jornal do Ônibus de curitiba - 04/07/2014

16
Começa o pagamento do licenciamento de veículos Paraná (Página 16) Curitiba Vereadores votam autorização de empréstimo para o metrô (Página 7) ANPr SMCS Agência Estado /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Jason Silva Coritiba e Corinthians fizeram um jogo feio e ficaram no empate em 0x0, ontem no Couto Pereira. O Coxa não aproveitou que Timão jogou a maior parte do segundo tempo com um jogador a menos. (Página 12) Empate sem graça Editais na página 7 Economia Futebol Queda no preço da carne ajuda a segurar inflação Atlético perde em Minas com dois gols contra (Página 5) (Página 13) Policial Briga de torcidas termina com cinco presos (Página 15) Curitiba, Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 Número 2.012 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A A n o t í c i a n o p o n t o . 0x0

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 01-Apr-2016

249 views

Category:

Documents


23 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

Começa o pagamento do licenciamento de veículos

Paraná

(Página 16)

Curitiba

Vereadores votam autorização de empréstimo para o metrô

(Página 7)

ANPr

SMCS

Agência Estado

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Jason Silva

Coritiba e Corinthians fizeram um jogo feio e ficaram no empate em 0x0, ontem no Couto Pereira. O Coxa não aproveitou que Timão jogou a maior parte do segundo tempo com um jogador a menos. (Página 12)

Empate sem graça

Editais na página 7

Economia

Futebol

Queda no preço da carne ajuda a segurar inflação

Atlético perde em Minas com dois gols contra

(Página 5)

(Página 13)

Policial

Briga de torcidas termina com cinco presos

(Página 15)

Curitiba, Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 Número 2.012 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

A n o t í c i a n o p o n t o .

0x0

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

EDITORIAL

Sou sempre eu mesma, mas

com certeza não serei a mesma pra sempre.”

(Clarice Lispector)

Problema insolúvel para os tribunais

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSegunda-feira, 4 de Agosto de 20142 grupor3a.com

ACONTECEU4deAGOSTO

A Gestapo captura Anne Frank e sua família em Amsterdam graças a um informante.

Dezenas de pessoas morrem atingidas pela lava do vulcão Allen, no leste do Caribe.

- Mercado Municipal completa 56 anos e ganha um bicicletário.

- Médico americano que contraiu vírus ebola apresenta melhora.

- Livro didático coloca Curitiba no currículo de estudantes franceses.

- Promotores alertam para aumento de casos de exploração sexual infantil.

- Consulta a bibliotecas nas escolas cai com o avanço de séries.

- Prefeitura de Araucária fecha hospital municipal por falta de estrutura.

Data citada como o dia em que Dom Pérignon inventou o champanhe.

Frase do dia

Imagem do Mundo

Família palestina tenta fugir em uma moto de sua casa em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza

Ibraheem Abu Mustafa

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

Ahn Young-joon/AP

1980

1944

1693

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

11ºmín

26ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Aumento de nuvens

Pancadas de chuva

Poucas nuvens

São João Maria Batista Vianney

João Maria Batista Vianney sem dúvida alguma, se tornou o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: “Deus escolheu os insignificantes para confundir os grandes”. Ele nasceu em 8 de maio de 1786, no povoado de Dardilly, ao norte de Lyon, França. Seus pais, Mateus e Maria, tiveram sete filhos, ele foi o quarto. Gostava de freqüentar a igreja desde a infância.

O que já vinha devagar nas outras eleições, nesta deve se manifestar de ma-neira mais forte é o uso das redes sociais como forma de propaganda po-lítica. Por ser uma tecno-logia que muda dia a dia, com muita velocidade, a legislação não consegue acompanhar o que há de moderno em termos de buscar “seguidores” e muito menos fiscalizar o que todos os candidatos fazem na internet.

Na disputa eleitoral para prefeito de Curitiba, os mo-vimentos nas redes sociais tiveram papel decisivo, no primeiro turno, e o candi-dato com menos investi-mentos em comunicação formal – Gustavo Fruet – acabou vencendo a eleição.

A campanha para valer deve começar a partir desta semana, mas a guerra jurí-dica nos bastidores já vem sendo travado alguns dias, principalmente o que é re-lativo à “guerrilha virtual”. n

CURIOSIDADES

Concurso nº 3551

Concurso nº 1622

Concurso nº 608 - CRB/AL

Concurso nº 1474

37-38-52-65-75

04-05-07-21-45-53

25-40-53-71-72-74-75

04-14-16-17-20-22-2630-36-39-47-51-5254-57-59-64-70-71-92

Grupo envia guloseimas em dezenas de balões para a Coreia do Norte

Ativistas soltaram em Paju, na Coreia do Sul, balões levando biscoitos e gulosei-mas de chocolate em direção da vizinha Coreia do Norte. Eles soltaram os balões perto da região fronteiriça de Panmunjom, zona que divide as duas Coreias.

SOBE

DESCE

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

Política Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 3grupor3a.com

Prestação de contasO Tribunal Regional Elei-toral do Paraná (TRE-PR) informou ontem que os oito candidatos a gover-nador e ao Senado pelo estado, nas eleições deste ano, entregaram a prévia dos gastos da campanha eleitoral. O prazo venceu às 23h59 de sábado (2) e o envio dos dados foi feito via internet. O valor dos gastos declarados ainda não foi informado pelo TRE-PR.

Novo viceO advogado Ogier Buchi, candidato do PRP ao go-verno, anunciou o advo-gado Elson de Almeida Robas, de São José dos Pi-nhais, como novo candi-dato à vice-governador na sua chapa. Almeida Ribas substitui o dentista Valfre-do Dzazio que renunciou à sua candidatura. Do PRP, outros quatro candidatos também renunciaram à disputa: Celso Luiz Soares Rocha, primeiro suplente ao Senado do PRP, Evani Aparecida Caldas de Lima e Edite Correa de Arruda, candidatas à Assembleia Legislativa.

Tenda fechadaO Tribunal Regional Elei -toral (TRE) do Paraná de-terminou que a coligação do candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), sus-penda os serviços ofereci-dos pelo comitê Tenda Di-gital. A decisão atende ao pedido da Coligação Pa-raná Olhando Para Frente, da candidata Gleisi Hoff-mann (PT). O PT alegou que o espaço tem área para visitantes acessa-rem a internet. De acor-do com a decisão, o ofe-recimento de serviços, como internet gratuita, configura propaganda eleitoral vedada pela lei.

Prestação de contasNa sessão plenária de hoje será apresentado um ba-lanço da produção legisla-tiva da Câmara Municipal no 1° semestre, com os números atualizados de projetos de lei votados, aprovados e as expecta-tivas para os próximos cinco meses de trabalho. Celso Torquato, assessor do prefeito Gustavo Fruet, apresentará a agenda do Executivo para o período.

Notas políticas

Assembleia Legislativa retoma hoje as plenáriasDeputados garantem que eleições não vão atrapalhar votações

Os deputados esta-duais retornam às ati-vidades de plenário na segunda-feira (4), após o recesso de 15 dias. O pre-sidente da Casa, deputa-do Valdir Rossoni, afirma que o período eleitoral não deverá interferir nos trabalhos da Assembleia nos próximos meses – e que as sessões devem ocorrer normalmente. “Os parlamentares sa-bem que o trabalho no Legislativo é a melhor propaganda que po-dem fazer. E agora nós temos muito trabalho pela frente e projetos de interesse de todos os pa-ranaenses”, disse.

Sete projetos estão na ordem do dia para serem debatidos pelos depu-tados na sessão de hoje,

Durante cami-nhada com Beto Richa pela Rua XV de Novembro, no sábado (2), o sena-dor Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, disse que vai levar o pro-grama Mãe Para-naense para todos os estados do Bra-sil. “É um progra-ma exemplar que tem que ser levado para todo o Brasil.

Vamos melhorar o atendimento das gestantes com o Mãe Brasileira”, disse Aécio Neves.

Segundo a orga-nização do evento

do PSDB, a caminhada de Beto e Aécio reuniu três mil

pessoas no centro de Curitiba. No traje-to, Beto Richa, Aécio Neves e o senador Álvaro Dias pediram votos à população curitibana. n

que terá também a par-ticipação da professora Cineiva Tono, secretária estadual de mobilização

adjunta do “Movimento Nós Podemos Paraná”. Ele falará sobre os Ob-jetivos de Desenvol-

vimento do Milênio (ODM), definidos pela Organização das Na-ções Unidas (ONU). n

Os deputados estarão divididos entre votações e campanha

Sandro Nascimento

Governador ganha direito de resposta em site de Requião

O Tribunal Eleito-ral do Paraná (TRE), em decisão do juiz Guido José Döbeli, ordenou ao senador Roberto Requião (PMDB) retirar de seu site áudio de entrevista em que acusa o governador Beto Richa de ter re-cebido dinheiro das concessionárias de pedágio e concede direito de resposta na mesma forma e no mesmo espaço.

“Determino (…) que divulguem, na mesma página eletrônica, com o mesmo tamanho, caracteres e outros elementos de real-ce usados no trecho considerado ofensi-vo, em até 48 (qua-renta e oito) horas após a entrega da mídia física, a res-posta do ofendido, a qual deverá ficar disponível para acesso pelos usu-ários do serviço de internet por tem-po não inferior ao dobro em que es-teve disponível a mensagem objeto desta representa-ção”, determinou o juiz Döbeli. n

Justiça

Investigado pelo Con-selho de Ética da Câmara, que pode aprovar nesta semana o pedido de cassa-ção, o deputado André Var-gas (ex-PT) disse não poder culpar a oposição pelo risco de perder o mandato. Na primeira entrevista após a revelação de que o doleiro

Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal, emprestou a ele um jatinho, Vargas afirmou que foi obrigado a se desfiliar do PT para pro-teger a presidente Dilma Rousseff e os candidatos do partido em São Paulo, Alexandre Padilha, e no Pa-raná, Gleisi Hoffmann.

“Sou uma vítima da pressa do PT”, afirmou o deputado, que também re-nunciou à vice-presidência da Câmara, em abril. “A oposição está fazendo o pa-pel dela. Nós, do PT, é que não fizemos o que era es-perado”, emendou, como se ainda fosse filiado. n

Vargas diz que era incômodo para Dilma e Gleisi

Vargas estaria atrapal-hando as campanhas da presidente e da senadora

Aécio e Beto fazem caminhada na Boca MalditaEleições 2014

Aécio fez evento de campanha no centro de Curitiba

Divulgação

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

GeralSegunda-feira, 4 de Agosto de 20144 grupor3a.com

R. José Loureiro, 111, sobreloja - Centro - Fone: 3363-1734 R. Da Glória, 297 - Centro Cívico - Fone: 3352-2611 www.audifone.com.br LIGUE GRÁTIS: 0800-6032828

Estacionamento anexo

Estacionamento próprio

- Laboratório próprio

- Entrega em 24h

- Produtos médicos

- Meias compressivas

- Pilhas e baterias

Aparelhos a partir de

R$ 1.500,00

PROMOÇÃO DA COPA

Personalize seu aparelho!!!

Campanha

O candidato do PCB à Presidência da República, Mau-ro Iasi, defende o aprofundamento da democracia direta como forma de go-vernar o país. Antes do lançamento do Comitê Popular do partido, o candidato detalhou o programa de governo que pre-tende ver implantado no país, se vencer as eleições em outubro.

É com base na crí-tica à forma de gover-

no que emergiu no ano passado que Iasi defende o aprofunda-mento da democracia direta, com o estabe-lecimento do poder popular. “Seriam as-sembleias eleitas nos locais de trabalho, de moradia, de estudo, que representassem diretamente as de-mandas populares diretamente. Isso se-ria apresentado ao Congresso Nacional como uma política de governo”, disse ele. n

Candidato do PCB quer aprofundar democracia direta

Economia é tema preocupante para AécioAécio Neves diz que país precisa crescer e controlar inflação

O candidato do PSDB à Presidência da Repúbli-ca, Aécio Neves (PSDB), afirmou ontem, ao parti-cipar de caminhada em São José dos Campos, no interior paulista, que o Brasil está passando por uma estagnação do cres-cimento e demonstrou preocupação com a pos-sibilidade de alta da infla-ção. O governador Geral-do Alckmin, candidato à reeleição, acompanhou Aécio na caminhada.

Ele reafirmou que o Brasil precisa deixar de ser mero exportador de commodities e desen-volver a sua indústria e questionou a opção pelo consumo para expandir a economia. “Nos últimos anos, o Brasil apostou no

Quando o bispo Edir Macedo inaugurou, na noite quinta-feira, 31, o seu Templo de Salomão, tinha entre os seus dez mil espectadores a presiden-te Dilma Rousseff (PT). O voto evangélico repre-senta cerca de um quinto do eleitorado brasileiro. A Igreja Universal do Rei-no de Deus (IURD), a que pertence o templo, é con-siderada “mais dilmista”.

A competição por este eleitorado mais conser-vador fez com que Aécio Neves (PSDB) se reunisse com pastores no início

de julho em um encon-tro que, a princípio, não foi divulgado. Eduardo Campos (PSB) também mantém conversas com lideranças evangélicas. A favor do pernambucano contam seu histórico ca-tólico e a figura de bom pai e marido - ressalta-da por várias lideranças evangélicas - e sua vice, Marina Silva, ligada à As-sembleia de Deus. “Para os meus eleitores e para uma boa parte dos evan-gélicos, o testemunho de família pesa na hora de escolher o candidato.” n

O candidato do PSDB à Presidência da Repú-blica, Aécio Neves, rei-

terou neste domingo, 3, que seu partido irá entrar com represen-tação hoje no Conselho de Ética do Senado Federal para apurar as denúncias publicadas pela revista Veja. A denúncia é a de que o governo e lideranças do PT teriam passado previamen-te para os principais depoen-tes da CPI da Petrobras, dentre eles a presidente Graça Foster e outros ex-diretores da estatal, perguntas que seriam feitas por parlamentares, com o intuito de combinar as respostas.

Aécio disse que o PSDB es-tuda também entrar com re-presentação na Comissão de Ética Pública da Presidência da República, que avalia a con-duta ética na administração pública, para dar a oportuni-dade de os citados na denúncia esclarecerem o que realmente aconteceu. “Temos que tirar as nossas principais empresas, no caso da Petrobras, da Eletro-bras, das garras de um grupo político que delas se apoderou para manter-se no poder a qualquer custo”, afirmou. n

crescimento da economia quase exclusivamente via consumo, por meio do cré-dito farto. Isso foi, e ainda

é, importante, mas o go-verno falhou na outra pon-ta, no que seria a criação de um ambiente adequado

para a chegada dos investi-mentos ao país, ajudando no momento em que se limita o consumo.” n

Candidato afirma que é preciso desenvolver a indústria e questionou a opção pelo consumo para expandir a economia

Posição em temas tabu pesa para atrair voto evangélico

Programa de governo candidato Mauro Iasi é formulado com base em cinco eixos

Nos últimos

anos, o Brasil apostou no crescimento da economia quase exclusivamente via consumo, por meio do crédito farto”

Reprodução

PCB / Divulgação

Oposição contesta CPI da Petrobras

Eleições

Voto evangélico representa 1/5

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

Geral Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 5grupor3a.com

Apesar da economia significativa, o racionamento deve continuar

Reprodução

A carne bovina ficou mais barata de junho para julho, influencian-do o comportamen-to da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Sema-nal (IPC-S), que perdeu força de, passando de 0,16% para 0,10%, se-gundo a Fundação Ge-tulio Vargas (FGV ). Com este resultado, o indi-cador acumula alta de 4,30%, no ano e, 6,85%, nos últimos 12 meses.

No encerramento de julho, dos oito grupos de despesa calculados pela pesquisa, seis mos-traram taxas menores em relação ao mês an-terior, com destaque para o grupo alimen-tação (de -0,10% para -0,25%), puxado pela carne bovina, cuja va-riação recuou de 0,32% para -0,13%.

Economia

Preço da carne diminuiuSegundo a FGV, variação do IPC-S passou de 0,16% para 0,10% em julho

Na contramão, apresentaram variações maiores: habitação, educação, leitura e recreação

Consulta a bibliotecas cai

O uso das biblio-tecas nas escolas cai conforme os alunos avançam de série, de acordo com dados da Prova Brasil 2011, que são os últimos dispo-níveis. Os registros da prova mostram que 57,4% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública utilizaram as bibliotecas e salas de leitura sempre ou quase sempre. Entre os alunos do 9º ano, esse percentual caiu para 29,9%. Os dados foram disponibiliza-dos pelo movimento Todos pela Educação, e podem ser acessados no site do Observató-rio do PNE(Plano Na-cional de Educação). Foram levados em consideração os ques-tionários aplicados em escolas que ofere-ciam bibliotecas e sa-las de leitura à época, equivalentes a 37,9% dos 156.164 estabele-cimentos públicos de ensino básico.

Racionamento

Racionamento poupa 2 bilhões de litros de água

Oito cidades da região de Campinas adotaram o racionamento de água como medida para ga-rantir o recurso a toda a população. Com a ati-tude, os municípios de Valinhos, Vinhedo, Rio das Pedras, Nova Odes-sa, Saltinho, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse e Cordeirópolis, juntos, economizaram cerca de 2 bilhões de litros de água. Para se ter uma ideia, Campinas, que possui 1.144.862 habitantes, consome diariamente por volta de 300 milhões

de litros de água por dia, sendo que a quantidade economizada seria suficien-te para abastecer a cidade por seis dias e 12 horas.

Dos oito municípios que adotaram o racio-namento, Valinhos foi o que mais conseguiu poupar. Mesmo com a economia significativa, as oito cidades continu-arão com a medida de racionamento por conta da estiagem da região e pela falta de perspectiva de chuva forte que pos-sa restabelecer o volume das barragens.

Reprodução

Um incêndio de gran-des proporções atinge pelo menos três armazéns do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com informações do Cor-po de Bombeiros de San-tos, o fogo começou por volta de 16h30minm e as chamas podiam ser vistas da orla. Diversas viaturas dos bombeiros de Santos, Cubatão, São Vicente e até do Guarujá estão no local. Navios também ajudam a combater o fogo pelo mar.

Não há informações sobre vítimas. Também, até o momento, não fo-ram confirmadas as cau-sas do incêndio. Uma das hipóteses levantadas pelos bombeiros pode ter sido o superaquecimento das es-teiras que levam produtos aos navios.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e viatu-ras da Polícia Militar tam-bém estão no local dando apoio aos Bombeiros. Até o início da noite, os bombei-ros ainda não tinham con-seguido extinguir todos os focos do incêndio.

Incêndio no Porto de Santos

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

Região MetropolitanaSegunda-feira, 4 de Agosto de 20146 grupor3a.com

Calendário de eventos tem acesso facilitado

O município de Colombo é conhe-cido por realizar a Festa da Uva, uma das mais tradicionais do Estado do Paraná, que neste ano com-pletou sua 51ª edição. Mas este é apenas um de vários eventos que acontecem durante o ano na cidade.

Pedalada da saúde, jantar festivo do Dia dos Pais e promoção festiva, são apenas alguns dos eventos que acontecerão nos próximos dias no município. E para fi-car por dentro desses e de outros aconteci-mentos, já está dis-ponível o calendário de eventos online no site da Prefeitura.

No site é possível ter informações so-bre os eventos que acontecem no muni-cípio, sejam oficiais, religiosos ou das co-munidades. Visite o site e programe-se para o próximo even-to. Para obter infor-mações de forma mais rápida, basta acessar o www.co-lombo.pr.gov.br/ca-lendario.

São José dos Pinhais

Cursos gratuitos auxiliam recolocação no mercado

Ao longo do ano, as Se-cretarias Municipais de Assistência Social, de In-dústria, Comércio e Turis-mo e de Trabalho, Empre-go e Economia Solidária oferecem aos são-jose-enses oportunidades de cursos profissionalizan-tes. No ano de 2013, 4.580 pessoas foram beneficia-das pelos cursos, oficinas e serviços da Secretaria de Assistência Social. Entre esses, 2.571 foram idosos atendidos no Centro de Re-ferência do Idoso, 630 ado-lescentes na Guarda Mirim e 548 no curso de Inclusão Digital ministrados nos Centros de Referência de

Assistência Social (CRAS). Através do Pronatec (Pro-grama Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Em-prego), mais de 460 cida-dãos foram atendidos.

Neste ano, no primeiro semestre, mais de 1.870

pessoas já foram benefi-ciadas pelos programas da Assistência Social. Desses, 940 foram ido-sos, 269 pessoas no curso de Inclusão Digital, além da capacitação de 330 servidores.

No ano passado mais de 4.500 pessoas participaram dos cursos oferecidos

Pinhais

Novas calçadas garantem maior segurança

Um amplo programa de calçamento realizado em Pinhais está promovendo a melhoria da qualidade de vida da população e ga-rantindo maior segurança e trafegabilidade à comu-nidade. Nos últimos anos, esta mudança no cenário pode ser constatada nas principais vias de acesso ao centro bem como nos demais bairros da cidade. Neste sentido, somente em 2014, já são mais de 5 mil m² de calçadas implanta-das e em execução.

De acordo com o secre-tário de Obras Públicas do

município, Mario Stier, as melhorias se resultam em sucesso por aliarem uma série de fatores. “Hoje, além de um quadro de pessoal ampliado, temos um sis-tema de trabalho em que

cada equipe é responsável por uma das várias etapas do desenvolvimento das obras. Com isso, formamos grupos especializados, o que aumenta a qualidade do serviço”, explica.

Atualmente Pinhais tem cinco mil metros quadrados de calçadas em implantação

As merendeiras e auxiliares de cozinha da rede municipal de Almirante Tamandaré estão trabalhando com uniforme porque Pre-feitura de Almirante Tamandaré entregou os kits de vestuário para as profissionais. Diversas medidas são adotadas com o objetivo de me-lhorar a qualidade da merenda escolar. Em Almirante Tamandaré, todas as escolas muni-cipais e Centros Munici-pais de Educação Infan-til (Cmeis) seguem um cardápio diferenciado e balanceado, rico em vi-taminas e proteínas que são indispensáveis para o bom desenvolvimento

dos alunos. Além disso, as merendeiras passam por capacitações e são acompanhadas por pro-fissionais de nutrição.

Na entrega dos kits dos uniformes das me-rendeiras, que de forma simbólica aconteceu no CMEI Jardim Bonfim, o prefeito falou da satisfa-ção de entregar os ves-tuários as merendeiras. “A intenção foi melho-rar as condições de tra-balho das profissionais e estabelecer um crité-rio de igualdade entre todas padronizando os uniformes, que auxilia-rão na higiene durante o preparo e distribuição da alimentação esco-lar”, disse o prefeito.

Merendeiras da rede municipal recebem uniformes

Alm. Tamandaré

As merendeiras receberam os uniformes para o trabalho do dia a dia

Divulgação

Div

ulg

ação

Divulgação

Oitenta e seis famílias do bairro Jardim Car-mem participaram de uma reunião com uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de São José dos Pinhais para dar continuidade ao proje-to de reassentamento. O evento aconteceu no CRAS Cyro Pellizari II e reuniu quase 150 pes-soas que hoje moram em áreas de risco nos bairros Jardim Carmem

A mudança dos moradores vai começar no final de setembro no Residencial Netuno IIFamílias se orientam para realocação

e Jardim Fabíola, que serão reassentadas em novas moradias no Re-sidencial Netuno II que fica no bairro São Mar-cos. As novas casas já es-tão em sua fase final de construção e, segundo a secretária municipal de Habitação, Rita Meyer, as famílias começarão a se mudar até o final do mês de setembro, conforme cronograma apresentado.

“O objetivo desse encontro de hoje é in-tensificar os trabalhos técnico-social e socio-ambientais já iniciados, como determina a legis-lação, a fim de garantir uma melhor transição e vivência das famílias que serão realocadas”, declarou Rita que rei-terou a satisfação des-sa ação e da entrega das casas. Os recursos para o reassentamen-

As famílias vão ser retiradas de onde moram no Jardim Carmen e Jardim Fabíola

As novas casas já estão em sua fase final de construção

Divulgação

to das famílias para o Residencial Netuno II vieram do Orçamento Geral da União e tem a participação da Caixa Econômica Federal.

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

Cidade Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 7grupor3a.com

Prefeitura pede autorização para emprestar R$ 700 milhões do governo federal

O Mercado Municipal completou sábado (02) 56 anos de fundação. Tradicio-nal centro de abastecimento, abriga 193 empreendedores que geram mais de mil em-pregos diretos, atendendo uma média semanal de 60 mil pessoas.

Para marcar o aniversá-rio do mercado, o prefeito

Gustavo Fruet participou da entrega de um paraciclo e bi-cicletário, na garagem inter-na, para abrigar os ciclistas. A estrutura foi montada pela Associação dos Comercian-tes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (As-cesme). Um outrobicicletário deve ser instalado na área ex-terna pela Prefeitura.

Câmara vota empréstimo para o metrô

Mercado Municipal ganha um bicicletário

A Prefeitura de Curitiba enviou à Câmara Municipal mensagem na qual pede a apreciação de projeto de lei para a contratação de um em-

préstimo de R$ 700 milhões junto Banco Nacional de De-senvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos correspondem à participação

Livro didático francês coloca Curitiba como exemplo

“Quirritibá”. Com essa pro-núncia, , adolescentes france-ses estudam Curitiba, no que diz respeito ao desenvolvi-mento sustentável. A cidade ganhou quatro páginas bem ilustradas num livro didático de Geografia destinado a es-tudantes na faixa etária dos 14-15 anos que frequentam o lycée, no nível equivalente ao primeiro ano do ensino médio no Brasil.

A publicação, intitulada “Sociétésetdéveloppementdu-rable” (Sociedades e Desenvol-vimento Sustentável), inclui Curitiba no tema “Desenvol-ver a cidade”. A questão é abor-dada a partir de dois estudos de caso postos em perspectiva: um sobre a capital paranaense e outro sobre Dubai, nos Emi-rados Árabes Unidos.

O metrô é uma das obras mais polêmicas da história de Curitiba

SMCS

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁSECRETARIA DE ESTADO DE IFRAESTRUTURA E LOGÍSTICAPARANÁ EDIFICAÇÕES – PRED

CONCORRÊNCIA PÚBLICA N.º 049/2014 - PREDPROTOCOLO N.º 11.946.667-9

Objeto: Reforma na rede hidrossanitária da área externa do Hospital Colônia Adauto Botelho – HCAB, sito à Rua Ivone Pimentel, s/nº, no Município de Pinhais.Preço Máximo: R$ 621.844,55 (seiscentos e vinte e um mil, oitocentos e quarenta e quatro reais e cinquenta e cinco centavos).Prazo de Execução: 120 (cento e vinte) dias corridos - Retirada do Edital: à partir do dia 04 de agosto de 2014 às 14:00 (quatorze horas) no endereço eletrônico www.compraspr.pr.gov.br. Abertura dos Envelopes: dia 16 de setembro de 2014, às 09:30 (nove horas e trinta minutos) na sala 14, sita à Avenida Iguaçu, 420 , 3° andar, Curitiba, Paraná.

Curitiba, 29 de julho de 2014.

LUIZ FERNANDO DE SOUZA JAMURDIRETOR GERAL DA PARANÁ EDIFICAÇÕES – PRED

do Município na implantação da fase 1 do o metrô de Curi-tiba, com obras que estão em processo de licitação.

O orçamento total da obra é

de R$ 4,6 bilhões. O governo fe-deral irá repassar R$ 1,8 bilhão, com recursos do Orçamento Geral da União. O governo do Estado e a Prefeitura deverão

contratar financiamento de R$ 1,4 bilhão, cabendo R$ 700 milhões para cada parte. O res-tante deverá ser coberto pela iniciativa privada.

Os ciclistas terão onde parar quando forem ao mercado

SMCS

Curitiba é exemplo de sustentabilidade

SMCS

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GlOBO 18h25

Sandra fica indignada com o atraso de Alex. Vitória acena para Rafael, sem saber que o monomotor que ele pilota está em pane. A caminho da Igreja, Alex avista o avião de Rafael caindo. Ele tenta ajudar o piloto, e o monomotor explode. No dia anterior ao desastre, Rafael tenta terminar o namoro com Vitória, mas ela des-conversa.

GEraçãO BrasIl - GlOBO 19h

Verônica deixa a casa de Aroeira. Gláucia se insinua para Dante. Ma-nuela é fria com Davi ao telefone. Barata confessa para Edna que não consegue esquecer Verônica. Verô-nica confessa estar com medo de descobrir a verdadeira história de Jonas. Rita se desentende com Gláu-cia, e Danusa fica arrasada. Edna decide publicar o vídeo que fez de Brian fugindo de Marisa. Rita pede para Davi confiar em Manuela.

IMPÉrIO - GlOBO 21h

José Alfredo discute com Cristina. Orville vai para o mesmo presídio que Elivaldo. Maria Marta se sur-preende ao saber que a sala de José Alfredo está trancada. Maria Clara mostra para o pai a nova coleção de joias. Merival fica inco-modado com a presença de Maria Marta na reunião da empresa. Ma-risa tenta descobrir com Valquíria o que ela sabe sobre Maria Marta e Merival. Cláudio vai à casa de Téo. José Alfredo decide marcar uma reunião com os pais de En-rico. Cláudio resolve terminar seu romance com Leonardo.

VariedadesSegunda-feira, 4 de Agosto de 2014 98 Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Segunda-feira em que terá energias de sobra para orga-nizar novos negócios, aliás você está sempre ocupado com atividades diferentes. Não perca a paciência com seus familiares e respeite a opinião contrária. Dê mais apoio a pessoa amada. C. 469 M. 5837

Gêmeos 21/5 a 20/6Dia em que terá mais facilidade para se comunicar e com isso verá o trabalho e negócios fluírem bem. Boas energias para os que lidam com o comércio em geral, imóveis, informática, decoração e produtos de beleza. Realize seus planos. C. 563 M. 2471

leão 22/7 a 22/8Segunda- feira positiva para organizar o seu trabalho e entrar em contato com novas técnicas e aperfeiçoar as condições de ganho. Peça apoio aos demais. Fique de bem com sua fa-mília, pois todos estarão muito exigentes. Seja firme em seus sentimentos. C. 430 M. 1629

Virgem 23/8 a 22/9Fase em que deve evitar qualquer tipo de mudança no tra-balho ou negócios. Redobre os cuidados com as finanças e evite compras no crediário. Você estará mais exigente, nervoso e até muito crítico com a família. Problemas com Sagitário e Peixes. C. 175 M. 8960

Libra 23/9 a 22/10Segunda-feira em que estará firme e menos indeciso, por isso vai prosperar nos seus negócios. Aproveite e saia para com-pras, visitas, encontros e para conquistar um novo trabalho. O amor ganhará destaque no período. Cuide mais de sua aparência. C. 214 M. 6378

Escorpião 23/10 a 21/11A Lua está em seu signo, portanto tudo transcorre com mais facilidade. O trabalho e as finanças voltam a cres-cer. Graças ao seu empenho conquistará o que parecia impossível no campo profissional. Livre-se dos invejo-sos. C. 801 M. 3942

Sagitário 22/11 a 21/12Segunda-feira em que esta com a Lua posicionada em sua desfavorável décima segunda casa astral, o alerta. Cuide melhor dos aspectos que envolvem a saúde. Evite qualquer atitude agressiva no setor afetivo. Desfavorável para viagens. C. 320 M. 9295

Capricórnio 22/12 a 21/1Segunda-feira em que precisará de muita cautela para não criar problemas com a família. Paciência será a pa-lavra chave para atravessar o período. Por outro lado, o trabalho continua bem posicionado e você pode contar com novas oportunidades. C. 092 M. 4423

Aquário 22/1 a 18/02Você está bem e continuará assim. Boas indicações para o trabalho, as finanças e negócios. A família proporciona muitas alegrias e você pode realizar as mudanças que está pretendendo. Excelente momento para iniciar so-ciedade comercial. C. 146 M. 8504

Peixes 19/2 a 19/03Prepare-se para viver um dia muito feliz, você terá con-dições de alcançar a felicidade profissional e financeira. Os astros indicam que o seu relacionamento familiar volta a ter harmonia. As viagens, compras e negócios estão em alta. C. 685 M. 0751

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Vênus promete surpresas gratificantes nos negócios e você poderá contar com a uma entrada extra de dinhei-ro. Na convivência, o clima será de grande cumplicida-de. Entre amigos, negócios, viagens, compras e família tudo estará muito certo e com harmonia. C. 709 M. 5016

Câncer 21/6 a 21/7O sucesso ficará mais perto de você, pois seu trabalho e negócios crescem rapidamente. Dia em que sentirá a força que Vênus e Mercúrio trazem para o seu signo. Aproveite e conquiste seu lugar ao Sol. Saúde excelente. Amor paixão. C. 958 M. 7183

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

De Olho na Televisão

Sucesso do GNT, o seria-do ‘Sessão de Terapia’ re-torna à grade do canal com uma novidade: histórias totalmente inéditas.

‘Não existe terceira tem-porada no original israelen-se. Criamos então nossas histórias, mas conservando o formato’, contou Selton Mello, diretor do projeto.

Para quem não sabe, a produção é baseada na sé-rie israelense ‘BeTipul’. O formato já foi comerciali-zado com vários países.

A repercussão da atra-ção no Brasil levou o GNT a

produzir uma nova tempo-rada com histórias que se passam no consultório do terapeuta Théo.

Dessa vez, o psicólogo vai ter que lidar com pro-blemas envolvendo seu filho enquanto tenta aju-dar seus pacientes. ‘A gen-te vai ver o protagonista dando um passo além em sua vida. Ele começa a temporada achando que resolveu seus problemas, mas vai se deparar com outras questões. É bem emocional’, disse a rotei-rista Jaqueline Vargas. n

MalhaçãO - GlOBO 17h

De longe, Karina (Isabella Santoni) flagra Bianca (Bruna Hamú) e Duca (Arthur Aguiar) se beijando. Ela fica revoltada com os dois. Dandara (Emanuelle Araújo) e Gael (Eriberto Leão) ficam ainda mais próximos. Pe-dro (Rafael Vitti) tenta se aproximar de Karina, mas ela o deixa de lado. Gael vê Duca e Bianca juntos. Bianca pede um tempo para o namorado. Os me-ninos apagam as luzes da Ribalta para beijar as meninas. Edgard (Guilherme Piva) acende as luzes, e Karina desco-bre que beijou Pedro.

vItórIa - rEcOrd 21h15

Iago propõe a Priscila um acordo para empregar Clarice na escola. Ar-tur fica inconformado com a ideia de Clarice trabalhar na escola Priscila Schiller. Mossoró chega ao bar Dois a Dois e diz para Bruno que Beatriz ter-minou o namoro com ele. Beatriz de-sabafa com Luciene. Mossoró discute com Iago no Dois a Dois. Depois de ter bebido demais, Mossoró deixa o bar de moto e acaba batendo no car-ro de Jorge. O irmão de Beatriz acerta um soco no rapaz e o leva para casa. Diana fica surpresa quando Edu re-vela que Bernardo está trabalhando no Arminho. Iago conta para Artur que Bernardo atirou em Gregório. Mossoró chega em casa carregado por Jorge. Caíque janta na casa Zuzu e Gabi não gosta.

O rEBU - GlOBO 23h

Braga discute com Bruno na festa. Gilda conversa com Pedroso e acu-sa Alain de ter cometido o atenta-do contra Angela. Adão comenta com Pedroso que desconfia que foi Severino quem atirou em Angela e explica seus motivos. Durante a festa, Severino entra no quarto vazio de Angela e se esconde no closet, quando Duda e Betina en-tram no cômodo, logo seguidas por Angela. Ludmila e Adão mos-tram para Pedroso o armário com a roupa que Severino usou durante a festa. Angela questiona Gilda sobre o seu depoimento para Pedroso.

grupor3a.com grupor3a.com

A Astrologia é uma ciência que tem a capacidade de levar o indivíduo ao autoconhecimento,

para uma melhor compreensão da vida. Conheça mais sobre sua vida no programa de rádio, Bom Dia Astral, pela Rádio Barigui 1560 Am., de segunda a sexta-feira, a partir das 9h.

Quem nasceu hojeTerá uma reputação muito forte, conseguirá

a atenção das pessoas à sua volta. Não tema os obstáculos, eles servirão de trampolim para o seu sucesso. Terá a admiração do sexo oposto. A saúde será boa, mas não deverá cometer excessos desnecessários.

AlertaQuem é de Sagitário recebe a influência

desfavorável da Lua nesta segunda-feira. Guarde suas ideias de mudanças para outra ocasião. Se você não se sente bem, o melhor a fazer é descansar. Procure não se aborrecer com os problemas dos outros. n

Elizabeth Halsey (Ca-meron Diaz) é uma pro-fessora desbocada que, depois de levar o fora de um namorado em uma relação de interesses, quer conquistar um pro-fessor substituto. Mas para alcançar seu obje-tivo terá que passar por cima da namorada certi-nha do rapaz e, ao mes-mo tempo, tentar trans-formar sua complicada classe em uma turma exemplar para conse-guir ganhar prêmios da diretoria do colégio.

tv aBErta

(Globo, 22h50)

Professora sem classe

Filmes de hoje

Vendida a um comer-ciante pela mãe, Açuce-na encontrará hostili-dade por parte da irmã de seu dono até ser ex-pulsa da casa. Entra na vida de Açucena então, um trabalhador rural chamado lucas de que ela tem um filho, que morre numa tragédia causada por desenten-dimentos entre Lucas, o capataz da fazenda e o fazendeiro. Novamente na rua, a moça prosti-tui-se para sobreviver até que surge Martinho, que matará os assassi-nos da criança. Em se-guida, o casal tenta inu-tilmente viver em paz, mas são obrigados a fu-gir permanentemente.

tv PaGa

(Canal Brasil, 15h)

Um Anjo Mau

Alessandra Negrini comemora retorno às telinhas

Alessandra Negrini (foto) comemorou o re-torno às telinhas depois de dois anos longe das câmeras, durante festa de lançamento da no-vela “Boogie Oogie”, que estreia nesta segunda-feira (4), na faixa das 18h da TV Globo.

‘É um texto muito bom, e as personagens tem muito caráter. Acho que essa novela vai bom-bar’, disse a atriz, que irá interpretar a neurótica Susana, à revista “Quem”.

Durante a festa, Ales-sandra posou para fotos com um vestido decota-

do, levantando curiosida-des sobre como a beldade mantém a boa forma.

‘Não tem segredo. Faço ginástica três vezes por semana. Não faço mui-to porque tenho filhos. Como batata frita e doce nos finais de semana e tomo suco verde no café da manhã’, relatou ela, acrescentando ainda que o prato que lhe é indis-pensável: feijão com ar-roz: ‘Não abro mão’.

Quando questionada sobre sua vida pessoal, Negrini limitou-se a di-zer que está feliz com relação ao amor. n

Teatro

Foi na novela ‘Meu Bem, Meu Mal’, há 24 anos, que Fábio Assunção (foto) es-treou na TV brasileira.

O ator relembrou um pouco de seu início na tra-ma escrita por Cassiano Gabus Mendes, no ‘Altas Horas’, da TV Globo.

‘Muita coisa mudou nesses anos. Acho que cada trabalho foi me dando ho-ras de voo’, comentou.

Segundo o galã, o espírito de se dedicar a todos os seus trabalhos permanece igual ao de sua estreia, aos 19 anos, em 1990. ‘Acho que essa coisa de se jogar nos personagens, eu sempre tive, mas cada tra-

balho vem somando na mi-nha carreira.’

Aos 43 anos, Fábio As-sunção conta que não ima-ginava conquistar o su-cesso quando interpretou Marco Antônio Venturini.

‘Não planejei nada, as coisas foram acontecendo, foi um trabalho atrás do outro’, afirmou.

Se hoje o ator vive Jor-ge, em ‘Tapas e Beijos’, no futuro o seu destino ainda está indefinido.

‘Não sei qual será o meu futuro, mas espero estar sempre trabalhando e fazen-do coisas prazerosas como a que estou fazendo agora.’ n

Fábio Assunção relembra estreia na TV há 24 anos

Adriana Esteves está fora de ‘Favela Chique’

Fora do ar desde ‘Ave-nida Brasil’, Adriana Es-teves (foto) ainda não tem data para retornar às novelas. Ao contrário do que anda sendo di-vulgado, a atriz não vai repetir a parceria com o autor João Emanuel Carneiro em 2015.

Adriana está fora do elenco de ‘Favela Chi-que’, novo projeto do escritor. Carneiro queria

ter a estrela no folhetim. Mas, não encontrou um papel à altura da loira.

Com estreia prevista para o segundo semes-tre do ano que vem, a produção contará com Giovanna Antonelli no papel de vilã. Taís Araú-jo deve ser a mocinha da história, reeditando a rivalidade de ‘Da Cor do Pecado’ - novela de estreia do autor. n

No ‘Altas Horas’

‘Boogie Oogie’

Marisa Orth e Miguel Falabella juntos em CuritibaMarisa Orth e Miguel Fala-bella (juntos na foto), que também adaptou o texto e dirige o espetáculo, dividem o palco na comédia “O Que O Mordomo Viu”. A peça é uma versão da famosa obra do escritor inglês Joe Orton, que estreou em 1969, no Queen´s Theatre, em Lon-dres, e desde então tem sido sucesso absoluto. Agora fi-nalmente chegou ao Brasil com temporada de sucesso em São Paulo e diversas ca-pitais brasileiras. O espetá-culo, assistido por mais de 50 mil pessoas, chega a Curi-tiba para curta temporada, nos próximos dias 15 e 16 de agosto, no Teatro Guaira (R: Conselheiro Laurindo, s/n), às 21horas. Em uma mistura de humor inglês com jogo segredos e mentiras, a comé-dia promete divertir a pla-teia abordando temas como

Lorde será curadora da trilha do próximo ‘Jogos Vorazes’

Depois de ganhar um Grammy por conta do hit ‘Royals’, Lorde (foto) recebeu mais um super presente. A cantora, de apenas 17 anos, foi convidada para mon-tar a trilha sonora do próximo filme da franquia ‘Jogos Vorazes’.

‘Estou muito satisfeita e orgulhosa de ter sido anunciada como a curadora da trilha sonora de ‘Mockingjay Parte 1’’, contou a estrela em seu perfil no Twitter.

Além de escolher as canções que vão fa-zer parte da trilha do projeto, Lorde terá uma música sua incluída no filme. A informação foi confirmada pela produtora Lionsgate.

O terceiro filme da saga estrelada por Jennifer Lawrence estreia em novembro nos Estados Unidos. n

‘Sessão de Terapia’ reestreia com temporada original

TV Globo

TV Globo

Divulgação

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centro

3 3 0 3 - 0 1 0 1www.institutomedprev.org.br

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

Exames com Rapidez,Qualidade e Confiabilidade.Doenças de Pele, Queda de Cabelo, Unhas,

Acne (espinhas), Alergias, Verrugas, Cancêr de Pele.

CRM/PR 5303

Div

ulg

ação

GN

TT

V G

lob

o

sexualidade, poder, traições e corrupção. Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$31 (meia-entrada) a R$166

(inteira), de acordo com o setor. Informações p/ o pú-blico: (41) 3304-7982 / [mai-sumadaprime.com.br]. n

Sandro Pedroso nega ter reatado com Susana Vieira

Sandro Pedroso (foto) negou que tenha reatado o noivado com Susana Vieira, apesar de ter sido flagrado em cli-ma de intimidade com a atriz há pouco tempo.

“Ela é uma pessoa maravilhosa, por quem tenho um grande cari-nho. Mas não adianta forçar a barra, somos apenas amigos, muito bons amigos”, disse à re-vista “Quem’.

Vale lembrar que o ator namorou Susana Vieira durante cinco anos. Os dois chegaram a ficar noivos, mas ter-minaram o romance no fim de 2013. n

Na telona

Atriz Elle Fanning será autora de ‘Frankenstein’ no cinema

Divulgação

Agn

ews

A atriz Elle Fanning (foto) será a protagonista de “A Storm in the Stars”, novo drama de época da diretora saudita Haifaa al-Mansour (O Sonho de Wadjda), informou o Hollywood Reporter.

Escrito por Emma Jen-sen, o filme acompanha o conturbado relaciona-mento amoroso entre o carismá-tico poeta Percy Bysshe Shelley e a jovem de 17 anos Mary Wollstonecraft (Fanning).

Um ano depois, a au-tora adotou o

nome de Mary Shelley e escreveu um de seus mais famosos livros, “Frankens-tein” (1818). Antes, o casal enfrentou problemas fi-nanceiros e a morte da pri-meira filha.

No momento, o projeto busca captação de recursos para iniciar suas filmagens em 2015.

Fanning foi vista recen-temente como a Princesa

Aurora na fantasia da Disney “Malévola”. Este ano, a atriz também empresa sua voz para a animação “Os Box-

trolls”, que es-treia em 2 de

outubro no Brasil. n

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE - GlOBO 18h25

Sandra fica indignada com o atraso de Alex. Vitória acena para Rafael, sem saber que o monomotor que ele pilota está em pane. A caminho da Igreja, Alex avista o avião de Rafael caindo. Ele tenta ajudar o piloto, e o monomotor explode. No dia anterior ao desastre, Rafael tenta terminar o namoro com Vitória, mas ela des-conversa.

GEraçãO BrasIl - GlOBO 19h

Verônica deixa a casa de Aroeira. Gláucia se insinua para Dante. Ma-nuela é fria com Davi ao telefone. Barata confessa para Edna que não consegue esquecer Verônica. Verô-nica confessa estar com medo de descobrir a verdadeira história de Jonas. Rita se desentende com Gláu-cia, e Danusa fica arrasada. Edna decide publicar o vídeo que fez de Brian fugindo de Marisa. Rita pede para Davi confiar em Manuela.

IMPÉrIO - GlOBO 21h

José Alfredo discute com Cristina. Orville vai para o mesmo presídio que Elivaldo. Maria Marta se sur-preende ao saber que a sala de José Alfredo está trancada. Maria Clara mostra para o pai a nova coleção de joias. Merival fica inco-modado com a presença de Maria Marta na reunião da empresa. Ma-risa tenta descobrir com Valquíria o que ela sabe sobre Maria Marta e Merival. Cláudio vai à casa de Téo. José Alfredo decide marcar uma reunião com os pais de En-rico. Cláudio resolve terminar seu romance com Leonardo.

VariedadesSegunda-feira, 4 de Agosto de 2014 98 Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Segunda-feira em que terá energias de sobra para orga-nizar novos negócios, aliás você está sempre ocupado com atividades diferentes. Não perca a paciência com seus familiares e respeite a opinião contrária. Dê mais apoio a pessoa amada. C. 469 M. 5837

Gêmeos 21/5 a 20/6Dia em que terá mais facilidade para se comunicar e com isso verá o trabalho e negócios fluírem bem. Boas energias para os que lidam com o comércio em geral, imóveis, informática, decoração e produtos de beleza. Realize seus planos. C. 563 M. 2471

leão 22/7 a 22/8Segunda- feira positiva para organizar o seu trabalho e entrar em contato com novas técnicas e aperfeiçoar as condições de ganho. Peça apoio aos demais. Fique de bem com sua fa-mília, pois todos estarão muito exigentes. Seja firme em seus sentimentos. C. 430 M. 1629

Virgem 23/8 a 22/9Fase em que deve evitar qualquer tipo de mudança no tra-balho ou negócios. Redobre os cuidados com as finanças e evite compras no crediário. Você estará mais exigente, nervoso e até muito crítico com a família. Problemas com Sagitário e Peixes. C. 175 M. 8960

Libra 23/9 a 22/10Segunda-feira em que estará firme e menos indeciso, por isso vai prosperar nos seus negócios. Aproveite e saia para com-pras, visitas, encontros e para conquistar um novo trabalho. O amor ganhará destaque no período. Cuide mais de sua aparência. C. 214 M. 6378

Escorpião 23/10 a 21/11A Lua está em seu signo, portanto tudo transcorre com mais facilidade. O trabalho e as finanças voltam a cres-cer. Graças ao seu empenho conquistará o que parecia impossível no campo profissional. Livre-se dos invejo-sos. C. 801 M. 3942

Sagitário 22/11 a 21/12Segunda-feira em que esta com a Lua posicionada em sua desfavorável décima segunda casa astral, o alerta. Cuide melhor dos aspectos que envolvem a saúde. Evite qualquer atitude agressiva no setor afetivo. Desfavorável para viagens. C. 320 M. 9295

Capricórnio 22/12 a 21/1Segunda-feira em que precisará de muita cautela para não criar problemas com a família. Paciência será a pa-lavra chave para atravessar o período. Por outro lado, o trabalho continua bem posicionado e você pode contar com novas oportunidades. C. 092 M. 4423

Aquário 22/1 a 18/02Você está bem e continuará assim. Boas indicações para o trabalho, as finanças e negócios. A família proporciona muitas alegrias e você pode realizar as mudanças que está pretendendo. Excelente momento para iniciar so-ciedade comercial. C. 146 M. 8504

Peixes 19/2 a 19/03Prepare-se para viver um dia muito feliz, você terá con-dições de alcançar a felicidade profissional e financeira. Os astros indicam que o seu relacionamento familiar volta a ter harmonia. As viagens, compras e negócios estão em alta. C. 685 M. 0751

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Vênus promete surpresas gratificantes nos negócios e você poderá contar com a uma entrada extra de dinhei-ro. Na convivência, o clima será de grande cumplicida-de. Entre amigos, negócios, viagens, compras e família tudo estará muito certo e com harmonia. C. 709 M. 5016

Câncer 21/6 a 21/7O sucesso ficará mais perto de você, pois seu trabalho e negócios crescem rapidamente. Dia em que sentirá a força que Vênus e Mercúrio trazem para o seu signo. Aproveite e conquiste seu lugar ao Sol. Saúde excelente. Amor paixão. C. 958 M. 7183

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

De Olho na Televisão

Sucesso do GNT, o seria-do ‘Sessão de Terapia’ re-torna à grade do canal com uma novidade: histórias totalmente inéditas.

‘Não existe terceira tem-porada no original israelen-se. Criamos então nossas histórias, mas conservando o formato’, contou Selton Mello, diretor do projeto.

Para quem não sabe, a produção é baseada na sé-rie israelense ‘BeTipul’. O formato já foi comerciali-zado com vários países.

A repercussão da atra-ção no Brasil levou o GNT a

produzir uma nova tempo-rada com histórias que se passam no consultório do terapeuta Théo.

Dessa vez, o psicólogo vai ter que lidar com pro-blemas envolvendo seu filho enquanto tenta aju-dar seus pacientes. ‘A gen-te vai ver o protagonista dando um passo além em sua vida. Ele começa a temporada achando que resolveu seus problemas, mas vai se deparar com outras questões. É bem emocional’, disse a rotei-rista Jaqueline Vargas. n

MalhaçãO - GlOBO 17h

De longe, Karina (Isabella Santoni) flagra Bianca (Bruna Hamú) e Duca (Arthur Aguiar) se beijando. Ela fica revoltada com os dois. Dandara (Emanuelle Araújo) e Gael (Eriberto Leão) ficam ainda mais próximos. Pe-dro (Rafael Vitti) tenta se aproximar de Karina, mas ela o deixa de lado. Gael vê Duca e Bianca juntos. Bianca pede um tempo para o namorado. Os me-ninos apagam as luzes da Ribalta para beijar as meninas. Edgard (Guilherme Piva) acende as luzes, e Karina desco-bre que beijou Pedro.

vItórIa - rEcOrd 21h15

Iago propõe a Priscila um acordo para empregar Clarice na escola. Ar-tur fica inconformado com a ideia de Clarice trabalhar na escola Priscila Schiller. Mossoró chega ao bar Dois a Dois e diz para Bruno que Beatriz ter-minou o namoro com ele. Beatriz de-sabafa com Luciene. Mossoró discute com Iago no Dois a Dois. Depois de ter bebido demais, Mossoró deixa o bar de moto e acaba batendo no car-ro de Jorge. O irmão de Beatriz acerta um soco no rapaz e o leva para casa. Diana fica surpresa quando Edu re-vela que Bernardo está trabalhando no Arminho. Iago conta para Artur que Bernardo atirou em Gregório. Mossoró chega em casa carregado por Jorge. Caíque janta na casa Zuzu e Gabi não gosta.

O rEBU - GlOBO 23h

Braga discute com Bruno na festa. Gilda conversa com Pedroso e acu-sa Alain de ter cometido o atenta-do contra Angela. Adão comenta com Pedroso que desconfia que foi Severino quem atirou em Angela e explica seus motivos. Durante a festa, Severino entra no quarto vazio de Angela e se esconde no closet, quando Duda e Betina en-tram no cômodo, logo seguidas por Angela. Ludmila e Adão mos-tram para Pedroso o armário com a roupa que Severino usou durante a festa. Angela questiona Gilda sobre o seu depoimento para Pedroso.

grupor3a.com grupor3a.com

A Astrologia é uma ciência que tem a capacidade de levar o indivíduo ao autoconhecimento,

para uma melhor compreensão da vida. Conheça mais sobre sua vida no programa de rádio, Bom Dia Astral, pela Rádio Barigui 1560 Am., de segunda a sexta-feira, a partir das 9h.

Quem nasceu hojeTerá uma reputação muito forte, conseguirá

a atenção das pessoas à sua volta. Não tema os obstáculos, eles servirão de trampolim para o seu sucesso. Terá a admiração do sexo oposto. A saúde será boa, mas não deverá cometer excessos desnecessários.

AlertaQuem é de Sagitário recebe a influência

desfavorável da Lua nesta segunda-feira. Guarde suas ideias de mudanças para outra ocasião. Se você não se sente bem, o melhor a fazer é descansar. Procure não se aborrecer com os problemas dos outros. n

Elizabeth Halsey (Ca-meron Diaz) é uma pro-fessora desbocada que, depois de levar o fora de um namorado em uma relação de interesses, quer conquistar um pro-fessor substituto. Mas para alcançar seu obje-tivo terá que passar por cima da namorada certi-nha do rapaz e, ao mes-mo tempo, tentar trans-formar sua complicada classe em uma turma exemplar para conse-guir ganhar prêmios da diretoria do colégio.

tv aBErta

(Globo, 22h50)

Professora sem classe

Filmes de hoje

Vendida a um comer-ciante pela mãe, Açuce-na encontrará hostili-dade por parte da irmã de seu dono até ser ex-pulsa da casa. Entra na vida de Açucena então, um trabalhador rural chamado lucas de que ela tem um filho, que morre numa tragédia causada por desenten-dimentos entre Lucas, o capataz da fazenda e o fazendeiro. Novamente na rua, a moça prosti-tui-se para sobreviver até que surge Martinho, que matará os assassi-nos da criança. Em se-guida, o casal tenta inu-tilmente viver em paz, mas são obrigados a fu-gir permanentemente.

tv PaGa

(Canal Brasil, 15h)

Um Anjo Mau

Alessandra Negrini comemora retorno às telinhas

Alessandra Negrini (foto) comemorou o re-torno às telinhas depois de dois anos longe das câmeras, durante festa de lançamento da no-vela “Boogie Oogie”, que estreia nesta segunda-feira (4), na faixa das 18h da TV Globo.

‘É um texto muito bom, e as personagens tem muito caráter. Acho que essa novela vai bom-bar’, disse a atriz, que irá interpretar a neurótica Susana, à revista “Quem”.

Durante a festa, Ales-sandra posou para fotos com um vestido decota-

do, levantando curiosida-des sobre como a beldade mantém a boa forma.

‘Não tem segredo. Faço ginástica três vezes por semana. Não faço mui-to porque tenho filhos. Como batata frita e doce nos finais de semana e tomo suco verde no café da manhã’, relatou ela, acrescentando ainda que o prato que lhe é indis-pensável: feijão com ar-roz: ‘Não abro mão’.

Quando questionada sobre sua vida pessoal, Negrini limitou-se a di-zer que está feliz com relação ao amor. n

Teatro

Foi na novela ‘Meu Bem, Meu Mal’, há 24 anos, que Fábio Assunção (foto) es-treou na TV brasileira.

O ator relembrou um pouco de seu início na tra-ma escrita por Cassiano Gabus Mendes, no ‘Altas Horas’, da TV Globo.

‘Muita coisa mudou nesses anos. Acho que cada trabalho foi me dando ho-ras de voo’, comentou.

Segundo o galã, o espírito de se dedicar a todos os seus trabalhos permanece igual ao de sua estreia, aos 19 anos, em 1990. ‘Acho que essa coisa de se jogar nos personagens, eu sempre tive, mas cada tra-

balho vem somando na mi-nha carreira.’

Aos 43 anos, Fábio As-sunção conta que não ima-ginava conquistar o su-cesso quando interpretou Marco Antônio Venturini.

‘Não planejei nada, as coisas foram acontecendo, foi um trabalho atrás do outro’, afirmou.

Se hoje o ator vive Jor-ge, em ‘Tapas e Beijos’, no futuro o seu destino ainda está indefinido.

‘Não sei qual será o meu futuro, mas espero estar sempre trabalhando e fazen-do coisas prazerosas como a que estou fazendo agora.’ n

Fábio Assunção relembra estreia na TV há 24 anos

Adriana Esteves está fora de ‘Favela Chique’

Fora do ar desde ‘Ave-nida Brasil’, Adriana Es-teves (foto) ainda não tem data para retornar às novelas. Ao contrário do que anda sendo di-vulgado, a atriz não vai repetir a parceria com o autor João Emanuel Carneiro em 2015.

Adriana está fora do elenco de ‘Favela Chi-que’, novo projeto do escritor. Carneiro queria

ter a estrela no folhetim. Mas, não encontrou um papel à altura da loira.

Com estreia prevista para o segundo semes-tre do ano que vem, a produção contará com Giovanna Antonelli no papel de vilã. Taís Araú-jo deve ser a mocinha da história, reeditando a rivalidade de ‘Da Cor do Pecado’ - novela de estreia do autor. n

No ‘Altas Horas’

‘Boogie Oogie’

Marisa Orth e Miguel Falabella juntos em CuritibaMarisa Orth e Miguel Fala-bella (juntos na foto), que também adaptou o texto e dirige o espetáculo, dividem o palco na comédia “O Que O Mordomo Viu”. A peça é uma versão da famosa obra do escritor inglês Joe Orton, que estreou em 1969, no Queen´s Theatre, em Lon-dres, e desde então tem sido sucesso absoluto. Agora fi-nalmente chegou ao Brasil com temporada de sucesso em São Paulo e diversas ca-pitais brasileiras. O espetá-culo, assistido por mais de 50 mil pessoas, chega a Curi-tiba para curta temporada, nos próximos dias 15 e 16 de agosto, no Teatro Guaira (R: Conselheiro Laurindo, s/n), às 21horas. Em uma mistura de humor inglês com jogo segredos e mentiras, a comé-dia promete divertir a pla-teia abordando temas como

Lorde será curadora da trilha do próximo ‘Jogos Vorazes’

Depois de ganhar um Grammy por conta do hit ‘Royals’, Lorde (foto) recebeu mais um super presente. A cantora, de apenas 17 anos, foi convidada para mon-tar a trilha sonora do próximo filme da franquia ‘Jogos Vorazes’.

‘Estou muito satisfeita e orgulhosa de ter sido anunciada como a curadora da trilha sonora de ‘Mockingjay Parte 1’’, contou a estrela em seu perfil no Twitter.

Além de escolher as canções que vão fa-zer parte da trilha do projeto, Lorde terá uma música sua incluída no filme. A informação foi confirmada pela produtora Lionsgate.

O terceiro filme da saga estrelada por Jennifer Lawrence estreia em novembro nos Estados Unidos. n

‘Sessão de Terapia’ reestreia com temporada original

TV Globo

TV Globo

Divulgação

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centro

3 3 0 3 - 0 1 0 1www.institutomedprev.org.br

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

Exames com Rapidez,Qualidade e Confiabilidade.Doenças de Pele, Queda de Cabelo, Unhas,

Acne (espinhas), Alergias, Verrugas, Cancêr de Pele.

CRM/PR 5303

Div

ulg

ação

GN

TT

V G

lob

o

sexualidade, poder, traições e corrupção. Os ingressos já estão disponíveis e variam de R$31 (meia-entrada) a R$166

(inteira), de acordo com o setor. Informações p/ o pú-blico: (41) 3304-7982 / [mai-sumadaprime.com.br]. n

Sandro Pedroso nega ter reatado com Susana Vieira

Sandro Pedroso (foto) negou que tenha reatado o noivado com Susana Vieira, apesar de ter sido flagrado em cli-ma de intimidade com a atriz há pouco tempo.

“Ela é uma pessoa maravilhosa, por quem tenho um grande cari-nho. Mas não adianta forçar a barra, somos apenas amigos, muito bons amigos”, disse à re-vista “Quem’.

Vale lembrar que o ator namorou Susana Vieira durante cinco anos. Os dois chegaram a ficar noivos, mas ter-minaram o romance no fim de 2013. n

Na telona

Atriz Elle Fanning será autora de ‘Frankenstein’ no cinema

Divulgação

Agn

ews

A atriz Elle Fanning (foto) será a protagonista de “A Storm in the Stars”, novo drama de época da diretora saudita Haifaa al-Mansour (O Sonho de Wadjda), informou o Hollywood Reporter.

Escrito por Emma Jen-sen, o filme acompanha o conturbado relaciona-mento amoroso entre o carismá-tico poeta Percy Bysshe Shelley e a jovem de 17 anos Mary Wollstonecraft (Fanning).

Um ano depois, a au-tora adotou o

nome de Mary Shelley e escreveu um de seus mais famosos livros, “Frankens-tein” (1818). Antes, o casal enfrentou problemas fi-nanceiros e a morte da pri-meira filha.

No momento, o projeto busca captação de recursos para iniciar suas filmagens em 2015.

Fanning foi vista recen-temente como a Princesa

Aurora na fantasia da Disney “Malévola”. Este ano, a atriz também empresa sua voz para a animação “Os Box-

trolls”, que es-treia em 2 de

outubro no Brasil. n

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

GeralSegunda-feira, 4 de Agosto de 201410 grupor3a.com

Brasileiro produziu mais lixoBrasil produziu 3 milhões de toneladas de lixo a mais em 2013

Em vez de reduzir, o brasi leiro

produziu mais lixo em 2013. O aumen-to foi de 4,1% em relação ao ano ante-rior, o que represen-ta quase 3 milhões de toneladas a mais no ano. Tais núme-ros não só situam o Brasil na quinta po-sição entre os que mais produzem lixo no mundo - atrás de Estados Unidos, Chi-na, União Europeia e Japão -, como con-firmam que o país está longe de atingir as metas estipuladas pela Política Nacio-nal de Resíduos Só-lidos, instituída pela Lei 12.305, de agosto de 2010.

Na média por habitante também houve alta, de 0,39%, segundo levanta-mento inédito da Associação Brasileira

Com o agravamento da crise financeira na Argentina nos últimos meses, as vendas exter-nas do Brasil para o país vizinho em julho foram um terço menores que no mesmo mês do ano passado. De acordo com números divulgados pelo Ministério do Desenvol-vimento, Indústria e Co-mércio Exterior (MDIC), as exportações do Brasil para a Argentina tiveram a maior queda do ano em julho, de 33,5%, e alcan-çaram US$ 1,24 bilhão.

Os produtos que puxa-ram para baixo as vendas externas brasileiras para a Argentina foram ligados ao setor automobilístico. Isso aconteceu apesar de os governos de ambos os países terem fechado um

O matrimônio não dá o direto do marido forçar rela-ções sexuais com a mulher. É o que diz a sentença da juíza Ângela Cristina Leão, do TJ-GO (Tribunal de Jus-tiça de Goiás) da comarca de Goianira, que condenou a mais de 9 anos de prisão, em regime fechado, um ho-mem que estuprou a pró-pria mulher. O réu não pode recorrer em liberdade.

Segundo os autos do pro-cesso, pessoas próximas ao casal testemunharam que as brigas eram constantes e que

a mulher tentava a separação, contra o desejo do homem. No episódio em questão, o marido, inclusive, confessou ter ameaçado a mulher com uma faca. Na sentença, a juí-za afirmou que embora haja, no casamento, a previsão de relacionamento sexual, o “re-ferido direito não é uma carta branca para o marido forçar a mulher, empregando violên-cia física ou moral. Com o ca-samento, a mulher não perde o direito de dispor de seu cor-po, já que o matrimônio não torna a mulher objeto”. n

de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Espe-ciais (Abrelpe). Já a coleta

recuou. “Deixamos de co-letar 10% de todo o lixo pro-duzido. São cerca de 20 mil

toneladas por dia que nem sequer foram para o lixão. Acabaram jogadas em cór-

regos ou no meio da rua”, afirma o diretor-presidente da entidade, Carlos Silva. n

O aumento foi de 4,1% em relação ao ano anterior, o que representa quase 3 milhões de toneladas a mais no ano

40% dos resíduos ainda têm destino inadequado

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Terremoto na China

Pelo menos 150 pessoas m o r r e r a m ,

1.300 ficaram feridas e 180 estão desapareci-das após um terremoto de 6,5 graus na escala de Richter ontem na província de Yunnan, na China, informaram autoridades locais. Segundo o Centro Sis-mológico da China, o terremoto foi às 16h30 (5h30h no Brasil). O Sudoeste chinês é uma zona de frequen-te atividade sísmica e está sujeito a intensas chuvas, que, no mês passado, causaram inundações e desliza-mentos de terra.

O terremoto derru-bou mais de 12 mil ca-sas e danificou 30 mil, informou a Xinhua. Se-gundo a agência de no-tícias chinesa, os trans-portes, a eletricidade e as telecomunicações foram interrompidas no distrito. O terremoto de ontem ocorre pou-cas horas depois de um sismo de 5 graus na re-gião ocidental do Tíbe-te, no qual não há infor-mação sobre vítimas.

Economia

Exportações brasileiras para a Argentina caem 33,5% em julho

Marido é condenado a 9 anos de prisão por estuprar esposa

novo acordo automotivo que, teoricamente, des-travaria o comércio des-tes produtos - que vinha devagar nos primeiros meses deste ano. n

Os dados mostram que também recuaram as compras da Argentina

Juíza Ângela Cristina Leão afirma que o casamento não é uma carta branca para o marido forçar a mulher

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

Geral Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 11grupor3a.com

Solução de problemas familiares

Muitos pais se quei-xam que seus filhos ado-lescentes não conversam com eles. Que se trancam no quarto e respondem silabicamente as suas perguntas.

Quando os filhos são pequenos é comum che-garem da escola ávidos para contar tudo o que a professora disse, o que aconteceu no recreio ou para mostrar o desenho lindo que fizeram.

Na grande maioria das vezes, mãe e pai estão cansados demais, depois de um dia de trabalho para dar a atenção que os filhos desejam.

E assim, sem que os pais percebam, vai se instalando dentro de casa, um padrão de con-

vivência impessoal, indi-vidualista, onde se fala o necessário para manter a ordem e a divisão de tarefas dentro de casa. Com as redes sociais on-line, fica ainda mais fácil para a criança preencher o espaço vazio deixado pelos pais.

Vai o alerta para quem tem filhos pequenos. Não permita que isto aconte-ça em sua família!

Nunca é tarde para promover mudanças! Converse com seus fi-lhos sobre isto. Reservem uma horinha em torno da mesa, no café, ou no almoço do domingo para por a conversa em dia!

Abracem seus filhos por mim, Anabela Sa-bino.

FALANDO SÉRIO ... para pai e mãe

O presidente do Sin-dicato das Empresas de Transporte Urbano e Me-tropolitano de Passagei-ros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Maurício Gulin, agradece aos motoristas, gestores de tráfego, empresários, equipe do Centro de Con-trole Operacional (CCO) e do grupo de apoio e de treinamento das empre-sas pelo trabalho durante o primeiro dia de ope-ração dos micro-ônibus com pagamento exclusi-vo pelo cartão eletrônico.

“Nossos colaborado-res realizaram um gran-de trabalho para que o sistema de transporte funcionasse normalmente hoje e a população não fosse prejudicada com a mudança no pagamento da tarifa. Vi relatos de motoristas que foram além de suas atribuições e gentilmente ajudaram aqueles que não esta-vam cientes da nova medida. Em meu nome e em nome das empresas, muito obrigado a todos.”

Maurício Gulin, presidente do Setransp.

AgradecimentoINFORME PUBLICITÁRIO

Flamengo é derrotado e volta para a lanterna Chapecoense vence o Rubro-negro em casa por 1 a 0

O Flamengo ainda não sabe o que é se livrar da zona do rebaixamento nes-te Campeonato Brasileiro. Em mais um atuação muito abaixo da média, o Rubro-negro foi derrotado por 1 a 0 pela Chapecoense na Are-na Condá e completou sua sexta rodada no grupo dos quatro últimos colocados da competição. Rafael Lima, do time catarinense, marcou o gol que aumentou o drama dos cariocas na temporada.

E como se não bastas-se a dificuldade em sair da zona da degola, o Flamen-go ainda voltou a ocupar a lanterna do Brasileiro após uma rodada longe da última colocação. Com a vitória do Figueirense por 3 a 0 sobre o Sport, o time da Gávea caiu para o 20º lugar – apenas 10 pontos em 13 rodadas. Já a Chapecoense chegou aos 14 pontos e pulou para 13ª colocação do campeonato. Derrota devolveu o time carioca à última colocação do Brasileiro

Divulgação

Sem vencer no Brasilei-ro desde maio, Palmeiras e Bahia se enfrentaram no Pacaembu. E o jogo saiu sem um vencedor. O empate por 1 a 1 amplia o jejum de vitórias das duas equipes e as mantém em situação complicada no Brasileirão - o Verdão é o 14º, com 14 pontos, a três da zona do rebaixamento, e o Tricolor baiano é o pe-núltimo, com 10.

A última vitória do Pal-meiras no Brasileirão foi em 22 de maio, ainda sob o comando do interino Al-berto Valentim - 1 a 0 sobre o Figueirense. Com Ricardo Gareca, o time só venceu pela Copa do Brasil (Avaí) e na Copa EuroAmericana (Fiorentina).

O jejum do Bahia é ainda maior. A última vitória foi em 4 de maio - 1 a 0 sobre o Botafogo. Contra o Verdão,

o time foi comandado pelo diretor Charles Fa-bian. Um treinador deve ser contratado nos próxi-mos dias. Henrique abriu o placar para o Palmei-ras, aos 15 do segundo tempo, completando cru-zamento de Victor Luis - o melhor do Verdão em campo. O Bahia empatou dois minutos depois, com Kieza, aproveitando boa jogada de Pará.

Palmeiras e Bahia empatam

1 Cruzeiro-MG 29

2 Fluminense-RJ 25

3 Internacional-RS 25

4 Corinthians-SP 24

5 Sport-PE 21

6 Santos-SP 20

7 São Paulo-SP 20

8 Goiás-GO 20

9 Atlético-PR 19

10 Grêmio-RS 19

11 Atlético-MG 18

12 Criciúma-SC 15

13 Chapecoense-SC 14

14 Palmeiras-SP 14

15 Vitória-BA 14

16 Botafogo-RJ 13

17 Coritiba-PR 11

18 Figueirense-SC 10

19 Bahia-BA 10

20 Flamengo-RJ 10

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE A

Brasileirão

1 Ceará 28

2 América-MG 26

3 Luverdense 24

4 Joinville 23

5 Avaí 23

6 Sampaio Corrêa 23

7 Atlético-GO 22

8 Vasco 22

9 América-RN 20

10 ABC 20

11 Santa Cruz 19

12 Ponte Preta 19

13 Náutico 18

14 Boa Esporte 18

15 Icasa 15

16 Oeste 15

17 Paraná 13

18 Bragantino 13

19 Portuguesa 12

20 Vila Nova 5

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE B

Brasileirão

Sábado – 02/08

Botafogo 1x1 Cruzeiro

São Paulo 1x1 Criciúma

Vitória 2x1 Grêmio

Domingo – 03/08

Palmeiras 1x1 Bahia

Coritiba 0x0 Corinthians

Figueirense 3x0 Sport Recife

Chapecoense 1x0 Flamengo

Fluminense 2x0 Goiás

Atlético/MG 3x1 Atlético

Inter 1x0 Santos

RESULTADOS – 13ª RODADA

– SÉRIE ATerça-feira – 29/07Náutico 1x0 Icasa

Portuguesa 0x0 Oeste

Sexta-feira – 01/08Vila Nova/GO 0x2 Atlético/GO

Avaí 1x2 Luverdense

Sábado – 02/08S. Corrêa 3x3 Ponte PretaBragantino 1x0 JoinvilleVasco 1x0 Paraná Clube

América/RN 0x1 Santa CruzAmérica/MG 1x0 ABCCeará 2x2 Boa Esporte

RESULTADOS – 14ª RODADA

– SÉRIE B

O Tubarão atropelou o Pelotas, fora, e é líder do grupo

Divulgação

Maringá ganha em casa e Londrina goleia na Série D

Os dois times para-naenses da Série D vão bem neste início de competição. Ontem os dois venceram seus jo-gos e ficam nas primei-ras colocações em seus grupos. Jogando em casa, o Maringá venceu o Brasil de Pelotas por 2x1, enquanto o Lon-drina foi ao Rio Grande do Sul e bateu o Pelo-tas, por 3x0. O Maringá soma quatro pontos em dois jogos e é o segundo colocado do grupo A-7, já o Tubarão soma seis pontos em dois jogos e lidera o grupo A-8.

No Willie Davids, os gols saíram no segun-do tempo. Baiano abriu

para o Maringá aos 3 minutos. Alex Amado fez o gol de empate do Brasil aos 29 e Eydison garantiu a vitória aos 46 minutos. Na próxi-ma rodada, o Maringá enfrenta o Cabofriense, no domingo, às 16 ho-ras, também no Willie Davids.

O Londrina mostrou força ao bater o Pelo-tas, no Estádio Boca do Lobo, por 3x0. O cama-ronês Joel marcou duas vezes e Léo Maringá fe-chou o marcador. O Tu-barão volta a campo no próximo sábado contra o Boavista, no Rio de Ja-neiro, às 15 horas.

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

EsportesSegunda-feira, 4 de Agosto de 201412 grupor3a.com

O Paraná Clube vem de derrota para o Vasco, fora de casa, ainda está na zona de rebaixamento da Série B do Campeona-to Brasileiro. O técnico Claudinei Oliveira, po-rém, confia que o time está no “caminho certo” para reagir e deixar o gru-po dos quatro últimos. Ele está satisfeito com as atuações do Tricolor, como na vitória por 1 a 0 sobre o ABC e no duelo com o Gigante da Colina.

“Eu estou satisfeito com o que o Paraná vem fazendo em termos de atuação, não em termos

de resultado. A gente nunca fica feliz de perder. No sábado, não jogamos para perder do Vasco. Mas a gente tem que procurar evoluir, tirar alguma coisa a mais dos jogadores, identificar al-guma coisa que o joga-dor fez errado e procurar corrigir, procurar que ele tenha essa evolução. Mas a gente está no caminho, está no caminho certo. Vamos correr atrás. Cor-rer atrás do lucro, não do prejuízo, e sair desta situação incômoda”, fa-lou em entrevista após o jogo no Rio de Janeiro. n

Técnico Claudinei vê Paraná Clube no caminho certo

Corinthians segura Coritiba com um homem a menosApós jogo feio, Coxa segue na zona de rebaixamento

Coritiba e Corinthians se enfrentaram no Couto Pereira, em Curitiba, na tarde deste domingo, e fi-guraram o único 0 a 0 en-tre os jogos da 13ª rodada do Campeonato Brasilei-ro. Apesar de noventa mi-nutos muito disputados, com o time paulista jogan-do com um a menos boa parte do segundo tempo, após expulsão de Fagner, os times não conseguiram balançar as redes. O resul-tado deixou o Corinthians ainda em segundo lugar, com 24 pontos, cinco atrás do líder Cruzeiro, mas po-dendo perder a posição para o Fluminense, que tem 22 e ainda enfrenta o Goiás, neste domingo. Já o Coritiba segue na zona de rebaixamento, na 17ª po-sição, com 11 pontos.

O fato inusitado ocor-reu antes mesmo de a bola rolar: o uruguaio Lodeiro, que pela primeira vez iria ficar à disposição de Mano Menezes, cortou o pé em um acidente com uma

saboneteira, ainda no ho-tel, e acabou de fora dos relacionados. O jogador levou três pontos e virou

dúvida também para o jogo da Copa do Brasil no meio de semana, contra o Bahia. Zé Love e Luccas

Claro receberam o tercei-ro cartão amarelo e não enfrentam o Fluminense, na próxima rodada. n

O jogo foi bastante truncado e no final das contas ninguém marcou nenhum gol

Jason Silva

Divulgação

Reprodução

Treinador paranista acha que time vai reagir e sair da ZR

Daniel Alves pode se transferirpara a Inglaterra

0x0

Um milhão de reais. O valor que pode fazer a diferença na vida da maioria das pessoas extrapola os limi-tes do dinheiro quando o assunto é Stock Car. Para os pilotos, fatu-rar a bolada não significa apenas embolsar um prêmio milionário. É também escrever o nome na histó-ria da do automobilismo brasileiro. E,

neste domingo, no Autódromo Inter-nacional de Goiânia, a honra coube a Rubens Barrichello, que venceu a

Corrida do Milhão e, de quebra, subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez na categoria, após uma disputa acirradíssima

com Thiago Camilo nas últimas vol-tas. A conquista foi comemorada ao

lado do filho Dudu, de 12 anos, com direito até a dancinha no pódio.

Pole position, Rubinho também rompeu com uma espécie de “mal-dição” existente desde a primeira edição da Corrida do Milhão, em 2008. Até então, o primeiro do grid de largada nunca havia consegui-do vencer a corrida. n

Rubinho vence a Corrida do Milhão na Stock Car

Exterior

Liverpool pode ser o destinodo lateral Daniel Alves

Daniel Alves já sabe que não será aproveitado pelo técnico Luis Enrique no Barcelona. Empe-nhada em negociar o jogador até o fim de agosto, a diretoria do clube catalão teria recebido proposta do Liverpool. A informa-ção é do site inglês Caught Offside.

O Liverpool re-centemente fez cai-xa após negociar o atacante Luis Su-árez para o Barce-lona. Daniel Alves também está na mira do Paris Saint-Germain e Monaco.

O lateral brasilei-ro voltará aos treina-mentos do Barcelona nesta segunda-feira. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

Esportes Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 13grupor3a.com

O Atlético perdeu para o xará minei-ro por 3x1, ontem

no Estádio Independência, em Belo Horizonte, num jogo que ficará na memó-ria do torcedor como o que jogadores rubro-negros fizeram dois gols contra (Léo Pereira e Deivid). Me-lhor em campo durante quase todo o jogo, o Atlé-tico-MG impôs seu melhor futebol e saiu de campo com a vitória. O resultado deixa o time alvinegro em

ótima condição: está em 11º, com 18 pontos, mas tem um jogo a menos. Caso vença a Chapecoense no meio da semana, pode colar no G-4. Já o Atlético-PR tem 19 e está em 9º.

O Atlético-MG abriu o marcador, após Marcos Ro-cha cobrar lateral e Léo Silva aproveitar o lance de cabeça: 1x0 Galo. Mesmo sem subs-tituição, o Atlético melhorou no segundo tempo e conse-guiu seu gol após falha de Victor. Aos 10min, o jovem

Marcos Guilherme resolveu chutar de longe, rasteiro, e a bola passou embaixo dos braços do goleiro. Aos 30 minutos, Luan cruzou para a área, e o zagueiro Léo Pe-reira desviou a bola de ca-nela para dentro do próprio gol. O terceiro gol mostrou como o Atlético ficou aba-lado: após um toque de cal-canhar para área, o volante Deivid tentou tirar a bola, mas encobriu o goleiro Santos e fez contra, fechan-do o placar da partida. n

Léo Pereira e Deivid marcaram duas vezes para o adversário

Atlético perde para o Galo com dois gols contra

O Fluminense não precisou de mais que 20 minutos

para vencer o Goiás, na noite deste domingo, por 2 a 0. Com um Maraca-nã cheio, foram 40.075 presentes, o Tricolor do-minou as ações desde o início, não deixou o adver-sário respirar e resolveu o problema contra uma

das melhores defesas do Campeonato Brasileiro logo cedo. Fred entrou no segundo tempo e, ovacio-nado pela torcida, fez seu primeiro jogo após a Copa do Mundo. O camisa 9 atuou por cerca de 30 mi-nutos e se movimentou, mas não brilhou.

O resultado constru-ído com gols de Cícero

e David (contra) diante dos torcedores coloca o clube das Laranjeiras na vice-liderança do Brasi-leiro, com 25 pontos. O Cruzeiro é o líder, com 29. O Goiás nem pôde so-nhar com a vitória. Agora com 20 pontos e na 8ª co-locação, o Esmeraldino perde embalo e a chance de chegar ao G-4. n

Flu resolve jogo com Goiás em 20 minutos e é vice-líder

Santos teve atuação destacada, mas não evitou a derrota rubro-negra

O Fluminense chega ao segundo lugar ao vencer os goianos

www.jornaldoonibusdecuritiba.com.br

DE CURITIBA

Acesse

Figueira vence a primeira em casa e deixa a lanterna

O Figueirense contou com a estrela do ga-

roto Léo Lisboa para vencer o Sport por 3 a 0 neste domingo, no Or-lando Scarpelli, e deixar a última colocação do Brasileirão. O meia de 20 anos fez o primeiro gol na carreira, em um belo chute de fora da área, e deu a assistên-cia para outro, marca-do por Clayton, para empurrar o time cata-rinense à primeira vi-tória em seu estádio na competição. Já no fim, Marco Antônio fechou o placar. A vitória levou o time do técnico Argel Fucks aos 10 pontos, na 18ª colocação. n

Internacional bate Santos e sobe para 3º

O jogo foi quen-te no Beira-Rio e teve um expulso

de cada lado, mas o Inter-nacional levou a melhor com um gol de Rafael Mou-ra para vencer o Santos por 1 a 0 e subir para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro. O centroavante colorado aproveitou fal-ta batida por Alan Patrick para balançar a rede logo depois da expulsão de Pau-lão; do lado santista, o chi-leno Mena foi quem viu o cartão vermelho.

A partida também mar-cou o retorno do atacante Leandro Damião após qua-se três meses se recupe-rando de lesão, justamente contra seu ex-clube e no estádio em que ganhou destaque no futebol nacio-nal. O agora santista jogou

cerca de 15 minutos e teve grande chance de marcar nos acréscimos, mas não conseguiu alterar o rumo da derrota do time paulista. O triunfo levou o Inter a 25 pontos, mesmo núme-ro do segundo colocado Fluminense, que leva van-tagem por ter uma vitória a mais. Já o Santos parou nos 20 pontos e segue na sexta posição. O líder do campeonato é o Cruzeiro, com 29 pontos. n

Ph

oto

camera

Agência Estado

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

ClassificadosSegunda-feira, 4 de Agosto de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

A droga estava sendo transportada em dois carros

PF

Polícia Civil

Policial Segunda-feira, 4 de Agosto de 2014 15grupor3a.com

Briga de torcida tem ônibusdestruído e cinco presosCoxas e corintianos se confrontaram antes do jogo no Alto da XV

Um confronto entre torcidas organizadas na tarde de domingo (3) mo-bilizou um grande nú-mero de policiais no Alto da XV. Torcedores com camisas da Império Alvi-verde e da Gaviões da Fiel se enfrentaram nas ruas ao redor do Estádio Ma-jor Antônio Couto Perei-ra. Um torcedor do Coxa foi socorrido e um ônibus dos visitantes foi comple-tamente destruído. Cinco pessoas foram detidas e levadas ao Ciac-Sul. Co-merciantes ficaram com medo do quebra-quebra e fecharam as portas dos es-tabelecimentos: a maioria restaurantes e bares.

Policiais militares re-alizavam a escolta de cerca de mil torcedores do time visitante quan-

A Polícia Federal pren-deu dois homens e apre-endeu cerca de 200 quilos de maconha, durante uma operação em São José dos Pinhais. Segundo os po-liciais, a ação aconteceu devido a uma denúncia anônima, que levou os in-vestigadores a encontrar o entorpecente, que estava em um carro que trafegava na BR-376.

A partir da denúncia, os policiais federais passaram a monitorar uma casa, no bairro Boa Vista, em Curi-tiba. Após observar uma movimentação suspeita, a polícia começou a seguir dois carros até a BR-376, no sentido Santa Catarina. Quando os carros chega-ram ao pedágio, em São José dos Pinhais, a PF abor-dou os veículos. n

Policiais da Delegacia de Es-telionato e Desvio de Cargas (DEDC) surpreenderam no bair-ro Bigorrilho Eder Alexandre Guedes da Silva, 37 anos, Rafa-el Pereira Andrade, 28 anos, e Sérgio Eduardo Marschhausen Pereira Júnior, 37 anos, com vá-rios equipamentos destinados à confecção de cartões bancários falsificados. Foram apreendi-dos diversos cartões de crédito e débito, máquinas de leitura

de cartões, notebooks e chips.Segundo o delegado Marce-

lo Lemos de Oliveira, a prisão ocorreu após telefonema anô-nimo à DEDC. Os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de associação crimino-sa e falsificação de documento particular. “Todos são oriundos de outros estados da Federa-ção. Evitamos que centenas de vítimas sofressem prejuízos patrimoniais”, disse Oliveira. n

do, na rua 21 de Abril, foram cercados por torcedores alvi-verdes. A polícia estima que os torcedores do Coxa tam-bém somavam cerca de mil

pessoas na confusão. Houve confronto com paus, pedras e as agressões duraram cerca de 15 minutos. O Batalhão de Operações Policiais Especiais

(Bope), a Ronda Tática Mo-torizada (Rotam), a Cavalaria e até mesmo um helicóptero da Polícia Militar (PM) foram acionados. n

O confronto ocorreu perto do Couto Pereira, antes do jogo

Banda B

O Núcleo de Curitiba do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Comba-te ao Crime Orga-nizado) denunciou à Justiça doze po-liciais militares do Paraná, por vários tipos de crimes. A primeira denún-cia é contra cinco policiais militares de Curitiba. Na se-gunda, são proces-sados sete PMs de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba).

Conforme a pri-meira denúncia, no dia 19 de outubro de 2013, no Bairro Umbará, após ren-derem três rapazes, que supostamente teriam participação em um roubo ocor-rido na região, os policiais conduzi-ram o grupo até um matagal e executa-ram os três.

A segunda de-núncia imputa uma série de crimes contra sete policiais militares envolvi-dos no desapareci-mento de Edenilson

Um homem foi preso em flagrante com 90 comprimi-dos de Viagra em São José dos Pi-nhais. Ele carrega-va as cartelas junto com 10 pedras de crack, uma quan-tidade de cocaína, dois pacotes de ci-garro e aproxima-damente R$ 4 mil. A identidade do preso não foi confirmada oficialmente.

A prisão aconte-ceu após denúncias de contrabando aos policiais mili-tares, que faziam patrulhamento na região de Faxina, zona rural do mu-nicípio. O homem foi detido e levado à residência, onde confessou que guardava mais drogas e compri-midos contraban-deados. n

Gaeco denuncia 12 policiais militares por vários crimes

Homem é preso com 90 comprimidos de Viagra

Murillo Rodrigues, em 21 de maio de 2013, em Piraquara. De acordo com a acusação, três PMs abordaram um usu-ário de drogas que, após ser torturado, indicou o endereço de Edenilson como sendo a pessoa de quem ele teria ad-quirido as drogas. No local, após inva-direm o domicílio da vítima, os PMs renderam todos os presentes e passa-ram a constranger Edenilson com agressões físicas, que resultaram em sua morte. n

A mãe de Ede-nilson denun-ciou os PMs por tortura e homicídio

O homem escondia em casa comprimi-dos e cigarros contrabandeados

A fábrica funcionava em imóvel no bairro do Bigorrilho

Folha online

PMPR

São José

PF prende duas pessoas com 200 kg de maconha

Polícia fecha fábricade cartões clonados

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - 04/07/2014

GeralSegunda-feira, 4 de Agosto de 201416 grupor3a.com

A mãe do menino que foi atacado por um tigre no Zoológico de Cascavela-firmou que perdoa o pai do garoto, que o acompa-nhava na visita ao local. O acidente foi na quarta-feira (30) e o menino aca-bou tendo o braço ampu-tado na altura do ombro, após o ataque.

A declaração foi dita durante uma entrevista coletiva, no hospital onde o menino está internado desde o dia do acidente. Embora tenha falado com vários veículos da impren-sa, ela pediu para não ser identificada.

A mulher, que é policial ambiental e mora em São Paulo, disse que ficou sa-bendo do ataque por uma tia da criança.

O Hospital Municipal de Araucária está com as portas fechadas desde a noite de sábado (2). De acordo com a prefeitu-ra, a principal unidade de saúde da cidade foi fechada por não ter es-trutura mínima para receber novos pacien-tes. A medida extrema deve durar 15 dias.

Conforme a prefeitu-

ra, o fechamento total do hospital foi causado após uma briga com a em-presa terceirizada que gerenciava a unidade. A administração muni-cipal diz que a empresa não vinha cumprindo o contrato e já não for-necia mais comida aos pacientes e estava com o salário dos médicos atrasado há 15 meses.

Prefeitura de Araucária fecha hospital municipal

O fechamento se deu em função de briga com empresa terceirizada

Reprodução Mãe de menino atacado por tigre diz que perdoa pai

Reprodução

O menino estava acompanhado pelo pai no momento do ataque

Começa na segunda-feira (04) o calendário de pagamento do Licencia-mento Anual – exercício 2014. Os proprietários de veículos emplaca-dos no Paraná devem verificar a data de ven-cimento, determinada de acordo com o dígito final da placa. A cobran-ça é de competência do Departamento de Trân-sito do Paraná (Detran/PR) e o calendário segue

Proprietários de veículos com placas com final 1 e 2 devem pagar ainda neste mêsLicenciamento de carros começa hoje

até o fim de novembro.Para os veículos com

placas com dígito final 1 e 2, o licenciamento deve ser quitados até agosto. Já para as placas que terminam com dígi-to 3, 4 e 5, o vencimen-to ocorre em setembro e para as que possuem final 6, 7 e 8, o prazo expira em outubro. Em novembro, o prazo ter-mina para placas com dígitos 9 e 0. Os proprietários devem observar as datas de vencimento

Os proprietários de veículos emplacados no Paraná devem verificar a data de vencimento, determinada de acordo com o dígito final da placa

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus