jornal do Ônibus de curitiba - 15/09/2014

16
(Página 15) Policial Motorista de ônibus atira em adolescente Um adolescente de 17 anos foi baleado por um motorista da linha Bracatinga, no centro de Curitiba. Em companhia de outros adolescentes, o jovem baleado tentou agredir o motorista, que reagiu. Segurança Eleições 2014 Saúde Rebelião em Piraquara termina e 43 vão ser transferidos Nova pesquisa mostra Beto Richa na frente Funcionários do Hospital Evangélico fazem greve (Página 16) (Página 3) (Página 7) Curitiba, Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 Número 2.041 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A A n o t í c i a n o p o n t o . Divulgação Divulgação /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com Despachando o lanterna O Atlético venceu o Vitória, ontem na Arena da Baixada, por 2x0, com gols de Marcelo e Hernane, conquistando o primeiro resultado positivo do técnico Claudinei Oliveira no comando do time. (Página 13) (Página 9) Julio Iglesias muda data do show extra em Curitiba Entredenimento Divulgação Divulgação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 03-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

(Página 15)

Policial

Motorista de ônibus atira em adolescenteUm adolescente de 17 anos foi baleado por um motorista da linha Bracatinga, no centro de Curitiba. Em companhia de outros adolescentes, o jovem baleado tentou agredir o motorista, que reagiu.

SegurançaEleições 2014

Saúde

Rebelião em Piraquara termina e 43 vão ser transferidos

Nova pesquisamostraBeto Richa na frente

Funcionários do Hospital Evangélico fazem greve

(Página 16)(Página 3)

(Página 7)

Curitiba, Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 Número 2.041 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

A n o t í c i a n o p o n t o .

Divulgação

Divu

lgação

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

Despachando o lanterna

O Atlético venceu o Vitória, ontem na Arena da Baixada, por 2x0, com gols de Marcelo e Hernane,conquistando o primeiro resultado positivo do técnico Claudinei Oliveira no comando do time. (Página 13)

(Página 9)

Julio Iglesias muda datado show extra em Curitiba

Entredenimento

Divulgação

Div

ulg

ação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

EDITORIAL

O fator emocional da eleição

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSegunda-feira, 15 de Setembro de 20142 grupor3a.com

- Ato convocado pelas redes sociais pede a criminalização da homofobia. - Livro diz que 94% dos moradores das favelas do país se dizem felizes. - Diversificar as formas de produzir energia é prioridade para os próximos anos.

- País precisa aumentar investimentos em educação e ampliar matrículas.

- Especialistas pedem cautela com anúncios que prometem redução de juros. - Procuradoria denuncia Eike Batista por manipulação do mercado de capitais.

Imagem do Mundo

Papa Francisco celebrou o casamento coletivo de 20 casais na Basílica de São Pedro, no Vaticano

Giampiero Sposito/Reuters

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

14º mín

25ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Nublado com chuvas e trovoadas

Nublado com chuvas e trovoadas

Pancadas de chuva isoladas

Antonio Maria Schwartz

Anton, para nós Antonio, nasceu na humilde e cristã família Schwartz, no dia 28 de fevereiro de 1852, em Baden, Áustria, quarto de treze filhos. Seu pai era um simples operário, sem profissão definida, enquanto sua mãe cuidava da casa e dos filhos, que estudavam na escola paroquial daquela cidade. Morreu em 15 de setembro de 1929, em Viena, Áustria. O papa João Paulo II proclamou-o bem-aventurado Antônio Maria Schwartz em 1998, designando a data da morte para a homenagem litúrgica.

Nos últimos dias, o que se viu na eleição para

presidente do Brasil um surpreendente muro de lamentações. De um lado, Marina Silva dizendo-se magoado por ter sido cri-ticada por Lula, um antigo amigo e aliado. Do outro lado, Lula e Dilma afir-mando que não critica-ram Marina, mas apenas divergiram de posições. E de outro ainda, Aécio di-zendo os dois lados são da mesma origem.

Nada disso, de fato, é relevante para o eleitor brasileiro. Os cidadãos

vivem aos sobressaltos das notícias sobre cri-se econômica, falta de crescimento do país e seguidas denúncias de corrupção. É injusto atribuir todos os pro-blemas à presidente ou somente a seu partido. Na verdade, a respon-sabilidade é de toda a classe política.

Afinal, a administra-ção pública é composta por vários partidos e po-líticos de várias origens e nenhum deles deu a resposta ainda que o ci-dadão precisa. n

Concurso nº 3587

Concurso nº 1635

Concurso nº 626 - MIXTO/MT

Concurso nº 1486

26-35-51-70-78

08-23-28-30-32-51

07-12-14-29-44-50-56

00-06-19-29-32-35-37 39-45-47-55-57-64-71 73-76-83-91-95-96

SOBE

DESCE

Cerca de 50 voluntá-rios pretendem preparar uma salsicha de 200 jardas (182,88 metros) em come-moração ao aniversário de 200 anos de Belleville, no

estado de Illinois (EUA). No dia 9 de setembro, o grupo cozinhou uma sal-sicha de 100 jardas (91,44 metros) como treinamen-to para a festa de aniver-

sário, quando pretendem fazer uma salsicha com o dobro do tamanho. A cele-bração será realizada entre os dias 19 e 21 setembro, no centro de Belleville. n

Grupo quer fazer salsicha de quase 200 metros

ACONTECEU15deSETEMBRO

O Ministério da Saúde indiano anuncia controle de natalidade.

Incêndio mata 67 presos na capital da Arábia Saudita. As autoridades não revelaram as causas do sinistro.

O bacteriologista escocês Alexander Fleming descobre a penicilina.

A persistência é o caminho do êxito”

Charles Chaplin

Frase do dia

2003

1976

1928

Zia Nizami/Belleville News-Democrat/AP

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 16.500 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

Política Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 3grupor3a.com

MP investiga se houve preconceito em propostaEntidade quer suspender voto de quem recebe Bolsa-Família

O Ministé-rio Público do Paraná irá in-

vestigar se houve ação preconceituosa e discri-minatória da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pon-ta Grossa (ACIPG), que propôs, em uma carti-lha, a suspensão do di-reito de voto dos cida-dãos beneficiados pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, e por outros programas de transferência de renda. A sugestão foi encami-nhada aos candidatos à Presidência, Senado, Câ-mara Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Paraná nas eleições deste ano, e causou indignação em todo o Brasil.

A entidade de Ponta Grossa apresentou a proposta aos candidatos

ABR

Debates canceladosDepois do cancelamento do debate na Arquidio-cese de Curitiba por falta de candidatos e na RIC Record por excesso deles, a faculdade Unibrasil também não conseguiu promover o evento por-que apenas Gleisi Hoffmann (PT) e os candida-tos nanicos confirmaram presença. A intenção da coordenação do curso de Jornalismo da Unibrasil era promover um encontro com a presença dos dois ex-governadores.

Jornal suspensoA Justiça Eleitoral determinou pela quarta vez o recolhimento do jornal apócrifo distribuído pelo secretário municipal do PMDB de Curitiba Doá-tico Santos contra o senador e candidato ao go-verno do Paraná Roberto Requião (PMDB). Desta vez, a Justiça determinou a suspensão imediata da publicação do jornal “Paraná Total”, distribuída por Doático.

Perda de inserçõesA Coligação “Paraná Olhando Pra Frente”, da can-didata ao governo do Paraná Gleisi Hoffmann (PT) perdeu seis inserções de 30 segundos durante a propaganda eleitoral gratuita no rádio, em formato de inserção. Segundo a Justiça Eleitoral, Gleisi des-cumpriu uma decisão liminar da semana passada e a propaganda ao governo invadiu o horário destina-do aos candidatos a deputado.

Pesquisa RadarO governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, lidera mais uma pesquisa eleitoral no Paraná no primeiro turno. O instituto Radar, en-comendada pelo Bem Paraná mostra o candidato tucano com 46% das intenções de voto. O senador Roberto Requião (PMDB) aparece em segundo lu-gar na corrida ao Palácio Iguaçu, com 28%, segui-do da senadora Gleisi Hoffmann (PT), com 14% na pesquisa estimulada.

Notas políticas

Mais uma pesquisa eleitoral mostra uma ampla vantagem do can-didato à reeleição Beto Richa perante seus ad-versários na disputa pelo Governo do Estado. A nova pesquisa foi divul-gada ontem pelo Radar/Bem Paraná e mostra Richa com 46% das in-tenções de votos, Roberto Requião com 28% e Gleisi Hoffmann com 14%.

Os candidatos Bernar-do Pilotto (PSOL) e Ogier Buchi (PRP) tem 1% cada. Já os candidatos Rodrigo Tomazzini (PSTU), Tulio Bandeira (PTC) e Geo-

nísio Marinho (PRTB) somados não têm 1%, segundo o instituto. Não sabem ou não respon-deram somam 10% dos eleitores que participa-ram da pesquisa.

O instituto Radar en-trevistou 1199 eleitores em 45 municípios do Paraná, entre os dias 09 e 13 de setembro. A mar-gem de erro de 2,9 pontos percentuais para mais ou menos. O nível de con-fiança é de 95,5%, ou seja, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 os resultados estariam den-tro da margem de erro. n

Nova pesquisa mostra vantagem de Richa

Richa está em vantagem perante seus adversários

Divulgação

Eleições 2014 Campanha

Paraná lidera ranking de ações contra conteúdo da internet

Candidatos fazemdebate em Pato Branco

O Paraná subiu uma po-sição e agora é o primeiro Estado do país com maior número de ações contra divulgação de informa-ções nas eleições deste ano. Durante a campanha eleitoral deste ano, a Asso-ciação Brasileira de Jorna-lismo Investigativo (Abraji) acompanha as ações judi-ciais de candidatos contra veículos de comunicação e em agosto o Paraná já es-tava em segundo colocado com 14% das ações, atrás

apenas do Estado do Ala-goas, que era o primeiro da lista com 18% das ações para impedir a divulgação de informações sobre can-didatos. A maioria dos pro-cessos é contra o Google.

Com sete processos movidos, o candidato ao governo pelo PMDB, se-nador Roberto Requião, é o político com mais ações. São seis tentativas de reti-rar conteúdo do ar o Goo-gle e uma contra a Editora Gazeta do Povo. n

TV Sudoes-te, emissora afiliada à Rede TV!, direto dos

estúdios no município de Pato Branco, realiza na próxima quinta-feira (18), às 21h20, o segundo debate entre os candida-tos ao governo do Paraná nesta eleição.

