jornal opinião 4 de maio de 2012

28
ESPORTES AMADOR DE ROCA XV e Esperança mais perto da final EMOÇÃO EM ROCA IRMÃS SE REENCONTRAM DEPOIS DE 20 ANOS Após ficar internada por quase um mês no hospital de Roca Sales, andarilha reencontra a irmã e volta a viver com a família no Rio de Janeiro PÁGINA 13 “Levei um susto quando nos ligaram dizendo que ela estava viva e bem” “Estou ansiosa para conhecer meus oito netos” Diogo Daroit Fedrizzi RODOVIA VENÂNCIO-MUÇUM Beto Albuquerque promete agilizar projeto de duplicação PÁGINA 14 Vinícius Reis NAS ALTURAS Operários iniciam limpeza da Igreja Matriz PÁGINA 8 Diogo Daroit Fedrizzi COPINHA Classificado, Leão aguarda adversários Henrique Pedersini páginas 23 a 27

Upload: diogo-fedrizzi

Post on 11-Mar-2016

254 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Veículo do Grupo Encantado de Comunicação, da cidade de Encantado RS.

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

ESPORTES

AMADOR DE ROCAXV e Esperança mais perto da final

EMOÇÃO EM ROCA

IRMÃS SE REENCONTRAM DEPOIS DE 20 ANOS

Após ficar internada por quase um mês no hospital de Roca Sales, andarilha

reencontra a irmã e volta a viver com a família

no Rio de JaneiroPÁGINA 13

“Levei um susto quando nos ligaram dizendo que

ela estava viva e bem”“Estou ansiosa para conhecer

meus oito netos”

Dio

go D

aroi

t Fed

rizzi

RODOVIA VENÂNCIO-MUÇUMBeto Albuquerque promete agilizar projeto de duplicação

PÁGINA 14

Vinícius Reis

NAS ALTURASOperários iniciam limpeza da Igreja Matriz

PÁGINA 8

Diogo Daroit Fedrizzi

COPINHAClassificado, Leão aguarda adversários

Henrique Pedersini

páginas 23 a 27

Page 2: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

22222 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012 PÁGINA DOIS

“Quem canta (ou escreve?)os males espanta?”

Os artigos assinados não representamnecessariamente o ponto de vista da

direção. Jornal de circulação semanalàs sextas-feiras e fechamento

comercial às quintas-feiras às 12h.

Filiado à Abrajori e Adjori

ABRAJORI

Coordenação GeralMilton Fernando

[email protected] Editor

José [email protected]

Diretor de JornalismoDiogo Daroit Fedrizzi (MTB 9398)

[email protected]@opiniaojornal.com.br

Diretor ComercialBolivar Neto

[email protected]

FUNDADO EM 21.08.1971Encantado n° 2076

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRADOS JORNAIS DO INTERIOR

Encantado - RS - 95960-000Rua 7 de Setembro, 792

Fone: (51) 3751-1580www.opiniaojornal.com

[email protected]

Editado por

OPINIÃO REGIONALEditora Jornalística

Dias desses entre as “comadres” alguém lembrou umditado que coube como uma pantufa no pé, ainda maisagora por estes dias tão friorentos e propícios a experiênci-as destiladas e filosóficas. Quem não simpatiza com osditados? Eles estão aí para acender a luzinha da incertezadentro da gente. É isso: a experiência observadora do povocalejado inventou os adágios que se encaixam tão bem e nahora certa. Os mais vividos sempre guardam um na pontada língua. É preciso muita experimentações de vida parafazer essas conexões lingüísticas e práticas, que parecemexistir para tão somente delinear nossas limitações,nossos percalços e atrapalhadas no cotidiano.

Por exemplo, há dias que estou com um na cabeça: “Oque é barato sai caro.”

Cruzes, que verdadeiro! Com os braços detonados poruma epicondilite crônica (acesse o Google) inventei detransportar e carregar umas tralhas pesadas, em vez dechamar uma transportadora. Quis poupar ou me desafiar?Resultado: arrebentei os braços e estou gastando uma notacom medicamentos. Dores insuportáveis. E olha quemesmo com plano de saúde particular, só consegui umaecografia para daqui a 10 dias. E quem é do SUS como faz?Que desespero! De chorar. E as lágrimas caem mesmoenquanto arrasto minha dor dentro de casa. Aqui outro ditopopular se encaixa: “A dor ensina a gemer.” No meu caso,literalmente.

Sei que essa dor não é a pior do mundo. Já convivi comoutras: alveolite e dores do parto. Mas a dor atual éimobilizadora. Parece que rasgaram o músculo com umafaca e tem um que rogou praga: hérnia de disco. Com essanovidade na minha vidinha posso bem imaginar os extre-mos que algumas pessoas chegam quando convivemdiariamente com a dor física. Todo meu respeito e solidari-edade a elas. Agora entendo.

Mas tenho que me apegar a um fiozinho de fé: “Depoisda tempestade vem a bonança.”

Por fim, “Quem avisa amigo é!”, esta segunda-feira, dia7, estaremos no Espaço Cultural Dewes em Lajeado,apresentando, às 20h, o espetáculo literário, musical eteatral “Exercícios de Solidão”. Com Alessandro Cenci,Paulo Arenhart, Mônica Kirchheim e especial participaçãoao piano de Vicente Breyer e eu toda dolorida. Agora vocêsignorem o ditado “Antes só do que mal acompanhado”.Jamais! Esperamos por vocês!

Laura Peixoto

Filhos e paisFilhos e paisFilhos e paisFilhos e paisFilhos e paisOscar Bessi Filho*

Um dia antes de a minha filha completar 19 anos - quando meinaugurei pai -, abro o Correio do Povo e, de cara, uma matéria mechama atenção. Cerca de 200 mil gaúchos estão em busca do paiperdido. E a Corregedoria Nacional de Justiça encampou a luta doprojeto Pai Presente para reverter essa estatística terrível. O objetivo éidentificar quem não tem o nome do pai no registro de nascimento,identificá-los e chamar às responsabilidades. A ação "Pai? Presente!"teve início em março de 2009 em São Sebastião do Caí (RS), por meioda ONG Brasil Sem Grades, capitaneada pelo incansável Luiz FernandoOderich. Em julho de 2010, o convênio foi estendido para todo o RS. Ainiciativa tem o engajamento da BSG, Defensoria Pública, MinistérioPúblico e cartórios de registros. Hoje, é exemplo na América Latina einiciativa copiada no Brasil inteiro. Com Judiciário e MinistérioPúblico na luta, as vitórias são mais do que possíveis.

Estudos mostram que a falta da figura paterna é um dos fatores queleva ao uso de drogas, à violência, à evasão escolar e à crise devalores fundamentais na formatação do caráter. A cidadania doindivíduo se põe emrisco. Mas não queroser retórico. Talvez osleitores da coluna játenham decoradoargumentos, de tantoque insisto nesseassunto. Sou assim.Teimoso. Bato namesma tecla, se essatecla tiver o tom dofundamental. Masquero falar de coinci-dências. No mesmodia, fui ao lançamentotriplo promovido pelaEditora 8Inverso naLivraria Cultura, emPorto Alegre. Luis Dill, Sergio Napp e Dilan Camargo. Elenco de peso.Na mesma noite, elegi, por sorteio, qual deles começaria a ler. Dúvidaboa. É como ter D''Alessandro, Dagoberto e Dátolo no mesmo time, seé que me entendem.

Comecei por "O Man e o Brother". Li numa sentada. Dez contos dopoeta Dilan Camargo sobre jovens e vulnerabilidade. Crescimento,riscos, sonhos, limites e conflitos. Como no conto "Ciclovia", ondeuma mãe impõe sua autoridade e amor na tentativa de resgatar o filho- que aparece em casa com uma bicicleta de origem duvidosa e ofamoso chavão "não dá nada". Ou quando um menino passa por umturbilhão de emoções ao finalmente encontrar seu pai, que o ignoroupor uma vida. Os textos tocam. Profundamente. Todos. É Dilan e suavisão do mundo, sua sensibilidade que faz a diferença, suas narrativasirreparáveis. Vidas reais, que podem ser encontradas nas ruas, assim,ao alcance da mão, do olhar, do coração. Todos os dias. Este livro éuma aula sobre o quão importante é este esforço do projeto PaiPresente. Leiam. E entenderão, muito melhor e além, todo e qualquerargumento que eu possa tentar repetir aqui.

* Oscar Bessi Filho é colunista no jornal Correio do Povo.

Page 3: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

33333JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012EM PRIMEIRO PLANO

José Raimundo Tramontini

Salmos 119:50“

Na Febem,maior para efeitos sexuais

por Ari Friedenbach*

Para efeitos sexuais, vamos tratar os adolescentesinfratores internados nas unidades da Fundação Casa, aantiga Febem, como adultos? Os adolescentes infratoresinternados nas unidades da Fundação Casa passarão a terdireito à visita íntima, desde que comprovem ter umaunião estável (namoro ou casamento).

Isso é o que determina a nova Lei Federal (12.564) queregula as visitas íntimas para os adolescentes. Para apresidente da Fundação Casa (antiga Febem), BereniceGiannella, a liberação da visita íntima para o adolescenteé parte do processo de ressocialização.

“A visita íntima contribui com o retorno social, com ovínculo familiar que deve ser mantido dentro da Funda-ção.” Vínculo familiar? Isso não deve ser confundido comas necessidades fisiológicas dos jovens internos. Nossolegislador, ao possibilitar tal permissividade não se per-guntou em algum momento se os pais de um(a) jovem,menor de idade, está de acordo que seu filho(a) vá aFundação Casa para um encontro sexual com seunamorado(a)? Esta é mais uma questão que qualquer umde nós que tenha, ou no meu caso, que teve uma filha,seguramente não estão de acordo com nossos “pensado-res” O Estado faz uma concessão absurda aos menoresinfratores, não apenas por permitir que internos da Funda-ção Casa obtenham tal direito impensável, bem como secria mais um enorme problema para o Estado, possibili-tando não apenas “um lazer” descabido, como o que émuito mais grave, a concepção de bebês sem qualquerestrutura familiar.

(publicado no site “Brasil sem Grades”)

JangoJangoJangoJangoJangoQuase quatro décadas após, a morte do ex-presiden-

te João Goulart no seu exílio na Argentina, em Mercedes,atribuído a causas naturais, poderá sofrer uma releiturasurpreendente, caso a Justiça do Brasil acolha a decisãotomada pela juiza Gladis Borda, que na sexta-feira ouviu

o neto de Jango, Christopher, que defendeu a exumaçãodo corpo do avô para a realização de autópsia, porque a

família acha que houve um assassinato político em1976.

Christopher Goulart viajou na semana passada para aArgentina em companhia do jornalista gaúcho Juremir

Machado.Há vários anos os familiares denunciam o assassi-

nato, que teria sido praticado a mando dos militaresbrasileiros que governavam o Brasil na época e que

exilaram Jango. As denúncias na Justiça do Brasil nuncaprogrediram. O caso ganhou proporções depois que o

ex-espião uruguaio Mário Barreiro confessou no RS (eleestava preso em Charqueadas) que participou da

conspiração que conduziu à troca de medicamentos queJango tomava para tratar seus problemas cardíacos.

Caso a perícia ocorra, ela será feita por profissionais daArgentina. Num caso extremo, o julgamento dos assassi-

nos ocorrerá na Argentina, onde a Lei da Anistia nãoprotege antigos ditadores.

Filó deDoutor Ricardo

A sétima edição do filò de Dou-tor Ricardo será no dia 18 de maiode 2012 no salão paroquial. As 19h15min inicia com o terço com la-dainhas em latim e as 20h a degus-tação de comidas e bebidas típi-cas italianas. Tudo acompanhadode cantoria e a bela diversão jácaracterística dos filò. Para par-ticipar do filò é necessário levaruma comida ou bebida típicaitaliana.

100 anosA comunidade de Linha

Bonita Alta recebereu umahomenagem especial da Câmara

de Vereadores de DoutorRicardo em comemoração ao

centenário de sua fundação coma realização de uma Sessão

Solene na quarta-feira. A sessãoaconteceu no Salão Comunitário

da comunidade. A EscolaEstadual de Ensino Médio deDoutor Ricardo também será

homenageada pelos 40 anos decriação. A Sessão Solene aconte-cerá no dia 7 de maio às 19h no

CRAS.

Única.comAs artesãs e empresárias Tatiana Conceição Sangalli e Vania Sangalli Reale

uniram seus talentos e criaram a Única.com, uma empresa de acessóriosfemininos que busca na exclusividade das peças despertar o desejo mais íntimodas mulheres. Segundo elas todas as mulheres querem ser valorizadas,afetivamente, profissionalmente,e intelectualmente, tendo suas particularida-des respeitadas.

Criamos a única .com para participar da vida desta mulher que sabe seuvalor e ocupa um lugar de destaque, sendo a protagonista de sua história. Paraelas queremos levar beleza, conforto e exclusividade.

Mas o que a Única.com faz para proporcionar esse sentimento de unicidadenas mulheres? Bom... para saber isso, basta dar uma passadinha na ArmaZenArt e conferir. Vania Reale, Tatiana Sangalli e Denise Zen aguardam as mulhe-res de Encantado e região, das 15h às 20h, com muitas novidades, brindando achegada de um novo conceito. É na Monsenhor Scalabrini, 930, loja 02. Compa-reça!

Vila MoçaOs moradores do Bairro Vila Moça aproveitaram a

manhã de sábado para participar do projeto Saúde naComunidade, promovido pela Secretaria Municipal da

Saúde e Meio Ambiente de Encantado. A equipe realizou55 atendimentos gratuitos de saúde, entre verificação

da pressão arterial, testes de glicose, pré-câncer,avaliação nutricional e de saúde bucal e confecção do

cartão SUS, no salão comunitário. A próxima comunida-de a receber o projeto será a do Bairro Santa Clara, dia

19 de maio, das 7h30min às 11h30min, nosalão comunitário.

ConviteA Escola Estadual de Ensino Fundamental Heitor

Alexandre Peretti do Bairro Navegaantes/Encantadojuntamente com a 3ª CRE, está convidando a comunida-de para participar do Dia “M”, Dia do Mais Educação econhecerem o trabalho que vem sendo desenvolvidocom os alunos neste Programa, nesta sexta feira, às 9horas. A Direção conta com a presença de toda acomunidade escolar.

RodeioNuma promoção da 24ªRT e DTG GUARDIÕES DO RIO GRANDE,

Encantado recebe neste final de semana XXIV° RODEIO ARTÍSTICO REGIO-NAL e ETAPA REGIONAL DO ENART. Na programação do sábado: Grupo

Instrumental – Grupo Vocal – Intérprete Solista Vocal, Gaitas –Bandoneon – Violão – Violino – Assovio, Declamação, Mais PrendadaPrenda e Chula. No domingo provas de Danças Tradicionais, Trovas –

Causos – Pajada e Danças Gauchas de Salão – Par de Chote.

Alvará 2012O setor de Fiscalização Tributária de Encantado está

informando que os carnês do Alvará 2012 estão sendoentregues pelos Correios. O vencimento da primeira par-cela, com desconto de 10% à vista, é no dia 21 de maio. Opagamento pode ser feito na Tesouraria da prefeitura nasagências locais do Sicredi e Banrisul e rede conveniada.Quem não receber os carnês até o dia 18 de maio podeprocurar o setor de Fiscalização Tributária.

R$ 120 mil para o CentroOftalmológico Regional

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) estádestinando R$ 120 mil reais através de emendaparlamentar no Orçamento da União para o CentroOftalmológico Regional de Encantado. O anúnciodos recursos ocorreu durante encontro comcomitiva de lideranças encantadenses do PMDB, naabertura da FestLeite no município de Anta Gorda.Conforme o parlamentar, o pedido deve-se aintervenção do oftalmologista Nédio Castoldi, dodeputado estadual Edson Brum, e da atuação doPMDB encantadense, através de suas lideranças,Ramon Zuchetti (presidente), Agostinho Orsolin edo vereador Cláudio Roberto da Silva e dos demaislegisladores do partido.

O que me consola na minhaangústia é isto: que a tuapalavra me vivifica.

Page 4: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

44444 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012 ROCA SALES

Pr. Armando Paulo CastoldiTel. 3751.1369 - 9699.8915www.ccencantado.com.br

[email protected]“Ministério de Igreja em Células”

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

Roca Sales - Na últimasemana, entre os dias 25 e 27de abril, a Assistente Social,Carine Petter, participou da8ª Conferência Estadual dosDireitos da Criança e do Ado-lescente.

O evento ocorreu no Salãode Atos da PUCRS, em PortoAlegre. O tema debatido foiMobilizando, implemen-tando e monitorando a políti-ca pública e o Plano Decenalde Direitos Humanos de Cri-anças e Adolescentes.

A programação contoucom momento cultural com oteatro “Adolescer”, aprovaçãodo regimento interno da con-

Assistente Social participa deConferência Estadual

ferência, trabalhos em grupos por eixo temático,escolha dos delegados por segmentos, jantar deconfraternização para delegados e aprovação daspropostas e moções, homologação presencial dosdelegados à 9ª Conferência Nacional.

Entre as autoridades presentes esteve (ver odeputado que participou) Secretário da Justiça e dosDireitos Humanos, Fabiano Pereira, Ministra dosDireitos Humanos, Maria do Rosário e o Gerente doInstituto Gerdau, Clodis Xavier.

A Assistente Social, Carine Petter,durante o evento

Divulgação

Roca Sales - Uma dasmaiores preocupações daAdministração Municipal éo setor de obras. Desta for-ma, a equipe da secretariade Obras do Interior estárealizando serviços demelhorias na RS 129, senti-do Roca Sales-Coronel Pi-lar, mais precisamente naLinha Barão do Rio Branco,local popularmente conhe-cido como Encruzilhada.

O objetivo principal dasmelhorias é aumentar a vi-sibilidade dos motoristase, consequentemente, dimi-nuir os acidentes que o lo-cal registra.

Entre os serviços reali-zados estão alargamento daestrada, prolongamento deuma ponte de três metros eredução das curvas.

Estrada que liga Roca Sales aCoronel Pilar recebe melhorias

Vitória Stürmer Bortoletti

UM VELHO BARRILUma conhecida máxima de sabedoria diz que ninguém

ama aquilo que não conhece. Esta é sem dúvida, uma dasgrandes razões pelas quais muitas pessoas não amam a Deus.O apóstolo Paulo declara a esse respeito: “Porquanto a escritu-ra diz: Todo aquele que crê não será confundido. Pois não hádistinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor detodos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todoaquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, poréminvocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele dequem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Ecomo pregão, se não forem enviados? Como está escrito: Quãoformosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”. (Romanos10.11-15).

O ministério terreno de Jesus foi marcado por milagresextraordinários. Não somente milagres que desafiavam as leisda física e da biologia, como transformar água em vinho,multiplicar pães e peixes ou ressuscitar mortos. Igualmenteextraordinários foram aqueles milagres nos quais Ele resgata-va as pessoas dos lugares mais baixos da sua humanidade eas revestia de honra e dignidade.

O Evangelho de Marcos relata talvez o mais extraordináriodesses milagres, acontecido às margens do Mar da Galiléia:“Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, umhomem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepul-cros, e nem com cadeias alguém podia prendê-lo. Porque,tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, ascadeias foram quebradas por ele, e os grilhões despedaçados.E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e dedia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras”.

Veja que triste realidade vivia esse homem, porém vejatambém o que aconteceu após o seu encontro com Jesus:“Então, saiu o povo para ver o que sucedera. Indo ter com Jesus,viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido,em perfeito juízo; e temeram”. (Marcos 5.15-16)

De capa a capa, a Bíblia é um livro de milagres. Porémmuito além da Bíblia, quando ouvimos os tantos testemunhosde transformação que Deus ainda hoje opera na vida daquelesque o amam, não podemos deixar de imaginar como seria omundo se todos tivessem o desejo sincero de conhecer a Deuse obedecê-Lo: “Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, oDeus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a crioupara seu um caos, mas para ser habitada”. (Isaías 45.18)

Eu guardava aqui em casa um pequeno barril que meu paiusava para armazenar vinho. Era um desses tantos objetosque preservamos mais por causa do seu valor afetivo do quepor sua utilidade. Esta semana, contudo, olhei para aquelevelho barril com um olhar diferente. Fiquei me perguntando:O que posso fazer com ele? Então surgiu a idéia detransformá-lo numa caixa de lenha para colocar ao lado dalareira. Avaliei com calma as possibilidades e, desde ontem ànoite comecei a trabalhar nele. Fixei bem os aros, cortei-o umpouco acima da metade, deixei duas aduelas do tamanhooriginal e nas extremidades delas fixei transversalmente umcabo de madeira. No final, com alguns detalhes de acabamen-to, ficou uma peça linda, harmônica, diferente, única e, acimade tudo, útil. Sem falsa humildade, fiquei impressionado como resultado!

Prezado leitor: Há um potencial indescritível em cadapequeno detalhe do mundo que nos cerca. Há um potencialimensurável escondido dentro de cada pessoa. Se com umvelho barril, eu mesmo, nas minhas limitações, pude produziruma obra de arte, o que Deus não poderá ainda fazer emmim? O que Deus não poderá fazer em você? Mas se vocêainda não o ama ao ponto de identificar milagres em sua vida,dê a si mesmo uma nova oportunidade: “Entrega o teu caminhoao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará”. (Salmo 37.5).

Page 5: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

5JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012COLUNA

[email protected]

SITE DO PMDB-RSA gestão de Valdecir Gonzatti na presidência da Câmara de Encantado, no ano passado, é destaque no site do PMDB estadual. Reproduzo a matéria:

Diálogo, gestão em-preendedora e customi-zada foram as principais características da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Encanta-do, na gestão do verea-dor Valdecir Gonzatti, em 2011. A gestão ficou marcada pelo direciona-mento de meio milhão de reais do orçamento legislativo em ações e projetos para a comuni-dade encantadense nas mais diversas áreas e segmentos.

Entre as ações destaca-se a aplicação de recursos para a implan-tação de um novo acesso viário à área urbana, be-neficiando as principais plantas industriais ins-taladas no município. Os recursos na ordem de R$ 150 mil foram destinados para a desapropriação das áreas, criando uma via específica para o trá-fego de veículos pesados, desviando-os das prin-

cipais vias do centro da cidade.

Outro projeto envolve o Planejamento Fami-liar dos cidadãos, com o direcionamento de R$ 75 mil para a implantação do programa para as fa-mílias encantadenses. Na área de geração de renda e empregos, o Legislati-vo destinou R$ 150 mil para a instalação de uma indústria de alimentos na área de chocolates, que ao final do processo de implantação deverá ge-rar 180 novos empregos, e contará com a partici-pação de 75% em recur-sos públicos oriundos do orçamento legislativo.

O Legislativo Munici-pal também direcionou recursos para a reali-zação de eventos, como a Suinofest, Calçadão de Natal e Encontro de Trilheiros, e apoiou a implantação de internet e melhorias no sistema de telefonia das comunida-

des do interior. Entidades como Liga de Combate ao Câncer, Corpo de Bombeiros, Esporte Clube Encantado, Santuário de Nossa Senhora de Fátima também foram benefi-ciadas com repasses de recursos.

Segundo o vereador Valdecir Gonzatti, todas as ações em sua gestão foram direcionadas para a comunidade encanta-dense e efetivadas atra-vés da busca de dialogo com os Poderes e entida-des, customização de gas-tos, que possibilitaram o retorno dos recursos para os cidadãos nas mais diversas áreas. “As ações que foram desenvolvidas nada mais são do que a proposta do PMDB de governar em suas admi-nistrações em Encantado. Um projeto, sempre volta-do para a comunidade”, destaca o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Encantado.

Os associados da Cosuel vivem a expectativa da inauguração da indústria de leite em pó, mar-cada para o dia 15 de junho, em Palmas, Arroio do Meio. Na data, a cooperativa também come-mora os 65 anos de história. Na foto, o presidente Gilberto Piccinini e o prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert, entregam o convite para a senadora Ana Amélia Lemos.

Na 4ª FestLeite...

Durante os quatro dias de progra-mações, o Grupo Encantado de Co-

municação fez uma ampla cobertura do evento. Boletins ao vivo e progra-

mas especiais foram transmitidos pela Rádio Encantado AM. Na foto, o repórter Angelo Delavy entrevista

o presidente da Assembleia, deputa-do Alexandre Postal, observado pelo

prefeito Vanderlei Moresco e pelo deputado federal Alceu Moreira.

O prefeito de Anta Gorda, Vanderlei Moresco, era um dos mais emocionados com a realização da 4ª FestLeite. Prefeito em todas as edições da fes-ta, na próxima edição, ele não estará mais no comando do municí-pio, mas garantiu que vai participar como empresário. Na foto ao lado, Moresco come-mora com as senhoras responsáveis pelo Salão Gastronômico o suces-so do evento.

Caroline Rodrigues

Divulgação

DivulgaçãoConvite

44444 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012 ROCA SALES

Pr. Armando Paulo CastoldiTel. 3751.1369 - 9699.8915www.ccencantado.com.br

[email protected]“Ministério de Igreja em Células”

JESUS, A OPÇÃO DA VIDA!

Roca Sales - Na últimasemana, entre os dias 25 e 27de abril, a Assistente Social,Carine Petter, participou da8ª Conferência Estadual dosDireitos da Criança e do Ado-lescente.

O evento ocorreu no Salãode Atos da PUCRS, em PortoAlegre. O tema debatido foiMobilizando, implemen-tando e monitorando a políti-ca pública e o Plano Decenalde Direitos Humanos de Cri-anças e Adolescentes.

A programação contoucom momento cultural com oteatro “Adolescer”, aprovaçãodo regimento interno da con-

Assistente Social participa deConferência Estadual

ferência, trabalhos em grupos por eixo temático,escolha dos delegados por segmentos, jantar deconfraternização para delegados e aprovação daspropostas e moções, homologação presencial dosdelegados à 9ª Conferência Nacional.

Entre as autoridades presentes esteve (ver odeputado que participou) Secretário da Justiça e dosDireitos Humanos, Fabiano Pereira, Ministra dosDireitos Humanos, Maria do Rosário e o Gerente doInstituto Gerdau, Clodis Xavier.

A Assistente Social, Carine Petter,durante o evento

Divulgação

Roca Sales - Uma dasmaiores preocupações daAdministração Municipal éo setor de obras. Desta for-ma, a equipe da secretariade Obras do Interior estárealizando serviços demelhorias na RS 129, senti-do Roca Sales-Coronel Pi-lar, mais precisamente naLinha Barão do Rio Branco,local popularmente conhe-cido como Encruzilhada.

O objetivo principal dasmelhorias é aumentar a vi-sibilidade dos motoristase, consequentemente, dimi-nuir os acidentes que o lo-cal registra.

Entre os serviços reali-zados estão alargamento daestrada, prolongamento deuma ponte de três metros eredução das curvas.

Estrada que liga Roca Sales aCoronel Pilar recebe melhorias

Vitória Stürmer Bortoletti

UM VELHO BARRILUma conhecida máxima de sabedoria diz que ninguém

ama aquilo que não conhece. Esta é sem dúvida, uma dasgrandes razões pelas quais muitas pessoas não amam a Deus.O apóstolo Paulo declara a esse respeito: “Porquanto a escritu-ra diz: Todo aquele que crê não será confundido. Pois não hádistinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor detodos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todoaquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, poréminvocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele dequem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? Ecomo pregão, se não forem enviados? Como está escrito: Quãoformosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”. (Romanos10.11-15).

O ministério terreno de Jesus foi marcado por milagresextraordinários. Não somente milagres que desafiavam as leisda física e da biologia, como transformar água em vinho,multiplicar pães e peixes ou ressuscitar mortos. Igualmenteextraordinários foram aqueles milagres nos quais Ele resgata-va as pessoas dos lugares mais baixos da sua humanidade eas revestia de honra e dignidade.

O Evangelho de Marcos relata talvez o mais extraordináriodesses milagres, acontecido às margens do Mar da Galiléia:“Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, umhomem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepul-cros, e nem com cadeias alguém podia prendê-lo. Porque,tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, ascadeias foram quebradas por ele, e os grilhões despedaçados.E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e dedia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras”.

Veja que triste realidade vivia esse homem, porém vejatambém o que aconteceu após o seu encontro com Jesus:“Então, saiu o povo para ver o que sucedera. Indo ter com Jesus,viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido,em perfeito juízo; e temeram”. (Marcos 5.15-16)

De capa a capa, a Bíblia é um livro de milagres. Porémmuito além da Bíblia, quando ouvimos os tantos testemunhosde transformação que Deus ainda hoje opera na vida daquelesque o amam, não podemos deixar de imaginar como seria omundo se todos tivessem o desejo sincero de conhecer a Deuse obedecê-Lo: “Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, oDeus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a crioupara seu um caos, mas para ser habitada”. (Isaías 45.18)

Eu guardava aqui em casa um pequeno barril que meu paiusava para armazenar vinho. Era um desses tantos objetosque preservamos mais por causa do seu valor afetivo do quepor sua utilidade. Esta semana, contudo, olhei para aquelevelho barril com um olhar diferente. Fiquei me perguntando:O que posso fazer com ele? Então surgiu a idéia detransformá-lo numa caixa de lenha para colocar ao lado dalareira. Avaliei com calma as possibilidades e, desde ontem ànoite comecei a trabalhar nele. Fixei bem os aros, cortei-o umpouco acima da metade, deixei duas aduelas do tamanhooriginal e nas extremidades delas fixei transversalmente umcabo de madeira. No final, com alguns detalhes de acabamen-to, ficou uma peça linda, harmônica, diferente, única e, acimade tudo, útil. Sem falsa humildade, fiquei impressionado como resultado!

Prezado leitor: Há um potencial indescritível em cadapequeno detalhe do mundo que nos cerca. Há um potencialimensurável escondido dentro de cada pessoa. Se com umvelho barril, eu mesmo, nas minhas limitações, pude produziruma obra de arte, o que Deus não poderá ainda fazer emmim? O que Deus não poderá fazer em você? Mas se vocêainda não o ama ao ponto de identificar milagres em sua vida,dê a si mesmo uma nova oportunidade: “Entrega o teu caminhoao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará”. (Salmo 37.5).

Page 6: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

66666 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012

Religião

Pr. Waldir C. Grooderswww.avivamentoieq.com.br

DOUTOR RICARDO

Barra do Zeferino recebe o projetoMulher essência de vida

Doutor Ricardo - O projetoitinerante Mulher essência de vidainiciou o ano de 2012 no dia 121 deabril com as mulheres ricardenses dacidade e comunidades do interior. Odia 26 foi a vez das mulheres da Barrado Zeferino receber a primeira ediçãodo projeto itinerante. E foi no salão dacomunidade que a secretária CateaRolante apresentou o projeto e damontagem de um painel que conteráartesanato que representará todas ascomunidades. O vice prefeito AlvimarLisot também prestigiou a realizaçãodo projeto e falou às mulheres que “éimportante conhecer mais esta inici-ativa e ver o bem que já faz às mulhe-res. Temos uma equipe que procurafazer o melhor pra vocês. Isso é qualidade de vida,na verdade é viver com saúde, viver bem.”

A enfermeira Cristiana Sgari e a assistente socialGraziela Gheno encenaram uma das muitas realida-des das mulheres. Uma que estava de bem com a vidae outra que encontrava problemas em tudo. Atravésda encenação foram passadas informações dos ser-

Secretaria da Saúde divulga roteiro de vacinaçãoDoutor Ricardo - A Secretaria da Saúde divulgou o roteiro de vacinação contra a gripe que será

aplicada em idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças com idade entre seis mesesaté 2 anos e pacientes com comorbidade à critério do médico. Em todos os casos deve-se levar a carteirade vacinação.

Confira datas e locais da vacinação:

Doutor Ricardo - No dia 27de abril aconteceu mais uma edi-ção do projeto Oficina Terapêuti-ca: “A arte de reinventar a vida” noCRAS. São em torno de 10 partici-pantes em cada oficina que acon-tece semanalmente, de sexta-fei-ra.

As participantes, com a orien-tação das oficineiras CarolineCechin e Jussara Rodiguero, con-feccionaram artesanato em sabo-nete com fita mimosa.

O objetivo das oficinas é pro-porcionar, através do espaço daoficina terapêutica, a reinserçãosocial e a reabilitação psicosso-cial das pessoas em sofrimentopsíquico e/ou que fazem uso deálcool ou outras drogas, ou queestejam em situação de vulne-rabilidade social, através da con-vivência em grupo e da inclusãopela arte.

É uma forma de expressar sen-

viços oferecidos pelo CRAS e pela secretaria dasaúde. Uma novidade na edição foi à meditação que,ao final emocionou. Foi como viajar sem sair dolugar. A confecção de artesanato, um chaveiro emformato de coração, encerrou o encontro. O projetoé realizado pela Secretaria da Assistência Social emparceria com a da Saúde.

Divulgação

Dia 5 de maioUnidade de Saúde:8h às 16hEquipe1:8h 30min - Linha São Paulo9h 30min - Lª Santa Lúcia e Lª Guabiroba10h - Linha São João de Melo Alto13h 30min - Lª Pompéia e Lª Rio Verde14h 30min - Linha Zanella

Equipe 2:9h - linha Leopolda10h - Linha Palacim13h 30min - Linha Bonita Baixa14h 30min - Linha Santo Antonio15h - Barra do Zeferino

Dia 8 de maioTerça-feira às 13h 30min a vacinação será na

Linha Bonita Alta.No dia 9 de maio para as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos na Unidade de Saúde e no dia

11 de maio a vacinação será para as gestantes. Preferencialmente comparecer na Unidade de Saúde noturno da manhã.

Oficina Terapêutica: “A arte de reinventar a vida”timentos atra-vés da criaçãoartística, depotencializara criatividadee ampliar ha-b i l i d a d e satravés de ati-vidades artís-ticas, de au-mentar a au-tonomia emelhorar aauto-estima,propiciar amelhora dossintomas psi-quiátricos e diminuir o uso damedicação, reduzir as internaçõespsiquiátricas ou por álcool ououtras drogas, além de acompa-nhar os usuários de forma maisefetiva, visando a aproximaçãoentre a equipe interdisciplinar eos mesmos.

A Oficina Terapêutica estávinculada a Unidade Básica deSaúde do município e a Estratégiade Saúde da Família e as ativida-des são realizadas com a parceriada Assistência Social e aconte-cem no CRAS com apoio da Secre-taria de Saúde do Estado.

Divulgação

BLINDAGEM: A ARMA DOS FRACOS“Blindagem é a tecnologia utilizada especialmente em veículos

para a proteção pessoal contra armas de fogo. Criada para aguerra, a inovação em pouco tempo alcançou centros urbanos depaíses com altos índices de violência, como o Brasil ou a Colômbia”.(Fonte: Wikipédia).

Existe uma nova blindagem no mercado muito usada especial-mente por alguns empresários e políticos corruptos. Sua proteçãonão é contra tiros ou atentados, mas para proteção de bens rouba-dos e desviados dos seus respectivos donos. Essa blindagem é feitapara proteger aliados e atingir os seus objetivos espúrios.

Temos vários exemplos em nosso país nesses últimos anosonde é muito difícil levantar culpados por desvios de dinheiro, poisa blindagem impede de serem “atingidos” e localizados. Os furosdeixados nas leis frouxas amarradas com cordas podres da falta demoral e ética, apenas beneficiam grupos com interesses contráriosaos anseios do povo em geral.

Há dois mil anos atrás - por ocasião da crucificação de JesusCristo – A Religião oficial da época em Jerusalém estava num grandedilema quanto à veracidade do fato do carpinteiro de Nazaré ter ditoque iria ressuscitar ao terceiro dia. Se isso realmente acontecesse,eles como representantes de Deus na Terra, ficariam em mauslençóis diante da opinião pública que cria na esperança do Messias.Como iriam explicar aos seusfiéis que combateram contra opróprio Deus?

Os sacerdotes tiveram entãouma grande ideia de “blindagem”que talvez tenha sido exemplopara o nosso Brasil de hoje!Chamaram os soldados romanose ofereceram muito dinheiropara que eles mentissem aopovo dizendo que enquanto todos pegaram no sono, os apóstolosteriam roubado o corpo de Jesus durante a noite para inventarem aressurreição do Mestre. Ainda disseram: Se isso vier aos ouvidos dogovernador Pilatos, nós “blindaremos” vocês. (Mateus 28:11-15).

A ideia da blindagem não é nova, mas sempre foi a arma dosfracos. Pessoas que camuflam a verdade para atingir os seusinteresses certamente não estão nem aí para a verdade dos fatos esua implicância com eles. O egoísmo gera essa disposição paraenganar os seus semelhantes e perpetuar um poder adquirido muitorápido por fontes escusas e meios ilícitos.

O tal de “rabo preso” nada mais é do que a falta de cuidado natransparência de nossas ações diante dos demais que nos confiaramum cargo administrativo, e que envolve cada vez mais pessoas paraque a blindagem se torne maior e mais eficaz. Na verdade não passade um subterfúgio de muitospara se venderem em troca do seusilêncio para que mais e mais dinheiro seja desviado para aalgibeira de alguns.

Outro exemplo: Há três mil anos atrás, na Babilônia onde o reiDario construía o seu império, um grupo de mais ou menos cento evinte empreiteiros desviava verbas das construções até que Daniel,um homem de Deus íntegro e fiel aliado do rei descobriu as falca-truas e abriu os olhos do seu líder. Os mais de cem foram flagradose juraram vingança contra Daniel que acabou numa cova de leõesfamintos onde Deus o livrou pela sua honestidade, fechando a bocados leões que mais tarde estraçalharam os empreiteiros que nãotinham blindagem de Deus.

O que dizer da corrupção quando ela faz parte de uma pessoa noseu dia a dia? Muitos hoje se recusam a trabalhar para ganhardinheiro, principalmente quando podem lograr o seu próximoganhando dinheiro fácil. Os habitantes antediluvianos viviam emextrema corrupção, maldade e violência. Foi justamente por essemotivo que Deus resolveu destruir a geração toda e salvar apenasoito pessoas que não haviam se corrompido e começar tudo denovo. Foi também predito por Jesus Cristo que um sinal da suavolta a Terra seria a semelhança da corrupção da raça humana coma geração antediluviana. Portanto, abramos os nossos olhos efiquemos incontaminados para não sermos condenados com osdemais que não souberam vigiar, pois Jesus recolherá apenaso seutrigo no seu celeiro. (Mateus 3:12).

Page 7: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

7JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012CÂMARA DE VEREADORES

R$ 120 mil para o Centro Ofalmológico

Cláudio Roberto da Silva (PMDB) anunciou a conquista de uma emenda do deputado federal Alceu Moreira (PMDB) no valor de R$ 120 mil. O dinheiro será destinado para auxiliar o Centro Regional de Oftalmologia. “Essa atitude do Alceu Moreira mostra que a nossa bancada foi reconhecida e que o PMDB de Encantado continua trabalhando para o desenvolvimento do município”, disse Cláudio, ressaltando a colaboração dos colegas Arno Bagatini (PP) e Everaldo Delazeri (PDT) na articulação com o parlamentar peemede-bista em Brasília.

Pedido infru-

tífero para novos servidores na DP

O presidente Eldo Orlandini (PMDB) conside-rou lamentável o conteúdo da resposta enviada pelo chefe do Departamento de Polícia do Interior, Mário Wagner, aos apelos da comunidade para reforçar o quadro de servidores na DP de Encantado. No mês de março, a Câmara de Vereadores recebeu a Delegada Regional, Elisabete Barreto Müller, e ampliou a discussão sobre a situação da segurança pública no município. Na carta, Wagner disse que a falta de agentes é corriqueira em praticamente todas as delegacias do interior do Estado. “A nossa audiência resultou em um corretivo do DPI, dizendo que é para nós não nos queixarmos. É uma decepção. Foi infrutífero o nosso pedido de reforço de pessoal na DP de Encantado”, comentou Eldo.

Jonas destaca ações da Secretaria da JuventudeJonas Calvi (PTB) elogiou o trabalho da secretária da Juventude,

Ana Paula Gotardi, na organização de diversos eventos esportivos em parceria com outras entidades, entre eles, o Campeonato Regional de Veloterra e a 2ª Descida da Lagoa de Carrinhos de Lomba. O vereador também comentou o trabalho realizado pelo Hospital Beneficente Santa Teresinha em conjunto com a Secretaria de Educação em disponibili-zar às pessoas portadoras de deficiência mental o acesso a Oficinas de Informática.

Arno pede aten-

ção para o Vale dos Pinheiros e critica senadores

Arno Bagatini (PP) es-tranhou a presença de uma equipe de funcionários da prefeitura com caminhões trabalhando no sábado pela

manhã na limpeza e recuperação de calçadas de terrenos particulares na Avenida Antonio de Conto. “Nesses três anos nunca vi uma equipe trabalhar em sábado, e em terreno particular. As eleições se aproximam e as coisas acontecem”. Arno pediu atenção também para o Vale dos Pi-nheiros. Segundo ele, há problemas no calçamento, buracos, carência de luminárias. “Esperamos que essa mesma equipe que atuou na Antonio de Conto vá ao Vale dos Pinheiros”, solicitou.

O vereador considerou vergonhosas as manifestações dos senadores Ana Amélia Lemos, Pedro Simon e Paulo Paim, que apelaram na tribuna do Congresso para a liberação do jogador Oscar do Internacional. “Tenho vergonha de ter votado na Ana Amélia e no Paim. Com tantos problemas para se preocupar, como saúde, segurança. Por isso que o político é de-sacreditado pelo eleitor. O Pedro Simon não chega a ser surpresa, nunca trouxe nada para o Vale do Taquari”, atacou.

Folga na véspera do feriadoSander Bertozzi (PP) disse que o trabalho na Avenida Antonio de

Conto foi feito no sábado devido à folga na véspera do feriado do dia 1º de Maio. “Foi um acordo com os funcionários. Não teve pagamento de hora-extra. Não tem nada a ver com eleição”, argumentou.

Sander é a favor de candidatura únicaSander Bertozzi (PP) registrou

o pedido de melhorias na Avenida Lelio Natal Crippa e na Rua Leonel Sangalli, no Loteamento Lago Azul. Segundo ele, o tráfego intenso de caminhões danificou o calçamento. “Sabemos da ideia do Executivo em desviar o trânsito de veículos pesados do Bairro Lago Azul em direção ao Distrito Industrial”, comentou.

O vereador também se mostrou favorável à ideia de uma candida-tura de consenso para administrar Encantado. “Sei que aqui a divisão é muito grande, mas eu sou a favor”. O político sugeriu ainda a realização de uma audiência pública para debater a situação dos produtores de frango integrados às grandes empresas. “Essas multinacionais estão passando por um momento difícil, fato que acaba prejudicando os produtores, que recebem hoje o mesmo de 10, 15 anos atrás”, disse.

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - O tema saúde rendeu comentários na sessão de segunda-feira (30) na Câma-ra de Vereadores. Tudo começou depois que o líder de oposição, Everaldo Delazeri (PDT), lamen-tou na tribuna a desativação da linha telefônica gratuita 0800 para o agendamento de con-sultas e exames nos Postos de Saúde de Encantado. A medi-da havia sido implantada pelo ex-prefeito Agostinho Orsolin. O pedetista ressaltou que um sistema parecido foi instalado pela prefeitura de Canoas, fato que rendeu o prêmio Cidades Digitais RS. “Hoje, Encantado poderia ter sido destaque nacio-

nal. Mas um sentimento feio, de vingança, da atual administra-ção, destruiu com o 0800. Qual o mal que o 0800 fez para a popu-lação? Beneficiava o idoso, ou a pessoa que não estava disposta a acordar de madrugada para enfrentar fila”, disse.

O líder de situação Jonas Cal-vi (PTB) rebateu. “Tenho certeza que a população não tem sau-dade do sistema de saúde que Encantado tinha anteriormen-te”. Segundo ele, foram deixadas 457 cirurgias para serem resol-vidas pelo atual governo, cente-nas de ecografias, tomografias e ressonâncias magnéticas encai-xotadas. “Hoje, 97% do municí-pio recebem atendimento das agentes de saúde. Hoje, não se

tem fila, ao contrário do passa-do. Por isso não precisa o 0800”, afirmou.

O presidente Eldo Orlandini (PMDB), que exerceu a função de Secretário da Saúde na ges-tão de Orsolin, disse que tem provas fotográficas, com data, das filas existentes nos postos de saúde. “Se ninguém tem sau-dade da saúde, todo mundo tem saudade do sistema de esgoto e saneamento de Encantado. Nun-ca cheirava a M (sic). Está dentro da saúde pública arrumar o es-goto”, disse.

Sander Bertozzi (PP) concor-dou com o colega Jonas. “Muitas pessoas elogiam a saúde de Encan-tado. Claro, nada é perfeito, sempre se deve procurar melhorar”.

Fim do 0800 provoca discussões sobre saúde

Everaldo Delazeri (PDT) criticou atual governo por desativar a linha telefônica gratuita para marcar exames e consultas. Jonas Calvi (PTB) disse que a população não tem saudade do modelo antigo de saúde

Desde a sessão da semana passada, os dois vereadores vêm se alfinetando na tribuna. Na segunda-feira (30), Valdecir Gonzatti (PMDB) disse que apenas procurou enaltecer as obras do governo de Agostinho Orsolin e que está ao lado do município de Encantado. Ele também comen-tou sobre a eleição que o escolheu presidente da Câmara. “Fui eleito com os votos do meu partido e fui parceiro da administração, promovi um diálogo com o Executivo, devolvi R$ 500 mil. Não ofendi ninguém, apenas enalteci o trabalho do “Baixinho”, falou. “Se me perguntarem se eu promovi um estrago em relação à situação, não sei. Vejo o Arno hoje completamente num outro foco. Acredito que não fui eu quem promoveu esta discórdia na situação”.

Para Ivanor Daltoé (PP), Valdecir se equivo-ca ao falar que devolveu R$ 500 mil do orça-mento da Câmara quando foi presidente no ano passado. “O senhor não devolveu, mas sim destinou para as entidades as quais o senhor escolheu. Nenhum vereador teve participação nisso. Também me lembro bem das palavras que o senhor utilizou. Tenho isso gravado. O

senhor disse ‘é toma lá da cá, ou seja, vou desti-nar os recursos, mas quero participar depois’”.

Valdecir X Ivanor

DiáriasO projeto que propõe a extinção das diárias na Câmara segue em análise da Comissão Especial, for-

mada pelos líderes partidários e pelo presidente Eldo Orlandini. Após, a matéria pode ir para aprecia-ção do plenário. Os parlamentares estão analisando ainda a possibilidade de revogar o projeto anterior-mente aprovado, que aumenta o salário dos vereadores a partir da próxima legislatura.

MANIFESTAÇÕES

Líderes de oposição e situação: Everaldo Delazeri (PDT) e Jonas Calvi (PTB)

Ivanor (na tribuna) e Valdecir (na bancada)

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

66666 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012

Religião

Pr. Waldir C. Grooderswww.avivamentoieq.com.br

DOUTOR RICARDO

Barra do Zeferino recebe o projetoMulher essência de vida

Doutor Ricardo - O projetoitinerante Mulher essência de vidainiciou o ano de 2012 no dia 121 deabril com as mulheres ricardenses dacidade e comunidades do interior. Odia 26 foi a vez das mulheres da Barrado Zeferino receber a primeira ediçãodo projeto itinerante. E foi no salão dacomunidade que a secretária CateaRolante apresentou o projeto e damontagem de um painel que conteráartesanato que representará todas ascomunidades. O vice prefeito AlvimarLisot também prestigiou a realizaçãodo projeto e falou às mulheres que “éimportante conhecer mais esta inici-ativa e ver o bem que já faz às mulhe-res. Temos uma equipe que procurafazer o melhor pra vocês. Isso é qualidade de vida,na verdade é viver com saúde, viver bem.”

A enfermeira Cristiana Sgari e a assistente socialGraziela Gheno encenaram uma das muitas realida-des das mulheres. Uma que estava de bem com a vidae outra que encontrava problemas em tudo. Atravésda encenação foram passadas informações dos ser-

Secretaria da Saúde divulga roteiro de vacinaçãoDoutor Ricardo - A Secretaria da Saúde divulgou o roteiro de vacinação contra a gripe que será

aplicada em idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças com idade entre seis mesesaté 2 anos e pacientes com comorbidade à critério do médico. Em todos os casos deve-se levar a carteirade vacinação.

Confira datas e locais da vacinação:

Doutor Ricardo - No dia 27de abril aconteceu mais uma edi-ção do projeto Oficina Terapêuti-ca: “A arte de reinventar a vida” noCRAS. São em torno de 10 partici-pantes em cada oficina que acon-tece semanalmente, de sexta-fei-ra.

As participantes, com a orien-tação das oficineiras CarolineCechin e Jussara Rodiguero, con-feccionaram artesanato em sabo-nete com fita mimosa.

O objetivo das oficinas é pro-porcionar, através do espaço daoficina terapêutica, a reinserçãosocial e a reabilitação psicosso-cial das pessoas em sofrimentopsíquico e/ou que fazem uso deálcool ou outras drogas, ou queestejam em situação de vulne-rabilidade social, através da con-vivência em grupo e da inclusãopela arte.

É uma forma de expressar sen-

viços oferecidos pelo CRAS e pela secretaria dasaúde. Uma novidade na edição foi à meditação que,ao final emocionou. Foi como viajar sem sair dolugar. A confecção de artesanato, um chaveiro emformato de coração, encerrou o encontro. O projetoé realizado pela Secretaria da Assistência Social emparceria com a da Saúde.

Divulgação

Dia 5 de maioUnidade de Saúde:8h às 16hEquipe1:8h 30min - Linha São Paulo9h 30min - Lª Santa Lúcia e Lª Guabiroba10h - Linha São João de Melo Alto13h 30min - Lª Pompéia e Lª Rio Verde14h 30min - Linha Zanella

Equipe 2:9h - linha Leopolda10h - Linha Palacim13h 30min - Linha Bonita Baixa14h 30min - Linha Santo Antonio15h - Barra do Zeferino

Dia 8 de maioTerça-feira às 13h 30min a vacinação será na

Linha Bonita Alta.No dia 9 de maio para as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos na Unidade de Saúde e no dia

11 de maio a vacinação será para as gestantes. Preferencialmente comparecer na Unidade de Saúde noturno da manhã.

Oficina Terapêutica: “A arte de reinventar a vida”timentos atra-vés da criaçãoartística, depotencializara criatividadee ampliar ha-b i l i d a d e satravés de ati-vidades artís-ticas, de au-mentar a au-tonomia emelhorar aauto-estima,propiciar amelhora dossintomas psi-quiátricos e diminuir o uso damedicação, reduzir as internaçõespsiquiátricas ou por álcool ououtras drogas, além de acompa-nhar os usuários de forma maisefetiva, visando a aproximaçãoentre a equipe interdisciplinar eos mesmos.

A Oficina Terapêutica estávinculada a Unidade Básica deSaúde do município e a Estratégiade Saúde da Família e as ativida-des são realizadas com a parceriada Assistência Social e aconte-cem no CRAS com apoio da Secre-taria de Saúde do Estado.

Divulgação

BLINDAGEM: A ARMA DOS FRACOS“Blindagem é a tecnologia utilizada especialmente em veículos

para a proteção pessoal contra armas de fogo. Criada para aguerra, a inovação em pouco tempo alcançou centros urbanos depaíses com altos índices de violência, como o Brasil ou a Colômbia”.(Fonte: Wikipédia).

Existe uma nova blindagem no mercado muito usada especial-mente por alguns empresários e políticos corruptos. Sua proteçãonão é contra tiros ou atentados, mas para proteção de bens rouba-dos e desviados dos seus respectivos donos. Essa blindagem é feitapara proteger aliados e atingir os seus objetivos espúrios.

Temos vários exemplos em nosso país nesses últimos anosonde é muito difícil levantar culpados por desvios de dinheiro, poisa blindagem impede de serem “atingidos” e localizados. Os furosdeixados nas leis frouxas amarradas com cordas podres da falta demoral e ética, apenas beneficiam grupos com interesses contráriosaos anseios do povo em geral.

Há dois mil anos atrás - por ocasião da crucificação de JesusCristo – A Religião oficial da época em Jerusalém estava num grandedilema quanto à veracidade do fato do carpinteiro de Nazaré ter ditoque iria ressuscitar ao terceiro dia. Se isso realmente acontecesse,eles como representantes de Deus na Terra, ficariam em mauslençóis diante da opinião pública que cria na esperança do Messias.Como iriam explicar aos seusfiéis que combateram contra opróprio Deus?

Os sacerdotes tiveram entãouma grande ideia de “blindagem”que talvez tenha sido exemplopara o nosso Brasil de hoje!Chamaram os soldados romanose ofereceram muito dinheiropara que eles mentissem aopovo dizendo que enquanto todos pegaram no sono, os apóstolosteriam roubado o corpo de Jesus durante a noite para inventarem aressurreição do Mestre. Ainda disseram: Se isso vier aos ouvidos dogovernador Pilatos, nós “blindaremos” vocês. (Mateus 28:11-15).

A ideia da blindagem não é nova, mas sempre foi a arma dosfracos. Pessoas que camuflam a verdade para atingir os seusinteresses certamente não estão nem aí para a verdade dos fatos esua implicância com eles. O egoísmo gera essa disposição paraenganar os seus semelhantes e perpetuar um poder adquirido muitorápido por fontes escusas e meios ilícitos.

O tal de “rabo preso” nada mais é do que a falta de cuidado natransparência de nossas ações diante dos demais que nos confiaramum cargo administrativo, e que envolve cada vez mais pessoas paraque a blindagem se torne maior e mais eficaz. Na verdade não passade um subterfúgio de muitospara se venderem em troca do seusilêncio para que mais e mais dinheiro seja desviado para aalgibeira de alguns.

Outro exemplo: Há três mil anos atrás, na Babilônia onde o reiDario construía o seu império, um grupo de mais ou menos cento evinte empreiteiros desviava verbas das construções até que Daniel,um homem de Deus íntegro e fiel aliado do rei descobriu as falca-truas e abriu os olhos do seu líder. Os mais de cem foram flagradose juraram vingança contra Daniel que acabou numa cova de leõesfamintos onde Deus o livrou pela sua honestidade, fechando a bocados leões que mais tarde estraçalharam os empreiteiros que nãotinham blindagem de Deus.

O que dizer da corrupção quando ela faz parte de uma pessoa noseu dia a dia? Muitos hoje se recusam a trabalhar para ganhardinheiro, principalmente quando podem lograr o seu próximoganhando dinheiro fácil. Os habitantes antediluvianos viviam emextrema corrupção, maldade e violência. Foi justamente por essemotivo que Deus resolveu destruir a geração toda e salvar apenasoito pessoas que não haviam se corrompido e começar tudo denovo. Foi também predito por Jesus Cristo que um sinal da suavolta a Terra seria a semelhança da corrupção da raça humana coma geração antediluviana. Portanto, abramos os nossos olhos efiquemos incontaminados para não sermos condenados com osdemais que não souberam vigiar, pois Jesus recolherá apenaso seutrigo no seu celeiro. (Mateus 3:12).

Page 8: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

8 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012

MINHAS MÃOS Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS

Minhas mãos podem erguer-se em êxtase,Louvando a harmonia de toda a criação;Mas podem também ocultar-se nos bolsos,Apáticas e indiferentes à beleza das criaturas.

Minhas mãos podem ser instrumento de benção,Num mundo marcado pelo medo e pelo ódio;Mas podem também maldizer tudo e todosPerpetuando a espiral dinâmica da violência.

Minhas mãos podem abrir-se para acolher o estranho,Transformando-o em irmão de casa e de mesa;Mas podem também fechar-se em um gesto de repulsa,Desestimulando toda tentativa de aproximação.

Minhas mãos podem falar de toques, afagos e carícias,Linguagem acessível a todos os povos e culturas;Mas podem também falar de socos e empurrões,Para impedir qualquer tido de comunicação.

Minhas mãos podem estender-se solidárias ao náufragoQue batido pela tempestade perde o rumo do porto;Mas podem também quedar-se mudas ao grito de socorro,Deixando que se afogue nas águas turvas e profundas.

Minhas mãos podem aprender a arte de construir,Tijolo a tijolo edificar as bases de uma nova sociedade;Mas também podem esmerar-se em destruição,Tudo reduzindo a cinzas, escombros e ruínas.

Minhas mãos podem semear no solo fecundo da história,Para que outras gerações colham frutos de paz;Mas podem também espalhar a cizânia no meio da noite,Abortando toda e qualquer possibilidade de colheita.

Minhas mãos podem ser artífices de um amanhã recriado,Transformando sonhos de justiça em obras concretas;Mas também podem disseminar fantasmas e pesadelos,Quando se convertem em armas de vingança.

Minas mãos podem unir-se para cultivar a oração,Num agradecimento de riso largo e aberto à vida;Mas também podem separar-se como garras,Em atitude constante de defesa ou agressão.

Pastoral da ComunicaçãoParóquia São Pedro - Encantado

ENCANTADO

Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - Até a Festa do padroeiro, em junho, a Igreja Matriz São Pedro estará com o visual renovado. Começaram na se-mana passada os trabalhos de limpeza do prédio do templo e da área que cerca um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Na primeira etapa, os operários lavaram a parte interna das torres e das calhas. Um caminhão guincho foi utilizado para jogar água nas paredes laterais. Na sexta-feira (27), com a ajuda de um guindaste de 42 metros de altura, foi limpa a parte externa das torres. Nesta semana, as atividades se concentraram na fachada. Depois serão la-vados os muros, as escadas e a calçada.

A empresa que executa a limpeza é de Lajeado. Conforme o proprietário, Jorge Martins, a previsão é de concluir o trabalho até o começo de junho. Três funcionários participam das atividades. “Utilizamos um produto especial que penetra no tijolo e fa-cilita a remoção da sujeira, além de proteger a alvenaria contra o desgaste”, explica Mar-tins.

