jornal do ônibus de curitiba - edição 01/10/2014

16
(Página 3) Paraná Candidatos ao governo fazem último debate Sete dos oitos candidatos a governador participaram do último debate, ontem na RPC TV, antes das eleições no próximo domingo. Curitiba, Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014 Número 2.053 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A A n o t í c i a n o p o n t o . Banda B /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Policial (Página 15) Preso chefão do tráfico em São José dos Pinhais Agência Estado Vitória escapa no final Curitiba Greve dos bancários fecha 30% das agências Educação Vestibular da Federal bate recorde de inscrições O número de candidatos inscritos no Vestibular 2014/2015 da UFPR é o maior da história. Foram 57.144 inscrições efetivadas neste ano e 53.603 no ano passado – um aumento de 6,6%. (Página 16) O Paraná vencia a Ponte Preta, ontem à noite em Campinas, quase até o final da partida. Mas o time paulista fez o gol de empate aos 43 minutos do 2º tempo e o jogo acabou 2x2. (Página 13) Eleições 2014 (Página 4) Datafolha mostra Dilma ampliando liderança Os bancários decidiram en- trar em greve a partir desta terça, por tempo indetermi- nado. Na manhã de ontem, agências amanheceram com adesivos colados nos vidros, indicando a paral- isação, que foi parcial. (Página 5) Agência Brasil

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 04-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

(Página 3)

Paraná

Candidatos ao governofazem último debateSete dos oitos candidatos a governador participaram do último debate, ontem na RPC TV, antes das eleições no próximo domingo.

Curitiba, Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014 Número 2.053 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

A n o t í c i a n o p o n t o .

Ban

da B

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Policial

(Página 15)

Preso chefão do tráficoem São Josédos Pinhais

Agência Estado

Vitória escapa no final

Curitiba

Greve dos bancários fecha 30% das agências

Educação

Vestibular da Federal bate recorde de inscriçõesO número de candidatos inscritos no Vestibular 2014/2015 da UFPR é o maior da história. Foram 57.144 inscrições efetivadas neste ano e 53.603 no ano passado – um aumento de 6,6%.(Página 16)

O Paraná vencia a Ponte Preta, ontem à noite em Campinas, quase até o final da partida. Mas o time paulista fez o gol de empate aos 43 minutos do 2º tempo e o jogo acabou 2x2. (Página 13)

Eleições 2014

(Página 4)

Datafolha mostra Dilma ampliando liderança

Os bancários decidiram en-trar em greve a partir desta terça, por tempo indetermi-nado. Na manhã de ontem, agências amanheceram com adesivos colados nos vidros, indicando a paral-isação, que foi parcial.(Página 5)

Agência Brasil

Page 2: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

EDITORIAL

Uma greve contra os menos favorecidos

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotofácil

Fique LigadoQuarta-feira, 1° de Outubro de 20142 grupor3a.com

- Curitiba amplia o atendimento à população em situação de rua.

- 1.500 casais devem participam do maior casamento coletivo em Curitiba.

- UFPR bate recorde de inscritos para o Vestibular de Verão 2014/2015.

- País registrou 218 assassinatos de homossexuais este ano. - Ebola já deixou pelo menos 3.700 crianças órfãs, diz Unicef.

- Dólar fecha em queda, mas há valorização de mais de 9% no mês.

Imagem do Mundo

Comerciantes lavam seus animais durante o festival sagrado de Eid Al-Adha, em Lahore, no Paquistão

Arif Ali/AFP

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

16º mín

25ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Parcialmente nublado com chuvas

e trovoadas

Chuvas fracas

Parcialmente nublado com chuvas

e trovoadas

São Jerônimo

É incontestável o grande débito que a cultura e os cristãos, de todos os tempos, têm com este santo de inteli-gência brilhante e tempera-mento intratável. Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegia-da. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mes-tres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos anti-gos, nos quais era formado e graduado doutor.

A maior parte das agên-cias bancárias brasi-

leiras amanheceu fechada ontem. O sindicato dos bancários não aceitou a proposta da Fenaban e de-cidiu pela paralisação. In-dependentemente das ra-zões da categoria – que até devem ser justas – o mo-vimento atinge em cheio a classe média baixa e os assalariados. Afinal, quem utiliza ainda os serviços das agências em que é necessá-ria a presença física?

Os empresários e aque-les que têm mais dinheiro

não precisam ir a banco e são capazes de realizar to-das as suas transações on-line. Ou seja, a greve não atinge os “grandes clientes” dos bancos.

A profissão de bancário está ameaçada. É verdade que sempre será necessária a presença de um funcio-nário para o atendimento às pessoas, mas a tendên-cia é que cada vez mais as transações financeiras uti-lizem os recursos virtuais. Portanto, é preciso que a categoria pense na estraté-gia correta de reivindicar. n

Concurso nº 3600

Concurso nº 1639

Concurso nº 632 - BANGU/RJ

Concurso nº 1112

42-43-72-75-78

16-29-34-35-49-51

14-17-18-35-38-39-40

01-02-03-06-07-0812-13-15-16-17-1820-22-24

SOBE

DESCE

O aguardado even-to da Microsoft nesta terça-feira (30) contou com a apresentação do Windows 10. Anun-ciado por Terry Myer-son, diretor-executivo da Microsoft, o novo sistema operacional vai unificar platafor-mas e rodar em todos os devices, de celula-res a tablets, de híbri-dos a computadores desktop. Por isso, em vez de se chamar Win-dows 9, como muitos esperavam, o sistema ganhou um novo nome

que, segundo execu-tivos, representa um marco para a plata-forma da Microsoft, um novo Windows.

S e g u n -do os exe-c u t i v o s , que deixa-ram clara a impor-tância das empresas e governos como consu-midores do Windows, as mudanças vão deixar usuários de computa-dores dektops tradicio-

nais mais confortáveis. “As pessoas que usam PCs, telefones e tablets

para tra-balhar são os mesmos seres hu-manos que usam PCs, telefones e tablets em casa para jogar video-

game”, disse Myerson. “Nós podemos cons-truir uma experiência de usuário que é agra-dável para todos”, expli-ca o executivo. n

Microsoft revela Windows 10

ACONTECEU1°deOUTUBRO

Pelé se despede do futebol em partida realizada no Giants Stadium, em Nova York, entre o Cosmos e o Santos.

Espanha aprova uma lei que dá aos casais homossexuais o direito de casamento, divórcio e adoção de filhos.

Assinado o Tratado de Santo Ildefonso, que encerrou a disputa entre Portugal e Espanha pela posse da colônia sul-americana do Sacramento.

xx

2004

1977

1777

Frase do dia

Frase do dia

Crescendo com Sabedoriapara jovens leitores

por Anabela SabinoEditora Boa Nova

Para Jovens Leitores

16Você conhece

este ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura?”

Ele nos ensina o valor da persistência.

Sinta o gostinho da vitória diante de cada passo dado.

Tente novamente, até conseguir!

A cada tentativa aprenda algo novo.

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 16.500 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Política Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014 3grupor3a.com

Debate tem ataques de Gleisi e Requião contra Richa RPC fez o último confronto de TV antes da eleição

O último debate de televisão entre os candidatos ao

governo do Paraná, rea-lizado na noite de ontem pela RPC, foi marcado por ataques dos senadores Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) ao governador Beto Ri-cha (PSDB), candidato à reeleição. Nas perguntas, o peemedebista e a petis-ta acusaram o tucano de não ter cumprido as pro-messas de campanha da eleição passado e ainda ter cooptado deputados do PMDB com benesses.

Richa adotou uma pos-tura de não atacar, prefe-rindo destacar as realiza-ções da sua administração. Além dos três candidatos melhores colocados na

O debate reuniu sete dos oito candidatos ao governo

Rubens Vandresen/RPC

Últimas pesquisasForam registradas segunda-feira as últimas pesquisas dos instituto Datafolha e Ibope de intenções de voto para Governo do Paraná e para a vaga ao Senado Fede-ral. Ambas estão com divulgação previstas para sába-do (4 de outubro), um dia antes do primeiro turno das eleições. Contando com a Datafolha que será divulga-do nesta quinta-feira (2 de outubro), foram registradas 13 pesquisas com abrangência em todo o estado ao longo do período eleitoral: seis pelo Datafolha, cinco pelo Ibope e duas pelo instituto Radar.

Aécio lideraPesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) mos-tra que no Paraná, o senador Aécio Neves (PSDB) subiu de 28% para 33% e lidera as intenções de voto para a presidência. Marina Silva (PSB) caiu 10 pon-tos e hoje tem 19%. Dilma Rousseff (PT) tinha 29% e agora aparece com 32%. Luciana Genro (PSol) e Pas-tor Everaldo (PSC) aparecem com 1% cada. Os outros seis candidatos não pontuaram.

Salvo-condutoA partir de ontem, os eleitores só podem ser presos ou detidos em flagrante. Até 48 horas depois do en-cerramento das eleições, a legislação proíbe que os eleitores sofram qualquer medida de detenção por processo ou mandado da Justiça. A determinação do Código Eleitoral garante ao eleitor direito ao voto e afasta qualquer tentativa de coação por parte de ins-tituições ou autoridade. Os candidatos já não podem ser presos desde o último dia 20 de setembro.

Orçamento do ParanáA proposta de orçamento do Paraná para 2015 foi entregue à Assembleia Legislativa (Alep) pelo gover-no do estado nesta terça-feira (30). O valor gira em torno de R$ 49,1 bilhões. Se aprovada pelos deputa-dos estaduais, a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano será 12% maior que o valor de 2014, que corresponde a R$ 43,74 bilhões.

Notas políticas

A senadora Gleisi Hoff-mann (PT),

candidata ao governo do Paraná, que até aqui vinha mantendo silên-cio acerca das pesqui-sas de intenção de vo-tos, resolveu contestar os resultados apresen-tados até agora. “Não deixe as pesquisas in-fluenciarem seu voto”, recomendou aos eleito-

res paranaenses.“Gustavo Fruet não

acredita em pesquisas, porque há dois anos, ele era terceiro, hoje é prefeito de Curitiba”, disse. A petista afirmou ainda que o governador Beto Richa (PSDB) tam-bém não acredita em pesquisa. “Aliás, ele só acredita quando apare-ce bem, como nas elei-ções de 2010�.

