jornal do Ônibus de curitiba - 27/08/2014

16
Divulgação Curitiba, Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 Número 2.029 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A A n o t í c i a n o p o n t o . Divulgação Copa do Brasil Técnicos novos tentam motivar dupla Atletiba (Página 15) Saúde sem fôlego Pela terceira vez em um mês o pronto-socorro do Hospital Evangélico fecha para atendimento ao público. Desta vez o motivo foi a falta de oxigênio para os pacientes. Instituição reclama da falta de reajuste nos repasses. (Página 16) Professor Girafales agradece apoio dos fãs, após internamento (Página 8) (Página 4) /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Cascavel (Página 5) Sete presos estão desaparecidos, após rebelião no Paraná Divulgação Pesquisa Ibope mostra Dilma e Marina bem próximas Eleições 2014 Celebridades Nova pesquisa aponta aproximação entre as candidatas Dilma Roussef (34%) e Marina Silva (29%), deixando Aécio em terceiro lugar (19%). Brasil Raios e queimadas respondem por um terço dos apagões (Página 15) Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 02-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Divulgação

Curitiba, Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 Número 2.029 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

A n o t í c i a n o p o n t o .

Divulgação

Copa do Brasil

Técnicos novos tentam motivar dupla Atletiba

(Página 15)

Saúde sem fôlego

Pela terceira vez em um mês o pronto-socorro do Hospital Evangélico fecha para atendimento ao público. Desta vezo motivo foi a falta de oxigênio para os pacientes. Instituição reclama da falta de reajuste nos repasses. (Página 16)

Professor Girafales agradece apoio dos fãs, após internamento

(Página 8)(Página 4)

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Cascavel

(Página 5)

Sete presos estão desaparecidos, após rebelião no Paraná

Divu

lgaçãoPesquisa Ibope mostra Dilmae Marina bem próximas

Eleições 2014Celebridades

Nova pesquisa aponta aproximação entre as candidatas Dilma Roussef (34%) e Marina Silva (29%), deixando Aécio em terceiro lugar (19%).

Brasil

Raios e queimadas respondem por um terço dos apagões

(Página 15)

Divu

lgação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

EDITORIAL

O sistema prisional está falido

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotofácil

Fique LigadoQuarta-feira, 27 de Agosto de 20142 grupor3a.com

- Nível de emprego na construção civil permanece estável, segundo o SindusCon. - Presidente palestino confirma cessar-fogo permanente com Israel. - Curitiba cria sistema próprio de avaliação de desempenho escolar.

- Serasa Experian registra aumento de fraudes contra o consumidor.

- Percentual de famílias endividadas sobe para 63,6% em agosto.

- Reserva de vagas para mulheres não traz resultado nas urnas.

Imagem do Mundo

Convidados participam do jantar de branco anual no parque Nelson A. Rockefeller, em Nova York (EUA)

Timothy A. Clary/AFP

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

5ºmín

17ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Poucas nuvens

Nebulosidade variável

Poucas nuvens

Santa Mônica

Mônica nasceu na Argélia, no ano 332, no seio de uma família cristã. Desde muito cedo dedicou sua vida a ajudar os pobres, que visitava com freqüência, levando o conforto por meio da Palavra de Deus. Teve uma vida muito difícil. O marido era um jovem pagão muito rude, de nome Patrício, que a maltratava. Mônica suportou tudo em silêncio e mansidão. Encontrava o consolo nas orações que elevava a Cristo e à Virgem Maria pela conversão do esposo. E Deus recompensou sua dedicação, pois ela pôde assistir ao batismo do marido, que se converteu sinceramente um ano antes de morrer. n

As penitenciárias brasi-leiras são um sistema

medieval de punição. A questão já é conhecida de toda a população e natu-ralmente das administra-ções públicas. O sistema é conhecido por fabricar “bandidos”, ou seja, piorar quem entra em uma ca-deia. Mas a barbárie vista em Cascavel alerta para que a questão chegou ao limite do que a sociedade pode suportar. O momen-to é de adotar medidas ur-gentes para mudar tudo.

Teoricamente, um cida-dão é preso quando con-

traria a lei, para que seja afastado do convívio social e passar por um processo de reeducação. O que quer dizer que hoje estamos fa-zendo exatamente ao con-trário. O cidadão é retira-do do convívio social para aprender novos crimes.

As penitenciárias tor-naram-se barris de pól-vora, comandadas por um “governo paralelo” do crime organizado – com leis próprias. Os próprios criminosos assumiram o papel que deveria ser do poder público dentro dos presídios. n

BIZARRO

Concurso nº 3570

Concurso nº 1629

Concurso nº 617 - PALMAS/TO

Concurso nº 1099

08-15-22-35-45

04-20-24-35-47-59

12-18-19-20-23-47-63

02-03-06-07-08-1112-13-14-16-21-2223-24-25

SOBE

DESCE

O adolescente ameri-cano Alex Stone, 16 anos, foi preso e, depois, sus-penso de sua escola em Summerville, no estado da Carolina do Sul (EUA) depois de escrever uma redação na qual dizia que tinha supostamente ma-tado um dinossauro.

“Eu matei o dinos-sauro de estimação do meu vizinho”, escreveu Stone, acrescentando que ele mesmo tinha comprado a arma para dar cabo do serviço.

A professora avisou a polícia temendo que jo-vem tivesse comprado uma arma. Os policiais vasculharam o armá-rio do jovem, mas não acharam nada. Apesar de nada ser encontrado, Stone foi detido pelos po-liciais e, posteriormente, suspenso pela escola.

Sua mãe, Karen Gray, criticou a prisão do fi-lho, destacando que ele não conseguiria comprar uma arma, já que ele é menor de idade. n

Adolescente é preso nos EUA após escrever que matou dinossauro

ACONTECEU27deAGOSTO

Greve geral paralisa o Uruguai.

A última tripulação da estação espacial russa Mir, lançada em 1986, volta à Terra numa nave Soiuz.

A nave Mariner II é lançada de Cabo Cañaveral para uma viagem de 15 semanas até Vênus.

1999

1984

1962

Rep

rod

uçã

o Y

ou

Tub

e

Frase do dia

Frase do dia

Crescendo com Sabedoriapara jovens leitores

por Anabela SabinoEditora Boa Nova

Para Jovens Leitores

11A Terra é uma

escola para aprendermos a viver como irmãos.

Faça a sua lição de casa!

Aja como um irmão.

E o dia em que todos viverão fraternalmente chegará mais cedo.

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Política Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 3grupor3a.com

Dilma, Aécio e Marina estão empatados no ParanáPesquisa Ibope mostra que paranaenses estão divididos

Marina Silva (PSB), Dilma Rousseff (PT)

e Aécio Neves (PSDB) estão tecnicamente empatados no Paraná, revela pesquisa Ibope. Marina tem 29%, Dilma 28% e Aécio, 24%. Como a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, pode se dizer que os três estão em empate técnico.

Pastor Everaldo (PSC) tem 2%, enquanto Edu-ardo Jorge (PV) ficou com 1%. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Luciana Genro (PSol), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) soma-ram juntos 1%. Brancos e nulos foram 8%, en-

Os três principais candidatos dividem a preferência no Paraná

Reprodução

A CUT em CuritibaDirigentes da CUT Nacional e dos três estados da Região Sul estarão reunidos em Curitiba entre quar-ta (27) e sexta-feira (29) em uma série de atividades com o objetivo de fortalecer a integração e promo-ver o debate sobre o futuro do País. Na programação estão previstos atos de rua, um seminário sobre de-senvolvimento e oficinas sobre a atividade sindical.

Nova pesquisaO Instituto Data Vox Brasil registrou, no último dia 21, nova pesquisa sobre a eleição para o governo do Estado. O número do registro é PR-00026/2014 e a divulgação está liberada. O levantamento tem abrangência estadual, e está sendo bancado pelo próprio instituto, pelo valor de R$ 49.500,00, com 1.536 entrevistados. O período de coleta é de 22 a 27 de agosto.

Empréstimo para o MetrôA Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba aprovou, nesta terça-feira (26) a proposta que autoriza a prefeitura a contratar empréstimo para a construção do metrô. A proposta, que tramita em regime de urgência na Casa, ainda deve passar por outras comissões antes de ser levada para votação em plenário. A Prefeitura de Curitiba pretende obter até R$ 700 milhões.

Morre ex-prefeitoMorreu nesta terça-feira (26) o ex-prefeito de Londrina Dalton Fonseca Paranaguá, aos 87 anos. Segundo familiares, Paranaguá faleceu na casa onde morava. O ex-prefeito fazia tratamento para Alzheimer há alguns anos. O sepultamento será hoje, às 10h, no Cemitério Parque das Oliveiras, na zona leste de Londrina.

Notas políticas

O pedido de res-posta feito pelo g o v e r n a d o r

Beto Richa, candidato à reeleição, contra o se-nador Roberto Requião (PMDB) foi mantido pelo Tribunal Regional Eleito-ral. Requião foi condena-do a conceder resposta à Richa nas páginas do pe-emedebista com esclare-cimentos sobre a relação do governador com em-presas de pedágio.

O relator do pro-cesso, juiz Leonardo Castanho Mendes, de-terminou que Requião

veículo nas páginas da campanha e nas redes sociais a resposta pelo dobro de tempo que ficaram expostas acu-sações de que o Estado do Paraná desistiu de ações judiciais movidas contra concessionárias. “sabidamente inverídi-ca, tendo em vista que as ações a que se refere o representado Roberto Requião foram movidas contra o Estado, o qual, como réu, obviamente não poderia apresentar desistência”, afirma o relatório do juiz. n

Justiça mantém direito de resposta de Beto Richa

Requião publicou no Twitterafirmações sobre o pedágio

Reprodução

Polêmica Assembléia

Candidatos divergem sobre pesquisas

Deputados realizamduas sessões em um dia

O senador Roberto Re-quião (PMDB) viu ‘briga’ renhida entre o Datafo-lha e Ibope, que divul-garam números bastante diferentes sobre a corrida pelo governo do Paraná. Enquanto Datafolha deu empate técnico dentro da margem de erro, o Ibope diz que o governa-dor Beto Richa (PSDB) li-dera folgado.

Pelo Twitter, Requião opinou: “Ibope mostrou ontem (25) Richa com 43%, Requião com 26% e

Gleisi 14%. No último dia 15, portanto há dez dias, o Datafolha dizia que o qua-dro era esse: Richa 39%, Requião 33% e Gleisi 11%”.

“Agradeço o reconheci-mento dos paranaenses ao trabalho feito nestes qua-se quatro anos. O Paraná avançou muito e percebe-mos nas ruas o entusiasmo das pessoas para que este trabalho continue e o Es-tado possa avançar ainda mais”, disse Beto Richa.

Gleisi Hoffmann prefe-riu não tecer comentário. n

Projetos reconhecen-do e regularizando a situ-ação de diferentes enti-dades paranaenses como de utilidade pública fo-ram aprovados pelos de-putados nas duas sessões plenárias da Assembleia Legislativa que aconte-ceram nesta terça-feira (26). Com a discussão e votação dessas matérias os parlamentares dão sequência ao trabalho iniciado por uma comis-são parlamentar especial

instituída ainda no ano passado, com a revisão de todas as leis que desde 1950 atestaram a condi-ção de instituições com esta qualidade.