O investimento na limpeza deve superar os R$ 20 mil.

Limpeza para a festa de São Pedro

Operários iniciaram a lavagem da Igreja Matriz e da área que cerca um dos pontos turísticos de Encantado

Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Três operários trabalham na limpeza das torres e das paredes da Igreja

Guindaste de 42 metros foi utilizado para lavar as torres

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

No Bairro Lajeadinho inicia-ram os trabalhos de reforma do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Uma das primeiras etapas se concentra na troca do telhado, desgastado pelo tempo e pelos cupins. O local é um dos atrativos turísticos religiosos mais visitados da região.

Diogo Daroit Fedrizzi

Page 9: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

9JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012GERALA cada edição, o Jornal Opinião traz o relato da rotina de um encantadense

espalhado pelo mundo. Trabalhando, estudando, viajando.....

SÉRIEcomDARLAN BOARO

Darlan Boaro é filho de Ros a e Paulo Boaro e há seis anos saiu de Encantado para trabalhar em Shanghai.

“Faz seis anos que deixei minha cidade do coração para trabalhar do outro lado do mundo. Estou na China (país) e a cidade onde moro se chama Shanghai. Meu trabalho é voltado a representar e cuidar de toda parte que envolve uma importação de produtos, da China para o importador brasileiro. Talvez, muitas das coisas que você utiliza na sua casa, saiu daqui e tenha passado pela empresa onde trabalho.

O meu ritmo de trabalho varia muito de acordo com o período. Em épocas de feiras, que é quando recebemos empresários e visitamos fábricas para prospectar produtos e rodar produção, trabalhamos de-mais, muita correria mesmo. Quan-do se aproxima o Ano Novo Lunar - no calendário chinês – trabalha-se pouco devido ao grande feriado.

O País quase fica parado e dedicado à família. Esse período é muito bonito, pois se vê os chineses alegres e festivos. E é nesse intervalo de tempo que retornamos ao Brasil para, também, revermos nossa fa-mília, visitar amigos e clientes. Não sabemos por quanto tempo ainda ficaremos por aqui, mas creio que seja por um bom período ainda.

Mudar de Encantado (cidade pequena e aconchegante, com ar puro e céu azul), diretamente para Shanghai foi uma etapa difícil e dolorosa.

Primeiro tive que me acostumar com o fuso horário. Nossa diferença

é de 11 horas. Se aqui são 8h, no Brasil serão 21h do dia anterior. É engraçado quando se pensa nisso.

O clima de Shanghai é bas-tante úmido e abafado no verão. A poluição forma uma nuvem que paira sobre a cidade de mais de 18 milhões de pessoas, pois estamos falando de uma mega metrópole. Se falarmos do inverno, a coisa muda radicalmente. O inverno é muito frio, com temperaturas abaixo de zero. Temperaturas negativas é normal por aqui e a neve seguidamente marca presença, acompanhada de muito chuvisco.

As melhores estações são o outono e a primavera. É quando o colorido das flores e as folhas que insistem em cair no chão deixam a cidade, que é muito enfeitada e limpa, ainda mais exuberante.

LAZERComo lazer, costumo jogar fute-

bol nos finais de semana e sair para fazer raros passeios de bicicleta pela cidade. Aqui estamos mais focados no trabalho e, como as fábricas não param nos finais de semana, muitas vezes, trocamos o “findi” por idas às fabricas para acompanhar carrega-mentos. Nestes momentos procura-mos levar junto um bom chimarrão e ouvir no carro várias músicas gauchescas para matar a saudades do Rio Grande do Sul.

Estou super realizado com meu trabalho e conheço do marco zero como muitos produtos são feitos até o final, e todo dia encontro desafios para superar. Eu adoro isso.

Temos vários amigos brasileiros, os quais encontramos em alguns

finais de se-mana, mas não par-ticipamos ativamente de nenhuma comunidade brasileira.

Estou casado, e diria abençoado, por ter encontrado uma pessoa tão bacana que sempre me apoiou nos momentos difíceis. E olha, estando em um lugar tão ‘’pouquinho dife-rente’’, os momentos foram DIFÍCEIS muitas vezes. Não temos filhos ainda e os planos que eram de três filhos (risos), já estão virando dois (risos).

Quanto à dificuldade de adapta-ção, que todos perguntam, eu posso dizer que foram muitas e seria difícil explicar em poucas linhas. Mas exis-te uma palavra que carrega várias outras definições: CULTURA.

A língua oficial da China é o mandarim, porém existem vários dialetos espalhados por diferentes regiões, por exemplo: o pessoal do Sul, Guangzhou, que fala o cantones não entende o pessoal do norte de Beijing com clareza; já o pessoal de Shanghai tem o dialeto local que é o Shanghaines, e também não compreendido por outras regiões. Mas, na grande maioria, todos com-preendem o Mandarim ensinado nas escolas. Imaginem a confusão? (risos).

Para quem vem a Shagai, a paisagem mais bonita, eu creio, é o The Bund, uma região com muitos prédios, alguns com até 100 andares. É o coração financeiro de Shanghai, região arborizada, bonita e muito bem iluminada com jogos de luzes coloridas e um rio enorme que corta bem no meio toda esta paisa-gem, com muitos navios passando 24 horas por dia. Até parece uma rua de automóveis. Mas como venho desta cidade pequena no Sul do Rio Grande, com muito verde, gosto de admirar o Century Park e o Museu de Ciência e Tecnologia, no centro de Pudong (metade leste de Shanghai e próximo ao Mar), um local gigantes-co com pequenos rios e um enorme lago (todos artificiais). É um lugar para colocar os pés na grama e descansar na sombra.

GASTRONOMIAA gastronomia na China é divina

e exótica, para melhor definir. Não vale olhar para o que servem em

encontros de negócios, porque daí você não vai comer e se olhar não pergunte ‘’o que é isso?’’. Meu cunhado em visita à China, após um jantar com alguns pratos especiais (caramujo, cigarra, grilo e outras iguarias), vomitou oito vezes do res-taurante até o hotel (uns 15 minutos de carro), sem contar as vezes que foi ao toalete depois. Nossa! Ele deve estar se divertindo lendo este jornal e relembrando a experiência.

Aqui se come muito peixe, pouca carne vermelha, refogam todos os legumes sempre (até alface), bebem muito chá e água quente. A cerveja também é quente, claro! Tudo quente, pois o frio faz mal. Segundo a teoria, o corpo quente com coisa gelada teria que produzir mais calor para esquentar o líquido frio, sendo assim....quem vai entender!!! (risos). Isso é cultura de cada povo.

Curiosidades aqui não faltam! Mar e rio sempre marrom. Shangai está ao nível do mar e nunca vi um alagamento nas ruas por falta de escoamento...como pode isso? Prati-camente tudo em Shanghai foi feito pela mão do homem: até as árvores velhas e coqueiros enormes, tudo transportado e plantado já grande.

Linhas de metrô são 13 (oito contruídas após 2007) com mais de 550 quilômetros de extensão (gran-de maioria sub-terrâneo) e mais de 300 estações (pretendem construir

mais sete linhas até 2020). A Disney irá construir uma filial até 2014 em Shanghai, 20 túneis e pontes ligam o lado leste e oeste da cidade por cima e por baixo do rio Huangpu, que corta a cidade.

A placa do carro em Shanghai pode ser mais cara que o próprio carro, pois há um limite no número de emplacamentos a fim de reduzir a frota urbana. Os supermercados fazem o corte das carnes com facas gigantes, ao invés de serras elétricas. Os estrangeiros são chamados de Lauai, mas creio que o mais impressionante é como a ordem e a violência são mantidas totalmente sob controle em uma cidade de 23 milhões de pessoas.

Os casais de namorados costu-mam usar roupas idênticas quando saem juntos. Após o casamento, os pais passam a morar junto com o casal para cuidar dos netos que virão e os idosos reúnem-se nas pra-ças para dançar e fazer exercícios à tardinha...e por aí vai...

Vou parando por aqui, mas mui-to mais teria para contar...abraços a todos!”

Se você conhece alguém

de Encantado que está

fora do país, entre em

contato conosco:

angelareale17@yahoo.

com.br ou ligue 3751-1580 SHANGHAI

China

Fotos: Arquivo pessoal

Page 10: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

10 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012 GERAL

Evoluem as obras da galeria em RocaNa semana passada, operários trabalhavam no aterramento do local

Diogo Daroit Fedrizzi

Roca Sales - As obras de construção da gale-ria no Arroio Sete de Setembro, que atravessa a Avenida General Daltro Filho, entre as empresas Couros Bom Retiro e Penasul, entram na reta fi-nal. Na última semana, os operários trabalharam no aterramento do local onde foram colocados os blocos de concreto.

A estrutura subterrânea tem 141 metros de ex-tensão em direção ao Rio Taquari. O investimento é de R$ 2,789 milhões. O governo federal entrou com R$ 2,7 milhões. A contrapartida do município foi de R$ 89 mil. A galeria deve resolver o proble-ma de desmoronamento do pátio das empresas. Anos atrás, com a cheia do Taquari, já houve o re-gistro de prejuízos, como a destruição da garagem e da caldeira da Penasul.

Na primeira etapa (à esq), as máquinas fizeram a limpeza do arroio. Depois (acima) foram colocados os blocos de concreto

Área onde antes passava o Arroio Sete de Setembro já está aterrada

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Encantado - Representan-tes de comunidades, lideran-ças locais e representantes de partidos políticos de Encan-tado participaram na noite de ontem (3), no auditório Brasil, junto ao Centro Administra-tivo da palestra “Candidatura Única? – Vantagens, desvanta-gens e armadilhas”.

A explanação foi promovi-da pelo Conselho Encantaden-se de Pró-Desenvolvimento e ministrada pelo publicitá-rio, mestrando em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diretor executivo do site Política para Políticos e consultor político, com expe-riência em mais de 20 campa-nhas, André Ferraz.

AVALIAÇÃOO presidente do Conselho,

Nestor Bergamaschi, ressaltou que a entidade trouxe a pales-tra para avaliação e discussão da comunidade. “O Conselho não está se manifestando con-tra ou a favor de uma candi-datura única. A finalidade da entidade é desenvolver ações que auxiliem no processo de desenvolvimento do municí-pio. Sabemos que os proces-sos eleitorais são importantes em todos os municípios e, sabemos que muitas cidades, principalmente de pequeno e médio porte, têm dificuldades nos pleitos e, por isso, se não tivermos harmonia, a gente não acompanha o processo no Brasil”, disse.

Ferraz em sua abordagem

revelou ao público que foi a primeira vez que explanou sobre a candidatura única. “A candidatura de consenso é uma temática de abordagem prática e não teórica. Como consultor político, eu estou acostumado a pensar nos tra-balhos a partir da perspectiva do poder e essa palestra trata de um caminho contrário, pois se trabalha um esvaziamento do poder”, afirmou.

Conforme ele, a candida-tura única foge dos conflitos. “A candidatura de consenso é a fuga do confronto eleitoral, mas é difícil de ser construída. Ela é mais viável e, comum, em situações críticas, ou em municípios que estão come-çando e que nunca tiveram prefeito”, afirmou. “O consen-so tem que acontecer, ele não pode ser imposto, pois senão, ele não é consenso”.

Entre as desvantagens e armadilhas apontadas por Ferraz estão a diminuição das ofertas de projetos em prol de um único plano, a centrali-zação do poder e autoridade única, a construção de uma oligarquia partidária e o esva-ziamento da importância da comunidade.

Para o especialista a co-munidade precisa se envolver mais nas questões políticas. “Política não se faz só com o prefeito e, sim, com toda a comunidade. Eu não recomen-do a candidatura única e, sim, que comunidade defina o que quer e cobre o prefeito e os políticos disso”, finalizou.

Comunidade conhece as vantagens e desvantagens da candidatura de consenso

Caroline Rodrigues

Presidente do Conselho, Nestor Bergamaschi. Palestrante André Ferraz (à direita)

Page 11: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

11JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012GERAL

ASSINATURASJORNAL OPINIÃOLIGUE 3751-1580

Roca Sales - O Colégio São José traz para a região a apresentação do monólogo “Gandhi, Um Líder Servidor”. A peça é interpretada pelo ator da Rede Globo, João Signorelli. O evento ocorre-rá no dia 16 de maio, na Sociedade Recreativa e Cultural Rocassalense, às 20h.

O monólogo baseia-se nos discursos de Gandhi, falando sobre liderança, conduta única e cooperativismo. O espetáculo já foi apresentado em todo o país, em empresas, instituições de ensino, clínicas, abertura de eventos, congressos

e seminários, introduzindo princípios ético-filosóficos nas relações humanas.

De acordo com a diretora do São José, Rosane Volken, os ingressos serão em forma de doação que será enviada à comunidade Jesus Refugiado em Maputo, no Moçambique, entidade pertencen-te à Rede ESI (Educação Scalabriniana Integrada).

“Esta atividade faz parte do projeto ‘Escola de Pais’, com diversas ações programadas pela Equipe Diretiva do Colégio São José para este ano”, explicou Rosane.

Ator da Globo se apresenta em Roca Sales

Signorelli interpreta Ghandi

Encantado - Apesar do difí-cil momento vivido pela suino-cultura, a Dália Alimentos prevê um crescimento de 21% para o setor até o final desse ano. É o que aponta o gerente da Divi-são de Produtos Suínos, Roberto Crippa. A projeção é calculada de acordo com a quantidade de fêmeas dos associados.

Se em 2011 a produção da co-operativa foi de 420 mil suínos, a expectativa para esse ano é de que esse número chegue a 507 mil. Nos produtos elaborados, Crippa prevê a cifra de 28,5 mil toneladas, o que representa um crescimento de 5,4%. Para aten-der essa demanda, a empresa tem investido na automação da fábrica.

Hoje a Dália Alimentos tra-balha com todo suíno integrado. Para o gerente, esse é um dos di-ferenciais da cooperativa. “Gra-ças a isso, podemos adequar a nossa produção conforme a le-gislação de cada país que quei-ra importar o nosso produto”, afirma. O frigorífico em Encan-tado emprega 847 pessoas que trabalham nos setores de rece-bimento, abate, corte, produção de elaborados e embalagem de carne suína.

Novos destinosCom o surgimento de novos

países importadores, o setor sui-nícola renova as esperanças. No mês passado técnicas da Aqsiq, órgão responsável pela defesa sanitária da China, vistoriaram o frigorífico da cooperativa. O objetivo da visita era atestar os produtos Dália para abastecer o mercado chinês. A avaliação é a primeira etapa nas negociações.

Em torno de 11% da produ-ção da Dália Alimentos é destina-da para exportação. Atualmente a empresa exporta para Hong Kong, Cingapura, Angola, Uru-guai, Armênia, Geórgia, Moldova,

Egito, Equador, Tailândia e Re-pública Democrática do Congo. Para exportação são produzidos cortes de suíno, meias carcaças, miúdos internos e externos.

Vagas disponíveisA Dália Alimentos oferece

40 vagas para trabalhar no fri-gorífico, em Encantado. O re-crutamento é realizado todas as segundas-feiras, das 13h30min às 17h. A senha de atendimento deve ser solicitada na guarita, ao lado do supermercado. Currícu-los podem ser enviados para o e-mail [email protected], com Marco.

Dália acredita em crescimento de 21% para o setor de suínos

Projeção é calculada de acordo com a quantidade de fêmeas dos associados

Entre os produtos elaborados, a produção deverá chegar a 28,5 mil toneladas em 2012

Vinícius Flôres

Encantado – A Comissão Permanente de Concursos recebeu até o dia 27 de abril 43 pedidos de recurso, protocolados na prefeitura, referente às provas do Con-curso Público para 11 cargos, realizado no dia 15 de abril. A maioria dos pedidos de re-visão envolveram as mesmas questões.

A documentação foi enca-minhada à empresa promoto-

ra do concurso para análise. De acordo com a empresa, nos próximos dias será divul-gado novo edital contendo o gabarito final, bem como o novo cronograma de datas para a entrega de títulos e para a realização das provas práticas.

As informações repas-sadas pela empresa estarão disponíveis no site www.encantado-rs.com.br.

Concurso Público aguarda análise dos recursos e novo cronograma de datas

Page 12: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

12 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012 REGIÃO

FestLeite recebe 40 mil pessoas

Evento encerrou no domingo (29) à noite (foto) e consolidou o município de Anta Gorda como uma das referências do setor leiteiro no Estado

Diogo Daroit Fedrizzi

Anta Gorda – A 4ª FestLeite encerrou na noite de do-mingo (29) com o show do Grupo Tradição. Conforme a comissão organizadora, cerca de 40 mil pessoas estive-ram no Parque Aldi João Bisleri nos quatro dias de pro-gramações. Só no último dia foram 15 mil visitantes.

Nos primeiros dois dias, o Seminário da Cultura da Noz Pecan, com a participação de um palestrante da Ar-gentina e produtores de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, e o Simpósio da Cadeia Produtiva do Leite, com representantes de 39 municípios gaúchos, deram ênfase aos temas técnicos. No fim de semana, as atrações fica-

ram focadas na exposição do gado leiteiro, nas apresen-tações artísticas e nos shows. O Salão Gastronômico foi outro local de bastante procura, com mais de 50 pratos servidos a milhares de pessoas.

Para o prefeito Vanderlei Moresco, todo o esforço das pessoas que se envolveram na organização foi com-pensador. “Quando começamos a FestLeite em 2005 sonhávamos em tornar o evento na Feira do Leite do Rio Grande do Sul. E pelo que presenciamos, acredito que conseguimos evoluir bastante, principalmente, nos eventos técnicos e na exposição do gado leiteiro”.

Moresco ressalta o envolvimento da população an-tagordense. “Conseguimos fazer entender que cada ci-dadão tem o compromisso de fazer a sua parte na Fes-

tLeite”, afirmou. Segundo ele, outro ponto importante foi seguir à risca o horário divulgado na programação. “Todos os shows e seminários aconteceram na hora mar-cada”.

Para a próxima Festa, Moresco não será mais o pre-feito, mas promete colaborar. “Estarei aqui como empre-sário, à disposição para fazermos uma grande 5ª Fes-tLeite”.

O presidente da quarta edição, Leandro Pittol, enten-de que os objetivos foram alcançados com êxito. “Nossa ideia era fazer com que as pessoas saíssem daqui com al-gum conhecimento. E isso foi possível. Gradativamente, nossa Festa vem crescendo a cada edição, isso confirma que estamos no caminho certo”, avaliou.

Os irmãos Lourenço e Lourival, na foto com as soberanas Eluize Di Domenico, Joseane Alba e Lais Gheno, foram atração na tarde de domingo (29). Uma seleção do repertório dos 45 anos de carreira foi apresentada ao público que lotou o Lonão principal para acompanhar uma das duplas mais tradicionais do sertanejo raiz. Entre os sucessos, Franguinho na Panela, Mágoa de Boiadeiro e Meu Reino Encantado.

Caroline Rodrigues/Portal Região dos Vales

Um dos momentos marcan-tes da 4ª FestLeite aconteceu no domingo (29) quando fo-ram premiados os vencedores do concurso de Gado Leiteiro. Os produtores Orlando, Marcos e Itamar Tang, de Farroupilha, conquistaram o primeiro lugar de Gado Leiteiro Adulto da Raça Holandesa com a produção de 60,284kg.

Ildo Toigo, de Anta Gorda, ficou em segundo lugar com a produção de 58,036kg.