Estarão presentes nos estúdios da emisso-ra patobranquense os oito postulantes ao Pa-lácio Iguaçu: Beto Richa

(PSDB), Roberto Requião (PMDB), Gleisi Hoffmann (PT), Bernardo Pilotto (PSOL), Geonísio Mari-nho (PRTB), Ogier Bucchi (PRP), Rodrigo Tomazini (PSTU) e Túlio Bandeira do PTC.

Os candidatos farão perguntas entre si e vão responder a questiona-mentos dos jornalistas dos veículos da Rede Ce-linauta de Comunicação, da qual faz parte a TV Su-doeste. n

Reprodução

Reprodução

As redes sociais são os alvos dos processos

O primeiro debate foi realizado na Band

Como parte do pro-cedimento, foram enca-minhados ofícios à ACI-PG, para que, em até 15 dias, apresente defesa ou explicação dos fatos,

e para a Secretaria Mu-nicipal de Assistência Social de Ponta Grossa, solicitando que, tam-bém em 15 dias, infor-me o número de benefi-

ciários de programas de transferência de renda (Bolsa Família e outros) que existem em Ponta Grossa e o valor médio desses benefícios. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

GeralSegunda-feira, 15 de Setembro de 20144 grupor3a.com

Petrobras

Marina volta a defender autonomia do Banco Central

A candidata Marina Silva (PSB), voltou a de-fender ontem (14) a auto-nomia do Banco Central e prometeu investir 10% da arrecadação bruta em saúde. “[Nosso compro-misso é] dar continuida-de à política de responsa-bilidade fiscal, de controle de inflação com a meta de inflação estabelecida e fazer um esforço muito grande para evitar que a inflação volte, para que o país possa investir em saúde, educação, segu-rança publica, no passe livre, na proteção do meio ambiente”, disse Marina.

De acordo com a so-cialista, o Brasil precisa voltar a ter credibilidade e, para isso, necessita de autonomia. “Não se pode permitir que o Banco Central fique ao sabor dos interesses da lógica do poder pelo poder dos grupos políticos para favorecer a sanha de ga-nhar as eleições em pre-juízo do futuro do país. O Banco Central autônomo é para controlar inflação, adquirir credibilidade – para o país voltar a cres-cer -, e preservar o em-prego”, frisou. n

Candidata disse que nenhum partido écontra autonomia do BC

Divulgação

Divulgação

A investigação da polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras esbar-rou em limitações dos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU). Em um rela-tório de fiscalização elaborado pelo órgão. Os auditores admitem o problema e revelam motivos que atrapa-lharam as investiga-ções do contrato en-volvendo a Petrobras e a Astra Oil, que, segun-do o TCU gerou um prejuízo de quase R$ 800 milhões aos cofres da estatal.

Entre eles, os au-ditores citam, em primeiro lugar, “a

existência de muitos documentos em in-glês técnico”. Outro entrave seria o fato da operação ser regulada por uma legislação es-trangeira. Além disso, falam ainda da “singu-laridade da operação examinada”, por se tratar de uma unidade industrial de “relativa complexidade”, sem similares no resto do mundo que permiti-riam ao Tribunal com-parar o valor de mer-cado de Pasadena com o de outras refinarias. Por fim, lembram que tiveram pouco tempo para preparar o rela-tório, “menos de 100 HDF (homens dias de fiscalização)”. n

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT)

reafirmou ontem (14), em coletiva à imprensa, que é contra a indepen-dência do Banco Cen-tral e que isso tornaria a órgão um “quarto poder”, como o Execu-tivo, Legislativo e Judi-ciário. “Independência é uma coisa, autono-

mia é outra. Indepen-dência é poder. Isso vai soar muito agres-sivo no ouvido de todo mundo que defende independência. E aí, o quarto poder não pode ser os bancos”.

O comentário de Dil-ma é uma crítica à Ma-rina Silva, candidata à Presidência pelo PSB, pela proposta em seu

programa de governo de independência do Banco Central, dizen-do que é preciso haver autonomia. Segundo a presidente, um BC inde-pendente tiraria comida do prato dos brasileiros, como mostra anúncio na televisão de sua cam-panha que critica a pro-posta defendida pela candidata do PSB. n

Tempo para a preparação do relatório e documentos em inglês foram obstáculos

Investigação polêmica tem obstáculos para solucionar o caso

O candidato do PSDB à Presidência da Repúbli-ca, Aécio Neves, prome-teu hoje (14), no Rio de Janeiro, que pagará uma bolsa no valor de um sa-lário mínimo por mês para garantir a conclu-são dos estudos aos cerca de 20 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 29 anos que não completa-ram o ensino fundamen-tal ou o médio.

Aécio pretende usar a experiência de Minas

Gerais na educação para a sua gestão na Presi-dência da República, caso seja eleito. A medi-da adotada em Minas, que estabelecia o depó-sito de uma quantia no final do ano para cada aluno do ensino médio que, entretanto, só podia ser sacada se compro-vada frequência e ficha limpa, reduziu em mais de 50% a evasão escolar. “A gente quer levar isso para o Brasil inteiro”. n

Aécio promete bolsapara garantir conclusão do estudo para jovens

Programa de Aécio pretende reduzir evasão escolar

Divulgação

Resposta

Dilma diz que BC independente seria um “quarto poder”

TCU admite dificuldade em investigação

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

Cidade Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 5grupor3a.com

Nível do Sistema Cantareiracai para 9,2% neste domingo

Costa foi preso durante asinvestigações da Operação Lava Jato

Petrobras confirma uso de computador no caso Costa/WikipédiaNa modificação, ex-diretor é apresentadocomo “cria do governo tucano” de FHC

A Petrobras confirmou, na tarde deste domingo (14), que o perfil na Wi-kipédia de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da esta-tal, foi alterado de um dos computadores da sede da empresa. Na modificação, Costa, preso durante as investigações da Opera-ção Lava Jato, é apresenta-do como “cria do governo tucano” de Fernando Hen-rique Cardoso.

Em nota, a assessoria de Imprensa da Petrobras informou que a Área de Tecnologia da Informação está rastreando os acessos à internet para identificar o computador em que o artigo foi reescrito.

A mudança foi feita às 16h16 do último sábado (13), pelo endereço de IP 164.85.6.3. O texto sobre

Costa passou a informar que ele foi demitido “com aprovação da presidente Dilma Rousseff” por estar “muito soltinho”.

O artigo dizia que a im-prensa omite que ele come-çou a carreira na Petrobras

em 1979 e detalhava ainda os cargos ocupados por Costa durante o governo tucano, a partir de 1995, quando assumiu o posto de “gerente geral do poderoso Departamento de Explora-ção e Produção do Sul”. n

O nível do Sistema Cantareira, princi-pal manancial da

Companhia de Saneamen-to Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e que abas-tece 374 cidades, incluindo parte da capital paulista, municípios da Grande São Paulo e outros do interior, caiu para 9,2% neste do-mingo. Na quarta-feira, o manancial operava com 9,8% de sua capacidade.

Até este domingo (14), o acumulado de chuva atin-giu 30,1 milímetros (mm), percentual baixo compara-do à média histórica do mês de setembro, de 90,1 mm.

Segundo o portal Terra, com essa marca, a reserva hídrica se aproxima do volu-me crítico que havia no dia 15 de maio (8,2%), véspera da entrada em operação da atual utilização da reserva técnica. Naquele período, fo-

ram acrescidos 182,5 bilhões de água, elevando o nível em 18,5% e com volume total disponível de 982,07 bilhões de litros.

Segundo a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, no entanto, o abaste-cimento está garantido até março de 2015. Além disso, a expectativa é que até o final do mês chova regular-mente. n

Geraldo Magela/Ag. Senado

Três segundos foi o tempo que levou para a alça norte do Viaduto Guararapes, no bairro Itapoã, Região Norte de Belo Horizonte, ir ao chão com a implosão neste do-mingo (14). A estrutura foi demolida após a alça sul do elevado ter desa-bado, no dia 3 de julho, matando duas pessoas e ferindo outras 23.

De acordo com a construtora Cowan, res-ponsável pela operação, foram utilizados 125 kg de dinamite, distribuí-dos pelos três pilares de sustentação. Toda a es-trutura foi envolvida por uma espécie de rede de proteção, para evitar que destroços fossem pro-jetados no entorno. As

Implosão de Viadutoem BH leva três segundos

Reprodução TV

tubulações de água e gás também foram protegidas por uma camada de areia.

Moradores da região se emocionaram bastante. Eles disseram ter sentido uma mistura de alívio e de pre-ocupação com os imóveis. Muitos choraram na hora da explosão. Duas moradoras, um delas idosa, se sentiram mal e foram atendidas pelo

Corpo de Bombeiros.Responsável pela ope-

ração, o engenheiro Fá-bio Bruno afirmou que a vibração no local ficou abaixo do previsto. “Fize-mos um estudo a 15 me-tros de distância, com 17 milímetros por segundo. Em alguns pontos, che-gou a 10 milímetros por segundo”, explicou. n

Cento e vinte e cinco quilos dedinamite foram usados na operação

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

Região MetropolitanaSegunda-feira, 15 de Setembro de 20146 grupor3a.com

Semana do Trânsito quer proteger pedestres e motoristasEvento ocorre junto com a Semana Nacional do Trânsito

Um ambiente fa-vorável que atenda o compromisso de valo-rização a vida é o obje-tivo da Semana Muni-cipal de Trânsito 2014, que acontece simulta-neamente a Semana Nacional de Trânsito, prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 do Código de Trânsito Brasileiro e que é co-memorada entre os dias 18 e 25 de setem-bro. Neste ano o tema trabalhado é a “Déca-da Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pesso-as: Proteção e Priori-dade ao Pedestre”.

Uma resolução, criada a partir de um estudo da Organização

A Secretaria de Edu-cação de São José dos Pinhais, através do De-partamento de Edu-cação Especial, está realizando o Curso de Comunicação Al-ternativa. O principal objetivo é ampliar o conhecimento em co-municação destinada a alunos sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comuni-cativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.