Gleisi pede para não acreditarem em pesquisas

Fruet, ao lado de Gleisi, cita o que ocorreu com ele

Divulgação

Xxx Eleições 2014

Direção do PMDB abre processo para expulsar Pessuti

Governo do estadoé aprovado por 81%

O diretório estadual do PMDB, presidido pelo ex-deputado federal e candida-to à Câmara, Rodrigo Rocha Loures, divulgou ontem nota de repúdio contra a manifes-tação do ex-governador Or-lando Pessuti, que segunda-feira, durante programa do governador e candidato à re-eleição, Beto Richa (PSDB), pediu aos eleitores que não votem no candidato do par-tido ao governo, senador Ro-berto Requião.

“Pessuti, que visivelmen-te não conseguiu absorver

a derrota na convenção es-tadual, deixou para trás seu passado de PMDB, agindo de forma contrária ao esta-tuto e aos princípios mais fundamentais da ética par-tidária, que sempre foram e continuarão a ser as bases do PMDB. Essa ação carac-teriza descumprimento das normas estatutárias com claro objetivo de tumultu-ar o processo eleitoral, não havendo outra medida se não as legalmente cabíveis”, afirma a nota, assinada por Rocha Loures.

O governo Beto Richa é aprovado por 81% dos pa-ranaenses entre os concei-tos ótimo (6%), bom (41%) e regular (34%), segundo pesquisa Ibope divulgada segunda-feira. Do outro lado, apenas 16% da po-pulação acha o governo tu-cano “ruim” ou péssimo”. A gestão de Beto Richa é aprovada por 58% dos pa-ranaenses e 30% desapro-vam a maneira com que o Estado é administrado. Aqueles que não soube-ram ou não responderam somam 12%.

O instituto perguntou também se os eleitores

confiam ou não em Beto Richa. Para esta etapa, 51% das pessoas entre-vistadas afirmaram que confiam, enquanto 40% responderam o contrário. O Ibope entrevistou 1.204 eleitores, em 65 municí-pios, entre 24 a 28 de se-tembro, por encomenda da Sociedade Rádio Emis-sora Paranaense S/A. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O ní-vel de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Elei-toral (TRE-PR) sob o pro-tocolo PR-00042/2014.

Divulgação

Pessuti apareceu em programa eleitoral de Richa

Richa foi aprovado pela maioria dos pesquisados

pesquisa, o debate reuniu ainda OgierBucchi (PRP), Tulio Bandeira (PTC), Ber-nardo Pilotto (PSol) e Geo-

nísio Marinho (PRTB). O formado adotado

foi a de perguntas entre os candidatos, em al-

guns blocos com temas livre e em outros com assuntos sorteados pela organização.

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

GeralQuarta-feira, 1º de Outubro de 20144 grupor3a.com

O levantamento divulgado nesta terça indica que,

em um eventual segundo turno entre Dilma e Ma-rina, a candidata do PT tem 49% das intenções de voto e a do PSB, 41%. Na semana passada, Dil-ma tinha 47% e Marina, 43%. Na simulação de se-gundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 41% (50% a 39% na semana anterior).

No levantamento an-terior do instituto, divul-

Em simulação de segundo turno, Dilma tem 49% e Marina, 41%

Dilma tem 40%, Marina, 25%, e Aécio, 20%, aponta pesquisa

gado no dia 26, Dilma tinha 40%, Marina, 27%, e Aécio, 18%. O Datafo-lha ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios nos dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para me-nos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da mar-gem de erro de dois pon-tos prevista.

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenado na Ação Penal 470, o proces-so do mensalão, recebeu on-tem (30) autorização para cumprir o restante da pena em casa. Delúbio compare-ceu nesta terça-feira à Vara de Penas Alternativas do Distrito Federal para assinar documento no qual se com-promete a seguir as regras definidas pelo juiz.

Na semana passada, o ministro Luís Roberto Bar-roso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou De-lúbio a cumprir o restante da

pena em regime aberto, por já ter cumprido um sexto da pena, requisito exigido pela Lei de Execução Penal. Ele foi condenado a seis anos e oito meses de prisão no regime semiaberto e já cumpriu dez meses e quatro dias.

De acordo com o Có-digo Penal, o regime aberto deve ser cum-prido em uma casa de albergado, para onde os presos voltam apenas para dormir. Ele deve continuar trabalhando na Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Delúbio terá regras, como horário para chegar ao domicílio

Divulgação

Mensalão

Delúbio Soares cumprirá pena em casa

R$

350,

00

Pesquisa Datafolha divulgada ontem (30) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para presidência:

- Dilma Rousseff (PT): 40%- Marina Silva (PSB): 25%- Aécio Neves (PSDB): 20%- Pastor Everaldo (PSC): 1%- Luciana Genro (PSOL): 1%- Eduardo Jorge (PV): 0%*- Zé Maria (PSTU): 0%*- Rui Costa Pimenta (PCO): 0 %*- Eymael (PSDC): 0%*- Levy Fidelix (PRTB): 0%*- Mauro Iasi (PCB): 0%*- Branco/nulo/nenhum: 5%- Não sabe: 5%

Juiz concede prisão a ex-diretor da Petrobras

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, concedeu hoje (30) prisão domiciliar ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. A decisão foi tomada em troca das informações prestadas por ele no acor-do de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF), na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Conforme o juiz, ca-berá a Polícia Federal (PF) fiscalizar o cum-primento das normas da prisão domiciliar. Costa está preso na Su-perintendência da PF em Curitiba e deverá ser transferido para o Rio de Janeiro, onde tem residência.

TSE recebeu três representações por homofobia contra Fidelix

Três representações contra o candidato fo-ram protocoladas no TSE. A primeira, ajuiza-da pela Comissão Na-cional da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), requer que parte do tempo de propagan-da eleitoral gratuita a que o candidato tem di-reito seja destinada para que entidades de defesa da comunidade LGBT se manifestem sobre as declarações de Fidelix. A OAB também pede a cassação do registro de sua candidatura.

As outras representa-ções propostas pedem ao tribunal que aplique a multa máxima previs-ta para o caso de pro-paganda ilegal, com a agravante desta ter sido feita com o propósito de incitar o ódio. Uma das representações foi apre-sentada, em conjunto, pela também candidata à Presidência da Repú-blica, Luciana Genro, e pelo deputado federal candidato a mais um mandato, Jean Wyllis, ambos do PSOL. A ter-ceira foi ajuizada pelo PSTU. As representa-

ções serão julgadas pelo ministro Herman Ben-jamim.

OAB pede cassação da candidatura de Fidelix

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Geral Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014 5grupor3a.com

CNPJ

de

Cam

panh

a: 2

0.57

8.03

1/00

01-3

1 C

NPJ d

o Jo

rnal:

11.

255.

258/

0001

-55

V

alor d

o an

úncio

: R$

350,

00

TODOS PELO PARANÁ: PSDB - DEM - PSB - PSD - PTB - PP - PPS - PSC - PR - PROS - SD - PSL - PSDC - PMN - PHS - PEN - PTdoB

Paralisação

Varejo no Brasil deve crescer 6% em 2015

Aposentados ocupam Petrobras

Aproximadamente 50 pe-troleiros aposentados ocupa-ram ontem (30) o andar térreo da Petrobras, no centro do Rio. Eles reivindicam a incorpora-ção em suas aposentadorias de benefícios e vantagens conce-didos aos funcionários da ati-va. Também criticaram os re-centes episódios de corrupção na estatal. Os manifestantes tentaram falar com a presiden-ta da empresa, Graça Foster, mas disseram ter sido barrados com truculência pelos agentes de segurança, que os impedi-ram de acessar os elevadores do prédio.

O presidente da Federação Nacional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Petro-bras e Petros (Fenasp), Rodinei

Bernabé Hernandes, explicou que o principal motivo do protesto era contra a discri-minação que os aposentados estavam sofrendo nos últimos anos em relação aos acordos coletivos. “Nós, aposentados, em todos os acordos coletivos, temos tido dificuldades em manter o que diz o regulamen-to do plano de benefícios da Petros [fundo de pensão dos funcionários da Petrobras].

A taxa de crescimento do varejo brasileiro deve fechar 2015 com expan-

são entre 5,5% e 6%, projetou nesta terça-feira, 30, o vice-presidente do Instituto para De-senvolvimento do Varejo (IDV), Fernando de Castro. O resultado tem como premissa uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na casa de 1% a 1,5%.

Para este ano, as estimativas são mais discretas. O PIB prati-camente sem variação de 2014 contribuirá para que o varejo cresça entre 3,5% e 4%. “É um mau sinal para o varejo, que estava crescendo a taxas de 6% a 7% ao ano”, destacou o execu-tivo, presente nesta terça-feira no “Seminário Brasil 2015 - Pers-pectivas para o País”, organizado pela Amcham em São Paulo.

Aposentados criticar-am recentes episódios

Divulgação

Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, informou que a greve será iniciada apenas em agências bancárias

Divulgação

Os bancários de bancos públicos e privados deci-

diram entrar em greve a partir desta terça (30), por tempo indeterminado, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhado-res do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Sindica-tos de todos os estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal. Nesta manhã, agências amanheceram com adesivos colados nos vidros, indicando a para-lisação.

Carlos Cordeiro, pre-sidente da Contraf-CUT, informou que a greve será iniciada apenas em agên-cias bancárias. Caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e cen-tros administrativos con-tinuam funcionando.

Porém, segundo Cor-deiro, existe a possibili-dade de estender a greve

a outros setores se as ne-gociações com a Federa-ção Nacional dos Bancos (Fenaban) demorarem. “A nossa greve sempre co-meça pelas agências ban-cárias. A cada dia que pas-sa que isso [acordo entre a categoria e os bancos] não ocorre, a greve tende a crescer e atingir setores mais estratégicos”, diz Cordeiro.

Greve dos bancários atinge todo o país Categoria pede 12,5% de reajuste e melhores condições de trabalho

Aprovados serão convocados conforme a necessidade da Prefeitura Caboribe rrumquia nem et magnimoles excernat a

Agências bancárias amanhecem repletas de adesivos e cartazes alusivos à greve em Curitiba, Paraná, nesta terça-feira (30)

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Região MetropolitanaQuarta-feira, 1º de Outubro de 20146 grupor3a.com

São José dos Pinhais

Divulgação

Na última semana, no teatro da PUC São José dos Pinhais, a Secretaria muni-cipal de Assistência Social promoveu encontro de profissionais para discutir os “Avanços e desafios da Política de Assistência So-cial do município”.

O seminário, constru-ído a partir de uma pro-posta de capacitação para todos os servidores da As-sistência Social, encerrou um ciclo que teve início no mês de março, totalizando 240 horas Encerrando o evento, o secretário muni-cipal de Assistência Social, Imar Augusto, explicou a importância deste tipo de encontro, no formato de roda de debate, entre os servidores. “Quando nós buscamos qualificação ou reciclagem profissio-

Estão abertas as ins-crições para o Casamento Comunitário, edição 2015, promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e pelo Programa Justiça no Bairro/SESC Cidadão, com o apoio da Prefeitura Mu-nicipal de Pinhais. Os inte-ressados deverão realizar a inscrição nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Desde 2009, já foram realizados mais de 600 ca-samentos, proporcionan-do aos casais a realização

do sonho do matrimônio. O casamento comunitário consiste em uma celebra-ção ecumênica realizada pela idealizadora e coorde-nadora do Programa Justiça no Bairro, a desembargado-ra Drª Joeci Machado Ca-margo. “Muitos casais que participam do casamento comunitário já vivem jun-tos, mas não podem pagar os custos de um cartório. Esta é uma oportunidade de regularizar a união des-sas pessoas”, afirma a de-sembargadora. n

A Festa da Uva busca va-lorizar os agricultores, co-merciantes e as tradições do município de Colombo, oportunizando a divulga-ção de seus produtos e suas potencialidades, através da gastronomia, dança música e artesanato. Em 2014 foi re-alizada a 51ª edição da maior festa da maior colônia italia-na do Estado do Paraná.

Um dos maiores sím-bolos da festa é a Rainha da Uva, que tem como responsabilidade divulgar esse grandioso evento. E,

para aquelas que almejam esse posto, estão abertas as inscrições para o concurso que, além da rainha, defi-nirá as 1ª e 2ª princesas da 52ª Festa da Uva. As inscri-ções poderão ser realiza-das a partir deste dia 01 de outubro a 12 de novembro, no departamento de Cul-tura, na Biblioteca Pública Municipal da Sede e na Bi-blioteca Sucursal. Já a elei-ção acontece no dia 06 de dezembro, no Pavilhão de Eventos (anexo ao Parque Municipal da Uva). n

Seminário com servidoresencerra ciclo de capacitações

nal para aumentamos a eficácia e a qualidade no acompanhamento dos serviços que prestamos a comunidade, a constru-ção coletiva deste apren-

dizado é muito mais fácil. E isto aprimorada e enri-quece cada profissional da Assistência Social de São José dos Pinhais.

Estão todos de para-

béns pelo encerramento deste ciclo, haja vista que em especial este seminá-rio foi articulado e elabo-rado pelos próprios pro-fissionais da Secretaria”. n

Evento debateu a política de assistência social do município

Com a peça “O Segredo da Arca de Trancoso”,

no Teatro Sesi da Rua XV de Novembro, começa nesta quarta-feira (01) a Mostra de Teatro de Bonecos de São José dos Pinhais. A iniciativa da Secretaria de Cultura tem como objetivo in-centivar e apresentar ao grande público a arte bonequeira local.

Com quatro dias de apresentações de peças de teatro de bonecos, através de diversas téc-nicas e variadas anima-ções desta modalidade cênica, o trabalho da Mostra será desenvol-vido pela união de três equipamentos cultu-rais: a Oficina de Bone-cos, a Escola da Cultura e o Museu do Boneco Animado. n

Mostra quer difundir a arte dos bonecos em São José

Divulgação

Cultura

Pinhais Colombo

Começa hoje a Mostra de Teatrode Bonecos

A partir do dia 20 de ou-tubro, a Prefeitura de Almi-rante Tamandaré, através das Secretarias de Saúde e Educação, fará um mu-tirão de saúde nas escolas e creches do município. Serão feitas avaliações to-pométricas (peso e altura), nutricionais, de saúde bu-cal e ocular, além da con-ferência de validade das carteirinhas de vacinação. Essas ações de promoção e prevenção da saúde serão realizadas em todas as 33 escolas municipais e nos 17 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)

existentes na cidade. Além do Programa Saúde na Escola, existe também o programa estadual ‘Boche-cho Com Flúor’, que serve como prevenção à cárie e abrange a faixa etária dos 06 aos 14 anos.

As crianças e adoles-centes da rede municipal de ensino receberão a visita da técnica em Saú-de Bucal, Eva Vania, da coordenadora municipal de Saúde Bucal, Daniele Lima, da coordenado-ra de Atenção Primária, Nanci de Almeida e da nutricionista Gisele. n

Tamandaré fará uma verdadeira blitzda saúde nas escolas do município

Os casamentos comunitáriosvêm sendo realizados desde 2009

A escolha da rainha e princesasacontece no dia 6 de dezembro

Divulgação

Divulgação Divulgação

Almirante Tamandaré

Saúde bucal é assuntode reunião com diretoras de escolas

Casamento Comunitário2015 já está com inscrições abertas

Inscrições para concurso Rainhada Uva abrem hoje

Capacitação teve início em março com 240 horas de atividades

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Geral Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014 7grupor3a.com

Os interessados em mostrar no-vas tecnologias de trânsito para Curitiba têm até o dia 10 de ou-

tubro para protocolar seus projetos para avaliação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

As propostas podem ser das áreas de monitoramento e fiscalização de trânsito, controle do estacionamento regulamen-tado, controle de semáforo e outras tec-nologias voltadas à melhoria e segurança do trânsito na cidade. As informações so-bre o cadastro estão disponíveis em três portarias publicadas pela Setran em se-tembro de 2013 – nº 100, 103 e 110. n

Setran recebe propostas de tecnologias

Trânsito

SMCS

Prefeitura mostra superávit no segundo quadrimestreResultado positivo foi de R$256 milhões em 2014

O resultado orça-mentário da Prefeitura de Curitiba nos pri-meiros oito meses de 2014 foi positivo em R$ 256.973 milhões. Os dados do segundo qua-drimestre fiscal foram apresentados nesta ter-ça-feira (30), pela secre-tária municipal de Fi-nanças, Eleonora Fruet, em audiência pública na Câmara Municipal. A secretária também entregou ao presidente do Legislativo muni-cipal, Paulo Salamuni, o projeto da Lei Orça-mentária Anual (LOA 2015), que deve ser vo-tado até dezembro.

O balanço do qua-drimestre mostra que

a receita do Município – prevista na Lei de Diretrizes Orçamen-tárias (LDO 2014) em

R$ 7,656 bilhões para o total do exercício – ficou até 31 de agos-to em R$ 4.517.083

bilhões. As despesas empenhadas soma-ram R$ 4,260 bilhões no período. n

Eleonora Fruet apresentou os números na Câmara

SMCS

Curitiba terá em dezembro o maior ca-samento coletivo já realizado na cidade. A previsão é que apro-ximadamente 1,5 mil casais participem da celebração, na Arena da Baixada, no dia 7 de dezembro. A iniciativa resulta de uma parce-ria entre a Prefeitura de Curitiba, Poder Ju-diciário, Sistema Feco-mércio (Sesc e Senac);

Cartórios de Registro Civil e o Clube Atlético Paranaense.

As inscrições po-dem ser feitas até o dia 25 de outubro. Podem se inscrever para a ce-rimônia casais com renda de até três salá-rios mínimos por pes-soa - inclusive casais homoafetivos - que queiram se casar pela primeira vez ou fazer a renovação de votos. n

Casamento coletivo na Baixada terá 1.500 casais

Os casais já começaram a se inscrever para o evento

SMCS

Curitiba amplia atendimento à população de rua Rua Buenos Airesserá reaberta em frente ao estádio

Ação Social

SMCS

Divulgação

Curitiba tem hoje dez unidades para atendi-mento à população em situação de rua, das quais seis mantidas pelo Município. O número representa um gran-de avanço em relação a 2012, quando a cidade contava apenas com uni-dades de acolhimento conveniadas. Com a ex-pansão, a capacidade de atendimento passou de 515 vagas em 2012 para 900 em 2014. Além disso, estão em funcionamen-

O trecho bloqueado da Rua Buenos Aires em frente ao estádio Arena da Baixada, entre as ruas Getúlio Vargas e Enge-nheiros Rebouças, será reaberto à passagem de veículos e pedestres. A retirada e realocação de grades no local serão iniciadas até a próxima segunda-feira (06) e via será liberada até sexta-feira (10).

A decisão foi tomada pelas secretarias muni-cipais de Trânsito e de Urbanismo, depois de uma reunião realizada nesta terça-feira (30) com representantes do Clube Atlético Parana-ense para tratar da situ-ação da obra da cober-tura do estádio Arena da Baixada, que deveria ter sido finalizada nesta terça-feira (30). n

A ação social de Curitiba tem dez unidades de atendimento

A ação social de Curitiba tem dez unidades de atendimento

to seis Centros Pop, que atendem durante o dia – o dobro do existente até o início de 2013.