Leoni Alba e filhos, de Anta Gorda, foram os campeões do concurso de Gado Leiteiro Jo-vem da Raça Holandesa com a produção de 59,594kg. Dorval Cestonaro, de Nova Bassano, ficou em segundo lugar com 58,154kg.

Destaques do Gado Leiteiro

Todos os participantes da Exposição receberam troféus e certificados

Rádio Criativa FM/Anta Gorda

A Gincana dos Mascotes e as apresentações das invernadas do CTG Lança Crioula movimentaram a tarde do domingo (29). O Buti, boneco da Suinofest, perdeu a dis-puta para a Mimosa, mascote da FestLeite.

Gincana dos Mascotes e atrações artísticasFotos: Vitória S. Bortoletti/Portal Região dos Vales

Diogo Daroit Fedrizzi

Page 13: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012

Diogo Daroit Fedrizzi

Roca Sales - A história de Ma-ria Madalena Flora Maciel bem que poderia virar roteiro de fil-me ou servir de inspiração para escrever um livro. Natural do município de Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, a mulher de 56 anos apareceu em Roca Sales no dia 4 de abril. Desconhecida, ela foi vista caminhando pelas ruas da cidade com um galho na mão, roupas sujas e uma sacola de pano.

A primeira pessoa a se apro-ximar da andarilha foi a cabelei-reira Ivanete Pires que, naquele dia, trabalhou até mais tarde e já tinha avistado a mulher peram-bulando por Roca Sales. “Eram 20h quando eu fui ao encontro dela na ponte, pedi para que se sentasse comigo no banco da praça. Ela estava com muito medo. Contatei com a prefeitura e, então, a levamos para o hospi-tal”, disse Ivanete.

Conforme a secretária de Saúde, Cleonice da Silva, imedia-tamente a senhora foi acolhida pelos médicos no Hospital Ro-que Gonzalez. Debilitada e com muita fome, ela dormiu na Casa de Saúde. “Ela estava sem do-cumentos. Falava pouco. No dia seguinte providenciamos roupas e calçados. Até um óculos novo conseguimos para ela”, contou Cleonice.

A primeira decisão foi de que Maria precisava ficar internada para receber tratamento espe-cial. A psicóloga Letícia Henz, integrante da equipe de saúde mental do HRG, diz que a pacien-

te passou por uma série de pro-cedimentos com profissionais da área de psicologia, enfermagem, fisioterapia, psicopedagogia, atenção nutricional e oficinas. “Procuramos explicar a ela que estávamos fazendo o tratamento para que se lembrasse das coi-sas a fim de voltar a encontrar os familiares. Fizemos, realmen-te, um trabalho de grupo”, disse Letícia.

A mulher se contradizia nas informações. Uma das primei-

ras dificuldades foi descobrir o nome verdadeiro da andarilha. A missão coube a assistente social Carine Petter. “Primeiro, ela dizia se chamar Marta Maria Maciel. Buscamos auxílio na Brigada Mi-litar, na Delegacia de Polícia, no Ministério Público, mas não des-cobríamos nada. Deu vontade de desistir”, confessou.

E foi na internet que Carine encontrou informações dos fa-miliares da andarilha, que tam-bém procuravam por ela pela

rede social. “Nesse momento já sabíamos que o verdadeiro nome era Maria Madalena Flora Maciel. Adicionei a sobrinha Ve-rônica no Orkut e, depois de uns dias, consegui telefonar para o Rio de Janeiro e dar a notícia”, contou Carine. Nesse momento, a mulher perdida em Roca Sales já sabia que tinha uma irmã, Ma-ria Aparecida Flora Maciel, 59 anos, uma sobrinha, um filho, que mora em Nova Iguaçu, e oito netos.

13ESPECIAL

Rádio Criativa FM/Anta Gorda

DE VOLTA PARA CASA, DEPOIS DE 20 ANOS

Após ser acolhida e tratada no hospital de Roca Sales, andarilha reencontra irmã e volta a viver com a família no Rio de Janeiro

Tão logo soube que sua irmã estava viva, Maria Aparecida providenciou a viagem de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, até Porto Alegre. Ela saiu às 9h30min de terça-feira (1º), de ônibus, e chegou à capital gaúcha

ao meio-dia de quarta-feira (2). Um motorista da prefeitura de Roca Sales buscou a mulher, que foi recebida com festa, regada a salgadinhos, sucos e doces, no Centro Social Urbano. “É uma história incrível. A família está chocada.

Pensei que ela estava morta, pelo modo de vida que resolveu seguir. Não tinha ouvido mais falar nela. Levei um susto quando nos ligaram dizendo que ela estava viva e bem”, disse Maria Aparecida, depois de dar um longo abraço na irmã que não via há cerca de 20 anos. “Está todo mun-do esperando por ela, vai

ter festa quando chegarmos lá”. Antes de aparecer por Roca Sales,

Maria Madalena passou por Curitiba, onde perdeu a mala, e Uruguaiana. Ela viajou de ônibus um trajeto e depois caminhou pelo Vale do Taquari. Dormia na rua e vivia da ajuda das pessoas. “Queria ir para Porto Alegre”, afirmou. A mulher revelou que fugiu de casa, no Rio de Janeiro, por cansar de ser agre-dida pelo marido. “Estou muito feliz. Adorei Roca Sales. Agradeço a equipe do hospital que fez tudo por mim e a to-das as pessoas que me ajudaram. Agora estou ansiosa para conhecer meus oito netos”, falou Maria.

As duas embarcaram para o Rio na manhã de ontem (3). A chegada está prevista para esta sexta-feira (4).

Psicóloga Letícia Henz, a andarilha Maria Madalena, a irmã Maria Aparecida e a assistente social Carine Petter

“Pensei que ela estava morta”

Ivanete foi a primeira a se aproximar da andarilha

CriaçãoMaria Madalena e Maria Apare-

cida foram separadas da mãe bio-lógica ainda quando crianças. Elas foram criadas por mães diferentes. A família que cuidou da andarilha tinha melhores condições finan-ceiras. As duas também têm um irmão.

“Tiveram uma vida desestru-turada desde o berço”, comentou a psicóloga Letícia. “Agora ela está numa condição boa de saúde, mas precisa seguir o tratamento”, ex-plicou. “Ela necessita de assistên-cia também no Rio de Janeiro, já conversei com a assistente social de lá”, acrescentou Carine.

Fotos: Diogo Daroit Fedrizzi

Aparecida e Madalena voltaram para o Rio ontem (3)

Page 14: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

14 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012 GERAL

Porto Alegre - A elaboração de proje-to para a duplicação de trecho das rodo-vias RSC 453, ERS 130 e ERS 129 - entre Venâncio Aires e Muçum-, foi assunto tra-tado ontem (3) na Secretaria de Infraes-trutura e Logística (Seinfra), em audiência agendada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB).

Postal foi recebido pelo secretário da pasta, Beto Albuquerque, e estava acom-panhado pelo presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Oreno Ardêmio Heine-ck; pelos deputados Edson Brum (PMDB) e Luís Fernando Schmidt (PT); direção da Associação dos Municípios do Vale do

Taquari; além de prefeitos, vereadores e líderes do Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo.

O presidente do Parlamento ressaltou que o crescimento da região torna neces-sária a elaboração de um projeto para a duplicação de rodovias, numa extensão de 70,3 quilômetros. “É um pleito de toda a comunidade, considerando o aumento do fluxo de veículos, a instalação de no-vas empresas e o crescimento da Univa-tes. Também se pretende promover uma melhoria da qualidade de vida da popu-lação”, afirmou Postal. A obra permitirá conexões com outras regiões do estado, onde já vêm sendo executadas obras de

infraestrutura viária. O secretário acolheu a demanda apre-

sentada pela comitiva inter-regional dos Vales e expôs as perspectivas de recursos para obras no Estado. O secretário suge-riu, com o objetivo de acelerar o processo, que a comunidade regional se responsa-bilize pela apresentação de estudo de via-bilidade técnica-ambiental.

A partir do projeto executivo da obra, segundo Beto Albuquerque, serão de-finidas as prioridades que darão maior segurança e fluidez na estrada que é de fundamental importância para o desen-volvimento do Estado. “A duplicação da rodovia que liga Venâncio Aires a Muçum

é um caminhada longa, e hoje estamos dando o primeiro passo”, disse. Durante o encontro, também foram apresentadas medidas que podem ser adotadas de for-ma emergencial, como o asfaltamento de acostamentos.

A CIC, prefeitos e líderes presentes acataram a sugestão de parceria para a realização do estudo técnico. Os prefei-tos e a entidade também apresentaram estatísticas econômicas e informações sobre o fluxo de veículos nas estradas. Pelas três praças de pedágio da região (em Cruzeiro do Sul, Encantado e Rótula Arroio do Meio) passam mais de 12 mil veículos/dia.

DUPLICAÇÃO MUÇUM-VENÂNCIOLideranças discutem elaboração do

projeto com secretário Beto AlbuquerqueAudiência mobilizou deputados, prefeitos, vereadores e outras lideranças dos Vales do Taquari e do Rio Pardo

Vinicius Reis

Page 15: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

15JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012GERALOpinião 04.05.2012. Página 15

Page 16: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

1616161616 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012 ESPECIAL

Edição de 03 de maio de 1972

Lajeado - A medicina do futu-ro já está ao alcance dos clientesda Unimed Vales do Taquari e RioPardo (Unimed VTRP). A partirdo dia 07 de maio, eles poderãoter acesso a três exames para aidentificação genética de predis-posição a várias doenças.

A Cooperativa Médica fechou,na manhã de 02 de maio, parceriacom o Laboratório Qualimune. Oacordo garantirá desconto de20% a seus clientes na realizaçãodos testes. A assinatura do con-trato ocorreu em Lajeado e con-tou com a presença de represen-tantes das duas instituições e daimprensa regional.

Os produtos foram apresen-tados pela diretora técnica dolaboratório, a médica TatianaMichelon, especialista em diag-nóstico genético molecular e pós-doutora em imunopatologia. Emsua exposição, Tatiana destacoua visão estratégica da UnimedVTRP, que abriu a seus clientes apossibilidade de terem acesso à“medicina do futuro”. “Essa ini-ciativa facilitará o acesso de mé-

Unimed VTRP disponibiliza exames do futuroNovos produtos realizados em parceria serão comercializados com desconto para clientes da Cooperativa a partir de 07 de maio

dicos e pacientes a testes genéti-cos que permitem ações dirigidaspara a prevenção e o diagnósticoprecoce de doenças”, declarou amédica. Conforme Tatiana, os trêsprodutos tornam possível deter-minar o risco individual do de-senvolvimento de patologias, oque garante maior precisão naescolha do tratamento adequado.“Quando sabemos o perfil genéti-co da pessoa, por exemplo, é pos-sível indicar o medicamento maiscorreto para ela”, explicou.

O produto Check-up Genéticooferece um diagnóstico de altatecnologia sobre o risco de de-senvolvimento de doenças rela-cionadas ao envelhecimento,como risco vascular global; decâncer de mama, ovário e prósta-ta; osteoporose e fraturas espon-tâneas; e estresse oxidativo eambiental. O teste deHipercolesterolemia Familiaridentifica os riscos associadosao colesterol, como infarto e aci-dente vascular encefálico. Já aAvaliação de Risco de Obesidadeverifica a predisposição genética

para engordar e manter o excessode peso ao longo da vida.

Participaram do evento o pre-sidente e o vice-presidente daUnimed VTRP, respectivamenteos médicos Carlos Antonio da LuzRech e Aldo Pricladnitzki, alémde diretores e gerentes da Coope-rativa Médica. Carlos Rech e dire-tor técnico da Qualimune, JorgeNeumann, assinaram o contratode parceria.

Como fazer os testesInteressados devem procurar

a área Comercial da Unimed VTRPou médico já capacitado pelo La-boratório Qualimune (relaçãoestá no site www.qualimune.com.br) para fazer a solicitaçãodo produto desejado. O teste ésimples. Basta ir até o laboratóriocredenciado para fazer a coleta desangue (4 ml). Não é necessáriojejum. Em 30 dias, o médico rece-be o resultado do teste e marcaconsulta com cliente para fazer asrecomendações necessárias, combase no que for observado nolaudo.

Sobre o QualimuneO laboratório Qualimune é

pioneiro no Brasil na aplicaçãoda Genética Preventiva portecnologia de chip de DNA. Aempresa foi criada com o objeti-vo de oferecer testes não realiza-dos pelos laboratórios clínicosconvencionais, com o grau deconfiabilidade, rapidez e segu-

rança necessário para o diagnós-tico médico em casos difíceis. Olaboratório participa periodica-mente de programas de qualidadeexternos da Associação Brasilei-ra de Histocompatibilidade eImunogenética e do QualityControls for Molecular Diagnosis– controle europeu de BiologiaMolecular.

Tatiana Michelon falou sobre as características dosexames que serão oferecidos

Bolivar Neto

SãoPedro

O Presidente daComunidade CatólicaDomingos Minozzo, emconjunto com os padresFabbian e Ênio, definiramos festeiros pela Festa deSão Pedro: AlcidesGanasini e esposa eAlereno (Nique)Mazzarino e esposa. OTesoureiro é Ari Gabrielde Oliveira Fischee,gerente do Banrisul deEncantado.

SubcontadorA Prefeitura Municipal de Encantado

realizou concurso público para a funçãode contador, com a inscrição de quasevinte cndidatos. Os cinco melhores clas-sificados em ordem de classificação fo-ram: Miria Conte Lucca, Luiz F. Zuchetti,Andrea Passini, Osmar Scarvonatto e ZelciMaria Dartora.

EncantadoO Leão lançava uma promoção buscando a colabora-

ção da torcida. O valor é de vinte cruzeiros mensais,durante seis meses, concorrendo a um premio mensal

de duzentos reais e no final a mil cruzeiros.

AutodissoluçãoDevido a falta de apoio, no panorama

político de Encantado, algumas liderançasdo MDB pensam na dissolução do DiretórioMunicipal. A decisão pode ser revertida sehouver mais participação da militância nasdecisões da agremiação.

TrabalhoOs alunos Airto Gomes,

Beatriz Bratti, Lili Dresch,Marister Pozza, Mirtis MariaValério e Nelita Guerini daFaculdade de Letras de Lajea-do, apresentaram um trabalhode pesquisa sobre a lingua-gem utilizada no futebol deEncantado.

EncantadoDefinida a classificação para o

Torneio Governador do Estado, já sãoconhecidos os adversários do Leão:Inter de Santa Maria, Elite e Tamoyode Santo Ângelo, Atlético deCarazinho, Nacional de Cruz Alta eTupy de Crisciumal. O Encantadopensa em reforços e os visados sãoJacy do São José de Lajedo e Adroaldo,zagueiro do Estrela.

PavimentaçãoA Administração de Encantado está trabalhando na pavimenta-

ção de três ruas. A Padre Anchieta, na entrada da cidade, a Duquede Caxias na proximidades do Hospital e a rua Augusto Pretto.

Roca SalesA Comunidade Católica da Cidade daAmizade, com a presença do Cardeal DomVicente Scherer, lançou a pedra funda-mental do Salão Paroquial, cujo padrinhoé a “Indústrias Berger”.

Page 17: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

1616161616 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012 ESPECIAL

Edição de 03 de maio de 1972

Lajeado - A medicina do futu-ro já está ao alcance dos clientesda Unimed Vales do Taquari e RioPardo (Unimed VTRP). A partirdo dia 07 de maio, eles poderãoter acesso a três exames para aidentificação genética de predis-posição a várias doenças.

A Cooperativa Médica fechou,na manhã de 02 de maio, parceriacom o Laboratório Qualimune. Oacordo garantirá desconto de20% a seus clientes na realizaçãodos testes. A assinatura do con-trato ocorreu em Lajeado e con-tou com a presença de represen-tantes das duas instituições e daimprensa regional.

Os produtos foram apresen-tados pela diretora técnica dolaboratório, a médica TatianaMichelon, especialista em diag-nóstico genético molecular e pós-doutora em imunopatologia. Emsua exposição, Tatiana destacoua visão estratégica da UnimedVTRP, que abriu a seus clientes apossibilidade de terem acesso à“medicina do futuro”. “Essa ini-ciativa facilitará o acesso de mé-

Unimed VTRP disponibiliza exames do futuroNovos produtos realizados em parceria serão comercializados com desconto para clientes da Cooperativa a partir de 07 de maio

dicos e pacientes a testes genéti-cos que permitem ações dirigidaspara a prevenção e o diagnósticoprecoce de doenças”, declarou amédica. Conforme Tatiana, os trêsprodutos tornam possível deter-minar o risco individual do de-senvolvimento de patologias, oque garante maior precisão naescolha do tratamento adequado.“Quando sabemos o perfil genéti-co da pessoa, por exemplo, é pos-sível indicar o medicamento maiscorreto para ela”, explicou.

O produto Check-up Genéticooferece um diagnóstico de altatecnologia sobre o risco de de-senvolvimento de doenças rela-cionadas ao envelhecimento,como risco vascular global; decâncer de mama, ovário e prósta-ta; osteoporose e fraturas espon-tâneas; e estresse oxidativo eambiental. O teste deHipercolesterolemia Familiaridentifica os riscos associadosao colesterol, como infarto e aci-dente vascular encefálico. Já aAvaliação de Risco de Obesidadeverifica a predisposição genética

para engordar e manter o excessode peso ao longo da vida.

Participaram do evento o pre-sidente e o vice-presidente daUnimed VTRP, respectivamenteos médicos Carlos Antonio da LuzRech e Aldo Pricladnitzki, alémde diretores e gerentes da Coope-rativa Médica. Carlos Rech e dire-tor técnico da Qualimune, JorgeNeumann, assinaram o contratode parceria.

Como fazer os testesInteressados devem procurar

a área Comercial da Unimed VTRPou médico já capacitado pelo La-boratório Qualimune (relaçãoestá no site www.qualimune.com.br) para fazer a solicitaçãodo produto desejado. O teste ésimples. Basta ir até o laboratóriocredenciado para fazer a coleta desangue (4 ml). Não é necessáriojejum. Em 30 dias, o médico rece-be o resultado do teste e marcaconsulta com cliente para fazer asrecomendações necessárias, combase no que for observado nolaudo.

Sobre o QualimuneO laboratório Qualimune é

pioneiro no Brasil na aplicaçãoda Genética Preventiva portecnologia de chip de DNA. Aempresa foi criada com o objeti-vo de oferecer testes não realiza-dos pelos laboratórios clínicosconvencionais, com o grau deconfiabilidade, rapidez e segu-

rança necessário para o diagnós-tico médico em casos difíceis. Olaboratório participa periodica-mente de programas de qualidadeexternos da Associação Brasilei-ra de Histocompatibilidade eImunogenética e do QualityControls for Molecular Diagnosis– controle europeu de BiologiaMolecular.

Tatiana Michelon falou sobre as características dosexames que serão oferecidos

Bolivar Neto

SãoPedro

O Presidente daComunidade CatólicaDomingos Minozzo, emconjunto com os padresFabbian e Ênio, definiramos festeiros pela Festa deSão Pedro: AlcidesGanasini e esposa eAlereno (Nique)Mazzarino e esposa. OTesoureiro é Ari Gabrielde Oliveira Fischee,gerente do Banrisul deEncantado.

SubcontadorA Prefeitura Municipal de Encantado

realizou concurso público para a funçãode contador, com a inscrição de quasevinte cndidatos. Os cinco melhores clas-sificados em ordem de classificação fo-ram: Miria Conte Lucca, Luiz F. Zuchetti,Andrea Passini, Osmar Scarvonatto e ZelciMaria Dartora.