A primeira fase do curso é destinada aos

profissionais da Escola Municipal Especial Ma-dre Paulina, que teve uma turma iniciada em agosto. Dividido em três etapas, a previsão de término da formação é em novembro. Segun-do os ministrantes da Secretaria de Educação do Estado, Zélia Maria Mendes Alves e Wal-mir Marcelino Teixeira, “através da utilização de um software especí-fico, o Boardmaker, os profissionais trabalha-rão com uma metodo-logia diferenciada”. n

Mundial da Saúde (OMS), editada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em março de 2010, define o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trân-

sito”. Segundo o estudo da OMS, em 2009 cerca de 1,3 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito em 178 paí-ses. Aproximadamente 50 milhões de pessoas

sobreviveram, mas com sequelas. Caso não seja tomada nenhuma ação, é estimado que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. n

Semana do Trânsito quer valorizar a vida e reduzir o número de vítimas

Divulgação

Divulgação

Divulgação

DivulgaçãoDivulgação

São José dos Pinhais

Secretaria de Educação realiza formação em Comunicação Alternativa

Professores melhoram comunicação comalunos com dificuldades na fala e/ou escrita

Os participantes vão apreciar belaspaisagens durante a caminhada em Pinhais

A secretária interina do Trabalho falousobre a importância da qualificação

Alunos dos cursos de fotografia, inglês e massa-gista, oferecidos pela Pre-feitura de Araucária através da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e par-ceiros, receberam a visita da secretária interina da pasta, Belquis Ferreira e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Araucária, Marco Antônio Ozório, para falar sobre a importância da qualificação e sobre empreendedorismo.

O diretor-geral da SMTE, José Ferreira Miranda, e a diretora técnica da CODAR,

Fernanda Maria Karas tam-bém participaram da con-versa. A secretária Belquis destacou a iniciativa dos estudantes, “parabéns a todos vocês pela iniciativa. Muitos de vocês deixam o filho em casa para vir fazer o curso, para buscar uma qualificação e isso com cer-teza será valorizado pelo mercado de trabalho”. De acordo com dados da Se-cretaria de Trabalho e Em-prego, somente neste ano mais de 1.500 pessoas já receberam o certificado de cursos de qualificação. n

Mais de 1.500 alunos já receberam certificado de cursos em 2014

Araucária

Pinhais

Almirante Tamandaré

A Prefeitura de Almi-rante Tamandaré, por meio da secretaria de Educação e Cultura, está oferecendo gratuitamen-te a comunidade o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é promover a inclusão e melho-rar a comunicação entre surdos e ouvintes. Pessoas a partir de dez anos de idade podem se matricular. As aulas ini-ciarão terça-feira (16), das 08 às 11h. As aulas aconte-cem uma vez por semana.

Vinte vagas estão aber-tas. O curso básico tem duração de um ano e o intermediário seis me-ses. No final do curso os alunos recebem certifi-

cado de conclusão. Interessados de-vem comparecer ao CMAE (Centro Municipal de Aten-

dimento Especializado), localizado na Rua Emilio Johnson, 953, centro. É necessário levar RG e CPF. Mais informações po-dem ser obtidas pelo te-lefone (41) 3657-1344. n

No dia 21 de setem-bro, Pinhais receberá a III Caminhada Interna-cional na Natureza. O evento é realizado pela Emater-PR e no muni-cípio é coordenado pelo Departamento de Turis-mo da Secretaria de De-senvolvimento Econô-mico. O percurso será de aproximadamente 11 km e tem como pon-to de largada e chega-da o Parque da Ciência

Newton Freire Maia, lo-calizado na Estrada da Graciosa em Pinhais.

O circuito é creden-ciado pela Federação In-ternacional de Esportes Populares, presente em mais de 40 países. De acordo com a organiza-ção, o objetivo desta ação é que os caminhantes es-tabeleçam o seu próprio ritmo, apreciando a natu-reza. A iniciativa não tem caráter competitivo. n

Prefeitura abre novas inscrições paracurso de Libras

Caminhada Internacionalna Natureza acontece dia 21

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

Geral Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 7grupor3a.com

Funcionários do HospitalEvangélico entram em greveCategoria protesta contra dois meses de salários atrasados

Os funcionários prometem manter apenas a emergência em funcionamento

Os funcionários do Hospital Evangélico de Curitiba confir-maram greve a partir de segun-da-feira (15). Com os salários atrasados pelo segundo mês consecutivo, eles protestam a partir das 7h na frente do HE.

De acordo com o Sindesc, sin-dicato que representa os profis-

sionais de saúde em Curitiba, 30% dos trabalhadores mantêm o aten-dimento de emergência na unida-de, que é referência em queima-dos e atende 92% pelo SUS.

O Hospital Evangélico passa por uma crise financeira. Os re-passes do Sistema Único de Saú-de não cobrem mais as despesas e

há problemas de atrasos no paga-mento de fornecedores. Em agos-to, anestesistas suspenderam os atendimentos por um dia. O HE também ficou sem atendimento de emergência por 24 horas em duas situações. Primeiro, o hos-pital estava sem medicamentos. Depois, sem oxigênio. n

O Zoológico de Curitiba tem novos moradores. São animais que vieram

de Tapiraí, cidade do interior de São Paulo, após o Criadouro Ta-rumã encerrar suas atividades. Entre os bichos estão um macho de anta, uma fêmea de waterbuck, quatro alpacas, e 11 lhamas. O Zôo também recebeu um camelo atra-vés de permuta com um criadouro particular de São José dos Pinhais.

Os novos moradores chegaram à capital no mês de julho, passa-ram por fase de adaptação à nova moradia e já podem ser visitados. A bióloga do Zoológico de Curi-tiba, Tereza Cristina Castellano,

A Urbs vai licitar nesta segunda-feira (15) a ocu-pação de cinco espaços

comerciais. São três lojas locali-zadas no Shopping Popular, no bairro Capão Raso; uma loja no Terminal Boa Vista e um espaço no Centro Comercial Rui Barbosa.

A licitação, no tipo concor-

rência pública pela maior oferta, será feita em sessão pública para recebimento e abertura dos enve-lopes de proposta, com início às 9h, no auditório da Urbs, locali-zado no prédio central da Rodo-ferroviária, na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, bairro Jar-dim Botânico. n

Infraestrutura

Zoológico de Curitibarecebe novos moradores

Defesa Civil recebenovos equipamentos

explica que a principal função do zoológico curitibano não é expor os animais. “Trata-se de um local

de conservação animal e de pro-dução científica e a diversidade é muito importante”. n

O posto da Guarda Municipal do Parque Passaúna recebeu no-vos equipamentos para a Defesa Civil de Curitiba. São 94 coletes salva-vidas e 68 rolos de faixas de isolamento, adquiridos com re-cursos de uma emenda proposta pela Câmara Municipal. O prefeito Gustavo Fruet esteve presente no ato de entrega dos equipamentos.

“São R$ 23 mil que se somam a outros investimentos da Prefeitu-ra na aquisição de equipamentos para a Defesa Civil, fortalecendo também sua estrutura com trei-namento e capacitação para que os profissionais possam trabalhar na prevenção de acidentes e na di-minuição do impacto de tragédias que acontecem na cidade. n

As lhamas poderão ser vistas pelos visitantes do zoo

Os coletes salva vidas eas fitas foram entreguesno Parque Passaúna

SMCS

Urbs licita cinco lojasnesta segunda-feira

Reprodução

SMCS

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Susana diz a Madalena que inven-tou a história da troca de bebês para ficar com Fernando. Danie-le avisa a Gilda que Fernando a demitiu por causa de seu namo-ro com Rodrigo. Sebastiana vê Homero e o aponta para Leonor como o homem que fugiu logo após os tiros na discoteca. Mada-lena avisa a Fernando que Susana está trabalhando na loja de Vitória.

MALHAÇÃO GLOBO- 17H

Karina quebra o alto-falante do car-ro de som que Pedro contratou. Dal-va tenta descobrir quem foi a última namorada de Alan. Nat liga para Dalva, mas Duca impede a moça de falar com sua avó. João pega o celu-lar de Gael escondido. Sol faz uma declaração para Wallace durante a aula. João pede para René ensiná-lo a operar uma câmera. João observa Bianca e Bárbara separarem as rou-pas para o falso videobook.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

José Alfredo cobra explicações de João Lucas sobre sua presença na casa de Maria Isis. Cora decide vender as alianças que foram de Evaldo e Eliane. Cristina e Vicente se beijam. Enrico avisa a Maria Clara que Vicente será o responsável pelo bufê da festa da joalheria Império. Orville pensa em se associar a uma loja de leilões. Xana re-solve entregar Luciano para o juizado de menores. Enrico questiona Cláu-dio e Beatriz ao vê-los saindo cedo de casa. Érika vai para a casa de Téo.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Alfredo cobra explicações de João Lucas sobre sua presença na casa de Maria Isis. Cora decide ven-der as alianças que foram de Evaldo e Eliane. Cristina e Vicente se bei-jam. Enrico avisa a Maria Clara que Vicente será o responsável pelo bufê da festa da joalheria Império. Orville pensa em se associar a uma loja de leilões. Xana resolve entregar Lucia-no para o juizado de menores. Enrico questiona Cláudio e Beatriz ao vê-los saindo cedo de casa.

VITÓRIA - RECORD 21H30

Como ninguém acredita na afirma-ção de Artur, ele revela que inventou a história para ver Gregório sofrer ao pensar que houve incesto. Diana dá um tapa no rosto de Artur, diz que o fi-lho é de Rafael e que é com ele que irá se casar. Gregório e Rafael expulsam Artur do haras, enquanto Luciene leva Diana para o quarto. Katia sente pena de Artur. Ricardinho insinua que Clarice traiu Gregório.

Depois de verem seus parceiros morrerem, o matador de aluguel Jimmy Bobo (Sylvester Stallone) e o detetive de polícia Taylor Kwon (Sun Kang), de Nova York, formam aliança para se vingar do responsável pelas mortes, nas ruas de Nova Orleans e nos bas-tidores de Washington.

TV ABERTA

(Globo 22h35)

Alvo Duplo

VariedadesSegunda-feira, 15 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senza-las em pleno século 19. Após deixar de ser escra-vo, ele fica deslumbrado com o mundo em trans-formação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acre-ditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a gló-ria da civilização judaico-cristã, João passa a acre-ditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se en-tão uma das lendas brasi-leiras, popularizando-se como o Preto Velho.

TV PAGA

(Cinemax 19h)

Cafundó

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Com Marte, seu planeta regente, na sua positiva nona casa astral, você visualiza apoio total em suas investidas financeiras. É a fase para acertar o trabalho e aumentar os ganhos. Novos amigos surgindo. Bom para viagens. C. 569 M. 4042

Gêmeos 21/5 a 20/6Segunda-feira em que terá vantagens na solução da vida profissional. A família passa muita segurança. Bom para negócios imobiliários. Conquista à vista no amor. Saúde excelente. C. 714 M. 6538

Leão 22/7 a 22/8Dia em que encontrará facilidade para fazer novos contatos profissionais. Haverá um crescimento nos negócios. Mais li-vre e determinado você encontrará o sucesso. Forte atração física. Família mais participativa. C. 408 M. 8293

Virgem 23/8 a 22/9Profissionalmente, você não poderia estar melhor. Novas oportunidades em seu trabalho e sociedades. Suas aten-ções estarão concentradas no ambiente doméstico. Favo-rável para compras pessoais. C. 123 M. 0886

Libra 23/9 a 22/10As finanças apontam para a instabilidade, portanto trate de economizar. Use o seu equilíbrio para resolver os problemas domésticos. Cuide do seu estado nervoso, não tome decisões sob pressão. Amor complicado. C. 860 M. 5572

Escorpião 23/10 a 21/11O planeta Marte acaba de sair do seu signo e começa a agi-lizar o setor profissional. Os negócios estarão fluindo rapi-damente, assim como a entrada de dinheiro. Seja maleável com pessoas de Câncer e Libra. C. 289 M. 3165

Sagitário 22/11 a 21/12Marte é o planeta que nos traz força, energia e até im-petuosidade e agora se encontra no seu signo, começa a fase de liberdade de ação no trabalho e negócios. Conte com o sucesso rápido. Novidades para o coração. C. 397 M. 7421

Capricórnio 22/12 a 21/1Neste atual período você precisará de mais calma e deve usar a de paciência para encon-trar a resposta aos seus anseios financeiros, elas vão aparecer. A família está pronta a lhe ajudar. Bom para viagens e compras. C. 076

Aquário 22/1 a 18/02As atividades sociais e o apoio de pessoas in-fluentes serão fundamentais agora. Pense alto e espere uma solução para os problemas domésti-cos. Carinhos com a pessoa amada. Não discuta com Libra ou Câncer. C. 553 M. 1649

Peixes 19/2 a 19/03Você está bem e deve aproveitar para acertar seu trabalho. Conte com a participação de superiores e amigos. A família lhe dá compreensão. Não abuse da sua saúde. Alimente-se com bastante equilíbrio. Não viaje. C. 602 M. 9758

No próximo dia 22 começa a Primavera, teremos o final de Virgem e início de

Libra. Virgem é representado por uma mulher segurando um feixe de trigo nas mãos, mostrando o florescimento da nova estação e a prosperidade.

Quem nasceu hojeVocê que nasceu neste dia é dono de

uma intelectualidade muito grande, o que fará se destacar profissionalmente. Estará sempre ajudando os mais necessitados. Inteligente, amigo fiel e obstinado.

AlertaOs cancerianos estão sob a influência

desfavorável da Lua, que gera o alerta diário. Não permita que qualquer situação provoque a instabilidade material ou emocional. Sua imagem pode sofrer críticas. Não tome grandes decisões. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Você tem pela frente uma fase de muito sucesso no setor profissional. Novo direcionamento aumentará os ganhos. Pessoas experientes estarão ajudando. Ganho em jogos e loterias. Momento aconchegante com seu amor. C. 231 M. 3970

Câncer 21/6 a 21/7Você se encontra sob a influência do alerta e deve evitar decisões financeiras e profissionais, bem como viagens, compras e mudanças. A presença da Lua na sua 12ª casa astral indica tendências ao mau humor. C. 945 M. 1304

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Divulgação

Instagram

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Nasce filhode Patrícia Abravanel

Herdeiro Acidente

Patrícia Abravanel deu à luz Pedro, seu primeiro filho, neste domingo (14), em São Paulo. O bebê é fru-to do relacionamento da apresentadora com o de-putado Fábio Faria. A no-

vidade foi contada por Ro-binson Faria, pai do rapaz, no Twitter. Depois, o pró-prio papai babão exibiu, todo orgulhoso, o herdeiro na web. O bebê é o oitavo neto de Silvio Santos. n

Madonna começou os prepa-rativos para seu novo álbum, que será lançado em 2015. A Rainha do Pop contará com a colabora-ção do produtor musical Diplo no trabalho. O profissional, inclusive, comentou sobre a parceira com a loira à revista “Billboard”. “Incrí-vel. Eu tenho muita sorte, porque ela está realmente aberta para as minhas ideias.” A popstar tam-bém trabalhará com o compositor Martin Kierszenbaum e a cantora inglesa Natalia Kills no projeto. n

O novo programa do SBT, “Mundo Pet”, sobre ani-mais, terá Maisa Silva e Car-la Fioroni no comando. A atração ainda contará com um quadro de Luisa Mell, segundo a coluna do jorna-lista Flávio Ricco. “Mundo Pet” será dirigido por Mar-celo Krause e tem estreia prevista para outubro. n

Mulher Melancia nega prostituição

Entre as subcelebridades que sobrevivem explorando seus belos corpos na TV ou nas mídias sociais, a dor de cabeça é ainda maior: boa-tes eróticas nacionais usam imagens das beldades para chamar público. A morena, contudo, garante que nunca se envolveu com prostitui-ção e que fica extramente magoada quando descobre seu nome relacionado a coisas do gênero. n

Instagram

Maisa Silva e Carla Fioroni farão programa no SBTDivulgação/SBT

Giuliano Manfredi-ni, filho de Renato Russo, através da Legião Urbana Produções Artísticas, con-seguiu retirar do ar sites que usavam o nome da banda do pai falecido. “Eram páginas ge-néricas que man-tinham os domí-nios para atrair público, ven-d i a m

anúncio e ganhavam por clique”, explicou a advo-gada, Fernanda Beser. Por conta da decisão da Orga-

nização Mundial de Propriedade In-

telectual, onde G i u l i a n o moveu um processo ad-ministrativo,

as páginas “legiaourba-

na.net” e “le-giaourbana.com” saíram da web. n

Sites com nomedo Legião Urbana são retirados

Divulgação

Instagram

Divulgação

O ator Caio Castro deu piti no aeroporto de Con-gonhas, em São Paulo, quando tentava embarcar na ponte aérea para o Rio. O galã havia perdido o seu voo e por estar atrasado tentou embarcar a todo custo no avião seguinte. A companhia aérea não autorizou o embarque do ator, e ele terminou exage-rando no tom das reclama-ções com a funcionária da

empresa. Um policial civil que circulava pelo local teve que intervir na discus-são que foi testemunhada por todos que aguardavam na fila do check-in. Como Caio se acalmou, não foi necessário abrir um bo-letim de ocorrência e a situação foi resolvida na conversa. Caio seguiu via-gem sem problemas com a polícia e desembarcou no Santos Dumont. n

A pedido da produção do cantor espanhol Julio Iglesias, o show extra em Curitiba, será transferido do dia 30 de se-t e m - b ro

para o dia 08 de outubro. O local e horário do show será mantido: Teatro Guai-ra (R: Conselheiro Laurin-do, s/n), às 21h15. Além dessa nova data, o artista se apresenta na cidade no dia 01 de outubro. Aos 70 anos, o artista mais aclamado e respeitado da música latina, desembar-ca no Brasil para uma sé-rie de shows da turnê “1”, que marca sua despedida dos palcos. Ingressos va-

riam de R$156,00 (meia-entrada) a R$1.006,00 (inteira), de

acordo com o setor. n

Caio Castro faz barraco em aeroporto

Madonna lançará novo álbum em 2015

Mudança

Julio Iglesias mudadata do showextra em Curitiba

Div

ulg

ação

/Glo

bo

Tiago Abravanel quebra o péem quadro do “Domingão”

Tiago Abravanel fraturou o pé ao participar de um de-safio proposto pela produ-ção do “Domingão do Faus-tão”, da Globo. No desafio, Tiago saltou de paraquedas e teria que pousar em um

alvo inflável, instalado den-tro de um rio, em Aracaju (SE). Tiago e o paraquedista Sabiá pularam do avião a cerca de 4 mil metros de al-tura e 220 km por hora, mas não acertaram o alvo. Os

dois caíram na água e Tiago acabou fraturando o pé ao pisar em um banco de areia. Neste domingo (14) Tiago participou da atração com o apoio de uma cadeira de ro-das e com o pé engessado. n

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE – GLOBO 18H

Susana diz a Madalena que inven-tou a história da troca de bebês para ficar com Fernando. Danie-le avisa a Gilda que Fernando a demitiu por causa de seu namo-ro com Rodrigo. Sebastiana vê Homero e o aponta para Leonor como o homem que fugiu logo após os tiros na discoteca. Mada-lena avisa a Fernando que Susana está trabalhando na loja de Vitória.

MALHAÇÃO GLOBO- 17H

Karina quebra o alto-falante do car-ro de som que Pedro contratou. Dal-va tenta descobrir quem foi a última namorada de Alan. Nat liga para Dalva, mas Duca impede a moça de falar com sua avó. João pega o celu-lar de Gael escondido. Sol faz uma declaração para Wallace durante a aula. João pede para René ensiná-lo a operar uma câmera. João observa Bianca e Bárbara separarem as rou-pas para o falso videobook.

GERAÇÃO BRASIL – GLOBO 19H

José Alfredo cobra explicações de João Lucas sobre sua presença na casa de Maria Isis. Cora decide vender as alianças que foram de Evaldo e Eliane. Cristina e Vicente se beijam. Enrico avisa a Maria Clara que Vicente será o responsável pelo bufê da festa da joalheria Império. Orville pensa em se associar a uma loja de leilões. Xana re-solve entregar Luciano para o juizado de menores. Enrico questiona Cláu-dio e Beatriz ao vê-los saindo cedo de casa. Érika vai para a casa de Téo.

