jornal do Ônibus de curitiba - edição 30/09/2014

16
Curitiba, Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 Número 2.052 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A A n o t í c i a n o p o n t o . /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Futebol Policial (Página 13) (Página 15) Paraná Clube pode ter estreias contra a Ponte Preta Gerente de banco morre asfixiada pelo marido Divulgação Chuva castiga Jornalismo Josias Lacour lança livro sobre rádio esportivo (Página 12) Brasil Sequestrador para Brasília por sete horas (Página 10) Política Ibope mostra que Richa pode vencer no 1º turno A quarta rodada da pesquisa Ibope, divulgada na noite desta segunda- feira, aponta que o governador Beto Richa (PSDB) seria reeleito no primeiro turno. Os números do candidato à reeleição se mantêm estáveis. (Página 3) A chuva que cai no Paraná desde o dia 24 causou estragos em 25 municípios e atingiu 3.048 pessoas, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. Já são 42 pessoas desalojadas e 38 permanecem desabrigadas. (Página 16) Divulgação Reprodução

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 04-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Curitiba, Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 Número 2.052 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

A n o t í c i a n o p o n t o .

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

FutebolPolicial

(Página 13)(Página 15)

Paraná Clubepode terestreias contra a Ponte Preta

Gerente de banco morre asfixiadapelo marido

Divulgação

Chuva castiga

Jornalismo

Josias Lacour lança livro sobre rádio esportivo

(Página 12)

Brasil

Sequestrador para Brasília por sete horas

(Página 10)

Política

Ibope mostra que Richa pode vencer no 1º turnoA quarta rodada da pesquisa Ibope, divulgada na noite desta segunda-feira, aponta que o governador Beto Richa (PSDB) seria reeleito no primeiro turno. Os números do candidato à reeleição se mantêm estáveis. (Página 3)

A chuva que cai no Paraná desde o dia 24 causou estragos em 25 municípios e atingiu 3.048 pessoas, de acordo como boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual. Já são 42 pessoas desalojadas e 38 permanecem desabrigadas. (Página 16)

Div

ulg

ação

Rep

rod

uçã

o

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

EDITORIAL

Palpite inoportuno em momento importante

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoTerça-feira, 30 de Setembro de 20142 grupor3a.com

- Expectativa dos consumidores com a economia é melhor em setembro.

- Área de ocupação irregular dá lugar a parque depois do reassentamento de 220 famílias.

- Ampliação do atendimento nas unidades básicas de saúde reduz procura por UPAs em Curitiba.

- Dólar fecha no maior valor em seis anos e ultrapassa R$ 2,45.

- Mortes de imigrantes aumentaram 70% neste ano, diz relatório apresentado na ONU.

- Diretor do BC prevê aumento de gastos públicos para este ano.

Imagem do Mundo

O presidente do Peru, Ollanta Humala (de branco) visita área atingida por um terremoto, em Cuzco

Reuters

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

15º mín

24ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Parcialmente nublado com chuvas

e trovoadas

Parcialmente nublado com chuvas

e trovoadas

Pancadas de chuva isoladas

São Jerônimo

É incontestável o grande débito que a cultura e os cristãos, de todos os tempos, têm com este santo de inteli-gência brilhante e tempera-mento intratável. Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegia-da. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mes-tres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos anti-gos, nos quais era formado e graduado doutor.

Na semana em que os brasileiros estudam a

melhor maneira de esco-lher o seu futuro, ao esco-lher o novo presidente da República e seus represen-tantes no Congresso, é la-mentável que o que chame a atenção em um debate presidencial é a opinião de um candidato inexpressi-vo, formulada de maneira grosseira e preconceituosa.

Levy Fidelix, do PRTB, conseguiu os seus 15 mi-nutos de fama, mas em compensação destruiu um evento que deveria ser

marcado pelo confronto de ideias entre as princi-pais correntes políticas do país. Mais do que isso, as declarações homofóbicas serviram para despertar segmentos da sociedade que reagem de maneira furiosa, quando incitados.

O candidato foi irres-ponsável, para dizer o mínimo, e talvez fosse até o caso de os outros can-didatos terem contestado a manifestação do “com-panheiro” de bancada, em nome da Democracia brasileira. n

Concurso nº 3599

Concurso nº 1639

Concurso nº 632 - BANGU/RJ

Concurso nº 1490

09-35-45-71-73

16-29-34-35-49-51

14-17-18-35-38-39-40

10-14-19-21-23-28-29 35-41-58-62-64-72-76 77-78-82-85-96-98

SOBE

DESCE

O badalado smar-tphone OnePlus One – um dos únicos do mun-do que já vem equipado com Android e Cyano-genMod de fábrica – foi um sucesso de crítica, graças em parte ao seu desempenho excelente. E agora, a empresa que o produz acaba de con-firmar a segunda versão do aparelho para o ano que vem.

O anúncio do One-Plus 2 foi feito no Re-ddit, em uma conversa entre Carl Pei e David Suchet, ambos da One-

Plus, e os usuários do site. De acordo com Pei, diretor global da em-presa, o apa-relho já está em desen-v o l v i m e n t o e deverá ser lançado entre abril e setem-bro de 2015.

Além dis-so, o OnePlus 2 deverá vir equipado de fábrica com o Android L instalado. Ele tam-bém poderá chegar em uma versão reduzida,

seguindo a tendência de outras fabricantes. O OnePlus One é ven-

dido apenas na versão com 5,5 polegadas.

O OnePlus One foi lança-do apenas em alguns países asiáticos com hardware po-deroso e pre-ço relativa-mente baixo e

foi considerado pela revista Time como o “smartphone dos so-nhos”. n

OnePlus 2 é confirmado para 2015

ACONTECEU30deSETEMBRO

A Califórnia torna-se o primeiro estado americano a permitir que doentes cuja vida dependa de aparelhos autorizem sua retirada.

O Médico francês Frédéric Chaussoy assume morte de Vincent Humbert por eutanásia. O paciente estava em coma profundo desde a semana anterior e tetraplégico, mudo e quase cego desde um acidente de aviação que sofrera em 2000.

Líderes das principais potências europeias assinam o chamado pacto de Munique, entregando a Hitler uma parte da Tchecoslováquia.

O fracasso é a oportunidade de se começar de novo inteligentemente”

Henry Ford

Frase do dia

2003

1976

1938

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 16.500 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Política Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 3grupor3a.com

Ministroem campanhaO ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), es-tará nesta terça-feira (30) no Paraná para manifestar seu apoio às candidaturas de Dilma Rousseff e Gleisi Ho-ffmann. Manoel Dias atenderá a imprensa em Curitiba na sede do PDT Municipal. Em pauta, eleições 2014 e o futuro do emprego no Brasil.

Devoluçãode dinheiroA Promotoria do Pa-trimônio Público de Londrina quer a devo-lução R$ 7,7 milhões ilegalmente pagos à empresa de coleta de lixo MM Consultoria e Construções por ex-integrantes da Com-panhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina, responsáveis por con-tratar o serviço sem li-citação e com suspeita de superfaturamento.

Menos tempoO senador Roberto Requião (PMDB), can-didato ao governo do Paraná, perdeu me-tade do programam eleitoral gratuito no dia em que ameaça publicar uma “denún-cia” que poderia “tirar” o candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) do segundo turno. Nesta segunda-feira, o juiz Leonardo Castanho Mendes concedeu di-reito de resposta de um minuto ao governador.

Nomes religiososO número de candida-tos a deputado fede-ral que se apresentam com títulos religiosos – padre, pastor, mis-sionário, bispo e outros – cresceu 54% nas elei-ções de 2014 em com-paração com o pleito de 2010. Levantamen-to feito pelo jornal O Estado de S. Paulo nos registros da Justiça Eleitoral encontrou 108 postulantes à Câmara que buscam votos com “nomes para urna” que fazem menções a cren-ças religiosas.

Notas políticas

A campanha do governador e candi-dato à reeleição, Beto Richa (PSDB), colo-cou no ar hoje em seu programa um ví-deo com depoimen-to do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) pedindo aos eleitores que não vo-tem no candidato do PMDB – seu partido – o senador Roberto Requião. A propa-ganda foi exibida no final do programa de Richa, logo antes de entrar no ar a propa-ganda de Requião.

No depoimento, Pessuti – que defen-dia o apoio do PMDB a Richa, mas foi der-rotado na convenção do partido – alerta para os ataques de Requião, afirmando já ter sido vítima de-les no passado. “Elei-ção com Requião sempre tem arma-ção”, disse o ex-go-vernador, afirmando que ele e o ex-gover-nador Mário Pereira e suas famílias foram “insultados” quando discordaram do se-nador. n

Pessuti aparece em direito de respostano horário eleitoral

Eleições 2014

A pesquisa Ibope divulgada ontem aponta os seguintes percentuaisde intenção de voto na corrida

para o Senado pelo Paraná:

u Alvaro Dias (PSDB): 64%

u Ricardo Gomyde (PC do B): 7%

u Marcelo Almeida (PMDB): 2%

u Adilson Senador da Família (PRTB): 1%

u Professor Piva (PSOL): 1%

u Mauri Viana (PRP): 0%

u Castagna (PSTU): 0%

u Luiz Barbara (PTC): 0%

u Brancos e nulos: 11%

u Não sabe: 14%

Pessuti pediu para eleitoresnão votarem em Requião

Divulgação

O vice F l á v i o A r n s ( P S D B )

assumiu nesta se-gunda-feira (29), interinamente, o governo do Paraná. Ele fica no cargo até o próximo domingo (5), dia da eleição, já que o governador Beto Richa (PSDB) se licenciou do car-

go para se dedicar à última semana de campanha antes do primeiro turno.

Segundo o gover-nador, até então, a campanha vinha sendo feita atu-almente fora dos horários de expe-diente. O governo informou que a li-cença não é remu-nerada. n

Flávio Arns assume o Governo do Paraná

Gleisi firma compromisso com as mulheres

Mulheres de to-das as regiões do Paraná participa-

ram de um ato de apoio à candidatura de Gleisi Hoff-mann, da coligação Paraná Olhando Pra Frente, ao go-verno do estado. O evento contou com a participação da ministra da Secretaria

de Política Para as Mulhe-res, Eleonora Menicucci.

