jornal do Ônibus de curitiba - edição 24/07/2014

16
Três estados do sul querem tirar liderança no setor de Minas Gerais Economia Região Sul quer ser líder na produção de leite (Página 16) A n o t í c i a n o p o n t o . Curitiba, Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 Número 2.005 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Literatura (Página 8) Escritor Ariano Suassuna morre aos 87 anos Laboratório refinava droga em Piraquara Futebol Seleção Cidade Alex diz que não é responsável por fase do Coxa Taffarel é confirmado na comissão de Dunga Rua XV vai ganhar vagas de Estar (Página 13) (Página 12) (Página 7) Divulgação Chapéu titulo titulo titulo titulo titulo titulo titulo titulo A seleção brasileira masculina de vôlei mostrou bom humor na véspera da estreia na fase final da Liga Mundial. Nim fugitiat. Eperum la ant as senihilla co (Página xx) Eleições 2014 Campanha política não começa por falta de grana A campanha política nas ruas de Curitiba está quase invisível. Liberados desde o dia 6, candidatos vão começar a agir apenas em agosto por contenção de custos e por “ressaca” da Copa. (Página 3) (Página 15) Construção civil com o pé no freio Sondagem na área da construção civil feita pela CNI – Confederação Nacional da Indústria aponta queda pelo sétimo mês consecutivo, inclusive com redução no número de empregos. (Página 11) Divulgação SMCS Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 01-Apr-2016

235 views

Category:

Documents


17 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Três estados do sul querem tirar liderança no setor de Minas Gerais

Economia

Região Sulquer ser líder na produçãode leite

(Página 16)

A n o t í c i a n o p o n t o .

Curitiba, Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 Número 2.005 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Literatura

(Página 8)

EscritorAriano Suassunamorre aos87 anos

Laboratório refinavadroga em Piraquara

Futebol

Seleção

Cidade

Alex diz que não é responsávelpor fase do Coxa

Taffarel é confirmadona comissãode Dunga

Rua XVvai ganhar vagasde Estar

(Página 13)

(Página 12)

(Página 7)

Divulgação

Chapéu

titulo titulotitulo titulotitulo titulotitulo titulo

A seleção brasileira masculina de vôlei mostrou bom humor na véspera da estreia na fase final da Liga Mundial. Nim fugitiat. Eperum la ant as senihilla co(Página xx)

Eleições 2014

Campanha política não começa porfalta de granaA campanha política nas ruas de Curitiba está quase invisível. Liberados desde o dia 6, candidatos vão começar a agir apenas em agosto por contenção de custos e por “ressaca” da Copa. (Página 3)

(Página 15)

Construção civil com opé no freio

Sondagem na área da construção civil feita pela CNI – Confederação Nacional da Indústria apontaqueda pelo sétimo mês consecutivo, inclusive com redução no número de empregos. (Página 11)

Divulgação

SMC

S Divulgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

COMERCIAL (41) 3263 2002

EDITORIAL

O segredo da felicidade

é liberdade e o segredo da liberdade, coragem.”

(Thucydides)

A literatura brasileira em luto

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoQuinta-feira, 24 de Julho de 20142 grupor3a.com

ACONTECEU24deJULHO

A missão Apollo 11 retorna à Terra, pousando próxima ao Havaí.

Tropas iraquianas começam um massivo ataque contra o Kuwait.

-Ministério Público terá laboratório para combater crimes financeiros.

-Meta do COB é fazer com que Brasil fique entre os 10 melhores nas Olimpíadas.

-Reabertura do Refis aumentará arrecadação federal em torno de 2%.

- Chacina da Candelária faz 21 anos e ONGs dizem que nada mudou.

-TCU responsabiliza diretores da Petrobras por compra da Refinaria de Pasadena.

-Saída de dólares do país chega a US$ 4 bilhões em balanço parcial de julho.

Hiram Bingham descobre a cidade inca de Machu Picchu, no Peru.

Frase do dia

Imagem do Mundo

Cachorro sacode a água do corpo depois de um mergulho no mar durante o quente verão, em Brighton, sul da Inglaterra

Luke MacGregor/Reuters

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

Damir Sagolj/Reuters

1990

1969

1911

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

12ºmín

18ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Pancadas de chuva e trovoadas

Nublado

Pancadas de chuva e trovoadas

Santa Cristina

A arqueologia não serve apenas para descobrir os dinossauros enterrados pelo mundo. Ela também pode confirmar a existência dos santos mártires que marcaram sua trajetória na história pela fé em Deus. Foi o que aconteceu com santa Cristina, que teve sua tradição comprovada somente no século XIX, com as descobertas científicas desses pesquisadores.

O mês de julho de 2014 vai ficar marcado como um mês de luto para a literatura brasileira. Em poucos dias, três destaques da cultura nacional faleceram. João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e ontem foi a vez de Ariano Suassuna. Os três contribuíram muito para o país, ao revelar aspectos da cultura nacional e prin-cipalmente discutir como nós brasileiros somos.

João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna mostra-ram muito do povo nordes-tino e como resto do país

tem mais semelhanças do que diferenças entre as po-pulações das diversas regi-ões do país.

Rubem Alves foi acima de tudo um grande pen-sador. Ele escreveu muito sobre o ponto mais frágil do Brasil, que é a educação. Alves era um especialista e que conhecia a fundo os métodos pedagógicos do país. Talvez pudesse ter sido um grande colaborador dos governos, mas nunca foi re-quisitado.

E qualquer maneira, suas ausências serão sentidas. n

CURIOSIDADES

Concurso nº 3542

Concurso nº 1619

Concurso nº 603 - SÃO CAETANO/SP

Concurso nº 1471

16-33-41-61-75

05-08-17-42-46-47

03-37-46-57-59-63-78

02-04-10-13-23-27-39 41-47-49-54-57-6063-64-65-66-71-83-87

Americano faz travessia entre prédios em slackline gigante na Tailândia

Andy Lewis andou 169 m sobre corda elástica entre dois edifícios.Fita foi colocada entre topo de edifício e prédio de 55 andares.

SOBE

DESCE

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Política Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 3grupor3a.com

Dicionário políticoA Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba lançou um dicionário com os termos uti-lizados nas sessões legislativas. O trabalho está dispo-nível na web e é útil para os curitibanos que acompa-nham esporadicamente as sessões através da internet ou pessoalmente.

Sem candidatoA Rede Sustentabilidade não irá apoiar nenhum can-didato ao governo e ao Senado no Paraná. A decisão foi comunicada para os militantes no dia 18 de junho. A decisão é uma tentativa para colocar um fim a pola-rização do PSDB e do PT, que governam o Brasil desde 1995 e responsáveis pelas políticas econômicas. A le-genda que ainda é um embrião e deverá lançar candi-datos na próxima eleição municipal não quer se asso-ciar o nome aos principais partidos do país.

Ainda filiadoO site oficial da Câmara dos Deputados afirma que André Vargas continua figurando como parte da bancada do PT. Segundo o texto oficial, no dia 25 de abril, o deputado André Vargas anunciou que es-tava se desfiliando da legenda à qual esteve filiado por 24 anos. “No entanto, até hoje, nem ele nem o partido comunicaram oficialmente à Câmara a des-filiação”, diz o texto.

Prefeitos da RMCO governador Beto Richa e o senador Álvaro Dias, ambos candidatos à reeleição pelo PSDB do Para-ná, reuniram-se com lideranças e prefeitos da região metropolitana de Curitiba e Litoral. O objetivo do en-contro era discutir estratégia para recuperar “terre-no” perdido nos últimos para as candidaturas oposi-cionistas de Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB) ao Palácio Iguaçu.

Notas políticas

Apesar de li-berada por lei desde o último

dia 6, a campanha eleito-ral segue quase invisível nas ruas de Curitiba. O retrato desse cenário é a Boca Maldita, tradicional reduto de manifestações políticas da Capital, onde até ontem, apenas uma barraquinha da deputa-da estadual e candidata à reeleição, Mara Lima (PSDB), “denunciava” que estamos em tempo de eleições. Questiona-dos, os políticos apon-tam uma série de expli-cações para a demora na corrida eleitoral, que vão desde o alto custo das campanhas, até a “ressaca” com a Copa do Mundo. E admitem até uma espécie de “acordo informal” para adiar o início da disputa para agosto, como estratégia para economizar recur-sos e esforços.

Um dos que vai lan-

Candidatos só deverão aumentar atividades em agosto

Custo e Copa adiam campanha eleitoral

çar a campanha oficial-mente apenas em agos-to é o deputado federal e candidato à reeleição João Arruda (PMDB).

Segundo ele, os políti-cos com mais experi-ência concluíram que é muito caro começar a campanha cedo e que ao

longo das disputas elei-torais os deputados per-ceberam que não é fun-damental começar antes para obter sucesso.

A Boca Maldita está sem propaganda eleitoral

Reprodução

Eleições 2014

A candidata à vice-governadora na chapa de Beto Richa, a deputada Cida Borghetti, destacou na noite desta terça-feira (22), durante encontro com prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba e litoral paranaense, que o Paraná segue no rumo do crescimento e desenvolvi-mento devido ao trabalho em conjunto entre o gover-no estadual e as prefeituras municipais.

Divulgação

Cida participou de encontro com prefeitos e Beto Richa

Cida Borghetti expõe projetos a prefeitos

O juiz federal Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná, determinou que empresas sejam pe-riciadas pela Polícia Fe-deral (PF) para verificar se elas vendiam produ-tos superfaturados à Petrobras. A decisão faz parte da ação penal re-ferente à Petrobras, em que o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Rober-to Costa são réus, no

processo da Operação Lava Jato.

A Operação Lava Jato foi deflagrada pela Po-lícia Federal em mar-ço deste ano. Youssef é acusado de comandar um esquema bilionário de lavagem de dinheiro que, conforme as inves-tigações do MPF, movi-mentou cerca de R$ 10 bilhões. Ele e Paulo Ro-berto Costa estão pre-sos na carceragem da PF, em Curitiba.

Venda de produtos para a Petrobras será periciada

Reprodução

O ex-diretor Paulo

Roberto Costa foi preso na operação

“Conheço a enorme res-ponsabilidade dos prefeitos e por isso temos nos unir para manter o Paraná no rumo certo, com um gover-no estadual municipalista, que valoriza o diálogo e o trabalho em conjunto para estruturar os municípios e criar projetos e ações que ofereçam oportunidades para o desenvolvimento pessoal, profissional e so-cial dos paranaenses”, disse Cida Borghetti.

Assembleia

Candidatos no PR têm perfil homogêneo

Homem, entre 40 e 59 anos, ensino superior completo. Neste per-fil genérico se encaixa a maioria dos candidatos a deputados no estado do Paraná nas eleições de outubro. Apesar de fre-quentes entre os que pre-tendem ser representan-tes dos paranaenses no Legislativo, as caracterís-ticas são divergentes em relação ao perfil médio da população do estado.

Dos 1138 concorrentes registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Pa-raná (TRE-PR), 317 ten-tam uma das 30 cadeiras do Paraná na Câmara Fe-deral, o que dá uma mé-dia de 10,5 candidatos por vaga. Já na Assem-bleia Legislativa (Alep), as 54 vagas são disputadas por 821 concorrentes, re-sultando em uma disputa maior - de 15,2 candida-tos para cada cadeira.

