jornal do Ônibus de curitiba - edição 23/09/2014

16
Curitiba, Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 Número 2.047 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A A n o t í c i a n o p o n t o . /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Mario Akira/Bemparana Divulgação Susto na prefeitura Brasil Justiça nega acesso à delação contra a Petrobras (Página 4) Cotidiano Bancários podem entrar em greve a partir do dia 30 (Página 16) Futebol Paraná troca de goleiro contra o Avaí, hoje na Vila O goleiro Marcos (foto) desfalca o Paraná, hoje às 19h30, contra o Avaí, por contusão. Em seu lugar entra Murilo, que jogou alguns minutos da partida contra o Boa Esporte. (Página 13) Uma ameaça de bomba causou a interdição das ruas da em volta da sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, no final da tarde de ontem. O Bope foi acionado, mas não era nada sério. (Página 7) Policial Geral Cai o chefão do tráfico de drogas na CIC Primavera na região sul deve ser chuvosa (Página 15) (Página 11) Banda B Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 03-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Curitiba, Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 Número 2.047 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

A n o t í c i a n o p o n t o .

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Mario Akira/Bemparana

Divulgação

Susto na prefeitura

Brasil

Justiça nega acesso àdelação contraa Petrobras

(Página 4)

Cotidiano

Bancáriospodem entrarem greve apartir do dia 30

(Página 16)

Futebol

Paraná troca de goleirocontra o Avaí,hoje na Vila

O goleiro Marcos (foto) desfalca o Paraná, hoje às 19h30, contra o Avaí, por contusão. Em seu lugar entra Murilo, que jogou alguns minutos da partida contra o Boa Esporte. (Página 13)

Uma ameaça de bomba causou a interdição das ruas da em volta da sede da Prefeitura de Curitiba,no Centro Cívico, no final da tarde de ontem. O Bope foi acionado, mas não era nada sério. (Página 7)

PolicialGeral

Cai o chefãodo tráficode drogasna CIC

Primaverana região sul deve ser chuvosa

(Página 15)(Página 11)

Ban

da B

Divu

lgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

EDITORIAL

A falta de educação ambiental

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoTerça-feira, 23 de Setembro de 20142 grupor3a.com

- Relatório da Unesco indica avanços dos países do Brics na área de educação.

- Relatório da ONU aponta aumento do número de indígenas na América Latina.

- Expresso completa 40 anos com projetos de expansão e melhoria da rede.

- Queda da receita leva governo a sacar R$ 3,5 bilhões do Fundo Soberano. - Mudanças climáticas poderão custar até 5% do PIB latino-americano. - Equipe econômica reduz pela metade previsão de crescimento do PIB.

Imagem do Mundo

Funcionários da Amazon se reúnem em frente ao centro de logística de Graben (Alemanha), durante greve

David Gray/Reuters

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

10º mín

25ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Muitas nuvens

Muitas nuvens

Nublado passando a parcialmente

nublado

São Pio de Pietrelcina

Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis. Aos doze anos, recebeu os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. E aos dezesseis anos, entrou no noviciado da Ordem dos Fra-des Menores Capuchinhos, da cidadezinha de Morcone, onde vestiu o hábito dos fran-ciscanos e tomou o nome de frei Pio. Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, em 1907, a dos votos solenes.

O estado mais populoso e rico do país, São Pau-

lo, sofre com a falta de água provocada pelo período de estiagem. O problema tem provocado protestos da população e até acusa-ções aos governos de falta de planejamento para a situação. No entanto, um fator importante, que vem sendo alertado por diversas entidades, há tempos, é a questão da educação am-biental. O brasileiro, acos-tumado com a fartura de água, nunca se preocupou em usar de forma racional.

As iniciativas mais mo-dernas que propõem o uso

mais racional da água, ainda são tímidas e vistas por boa parte da população como “bizarras”. Para alguns, lavar calçadas com a mangueira, ou mesmo grande lavagens de carro, como um ritual de fim de semana, são procedi-mentos “normais”.

No domingo, manifes-tantes em diversos países do mundo cobraram ati-tudes de seus governos para tomarem atitudes no sentido de deter o aqueci-mento global. Os governos têm sua parcela de respon-sabilidade, mas a principal iniciativa deve ser da pró-pria população. n

Concurso nº 3593

Concurso nº 1637

Concurso nº 629 - BOTAFOGO/RJ

Concurso nº 1488

20-35-45-65-69

01-05-24-47-55-56

31-40-52-55-57-67-70

02-04-07-08-09-24-29 44-46-47-51-63-64-66 70-81-84-87-90-92

SOBE

DESCE

O serviço de música da Google chegará ao Brasil primeiramente como uma promoção exclusiva para clientes da Samsung. A partir de hoje, qualquer pessoa que comprar um Ga-laxy S4, família Galaxy S5 e Galaxy Tab S pode-rá desfrutar de seis meses de assinatura grátis do serviço a partir da data de sua ativação. É um benefício exclusivo para os compradores desses dispositivos na América Latina.

Segundo o site Tecmundo, com o novo ser-viço, a Samsung oferece, com exclusividade aos seus usuários, a oportunidade de escutar a música perfeita para qualquer situação e em qualquer lugar. Para estender o benefício aos demais consumidores da marca, a par-tir de 1° de novembro, a Samsung oferecerá três meses de assinatura grátis do streaming da Google Play Música a usuários de todos os seus modelos de smartphones, tablets e acessórios linha Level. n

Google Play Music chega ao Brasil

ACONTECEU23deSETEMBRO

O governo boliviano decreta o estado de sítio para reprimir distúrbios populares.

O Diário Oficial da União publica a lei sancionada pelo presidente Lula que determina a inscrição do nome de Chico Mendes no Livro dos heróis da pátria.

Carta régia proíbe às escravas, no Brasil, o uso de sedas, tecidos caros e ouro

A coragem é uma coisa que se organiza”

André Malraux

Frase do dia

2004

1956

1703

Div

ulg

ação

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 16.500 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Política Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 3grupor3a.com

Assembleia paradaOs deputados estaduais de-cidiram não realizar mais sessões plenárias até o fim do primeiro turno das elei-ções, com isso devem parar nas próximas duas semanas. A próxima sessão ordinária será apenas no dia 6 de outu-bro, quando se saberá quais deputados voltarão e quais não estarão mais na Assem-bleia em 2015. Dos 54 depu-tados, 46 tentam se reeleger – e outros quatro são candi-datos a deputado federal.

Proposta polêmicaApós uma polêmica nacio-nal, o grupo de empresários de Ponta Grossa que suge-riu a “suspensão do direito ao voto aos beneficiados de qualquer programa de trans-ferência direta de renda, nas esferas municipal, estadual ou federal” abandonou a proposta. A sugestão fazia parte de uma cartilha entre-gue a candidatos a deputado estadual e federal com ideias sobre reforma tributária, in-fraestrutura, investimentos em saúde e em educação, entre outros temas.

Vereador presoO Tribunal de Justiça do Pa-raná (TJ-PR) autorizou, nesta segunda-feira (22), a trans-ferência do vereador Paulo Bebber (PR), que está preso na 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, desde o dia 1º de setembro, para uma sala no posto central do Corpo de Bombeiros. O parlamentar é suspeito de cobrar propina para a aprovação de projeto de lei no legislativo local em janeiro de 2014.

Gravação proibidaA senadora e candidata ao governo do Paraná, Gleisi Ho-ffmann (PT), foi proibida de gravar propaganda eleitoral nas dependências da Guarda Municipal de Pinhais. A co-ligação ‘Todos Pelo Paraná’, do governador e candidato à reeleição Beto Richa (PSDB), entrou com a ação para de-nunciar a produção de pro-paganda de bloco, inserções, mídias sociais, internet e ma-terial impresso do Centro de Monitoramento da Guarda Municipal de Pinhais. O uso de órgão público é proibido pela legislação eleitoral.

Notas políticas

Justiça Eleitoral manda Datafolha explicar erro Instituto promete divulgar resultado antes das entrevistas

O erro no regis-tro da próxima pes-quisa de intenções de votos no Paraná terá de ser explica-do pelo Datafolha, sob pena de sus-pensão. A pedido do candidato Roberto Requião (PMDB), a liminar publicada nesta segunda-feira (22) diz que o le-vantamento estaria em desconformi-dade com a regra do artigo que esta-belece as pesquisas eleitorais no país.

Sob o número de protocolo PR-00039/2014 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o registro mostra uma data de divul-gação anterior a da própria realização das entrevistas nos 51 municípios pre-

vistos para o levanta-mento de dados de in-tenções de votos para o Governo do Estado e para o Senado Federal.

Segundo o regis-tro, a pesquisa foi registrada na sexta-feira (19), com data de divulgação previs-

ta para a quarta-feira (24). A data de reali-zação das entrevis-tasseriam 25 e 26 de setembro. n

O Datafolha errou nas datas para registrar a pesquisa

Reprodução

Reprodução

TRE

Divulgação

Assembleia aprova novo conselheiro

Com a votação unânime dos quarenta deputados em Plenário, a Assembleia Legis-lativa referendou na tarde de ontem (22), a indicação de Ivens Zschoerper Linhares para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O evento, que contou com a presença do atual presidente do TCE, Arta-gão de Mattos Leão, do conse-lheiro Durval Amaral, ambos ex-deputados, além do conse-lheiro Fernando Guimarães .

Apenas o candidato fa-lou da tribuna, expondo seu currículo profissional e al-gumas de suas ideias sobre as prioridades do tribunal. Como nenhum parlamen-tar se inscreveu para usar a tribuna, o presidente Valdir Rossoni (PSDB) indicou os deputados Ademar Traiano (PSDB) e Elton Welter (PT) para a fiscalização da urna e do escrutínio dos votos, que ocorreu logo em seguida. n

Fiscalização

TRE-PR recolhe mais de 800 cavaletes

Justiça libera Requião a acusar Richa pela conta da luz

Na maior apreen-são deste ano, mais de 800 cavaletes fo-ram apreendidos em Curitiba pelos fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) somente neste final de semana. Na pri-meira fiscalização diurna desde o iní-cio do período elei-toral, 16 servidores da Justiça Eleitoral e quatro policiais militares circularam pelas ruas de Curi-tiba para recolher cavaletes irregulares, fixados, ou que atra-palhavam o trânsito de veículos e pedes-tres. Mais de 1,2 mil cavaletes já foram recolhidos desde o início da campanha.

Os fiscais passa-

Decisão do juiz Lourival Pedro Chemim, do Tribunal Regional Eleitoral do Para-ná (TRE), reconsiderou liminar anterior que proibia o senador Ro-berto Requião (PMDB) de atribuir o aumento de 25% na conta de luz ao go-vernador Beto Richa (PSDB).

