jornal do Ônibus de curitiba - 28/10/2014

16
A n o t í c i a n o p o n t o . Curitiba, Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 Número 2.072 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A As ações da Petrobras despencaram mais de 12% ontem na Bolsa de Valores. A estatal encerrou o dia com a maior queda diária desde novembro de 2008. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caiu 2,77% e encerrou o dia a 50.503 pontos, menor patamar desde o dia 15 de abril. (Página 11) Economia Ações da Petrobras caem 12% num único dia Cidade Futebol Curitiba testa ônibus híbrido que polui menos Dupla Atletiba fica livre de punição, mas paga multa (Página 7) (Página 13) Divulgação Divulgação Fotos: Banda B /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Discussão mortal Giesla Maria da Silva Lemos de Miranda, 27 anos, foi assassinada com um tiro na cabeça no fim da manhã do último domingo (26), no bairro Novo Mundo. O suspeito é o marido dela, que fugiu após o tiro. (Página 15) Celebridades Xuxa pode voltar à tela da Globo em 2015 (Página 8) Metropolitana Direção de hospital alerta para tentativa de golpe Divulgação Divulgação A direção do Hospital São José, de São José dos Pinhais, alerta a população sobre a ocorrência de golpes que estão sendo aplicados a familiares de pacientes que se encontram internados na UTI do Hospital. (Página 6) Divulgação Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 06-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

A n o t í c i a n o p o n t o .

Curitiba, Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 Número 2.072 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

As ações da Petrobras despencaram mais de 12% ontem na Bolsa de Valores. A estatal encerrou o dia com a maior queda diária desde novembro de 2008. O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caiu 2,77% e encerrou o dia a 50.503 pontos, menor patamar desde o dia 15 de abril.(Página 11)

Economia

Ações da Petrobras caem 12%num único dia

CidadeFutebol

Curitiba testa ônibus híbrido que polui menos

Dupla Atletibafica livre de punição, mas paga multa

(Página 7)(Página 13)

DivulgaçãoDivulgação

Fotos: Banda B

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Discussão mortal

Giesla Maria da Silva Lemos de Miranda, 27 anos, foi assassinada com um tiro na cabeça no fim da manhãdo último domingo (26), no bairro Novo Mundo. O suspeito é o marido dela, que fugiu após o tiro. (Página 15)

Celebridades

Xuxa pode voltar à tela da Globo em 2015

(Página 8)

Metropolitana

Direção de hospital alerta para tentativa de golpe

Divulgação

Divulgação

A direção do Hospital São José, de São José dos Pinhais, alerta a população sobre a ocorrência de golpes que estão sendo aplicados a familiares de pacientes que se encontram internados na UTI do Hospital.(Página 6)

DivulgaçãoDivulgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

O YouTube Spaces ganhou uma sede no Brasil, na cidade de São Paulo. A ini-ciativa, que vem da parceria com o Insti-tuto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, busca apoiar a comunidade de criadores do YouTube e promover a próxima gera-ção de talentos brasileiros. O local é vol-tado para produção de vídeos, com toda infra-estrutura para que eles possam inovar e experimentar na produção de novos conteúdos.

O projeto tem ambientes espalhados por diversos lugares do mundo, como Nova York, nos Estados Unidos.

Segundo o Google, “os brasileiros formam uma das comunidades mais vi-brantes do YouTube no mundo”, por isso, estava na hora de abrir uma sede no país.

EDITORIAL

O fortalecimento dos políticos nordestinos

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoTerça-feira, 28 de Outubro de 20142 grupor3a.com

- Natal deve gerar mais vendas e empregos temporários. - Geólogos estudam meio de usar Aquífero Guarani para aliviar crise do Cantareira.

- Governo cria grupo de trabalho para propor soluções à empresa endividada.

- Insatisfação com candidaturas e com processo eleitoral reforça abstenções.

- No dia seguinte à reeleição, dólar fecha no nível mais alto em nove anos.

- Balança comercial tem déficit de US$ 602 milhões na quarta semana de outubro.

Imagem do Mundo

Menino passa por baixo de um bezerro durante celebração do festival hindu Tihar, em Catmando, no Nepal

Navesh Chitrakar/Reuters

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

13º mín

28ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Ensolarado

Céu claro

Nebulosidade variável

São Simão e São Judas

Simão, o mais desconhecido dos 12 apóstolos — a res-peito do qual o Evangelho se limita a indicar o nome e a alcunha de “Zelota” —, teve o mérito de ter trabalhado pela propagação da mensagem evangélica, não em vista de um lugar de honra, mas para o triunfo do Reino de Deus sobre a terra. O apóstolo Judas (“não o Iscariotes”, apressa-se em precisar o evangelista são João) é considerado pelos galileus “irmão” (isto é, primo) de Jesus. Eles se perguntam, espantados com o grande barulho que se fazia em torno da figura do Nazareno: “Não é este o carpinteiro... irmão de Tiago [...], Judas?”.

A votação maciça que o nor-deste deu à presidente Dil-

ma fortaleceu às forças aliados ao PT no nordeste. Enquanto Sul e Sudeste lamentam a der-rota (sem falar em ideias bizar-ras de dividir o país), as lideran-ças nordestinas já começam a consolidar suas posições para ocuparem lugares de destaque no próximo governo.

É o caso do ex-gover-nador da Bahia Jacques Wagner, estado em que a presidente teve um de seus melhores desempenhos. Também o cearense Cid Go-mes, irmão do ex-ministro

Ciro Gomes, que conseguiu eleger um governador petis-ta e também garantiu uma votação expressiva em seu estado. Além deles, o minei-ro Fernando Pimentel, que conseguiu derrotar candi-dato de Aécio para governa-dor no primeiro turno e ain-da dar uma surpreendente vitória a Dilma, justamente no território do adversário.

Já o PT do Paraná, além de amargar uma vitória no primeiro turno na eleição estadual, não conseguiu evitar uma vitória significa-tiva no estado. n

Concurso nº 3623

Concurso nº 1647

Concurso nº 644 - SANTOS/SP

Concurso nº 1498

31-40-61-68-72

12-17-23-38-53-54

07-14-26-35-42-61-72

01-02-09-14-16-18-1925-27-33-34-46-5256-57-60-78-82-83-00

SOBE

DESCE

ACONTECEU28 de OUTUBRO

A Câmara dos Comuns britânica aprova o ingresso do Reino Unido na Comunidade Econômica Europeia.

Jânio Quadros retorna à política, depois de um afastamento de quatorze anos.

Parte expedição amazônica liderada por Pedro Teixeira, com a missão de fundar uma povoação que marcasse o limite, no Amazonas, da soberania portuguesa.

1978

1971

1637

Somos livres para escolher, mas prisioneiros das consequências”

Pablo Neruda

Frase do dia

CURIOSIDADE

YouTube Spaces ganha sede no BrasilDivulgação/Youtube

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 16.500 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

Política Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 3grupor3a.com

Richa diz que Aécio “sai maior do que entrou” Governador comentou ontem o resultado da eleição

O governa-dor Beto Richa (PSDB) afirmou

ontem que o candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves, “sai muito maior do que entrou”, da disputa eleitoral deste ano, vencida no segundo turno pela presidente Dilma Rous-seff (PT). Richa avalia que apesar da derro-ta, Aécio se credencia como o principal líder da oposição no País, e que deve agora co-mandar uma “oposição construtiva” ao segun-do governo Dilma. “O Aécio sai muito maior do que entrou desta eleição. Como a maior referência de oposição do Brasil e deve lidera os demais partidos de

Richa foi um dos principais apoiadores de Aécio

Divulgação

Apuração recordeA divulgação dos votos no Paraná bateu o recorde histórico no segundo turno das eleições deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral concluiu a contagem e divulgou o resultado às 19h23 deste domingo (26). A apuração durou duas horas e vinte e três minutos, a mais rápida da história do estado.

ReconciliaçãoO prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) tam-bém comentou a reeleição de Dilma Roussef (PT). ”A disputa acirrada fortalece a democracia. A popu-lação debateu e participou como nunca do processo politico. Porém, eleição teve momentos lamentáveis e deixa lições. Momento agora é de reconciliação pelo futuro do nosso país”. Fruet ainda comentou que tempos difíceis virão.

Na BahiaO ex-presidente da Assembleia Legislativa e presi-dente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, deputado estadual Nelson Justus (DEM), sugeriu ontem em discurso na tribuna do plenário, que os militantes do PT do Paraná deveriam “co-memorar” a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno da eleição presidencial, “na Bahia”, já que no Paraná ela perdeu a disputa para Aécio Neves (PSDB).

Polêmicas na webDepois de propagar o boato sobre a morte do dolei-ro Alberto Youssef no Facebook, o primeiro secretá-rio da Assembleia Legislativa deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) voltou a militar com ênfase em polêmicas. Antes da coletiva convocada pelo gover-nador Beto Richa (PSDB), nesta segunda-feira (27) à tarde, para falar sobre o resultado da eleição presi-dencial, o deputado do DEM reafirmou que a presi-dente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita por eleitores que “têm dificuldade em pensar”.

Notas políticas

A CPI mista da Petrobras can-celou o depoi-

mento do doleiro Alberto Youssef, marcado para esta quarta-feira (29). O presidente da CPI, Vital do Rego (PMDB-PB), disse não fazer sentido manter a fala do doleiro depois que Youssef enviou ofício à comissão de inquérito declarando que permane-cerá calado na CPI.

Vital disse que su-geriu a realização de sessão secreta para o depoimento de Youssef, mas a defesa do doleiro manteve a disposição dele em não falar pelo acordo de delação pre-miada que firmou com a Justiça Federal. “Fazer uma mobilização enor-me de transporte para ele ficar calado é con-tra-producente”. n

CPI cancela depoimento de Alberto Youssef

A CPI não quer que o doleiro fique calado

Agência Senado

Campanha Legislativo

Julgamentos decontas começam na próxima semana

Assembleia analisa projeto para eleições em escolas

A partir da próxima se-gunda-feira (06) começam os julgamentos das pres-tações de contas finais dos candidatos das eleições deste ano. Os tribunais re-gionais eleitorais têm até 10 dias antes da diploma-ção dos eleitos para con-cluir os julgamentos.

Com o valor mais alto entre os candidatos ao Pa-lácio Iguaçu nas eleições deste ano, o governador

reeleito Beto Richa (PSDB) declarou arrecadação de R$ 4,29 milhões. Dos can-didatos derrotados com mais gastos, o senador Roberto Requião (PMDB) apresentou receita de R$ 1,5 milhão e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) de-clarou gastos superiores à arrecadação. Dos R$ 3,45 milhões em doações, a campanha de Gleisi já gas-tou R$ 6,3 milhões. n

Onze mensagens gover-namentais estão na pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Le-gislativa para a sessão desta terça-feira (28). Uma delas prorroga o mandato dos atuais diretores e diretores auxiliares da rede estadual de educação básica. Outra, o projeto de lei nº 420/2014, teve parecer favorável do relator e chegou a ser exa-minada na semana passada, mas teve a votação adiada para atender pedido de vista. O texto trata do Programa de Ações Integradas de Desen-

volvimento e Cidadania em áreas cujas comunidades se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A mensagem autoriza a reativação dos termos de acordo de parcelamento ce-lebrados com base na Lei nº 17.082, de 9 de fevereiro de 2012, e a de nº 94/2014 altera a mesma lei, que regulamen-ta o acordo de precatórios e estabelece políticas fazendá-rias. Entre as proposições de origem parlamentar estão o projeto de lei nº 199/2014, de autoria do deputado Evan-dro Júnior (PSDB). n

Reprodução

Reprodução

O tribunal vai conferir os gastos durante a campanha

As eleições nas escolas podem ser adiadas

oposição”, analisou o governador, reeleito no primeiro turno.

Richa afirmou ainda ter gostado do discurso de Dilma após a pro-clamação do resultado,

e disse esperar que ela cumpra o compromis-so de estabelecer um diálogo respeitoso com a oposição. Ele apos-ta nesse compromisso como forma de melho-

rar as relações do gover-no paranaense com o governo federal, já que nos últimos anos, alega que o Estado foi discri-minado por interesse político. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

GeralTerça-feira, 28 de Outubro de 20144 grupor3a.com

Reeleita, Dilma mantém maioria no CongressoSe alianças forem mantidas a casa terá 340 deputados e 40 senadores

Após ser reeleita com 51,6% dos votos válidos neste domingo (26), a pre-sidente Dilma Rousseff (PT) deve manter o apoio da maioria dos parlamen-tares no Congresso Na-cional em 2015. Se todas as alianças estabelecidas antes das eleições forem mantidas, a presidente terá 304 deputados e 40 se-nadores na base do seu go-verno. Mas alguns partidos flertam com a oposição.

Isso significa 59% dos 513 deputados na Câmara e 50% do Senado. O maior desafio da presidente será, assim como aconteceu no primeiro mandato, manter sob controle a ampla base de apoio. O número de congressistas na base alia-da no segundo mandato é menor do que no início do governo, de 340 deputados e 62 senadores.

Grande parte da base é composta por PT e PMDB, maior aliado do governo e partido do atu-

al vice-presidente Michel Temer, que, juntos, soma-rão 168 senadores e depu-tados federais na próxima

legislatura. O número corresponde a um terço da composição total das duas Casas. n

Divulgação

Grande parte da Casa é composta pelos partidos PT e PMDB

Guido Mantega e Dilma Roussefdiscutem novos rumos da economia no país

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, encon-trou-se na tarde de ontem (27) com a presidente Dil-ma Rousseff. Ele chegou por volta das 15h ao Palá-cio da Alvorada. Reeleita ontem (26), Dilma passou a manhã descansando. No fim da manhã, ela recebeu o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia.

Em entrevista coletiva mais cedo, Mantega disse que a reeleição de Dilma re-

presenta a aprovação da po-lítica econômica do governo. Reafirmou o compromisso de fortalecer os fundamen-tos da economia brasileira nos próximos quatro anos.

Durante a campanha à reeleição, a então candida-ta deu declarações de que fará mudanças no comando da equipe econômica. Na entrevista de ontem, ao ser questionado sobre os nomes que irão compor a equipe no segundo mandato, Mante-ga disse que a pergunta tem que ser feita à presidente. n

Assim que o resultado das eleições presi-denciais foi di-

vulgado, os comentários sobre a participação dos votos do Nordeste na vi-tória da candidata do PT, Dilma Rousseff, começa-ram a surgir nas redes so-ciais. Segundo o diretor-presidente da organização não governamental (ONG) SaferNet Brasil, Thiago Ta-vares, as páginas na inter-net e nas redes sociais que têm violações aos direitos

humanos serão investiga-das e seus autores poderão ser punidos.Tavares expli-ca que, assim como quem cria, quem compartilha um conteúdo de ódio e preconceito também pode ser responsabilizado cri-minalmente.

Tavares disse que desde o dia 25, a ONG recebeu 421 denúncias referentes a 305 novas páginas nas re-des sociais, especialmente no Twitter e no Facebook, com o objetivo de promo-ver o ódio e a discrimina-

ção contra a população de origem nordestina.

As denúncias podem ser feitas de forma anôni-ma na página da SaferNet, apenas copiando o link da página que tem a violação. A Lei pune, com pena que pode chegar a cinco anos de reclusão, aquele que utiliza os meios de comu-nicação social, como a internet, para promover o ódio e a discriminação em razão da raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. n

Presidente e Mantega se reúnem noPalácio da Alvorada

Comentários preconceituosos podem ser punidos

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

Geral Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 5grupor3a.com

Petrobras contrata empresas para investigar denúnciasEstatal petroleira afirma que já foi reconhecida como vítima nesse processo

A Petrobras contratou duas empresas indepen-dentes para investigar de-núncias feitas pelo ex-di-retor Paulo Roberto Costa, em investigação realizada pela Polícia Federal batiza-da de Operação Lava Jato, informou a estatal nesta segunda-feira (27). A estatal diz que busca com a investi-gação independente apurar fatos e circunstâncias que tenham impacto material sobre seus negócios.

Ao autorizar a contrata-ção dessas empresas, a esta-

tal disse que a Diretoria Exe-cutiva cumpre seu dever de diligência e atende a normas de reguladores de mercados, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e a Se-curities and Exchange Com-mission (SEC), dos Estados Unidos. A CVM está investi-gando as denúncias.

A contratação das em-presas independentes de in-vestigação foi feita no final da semana passada. Uma delas é brasileira e a outra, norte-americana, segundo a Petrobras. Costa, que re-

alizou denúncias com forte impacto durante a campa-nha eleitoral, afirmou que grandes empresas fecharam contratos com a Petrobras durante anos com sobre-preço médio de 3%, e que a maior parte do dinheiro foi repassada para PT, PP e PMDB. O ex-diretor disse em depoimento à Justiça Federal, sob acordo delação premiada, que cerca de dez “grandes empresas” realiza-vam um processo de “car-telização” nos acordos de fornecimento à Petrobras.

Cada vez mais brasileiros estão prati-cando exercícios físicos, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Minis-tério da Saúde. A pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Prote-ção para Doenças Crônicas por Inqué-rito Telefônico) mostrou que 33,8% dos brasileiros com mais de 18 anos relatam praticar atividade física regularmen-te. Isso representa um crescimento de 12,6% em relação aos últimos 5 anos.

Desde que a pesquisa Vigitel come-çou a ser feita pelo Ministério da Saú-de, em 2006, algumas atividades físicas tornaram-se mais populares. É o caso da musculação: houve um aumento de 50% no percentual de pessoas que rela-tam praticar essa atividade. Já a parcela dos que relatam jogar futebol caiu 28% no mesmo período.

A Petrobras ressaltou que “está sendo oficialmente reconhecida pelas Autoridades Públicas como vítima nesse processo”.

Reprodução

Reprodução

Menor atividade do setor imobiliário afeta vagas na construção

Cresce número de brasileiros que praticam exercícios

O nível de emprego na constru-ção brasileira registrou leve cres-cimento de 0,28% na comparação com o mês anterior. O saldo entre demissões e contratações ficou positivo em cerca de 10 mil traba-lhadores com carteira assinada, de acordo com pesquisa elabora-da pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em par-ceria com a FGV (Fundação Getu-lio Vargas).

Com isso, ao final do setembro o número de trabalhadores do setor somava 3,528 milhões. No entanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, quando o setor empregava 3,571 milhões, a pes-quisa indica queda de 1,22%. Em 12 meses, o índice apresenta queda de 1,22%, com um saldo negativo de 43,5 mil vagas. Entre janeiro e setembro de 2014, o índice apre-sentou alta de 0,41%, com a criação de 14,5 mil vagas. Entre as cinco re-giões do país, apenas Centro-Oeste apresentou resultado negativo no período.

Em 12 meses, o índice apresenta queda de 1,22%, com um saldo negativo de 43,5 mil vagas.

Parcela de mulheres que praticam mus-culação superou a dos homens em 2013

G1

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

Região MetropolitanaTerça-feira, 28 de Outubro de 20146 grupor3a.com

Divulgação

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da direção do Hospital e Maternida-de Municipal São José, alerta a população so-bre a ocorrência de golpe que está sendo aplicados a familiares de pacientes que se encontram internados na Unidade de Trata-mento Intensivo (UTI) do Hospital.

De acordo com a direção, a quadrilha está sendo investiga-da pelo Sistema de In-teligência da Guarda Municipal de São José dos Pinhais (GM) para identificar os inte-grantes e de como eles conseguiram informa-ções confidenciais dos pacientes.

“Sete famílias nos alertaram que recebe-ram ligação na manhã

No sábado (25), todas as 21 Uni-dades de Saúde

do município realizaram mais uma ação neste mês da Mulher, com coleta de preventivo do câncer do colo do útero e orien-tações gerais a cerca da prevenção do câncer de mama. A iniciativa acon-teceu em alusão a Cam-panha Internacional Ou-tubro Rosa.

O Secretário da Saúde, Fernando Aguilera des-tacou que, “a ação trata da conscientização aos tipos de cânceres que as mulheres estão sujeitas. É preciso à colaboração da mulher em se auto-examinar, assim, como no câncer de mama, pois esse tipo de doença é si-lencioso e se for desco-berta no início a cura é mais rápida”. n

Hospital São José alertasobre aplicação de golpes

desta segunda-feira (27) solicitando que fosse feito depósito re-ferente às despesas de internamento na UTI do Hospital. Nós so-mos um Hospital mu-

nicipal e atendemos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por isso todo tipo de cobrança é ilegal. Pedimos à po-pulação que qualquer dúvida sobre o inter-

namento de paciente no Hospital que entre em contato direta-mente com a direção”, destaca Giovani de Souza, diretor do Hos-pital. n

No próximo dia 31 de outubro (sexta-feira), che-

ga ao fim um importante projeto voltado à capa-citação de profissionais para atuarem ao incen-tivo à leitura com uma grande tarde de apresen-tações. A realização do evento “Contadores da comunidade” tem o obje-tivo de aproximar as dife-rentes organizações que atuam em um mesmo território e a comunida-de, de revelar e divulgar

talentos locais e de valo-rizar as manifestações da tradição oral típicas des-sa comunidade.

O encerramento acon-tece no Patronato Santo Antonio, aonde foram re-alizados todos os quatro encontros que capacita-ram mais de 40 profis-sionais, sendo eles da Se-cretaria de Educação; de Esporte e Lazer; Assistên-cia Social; além de repre-sentantes de outras ins-tituições e organizações não governamentais. n

O encerramento do projeto de incentivoà leitura acontece nesta sexta-feira

A direção do hospital lembra que o local atende pelo SUS e não há cobrança

Divulgação

São José dos Pinhais

Cultura

“Contadores da Comunidade” encerra atividades

O morador de Araucá-ria deve estar atento nes-ta semana ao feriado e a ponto facultativo que irão alterar a oferta dos servi-ços públicos do dia 29 a 31 de outubro (referentes ao Dia do Funcionário Público e da padroeira do município, Nossa Senho-ra dos Remédios). O expe-diente normal é somente nesta segunda e terça-fei-ra (27 e 28/10) na maioria dos pontos de atendimen-to da Prefeitura.

Confira como será o atendimento nesses dias.

u Saúde: Os serviços de ur-gência e emergência (UPA, NIS III, PAI, HMA e Samu) atendem normalmente. As unidades básicas de Saúde estarão fechadas.u Segurança: A Guarda Municipal atenderá nor-malmente nesses dias. Ocorrências: disque 153.u Educação: Escolas e CMEIs fecham de 29 a 31 de outubro.u Transporte Público: A CMTC informou que as linhas de ônibus do Triar funcionam normalmente de 29 a 31 de outubro. n

Araucária tem nesta semanaduas datas que alteram sua rotina

A reforma da biblioteca a manterásem funcionamento por duas semanas

As unidades de saúde promovemmais uma ação no mês da mulher

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Araucária

Feriado e ponto facultativo alteram rotina da cidade

Unidades de Saúde promoveram mutirão de exames no sábado

Colombo

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secre-

taria de Cultura, informa a população que a Biblioteca Pública Municipal Schar-ffenberg de Quadros, loca-lizada na Praça 8 de Janei-ro – Centro, ficará fechada para conclusão da obra de reforma entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro.

Os serviços de emprés-timos, devoluções, consul-tas e visitas serão retoma-dos normalmente a partir do dia 10 de novembro no

horário das 8h às 17h. Os materiais emprestados e com devolução agendada para o período em que a Biblioteca estará fecha-da deverão ser devolvidos entre os dias 10 e 14 de novembro. “Desde já pedi-mos desculpas pelos trans-tornos, e ressaltamos que os benefícios visam maior conforto para os usuários e preservação do acervo deste importante local para a nossa cidade”, des-taca o secretário de Cultu-ra, Amarildo Rosa. n

Reformas deixam Biblioteca Pública fechada até o dia 10

Quadrilha vem tentando obter dinheiro de parentes de pacientes

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

Geral Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 7grupor3a.com

Curitiba será uma das pri-meiras ci-

dades do mundo a testar um ônibus elé-trico híbrido articu-lado. O novo ônibus será desenvolvido pela Volvo, em Curiti-ba, atendendo a uma demanda da cidade, de veículos com bai-xa emissão de po-luentes e alta capaci-dade de transporte.

O memorando de entendimento para a realização dos testes na cidade será assi-nado nesta terça-fei-ra (28) pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e pelo presi-dente da Volvo Bus Latin América, Luis Carlos Pimenta.

Cidades de vários países vão participar do projetoOs trabalhos de lim-

peza e reparos em túmu-los para o Dia de Finados (02/11) podem ser feitos até quinta-feira (30) de outubro nos cemitérios municipais de Curitiba. Pessoas e profissionais estão autorizados excep-cionalmente, a limpar, pintar ou fazer peque-nos reparos aos sábados, domingos e feriados, en-tre as 7h e 17h30.

“Não é permitido o uso de mangueiras ou máquinas com jatos de água durante a limpe-za dos túmulos. No dia de Finados, os portões dos cemitérios estarão abertos das 7h às 18 horas”, explica a dire-tora do departamento de Serviços Especiais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Pa-trícia Carneiro. n

Realizado há 20 anos dentro da programa-

ção da Bienal de Curi-tiba, o Festival Inter-nacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. O evento começa nes-ta terça-feira (28) de acontece até o dia 8 de novembro no Cine Guarani, na Cinemate-

Cursos de qualificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técni-co e Emprego (Pronatec) têm vagas abertas em Curitiba. Os cursos téc-nicos são gratuitos e abertos a todos os interessados, a partir de 16 anos. A maior parte deles começa no dia 3 de novembro.

Para a inscrição, os candidatos de-vem levar CPF, RG, Carteira de Traba-lho e comprovante de endereço ao en-dereço: Rua da Glória, 362, 6º andar. Os selecionados terão direito a material didático, auxílio-transporte e lanche. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3221-2931. n

Curitiba vai testar ônibushíbrido elétrico articulado

Túmulos podemser limposaté quinta-feira

Além de Curitiba, participam do pro-jeto as cidades de Estolcomo (Suécia); Londres (Inglater-

ra); Edimburgo (Es-cócia); Luxemburgo (Bélgica); Hamburgo (Alemanha); Mon-treal (Canadá); Bo-

gotá (Colômbia); Santiago (Chile); Xangai (China); Ba-galore (Índia); Iskan-dar (Malásia). n

O ônibus híbrido polui muito menos que os outros

Divu

lgação

As reformas para finados terminam nesta semana

Os filmes poderão ser assistidos dentro da Bienal

O Pronatec qualifica jovens para o setor profissional

Feriado

Reprodução

Os pacientes do Hos-pital do Idoso Zilda Arns estão ajudando a con-feccionar equipamentos usados nas atividades fí-sicas dentro do hospital. São halteres produzidos com materiais reciclá-veis de baixo custo, como garrafas pets. Tanto a confecção quanto a ati-vidade têm melhorado a condição de saúde dos pacientes.

Os profissionais fazem uma avaliação inicial de cada paciente para de-finir o peso dos equipa-mentos e os movimentos que serão executados. Com o acompanhamen-to de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a prática contribui para a recuperação dos movi-mentos que muitas vezes são perdidos durante o período de internação. n

Os materiais são usados para os idosos

SMCS

SMCS

Divulgação

EmpregoSaúde utiliza equipamentos de material reciclável

Festival exibe 100 filmes com entrada gratuitaca de Curitiba e no es-paço Itaú Cultural.

Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e docu-mentários nacionais e estrangeiros. Além disso, seminários, workshops e exposição de arte vão envolver os amantes do cinema durante duas semanas. A programação é total-mente gratuita. n

Cursos gratuitos do Pronatec têm vagas abertas

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Susana diz a Rodrigo que pode ajudá-lo a encontrar seu pai. Rafael comemora seu novo emprego com Sandra em clima de romance. Cris-tina discute com Rafael, que decide sair de casa. Rodrigo é classificado para o campeonato de surfe. Bea-triz pergunta ao médico se ela e Elí-sio podem ser pais de Vitória. Car-lota contrata Zuleica para trabalhar na mansão e surpreende Luisa.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Nat não consegue acompanhar o vulto que a observava. Dandara decide que René permanecerá em sua casa e João fica inconformado. Duca leva Nat para casa e cuida da lutadora. Nat recebe uma foto dela com Duca na Pedra do Índio e des-confia que tenha sido Alan. Gael au-toriza o namoro de Karina e Pedro. Bianca e Karina convencem Gael a procurar Dandara. Karina e Pedro tentam pintar a academia, mas aca-bam promovendo uma bagunça. Gael chega à casa de Dandara, a vê se divertindo com René e vai embo-ra furioso. Gael flagra Karina e Pedro fazendo bagunça na academia.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Zac consegue clonar o celular de Jo-nas. Lara acredita em Shin e fica ao seu lado. Pamela convida Manuela para chefiar a sede da Marra na Ca-lifórnia. Shin pede Lara em noivado. Brian conversa com a avó de Shin so-bre Chang. Iracema tenta convencer Lara a desistir de ficar noiva de Shin. Ludmila não gosta quando Vicente aparece para falar com Barata. Me-gan e Arthur se divertem. Shin e Lara têm uma noite de amor. Davi troca mensagenscom Jonas, enquanto trabalham durante a noite. Herval invade a Marra e sabota o sistema de e-mail. Lara sonha com Brian. Herval consegue destrocar o celular clonado de Jonas. Manuela descobre que o e-mail da empresa foi sabotado. Brian desconfia ao saber que Herval está ajudando Pamela na Marra. Iracema decide falar com a avó de Shin. Ma-nuela e Davi discutem. Herval finge surpresa quando o celular de Jonas é detectado pelo sistema da Marra.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Alfredo pensa em Cristina. Cora decide sair para passear à noite. Re-ginaldo questiona Jurema sobre o trabalho do filho mais velho. Jairo tenta roubar Cora, mas ela o ata-ca com sua bolsa. Maurílio ouve a gravação que copiou de Danielle. Amanda tenta seduzir José Pedro. José Alfredo conta para Maria Ísis que João Lucas terá um filho. Se-vero e Magnólia tentam convencer Robertão a desistir de trabalhar. Or-ville acerta os últimos detalhes para o leilão. Téo se recusa a revelar para Carmem seu trunfo contra Cláudio. Wilson avisa a Salvador sobre a fuga. Elivaldo sente ciúmes de Tuane. José Alfredo manda Josué providenciar sua viagem para o Monte Roraima.

Natasha Martin (Nadia Bjorlin) é a vocalista de uma das mais promis-soras bandas da costa oeste dos Estados Uni-dos e fanática por auto-mobilismo. Ela arranja problemas ao entrar em uma competição de cor-ridas ilegais envolvendo alguns dos carros mais caros do planeta, orga-nizada por um grupo de milionários entediados e acompanhada de perto por perigosos mafiosos.

TV ABERTA

RedlineVelocidade Sem Limites

VariedadesTerça-feira, 28 de Outubro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Terça-feira, 28 de Outubro de 2014

Filmes de hoje

Mikael Blomkvist é um jornalista econômico determinado a restau-rar sua honra, depois de ser condenado na justiça por difamação. Contratado por um dos industriais mais ricos da Suécia, Henrik Van-ger, para investigar o de-saparecimento de sua sobrinha Harriet, há 36 anos, ele se muda para uma ilha remota na cos-ta gelada da Suécia sem saber o que o aguarda. Ao mesmo tempo, Lis-beth Salander, hacker da Milton Security, é contratada para levan-tar a ficha e os antece-dentes de Blomkvist.

TV PAGA

(Max HD 21h)

Millenniumos homens que não amavam as mulheres

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Mercúrio, planeta da comunicação e amizade, continua na sua casa de sociedade comercial. Haverá chances de exercer atividade extra ou receber apoio de sócios e amigos, trazendo mais dinheiro e tranquilidade. C. 245 M. 5179

Gêmeos 21/5 a 20/6O astral é criativo no seu trabalho, aceite conselhos e apoio de nativos de escorpião e Libra. Não há o que reclamar em seu lar. A saúde exige mais aten-ção, também evite cigarro, comidas gordurosas e o sal. C. 072 M. 1883

Leão 22/7 a 22/8É tempo de brilhar e definir o que realmente interessa para você. Esqueça os problemas do passado e comece a acertar os negócios e trabalho. Comemore com sua famí-lia e avança na paz e na saúde. C. 169 M. 8397

Virgem 23/8 a 22/9Perceberá que o dia vem com mais tranquilidade, mas conservar o que já conquistou evite suas tendências de-pressivas e críticas no trabalho. Positivo para compras, viagens e para contar com a família. C. 308 M. 0564

Libra 23/9 a 22/10Você passa pro uma fase feliz e tranquila e se souber levar a vida, terá progresso, saúde, paz e muito amor. Terça-feira especial para compras domésticas, reformas em sua casa e mudança na decoração. C. 521 M. 7043

Escorpião 23/10 a 21/11O trânsito do Sol em seu próprio signo, ao lado de Vênus, fortalece suas relações, tanto de trabalho como nos negó-cios. É o momento ideal para traçar planos e falar sobre o futuro. Estará seguro do que deseja. C. 127 M. 4435

Sagitário 22/11 a 21/12Vênus e Sol em sua 12ª casa astral vão infernizar sua vida. Cuidado com a desmotivação sobre o trabalho e negócios. Evite viagens, compras, visitas ou discus-sões com a família ou colegas de trabalho. C. 716 M. 6428

Capricórnio 22/12 a 21/1A Lua está no seu signo, trazendo condições para vencer a instabilidade no trabalho. Astral de harmonia no lar. Positivo para organizar novos negócios próprios ou com sócios. Cuide mais da saúde. C. 894 M. 9770

Aquário 22/1 a 18/02Você se encontra de alerta e os imprevistos podem complicar a vida familiar. Estará muito exigente e pode provocar disputas desnecessárias. No amor, o astral vai estar amarrado. Terá perda de energia vital. C. 938 M. 3256

Peixes 19/2 a 19/03Uma excelente terça-feira em que pode viajar, sair para compras, iniciar negócios, mudar de emprego e até mesmo fazer cursos profissionalizantes. Roman-ce em alta. Conte com Áries e escorpião. C. 484 M. 8601

Os nodos norte e sul da Lua não são “planetas”. São pontos imaginários que

demarcam uma espécie de equador celestes e que são utilizados pelos astrônomos para calcular distâncias, eclipses etc.

Quem nasceu hojeÉ dono de uma personalidade

marcante, o que fará se destacar no mundo profissional. Conseguirá êxito em todas as áreas em que exercer. Terá um grande amor pelo lar e familiares. Cativante, inteligente e amigo fiel.

AlertaDesde as 08h04, o alerta está direcionado

para os nativos de Aquário. Não se envolva em assuntos que podem gerar polêmica. Afaste-se de pessoas invejosas. Dificuldades nos relacionamentos, principalmente com seu par afetivo. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Poderá viver situações positivas em seu trabalho, ne-gócios e terá ótimas oportunidades de definições em seu lar. Acredite nos seus sonhos e espere realizá-los em breve. Abra mais seu coração para o amor. C. 653 M.

Câncer 21/6 a 21/7O astral escorpiano promete trazer um dia especial no trabalho. Bons ventos estão soprando para os la-dos dos negócios e a entrada extra de dinheiro. Clima de cumplicidade com seu amor. Saúde excelente. C. 360 M. 0192

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-7383802

(SBT 23h)

Capa de nu de Clara Aguilar é divulgada

Xuxa pode voltar para a telinha em 2015

Série “Vai que Cola” irá para as telonas

A Conspiração Filmes e a Globo Fil-mes anunciaram a produção de Vai Que Cola - O Filme. A ver-são cinematográfica será dirigida por Cé-sar Rodrigues (Uma Professora Muito

Maluquinha) e terá suas filmagens ini-ciadas em 2 de mar-ço do ano que vem. A previsão é que a estreia nos cinemas seja em 8 de outu-bro, pouco antes do Dia das Crianças. n

Rep

rod

ução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Rep

rod

ução

A polêmica ca-mgirl do BBB14 estampa capa e recheio da edi-ção de aniversá-rio da publicação masculina. Ex-BBB estrela edi-ção de novembro da revista ‘Sexy’ com o badalado fotógrafo Terry Richardson. n

Ensaio

Rainha

Durante a semana passada, a Rainha dos Baixinhos conversou com a direção da Rede Globo sobre a sua volta para a grade da emissora. Depois de atrações sem audiências relevantes no canal, a apresenta-

dora pode retornar com um programa musical aos moldes do “Planeta Xuxa”, que está fazendo sucesso no Viva, segun-do o jornal “O Dia”. A loi-ra, aliás, teria demons-trado muita vontade de voltar a trabalhar. n

Joaquim Lopes está na pele do homofóbico Enrico, da nove-la “Império”, o ator confessa que fica tenso a cada cena de violência que precisa gravar. E relembrou uma das sequências mais violen-tas que já foi ao ar na trama das nove: “Quando gravei a cena em que o Enrico bate no travesti, tive uma crise de choro. Foi uma catar-se, porque estava numa sequência pesada e essa foi a última cena. n

Marcelo Rezende estaria mos-trando irritação com a demora da Record em cumprir as promessas estabelecidas em seu contrato, renovado em junho deste ano. Se-gundo o “Notícias da TV”, a emis-sora teria firmado o compromisso de dar um talk show ao apresenta-dor. Fora isso, o jornalista ganha-ria comissão por ações de mer-chandising no “Cidade Alerta”. n

Joaquim Lopes tem crise de choroem “Império”

Record não cumpre promessas e irrita Marcelo Rezende

Shakira diz buscar na internet dicas sobre maternidade

Shakira anunciou o lançamento de uma linha de produtos ins-pirados nas brinca-deiras preferidas do filho em um evento no W Hotel, em Bar-celona, na Espanha, nesta segunda-feira (27). Durante a con-versa com jornalistas,

Shakira revelou que busca novidades so-bre a maternidade na internet. “ Sou uma mamãe online. Entro na internet e vou a si-tes para fazer consul-tas. Fui buscar dicas de como falar da gra-videz para meu filho mais velho”, contou. n

Grávida

Rep

rod

ução

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Susana diz a Rodrigo que pode ajudá-lo a encontrar seu pai. Rafael comemora seu novo emprego com Sandra em clima de romance. Cris-tina discute com Rafael, que decide sair de casa. Rodrigo é classificado para o campeonato de surfe. Bea-triz pergunta ao médico se ela e Elí-sio podem ser pais de Vitória. Car-lota contrata Zuleica para trabalhar na mansão e surpreende Luisa.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Nat não consegue acompanhar o vulto que a observava. Dandara decide que René permanecerá em sua casa e João fica inconformado. Duca leva Nat para casa e cuida da lutadora. Nat recebe uma foto dela com Duca na Pedra do Índio e des-confia que tenha sido Alan. Gael au-toriza o namoro de Karina e Pedro. Bianca e Karina convencem Gael a procurar Dandara. Karina e Pedro tentam pintar a academia, mas aca-bam promovendo uma bagunça. Gael chega à casa de Dandara, a vê se divertindo com René e vai embo-ra furioso. Gael flagra Karina e Pedro fazendo bagunça na academia.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Zac consegue clonar o celular de Jo-nas. Lara acredita em Shin e fica ao seu lado. Pamela convida Manuela para chefiar a sede da Marra na Ca-lifórnia. Shin pede Lara em noivado. Brian conversa com a avó de Shin so-bre Chang. Iracema tenta convencer Lara a desistir de ficar noiva de Shin. Ludmila não gosta quando Vicente aparece para falar com Barata. Me-gan e Arthur se divertem. Shin e Lara têm uma noite de amor. Davi troca mensagenscom Jonas, enquanto trabalham durante a noite. Herval invade a Marra e sabota o sistema de e-mail. Lara sonha com Brian. Herval consegue destrocar o celular clonado de Jonas. Manuela descobre que o e-mail da empresa foi sabotado. Brian desconfia ao saber que Herval está ajudando Pamela na Marra. Iracema decide falar com a avó de Shin. Ma-nuela e Davi discutem. Herval finge surpresa quando o celular de Jonas é detectado pelo sistema da Marra.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Alfredo pensa em Cristina. Cora decide sair para passear à noite. Re-ginaldo questiona Jurema sobre o trabalho do filho mais velho. Jairo tenta roubar Cora, mas ela o ata-ca com sua bolsa. Maurílio ouve a gravação que copiou de Danielle. Amanda tenta seduzir José Pedro. José Alfredo conta para Maria Ísis que João Lucas terá um filho. Se-vero e Magnólia tentam convencer Robertão a desistir de trabalhar. Or-ville acerta os últimos detalhes para o leilão. Téo se recusa a revelar para Carmem seu trunfo contra Cláudio. Wilson avisa a Salvador sobre a fuga. Elivaldo sente ciúmes de Tuane. José Alfredo manda Josué providenciar sua viagem para o Monte Roraima.

Natasha Martin (Nadia Bjorlin) é a vocalista de uma das mais promis-soras bandas da costa oeste dos Estados Uni-dos e fanática por auto-mobilismo. Ela arranja problemas ao entrar em uma competição de cor-ridas ilegais envolvendo alguns dos carros mais caros do planeta, orga-nizada por um grupo de milionários entediados e acompanhada de perto por perigosos mafiosos.

TV ABERTA

RedlineVelocidade Sem Limites

VariedadesTerça-feira, 28 de Outubro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Terça-feira, 28 de Outubro de 2014

Filmes de hoje

Mikael Blomkvist é um jornalista econômico determinado a restau-rar sua honra, depois de ser condenado na justiça por difamação. Contratado por um dos industriais mais ricos da Suécia, Henrik Van-ger, para investigar o de-saparecimento de sua sobrinha Harriet, há 36 anos, ele se muda para uma ilha remota na cos-ta gelada da Suécia sem saber o que o aguarda. Ao mesmo tempo, Lis-beth Salander, hacker da Milton Security, é contratada para levan-tar a ficha e os antece-dentes de Blomkvist.

TV PAGA

(Max HD 21h)

Millenniumos homens que não amavam as mulheres

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Mercúrio, planeta da comunicação e amizade, continua na sua casa de sociedade comercial. Haverá chances de exercer atividade extra ou receber apoio de sócios e amigos, trazendo mais dinheiro e tranquilidade. C. 245 M. 5179

Gêmeos 21/5 a 20/6O astral é criativo no seu trabalho, aceite conselhos e apoio de nativos de escorpião e Libra. Não há o que reclamar em seu lar. A saúde exige mais aten-ção, também evite cigarro, comidas gordurosas e o sal. C. 072 M. 1883

Leão 22/7 a 22/8É tempo de brilhar e definir o que realmente interessa para você. Esqueça os problemas do passado e comece a acertar os negócios e trabalho. Comemore com sua famí-lia e avança na paz e na saúde. C. 169 M. 8397

Virgem 23/8 a 22/9Perceberá que o dia vem com mais tranquilidade, mas conservar o que já conquistou evite suas tendências de-pressivas e críticas no trabalho. Positivo para compras, viagens e para contar com a família. C. 308 M. 0564

Libra 23/9 a 22/10Você passa pro uma fase feliz e tranquila e se souber levar a vida, terá progresso, saúde, paz e muito amor. Terça-feira especial para compras domésticas, reformas em sua casa e mudança na decoração. C. 521 M. 7043

Escorpião 23/10 a 21/11O trânsito do Sol em seu próprio signo, ao lado de Vênus, fortalece suas relações, tanto de trabalho como nos negó-cios. É o momento ideal para traçar planos e falar sobre o futuro. Estará seguro do que deseja. C. 127 M. 4435

Sagitário 22/11 a 21/12Vênus e Sol em sua 12ª casa astral vão infernizar sua vida. Cuidado com a desmotivação sobre o trabalho e negócios. Evite viagens, compras, visitas ou discus-sões com a família ou colegas de trabalho. C. 716 M. 6428

Capricórnio 22/12 a 21/1A Lua está no seu signo, trazendo condições para vencer a instabilidade no trabalho. Astral de harmonia no lar. Positivo para organizar novos negócios próprios ou com sócios. Cuide mais da saúde. C. 894 M. 9770

Aquário 22/1 a 18/02Você se encontra de alerta e os imprevistos podem complicar a vida familiar. Estará muito exigente e pode provocar disputas desnecessárias. No amor, o astral vai estar amarrado. Terá perda de energia vital. C. 938 M. 3256

Peixes 19/2 a 19/03Uma excelente terça-feira em que pode viajar, sair para compras, iniciar negócios, mudar de emprego e até mesmo fazer cursos profissionalizantes. Roman-ce em alta. Conte com Áries e escorpião. C. 484 M. 8601

Os nodos norte e sul da Lua não são “planetas”. São pontos imaginários que

demarcam uma espécie de equador celestes e que são utilizados pelos astrônomos para calcular distâncias, eclipses etc.

Quem nasceu hojeÉ dono de uma personalidade

marcante, o que fará se destacar no mundo profissional. Conseguirá êxito em todas as áreas em que exercer. Terá um grande amor pelo lar e familiares. Cativante, inteligente e amigo fiel.

AlertaDesde as 08h04, o alerta está direcionado

para os nativos de Aquário. Não se envolva em assuntos que podem gerar polêmica. Afaste-se de pessoas invejosas. Dificuldades nos relacionamentos, principalmente com seu par afetivo. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Poderá viver situações positivas em seu trabalho, ne-gócios e terá ótimas oportunidades de definições em seu lar. Acredite nos seus sonhos e espere realizá-los em breve. Abra mais seu coração para o amor. C. 653 M.

Câncer 21/6 a 21/7O astral escorpiano promete trazer um dia especial no trabalho. Bons ventos estão soprando para os la-dos dos negócios e a entrada extra de dinheiro. Clima de cumplicidade com seu amor. Saúde excelente. C. 360 M. 0192

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-7383802

(SBT 23h)

Capa de nu de Clara Aguilar é divulgada

Xuxa pode voltar para a telinha em 2015

Série “Vai que Cola” irá para as telonas

A Conspiração Filmes e a Globo Fil-mes anunciaram a produção de Vai Que Cola - O Filme. A ver-são cinematográfica será dirigida por Cé-sar Rodrigues (Uma Professora Muito

Maluquinha) e terá suas filmagens ini-ciadas em 2 de mar-ço do ano que vem. A previsão é que a estreia nos cinemas seja em 8 de outu-bro, pouco antes do Dia das Crianças. n

Rep

rod

ução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Rep

rod

ução

A polêmica ca-mgirl do BBB14 estampa capa e recheio da edi-ção de aniversá-rio da publicação masculina. Ex-BBB estrela edi-ção de novembro da revista ‘Sexy’ com o badalado fotógrafo Terry Richardson. n

Ensaio

Rainha

Durante a semana passada, a Rainha dos Baixinhos conversou com a direção da Rede Globo sobre a sua volta para a grade da emissora. Depois de atrações sem audiências relevantes no canal, a apresenta-

dora pode retornar com um programa musical aos moldes do “Planeta Xuxa”, que está fazendo sucesso no Viva, segun-do o jornal “O Dia”. A loi-ra, aliás, teria demons-trado muita vontade de voltar a trabalhar. n

Joaquim Lopes está na pele do homofóbico Enrico, da nove-la “Império”, o ator confessa que fica tenso a cada cena de violência que precisa gravar. E relembrou uma das sequências mais violen-tas que já foi ao ar na trama das nove: “Quando gravei a cena em que o Enrico bate no travesti, tive uma crise de choro. Foi uma catar-se, porque estava numa sequência pesada e essa foi a última cena. n

Marcelo Rezende estaria mos-trando irritação com a demora da Record em cumprir as promessas estabelecidas em seu contrato, renovado em junho deste ano. Se-gundo o “Notícias da TV”, a emis-sora teria firmado o compromisso de dar um talk show ao apresenta-dor. Fora isso, o jornalista ganha-ria comissão por ações de mer-chandising no “Cidade Alerta”. n

Joaquim Lopes tem crise de choroem “Império”

Record não cumpre promessas e irrita Marcelo Rezende

Shakira diz buscar na internet dicas sobre maternidade

Shakira anunciou o lançamento de uma linha de produtos ins-pirados nas brinca-deiras preferidas do filho em um evento no W Hotel, em Bar-celona, na Espanha, nesta segunda-feira (27). Durante a con-versa com jornalistas,

Shakira revelou que busca novidades so-bre a maternidade na internet. “ Sou uma mamãe online. Entro na internet e vou a si-tes para fazer consul-tas. Fui buscar dicas de como falar da gra-videz para meu filho mais velho”, contou. n

Grávida

Rep

rod

ução

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

GeralTerça-feira, 28 de Outubro de 201410 grupor3a.com

Apesar das turbu-lências na economia nos últimos meses, a Dívida Pública Federal (DPF) encerrará o ano sob controle, disse nes-ta segunda-feira (27) o coordenador-geral de Operações da Dívi-da Pública, Fernando Garrido. Segundo ele, todos os parâmetros da dívida pública – como estoque, composição e prazo médio – ficarão dentro das metas esta-belecidas pela equipe econômica.

“A Dívida Pública Federal vai atingir to-dos os objetivos esta-belecidos no início do ano, no Plano Anual de Financiamento”, de-clarou Garrido ao ex-plicar os números. Em setembro, a DPF ficou praticamente estável, atingindo R$ 2,184 tri-lhões. O valor está pró-

Números da DPF ficarão dentro das metas estabelecidas pela equipe econômica

Com o fim da campa-nha presidencial, o Supre-mo Tribunal Federal (STF) retoma nesta semana o julgamento de temas po-lêmicos que envolvem as finanças do Poder Execu-tivo e casos penais com grande repercussão polí-tica, como o julgamento do inquérito que investiga a participação de parla-mentares da oposição no suposto esquema de des-vios nas obras do Metrô de São Paulo. Também está na pauta, a concessão do pedido de prisão domici-liar ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. A pressão pela indicação do suces-sor do ministro aposenta-

do Joaquim Barbosa, pela presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT), também volta a ganhar força.

No próximo dia 5 de novembro, o plenário da Corte deve retomar o jul-gamento sobre a possibi-lidade de desaposentação. Caso a decisão seja a favor dos aposentados, o im-pacto das contas da Previ-dência Social é estimado em R$ 50 bilhões. O julga-mento começou no início deste mês e contou apenas com voto do ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo, a favor dos aposentados que voltaram a contribuir após retorna-rem ao trabalho.

Dívida pública está sob controle apesar de problemas

STF retoma votações de temas polêmicos

ximo do limite inferior da banda, fixada entre R$ 2,17 trilhões e R$ 2,32 trilhões.

O coordenador não informou se o Tesouro Nacional prevê se a dí-vida vai encerrar o ano mais próxima do piso

ou do teto do interva-lo. No quarto trimestre, as emissões de títulos devem ser parcialmen-te compensadas pelo vencimento de R$ 81,2 bilhões em papéis prefi-xados previsto para ou-tubro.

Fernando Garrido: “objetivos serão atingidos”

Fabio Rodrigues Pozzebom /ABr

Supremo retorna aos casos de grande repercussão

Tomaz Silva/ABr

Deputado catarinense confunde Chico Xavier com Bob Marley

O ex-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan (PSDB) confun-diu Chico Xavier com Bob Marley ao fazer uma homenagem a Aé-cio Neves, candidato tucano derrotado nas eleições presidenciais para a petista Dilma Rousseff.

Na manhã desta segunda-feira (27), Pavan, que foi eleito deputado estadual, Leonel Pavan (PSDB)

Depois de manter si-lêncio mesmo sobre temas polêmicos envolvendo seu nome e o da Igreja Unver-sal do Reino de Deus (lurd) na disputa ao governo do Rio, o bispo Edir Macedo resolveu se manifestar nesta segunda-feira e no domingo de eleição. Em sua página do Facebook, ele criticou a ação da Justiça Eleitoral que lacrou três templos da Iurd no último sábado na Baixa-da Fluminense e na capital. Nos locais, fiscais encon-traram milhares de panfle-tos do então candidato ao

governo, Marcelo Crivella, do PRB, que é sobrinho de Macedo.

Segungo o portal Terra, em sua postagem, o bispo divulgou reportagem e nota em que a ação do TRE é con-denada. O texto diz que a decisão de lacrar os templos foi considerada “truculen-ta e constrangedora” pelos fieis que estavam nos locais durante as operações. A pá-gina da Iurd ainda diz que, “segundo especialistas, hou-ve excesso e abuso de poder por parte dos agentes, e a ação é inconstitucional”.

TRE lacra templos da Universal e Edir Macedo critica ação

Eleições batem recorde de comentários no Facebook

As eleições de 2014 no Brasil foram as mais comentadas na história do Fa-

cebook. De acordo com levantamento

divulgado nesta segunda-feira (27) pela rede social, de 6 de julho até o último domingo (26), dia do se-gundo turno, 674,4 milhões de interações sobre o pleito foram registradas.

Segundo o Facebook, é o maior número de intera-ções sobre eleições geradas na rede social. O recorde anterior era das eleições na Índia, este ano, quando 227 milhões de conversas foram registradas - número três vezes menor que o volume de dados alcançado pelos internautas brasileiros.

Só ontem, mais de 49 mi-lhões de interações sobre o pleito foram geradas - 53,8% dos comentários voltados para a Dilma Rousseff e 46,2% para Aécio Neves.

No mês passado, apenas o vencimento de títulos em 12 meses está fora dos intervalos estabelecidos no Plano Anual de Financiamento (PAF). Em setembro, 26,21% da DPF estava previsto para vencer nos próximos 12 meses, um pouco acima do limite superior da banda, de 25%. Garrido, no entanto, assegurou que se trata apenas de um efeito estatístico. Segundo ele, até o fim do ano, as emissões de títulos de prazo mais longo diminuirão o percentual a vencer em 12 meses.

Plano Anual

usou uma frase co-nhecida do médium mineiro para comen-tar a derrota do amigo nas redes sociais, mas acabou a atribuindo ao cantor jamaicano. “Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo. Mas po-demos começar agora a fazer um novo Fim (sic)”, escreveu, dando crédito ao músico ja-maicano.

Reprodução

Edir Macedo se manifestou a favor de Crivella

Reprodução

Segungo o portal Terra, em sua postagem, o bispo divulgou reportagem e nota em que a ação do TRE é con-denada. O texto diz que a decisão de lacrar os templos

As eleições de 2014 no Brasil foram as mais comentadas na história do Fa-

cebook. De acordo com levantamento

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

Geral

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.A Universidade Positivo é a melhor universidade privada do Paraná e está entre as 10 melhores do Brasil, segundo avaliação do MEC. A UP é a Instituição de Educação Superior do Grupo Positivo que, há mais de 40 anos, faz educação de qualidade e, hoje, também é líder nacional em tecnologia. Quem estuda aqui é referência profissional para o mercado. Agora, a Universidade Positivo também oferece cursos online. Entre no site e escolha o seu. O melhor da educação, na internet, disponível onde você estiver.

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CHEGOU.

UNIVERSIDADE POSITIVO ONLINE.

11grupor3a.comTerça-feira, 28 de Outubro de 2014

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda nesta segunda-feira (27), em reação à reeleição da presidente Dilma Rous-seff na véspera por uma margem apertada.

O Ibovespa, princi-pal indicador da bolsa paulista, caiu 2,77% e encerrou o dia a 50.503 pontos, menor patamar desde o dia 15 de abril.

As ações da Petro-bras despencaram mais de 12%, a principal pressão negativa no ín-dice. A estatal encerrou o dia com a maior que-da diária desde novem-bro de 2008.

Os papeis da Eletro-

Bolsa caiu 2,77%, a 50.503, no menor patamar desde abrilO Índice de Confiança

do Comércio continuou em queda em outubro, porém com uma intensi-dade menor que a regis-trada em setembro, nas comparações com os mes-mos meses do ano passa-do. A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira (27) o indicador, que tinha re-gistrado retração de 11,6%

em setembro, e caiu 8,7% em outubro.

Os dados trimestrais, no entanto, mostram que o indicador teve queda mais acentuada no último pe-ríodo divulgado. Nos três meses encerrados em ou-tubro, o índice caiu 10,3%, enquanto nos três meses encerrados em setembro e agosto as quedas haviam sido 8,7% e 7,3%. n

Petrobras despenca e puxa queda da Bovespa

Confiança do comércio cai menos em outubro

bras também estavam entre as principais baixas do dia, com desvalori-zação de quase 12%. As ações do Banco do Brasil, por sua vez, recuavam

mais de 5% perto do fim do pregão.

Operadores e ana-listas criticam o que consideram como inter-venção excessiva nas es-

tatais que, na visão dos agentes, deve persistir com a continuidade de Dilma no Palácio do Pla-nalto, segundo a agência Reuters. n

Petrobras caiu mais de 12%, maior baixa em seis anos

Divulgação

A taxa trimestral de expectativas seguiu esse movimento de acentuação da queda, passando de -4,2% no

período terminado em setembro para -6,8% no encerrado em outubro. Já o Índice da Situação Atual (ISA-Com) para o trimestre se manteve em -15,9%.

Expectativas

Indústria têxtil protesta contra concorrência desleal

Representantes da in-dústria têxtil e de confecção de todo o país colocaram 150 cruzes no canteiro cen-tral da Avenida Otto Baum-gaurten, em São Paulo, para representar 14 mil postos de trabalho fechados nos últi-mos 12 meses.

O local foi escolhido por-que ali ocorre uma feira de produtos chineses e o ob-jetivo é chamar a atenção do governo e da sociedade para o que os empresários classificam como competi-ção injusta entre a indústria brasileira e a chinesa.

De acordo com o dire-tor da Associação Brasi-

leira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fer-nando Valente Pimentel, o Brasil tem a quarta maior indústria em fabricação de vestuário e a quinta maior têxtil, mas, pelo quarto ano consecutivo, perde em produção para países que concorrem de forma desigual.

Ele explica que há in-justiça porque, nos países concorrentes, as regras tra-balhistas, tributárias, previ-denciárias e ambientais são distintas das que estão em vigor no país. “Então esse é um protesto contra as cau-sas externas”, disse. n

Fernando Valente: “vestuário importado cresceu 25 vezes na última década”

Agência Brasil

Dólar atinge novamente o maior valor desde 2005O dólar fechou em

alta nesta segunda-feira (27), após a presidente Dilma Rousseff ter sido reeleita para um segun-do mandato. De acordo com a agência Reuters, o dólar chegou a dis-parar mais de 4% logo

após a abertura dos ne-gócios, indo ao patamar de R$ 2,56 e voltan-do às máxi-mas des-de 2008, quando valor atingiu R$ 2,6190 em dezembro daquele

ano. A moeda norte-americana avançou

2,68%, a R$ 2,5229. Este é o maior

valor desde maio de 2005,

quando, no dia 29 de abril, a mo-

eda fechou cotada a R$

2,5313, segundo dados do Banco Central. A alta desta segunda é a maior desde novembro de 2011, quando, no dia 23, o dólar subiu 2,94%. No mês, o dólar acumula alta de 3,06% e no ano, de 7,02%. n

Câmbio

O total de vítimas de mortes violentas na ci-dade de São Paulo subiu 22% em setembro com-parado com o mesmo mês de 2013, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (27). Os dados relativos aos assassinatos compreen-dem o total de vítimas de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) e vítimas de latro-cínios (roubos seguidos de morte).

As vítimas de latro-cínios subiram 57% na capital durante o perí-

odo. Foram 14 pessoas mortas contra oito em setembro de 2013. O total de vítimas de homicídios dolosos cresceu 17,4%. Segundo o levantamento da SSP, foram 108 mortes neste mês de setembro contra 92 no mesmo mês do ano passado.

De acordo com a se-cretaria, “a taxa de ho-micídios na capital nos últimos 12 meses - ou-tubro de 2013 a setem-bro de 2014 – é de 9,87 homicídios por 100 mil habitantes e continua abaixo da taxa de 10 homicídios por 100 mil habitantes.” n

Roubos e assassinatos sobem em São Paulo

Número de vítimas de latrocínios subiu 57% e de homicídio, 17%

Arquivo CP

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

EsportesTerça-feira, 28 de Outubro de 201412 grupor3a.com

As obras vão ser feitas com ajuda da Fifa e o primeiro já está em andamento

Alexandre Gallo fez o anúncio da construção dos centros para a formação de base

Divulgação

CBF anuncia construção de 15 CTs

Time de Caio Jr vence de virada e é vice nos Emirados

O Al Shabab, coman-dado pelo técnico Caio Junior, conseguiu uma vitória por 3x2 de vira-da sobre o Emirates e está na vice-liderança da Liga dos Emirados Árabes com 15 pontos, porém com um jogo a menos que o líder Al Wehda que tem 18.

“Foi um jogo re-cheado de momentos emocionantes. Saímos na frente e sofremos a virada para 2x1. Fiz uma alteração tática, passamos a atuar com

Oportunidade

Tevez volta a ser convocado pela Argentina, após derrota para o Brasil

O atacante Carlitos Tevez voltou a ser con-vocado pela Argentina mais de três anos após a última vez que ves-tiu a camisa da seleção. O jogador da Juventus apareceu na lista do Tata Martino, treinador da equipe, nesta segunda-feira.

O retorno de Tevez ao grupo da seleção ar-gentina acontecerá nos amistosos contra Cro-

ácia e Portugal, ambos disputados na Inglater-ra nos dias 12 e 18 de novembro, respectiva-mente. Além de Tevez, outras novidades da lista de Tata são Willy Caballero, goleiro do Manchester City, Fede-rico Fazio, Tottenham, e Cristian Ansaldi, do Atlético de Madrid. Te-vez não era convocado desde a Copa América de 2011.

Má fase

Gilmar Dal Pozzo não está mais no comando do

Criciúma. A decisão foi anunciada no início da tarde desta segunda-feira, após uma reunião da alta cúpula do clube catari-nense. No último sábado, a equipe foi derrotada pelo Vitória por 3 a 1, chegou ao terceiro revés consectu-tivo e afundou na lanterna do Campeonato Brasileiro.

Dal Pozzo chegou ao clube em setembro e co-mandou 13 jogos, an-

gariando seis derrotas, quatro empates e apenas três vitórias. Além dele, também saem o auxiliar técnico Lucianinho e o preparador físico Pacheco. O ex-treinador foi o quarto a sair do Criciúma na tem-porada. Ricardo Drubscky, Caio Jr. e Wagner Lopes ti-veram passagens pelo clu-be, além do interino Wil-são. O Criciúma amarga a lanterna do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos conquistados. O nome do novo treinador ainda não foi anunciado.

Afundado na lanterna, Criciúma demite o treinador

Carlitos Tevez estava fora da seleção argentina desde 2011

Div

ulg

ação

Dal Pozzo não repetiu no Criciúma o sucesso que teve na Chapecoense

Divulgação

prontos até 2017. Para Gallo, será uma contri-buição importante para o futebol brasileiro. “É

um legado da Copa que vai ser fantástico para o trabalho de formação no Brasil”, completou.

Gilmar Dal Pozzo não está mais no

Os CTs priorizarão a formação de atletas

O coordenador técnico da base da CBF, Alexandre Gallo, anunciou

nesta segunda-feira que a entidade construirá, com a ajuda da Fifa, 15 novos centros de treinamento no país.

Os CTs, que terão como prioridade a formação de atletas, deverão ser cons-truídos em todos os esta-dos que não foram sede da Copa do Mundo. O pri-meiro deles já está sendo erguido no Pará. “A ideia é que cada CT trabalhe com 720 garotos, totalizando 10,8 mil jogadores. Todos trabalhando com uma metodologia única de for-mação”, afirmou Gallo. A previsão é que os centros de treinamento estejam

Time de Caio Jr. conseguiu vitória de virada

Divulgação

O lutador José Aldo estampará por alguns bons dias as marcas de sua batalha contra Chad Mendes no UFC Rio 5, no último sábado, no Ma-racanãzinho. Ele venceu por pontos o norte-ame-ricano, em uma revanche da vitória do brasileiro em 2012, mas acabou a luta com o rosto desfigu-rado como nunca.

José Aldo: “nunca me machuquei tanto”

O coordenador técnico da base da CBF, Alexandre Gallo, anunciou

R. José Loureiro, 111, sobreloja - Centro - Fone: 3363-1734 R. Da Glória, 297 - Centro Cívico - Fone: 3352-2611 www.audifone.com.br LIGUE GRÁTIS: 0800-6032828

Estacionamento anexo

Estacionamento próprio

- Laboratório próprio

- Entrega em 24h

- Produtos médicos

- Meias compressivas

- Pilhas e baterias

Promoção de aniversário:Aparelhos com descontos

de até

30%

26 ANOS!!!

três zagueiros e conse-guimos fazer 3x2”, con-tou Caio Junior. Agora o time volta a atenção à Copa dos Emirados, quando enfrenta o It-tihad Kalba, no dia 6 de novembro e contra o Al Jazira, no dia 12.

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

Esportes

GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO.A Universidade Positivo é a melhor universidade privada do Paraná e está entre as 10 melhores do Brasil, segundo avaliação do MEC. A UP é a Instituição de Educação Superior do Grupo Positivo que, há mais de 40 anos, faz educação de qualidade e, hoje, também é líder nacional em tecnologia. Quem estuda aqui é referência profissional para o mercado. Agora, a Universidade Positivo também oferece cursos online. Entre no site e escolha o seu. O melhor da educação, na internet, disponível onde você estiver.

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CHEGOU.

UNIVERSIDADE POSITIVO ONLINE.

13grupor3a.com

A dupla foi punida apenas com multa - R$ 10 mil a cada clube. Além disso, o Coritiba levou mais uma multa de R$ 2 mil pelo atraso no início da partida

Terça-feira, 28 de Outubro de 2014

Por unanimidade, Atlético e Coritiba escaparam de pu-

nição por perda de mando de campo no julgamento realizado na tarde desta segunda-feira no Superior Tribunal de Justiça Des-portiva (STJD) devido aos incidentes ocorridos no clássico do dia 4 de outu-bro, no Couto Pereira, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o risco de perder até 20 mandos de campo, a dupla foi punida apenas com multa - R$ 10 mil a cada clube. Além dis-

so, o Coritiba levou mais uma multa de R$ 2 mil pelo atraso no início da partida.

No julgamento, o ad-vogado Domingos Moro defendeu o Atlético, e o Coritiba foi defendido pelo advogado Itamar Côrtes. A sessão durou quase duas horas e contou com o de-poimento do capitão Luiz Fernando de Barros, da Polícia Militar do Paraná. As defesas pretendem ana-lisar, junto ao departamen-to jurídico de cada clube, se vão recorrer da decisão. (GloboEsporte.com)

Clubes podiam perder até 20 mandos, mas só foram multados

Faltando seis ro-dadas para ter-minar o Campe-onato Brasileiro

da Série B, o Paraná joga três partidas em casa e três fora. Na 13ª posição, com 40 pontos, o trei-nador Ricardinho cobra pontuação o quanto an-

tes para ficar livre do ris-co de rebaixamento.

“Nós temos que pon-tuar. Não se administra uma situação dessas, é trabalhar. Não adian-ta prestar atenção nos resultados das outras equipes, nós temos que conseguir os nos-

sos resultados. Temos que nos concentrar nos nossos jogos e, aí sim, pontuarmos. Não tem nenhuma situação de desespero, mas tam-bém não é confortável em uma situação real de buscar os nossos pontos. (Terra)

Paraná ainda precisa somar pontos para não ter risco de cair

Divulgação Atlético

Divulgação

Dupla Atletiba é absolvida por incidentes

O julgamento foi realizado ontem no STJD,

no Rio de Janeiro

Ricardinho quer somar pontos para escapar do rebaixamento

Mudanças

Atlético muda a zaga por causa da suspensão de Cleberson

O técnico Claudinei Oliveira terá que fazer novas mu-

danças no setor defensivo do Atlético para a próxima partida da equipe no Cam-peonato Brasileiro, diante do Atlético-MG, domingo, na Arena da Baixada. Depois de perder o zagueiro Gusta-vo na partida contra o Flu-minense, no último sábado, agora o treinador não po-derá contar com Cleberson, que terá que cumprir sus-pensão no jogo com o Galo.

Titular absoluto, Gusta-vo não enfrentou o Tricolor carioca, na derrota por 2 a 1, no Maracanã, porque

estava suspenso. Em seu lugar, Willian Rocha foi escolhido para a vaga. Au-tor do gol de empate, nos acréscimos, Cleberson será a ausência na partida váli-

da pela 32ª rodada, justa-mente pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, Dráusio e Willian Rocha novamente ficam como opções para a defesa atleticana.

Cleberson fez o gol do Atlético e foi punido com o terceiro cartão amarelo

Divulgação

Definição

Marquinhos vai definir novo lateral para enfrentar o Timão

Após o empate com gosto de der-rota para o Grêmio,

no último sábado, o Coriti-ba iniciou nesta segunda-feira a preparação para o compromisso diante Corin-thians, marcado para o pró-ximo final de semana, em São Paulo.

Durante a tarde, os jo-gadores titulares realiza-ram apenas um trabalho regenerativo na academia, enquanto o grupo reserva fez uma atividade tática no campo, sob o comando do técnico Marquinhos Santos. Para o jogo diante dos pau-listas, o treinador alviverde tem, por ora, apenas um desfalque: o lateral-direito Norberto recebeu o terceiro

cartão amarelo e está fora do confronto. Para a vaga do camisa 40, o comandante

tem duas opções: os laterais Ivan e Reginaldo. (GloboEs-porte.com)

Os titulares que enfrentaram o Grêmio fizeram treinos físicos

Divulgação

danças no setor defensivo

no último sábado, o Coriti-

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

ClassificadosTerça-feira, 28 de Outubro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

Policial Terça-feira, 28 de Outubro de 2014 15grupor3a.com

A jovem Giesla Maria da Silva Lemos de Mi-randa, 27 anos, foi assas-sinada com um tiro na cabeça no fim da manhã do último domingo (26), no bairro Novo Mundo, em Curitiba. O suspeito é o marido dela, que fugiu após o disparo de arma de fogo. Vizinhos viram o momento em que ele fugiu a pé, logo após si-lenciar a discussão com o disparo.

O casal morava na rua João Pereira do Nas-cimento, na Vila Uber-lândia. O crime aconte-ceu por volta das 11h50 durante uma discussão do casal. Giesla tinha dois filhos de outro re-lacionamento e morava há pouco tempo com o atual companheiro.

Familiares contaram que ele tinha bastante

Mulher de 27 anos pode ter sido morta por cônjuge ciumento no Novo Mundo

Marido mata esposa com tiro na cabeça

ciúmes da jovem e as brigas, por esse motivo, eram constantes. Poli-ciais encontraram cartas de presídios dentro da residência do casal, o que pode indicar que o sus-peito já tenha sido preso.

Vizinhos acionaram

o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e Giesla chegou a ser en-contrada com vida, mas não resistiu aos ferimen-tos e morreu. A mãe da jovem estava desolada com a morte da filha. n

Uma investigação iniciada após o recebi-mento de uma denúncia anônima resultou na in-terceptação de um car-regamento de 600 quilos de maconha, no início da noite deste domingo (26). Investigadores de Cas-cavel descobriram que o carregamento da droga passaria pela BR-277 e realizaram o monitora-mento. No início da noite, o veículo Ford Ecosport, placa MGQ-4422, de

Brusque (SC), foi avistado pelos policiais.

Segundo informou o delegado-operacional, Denis Zortea Merino, o condutor do veículo percebeu a tentativa de abordagem logo que passou pela praça de pedágio de Céu Azul. “Ele tentou fugir. Saiu para o acostamento e abandonou o carro. Todavia, foi alcançado pelos policiais e preso em flagrante”, explica o

delegado.Ao vistoriarem o

Ecosport os investiga-dores localizaram cen-tenas de tabletes de maconha. O acusado identificado como Mar-lon Maurício da Silva, 20 anos, foi encaminhado à delegacia. Ele informou que receberia R$ 1 mil para levar o veículo até o Terminal Rodoviário de Cascavel onde deixa-ria para uma pessoa que seguiria viagem. n

Polícia intercepta 600 quilos de maconha em Cascavel

Giesla de Miranda não resistiu e morreu na ambulância

Reprodução

Ecosport estava recheada de ganja; Motorista Maurício da Silva está preso

Polícia Civil

Suspeito de roubar farmácia no Batel é preso

Um rapaz foi preso por policiais militares do 12º Batalhão de Po-lícia Militar (12º BPM), após confessar ter pra-ticado um roubo a uma farmácia e na ocasião atirado contra os segu-ranças do local. A ação, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (27) resultou na apreensão de uma arma de fogo, dinheiro e 700 gramas de maconha. Um ado-lescente envolvido em roubos na região tam-bém foi encaminhado.

“Após o roubo de uma farmácia, na Rua Benja-mins Lins, no bairro Ba-tel, onde o segurança do local acabou sendo bale-ado no abdômen pelos suspeitos, levantamos algumas informações e

uma funcionária do es-tabelecimento contou que sabia onde os envol-vidos poderiam estar. De acordo com ela, os rapa-zes que haviam efetua-do o roubo possuíam as

mesmas características dos envolvidos em cri-mes ocorridos no mes-mo local em datas di-ferentes”, conta um dos policiais que participou da ação. n

Segurança de farmácia foi baleado em tentativa de assalto no Batel

Banda B

Fim de semana fecha com 16 assassinatos na Grande Curitiba

Um homem de 28 anos e um ado-lescente de 17 anos foram assassina-dos na noite deste domingo (26) na Rua do Bosque, no Jardim Avoredo, em Araucária, na Região Metropoli-tana de Curitiba. O crime fechou o balanço do Insti-tuto Médico Legal (IML) de Curitiba, que teve 22 mortes violentas, sendo 16 casos de assas-sinato, três mortes no trânsito, duas vítimas de queda e um caso a esclare-cer. n

Mulher reage a assalto e é morta com cinco tiros

Alto Boqueirão

Uma mulher de 32 anos foi assassinada por um la-drão durante um assalto na Rua Campo Mourão, no bairro Alto Boqueirão, em Curitiba, na noite do últi-mo domingo (26). Marilsa Aparecida de Oliveira Perei-ra estava sozinha em casa quando o suspeito invadiu o local. De acordo com a po-lícia, a vítima teria reagido e acabou morta com cinco tiros. Marilsa chegou a ser encaminhada a um hospital de Curitiba, mas não resis-tiu aos ferimentos e morreu. Segundo a rádio Banda B, a mulher viu o suspeito e teria ameaçado ligar para a Polícia Militar (PM), o que provocou a reação do la-drão. A Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR) investiga o caso. n

Homem morre em acidente entre dois caminhões

BR-277

Um homem mor-reu em um aci-dente entre dois

caminhões na BR-277, em Candói, na região central do Paraná. A batida ocor-reu na manhã desta segun-da-feira (27). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos ve-ículos invadiu a pista con-trária, batendo de frente com o outro caminhão.

Mal súbitoO motorista que sobre-

viveu foi levado em estado grave para um hospital de Guarapuava, também na região central do Paraná. A PRF suspeita que a víti-ma que morreu sofreu um mal súbito antes de invadir a pista. As informações são do G1 Paraná.

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - 28/10/2014

GeralTerça-feira, 28 de Outubro de 201416 grupor3a.com

ANPR

Reprodução

Reprodução

uninter.com0800 702 0500

Inscreva-se

Centro Universitário Internacional UNINTER - Portaria do MEC Nº 688, publicado no D.O.U. em 28 de maio de 2012.[1] Valor com desconto para pagamento até o dia 08 de cada mês. [2] Livro didático e DVD, por disciplina, para cada aluno.

VESTIBULARUNINTERA escolha que se encaixana sua vida.

CURSOS SEMIPRESENCIAIS∂ A PARTIR DE R$ 286 MENSAIS [1]

∂ MATERIAL DIDÁTICO INCLUSO [2]

Doleiro tem quadro cardiológico estávelDe acordo com o boletim médico, Youssef está lúcido

O doleiro Alberto Yous-sef mantém quadro clíni-co estável, conforme o bo-letim médico divulgado às 17h30 desta segunda-feira (27) pelo Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde ele está internado desde sábado (25), quando pas-sou mal na carceragem da Polícia Federal (PF), tam-bém na capital paranaen-se. Ainda não há previsão de alta hospitalar.

“Exames dentro da nor-malidade, apresenta-se lú-cido e orientado, com sinais vitais dentro da normalida-de”, diz o boletim assinado por um médico cardiologis-ta. O estado de saúde dele continua o mesmo do que já havia sido divulgado nos boletins anteriores. n

Foi aprovado nes-ta segunda-feira (27) pela Comissão de Ecologia e Meio Am-biente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) um projeto de lei que pretende proibir o uso de animais para de-senvolvimento e testes de cos-méticos e perfumes. O texto, que já passou por outras comissões – como a de Consti-tuição e Justiça (CCJ), deve ir a plenário nos próximos dias.

Pelo texto da pro-posta, do deputado estadual Stephanes Junior (PMDB), esta-belecimentos de pes-quisa e profissionais flagrados poderão ser

multados pro-gressivamente de acordo com o número de ani-mais utilizados,

caso a lei seja apro-vada e sancionada. O projeto foi apresenta-do no início de 2014, baseada em legislação semelhante do estado de São Paulo. n

Youssef está com problemas cardíacos

A Secretaria Es-tadual da Educação definiu o período de matrículas para alu-nos das redes munici-pais que irão ingressar na rede estadual em 2015 e também para os alunos do ensino fundamental da rede estadual que vão para o ensino médio. Nestes dois casos, as matrícu-las devem ser feitas no período de 1º a 5 de de-

zembro, diretamente nas escolas estaduais.

O período de matrí-culas vale para alunos da rede municipal (5º ano) que irão ingres-sar na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º ano que irão ingressar na 1ª série do ensino mé-dio. O mesmo caso vale também para as escolas de educação especial e escolas conveniadas para o ano de 2015. n

Governo do estado define datas das matrículas

Comissão aprova proibição de testesem animais

Ano letivo

Os estudantes devem se inscrever entre 1 e 5 de dezembro

Os animais têm sido utilizados para testes com cosméticos

Colégio Estadual selecionará 630 alunos

O Colégio Estadual do Paraná está com 630 vagas disponíveis para o 1º ano do Ensino Médio em 2015. Interessados devem se inscrever para processo classifi-catório diretamente no saguão térreo do colégio, nos dias 4 a 7 de novembro, das 13h às 16h.

Serão analisadas as médias dos alunos durante o 6º ao 8º ano nas disciplinas de Arte, Geo-grafia, Educação Física, Ciências, História, Língua Portuguesa e Matemática. Os candidatos se-rão classificados por ordem de-crescente de pontuação, ou seja, do maior para o menor, até todas vagas serem preenchidas. n

As vagas serão destinadas àqueles com melhores notas

ANPR

Editora Jornal do Ônibus