A pauta de trabalho – a Ordem do Dia – da primeira sessão relacio-nava 12 matérias, todas aprovadas. Já na segun-da sessão, antecipada de quarta-feira (27) para esta terça por deliberação do Plenário, passaram 14 propostas. n

Divulgação

As pesquisas no Paraná mostraram números divergentes

Decisão do TRE-PR impede distribuição de panfletos

quanto outros 8% não souberam responder.

A pesquisa, realiza-da entre os dias 21 e 23 de agosto, entrevistou 1.008 eleitores em 59

cidades. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registra-da no Tribunal Regio-

nal Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 00411/2014 e no Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00411/2014. n

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

GeralQuarta-feira, 27 de Agosto de 20144 grupor3a.com

Marina abre dez pontos de virada sobre Aécio e derrotaria DilmaPesquisa Ibope divul-

gada ontem aponta Dil-ma Rousseff (PT) com 34% das intenções de voto para presidente da República e Marina Silva (PSB), com 29%. O can-didato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os ou-tros seis candidatos so-mados acumulam 1%.

O levantamento indica que, em um eventual se-gundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 45% e a atual presidente, que ten-ta a reeleição, 36%.

O candidato à Pre-sidência da República Aécio Neves (PSDB) dis-se ontem que pretende, se eleito, implementar o programa Mutirão de Oportunidades, que ga-rantirá um salário míni-mo para 11 milhões de jovens que não tenham feito ou completado o ensino fundamental e 9 milhões que não tenham concluído o ensino mé-dio, totalizando 20 mi-lhões de bolsas. Serão contemplados jovens de 18 a 29 anos.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a pes-quisa é a primeira do Ibo-pe com Marina Silva como candidata do PSB.

No levantamento an-terior do instituto, divul-gado no último dia 7, o candidato do partido ain-da era Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo no último 13. Na-quela pesquisa, Dilma tinha 38%, Aécio, 23%, e Campos, 9%. Entre uma pesquisa e outra, a taxa de indecisos passou de 11% para 8%, e a de quem pre-tende votar em branco ou nulo, de 13% para 7%.

Instituto ouviu 2.506 eleitores entre os últimos sábado e segunda-feira

Ibope aponta: Dilma tem 34%, Marina, 29%, e Aécio, 19%

Aécio propõe conceder salário para jovens voltarem a estudar

Reprodução

“Nós temos hoje, no Brasil, 20 milhões de jo-vens que não completa-ram o ensino fundamen-tal ou o ensino médio. São brasileiros esque-cidos, do ponto de vista da educação, e nós que-remos resgatá-los. Esta-mos apresentando o pro-grama chamado Mutirão de Oportunidades. Nós vamos buscar esses bra-sileiros que não conclu-íram esses cursos para que eles possam fazê-los”, disse o candidato, em entrevista coletiva.

Recursos virão da exploração do petróleo do pré-sal e do aumento de verbas para o PNE, segundo Aécio

Popularidade

Governo Dilma tem aprovação de 34%, segundo Ibope

Pesquisa Ibope divul-gada nesta terça-feira (26) mostra que a administra-ção da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores. O percentual de aprovação reúne os en-trevistados que avaliaram o governo como “bom” ou “ótimo”. No levantamento anterior do instituto, di-vulgado em 7 de agosto, a taxa de aprovação do go-verno era de 32%

A pesquisa mostra ain-

da que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o gover-no “ruim” ou “péssimo”, é e 27% (31% no levan-tamento anterior). Con-sideram o governo “re-gular” 36% (na pesquisa anterior, 35%).

O resultado da pesqui-sa de avaliação do gover-no Dilma foi o seguinte:

- Ótimo/bom: 34%- Re-gular: 36%- Ruim/péssi-mo: 27%- Não sabe: 2%

Reprodução

Vereador é preso por morte de torcedor do Palmeiras

O vereador Raimundo César Faustino (PT), de Francisco Morato, foi pre-so na tarde desta terça-feira (26) em uma de suas propriedades em Franco da Rocha, na região me-tropolitana de São Paulo. Corintiano, ele é acusado de homicídio, rixa qualifi-cada e lesão corporal por causa da briga que matou um torcedor do Palmeiras no dia 17.

O advogado de Faustino, Thiago de Siqueira Coscia, negou envolvimento do vereador na briga. “Ele não participou dos fatos, das ocorrências, nada que pos-sa vincular a imagem dele a

Reprodução

O Ibope ouviu 2506 eleitores em 175 municípios entre domingo (23) e terça-feira (25).

essas agressões”, disse.Capá, como é conheci-

do, teve a prisão preven-tiva decretada pela Justiça após ser acusado de se en-volver na briga que resul-tou na morte do professor

Gilberto Torres Pereira, de 30 anos.

Agredido com um peda-ço de pau, Pereira foi in-ternado com traumatismo craniano e morreu na noi-te de quarta-feira (20).

A Comissão Executiva do PT-SP suspendeu o vereador Raimundo Faustino por 60 dias

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Geral Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 5grupor3a.com

Justiça do DF condena procurador por racismo

Uerj: autodeclaração passará a prever campos para o vestibulando apontar os critérios que utilizou

Reprodução

A 3ª Vara Criminal de Brasília condenou o pro-curador federal Leonardo Lício do Couto pelo crime de racismo, com base em comentários públicados em um fórum de concur-sos públicos na internet. Nas mensagens postadas em 2007, o então estu-dante se autointitulava “skinhead” e pregava ódio a judeus, negros e nordes-tinos.

Procurado pela reporta-gem do G1, o procurador preferiu não comentar o assunto, e afirmou que vai recorrer da decisão.

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do MP, Thiago Pierobom, é a pri-meira condenação do tipo registrada na Justiça do DF com base em comentários publicados na internet.

Durante o julgamento, Couto confessou ser autor das mensagens, mas dis-se que eram “apenas uma brincadeira”. No entendi-mento do Ministério Pú-blico, autor da denúncia, o conteúdo discriminatório é intolerável.

Pouco antes, em debate durante o Brasil Windpower 2014, evento do setor de energia eólica, no Rio, Tolmasquim afirmou que a situação do setor elétrico está longe de levar a uma quebradeira de empresas

Reprodução

Os preços de curto prazo do mercado de energia elétrica deverão manter-se elevados por-que não se trata de uma questão conjuntural e está relacionada com as mudanças na ma-triz energética, afirmou nesta terça-feira, 26, o diretor-geral do Opera-dor Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. “Temos que dar uma revisada nesse pro-cesso, levando em conta o tripé meio ambiente, segurança e custo”, afir-mou Chipp, discordando um pouco do presidente da Empresa de Pesquisa

Energética (EPE), Maurí-cio Tolmasquim.

Pouco antes, em deba-te durante o Brasil Win-dpower 2014, evento do setor de energia eólica, no Rio, Tolmasquim afir-mou que a situação do setor elétrico está longe de levar a uma quebra-deira de empresas. “O mercado spot está bem equilibrado, com baixa inadimplência”, afirmou Tolmasquim, para quem a solução encontrada pelo governo para lidar com a longa estiagem e a consequente elevação de preços de eletricidade já surtiu efeito.

Com mais de 2 mi-lhões de pessoas sob racionamento oficial e rios cada vez mais se-cos, o interior de São Paulo vive agora uma corrida por poços arte-sianos –que começa a alcançar também a re-gião metropolitana.

Os poços são uma alternativa viável de abastecimento de água, segundo especialistas, mas a expansão enfren-ta dificuldades, como alto custo, excesso de demanda e lentidão na análise de licenças.

A procura pelo servi-ço aumentou, segundo

as empresas do setor, e a espera para perfurar um poço pode chegar a 45 dias.

“Tenho progra-mação de obras até outubro”, diz Hailton Bassan, gerente da Guirado & Guirado, de Indaiatuba (a 98 km de So Paulo).

O número de licen-ças de perfuração con-cedidas aumentou 83% no segundo trimestre deste ano, na compara-ção com o mesmo perí-odo de 2013, segundo o Daee (Departamen-to de águas e Energia Elétrica).

Reprodução

Energia

Mudanças na matriz energética elevam preçosSegundo Chipp, problemas estariam com o esgotamento das hidrelétricas

Segundo Tolmasquim distribuidoras têm um problema financeiro e não econômicos

Seca provoca corrida por poços artesianos em SP

Escassez de água faz população buscar por alternativas

CondenaçãoEstudante foi expulsa por fraudar sistema de cotas

Segundo a procura-dora para assuntos aca-dêmicos da Procurado-ria Geral da Uerj, Letícia Binenbojm, que assinou o parecer que compro-vou a fraude, concluído neste mês, a aluna havia declarado informações socioeconômicas falsas ao se inscrever no pro-cesso seletivo da univer-sidade estadual.

“Ela tentou forjar o valor mensal da renda familiar e por isso teve a matrícula cancelada”, explicou Binenbojm. A procuradora informou que o processo é sigilo-

so e que, por esta razão, o nome da estudante não pode ser divulgado.

A procuradora in-formou que o nome da aluna constava em de-

núncia do MP-RJ (Mi-nistério Público do Es-tado do Rio de Janeiro), que gerou a abertura de uma sindicância para averiguação dos fatos.

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Região MetropolitanaQuarta-feira, 27 de Agosto de 20146 grupor3a.com

Servidores finalizam capacitação de atendimento humanizadoUsuários da saúde são o público-alvo do curso de humanização

Por meio da iniciativa conjunta das Secretarias municipais de Adminis-tração e Recursos Hu-manos e da Saúde de São José dos Pinhais, mais dois grupos de agentes administrativos conclu-íram capacitação sobre rotinas administrativas e técnicas de atendimento ao público humanizado em saúde. O Plano de In-tervenção e Capacitação desenvolvido pela parce-ria do Departamento de RH / Central de Treina-mento e Desenvolvimen-to e Divisão de Ensino e Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo desenvol-ver a melhoria da quali-ficação profissional e do desempenho das com-petências dos servidores

Parte integrante do Pro-grama de Controle Ético da população Canina e Felina que é desenvolvido pela Se-cretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais, o proje-to “Veterinário Mirim” e seu concurso encerra suas ativi-dades nesta sexta-feira (29).

Com o intuito desper-tar a consciência da guarda responsável e bem estar dos animais por meio de carti-lhas e da peça teatral “Dito e Feito”, alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal assistirão nessa

sexta-feira a última apresen-tação do ano, finalizando essa etapa do concurso. Até a primeira quinzena de se-tembro sairá o resultado do melhor trabalho desenvolvi-do nas escolas participantes. Cada escola envolvida man-dou através de sua direção os cinco melhores trabalhos desenvolvidos em suas uni-dades educacionais. O “Ve-terinário Mirim” é uma ação multidisciplinar composta pela parceria entre as secre-tarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde. n

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Aces-suas Trabalho - Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho -, oferece vagas para 10 cursos profissiona-lizantes. A formação exe-cutada pelo Senai Pinhais visa atender usuários de programas da política de assistência social, em ida-des entre 16 e 59 anos. As inscrições devem ser rea-lizadas nos quatro Cras ou no Creas do município.

O Acessuas Trabalho é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvi-mento Social e Combate à Fome, que visa promover a integração dos usuários da Assistência Social ao mun-do do trabalho, por meio da oferta de cursos de forma-ção inicial e continuada Em Pinhais, estão disponíveis os cursos Almoxarife; Ali-mentador de Linha de Pro-dução; Encanador Instala-

públicos municipais que atendem os usuários dos serviços de saúde.

Além disso, a capaci-tação pensa no bem es-

tar dos servidores pelo projeto Qualificação de Ações e Humanização do Trabalho, benefi-ciando assim toda a po-

pulação que utiliza os serviços de saúde pú-blica e tem seu primeiro contato com os agentes administrativos. n

Os servidores que atendem usuários da saúde passam por capacitação

Divulgação

Divulgação

Araucária

Pinhais

São José dos Pinhais

Piraquara

Aconteceu nesta ter-ça-feira (26), no Salão Nobre da Prefeitura, a posse do novo secretá-rio de Saúde, o médico Rogério Donato Kampa. A solenidade foi acom-panhada por alguns vereadores, secretários municipais, diretores gerais e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Na oca-sião foi anunciado tam-bém o nome do novo diretor geral da SMSA, Matheos Chomatas, e mudanças em mais três secretarias municipais.

O prefeito Olizandro

Ferreira agradeceu o trabalho realizado pe-los profissionais que deixam os cargos e de-talhou as outras altera-ções. A direção geral da Secretaria de Urbanis-mo irá para a servidora de carreira Josiane No-vak, sendo que o tam-bém servidor de carrei-ra, Ivanil Moreira da Luz, assumiu a Secretaria Municipal de Finanças. A Secretaria Munici-pal de Governo tam-bém terá novidades, sua direção geral será ocupada por Carlos Alberto Carvalho. n

Novo secretário de Saúde é empossado

A prefeitura alterou o comando da Secretaria Municipal de Saúde

Alunos do 5º ano do ensino fundamentalvão assistir à peça “Dito e Feito”

Divulgação

Concurso “Veterinário Mirim” chega à reta final

Dez cursos profissionalizantessão oferecidos à população

O 9º Encontro Muni-cipal de Aleitamento Ma-terno será realizado nesta quarta feita (27), na Câ-mara Municipal de Pira-quara. Durante o evento haverá palestras, e a apre-sentação dos trabalhos desenvolvidos nas uni-dades básicas de saúde durante todo o mês, além de vídeos sobre a impor-tância do aleitamento.

O organizado pela Se-cretaria Municipal de Saú-de, o encontro é aberto ao público, tendo a participa-ção de representantes das unidades de saúde, ges-tantes e mulheres puérpe-ras. O início está progra-mado para as 13h30 com o encerramento às 17h. A Câmara Municipal de Piraquara fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 1511.

Encontro Municipalde Aleitamento Materno ocorre nesta quarta

A discussão sobre a importância deamamentar o bebê é tema do encontro

Podem participar alu-nos de 16 a 59 anos que residem em Pinhais

Divulgação

Divulgação

dor Predial de Baixa Tensão; Assistente de Controle de Qualidade; Assistente de Pla-nejamento e Controle de Pro-dução; Desenhista Mecânico; Lubrificador Industrial; Ope-rador de Computador; Tor-neiro Mecânico; Operador de Retroescavadeira. A carga horária, período e turno de realização, variam de acordo com o curso ofertado. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Geral Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 7grupor3a.com

Educação terá sistema próprio de avaliação

Curitiba está im-plantando um modelo próprio de avaliação do desempenho escolar dos estudantes da rede pública municipal, com o objetivo de obter da-dos mais precisos para subsidiar políticas vol-tadas para a melhoria da qualidade da edu-cação. O Sistema Mu-nicipal de Avaliação do Rendimento Escolar de Curitiba (Simare) prevê a avaliação de alunos de 4º, 6º e 8º anos, não alcançados pelos atu-ais sistemas, e também a aplicação de ques-tionários para profis-sionais da educação e estudantes. A primeira avaliação acontecerá em novembro.

Serão avaliados pelo novo sistema 21 mil estu-dantes de 4º, 6º e 8º anos. Eles farão provas de Lín-gua Portuguesa, Mate-mática, Ciências, Histó-ria e Geografia. Será uma avaliação inédita, uma vez que os demais siste-mas de avaliação em lar-ga escala aplicados nas escolas públicas avaliam apenas as turmas de 5º e 9º anos (Prova Brasil), 2º ano (Provinha Bra-sil) e 3º ano (Avaliação Nacional de Alfabetiza-ção – ANA).

O sistema vai avaliar alunos do ensino fundamental

Trânsito

Fiscalização na Via Calma começa sem multas

A fiscalização de res-peito ao limite de velo-cidade na Via Calma da Avenida Sete de Setem-bro, iniciada pela Se-cretaria Municipal de Trânsito (Setran) nesta terça-feira (26), não registrou nenhum ex-cesso que configurasse autos de infração.

A fiscalização da Setran está utilizando radares estáticos (pis-tola) para verificação da velocidade máxima

Foi aberta na ma-nhã desta terça-feira (26), no Museu Botâ-nico Municipal (anexo ao Jardim Botânico), a exposição “Experiên-cias Bem Sucedidas no Cuidado com a Água e a Gestão e Recuperação de Bacias Hidrográficas e Florestas”. A mostra apresenta boas práticas em gestão ambiental e recuperação de bacias hidrográficas e florestas

Trinta mulheres mo-radoras do bairro Ca-ximba (Regional Pinhei-rinho) se inscreveram nesta terça-feira (27) para um curso de mas-soterapia que será mi-nistrado por professo-res do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher e da Fundação de Ação Social (FAS).

O curso faz parte do programa Mulheres Mil do Ministério da Educa-ção e a partir deste ano está sendo desenvolvido pelo Programa Nacio-nal de Acesso ao Ensi-no Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é capacitar especialmente mulheres que estão fora do mercado de trabalho ou que buscam melho-rar a renda. As partici-pantes receberão ajuda de custo de R$ 750.

A Prefeitura de Curiti-ba foi convidada a inte-grar a Unidade Temática de Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, uma associação de cidades da região do Mercosul. A ca-pital paranaense recebeu o convite por indicação da Fecomércio-PR.

No último encontro da unidade temática promovido em Buenos Aires, na Argentina, nos dias 11 e 12 de agosto, foi firmado uma termo de cooperação entre Curitiba e Maldonado (Uruguai). “A partir des-se convênio, as duas ci-

dades vão desenvolver e executar ações desti-nadas à promoção do turismo, com estraté-gias estabelecidas para melhorar o posiciona-mento de ambas como destino turístico”, expli-ca a diretora do Depar-tamento de Turismo do CTur, Cristiane Márcia dos Santos, que parti-cipou do encontro em Buenos Aires. Além dis-so, estudos, pesquisas, transferência de tecno-logia e de informações estatísticas de origem e perfil de turistas fazem parte do termo.

Curitiba passa a integrar rede de turismo do Mercosul

Economia

Os radares estáticos foram usados pela fiscalização

Os visitantes do Jardim Botâncio poderá saber sobre experiência no Paraná

SMCS

SMCS

O turismo em Curitiba será incentivado através da rede

SMC

S

SMC

S

Carros trafegam na Sete de Setembro até 30 km/h

A fiscalização da Setran está utilizando radares estáticos (pistola) para verificação da velocidade máxima de 30km/h nas faixas laterais da Avenida Sete de Setembro

Prefeitura leva cursos para o bairro Caximba

Museu Botânico abriga mostra de práticas ambientais

desenvolvidas por Itai-pu Binacional e parcei-ros por meio do projeto Cultivando Água Boa, que envolve 29 muni-cípios da bacia do Rio Paraná.

O diretor geral bra-sileiro da Itaipu Bina-cional, Jorge Miguel Samek, disse que o ob-jetivo da exposição é mudar a consciência das pessoas por meio da educação ambiental.

de 30km/h nas faixas laterais da Avenida Sete de Setembro. No período da tarde desta terça, a fiscalização de velocidade foi realiza-

da na faixa exclusiva de ônibus da Rua XV de Novembro – a má-xima permitida na via é de 50km/h, em to-das as faixas.

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H25

Gilda tenta convencer Fernan-do a aceitar o suposto convite de Sandra para jantar. Márcia foge da casa de Inês, e Rafael presume que ela foi atrás de Fernando. Rafael promete dar dinheiro para Már-cia em troca do silêncio sobre a troca dos bebês. Mário sugere que Rafael penhore o anel de noivado que deu a Cristina. Sandra expulsa Cristina de sua casa.

MALHAÇÃO - GLOBO 17H

João não se interessa pela história de Ana. Jade reclama dos elogios de Lu-crécia para Bianca. Lincoln vê Mari e Jeff juntos e se orgulha do filho. Jade pega o vestido de Lucrécia para ir à festa. Marcelo e Delma vão ao teatro. Lírio aposta com Jade que consegui-rá ficar com Karina. Pedro, Tomtom e João chegam à festa. Wallace e Jeff esperam por Sol. Karina percebe a tentativa de Lírio e se afasta do rapaz. Jade se insinua para Duca.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Verônica se decepciona com Jonas ao saber que ele tem que fingir es-tar casado com Pamela. Murphy comenta sobre o entrosamento en-tre Manuela e Arthur. Pamela con-vida Lara e sua família para o jantar em homenagem a Jesus, e Brian decide oficializar seu noivado. Bó-ris se prepara para sabotar a apre-sentação de Manuela e comenta com Ludmila. Rita encontra Fred na Gambiarra. Jonas fica mexido com a confiança de Pamela.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

João Lucas e Maria Marta fazem as pazes. Maria Isis decide tomar o preparado de Magnólia. José Al-fredosonha com o Monte Roraima. Leonardo diz a Téo que não aceitará a proposta do diretor, e o blogueiro tem uma ideia para conseguir provas contra Cláudio. Reginaldo se assus-ta quando encontra Jurema na rua. José Alfredo deixa o hospital. Fer-nando procura Cristina.Robertão vai à casa de Leonardo. Fernando decide falar com Cora sobre Cristina.

VITÓRIA – RECORD 21H10

Bárbara aponta arma para Priscila e diz que ela e Paulão estão presos. Paulão a chama de traíra e Priscila tenta convencê-la a abaixar a arma. Bárbara diz que ela é uma assassina e chama reforços para prender os dois. Ednaldo e Anastácia conso-lam Cicinho, que diz se sentir cul-pado pela morte de Dinho. Ele diz que não viu o carro que atropelou seu colega e chora muito.

Genevieve (Nia Vardalos) é dona de uma floricultu-ra e adora o Dia dos Na-morados, porque aumen-ta as vendas de flores. No fundo, ela detesta relacio-namentos. O amor se tor-nou um jogo para ela e a vitória é garantida já que nunca se envolve o sufi-ciente. Quando conhece Greg, homem bonito e agradável, Genevive tenta ensinar suas artimanhas contra o relacionamento duradouro, mas os dois acabam se envolvendo mais do que deveriam - ou gostariam.

TV ABERTA

(SBT, 22h10)

Eu Odeio o Dia dos Namorados

VariedadesQuarta-feira, 27 de Agosto de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014

Filmes de hoje

Quando o experiente congressista Cam Bra-dy (Will Ferrell) comete uma grande gafe públi-ca antes de um período eleitoral, dois riquíssimos CEOs planejam colocar um candidato rival para ganhar influência no dis-trito da Carolina do Norte, onde a disputa vai ocor-rer. O homem escolhido é o inocente Marty Huggins (Zach Galifianakis), dire-tor do Centro de Turismo local. De primeira, Marty parece ser a escolha mais improvável, mas, com o apoio de seus novos ben-feitores, de um gerente de campanha arrojado e das ligações políticas de sua família, ele logo se torna um candidato com quem o carismático Cam preci-sa se preocupar.

TV PAGA

(HBO Plus, 20h25)

Os Candidatos

Novelas

Após levar tiro em festa, modelo quer guardarbala de lembrança

Áries 20/3 a 20/4Quarta-feira em que terá vantagens materiais nas as-sociações e negócios que realizar com Câncer, Virgem ou Leão. Os problemas de saúde serão facilmente solu-cionados. Mercúrio o apoia para novas investidas. Terá total apoio da família. C. 160 M. 6493

Gêmeos 21/5 a 20/6A sua facilidade de comunicação será a responsável pela estabilidade profissional. Acredite no seu poten-cial intuitivo e aposte em sorteios e loterias. Romance com ciúmes tome cuidado com suas atitudes. Favorá-vel para mudanças no seu lar. C. 846 M. 1054

Leão 22/7 a 22/8A passagem do Sol pela sua segunda astral indica estabilida-de no trabalho ou negócios. Atividades executadas em grupo estão protegidas. Acertos financeiros, com boa entrada de dinheiro e solução de problemas que o incomodavam. Amor seguro. C. 594 M. 9122

Virgem 23/8 a 22/9Nesta fase em que o Sol esta no seu signo você consegue se organizar melhor, tanto no trabalho como no lar. O organis-mo começa a recuperar as energias e seu sistema imunoló-gico cria defesas, evitando doenças. Amor neutro. Saia para negociar. C. 402 M. 3771

Libra 23/9 a 22/10Você se encontra de alerta e essa influência negativa vai até às 18h55, mas não esqueça que o Sol também o desfavorece. Você passa pela fase mais negativa do ano. Evite se desenten-der com qualquer membro de sua família. Desfavorável para compras. C. 209 M. 6378

Escorpião 23/10 a 21/11Quarta-feira em que você amanhece com toda energia e vontade de resolver uma porção de problemas. Mas fique preparado, pois no final da tarde começa seu alerta. Con-trole seu nervosismo e não se distancie da pessoa amada. Problemas domésticos. C. 035 M. 2586

Sagitário 22/11 a 21/12A presença do Sol em sua nona casa astral indica viagens, bons negócios e sucesso no trabalho ou empreendimen-tos. Você se sente mais livre e conquista novos espaços. Amor sensual e acertos de convivência. Seja mais presta-tivo com a família. C. 521 M. 9340

Capricórnio 22/12 a 21/1Fase em que não deve se acomodar, lembre-se que você pode mais. Sua determinação será essencial para con-quistar o prestígio que deseja. Viagens, compras, visitas, negócios e movimentação em seu lar. Amor bastante en-volvente. C. 827 M. 7649

Aquário 22/1 a 18/02A sua energia se encontra em alta e você consegue o equilíbrio no trabalho. Novas responsabilidades pesso-ais. Terá apoio de Câncer, Peixes e Touro. Organize a situ-ação financeira. Amor com declaração. Saúde em ótimo estado. C. 756 M. 8801

Peixes 19/2 a 19/03Dia em que estará mais agressivo e deverá acertar al-guns problemas na área de trabalho. Evite cometer injustiças em todas as suas atividades. Cuide mais da saúde, nada de cigarro ou exageros na alimentação. Não negocie com Aquário e Virgem. C. 983 M. 4815

Usamos os termos “Alerta” e “Lua Vazia de Curso”, que correspondem à indicação

da influência da Lua, que com seu trânsito, posiciona-se desfavoravelmente a cada dois dias e meio em cada signo. A Lua Vazia de Curso mostra que ela não forma aspectos no período.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa organizada na vida pessoal

e profissional. Não teme o trabalho e a responsabilidade. É muito ligado á família e amigos. Conseguirá se sobressair em funções de chefia. A estabilidade financeira é o objetivo deste nativo. Vigoroso, inteligente e competente.

AlertaQuarta-feira de dificuldades para os nativos de

Libra, que estão sob a influência do alerta e da Lua Vazia de Curso. Controle mais a ansiedade, principalmente no que se refere a gastos fora do orçamento. Fique atento aos acontecimentos no ambiente de trabalho.

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Você passa por um período altamente positivo no traba-lho. Terá chances de iniciar novos empreendimentos lu-crativos. Fique atento as oportunidades. Cuidado com os invejosos ou aproveitadores. No campo amoroso não haverá problemas. C. 373 M. 0265

Câncer 21/6 a 21/7Você passa por um dos melhores períodos do ano. Novas experiências em seu trabalho, colaboração de amigos e sócios. Sorte com as finanças. Você consegue expandir os seus negócios. Saúde excelente. Tenha paci-ência com a pessoa amada. C. 618 M. 5937

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Renata Sorrah se decepciona com papel em ‘Geração Brasil’

Renata Sorrah está insatis-feita com os caminhos que sua personagem na novela ‘Gera-ção Brasil’, da Globo, tem to-mado e pode estar arrependi-da em ter aceitado o trabalho.

Rumores na emissora dão conta de que a atriz já demons-trou seu descontentamento e, por isso, está ganhando mais espaço na trama. No entanto, ainda não viu o sucesso espe-rado com a vilã Glaucia.

Segundo o jornal ‘O Dia’, a artista já estava reservada para a obra de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira - responsá-veis pelo sucesso de ‘Cheias de Charme’ -, e acabou per-dendo uma vaga em ‘Impé-rio’, no horário nobre. n

Na noite da última segunda-feira (25), Ve-ronica Aguirre, filha de Rubén Aguirre, o Profes-sor Girafales do seriado ‘Chaves’, usou seu Twitter para tranquilizar os fãs do famoso, que foi internado no México.

‘Obrigada pelo carinho demonstrado ao meu pai. Ele está bem. A única coi-sa que dói nele é não ser capaz de tuitar a todos os seus seguidores na rede social. Guardo todas as

suas mensagens de cari-nho para quando meu pai puder lê-las. Vão alegrar a sua recuperação. Muito obrigada!’, escreveu.

Rubén Aguirre foi hos-pitalizado no último sába-do(23), devido a um pro-blema de desidratação que teria ocorrido por conta da mudança de altitude, já que o artista mora na Cidade do México e tinha acabado de voltar de uma viagem a Puerto Vallarta, famoso centro turístico do país. n

Carolina Dieckmann está circulando com o vi-sual renovado, agora mo-rena, e tem feito mistério sobre o motivo. Mas, ao que parece, trata-se da ca-racterização para sua nova personagem em uma série do ‘Fantástico’, da Globo.

A atriz foi escalada para ‘Mulheres Que Amam De-mais’, obra adaptada por Euclydes Marinho do livro ‘Eu Que Amo Tanto’, da jornalista Marília Gabrie-la, e que vai ao ar durante o dominical, segundo o jornal ‘O Globo’.

A série é inspirada nos

Um restaurante bri-tânico decidiu homena-gear Kate Moss pelos 25 anos de sua carreira na indústria da moda, e de-cidiu fabricar uma peça para lá de inusitada.

O estabelecimen-to fez uma taça de champanhe no for-mato do seio esquer-do da top model e as medidas são exatas. Isso porque ela serviu de molde para a fa-bricação da peça.

De acordo com a revista ‘Vogue’, a artista Jane McAdam Freud se

inspirou na lenda de que Maria Antonieta te-ria utilizado o seio para moldar uma peça simi-lar no século 18.

‘Fiquei empolgada em participar deste pro-jeto, uma honra estar ao lado de Maria Antonie-ta - ela foi uma figura intrigante. Champanhe é sempre associado à celebração e ocasiões felizes, e me diverti fa-zendo essa linda taça’, comentou a beldade.

O lançamento ofi-cial da peça será rea-lizado em outubro.

Apesar de uma relação homossexual em novelas sempre virar motivo de polê-micas, o público de ‘Império’ tem aprovado o romance de Cláudio (José Mayer) e Leo-nardo (Klébber Toledo).

A Globo temia uma rejeição e, por isso, o grupo de discussão da novela fez uma pesquisa, que teve resultados positivos sobre o caso entre os personagens, se-gundo o jornal ‘O Globo’.

Aliás, outro gay da trama de Aguinaldo Silva mostrou que conquistou espaço com os te-lespectadores. O blogueiro Téo (Paulo Betti) foi apontado como ‘engraçado’ durante o estudo.

Vale lembrar que o namo-ro entre homens no folhetim era uma das grandes preocu-pações da emissora, mesmo após o sucesso do beijo gay de ‘Amor à Vida’ (2013), de Walcyr Carrasco. n

Megan Hawkins, que foi alvejada durante tiroteio ocorrido na festa promovida por Chris Brown, no último domingo (25), em Los Ange-les, nos Estados Unidos, re-solveu guardar de lembrança a bala que a atingiu.

“Levei um tiro com uma 9mm no bumbum e vou ficar com a bala como lembrança”, escreveu em seu Instagram.

Depois, segundo o jornal ‘The Mirror’, a moça resolveu deletar a mensagem.

Além de Megan, o pro-dutor Suge Knight e outra pessoa não identificada também foram baleados. De acordo com a publica-ção, os tiros seriam direcio-nados a Chris Brown, que saiu ileso. Os suspeitos fo-ram detidos pela polícia. n

Divulgação

Instagram

Ag News

Divulgação

Facebook

Ag News

Instagram

Carolina Dieckmann é escalada para nova série do ‘Fantástico’

13 depoimentos colhidos por Gabi de integrantes do grupo MADA - Mulheres que Amam Demais Anôni-mas, e terá direção assina-da por Amora Mautner. n

Monique Evans recebe alta de clínica e avisa: ‘Apaixonada’

Bial é flagrado aos beijos com morena no Rio

Um mês após ter se internado em uma clí-nica psiquiátrica no Rio de Janeiro, Monique Evans utilizou a inter-net na madrugada des-ta terça-feira (25) para avisar que recebeu alta.

A ex-modelo fez ques-tão de dar o recado aos fãs, acrescentando que ela está bastante feliz. E não apenas por conta de sua volta para casa, mas também por seu novo status amoroso.

‘Voltei! Estou em casa, feliz e apaixona-da! Coisas acontecem quando menos espe-ramos. E é bom. Chega de solidão. Vou ser feliz’, comemorou a loira, que também publicou uma foto de sua mão segu-rando a de outra pessoa.

Em tempo: Portadora da Síndrome de Border-line, a apresentadora optou pela internação. “[…] porque lá dão os remédios na hora certa. Cuidam dela com cari-nho e ela mesma quem pediu para ficar lá um pouco”, revelou Bárbara Evans na ocasião. n

Pedro Bial, ao que parece, está com um novo amor. Na noi-te da última segunda-feira (25), ele foi flagrado aos beijos com uma morena no Rio de Janeiro.

O casal estava em um res-taurante e pareceu não perce-

ber a presença do paparazzo. Eles trocaram carinhos e dei-xaram o local de mãos dadas.

Esta não é a primeira vez que eles são vistos juntos. Na semana passada, em São Paulo, os pombinhos

foram vistos em um café.Vale lembrar que Pedro

Bial esteve envolvido em uma relação de dois anos com a professora de inglês Roberta Ferro, mas ele ter-minaram no final de 2013.

Inusitado

Sem noção

Empresa utiliza seio de Kate Moss para moldar taça de champanhe

Pesquisa aponta que público aprova o romance de Cláudio e Leonardo em ‘Império’

Filha garante que saúde do ‘Professor Girafales’ melhorou

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H25

Gilda tenta convencer Fernan-do a aceitar o suposto convite de Sandra para jantar. Márcia foge da casa de Inês, e Rafael presume que ela foi atrás de Fernando. Rafael promete dar dinheiro para Már-cia em troca do silêncio sobre a troca dos bebês. Mário sugere que Rafael penhore o anel de noivado que deu a Cristina. Sandra expulsa Cristina de sua casa.

MALHAÇÃO - GLOBO 17H

João não se interessa pela história de Ana. Jade reclama dos elogios de Lu-crécia para Bianca. Lincoln vê Mari e Jeff juntos e se orgulha do filho. Jade pega o vestido de Lucrécia para ir à festa. Marcelo e Delma vão ao teatro. Lírio aposta com Jade que consegui-rá ficar com Karina. Pedro, Tomtom e João chegam à festa. Wallace e Jeff esperam por Sol. Karina percebe a tentativa de Lírio e se afasta do rapaz. Jade se insinua para Duca.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

Verônica se decepciona com Jonas ao saber que ele tem que fingir es-tar casado com Pamela. Murphy comenta sobre o entrosamento en-tre Manuela e Arthur. Pamela con-vida Lara e sua família para o jantar em homenagem a Jesus, e Brian decide oficializar seu noivado. Bó-ris se prepara para sabotar a apre-sentação de Manuela e comenta com Ludmila. Rita encontra Fred na Gambiarra. Jonas fica mexido com a confiança de Pamela.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

João Lucas e Maria Marta fazem as pazes. Maria Isis decide tomar o preparado de Magnólia. José Al-fredosonha com o Monte Roraima. Leonardo diz a Téo que não aceitará a proposta do diretor, e o blogueiro tem uma ideia para conseguir provas contra Cláudio. Reginaldo se assus-ta quando encontra Jurema na rua. José Alfredo deixa o hospital. Fer-nando procura Cristina.Robertão vai à casa de Leonardo. Fernando decide falar com Cora sobre Cristina.

VITÓRIA – RECORD 21H10

Bárbara aponta arma para Priscila e diz que ela e Paulão estão presos. Paulão a chama de traíra e Priscila tenta convencê-la a abaixar a arma. Bárbara diz que ela é uma assassina e chama reforços para prender os dois. Ednaldo e Anastácia conso-lam Cicinho, que diz se sentir cul-pado pela morte de Dinho. Ele diz que não viu o carro que atropelou seu colega e chora muito.

Genevieve (Nia Vardalos) é dona de uma floricultu-ra e adora o Dia dos Na-morados, porque aumen-ta as vendas de flores. No fundo, ela detesta relacio-namentos. O amor se tor-nou um jogo para ela e a vitória é garantida já que nunca se envolve o sufi-ciente. Quando conhece Greg, homem bonito e agradável, Genevive tenta ensinar suas artimanhas contra o relacionamento duradouro, mas os dois acabam se envolvendo mais do que deveriam - ou gostariam.

TV ABERTA

(SBT, 22h10)

Eu Odeio o Dia dos Namorados

VariedadesQuarta-feira, 27 de Agosto de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014

Filmes de hoje

Quando o experiente congressista Cam Bra-dy (Will Ferrell) comete uma grande gafe públi-ca antes de um período eleitoral, dois riquíssimos CEOs planejam colocar um candidato rival para ganhar influência no dis-trito da Carolina do Norte, onde a disputa vai ocor-rer. O homem escolhido é o inocente Marty Huggins (Zach Galifianakis), dire-tor do Centro de Turismo local. De primeira, Marty parece ser a escolha mais improvável, mas, com o apoio de seus novos ben-feitores, de um gerente de campanha arrojado e das ligações políticas de sua família, ele logo se torna um candidato com quem o carismático Cam preci-sa se preocupar.

TV PAGA

(HBO Plus, 20h25)

Os Candidatos

Novelas

Após levar tiro em festa, modelo quer guardarbala de lembrança

Áries 20/3 a 20/4Quarta-feira em que terá vantagens materiais nas as-sociações e negócios que realizar com Câncer, Virgem ou Leão. Os problemas de saúde serão facilmente solu-cionados. Mercúrio o apoia para novas investidas. Terá total apoio da família. C. 160 M. 6493

Gêmeos 21/5 a 20/6A sua facilidade de comunicação será a responsável pela estabilidade profissional. Acredite no seu poten-cial intuitivo e aposte em sorteios e loterias. Romance com ciúmes tome cuidado com suas atitudes. Favorá-vel para mudanças no seu lar. C. 846 M. 1054

Leão 22/7 a 22/8A passagem do Sol pela sua segunda astral indica estabilida-de no trabalho ou negócios. Atividades executadas em grupo estão protegidas. Acertos financeiros, com boa entrada de dinheiro e solução de problemas que o incomodavam. Amor seguro. C. 594 M. 9122

Virgem 23/8 a 22/9Nesta fase em que o Sol esta no seu signo você consegue se organizar melhor, tanto no trabalho como no lar. O organis-mo começa a recuperar as energias e seu sistema imunoló-gico cria defesas, evitando doenças. Amor neutro. Saia para negociar. C. 402 M. 3771

Libra 23/9 a 22/10Você se encontra de alerta e essa influência negativa vai até às 18h55, mas não esqueça que o Sol também o desfavorece. Você passa pela fase mais negativa do ano. Evite se desenten-der com qualquer membro de sua família. Desfavorável para compras. C. 209 M. 6378

Escorpião 23/10 a 21/11Quarta-feira em que você amanhece com toda energia e vontade de resolver uma porção de problemas. Mas fique preparado, pois no final da tarde começa seu alerta. Con-trole seu nervosismo e não se distancie da pessoa amada. Problemas domésticos. C. 035 M. 2586

Sagitário 22/11 a 21/12A presença do Sol em sua nona casa astral indica viagens, bons negócios e sucesso no trabalho ou empreendimen-tos. Você se sente mais livre e conquista novos espaços. Amor sensual e acertos de convivência. Seja mais presta-tivo com a família. C. 521 M. 9340

Capricórnio 22/12 a 21/1Fase em que não deve se acomodar, lembre-se que você pode mais. Sua determinação será essencial para con-quistar o prestígio que deseja. Viagens, compras, visitas, negócios e movimentação em seu lar. Amor bastante en-volvente. C. 827 M. 7649

Aquário 22/1 a 18/02A sua energia se encontra em alta e você consegue o equilíbrio no trabalho. Novas responsabilidades pesso-ais. Terá apoio de Câncer, Peixes e Touro. Organize a situ-ação financeira. Amor com declaração. Saúde em ótimo estado. C. 756 M. 8801

Peixes 19/2 a 19/03Dia em que estará mais agressivo e deverá acertar al-guns problemas na área de trabalho. Evite cometer injustiças em todas as suas atividades. Cuide mais da saúde, nada de cigarro ou exageros na alimentação. Não negocie com Aquário e Virgem. C. 983 M. 4815

Usamos os termos “Alerta” e “Lua Vazia de Curso”, que correspondem à indicação

da influência da Lua, que com seu trânsito, posiciona-se desfavoravelmente a cada dois dias e meio em cada signo. A Lua Vazia de Curso mostra que ela não forma aspectos no período.

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa organizada na vida pessoal

e profissional. Não teme o trabalho e a responsabilidade. É muito ligado á família e amigos. Conseguirá se sobressair em funções de chefia. A estabilidade financeira é o objetivo deste nativo. Vigoroso, inteligente e competente.

AlertaQuarta-feira de dificuldades para os nativos de

Libra, que estão sob a influência do alerta e da Lua Vazia de Curso. Controle mais a ansiedade, principalmente no que se refere a gastos fora do orçamento. Fique atento aos acontecimentos no ambiente de trabalho.

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Você passa por um período altamente positivo no traba-lho. Terá chances de iniciar novos empreendimentos lu-crativos. Fique atento as oportunidades. Cuidado com os invejosos ou aproveitadores. No campo amoroso não haverá problemas. C. 373 M. 0265

Câncer 21/6 a 21/7Você passa por um dos melhores períodos do ano. Novas experiências em seu trabalho, colaboração de amigos e sócios. Sorte com as finanças. Você consegue expandir os seus negócios. Saúde excelente. Tenha paci-ência com a pessoa amada. C. 618 M. 5937

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Renata Sorrah se decepciona com papel em ‘Geração Brasil’

Renata Sorrah está insatis-feita com os caminhos que sua personagem na novela ‘Gera-ção Brasil’, da Globo, tem to-mado e pode estar arrependi-da em ter aceitado o trabalho.

Rumores na emissora dão conta de que a atriz já demons-trou seu descontentamento e, por isso, está ganhando mais espaço na trama. No entanto, ainda não viu o sucesso espe-rado com a vilã Glaucia.

Segundo o jornal ‘O Dia’, a artista já estava reservada para a obra de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira - responsá-veis pelo sucesso de ‘Cheias de Charme’ -, e acabou per-dendo uma vaga em ‘Impé-rio’, no horário nobre. n

Na noite da última segunda-feira (25), Ve-ronica Aguirre, filha de Rubén Aguirre, o Profes-sor Girafales do seriado ‘Chaves’, usou seu Twitter para tranquilizar os fãs do famoso, que foi internado no México.

‘Obrigada pelo carinho demonstrado ao meu pai. Ele está bem. A única coi-sa que dói nele é não ser capaz de tuitar a todos os seus seguidores na rede social. Guardo todas as

suas mensagens de cari-nho para quando meu pai puder lê-las. Vão alegrar a sua recuperação. Muito obrigada!’, escreveu.

Rubén Aguirre foi hos-pitalizado no último sába-do(23), devido a um pro-blema de desidratação que teria ocorrido por conta da mudança de altitude, já que o artista mora na Cidade do México e tinha acabado de voltar de uma viagem a Puerto Vallarta, famoso centro turístico do país. n

Carolina Dieckmann está circulando com o vi-sual renovado, agora mo-rena, e tem feito mistério sobre o motivo. Mas, ao que parece, trata-se da ca-racterização para sua nova personagem em uma série do ‘Fantástico’, da Globo.

A atriz foi escalada para ‘Mulheres Que Amam De-mais’, obra adaptada por Euclydes Marinho do livro ‘Eu Que Amo Tanto’, da jornalista Marília Gabrie-la, e que vai ao ar durante o dominical, segundo o jornal ‘O Globo’.

A série é inspirada nos

Um restaurante bri-tânico decidiu homena-gear Kate Moss pelos 25 anos de sua carreira na indústria da moda, e de-cidiu fabricar uma peça para lá de inusitada.

O estabelecimen-to fez uma taça de champanhe no for-mato do seio esquer-do da top model e as medidas são exatas. Isso porque ela serviu de molde para a fa-bricação da peça.

De acordo com a revista ‘Vogue’, a artista Jane McAdam Freud se

inspirou na lenda de que Maria Antonieta te-ria utilizado o seio para moldar uma peça simi-lar no século 18.

‘Fiquei empolgada em participar deste pro-jeto, uma honra estar ao lado de Maria Antonie-ta - ela foi uma figura intrigante. Champanhe é sempre associado à celebração e ocasiões felizes, e me diverti fa-zendo essa linda taça’, comentou a beldade.

O lançamento ofi-cial da peça será rea-lizado em outubro.

Apesar de uma relação homossexual em novelas sempre virar motivo de polê-micas, o público de ‘Império’ tem aprovado o romance de Cláudio (José Mayer) e Leo-nardo (Klébber Toledo).

A Globo temia uma rejeição e, por isso, o grupo de discussão da novela fez uma pesquisa, que teve resultados positivos sobre o caso entre os personagens, se-gundo o jornal ‘O Globo’.

Aliás, outro gay da trama de Aguinaldo Silva mostrou que conquistou espaço com os te-lespectadores. O blogueiro Téo (Paulo Betti) foi apontado como ‘engraçado’ durante o estudo.

Vale lembrar que o namo-ro entre homens no folhetim era uma das grandes preocu-pações da emissora, mesmo após o sucesso do beijo gay de ‘Amor à Vida’ (2013), de Walcyr Carrasco. n

Megan Hawkins, que foi alvejada durante tiroteio ocorrido na festa promovida por Chris Brown, no último domingo (25), em Los Ange-les, nos Estados Unidos, re-solveu guardar de lembrança a bala que a atingiu.

“Levei um tiro com uma 9mm no bumbum e vou ficar com a bala como lembrança”, escreveu em seu Instagram.

Depois, segundo o jornal ‘The Mirror’, a moça resolveu deletar a mensagem.

Além de Megan, o pro-dutor Suge Knight e outra pessoa não identificada também foram baleados. De acordo com a publica-ção, os tiros seriam direcio-nados a Chris Brown, que saiu ileso. Os suspeitos fo-ram detidos pela polícia. n

Divulgação

Instagram

Ag News

Divulgação

Facebook

Ag News

Instagram

Carolina Dieckmann é escalada para nova série do ‘Fantástico’

13 depoimentos colhidos por Gabi de integrantes do grupo MADA - Mulheres que Amam Demais Anôni-mas, e terá direção assina-da por Amora Mautner. n

Monique Evans recebe alta de clínica e avisa: ‘Apaixonada’

Bial é flagrado aos beijos com morena no Rio

Um mês após ter se internado em uma clí-nica psiquiátrica no Rio de Janeiro, Monique Evans utilizou a inter-net na madrugada des-ta terça-feira (25) para avisar que recebeu alta.

A ex-modelo fez ques-tão de dar o recado aos fãs, acrescentando que ela está bastante feliz. E não apenas por conta de sua volta para casa, mas também por seu novo status amoroso.

‘Voltei! Estou em casa, feliz e apaixona-da! Coisas acontecem quando menos espe-ramos. E é bom. Chega de solidão. Vou ser feliz’, comemorou a loira, que também publicou uma foto de sua mão segu-rando a de outra pessoa.

Em tempo: Portadora da Síndrome de Border-line, a apresentadora optou pela internação. “[…] porque lá dão os remédios na hora certa. Cuidam dela com cari-nho e ela mesma quem pediu para ficar lá um pouco”, revelou Bárbara Evans na ocasião. n

Pedro Bial, ao que parece, está com um novo amor. Na noi-te da última segunda-feira (25), ele foi flagrado aos beijos com uma morena no Rio de Janeiro.

O casal estava em um res-taurante e pareceu não perce-

ber a presença do paparazzo. Eles trocaram carinhos e dei-xaram o local de mãos dadas.

Esta não é a primeira vez que eles são vistos juntos. Na semana passada, em São Paulo, os pombinhos

foram vistos em um café.Vale lembrar que Pedro

Bial esteve envolvido em uma relação de dois anos com a professora de inglês Roberta Ferro, mas ele ter-minaram no final de 2013.

Inusitado

Sem noção

Empresa utiliza seio de Kate Moss para moldar taça de champanhe

Pesquisa aponta que público aprova o romance de Cláudio e Leonardo em ‘Império’

Filha garante que saúde do ‘Professor Girafales’ melhorou

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

GeralQuarta-feira, 27 de Agosto de 201410 grupor3a.com

Apuração feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em uma amostra de 46 apagões registrados no Brasil en-tre 2005 e 2012 aponta que um terço deles foi causado por fenômenos naturais, como ventos e raios, ou então por quei-madas e vegetação alta que atingem as redes de transmissão de energia.

Como causas secun-dárias, em 63% dos ca-sos, são apontadas fa-lhas em equipamentos de proteção do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é a rede de alta tensão que conecta todo o país e permite a troca de energia entre as regiões. Foi a primei-ra vez que esse tipo de levantamento foi feito pelo TCU.

O tribunal decidiu

Raios e queimadas são causa de um terço de apagões

O Conselho de Ética da Câmara deve decidir, nas próximas semanas, se o deputado Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ), ex-secretário de Governo do prefeito do Rio, Eduardo Paes, será processado por quebra de decoro

parlamentar. A repre-sentação contra Bethlem foi apresentada no início do mês pelo PSOL. Nesta terça (26), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), determinou o anda-mento o caso.

Bethlem é acusado de receber dinheiro para beneficiar a organização não governamental Casa Espírita Tesloo, entre 2010 e 2012, quando ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Social da prefeitura do Rio. O

mesmo pedido de inves-tigação corre no Supremo Tribunal Federal desde o último dia 6, quando o procurador-geral da Repú-blica, Rodrigo Janot, pediu apuração das denúncias de corrupção passiva e la-vagem de dinheiro.

Câmara do Rio recebe pedido de investigação sobre Rodrigo Bethlem

Irregularidades

Bloqueio dos bens de Graça Foster deve ser julgado hoje

O presidente do Tribu-nal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, confirmou para esta quar-ta-feira (27) a análise sobre a possibilidade de bloqueio dos bens da presidenta da Petrobras, Graça Foster (foto), no processo que apura irregularidades na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos.

“Falei hoje com o relator [ministro José Jorge] e ele

deve manter o processo [na

pauta]”, dis-se Nardes à Agên-cia Brasil após reu-nião no

Ministério do Trabalho.

Na semana passada, o tribu-

nal adiou a análise sobre o bloqueio dos bens da presi-denta da Petrobras.

O ministro José Jorge, relator do caso, mante-ve o voto apresentado no início do mês, pela indis-ponibilidade, mas retirou o processo da pauta na reunião da última quarta-feira (20) após a notícia publicada pelo jornal O Globo. A reportagem in-forma que a presidenta e o ex-diretor da Área In-ternacional da empresa Nestor Cerveró doaram imóveis a parentes após o escândalo sobre a compra da refinaria texana.

Paciente registra médico em plantãotirando ‘selfie’ em sala de recepção

TCU registrou 46 quedas de energia de 2005 a 2012

Arquivo CP

Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ): corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Yaho

oN

ews

Ensino superior

Governo aprova crédito extra de R$ 5,4 bi para o Fies

O governo federal publicou nesta ter-ça-feira (26), no “Di-

ário Oficial da União”, uma medida provisória que apro-va a abertura de um crédito extraordinário no valor de R$ 5,4 bilhões para Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies)

Esta é a terceira vez no ano que o governo conse-gue por meio de uma me-dida provisória a abertura de crédito extraordinário para o Fies. Em fevereiro, uma lei aprovou a aber-

tura de crédito de US$ 2,5 bilhões para o Fies. Em abril, foram mais 4,9 bilhões. Já em 2013, o go-

verno já havia conseguido R$ 1,68 bilhão em março e R$ 2,9 bilhões em junho para o Fies.

MEC ampliou financiamento para pós e cursos técnicos

Arquivo CP

avaliar a atuação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Ministério de Minas e Energia e da Agência Na-

cional de Energia Elétrica (Aneel), além da confia-bilidade do SIN, depois que o país registrou uma série de apagões.

Relatório sugere medidas para evitar que queimadas gerem blecautesAs taxas de juros para

empresas e famílias subi-ram em julho, de acordo com dados do Banco Cen-tral (BC), divulgados nesta terça-feira (26). A taxa de juros para as famílias su-biu 0,2 ponto percentual, de junho para julho, e fi-cou em 43,2% ao ano. Para as empresas, a alta chegou a 0,5 ponto percentual, com taxa em 23,1% ao ano.

A inadimplência (atra-sos superiores a 90 dias) subiu 0,1 ponto percen-tual tanto para empresas (3,5%) quanto para as fa-mílias (6,6%).

Esses dados são do cré-dito com recursos livres, em

que os bancos têm autono-mia para aplicar o dinheiro captado no mercado e defi-nir as taxas de juros.

No caso do direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados basicamente aos setores habitacional, rural e de infraestrutu-ra), a taxa de juros para as empresas subiu 0,3 ponto percentual e 0,5 ponto percentual para as fa-mílias e ficou 8,2% ao ano, tanto para pessoas físicas quanto para as jurídicas. A inadimplên-cia ficou estável em 0,5% para as empresas e em 1,7% para as famílias.

Taxa de juros sobe para as famílias e empresas

De acordo com o TCU, mais de 2 mil

perturbações, de todos os portes, são registradas todos os anos nessa rede. Para permitir o estudo, foram selecionadas 46, de forma a contemplar todas as regiões do país e dar ênfase naquelas que provocaram maior impacto. Destas, 19 são de grande magnitude (acima de 1 mil megawatts de corte de energia), 11 com corte entre 500 e 1 mil MW, nove com corte de carga entre 200 e 500 MW e sete eventos com corte de carga abaixo de 200 MW. Um apagão de 200 MW pode atingir 730 mil habitantes. Já outro em que se interrompe o fornecimento entre 1 mil MW e 5 mil MW de energia pode deixar no escuro cerca de 3,5 milhões.

Registros

Mar

cello

Cas

al/A

Br

Saldo das operações chegou a R$ 2,835 trilhões no mês passado

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Geral Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 11grupor3a.com

Após os questiona-mentos sobre a pro-priedade da aero-

nave Cessna Citation prefixo PR-AFA, cuja queda matou o ex-governador e presindeci-ável Eduardo Campos e mais seis pessoas, o PSB informou nesta terça-feira (26), em nota, que o jato “teve seu uso – de conhecimento público – autorizado pelos empresá-rios João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo San-tana Vieira”.

Na nota assinada pelo presidente do partido, Ro-berto Amaral, o PSB escla-rece que a aeronave deve-ria ser usada durante toda a campanha e que o paga-mento seria feito ao térmi-no do período, quando en-tão se verificaria o número de horas voadas para que fosse feito o acerto final e declarado à Justiça Eleito-ral o desembolso.

A média nacional do ní-vel de emprego na constru-ção civil manteve-se estável no mês de julho, com alta de 0,08% na comparação com junho e queda de 0,13 % em relação ao mesmo mês do ano anterior, infor-mou nesta terça-feira (26) o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). Ao final de julho, o nú-mero de trabalhadores do setor somava 3,515 milhões de pessoas.

Entre janeiro e julho, o índice apresentou alta de

Depois de 27 dias, o ga-nhador da aposta que acertou as seis dezenas

da Mega-Sena em Porto Alegre sacou nesta terça-feira (26) o prêmio de R$ 29.279.523,38 na Caixa Econômica Federal (CEF). A instituição não revelou em qual agência o valor foi resgatado.

A Caixa calcula que, se os R$ 29,2 milhões fossem para a pou-pança, a renda mensal em juros ficaria entre R$ 150 mil e R$ 175 mil, alcançando, por dia, uma

média equivalente a R$ 5.830. Porém, a instituição informa que os números variam de caso a caso. Sobre a demora na retira-da do prêmio, a Caixa diz que é habitual, porque os ganhadores entendem que é preciso disfar-çar devido ao alto valor e evitar exposição demasiada.

As dezenas sorteadas foram: 10 - 22 - 24 - 38 - 39 - 49. No estabele-cimento onde a aposta foi feita, o proprietário e os funcionários ga-rantem não conhecer o “sortudo”.

Prejuízos causados pelo avião que caiu em Santos (SP) deverão ser ressarcidos

National Post

Avião de Eduardo Campos seria declarado no fim da campanha

Nível de emprego na construção civil permanece estável

te elevada, com 3,5 milhões de trabalhadores com car-teira assinada”, disse José Romeu Ferraz Neto, presi-dente do SindusCon-SP.

No estado de São Paulo, o indicador também regis-trou estabilidade, com alta de 0,03% em julho, com-parado a junho, e recuo de 0,59% em relação ao mes-mo mês do ano anterior. No final de julho, a cons-trução civil somava 867,5 mil trabalhadores com carteira assinada nas obras paulistas -- 24,6% do con-tingente nacional. n

Construção somava 3,5 milhões trabalhadores em julho

Aposta ganhadora foi feita emlotérica da Zona Norte de Porto Alegre

Após um mês

Ganhador do RS da Mega-Sena saca R$ 29 milhões

Em São Paulo

Um preso foi morto e 30 fica-ram feridos du-

rante rebeliões ocorridas em dois estabelecimentos prisionais de Minas Ge-rais durante a tarde desta terça-feira (26). O pri-meiro motim aconteceu na cadeia da cidade de Campestre, a cerca de 400 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

Segundo a Polícia Ci-vil, que administra a uni-dade, a rebelião come-çou por volta das 21h30 da última segunda-feira (25). Insatisfeitos com a decisão de que seriam transferidos para outros estabelecimentos carce-rários em razão de uma ordem judicial que de-termina a interdição da cadeia, os detentos colo-caram fogo em colchões e em outros materiais

encontrados no interior de uma das celas.

Oito presos ficaram feridos e tiveram que ser levados a hospitais de Al-fenas e de Poços de Cal-das devido às queimadu-ras sofridas. Um deles, Sebastião Luís Germano, 42 anos, que cumpria pena no regime semia-berto, morreu.

Juiz de foraA segunda rebelião

começou por volta das 20h desta segunda (25), no Centro de Remaneja-mento do Sistema Prisio-nal de Juiz de Fora, e foi contida por agentes pe-nitenciários por volta das 3h desta terça (26). Pre-sos lançaram colchões em chamas nas galerias da unidade. Bombeiros e policiais militares foram acionados.

Os funcionários da General Motors de São José dos Campos (SP) aprovaram nesta terça-feira (26) a proposta da montadora para a sus-pensão dos contratos de trabalho (layoff) de 930 metalúrgicos do comple-xo. A aprovação foi feita em duas assembleias com os trabalhadores de todos os turnos no bol-são de estacionamento da fábrica, responsável pela produção da Trail-blazer, S10, além de mo-tores, transmissões e kits para exportação.

Com a aprovação da proposta, a empresa deve decidir agora quais serão os 930 funcionários que

terão os contratos suspen-sos e encaminhar para o Ministério do Trabalho e Sindicato dos Metalúrgi-cos para homologação. Segundo o Sindicato, to-das as áreas produtivas do complexo podem ser afe-tadas pela medida.

O layoff deve ter iní-cio no dia 8 de setembro e tem previsão de durar cinco meses. Assim, os funcionários que forem escolhidos pela empre-sa para entrarem no re-gime só devem retornar ao trabalho em feve-reiro de 2015. O acordo prevê estabilidade no emprego a esses em-pregados por seis meses após o retorno. n

Rebeliões emMG deixam um morto e 30 feridos

Metalúrgicos aprovam suspensão de contratos na GM

“Nos termos facultados pela legislação eleitoral, e considerando o pressupos-to óbvio de que seu uso te-ria continuidade até o final da campanha, pretendia-se

proceder à contabilização ao término da campanha eleitoral, quando, conheci-da a soma das horas voadas, seria emitido o recibo elei-toral, total e final”, esclarece

a nota do PSB. A aeronave, que saiu do Rio com destino a Guarujá (SP), caiu em um bairro da cidade vizinha de Santos na manhã do dia 13 de agosto. n

Funcionários aprovaram suspensãodos contratos em duas reuniões

Reprodução G1 Reprodução RBSTV

Mais Comunidade

0,79%, com a criação de 27,3 mil vagas. “A estabili-dade em que se encontra o nível do emprego na cons-

trução mostra que a ativi-dade do setor praticamente parou de crescer, embora ainda se mantenha bastan-

PSB vinha sendo interrogado sobre propriedade do Cessna

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

EsportesQuarta-feira, 27 de Agosto de 201412 grupor3a.com

Eto’o acerta contrato como Everton

Nico Rosberg rebateversão de batidacom Hamilton

Di Maria é contratado pelo Manchester United

Nesta terça-feira, o Everton anunciou a contratação do atacan-te Samuel Eto’o. Depois de passar por exames médicos, o camaronês assinou contrato com o clube inglês por duas temporadas.

Aos 33 anos, Eto’o chega ao Everton a cus-to zero, pois teve seu vínculo encerrado com o Chelsea em junho, aonde chegou na tem-porada passada e não se firmou como titular. Anteriormente, o ata-cante defendeu equi-pes como Barcelona, Internazionale e Anzhi.

No Everton, o cama-ronês disputará posição com o belga Lukaku, contratação mais cara da história do clube, soman-do 28 milhões de libras, o que equivale a cerca de 106,4 milhões de reais. n

Palmeiras anuncia que desistiu de Ronaldinho GaúchoContratação era uma das atraçõespara o centenário do clube

Chegou ao fim a no-vela entra Ronaldinho e Palmeiras. Na noite des-ta terça-feira, dia em que a equipe completa 100 anos de história, o clube anunciou através de seu Twitter oficial que não houve um acordo finan-ceiro entre as partes e as

conversas foram defini-tivamente encerradas por volta das 18h.

“As negociações entre Palmeiras e Ronaldinho Gaúcho chegaram ao fim na noite desta ter-ça. Como não houve um acordo financeiro entre as partes, as conversas

foram definitivamente encerradas por volta das 18h”, publicou o clube nas redes sociais. Existia no clube a expectativa de que Ronaldinho fosse anunciado durante a fes-ta do centenário, na noite de terça-feira, mas o acor-do não foi concluído. n

Nico Rosberg ques-tionou a versão de Lewis Hamilton sobre os acon-tecimentos depois que os companheiros de Merce-des colidiram enquanto lutavam pela liderança na segunda volta do Grande Prêmio da Bélgica no domingo.

Hamilton disse a repórteres em Spa que o líder do campeo-nato da Fórmula 1 tinha dito em uma reunião da equipe após a corrida que bateu de propósito “para marcar um pon-to de vista”. Rosberg,

que classificou a colisão como um incidente de corrida, afirmou em um vídeo a partir de Ham-burgo que ele via a ques-tão de forma diferente. “Definitivamente é um

dos videoblogs mais difíceis hoje”, disse o alemão. “Eu fui informado so-bre o que Lewis dis-

se na imprensa e a ma-neira como ele declarou sua versão dos aconteci-mentos. Tudo o que pos-so dizer é que a minha visão dos acontecimen-tos é muito diferente”. n

O Manchester United fechou a contratação do meia Ángel Di María junto ao Real Madrid por 59,7 milhões de libras (R$ 225,8 milhões), em uma trans-ferência recorde para um time da Grã-Bretanha, e anunciou o acordo oficial-mente nesta terça.

O jogador argentino che-gou a Manchester na segun-da-feira e será submetido a exames médicos nesta ter-ça, segundo jornais ingleses. O valor da transferência su-pera os 50 milhões de libras pagos pelo Chelsea, rival do Manchester United, para contratar o atacante espa-nhol Fernando Torres em 2011. O Manchester United se recusou a comentar so-bre a transferência. n

A negociação entre Palmeiras e Ronaldinho foi encerrada

A batida de domingo, na Bélgica, ainda rende na Mercedes

O meia argentino passa a ser o jogador mais caro da história da Inglaterra

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Acidente

Argentino

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Esportes Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 13grupor3a.com

No último t r e i n a m e n t o antes da par-

tida contra o Flamen-go, marcada para hoje às 22 horas, pela Copa do Brasil, no Couto Pe-reira, o Coritiba pode ter um time de cara nova no Estádio Couto Pereira. Na atividade comandada na tarde desta terça-feira, no CT da Graciosa, o técnico Marquinhos Santos ar-

mou uma equipe bem diferente da que per-deu para o Palmeiras, por 1 a 0, no sábado, no Pacaembu.

A equipe titular co-meçou com o treina-mento com Vanderlei, Norberto, Luccas Cla-ro, Leandro Almeida, Carlinhos, Hélder, Gil, Robinho, Dudu, Mar-tinuccio e Zé Love. As principais mudanças foram a volta do late-

ral-direito Norberto e o meia Dudu, que se recuperaram de lesão, além da entrada de Luccas Claro no lugar de Welinton - que per-tence ao Flamengo e não poderá enfrentar a equipe carioca. No meio, o volante Gil vol-ta de suspensão e ga-nha a vaga de Baraka, enquanto Martinuccio ganha a chance de es-trear como titular. n

Coritiba

Marquinhos mexe na equipe Coxa para encarar o Fla

Paraná deve adotar novo esquema tático em Natal

Para a partida de sá-bado, às 16h10, na Arena das Dunas, contra o América/

RN, o técnico Claudinei Oli-veira pode mudar o esque-ma tático da equipe. No trei-namento desta terça-feira, a formação passou do 4-4-2 para o 3-5-2.

A alteração, que ainda precisa ser mais testada, tem o ala Breno deslocado para o setor defensivo, jun-to com Alisson e Gustavo. Com isso, o lateral esquerdo Paulinho assume a posição e tende a fazer sua estreia – o atleta veio do Londrina. Na

Divulgação

Divulgação

Furacão faz único treino para a estreia na Copa do BrasilO técnico interino Leandro Ávila comanda a equipe no Nordeste

O técnico interi-no Leandro Ávila comandou, na

tarde desta terça-feira, no Frasqueirão, o primeiro e único treinamento do Atlético no campo antes do jogo contra o América-RN, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O objetivo era ter feito uma atividade em campo já na segunda-fei-ra, mas o atraso na chega a Natal mudou a progra-mação, e o grupo realizou só um trabalho leve na academia do hotel. O úni-co desfalque fica por con-ta do meia Bady, que não pode atuar por já ter de-fendido o São Bernardo na primeira fase do torneio.

O clube liberou a en-trada da imprensa ape-

Leandro Ávila substitui Doriva no comando do Atlético hoje

ReproduçãoO Atlético iniciou a ins-

talação do teto retrátil da Arena da Baixada na ma-nhã desta terça-feira. Com a chegada de um guindas-te ao local, a obra deve ace-lerar nos próximos dias. A previsão inicial era de que ela seria concluída até o final de setembro. Porém, pelo atraso no início das obras, há a possibilida-de que a cobertura fique pronta só em novembro.

Mesmo neste período, o clube poderá mandar jogos no estádio normal-mente. O próximo com-

promisso, inclusive, será o primeiro jogo oficial da nova Arena com torcida - contra o América-RN, no dia 3 de setembro, pela partida de volta das oita-vas de final da Copa do Brasil. As primeiras peças da cobertura chegaram ao local há duas sema-nas. Desde então, apenas alguns funcionários pre-paravam a estrutura, que será a colocada sobre o setor Buenos Aires supe-rior. Agora, com o guin-daste, o ritmo da obra deverá aumentar. n

A Arena será o único estádio do país com teto retrátil

Breno vai formar otrio de zagueiros comAlisson e Gustavo

Divulgação

Começa a instalaçãodo teto retrátil na Arena da Baixada

nas nos minutos finais da atividade. Leandro Ávila não deu pistas sobre a es-calação. Se ele mantiver o time no 4-4-2, o meia-atacante Nathan entraria

no lugar de Bady. Porém, jogadores como o zaguei-ro Léo Pereira (que retor-na após cumprir suspen-são), o volante Otávio e o atacante Douglas Couti-

nho também podem re-conquistar espaço entre os titulares para o jogo de quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena das Dunas. n

ocasião, quem sai do time é Marcos Serrato, suspenso pelo terceiro cartão ama-relo. Além disso, Claudinei recebeu três reforços do departamento médico. O meio-campista Lúcio Flávio, o atacante Adaílton e o golei-ro Jociel Henrique iniciaram a fase de transição para os trabalhos físicos. “Eles tive-ram uma ótima evolução clínica e estão liberados pelo Departamento Médico”, ex-plicou Cid Andrade, fisiote-rapeuta da equipe.

Os jogadores voltam aos treinos na manhã desta quar-ta-feira, 27, no CT Barcellos. n

O treinadoralviverde vai mexer bastante na equipe

para jogo de hoje

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

ClassificadosQuarta-feira, 27 de Agosto de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

Policial Quarta-feira, 27 de Agosto de 2014 15grupor3a.com

A Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Ci-dadania (Seju) confirmou que sete presos da Peni-tenciária Estadual de Cas-cavel, no oeste do Paraná, estão desaparecidos. O número foi divulgado na tarde desta terça-feira (26), após um levantamento fei-to pela Seju. A unidade foi palco de uma rebelião de presos, que durou 45 horas e só terminou na madru-gada desta terça-feira.

Conforme o balanço divulgado pela Seju, cinco detentos foram mortos e 25 ficaram feridos. Desses, seis ainda continuam in-ternados no Hospital Uni-versitário (HU). Os dois agentes penitenciários, que eram mantidos reféns des-de o início do motim, foram libertados. Eles precisaram de atendimento médico, mas já foram liberados.

Rebelião durou 45 horas e terminou às 3h30 desta terça-feira (26), em Cascavel

Sete presos estão desaparecidos após rebelião

LevantamentoAinda de acordo com a

secretária, os presos que es-tão desaparecidos podem estar mortos ou terem con-seguido fugir. Nesta terça-feira, equipes começaram a fazer uma perícia na unidade para tentar encontrar outros corpos, além de checar toda a estrutura da penitenciária. Os rebelados causaram da-nos em 80% da unidade, se-gundo o Depen. Das 24 alas da unidade, pelo menos 20 ficaram destruídas.

Após as transferências

que ocorreram desde o do-mingo, 222 presos ainda ficaram na unidade. São presos com bom compor-tamenteo e que estão quase no fim da pena. Outros 797 detentos foram transferidos para peniteciárias do estado.

O Departamento Peni-tenciário do Paraná (Depen) confirmou que dois dos detentos mortos pelos re-belados foram decapitados. Outros dois morreram após serem atirados de cima do telhado da unidade e o quin-to morto foi carbonizado. n

A Polícia Militar (PM) apreendeu 100 kg de maconha na tarde desta terça-feira (26) em Curitiba. Parte da cannabis estava dentro do fundo falso de um carro, e o restante esta-va congelado dentro do freezer da residência de um dos suspeitos. Dois homens foram presos.

Os policiais che-garam até o local da apreensão, na Alameda Augusto Stellfeld, após uma denúncia anôni-ma. Segundo a PM, um dos suspeitos saiu de um carro com as carac-terísticas repassadas pelo denunciante, com placas do Mato Grosso do Sul, e foi em direção ao outro homem, que estava em uma moto.

Suspeito cai com maconha congelada no freezer

Detentos podem estar mortos ou conseguiram fugir da Penitenciária de Cascavel

Peritos iniciaram varredura no interior do presídio

fotos: CGN

No retorno, eles foram abordados pelos poli-ciais, que encontram 80 kg de maconha em um fundo falso do carro. Durante a abordagem, o motoqueiro afirmou que possuía ainda outros 20

kg da droga guardados em casa, no freezer.

Um dos rapazes, de 22 anos, já havia sido preso anteriormente por roubo. O outro, de 23 anos, não tinha pas-sagem pela polícia. n

“Ganja” [apelido da maconha] estava congelada em casa

Bandidos arma-dos renderam dois vigilantes e

funcionários do Centro Politécnico da Universi-dade Federal do Paraná (UFPR), no Jardim das Américas, em Curitiba. A ação começou às 6h10 desta terça-feira (26) e durou menos de 15 mi-nutos, tempo suficiente para eles explodirem cai-xas eletrônicos da agên-cia do Banco do Brasil.

Por volta das 6h25, os marginais, que seriam mais de cinco, embar-caram na Tucson e no Punto em que estavam e fugiram, possivelmente levando todo o dinhei-ro. A Polícia Militar (PM) atendeu o caso, mas ninguém quis dar en-

trevista, uma vez que a investigação fica a cargo da Polícia Federal, devi-do ao ataque ser dentro da UFPR e contra um banco federal.

Um mestrando em computação, que estava no local quando tudo aconteceu, falou sobre a rápida ação dos margi-nais. “Um grande susto, porque os caixas eletrô-nicos explodiram e o ba-rulho foi grande. Nunca imaginei que eles fos-sem capaz de fazer isso aqui dentro”, afirmou.

O campus tinha pou-cas pessoas no momen-to da ação dos bandi-dos. As aulas para os estudantes começam às 7h30 e acontecerão normalmente. n

Bandidos invadem UFPR e explodem caixas eletrônicos

Caixas do Centro Politécnico foram destruídos

Ban

da

B

Divulgação/PM

Confusão no abrigo das FAS termina com três detidos

Uma briga generalizada na manhã desta terça-feira (26) no abrigo da Funda-ção de Ação Social (FAS), no Centro de Curitiba, mo-bilizou viaturas da Guarda Municipal (GM). Dois mo-radores de rua trocaram socos e pontapés durante o café da manhã. A confu-são terminou com vidros quebrados e objetos arre-messados. Três foram pre-sos e encaminhados ao 1º Distrito Policial.

De acordo com o inspe-tor Carlos, dois moradores de rua iniciaram uma briga dentro do refeitório da FAS,

que fica na rua Conselhei-ro Laurindo por volta das 8 horas. “Quando chegamos, fomos apaziguar a situação, mas os outros investiram contra a gente”, contou à rádio Banda B. Cerca de 50 moradores de rua partiram

para cima dos guardas. A confusão foi generalizada, houve quebra-quebra em todo o refeitório e três vidros foram quebrados.

O Grupamento de Ope-rações Especiais (GOE) da GM foi acionado. n

Moradores de rua podem responder por agressão e danos ao patrimônio público

Banda B

Interior do PR

Ladrões roubam 75 quilos de dinamites em Campo Mourão

Criminosos furtaram 75 kg de dinamites e 84 deto-nadores de uma pedreira em Campo Mourão, na região centro-oeste do Paraná, nes-ta terça-feira (26). De acordo com o diretor da empresa, Osney Casali, os ladrões cortaram arames e cercas, desativaram os alarmes e ar-rombaram seis portas para chegar até os explosivos.

“Essa quantidade de ex-plosivos que foi furtada dá para explodir um prédio de 30 andares”, diz. As câ-meras de segurança foram queimadas e também não registraram o furto. A em-presa registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e já comunicou o Exército sobre o furto de explosivos — as Forças Armadas regu-lamentam o uso de dinami-tes e detonadores no país e, portanto, devem ser avisa-das, nestes casos. n

Grupo cortou cercas e arrombou seis portas para roubar explosivos

Reprodução RPCTV

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - 27/08/2014

GeralQuarta-feira, 27 de Agosto de 201416 grupor3a.com

O pronto-socorro do Hospital Evan-

gélico de Curitiba amanheceu fechado nesta terça-feira (26) devido ao baixo esto-que de oxigênio. Ne-nhum novo paciente estava sendo recebido desde o início da noite de segunda-feira (25), e as cirurgias agenda-das precisaram ser re-marcadas. No começo da tarde, os pacientes – sem necessidade de oxigênio – voltaram a ser recebidos no pron-to-socorro.

A medida foi toma-da para não prejudi-car o atendimento aos pacientes que já estão internados, principal-mente nas Unidades de Terapia Intensiva

Estoque de oxigênio não era suficiente para atender pacientesOs usuários que uti-

lizam serviços de trans-porte intermunicipal, tanto linhas regulares como fretamentos, agora podem fazer consultas de informações das empre-sas operadoras, veículos e outras informações por meio do site do Departa-mento de Estradas de Ro-dagem (DER-PR).

A ferramenta está disponível no site www.

der.pr.gov.br, no menu “Transporte Intermuni-cipal de Passageiros”/Consulta Empresas e Linhas.

Com as informações no site, fica mais rápi-do buscar informações das empresas, serviços e tarifa. Através dos links das empresas, o usuário pode consultar horá-rios e efetuar compra de passagens. n

A chuva de gra-nizo que caiu na tarde de segunda-

feira (25) no Paraná dei-xou estragos, principal-mente em municípios do noroeste e da região cen-tral do estado. As pedras de gelo chegaram a ta-manhos semelhantes ao

de uma laranja, conforme relato de moradores. Em geral, as tempestades du-raram, em média, 20 mi-nutos em cada ponto.

No noroeste do esta-do, há registros de grani-zo nas seguintes cidades: Paranavaí, Cianorte, Lo-anda, Planaltina do Para-

ná, Querência do Norte, Nova Aliança do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Santa Cruz do Monte Castelo, Mari-luz, Santa Isabel do Ivaí e Umuarama. No norte, também choveu pedra em Maringá, Londrina, Mandaguaçu, Itambé, entre outras cidades. n

Evangélico amanhece compronto-socorro fechado

Usuários podem consultar site do DER sobre o ônibus

Chuva de granizocausa estragos no Paraná

Divulgação

Reprodução

(UTI), de acordo com o hospital. O problema acontece porque o pa-gamento aos fornece-

dores de oxigênio está atrasado. Segundo o hospital, o atraso ocorre por causa da defasagem

do valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à entidade, que é o mesmo há dez anos. n

O pronto-socorro do Evangélico esteve fechado de novo

Rep

rod

ução

Os usuários podem terinformações sobre linhas e horários

As pedras de granizo foram grandes e danificaram casas

Tempestadesforam causadaspela mudança brusca de temperaturas.Há registros de casas danificadas e de desalojados em alguns municípios

Editora Jornal do Ônibus