Durante o encontro, Gleisi reafirmou os com-promissos com políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres. Garantiu, ainda, que vai criar a Se-cretaria Estadual de Polí-

tica para as Mulheres para coordenar a implantação de programas e ações de atenção e apoio às mu-lheres, e também a Casa da Mulher Paranaense, um serviço integrado de atendimento às mulheres em situação de violência e vulnerabilidade. n

A candidata petista reuniu mulheres de todo o estado

Ibope aponta vitória deRicha no primeiro turno

A quarta rodada da pesquisa Ibope, divul-gada na noite desta segunda-feira, aponta que o governador Beto Richa (PSDB) seria ree-leito no primeiro turno. Os números do can-didato à reeleição se mantém estáveis. O se-nador Roberto Requião (PMDB) oscilou dentro da margem de erro e a senadora Gleisi Hoff-mann (PT) apresentou nova queda.

Os números divulga-dos ontem foram: Beto Richa (PSDB): 47%; Re-quião (PMDB): 28%; Gleisi Hoffmann (PT): 9%; Ogier Buchi (PRP): 1%; Bernardo Pilotto (PSOL), Geonisio Ma-rinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Tulio Bandeira (PTC): 0%,

No levantamento an-terior, realizado pelo instituto entre os dias

Pesquisa dá 47% ao governador,Requião, 28% e Gleisi, 9%

16 e 18 de setembro, Ri-cha tinha 47%, seguido por Requião (30%), Gleisi

(12%) e Buchi (1%). Bran-cos e nulos eram 4%, e os indecisos eram 5%. n

Arns recebeu o cargo de Richa até domingo

ANPr

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

GeralTerça-feira, 30 de Setembro de 20144 grupor3a.comR

$ 35

0,00

Fogo atinge prédio do comitê de DilmaIncêndio atingiu oitavo andar do prédio do comitê em Brasília

Brasília

O Comitê Nacional de Campanha da can-didata à reeleição Dil-ma Rousseff (PT) teve de ser esvaziado nesta segunda-feira em Bra-sília, por volta das 18h, devido a um incêndio que atingiu parte do oitavo andar do prédio onde trabalha a equi-pe petista. O comitê do PT fica no térreo e no primeiro andar do edifício onde foi registrado o incêndio, mas do lado oposto da área que pegou fogo. Bombeiros es-tão no local para ten-tar apagar as chamas.

O ministro Teori Zavas-cki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem (29) a suspensão das ações penais contra cinco militares acusados da mor-te do ex-deputado Rubens Paiva, durante o período da ditadura no Brasil. Aten-dendo a um pedido dos advogados dos militares, o ministro também sus-pendeu das audiências dos réus, marcadas para os dias 7, 8 e 9 de outubro, na Justi-ça Federal do Rio de Janeiro.

A decisão do ministro ainda não foi divulgada.

Os militares reformados recorreram ao Supremo para contestar a decisão Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que rejeitou outro pedido de trancamento da ação pe-nal. Eles alegam que não podem ser punidos por causa da Lei da Anistia cuja abrangência, segundo eles, alcança os crimes cometi-dos durante o período da ditadura no Brasil. n

A liderança do PPS na Câmara protocolou na manhã de ontem (29) na Secretaria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Pe-trobras requerimentos de convocação do tesou-reiro do PT, João Vaccari Neto, e do ex-ministro Antonio Palocci. O depoi-mento dos dois na comis-são, no entanto, depende de aprovação do pedido

pela maioria dos inte-grantes da CPMI, o que não tem previsão de data.

Paulo Roberto revelou à Polícia Federal e ao Mi-nistério Público que foi procurado por Palocci, um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2010. O ex-ministro da Fa-zenda, que já havia sido membro do Conselho da Petrobras, precisava, com

urgência, de R$ 2 milhões. Já João Vaccari Neto, parti-cipou como mediador de contatos entre operadores do doleiro Alberto Youssef e o Fundo de Pensão dos Empregados da Petrobras, o Petros. De acordo com a reportagem, a Polícia Fede-ral encontrou, em compu-tadores de pessoas ligadas ao doleiro, mensagens que apontam o envolvimento do tesoureiro do PT. n

O ministro da Secre-taria-Geral da Presidên-cia, Gilberto Carvalho, informou que nenhum funcionário da campa-nha do PT ficou ferido, mas os trabalhos no lo-cal tiveram de ser inter-rompidos e o prédio foi esvaziado por precau-ção. “Tivemos de cance-lar a plenária que estava marcada para as 18h30, mas o trabalho (da campanha) continua”, disse. Além de três ca-minhões de bombeiros, há equipes de resgate no local. Não há registro de vítimas, informaram os bombeiros. nImagens da ação dos bombeiros no prédio do comitê da campanha de Dilma

Reprodução

Reprodução

Após fazer decla-rações homofóbicas durante penúltimo debate, o candidato do PRTB, Levy Fide-lix, vai pedir prote-ção à Polícia Federal. No domingo à noite, Fidelix atacou a co-munidade LGBT, ge-rando uma série de protestos nas redes sociais. Coletivos con-tra a homofobia já anunciaram que vão fazer atos contra o candidato. No comi-tê de campanha da legenda, na Alame-da dos Tupiniquins, em Moema, Zona Sul de São Paulo, os portões permane-cem fechados com segurança privada na porta. “Tudo que eu tinha para falar eu já falei ontem”, se limitou a dizer no fi-nal da tarde Fidelix.

Segundo o advo-gado Marcelo Duar-te, que representa o candidato, Levy Fide-lix não irá se pronun-ciar sobre o assunto. Duarte anunciou que o pedido é para ga-

Após declarações homofóbicas, Fidelix pede proteção à PF

rantir a segurança de Fidelix. “Como candi-dato, ele tem este di-reito. Até hoje ele não o fez por não achar necessário, mas as circunstâncias mu-daram”, explicou o advogado afirmando que o candidato não vai se retratar sobre a questão. - Não há do que se retratar. Meu cliente disse que prefere eles de um lado e ele do outro. Isso não é crime. n

Grupos de direitos LGBT se manife-staram contra as posições defendi-das por Levy

STF suspende ações con-tra militares acusados pela morte de Rubens Paiva

Ditadura

Lava Jato

STF suspende ações contra militares

PPS pede que CPMI da Petrobras convoque Vaccari e Palocci

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Geral Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 5grupor3a.comCN

PJ d

e Ca

mpa

nha:

20.

578.

031/

0001

-31

CNP

J do

Jorn

al: 1

1.25

5.25

8/00

01-5

5

Valo

r do

anún

cio: R

$ 35

0,00

TODOS PELO PARANÁ: PSDB - DEM - PSB - PSD - PTB - PP - PPS - PSC - PR - PROS - SD - PSL - PSDC - PMN - PHS - PEN - PTdoB

R$ 350,00

www.jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Economia

Conselho mantém juro a longo prazo no menor nível do anoO índice é usado nos financiamentos concedidos pelo BNDES

Pelo oitavo trimestre consecutivo, a Taxa de Ju-ros de Longo Prazo (TJLP) foi mantida em 5% ao ano, o menor nível da história. O índice, usado nos finan-ciamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES), foi definido ontem (29) pelo Conselho Monetário Na-cional (CMN).

A cada três meses, o CMN fixa o nível da taxa para o trimestre seguinte.

O conselho é composto pelos ministros da Fazen-da, Guido Mantega, e do Planejamento, Miriam Bel-chior, e pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. De junho de 2009 a maio de 2012, a TJLP per-maneceu em 6% ao ano.

A taxa foi reduzida para 5,5% em junho de 2012 e para 5% em dezembro do mesmo ano, como medida de estímulo à economia. Criada em 1994, a taxa é definida como o custo

básico dos financiamen-tos concedidos ao setor produtivo pelo BNDES. De acordo com o Ministé-rio da Fazenda, o valor da TJLP leva em conta dois fatores: meta de inflação, atualmente em 4,5%, mais o risco Brasil, indica-dor que mede a diferença entre os jurosdos títulos brasileiros no exterior e os papéis do Tesouro norte-americano, considerados o investimento mais segu-ro do mundo. n

Os bancários fi-zeram ontem (29) assembleia para

organizar a paralisação da categoria, que deve come-çar hoje. Foi o que infor-mou o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Confederação Nacio-nal dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf). A proposta apresentada pela Federação Nacional dos Ban-cos (Fenaban), na tentativa de evitar uma greve, foi con-siderada “insuficiente, não somente do ponto de vista econômico, mas também porque ignora completa-mente as demais reivindica-ções da pauta de reivindica-ções da categoria”.

Entre as reivindicações dos bancários, estão reajuste salarial de 12,5%; piso sala-rial de R$ 2.979,25; 14º salá-rio; participação nos lucros e resultados de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247; vales alimentação e refeição, cesta alimentação, 13ª cesta e auxílio-creche/babá de R$ 724 ao mês. Ou-tas demadas são: gratifi-cação de caixa, no valor de R$ 1.042,74; gratificação de função equivalente a 70% do salário do cargo efetivo; e va-le-cultura de R$ 112,50 para todos trabalhadores. n

Dinheiro: a cada três meses, o CMN fixa o nível da TJLP para o trimestre seguinte

Reprodução

O diretor de Polí-tica Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, defendeu ontem (29) a auto-nomia da autarquia, definida em lei. “Do ponto de vista es-tritamente técnico, a teoria macroeco-nômica, amparada pela evidência in-ternacional, indica que o ambiente ins-titucional, que con-templa autonomia legal para conduzir a política monetária [definição da taxa bá-sica de juros, a Selic], traz ganhos para as economias dos paí-ses que adotam. Do ponto de vista estri-tamente técnico, sou favorável à autono-mia legal,”, ressaltou.

No último dia 18, o diretor de Fiscali-zação do BC, Anthero

Meirelles, disse que o BC trabalha com autonomia opera-cional. Meirelles lembrou que está na diretoria do Banco Central há sete anos e que já participou de mais de 50 reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pela de-finição da taxa Selic. “O Banco Central funciona com auto-nomia operacional. Todas as decisões que tomei foram com minha consciência”, observou, ressaltan-do que nunca rece-beu sugestão para tomar decisões. “O trabalho do Banco Central precisa de autonomia opera-cional, mas não vou entrar na discussão sobre a necessida-de de [isso] estar na lei”, enfatizou. n

Diretor defende autonomia técnica do Banco Central

Diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton

Reprodução

Greve dos bancários deve começar hoje

Paralisação

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Região MetropolitanaTerça-feira, 30 de Setembro de 20146 grupor3a.com

O novo espaço será inaugurado nesta quarta-feira pela prefeituraPara oferecer um serviço de qua-lidade à popula-

ção que precisa realizar exames e consultas mé-dicas especializadas, bem como facilitar o atendi-mento e encurtar o tempo de esperada e a distância de realização de uma con-sulta a outra, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Programa Avança, na área da Saú-de, abre as portas para os são-joseenses nesta quar-ta-feira (1) do Centro de Especialidades Médicas – CEM – localizado na Rua Brigadeiro Arthur Carlos Peralta, 360 (Bom Jesus).

Mais acessibilidade aos serviços oferecidos em São José dos Pinhais é um dos benefícios que a constru-ção da nova sede da Cir-cunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de São José dos Pinhais vai trazer aos cidadãos. A assinatura oficial da Ordem de Ser-viço aconteceu na manhã desta segunda-feira (29), na Associação Comer-cial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço de São José dos Pinhais (Aciap). A execução do projeto fica por conta da Paraná Edificação e o pra-zo para o término é de 360 dias, a partir da assinatura.

A nova sede passa a oferecer a avaliação prá-tica, contemplando todas

consultas de especialida-des médicas no Municí-pio, como de neurologia, cardiologia, psiquiatria, reumatologia, endócrino e dermatologia, com con-sultórios adequados para o atendimento da popu-lação, com o serviço de marcação de consultas, no qual o cidadão terá mais conforto e qualida-de no atendimento, num espaço adequado para os padrões de acessibilida-de às pessoas com porta-bilidade de deficiência, cadeirantes, idosos e ges-tantes”, destaca a diretora geral de Saúde, Alessan-dra Aguilera.

O Centro de Especialidades Médicas vai atender 3 mil pessoas por mês

Divulgação

Com público de apro-ximadamente 300 pessoas (entre professores, aten-dentes infantis, diretores e pedagogos), Araucária re-alizou o Fórum Municipal em Defesa da Escola Públi-ca 2014 entre os dias 25 e 27 de setembro. As atividades do Fórum ocorreram no Salão da Igreja do Perpé-tuo Socorro e em mais cin-co locais do município. A Prefeitura, por meio da Se-cretaria Municipal de Edu-cação (SMED), foi parceira no evento que tem caráter propositivo para as políti-cas públicas educacionais.

O tema do evento este ano foi “Formação, Políti-cas e Práticas na Educação Infantil: um olhar sobre a realidade de Araucária”. Na solenidade de abertura, na noite da última quinta-feira (25), a secretária municipal de Educação Janete Maria Miotto Schiontek lembrou que o Fórum é uma con-quista dos profissionais da Educação incentivados pela realização do Fórum Estadual e que represen-ta um espaço de conflitos, posicionamentos, leitura da realidade e de diferentes pontos de vista.

Fórum municipal debateu a escola pública

Evento foi realizado na semana passada e contou com a participação de 300 pessoas

Divulgação

Setim entrega Centro de Especialidades Médicas

Ordem de serviço para construção da nova Ciretran é assinada

Divulgação

as categorias da Carteira Nacional de Habilitação. “Faz muito tempo que existe a expectativa de oferecer a avaliação práti-

ca. É importante porque o munícipe deixa de se des-locar até Curitiba e faz os exames por aqui mesmo. Além de ser um benefício

para os Centros de For-mação de Condutores”, explica o diretor geral do Detran Paraná, Marcos Elias Traad.

Setim e o diretor geral do Detran, Marcos Traad, assinaram a ordem para a construção

Campo Largo

Horto Municipal recebe mil mudas nativas de programa

O Horto Municipal de Campo Largo recebeu na últi-ma semana, a doação de 1.000 mudas nativas, doação pro-veniente do Programa Jogue Limpo. Fomentado pelo Sin-dicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustí-veis e de Lubrificantes (Sindi-com), Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, De-rivados de Petróleo, Gás Na-tural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Sindicombustí-veis-PR), em parceria com o Instituto Ambiental do Para-ná (IAP), Ministério Público e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o programa atua

em Campo Largo desde 2011. De acordo com o secretá-

rio municipal de Meio Am-biente, Marcos Reinaldim, o recebimento das mudas mostra o quão comprome-tido o município está com a natureza.

“A doação nada mais é que um reconhecimento pelo nosso trabalho quanto ao cuidado com o meio ambien-te. Para o município isso é de grande importância, pois são necessárias mudas nativas para realizar programas de educação ambiental, arbori-zação urbana, recomposição de mata ciliar e áreas degra-dadas”, comenta.

Divulgação

Colombo

Projeto para concluir a Rodovia da Uva é apresentadoA prefeita Beti Pa-vin acompanhada da secretária de Desenvolvimento

Urbano e Habitação, Ta-nia Mara Tosin recebeu na última semana em seu ga-binete, os engenheiros do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) da secreta-ria estadual de Infraestrutu-ra e Logística que apresenta-ram o projeto do Lote 1 para a conclusão da duplicação da Rodovia da Uva (PR 417) que ligará a região Central

de Colombo a Curitiba.O trecho parte do Con-

torno Norte, até onde vai a realização do Lote 2 (atual-mente em andamento), e se-gue até o bairro Santa Cân-dida, na capital. Revisado, o projeto foi apresentado às autoridades e agora entra na fase de orçamento e por fim em licitação. “Uma obra tão esperada que o governo do estado tira do papel e coloca como realidade na vida dos colombenses”, comemora a Prefeita Beti Pavin.

O projeto foi apresentado no gabinete da prefeita Beti Pavin

Div

ulg

ação

As doações são provenientes do Programa Jogo Limpo

Araucária

São José dos Pinhais

Nessa primeira etapa se-rão atendidas cerca de 3 mil pessoas ao mês, além dos procedimentos médi-

cos e consultas de enfer-magem.

“O CEM reunirá to-dos os atendimentos em

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Geral Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 7grupor3a.com

As famílias que moravam na área foram reassentadas

O treinamento foi feito commoradores do Santa Cândida

Os túmulos podem ser reformados até o dia 30 de outubro

Reassentamento Cemitérios

Educação

SMCS SMCS

SMCS

Área de ocupaçãoirregular vira parque

Bombeiros ensinam procedimentos de emergência

Túmulos podem ser limpos para o Dia de Finados

A auxiliar de servi-ços gerais Ivanilda Lopes de Campos,

de 40 anos, voltou na semana passada ao local onde viveu dificuldades para criar seus seis filhos – a Vila Nova Bari-gui, na CIC. Encontrou um ce-nário totalmente diferente da época em que ali morava. Os precários barracos de madeira onde viviam amontoadas 220 famílias deram lugar a can-chas esportivas, parquinhos infantis, academia ao ar livre, pista de skate, bicicletários e áreas de estar.

A implantação do Parque Mané Garrincha, inaugurado pela Prefeitura de Curitiba

Moradores do conjunto Resi-dencial Imbuia

II, no Santa Cândida, participaram de uma atividade desenvolvida pelo Corpo de Bom-beiros, com objetivo de prevenir aciden-

tes e de como proce-der em situações de emergência. A ação faz parte do trabalho de pós-ocupação rea-lizado pelo serviço so-cial da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e está

ocorrendo nos empre-endimentos Aroeira e Imbuia – entregues em julho para inscritos na fila da Cohab e mora-dores transferidos de áreas de risco.

Segundo o sargen-to Slomuszynski, do

Corpo de Bombeiros, a primeira atitude a ser tomada em caso de emergência é ligar para o órgão responsável em atendê-la, por isso é importante saber para quem ligar de acordo com cada ocorrência. n

Os trabalhos de lim-peza e reparos em túmu-los para o Dia de Finados (02/11) podem ser feitos até o dia 30 de outubro nos cemitérios municipais de Curitiba. Pessoas e pro-fissionais estão autoriza-dos excepcionalmente, a limpar, pintar ou fazer pe-quenos reparos aos sába-dos, domingos e feriados, entre as 7h e 17h30.

Para realizar pequenos reparos e construções, podem ser contratados pedreiros particulares ou credenciados pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Antes de iniciar

no dia 21 de setembro, é re-sultado de um trabalho que começou com a atuação da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab),

que entre 2009 e 2010 efetuou o reassentamento das 220 famílias que habitavam irre-gularmente o local, nas mar-gens do Rio Barigui. n

o trabalho, o interessado deve comparecer à admi-nistração do cemitério, munido de documenta-ção pessoal e termo de

permissão (documento do lote), além de docu-mentos que comprovem o parentesco com o per-missionário do lote. n

Um conjunto de obras de drenagem - como contenção de taludes instáveis em situação de risco para moradores e pedes-tres, além de perfila-mento de canais de rios - está sendo re-alizado em várias re-giões da cidade para melhor escoamento e vazão. O pacote de obras, no valor de R$ 3,5 milhões, com re-cursos próprios da administração muni-cipal, prevê interven-ções até o primeiro semestre de 2015.

Na Rua Dom Pedro I, no Água Verde, um talude instável devido a erosões acentuadas passa por processo de

A proposta da Prefeitura de Curitiba que

muda a lei referente à eleição de diretores e vice-diretores de escolas municipais de Curitiba foi aprovada de forma unânime nesta segunda-feira (29), em primeiro votação, pela Câmara Municipal. A segunda vo-tação ocorre hoje.

A nova lei altera a nº 8.280/92, em vigor há mais de 20 anos, e foi construí-da de forma participativa entre representantes da administração, sindicato e Conselho Municipal da Educação. Pela proposta, haverá limite de uma ree-leição para chapa de dire-tor e vice-diretor, indepen-dentemente da posição do candidato na chapa. n

Aprovada limitaçãode reeleição para diretores de escolas

contenção. “Esse talu-de coloca a população em risco por causa da grande circulação de veículos e pedestres.

Por isso, é uma obra importante para garan-tir a segurança dos mo-radores e da população em geral”, diz o diretor

do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Wil-son Machado. n

SMCS

SMCS

As obras de contenção evitaram que a chuva provocasse estragos

Os diretores de escola acompanharam a votação

Regiões de Curitiba não foram alagadas, apesar das chuvas

Obras de drenagemprevinem deslizamentos

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Susana aconselha Carlota a compro-var a informação sobre a troca dos be-bês com a enfermeira Márcia. Beatriz diz a Augusta que desconfia de que Jussara esteja mentindo sobre seu relacionamento com Alex. Inês conta para Vicente que Sandra é a verdadei-ra neta de Madalena. Carlota revela a Leonor que Vitória não é sua filha. Ricardo avisa a Gilda que Fernando nunca irá se separar de Carlota.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Luiz, Diego e Maré assustam Duca, e Nat tenta ajudá-lo. Duca desmaia e Nat deixa uma foto em seu bolso antes de sair. Jade tenta ensinar Co-bra a dançar. Lobão repreende Nat por ter mentido para ele. Gael leva Duca para casa e Dalva se desespe-ra ao ver o neto machucado. Cobra pede para Jade confirmar que esta-va com ele na hora do suposto sus-to a Duca. Karina e Pedro se beijam na praça, e Cobra observa.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Verônica implora que Barata não conte para ninguém sobre sua gravi-dez. Jonas pensa em Verônica. Lara se preocupa com o sumiço de Shin. Pamela confessa a Dorothy que está confusa em relação a Herval. Verô-nica revela para Vicente e Edna que está grávida. Danusa oferece ajuda a Jonas. Pamela pede que Danilo vigie Murphy. Igor não consegue falar com Fred. Manuela convida Arthur para ir à festa de Dante. Shin avisa a Lara que irá para a Coreia.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Alfredo ameaça confiscar os bens de João Lucas caso ele não co-mece a trabalhar. Bianca apoia Cláu-dio. Téo pede para Robertão ficar em seu escritório enquanto ele trabalha. Cora tenta falar com Cristina sobre Fernando. Tuane se espanta ao ver que um dinheiro foi depositado em sua conta. Marta sugere que Isis dei-xe José Alfredo para ficar com João Lucas. Orville conversa com Salva-dor. Naná e Xana percebem o inte-resse de Antoninho em Jurema.