IMPÉRIO – GLOBO 21H

José Alfredo cobra explicações de João Lucas sobre sua presença na casa de Maria Isis. Cora decide ven-der as alianças que foram de Evaldo e Eliane. Cristina e Vicente se bei-jam. Enrico avisa a Maria Clara que Vicente será o responsável pelo bufê da festa da joalheria Império. Orville pensa em se associar a uma loja de leilões. Xana resolve entregar Lucia-no para o juizado de menores. Enrico questiona Cláudio e Beatriz ao vê-los saindo cedo de casa.

VITÓRIA - RECORD 21H30

Como ninguém acredita na afirma-ção de Artur, ele revela que inventou a história para ver Gregório sofrer ao pensar que houve incesto. Diana dá um tapa no rosto de Artur, diz que o fi-lho é de Rafael e que é com ele que irá se casar. Gregório e Rafael expulsam Artur do haras, enquanto Luciene leva Diana para o quarto. Katia sente pena de Artur. Ricardinho insinua que Clarice traiu Gregório.

Depois de verem seus parceiros morrerem, o matador de aluguel Jimmy Bobo (Sylvester Stallone) e o detetive de polícia Taylor Kwon (Sun Kang), de Nova York, formam aliança para se vingar do responsável pelas mortes, nas ruas de Nova Orleans e nos bas-tidores de Washington.

TV ABERTA

(Globo 22h35)

Alvo Duplo

VariedadesSegunda-feira, 15 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senza-las em pleno século 19. Após deixar de ser escra-vo, ele fica deslumbrado com o mundo em trans-formação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acre-ditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a gló-ria da civilização judaico-cristã, João passa a acre-ditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se en-tão uma das lendas brasi-leiras, popularizando-se como o Preto Velho.

TV PAGA

(Cinemax 19h)

Cafundó

Novelas

Áries 20/3 a 20/4Com Marte, seu planeta regente, na sua positiva nona casa astral, você visualiza apoio total em suas investidas financeiras. É a fase para acertar o trabalho e aumentar os ganhos. Novos amigos surgindo. Bom para viagens. C. 569 M. 4042

Gêmeos 21/5 a 20/6Segunda-feira em que terá vantagens na solução da vida profissional. A família passa muita segurança. Bom para negócios imobiliários. Conquista à vista no amor. Saúde excelente. C. 714 M. 6538

Leão 22/7 a 22/8Dia em que encontrará facilidade para fazer novos contatos profissionais. Haverá um crescimento nos negócios. Mais li-vre e determinado você encontrará o sucesso. Forte atração física. Família mais participativa. C. 408 M. 8293

Virgem 23/8 a 22/9Profissionalmente, você não poderia estar melhor. Novas oportunidades em seu trabalho e sociedades. Suas aten-ções estarão concentradas no ambiente doméstico. Favo-rável para compras pessoais. C. 123 M. 0886

Libra 23/9 a 22/10As finanças apontam para a instabilidade, portanto trate de economizar. Use o seu equilíbrio para resolver os problemas domésticos. Cuide do seu estado nervoso, não tome decisões sob pressão. Amor complicado. C. 860 M. 5572

Escorpião 23/10 a 21/11O planeta Marte acaba de sair do seu signo e começa a agi-lizar o setor profissional. Os negócios estarão fluindo rapi-damente, assim como a entrada de dinheiro. Seja maleável com pessoas de Câncer e Libra. C. 289 M. 3165

Sagitário 22/11 a 21/12Marte é o planeta que nos traz força, energia e até im-petuosidade e agora se encontra no seu signo, começa a fase de liberdade de ação no trabalho e negócios. Conte com o sucesso rápido. Novidades para o coração. C. 397 M. 7421

Capricórnio 22/12 a 21/1Neste atual período você precisará de mais calma e deve usar a de paciência para encon-trar a resposta aos seus anseios financeiros, elas vão aparecer. A família está pronta a lhe ajudar. Bom para viagens e compras. C. 076

Aquário 22/1 a 18/02As atividades sociais e o apoio de pessoas in-fluentes serão fundamentais agora. Pense alto e espere uma solução para os problemas domésti-cos. Carinhos com a pessoa amada. Não discuta com Libra ou Câncer. C. 553 M. 1649

Peixes 19/2 a 19/03Você está bem e deve aproveitar para acertar seu trabalho. Conte com a participação de superiores e amigos. A família lhe dá compreensão. Não abuse da sua saúde. Alimente-se com bastante equilíbrio. Não viaje. C. 602 M. 9758

No próximo dia 22 começa a Primavera, teremos o final de Virgem e início de

Libra. Virgem é representado por uma mulher segurando um feixe de trigo nas mãos, mostrando o florescimento da nova estação e a prosperidade.

Quem nasceu hojeVocê que nasceu neste dia é dono de

uma intelectualidade muito grande, o que fará se destacar profissionalmente. Estará sempre ajudando os mais necessitados. Inteligente, amigo fiel e obstinado.

AlertaOs cancerianos estão sob a influência

desfavorável da Lua, que gera o alerta diário. Não permita que qualquer situação provoque a instabilidade material ou emocional. Sua imagem pode sofrer críticas. Não tome grandes decisões. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Você tem pela frente uma fase de muito sucesso no setor profissional. Novo direcionamento aumentará os ganhos. Pessoas experientes estarão ajudando. Ganho em jogos e loterias. Momento aconchegante com seu amor. C. 231 M. 3970

Câncer 21/6 a 21/7Você se encontra sob a influência do alerta e deve evitar decisões financeiras e profissionais, bem como viagens, compras e mudanças. A presença da Lua na sua 12ª casa astral indica tendências ao mau humor. C. 945 M. 1304

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

Divulgação

Instagram

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Nasce filhode Patrícia Abravanel

Herdeiro Acidente

Patrícia Abravanel deu à luz Pedro, seu primeiro filho, neste domingo (14), em São Paulo. O bebê é fru-to do relacionamento da apresentadora com o de-putado Fábio Faria. A no-

vidade foi contada por Ro-binson Faria, pai do rapaz, no Twitter. Depois, o pró-prio papai babão exibiu, todo orgulhoso, o herdeiro na web. O bebê é o oitavo neto de Silvio Santos. n

Madonna começou os prepa-rativos para seu novo álbum, que será lançado em 2015. A Rainha do Pop contará com a colabora-ção do produtor musical Diplo no trabalho. O profissional, inclusive, comentou sobre a parceira com a loira à revista “Billboard”. “Incrí-vel. Eu tenho muita sorte, porque ela está realmente aberta para as minhas ideias.” A popstar tam-bém trabalhará com o compositor Martin Kierszenbaum e a cantora inglesa Natalia Kills no projeto. n

O novo programa do SBT, “Mundo Pet”, sobre ani-mais, terá Maisa Silva e Car-la Fioroni no comando. A atração ainda contará com um quadro de Luisa Mell, segundo a coluna do jorna-lista Flávio Ricco. “Mundo Pet” será dirigido por Mar-celo Krause e tem estreia prevista para outubro. n

Mulher Melancia nega prostituição

Entre as subcelebridades que sobrevivem explorando seus belos corpos na TV ou nas mídias sociais, a dor de cabeça é ainda maior: boa-tes eróticas nacionais usam imagens das beldades para chamar público. A morena, contudo, garante que nunca se envolveu com prostitui-ção e que fica extramente magoada quando descobre seu nome relacionado a coisas do gênero. n

Instagram

Maisa Silva e Carla Fioroni farão programa no SBTDivulgação/SBT

Giuliano Manfredi-ni, filho de Renato Russo, através da Legião Urbana Produções Artísticas, con-seguiu retirar do ar sites que usavam o nome da banda do pai falecido. “Eram páginas ge-néricas que man-tinham os domí-nios para atrair público, ven-d i a m

anúncio e ganhavam por clique”, explicou a advo-gada, Fernanda Beser. Por conta da decisão da Orga-

nização Mundial de Propriedade In-

telectual, onde G i u l i a n o moveu um processo ad-ministrativo,

as páginas “legiaourba-

na.net” e “le-giaourbana.com” saíram da web. n

Sites com nomedo Legião Urbana são retirados

Divulgação

Instagram

Divulgação

O ator Caio Castro deu piti no aeroporto de Con-gonhas, em São Paulo, quando tentava embarcar na ponte aérea para o Rio. O galã havia perdido o seu voo e por estar atrasado tentou embarcar a todo custo no avião seguinte. A companhia aérea não autorizou o embarque do ator, e ele terminou exage-rando no tom das reclama-ções com a funcionária da

empresa. Um policial civil que circulava pelo local teve que intervir na discus-são que foi testemunhada por todos que aguardavam na fila do check-in. Como Caio se acalmou, não foi necessário abrir um bo-letim de ocorrência e a situação foi resolvida na conversa. Caio seguiu via-gem sem problemas com a polícia e desembarcou no Santos Dumont. n

A pedido da produção do cantor espanhol Julio Iglesias, o show extra em Curitiba, será transferido do dia 30 de se-t e m - b ro

para o dia 08 de outubro. O local e horário do show será mantido: Teatro Guai-ra (R: Conselheiro Laurin-do, s/n), às 21h15. Além dessa nova data, o artista se apresenta na cidade no dia 01 de outubro. Aos 70 anos, o artista mais aclamado e respeitado da música latina, desembar-ca no Brasil para uma sé-rie de shows da turnê “1”, que marca sua despedida dos palcos. Ingressos va-

riam de R$156,00 (meia-entrada) a R$1.006,00 (inteira), de

acordo com o setor. n

Caio Castro faz barraco em aeroporto

Madonna lançará novo álbum em 2015

Mudança

Julio Iglesias mudadata do showextra em Curitiba

Div

ulg

ação

/Glo

bo

Tiago Abravanel quebra o péem quadro do “Domingão”

Tiago Abravanel fraturou o pé ao participar de um de-safio proposto pela produ-ção do “Domingão do Faus-tão”, da Globo. No desafio, Tiago saltou de paraquedas e teria que pousar em um

alvo inflável, instalado den-tro de um rio, em Aracaju (SE). Tiago e o paraquedista Sabiá pularam do avião a cerca de 4 mil metros de al-tura e 220 km por hora, mas não acertaram o alvo. Os

dois caíram na água e Tiago acabou fraturando o pé ao pisar em um banco de areia. Neste domingo (14) Tiago participou da atração com o apoio de uma cadeira de ro-das e com o pé engessado. n

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

GeralSegunda-feira, 15 de Setembro de 201410 grupor3a.com

O candidato ao gover-no do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR) de-sistiu neste sábado (13) de disputar as eleições, após ter a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral, com base na Lei da Ficha Lim-pa. Em seu lugar, assume o vice, Jofran Frejat (PR). A candidata a vice será a mulher de Arruda, Flávia Peres. A desistência foi anunciada em um comí-cio para militantes e con-tou com a presença do ex-governador Joaquim Roriz e do ex-senador Luiz Este-vão, entre outros apoiado-res que também disputa-rão o pleito de outubro.

