizan-

do uma promoção especial na Suinofest 2012. Quem assinar a Sky TV, na eletrônica, até o dia 16 de junho ganha um ingresso para o Salão Gastronômico.

Solon Chaves e Éder abriram ontem a tarde de shows

Page 7: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

7

Entrada do Espaço Cultural na Suinofest

Maria e Otomar trabalham na Suinofest desde a primeira edição

Solon Chaves e Éder abriram ontem a tarde de shows

Feira externa

Texto e fotos: Henrique Pedersini/Jornal Opinião

Na edição 2012 da Suinofest, chama a aten-ção um forno à lenha que foi instalado pela Emater.

Durante o evento, produtos como pão, cuca, biscoitos, pizza são produzidos e comercia-lizados. Responsáveis pela confecção desses produtos, Maria Belo Spessato,64 anos, e o marido Otomar Spessat-to, 64 anos, participam da Suinofest desde a sua primeira edição.

O casal, residente no bairro Santa Teresinha, em Encantado, comenta sobre a alegria em fazer parte do evento. “Gosta-mos de estar aqui todos os anos produzindo essas receitas caseiras, que as pessoas de fora não têm a oportunida-de de experimentar”, comenta Maria, que ainda lembra as primei-ras edições da Suinofest, quando o casal assava os leitões servidos no salão gastronômico.

Otamar ressaltou a evolução que o evento teve desde a primeira edição, tanto na parte gastronômica, quanto na feira externa.

O forno construído nesse ano permanecerá no parque João Batis-ta Marchese para as pessoas que quiserem utilizá-lo na produção de alimentos caseiros.

Forno à lenha produz delícias caseiras

Diversos produtos coloniais podem ser adquiridos

Page 8: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

8 Destaque

Quem chega ao ginásio da Feira Comercial logo avista um espaço até então inédito na Suinofest. Em um estande de dois andares, o decorador Rafael Fachini e o fotógrafo Josué Bigliardi, ambos de Encantado, uniram um ambiente clássico e ao mesmo tempo contemporâneo para surpreen-der o público.

“No ano passado, eu fiz a decoração do Armazen Art e, neste ano, quis também participar da Feira e, então, bus-camos um estande ao lado do Armazen para incorporar, de certa forma, os dois espaços e ficar um ambiente ainda maior para quem vê”, explicou Fachini.

Com uma decoração em preto e ambientes personaliza-dos, o local não passa despercebido de quem visita a Feira. “Pensamos em fazer algo que chamasse atenção do público para os nossos serviços. A decoração foi baseada na cor preta, pois é uma cor que normalmente não é usada em festas, que-ríamos fugir da linha que a maioria dos serviços de decoração faz”, disse.

Além dos ambientes decorados, entre eles um lounge com um bolo especial para noivos e diversos docinhos, um painel com uma foto de um casal de noivos em uma moto-cicleta chamam atenção. “Essa fotografia foi, especialmente, produzida para a Suinofest. Os modelos André Bagatini e Eduarda Fachini fizeram o papel de noivos e conseguimos fazer uma imagem bem diferente das feitas habitualmente. A noiva usou um vestido diferenciado e também um pen-teado, que comumente não seria utilizado por quem está casando”, comentou Josué Bibliardi.

Quem está pensando em casar ou preparando alguma outra comemoração pode sair do local com a festa pronta. “Quem vem conversar conosco, além de poder definir a decoração e o fotógrafo, também recebe indicações para os trajes, doces e salgados”, destacou o decorador.

A estrutura do estande foi criada em família. “Eu desenhei e projeto do estande e meu pai executou a obra, mas tudo isso passou por uma arquiteta que assinou um termo de respon-

sabilidade da estrutu-ra”, garantiu Fachini.

Espaço com cara de festa

Rafael Fachini, Josué Bigliardi e Lucas Fachini em

frente ao estande de dois andares

Bolo e doces feitos pela doceira Helena Fontana. Ao lado, os

modelos André Bagatini e Eduarda Fachini

Texto e fotos: Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Lounge do andar superior

Page 9: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

9 Público

João Paulo Worn e Naiana Worn estão expondo seu trabalho na Sui-nofest pela primeira vez. O casal, re-sidente em Cruzeiro do Sul, comenta sobre a presença de público no evento. “Estamos surpresos com o movimento de pessoas aqui, mesmo com o frio”. João Paulo ainda revelou estar ansioso para conhecer a parte gastronômica da Suinofest.

As garotas Gisele Daldon Lancini, 19 anos, e Francieli Daltoé, 20 anos, elogiam a realização do evento. “É uma ótima oportunidade para conhecermos curiosidades sobre a carne suína e seus benefícios”. Elas ainda elogiam a logística do evento e falam da expectativa para o próximo ano. “Gostaria que no próximo ano a Suinofest recebesse uma atração nacional, assim como acontece em outras cidades”, disseram.

O vice-presidente da Cosuel, Pasqual Bertoldi, falou que o evento propaga-se a cada realização, e que as pessoas estão tendo consciência dos benefícios que a carne suína oferece. Bertoldi ainda ressaltou que praticamente todo o setor da indústria regional tem como fonte e matéria prima, o setor agropecuário. Ele ainda comentou que a Suino-fest tem muito espaço para crescer. “Esse evento é marca registrada de nossa região. E pode crescer ainda mais, para isso acredito que a Suinofest poderia ser realizada

em outras cidades, desenvolvendo assim a cultura, economia e turismo de nossa região”, falou.