VITÓRIA – RECORD 21H30

Artur estranha a reação Iago e diz que não irá insistir em comprar o haras. Iago diz que Gregório pode mandar o assassino da flecha matar todos eles. Artur interrompe Iago e diz que Diana já pensou na possibi-lidade dele ser o assassino da flecha. Iago finge-se de vítima e diz que não merece receber esta acusação. Cla-rice o tranquiliza e diz ter certeza que o assassino é Gregório.

O último golpe de Tony Fait rendeu-lhe milhões em diaman-tes negros, mas logo foram roubados! Ago-ra, o violento antigo dono das pedras pre-ciosas, sequestra sua filha e pede os dia-mantes negros como resgate. Sem saída, Fait se vê obrigado a fazer uma aliança com Su (Jet Li), um agente da inteligência tailandesa, para rou-bar, novamente, os diamantes negros!

TV ABERTA

(SBT 23h)

Jet Li Contra o Tempo

VariedadesTerça-feira, 30 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Paulo (Caio Blat) está matriculado na fa-culdade de Medicina e faz residência num hospital público. Ele mora com Leon (Ale-xandre Rodrigues), estudante de Ciências Sociais, que, por sua vez, namora a futu-ra arquiteta Letícia (Maria Flor). Este é o triângulo principal do filme e, pelas ruas da zona norte carioca, tomam contato com a pobreza e a crueldade da vida real e adulta.

TV PAGA

(Prime Box Br 20h)

Proibido Proibir

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4A presença de Marte na sua poderosa nona casa astral indica a realização de grandes negócios, viagens e apoio às novas iniciativas. Pode contar com nativos de Sagitá-rio, Touro e Libra. Alegrias com a família. C. 307 M. 2416

Gêmeos 21/5 a 20/6Fase em que tomará a decisão acertada nos negócios. Aumentam os seus rendimentos e você poderá contar com a participação de sócios, família e novos amigos. Amor vibrante. Vênus mostra chances em jogos. C. 254 M. 5162

Leão 22/7 a 22/8O lado mais promissor deste dia é o comercial, que terá, além da proteção de Júpiter, o planeta das finanças a presença de Vênus, beneficiando as mudanças no trabalho, viagens e assinatura de contratos. Harmonia no amor. C. 785 M. 0893

Virgem 23/8 a 22/9A fase é positiva e continuará assim, portanto você vai su-perar qualquer obstáculo em seu trabalho ou negócios. Sua imaginação estará a mil por hora. Fatos novos acontecendo nos assuntos domésticos. Cuide mais da saúde. C. 443 M. 8935

Libra 23/9 a 22/10A partir de hoje, o planeta Vênus, seu regente, passa a in-fluenciar seu signo. Inspiração artística elevada, decisões acertadas nos seus negócios, paz em família e acertos de convivência. As brigas que ficam longe de sua vida. C. 318 M. 8470

Escorpião 23/10 a 21/11Normalmente você é que se preocupa excessivamente com o trabalho e a família, terá mais um ponto a cuidar. Além do Sol, Vênus passa a transitar em sua desfavorável 12ª casa astral, portanto não abuse da sorte. C. 468 M. 1027

Sagitário 22/11 a 21/12Dia de boas influências em seu trabalho. Sucesso em vendas e com pessoas ligadas ao comércio. Amor com inspiração. Mas, evite entrar em atritos com a família. Trate de não criar inimizades com Virgem e Capricórnio. C. 131 M. 5584

Capricórnio 22/12 a 21/1Você está passando pelo alerta e deve enfrentar as difi-culdades profissionais com muito equilíbrio. Evite a tão natural teimosia e as brigas domésticas. Amor com ciú-mes. Desfavorável para viagens. C. 872 M. 6751

Aquário 22/1 a 18/02Terça-feira positiva, tanto no lar como no trabalho. Pa-rentes ou amigos se tornarão excelentes aliados em suas transações comerciais. Ganhos inesperados. Pode apos-tar em jogos e sorteios. Amor sensual. C. 529 M. 4103

Peixes 19/2 a 19/03O Sol em sua oitava casa astral faz advertência quanto aos negócios. Cuidado para não perder o fio da meada na vida. Não entre em disputa com Leão, Virgem ou Es-corpião. Sorte nas comunicações. C. 990 M. 3648

Nos próximos dias estarei lançando o “Almanaque de Astrologia Dirce Alves-2015”,

com as previsões astrais para todos os signos, os alertas, as fases da Lua, as posições astrais e demais informações para você ter uma vida melhor.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa de personalidade marcante, o

que fará se destacar no mundo profissional. Nunca deixa de cumprir os compromissos assumidos. Sua capacidade será usada em benefício dos mais necessitados. É caprichoso, organizado e com forte opinião.

AlertaOs capricornianos passam o dia no

alerta, e a rotina continua sendo a melhor opção nesta fase negativa. Evite entrar em confrontos com colegas de trabalho. Gaste somente o necessário. Não queria impor sua maneira de ser a pessoa amada e família. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Vênus, seu planeta regente, transita pela sua sexta casa astral. Ganhos inesperados, apoio total em seus projetos e mudanças na condução do trabalho. Trate de melho-rar sua saúde, não abuse de comidas gordurosas. C. 098 M. 9341

Câncer 21/6 a 21/7Nesta fase você conseguirá acertar as suas contas do-mésticas. Poderá comprar imóvel, pensar em reforma e até mudanças na decoração. Inspiração nos negócios. Amor vibrante. A família entra em harmonia. C. 621 M. 7279

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Grazi Massafera entra em “Geração Brasil” para falar sobre sexo

Susana Vieira é parada em blitz no Rio A atriz dará vida

a uma apresentado-ra que fala de sexo na Parker TV, e vai dividir a sequência com Lázaro Ramos e Elisa Pinheiro. “Foi a primeira vez que gravei com o Láza-ro. Eu admiro mui-to o trabalho dele!”, elogiou. Na trama, Jéssica vai ser pro-curada por Brian Benson (Lázaro Ra-mos), por indicação de Shin (Rodrigo Pandolfo), para sa-ber mais sobre sexo quântico. A loira, então, aproveitará para gravar uma edição especial de seu programa, o “Parker Sexo”. n

Divulgação/TV Globo

Instagram

Divulgação/TV Globo

Divulgação/TV Globo

Reprodução

Instagram

Divulgação

Corinthians fecha acordo para licenciar produtos de “Os Simpsons”

Walcyr Carrasco procura ‘nova’ Mel Lisboa

Esta é uma ação iné-dita em um time, já que as outras equipes não co-mercializam material com os personagens, que são sucesso na TV mundial há 25 anos. O Corinthians vai incluir itens como ta-ças, canecas, copos, ca-dernos, mochilas, estojos, lancheiras, sanduicheiras

e artigos para festa no portfólio de vendas, que serão realizadas a partir desta semana nos canais oficiais do clube. No dia 1º de outubro personagem Homer Simpson vai entrar em campo uniformizado e as camisas dos jogadores estará estampada com a fonte oficial do cartoon. n

Após emplacar o su-cesso “Amor à Vida” no horário nobre da Globo, Walcyr Carrasco terá o desafio de escrever uma obra para a faixa das 23h,

que deixará de ser exclu-siva para remakes. A di-reção ficará a cargo de Mauro Mendonça Filho. A dupla, que teve bom entrosamento no traba-

lho em “Amor à Vida”, co-meçará a procurar uma jovem atriz que possa se destacar tanto quanto Mel Lisboa em “Presença de Anita” (2001). n

Miley Cyrus abriu a temporada brasileira da “Bangerz Tour” na última sexta-feira (26), na Arena Anhembi, em São Paulo. No último sábado (27), foi a vez do Rio de Janeiro rece-ber a cantora na Praça da Apoteose. Em shows lotados, foi possível re-conhecer diversas cele-bridades entre os fãs da loira. Bruna Marquezi-ne, fez questão de con-ferir a apresentação. n

Susana Vieira aprovei-tou uma folga para curtir um espetáculo teatral no Rio de Janeiro e acabou parada por uma blitz da Lei Seca, na madrugada desta segunda-feira (29). A atriz passou pela fiscaliza-

ção e fez questão de posar com a equipe de funcioná-rios no local. O grupo, cla-ro, caprichou na pose para o clique, que foi comparti-lhado no Instagram. “Ope-ração Lei Seca: eu apoio!”, publicou na rede social. n

Lei seca

Aos 70 anos, o artista mais aclamado e respeita-do da música latina, o can-tor espanhol Julio Iglesias já está no Brasil para uma série de shows da turnê “1”, que marca sua despe-dida dos palcos. Apaixona-do pelo país, o cantor faz escala em Curitiba, nesta quarta, dia 01 de outubro. O show promete ser his-tórico e acontece no palco do Teatro Guaíra (R: Con-selheiro Laurindo, s/n), às 21h30. Devido a grande procura por ingressos, terá

Julio Iglesias chega a Curitiba

um show extra no dia 08 de outubro, no mesmo lo-cal, às 21h15. Os ingressos estão disponíveis e variam de R$156,00 (meia-entra-da) a R$1.006,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Show

No último sába-do (27), Beyoncé acabou mostrando demais durante a apresentação que fez ao lado do mari-do, Jay Z, no Central Park, em Nova York, Estados Unidos. En-quanto pulava na execução da música “Holy Grail”, a rou-

pa da mãe de Blue Ivy se abriu, dei-xando à mostra seu sutiã cor da pele. Ao perceber o inciden-te, a bela passou a proteger o colo com as mãos, mas não perdeu o re-bolado diante das quase 60 mil pesso-as presentes. n

Beyoncé mostra demais durante show

Miley Cyrus no Brasil

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Susana aconselha Carlota a compro-var a informação sobre a troca dos be-bês com a enfermeira Márcia. Beatriz diz a Augusta que desconfia de que Jussara esteja mentindo sobre seu relacionamento com Alex. Inês conta para Vicente que Sandra é a verdadei-ra neta de Madalena. Carlota revela a Leonor que Vitória não é sua filha. Ricardo avisa a Gilda que Fernando nunca irá se separar de Carlota.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H

Luiz, Diego e Maré assustam Duca, e Nat tenta ajudá-lo. Duca desmaia e Nat deixa uma foto em seu bolso antes de sair. Jade tenta ensinar Co-bra a dançar. Lobão repreende Nat por ter mentido para ele. Gael leva Duca para casa e Dalva se desespe-ra ao ver o neto machucado. Cobra pede para Jade confirmar que esta-va com ele na hora do suposto sus-to a Duca. Karina e Pedro se beijam na praça, e Cobra observa.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Verônica implora que Barata não conte para ninguém sobre sua gravi-dez. Jonas pensa em Verônica. Lara se preocupa com o sumiço de Shin. Pamela confessa a Dorothy que está confusa em relação a Herval. Verô-nica revela para Vicente e Edna que está grávida. Danusa oferece ajuda a Jonas. Pamela pede que Danilo vigie Murphy. Igor não consegue falar com Fred. Manuela convida Arthur para ir à festa de Dante. Shin avisa a Lara que irá para a Coreia.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Alfredo ameaça confiscar os bens de João Lucas caso ele não co-mece a trabalhar. Bianca apoia Cláu-dio. Téo pede para Robertão ficar em seu escritório enquanto ele trabalha. Cora tenta falar com Cristina sobre Fernando. Tuane se espanta ao ver que um dinheiro foi depositado em sua conta. Marta sugere que Isis dei-xe José Alfredo para ficar com João Lucas. Orville conversa com Salva-dor. Naná e Xana percebem o inte-resse de Antoninho em Jurema.

VITÓRIA – RECORD 21H30

Artur estranha a reação Iago e diz que não irá insistir em comprar o haras. Iago diz que Gregório pode mandar o assassino da flecha matar todos eles. Artur interrompe Iago e diz que Diana já pensou na possibi-lidade dele ser o assassino da flecha. Iago finge-se de vítima e diz que não merece receber esta acusação. Cla-rice o tranquiliza e diz ter certeza que o assassino é Gregório.

O último golpe de Tony Fait rendeu-lhe milhões em diaman-tes negros, mas logo foram roubados! Ago-ra, o violento antigo dono das pedras pre-ciosas, sequestra sua filha e pede os dia-mantes negros como resgate. Sem saída, Fait se vê obrigado a fazer uma aliança com Su (Jet Li), um agente da inteligência tailandesa, para rou-bar, novamente, os diamantes negros!

TV ABERTA

(SBT 23h)

Jet Li Contra o Tempo

VariedadesTerça-feira, 30 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Paulo (Caio Blat) está matriculado na fa-culdade de Medicina e faz residência num hospital público. Ele mora com Leon (Ale-xandre Rodrigues), estudante de Ciências Sociais, que, por sua vez, namora a futu-ra arquiteta Letícia (Maria Flor). Este é o triângulo principal do filme e, pelas ruas da zona norte carioca, tomam contato com a pobreza e a crueldade da vida real e adulta.

TV PAGA

(Prime Box Br 20h)

Proibido Proibir

Novelas

TV

Áries 20/3 a 20/4A presença de Marte na sua poderosa nona casa astral indica a realização de grandes negócios, viagens e apoio às novas iniciativas. Pode contar com nativos de Sagitá-rio, Touro e Libra. Alegrias com a família. C. 307 M. 2416

Gêmeos 21/5 a 20/6Fase em que tomará a decisão acertada nos negócios. Aumentam os seus rendimentos e você poderá contar com a participação de sócios, família e novos amigos. Amor vibrante. Vênus mostra chances em jogos. C. 254 M. 5162

Leão 22/7 a 22/8O lado mais promissor deste dia é o comercial, que terá, além da proteção de Júpiter, o planeta das finanças a presença de Vênus, beneficiando as mudanças no trabalho, viagens e assinatura de contratos. Harmonia no amor. C. 785 M. 0893

Virgem 23/8 a 22/9A fase é positiva e continuará assim, portanto você vai su-perar qualquer obstáculo em seu trabalho ou negócios. Sua imaginação estará a mil por hora. Fatos novos acontecendo nos assuntos domésticos. Cuide mais da saúde. C. 443 M. 8935

Libra 23/9 a 22/10A partir de hoje, o planeta Vênus, seu regente, passa a in-fluenciar seu signo. Inspiração artística elevada, decisões acertadas nos seus negócios, paz em família e acertos de convivência. As brigas que ficam longe de sua vida. C. 318 M. 8470

Escorpião 23/10 a 21/11Normalmente você é que se preocupa excessivamente com o trabalho e a família, terá mais um ponto a cuidar. Além do Sol, Vênus passa a transitar em sua desfavorável 12ª casa astral, portanto não abuse da sorte. C. 468 M. 1027

Sagitário 22/11 a 21/12Dia de boas influências em seu trabalho. Sucesso em vendas e com pessoas ligadas ao comércio. Amor com inspiração. Mas, evite entrar em atritos com a família. Trate de não criar inimizades com Virgem e Capricórnio. C. 131 M. 5584

Capricórnio 22/12 a 21/1Você está passando pelo alerta e deve enfrentar as difi-culdades profissionais com muito equilíbrio. Evite a tão natural teimosia e as brigas domésticas. Amor com ciú-mes. Desfavorável para viagens. C. 872 M. 6751

Aquário 22/1 a 18/02Terça-feira positiva, tanto no lar como no trabalho. Pa-rentes ou amigos se tornarão excelentes aliados em suas transações comerciais. Ganhos inesperados. Pode apos-tar em jogos e sorteios. Amor sensual. C. 529 M. 4103

Peixes 19/2 a 19/03O Sol em sua oitava casa astral faz advertência quanto aos negócios. Cuidado para não perder o fio da meada na vida. Não entre em disputa com Leão, Virgem ou Es-corpião. Sorte nas comunicações. C. 990 M. 3648

Nos próximos dias estarei lançando o “Almanaque de Astrologia Dirce Alves-2015”,

com as previsões astrais para todos os signos, os alertas, as fases da Lua, as posições astrais e demais informações para você ter uma vida melhor.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa de personalidade marcante, o

que fará se destacar no mundo profissional. Nunca deixa de cumprir os compromissos assumidos. Sua capacidade será usada em benefício dos mais necessitados. É caprichoso, organizado e com forte opinião.

AlertaOs capricornianos passam o dia no

alerta, e a rotina continua sendo a melhor opção nesta fase negativa. Evite entrar em confrontos com colegas de trabalho. Gaste somente o necessário. Não queria impor sua maneira de ser a pessoa amada e família. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Vênus, seu planeta regente, transita pela sua sexta casa astral. Ganhos inesperados, apoio total em seus projetos e mudanças na condução do trabalho. Trate de melho-rar sua saúde, não abuse de comidas gordurosas. C. 098 M. 9341

Câncer 21/6 a 21/7Nesta fase você conseguirá acertar as suas contas do-mésticas. Poderá comprar imóvel, pensar em reforma e até mudanças na decoração. Inspiração nos negócios. Amor vibrante. A família entra em harmonia. C. 621 M. 7279

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Grazi Massafera entra em “Geração Brasil” para falar sobre sexo

Susana Vieira é parada em blitz no Rio A atriz dará vida

a uma apresentado-ra que fala de sexo na Parker TV, e vai dividir a sequência com Lázaro Ramos e Elisa Pinheiro. “Foi a primeira vez que gravei com o Láza-ro. Eu admiro mui-to o trabalho dele!”, elogiou. Na trama, Jéssica vai ser pro-curada por Brian Benson (Lázaro Ra-mos), por indicação de Shin (Rodrigo Pandolfo), para sa-ber mais sobre sexo quântico. A loira, então, aproveitará para gravar uma edição especial de seu programa, o “Parker Sexo”. n

Divulgação/TV Globo

Instagram

Divulgação/TV Globo

Divulgação/TV Globo

Reprodução

Instagram

Divulgação

Corinthians fecha acordo para licenciar produtos de “Os Simpsons”

Walcyr Carrasco procura ‘nova’ Mel Lisboa

Esta é uma ação iné-dita em um time, já que as outras equipes não co-mercializam material com os personagens, que são sucesso na TV mundial há 25 anos. O Corinthians vai incluir itens como ta-ças, canecas, copos, ca-dernos, mochilas, estojos, lancheiras, sanduicheiras

e artigos para festa no portfólio de vendas, que serão realizadas a partir desta semana nos canais oficiais do clube. No dia 1º de outubro personagem Homer Simpson vai entrar em campo uniformizado e as camisas dos jogadores estará estampada com a fonte oficial do cartoon. n

Após emplacar o su-cesso “Amor à Vida” no horário nobre da Globo, Walcyr Carrasco terá o desafio de escrever uma obra para a faixa das 23h,

que deixará de ser exclu-siva para remakes. A di-reção ficará a cargo de Mauro Mendonça Filho. A dupla, que teve bom entrosamento no traba-

lho em “Amor à Vida”, co-meçará a procurar uma jovem atriz que possa se destacar tanto quanto Mel Lisboa em “Presença de Anita” (2001). n

Miley Cyrus abriu a temporada brasileira da “Bangerz Tour” na última sexta-feira (26), na Arena Anhembi, em São Paulo. No último sábado (27), foi a vez do Rio de Janeiro rece-ber a cantora na Praça da Apoteose. Em shows lotados, foi possível re-conhecer diversas cele-bridades entre os fãs da loira. Bruna Marquezi-ne, fez questão de con-ferir a apresentação. n

Susana Vieira aprovei-tou uma folga para curtir um espetáculo teatral no Rio de Janeiro e acabou parada por uma blitz da Lei Seca, na madrugada desta segunda-feira (29). A atriz passou pela fiscaliza-

ção e fez questão de posar com a equipe de funcioná-rios no local. O grupo, cla-ro, caprichou na pose para o clique, que foi comparti-lhado no Instagram. “Ope-ração Lei Seca: eu apoio!”, publicou na rede social. n

Lei seca

Aos 70 anos, o artista mais aclamado e respeita-do da música latina, o can-tor espanhol Julio Iglesias já está no Brasil para uma série de shows da turnê “1”, que marca sua despe-dida dos palcos. Apaixona-do pelo país, o cantor faz escala em Curitiba, nesta quarta, dia 01 de outubro. O show promete ser his-tórico e acontece no palco do Teatro Guaíra (R: Con-selheiro Laurindo, s/n), às 21h30. Devido a grande procura por ingressos, terá

Julio Iglesias chega a Curitiba

um show extra no dia 08 de outubro, no mesmo lo-cal, às 21h15. Os ingressos estão disponíveis e variam de R$156,00 (meia-entra-da) a R$1.006,00 (inteira), de acordo com o setor. n

Show

No último sába-do (27), Beyoncé acabou mostrando demais durante a apresentação que fez ao lado do mari-do, Jay Z, no Central Park, em Nova York, Estados Unidos. En-quanto pulava na execução da música “Holy Grail”, a rou-

pa da mãe de Blue Ivy se abriu, dei-xando à mostra seu sutiã cor da pele. Ao perceber o inciden-te, a bela passou a proteger o colo com as mãos, mas não perdeu o re-bolado diante das quase 60 mil pesso-as presentes. n

Beyoncé mostra demais durante show

Miley Cyrus no Brasil

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

GeralTerça-feira, 30 de Setembro de 201410 grupor3a.com

Após sete horas, homem libera refém em hotel de Brasília

O sequestrador Jac Sou-za dos Santos, 30 anos, que invadiu o hotel Saint Peter no centro de Brasília e man-teve um funcionário como refém por mais de sete ho-ras se entregou às 16h desta segunda-feira (29), segundo a polícia. O autor foi levado à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte.

O refém deixou o hotel em um carro de polícia e passou despercebido por hóspedes e curiosos que acompanhavam o caso na rua em frente. Segundo a polícia, o funcionário foi direto para casa acompa-nhado da esposa. Ele esta-va calmo e não precisou de atendimento médico.

Um helicóptero da Po-lícia Civil sobrevoava o hotel no momento em que as negociações termina-ram. Segundo o delegado Paulo Henrique Almeida, o homem teria solicitado

uma bandeira do Brasil para usar sobre os om-bros no momento da ren-dição, mas se entregou com medo de ser alvejado pelos policiais. “Ele perce-beu que a única saída era a rendição. Graças a Deus

a vítima está bem.”O homem pode ser in-

diciado por cárcere pri-vado, cuja pena é de um a três anos de reclusão. Dependendo do resulta-do da perícia, ele pode ser indiciado por outros

crimes – se a suposta di-namite no colete do men-sageiro do hotel forem verdadeiros, por exemplo, ele vai responder por pos-se de material explosivo, cuja pena vai de três anos a seis anos de prisão. n

Jac Souza dos Santos (esq.) manteve funcionário de hotel como refém no DF

Fábio Pozzebom/ABrO diretor de Política

Econômica do Banco Central (BC), Carlos Ha-milton Araújo, defendeu nesta segunda-feira (29) a autonomia da autarquia, definida em lei. “Do pon-to de vista estritamente técnico, a teoria macroe-conômica, amparada pela evidência internacional, indica que o ambiente institucional, que con-templa autonomia legal para conduzir a política monetária [definição da taxa básica de juros, a Se-lic], traz ganhos para as economias dos países que adotam. Do ponto de vista estritamente técnico, sou favorável à autonomia le-gal”, ressaltou.

No último dia 18, o di-retor de Fiscalização do BC, Anthero Meirelles, disse que o BC trabalha com autonomia opera-cional. Meirelles lembrou que está na diretoria do Banco Central há sete anos e que já participou

Diretor defende autonomia técnicado Banco Central

Carlos Hamilton: ganhos para o País

Turismo Segurança

Seguro viagem internacionaltem novas regras

Posto da PM é o 11º alvode onda de ataques em SC

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-

feira (29) resolução que dispõe sobre novas regras e critérios para operação do seguro viagem interna-cional. As normas publi-cadas nesta segunda-feira têm por objetivo garantir aos segurados ou seus be-neficiários indenização em caso de ocorrência de ris-cos relacionados à viagem.

A indenização é limitada ao valor do capital segura-do contratado, na forma de pagamento do valor con-

tratado ou de reembolso, ou, ainda, de prestação de serviços, no caso da ocor-rência de riscos cobertos, desde que relacionados à viagem, durante período previamente determinado, nos termos estabelecidos nas condições contratuais.

Pelo texto, os serviços que devem compor as co-berturas básicas e adicio-nais a serem oferecidas pe-las seguradoras, incluem, entre outros, despesas médicas, hospitalares ou odontológicas em viagem ao exterior. n

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari (foto), rebateu nesta segunda-feira (29) manifesto no qual gene-rais da reserva do Exército dizem ter “convicção” de que salvaram o país e se negam a pedir desculpas por eventuais violações aos direitos humanos co-metidas durante o regime da ditadura no país.

O manifesto, divulga-do na última sexta-feira (26), é assinado por 27 generais aposentados, entre eles os ex-mi-nistros Leonidas Pires Gonçalves, Zenildo Zo-roastro de Lucena (do Exército, nos governos de Itamar Franco e Fer-nando Henrique Car-doso) e Rubens Bayma Denys (da Casa Militar, no governo Sarney). n

Um posto da Po-lícia Militar (PM) em Florianópolis

foi o 11º alvo da onda de ataques que vêm ocorren-do desde a última sexta-feira (26) na capital de Santa Catarina e Região Metropolitana. Segundo o Centro de Comunicação da PM, por volta das 15h, o 4º Batalhão, no bairro do

Itacuribi, próximo ao cen-tro da capital catarinense, foi alvo de disparos. A Po-lícia Civil tenta identificar os autores.

Devido à série de ata-ques, a cúpula de seguran-ça do estado se reuniu na tarde desta segunda-feira (29) para analisar a situa-ção. A principal linha de investigação considera que

a ordem dos ataques tenha partido de dentro de presí-dios do estado, onde atua a facção Primeiro Grupo Catarinense (PGC). Os ata-ques, inclusive à casa de policiais, pode ter sido mo-tivado, segundo a Polícia Civil, à intensificação das ações no combate ao cri-me, com a morte de suspei-tos em confrontos. n

Duas pessoas foram atingidas por carro que fugia da Polícia no Itacorubi

Novas regras visam indenizaçãoem caso de riscos relacionados à viagem

Teco Rodrigues

Elza Fiúza/ABr

de mais de 50 reuniões do Comitê de Política Mone-tária (Copom), responsá-vel pela definição da taxa Selic. “O Banco Central funciona com autonomia operacional. Todas as de-cisões que tomei foram com minha consciência”, observou, ressaltando que nunca recebeu sugestão para tomar decisões. “O trabalho do Banco Cen-tral precisa de autonomia operacional, mas não vou entrar na discussão sobre a necessidade de [isso] es-tar na lei”, enfatizou. n

ABr

Comissão da Verdade critica recusa de ex-generais

Autor do sequestro tinha expressado aplicação efetiva da Lei da Ficha Limpa

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Geral Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 11grupor3a.com

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira (29), após reunião com empre-sários e representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na sede da enti-dade, medidas para di-namizar as exportações brasileiras. Ele classificou a agenda como complexa e urgente, e disse que as medidas beneficiam prin-cipalmente o setor de ma-nufaturados, muito atin-gido pela crise econômica internacional de 2008.

“O mercado consumi-dor de manufaturados se contraiu e isso fez com que houvesse uma disputa en-tre mercados menores, que crescem pouco. Este ano a expansão do comércio está entre 3% a 3,5%, enquanto vinha crescendo a 10%, 12%. Então falta mercado para todos os países que querem exportar. Isto levou a uma concorrência violenta e pre-datória, e tem dificultado nossas exportações”, disse.

Ministro reforçou que o governo tem agilizado burocracia de exportação e importação

Guido Mantega anuncia medidas para a indústria

MedidasEntre as medidas des-

tacadas para criar um am-biente de competitivida-de para o país estão uma política cambial que não permita valorização do câmbio, o que vem sendo feito, segundo o ministro, e políticas industriais que aumentem a produtivi-

dade do setor. “Mas o que tratamos aqui especifica-mente foi o Reintegra, que é um crédito fiscal dado às empresas e fixado em 3% do faturamento com as exportações. Ampliamos para que comece com essa porcentagem e não com 0,3%, como tínhamos fixa-do anteriormente”. n

A expectativa dos con-sumidores brasileiros com a economia melho-rou em setembro. Elabo-rado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice Nacional de Expectativa do Con-sumidor (Inec) cresceu 1,3% em setembro, em relação a agosto, alcan-çando 109,7 pontos. Em 2014, o índice está abaixo apenas dos 113,9 pontos registrados em janeiro.

De acordo com a CNI, o resultado de se-tembro parece confir-mar a tendência de re-cuperação do Inec, que apresentou melhora em todos os indicado-res que o compõem. De um mês para outro, a expectativa de que a in-flação vai cair aumen-tou 2,5%. O da queda do desemprego subiu 1%, enquanto a de me-lhoria da renda pessoal

aumentou 0,7%.Conforme os dados,

cresceu 2,1% o índice de consumidores que acre-ditam que a situação financeira pessoal vai melhorar. O indicador de endividamento (con-sumidores que esperam queda no endividamento) aumentou 1,4%. No mes-mo período, subiu 0,7% o de pessoas que preten-dem comprar bens de maior valor. n

Expectativa dos consumidores com a economia é melhor em setembro

Ministro Guido Mantega: “nós simplificamos as regras”

Antonio Cruz/ABr

Consumidores brasileiros acreditam que situação vai melhorar

ABr

Dólar fecha em alta e ultrapassa R$ 2,45

Depois de uma sessão turbulenta, o dólar fechou no maior valor em seis anos. O dólar comer-cial encerrou o dia vendido a R$ 2,456, com alta de 1,64%. A cotação atingiu o va-lor mais alto desde 9 de dezembro de 2008, poucos meses após o início da crise eco-nômica nos Estados Unidos. Na ocasião, o câmbio tinha fecha-do em R$ 2,471.

Na máxima do dia, por volta das 9h20, o dólar chegou a atin-gir R$ 2,477. Apenas em setembro, a co-tação acumula alta de 9,68%. No ano, o aumento chega a 4,17%. n

Online

Pesquisa Anual

PF faz operação contra furto de dinheiro de correntistas pela internet

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda (29), uma operação para de-sarticular uma or-ganização crimi-nosa que furtava dinheiro de cor-rentistas do Ban-co do Brasil, Caixa Econômica Fe-deral e de outras instituições ban-cárias por meio da internet. Inves-tigadores estimam que os suspeitos podem ter desviado mais de R$ 2 milhões.

Os criminosos agiam, principalmente, no Dis-trito Federal, em Goiás e

São P a u l o .

Oito mandados de pri-são preventiva, dez de prisão temporária e 35 de buscas e apreensão estão sendo cumpridos nos três estados.

Ainda de acordo

com a PF, a quadrilha enviava falsas mensa-gens eletrônicas pela

internet, os chama-dos spams. Ao clicar sobre os links, as vítimas eram reme-tidas para páginas eletrônicas que ar-mazenavam dados

bancários e senhas de acesso. De posse dessas

informações, os suspei-tos conseguiam acessar a conta bancária da ví-tima, por meio dos ca-nais digitais dos bancos, conhecidos por internet banking. Os policiais federais usaram a sigla IB2K para dar nome à operação. n

Emprego no comércio cresceu 6,4% entre 2011 e 2012

O número de pessoas empregadas no comér-cio cresceu 6,4% entre 2011 e 2012, segundo dados da Pesquisa Anu-al do Comércio (PAC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatís-tica (IBGE). O total de pessoas ocupadas no setor passou de 9,6 mi-lhões, em dezembro de 2011, para 10,2 milhões, em dezembro de 2012.

Entre os três gran-de subsetores, o maior

crescimento foi obser-vado no comércio vare-jista (6,8%), ao passar de 7,06 milhões de traba-lhadores, em 2011, para 7,54 milhões, em 2012. O atacado teve um au-mento de 6,1% no pes-soal ocupado, ao passar de 1,63 milhão para 1,73 milhão no período. Já o emprego no comércio de veículos, peças e mo-tocicletas cresceu 4,5%, 913,7 mil para 954,5 mil de pessoas ocupadas. n

Maior aumento foi observado no comércio varejista

Arquivo CP

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

EsportesTerça-feira, 30 de Setembro de 201412 grupor3a.com

Joel Santana não está mais no Cen-tro de Terapia In-tensiva (CTI, do

Hospital Pró-Cardiaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O treinador do Vasco realizou no último domingo uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar. A expectativa é que o comandante retorne ao Cruzmaltino na próxima quarta-feira, já que a evolu-

ção do seu quadro é consi-derada muito boa.

Assim, é bem provável que ele já consiga coman-dar o Vasco na partida desta sexta-feira, às 21h, em São Januário. Joel sentiu for-tes dores abdominais e foi internado para passar por exames. Os exames aponta-ram o problema na vesícula e a indicação de uma inter-venção cirúrgica.

Joel deixa o hospital e pode dirigir o Vasco na sexta-feira

O treinador do Vasco fez cirurgia na vesícula, mas já teve alta hospitalar

Parte integran-te da vida e da cultura do

povo brasileiro, o rá-dio esportivo comple-tou, no último dia 2, 80 anos de atuação no estado do Paraná. Da primeira transmissão, realizada pelos locuto-res Jofre Cabral e Silva e Jacinto Cunha, no dis-tante ano de 1934, aos dias atuais, rolou mui-ta emoção, vibração e alegria. O rádio é com-panheiro inseparável do torcedor. Sua histó-ria virou livro, escrito pelo radialista (e jorna-lista) Josias Lacour, que iniciou carreira como repórter esportivo aos 15 anos de idade.

Hoje, às 20h, nos salões do imponen-te Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 540-Alto da Glória, em Curitiba), acontecerá o lançamento nacio-nal do livro “80 anos de goooooooollllllll, a história do rádio es-portivo no Paraná”. A obra, inédita na litera-tura esportiva do país, narra a vinda e a fun-ção do rádio ao Brasil, passa pela primeira transmissão esportiva

Jornalista Josias Lacour apresenta a história dos 80 anos do rádio esportivo do Paraná

Livro sobre o rádio esportivo será lançado hoje

Apoio

Jogadores do Corinthians se manifestam em favor de Mano

Uma atitude iné-dita marcou o trei-no do Corinthians nesta segunda-fei-ra, no CT Joaquim

Grava. Após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR, no domingo, o lateral Fá-bio Santos, o volante Ralf e o meio-campista Renato Augusto pediram para dar entrevista coletiva juntos. Normalmente, apenas um atleta se pronuncia. O trio defendeu Mano Menezes, destacou a união do elen-co alvinegro e assegurou: a equipe reagirá até o final do Campeonato Brasilei-ro para assegurar, no mí-nimo, uma vaga na Taça Libertadores da América. Na sequência, o presiden-te do clube, Mário Gobbi, também se manifestou a

favor de Mano. “Conversamos bas-

tante, sabemos que o mo-mento que passamos não é dos melhores, não só pelas derrotas, mas pelas vitórias dos times que es-tavam atrás da gente. É um momento importante, em que as lideranças, as refe-rências têm de dar a cara para bater, mostrar que o grupo está fechado, está

junto, querendo reverter essa situação. Pedimos o apoio do torcedor. Esta-mos tentando para que haja essa melhora e temos certeza. Essa é a intenção no momento, para que quarta-feira, numa com-petição diferente, pos-samos dar uma resposta positiva em casa”, afirmou Fábio Santos. (GloboEs-porte.com)

Os três jogadores foram juntos para a coletiva de imprensa no CT do Timão

Divulgação

Divulgação

R. José Loureiro, 111, sobreloja - Centro - Fone: 3363-1734 R. Da Glória, 297 - Centro Cívico - Fone: 3352-2611 www.audifone.com.br LIGUE GRÁTIS: 0800-6032828

Estacionamento anexo

Estacionamento próprio

- Laboratório próprio

- Entrega em 24h

- Produtos médicos

- Meias compressivas

- Pilhas e baterias

Promoção de aniversário:Aparelhos com descontos

de até

30%

26 ANOS!!!

www.jornaldoonibusdecuritiba.com.br

O livro de Josias Lacour relata alguns dos grandes momentos do rádio esportivo

nacional, e centraliza nas ações das emissoras e seus profissionais no estado do Paraná. A obra tem 326 páginas, com capa e con-tracapa em quatro cores. O custo no lançamento é de R$ 50,00; nas livrarias, a partir de amanhã, será de R$ 65,00. A entrada no evento de hoje à noite no Palacete dos Leões é aber-ta ao público.

A obra tem 326 páginas, com capa e contracapa em quatro cores. A obra é inédita na literatura esportiva do país.

Uma atitude iné-dita marcou o trei-no do Corinthians nesta segunda-fei-ra, no CT Joaquim

Piloto de 16 anos vai testar carro da F-1

A FIA (Federação Inter-nacional de Automobilis-mo) confirmou, nessa se-mana, a superlicença para o jovem Max Verstappen, de somente 16 anos, e as-sim o piloto holandês está liberado para participar da primeira sessão de treinos livres para o GP do Japão – que acontecerá em Suzuka na próxima sexta-feira. Max pilotará um dos car-ros da equipe Toro Rosso – na qual será titular a partir da temporada de 2015.

“Naturalmente que andar em um treino livre é um sonho”, falou Vers-tappen. “Meu pai (Jos) já correu em Suzuka várias vezes e me disse que não é uma pista fácil para es-trear. Mas, eu acredito que será uma experiência valiosa para o próximo ano”, comentou o piloto da F3 Europeia.

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Esportes Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 13grupor3a.com

Semana cheia no Atlético servirá para corrigir erros

Após a maratona de sete jogos em se-tembro, pelo Cam-

peonato Brasileiro, o Atlético vai ter a semana livre para treinar de olho no clássico com o Coritiba, marcado para as 16h20 (ho-rário de Brasília) de sábado, no Estádio Couto Pereira. Depois de vencer o Corin-thians por 1 a 0, na Arena da Baixada, o grupo atleticano inicia nesta segunda-feira a preparação para o próxi-mo compromisso da equipe atleticana na competição.

Antes de comandar sua oitava partida no Furacão, o técnico Claudinei Oliveira vai tentar recuperar alguns joga-dores como o lateral-direito Mário Sérgio, o zagueiro Dráu-sio e o atacante Dellatorre. Os jogadores serão reavaliados pelo departamento médico atleticano e, dependendo da evolução durante a semana, podem ficar à disposição para o clássico. Além disso, o treina-dor vai aproveitar a semana cheia para corrigir os erros do time, que se reabilitou no Brasileirão após três derrotas seguidas e subiu para a 11ª colocação, com 31 pontos. Na opinião do comandante, a marcação e a transição serão os principais pontos a serem trabalhados no CT do Caju. (GloboEsporte.com)

Clássico

Divulgação

Ricardinho confia que pode vencer a líder PonteOs zagueiros Cleiton e Alef e o atacante Léo Minieiro podem estrear

O ex-coritibano Cleiton pode ser titular, hoje contra a Ponte Preta

Após a derro-ta para o In-ternacional

e a situação de pior time do Cam-peonato Brasileiro, o Coritiba volta todas as suas atenções para o grande clássico contra o Atlético, no próxi-mo sábado, às 16h20 (horário de Brasília), no Couto Pereira. Os jogadores chegaram de Porto Alegre na ma-nhã desta segunda-feira e ganharam folga no período da tarde. Na tarde desta terça-feira, o time inicia um treinamento leve mar-

cado para o CT da Gra-ciosa.

Para esta partida, o técnico Marquinhos Santos conta com os retornos do lateral-esquerdo Carlinhos, e do volante Germano, que cumpriram sus-pensão na última ro-dada. Além do volante Rosinei, que está recu-perado de uma forte pancada na cabeça. O zagueiro Welinton, que desfalcou a equipe nos últimos três jogos, segue no departamen-to médico e é dúvida para o jogo com dores na coxa direita.

Marquinhos ganha reforços para montar o Coritiba

Carlinhos estará de volta na lateral esquerda no Atletiba

Divulgação

Tico

Deputado Estadual

Colig

ação

‘‘ Av

ança

Par

aná’

Autor Tico Kuzma

CN

PJ

- 2

0.5

73

.42

5/0

00

1-0

5

Va

lor

R$

35

0,0

0

É mais famíliaÉ mais segurança

R$ 350,00

www.jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Com reforços à dis-posição, o técnico Ricardinho vê o Pa-raná Clube em con-dições de vencer a

Ponte Preta às 20h30 (horá-rio de Brasília) desta terça-feira, no Moisés Lucarelli, pela 27ª rodada da Série B. O Tricolor, que está no 14° lugar e tem apenas duas vitórias como visitante em toda a competição, precisa do resultado positivo para ampliar a vantagem para a zona de rebaixamento. O adversário, porém, lidera a competição, vem de cinco vitórias seguidas e tem ape-nas uma derrota em 12 par-tidas como mandante.

A confiança de Ricardi-nho talvez seja explicada pela chegada de reforços para a sequência da Série B. Para a noite desta terça-fei-ra, por exemplo, ele sinaliza que pode escalar os zaguei-ros Cleiton e Alef e o atacan-

te Léo Mineiro. Por outro lado, prefere manter cau-tela em relação a outros jogadores recém-contra-tados, como o volante Auremir e o meia-ata-cante Thiaguinho: “Na

verdade, nós temos todos à disposição, mas alguns deles ainda irão necessi-tar de um certo tipo de adaptação para que pos-sam estar à disposição”, disse Ricardinho.

Com reforços à dis-posição, o técnico Ricardinho vê o Pa-raná Clube em con-dições de vencer a

Após a derro-

e a situação

Após a derro-

e a situação

Claudinei completou 45 anos ontem

Divulgação

Após a maratona de sete jogos em se-tembro, pelo Cam-

peonato Brasileiro, peonato Brasileiro,

Coxa não perde em Brasileiros no Couto Pereira desde 2005

O Coritiba não perde um Atletiba, pela Série A, desde 2005 no Couto Pereira. A última vitória aconteceu há nove anos, por 2 a 1, gols de Paulo André e Lima. Se for para lembrar todos os jogos em campeonatos brasileiros, o time alviverde venceu sete, empatou cinco e per-deu três no Alto da Glória.

O clássico deste final de semana marca o regis-tro de 361 jogos entre os

dois maiores clubes pa-ranaense, contando jogos amistosos. Já em partidas oficiais, atleticanos e alvi-verdes se enfrentaram 323 vezes, sendo que a primei-ra foi em 1924, durante o Campeonato Paranaense. Ao todo, o Coritiba venceu 125 vezes e o Atlético, 102, além de 96 empates. Em número de gols, a van-tagem também é verde e branca, com 478 gols marcados contra 428 gols

do rival. No último encon-tro entre as equipes, que aconteceu no Estádio Re-gional Willie Davids, em Maringá, o Atlético ficou com a vantagem no placar por 2 a 0. (Terra)

Ao todo, o Coxa venceu 125 vezes e o Atlético, 102

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

ClassificadosTerça-feira, 30 de Setembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

Policial Terça-feira, 30 de Setembro de 2014 15grupor3a.com

A gerente de banco Rejane Bertolini Gri-muza, 40 anos, foi mor-ta pelo marido durante uma briga na noite do último domingo (28), no Capão Raso, em Curitiba. A filha do ca-sal presenciou a cena e os gritos chamaram a atenção da vizinhan-ça, que acionou a Polí-cia Militar (PM). O ma-rido José Joaquim da Silva tentou fugir, mas foi preso em flagrante. Segundo a polícia, ele apresentava fortes in-dícios de embriaguez. Rejane é gerente de um banco na região no Portão e não resistiu às agressões.

Gerente de banco foi morta pelo marido no Capão Raso

A Polícia Civil de Cascavel (PR), cum-priu mandados de bus-ca e apreensão, nesta segunda-feira (29), na casa de um homem suspeito de pedofilia. No local foram apreen-didos um computador, um celular e fotos de jovens nuas. O suspeito também foi interroga-do e confessou a auto-ria do crime, porém, de acordo com a polícia, ele deve responder ao processo em liberdade.

Três mulheres e uma adolescente, de 14 anos, também pres-taram depoimento na delegacia. Segundo a

polícia, ele mantinha uma página falsa em uma rede social, com a foto de uma mulher e se identificava como dentista. No perfil, o suspeito oferecia uma vaga de emprego de secretária com salário que variava de R$ 1.500 a R$ 1.800.

Com a oferta, o ho-mem trocava mensa-gens com as vítimas e pedia para que elas tirassem as fotos nuas em troca de dinheiro, de acordo com o delegado Ademair Braga. A inves-tigação durou cerca de dois meses. As informa-ções são do G1 PR. n

Bêbado mata mulher asfixiada na frente da filha

Preso por pedofilia oferecia trabalho em perfil falso na web

De acordo com vizi-nhos, a mulher estava em casa com a filha quando o

marido chegou embria-gado e começou a dis-cutir. Os berros da filha

chamaram ainda mais a atenção dos moradores ao lado, que acionaram a Polícia Militar (PM) e fo-ram até a casa ver o que estava acontecendo. Não há informações sobre a motivação da briga.

A morteDe acordo com a

delegada Ana Caroli-na Castro, a filha subiu no pescoço do pai para tentar evitar as agres-sões. O homem asfixiou a esposa na frente da criança, que não resistiu e morreu antes mesmo da chegada do Serviço Integrado de Atendi-mento ao Trauma em Emergência (Siate). n

A bancária Rejane Bortolin morreu sufocada pelo marido

Reprodução Facebook

Homem pedia para que mulheres tirassem as fotos nuas em troca de dinheiro

Reprodução G1

PRF apreende mais de uma tonelada de maconha

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apre-endeu 1,1 tonelada de maconha, no fim da manhã desta segun-da-feira (29), em uma estrada rural de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná. Um homem foi preso. O motorista do carro que

estava com a droga conseguiu fugir pelo mato às margens da estrada. O veículo tem registro de roubo em Campo Bom (RS), es-tava com placas falsas e com rádio comuni-cador, conforme a PRF. As informações são do G1 PR. n

Divulgação

Um menino de 10 anos foi agredido pelo pai com um chicote feito de couro e de ma-deira em Palmas (PR), segundo a Polícia Mi-litar (PM). Os policiais chegaram até a crian-ça, na manhã do últi-mo sábado (27), após denúncias feitas por vizinhos da família. A polícia encontrou o garoto com machuca-dos no rosto, nas cos-tas, nos dois braços e nas duas pernas.

O menino esta-va sozinho em casa,

no bairro Hípica. Os pais da criança, con-forme a polícia, esta-vam trabalhando no momento. O menino contou aos polícias que foi agredido no dia anterior, na últi-ma sexta-feira (26). Durante uma revista na residência, além do chicote utilizado para agredir o garo-to, foram encontra-das duas espingardas, munição, facas e ma-terial para recarga de cartuchos. As informa-ções são do G1 PR. n

Criança é agredida pelo pai com chicote de couro e madeira

Menino tinha machucados por todo o corpo

PM de Palmas

Jovem encontrado morto pode ter caído durante pichaçãoO jovem de 18 anos

que foi encontrado morto em um fosso de um pré-dio em construção neste fim de semana pode ter sofrido uma queda en-quanto fazia pichações. O prédio fica na rua Pre-sidente Farias esquina com a rua São Francisco, no Centro de Curitiba, e possui diversas pichações

em praticamente todos os andares. Rafael Pezotty (foto) foi encontrado pela família, que já o procura-va desde sexta-feira (27).

DesesperoA família desesperada

começou a procurar o garoto na tarde de sexta-feira. A mãe, por meio do Facebook do jovem, pos-

tou às 14h11 que o filho teria saído na quinta-feira e ainda não teria voltado para casa. De acordo com informações, o jovem estava acompa-nhado de outros colegas em um prédio em cons-trução e teria caído do 5º andar. Esses colegas fugi-ram e avisaram a família do garoto. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 30/09/2014

GeralTerça-feira, 30 de Setembro de 201416 grupor3a.com

Três jovens que voltavamde festa morrem na BR-116

Segurança divulgaresultados da Operação OSI

Mandados de prisão

ANPr

Municípios atingidos porchuva no PR sobem para 253.048 pessoas foram atingidas e 42 ficaram desalojadas

A chuva que cai no Pa-raná desde quarta-feira (24) causou estragos em 25 municípios e atingiu 3.048 pessoas, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadu-al às 18h desta segunda-feira (29). Quarenta e duas pessoas ficaram desalojadas. Entretan-to, ninguém chegou a ficar desabrigado com a chuva, ainda segundo a Defesa Civil. O boletim apontou que 162 casas foram danificadas.

A Defesa Civil con-sidera como desabri-gados todas as pessoas que precisam deixar as casas por causa do de-sastre e necessitam de

A Operação Três Planaltos IV, que integra

a Operação OSI (Open Systems Interconnec-tion) da Secretaria es-tadual da Segurança Pública, resultou na prisão de 283 pesso-as e na apreensão de 589 veículos, 41 armas e 1.616 pontos de LSD em todo o Paraná.

A Três Planaltos, que iniciou na tarde da úl-tima quinta-feira (25) e seguiu até a madru-gada de domingo (28), foi desencadeada para cumprir mandados, aprender armas e dro-gas e demais materiais ilícitos. n

abrigo público. Já os desalojados são aque-las pessoas que tam-

bém precisaram deixar as residências, porém, não ficam em abrigos

públicos, refugiando-se na casa de parentes ou amigos. G1/PR n

Três jovens morreram em um acidente na BR-116, em Quatro Barras, na madrugada desta segun-da-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os jovens voltavam de uma festa e trafegavam sentido

São Paulo quando no km 70 o motorista perdeu o controle do veículo e bateu contra uma pedra.

Três pessoas, identifica-das apenas como Viviane, de 25 anos, Suellen, de 23 e Elizandro Santos da Silva,

de 21, morreram na hora. As duas jovens seriam ir-mãs. O motorista do veí-culo foi encaminhado em estado grave para o Hos-pital Angelina Caron. Ele chegou a ser arremessado para fora do veículo. n

Em alguns municípios houve queda de árvores

ReproduçãoA vazão nas Cataratas

do Iguaçu amanheceu três vezes acima do nor-mal nesta segunda-feira (29) por conta das chu-vas que atingem o esta-do desde quarta-feira (24). De acordo com o monitoramento hidro-lógico do Rio Iguaçu feito pela Companhia Paranaense de Ener-gia (Copel), no início da manhã o volume de

água no atrativo, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo em média, passou de 5,5 milhões l/s.

As chuvas também causaram estragos em pelo menos 18 municí-pios do Paraná. Até as 9h desta segunda, os tempo-rais haviam prejudicado 1.429 pessoas, segundo o último boletim divul-gado pela Defesa Civil. n

Vazão das Cataratas fica 3 vezes acima do normal

As cataratas estão com5,5 milhões de litros por segundo

O balanço foi apresentado pelo secretário de Segurança

Reprodução

Banda B

O carro ficou destruídoapós o choque com a pedra

Editora Jornal do Ônibus