Portanto, pela sentença do

magistrado, o candidato pee-medebista acusar o adversário pelo reajuste das tarifas da Co-

pel. Segundo Chemim, ao analisar inserção no horário eleitoral, a pro-paganda de Requião não degrada nem possui con-

teúdo ofensivo ao candidato Beto Richa. “Tudo ficou dentro do embate político”, decidiu. n

ram pela Avenida das Torres, Vitor Ferreira do Amaral, Presiden-te Arthur Bernardes entre outras ruas e avenidas na sétima fiscalização na ca-pital. A multa para candidatos que ex-põe cavalete pode

chegar a R$ 23 mil. Por enquanto, ne-nhum candidato foi multado. O TRE deve divulgar a lista com os nomes dos candi-datos autuados na úl-tima fiscalização até o final da tarde desta segunda-feira (22). n

Os cavaletes estavam expostos de maneira irregular

Richa contesta a responsabilidade pelo aumento

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

GeralTerça-feira, 23 de Setembro de 20144 grupor3a.com

CPI da Petrobras

Marina defende apoio à indústriada bicicleta

Reconhecida inter-nacionalmente pela militância ambiental, a candidata do PSB à Presidência,Marina Silva, defendeu nesta segunda-feira (22), o Dia Mundial Sem Car-ro, incentivos ao uso da bicicleta no Brasil. A ex-ministra do Meio Ambiente disse que, se eleita, isentará de impostos a indústria da bicicleta.

Para dar apoio à data de conscientiza-ção ambiental, Mari-na Silva se encontrou com ciclistas em Bra-sília. Apesar de incen-tivar a utilização das bicicletas, a presiden-ciável chegou à agen-da eleitoral de táxi. A assessoria da campa-nha do PSB informou que ela não sabe an-dar de bicicleta.

No compromisso eleitoral, Marina as-sinou uma carta na qual se comprometeu a estimular o uso das bicicletas no país, se vencer a eleição de outubro. “A bicicleta é fundamental para a humanização da cida-de [...] É preciso criar meios de incentivo ao uso da bicicleta, fo-mentar a indústria”, ressaltou a candidata-do PSB. n

Marina se reúne com ciclistas, em Brasília, no Dia Mundial Sem Carro

G1

Agência o Globo

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curi-tiba, impediu ontem (22) acesso às informações prestadas pelo ex-diretor de Abastecimento da Pe-trobras, Paulo Roberto Costa, em troca da de-lação premiada. Além da Comissão Parlamen-tar Mista de Inquérito (CPMI), que investiga irregularidades na esta-tal, Moro também negou acesso à Controladoria-Geral da União (CGU) e à própria Petrobras.

Sérgio Moro determi-nou, conforme solicitado pelo presidente da CPMI da Petrobras, senador Vi-tal do Rêgo (PMDB-PB), o encaminhamento à Co-missão de cópia dos de-poimentos da contadora

do doleiro Alberto Youse-ff, Meire Poza. Na última reunião da CPMI, os par-lamentares aprovaram a convoção da contadora, mas ainda não há data prevista para o depoimen-to dela na Comissão.

Hoje, o presidente e uma comissão de parla-mentares da CPMI serão recebidos pelo presiden-te do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e pelo ministro Teori Zavas-cki, relator dos processos da Operação Lava a Jato na Corte. Eles querem con-vencer os ministros a li-berarem a documentação para a comissão. O procu-rador-geral da República, Rodrigo Janot, também participará do encontro. n

Em plena campanha e a poucos dias do primeiro turno das eleições, a can-didata-presidente Dilma Rousseff (foto) embarca na noite desta segunda-feira (22) para Nova York, onde fará o discurso de abertu-ra da 69ª Assembleia Ge-ral das Nações Unidas na quarta-feira (24). Antes, ela se reúne com o secretário-geral da ONU, Ban ki-Mo-on e participa da abertura da Cúpula do Clima de hoje (23).

Dilma fará um discurso na Cúpula do Clima às 9h (10h no horário de Brasília). O Brasil também estará re-presentado na reunião pela ministra do Meio Ambien-te, Izabella Teixeira, que vai participar de um painel es-pecífico sobre florestas e de encontros bilaterais com ministros da área de outros países. A presidenta tam-bém deverá estar acom-panhada do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo. n

Informações só poderá ocorrer quando ‘suposto acordo’ for homologado pela Justiça

O juiz Federal Sérgio Moro indeferiu o pedido

Em campanha em Betim, Mi-nas Gerais, o candidato do

PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, pediu hoje (22) aos mi-neiros que redobrem os esforços para levá-lo ao segundo turno das eleições e vencer depois a disputa. O ob-jetivo, disse ele, é “dar ao Brasil um governo decente e eficiente”.

De acordo com Aé-cio, alguns veículos de comunicação impor-tantes já mostram nes-ta segunda-feira que, em algumas avalia-

ções, ele está pratica-mente em “empate téc-nico com a candidata [do PSB] Marina Silva”. Para ele, isso é um indi-cativo do crescimento de sua candidatura nas pesquisas de intenção de voto, o que reforça a “certeza de ir para o segundo turno das eleições e de garantir a vitória nas urnas”.

O candidato tucano prometeu que, se for vi-torioso, investirá maci-çamente em saúde pú-blica, com a criação de mais de 500 clínicas de especialidades médicas em todo o Brasil. n

Aécio também participou decarreata em Contagem, em BH

Divulgação

Divulgação

Meio Ambiente Campanha

Dilma discursará nacúpula do clima da ONU

Juiz nega acesso a delação premiada de Costa

Aécio pede que mineiros redobremesforços na reta final

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Geral Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 5grupor3a.com

Planejamento eleva projeção de rombo na PrevidênciaO valor da previsão de déficit já foi motivo de polêmica no governo

Contrariando to-das as expectati-vas dos analistas econômicos que

projetam um aumento do rombo das contas da Pre-vidência, o governo ele-vou em apenas R$ 524,7 milhões a projeção de gas-tos com o pagamento dos benefícios do INSS. A pre-visão de arrecadação com receitas previdenciárias foi mantida em R$ 346,839 bilhões. Com esse aumen-to, a projeção de déficit da Previdência subiu para R$ 40,6 bilhões, ante R$ 40,1 bilhões, conforme previs-to no decreto de progra-mação orçamentária di-vulgado em fevereiro.

O valor da previsão de déficit já foi motivo de po-lêmica no governo. O mi-nistro da Previdência, Ga-ribaldi Alves, contestou a estimativa de déficit de R$ 40,1 bilhões, afirman-do que o rombo ficaria na casa dos R$ 50 bilhões, o que colocou em descré-dito o compromisso do

Rombo ficaria na casa dos R$ 50 bilhões

Reprodução

No mês de agosto foram re g i s t r a d a s

175.822 tentativas de fraude conhecida como roubo de iden-tidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indi-cador Serasa Experian de Tentativas de Frau-de – Consumidor. Isso representa uma tenta-tiva de fraude a cada 15,2 segundos no país.

Queda por crédito reduz tentativas de fraude contra o consumidor

Em relação a julho de 2014, houve queda de 2,8%. Na compara-ção do acumulado do ano (janeiro a agosto de 2014 contra o mes-mo período de 2013), o indicador caiu 6,5%. Já em relação a agosto de 2013, também houve queda de 12,2%.

Economistas da Serasa Experian afir-mam que a queda na busca por crédito nos bancos e instituições financeiras, bem como a menor demanda por linhas telefônicas, se refletiu nas tentativas de fraude.

Setor bancário é o terceiro do hanking de registros em agosto de 2014

Reprodução

Arquivada denúncia de atirador contra urologista baleado

Brasil exporta 44 milhões de toneladas de soja neste anoO Brasil já exportou 44

milhões de toneladas de soja em 2014, um volume muito próximo do proje-tado pela indústria para o ano inteiro, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira, con-tabilizando embarques até

a terceira semana de se-tembro. A Abiove, associa-ção que reúne as grandes tradings do setor, previu recentemente exportações de 45 milhões de toneladas da oleaginosa neste ano, um volume recorde.

Com a disponibilidade do produto reduzida, após

exportações aceleradas em meses anteriores, o ritmo de embarques em setem-bro está abaixo do registra-do um ano atrás. Os em-barques do grão ficaram em 141 mil toneladas por dia até a semana passada, contra 165 mil toneladas por dia em setembro de

2013. Enquanto isso, os embarques de milho con-tinuam mais lentos que os de soja. Nas primeiras três semanas do mês foram ex-portadas 121 mil toneladas por dia do cereal. O ritmo também está abaixo do visto uma ano atrás, de 164 mil toneladas/dia. Exportação está perto da meta para 2014

Divulgação

Valo

r do

anún

cio:

R$

350,

00

governo de cumprir a meta fiscal de R$ 99 bilhões. Depois de ser pressionado pela área econômica, o ministro vol-tou atrás na sua estimativa. O mal-estar levou o Ministério da Previdência a suspender

as entrevistas mensais para divulgação do resultado do INSS.

Ainda de acordo com o re-latório de receitas e despesas relativo ao quarto bimestre, divulgado nesta segunda-

feira, 22, pelo Ministério do Planejamento, o governo vol-tará a fazer uso dos recursos do Fundo Soberano do Brasil (FSB) no valor de R$ 3,5 bi-lhões para conseguir fechar as contas de 2014.

Por falta de pro-vas, o Cremesp (Conselho Re-

gional de Medicina do Estado de São Paulo) arquivou denúncia feita por Daniel Edmans Forti contra o urologista Anu-ar Mitre. O médico foi atingido com três tiros, um deles na cabeça, e está internado no Hos-pital Sírio-Libanês. Ele corre o risco de perder a visão do olho direito. Forti, ex-médico, havia encaminhado ao conse-lho queixa na qual acu-sava Mitre de ser “ne-gligente”, “imprudente” e tê-lo submetido a “ci-

rurgia mutiladora”. Ele disse ter procu-

rado o urologista após um acidente de moto, em fevereiro de 2012, no qual fraturou o quadril, ossos do peito e teve ruptura da uretra --o que lhe fez usar sonda para urinar. Mitre lhe propôs, diz a carta ao conselho, reconstruir a uretra. Depois disso, Forti afirma ter passa-do a ter dores na região e sofrer de impotência sexual. Segundo o Cre-mesp, diligências foram feitas e nenhum “indício de infração ética” foi en-contrado. A sindicância

sobre o caso foi arquiva-da em 18 de fevereiro de 2014.

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Região MetropolitanaTerça-feira, 23 de Setembro de 20146 grupor3a.com

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, abriu na manhã desta se-gunda-feira (22) a Se-mana Municipal do Turismo, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), em parceria com o Con-selho Municipal do Turismo e Associa-ções da Colônia Mu-rici e região, Colônia Mergulhão, Campina do Taquaral e Colônia Castelhanos.