Liliana Devitte, que acompanhou as últimas edições da Suinofest, descreve o evento como interes-sante. Ela lembra que a cidade toda se mobiliza para a festividade. “É um evento que faz a cidade parar. É muito bom termos um acontecimen-to desse nível em nosso município”, afirmou. A única ressalva feita pela jovem é referente ao preço dos ingressos para a área gastronômica, segundo ela, se os preços fossem mais acessíveis, mais pessoas pode-riam apreciar a Suinofest.

Andreia Guizzo comentou sobre o sucesso que evento faz ano após ano. “É uma grande oportunidade de negócios, conhecimentos e intera-ção. Isso faz com que o município se desenvolva”, disse, ressaltando ainda o crescimento do evento em todos os eixos.

Visitantes avaliam os dois primeiros dias

Pasqual Bertoldi Naiana e João Paulo

Texto e fotos: Henrique Pedersini/Opinião

Francieli Daltoé e Gisele Lancini

Andreia Guizzo e Daniel Amaral

Page 10: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

10 Entrevista

Texto/Fotos: José Raimundo Tramontini/Opinião

Thiago Fachinetto, responsável pela área gastronômica da festa, afirmou em entrevista ao Grupo Encantado de Comunicação, que a noite da sexta-feira e o meio dia de ontem superaram as expectativas dos organizadores.

Segundo Fachinetto, os números da gastronomia mostram um público supe-rior ao da edição do ano que passou, sen-do que a projeção da noite de ontem, era a de também superar o público de 2011.

O coordenador lembrou que, ano após ano, a Suinofest vem ganhando pro-jeção em todo o Estado e até fora dele, se transformando numa das principais festas gastronômicas do Rio Grande do Sul. “A cada edição são apresentados novos pratos que vêm ao encontro dos visitantes”, comentou. Nesta 11ª Edição, as novidades são a linguiça toscana, a cascata de chocolate da Divine e o sala-me brustolado, da Quinta do Vale, que se somam ao cardápio tradicional da festa.

Para Fachinetto, a festa já é um su-cesso. Em 2012 foram vendidos mais de cinco mil ingressos antecipados, supe-rando os números dos anos anteriores, o que demonstram o crescimento da Suinofest. “A projeção ainda é maior para o próximo final de semana”, prevê.

Tiago Fachinetto destacou ainda que o dia de hoje na área gastronômica, é o dia da família, o domingo em que pais, filhos e avós se encontram para festejar este momento de alegria e descontração. “Não podemos esquecer do trabalho que é desenvolvido na área gastronômica pela comunidade de Jacarezinho e toda a equipe de apoio que faz o sucesso da Suinofest”, concluiu.

“Suinofest já supera expectativas”, avalia Fachinetto

No ano que vem, Fachinetto será o presidente da 12ª Suinofest

Trabalho da comunidade de Jacarezinho é destacado por Fachinetto

Page 11: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

11 Destaque

Page 12: Opinião Especial Suinofest / 10 de junho

12 atrações de hoje

HORáRIO SALÃO GASTRONôMICO:Das 11h às 14h.

HORáRIO VISITA-çÃO DA FEIRA:10h às 22h

INGRESSOS PARA O SALÃO GASTRONôMICO:Ao meio-dia: R$ 42,00. Crianças de 6 a 10 anos pagam R$ 23,00.

INGRESSOS PARA A FEIRA E SHOwS EXTERNOS: gratuito

ESTACIONAMENTO:Carros: R$ 5,00Motocicletas: R$ 3,00

serviço

O primeiro domingo da Suinofest tem atrações a partir das 10h da manhã, na área externa do Parque João Batista Marchese. O SALÃO GASTRONôMICO será aberto às 11h e o

show é do Musical Encantado.

A partir das 10h da manhã, o comunicador Neocir Fran-cisco Bigolin apresenta o programa A Voz da Itália, ao vivo do ESTÚDIO do Grupo Encantado de Comunicação

Grupo Alma Crioula

17hPalco de Shows

www.opiniaojornal.com

10h - Programa “A Voz da Itália”, Rádio Encantado AM12h30min - Mauri Horn e Grupo 14h - Apresentações Artísticas - DTG Guardi-

ões do Rio Grande, CTG Giuseppe Garibaldi e Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi16h - Orquestra de Imigrante 17h - Show Grupo Alma Crioula

SHOWS EXTERNOS

Fundado há seis anos, na cidade de Lajeado, oGrupo Alma Crioula tem raízes tradicio-nalistas muito fortes dentro do cenário do Rio Grande DoSul, participando de CTGs, fandangos, ro-deios e shows.

Orquestra de ImigranteA Orquestra de Imigrante é bastante conhecida na região

e possui um repertório ec-lético, com canções que vão

da música popular brasileira como Gostava tanto de você,

eternizada na voz de Tim Maia, aos clássicos do Jazz e até sucessos da dance music

como Dancing Queen, do gru-po sueco ABBA. A regência é

do maestro Astor Dalferth16h

Palco de Shows

PROGRAMAçÃO