Arruda confirmou a desistência ao governo

do Distrito Federal de-pois que o Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE) confirmou, na última quinta-feira (11), decisão que rejeitara sua candida-tura. A substituição tam-bém foi motivada pelo fim do prazo permitido pela Justiça Eleitoral para troca de candidatos, nesta segunda-feira (15), 20 dias antes do primeiro turno.

José Roberto Arruda foi enquadrado pela Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado, em julho, por improbidade administra-tiva pela Justiça do Dis-trito Federal. O processo é referente ao suposto es-quema conhecido como mensalão do DEM. n

Arruda desiste de candidatura ao governo do Distrito Federal

José Arruda não vai disputar eleições neste ano

Notibras Eike Batista é denunciado por manipulação de mercado

A Procuradoria da Re-pública no Rio de Janei-ro denunciou o empre-sário Eike Batista pelos crimes de manipulação do mercado de capitais e uso indevido de infor-mações privilegiadas. Segundo a procurado-ria, o empresário simu-lou a injeção de US$ 1 bilhão em uma de suas empresas. A pena para os crimes pode chegar a 13 anos de prisão. Para garantir indenização pelos prejuízos cau-sados, a procuradoria pede o bloqueio de bens e ativos financeiros de Eike até o limite de R$ 1,5 bilhão.

Segundo os procu-radores responsáveis pela denúncia, Eike tinha conhecimento prévio de que os cam-pos de exploração de petróleo Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tuba-rão Areia não teriam a prospecção que justifi-casse alta no preço das ações de uma de suas empresas. Além disso, Eike teve lucro indevi-do de R$ 125 milhões com base em informa-ções privilegiadas, se-gundo a denúncia.

A denúncia será jul-gada pela 3ª Vara Crimi-nal da Justiça Federal no Rio de Janeiro. n

Eike teve lucro indevido de R$ 125 milhões com base em informações privilegiadas

Pena de ex-bilionário pode chegar a 13 anos de prisão

Cédulas de R$ 1 podem valerbem mais do que valor de face

O Brasil tem em circulação quase 150 milhões de

notas de R$ 1, apesar de a Casa da Moeda ter deixado de produzir as cédulas em 2005. No fim daquele ano, havia em circulação mais de 583 milhões dessas no-tas. Entretanto, nos últimos anos, o número dessas cé-dulas não baixou muito. No fim de 2013, havia 149,374 milhões, contra 149,279 milhões no início deste mês, de acordo com dados do Banco Central (BC).

A explicação para o sím-bolo do Plano Real ainda estar em circulação é que muita gente guarda as cé-

dulas por acreditar que dá sorte ou simplesmente es-quecem as notas. E há ain-da aqueles que colecionam cédulas de R$ 1 considera-das raras, que podem valer

mais que seu valor de face.As cédulas de R$ 1 dei-

xaram ser produzidas de-vido ao custo elevado e ao rápido desgaste. Por isso, o BC optou por lançar moe-

das em substituição às no-tas. Mas as cédulas ainda podem ser usadas no co-mércio e são substituídas progressivamente por mo-edas pelo BC.

O diretor de Divulgação da Sociedade Numismática Brasileira, Bernardo Marin Neto, diz que as notas que não circularam pelo país e tem menor tiragem podem custar bem mais do que o valor de face. No catálogo de colecionadores, uma nota de R$ 1, de 1996, assi-nada pelos então ministro da Fazenda, Pedro Malan, e pelo presidente do Ban-co Central (BC), Gustavo Loyola, custa R$ 195. n

Notas de R$ 1 deixaram ser produzidas devido ao custo elevado

Arquivo CP

O Serrado

Homem é preso ao tentar embarcar com 8,6 kg de cocaína no Galeão

A Polícia Federal prendeu no Aeroporto do Galeão um homem de 25 anos que transportava 8,6 kg de cocaína escondida em ar-mações que envolviam duas ma-las. De acordo com a polícia, a droga seria embarcada para Lis-boa, em Portugal.

A prisão em flagrante ocor-reu no final da tarde do último sábado (13). A droga também estava escondida dentro de uma frasqueira que estava em uma

das malas. Segundo os agentes, o homem trabalha na área de informática e chegou ao Rio na última sexta-feira (12) vindo de Navegantes, Santa Catarina. Ele contou que recebeu as malas já prontas antes de embarcar.

O preso foi levado para o Pre-sídio Ary Franco, Zona Norte, onde vai responder processo cri-minal por tráfico internacional de drogas. A pena pode variar de 5 a 15 anos de reclusão. n

Droga foi achada em armação de malas despachadas pelo passageiro

Divulgação PF

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

Divulgação

Divulgação

Luan criou as melhores oportunidades de gol para o Galo

Diego Costa marcou sete gols em quatro jogos

Esportes Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 11grupor3a.com

Tênis brasileiro volta à elite da Copa Davis

Divulgação

Muitas vezes contestado, Tho-maz Bellucci (83º do mundo) se trans-formou no herói da equipe brasileira na repescagem do Gru-po Mundial da Copa Davis. Na tarde deste domingo, ele derro-tou o espanhol Ro-berto Bautista Agut (15º) por 3 sets a 1 (6-4, 3-6, 6-3 e 6-2) e ga-rantiu o país na elite do tênis mundial na temporada de 2015.

O triunfo de Bellucci fez com que o Brasil fechasse o confronto com a Es-panha em 3 a 1. Na sexta-feira, Bellucci

Atlético-MG e Grêmio fa-zem campanhas parecidas no Campeonato Brasileiro e poderiam se diferenciar no duelo deste domingo, em Belo Horizonte. Porém, ficou tudo igual mais uma vez: os times empataram por 0 a 0 e seguem sem embalar nem empolgar na competição.

O Grêmio vinha de quatro vitórias apertadas e poderia até entrar no G-4 do Brasilei-ro com uma vitória. Mas fez um jogo cauteloso para evitar a derrota e agora está com 35 pontos, ainda no 6º lugar.

Logo atrás, o Atlético-MG também ficou na mesma: tem 31 e está em 8º. O Atlé-tico-MG teve muito mais controle de jogo e disposi-ção para trabalhar a bola. Por isso criou três chances de gol perigosas. Duas delas foram de Luan. O Grêmio só melhorou após o intervalo, quando mudou a postura: passou a marcar mais na frente e trabalhar melhor com a bola. Isso resultou em um jogo mais equilibrado, porém também sem gran-des emoções. (Terra) n

Destaque do Brasil foram as atuações de Thomas Bellucci

Jason Silva

1-Avaí 412-Joinville 403-Vasco 394-Ceará 385-Ponte Preta 376-Boa E.C. 347-Náutico 348-América-MG 339-Sampaio Corrêa 3310-Luverdense 3111-Santa Cruz 3012-Paraná 2913-ABC 2914-Atlético-GO 2915-Oeste 2616-América-RN 2517-Bragantino 2318-Icasa 2019-Portuguesa 1720-Vila Nova-GO 14

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE B

Brasileirão

Sábado – 13/09

Fluminense 3x0 PalmeirasChapecoense 3x1 Sport RecifeSantos 2x1 Coritiba

Domingo – 14/09

Flamengo 1x0 CorinthiansInter 2x0 BotafogoSão Paulo 2x0 CruzeiroBahia 3x0 FigueirenseAtlético 2x0 VitóriaCriciúma 1x0 GoiásAtlético-MG 0x0 Grêmio

Sexta-feira – 12/09

Icasa 1x1 JoinvilleNáutico 2x1 CearáOeste 0x0 Sampaio CorrêaLuverdense 0x1 Ponte Preta

Sábado – 13/09

Atlético-GO 1x1 VascoAmérica-MG 0x2 Boa EsporteParaná Clube 3x2 Santa CruzABC 0x0 América-RNPortuguesa 1x3 BragantinoAvaí 2x1 Vila Nova-GO

21ª Rodada 22ª Rodada

SÉRIE A SÉRIE B

Resultados Resultados

1-Cruzeiro 462-São Paulo 423-Internacional 374-Corinthians 365-Fluminense 356-Grêmio 357-Sport 318-Atlético-MG 319-Santos 2910-Flamengo 2811-Atlético-PR 2812-Goiás 2713-Figueirense 2514-Chapecoense 2315-Botafogo 2216-Palmeiras 2117-Criciúma 2118-Coritiba 2019-Bahia 2020-Vitória 18

CLASSIFICAÇÃO Pts

SÉRIE A

Brasileirão

Sem empolgar, Atlético-MG e Grêmio ficam no 0x0

Bellucci foi o herói da conquista brasileira na Copa Davis

Ao casal grávido

Não espere seu filho nascer para iniciar

o contato mais afetivo e efetivo com ele.

Como você se sentiria estando junto com al-guém que nunca lhe di-rige a palavra? Vocês, pai e mãe, podem e devem conversar diariamente com seu filho que está para nascer. Ao acordar lhe deseje bom dia; co-munique onde está indo, fale sobre a família que ele tem, o nome que estão es-colhendo para lhe dar, dos planos para o futuro etc.

Nascer pode ser um processo estressante, envol-ve muitos sentimentos. A criança em gestação é sen-sível aos estados de humor e emoções de sua mãe.

O pai e, principalmen-te, a mãe podem passar ao bebê sentimentos de esperança e otimismo. A tendência é nascer uma criança mais calma. Que

visão de mundo você tem passado ao seu fi-lho? O que é melhor para seu filho, sentir-se segu-ro ou assustado com o mundo que o espera? Se é bom para seu filho, é bom para você também!

Estabeleça uma liga-ção afetiva com seu filho não nascido, fale do quan-to o ama. Essa é a maior garantia de um desenvol-vimento emocional sadio.

A ideia que seu filho terá de si mesmo, o quan-to ele se amará e se sentirá amado, depende em gran-de parte do quanto a mãe comunicou o seu bem querer durante a gestação e, depois, pela vida toda.

Felicidades ao casal grávido, ao seu filho que está para nascer e toda a sua família.

Anabela [email protected]

FALANDO SÉRIO ... para pai e mãe

já havia batido Pa-blo Andújar (44º) por 3 sets a 2, após perder os dois pri-meiros sets, em uma batalha de 4h02 de duração. Com a vitó-ria, o Brasil volta ao Grupo Mundial após disputá-lo em 2013, quando caiu na pri-meira rodada frente aos Estados Unidos, fora de casa. Já a Es-panha amargou o rebaixamento para o Zonal Europeu, equivalente a segun-da divisão do Grupo Mundial. Os espa-nhóis não viviam tal situação desde 1996. (UOL) n

O técnico José Mouri-nho não para de elogiar Diego Costa. Ainda mais depois da atuação de gala do atacante, autor de três gols na vitória de 4 a 2 do Chelsea sobre o Swansea que manteve o time com 100% de apro-veitamento no Campe-onato Inglês. O técnico português afirmou que esperava artilharia pe-sada por parte do bra-sileiro naturalizado es-panhol, mas considerou

anormal a marca de sete gols em quatro jogos.

“Marcar sete gols em quatro jogos me surpre-endeu, pois não é nor-mal. O segundo tempo foi fantástico para nós, o primeiro foi para eles. No geral, merecemos vencer porque fomos muito me-lhores no segundo tempo. Criamos muitas dificul-dades ao nosso adversá-rio com a intensidade que imprimimos no jogo”, analisou Mourinho. n

Mourinho acha iníciode Diego Costa no Chelsea surpreendente

Internacional

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

EsportesSegunda-feira, 15 de Setembro de 201412 grupor3a.com

São Paulo freia Cruzeiro e esquenta briga pelo títuloDiferença entre os dois clubes cai para quatro pontos a 17 rodadas do fim

São Paulo e Cruzeiro fariam a “final” do Brasi-leirão. A afirmação foi feita por torcedores, especia-listas, curiosos, amantes do futebol... Menos pelos técnicos e jogadores en-volvidos na partida. Tudo bem, compreensível. Mas que o duelo no Morumbi teve tudo que uma deci-são de campeonato tem, ah, isso teve. A vitória do Tricolor por 2 a 0 sobre o líder do campeonato teve vários elementos que com-provam isso. Estádio cheio, lances bonitos, polêmica e futebol de alto nível.

Para aqueles que de-cretavam a edição 2014 do Campeonato Brasileiro como definida, um aviso: a disputa pela liderança pode esquentar entre são-paulinos e cruzeirenses. É

verdade que o time de Mi-nas Gerais segue isolado na ponta, com 46 pontos, mas agora vê o segundo colocado São Paulo mais

perto, apenas quatro atrás. Ainda faltam 17 rodadas. Tempo suficiente para o Tricolor tentar diminuir ainda mais essa distância

ou para a Raposa tentar aumentar. Rogério Ceni (de pênalti) e Alan Kardec marcaram os gols da parti-da. (Globoesporte.com). n

O Internacional es-pantou a crise. Neste do-mingo, o time vermelho contou com um golaço e uma assistência de Alex para vencer Botafogo por 2 a 0 pela segunda rodada do returno do Brasileirão, no Beira-Rio. Assim, assegurou a permanência de Abel Braga e retomou posto no G-4 que havia sido perdido no dia anterior.

O Colorado rompeu série negativa de três jogos em casa. Venceu, chegou a 37 pontos e acalmou a torcida que

realizou dois protestos na semana passada. Enquanto isso, o Bota-fogo segue beirando a zona de rebaixamento com 22 pontos. O pri-meiro gol do Inter ocor-reu aos 40 do primeiro tempo. Alex recebeu de D’Alessandro fora da área e bateu forte de pé esquerdo. A bola foi alta e Jefferson estava adiantado. No segun-do, o meia cobrou es-canteio com perfeição para Eduardo Sasha co-locar na rede. (Esportes UOL). n

Ronaldinho Gaúcho foi vítima de ofensas racistas de um político mexicano por intermédio do Face-book. O meia-atacante, que acaba de ser contra-tado pelo Querétaro, foi chamado de “macaco” em uma postagem feita por Carlos Trevino.

Na mensagem, o políti-co, que já ocupou o cargo de Secretário de Desenvol-vimento Social, disse não gostar de futebol, o qual

Alan Kardec fez um dos gols da vitória do Tricolor paulista

Sasha marca o seu gol e correpara comemorar com o técnico Abel

A apresentação de Ronaldinho irritou um político mexicano

Divulgação

Um gol nascido de uma posição irregular do atacante Eduardo da Silva garantiu ao Fla-mengo uma importante vitória no Campeona-to Brasileiro neste do-mingo depois de duas derrotas consecutivas. Diante de um Maraca-nã com ótimo público, o time da casa jogou melhor do que o Corin-thians e sempre esteve mais perto dos três pon-tos, mas o lance capital da vitória por 1 a 0 pro-vocará polêmica.

Aos 20 minutos do se-gundo tempo, Leonardo Moura cruzou da direita

e, antes de a bola che-gar para Wallace marcar, Eduardo Silva ajeitou em posição irregular. Mais tarde, o árbitro Sandro Meira Ricci apitou um pênalti polêmico em bola que bateu na mão de Fagner, mas Cássio agarrou a cobrança de Eduardo da Silva. Os lan-ces vão provocar inevitá-vel chiadeira dos corin-tianos. Por muito menos, o técnico Mano Menezes fez duras reclamações a arbitragens no Campeo-nato Brasileiro, em uma sequência que provocou até piadas de rivais. (Es-portes Terra). n

Flamengo é melhor, mas vence Timão com gol irregular

No duelo entre os times maisbeneficiados pelo apito, deu Mengão

Divulgação

Divulgação

Série A

Inter espanta crise e a transfere para o Botafogo

Ronaldinho chega ao México e já é chamado de “macaco” por político

chamou de “fenômeno idio-tizante”, e reclamou do fato das “pessoas inundarem as avenidas para ver um ma-caco”. Ele estava reclaman-do do trânsito na cidade de Querétaro na última sexta, dia da apresentação do bra-sileiro no Estádio La Corre-gidora. Ronaldinho foi apre-sentado na última sexta, durante o intervalo do jogo entre Querétaro e Puebla. A partida terminou empatada em 1 a 1, (UOL). n

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

Esportes Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 13grupor3a.com

Londrina se classifica emprimeiro noseu grupo

O Londrina está classi-ficado para a próxima fase da Série D do Campeona-to Brasileiro. O Tubarão encerrou sua participação na primeira fase, garan-tindo o primeiro lugar do grupo A-8 com 18 pontos em oito jogos. O LEC em-patou em 1x1 com o Me-tropolitano, em Blumenau (SC) e está de folga na úl-tima rodada, que aconte-ce no próximo final de se-mana. Penapolense (9pg), Metropolitano (9pg) e Pelotas (7pg) disputam a segunda vaga do grupo. Os jogos da última rodada são: Penapolense x Pelo-tas, em Penápolis (SP) e Boavista x Metropolitano, no Rio de Janeiro.

Já o Maringá se despe-diu da Série D com uma vitória de 3x1 sobre o Guarani de Palhoça (SC), no Estádio Willie Davids, mas não tem mais possi-bilidade de se classificar no grupo A-7. Apenas 78 torcedores comparece-ram ao jogo. n

Atlético ganha e devolve Vitória para a lanternaO técnico Claudinei Oliveira comemora a primeira vitória no rubro-negro

Jason Silva

Divulgação

Jogadoresdo Atléticocomemorama vitória sobreos baianos

Mais uma derrota do Coxa, masem casa, o time não pode mais perder

Coritiba quer que o Coutovolte a ser garantia de vitórias

O fator casa vai ter de ser um fator de-cisivo se o Coritiba qui-

ser deixar a zona do re-baixamento e não cair para a Série B em 2015. A opinião é do técnico Marquinhos Santos, que pretende fazer dos jogos no Estádio Couto Pereira uma garantia de resulta-dos positivos em favor do time alviverde. O primei-ro passo deve ser dado já nesta quarta-feira, contra o vice-líder São Paulo, no estádio coritibano. “Será mais um jogo importan-tíssimo para o Coritiba, e que precisamos buscar o resultado positivo den-tro do Couto Pereira, que acredito que para esse ano, seja o fator decisivo para a permanência na Série A”, analisou o co-mandante.

A situação do Coritiba é muito ruim. O time tem menos de 32% de apro-veitamento e se mantém

na 18ª colocação, com 20 pontos ganhos em 21 jogos. Mas apesar da preocupação com a situ-ação do time na disputa, Marquinhos afirma que

o momento atual é o me-lhor desde a sua chegada ao clube do Alto da Gló-ria e reafirma a capaci-dade da equipe sair desta situação. n

O Atlético mandou o Vitória de volta à lan-

terna do Campeonato Brasileiro ao vencer, neste domingo, por 2 a 0, na Arena da Bai-xada, pela 21ª rodada. A chave para o resul-tado positivo foi a ve-locidade do ataque rubro-negro, que levou perigo em várias ocasi-ões. Marcelo e Hernani foram os autores dos

gols. O resultado mar-cou a primeira vitória de Claudinei Oliveira à frente do rubro-negro paranaense no Campe-onato Brasileiro, após o empate contra o Pal-meiras e a derrota para o Grêmio.

Com o triunfo, o Atlético chegou aos 28 pontos, passando a ocupar a 11ª posição. Enquanto isso, o time de Ney Franco segue no caos, com 18 pon-

tos somados. Na próxi-ma rodada, o clube de Curitiba visita o Cru-zeiro. Já o Vitória rece-be o Fluminense.

O resultado passou longe de ser absurdo. Quem esperava um Vi-tória mais animado por causa do triunfo sobre o Internacional no meio de semana, viu um time sem dinamismo no ata-que, sem conseguir en-caixar jogadas de peri-go. (Terra) n

A estreia do téc-nico Ricardinho no comando do Paraná Clube, no último sá-

bado, não poderia ser melhor. O Tricolor con-seguiu uma importante vitória na Série B e o gol da vitória, marca-do por Jean, no final da partida, trouxe grande emoção aos jogadores, comissão técnica e os torcedores do Tricolor.

O resultado deixou o Paraná na 12ª colo-cação com 29 pontos. “Temos problemas na equipe, mas foi uma vi-tória importante e que nos deixa satisfeito, mas vamos ter a sequ-ência na terça feira e

temos que ter continui-dade”, comentou o trei-nador, durante a entre-vista coletiva.

Nesta terça-feira, o Paraná Clube volta a campo para enfrentar o Ceará, às 19h30, no-vamente na Vila Capa-nema. Para este jogo o time não terá o meia e capitão Lúcio Flávio e o volante Edson Sitta, ambos com o terceiro cartão amarelo. A maior dificuldade de Ricardi-nho será montar o meio de campo sem Lucio Flavio. Henrique Santos e Thiago Humberto po-dem entrar na vaga do capitão, enquanto Jean é o mais cotado para substituir Sitta. n

Ricardinho se animacom estreia, masmantém “pés no chão”

Lúcio Flávio não enfrentao Ceará nesta terça-feira na Vila

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

ClassificadosSegunda-feira, 15 de Setembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

Policial Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 15grupor3a.com

Um adolescente de 17 anos foi baleado no peito durante uma confusão no Centro de Curitiba na noite da úl-tima sexta-feira (12). O suspeito de ter atirado contra o adolescente é o motorista do ônibus do transporte coletivo da linha Bracatinga, que fugiu do local após os disparos. O adoles-cente estava na compa-nhia de outros amigos e teriam tentado agredir o trabalhador.

A confusão começou por volta das 22h30 na Travessa Nestor de Cas-tro, no ponto de ônibus da linha da Bracatinga, no momento em que o motorista estacionava o veículo. Segundo in-formações da Guarda Municipal de Curitiba, o adolescente e o grupo de amigos teriam ten-tado agredir motorista,

Grupo tentou agredir funcionário do transporte coletivo que reagiu efetuando disparos

Cinco bandidos explodiram dois caixas eletrôni-

cos em frente ao Restau-rante Madalosso, na ave-nida Manoel Ribas, em Santa Felicidade, em Curi-tiba, no início da manhã do último sábado (13). Os marginais estavam em dois veículos, agiram com rapidez e ainda não foram localizados.

De acordo com a Po-lícia Federal, a explosão aconteceu por volta das 6 horas. Os bandidos usa-

ram dinamites para con-seguir destruir os cofres dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Fede-ral (CEF). Um dos carros usados pelos bandidos foi encontrado próximo ao Contorno Norte, um Space Fox, roubado jus-tamente para a realiza-ção do crime.

A quantidade leva-va pelos bandidos dos dois cofres não foi re-velada. A PF investiga o crime por se tratar de um banco público. n

Motorista de ônibus atira contra jovem no Centro

Bandidos destroem caixas eletrônicos em Santa Felicidade

que reagiu, sacou uma arma e atirou contra o adolescente.

O guarda municipal Ortigossa confirmou que o motorista fugiu depois dos disparos. “A princípio foi o motorista que rea-giu à agressão. Em torno de seis pessoas tentaram agredir ele, que sacou

uma arma e disparou con-tra o grupo. Ele fugiu com medo de linchamento, não sabemos”, contou.

A vítima foi atingida por um disparo no peito e foi socorrido por uma equipe do Serviço Inte-grado de Atendimento ao Trauma em Emergên-cia (Siate) até o Hospital

Evangélico. O estado de saúde dele é grave e corre risco de morte.

O adolescente mora de Almirante Tamandaré e os outros amigos que estavam com ele saíram correndo por causa dos disparos e alguns não fo-ram localizados. O 1º DP investiga o caso. n

Grupo de adolescentes teria tentado agredir motorista da linha Bracatinga

Banda B

Caixas eletrônicos em frente ao Restaurante Madalosso foram alvos da gangue da dinamite

Reprodução StreetView

Tio matou moça que foi degolada e teve seios arrancados em Cerro Azul

A jovem Janaína de Fáti-ma de Matos, 21 anos, que foi degolada e teve os seios arrancados, foi morta pelo próprio tio na tarde da úl-tima quinta-feira (11) em Cerro Azul, na região metro-politana de Curitiba. Agrevil do Carmo Santos, 50 anos, confessou o assassinato e disse que foi motivado pela notícia de que Janaína iria casar. Ele está detido na delegacia do município e a população está revoltada tentando invadir o local.

O crime aconteceu por volta das 13 horas e o tio foi quem acionou a Polícia Militar (PM) ao encontrar a sobrinha morta no quintal de casa. Câme-ras de seguranças de um morador ao lado apontavam que um ho-mem de meia idade teria ido até a casa da família no momento em que a jovem estava lá. As imagens tam-bém mostraram o momen-to em que o suspeito saiu

do local com a faca na mão.Após um interrogatório

de quase três horas, o tio confessou ter matado a so-

brinha. Ele alimentava um amor doentio pela jovem e foi motivado a matá-la após receber

a notícia do casamento dela. Janaína morava com os tios há cerca de quatro anos. De acordo com o in-vestigador da Delegacia de Cerro, Azul Rodrigo Augus-to, o tio é uma pessoa fria e

contou detalhes da morte.Segundo o depoimen-

to do tio, Janaína foi mor-ta com golpes de faca no momento em que foi até a lavanderia. Ele teria a gol-peado pelas costas diversas vezes, antes de cortar o pes-coço e os seios. Não houve violência sexual, segundo as investigações. Agrevil chegou a usar uma garrafa pet para limpar o sangue da jovem, antes de largá-la no quintal de casa morta. n

Agrevil do Carmo Santos é o assassino de Janaína (detalhe)

Reprodução Facebook/Banda B

Uma mulher ainda sem identificação oficial foi encontrada morta com os pés e as mãos amarradas na noite desta quinta-feira (11) na zona rural em Co-lombo, na região metropo-litana de Curitiba. Mora-dores encontraram um cobertor em um matagal e notaram que havia um corpo enrolado. A mu-lher aparenta cerca de 25 anos e tem ferimentos por todo o corpo.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e encontrou o cobertor e a mulher en-rolada com as mãos e os pés amarrados em um matagal na rua João Paulo I. Ela não tem identifica-ção, mas, dentro do bolso,

investigadores encontra-ram um isqueiro. Peritos do Instituto de Crimina-lística acreditam que ela era usuária de drogas.

A vítima estava com uma mordaça e pode ter sido morta em outro local. Além de amarrada, a mulher tem ferimentos pelo corpo in-teiro e também na cabeça. “Pela perícia, o corpo seja está bem rígido e ela pode ter sido jogada aqui na noite de ontem”, contou o policial Nascimento do 22º BPM.

O corpo da mulher foi levada ao Instituto Mé-dico Legal (IML) de Curi-tiba. A Delegacia de Co-lombo investiga o crime, que pode se tratar de uma execução por drogas. n

Mulher é encontrada morta em zona rural de Colombo

RMC

Corpo é achado embaixo de ponte no Bairro Alto

O corpo de um homem em avançado estado de de-composição foi encontrado embaixo da ponte Dorothy Carvalho, na divisa entre Curitiba e Pinhais, na noite do último sábado (13). Ele ainda não foi identificado e, pelas condições do ca-dáver, a polícia não conse-guiu nem mesmo estimar a idade da vítima. O corpo foi achado por volta das 22h na Rua José Veríssimo, no Bairro Alto. O local onde ele estava, segundo a polícia, costuma ser frequentado por usuários de drogas. O homem estava sem vestes e não apresentava sinais de violência. O cadáver estava tomado por bolhas e o rosto estava escurecido. As causas da morte devem ser apura-das pelo Instituto Médico Legal (IML). A investigação deve ser feita pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). n

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - 15/09/2014

GeralSegunda-feira, 15 de Setembro de 201416 grupor3a.com

A rebelião na Penitenciária Estadual de

Piraquara II (PEP II) terminou na tarde de sábado com a transfe-rência de 43 detentos e garantia imediata de benefícios legais, principais reivindica-ções dos amotinados.

10 presos foram le-vados para unidades do interior do Para-ná, 23 para presídios do próprio Complexo Penitenciário de Curi-tiba e Região Metro-politana e 10 para pri-sões de Santa Catarina em razão de condena-ções naquele Estado.

Os dois agentes pe-nitenciários feitos re-féns foram liberados

Motim durou 24 horas e dois agentes ficaram como refénsA polícia procura por

um homem de 29 anos, suspeito de matar um agente de trânsito em Curitiba no fim do mês de agosto. Segundo as investigações, o suspei-to havia sido multado pelo agente por estacio-namento irregular mi-nutos antes de cometer o crime. O suspeito está foragido por possui dois mandados de prisão por homicídios em aberto.

O crime ocorreu no dia 29 de agosto, no cruzamento das ruas Algacyr Munhoz Ma-der e Ricardo Emi-lio Michel, no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O agen-te levou quatro tiros, sendo dois no pesco-ço e morreu no local. Reinaldo Lopes tinha 50 anos e há 17 traba-lhava como agente de trânsito. n

Uma mulher morreu e um homem ficou ferido após os dois tentarem furar uma pra-ça de pedágio na BR-369, em Jacarezinho, no norte do Paraná, por volta das 11h30 deste domingo (14). Segundo a Polícia Ro-doviária Federal (PRF), o casal estava em uma motocicleta no sentido Ourinhos (SP) quando quiseram passar pela lateral da praça, onde não há cancelas de cobrança.

O motociclista tentou frear o veículo, mas colidiu com uma corrente de prote-ção, que atingiu o pescoço da passageira. A mulher, de 33 anos, morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Jacarezinho. n

Rebelião em Piraquara termina com 43 transferências

Suspeito de matar agente de trânsito havia sido multado

Mulher morre, após mototentar furar praça de pedágio

CGN

e não sofreram violên-cia física. O primeiro foi libertado por volta

das 13 horas e o segun-do as 16h30. Em segui-da os presos rebelados

se recolheram às celas e a Polícia Militar ini-ciou a vistoria. n

Os policiais negociaram durante todo o sábado a rendição

Rep

rod

ução

O crime ocorreu em 29 de agosto na CIC

O acidente ocorreu napraça de Jacarezinho

Acidente

Assassinato

CGN

O casal seguia para um evento de motocicletas em Ourinhos

Editora Jornal do Ônibus