EncantadoO Leão lançava uma promoção buscando a colabora-

ção da torcida. O valor é de vinte cruzeiros mensais,durante seis meses, concorrendo a um premio mensal

de duzentos reais e no final a mil cruzeiros.

AutodissoluçãoDevido a falta de apoio, no panorama

político de Encantado, algumas liderançasdo MDB pensam na dissolução do DiretórioMunicipal. A decisão pode ser revertida sehouver mais participação da militância nasdecisões da agremiação.

TrabalhoOs alunos Airto Gomes,

Beatriz Bratti, Lili Dresch,Marister Pozza, Mirtis MariaValério e Nelita Guerini daFaculdade de Letras de Lajea-do, apresentaram um trabalhode pesquisa sobre a lingua-gem utilizada no futebol deEncantado.

EncantadoDefinida a classificação para o

Torneio Governador do Estado, já sãoconhecidos os adversários do Leão:Inter de Santa Maria, Elite e Tamoyode Santo Ângelo, Atlético deCarazinho, Nacional de Cruz Alta eTupy de Crisciumal. O Encantadopensa em reforços e os visados sãoJacy do São José de Lajedo e Adroaldo,zagueiro do Estrela.

PavimentaçãoA Administração de Encantado está trabalhando na pavimenta-

ção de três ruas. A Padre Anchieta, na entrada da cidade, a Duquede Caxias na proximidades do Hospital e a rua Augusto Pretto.

Roca SalesA Comunidade Católica da Cidade daAmizade, com a presença do Cardeal DomVicente Scherer, lançou a pedra funda-mental do Salão Paroquial, cujo padrinhoé a “Indústrias Berger”.

1717171717JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012GERAL

LUME CENTRO DE ENSINODESENVOLVENDO PESSOAS,

GERANDO RESULTADOS

Mais informações:

Lume Centro de Ensinoe Qualificação Profissional

Rua João Lucca, 1702 – 2° andarCentro – Encantado / RS

Fone: (51) 3751-6812www.lumeonline.com.br

CURSOS – MÊS DE MAIO

ADMINISTRATIVOObjetivo: Proporcionar ao aluno conhecimentos para

utilização dos programas essenciais de iniciação ao uso docomputador. A partir disto, incentivar a continuidade daatualização destes conhecimentos nesta vasta área dainformática.

Data de início: 05/2012Carga horária: 75 horas – Turno: Tarde

DESIGN GRÁFICOObjetivo: Ensinar o aluno a criação e desenvolvimento de

cartões de visita, cartazes, panfletos, folder, faixas e banners.Tratamento de imagens, montagens fotográficas, editoraçãoeletrônica e ilustração de livros, revistas e jornais.

Data de início: 05/2012Carga horária: 90 horas – Turno: Noite

EXCEL AVANÇADOObjetivo: Instrumentalizar os alunos a utilizarem correta-

mente a totalidade dos recursos oferecidos por este programa afim de qualificarem sua prática profissional.

Data de início: 05/2012Carga horária: 30 horas – Turno: Noite

WEB DESIGNObjetivo: Incentivar o aluno a interagir com o contexto da

Web, oferecendo os mais diversos recursos disponibilizadospelos programas a fim de instrumentalizá-lo, dando-lhe aautonomia para produzir, criar sua interação com a internet. Edesta maneira também, abrir possíveis caminhos de atuaçãoprofissional, uma vez que, o mercado de trabalho necessita deprofissionais com esta qualificação.

Data de início: 05/2012Carga horária: 80 horas – Turno: Noite

PRÓXIMOS CURSOS:Estratégia de Negociação em Cobrança – MAIO/2012

Eficácia em Vendas – MAIO/2012

Doutor Ricardo - A prefeitura de Doutor Ricardo,através das secretarias da Fazenda e Indústria, Comér-cio e Turismo, estão lançando a campanha Sua notavale prêmios 2012. A campanha é baseada na Lei 722/2006 de 03/05/2006 e Lei 1036/2009 de 20/03/2009e decreto No 28/2012, das distribuições de cautelas.

A distribuição das cautelas será feita da seguinteforma:

1. Consumidores: a cada R$60 (sessenta reais)terá direito a 1 (uma) cautela numerada

2. Contribuintes: a cada carnê de tributos quita-dos dá direito a 1 (uma) cautela numerada.

3. Produtores Rurais e Comerciantes: para cadaR$550 (quinhentos e cinqüenta reais) dá direito a 1(uma) cautela numerada.

4. Emplacamento de veículos: para cada veículo

Doutor Ricardo lança campanha de notas

[email protected]

“Para abrir suaempresa, fale com gente...”

IR: 25,2 milhões decontribuintes entregaram adeclaração em 2012

Um total de 25.244.122 de contribuintes en-viou a Declaração do Imposto de renda da PessoaFísica este ano. O número ficou levemente abai-xo da estimativa da Receita Federal, que espera-va receber 25,4 milhões de formulários. No anopassado, 24,3 milhões de pessoas físicas havi-am entregado o documento.

O prazo de entrega terminou às 23h59min59sdessa segunda-feira (30), horário de Brasília.Quem não enviou o documento a tempo terá depagar multa de R$ 165,74 ou 20% do impostodevido, prevalecendo o maior valor.

automotor emplacado, 5 (cinco) cautelas com 1 nú-mero impresso cada.

5. Projeto Doutor Ricardo mais belo com florese floreiras: Para cada participante do projeto, 5 (cinco)cautelas com 1 número impresso cada.

Premiação: no mês de maio serão sorteados 4(quatro) vale compras no valor de R$350,00 cada.Nos meses de junho a novembro serão sorteados 2(dois) vale compras mensais no valor de R$350,00cada. No mês de dezembro serão 6 (seis) sorteios deR$1.000,00 cada.

É importante lembrar que as compras devem serfeitas no comércio local e o sorteio será feito atravésdo sistema de bingo na Prefeitura Municipal. A trocadas notas deverá ser efetuada na Secretaria da Indús-tria, Comércio e Turismo.

Encantado - As voluntárias daLiga Feminina de Combate ao Cân-cer de Encantado estarão mobili-zadas no sábado, dia 12 de maio. Ogrupo realizará o tradicional Pedá-gio da Prevenção pelas ruas da ci-dade.

A iniciativa é feita, anualmente,no sábado que antecede o Dia dasMães, pois tem como objetivo alémde arrecadar recursos para as açõesda Liga, celebrar a data.

O Pedágio será realizado das 8hàs 11h e os pontos de coleta estarãolocalizados nas ruas PadreAnchieta, em frente ao PostoItalians; na Monsenhor Scalabrini,em frente ao Instituto Monsenhor;no entroncamento da Júlio de

Pedágio da Prevenção promovidopela Liga acontece no dia 12

Castilhos, na alturada Praça da Bandei-ra; e no centro dacidade, onde estarádisponível um pos-to de coleta para ospedestres.

A presidente daentidade, SaleteDalla Lasta, desta-ca que a comunida-de anualmenteapoia a iniciativa eacredita que nesteano não será dife-rente. "Esperamos poder contarnovamente com a colaboração dosencantadenses e da região”, diz.

Além da distribuição de uma

fitinha para as pessoas que contri-buírem, as voluntárias entregarãoum folheto com orientações e umahomenagem às mães.

Caroline Rodrigues

Page 18: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

1818181818 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012 MUNDO JURÍDICO

"Evita briga, litígio, quiproquó e nãotem importância nenhuma. Isso não écrime. Pode passar depois lá no ́ Tra-íras´ e comprar uns lambarizinhoscongelados, daqueles de rabinhosvermelhos, e depois no ABC, com-prar umas latinhas de Skol e levarpara a outra. Ela vai acreditar que eleestava mesmo na pescaria. Trouxeaté peixe. Além disso, ainda sobraramalgumas latinhas de cerveja da pesca-ria...".

Quem ensina como um homem deveenganar uma mulher para evitar litígios des-necessários no Judiciário é o juiz Carlos RobertoLoiola, do 3º Juizado Especial de Divinópolis (MG). Elesentenciou uma ação reparatória por danos morais envol-vendo duas mulheres que se relacionam com o mesmohomem - um “saidinho” e metido a “rei da cocada preta”,como o magistrado refere na sentença.

No julgado, o juiz Loiola explica com simplicidade ahistória do triângulo amoroso e como poderia ter sido odesfecho sem passar pelo Judiciário se o homem fosse umpouco mais astuto.

O fato veio a público no fim-de-semana, em matériapublicada no Consultor Jurídico, com texto do jornalistaRogério Barbosa.

Para o magistrado, decisão judicial é "um trem quetodo cabra tem que entender". De acordo com a sentença,uma mulher procurou a Justiça para reclamar "por terlevado uma surra da outra, com puxão de cabelo e unhadae tudo o mais que a gente pode imaginar de briga de mulher

Briga de mulheres na disputa por um homem sóUm homem que se relaciona com duas mulheres tem de aprender a mentir para evitar litígios na Justiça. É fácil.

Se ele receber a ligação de uma enquanto está com a outra, basta dizer que está na pescaria com os amigos.

briguenta, dentro de sua própria casa, inva-dida por ela só porque ela estava com o

Nilson, no bem bom, fato que desa-gradou a agressora".

O magistrado compara: "aoutra, esperta, veio acompanha-da de advogada porque percebeuque a coisa não está boa para elanão. E a doutora advogada já des-

pejou uma preliminar de inépcia deinicial e citou muita doutrina e jurisprudên-

cia para demonstrar que no mérito a autoranão tem razão, porque houve agressões recí-

procas”.A sentença também refere que "o rapaz che-

gou à audiência todo tranquilo, se sentindo o rei da cocada,mais desejado que bombom de brigadeiro em festa decriança".

De acordo com peças do processo, o rapaz revelou que“Eu sou solteiro" e não escondeu a dualidade: "Gosto dasduas, tenho um caso com as duas, mas não quero compro-misso com nenhuma delas, não senhor".

O homem disputado pelas duas figurou no processoapenas como testemunha, já que foi de suas namoradas queexigiu indenização da “outra”.

O magistrado iria fixar o valor da indenização em R$ 4mil. Porém, na audiência, a autora da ação chamou a ré de"esse trem". O juiz reconsiderou: reduziu a indenizaçãopara R$ 3 mil, considerando que "ela também não é santanão, deve ter retrucado as agressões". Já há recursoinominado interposto às Turmas Recursais Cíveis de Mi-nas Gerais. (Proc. nº 0123815-27.2011.8.13.0223).

Com dificuldades - ou desinte-resse? - em ingressar no merca-do de trabalho, a moça pas-sou a prestar "serviçossexuais de cama & au-tomóvel" e foi num exer-cício desses que acom-panhou um cidadão, nocarro dele, numa escapa-da conjunta a 140 km. dacapital. Na BR-153 o azar:um acidente de trânsitocausado por caminhão nacontra-mão.

Entre outras perdas, apersonagem central da histó-ria necessitou de internaçãohospitalar (18 dias) e teve umbraço engessado (83 dias). Deixoude auferir rendimentos médios men-sais de R$ 2 mil como garota-de-pro-grama e "com a aparência prejudicada,passou a perceber, no máximo, 10%dessa quantia na atividade desempe-nhada".

Tudo tim-tim por tim-tim na açãoem que pleiteou reparação por danomoral, indenização por lucroscessantes, cobertura de despesas dascirurgias plástica e corretiva do nariz- tudo a ser pago solidariamente pelaempresa dona do caminhão e por seumotorista.

Os réus disseram ser ilícita a pros-tituição, "e impossível pois a indeni-zação por lucros cessantes, porque ocorpo não é bem de capital a gerarlucro".

Os lucros cessantes da garota-de-programa

A juíza acolheu em parte os pe-didos da rapariga. Deferiu repara-ção moral de 100 salários, paga-mento da cirurgia da fratura nasal edas plásticas. Lucros cessantes,não!

Foi por isso que a moça apelou,dizendo que "a prostituição é ativi-dade alternativa no mercado de tra-balho para muitos jovens sem pers-pectiva de emprego". Os réuscontrarrazoaram: "a aferição deeventuais lucros cessantes de pros-tituta é matemática impossível,pois não há como calcular o preçode mercado, nem a fórmulalucratividade-repetitividade do

corpo". A Câmara negou provimentoaos dois recursos. O relator

enfatizou que "tratando-se deatividade ilícita e

atentatória à moral eaos bons costumes,não é possível extrair-se da citada ‘profissão’a indenização pleitea-da".

O acórdão funda-mentou que "extrair-seda ‘profissão’ de garo-ta-de-programa a inde-nização pleiteada se-

ria o mesmo que se ad-mitir, em favor do explo-

rador do jogo do bicho, víti-ma de acidente de trânsito, a

concessão de dividendos não obti-dos no período de sua incapacidade".

E manteve o que a magistrada de primei-ro grau concedera.

Com o trânsito em julgado, inciden-tes de liquidação, falta de juiz nacomarca, pilhas cartorárias etc., na se-mana passada foi expedido o mandadode citação e penhora.

A moça da noite está à espera dopagamento. Já são mais de onze anos dedelonga judicial.

- E a razoável duração do processo?- perguntou na comarca um novel esta-giário, crente na força do inciso 78, doart. 5º da Constituição.

O escrivão foi sincero:-Bem, isso é conversa pra boi dor-

mir...

Page 19: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

19JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012

A cada edição, a con-sultora de moda Júlia Wolf dá dicas de como se vestir bem. Dúvidas podem ser encaminhadas para o email

[email protected]

É MAIO, MÊS DAS NOIVAS!

JORNAL OPINIÃO n 20 de abril de 2012 19

Geralmente o mês de maio lota a agenda das pessoas com convites de casamentos, casamentos de diferentes estilos e sem-pre muito bem executados pelos noivos e profissionais da área de eventos, porém, junto com a alegria de um convite de casamento, vem sempre a dúvida, com que roupa vou?

O casamento noturno é o mais usado hoje em dia na nossa região, então é nele que vamos nos deter.

Quanto mais tarde, mais formal é o casamento, que em geral é marcado das 18 às 20 horas.

Para as noivas quase tudo é liberado, já que, me desculpem os noivos, são a atração principal da fes-ta, mas algumas coisinhas devem ser evitadas pelo bem-estar da feliz noiva.

•Decotes exagerado;•Saltos muito altos,

lembre-se tem uma longa festa para aproveitar;

•Sandálias;•Pulseiras, elas podem

estragar seu vestido se este for de renda, seda ou qual-quer outro tecido fino.

No caso das madrinhas, cuidado, o traje a ser usado, não é uma roupa de baile. Saias franzidas, modelagens muito volumosas, invadem o território da noiva. Com-binar com a noiva quais as cores e o comprimento das roupas faz parte do proto-colo de um casamento, não é uma simples frescura. E se você é madrinha de um casamento, lembre-se, nunca use branco ou preto, essas cores soam proibidas no altar

Para o noivo, uniforme! Terno, fraque ou casaca. As cores escurecem conforme o anoitecer. O mais usual e moderno, é o terno cinza chumbo de três botões, gra-vata escura ou prata e flor branca na lapela (conforme a decoração do evento).

Os padrinhos seguem

a etiqueta do noivo, e se quiserem podem usar a flor na lapela também, que não precisa ser branca desta vez.

Agora sim, a dúvida maior, com que roupa os convidados vão?

Sempre que se recebe um convite de casamento esta dúvida aparece, então vamos lá!

Os noivos se preocu-param pessoalmente com cada detalhe da cerimônia. Passou meses sonhando e planejando este dia e você está sendo convidado a participar desta cerimô-nia, portanto, um pouco de preocupação com o visual cai bem.

Aposte!•Pretinhos “clássicos”;•Tailleurs e vestidos de

tecidos importantes;•Paletós, casaquetos,

Spencer, xales, estolas (como proteção contra o frio), sempre de tecidos finos.

Evite!•Leggins ou fuseaus;•Roupas de lycra ou

cotton;•Jeans•Qualquer peça de roupa

muito esportiva;

Dica!As mulheres não preci-

sam usar vestido longo a não ser que o traje seja es-pecificado no convite e este peça um vestido longo.

Para os homens, o terno é o passaport. Nada de jeans, tênis e roupas espor-tiVas. Smoking, jamais!

Agora é só se produzir e aproveitar a festa!

Beijos e até a próxima semana!

Encantado – O porquinho carismá-tico, trajado com roupa de mestre-cuca voltou à cena. Buti, o mascote da Suino-fest, deu início à divulgação da maior festa gastronômica do Estado. E no últi-mo final de semana esteve interagindo na FestLeite, em Anta Gorda. A perfor-mance com divulgação da Suinofest, agendada para os dias 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de junho, no Parque João Batista Marchese, pôde ser vista no domingo à tarde (29), quando animou a plateia e os visitantes.

Mas este não foi o primeiro even-to ao qual Buti participou neste ano iniciando a maratona de eventos em divulgação a Suinofest. O mais recente foi durante a LeitãoFest, no dia 15 de abril, no município de Putinga. No mes-mo final de semana esteve em Cruzeiro do Sul, na ExpoCruzeiro. O Evento de maior visão foi durante o jogo entre Lajeadense x Internacional, no mês de março, em Lajeado. Buti teve grande visibilidade na televisão ao interagir

com as torcidas de ambos os times.Ainda ligado ao esporte, no dia 16,

o mascote Buti e sua comitiva este-ve participando do programa Show dos Esportes, transmitido pela Rádio Gaúcha. Participou o vice-presidente da Suinofest e coordenador da gastrono-mia, Thiago Fachinetto; o coordenador de eventos, Jair Stefanello; e a secretá-ria da Associação Comercial e Indus-trial (Aci-e), Ana Luiza Britto.

Na edição do ano passado da Suinofest, a figura do Buti recebeu bastante destaque pelos vários eventos do qual participou. Até agora, segundo Stefanello, as saídas para divulgação superaram o número das realizadas na véspera do evento do ano passado. Ele adianta que ações específicas e especiais para Encantado estão sendo programadas para serem aplicadas em breve. A Suinofest é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) com patrocínio más-ter de Dália Alimentos e Sicredi.

Buti intensifica a divulgação da Suinofest

Tiago Fachinetto, Pedro Ernesto e Buti

No jogo entre Lajeadense x Inter

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

SUINOFEST 2012Faltam 34 dias

1818181818 JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012 MUNDO JURÍDICO

"Evita briga, litígio, quiproquó e nãotem importância nenhuma. Isso não écrime. Pode passar depois lá no ́ Tra-íras´ e comprar uns lambarizinhoscongelados, daqueles de rabinhosvermelhos, e depois no ABC, com-prar umas latinhas de Skol e levarpara a outra. Ela vai acreditar que eleestava mesmo na pescaria. Trouxeaté peixe. Além disso, ainda sobraramalgumas latinhas de cerveja da pesca-ria...".

Quem ensina como um homem deveenganar uma mulher para evitar litígios des-necessários no Judiciário é o juiz Carlos RobertoLoiola, do 3º Juizado Especial de Divinópolis (MG). Elesentenciou uma ação reparatória por danos morais envol-vendo duas mulheres que se relacionam com o mesmohomem - um “saidinho” e metido a “rei da cocada preta”,como o magistrado refere na sentença.

No julgado, o juiz Loiola explica com simplicidade ahistória do triângulo amoroso e como poderia ter sido odesfecho sem passar pelo Judiciário se o homem fosse umpouco mais astuto.

O fato veio a público no fim-de-semana, em matériapublicada no Consultor Jurídico, com texto do jornalistaRogério Barbosa.

Para o magistrado, decisão judicial é "um trem quetodo cabra tem que entender". De acordo com a sentença,uma mulher procurou a Justiça para reclamar "por terlevado uma surra da outra, com puxão de cabelo e unhadae tudo o mais que a gente pode imaginar de briga de mulher

Briga de mulheres na disputa por um homem sóUm homem que se relaciona com duas mulheres tem de aprender a mentir para evitar litígios na Justiça. É fácil.

Se ele receber a ligação de uma enquanto está com a outra, basta dizer que está na pescaria com os amigos.

briguenta, dentro de sua própria casa, inva-dida por ela só porque ela estava com o

Nilson, no bem bom, fato que desa-gradou a agressora".

O magistrado compara: "aoutra, esperta, veio acompanha-da de advogada porque percebeuque a coisa não está boa para elanão. E a doutora advogada já des-

pejou uma preliminar de inépcia deinicial e citou muita doutrina e jurisprudên-

cia para demonstrar que no mérito a autoranão tem razão, porque houve agressões recí-

procas”.A sentença também refere que "o rapaz che-

gou à audiência todo tranquilo, se sentindo o rei da cocada,mais desejado que bombom de brigadeiro em festa decriança".

De acordo com peças do processo, o rapaz revelou que“Eu sou solteiro" e não escondeu a dualidade: "Gosto dasduas, tenho um caso com as duas, mas não quero compro-misso com nenhuma delas, não senhor".

O homem disputado pelas duas figurou no processoapenas como testemunha, já que foi de suas namoradas queexigiu indenização da “outra”.

O magistrado iria fixar o valor da indenização em R$ 4mil. Porém, na audiência, a autora da ação chamou a ré de"esse trem". O juiz reconsiderou: reduziu a indenizaçãopara R$ 3 mil, considerando que "ela também não é santanão, deve ter retrucado as agressões". Já há recursoinominado interposto às Turmas Recursais Cíveis de Mi-nas Gerais. (Proc. nº 0123815-27.2011.8.13.0223).

Com dificuldades - ou desinte-resse? - em ingressar no merca-do de trabalho, a moça pas-sou a prestar "serviçossexuais de cama & au-tomóvel" e foi num exer-cício desses que acom-panhou um cidadão, nocarro dele, numa escapa-da conjunta a 140 km. dacapital. Na BR-153 o azar:um acidente de trânsitocausado por caminhão nacontra-mão.

Entre outras perdas, apersonagem central da histó-ria necessitou de internaçãohospitalar (18 dias) e teve umbraço engessado (83 dias). Deixoude auferir rendimentos médios men-sais de R$ 2 mil como garota-de-pro-grama e "com a aparência prejudicada,passou a perceber, no máximo, 10%dessa quantia na atividade desempe-nhada".

Tudo tim-tim por tim-tim na açãoem que pleiteou reparação por danomoral, indenização por lucroscessantes, cobertura de despesas dascirurgias plástica e corretiva do nariz- tudo a ser pago solidariamente pelaempresa dona do caminhão e por seumotorista.

Os réus disseram ser ilícita a pros-tituição, "e impossível pois a indeni-zação por lucros cessantes, porque ocorpo não é bem de capital a gerarlucro".

Os lucros cessantes da garota-de-programa

A juíza acolheu em parte os pe-didos da rapariga. Deferiu repara-ção moral de 100 salários, paga-mento da cirurgia da fratura nasal edas plásticas. Lucros cessantes,não!

Foi por isso que a moça apelou,dizendo que "a prostituição é ativi-dade alternativa no mercado de tra-balho para muitos jovens sem pers-pectiva de emprego". Os réuscontrarrazoaram: "a aferição deeventuais lucros cessantes de pros-tituta é matemática impossível,pois não há como calcular o preçode mercado, nem a fórmulalucratividade-repetitividade do

corpo". A Câmara negou provimentoaos dois recursos. O relator

enfatizou que "tratando-se deatividade ilícita e

atentatória à moral eaos bons costumes,não é possível extrair-se da citada ‘profissão’a indenização pleitea-da".

O acórdão funda-mentou que "extrair-seda ‘profissão’ de garo-ta-de-programa a inde-nização pleiteada se-

ria o mesmo que se ad-mitir, em favor do explo-

rador do jogo do bicho, víti-ma de acidente de trânsito, a

concessão de dividendos não obti-dos no período de sua incapacidade".

E manteve o que a magistrada de primei-ro grau concedera.

Com o trânsito em julgado, inciden-tes de liquidação, falta de juiz nacomarca, pilhas cartorárias etc., na se-mana passada foi expedido o mandadode citação e penhora.

A moça da noite está à espera dopagamento. Já são mais de onze anos dedelonga judicial.

- E a razoável duração do processo?- perguntou na comarca um novel esta-giário, crente na força do inciso 78, doart. 5º da Constituição.

O escrivão foi sincero:-Bem, isso é conversa pra boi dor-

mir...

Page 20: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

20 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012 MIX

Na edição passada, o Jornal Opinião registrou a conquis-ta de segundo lugar do peão

juvenil Gustavo Bastos no Ro-deio de Nova Santa Rita. Além dele, Lucian Ravazio ficou em terceiro na juvenil e Tiago da Costa em segundo na catego-

ria adulta. O professor deles é Mauro Laidens, que no Enart

2011 ficou entre os 10 melho-res chuleadores do Estado.

Simone Giongo

Lucian Ravazio Tiago da CostaMauro Leidens

Chuleadores do Giuseppe

Hospital de Encantado homenageia funcionários no Dia do Trabalho

Encantado - No calendário, o Dia do Trabalho é feriado para a maioria dos tra-balhadores, menos para aqueles que atuam em áreas consideradas “serviços essenciais” como é o caso dos hospitais. Neste ano, o Grupo de Humanização do Hospital Santa Te-rezinha escolheu a música para homenagear os colaboradores.

As equipes foram recebidas nos seus tur-nos ao som de canções entoadas pelo Grupo “Vozes do HBST” na regência do maestro

Gerson de Souza. A apresentação teve dois momentos às 6h45min e às 18h45min para contemplar todos colaboradores que esta-vam trabalhando.

A Rádio Encantado AM esteve presente e transmitiu boletim ao vivo da apresentação da manhã, entrevistando alguns colaborado-res que demonstraram surpresa e emoção com a homenagem recebida. Após a apresen-tação, o Grupo “Vozes do HBST” confraterni-zou com um café da manhã.

Divulgação

Encantado – O hall do Centro Administrativo está mais colorido nesta semana. O local recebe até o dia 25 de maio a exposição “Alegria das Cores”, da artista plástica e escritora portoalegrense Sonia Shalon. Os quadros apresentam pintura em teci-do, madeira, vidro, mesclando materiais palpáveis e reciclá-veis, em molduras com tons e tamanhos variados.

A exposição já esteve na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Carris, Assem-bleia Legislativa do RS e Casa

de Cultura de Lajeado. “Esco-lhi o tema alegria das cores por saber que elas também possuem poderes de cura e

autoestima. A arte é para mim algo fundamental, importante para o futuro de todos nós”, explica Sonia.

Exposição no hall do Centro AdministrativoEliane A. Fachinetto

Page 21: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

2121212121JORNAL OPINIÃO 4 de maio de 2012ESPECIAL

VEM AÍ: TUDO POR AMOR 2012 AGUARDEMMM!!!!

EnerEnerEnerEnerEnergia no Vgia no Vgia no Vgia no Vgia no Veloterra Noturnoeloterra Noturnoeloterra Noturnoeloterra Noturnoeloterra NoturnoSábado dia 28-04Sábado dia 28-04Sábado dia 28-04Sábado dia 28-04Sábado dia 28-04ParParParParParque João Batista Marque João Batista Marque João Batista Marque João Batista Marque João Batista Marquesequesequesequesequese

ARTISTA DA SEMANANil Ribeiro, apresenta o progra-ma Controle Remoto das 20:00as 22:00 e Pura Emoção das22:00 as 24:00 de segunda asexta.

Mande uma mensagem para [email protected]:Jucenil RibeiroFUNÇÃO:Comunicador/Comercial/MóvelANIVERSÁRIO:03/12SIGNO:SagitárioESTADO CIVIL:SolteiroFILHOS:NãoUMA PESSOA QUE ADMIRA:DeusFILME PREFERIDO:Os Filhos De FranciscoCOMIDA PREDILETA:Pizza

UM MOMENTO INESQUECÍVEL NA VIDA:Primeiro dia na Energia PopUMA MÚSICA MARCANTE:No Dia Que Saí De CasaPOR QUE GOSTA DE TRABALHAR NA ENERGIA POP FM?Porque aqui somos uma famíliaUM CONSELHO PARA QUEM QUER SEGUIR CARREIRA COMO PROFISSI-ONAL DE COMUNICAÇÃO:Nunca DesistaPRA TERMINAR: A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortinase feche e a peça termine sem aplausos.

Promoção Mês das Mulheres Energia PopOuvinte: Francieli Daroit de Nova Bréscia

Energia na FestLeiteAnta Gorda RS

Page 22: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

22 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012 POLÍCIA

HENRIQUE PEDERSINI

Encantado - Durante a madrugada da quinta-feira (03) a Brigada Militar foi acionada para atender um furto na Feira do Produtor, as imediações da antiga prefeitura de Encantado. O local foi revirado e um freezer foi furtado, além de alguns alimentos. O presidente da Feira do Produtor Mauro Marques lamenta os prejuízos. “ várias coisas foram roubadas, mas a principal é o freezer que foi levado, além da mercadoria que foi espa-lhada pelo chão e acabou desconge-lando” afirmou ele. Marques ainda lembra que é a quarta vez que o local é arrombado para roubo.

AGRESSÃONo início da tarde da quinta-feira

(26), a Brigada Militar de Muçum foi acionada para atender um desenten-dimento entre vizinhos no Bairro São José. João Antônio de Almeida, 43 anos, popularmente conhecido como “Boludo”, foi preso e encaminhado ao presídio de Encantado. A mãe e a sobrinha foram encaminhadas para atendimento médico.

FURTO DE CARRONa quinta-feira (26), o advogado

Eduard Fontana, 39 anos, esteve na Brigada Militar de Encantado ontem informando que teve o veículo FORD RANGER XLT 13F, de placa HAN - 7468, furtado durante a madruga-da de ontem. Conforme registro, a vítima deixou o veículo estacionado na rua Eduardo Satler por volta das 22h de quarta-feira (26) e só perce-beu o furto por volta das 8h do dia seguinte.

FUGANo domingo (29), a Polícia Rodo-

viária Estadual de Encantado tentou a abordagem a um motociclista sendo que o condutor fugiu e na persegui-ção entrou no Posto JR, em Arroio do Meio. O condutor caiu na Vala de troca de óleo, causando lesões no mo-

torista de 43 anos e na caroneira. A PRE de Encantado flagrou no mesmo domingo (29), 5 motoristas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação.

ACIDENTENo final da tarde da segunda-feira

(30), um acidente de trânsito na ERS-130, próximo da Cosuel em Palmas - Arroio do Meio, resultou em duas pessoas feridas. O Abalroamento foi entre um caminhão conduzido por Diego Dameto, de Arroio do Meio e a motocicleta guiada por Rodrigo Lopes Nunes, tendo como caroneiro, Diogo Luige, ambos de 20 anos e rocassalenses. Rodrigo e Diogo sofre-ram graves lesões e foram levados ao Hospital Bruno Born em Lajeado.

FURTOPor volta das 11h da manhã da

segunda-feira (30), foi furtado um boné de um estabelecimento comer-cial localizado no bairro Planalto, em Encantado. O jovem entrou na loja MC variedade e levou o objeto. A proprietária acionou a Brigada Militar que deteve o acusado de 21 anos, morador do bairro Navegantes. O acusado, que já havia de desfeito do objeto, foi reconhecido pela vítima. O jovem foi encaminhado a Delegacia de Polícia, mas não foi autuado em flagrante em virtude do baixo valor do furto.

ACIDENTENa manhã dessa quinta-feira (03),

na ERS 129 Encantado um acidente envolveu um Caminhão com placas de Encantado , conduzido por Juares Marques da Silva, 40 anos, de Bom Retiro do Sul. E uma Caminhonete tendo como motorista Irno Fraporti, 62 anos, morador de Encantado. Os dois veículos se chocaram quando o condutor da caminhonete obstruiu a frente do Caminhão ao tentar cruzar o asfalto para acessar uma rua secundária . Ninguém se feriu , houve somente danos materiais nos veícu-los (foto) .

Feira do Produtor é alvo de ladrões

Ação dos bandidos aconteceu na madrugada de ontem (3)

Caixas ficaram espalhadas no local.

Presidente Mauro Marques lamentou os

prejuízos ao repórter da Rádio Encantado AM,

Dilamar dos Passos

Caminhonete era conduzida por Irno Fraporti

Fotos: Henrique Pedersini

Page 23: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012 23

Henrique Pedersini

CLASSIFICADO, LEÃO AGUARDA ADVERSÁRIOS

Os dois times venceram os jogos de ida das semifinais da categoria principal na casa dos adversários. O XV surpreendeu o Copalto, no Batingão, e

goleou por 4x0 (foto). Em Arroio Augusta Alta, o Esperança bateu o Gaúcho por 2x1. Primeiro finalista será conhecido neste sábado (5), no confronto da volta

entre XV e Copalto. Gaúcho e Esperança jogam no domingo (6).

PáGinA 25

AMADOR DE ROCAxV DE nOVEmbRO E ESpERAnçA

FICAm mAIS pERtO DA FInAL

GAUCHÃO DE VáRZEAjOGOS DE DOmInGO DEFInEm

mAIS DOIS SEmIFInALIStAS

Clube Atlético navegantes e nacional da Santa Clara já estão classificados

PáGinA 24

COLUnA DE niLSOn DEBORTOLi - Página 26

Henrique Pedersini

Henrique Pedersini

O EC Encantado conhece neste final de semana os rivais da Segunda Fase. A classificação do time de Danilo Mior veio com

vitória sobre a Associação Garibaldi no sábado (28) nas Cabriúvas. na terça-feira (1º), o Leão perdeu para o Gramadense fora de casa e terminou a primeira fase em terceiro do Grupo. O

elenco intensifica os treinos para a próxima etapa.

COPinHA DE JUVEniS

PáGinA 27

Encantado – A chuva e o frio do sábado (28) à noite tornaram a segunda etapa do Campeonato Regional de Veloterra ainda mais emocionante. As provas notur-nas, com muito barro, foram realizadas na pista montada no Parque João Batista Marchese.

A prova recebeu cerca de 250 pilotos, de mais de 70 mu-nicípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que fizeram bo-nito nas 17 baterias. Ao longo da noite de sábado, mais de 1,5 mil pessoas visitaram o parque para conferir as competições.

Anapaula Gotardi

Encantado – A Secreta-ria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo, no intuito de incentivar as mais diversas modalidades esportivas e de proporcionar novas alterna-tivas de esporte, iniciou em março as tratativas para que o município volte a ter uma escola de patinação artística.

Com o apoio da secretaria, a Cia Patinação Sobre Rodas

estará iniciando seus traba-lhos no dia 7 de maio, às 17h, no Ginásio de Esportes do Parque Municipal João Batista Marchese. Estão abertas inscrições para turmas de iniciantes – a partir de três anos –, infantil, intermediário, adulto e máster.

Mais informações pelos telefones (51) 8121-112 ou (51) 8195-0430.

VELOTERRA nOTURnO250 pILOtOS DISpUtAm AS pROVAS nO pARQUE

OUTROS ESPORTESEnCAntADO VOLtA A tER

ESCOLA DE pAtInAçÃO

Page 24: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

24 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012

GAUCHÃO DE VÁRZEA

NACIONAL E NAVEGANTES ESTÃO NA SEMIFINAL

Fotos: Henrique Pedersini

ÚLTIMA RODADA - 6/MAIO

Luiz De freitas - Nacional - 8 golsGiovani - Hoolygans - 4 gols

Eloir Daltoé - Nacional - 3 gols

GOLEADORES

No feriado da terça-feira (1º), foram disputados os jogos válidos pela sexta rodada do Campeonato Gaúcho Polar de Várzea. No primeiro jogo da tarde, o Na-cional venceu o Caballeros pelo placar de 6 a 1. Na segunda partida, em confron-to muito disputado, o Clube Atlético Navegantes derrotou o Arsenal por 3 a 1

HENRIQUE PEDERSINI

NACIONAL 6 X 1 CABALLEROS Pela chave B, o Nacional da Santa Clara garantiu sua

classificação ao golear o Caballeros pelo placar de 6 a 1. O Nacional começou melhor na partida. O time do bairro Santa Clara chegou a marcação do seu gol aos 27 minutos, após cruzamento, Luiz Henrique de Freitas, o Luizinho, acertou um belo chute e abriu o marcador. Aos 35 minutos veio o empate, após cruzamento, o lateral Neimar Alves tentou afastar a bola e acabou marcando gol contra. A arbitragem anotou o gol para o atacante

Gustavo Capelari.

POLÊMICA Logo no início da segunda etapa, aos dois minutos,

a bola foi lançada para o atacante do Nacional Eloir Daltoé, o jogador ficou na frente do gol e com um leve toque encobriu o goleiro Eduardo Weber do Caballeros, a bola bateu na parte interior da trave ,e segundo o árbitro Eloi Labres teria ultrapassado a linha. A ar-bitragem confirmou o gol, resultando em revolta dos jogadores do time adversário.

GOLEADA O Nacional aproveitou bem os espaços deixados

pela defesa adversária. Aos 19 minutos Eloir marcou o seu segundo gol na partida, o centroavante recebeu na entrada da área, tirou o goleiro e o marcador da jogada e empurrou a bola para o fundo das redes. Aos 26 minutos Luizinho arrancou em velocidade e bateu cruzado, marcando seu segundo gol na partida e oitavo na competição. Leonardo Turatti e Rodrigo Belotti fecharam a goleada em 6 a 1 para o Nacional.

Nacional: Andre Capalonga; Nei-mar; Ramon; Robson; e Eneias(Belotti); Carli; Marlon (Rafael); Elisandro e Marcelo Fontana(Leonardo); Luizinho e Eloir(Hermes) Tecnico: Mateus Fontana

Caballeros: We-ber; Maicon(Rogério); Lanzini;Alexcsandro(Ricardo) e Bruno(Edimar); Bassani(Douglas); Evandro;Paulo Lisboa; Luis Carlos; Gus-tavo Capellari (Daniel) e Diogo Fede-rizzi (Tiago oliveira) Técnico: Rodrigo Fleck

Arbitragem: Eloi Labres; Gelson Duck; Jeferson Batista

FICHA TÉCNICA

Destaques do Nacional: Eloir, Luizinho, Marcelo e o técnico Mateus

NAVEGANTES 3 X 1 ARSENAL No outro jogo da tarde, o Nave-

gantes bateu o Arsenal pelo placar de 3 a 1. Com o resultado, o CAN assegu-rou participação na próxima fase. Em jogo bastante disputado, o Navegantes mostrou-se superior. Aos 23 minutos, após contra-ataque comandado por Ezequiel Fraporti a bola foi rolada para trás, o articulador Bica chutou forte para abrir o placar. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, Ezequiel de cabeça marcou seu segundo gol na partida aumentando a vantagem para o CAN. Aos 41 minutos da segunda eta-pa, Juliano Fontana cobrou falta com perfeição e descontou o marcador.

SEGUNDO TEMPO

A adrenalina tomou conta da maio-ria dos jogadores. logo no início da se-gunda etapa, jogadores de ambos os ti-mes passaram a discutir e até encarar a arbitragem. Aos 13 minutos, em novo contra-ataque comandado por Zequi, a bola sobrou para Erick Dutra que ba-teu no canto do goleiro para amplian-do novamente a vantagem do CAN.

JOGO TRUNCADO Após o gol, o jogo ficou mais restri-

to a jogadas no meio-campo. As poucas oportunidades em que o Arsenal leva-va algum perigo eram nas jogadas tra-madas pelo meia Cristian Muller. Já o CAN trocava passes na intermediária, na maioria das vezes com os experien-tes Sabino e Didi. No final da partida alguns jogadores do Arsenal protesta-ram contra a arbitragem.

Navegantes: Maurício; Sabiá (Francis); Renan; Gabriel e Ma-xuel; Ramon; Róbson; Bica e Rodrigo; Erick e Zequi. Técnico: Dilton

Arsenal: Douglas;Alessandro (Edelvan); Bili; Marquinhos e Altair; Tadeu (Borela); Postal (Leonir); Juliano e Cristian; Thales e Jones. Técnico: Adir Moretto

Arbitragem: Gelson Schuck; Eloi Labres e Jeferson Batista.

FICHA TÉCNICA

Time do Nave-gantes lidera a Chave A com 7 pontos

CHAVE AClube PG J GP GC SGCAN 07 03 07 04 03Arsenal 06 03 09 06 03Inter- BC 04 03 06 05 01Bohemios 04 03 05 06 -1J.e Misturados 01 04 05 09 -4

CHAVE BClube PG J GP GC SGNacional 07 03 15 05 10Hoolygans 04 02 07 02 05Caballeros 03 02 05 06 -1Renegados 00 03 04 18 -14

CLASSIFICAÇÃO

Os três jogos acontecem no domingo (6). Pela manhã, no Bairro Santa Clara, se enfrentam Arsenal e Internacional da Barra do Coqueiro. Os dois times têm chances de classificação.

À tarde, nas Ca-briúvas, às 14h, jogam

Hoolygans e Caballeros, quem vencer fica com vaga, o empate encami-nha o Hoolygans para próxima fase. Às 16h jogam Clube Atlético Navegantes, já classifi-cado, e Bohemios que precisa vencer para ter chances de classifica-ção.

Page 25: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

25JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012

Na outra semifinal, em Arroio Augusta Alta, o Gaúcho rece-beu o Esperança. O time visitante venceu pelo placar de 2 a 1. Com o resultado o esperança joga pelo empate no jogo de volta, que será realizado em Fazenda Lohmann, no domingo.

XV E ESPERANÇA A UM EMPATE DA DECISÃO

AMADOR DE ROCA

GAÚCHO 1X2 ESPERANÇA

SÁBADO (5)XV de Novembro x Copalto(Titulares x Aspirantes)DOMINGO (6)Gaúcho x EsperançaEsperança x Sete de Setembro

SEMIFINAIS - JOGOS DA VOLTA

Os dois times venceram na casa dos adversários e abriram vantagem na semifinal

Roca Sales - No domingo (29), no Batingão, o Co-palto recebeu o XV de Novembro. Mesmo jogando fora de casa, o XV de Novembro venceu pelo placar de 4 a 0. Marcio de Conto abriu o marcador e Jean anotou os outros três gols. No próximo sábado, os times voltam a se enfrentar, em jogo que definirá um dos finalistas do campeonato rocassalense.

PLANEJAMENTO Durante a semana que antecedeu o duelo pelas

semifinais, a comissão tecnica, jogadores e dirigentes do XV de Novembro fizeram reuniões buscando definir estratégias para o enfrentamento contra o Copalto. Se-gundo alguns jogadores, esse foi um fator determinante para a grande atuação do time comandado por Renato Vígolo.

A PARTIDA Em decisão tomada no decorrer da semana, o XV de

Novembro entrou em campo adotando o esquema 3-5-2, para neutralizar as investidas ao ataque do Copalto, comandadas pelos atacantes velocistas Ezequiel Fra-porti e Ricardo Bronca. A estratégia deu certo. Mesmo com a pressão dos seus torcedores, o Copalto não con-seguia levar perigo a meta defendida pelo goleiro Sergio Benini. Já o ataque do time de Renato Vígolo assustava a todo momento. Logo aos 12 minutos, o goleiro Luciano Vian fez grande defesa, mandando a bola para escanteio após chute de fora da área. Na cobrança, Marcio de Con-to antecipou-se, e de cabeça, abriu o marcador.

GOLEADOR O time visitante seguiu pressionando, aos 23 minu-

tos o atacante Jean marcou o segundo gol do XV, ao des-viar chute da entrada da área. O time de Renato Vígolo parecia à vontade no Batingão, após troca de passes no ataque, a bola foi rolada para trás e Jean chutou no can-to de Vian ampliando o marcador para 3 a 0. o Copalto até tentava criar algumas chances, mas esbarava na forte marcação do visitante.

SEGUNDA ETAPA O XV diminuiu o ritmo no segundo tempo, passou a

trocar passes e cadenciar a partida. O Copalto melhorou

no jogo, criou algumas situações de gol, principalmen-te em chutes de fora da área. O treinador do Copalto, Darcy Muller citou um dos motivos da derrota em casa. “Eles chegam no ataque e fazem a gente chega e perde, essa é a diferença” comentou Muller durante a partida, após uma das chances disperdiçadas. O XV de Novem-bro ainda chegou a marcação do seu quarto gol. Após cruzamento, Jean marcou seu terceiro gol na partida, fechando o placar em 4 a 0 para o time visitante.

DESTAQUES Jeferson Gedoz e Guilherme Pereira comandaram o

meio-campo do XV de Novembro na vitória diante do Copalto, os articuladores tiveram participação em todos

os gols do time vencedor. Dos 31 gols que o XV marcou, 15 foram marcados pelo articulador Jeferson Gedoz. O atleta é o artilheiro da competição.

JOGO DE VOLTA Neste sábado (05) O XV de Novembro recebe o

Copalto, em partida de volta pela fase semifinal da com-petição. Jogando fora de casa, o Copalto precisa de duas vitórias sobre o time mandante. A primeira delas no tempo normal, como o regulamento não utiliza o saldo de gols como critério, uma vitória por qualquer placar leva o duelo para prorrogação. Onde o time do Batin-gão precisa vencer novamente para assegurar vaga na finalíssima.

HENRIQUE PEDERSINIFotos: Henrique Pedersini

XV de Novembro largou com vitória na semifinal

OS DESTAQUES

Jeferson Gedoz, Jean e Gui Pereira, do XV de Novembro

Copalto não conseguiu fazer valer o fator local

No jogo preliminar do duelo de sábado (28), pela categoria de aspirantes, Sete e Esperança empataram em 2 a 2. Nesse domingo, os dois times voltam a se enfrentar em Fazenda Lohmann, para decidir quem será o finalis-ta. Já no domingo (29), no Batingão, o XV de Novembro bateu o Copalto pelo placar de 1 a 0. No próximo sábado (05) ocorre o jogo da volta no campo do XV.

ASPIRANTES

Page 26: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

26 JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012

• Na copa Federação Gaúcha de Futebol Sub 17, no sábado (28), o Encantado venceu por 3 a 2, de virada, me Gari-baldi. Na terça-feira (01), jogando em Gramado, frente ao Gramadense, o Encantado foi derrotado por 2 a 0 e obteve vaga para a próxima fase ficando com a terceira colocação na chave D. O Encantado folga na última roda-da, foram quatro jogos com quatro vitórias e quatro der-rotas, agora o leão espera definição da FGF para estreia na segunda fase.

• Fundado em 04.05.1952, o Círculo Operário Encantaden-se completa na sexta-feira (04), o seu 60ª aniversário e recebe nossos cumprimentos.

• No domingo (06), acontece o 1ª Encontro de Ex Atletas do Avenida, a ser realizado no estádio das Cabriúvas. Com jogo de confraternização e depois almoço no Restaurante Panorâmico do estádio das Cabriúvas. O Avenida foi fun-dado em 09.01.1977, tem 35 anos.

• Temos mais uma equipe filiada a ACEST para atuar nos sábados a tarde. É o Botafogo da Constância de Roca Sales para acertar jogos falar com Zé Mario pelo telefone (51) 9707-7661 ou Amauri (51) 3753-2431.

• A 2ª Copa Dália Clube Comercial de Futebol Sete, na categoria livre, está chegando ao final de sua fase classifi-catória.

• Pelo Gauchão Polar de Várzea, que está sendo disputado nas Cabriúvas, restam três jogos para o encerramento da fase classificatória.

• O 15ª Municipal de Futsal de Doutor Ricardo terá no sábado (05) a realização da quarta rodada.

ACESTAmistosos realizados - 28/04Los Acumulados 3 X 1 Abutres

Pumas 2 x 1 Juventude-LPavilhão IX 4 X 2 Hoolygans

Cruzeiro 4 X 1 Toma 10Paloma 3 X 2 Guaporé

Xurupita 3 X 2 OperárioPrimavera 3 X 5 Ouro Verde

Moranga Mec 1 X 1 São José-CANSakemihouse 2 X 4 JuventusFortes e Livres 1 X 3 Arsenal

Racing 1 X 0 ManchesterJacaré 4 X 1 BohemiosBenfica 8 X 4 Alvorada

Bolerage 3 X 0 CaballerosAjax 1 X 1 Juventude-RS

Sempre Unidos 1 X 5 Botafogo-NBLuccar 2 X 1 La Pelota

Amistosos Sábado 05/05Azulão - Pumas X Caballeros

Sakemihouse X BenficaCruzeirão - Cruzeiro X Concórdia

Racing X BolerageBaixada - Albatroz X Juventus

Alvorada X vet. TiradentesLambarizão - Juventude X Bohemios

Sport Star X Los AcumuladosSerranão - Serrano X Jacaré

Vet. Serrano X Boa UniãoA. Meio - Tá Ruim Tá Bom X Arsenal

Cabriúvas - Hlera X MuçumA.Meio - Sokellos X Hoolygans

Muçum - Pavilhão IX X XurupitaJacão - Paloma X ManchesterBarão - La Pelota X Inter-BCRoca Sales - Toma 10 X Ajax

A.Meio - Tomivô X Botafogo-NBRoca Sales - Juventude-RS X Luccar

Relvado - Juventude X Tigrinho

Roca Sales - Em amistosos, no sábado (28), em Roca Sales, frente a equipe de CTE, o CFM conseguiu 4 vitórias em 4 jogos nas categorias 1997 venceu pelo placar de 3 a 2, com gols de Wesley de Freitas, Yuri Agnoletto e Cassiano de Amaral. Na categoria de 1999, o CFM aplicou uma goleada de 5x1, com gols de Rangel Invernise (2), Carlos Bronca, Andre Zanchetti e Leonardo Luft. Na categoria 2003 venceu por 5 a 2 com gols de Luan Maceda, Lucas Turatti (2) e Eduardo de

Souza (2). Na categoria 2001 venceu pelo placar de 4 a

1 e os gols foram marcado pelo Willian Damasio (2), Fabricio Zotti (2) e Aldir BeniKa.

Resultados:1997 - CFM 3 X 2 CTE1999 - CFM 5 X 1 CTE2001 - CFM 4 X 1 CTE2003 - CFM 5 X 2 CTE

CFM CONQUISTA QUATRO VITÓRIAS

CERÂMICA CONZATTI GOLEIA DÁLIANa sexta-feira (27) ocorreu mais um rodada

do Campeonato de futebol Sete do Clube Comer-cial na categoria Livre. Folgaram os times La Bar-ca e Maori. Confira os resultados:

Cerâmica Conzatti 7 X 2 DáliaEnrique 6 X 8 TN Recuperadora de Valores

MM Sports 6 X 6 SepameNessa sexta-feira (4) teM rodada. Folgam En-

rique e Sepame. Confira os confrontos:Cerâmica Conzatti X TN Recuperadora de Va-

loresMM Sports X DáliaLa Barca X Maori

Encantado – A chuva e o frio do sábado (28) à noite tornaram a segunda etapa do Campeona-to Regional de Veloterra ainda mais emocionante. As provas noturnas, com muito barro, fo-ram realizadas na pista monta-da no Parque João Batista Mar-chese. A prova recebeu cerca de 250 pilotos, de mais de 70 mu-nicípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que fizeram bo-nito nas 17 baterias. Ao longo da noite de sábado, mais de 1,5 mil pessoas visitaram o parque para conferir as competições.

As condições da pista e a gar-ra dos pilotos garantiram um espetáculo para o público, que não se intimidou com as con-dições climáticas. O evento foi uma parceria entre a empresa André Produções e Eventos e a Secretaria Municipal da Juven-tude, Desporto e Turismo de En-cantado. A secretária Anapaula Gotardi comemora o sucesso da promoção. “Gosto muito dos esportes a motor e no cargo que ocupo quero fazer valer a pena, quero realmente poder colabo-rar com a juventude, o desporto e o turismo de Encantado. Even-

tos como esse são uma prova do nosso potencial”.

Ela garante também que apoiará as iniciativas que ve-nham a incentivar o esporte e a valorizar os desportistas. A secretária anuncia ainda que “o próximo passo nesse sentido é retomar as tratativas para a construção de uma pista exclu-siva para a prática do veloterra, que é notadamente uma paixão de grande parcela dos jovens en-cantadenses”.

A etapa de número dois do Campeonato Regional de Velo-terra foi supervisionada pela Federação Gaúcha de Motoci-

clismo (FGM) e contou com a parceria das secretarias muni-cipais de Obras, que construiu a pista e proporcionou as condi-ções necessárias para os pilotos acamparem no parque durante o fim de semana, da Secretaria da Saúde que se fez presente com ambulância e enfermeiros para dar apoio, e a Brigada Militar que monitorou o movimento e garantiu a segurança do evento.

Os organizadores do evento agradecem a todos que colabo-raram com o sucesso do mesmo. Os resultados das provas podem ser acessados no site www.fiel-promocoes.com.br.

MAIS DE 1,5 MIL PESSOAS ACOMPANHAM O VELOTERRA NOTURNO

Apesar da chuva, público compareceu

Anapaula Gotardi

A terceira rodada do 15º Campeonato Muni-cipal de Futsal de Doutor Ricardo aconteceu na sexta-feira (27), no ginásio municipal de esportes. Confira os resultados:

Infantil Cruz Azul 8 0 Boca JuniorsVeteranosConstruvale 5 X 1 Rio verdeCobra d’agua 0 X 10 São JoséJuniores 2 X 5 independente

Puma 2 X 5 GladiadoresNessa sexta-feira ocorrem os jogos da quarta

rodada:InfantilKueraz F.C. X Os Valdo F.CVeteranosIndependente X ConstruvaleSão Brás X KuerazCobra d’agua X JunioresSão José X Real Matismo

FUTSAL DE DOUTOR RICARDO

Page 27: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

27JORNAL OPINIÃO n 04 de maio de 2012

Por Henrique Pedersini

A PARTIDA O Encantado não teve a mesma facilidade do primei-

ro turno, quando venceu o Garibaldi, fora de casa, pelo placar de 3 a 1. No duelo do último sábado, o visitante precisava vencer para seguir com chances de classifi-cação. O time treinado por Marcos Fuao saiu na frente logo aos dois minutos de partida, após cruzamento Brenner cabeceou para o fundo das redes do goleiro Isaías. O Leão foi para cima do adversário, e perdeu boas chances de igualar o marcador em jogada indivi-dual de Ronaldo e no cabeceio do zagueiro Possamai . Somente aos 32 minutos foi que o Leão conseguiu o em-pate. O gol veio dos pés do centroavante Ronaldo, que anotou o seu terceiro gol no campeonato. Mesmo com o empate, o time de Danilo Mior encontrava dificuldades para chegar ao ataque.

GARIBALDI NA FRENTE O Leão voltou para segunda etapa mais ofensivo.

Mior sacou o volante Leo, e mandou a campo o atacante Yan. Porém foi o Garibaldi quem chegou a marcação do gol. Aos 27 minutos, em contra-ataque, a bola foi cruza-da para área e Paulista completou de cabeça, deixando o time visitante novamente em vantagem.

VIRADA O jogo encaminhava-se para o fim e o Garibaldi pas-

sou a defender-se. Aos 35 minutos, após cobrança de escanteio, o defensor Possamai antecipou-se e mandou a bola para o gol. O zagueiro anotou seu quarto gol na competição. Aos 38 minutos, em jogada comandada por Yan, a bola foi rolada para o meio da área, Alex Junior bateu firme para virar o jogo e garantir a vaga do Leão na próxima fase.

DESTAQUE O grande destaque do Encantado no Gauchão vem

sendo o centroavante Ronaldo. O jogador, que mora com os pais na cidade de Doutor Ricardo, chama a atenção pela intensidade que disputa os jogos, além da tecnica que demonstra, como no gol contra o Brasil de Farroupilha, onde após vencer os dois zagueiros adver-sários, Ronaldo mandou a bola para as redes com um leve toque encobrindo o goleiro.

Destaques da vitória no sábado: Possamai, Júnior, Jé e Ronaldo

LEÃO CLASSIFICADO PARA A SEGUNDA FASENo sábado (28) o Encantado recebeu o Garibaldi no estádio das Cabriúvas,

em jogo válido pela oitava rodada da primeira fase do Gauchão Juvenil sub 17. Em jogo muito disputado, os comandados de Danilo Mior venceram pelo placar

de 3 a 2. Com a vitória, veio a confirmação da vaga para próxima fase

Fotos: Henrique Pedersini

Nome: Ronaldo PeruchiniData de Nascimento:

04/09/1996Onde Mora: Doutor Ricardo

Peso: 75 KgAltura: 1,81 m

Posição: Centroavante

DESTAQUE DA PRIMEIRA FASE

Na terça-feira (01), o Leão foi até Gramado enfrentar o Gramadense. Como tinha laguns jogadores pendurados com dois cartões amarelos, o Encantado poupou alguns titulates. O Gramadense venceu por 2 a 0. O time de Danilo Mior folga na última rodada e agurada a definição dos adversários para próxima fase.

DERROTA EM GRAMADO

O treinador Danilo Mior e o preparador físico Werner terão, no mínimo, uma semana para trabalhar os atletas para próxima fase. Uma vez que o Leão folga nessa rodada, e a próxima fase só inicia após o dia 09, já que existem jogos atrasados para serem recuperados.

A ideia de Danilo é realizar trabalhos específicos para corrigir problemas individuais de alguns atle-tas e também realizar coletivos para rever algumas situações de jogo a serem aprimoradas.

PRÓXIMA FASE

Clube PG J GP GC SG1. Caxias 18 6 22 02 202. Gramadense 16 6 14 03 113. Encantado 12 8 12 16 -44. Garibaldi 03 7 20 04 -165. Brasil-FAR 01 7 07 18 -11

CLASSIFICAÇÃO

Grupo tem uma semana para treinar

Page 28: Jornal Opinião 4 de Maio de 2012

Encantado, 04 de maio de 2012

CHINA

Página 9

SÉRIE

Arquivo pessoal

SÉRIE

O dia a dia de Darlan Boaro em

Shanghai

Diogo Daroit Fedrizzi

ROCA SALESOperários trabalham no aterramento da galeria

Página 10

ENCANTADOPalestra aborda candidatura

de consenso para prefeitoPágina 10

Caroline Rodrigues