Os deputados têm um perfil parecido no Paraná

Sandro Nascimento/Alep

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

GeralQuinta-feira, 24 de Julho de 20144 grupor3a.com

Após resultados de pesquisa, PT reestrutura campanha para manter Dilma no poder

AFP

Coordenação específica será montada pelo partido

A campanha da presidente Dilma Rousseff deverá ter uma coorde-

nação específica para os evangélicos. Em reunião realizada na terça-feira, 22, no Palácio do Alvora-da com os comandantes dos partidos que formam a coligação pela reeleição de Dilma, ficou acertado que os presidentes do PSD, Gilberto Kassab, do PROS, Eurípides Júnior, e do PRB, Marcos Pereira, ajudarão a montar uma agenda de en-contros da presidente com lideranças evangélicas.

No encontro de ontem, que teve também a parti-cipação do vice-presiden-

te da República, Michel Temer (PMDB), e dos mi-nistros da Casa Civil, Aloi-zio Mercadante, e das Rela-ções Institucionais, Ricardo Berzoini, presidentes das siglas aliadas expuseram a Dilma a necessidade de se montar desde o início uma estrutura voltada para esse público, que soma mais de 40 milhões de pessoas, segundo o Ins-tituto Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE).

“O eleitorado evangéli-co reclama muito de uma parte do PT favorável ao casamento de homosse-xuais e (à descriminaliza-ção do) aborto”, afirmou Marcos Pereira.

Dilma aposta no voto dos evangélicos

Pelo menos duas pes-soas morreram e 17 estão desaparecidas após um acidente em uma mina de ouro ao ar livre no departamento de Cauca, no sudoeste da Colôm-bia, onde segundo infor-mações de autoridades da região se desprende-ram várias toneladas de rocha e lodo.

O acidente ocorrido ontem também deixou feridos que estão sen-

Acidente em mina deixa 2 mortos

do tratados em hospi-tais próximos, segundo confirmou José Víctor Amu Sinisterra, prefei-to de Timbiquí, cidade onde está localizada a mina, que aparente-mente funcionava de maneira ilegal.

O prefeito solicitou ajuda de emergência ao governo para resgatar os desaparecidos que foram possivelmente sepulta-dos pelo deslizamento.

Getty Images

Acidente aconteceu por volta das 12h locais

O Ministério Público Federal (MPF) em San-tos denunciou cinco pessoas por falsifica-ção e fabricação de no-tas de dinheiro, sobre-tudo de R$ 20 e R$ 100. A gráfica clandestina onde se praticava o cri-me foi descoberta em 30 de maio em Praia Gran-de, na Baixada Santista, quando quatro crimino-sos foram presos.

A quadrilha esta-va sob o comando de Douglas Francisco Vanderlei, que está fo-ragido. Ele alugou a

MPF de Santos denuncia 5 pessoas por falsificação

Reprodução

Produção de notas de US$ 100 foi distribuída durante a Copa do Mundo.

gráfica, recrutou os fun-cionários e providen-ciou o maquinário e o papel utilizados para a confecção das notas. O corte do papel cabia a Carlos da Silva Carneiro,

José Adão Lima da Silva e Márcio Pereira Pio.

Já Renato Coutinho Dominiqueli era o res-ponsável pelo trata-mento das imagens em computador.

A empresa M5 Têxtil, responsável das grifes M. Officer e Carlos Miele, foi processada em R$ 10 milhões acusada de tra-balho comparável à es-cravidão. Segundo nota divulgada pelo Ministé-rio Público do Trabalho “a M5 utilizava empre-sas intermediárias para subcontratar o serviço de costura, realizado em grande parte por imi-grantes em oficinas clan-destinas submetidos a jornadas excessivas em condições precárias, sem qualquer direito trabalhista”.

O MPF constatou que

os trabalhadores ganha-vam de R$ 3 a R$ 6 por peça produzida e cum-priam jornadas de cer-ca de 14 horas por dia. Ainda segundo a nota, os seis bolivianos res-gatados pouco falavam português e viviam com suas famílias no local de trabalho, costurando em máquinas próximas a fiação exposta, botijões de gás e pilhas de roupas. A operação foi organiza-da pelo Ministério do Tra-balho e Emprego (MTE) em atuação conjunta com MPT, Defensoria Pú-blica da União (DPU) e Receita Federal.

M. Officer é processada por trabalho escravo

Marca é grife e possui redes de lojas em todo o país

Reprodução

Lula fica surpreso com rejeição

Em conversa recente com um aliado, Lula de-clarou estar surpreso com o grau de rejeição ao PT e reconheceu que a imagem do partido no país pode ter se desgastado antes do que previa. O ex-presiden-te esperava que o eleitora-do acusasse a “fadiga de partido” apenas na próxi-ma corrida presidencial, em 2018. O sentimento, portanto, não comprome-teria a reeleição de Dil-ma Rousseff. Com o novo diagnóstico diante das re-centes pesquisas, Lula en-tende que é preciso repen-sar o discurso para manter o partido no poder.

Rejeição era esperada só em 2018 pelo petista

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Geral Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 5grupor3a.com

Reprodução

R7

Empresa é acusada de fraudes e maus tratos a empregadosO Ministério Públi-

co Federal (MPF) em Campinas denunciou o engenheiro Neri Paulo Rockenbach por manter trabalha-dores em condição de escravos em sua empresa, a Rocken-bach Tecnologia em Pré-Moldados Ltda.. O crime foi cometido de 2005 a 2012. Se-gundo o procurador da República Marcus Vinicius de Viveiros Dias, o acusado con-tratava trabalhadores com baixo nível de escolaridade em ci-dades do Maranhão. Quando chegavam a Campinas, as vítimas ficavam alojadas no

MPF denuncia engenheiro por trabalho escravo

Fachada do Ministério Público de Campinas

Adolescente trabalha como camelô numbox da rua Uruguaiana, no centro do Rio

próprio local de traba-lho, em instalações pre-cárias e insalubres. As jornadas eram exausti-vas, sem descanso em sábados, domingos e feriados.

Em uma das vis-

torias do MT ao esta-belecimento, foram encontradas 45 pesso-as nessas condições, entre elas crianças. As vítimas não possuí-am equipamentos de proteção individual.

Isso, somado às irregu-laridades do sistema elétrico, expunha os empregados ao risco permanente de mor-te. Em 2012, um deles morreu eletrocutado enquanto trabalhava. n

Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio localizou ontem o ado-lescente de 16 anos que, junto com outros dois, foi levado pelos cabos da PM Fábio Magalhães Ferreira, de 35 anos, e Vi-nícius Lima Vieira, de 32, para o alto do morro do Sumaré, na zona norte do Rio, onde dois deles foram baleados e lança-dos para baixo.

Mateus Alves dos Santos, de 14 anos, foi encontrado morto no dia 17. Um amigo dele, de 15 anos, foi baleado nas costas e na per-na, mas sobreviveu. Fingiu estar morto e conseguiu ir para casa quando os policiais fo-ram embora. O pai dele foi quem denunciou o caso à polícia. n

Testemunha de crimedos PMs é encontrado

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Região MetropolitanaQuinta-feira, 24 de Julho de 20146 grupor3a.com

Comunidade denuncia pequenos lixões clandestinos

A mesma rotina se repete pelo menos em seis localidades de Colombo. A co-munidade denuncia a existência de locais repletos de lixo, fun-cionários da Prefei-tura fazem a limpeza, retiram os entulhos e dias depois, os mes-mos moradores vol-tam a conviver com os mesmos proble-mas. Muitas vezes, as reclamações são le-vadas diretamente ao Ministério Público ou às emissoras de rádio e TV e estas encami-nham à Prefeitura da mesma forma e todo o ciclo se repete.

Nesta semana, a Secretaria de Obras apresentou seis locais com maior incidência deste problema que vem se agravando na cidade. São eles:

Rua Florindo Tre-visan (entre Belo Rincão e Bela Vis-ta); Rua Francisco Baggio (próximo ao Cemitério das Arau-cárias); Rua Gabiro-beira (Igreja Jd. Das Graças); Rua Miguel Piekarski (Próximo Ao Jardim Ana Rosa); Rua Aurora Budel Al-berti (área industrial Guaraituba; Próximo à Usina asfalto); Rua Jacob Bertolin (Pró-ximo ao bairro São Gabriel com acesso pela Rua Francisco Greca, à esquerda).

Campanha e exames contra a hepatite

Começa no próximo sábado (26), a Cam-panha de Vacinação e Orientação Contra a He-patite. Em São José dos Pinhais esta ação é rea-lizada pela Secretaria de Saúde, através do Nú-cleo Municipal de Acon-selhamento e Testagem em Saúde – Nutes.

Neste mesmo perío-do, exames gratuitos se-rão ofertados através do teste rápido realizado no Nutes. A campanha acontece nesta semana, pois o dia 28 de julho é considerado o Dia Mun-dial Contra as Hepatites Virais, e o seu objeto é reforçar a importância da prevenção e vacina-ção, bem como o diag-nóstico, acompanha-mento, tratamento e aconselhamento sobre as hepatites virais.

Segundo o Ministé-rio da Saúde, existem no Brasil cerca de dois milhões de pessoas por-

tadoras de hepatite tipo B, este vírus é 100 vezes mais infectivo do que o HIV e pode viver até seis meses em condições naturais. Paralelamen-te à campanha de vaci-nação o Nutes realizará

O vírus da hepatite é 100 vezes mais infectivo que o HIV

São José dos Pinhais

Escola da Cultura está com 400 novos alunos

A Escola da Cultu-ra da Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou na semana passada, dia 14 de Julho, as aulas do segundo semestre. Cer-ca de 400 novos alunos fizeram a inscrição para participar dos cursos ofe-recidos pela instituição, totalizando cerca de mil matriculados na Escola da Cultura.

A Escola da Cultura é um espaço promovido pela Secretaria de Cul-tura com o objetivo de oferecer gratuitamente à comunidade são-jose-ense atividades artísticas e culturais. O local oferta diversos cursos na área de dança, teatro, artes visuais e música, com a

intenção de estimular a criação e fomentar o de-senvolvimento pessoal e artístico dos alunos. Os cursos ofertados na esco-la são: balé, jazz, hip hop, dança de salão, dança para a melhor idade, ca-poeira, pintura em tela, desenho, história em

quadrinhos, arte intera-tiva, iniciação à pintura artística, grafite, mosai-co, violão, canto coral, musicalização infantil, preparação de ator com habilitação em teatro de bonecos, teatro infanto-juvenil e oficinas de tea-tro de curta duração.

A Escola de Cultura oferece diversas atividades gratuitas à população

A Prefeitura de Arau-cária, por meio da Com-panhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC), vai combater fraudes na utilização de cartões de isento com um sistema que permite o reconhecimento facial dos usuários. A novidade deve começar a funcio-nar em cerca de 30 ou 40 dias, segundo a CMTC. Comprovado o mau uso do cartão de isento, este será bloqueado e o titu-lar responderá pelo ato ilegal.

Em breve, cada um

dos mais de 100 ônibus da frota do Transporte Integrado de Araucária (Triar) terá um equipa-mento que vai registrar o rosto de cada um dos usuários no momento em que eles usam o car-tão para liberar a catraca. Grande parte da frota já está com o equipamen-to pronto para uso. A câmera instalada no equipamento tira uma sequência de três fotos e, automaticamente, com-para se as imagens cor-respondem ao do titular cadastrado.

Reconhecimento facial será usado para combater fraudes nos ônibus

Araucária

O equipamento vai tirar três fotos do usuário quando ele usar o cartão

Divulgação

Div

ulg

ação

Divulgação

A Prefeitura de Almi-rante Tamandaré, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvi-mento Social, realizou uma ação na Escola Mu-nicipal Bortolo Lovato, no bairro Tranqueira. O objetivo do mutirão foi aproximar os serviços sociais da população, principalmente dos ci-dadãos que moram nos

bairros mais afastados do Centro. As pessoas puderam se cadastrar, re-cadastrar e atualizar suas informações nos progra-mas sociais com mais conforto e tranquilidade.

“Através dessa ação, conseguimos abranger a população que tem mais dificuldade em receber os benefícios dos pro-gramas sociais, tirando

suas dúvidas, realizando o recadastramento de algumas pessoas e atua-lizando as informações daquelas que já tinham cadastro. Sabemos da importância desses be-nefícios, por isso viemos até o bairro oferecer esse serviço”, afirmou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Angela Siqueira.

Prefeitura realiza ação social no bairro Tranqueira

O Dia Contra as Hepatites é em 28/07

uma mobilização, pro-movendo o teste rápi-do, que detecta não so-mente a hepatite, como também Aids e sífilis. O teste é gratuito e o re-sultado fica pronto em 20 minutos.

Colombo

Almirante Tamandaré

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Cidade Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 7grupor3a.com

As obras estão sendo feitas perto da Rua José de Alencar

O evento chega a sua sexta edição em Curitiba

As sugestões poderão ser incluídas no orçamento

SMCS

SMCS

SMCS

SMCS

Primeiro trecho das obras começou a ser executado A Prefeitura de Curitiba

iniciou nesta quarta-feira (23) a construção de re-mansos para estaciona-mento de veículos na Rua XV de Novembro. O pri-meiro trecho de obras está sendo executado entre as ruas José de Alencar e Al-mirante Tamandaré.

“Estamos seguindo uma determinação do prefeito Gustavo Fruet e atendendo esta deman-da dos comerciantes da região, após a criação da faixa exclusiva da Rua XV de Novembro”, informa o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi.

O Estacionamento Re-gulamentado (EstaR) será implantado em breve em

ruas transversais da Rua XV de Novembro (acima da Rua Ubaldino do Ama-

ral, sentido bairro, as ruas transversais da região cen-tral já contam com o EstaR),

permitindo que haja rotati-vidade no estacionamento de veículos no Alto da XV. n

Prefeitura abre vagas deestacionamento na Rua XV

Go Skate Day devereunir 40 mil pessoas

Moradores do Boqueirãodão sugestões ao orçamento

Manifestação

A Prefeitura de Curi-tiba lança nesta quinta-feira (24) um projeto-piloto para uso de novas tecnologias no Estacio-namento Regulamenta-do (EstaR). O primeiro teste será feito com tec-nologia desenvolvida pela Pango Mobile Pa-rking, empresa israe-lense que desenvolve

soluções na área de mo-bilidade urbana.

Trata-se de um apli-cativo que permitirá uti-lizar telefone ou tablet para adquirir créditos para o estacionamento rotativo. O aplicativo já é utilizado em mais de 50 cidades de cinco países e, no Brasil, será testado pela primeira vez. n

Os créditos do EstaR poderãoser comprados pelo celular

Acontece neste domin-go (27), em Curitiba, a 6.ª edição do Go Skate Day CWB, evento que celebra a prática do skate. São aguardados aproximada-mente 40 mil adeptos e simpatizantes do esporte. A concentração será às 9 horas na Praça Santos An-drade. Às 13h, os partici-pantes saem em direção ao Centro Cívico, onde o evento continua até as 18h30, na Praça Nossa Se-nhora de Salete. Um carro de som vai liderar o percur-so pelas ruas Conselheiro Laurindo, Treze de Maio, Riachuelo, Inácio Lustosa e Cândido de Abreu.

“O Go Skate foi criado nos Estados Unidos, para celebrar a alegria de andar

A pavimentação de ruas e a colo-cação de sinali-

zação viária estão entre as principais demandas da comunidade da Regio-nal Boqueirão, que teve grande participação na reunião da Lei Orçamen-tária Anual de 2015 (LOA) realizada na noite de ter-ça-feira (22), no Salão Co-munitário Santo Inácio de Loyola, no Boqueirão.

Um grupo de jovens do Xaxim pediu uma participação maior da comunidade nas ativida-des culturais, esportivas e de lazer de um centro poliesportivo inaugurado recentemente no bairro. “O pessoal da Fundação Cultural de Curitiba fir-mou um compromisso conosco. Acho bacana termos uma audiência

Aplicativo vai permitir compra do EstaR

Reprodução

de skate. No Brasil, além desta vertente festiva, o evento possui uma carac-terística de reivindicação, especialmente por mais pistas e locais para a prá-tica da atividade, além do

reconhecimento por parte da população como espor-te, lazer e meio de trans-porte”, explica o secretário municipal de Esporte, La-zer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Júnior. n

pública, uma oportu-nidade para os jovens e toda a comunidade par-ticipar. É quando a pre-

feitura fica mais próxima dos moradores dos bair-ros”, disse Lorens No-gueira, de 18 anos. n

Professores conhecem propostas do plano de carreiraProfessores, pe-dagogos e direto-res da rede muni-

cipal de ensino de Curitiba estão conhecendo a pro-posta do novo Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério, em trâmite na Câmara de Vereado-

res desde 1º de julho. Os ganhos financeiros e as oportunidades de avanço na carreira estão sendo apresentados numa série de encontros iniciada na última terça-feira (22), nas nove administrações regionais da cidade.

Os encontros fazem parte do processo de pre-paração dos profissionais da Educação para a escolha que terão que fazer após a votação da lei. A adesão ao plano será opcional e os profissionais receberão apoio da Prefeitura para

tomar a decisão com se-gurança. Serão ofertados simuladores para o estudo da carreira no plano atual e no novo, permitindo que cada servidor reflita sobre a opção que considera mais adequada para reger sua carreira. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Meu Pedacinho de chão - Globo 18h25

Zelão (Irandhir Santos) tenta conver-sar com Serelepe sobre a sua vida. Tuim (Kauê Ribeiro) afirma a Pituca que Serelepe é apaixonado por ela. Gina discute com Ferdinando ao saber que eles irão morar na casa de Epaminondas quando casarem.

Geração brasil - Globo 19h

E nova armação, Megan quer colo-car Manu contra Davi. Davi fica sa-bendo que Jonas faz segredo sobre um projeto. Verônica conta com a ajuda de Herval para conversar com Vicente. O jovem se anima com a parceria com a Plugar. Her-val convida Verônica para jantar.

iMPÉrio - Globo 21h

Há uma passagem de tempo. Maria Marta e José Alfredo brigam na festa de comemoração de 20 anos da jo-alheria Império. Reginaldo diz que Tuane está brigando na Justiça para ver Victor e Eliane passa mal. Cris-tina conta à família que Eliane está com uma doença terminal.

depois que descobre estar sendo traída pelo namorado, tudo o que hilary o’neil (Julia ro-berts) quer é mudar de vida. decidida, parte atrás de um trabalho. depois de muita bata-lha, vira enfermeira de Victor Geddes (cam-pbell scott), um rapaz rico que sofre de leu-cemia. aos poucos, co-meça uma paixão entre eles, sempre com a mor-te rondando. um clás-sico de Julia roberts, daqueles que se assiste com lágrimas nos olhos.

TV aberTa

(Globo, 14h40)

Tudo Por amor

VariedadesQuinta-feira, 24 de Julho de 2014 98 Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

Filmes de hoje

Peter highman (ro-bert downey Jr.) é um ansioso pai de primei-ra viagem, cuja esposa está a cinco dias de dar à luz. Peter corre con-tra o tempo para con-seguir um vôo de volta para atlanta a tempo de chegar para o par-to, mas seus planos são atrapalhados quando ele conhece o aspirante a ator ethan Tremblay (Zach Galifianakis). esse encontro força Pe-ter a pegar carona com ethan, o que se trans-forma em uma traves-sia pelo país que vai resultar na destruição de carros, amizades e da paciência de Peter.

TV PaGa

(TnT, 22h30)

um Parto de Viagem

novelas

Áries 20/3 a 20/4O setor de trabalho, para os arianos, cresce com a presença de Júpiter e do Sol na sua quinta casa as-tral. Pode contar com maior apoio de seus superio-res e sócios, se os tiver. Com certeza as condições financeiras melhoram sensivelmente. C. 243 M. 1105

Gêmeos 21/5 a 20/6Pode confiar na sua comunicação para acertar o tra-balho ou negócios. Melhora o relacionamento com todos. Suas iniciativas vão inovar o setor econômico e terá a entrada de mais dinheiro. Bom dia para peque-nas viagens e contato com o público. C. 307 M. 5048

leão 22/7 a 22/8O Sol já está no seu signo e Júpiter dá o aval para facilitar sua vida profissional. Seus sonhos e aspirações podem ser alcan-çados. Mas ainda há a necessidade de se afastar de pessoas negativas. Grande intuição nos negócios. Amor mais exigen-te. C. 712 M. 0923

Virgem 23/8 a 22/9Fase desfavorável para novas ações, certa tensão no am-biente de trabalho. Cuidado com as questões profissionais evite mudança nos negócios. Mantenha o otimismo em suas ações. Dedique-se aos negócios e afazeres de rotina. C. 698 M. 4251

libra 23/9 a 22/10Marte, um planeta benéfico, presente no seu signo está faci-litando suas ações no trabalho ou negócios, a vitória é certa. Possível aumento das finanças, beneficiando as viagens ou compras. Romance em ótimo astral. Conte com Escorpião e Peixes. C. 725 M. 5482

escorpião 23/10 a 21/11Fase em que obterá resultados concretos do seu traba-lho. Existem chances de mudanças significativas nas fi-nanças. Conte com a elevação profissional. Novos con-tatos e apoio para organizar compras ou reforma de seu imóvel. C. 491 M. 7563

sagitário 22/11 a 21/12O Sol em Leão indica benefícios nos negócios. Não tenha medo de ousar no seu trabalho, toda mudança é bem vinda. É hora de provar a você mesmo, a sua capacidade de conquista financeira. Amor bastante generoso. C. 602 M. 1740

capricórnio 22/12 a 21/1Forte desejo de efetuar transformações no trabalho ou negócios. Você sente que há novidades e prestígio a con-quistar. Quinta-feira para se acertar com seu amor, pai-xão, convivência e até casamento. Firmeza nas decisões domésticas. C. 236 M. 3899

aquário 22/1 a 18/02Chegou a hora de colocar os negócios para funcionar, não deixe o pessimismo dominar seu dia. Terá a partici-pação de chefes, sócios, amigos e até de familiares. Você está mais comunicativo isto lhe traz mais harmonia no amor. C. 179 M. 6334

Peixes 19/2 a 19/03Ótima condição para se livrar de problemas que envol-vem a saúde. Terá mais energia para entender os peque-nos problemas que acontecerem. Contatos financeiros totalmente protegidos. Amor com paixão desenfreada. C. 980 M. 8216

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Sucesso com negócios imobiliários e assuntos re-lativos à sua família. Agite os negócios com novas propostas. Você está bem e vai melhorar ainda mais com o apoio de Leão, Gêmeos e Escorpião. Conso-lide suas ideias em relação ao amor. C. 054 M. 2687

câncer 21/6 a 21/7Nesta fase você consegue organizar seus negócios, tra-balho e contas. Respire fundo e usufrua da presença de Vênus e Mercúrio no seu signo. Tente em jogos, sorteios e loterias, as chances são grandes. Amor em sintonia. C. 865 M. 9776

bom dia astral - dirce [email protected]

Morre o escritor Ariano Suassuna

A literatura brasileira per-deu mais um de seus gran-des mestres. O escritor Aria-no Suassuna (foto) morreu, nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Recife.

O paraibano estava tava internado desde a noite da última segunda-feira (21) na UTI do Hospital Português, na capital pernambucana. Suassuna deu entrada no lo-cal após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.

O veterano foi submeti-do a uma cirurgia, acabou entrando em coma e não resistiu. A cirurgia para a colocação de dois drenos durou cerca de uma hora. Seu quadro se agravou du-rante a noite por conta de uma queda da pressão ar-terial e da pressão intracra-niana muito elevada.

Sua última aparição pú-blica foi na última sexta-feira (18), no Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernam-buco, onde apresentou uma aula espetáculo no teatro Luiz Souto Dourado.

Autor do ‘Romance d’A Pedra do Reino’ e de clássi-cos do teatro nacional como ‘O Auto da Compadecida’, o imortal da Academia Brasi-leira de Letras também so-fria de diabetes e chegou a ser internado duas vezes em 2013: a primeira por causa

de olho na Televisão

ricardo boechat (foto) renovou recentemente seu contrato com a band e chegou a negociar um au-mento de salário. Por lá, sua per-manência é dada como certa.

no entanto, a record ainda não desistiu de ter o

jornalista em seu quadro de funcionários e deve conti-

nuar apostando em sua contratação.

a emissora de edir Macedo quer lançar um jornal na

faixa noturna de sua grade e aposta no ân-

cora do “Jornal da band” na nova bancada. n

‘bela cozinha’ ganha temporada especial de verão

o programa “bela co-zinha”, de bela Gil (foto), ainda não estreou sua se-gunda temporada e já foi renovado pelo canal GnT.

com receitas saudáveis feitas pela filha de Gilberto

Gil, a atração terá uma edi-ção especial para o verão.

Vale lembrar que os no-vos episódios do show de culinária serão exibidos ainda este ano e já estão sendo gravados. n

Malhação - Globo 17h

Duca conta que Dalva passou mal e diz que terá de ficar com a avó. Sol se oferece para cuidar de Dal-va para Duca em troca de dinheiro para a Ribalta. Karina conta para Wallace e Cobra sobre a rivalidade entre Lobão, Gael e Duca. José Aldo chega para o exame na academia de Gael. Mari passa mal durante a aula de Lucrécia. Duca estimula Karina a fazer o exame e enfrentar Gael.

ViTória - record 21h15

Ziggy é flagrado por Luciene, Nelito e Ricardinho. O treinador diz que pas-sou mal e por isso se ausentou. Laíza fica triste ao se lembrar da trágica inauguração do bar e é amparada por seus seguranças e Alex. Jorge fica irri-tado ao ver Beatriz chegando em casa acompanhada de Mossoró e bate na irmã. Artur surpreende Rafael dizen-do que quer ajudar o rapaz a conquis-tar Diana. Laíza descobre que Clarice fugiu e Pedro Dois avisa Iago por tele-fone. Rafael conta para Diana sobre a proposta de Artur e ela fica indignada. Gregório reclama com Analice da falta de interesse de Mossoró pelo haras. O pai de Diana se irrita com a presença de Ziggy em sua propriedade e Artur defende o treinador.

o rebu - Globo 23h

Gilda conta para Angela que Ro-berta (Mariana Lima) teve um de-sentendimento com Bruno. Zé Ma-ria (Val Perré) e Brandão procuram pela pessoa que atirou em Angela. Adão (Cesar Ferrário) se preocupa de ter se tornado suspeito do aten-tado contra Angela. Maria Angélica (Camila Morgado) avisa a Vic (Vera Holtz) que o colar de sua avó foi roubado, e ela desconfia de Alain (Jesuita Barbosa).

boechat ainda é sondado pela record

grupor3a.com grupor3a.com

Estamos sob a regência do signo de Leão, signo que se manifesta pela necessidade de obter

reconhecimento, e em especial quando o Sol ou Marte caem em Leão, no mapa astral. Gosta de sentir-se apreciado para ter noção do próprio valor por isso torna-se um líder.

Quem nasceu hojeAs expansões profissionais que tiver serão

acentuadas na idade madura. O seu espírito penetrante será responsável pela felicidade. Não se deixe levar pelo comodismo e pelas facilidades que a vida oferece. Terá espírito aberto às novas ideias.

alertaA influência desfavorável dada pela Lua

começou nos primeiros minutos de hoje, para os nativos de Leão. Seja cauteloso ao lidar com o sexo oposto. Evite gastos desnecessários. Não ofenda seus amigos ou companheiros de trabalho. Seja controlado.

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centro

3 3 0 3 - 0 1 0 1www.institutomedprev.org.br

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

Exames com Rapidez,Qualidade e Confiabilidade.Doenças de Pele, Queda de Cabelo, Unhas,

Acne (espinhas), Alergias, Verrugas, Cancêr de Pele.

CRM/PR 5303

de um infarto no miocárdio e a segunda por um aneuris-ma cerebral.

Defensor da cultura po-pular brasileira, Suassuna deixa a espoa com quem foi

casado por 56 anos, seis fi-lhos, 15 netos e um livro por terminar. Segundo o jornal ‘O Globo’, o escritor traba-lhava novo projeto há mais de 20 anos. n

A tarefa de viver é dura mas fascinante ”

ariano suassuna1927 - 2014

Não troco meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém”

Frases de ariano suassuna

Há três tipos de mentira; a pequena, a cabeluda e a estatística”

Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de

romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”

Eu digo que das três virtudes teologais, sou fraco na fé e fraco

na qualidade, só me resta a esperança”

José Mayer (foto) mar-cou presença no encontro de elenco de “império”, da Globo, na última segunda-feira (21), e acabou se en-volvendo em uma briga com o repórter do “cQc” lucas salles.

o ator não gostou de uma piada feita pelo hu-morista e ficou bastante al-terado. ele chegou a xingar, sem disfarçar, o rapaz, que não encerrou a gravação, segundo o jornal “o dia”.

as câmeras da band, ali-ás, ficaram ligadas durante todo o tempo e o resultado da briga deve ser exibido na próxima edição do pro-grama semanal, na segun-da-feira (28). n

José Mayer xinga repórter do ‘cQc’

fotos: Arquivo CP

Agnews

celebridade

reynaldo Gianecchini quer ser pai

reynaldo Gianecchini (foto) quer ser pai aos 41 anos. o ator teria arru-mado uma amiga para re-alizar seu sonho o quanto antes, segundo a blogueira

Fabíola reipert. no entan-to, o desejo do ator não é construir uma família e, sim, ter um filho. o galã optaria por uma insemi-nação artificial. n

Globo

diretor de ‘o rebu’ fiscaliza cabelo de sophie charlotte

José luiz Villamarim, di-retor de “o rebu” - remake das 23h da TV Globo -, fez questão de avaliar de perto a mudança no visual de so-phie charlotte.

isso porque o corte de cabelo “joãozinho” foi ado-tado pela atriz especial-mente para a novela.

Pai de sophie, o cabe-

leireiro Mário silva, foi o responsável pela trans-formação.

“cortei em duas etapas, na presença do diretor da novela [Villamarim]. de-pois da primeira, no mes-mo dia, cortei mais curto até achar o que ele que-ria”, entregou silva ao site “notícias da TV”. n

Divulgação

Lou Dog e Djambi em prol do ‘Barco Sorriso’

Os curitibanos do Lou Dog (abaixo) se apresentam no próximo domingo (27), no Crossroads (Av. Iguaçu, 2.310), a partir das 20 horas, e como convidado especial para esta edição, eles trazem seus con-terrâneos do Djambi (peque-no), um dos conjuntos pionei-ros do reggae no sul do Brasil, que chega com novidades. O evento será uma ação solidá-ria em prol do projeto “Barco

Sorriso”, para ajudar na saúde bucal de crianças das regiões litorâneas do Paraná de difícil acesso. Para participar desse ato, os clientes da casa devem doar produtos/kit´s de higiene bucal. Os valores das entradas são: R$25 (masculino) e R$15 (feminino). Bônus de R$5 para os nomes na lista do evento no facebook. Informações: (41) 3243-3711/ 3024-2004 / [cros-sroads.com.br]. n

audiência

Maria rita põe coração a batucar em curitiba

sete anos depois do sucesso de ‘samba Meu’, Maria rita (foto) sobe aos palcos para cantar um novo disco. batiza-do de “coração a batu-car”, seu sexto álbum totalmente dedicado ao samba, a cantora está em turnê pelo país para divulgação de seu mais recente trabalho. a fi-lha de elis regina vem a curitiba no próximo dia 2 de agosto e faz única apresentação no pal-co do Teatro Guaira (r. conselheiro laurindo, s/n) às 21h15. os ingres-sos já estão disponíveis e variam de r$86 (meia-entrada) a r$246 (intei-ra). informações: (41) 3304-7982 / [maisuma-daprime.com.br].

fotos: Divulgação

Vic

ente

de

Pau

lo

‘esse artista sou eu’

começam gravações de novo programa de imitações no sbT

Com o formato defini-do, o “Esse Artista Sou Eu” já começou a ser gravado e deve estrear no dia 25 de agosto no SBT.

A atração é uma adaptação do “Your Face Sounds Fami-liar”, marcando uma rara parceria da emissora de Silvio Santos com uma produtora - a Endemol.

O programa vai ocupar as noites de segunda-feira,

substituindo o “Máquina da Fama” durante o perío-do de licença-maternidade de Patrícia Abravanel.

Márcio Ballas foi escalado para co-mandar a atração e terá o desafio de

manter a boa performance da herdeira da emissora, que se consolidou na vice-liderança do horário.

Para a disputa, alguns famosos já estão confir-

mados, dentre eles o ex-RBD Christian Chávez, Léo Maia e Marcelo Augusto, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”.

Os artistas vão ganhar apoio técnico para po-derem imitar sucessos como Lady Gaga, Alcione e Cauby Peixoto. O vencedor levará o prêmio de R$ 50 mil. Cópia! SBT se apropria de ideia de Gugu Liberato em vinhetas. n

TV Globo

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Meu Pedacinho de chão - Globo 18h25

Zelão (Irandhir Santos) tenta conver-sar com Serelepe sobre a sua vida. Tuim (Kauê Ribeiro) afirma a Pituca que Serelepe é apaixonado por ela. Gina discute com Ferdinando ao saber que eles irão morar na casa de Epaminondas quando casarem.

Geração brasil - Globo 19h

E nova armação, Megan quer colo-car Manu contra Davi. Davi fica sa-bendo que Jonas faz segredo sobre um projeto. Verônica conta com a ajuda de Herval para conversar com Vicente. O jovem se anima com a parceria com a Plugar. Her-val convida Verônica para jantar.

iMPÉrio - Globo 21h

Há uma passagem de tempo. Maria Marta e José Alfredo brigam na festa de comemoração de 20 anos da jo-alheria Império. Reginaldo diz que Tuane está brigando na Justiça para ver Victor e Eliane passa mal. Cris-tina conta à família que Eliane está com uma doença terminal.

depois que descobre estar sendo traída pelo namorado, tudo o que hilary o’neil (Julia ro-berts) quer é mudar de vida. decidida, parte atrás de um trabalho. depois de muita bata-lha, vira enfermeira de Victor Geddes (cam-pbell scott), um rapaz rico que sofre de leu-cemia. aos poucos, co-meça uma paixão entre eles, sempre com a mor-te rondando. um clás-sico de Julia roberts, daqueles que se assiste com lágrimas nos olhos.

TV aberTa

(Globo, 14h40)

Tudo Por amor

VariedadesQuinta-feira, 24 de Julho de 2014 98 Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

Filmes de hoje

Peter highman (ro-bert downey Jr.) é um ansioso pai de primei-ra viagem, cuja esposa está a cinco dias de dar à luz. Peter corre con-tra o tempo para con-seguir um vôo de volta para atlanta a tempo de chegar para o par-to, mas seus planos são atrapalhados quando ele conhece o aspirante a ator ethan Tremblay (Zach Galifianakis). esse encontro força Pe-ter a pegar carona com ethan, o que se trans-forma em uma traves-sia pelo país que vai resultar na destruição de carros, amizades e da paciência de Peter.

TV PaGa

(TnT, 22h30)

um Parto de Viagem

novelas

Áries 20/3 a 20/4O setor de trabalho, para os arianos, cresce com a presença de Júpiter e do Sol na sua quinta casa as-tral. Pode contar com maior apoio de seus superio-res e sócios, se os tiver. Com certeza as condições financeiras melhoram sensivelmente. C. 243 M. 1105

Gêmeos 21/5 a 20/6Pode confiar na sua comunicação para acertar o tra-balho ou negócios. Melhora o relacionamento com todos. Suas iniciativas vão inovar o setor econômico e terá a entrada de mais dinheiro. Bom dia para peque-nas viagens e contato com o público. C. 307 M. 5048

leão 22/7 a 22/8O Sol já está no seu signo e Júpiter dá o aval para facilitar sua vida profissional. Seus sonhos e aspirações podem ser alcan-çados. Mas ainda há a necessidade de se afastar de pessoas negativas. Grande intuição nos negócios. Amor mais exigen-te. C. 712 M. 0923

Virgem 23/8 a 22/9Fase desfavorável para novas ações, certa tensão no am-biente de trabalho. Cuidado com as questões profissionais evite mudança nos negócios. Mantenha o otimismo em suas ações. Dedique-se aos negócios e afazeres de rotina. C. 698 M. 4251

libra 23/9 a 22/10Marte, um planeta benéfico, presente no seu signo está faci-litando suas ações no trabalho ou negócios, a vitória é certa. Possível aumento das finanças, beneficiando as viagens ou compras. Romance em ótimo astral. Conte com Escorpião e Peixes. C. 725 M. 5482

escorpião 23/10 a 21/11Fase em que obterá resultados concretos do seu traba-lho. Existem chances de mudanças significativas nas fi-nanças. Conte com a elevação profissional. Novos con-tatos e apoio para organizar compras ou reforma de seu imóvel. C. 491 M. 7563

sagitário 22/11 a 21/12O Sol em Leão indica benefícios nos negócios. Não tenha medo de ousar no seu trabalho, toda mudança é bem vinda. É hora de provar a você mesmo, a sua capacidade de conquista financeira. Amor bastante generoso. C. 602 M. 1740

capricórnio 22/12 a 21/1Forte desejo de efetuar transformações no trabalho ou negócios. Você sente que há novidades e prestígio a con-quistar. Quinta-feira para se acertar com seu amor, pai-xão, convivência e até casamento. Firmeza nas decisões domésticas. C. 236 M. 3899

aquário 22/1 a 18/02Chegou a hora de colocar os negócios para funcionar, não deixe o pessimismo dominar seu dia. Terá a partici-pação de chefes, sócios, amigos e até de familiares. Você está mais comunicativo isto lhe traz mais harmonia no amor. C. 179 M. 6334

Peixes 19/2 a 19/03Ótima condição para se livrar de problemas que envol-vem a saúde. Terá mais energia para entender os peque-nos problemas que acontecerem. Contatos financeiros totalmente protegidos. Amor com paixão desenfreada. C. 980 M. 8216

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Sucesso com negócios imobiliários e assuntos re-lativos à sua família. Agite os negócios com novas propostas. Você está bem e vai melhorar ainda mais com o apoio de Leão, Gêmeos e Escorpião. Conso-lide suas ideias em relação ao amor. C. 054 M. 2687

câncer 21/6 a 21/7Nesta fase você consegue organizar seus negócios, tra-balho e contas. Respire fundo e usufrua da presença de Vênus e Mercúrio no seu signo. Tente em jogos, sorteios e loterias, as chances são grandes. Amor em sintonia. C. 865 M. 9776

bom dia astral - dirce [email protected]

Morre o escritor Ariano Suassuna

A literatura brasileira per-deu mais um de seus gran-des mestres. O escritor Aria-no Suassuna (foto) morreu, nesta quarta-feira (23), aos 87 anos, no Recife.

O paraibano estava tava internado desde a noite da última segunda-feira (21) na UTI do Hospital Português, na capital pernambucana. Suassuna deu entrada no lo-cal após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.

O veterano foi submeti-do a uma cirurgia, acabou entrando em coma e não resistiu. A cirurgia para a colocação de dois drenos durou cerca de uma hora. Seu quadro se agravou du-rante a noite por conta de uma queda da pressão ar-terial e da pressão intracra-niana muito elevada.

Sua última aparição pú-blica foi na última sexta-feira (18), no Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernam-buco, onde apresentou uma aula espetáculo no teatro Luiz Souto Dourado.

Autor do ‘Romance d’A Pedra do Reino’ e de clássi-cos do teatro nacional como ‘O Auto da Compadecida’, o imortal da Academia Brasi-leira de Letras também so-fria de diabetes e chegou a ser internado duas vezes em 2013: a primeira por causa

de olho na Televisão

ricardo boechat (foto) renovou recentemente seu contrato com a band e chegou a negociar um au-mento de salário. Por lá, sua per-manência é dada como certa.

no entanto, a record ainda não desistiu de ter o

jornalista em seu quadro de funcionários e deve conti-

nuar apostando em sua contratação.

a emissora de edir Macedo quer lançar um jornal na

faixa noturna de sua grade e aposta no ân-

cora do “Jornal da band” na nova bancada. n

‘bela cozinha’ ganha temporada especial de verão

o programa “bela co-zinha”, de bela Gil (foto), ainda não estreou sua se-gunda temporada e já foi renovado pelo canal GnT.

com receitas saudáveis feitas pela filha de Gilberto

Gil, a atração terá uma edi-ção especial para o verão.

Vale lembrar que os no-vos episódios do show de culinária serão exibidos ainda este ano e já estão sendo gravados. n

Malhação - Globo 17h

Duca conta que Dalva passou mal e diz que terá de ficar com a avó. Sol se oferece para cuidar de Dal-va para Duca em troca de dinheiro para a Ribalta. Karina conta para Wallace e Cobra sobre a rivalidade entre Lobão, Gael e Duca. José Aldo chega para o exame na academia de Gael. Mari passa mal durante a aula de Lucrécia. Duca estimula Karina a fazer o exame e enfrentar Gael.

ViTória - record 21h15

Ziggy é flagrado por Luciene, Nelito e Ricardinho. O treinador diz que pas-sou mal e por isso se ausentou. Laíza fica triste ao se lembrar da trágica inauguração do bar e é amparada por seus seguranças e Alex. Jorge fica irri-tado ao ver Beatriz chegando em casa acompanhada de Mossoró e bate na irmã. Artur surpreende Rafael dizen-do que quer ajudar o rapaz a conquis-tar Diana. Laíza descobre que Clarice fugiu e Pedro Dois avisa Iago por tele-fone. Rafael conta para Diana sobre a proposta de Artur e ela fica indignada. Gregório reclama com Analice da falta de interesse de Mossoró pelo haras. O pai de Diana se irrita com a presença de Ziggy em sua propriedade e Artur defende o treinador.

o rebu - Globo 23h

Gilda conta para Angela que Ro-berta (Mariana Lima) teve um de-sentendimento com Bruno. Zé Ma-ria (Val Perré) e Brandão procuram pela pessoa que atirou em Angela. Adão (Cesar Ferrário) se preocupa de ter se tornado suspeito do aten-tado contra Angela. Maria Angélica (Camila Morgado) avisa a Vic (Vera Holtz) que o colar de sua avó foi roubado, e ela desconfia de Alain (Jesuita Barbosa).

boechat ainda é sondado pela record

grupor3a.com grupor3a.com

Estamos sob a regência do signo de Leão, signo que se manifesta pela necessidade de obter

reconhecimento, e em especial quando o Sol ou Marte caem em Leão, no mapa astral. Gosta de sentir-se apreciado para ter noção do próprio valor por isso torna-se um líder.

Quem nasceu hojeAs expansões profissionais que tiver serão

acentuadas na idade madura. O seu espírito penetrante será responsável pela felicidade. Não se deixe levar pelo comodismo e pelas facilidades que a vida oferece. Terá espírito aberto às novas ideias.

alertaA influência desfavorável dada pela Lua

começou nos primeiros minutos de hoje, para os nativos de Leão. Seja cauteloso ao lidar com o sexo oposto. Evite gastos desnecessários. Não ofenda seus amigos ou companheiros de trabalho. Seja controlado.

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centro

3 3 0 3 - 0 1 0 1www.institutomedprev.org.br

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

Exames com Rapidez,Qualidade e Confiabilidade.Doenças de Pele, Queda de Cabelo, Unhas,

Acne (espinhas), Alergias, Verrugas, Cancêr de Pele.

CRM/PR 5303

de um infarto no miocárdio e a segunda por um aneuris-ma cerebral.

Defensor da cultura po-pular brasileira, Suassuna deixa a espoa com quem foi

casado por 56 anos, seis fi-lhos, 15 netos e um livro por terminar. Segundo o jornal ‘O Globo’, o escritor traba-lhava novo projeto há mais de 20 anos. n

A tarefa de viver é dura mas fascinante ”

ariano suassuna1927 - 2014

Não troco meu ‘oxente’ pelo ‘ok’ de ninguém”

Frases de ariano suassuna

Há três tipos de mentira; a pequena, a cabeluda e a estatística”

Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de

romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa”

Eu digo que das três virtudes teologais, sou fraco na fé e fraco

na qualidade, só me resta a esperança”

José Mayer (foto) mar-cou presença no encontro de elenco de “império”, da Globo, na última segunda-feira (21), e acabou se en-volvendo em uma briga com o repórter do “cQc” lucas salles.

o ator não gostou de uma piada feita pelo hu-morista e ficou bastante al-terado. ele chegou a xingar, sem disfarçar, o rapaz, que não encerrou a gravação, segundo o jornal “o dia”.

as câmeras da band, ali-ás, ficaram ligadas durante todo o tempo e o resultado da briga deve ser exibido na próxima edição do pro-grama semanal, na segun-da-feira (28). n

José Mayer xinga repórter do ‘cQc’

fotos: Arquivo CP

Agnews

celebridade

reynaldo Gianecchini quer ser pai

reynaldo Gianecchini (foto) quer ser pai aos 41 anos. o ator teria arru-mado uma amiga para re-alizar seu sonho o quanto antes, segundo a blogueira

Fabíola reipert. no entan-to, o desejo do ator não é construir uma família e, sim, ter um filho. o galã optaria por uma insemi-nação artificial. n

Globo

diretor de ‘o rebu’ fiscaliza cabelo de sophie charlotte

José luiz Villamarim, di-retor de “o rebu” - remake das 23h da TV Globo -, fez questão de avaliar de perto a mudança no visual de so-phie charlotte.

isso porque o corte de cabelo “joãozinho” foi ado-tado pela atriz especial-mente para a novela.

Pai de sophie, o cabe-

leireiro Mário silva, foi o responsável pela trans-formação.

“cortei em duas etapas, na presença do diretor da novela [Villamarim]. de-pois da primeira, no mes-mo dia, cortei mais curto até achar o que ele que-ria”, entregou silva ao site “notícias da TV”. n

Divulgação

Lou Dog e Djambi em prol do ‘Barco Sorriso’

Os curitibanos do Lou Dog (abaixo) se apresentam no próximo domingo (27), no Crossroads (Av. Iguaçu, 2.310), a partir das 20 horas, e como convidado especial para esta edição, eles trazem seus con-terrâneos do Djambi (peque-no), um dos conjuntos pionei-ros do reggae no sul do Brasil, que chega com novidades. O evento será uma ação solidá-ria em prol do projeto “Barco

Sorriso”, para ajudar na saúde bucal de crianças das regiões litorâneas do Paraná de difícil acesso. Para participar desse ato, os clientes da casa devem doar produtos/kit´s de higiene bucal. Os valores das entradas são: R$25 (masculino) e R$15 (feminino). Bônus de R$5 para os nomes na lista do evento no facebook. Informações: (41) 3243-3711/ 3024-2004 / [cros-sroads.com.br]. n

audiência

Maria rita põe coração a batucar em curitiba

sete anos depois do sucesso de ‘samba Meu’, Maria rita (foto) sobe aos palcos para cantar um novo disco. batiza-do de “coração a batu-car”, seu sexto álbum totalmente dedicado ao samba, a cantora está em turnê pelo país para divulgação de seu mais recente trabalho. a fi-lha de elis regina vem a curitiba no próximo dia 2 de agosto e faz única apresentação no pal-co do Teatro Guaira (r. conselheiro laurindo, s/n) às 21h15. os ingres-sos já estão disponíveis e variam de r$86 (meia-entrada) a r$246 (intei-ra). informações: (41) 3304-7982 / [maisuma-daprime.com.br].

fotos: Divulgação

Vic

ente

de

Pau

lo

‘esse artista sou eu’

começam gravações de novo programa de imitações no sbT

Com o formato defini-do, o “Esse Artista Sou Eu” já começou a ser gravado e deve estrear no dia 25 de agosto no SBT.

A atração é uma adaptação do “Your Face Sounds Fami-liar”, marcando uma rara parceria da emissora de Silvio Santos com uma produtora - a Endemol.

O programa vai ocupar as noites de segunda-feira,

substituindo o “Máquina da Fama” durante o perío-do de licença-maternidade de Patrícia Abravanel.

Márcio Ballas foi escalado para co-mandar a atração e terá o desafio de

manter a boa performance da herdeira da emissora, que se consolidou na vice-liderança do horário.

Para a disputa, alguns famosos já estão confir-

mados, dentre eles o ex-RBD Christian Chávez, Léo Maia e Marcelo Augusto, segundo o jornal “Folha de S.Paulo”.

Os artistas vão ganhar apoio técnico para po-derem imitar sucessos como Lady Gaga, Alcione e Cauby Peixoto. O vencedor levará o prêmio de R$ 50 mil. Cópia! SBT se apropria de ideia de Gugu Liberato em vinhetas. n

TV Globo

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

GeralQuinta-feira, 24 de Julho de 201410 grupor3a.com

Contrabando no Paraná representa 22% de evasão fiscal no BrasilApreensões dos seis primeiros meses somam R$ 138 milhões

A conta já está nas alturas. Só no primei-ro semestre desse ano foram mais de 70 ações da Associação Brasilei-ra de Combate à Fal-sificação (ABCF) em conjunto com as auto-ridades em todo o esta-do. Elas tiveram como foco o combate ao ci-garro de contrabando, autopeças, confecções, combustíveis, bebidas, fios e cabos elétricos, produtos de higiene e limpeza, artigos de gri-fe, entre outros.

O problema do con-trabando no país tem se agravado muito nos últimos anos e o Paraná é um dos estados que mais sofre com o cresci-mento e a profissiona-lização das quadrilhas. Pelos mais de 1.100 km de fronteira seca e

O governo brasilei-ro condenou nesta

quarta-feira a ofensiva de Israel em Gaza, reiterou sua chamada a um ces-sar-fogo e chamou para consultas o embaixador do país em Tel Aviv, infor-maram fontes oficiais.

O Ministério das Relações Exteriores, em comunicado, con-siderou “inaceitável a escalada de violência entre Israel e Palestina” e condenou “energica-

mente o uso despro-porcional da força por Israel na Faixa de Gaza”.

Este foi o segundo comunicado oficial do governo sobre o confli-to desde que Israel lan-çou há duas semanas uma ofensiva contra om Hamas em Gaza.

Nos 16 dias que du-ram as hostilidades, pelo menos 655 palesti-nos e 35 israelenses per-deram a vida e há regis-tros de 4,3 mil feridos. n

Após ritmo fraco no 2° tri, a empresa de cosmé-ticos Natura enxerga um segundo semestre melhor para seus produtos no Brasil, após ter visto uma expressiva desaceleração das vendas no segundo trimestre, quando seu lu-cro líquido recuou mais de um quarto sobre igual período do ano passado.

“Acreditamos que tive-mos trimestre incomum e que muitos desses fato-res não se repetirão”, afir-mou o vice-presidente fi-nanceiro da companhia, Roberto Pedote, citando menor quantidade de dias úteis e custos pres-sionados pela desvalori-zação cambial e pelo bai-xo volume de vendas. n

1,35 mil km formados pelas reentrâncias do lago de Itaipu, contrabandistas contam com um aparato

cada vez mais sofisticado, incluindo barcos para o transporte de carga entre as fronteiras, caminhões,

motoristas e olheiros que se espalham entre os mais de 300 portos clandesti-nos da região. n

Em seis anos, o estado somou mais de R$ 483 milhões em prejuízos aos cofres públicos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Wordpress

Conflito

Brasil condena Israel por ofensiva em Gaza e retira embaixador do país

Natura recupera vendas no Brasil

Guerra já vitimou mais de 600 mil pessoas

A prefeitura de Belo Horizonte decidiu de-molir a alça restante do viaduto que desabou no início do mês. De-zenas de famílias que vivem ao lado da cons-trução serão retiradas de casa por um tempo.

Agentes da Defesa Civil e da Assistên-cia Social foram de porta em porta co-municar a decisão de demolir o via-duto. Os moradores dos condomínios vi-zinhos começaram

a ser cadastrados nesta quarta-feira. E vão ter que sair dos apartamentos.

Preocupada, uma das moradoras passou mal por ter medo de perder o apartamento. A remoção é tempo-rária e atinge todas as 186 famílias que mo-ram nos condomínios ao lado do viaduto. A prefeitura diz que vai providenciar hospe-dagem em hotéis para os moradores que não tem para onde ir. n

Prefeitura decide demolir alça de viaduto que desabou

Dezenas de famílias que vivem ao lado da construção serão retiradas de casa por um tempo

Natura viu o lucro líquido recuar 26,8 por cento, a 175,8 milhões de reais

Comportamento Animal

O cão é o melhor ami-go do homem e, assim como ele, é capaz de sen-tir ciúmes, sugerindo que o sentimento pode ter ra-ízes no instinto de sobre-vivência, revelaram cien-tistas dos Estados Unidos em um estudo publicado nesta quarta-feira.

Cientistas testaram 36 cães e seus donos em um experimento no qual os humanos precisavam

brincar com três objetos diferentes na frente de seu animal de estimação.

Dentre eles um ani-mal de pelúcia, entre ou-tros objetos. Por exem-plo, os cães com mais frequência morderam, puxaram seus donos e empurraram o objeto, tentando se colocar en-tre o dono e o cachorro de mentira, do que com os outros brinquedos. n

Estudo demonstra ciúmes em cães

Raça dachshund: Cães se sentem motivados a proteger um vínculo social importante para eles

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Geral Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 11grupor3a.com

O indicador de nível de atividade da construção civil brasileira alcançou 44,5 pontos em junho, de acordo com a sondagem do setor, feita pela Confe-deração Nacional da In-dústria (CNI). Esse foi o sétimo mês consecutivo em que o indicador ficou abaixo da linha divisória

dos 50 pontos, o que re-vela queda na atividade. O indicador de número de empregados também mostrou redução no quadro de trabalhadores, ao ficar em 45,3 pontos. Conforme a pesquisa, o indicador de evolução do nível de atividade em re-lação ao usual para o mês

ficou em 41,7 pontos, o menor da série histórica iniciada em dezembro de 2009. A utilização da capacidade de operação caiu 1 ponto percentual em relação a maio e al-cançou 69% em junho.

A retração da atividade compromete a situação financeira das empresas.

No segundo trimestre do ano, o indicador de mar-gem de lucro operacional ficou em 41,4 pontos e o de situação financeira recuou para 45,1 pontos, ambos abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que demonstra a insatis-fação dos empresários, de acordo com a CNI. n

A queda na atividade do setor é feita por sondagem da CNI

Construção civil completasete meses em queda

Vítimas retiradas deescombros de prédioem Aracaju recebem alta

Golpe on-line redireciona sites debancos e infecta celulares Android

Oi é multada em R$ 3,5 milhões pormonitorar clientes na internet

As três vítimas que sobrevive-ram ao desaba-

mento de um prédio, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, receberam alta do Hospital de Urgên-cia de Sergipe, informou nesta quarta-feira (23) a assessoria da instituição. Um bebê de 11 meses so-freu uma parada cardior-respiratória e morreu a caminho do hospital.

As quatro pessoas fo-ram retiradas dos escom-bros com vida por volta do meio-dia de domingo (20), após passar mais de 30 horas soterradas. O

edifício de quatro anda-res, ainda em construção, desabou na madrugada de sábado (19), quando uma forte chuva atingia a cidade. O pai trabalhava na obra e passava a noite no local com a mulher e os dois filhos. De acordo com o hospital, Vanice de Jesus, de 31 anos, e Josevaldo da Silva, de 24, deixaram o hospital na manhã desta quarta-feira. Eles foram conduzidos até a casa de parentes nos bairros San-tos Dumont e Jabotiana, pela equipe do Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida. n

A fabricante de antivírus Trend Micro divulgou

na terça-feira (22) uma pesquisa que detalha um golpe on-line usado por uma quadrilha ou indiví-duo que estaria ativo des-de 2011. Os ataques mais recentes redirecionam sites de banco com um código que não fica ativo no computador, levando as vítimas a um site falso que orienta para a ins-talação de um aplicativo

O setor da construção apresenta queda pelo sétimo mês seguido

No desabamento do prédio emAracaju, um bebê de 11 meses morreu

Os usuários de telefones com sistemaAndroid devem tomar cuidado

A Oi foi multada pelo Mi-nistério da Justiça em R$ 3,5 milhões por ter infringido normas de defesa do consu-midor ao monitorar o com-portamento de clientes na internet e vender essas infor-mações a anunciantes, agên-cias de publicidade e portais na web. A decisão foi publica-

da nesta quarta-feira (23) no “Diário Oficial da União”.

As investigações da con-duta da operada foram feitas pelo Departamento de Prote-ção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacio-nal do Consumidor, vincula-da ao MJ. A pasta constatou que o Velox, serviço de banda

larga da Oi, violou os direitos de informação e de privaci-dade do consumidor, além fazer publicidade enganosa.

A apuração começou após o DPDC ter sido foi in-formado que a Oi fez uma parceria com a Phorm, que criou o software Navegador. O programa é usado rastrear

os passos do consumidor na internet. A Oi afirma que não usa a ferramenta desde mar-ço de 2013, quando encerrou o teste do produto junto “a um grupo de clientes convi-dados”. A empresa informa ainda ter “convicção de que não houve qualquer infra-ção” e deve recorrer. n

Divulgação

Telefonia

Divulgação

O Movimento Can-delária Nunca Mais lem-brou nesta quarta-feira (23) os 21 anos da Chaci-na da Candelária, em que oito crianças e adoles-centes que dormiam na praça da igreja, no centro do Rio, foram mortos a tiros por cinco homens que desceram de dois carros. No local, houve uma celebração, com 21 cruzes, que foram ben-tas e serão colocadas em outros pontos da cidade e da região metropoli-

tana onde ocorreram atos de violência contra crianças e jovens.

Após a cerimônia, os representantes de movi-mentos e organizações não governamentais (ONGs) caminharam até a Cinelândia onde reali-zaram um ato cultural. As manifestações para lem-brar a chacina começaram na noite de terça-feira (22), quando mães que perde-ram filhos em situações de violência fizeram uma vigília em frente à igreja. n

História

O aniversário do massacre foi lembradoem passeata e missa no Rio de Janeiro

Chacina da Candelária faz 21 anos e ONGsdizem que nada mudou

para Android. O app, que diz ser um gerador de se-nhas do banco, na verda-de intercepta mensagens SMS para que os crimino-sos realizem o roubo.

A pesquisa foi realiza-da por três especialistas da Trend Micro, David Sancho, Feike Hacque-bord, e Rainer Link. O golpe ocorre na Suíça, na Áustria e na Suécia. Des-de maio, o ataque tam-bém atinge internautas do Japão. n

Divulgação

Agência Brasil

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

EsportesQuinta-feira, 24 de Julho de 201412 grupor3a.com

COB divulga investimento para top 10 das Olimpíadas

A 744 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Comitê Olímpico Brasi-leiro (COB) fez um ba-lanço positivo sobre os dois primeiros anos do ciclo, no qual o objetivo é dar um salto agressivo no quadro de medalhas. De acordo com o plano

dalhas, vimos que os re-cursos da Lei Agnelo/Piva não seriam suficientes para cumprir a meta. Sen-tamos com os governos e

confederações e passa-mos a colocar tudo numa cesta só. Nosso grau de satisfação com relação ao apoio é de 100%.

Ney Franco já não é mais o treinador do Fla-mengo. O profissional não resistiu à pressão pelos resultados ruins no Campeonato Brasi-leiro e foi demitido pela diretoria rubro-negra nesta quarta-feira, após reunião. Ele não conse-guiu vencer nesta segun-da passagem pelo clube da Gávea - foram sete partidas à frente do time. A goleada por 4 a 0 para o Internacional, assim como a manutenção do time na lanterna, definiu a queda de Ney Franco.

Vanderlei Luxembur-go assumirá o coman-do da equipe, a tercei-ra mudança no banco de reservas do clube na temporada. Ele terá contrato até o fim de 2015, e a missão priori-tária é tirar a equipe da péssima situação vivida neste Campeonato Bra-sileiro. Antônio Mello será o preparador físi-co do time. Luxa tam-bém terá parceria do ex-atacante Deivid na comissão técnica. Eles iniciam trabalho já nes-ta quarta-feira.

Ney não resiste à pressão e Luxa assume o Flamengo

Luxemburgo é o terceiro técnico a dirigir o Flamengo em 2014

A despeito de ter pro-tagonizado uma das maiores polêmicas da passagem anterior do técnico Dunga pela se-leção brasileira, o nar-rador Alex Escobar, da TV Globo, não vai fazer oposição ao retorno do treinador. Em entrevista à “Rádio Globo” nesta quarta-feira (23), o locu-tor disse que o assunto foi superado e que até pediu um abraço ao co-mandante. “Eu narrei Alemanha x Argélia no dia 1º de julho, em Por-to Alegre, e lá encontrei com o Dunga. Ele veio na minha direção, e eu disse que quatro anos haviam se passado. Apertamos as mãos, e eu

pedi um abraço”, relatou Escobar em referência a uma partida da Copa do Mundo de 2014.

Depois do abraço, segundo Escobar, ele e Dunga não falaram mais sobre a polêmi-ca de 2010. Na época, o técnico da seleção deu uma bronca pública no narrador da Globo, que trabalhava como repór-ter e apresentador do Sportv na Copa da África do Sul. Durante uma en-trevista coletiva da equi-pe nacional, o treinador foi irônico com o pro-fissional de imprensa, perguntou se ele tinha algum problema e dis-parou palavrões direcio-nados a ele.

Escobar pediu um abraço do técnico

Encontro

Div

ulg

ação

Um dia depois de ter sido oficializado como novo treinador da Se-leção Brasileira de Fu-tebol, Dunga anun-ciou nesta quarta-feira quem o acompanhará no desafio de coman-dar o selecionado com o maior número de tí-tulos mundiais prova-velmente até a Copa de 2018. Por meio do site da Confederação Brasileira de Futebol

Um dos heróis do tetra será o preparador de goleiros da SeleçãoDunga confirma comissão sem Jorginho

(CBF), o técnico confir-mou a comissão técni-ca verde e amarela sem o seu “fiel escudeiro” de 2010, Jorginho, mas com outro tetracam-peão mundial: o ex-go-leiro Taffarel.

O arqueiro que er-gueu a taça da Copa do Mundo em 1994 será o novo prepa-rador de goleiros da Seleção Brasileira. Ele já trabalhou com

Dunga na CBF, quan-do foi observador na Copa do Mundo de 2010, e, agora aos 48 anos, trabalhava como preparador de goleiros no Galatasa-ray, da Turquia, clube do qual já foi inclusi-ve técnico interino no ano passado.

Outro tetracampeão mundial chamado por Dunga para compor a comissão técnica bra-Taffarel era preparador de goleiros no futebol turco

Divulgação

sileira foi Mauro Silva, ex-volante. Ele, porém, ocupará um cargo novo na Seleção: o de assis-tente técnico pontual. A cada convocação, uma nova personali-dade ligada ao time ca-narinho será escolhida para este posto. Mauro Silva só trabalhará nos duelos contra Colôm-bia e Equador, em se-tembro, nos Estados Unidos.

Em 2010, Alex Escobar teve um entrevero com o técnico Dunga

Divulgação

O COB mostrou aos jornalistas os investimentos mais recentes

estratégico, sair da 15ª posição alcançada em Londres 2012 (17 pódios) para o top 10 exigirá a conquista de 27 a 30 me-dalhas. Para isso, o inves-timento para o quadriê-nio é estimado em US$ 600 milhões (R$ 1,3 bi-lhão), somando recursos da Lei Agnelo/Piva, dos programas de alto ren-dimento do Ministério do Esporte (Bolsa Pódio e Plano Brasil Medalhas) e de patrocinadores. No anterior, o valor foi de US$ 350 milhões.

“Quando montamos o cenário de 27 a 30 me-

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Esportes Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 13grupor3a.com

O Coritiba é vice-lanterna do Cam-peonato Brasileiro,

com apenas sete pontos na competição, e o capitão e líder do elenco, Alex, tem recebido críticas de parte da torcida por não conseguir tirar o clube de tal situação.

Nesta quarta-feira o meia, de 36 anos, fez um desabafo em seu Insta-gram, e garantiu que não se arrepende de ter retor-nado ao clube paranaen-se em 2012, quando saiu do Fenerbahce. “Quando criança eu queria jogar bola, ter a alegria de po-der bater uma bola com os amigos e sonhava com o Couto (Pereira, estádio do Coritiba)”.

Com a aposentadoria já marcada para o fim do

Meia usou o Instagram para dizer que fase do clube não é culpa dele

Alex desabafa na rede social e não se sente culpado

Campeonato, indepen-dente da situação do Co-ritiba, Alex ressaltou que não se sente culpado pelo mau momento, apenas responsável por cumprir seus deveres como atle-ta. “Ganhar, perder, jogar bem, jogar abaixo do que

poderia jogar... Isso tudo é inerente ao futebol e acon-teceu comigo em todos os lugares que joguei. A única certeza que tenho é que vou me retirar em dezem-bro feliz por ter completa-do meu ciclo como atleta de futebol”, declarou. n

O Real Madrid Castilla, time B do clube es-

panhol, contratou o lateral esquerdo do Coritiba Abner Felipe, de 18 anos, segundo o diário espanhol As. O jogador já tinha rescindindo contrato com o time paranaen-

se antes de se ligar ao Real.

Nesta temporada, o Real Madrid Castilla será comandado pelo ex-melhor jogador do mundo e ídolo madri-dista Zinedine Zida-ne, que já integrava a comissão técnica do time principal. No Ins-

tagram, Abner postou foto ao lado do tam-bém lateral esquerdo, mas do time principal da Madri, Marcelo e disse que este é “mais um sonho realizado”.

Revelação do Cori-tiba, Abner tem passa-gens pelas seleções de base do Brasil. n

Lateral deixa Coritiba para ser treinado por Zidane no Real Madrid B

Alex confirma o fim da carreira em dezembro, independente do que acontecer

Divulgação

Divulgação

O lateral esquerdo Abner se destacou nas seleções das categorias de base

Furacão

Doriva pode manter o time do Atlético para enfrentar o Flu

O técnico Doriva, do Atlético, pode mandar a campo no próximo do-mingo o mesmo time que venceu o Criciúma, por 2 a 0, na última rodada. Sem desfalques por suspensão ou novos contundidos, o treinador saiu satisfeito com o empenho do grupo e não sofreu desfalques. Sendo assim, o coman-dante poderá repetir a mesma equipe em sua ter-ceira partida no comando do time rubro-negro.

Próximo jogoO adversário na próxi-

ma rodada é o Fluminen-se, que tem a mesma pon-tuação que o Atlético na tabela - 19 pontos - mas está em terceiro lugar por ter uma vitória a mais que o Furacão. Mesmo depois da quinta vitória no Cam-peonato Brasileiro, o téc-nico atleticano afirmou que vai repensar a for-mação ofensiva da equi-pe atleticana no próximo

compromisso no Cam-peonato Brasileiro. Com isso, um provável Furacão para o duelo com o Flu tem Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio e Marcos Guilherme; Mar-celo, Douglas Coutinho e Ederson. Caso opte por uma escalação mais de-fensiva, Doriva pode colo-car o meia Bady na equipe para a saída de Marcelo ou Éderson. n

Esquema com três atacantes ainda está em análise

Técnico Doriva estuda a melhor formação do Atlético Paranaense para o próximo jogo

Divulgação

Tricolor

Paraná pode repetir escalação pela terceira vez seguida

O técnico Claudinei Oliveira tem a pos-sibilidade de man-

ter a escalação do Paraná pela terceira vez seguida. Apesar de não ter trazi-do nenhuma vitória dos duelos fora de casa, con-tra América-MG e Portu-guesa, as apresentações e a chance de repetir o time deixaram os jogado-

res do Tricolor confiantes em uma vitória na Vila Capanema para, enfim, espantar o fantasma da zona de rebaixamento.

Nas duas ocasiões, o grupo conseguiu manter a posse de bola e chegar ao gol adversário. Se não fosse pelos gols no finzi-nho, o Tricolor poderia ter voltado para Curitiba

com, pelos menos, qua-tro pontos e estaria fora da zona ZR. Para o meia Lucio Flavio, a repetição gera confiança no grupo e fortalece o conjunto para buscar vitória, que não chega a cinco rodadas. A última foi contra o Náuti-co, antes da parada para a Copa do Mundo, pela sé-tima rodada. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

ClassificadosQuinta-feira, 24 de Julho de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

Policial Quinta-feira, 24 de Julho de 2014 15grupor3a.com

Polícia desmantela laboratório de cocaína Droga era refinada em uma casa em Piraquara

Policiais do Denarc e Curitiba fecharam um la-boratório de refino de co-caína que funcionava em Piraquara. Os investigado-res apreenderam 1,1 quilo de cocaína e substâncias para mistura, além de 2,1 quilos de maconha, 15 quilos de ácido bórico, 3 litros de gasolina, utiliza-dos nas etapas da prepa-ração da cocaína, além de liquidificador, panelas e bacias com resquícios das misturas. Foram apreendi-dos também uma balança de precisão, rolos de pa-pel para embalo da droga, uma pistola 765, e aproxi-madamente R$ 2 mil.

Durante a operação fo-ram presos Edimar Camar-

A Polícia Ro-doviária Fe-deral (PRF)

apreendeu 290 kg de maconha na BR-277, em Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná, na madruga-da desta quarta-feira (23). De acordo com a PRF, os policiais des-confiaram da atitude de três homens que estavam dentro de um carro e passaram

pela rodovia como se procurassem algo.

Ainda segundo os policiais, durante a abordagem, os rapazes demonstraram nervo-sismo e um deles não soube explicar por qual motivo estava machu-cado. Desconfiados, os policiais continuaram a ronda às margens da rodovia e encontraram em um matagal, um carro acidentado. n

Cinco homens fortemente ar-mados explodi-

ram um caixa eletrônico da BRF Brasil Foods por volta das 2h desta quarta-feira (23) em Carambeí, na região dos Campos Gerais do Paraná. De acordo com os vigias, eles

foram obrigados a deitar no chão enquanto os la-drões armavam os explo-sivos. Ainda segundo os funcionários, os crimino-sos utilizaram dois fuzis, duas escopetas de calibre 12 e uma metralhadora durante o crime. Por fim, conforme o relato dos vi-

gilantes, a quadrilha fugiu em um carro sem placas.

O local em que o caixa eletrônico ficava teve o teto destruído com o impacto da explosão. Os vigias não fo-ram machucados. Até a pu-blicação da reportagem, o grupo ainda não tinha sido localizado pela polícia. n

go dos Anjos, de 31 anos, o “Gordinho”, e Paulo Adriano Reis, de 43 anos. Segundo a delegada Ca-mila Cecconello, os poli-ciais investigavam “Gor-dinho” por ele ser um dos fornecedores de drogas da região central de Curi-tiba e tinham informa-ções de que ele mantinha um laboratório de prepa-ro da cocaína. nA cocaína produzida era distribuída no centro de Curitiba

Policiais investigavam “Gordinho” por ele ser um dos fornecedores de drogas da região central de Curitiba.

Luke MacGregor/Reuters

“171”

Trio vai para cadeia pelo golpe do bilhete

Investigadores da De-legacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prenderam em flagrante, no Batel, em Curitiba, Lu-cas Flores, 22 anos, Vagner Moura Leal, 36 anos e Ge-ferson dos Santos, 39 anos, após praticarem o golpe do bilhete premiado em uma mulher de 71 anos.

A prisão ocorreu após os golpistas induzirem a mulher a efetuar diversos saques em instituições fi-nanceiras, totalizando a quantia de R$60 mil. “Além disso, a vítima também en-tregou ao grupo diversas joias avaliadas em R$20 mil”, contou o delegado. n

O golpe foi usado para tirar dinheiro de mulher de 71 anos

Reprodução

Reprodução

PRF

Carro acidentado levava 290 kg de maconha

Ladrões explodem caixa eletrônico de empresa

A droga estava escondida em carro acidentado

Campos Gerais

Em pouco mais de dois meses, o sistema peniten-ciário do Paraná recebeu 95,4% mais presos do que o estipulado no decreto estadual, que determi-nou a transferências e o fechamento de 36 car-ceragens de delegacias e distritos policiais super-lotados. Enquanto o de-creto, de 13 de maio deste ano, estabeleceu que, em 60 dias, 1.200 detentos deveriam ser transferi-dos, até segunda-feira (21), chegaram às peni-tenciárias 2.345 presos. O decreto também previa que, após a transferên-cia destes 1.200, seriam levados para as unidades estaduais mais 80 deten-tos por dia. A realidade,

Penitenciárias recebem dobro de presos previstos em decreto

porém, mostra que o volume de transferência tem sido maior: de 120 a 130 detentos.

A superlotação provo-cou recentemente novos motins, e a Secretaria da Justiça, Cidadania e Di-reitos Humanos (Seju) anunciou algumas me-didas. Nesta quarta-feira (23), a secretaria realizou o pregão eletrônico para aquisição de 5.000 torno-zeleiras eletrônicas com o intuito de amenizar a tensão do sistema peni-tenciário paranaense. A empresa vencedora, que ainda precisa ser aprova-da nas próximas etapas do pregão, receberá R$ 240,00 por mês por tor-nozeleira utilizada. n

O excesso de presos tem provocado seguidas rebeliões

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 24/07/2014

GeralQuinta-feira, 24 de Julho de 201416 grupor3a.com

Mulher internada em Cascavel está com superbactériaAla da UTI do Hospital Universitário está interditada

Uma superbactéria foi detectada em uma pa-ciente que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universi-tário do Oeste do Paraná (HUOP) de Cascavel, conforme informou a assessoria do hospital nesta quarta-fei-ra (23). Exames de urina confirmaram que a mu-

lher, que não teve a idade divulgada, está infectada com a superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae

Carbapenemase). Segundo o diretor clínico do hospital, Sérgio Luiz Bader, o estado de saúde da

paciente é estável.Bader afirmou que a

paciente tem hepatite e está desde o dia 7 de julho

internada no HUOP, com um problema renal. “Ela passou pelo pronto socor-ro, pela clinica médica e UTI, por isso, três alas do hospital foram fechadas e serão higienizadas nas próximas horas. Os pa-cientes que estão interna-dos nestes locais passarão por exames para verificar se foram ou não contami-nados”, disse Bader. n

A partir do dia 1º de janeiro de 2015, os ve-ículos automotores só poderão circular equi-pados com extintores de incêndio com carga de pó ABC. Por isso, o De-partamento de Trânsito

do Paraná (Detran) aler-ta para o prazo máximo das alterações e traz al-gumas especificações.

“Além da troca da car-ga, os proprietários de-vem ficar atentos quanto à capacidade e validade

dos extintores e também se o equipamento está instalado na parte dian-teira do compartimento interno, destinado aos passageiros”, reforça o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. n

O hospital terá uma de suas alas interditada

Reprodução

Reprodução

Mais de 12,5 mil candida-tos realizam as provas do vesti-bular de inver-no da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nes-te domingo (27) e na segunda-feira (28). Eles concorrem a 716 vagas dos 38 cursos oferecidos pela ins-tituição. As provas serão realizadas nas cidades de Apucara-na, Cascavel, Castro, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Marin-gá, Palmeira, Para-naguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Ma-teus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

Os portões serão abertos a partir das 13h e fechados p o n t u a l m e n -

te às 14h. No dia da prova o candidato tem que estar portando sua ficha de inscrição com a foto e a cópia do do-cumento de identifica-ção, coladas, além do documento oficial de identificação original. Não serão aceitas fo-tocópias, mesmo que autenticadas. Para a realização da prova é necessário deve levar uma caneta esfero-gráfica com tinta azul-escura ou preta, escrita grossa e de material transparente. n

Vestibular em Ponta Grossa começa domingo

A Universidade de Ponta Grossa oferece 716 vagas

ANPR

Ex-Polegar alega que arma era presente da mulher

Detran alerta para substituição da carga de extintores

O advogado do ex-cantor Rafael Ilha, José Beraldo, afirmou que en-trará com o pedido de li-berdade provisória para o ex-Polegar. Beraldo disse ter conversado por tele-fone com Rafael durante a manhã desta quarta-feira (23). “ O Rafael está bastante ansioso para ex-plicar a todos que de fato não queria cometer cri-me. Ao que me parece, a esposa daria para o Rafael a arma de presente, tanto que ela estava desmonta-da”, garantiu.

Segundo Beraldo, Ra-fael Ilha e a esposa não apresentam risco para a sociedade, isso porque perante a lei ambos são réus primários. No enten-der da defesa, Rafael não realizou tráfico interna-cional de armas. “Ele não tinha intenção de comer-cializar as armas e, para mim, transportar arma com dispositivo de cho-que não pode ser conside-rado crime, porque é uma arma de defesa.” n

Na Fronteira

Os extintores terão que estar carregados com pó ABC

Editora Jornal do Ônibus