“Até 2012 só havia a Central de Resgate e contávamos apenas com entidades conve-

niadas. Para garantir um atendimento mais humanizado e estru-turado, começamos a trabalhar no reordena-mento dos serviços”, disse a superintenden-te de planejamento da FAS e presidente do CMAS, Jucimeri Silvei-ra. Hoje, além de quatro unidades conveniadas, a Prefeitura mantém cinco unidades pró-prias de acolhimento, e ainda a Central de Res-gate. n

O EstaR pelocelular já está

em fase de testes

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Facebook

Chapéu

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Tadeu conta para Sebastiana e Leonor que Sandra é a menina que foi troca-da por Vitória na maternidade. Rafael tenta contar a verdade para Sandra so-bre a troca de bebês, mas é interrom-pido pela visita de Elísio. Célia avisa a Beatriz que Paulo chegou de Londres. Carlota revela a Vitória que ela não é sua filha e a menina se desespera. Beatriz descobre que Paulo trouxe a namorada Diana para o Brasil.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Duca afirma para Dalva que aban-donará a investigação sobre a ex-namorada de Alan. Heideguer repreende Lobão pelo susto em Duca. Cobra provoca Nat ao notar que a menina observa uma foto de Alan. Dandara aconselha Mari a conversar com os pais. Heideguer culpa Lobão por Duca desistir de procurar a ex-namorada de Alan. Roberta sugere que Delma não for-ce Marcelo a voltar para a yoga.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Verônica pede que Barata seja o padrinho de seu filho. Pamela e Herval se beijam. Caolho e Bira comentam a aproximação entre Ci-dão e Dorothy. Jonas conversa com sua advogada. Pamela flagra Davi e Manuela juntos na Plugar. Fred tenta se explicar para Rita sobre seu envolvimento com Dante. Murphy informa Jonas sobre os aconteci-mentos na Marra. Pamela passa a noite com Herval. Megan visita Jo-nas, que pede para falar com Davi.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

Isis e João Lucas se beijam. Érika con-segue gravar a história de Lorraine e Ismael sem ser percebida. Fernando vê Cristina e Vicente juntos e se enfu-rece. Téo fica animado para contar a José Alfredo a verdade sobre Ismael. Maurílio marca um jantar com Marta. Danielle provoca José Pedro. Cláudio tem mais uma festa de casamento cancelada, e Beatriz o consola. Érika avisa a Lorraine que gravou a confis-são que ela e Ismael fizeram para Ju-liane. Téo procura José Alfredo.

VITÓRIA – RECORD 21H30

Iago e Laíza não se entendem. Ela não concorda em desfazer a sociedade do bar com Mossoró e decide deixar de morar na mesma casa que Iago. Ele fica com ódio de Laíza. Bernardo não acredita em Edu quando o veteriná-rio acusa Iago de ter dopado Vitória. Caíque diz para Rosa que também reparou no jeito afeminado de Paulo Henrique, deixando-a desesperada.

Comédia de costumes que trata da história da intrometida e confu-sa empregada Olímpia (Adriana Esteves) que, em poucas horas, conse-gue armar diversos mal-entendidos na vida de seus patrões, Ínes (Bian-ca Byington) e Eduardo (Cassio Gabus Mendes), e os demais à sua volta.

TV ABERTA

(Globo 14h55)

Trair e Coçar é Só Começar

VariedadesQuarta-feira, 1º de Outubro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014

Filmes de hoje

Paco (Débora Fala-bella) e Tonho (Roberto Bomtempo) são imi-grantes ilegais em Nova York. Enquanto os so-nhos de Tonho se limi-tam a ter um emprego bem-sucedido, Paco quer ser cantora na Big Apple. E está disposta a tudo para conseguir isso. Porém, Tonho aca-ba sendo preso e per-seguido pelo serviço de imigração, o que acaba jogando por terra todas suas expectativas.

TV PAGA

(Prime Box Br 22h)

Dois Perdidos numa Noite Suja

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4Quarta-feira bem tranqüila, especialmente em relação ao seu trabalho. Comece a organizar, planejar e mudar o rumo dos seus negócios. As preocupações são normais. Evite a impetuosidade exagerada. Amor sensível. C. 910 M. 2134

Gêmeos 21/5 a 20/6Período que promete tranquilidade e chances de rea-lizar novos negócios. Você sempre tem convites para trabalhos, portanto não deve desperdiçar tempo. Ganhos com nativos de Câncer, Escorpião e Libra. C. 809 M. 9526

Leão 22/7 a 22/8Nesta fase você sente que seu prestígio fica em alta, mas seu sistema nervoso não deixará você usufruir como deve. Mude seus pensamentos, sua mente é poderosa. A família continua em harmonia. Finanças sem novidades. C. 102 M. 7039

Virgem 23/8 a 22/9Quarta-feira em que pode tratar de assuntos domésticos e imobiliários. Sucesso nos novos negócios. Evite desavenças em seu trabalho, nada de críticas. Cuide mais da saúde, evi-te o sal, gordura e bebidas. C. 920 M. 8741

Libra 23/9 a 22/10Fase em que recebe o apoio da família e pode sair para com-pras domésticas, visitas para rever parentes e dar apoio aos nativos de Virgem e Aquário. Lucros em negócios imobiliá-rios. Amor com decisões de convivência. C. 754 M. 3685

Escorpião 23/10 a 21/11Como você já está sabendo e sentindo a atual fase é bastan-te difícil. O clima astral deve ser vencido com determinação e habilidade para você não sair perdendo. Evite viagens, compras e decisões de negócios. C. 143 M. 4657

Sagitário 22/11 a 21/12Marte, presente no seu signo, faz com que fique mais nervoso do que de costuma e tenha problemas com as finanças. Peça ajuda nos negócios e não discuta com na-tivos de Áries, Câncer e Capricórnio. Saúde sensível. C. 325 M. 6208

Capricórnio 22/12 a 21/1A Lua se encontra no seu signo e você estará mais equili-brado em relação às suas emoções. O trabalho estará tra-zendo novidades positivas. Chances de organizar melhor suas finanças e voltar a ganhar mais. C. 275 M. 0318

Aquário 22/1 a 18/02Você se encontra recebendo indicações desfavoráveis da Lua. Precisará de mais cautela nas transações financei-ras. Evite compras no crediário, discussões com a família e não magoe ninguém. C. 086 M. 5892

Peixes 19/2 a 19/03Dia totalmente positivo, especialmente para acertar pequenos problemas no ambiente de trabalho. Evite qualquer atitude de exigência com a família. Sua sen-sibilidade estará acentuada e você cria problemas com seu amor. C. 597 M. 4463

A Astrologia é a mãe das Ciências Herméticas; é a base fundamental da

Magia. Dela nasceu a liturgia, que passou para as religiões e para a Maçonaria. Os momentos astrológicos determinam os períodos favoráveis e desfavoráveis.

Quem nasceu hojeTem uma inteligência acima da média, ou

seja, conseguirá se sobressair nos campos em que atuar. A facilidade para fazer amizades é um dos pontos fortes deste nativo. Estará sempre ligado ao lar e assuntos familiares. É habilidoso, apaixonado e leal.

AlertaDesde as 01h42, os aquarianos estão

recebendo a influência negativa do alerta. Tenha cautela com amizade recente ou transação financeira. Pense bem antes de qualquer tipo de mudança. Controle seus impulsos no amor. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Dia em que suas atividades profissionais serão impul-sionadas pela força de Marte, dando energia e coragem e ao mesmo tempo com lucros inesperados. Organize viagens, compras e visitas. Firmeza no amor. C. 436 M. 5170

Câncer 21/6 a 21/7Saiba usar o otimismo que Júpiter está indicando em sua casa de trabalho e finanças. Haverá oportunidade para mudar completamente a situação financeira. Fica-rá espantado com a ajuda que receberá. C. 661 M. 1979

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Cantor Gian sofre AVC e é internado

Luana Piovani explica saída das redes sociaisNa última segunda-feira

(29), o cantor Gian, da du-pla com Giovani, foi inter-nado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os

médicos ainda não descar-taram a suspeita de que o artista, de 47 anos de idade, esteja com algum proble-ma no coração. Segundo Gian, o mal estar teve início no último domingo (28). O

cantor acredita que o mal súbito foi ocasionado por uma crise nervosa que ele teve ao saber que a sua mu-lher, a blogueira Tati Mora-to, estava sofrendo insultos no Instagram. n

A atriz, que encerrou sua conta no Twitter este ano, reconheceu que se sentia incomodada com as críti-cas que recebe dos internautas. “...dá uma incomodada porque o mal fica”, disse, explicando porque deci-diu deixar as redes sociais. “Chegou a um lugar perigoso. Eu estava qua-se recebendo ameaças de morte.” n

A amizade dos atores chegou ao fim, não se falam há cerca de seis me-ses. A confusão teria ocorrido sete meses após passarem a di-vidir a mesma casa. Tanta afinidade, le-vou a dupla a morar junto em uma casa na Barra da Tijuca, de 350 metros qua-drados, em agosto de 2013. O pivô do rompimento entre

os bonitões seria a atual esposa de Andrade. A empre-sária paulista Joyce Alvares teria ficado incomodada com o entra e sai de mu-lheres na casa do então namorado e lhe deu um ultima-to. O ator escolheu a parceira com quem se casou no final de junho. Castro não foi sequer convidado para a cerimônia. n

AgNews

Divulgação/TV Globo

Reprodução

Reprodução

Divulgação

Divulgação

Instagram

Brigados

Fim de amizade de Caio Castro e Rodrigo Andrade

Belo faz pausa para cuidar da saúde

Bianca Rinaldi recusa convite para retornar à Record

Após o fim de “Em Família”, em ju-lho deste ano, Bianca Rinaldi recebeu uma proposta para voltar à Record. No entanto, a atriz recusou. A loira foi convidada para viver a Miriam da no-vela “Os Dez Mandamentos”. Bianca, no entanto, teria preferido ficar dis-ponível caso receba convite para um novo trabalho na Globo. n

Instagram

Ele tem apenas 23 anos e já coleciona prêmios, colocações em rankings de popularidade e fatu-ramento que superam até mesmo artistas inter-nacionais. Luan Santana é um fenômeno. O astro do pop sertanejo chega aCuritiba, nesta semana, para três shows da turnê do seu novo trabalho, “O Nosso Tempo É Hoje”. As apresentações aconte-cem no palco do Teatro Guaira (R: Conselheiro

O cantor disse que precisou suspender suas atividades pro-fissionais para cuidar de sua saúde. Belo foi diagnosticado com síndrome do pânico. Se-gundo a assessoria de imprensa do artista, o afastamento dos palcos foi uma decisão do mé-dico que está cuidando dele. A equipe do cantor especula que o pagodeiro retome suas ativi-dades no final de outubro. n

Aos 54 anos, o ator acredita que seja a hora de parar de trabalhar nos Estados Unidos para voltar à indústria cine-matográfica espanho-la. “Hollywood deixou de ser o que era, agora

Expoentes do metal progressivo mundial, acla-mados pela crítica e pelo público por sua enorme habilidade instrumental, os norte-americanos do Dream Theater já estão no Brasil para uma sé-rie de shows da sua nova turnê mundial, “Along for the Ride Tour”. Com rea-

lização da Prime, a escala em Curitiba acontece na quinta, dia 02 de outubro em única apresentação no palco do Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143), às 22h30. Os ingressos estão disponíveis e variam de R$120,00 (meia-entrada) a R$440,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Luan Santana em Curitiba

Dream Theater chega a Curitiba

Laurindo, s/n) nestasexta (03.10) às 21h15, sábado (04.10) às 21horas e no domingo (05.10) às 19ho-ras. Os ingressos estão disponíveis e variam de R$86,00 (meia-entrada) a R$556,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Chapéu

Antonio Banderas diz adeus à Hollywood

Divulgação

é apenas uma marca. Eu posso ter o nome da marca em mim durante toda a minha vida, mas eu quero fazer mais fil-mes para o meu país”, revelou. O veterano con-fessou ainda que seu sotaque sempre foi um problema na indústria norte-americana. n

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Facebook

Chapéu

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Tadeu conta para Sebastiana e Leonor que Sandra é a menina que foi troca-da por Vitória na maternidade. Rafael tenta contar a verdade para Sandra so-bre a troca de bebês, mas é interrom-pido pela visita de Elísio. Célia avisa a Beatriz que Paulo chegou de Londres. Carlota revela a Vitória que ela não é sua filha e a menina se desespera. Beatriz descobre que Paulo trouxe a namorada Diana para o Brasil.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Duca afirma para Dalva que aban-donará a investigação sobre a ex-namorada de Alan. Heideguer repreende Lobão pelo susto em Duca. Cobra provoca Nat ao notar que a menina observa uma foto de Alan. Dandara aconselha Mari a conversar com os pais. Heideguer culpa Lobão por Duca desistir de procurar a ex-namorada de Alan. Roberta sugere que Delma não for-ce Marcelo a voltar para a yoga.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Verônica pede que Barata seja o padrinho de seu filho. Pamela e Herval se beijam. Caolho e Bira comentam a aproximação entre Ci-dão e Dorothy. Jonas conversa com sua advogada. Pamela flagra Davi e Manuela juntos na Plugar. Fred tenta se explicar para Rita sobre seu envolvimento com Dante. Murphy informa Jonas sobre os aconteci-mentos na Marra. Pamela passa a noite com Herval. Megan visita Jo-nas, que pede para falar com Davi.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

Isis e João Lucas se beijam. Érika con-segue gravar a história de Lorraine e Ismael sem ser percebida. Fernando vê Cristina e Vicente juntos e se enfu-rece. Téo fica animado para contar a José Alfredo a verdade sobre Ismael. Maurílio marca um jantar com Marta. Danielle provoca José Pedro. Cláudio tem mais uma festa de casamento cancelada, e Beatriz o consola. Érika avisa a Lorraine que gravou a confis-são que ela e Ismael fizeram para Ju-liane. Téo procura José Alfredo.

VITÓRIA – RECORD 21H30

Iago e Laíza não se entendem. Ela não concorda em desfazer a sociedade do bar com Mossoró e decide deixar de morar na mesma casa que Iago. Ele fica com ódio de Laíza. Bernardo não acredita em Edu quando o veteriná-rio acusa Iago de ter dopado Vitória. Caíque diz para Rosa que também reparou no jeito afeminado de Paulo Henrique, deixando-a desesperada.

Comédia de costumes que trata da história da intrometida e confu-sa empregada Olímpia (Adriana Esteves) que, em poucas horas, conse-gue armar diversos mal-entendidos na vida de seus patrões, Ínes (Bian-ca Byington) e Eduardo (Cassio Gabus Mendes), e os demais à sua volta.

TV ABERTA

(Globo 14h55)

Trair e Coçar é Só Começar

VariedadesQuarta-feira, 1º de Outubro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014

Filmes de hoje

Paco (Débora Fala-bella) e Tonho (Roberto Bomtempo) são imi-grantes ilegais em Nova York. Enquanto os so-nhos de Tonho se limi-tam a ter um emprego bem-sucedido, Paco quer ser cantora na Big Apple. E está disposta a tudo para conseguir isso. Porém, Tonho aca-ba sendo preso e per-seguido pelo serviço de imigração, o que acaba jogando por terra todas suas expectativas.

TV PAGA

(Prime Box Br 22h)

Dois Perdidos numa Noite Suja

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4Quarta-feira bem tranqüila, especialmente em relação ao seu trabalho. Comece a organizar, planejar e mudar o rumo dos seus negócios. As preocupações são normais. Evite a impetuosidade exagerada. Amor sensível. C. 910 M. 2134

Gêmeos 21/5 a 20/6Período que promete tranquilidade e chances de rea-lizar novos negócios. Você sempre tem convites para trabalhos, portanto não deve desperdiçar tempo. Ganhos com nativos de Câncer, Escorpião e Libra. C. 809 M. 9526

Leão 22/7 a 22/8Nesta fase você sente que seu prestígio fica em alta, mas seu sistema nervoso não deixará você usufruir como deve. Mude seus pensamentos, sua mente é poderosa. A família continua em harmonia. Finanças sem novidades. C. 102 M. 7039

Virgem 23/8 a 22/9Quarta-feira em que pode tratar de assuntos domésticos e imobiliários. Sucesso nos novos negócios. Evite desavenças em seu trabalho, nada de críticas. Cuide mais da saúde, evi-te o sal, gordura e bebidas. C. 920 M. 8741

Libra 23/9 a 22/10Fase em que recebe o apoio da família e pode sair para com-pras domésticas, visitas para rever parentes e dar apoio aos nativos de Virgem e Aquário. Lucros em negócios imobiliá-rios. Amor com decisões de convivência. C. 754 M. 3685

Escorpião 23/10 a 21/11Como você já está sabendo e sentindo a atual fase é bastan-te difícil. O clima astral deve ser vencido com determinação e habilidade para você não sair perdendo. Evite viagens, compras e decisões de negócios. C. 143 M. 4657

Sagitário 22/11 a 21/12Marte, presente no seu signo, faz com que fique mais nervoso do que de costuma e tenha problemas com as finanças. Peça ajuda nos negócios e não discuta com na-tivos de Áries, Câncer e Capricórnio. Saúde sensível. C. 325 M. 6208

Capricórnio 22/12 a 21/1A Lua se encontra no seu signo e você estará mais equili-brado em relação às suas emoções. O trabalho estará tra-zendo novidades positivas. Chances de organizar melhor suas finanças e voltar a ganhar mais. C. 275 M. 0318

Aquário 22/1 a 18/02Você se encontra recebendo indicações desfavoráveis da Lua. Precisará de mais cautela nas transações financei-ras. Evite compras no crediário, discussões com a família e não magoe ninguém. C. 086 M. 5892

Peixes 19/2 a 19/03Dia totalmente positivo, especialmente para acertar pequenos problemas no ambiente de trabalho. Evite qualquer atitude de exigência com a família. Sua sen-sibilidade estará acentuada e você cria problemas com seu amor. C. 597 M. 4463

A Astrologia é a mãe das Ciências Herméticas; é a base fundamental da

Magia. Dela nasceu a liturgia, que passou para as religiões e para a Maçonaria. Os momentos astrológicos determinam os períodos favoráveis e desfavoráveis.

Quem nasceu hojeTem uma inteligência acima da média, ou

seja, conseguirá se sobressair nos campos em que atuar. A facilidade para fazer amizades é um dos pontos fortes deste nativo. Estará sempre ligado ao lar e assuntos familiares. É habilidoso, apaixonado e leal.

AlertaDesde as 01h42, os aquarianos estão

recebendo a influência negativa do alerta. Tenha cautela com amizade recente ou transação financeira. Pense bem antes de qualquer tipo de mudança. Controle seus impulsos no amor. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Dia em que suas atividades profissionais serão impul-sionadas pela força de Marte, dando energia e coragem e ao mesmo tempo com lucros inesperados. Organize viagens, compras e visitas. Firmeza no amor. C. 436 M. 5170

Câncer 21/6 a 21/7Saiba usar o otimismo que Júpiter está indicando em sua casa de trabalho e finanças. Haverá oportunidade para mudar completamente a situação financeira. Fica-rá espantado com a ajuda que receberá. C. 661 M. 1979

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Cantor Gian sofre AVC e é internado

Luana Piovani explica saída das redes sociaisNa última segunda-feira

(29), o cantor Gian, da du-pla com Giovani, foi inter-nado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os

médicos ainda não descar-taram a suspeita de que o artista, de 47 anos de idade, esteja com algum proble-ma no coração. Segundo Gian, o mal estar teve início no último domingo (28). O

cantor acredita que o mal súbito foi ocasionado por uma crise nervosa que ele teve ao saber que a sua mu-lher, a blogueira Tati Mora-to, estava sofrendo insultos no Instagram. n

A atriz, que encerrou sua conta no Twitter este ano, reconheceu que se sentia incomodada com as críti-cas que recebe dos internautas. “...dá uma incomodada porque o mal fica”, disse, explicando porque deci-diu deixar as redes sociais. “Chegou a um lugar perigoso. Eu estava qua-se recebendo ameaças de morte.” n

A amizade dos atores chegou ao fim, não se falam há cerca de seis me-ses. A confusão teria ocorrido sete meses após passarem a di-vidir a mesma casa. Tanta afinidade, le-vou a dupla a morar junto em uma casa na Barra da Tijuca, de 350 metros qua-drados, em agosto de 2013. O pivô do rompimento entre

os bonitões seria a atual esposa de Andrade. A empre-sária paulista Joyce Alvares teria ficado incomodada com o entra e sai de mu-lheres na casa do então namorado e lhe deu um ultima-to. O ator escolheu a parceira com quem se casou no final de junho. Castro não foi sequer convidado para a cerimônia. n

AgNews

Divulgação/TV Globo

Reprodução

Reprodução

Divulgação

Divulgação

Instagram

Brigados

Fim de amizade de Caio Castro e Rodrigo Andrade

Belo faz pausa para cuidar da saúde

Bianca Rinaldi recusa convite para retornar à Record

Após o fim de “Em Família”, em ju-lho deste ano, Bianca Rinaldi recebeu uma proposta para voltar à Record. No entanto, a atriz recusou. A loira foi convidada para viver a Miriam da no-vela “Os Dez Mandamentos”. Bianca, no entanto, teria preferido ficar dis-ponível caso receba convite para um novo trabalho na Globo. n

Instagram

Ele tem apenas 23 anos e já coleciona prêmios, colocações em rankings de popularidade e fatu-ramento que superam até mesmo artistas inter-nacionais. Luan Santana é um fenômeno. O astro do pop sertanejo chega aCuritiba, nesta semana, para três shows da turnê do seu novo trabalho, “O Nosso Tempo É Hoje”. As apresentações aconte-cem no palco do Teatro Guaira (R: Conselheiro

O cantor disse que precisou suspender suas atividades pro-fissionais para cuidar de sua saúde. Belo foi diagnosticado com síndrome do pânico. Se-gundo a assessoria de imprensa do artista, o afastamento dos palcos foi uma decisão do mé-dico que está cuidando dele. A equipe do cantor especula que o pagodeiro retome suas ativi-dades no final de outubro. n

Aos 54 anos, o ator acredita que seja a hora de parar de trabalhar nos Estados Unidos para voltar à indústria cine-matográfica espanho-la. “Hollywood deixou de ser o que era, agora

Expoentes do metal progressivo mundial, acla-mados pela crítica e pelo público por sua enorme habilidade instrumental, os norte-americanos do Dream Theater já estão no Brasil para uma sé-rie de shows da sua nova turnê mundial, “Along for the Ride Tour”. Com rea-

lização da Prime, a escala em Curitiba acontece na quinta, dia 02 de outubro em única apresentação no palco do Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143), às 22h30. Os ingressos estão disponíveis e variam de R$120,00 (meia-entrada) a R$440,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Luan Santana em Curitiba

Dream Theater chega a Curitiba

Laurindo, s/n) nestasexta (03.10) às 21h15, sábado (04.10) às 21horas e no domingo (05.10) às 19ho-ras. Os ingressos estão disponíveis e variam de R$86,00 (meia-entrada) a R$556,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Chapéu

Antonio Banderas diz adeus à Hollywood

Divulgação

é apenas uma marca. Eu posso ter o nome da marca em mim durante toda a minha vida, mas eu quero fazer mais fil-mes para o meu país”, revelou. O veterano con-fessou ainda que seu sotaque sempre foi um problema na indústria norte-americana. n

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

GeralQuarta-feira, 1º de Outubro de 201410 grupor3a.com

Telefonia

Enquanto no Chile, onde a população to-tal é quase 18 milhões de pessoas, ocorreram quatro assassinatos de transexuais, travestis, lésbicas, bissexuais ou gays (LGBT) no ano passado, no Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, o número foi 313 homicídios, se-gundo levantamento feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). “Comparei esses índices e vi que a chance de um LGBT ser assassinado aqui é 80 vezes maior”, explicou o antropólogo Luiz Mott, um dos pioneiros do movimento no país.

Mott é o responsá-vel pela pesquisa feita há mais de dez anos e baseada em notícias di-vulgadas pela imprensa e denúncias coletadas principalmente em ci-dades do interior do país, onde as estruturas de garantia de direitos

O primeiro dos seis lotes de te-lefonia de quarta

geração (4G) na faixa de 700 mega-hertz (MHz) foi arrematado pela opera-dora Claro, com uma pro-posta de R$ 1, 947 bilhão. O valor apresentado pela empresa representa ágio de praticamente 1% ante os R$ 1,927 bilhão defini-do como preço mínimo da outorga para cada um dos três lotes nacionais. O segundo lote ficou com

a TIM por praticamente o mesmo valor da Claro. O terceiro lote foi arrema-tado pela Vivo, pelo preço mínimo de outorga.

Dos seis lotes, três têm abrangência nacional. O quarto lote abrange todo o território nacional, menos as áreas destina-das aos lotes 5 (87 mu-nicípios de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo) e 6 (mu-nicípios de Londrina e Tamarana, no Paraná). n

Claro, TIM e Vivo arrematam três primeiros lotes

humanos é mais precá-ria. Segundo ele, 44% dos casos de homofobia letal identificados em todo o mundo ocorrem em terri-tório brasileiro.

Só no último mês fo-ram registradas 16 ocor-rências. De janeiro até hoje, foram 218 mortes de LGBT no país, dos quais

71 por tiros, 70 a facadas, 21 espancados, 20 por as-fixia, 11 a pauladas e seis apedrejados, entre outros.

Apesar dos números apontarem que a maior parte dos casos envolvem gays (124), Mott explicou que os transexuais são, proporcionalmente, os mais afetados pelos cri-

mes. “Enquanto os gays representam 10% da popu-lação, cerca de 20 milhões, as travestis não chegam a 1 milhão e têm número de assassinatos quase igual ao de gays”. Este ano, 84 tra-vestis foram assassinadas, número bem superior ao de lésbicas (cinco) e bisse-xuais (dois). n

Tânia Rêgo/ABr

Reprodução

Ato pela criminalização da homofobia, na praia de Copacabana, no Rio

Nos últimos 30 dias foram registradas 16 ocorrências

Brasil registrou 218 assassinatos de gays em 2014

Representantes da Segurança Pública participam de curso para padronizar ações integradas no próximo domingo (5)

Brasil

ABr

Nelson Jr./STF

A exemplo da ação implantada du-rante a Copa do Mundo, no próxi-

mo domingo (5), primeiro turno das eleições, as forças de segurança dos 26 esta-dos e do Distrito Federal estarão interligados à Jus-tiça Eleitoral. O objetivo é evitar e combater práticas criminosas durante a vota-ção. No Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília, e nas 27 unidades da Federação, agentes de segurança troca-rão informações, em tempo

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal, Ibaneis Rocha, recomendou a rejeição do pedido apresen-tado pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ministro aposentado Joaquim Barbosa (foto) para reativar seu registro de advogado.

Barbosa requisitou a re-ativação do registro no úl-

O Governo Central (Tesouro Nacional, Banco Central e Previ-dência Social) registrou em agosto último defi-cit primário de R$ 10,4 bilhões, o pior resulta-do desde 1997, segun-do relatório divulgado pelo Tesouro Nacional nesta terça-feira (30).

O déficit, de acordo com o conceito de con-tas públicas, corres-ponde ao impacto das despesas do mês. Estas

superaram as receitas, o que tornou impossí-vel para a equipe eco-nômica realizar econo-mia para abater juros da dívida pública no período.

No mesmo mês de 2013, o deficit foi bem menor: R$ 2,2 bilhões. No acumulado do ano, até o período, o resulta-do é inferior em R$ 33,7 bilhões ao resultado apurado no mesmo pe-ríodo do ano passado. n

Déficit primário atinge R$ 10,4 bilhões

real, assim como ocorreu nos 32 dias de Copa nas 12 cidades-sedes do evento.

De acordo com a secre-tária Nacional de Justiça, Regina Miki, o acompanha-mento on line das eleições permitirá às forças de segu-rança agir com rapidez no combate a eventuais delitos. “Precisamos entender que as informações em tempo real possibilitam a agilidade. Se tivermos informação de um crime, poderemos agir muito mais rápido, porque teremos isso on line”, disse a secretária. n

OAB-DF pede rejeição do registro de advogado para BarbosaA meta fiscal do Governo Central estabelecida pela equipe econômica para o segundo quadrimestre é R$ 39 bilhões, mas o realizado, informou o Tesouro Nacional, ficou longe: R$ 3,1 bilhões, ou 7,8% da expectativa.

Reprodução

Segurança das eleições será interligada nos 27 estados

timo dia 19. Qualquer pes-soa poderia questionar, até 26 de setembro, o pedido do ministro aposentado. O próprio presidente da OAB distrital impugnou (con-testou) a solicitação. Agora, caberá a uma comissão da OAB-DF decidir se concede ou não o registro.

Por meio da assessoria, Jo-aquim Barbosa afirmou que

não comentará o episódio até que seja formalmente comu-nicado da impugnação.

JustificativaNo entendimento de

Ibaneis Rocha, Joaquim Barbosa não pode obter o registro porque, segundo ele, feriu o Estatuto da Ad-vocacia quando foi presi-dente do Supremo. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Geral Quarta-feira, 1° de Outubro de 2014 11grupor3a.com

O crescimento de Dilma Rousseff nas pesquisas a poucos dias da eleição con-tinua espalhando cautela pelo mercado de capitais brasileiro. Após amargar a maior queda diária em três anos na última segunda (4,52%), o Ibovespa man-teve o viés negativo nesta terça-feira, quando chegou a cair 1,95% na mínima do dia. No decorrer da sessão, o índice diminuiu as perdas e terminou com recuo de 0,93%, aos 54.115 pontos. O giro financeiro foi de R$ 10,6 bilhões. Com a queda, o Ibovespa amargou perdas de 11,70% em setembro – a

Bolsa amarga a maior queda mensal em 2 anosAvanço de Dilma na corrida ao Planalto fez o índice recuar 11,7% , segundo analistas

maior desvalorização men-sal desde maio de 2012. No ano, os ganhos diminuíram para 5,06%. Vale destacar que Datafolha e Ibope po-dem divulgar novas pesqui-sas a qualquer instante.

Redução“A leve melhora do Ibo-

vespa durante o pregão acompanhou a redução da queda dos papéis dos ban-cos. Mas a maior influência negativa veio das ações das estatais, influenciadas pelo cenário eleitoral”, disse o analista de renda variável da São Paulo Investments, Fabio Lemos. Bradesco

PN recuou 2,38% e Itaú PN caiu 3,39%. A agência de classificação de risco Moody’s anunciou que irá revisar a perspectiva para o sistema bancário brasileiro para “negativo”. O relatório com os detalhes da decisão será divulgado na próxima sexta-feira (3).

Entre as estatais, Pe-trobras PN perdeu 2,74% e acumulou queda de 22,5% no mês; Eletrobras ON recuou 4,65% e per-deu 19,51% em setembro. Na ponta negativa, Banco do Brasil ON desvalorizou 7,26% aumentando a per-da mensal para 27,03%. nInvestidores da Ibovesta aproveitaram as altas recentes para embolsar lucros

Exame

Audiovisual injetou cerca de R$ 20 bilhões na economia em 2013

A indústria de audiovi-sual contribuiu, em 2009, com 0,57% do Produto In-terno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), sendo R$ 19,8 bi-lhões de contribuição di-reta à economia brasileira e R$ 15 bilhões de forma indireta. Os resultados, em valores de 2013 corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte do estudo inédito

Contribuição Econômica do Setor Audiovisual Bra-sileiro, apresentado nesta segunda-feira (29) no Rio-Market, área de negócios do Festival do Rio, evento que traz, até o dia 8 de ou-tubro, os destaques cine-matográficos do ano no país. O RioMarket ocorre pa-ralelamente às exibições e é o canal para que executivos, diretores, técnicos e roteiris-tas negociem produções e discutam formas de desen-volver, produzir e comercia-lizar novos filmes. n Setor é comparável a outros como turismo, impressão e esportes

Reprodução UFSC

Vale fecha outra mina de carvão na Austrália

Economia

Baixos preços inter-nacionais e restrições às importações chinesas de carvão levaram a Vale e a japonesa Sumitomo a de-cidir pela suspensão da produção da mina de Isaac Plains, em Queensland, na Austrália. Com a medida, as empresas seguem a BHP

Billinton e a Mitsubishi, que anunciaram na sema-na passada cortes de vagas em minas australianas, ci-tando “condições difíceis” do mercado. Este ano, a Vale já havia comunicado a suspensão de atividades no projeto Integra Coal, tam-bém na Austrália.

Em comunicado divul-gado pela manhã, a Vale informou que estaria “to-mando as medidas neces-sárias para colocar a mina de carvão de Isaac Plains, na Austrália, em care and maintenance (suspensão de atividades com possi-bilidade de retorno), dado

que a operação não é eco-nomicamente viável nas atuais condições de mer-cado”. “A decisão é consis-tente com a estratégia da Vale de focar na disciplina na alocação de capital e maximizar valor aos seus acionistas”, concluiu a empresa. n

É a segunda parada de atividades anunciada este ano pela companhia no país

Brasil Econômico

O Banco Central (BC) e a Escola de Adminis-tração Fazendária (Esaf) abriram as inscrições para a segunda turma do curso online Gestão de Finanças Pessoais. Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de outubro.

De acordo com BC, mais de 3 mil pessoas ins-creveram-se na primeira turma do curso, que teve início no último dia 23 e vai até 23 de outubro.

O curso da segunda tur-ma (20 horas de duração) será realizado de 14 de outubro a 16 de novembro.

O aluno frequenta o curso online de acordo com sua conveniência (não há obri-gatoriedade de dedicação

mínima diária).Segundo o BC, o cur-

so é aberto à sociedade, gratuito, construído de for-ma lúdica e com conceitos básicos sobre temas do cotidiano das pessoas. Os módulos/temas são: nos-sa relação com o dinheiro; orçamento pessoal ou fa-miliar; crédito e endivida-mento; consumo planeja-do e consciente; poupança e investimento; prevenção e proteção; consumindo serviços financeiros. n

BC abre inscrições para curso de gestão de finanças pessoais

As eleições que ocorrerão no próximo domingo (5) terão a colaboração de 1,3 milhão de voluntá-rios, de um total de 2,4 milhões de mesários que vão trabalhar, auxiliando os elei-tores. O número de alis-tamentos espontâneos este ano é quase três ve-zes maior do que o das últimas eleições gerais,

em 2010, quando 404,7 mil mesários trabalha-ram voluntariamente

– o total era 2,1 milhões de pes-

soas.O aumen-

to no número de cidadãos

dispostos a trabalhar es-

p o n t a n e a m e n t e nas eleições é resultado de um programa de in-centivos da Justiça Elei-toral, que começou em 2004. n

Eleições terão o triplo de mesários voluntários

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

EsportesQuarta-feira, 1º de Outubro de 201412 grupor3a.com

R. José Loureiro, 111, sobreloja - Centro - Fone: 3363-1734 R. Da Glória, 297 - Centro Cívico - Fone: 3352-2611 www.audifone.com.br LIGUE GRÁTIS: 0800-6032828

Estacionamento anexo

Estacionamento próprio

- Laboratório próprio

- Entrega em 24h

- Produtos médicos

- Meias compressivas

- Pilhas e baterias

Promoção de aniversário:Aparelhos com descontos

de até

30%

26 ANOS!!!

A Polícia Civil indiciou qua-tro torcedores do Grêmio por

injúria racial no inqué-rito do caso Aranha. Os documentos serão re-metidos à Justiça nesta terça-feira. No dia 28 de agosto, na vitória de 2 a 0 do Santos sobre o time gaúcho, pela Copa do Brasil, os gremistas fo-ram flagrados ao gritar ofensas de cunho racista ao goleiro adversário.

Conforme o delegado regional de Porto Alegre, Cleber Ferreira, sete pes-soas foram identificadas cometendo supostas in-júrias contra o goleiro do Santos, porém, quatro deles foram indiciados. Entre eles, está Patrícia Moreira, a jovem que foi flagrada por câmeras de

Goleiro santista foi ofendido em jogo contra o Grêmio pela Copa do Brasil

Polícia indicia quatro por injúria contra Aranha

Patrícia Moreira foi flagrada chamando o goleiro santista de macaco

TV gritando a palavra “ma-caco”. Além de Patrícia, estão nos documentos os nomes de Éder Braga, que é negro, Rodrigo Rychter e Fernan-do Ascal. Outros dois tor-cedores também aparecem durante as gravações, mas a perícia ainda não com-provou que eles praticaram algum ato criminoso. Com o inquérito concluído, ele é

Divulgação

encaminhado à Justiça, que o remete ao Ministé-rio Público. Caso o MP de-nuncie os indiciados, eles serão julgados pela Justi-ça. Ainda de acordo com a polícia, as investigações vão continuar para identi-ficar nome e endereço dos outros quatro torcedores que acabaram não sendo indiciados.

São Caetano chegou ao fundo do poço. Um dos times mais carismáticos do Brasil, o Azulão foi re-baixado para a Série D do Campeonato Brasileiro na noite desta segunda-feira e confirmou o terrí-vel momento da história do clube que assombrou o País no início do século 21. A queda para a quarta divisão nacional – após derrota do Caxias para o Guarani por 1 a 0 – foi apenas uma dentre as tantas que a equipe so-freu nos últimos anos. Depois de descer à Série

B em 2006, o São Caetano não conseguiu mais vol-tar à elite e, além de ter despencado em âmbito nacional, ocupa também a segunda divisão do Campeonato Paulista.

Mas nem sempre foi assim. Inaugurada em 1989 com o nome de So-ciedade Esportiva Recre-ativa União Jabaquara, a Associação Desportiva São Caetano conseguiu há pelos menos 14 anos o que para muitos clubes parecia impossível: figu-rar dentre os principais times do País.

São Caetano vai para Série D

Rebaixamento

Erupção de vulcão pode atrapalhar treino da F-1

O “despertar” do Monte Ontake, o segundo vulcão

mais alto do Japão, pode atrapalhar a realização da etapa deste fim de semana da Fórmula 1. Após entrar em erupção no sábado, as cinzas e a fumaça lançadas pelo vulcão estão provocan-do o desvio de voos com destino ao país asiático. Com isso, há o risco de que nem todos os pilo-tos cheguem a tempo das primeiras sessões de trei-nos livres em Suzuka, a 140km do Monte Ontake. As atividades começam nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília) - 10h de sex-ta-feira no horário local. As informações são do jornal alemão “Bild”.

Ainda segundo a pu-blicação alemã, mesmo com o risco existente, os organizadores do GP do Japão acreditam que to-dos os pilotos consigam chegar ao país antes dos treinos livres.

Um dos pontos altos da história do clube foi o vice-campeonato da Libertadores em 2002

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Esportes Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014 13grupor3a.com

Divulgação

Divulgação

Tricolor deixa a vitória escapar no finalParaná fez 2x0 contra a Ponte Preta, mas não segurou o placar

Tricolor não segurou a vantagem do primeiro tempo

Atividade do dia no Atlético foi treinar a posse de bola para o clássico

O Paraná Clube perdeu excelente oportunidade de melhorar seu re-trospecto como vi-sitante na Série B. O Tricolor abriu 2x0 sobre a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, mas aos 43 minutos do se-gundo tempo cedeu o empate à líder da disputa, terminan-do o jogo em 2x2. Arthur e Jean fize-ram os gols do time paranista, enquanto Alexandro marcou duas vezes para a equipe da casa.

Se não conseguiu a sexta vitória segui-da, a Ponte pelo me-nos manteve a série invicta e se segurou na liderança, agora com 50 pontos, pelo menos até sábado, quando o Avaí, com 49, entra em campo contra o Náutico. Na frieza dos nú-meros, a Macaca viu a distância para o quinto colocado, que é o Ceará, di-minuir de seis para quatro pontos. Na parte de baixo da ta-bela, o Paraná com-pletou o quinto jogo seguido sem vitó-ria e chegou aos 32 pontos, ainda ame-açado pela zona de rebaixamento. n

Tico

Deputado Estadual

Colig

ação

‘‘ Av

ança

Par

aná’

Autor Tico Kuzma

CN

PJ

- 2

0.5

73

.42

5/0

00

1-0

5

Va

lor

R$

35

0,0

0

É mais famíliaÉ mais segurança

R$

350,

00

www.jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Série B

Após ganharem folga na segun-da-feira, os jogadores do Atlético se reapresentaram na manhã desta terça-feira, no CT do Caju, de olho no clássico com o Coritiba, marcado para o próximo sábado, no Estádio Couto Pereira. O técnico Claudinei Oliveira pretende aproveitar a primei-ra vez sem jogos no meio de semana desde que assumiu a equipe atletica-na para realizar treinos táticos e mon-tar a equipe que joga o clássico.

Nesta terça-feira, os jogadores fize-ram trabalho de musculação e parti-ciparam de um treinamento tático dando ênfase ao passe e à posse de bola. O grupo rubro-negro retoma as atividades em dois períodos na quar-ta-feira e volta aos treinos na tarde de quinta. O último treinamento antes da partida com o Coxa está marcado para a manhã de sexta-feira. n

Atlético começa semana priorizando posse de bola

Coritiba e Atlético se enfrentam no sábado, às 16h20, no Estádio Couto Pereira, pela 26ª rodada do Campeona-to Brasileiro. Com as equipes lutando con-tra o rebaixamento, o clássico é importante para ambos no objetivo único. A equipe rubro-negra está em posição melhor, com 31 pontos, na 11ª colocação. Já o time alviverde amargu-ra a lanterna da com-petição, com apenas 23 pontos e três distante do primeiro fora da zona de rebaixamento.

Até pela necessida-de de vencer, o técnico

Marquinhos sabe que precisa vencer, mas será ofensivo

Marquinhos Santos promete uma formação ofensiva no final de se-mana, assim como foi visto na derrota por 4 a 2 para o Internacional, quando o treinador fez alterações e jogou pra cima em pleno Beira Rio. “Independente da formação, temos que ter atitude e buscar a vitória desde o começo. Jogar em casa ou não, teremos que jogar para frente. A proposta do Coritiba vai ser essa até o final do campeonato. É a nossa necessidade. Pela nossa situação, é este o cami-nho: jogar aberto”, pro-meteu o comandante. n

Mesmo pressionado, Marquinhos promete jogo aberto no Coxa

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

ClassificadosQuarta-feira, 1º de Outubro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

Diego Cezar dos Santos, 19 anos, conhecido como ‘Dieguinho” está preso

Policial Quarta-feira, 1º de Outubro de 2014 15grupor3a.com

Diego Cezar dos Santos, 19 anos, o “Dieguinho”, foi pre-so na tarde da última segunda-feira (29), em São José dos Pi-nhais (PR) . A Justiça do município já ha-

via expedido contra ele um mandado de prisão por tráfico de drogas. Dieguinho é apontado como um dos líderes da “Gan-gue de Cima” do bair-ro Jardim Itália. Esse

bando é responsável pelo tráfico de entor-pecentes no local.

AcusaçõesDe acordo com o

delegado Gil Tesseroli, o criminoso também é

suspeito de ser o autor de vários homicídios na região. Dieguinho já tem passagem por rou-bo e agora vai perma-necer à disposição da Justiça no Setor de Car-ceragem Temporária. n

Traficante é suspeito de ser o autor de vários assassinatos em São José dos Pinhais

Líder da “Gangue de Cima” é preso na RMC

CAT

VE

Dois jovens fo-ram presos pela Di-visão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acusados de assassinatos no bair-ro Cajuru, em Curi-tiba. Danilo Cardoso Machado, 18 anos, conhecido como Danilinho, chegou a confessar dois homi-cídios quando ain-da era adolescente. Peterson Douglas Pacheco, 22 anos, também foi preso acusado de partici-pação no crime.

De acordo com as

Dupla é presa após cometer assassinatos no Cajuru

investigações, a dupla é responsável pelos crimes que acontece-ram em janeiro, abril e maio. As vítimas Dener Geverson de Oliveira, 24 anos, Jo-

simar Felisbino Pio, 22 anos, e Alexandre Lucas Santos da Silva, 21 anos, foram mortas – respectivamente – por disparos de arma de fogo.

Danilo Machado e Peterson Pacheco estão detidos

Banda B

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Hospital São José, in-formou na manhã desta terça-feira (30), que o pa-ciente André Gricoli (esq.), que deu entrada no Pronto Socorro na noite da última quinta-feira (25), não re-sistiu à gravidade dos feri-mentos e faleceu por volta das 10h40 desta terça, após duas paradas cardíacas. Gricoli atirou contra a pró-pria cabeça depois de ma-tar a ex-namorada Camila Albrecht (dir.) dentro do Shopping São José. n

Jovem que matou ex-namorada morre após duas paradas cardíacas

Reprodução Facebook

Dupla cai com meio quilo de maconha no Bairro Alto

Eles tentaram, mas não deu. Uma dupla foi presa em flagrante com meio quilo de maco-nha de noite da última segunda-feira (29) no Bairro Alto, em Curi-tiba. Eles tentaram se defender alegando que toda a erva seria para consumo próprio. Uma balança de precisão na meia de um dos sus-peitos colocou abaixo o plano ‘é tudo nosso’. Gean Rafael Pinheiro, 32 anos, e Alexandro Machado Fragoso, 27 anos, foram detidos.

A Polícia Militar (PM) viu a dupla an-dando pela Avenida da Integração, por volta das 21h30, quando no-

tou que eles dispensa-ram um pacote grande. Na abordagem, des-cobriram que a dupla tinha jogado em um matagal quase meio quilo de maconha. Pi-nheiro e Fragoso ain-da tentaram contar a

‘velha história’ – assim diz a polícia – de que a maconha seria inteira-mente para consumo próprio. No entanto, uma balança de preci-são encontrada amar-rada na perna fez o plano cair por terra. n

Banda B

Meio quilo de maconha, cocaína, celulares e também balança de precisão

Campos Gerais

Operação em Ortigueira prende grupo suspeito de roubar cargas

Cinco pessoas fo-ram presas em uma operação feita duran-te a madrugada des-ta terça-feira (30) em Ortigueira, na região dos Campos Gerais do Paraná. Segundo o Mi-nistério Público do Pa-raná (MP-PR), a ação desarticulou um grupo

suspeito de assaltar ve-ículos que transporta-vam cargas na região. A operação foi reali-zada pela Promotoria de Justiça da Comarca, com o apoio da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF).

Durante a operação,

também foram apre-endidas três armas de fogo. De acordo com o MP-PR, dois dos de-tidos tinham prisões preventivas penden-tes, por homicídio; três dos integrantes do grupo foram autua-dos por posse ilegal de arma de fogo. n

Tráfico

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 01/10/2014

GeralQuarta-feira, 1º de Outubro de 201416 grupor3a.com

15.000

TOU R

A

FICHA LIMPA

CN

PJ: 20.5

72.3

60/0

001-7

5 -

R$ 3

50,0

0

Número de inscritos no Vestibular da UFPR bate recordeMais de 57 mil candidatos concorrem às 6.700 vagas

O número de candi-datos inscritos no Vesti-bular 2014/2015 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) é o maior da his-tória. Foram 57.144 ins-crições efetivadas neste ano e 53.603 no ano pas-sado – um aumento de 6,6%. A relação candida-to-vaga será divulgada até 19 de outubro, segundo o Núcleo de Concursos da UFPR.

O número de vagas ofertadas pela UFPR para o SISU (Sistema de Sele-ção Unificada) cresceu 10%. Foram 1925 no ves-tibular deste ano e 1596 vagas no processo seleti-vo 2013/2014. O Sisu é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação

A Secretaria estadual da Justiça do Paraná inicia hoje o serviço de moni-toramento eletrônico de presos no estado. Dez pre-sas do Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba (Craf) receberão as tornozeleiras e deixarão a unidade penal em dire-ção a suas residências.

A solenidade de início do monitoramento eletrônico de presos no Paraná será às 14 horas, na Casa de Cus-tódia de Piraquara (CCP), onde acontece mais um mutirão carcerário, realiza-do pelas Varas de Execução Penal (VEPs) do Poder Ju-diciário, em parceria com o Departamento de Execu-ção (Depen), Ministério Pú-blico, Defensoria Pública do Paraná e OAB/PR. n

no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos partici-pantes do ENEM (Exame Na-cional de Ensino Médio).

Já o número de vagas de todos os cursos cresceu

10,8%. Foram 6.755 neste ano (4.830 pelo Processo Seleti-vo Vestibular UFPR e 1.925 pelo processo seletivo SISU) e 6.096 no ano passado (4.500 pelo processo seletivo UPPR e 1.596 pelo SISU). n

O crescimento do número de candidatos foi de 6,6%

O atendimento será exclusivo para receber taxas do Detran

Divulgação

Divulgação

Paraná inicia monitoramento eletrônico de presos

O Departamento de Trânsito do Para-ná informa que as agências e correspon-dentes bancários que funcionam dentro de unidades da autarquia permanecem abertas, apesar da greve da ca-tegoria em todo Brasil, iniciada nesta terça-feira (30). O atendi-mento, no entanto, será exclusivo para re-ceber taxas do Detran.

Os usuários tam-bém podem efetuar pagamentos nos caixas eletrônicos e em tran-sações online do Banco do Brasil. O Sicredi e Bancoob (Rede Sicoob), como são cooperativas de crédito, não ade-riram ao movimento grevista, e continuam a receber os débitos do Detran normalmente, no autoatendimento, internet e presencial. n

Agências bancárias no Detran permanecem abertas

Chapéu

Editora Jornal do Ônibus