O presidente do Conselho do Turismo, Irapuan Cortes Santos, explicou que o Conse-lho está mais atuante e vem buscando jun-to a Sictur trabalhar

A Semana de Turismo de São José foi instituída em 2005Em São José dos Pinhais

os serviços de melhoria na sinalização de trânsito, por meio da pintura de faixas e substituição de placas indi-cativas e regulamentadoras de velocidade, são feitos diariamente. O atendimen-to, realizado pela Divisão de Sinalização, resolve so-licitações vindas através do protocolo (feitas por vereadores e pela popula-ção), por memorandos das Secretarias, telefone ou por determinações diretas da Divisão de Trânsito, quando constatadas irregularidades nas vias devido a ação de vândalos e outros.

Desde o início de 2013 até o mês de agosto deste ano, mais de 900 ordens com so-licitações de serviços foram atendidas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. Entre as ações rea-lizadas estão: implantação, manutenção e adequação do sistema de sinalização viária (vertical e horizontal), realização de levantamentos, fiscalização e vistorias viárias, orientação na confecção de sinalização relativa ao trân-sito e a fiscalização de obras realizadas em via publica sem a prévia autorização do Departamento Municipal de Transito (Demutran). n

Pinhais é a 9ª economia paranaense e sua locali-zação estratégica oferece uma logística diferenciada às empresas. Atualmen-te o município conta com 8.345 CNPJs ativos, pos-suindo um parque indus-trial diversificado. É com este cenário que o muni-cípio recebe, entre os dias 24 e 27 de setembro, a 20ª Expomac – Feira da Indús-tria Metal Mecânica. Neste evento, a Prefeitura de Pi-nhais fará o lançamento do Catálogo Industrial.

O material, que contém informações sobre as em-presas locais, tem como

Embora o dia oficial te-nha sido neste domingo (21), o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi celebrado em Araucária na véspera (20). junto com uma série de eventos organizados pela Prefeitura no Parque Cachoeira. Foi a primeira vez que o município aderiu à comemoração que visa va-lorizar e promover os direitos das pessoas com deficiência.

As atividades relacionadas a esse dia se concentraram no período da tarde com apresentações de dança, música instrumental, recre-ação, exposição de trabalhos e orientações sobre serviços oferecidos pela Prefeitura relacionados a pessoas com deficiência. Outro momento de destaque foi o plantio de mudas de árvores no Parque; atividade que, além dos estu-

dantes, envolveu o grupo de escoteiros. Vale destacar que o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1982, mas ofi-cializado somente em julho de 2005, teve sua data esco-lhida em alusão à Primavera e ao Dia da árvore (21/09); uma referência ao nascimento das reivindicações de cidadania e da participação em igualda-de de condições. n

Prefeito Setim abre Semana Municipal de Turismo

Sinalização de trânsitorecebe melhorias em todo o município

em conjunto. “Temos que desenvolver o po-tencial do município”, enfatizou. O secretário de Indústria, Comércio

e Turismo, Giam Celli, explicou sobre o contex-to geral sobre o turismo no Brasil e as perspecti-vas em São José dos Pi-

nhais, explicando sobre a importância de incre-mentar o setor através da capacitação de seus profissionais. n

O prefeito participou da abertura do evento na manhã de ontem

Rep

rod

ução

Em um ano e meio mais de 900 ordenscom solicitações de serviços foram atendidas

Pinhais é a 9ª economia do estadoe oferece logística diferenciada

São José dos Pinhais

Divulgação

Os serviços para evitar alagamentos e enchen-tes em Colombo come-çaram a ser feitos nesta segunda quinzena de se-tembro, em 21 pontos do município, como medida para prevenir a invasão das águas das chuvas nos domicílios dos colom-benses. Para tanto, cinco equipamentos estão des-tinados exclusivamente a este trabalho, que deve ir até o início de 2015.

O ponto inicial deste Programa de Contenção de Enchentes em 2014 está sendo a Vila Zumbi dos Palmares, local este, que segundo a Prefeita Beti Pavin, merece total atenção neste trabalho. “Precisamos promover esta ação de limpeza ago-ra, como fizemos no ano passado, antes que as for-tes chuvas venham e não tenham como e para onde escoar”, afirma. n

A operação para prevenir enchentes começana Vila Zumbi e prossegue até 2015

Divulgação

Divulgação

Colombo

Pinhais

Araucária

Prefeitura vaidesassorear 21 pontospara conter cheias

Cidade recebe publicação do Catálogo Industrialproposta não somente divulgá-las como também ser um importante canal de negócios. “Com este Catálogo visamos ampliar a informação e divulgar os produtos deste município, além de fornecer dados históricos, geográficos, tu-rísticos, mapas, legislações e imagens da cidade. Es-peramos que a ferramenta auxilie nas consultas, ne-gociações e relacionamen-to com o mercado local”, explica José Zeitel, secre-tário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Secretaria esta responsável pelo catálogo. n

Divulgação

Dia da Pessoa com Deficiência é comemorado

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Cidade Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 7grupor3a.com

Câmara

Comissão aprova passe livre para estudantes e desempregados

Decreto modifica normas para cercas elétricas

Reprodução

Pacote suspeito é deixado na vaga do prefeito

As novas isenções podem aumentar o preço da tarifa

Praça de Bolso foi construída pela comunidade

A ameaça de bomba mobilizou equipes da polícia

Curitiba celebrou o Dia Mundial Sem Carro, nesta

segunda-feira (22), com a inauguração da Praça de Bolso do Ciclista, espaço construído pela comuni-dade com o apoio de várias secretarias municipais, numa área na região cen-tral cedida pela Prefeitura. Mais que uma obra física, a nova praça foi saudada como um marco da cultu-ra de parceria entre socie-dade e poder público. “A Praça de Bolso do Ciclista é um bem imaterial da ci-dade. A palavra que define este lugar é atitude, e é so-mente dessa maneira, com a mobilização de todos, que podemos transformar a nossa sociedade”, disse o

prefeito Gustavo Fruet. A pequena área de

127,8 metros quadrados, encravada entre prédios, na esquina das ruas São Francisco e Presidente Fa-rias, foi transformada com o esforço da Prefeitura Municipal de Curitiba, da ONG Ciclo Iguaçu e a par-ticipação de centenas de pessoas que, durante três meses, se revezaram na construção do espaço.

Uma ameaça de bomba causou a in-terdição das ruas da

em volta da sede da Prefei-tura de Curitiba, no Centro Cívico, no final da tarde

desta segunda-feira (22). O que causou o alvorço foi umpacote suspeito deixa-do na vaga do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Por causa da ameaça, o prédio

teve que ser esvaziado.Com a ajuda de robô, poli-

ciais de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) constataram ser um artefato sem risco de explosão.

Nesta segunda-feira (22), a comissão de Par-ticipação Legislativa da

Câmara Municipal de Curitiba avaliou favoravelmente o projeto que institui o passe livre na Capi-tal para estudantes e desempre-gados - cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine). A proposta visa isenção tarifária do transporte público em qualquer linha e horário.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, os gastos com transporte público são respon-sáveis por 25% da evasão escolar de 25% dos estudantes de famí-lias de baixa renda.

Praça de Bolso do Ciclista inaugurada no “Dia sem carro”

Polícia constatou que artefato não corria risco de explodir

SMCS

Mario Akira/Bemparana

Um decreto assinado pelo prefeito Gustavo Fruet esta-belece nova regulamentação para a instalação de cercas eletrificadas em edifícios e residências de Curitiba. A principal modificação é a que torna obrigatória a apresentação de um projeto,

assinado por um responsá-vel técnico, para a obtenção da licença junto à Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com o secre-tário municipal de Urba-nismo, Reginaldo Cordeiro, o decreto, que revoga o de número 1255, de 2005, tem

como principais objetivos simplificar os procedimen-tos relacionados ao licen-ciamento de cercas energi-zadas no município. Ainda leva em consideração a ne-cessidade de garantir a se-gurança adequada das pro-priedades e pessoas.

Sustentabilidade

Curitiba, 29 de Abril de 2014 - Edição nº 1327 Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça do Paraná

CapitalIDMATERIA810760IDMATERIA

JUÍZO DE DIREITO DA 2ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCADA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA - PREDITAL DE SENTENÇA DECLARATÓRIA DE INTERDIÇÃO ANNITA HUY DEMACEDOA doutora LETÍCIA ZÉTOLA PORTES, MM. Juíza de Direito da 2ª Vara Cível daComarca de Curitiba-PR, na forma da Lei, etc.FAZ SABER a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem,que por este Juízo e Cartório tramitam os autos sob n.º 0047656-75.2013.8.16.0001INTERDIÇÃO requerido perante este Juízo por SERGIO HUY DE MACEDO, emface de ANNITA HUY DE MACEDO através do qual, foi declarada por sentença, aINTERDIÇÃO de ANNITA HUY DE MACEDO RG: 114.288-7 SSP/PR e CPF/CNPJ:001.688.909-68), brasileira, viúva, nascida aos 14/02/1922, natural de Imbituva-PR,filha de Antenor Cornelsen Huy e Joina Palmira Tapitanga Huy por ser ela portadorade Alzheimer (CID 10 G 30.0), sendo absolutamente incapaz de reger os atos desua vida civil, nomeando-lhe CURADORA o Sr. SERGIO HUY DE MACEDO, tendoa curatela a finalidade de assistir o interditando em todos os atos de sua vida civil,por tempo indeterminado. OBSERVAÇÃO: Este processo tramita através do sistemacomputacional PROJUDI, cujo endereço na web é https://portal.tjpr.jus.br/projudi/.O acesso ao sistema pelos advogados depende de prévio cadastramento, o qual éobrigatório, devendo comparecer à Sede da Unidade Jurisdicional que já utilize osistema eletrônico (OAB). Curitiba, 22 de abril de 2014. Eu,______________(EdnoFrancisco Ribeiro), juramentado, que o digitei e subscrevi.LETICIA ZÉTOLA PORTESJUÍZA DE DIREITO

- 1074 -

“A palavra que define este lugar é atitude e com a mobilização de todos podemos transformar a nossa sociedade”Gustavo Fruet

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GLOBO 18H

Sandra pede a Rafael para não procurá-la mais. Vitória conta para família de Rafael que Sandra o dis-pensou. Célia garante a Gilda que não contou a Arthur sobre o caso de Susana com Fernando. Fernando inventa para Susana que a agência está em dificuldade e que não po-derá colocar ninguém no lugar de Gilda. Zuleica avisa a Luisa que não abrirá mão de sua condição de avó.

MALHAÇÃO - GLOBO 17H

Gael se desculpa com João. Ka-rina beija Pedro após ouvir a música que o menino fez para ela. Mari pensa em Jeff enquanto arruma sua mala. Sol e Wallace tentam tirar o anel de Mari do dedo de Jeff. Nat liga para Duca e Bianca atende. Todos da Galera da Ribalta aprovam a música de Pedro. Bianca encontra o papel em que Karina anotou a letra da música que Pedro fez para ela.

GERAÇÃO BRASIL - GLOBO 19H

Pamela decide se afastar de Herval. Moreira, Gaspar e Lara se surpreen-dem com o desempenho de Chang imitando Shin. Jonas fica abalado com a matéria de Verônica. Lud-mila tenta se aproximar de Barata. Sílvio se incomoda com a presença de Gláucia no Varejão do Barata. Herval afirma a Zac que encontra-rá Jonas. Pamela diz a Dorothy que assumirá os negócios da família. Barata e Ludmila encontram Cidão e Dorothy em um restaurante.

IMPÉRIO - GLOBO 21H

Maria Marta observa o local onde Sebastião Ferreira foi enterrado. Magnólia e Severo ficam furiosos com a notícia de que não podem vender o apartamento de Maria Isis. Tuane vai à casa de Elivaldo buscar Victor. Xana, Juliane e Naná desconfiam de Vicente. Ismael tenta obrigar Lorraine a devolver o anel que roubou. Antoninho chega para levar Xana à festa das crian-ças. Enrico discute com Maria Cla-ra. José Alfredo consola a filha.

VITÓRIA - RECORD 21H30

Laíza fica indignada com a supo-sição de Mossoró. Gregório foge com Mossoró pelos fundos do bar. Pedro Dois nega que tenha chamado a polícia, mas Laíza fica desconfiada. Netto avisa La-íza que está à procura de Gregó-rio e tem mandado para revistar o bar. Netto encontra uma possí-vel prova de que Gregório esteve no camarim de Laíza.

O décimo filme da série Sexta-Feira 13 mostra Jason (Kane Hodder) em um futu-ro distante, no ano de 2445. O planeta não é mais habitado por se-res humanos e a Terra transformou-se em um mundo contaminado com violentas tempes-tades, oceanos envene-nados e solos estéreis. Durante uma pesquisa, o Prof. Loew (Jonathan Potts) e a tripulação de sua espaçonave retor-nam à Terra e desco-brem Jason e um técni-co congelados.

TV ABERTA

(SBT 23h)

Jason X

VariedadesTerça-feira, 23 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Quando tinha 12 anos, Hal (Jack Black) rece-beu uma recomendação de seu pai, então mori-bundo e em seu leito de morte: namorar sempre garotas bonitas e mais novas. E assim Hal cum-pre, escolhendo as mu-lheres apenas pelo físico. Mas tudo muda quando cruza com um guru que, intrigado com a super-ficialidade do rapaz, o hipnotiza para que veja nas mulheres apenas sua beleza interior. Hal logo se apaixona por Ro-semary (Paltrow), uma mulher de 150 quilos. Sob o efeito da hipnose, Hal vê a gentil Rosemary como a personificação da beleza física.

TV PAGA

(Megapix 20h30)

O Amor é Cego

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4Mudanças positivas no direcionamento do trabalho e negócios em geral. Pode contar com a sorte. Vai unir o útil ao agradável já que a família lhe favorece e participa de seus projetos. Harmonia familiar. Cuide da saúde. C. 247 M. 0534

Gêmeos 21/5 a 20/6Altas expectativas profissionais devem se concretizar no período. Pode iniciar cursos, mudar de emprego ou organizar algum trabalho por conta própria. Fase para ganhar em jogos. Apoio de Sagitário, Câncer e Leão. C. 482 M. 3096

Leão 22/7 a 22/8Dia em que seu trabalho vai render muito mais, portanto deve confiar em suas decisões. Sucesso nas negociações com nativos de Sagitário, Leão e Touro. Facilidade para captar novas oportunidades. Solução de problemas. C. 603 M. 2281

Virgem 23/8 a 22/9A passagem anual do Sol pela sua segunda casa astral traz chances de compras, vendas, reforma de imóvel, inicio de negócios com a família e aumento dos bens. Grande capa-cidade e talento para se expressar. C. 794 M. 9652

Libra 23/9 a 22/10O Sol já está no seu signo e, gradativamente, você sai da fase negativa. Vênus continua até o dia 30 na sua 12ª casa astral e você pode curtir ressentimentos no amor. Tenha calma. Evite criar problemas. Relaxe mais. C. 437 M. 8362

Escorpião 23/10 a 21/11É hora de se adaptar às circunstâncias, pois o Sol exige cau-tela e concentração no trabalho. Os invejosos continuam no seu espaço, fique de olhos abertos. Evite a dependência emocional. Não discuta com ninguém. C. 058 M. 4913

Sagitário 22/11 a 21/12Terça-feira positiva para a convivência profissional. Estará mais tranqüilo e conseguirá o sucesso desejado. Crescimento para os que lidam com o comércio, viagens, publicidade e viagens. Saúde excelente. C. 875 M. 6545

Capricórnio 22/12 a 21/1Fase positiva para concretizar negócios ligados a imó-veis. Não transfira seu mau humor para o relacionamen-to afetivo, pois não há motivos. Você melhora o setor fi-nanceiro e consegue se organizar melhor. C. 921 M. 0408

Aquário 22/1 a 18/02Saia em busca do sucesso profissional, que trará melho-res chances financeiras. Seja mais determinado na busca de mudanças. Não se acomode jamais. Pode investir em imóveis. Romance com alegrias. C. 563 M. 1890

Peixes 19/2 a 19/03Terça-feira em que você não poderá contar com a ajuda da família e muito menos dos amigos ou sócios. Algu-mas dificuldades nas finanças, portanto evite novos gastos. Esperanças no setor afetivo. Fuja das discussões. C. 210 M. 3787

Libra é o domicilio de Vênus, exaltação de Saturno, exílio de Marte e queda

do Sol. Governa os rins, órgãos genitais internos, principalmente ovário e útero, nas mulheres. Poderá ter problemas de cálculos renais e doenças da bexiga.

Quem nasceu hojeÉ um aventureiro por natureza, e não teme

as adversidades da vida. Busca o sucesso em todos os seus atos. Sua personalidade marcante fará deste nativo um vencedor. Está sempre ajudando os mais necessitados. Inteligente, carinhoso e vigoroso.

AlertaOs nativos de Libra passam o dia no alerta,

e os astros aconselham a rotina neste período negativo. Deixe as inovações para uma fase mais positiva. As finanças pedem maior rigor. Viagens desfavorecidas. Saúde com perda de energia. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5O bom aspecto do Sol em sua vida profissional indica um bom relacionamento com todos os superiores ou empregados. Facilidade para concretizar os negócios e conquistar o equilíbrio financeiro tão esperado. C. 369 M. 7125

Câncer 21/6 a 21/7Nesta fase você deve ampliar todos os seus contatos e resolver os negócios ou trabalho que preocupam. Con-fie mais na própria intuição. Novos amigos, com chan-ces de viagens e apoio de seu amor. Novidades no lar. C. 116 M. 5479

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Grazi Massafera: nova repórter do “Vídeo Show”

A loira reforçará o time de repórter do canal ao lado de Zeca Camargo, Otaviano Costa e companhia. A informação foi confir-

mada pela assessoria de imprensa da TV Glo-bo. Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, a iniciativa de chamar a artista para o vesperti-

no partiu do diretor Ri-cardo Waddington, que prepara mais um paco-te de renovações para a atração - já reformula-da há dez meses. n

Divulgação TV Globo

Divulgação TV Globo

AgNews

AgNews

Divulgação TV Globo

Divulgação

Julia Lemmertz sobre boatos de separação: “Fico chateada”

Alexandre Bor-ges e Julia Lem-mertz comentaram sobre os rumores de que estariam se separando, durante o “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, desta segunda-feira (22). “A gente [o casal] não faz nada, não

se expõe, ficamos em casa, não so-mos notícia. Eu não fico revoltada nem angustiada, mas fico chateada, sim. É chato para ca-ramba”, lamentou. Já Borges comen-tou sobre a reper-cussão dos boatos com bom humor. n

Fotos íntimas de noiva de Johnny Depp vazam na internet

Mulher diz estar grávida do Príncipe Harry

Mais de 50 imagens da atriz Amber Heard de topless vazaram, segundo o site “TMZ”. Uma deles, inclusive, con-tinha uma mensagem para o Depp, a qual ela se referia com o apelido “Ton-to”. Depp e Amber assumiram o na-moro em 2012 após o astro terminar o casamento de 14 anos com a cantora francesa Vanessa Paradis. n

Web

Loucura

Sabatina com candidatos tira Poeta do ‘JN’

Em meio a algumas te-orias sobre a saída de Pa-trícia Poeta do “Jornal Na-cional”, ganhou destaque a que diz respeito sobre seu desempenho nas en-trevistas realizadas com

os presidenciáveis. Em especial com Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT). A jor-nalista teve avalia-ção negativa de João Roberto Marinho, respon-

sável pelo jornalismo da emissora. O anúncio de sua ida para a área de entretenimento acabou sendo ante-cipado, segundo o

“Notícias da TV”. n

Uma sem-teto, de 38 anos, alega estar grávida de um filho do Príncipe Harry. A mulher acabou sendo presa por agentes da segurança da família real após tentar pular os muros do Palácio de Bu-ckingham. A sem-teto não

teve seu nome divulgado. De acordo com a imprensa inglesa, a moça aparenta ser portadora de distúrbios mentais. Um porta-voz do ruivo disse que o Príncipe espera a mulher receba ajuda e informou que ela não será “punida”. n

Em livro, Daniel revela que ti-nha queda por Eliana: “Era lou-co por ela”. Mais um segredo da vida amorosa de Daniel foi reve-lado na biografia do cantor, “Da-niel - Minha Estrada”. Depois de confirmar que teve um affair com Suzana Alves, a Tiazinha dos anos 1990, o jurado do “The Voice Brasil” confessou que já ficou interessado pela apresen-tadora Eliana. O artista, entre-tanto, garantiu que nunca teve nenhum romance com a loira. n

Disney Live! Show de Talentos do Mickey, de-sembarca em Curitiba nesta semana e prome-te levar o público para uma superdivertida via-gem com Mickey, Min-nie, Donald e Pateta. A curta temporada come-

ça nesta quinta, dia 25 de setembro, e segue com apresentações até domingo, dia 28 de se-tembro, no Teatro Posi-tivo – Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) com uma série de apresen-

tações. As sessões acon-tecem nesta quinta (25) e sexta (26) às 19hs; no sábado (27), às 11hs e 15hs, e no domingo (28) às 15hs. Os ingressos es-tão à venda e variam de R$30,00 a R$145,00, de acordo com o setor. n

Disney Live! em Curitiba

Divulgação

Em livro, Daniel revela que tinha queda por Eliana

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GLOBO 18H

Sandra pede a Rafael para não procurá-la mais. Vitória conta para família de Rafael que Sandra o dis-pensou. Célia garante a Gilda que não contou a Arthur sobre o caso de Susana com Fernando. Fernando inventa para Susana que a agência está em dificuldade e que não po-derá colocar ninguém no lugar de Gilda. Zuleica avisa a Luisa que não abrirá mão de sua condição de avó.

MALHAÇÃO - GLOBO 17H

Gael se desculpa com João. Ka-rina beija Pedro após ouvir a música que o menino fez para ela. Mari pensa em Jeff enquanto arruma sua mala. Sol e Wallace tentam tirar o anel de Mari do dedo de Jeff. Nat liga para Duca e Bianca atende. Todos da Galera da Ribalta aprovam a música de Pedro. Bianca encontra o papel em que Karina anotou a letra da música que Pedro fez para ela.

GERAÇÃO BRASIL - GLOBO 19H

Pamela decide se afastar de Herval. Moreira, Gaspar e Lara se surpreen-dem com o desempenho de Chang imitando Shin. Jonas fica abalado com a matéria de Verônica. Lud-mila tenta se aproximar de Barata. Sílvio se incomoda com a presença de Gláucia no Varejão do Barata. Herval afirma a Zac que encontra-rá Jonas. Pamela diz a Dorothy que assumirá os negócios da família. Barata e Ludmila encontram Cidão e Dorothy em um restaurante.

IMPÉRIO - GLOBO 21H

Maria Marta observa o local onde Sebastião Ferreira foi enterrado. Magnólia e Severo ficam furiosos com a notícia de que não podem vender o apartamento de Maria Isis. Tuane vai à casa de Elivaldo buscar Victor. Xana, Juliane e Naná desconfiam de Vicente. Ismael tenta obrigar Lorraine a devolver o anel que roubou. Antoninho chega para levar Xana à festa das crian-ças. Enrico discute com Maria Cla-ra. José Alfredo consola a filha.

VITÓRIA - RECORD 21H30

Laíza fica indignada com a supo-sição de Mossoró. Gregório foge com Mossoró pelos fundos do bar. Pedro Dois nega que tenha chamado a polícia, mas Laíza fica desconfiada. Netto avisa La-íza que está à procura de Gregó-rio e tem mandado para revistar o bar. Netto encontra uma possí-vel prova de que Gregório esteve no camarim de Laíza.

O décimo filme da série Sexta-Feira 13 mostra Jason (Kane Hodder) em um futu-ro distante, no ano de 2445. O planeta não é mais habitado por se-res humanos e a Terra transformou-se em um mundo contaminado com violentas tempes-tades, oceanos envene-nados e solos estéreis. Durante uma pesquisa, o Prof. Loew (Jonathan Potts) e a tripulação de sua espaçonave retor-nam à Terra e desco-brem Jason e um técni-co congelados.

TV ABERTA

(SBT 23h)

Jason X

VariedadesTerça-feira, 23 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Terça-feira, 23 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Quando tinha 12 anos, Hal (Jack Black) rece-beu uma recomendação de seu pai, então mori-bundo e em seu leito de morte: namorar sempre garotas bonitas e mais novas. E assim Hal cum-pre, escolhendo as mu-lheres apenas pelo físico. Mas tudo muda quando cruza com um guru que, intrigado com a super-ficialidade do rapaz, o hipnotiza para que veja nas mulheres apenas sua beleza interior. Hal logo se apaixona por Ro-semary (Paltrow), uma mulher de 150 quilos. Sob o efeito da hipnose, Hal vê a gentil Rosemary como a personificação da beleza física.

TV PAGA

(Megapix 20h30)

O Amor é Cego

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4Mudanças positivas no direcionamento do trabalho e negócios em geral. Pode contar com a sorte. Vai unir o útil ao agradável já que a família lhe favorece e participa de seus projetos. Harmonia familiar. Cuide da saúde. C. 247 M. 0534

Gêmeos 21/5 a 20/6Altas expectativas profissionais devem se concretizar no período. Pode iniciar cursos, mudar de emprego ou organizar algum trabalho por conta própria. Fase para ganhar em jogos. Apoio de Sagitário, Câncer e Leão. C. 482 M. 3096

Leão 22/7 a 22/8Dia em que seu trabalho vai render muito mais, portanto deve confiar em suas decisões. Sucesso nas negociações com nativos de Sagitário, Leão e Touro. Facilidade para captar novas oportunidades. Solução de problemas. C. 603 M. 2281

Virgem 23/8 a 22/9A passagem anual do Sol pela sua segunda casa astral traz chances de compras, vendas, reforma de imóvel, inicio de negócios com a família e aumento dos bens. Grande capa-cidade e talento para se expressar. C. 794 M. 9652

Libra 23/9 a 22/10O Sol já está no seu signo e, gradativamente, você sai da fase negativa. Vênus continua até o dia 30 na sua 12ª casa astral e você pode curtir ressentimentos no amor. Tenha calma. Evite criar problemas. Relaxe mais. C. 437 M. 8362

Escorpião 23/10 a 21/11É hora de se adaptar às circunstâncias, pois o Sol exige cau-tela e concentração no trabalho. Os invejosos continuam no seu espaço, fique de olhos abertos. Evite a dependência emocional. Não discuta com ninguém. C. 058 M. 4913

Sagitário 22/11 a 21/12Terça-feira positiva para a convivência profissional. Estará mais tranqüilo e conseguirá o sucesso desejado. Crescimento para os que lidam com o comércio, viagens, publicidade e viagens. Saúde excelente. C. 875 M. 6545

Capricórnio 22/12 a 21/1Fase positiva para concretizar negócios ligados a imó-veis. Não transfira seu mau humor para o relacionamen-to afetivo, pois não há motivos. Você melhora o setor fi-nanceiro e consegue se organizar melhor. C. 921 M. 0408

Aquário 22/1 a 18/02Saia em busca do sucesso profissional, que trará melho-res chances financeiras. Seja mais determinado na busca de mudanças. Não se acomode jamais. Pode investir em imóveis. Romance com alegrias. C. 563 M. 1890

Peixes 19/2 a 19/03Terça-feira em que você não poderá contar com a ajuda da família e muito menos dos amigos ou sócios. Algu-mas dificuldades nas finanças, portanto evite novos gastos. Esperanças no setor afetivo. Fuja das discussões. C. 210 M. 3787

Libra é o domicilio de Vênus, exaltação de Saturno, exílio de Marte e queda

do Sol. Governa os rins, órgãos genitais internos, principalmente ovário e útero, nas mulheres. Poderá ter problemas de cálculos renais e doenças da bexiga.

Quem nasceu hojeÉ um aventureiro por natureza, e não teme

as adversidades da vida. Busca o sucesso em todos os seus atos. Sua personalidade marcante fará deste nativo um vencedor. Está sempre ajudando os mais necessitados. Inteligente, carinhoso e vigoroso.

AlertaOs nativos de Libra passam o dia no alerta,

e os astros aconselham a rotina neste período negativo. Deixe as inovações para uma fase mais positiva. As finanças pedem maior rigor. Viagens desfavorecidas. Saúde com perda de energia. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5O bom aspecto do Sol em sua vida profissional indica um bom relacionamento com todos os superiores ou empregados. Facilidade para concretizar os negócios e conquistar o equilíbrio financeiro tão esperado. C. 369 M. 7125

Câncer 21/6 a 21/7Nesta fase você deve ampliar todos os seus contatos e resolver os negócios ou trabalho que preocupam. Con-fie mais na própria intuição. Novos amigos, com chan-ces de viagens e apoio de seu amor. Novidades no lar. C. 116 M. 5479

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Grazi Massafera: nova repórter do “Vídeo Show”

A loira reforçará o time de repórter do canal ao lado de Zeca Camargo, Otaviano Costa e companhia. A informação foi confir-

mada pela assessoria de imprensa da TV Glo-bo. Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, a iniciativa de chamar a artista para o vesperti-

no partiu do diretor Ri-cardo Waddington, que prepara mais um paco-te de renovações para a atração - já reformula-da há dez meses. n

Divulgação TV Globo

Divulgação TV Globo

AgNews

AgNews

Divulgação TV Globo

Divulgação

Julia Lemmertz sobre boatos de separação: “Fico chateada”

Alexandre Bor-ges e Julia Lem-mertz comentaram sobre os rumores de que estariam se separando, durante o “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, desta segunda-feira (22). “A gente [o casal] não faz nada, não

se expõe, ficamos em casa, não so-mos notícia. Eu não fico revoltada nem angustiada, mas fico chateada, sim. É chato para ca-ramba”, lamentou. Já Borges comen-tou sobre a reper-cussão dos boatos com bom humor. n

Fotos íntimas de noiva de Johnny Depp vazam na internet

Mulher diz estar grávida do Príncipe Harry

Mais de 50 imagens da atriz Amber Heard de topless vazaram, segundo o site “TMZ”. Uma deles, inclusive, con-tinha uma mensagem para o Depp, a qual ela se referia com o apelido “Ton-to”. Depp e Amber assumiram o na-moro em 2012 após o astro terminar o casamento de 14 anos com a cantora francesa Vanessa Paradis. n

Web

Loucura

Sabatina com candidatos tira Poeta do ‘JN’

Em meio a algumas te-orias sobre a saída de Pa-trícia Poeta do “Jornal Na-cional”, ganhou destaque a que diz respeito sobre seu desempenho nas en-trevistas realizadas com

os presidenciáveis. Em especial com Marina Silva (PSB) e Dilma Rousseff (PT). A jor-nalista teve avalia-ção negativa de João Roberto Marinho, respon-

sável pelo jornalismo da emissora. O anúncio de sua ida para a área de entretenimento acabou sendo ante-cipado, segundo o

“Notícias da TV”. n

Uma sem-teto, de 38 anos, alega estar grávida de um filho do Príncipe Harry. A mulher acabou sendo presa por agentes da segurança da família real após tentar pular os muros do Palácio de Bu-ckingham. A sem-teto não

teve seu nome divulgado. De acordo com a imprensa inglesa, a moça aparenta ser portadora de distúrbios mentais. Um porta-voz do ruivo disse que o Príncipe espera a mulher receba ajuda e informou que ela não será “punida”. n

Em livro, Daniel revela que ti-nha queda por Eliana: “Era lou-co por ela”. Mais um segredo da vida amorosa de Daniel foi reve-lado na biografia do cantor, “Da-niel - Minha Estrada”. Depois de confirmar que teve um affair com Suzana Alves, a Tiazinha dos anos 1990, o jurado do “The Voice Brasil” confessou que já ficou interessado pela apresen-tadora Eliana. O artista, entre-tanto, garantiu que nunca teve nenhum romance com a loira. n

Disney Live! Show de Talentos do Mickey, de-sembarca em Curitiba nesta semana e prome-te levar o público para uma superdivertida via-gem com Mickey, Min-nie, Donald e Pateta. A curta temporada come-

ça nesta quinta, dia 25 de setembro, e segue com apresentações até domingo, dia 28 de se-tembro, no Teatro Posi-tivo – Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) com uma série de apresen-

tações. As sessões acon-tecem nesta quinta (25) e sexta (26) às 19hs; no sábado (27), às 11hs e 15hs, e no domingo (28) às 15hs. Os ingressos es-tão à venda e variam de R$30,00 a R$145,00, de acordo com o setor. n

Disney Live! em Curitiba

Divulgação

Em livro, Daniel revela que tinha queda por Eliana

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

GeralTerça-feira, 23 de Setembro de 201410 grupor3a.com

Perspectiva anterior era de um crescimento de 1,8% para 2014Após a retração da economia bra-sileira no primei-

ro e segundo trimestres deste ano, o que configu-ra um quadro de “reces-são técnica”, o governo revisou novamente para baixo a sua estimativa de crescimento para o Pro-duto Interno Bruto (PIB) de 2014.

Segundo o relatório de receitas e despesas do or-çamento federal do quar-to trimestre, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Ministério do Pla-nejamento, a expectativa oficial do governo para a expansão do PIB neste ano foi reduzida de 1,8% para 0,9%.

O PIB é a soma de to-dos os bens e serviços

Juízes condenaram nesta segunda-feira (22) a proibição do consumo da maconha no Brasil. Eles participaram de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Se-nado para discutir a regu-

lamentação do uso recrea-tivo, medicinal e industrial da maconha. No debate desta segunda-feira, o tema foi o impacto do uso da droga para a Justiça. “O proibicionismo fracas-sou. Eu não vou dizer que

a regulamentação é a solução, mui-to menos como seria essa regu-lamentação, que é extremamen-te complexa, mas o proibicionismo fracassou

em relação ao álco-ol, nos Estados Unidos, e está fracassando em relação à droga

no mundo inteiro”, disse o juiz Roberto

Luiz Corcioli Filho.n

mia já era esperada, uma vez que o próprio minis-tro da Fazenda, Guido Mantega, já havia anteci-pado que isso acontece-ria. “Teremos que revisar para baixo a expectativa no relatório de setembro”, disse ele, em julho. n

O Dia Mundial sem Carro é uma iniciativa para dar visibilidade e estimular reflexões so-bre os modelos de des-locamento e transporte de pessoas. Em Brasí-lia, o uso da bicicleta é incentivado como uma das soluções para re-solver os problemas de mobilidade e de esta-cionamento no Plano Piloto, área central da cidade.

Nesta segunda-feira (22), os movimentos Ro-das da Paz e Nossa Bra-sília promoveram, no Setor Comercial Sul da capital, um Vaga Viva,

intervenção urbana que se propõe a debater os usos que o espaço urba-no pode ter.

“Uma vaga é um es-paço de dez metros qua-drados, que fica ocioso o dia inteiro, com um carro que transportou apenas uma pessoa para seu local de traba-lho. A ideia é mostrar que a cidade tem de ser voltada para as pessoas. Aqui, ainda temos mais pedestres do que carros. Então, a prioridade do uso do espaço deveria ser deles”, disse Renata Florentino, do movi-mento Nossa Brasília. n

Incentivo à bicicleta é destaque no Dia Mundial sem Carro

Previsão do Produto Interno Bruto cai 0,9%

Juízes condenam em audiência no Senado proibição ao uso da maconha

Eleitor deve levar um minuto e 14 segundos para votar, diz TSE

O Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE) divulgou nesta se-

gunda-feira (22) que o elei-tor deve levar em média um minuto e 14 segundos para votar na urna eletrônica. A estimativa leva em conta desde o momento em que o eleitor se apresenta ao mesário e vai à cabine de votação até o último voto na urna eletrônica. No dia

5 de outubro, serão eleitos deputados estaduais e fe-derais, senadores, gover-nadores e o presidente da República.

A estimativa do TSE foi baseada no tempo gasto pelo eleitor para votar nas eleições gerais de 2010. Para agilizar a votação, o tribunal recomenda a utilização de um papel para anotar o nú-mero dos candidatos. n

ABr

Itu protesta contra falta d’águaCom cartazes e gritando

palavras de ordem, mani-festantes protestaram em frente à Câmara de Verea-dores em Itu (SP), que es-tava com sessão ordinária marcada com a intenção de cobrar dos vereadores medidas definitivas para solucionar a falta de água. A Guarda Civil Municipal acompanha o protesto.

Segundo os bombeiros, nenhuma viatura foi cha-mada para acompanhar o protesto e ninguém havia informações de feridos. Conforme informações da PM, a princípio, cinco pes-soas foram detidas no 3º Distrito Policial de Itu para prestar esclarecimentos.

Os moradores de Itu

Manifestantes reivindicam medidas definitivas para solucionar falta d’água

Ro

dri

go F

lore

s/T

EM

Vo

produzidos no país, e ser-ve para medir a evolução da economia. Em 2013, a economia cresceu 2,5%.

Se a alta de 0,9% for confirmada para todo este ano, será o pior resul-tado desde 2009 - quando foi registrada uma contra-

ção de 0,33% no PIB bra-sileiro. Naquele momen-to, a economia brasileira sentia mais fortemente os efeitos da crise financeira internacional.

A redução na estimati-va oficial do governo para o crescimento da econo-

Justiça

Mesmo com a queda na previsão do governo, ela ainda está bem acima do que acredita do mercado financeiro. Segundo pesquisa conduzida pelo Banco Central na semana passada com mais de 100 instituições financeiras, a previsão dos analistas dos bancos para o PIB de 2014 está em apenas 0,3% de alta.

Mercado financeiro e BC

convivem com o racio-namento de água desde fevereiro deste ano. Sem chuva forte há meses, os

reservatórios de Itu estão secando. A consequência da estiagem fez a conces-sionária responsável pelo

abastecimento da cidade ampliar, na última quarta-feira (17), o racionamento de água na cidade. n

Rodrigo Flores/TEM Você

Brasília

No Dia Mundial sem Carro, o Movimento Nossa Brasília e Rodas da Paz promovem uso da bicicleta

Antonio Cruz/Agência Brasil

Eleições 2014

Arquivo CP

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Geral Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 11grupor3a.com

A frustração nas proje-ções de crescimento da ar-recadação levou o governo a sacar R$ 3,5 bilhões do Fundo Soberano do Brasil (FSB) para impedir novo corte de despesas discri-cionárias (não obrigató-rias). A decisão consta do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, do-cumento divulgado a cada dois meses pelo Ministé-rio do Planejamento, que orienta a execução do Or-çamento Geral da União.

O Fundo Soberano foi formado pelo exceden-te do superávit primário – economia de recursos para pagar os juros da dí-vida pública – de 2008. A poupança serviu como

Motivo do saque foi a queda parcial na receita da União

A primavera, estação do ano na qual se inicia o período das temperatu-ras em elevação no país, começou oficialmente nesta segunda-feira (22), às 23h29, e vai até o dia 21 de dezembro. O au-mento da temperatura também ocorre com a possível chegada do fe-nômeno El Niño, que é caracterizado pelo aque-cimento das águas do Oceano Pacífico.

Para a pesquisadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, essa pos-sível chegada do El Niño é um condição normal para que ocorra aumen-to gradual da tempera-tura. “A iminência do fe-

nômeno El Niño é uma condição normal para o aumento gradativo da temperatura. Esta é uma época de bastante umidade relativa [do ar] ao longo dos dias e pode trazer um pouco mais de chuva”, disse.

O El Niño deste ano deve ser fraco a mo-derado, segundo ela, pois no Brasil ocorre uma diferença quando se trata das chuvas da época. A meteorologis-ta disse que a frequên-cia das chuvas é maior na Região Sul, e ocorre menos chuva na Região Nordeste, enquanto nas demais regiões a plu-viometria é mais inde-terminada. n

Governo saca R$ 3,5 bi do Fundo Soberano

Primavera começa com temperaturas mais elevadas

reserva, caso o governo precisasse fechar as contas públicas. No fim de 2012, o Tesouro Nacional tinha sa-cado R$ 12 bilhões para al-cançar a meta de superávit primário daquele ano.

O saque do Fundo So-berano foi necessário para compensar parcialmen-te a queda de R$ 10,541 bilhões na previsão de receitas da União neste ano. De acordo com a Re-ceita Federal, responsável pelas estimativas de ar-recadação, houve queda nas projeções de todos os tributos, principalmente da Contribuição para o Financiamento da Segu-ridade Social (Cofins) e de receitas extraordinárias. n

Com a retirada do Fundo Soberano, a perda de receitas caiu para R$ 7,041 bilhões

PortaldoAmazonas

Ipês e jacarandás colorem de roxo ruas de São Paulo

A Fiat convocou os proprietários dos mo-delos Punto (foto), Idea, Bravo e Doblo, fabrica-dos entre 1º de fevereiro de 2012 a 22 de fevereiro de 2014, para a substi-tuição gratuita do óleo lubrificante da caixa de câmbio a partir desta terça-feira (23).

Em relação ao Pun-to Essence e Essen-ce Dualogic (chassi 1194449 a 1296320) e Idea Adventure, Spor-ting e Sporting Dua-logic (chassi 2207059 a 2263214), a troca do fluido ocorre-rá visando a a d e q u á - l o s às especifi-cações no manual de manuten-ção.

Já no caso do Punto T-Jet (chassi 1194671 a 1295853); Doblo Adven-ture (chassi 1091042 a 1113929); Idea Adven-ture Dualogic, Essence e Essence Dualogic (chas-si 2207056 a 2263233); Bravo Essence, Essen-ce Dualogic, Sporting, Sporting Dualogic, Ab-solute e Absolute Dua-logic (chassi 9014646 a 9034364); haverá ainda a troca de componentes da engrenagem da pri-meira marcha para os carros com quilometra-gens acima de 40 mil. n

Fiat faz recall do Punto, Idea, Bravo e Doblo

Rep

rod

uçã

o G

1

Justiça comum libera policial detido por morte de camelô

Justiça determinou a soltura do soldado da PM Henrique Dias Bueno de Araújo, 31 anos, que matou um camelô durante ação da Operação Delegada na Lapa, zona oeste da capi-tal, na última quinta-feira.

Na sexta-feira (19), a 5ª Vara do Tribunal do Júri já havia concedido alvará de soltura ao policial. Ele, po-rém, respondia também à ação na Justiça Militar, pois, além do flagrante de homi-cídio registrado pela Polícia Civil, havia também um fla-grante feito pela PM. Com isso, não pôde ser solto.

Na tarde desta segunda-feira (22), porém, todo o processo foi remetido ao

Tribunal do Júri — como o crime foi cometido contra um civil, a Justiça Militar se considerou incompetente para levar a ação adiante. Assim, um ofício foi enca-minhado ao Presídio.

Araújo foi preso na noi-te de quinta-feira (19) após a imprensa divulgar, vídeo em que ele aparece atiran-do na cabeça do vendedor ambulante Carlos Augusto Muniz Braga, na rua Doze de Outubro, na Lapa.

O caso ocorreu durante a Operação Delegada. An-tes de o vídeo vir a público, a PM chegou a afirmar que o policial havia feito um disparo acidental após ser encurralado. n

Soldado Henrique Dias Bueno de Araújo matou o ambulante Carlos Augusto Muniz Braga

Homem morre ao passar mal em voo da TAM

Reprodução TV

Um homem morreu após passar mal a bordo de uma aeronave da TAM Linhas Aéreas, na manhã desta se-gunda-feira (22). Segundo a empresa, o passageiro teria saído de Nova York, no voo JJ8103, com destino a São Paulo, e apresentou compli-cações de saúde dentro do avião. A aeronave fez pouso de emergência em Manaus para atender o passageiro. A Infraero afirma que o ho-mem chegou a passar por

reanimação cardíaca, mas chegou sem vida ao aero-porto da capital. Segundo a TAM, a aeronave decolou de Nova York às 22h de do-mingo (21) e seguiria para o aeroporto de Guarulhos em São Paulo. O passageiro sentiu-se mal a bordo horas após a decolagem. Na ae-ronave, a tripulação e três médicos voluntários inicia-ram os primeiros socorros ao homem, de acordo com a companhia. n

Óbito foi declarado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus

Reprodução G1

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

EsportesTerça-feira, 23 de Setembro de 201412 grupor3a.com

Série A

Após a vexatória golea-da para o Goiás neste do-mingo, por 6 a 0, no Serra Dourada, o Palmeiras não demorou a sofrer as con-sequências da ira do torce-dor alviverde. No retorno ao hotel em Goiânia, um grupo de torcedores atirou pedras, garrafas e outros objetos contra o ônibus do clube, e também tentaram agredir alguns jogadores. As informações são do GloboEsporte.com e da emissora ESPN Brasil.

Para não colocar a inte-gridade física dos palmei-renses em risco, a Polícia Militar precisou intervir no

local, retirando os torcedo-res mais exaltados. Na che-gada ao hotel, membros da diretoria, jogadores e co-missão técnica chegaram a levar cusparadas daqueles que estavam protestando. De acordo com a Polícia Militar, os torcedores fo-ram identificados como membros de organizadas, não foram detidos, mas ti-veram os dados fornecidos. Em São Paulo, a TUP, uma das uniformizadas do Pal-meiras, também já se mo-bilizou, e pichou o muro de sua própria sede com a fra-se: “Fora, Paulo pilantra!”. (Terra) n

Nas abarrotadas prate-leiras de troféus do vôlei brasileiro há um espaço vazio. Já são quatro taças de campeão olímpico, duas conquistadas em cada ca-tegoria, nove da Liga Mun-dial, dez do Grand Prix e três do Campeonato Mun-dial masculino. A do Mun-dial feminino é a única que insiste em se ausentar da imensa coleção do país. A escrita, no entanto, nunca pareceu tão perto de ser derrubada. Depois de três vices, dois deles consecu-

tivos, a equipe bicampeã olímpica chega à Itália, palco da edição 2014, em ótima fase, embalada pelo décimo título do Grand Prix. Apostando na força do experiente e talentoso grupo, a seleção do técnico José Roberto Guimarães tenta, desta terça-feira até 12 de outubro, acabar com o “bicho-papão” russo e en-contrar o caminho das pe-dras até o tão sonhado alto do pódio.

Para tentar enfim subir ao alto do pódio, Zé Rober-

to mesclou o time de 14 jogadoras com experientes atletas e novos destaques. O Brasil estará em quadra com as bicampeãs olímpi-cas Fabiana (central), Tha-ísa (central), Sheilla (opos-to) e Jaqueline (ponteira), as campeãs olímpicas Dani Lins (levantadora), Tandara (oposto), Natália (ponteira), Fernanda Garay (ponteira) e Adenízia (central), além de Fabíola (levantadora), Carol (central), Gabi (pon-teira) e as líberos Léia e Ca-mila Brait. n

A Procurado-ria do Superior Tribunal de Jus-

tiça Desportiva (STJD) anunciou nesta segun-da-feira que investigará supostas ofensas ho-mofóbicas envolvendo torcedores de Corin-thians e São Paulo, que se enfrentaram neste domingo, pela 23ª ro-dada do Campeonato Brasileiro.

Na semana passada, a diretoria do Corin-thians emitiu uma nota pedindo aos torcedores não gritassem o termo “bicha” a cada cobran-ça de tiro de meta do goleiro adversário. O

Reprodução

Divulgação

Divulgação

Justiça investiga ofensas homofóbicas no clássico Torcidas dos dois times fizeram provocações e STJD vai avaliarA torcida não poupou muros para demonstrar

seu descontentamento com o time

pedido não adiantou muito, já que Denis, ti-tular do time tricolor no clássico, foi ofendido. A Procuradoria também investigará brigas, dis-

túrbios e o lançamento de objetos no campo ocorridos em vários partidas da rodada, se-gundo um comunicado do órgão. O procura-

dor-geral do STJD, Pau-lo Schmitt, solicitou as imagens de televisão de vários jogos para anali-sar possíveis irregulari-dades. n

A imprensa mexicana se encantou com a per-formance de Ronaldinho (foto) na goleada de seu time, o Querétaro, contra o Chivas, 4 a 1, domingo, pelo torneio local. “Di-nho” como é chamado no México marcou um gol de pênalti, deu passe para outro e fez belas jogadas. “Ronaldinho é um joga-dor de outra galáxia”, es-creveu o El Universal.

Já a rede Televisa des-tacou que o meia deu “demonstrações de ma-gia e talento”. A Fox De-portes lembrou que o brasileiro havia perdido pênalti em seu jogo ante-rior. A emissora disse que Ronaldinho teve perso-nalidade ao pedir a bola neste domingo em nova cobrança de penalidade. Ele converteu o pênalti desta vez. n

Ônibus apedrejado emuros pichados sãoreações dos palmeirenses

Divulgação

Faixas das torcidas com mensagens ofensivas estão na mira do STJD

Embaladas com o título no Grand Prix, meninas querem ser campeãs

Mundial é o título que faltaao vôlei feminino do Brasil

Mexicanos dizem que Ronaldinho é de “outra galáxia”

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Esportes Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 13grupor3a.com

Retrospecto fora de casa prejudica o Atlético

Divulgação

O técnico Ri-cardinho não vai poder con-tar com o golei-

ro Marcos para o jogo desta terça-feira, no Estádio Durival Britto e Silva, diante do vice-líder Avaí, às 19h30. O arqueiro vai ser substi-tuído pelo jovem Muri-lo Prates.

Na derrota por 1 a 0 para o Boa Esporte, o camisa 1 teve que ser substituído ainda no

primeiro tempo, de-pois de realizar boas defesas. Uma lesão muscular na coxa di-reito, entretanto, fez Marcos sair da parti-da. Após avaliação do departamento médico, o veto foi decretado. Assim, Murilo fará sua segunda partida como titular com a camisa paranista e seu tercei-ro jogo nesta Série B. Sua estreia aconteceu na 18ª rodada, dian-

te do Bragantino. O treinador ainda con-ta com os retornos do meia Henrique Santos e do atacante Carli-nhos, que voltam de suspensão. Assim, o Paraná deve ir a cam-po com: Murilo; Ricar-dinho, Anderson Rosa, Alisson e Paulinho; Lucas Otávio, Edson Sitta, Thiago Humber-to ( Júlio César) e Lúcio Flávio; Tiago Alves e Adaílton. (Terra) n

O Atlético não sabe o que é vencer como visitante des-

de o dia 16 de julho, quando derrotou o Fla-mengo, no Moacyrzão, por 2 a 1, pela 10ª roda-da do Brasileiro. Desde então, perdeu para o Internacional, Atlético-MG, Santos, Grêmio e Cruzeiro.

Até a 38ª rodada, o Furacão terá mais sete jogos como visitante, além da Chapecoense, na próxima quarta-fei-ra. O time rubro-negro jogará diante do Coriti-ba (Couto Pereira), São Paulo (Morumbi), Crici-úma (Heriberto Hülse), Fluminense (Maraca-nã), Botafogo (Maraca-

Murilo será titular do gol paranista pela segunda vez no jogo de hoje, na Vila

Paraná fica sem Marcos para enfrentar o Avaí

De volta à zona de re-baixamento, após a derro-

ta para o Sport na últi-ma rodada, o Coritiba se apega aos números para sair desse grupo incomodo. Na 17ª co-locação, a equipe para-naense esteve presente em 19 rodadas entre os quatro últimos. En-tretanto, atuar diante do líder Cruzeiro nesta quarta-feira, às 19h30, no Estádio Couto Pe-reira, pode não ser um problema. Diante dos times que ocupam o G4, a equipe paranaense

ainda não perdeu atu-ando sob seu mando de campo.

Até aqui, o time alviver-de venceu o vice-líder São Paulo por 3 a 1, empatou com o Internacional por 1 a 1 e Corinthians por 0 a 0. Já somando todos os duelos da Série A no Cou-to, o aproveitamento está em 48%. O atual campeão brasileiro, por outro lado, é o visitante mais indiges-to do Campeonato Brasi-leiro. Com cinco vitórias, três empates e três der-rotas, o Cruzeiro possui aproveitamento de 54% jogando fora do Mineirão. (Terra) n

Elenco alviverde treinou ontemno CT da Graciosa, à espera do Cruzeiro

O Figueirense foi um dos poucosque perdeu em casa para o AtléticoCoritiba tem se

dado bem contra times do G4

Marcos se machucou contra o Boa Esporte

e fica de fora

Furacão

nã), Bahia (Arena Fonte Nova) e Palmeiras (Paca-embu). No primeiro tur-no, o Atlético empatou com a Chapecoense em

1 a 1, no duelo realizado no Estádio Willie Davids, por conta da punição imposta pelo STJD. (Glo-boEsporte.com) n

Vice-líder da Série B e 15 pontos à frente do ri-val. Ainda assim, nada de soberba. O Avaí encara o Paraná, na terça-feira, e mantém a cautela diante do rival. Para a partida dis-putada no Durival Britto, o técnico Geninho prega algumas atenções. Além do próprio estádio, a tor-cida e o time paranista são pontos que o comandante observou.

Na última rodada, o Pa-raná saiu derrotado para o Boa Esporte por 1 a 0, mas Geninho abriu os olhos para a equipe de Curitiba. Na visão do comandante, os paranistas foram melhores e saíram derrotados apenas por uma falha defensiva.

“É perigoso pela quali-dade que tem. Eu vi o jogo do Paraná contra o Boa e eles mandaram no segundo tempo, perdeu em uma in-felicidade do zagueiro. É um time que preocupa, em um campo que conhece bem, com a torcida participativa e é um jogo que vai nos tra-zer problemas”, analisou. n

Avaí prega orespeito peloTricolor, apesarda diferença

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

ClassificadosTerça-feira, 23 de Setembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

Policial Terça-feira, 23 de Setembro de 2014 15grupor3a.com

A Polícia Civil afirmou nesta segunda-feira (22) ter prendido o “homem forte” do tráfico de dro-gas na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Dian-dro Cláudio Melanski, conhecido como “Didi”, 36 anos, foi detido, nes-ta madrugada, em uma casa noturna, no bairro Batel. Didi não reagiu à prisão, contudo, tentou se enconder no banhei-ro feminino. Conforme a polícia, a ação foi rápida para evitar “alvoroço”. O nome da casa notur-na não foi divulgado. Apesar desta suposta ligação com o tráfico de drogas, o homem foi preso pela suspeita de envolvimento em diver-sos homicídios.

Didi teria envolvimento com homicídios na região da CIC

Os dois policiais mili-tares Alisson dos Santos Cszulik, 23 anos, e Michel Diel, 31 anos, suspeitos de participar de uma chaci-na no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, foram soltos nesta segunda-feira (22). De acordo com a polícia, eles foram soltos porque o prazo de prisão temporária venceu no último domingo (21). Os policiais aparecem em imagens feitas por câ-meras de segurança em frente ao local do crime,

segundo o inquérito da po-lícia. A chacina aconteceu na madrugada do dia 30 de junho. Os dois policiais negaram a participação no crime. Dois adolescentes, uma mulher grávida de seis meses e um homem foram mortos. Todos foram balea-dos com um tiro na cabeça e morreram na hora. Os dois policiais militares sus-peitos estavam presos no batalhão da PM, na capital paranaense. As informa-ções são do G1 PR. n

Polícia prende o maior traficante do Paraná

PMs suspeitos de chacina são soltos

“Nós nos concentra-mos nas questões relati-vas aos homicídios, mas temos informações, pelas nossas investigações, que ele seria o homem forte no tráfico, principalmente, na Cic, com outras ramifica-ções”, disse Maritza Haise, que é delegada-chefe da Divisão de Homicídios de

Proteção à Pessoa (DHPP). Outras duas pessoas, apontadas como compar-sas do suspeito, também foram detidas.

Mais prisõesDois homens da con-

fiança do traficante, Jeo-vani Moreira do Rosário, de 22 anos, o “Tuinha”, e

Maycon Aurélio Macha-do, 22, o “Mayquinho”, também foram detidos.

Segundo Haise, o sus-peito foi o mandante de um assassinato ocorrido no final de 2013. Além disso, acrescentou a delegada, ele deve ter envolvimento em, no mínimo, outros quatro homicídios na CIC. n

Didi, Mayquinho e Tuinha foram presos enquanto se divertiam em casa noturna

Banda B

Alisson e Michel negaram participação no crime

Banda B

Três mulheres foram presas em flagrante e quase 50 kg de maconha apreendidos pela Polí-cia Militar (PM) em uma operação na Grande Curitiba, na noite deste domingo (21). De acordo com a PM, a droga fazia parte de um primeiro abastecimento para a temporada de verão no Litoral do Paraná, que começa em três meses.

A abordagem policial

aconteceu na Planta São Marcos, em São José dos Pinhais, na re-gião metro-politana de C u r i t i b a , conforme e x p l i c o u à Banda B o major Manoel dos Santos Net-to, da PM. “Tí-nhamos várias de-núncias no 181 e ontem

conseguimos êxito na abordagem a um carro,

onde foi encontra-do nele 2,5 kg

de maconha”, descreveu.

O ma-jor contou que, logo em seguida,

a equipe foi até uma resi-

dência na Cidade Industrial de Curitiba

(CIC). “Lá encontramos

o restante da maconha, totalizando quase 50 kg. Três mulheres, que pro-vavelmente fazem parte desta quadrilha que pre-tende abastecer o Litoral do Paraná na temporada, foram presas em flagran-te”, destacou o major.

As suspeitas foram encaminhadas à sede da Denarc (Divisão de Nar-cóticos), que investiga a ação dessa quadrilha no estado do Paraná. n

Mulheres são presas com 50 kg de maconha

Acerto de contas termina com dois mortos no Bairro Alto

Um acerto de contas em uma loja de autopeças no Bairro Alto, em Curi-tiba, terminou com duas pessoas mortas na tarde desta segunda-feira (22). O caso aconteceu na rua Rio Japurá, próximo ao Trevo do Atuba.

O dono do estabeleci-mento, identificado como Claudinei Brito de Souza, de 37 anos, foi morto com cinco tiros dentro do local por dois homens armados.

“Em seguida, a dupla fu-giu e acabou encontrando policiais militares no cami-nho. Houve um confronto, a poucos metros de distân-cia do primeiro crime, e um dos suspeitos foi baleado e morreu no local. O outro foi preso”, explicou o tenente Kretschmer, da Polícia Mi-litar (PM), em entrevista à rádio Banda B.

De acordo com ele, a morte do proprietário da loja não se caracteri-

za como latrocínio (rou-bo seguido de morte), já que ele levou cinco tiros e nada foi levado. “Nós tra-balhamos com a hipótese de acerto de contas, mas ainda não podemos afir-mar com certeza. A Polícia Civil vai investigar o caso”, completou ele.

Os corpos foram reco-lhidos ao Instituto Médico Legal (IML) e o jovem cap-turado foi encaminhado à delegacia. n

Dono de autopeças e ladrão acabaram mortos

Banda B

Polícia usa imagens para investigar assassinato em UPA

A Polícia Civil analisa imagens de câmeras de se-gurança para tentar identi-ficar os suspeitos de matar um adolescente de 17 anos dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Londrina, no norte do Paraná. A polícia bus-ca descobrir também a motivação do crime, que aconteceu na noi-te do último sábado (20), na zona oeste da cidade. As imagens foram entregues pela Guarda Municipal, responsável pelas câmeras de segurança instaladas na unidade de saúde. Até as 14h desta segunda-feira (22), ninguém tinha sido preso.

As imagens mostram o adolescente chegando à unidade de carro, batendo o veículo contra uma pa-

rede. Ele desce mancando do automóvel e tenta cor-rer para dentro da unidade após dois homens chega-rem de moto. Pacientes e pessoas que estavam no local correm e tentam se proteger. Segundo a Po-

lícia Militar (PM), o jovem foi morto den-tro da unidade, após a dupla disparar contra

o menor. No momento do crime, dois guardas muni-cipais estavam de plantão na UPA. Porém, como tra-balham desarmados, não conseguiram intervir.

Ainda conforme a PM, a perseguição começou na avenida Arthur Thomas. O adolescente foi cercado por uma moto e levou um tiro, mas conseguiu dirigir até a UPA. n

Jovem foi morto dentro da unidade de saúde, após a dupla disparar contra o menor

Reprodução TV

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 23/09/2014

GeralTerça-feira, 23 de Setembro de 201416 grupor3a.com

Bancários ameaçam greve a partir do dia 30Outra vez

Nesta quinta-feira (25) será realizada em Curitiba assem-bleia de avaliação da propos-ta da Fenaban (representante dos bancos) para a Campa-nha Nacional dos Bancários 2014. O Comando Nacional dos Bancários orienta rejei-ção da proposta e aprovação de um indicativo de greve.

Os bancários querem 12,5% de reajuste com 5,78% de ganho real; piso salarial de R$ 2.979,25 (salário mí-nimo do Dieese); Participa-ção nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 6.247 fixos; auxílios re-

Categoria faz assembleia na quinta-feira em Curitiba para analisar proposta

feição, alimentação e creche no valor de R$ 724 cada; fim das metas abusivas; garantia de emprego com o fim da rotatividade; mais contrata-ções; mais segurança; plano de cargos e salários para to-dos; entre outros.

A Fenaban apresentou no dia 19 de setembro as propos-tas econômicas com 7% de reajuste nos salários e bene-fícios (ganho real de 0,61%); reajuste de 7,5% nos pisos; PLR de 90% do salário + R$ 1.812,58 fixos e parcela adi-cional de distribuição linear de 2,2% do lucro líquido. n

As buscas pelo empresá-rio de 44 anos desaparecido desde a noite de sábado (20) no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Pa-raná, foram retomadas na manhã desta segunda-feira (22). Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem pes-cava no reservatório com o filho de 13 anos quando o iate em que estavam bateu em um tronco e perdeu o controle, jogando os dois na água. O menino conse-

guiu nadar, voltar para o barco e pedir socorro.

Os bombeiros alertam para os riscos de navegação na região. Com o nível abaixo do normal, as embarcações ficam mais sujeitas a bater em troncos e galhos sub-mersos. O acidente acontece a cerca de 2 km da margem de acesso ao Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI), que decidiu cancelar um campeonato de pesca que seria realizado no domingo (28). n

A polícia busca pistas do pi-loto Evandro Rodrigues de Abreu e o copiloto Rodrigo

Frais Agnelli, que estão desapareci-dos desde o último sábado (20), após o suposto roubo de uma aeronave da candidata do PSD ao governo do esta-do, Janete Riva. Eles estavam no aero-porto municipal de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, aguardando a candidata para seguir rumo à cidade vizinha, Vila Bela da Santíssima Trin-dade, a 562 km da capital, quando não foram mais vistos.

A suspeita é de que os dois tenham sido sequestrados e levados para a Bo-lívia, junto com a aeronave, modelo King Air, C90GTI, que estava sendo usada pela candidata para percorrer as cidades do interior em busca de apoio. No momento do suposto rou-bo, Janete seguia para o aeroporto, acompanhada do candidato a sena-dor pela mesma sigla, Rui Prado. n

Os bancários têm realizado greves todos os anos

Reprodução

Arquivo pessoal

Continuam buscas por empresário desaparecido em Itaipu

Copiloto do Paraná está desaparecidono MT

Agnelli pode ter sido sequestrado junto com o avião

Facilidade

Licenciamento Ambiental pode ser via internet

Com o sistema, que começou a funcio-nar ontem, os empreendedores não pre-cisam mais ir até o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Eles podem fazer a solicitação pelo computa-dor, digitalizando os documentos. As vis-torias locais serão mantidas. Técnicos do órgão continuarão realizando o acompa-nhamento in loco dos empreendimentos.

O licenciamento ambiental para ativida-des industriais pode ser solicitado via inter-net através do site do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A facilidade faz parte do novo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desen-volvido pelo IAP, em parceria com a Celepar, e que gradativamente irá atender todas as atividades passíveis de licenciamento ou dispensa de licenciamento ambiental. n

As licenças para manejar áreas podem ser feitas pela internet

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus