jornal do Ônibus de curitiba - edição 12/09/2014

16
/jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com A n o t í c i a n o p o n t o . Curitiba, Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 Número 2.040 | Diretor Renato Barroso D E C U R I T I B A Cadê a grana, Vilson? Um dia depois de conseguir a boa vitória de 3x0 sobre a Chapecoense, o atacante Zé Love divulgou nas redes sociais que o Coritiba está com os salários atrasados há três meses. Diretoria do clube confirma o problema. (Página 13) Edital na página 5 Loteria Ganhador da Mega Sena apostou no Santa Cândida (Página 16) (Página 5) Prefeitura fiscaliza cabos na Avenida das Torres A Prefeitura de Curitiba vai fiscalizar os cabos instalados em postes na Avenida das Torres, a exemplo do que já foi feito em outras ruas da cidade, como a Visconde de Guarapuava, para verificar ligações de telefone e TV a cabo. Brasil Mais de 100 mil empregos foram criados em agosto (Página 10) Policial PF faz operação e prende 23 traficantes (Página 15) Divulgação Divulgação Divugação

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 03-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br

grupor3a.com

A n o t í c i a n o p o n t o .

Curitiba, Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 Número 2.040 | Diretor Renato Barroso

D E C U R I T I B A

Cadê a grana, Vilson?

Um dia depois de conseguir a boa vitória de 3x0 sobre a Chapecoense, o atacante Zé Love divulgou nas redes sociaisque o Coritiba está com os salários atrasados há três meses. Diretoria do clube confirma o problema. (Página 13)

Edital na página 5

Loteria

Ganhador da Mega Sena apostou noSanta Cândida

(Página 16)

(Página 5)

Prefeitura fiscaliza cabosna Avenida das TorresA Prefeitura de Curitiba vai fiscalizar os cabos instalados em postes na Avenida das Torres, a exemplo do que já foi feito em outras ruas da cidade, como a Visconde de Guarapuava, para verificar ligações de telefone e TV a cabo.

Brasil

Mais de 100 mil empregos foram criados em agosto

(Página 10)

Policial

PF faz operação e prende 23 traficantes

(Página 15)

Divulgação

Divulgação

Divugação

Page 2: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

EDITORIAL

Os preconceitos expostos na campanha

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Fique LigadoSexta-feira, 12 de Setembro de 20142 grupor3a.com

- Governo e setor elétrico conversam sobre ampliação da cogeração de energia. - Brasil cria 101.425 empregos formais em agosto. - Medida facilita encerramento de empresas nas juntas comerciais.

- Suspeitos de adulterar leite são presos novamente em Santa Catarina.

- Estimativa de crescimento da produção agrícola neste ano é reduzida.

- Vendas do comércio têm maior queda desde outubro de 2008.

Imagem do Mundo

Mulher chora no monumento as vítimas do 11 de Setembro, em Nova York, no 13º aniversário dos ataques

Chang Lee/Reuters

Fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

LOTERIAS

14º mín

26ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Poucas nuvens

Muitas nuvens

Diminuição de nuvens ao longo do

período

São Guido de Anderlecht

Guido de Anderlecht viveu entre os séculos X e XI, tendo nascido em Brabante, Bélgica. Desde a infância, já demonstrava seu desapego pelos bens terrenos, tanto que, na juventude, distribuiu aos pobres tudo o que possuía e ganhava. Na ânsia de viver uma vida ascética, Guido abandonou a casa dos pais, que eram bondo-sos cristãos camponeses, e foi ser sacristão do vigário de Laken, perto de Bruxelas, pois assim poderia ser mais útil às pessoas carentes e tam-bém dedicar-se às orações e à penitência.

As campanhas políticas tornam-se cada vez

mais um “vale-tudo”. Os de-bates extrapolaram o cam-po do que cada candidato pretende fazer pela popu-lação e virou uma série de acusações sobre como vive ou o que faz cada adversá-rio em sua vida particular. Dois exemplos de precon-ceito ficaram evidentes nos últimos dias: a proposta de Associação Comercial de Ponta Grossa para que be-neficiários de programas sociais não possam votar e as notícias de como vive o pai de Marina Silva.

Sobre a proposta dos co-merciantes pontagrossen-ses, o conceito contraria o

que existe mais básico na Democracia, que todo ci-dadão tem direito a votar. A rigor, a ideia revela um preconceito inaceitável, de que “pobre não pode vo-tar”. Ou seja, sairíamos da Democracia para a Aristo-cracia.

Já o pai de Marina Silva vive em uma comunidade ribeirinha no Acre. Alguns meios de comunicação ten-taram acusar a candidata de “não dar uma vida mais confortável ao pai”. A ideia é absurda. Um cidadão que está acostumado na sua vida simples, em uma comunidade simples, não precisa dos transtornos da cidade grande. n

Concurso nº 3584

Concurso nº 1634

Concurso nº 625 - MIXTO/MT

Concurso nº 1485

09-50-51-58-74

09-10-23-33-44-51

03-32-43-50-56-67-73

00-10-25-29-31-3743-47-51-53-55-60-64 80-84-88-92-94-95 -99

SOBE

DESCE

A Dell revelou nesta semana o tablet mais fino do mundo: Venue 8 7000 Series, com es-pessura de somente 6 mm. E apesar de bas-tante fino, o disposi-tivo tem um hardware de respeito, frente aos concorrentes, contan-do com uma tela de 8,4 polegadas OLED com resolução Quad HD e conectividade 4G.

A Dell não deu to-dos os detalhes do gadget ainda, como a capacidade de armaze-namento de arquivos e a quantidade de RAM, por exemplo. O que se

sabe é que o tablet terá um display com resolu-ção de 2560 x 1600 pi-xels, su-perior até ao Quad HD (2560 x 1440), que faz com que ele te-nha uma densidade de pixels por polegada de 359 ppi, maior até do que o iPad mini com display Re-tina, com somente 326 ppi em sua tela de 7,9 polegadas. Nas configu-rações do Venue 8 7000 Series está ainda um

processador Intel Atom Z3500, quad-core.

Em termos de es-p e s s u r a , o tablet da Apple tem 7,5 mm, e até m e s m o o Galaxy Tab S, da Samsung,

que é bem fino com seus mínimos 6,6 mm. Nem mesmo muitos telefo-nes são tão finos quan-to o novo tablet da Dell. O próprio iPhone 6, por exemplo, anunciado re-centemente, terá 6,9 mm de espessura. n

Dell mostra tablet mais fino do mundo com 4G

ACONTECEU12deSETEMBRO

EUA instituem pena de morte para traficantes de tóxicos.

Holandeses aprovam uma lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo e concede aos casais homossexuais o direito de adotar crianças.

Inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro

O gosto de minha morte na boca deu-me perspectiva e coragem. O importante é a coragem de ser eu mesmo”

Friedrich Nietzsche

Frase do dia

2000

1986

1936

Editora Jornal do Ônibus

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 16.500 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 3: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Política Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 3grupor3a.com

Samek na campanhaO diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Jorge Samek, ficará afastado do cargo pelas próximas três semanas, a partir de sexta-feira (12), para dedicar-se à campanha eleitoral. Du-rante esse período, ele será substituído interinamente pelo diretor técnico execu-tivo, Airton Langaro Dipp, que acumulará os dois car-gos. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (11), durante a reunião da Diretoria Executiva, no Edifício da Produção da usina, em Foz do Iguaçu.

Perda de inserçõesO senador Roberto Re-quião (PMDB) perdeu 28 inserções de 15 segundos, sete por emissora (SBT, RIC, Globo, Band) na propaganda do horário eleitoral gratuito. A Justi-ça Eleitoral determinou a suspensão imediata de programas de candida-tos a deputado federal e estadual do PMDB que reafirmam propostas de Requião. O juiz Guido José Döbeli entendeu que o candidato ao governo inva-diu o horário destinado às campanhas proporcionais por eles apresentarem pro-postas que não competem aos cargos que pretendem.

Novo presidente da APPO professor Hermes Silva Leão é o virtual presidente eleito da APP-Sindicato. Ainda não há os números finais apurados da eleição, mas a Chapa 1 liderada por ele está matematicamente eleita e não há como Pro-fessor Paixão, da Chapa 2, alcançá-lo. A vitória de Hermes fortalece o proje-to eleitoral de Professora Marlei, ex-presidente da APP, que disputa uma vaga na Câmara.

PT quer OsmarPetistas paranaenses de-verão pressionar junto ao governo federal para que o vice-presidente do Ban-co do Brasil, Osmar Dias, presidente licenciado do PDT do Paraná, peça férias para ajudar na campanha da ex-ministra e senadora Gleisi Hoffmann (PT) ao Palácio Iguaçu. A senado-ra petista está em terceiro lugar na corrida, com 10% das intenções de voto, se-gundo levantamento do Datafolha.

Notas políticas

Alvaro Dias tem 57% na disputa pelo Senado no Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quin-ta-feira (11) aponta que o atual senador pelo PSDB, Alvaro Dias, candidato à re-eleição segue na lide-rança pela disputa da vaga do Paraná.

Os números são os seguintes: Alvaro Dias (PSDB) 57% das intenções de voto; Ricardo Gomyde (PC do B) 5%; Marcelo Al-meida (PMDB) 4%; Professor Piva (PSOL) 1%; Mauri Viana (PRP) 1%; Adilson Senador da Família (PRTB) 1%; Brancos e nulos - 9% e Não sabe – 23%.

A pesquisa foi reali-zada entre os dias 8 e 9 de setembro. Foram en-trevistados 1.201 eleito-res em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. n

O deputado Luiz Clau-dio Romanelli (PMDB) visitou os funcionários do Parque Industrial de Curiti-ba, que reúne 15 empresas que fornecem peças para montadora Volkswagen em São José dos Pinhais e emprega 1.800 trabalhado-

res. O encontro faz parte de uma série de visitas aos metalúrgicos de Curitiba e Região Metropolitana.

“Fomos muito bem re-cebidos pelos colaborado-res da empresa. Acompa-nhados dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos

da Grande Curitiba, Celio, Dudu e Rodnei, conversa-mos com os trabalhadores, onde pudemos compar-tilhar todas as conquistas que obtivemos ao longo de muitos anos de luta em prol da categoria”, ressalta Romanelli. n

Pesquisa mantém candidato na liderança

Alvaro deve ser reeleito, segundo o Datafolha

Paulo rosenmann faz passeata

O candidato a deputado foi secretário do Trabalho de Richa

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Campanha

Eleições 2014

Romanelli visita funcionários do Parque Industrial

O deputado João Arruda disputou, em 2010, sua primeira eleição. No pleito, re-cebeu mais de 126 mil votos, conquistando o primeiro mandato parlamentar no Con-gresso Nacional. Em Brasília, o estreante parlamentar se apro-ximou das principais lideranças de seu par-tido, o PMDB, e apos-tou alto no debate com os eleitores para nortear sua atuação.

“Meu mandato foi construído de forma participativa, com a participação de todos trabalhando juntos”, repete João Arruda. Logo no primeiro ano na Câmara dos Depu-tados, o paranaense foi indicado pelo líder do PMDB e atual pre-sidente da Casa, Hen-rique Eduardo Alves (RN), como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), onde aprofundou os deba-

Filho do ex-deputado Max Rosenmann, Paulo Rosenmann, tenta res-gatar o legado poítico do pais nestas eleições. Candidato a deputado federal pelo PSDB, ele entra na sua segunda disputa eleitoral. Na eleição de 2010 ficou na

primeira suplência da coligação PRB/PP/PSB/PPS/DEM/PSDB.

Aliado do gover-nador Beto Richa, na atual administração Rosenmann ocupou o posto de diretor fi-nanceiro do Instituto Paraná Florestas. n

João Arruda afirma que tem mandato participativo

Paulo Rosenmannbusca legado político do pai

tes de temas como a transferência às pre-feituras da responsa-bilidade pela gestão do sistema de ilumi-nação pública. n

Arruda teve atuação decisiva no Marco Civil da Internet

Editora Jornal do Ônibus

Page 4: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

GeralSexta-feira, 12 de Setembro de 20144 grupor3a.com

O ministro Ad-mar Gonzaga, do Tribunal Su-perior Eleitoral

(TSE), determinou on-tem (11) que a coligação Com a Força do Povo, da candidata Dilma Rousse-ff (PT), retire da propa-ganda eleitoral o trecho em que ela conversa com profissionais do Progra-ma Mais Médicos, do go-verno federal. A propa-ganda foi exibida no dia 28 de agosto.

O ministro atendeu pe-dido da coligação Muda Brasil, do candidato Aé-cio Neves (PSDB). “Na perspectiva de um razo-ável equilíbrio no pro-cesso democrático, que já pende fortemente em be-nefício daqueles que dis-põem do poder almejado, entendo ser apropriada ao caso a aplicação do poder geral de cautela, de modo a impedir a reexibi-ção do trecho veiculado”, decidiu o ministro.

O governo está preparando a regulamenta-

ção do Marco Regu-latório das Organi-zações da Sociedade Civil, sancionado em julho pela presiden-ta Dilma Rousseff. As regras para imple-mentação da lei, que regula as parcerias e o repasse de dinheiro da União para organi-zações não governa-mentais (ONGs), se-rão apresentadas em novembro.

Entre outras regras, a lei prevê a substi-tuição dos convênios por dois novos ins-trumentos: os termos de colaboração e fo-

Divulgação

Governo quer normalizar Marco Regulatório das ONGsDebate no Planalto quer impor regras mais rigorosas aos recursos

Trecho de conversa com profissionais do Programa Mais Médicos deverá ser retirado

mento. A lei também estabelece que o go-verno terá que realizar chamamento público, uma espécie de edital de concorrência, para selecionar organiza-ções parceiras. Um

dos desafios da regu-lamentação, segundo a assessora especial da Secretaria-Geral, Laís de Figueirêdo Lopes, é definir pro-cessos de prestação de contas simplifica-

dos para parcerias que envolvam menores volumes de recursos públicos. “Já parcerias com maior volume de recursos têm que ser olhadas de maneira mais rígida”, avaliou.

Ministro do TSE suspende trecho da propaganda de Dilma

Reprodução

Implementação da lei foram discutidas em fórum no Palácio do Planalto

Marina: política ambiental aumentou desmatamentoA candidata do PSB à

Presidência da Repúbli-ca, Marina Silva, disse ontem (11) que a política ambiental do atual go-verno provocou aumen-to do desmatamento no país, principalmente na

Amazônia. Segundo Ma-rina, que foi ministra do Meio Ambiente de 2003 a 2008, a questão do desmatamento estava envolta em uma cortina de fumaça, da mesma forma que o governo es-

taria fazendo em relação às suas posições refe-rentes ao pré-sal.

Para ela, o desmata-mento voltou a aumen-tar por falta de empenho do atual governo, inclu-sive contra o combate

à grilagem de terras. “O problema é que, por in-competência, ineficiên-cia e falta de compro-misso com a proteção da Amazônia, o desma-tamento voltou a subir. Dilma não cumpriu com os pré-requisitos do pla-no, que previa combate às práticas ilegais, or-denamento territorial e fundiário e apoio às atividades produtivas sustentáveis. Novamen-te, voltou a grilagem de terras públicas. Foi isso que fez com que o des-matamento voltasse a crescer”, afirmou.

Defesa de Arruda leva debate sobre candidatura ao STF

A defesa de José Roberto Ar-ruda abriu mais uma frente de batalha na justiça para viabili-zar a candidatura do ex-gover-nador nas eleições do Distrito Federal. Além dos recursos que já tramitam no Tribunal de Justiça do DF, no Tribunal Su-perior Eleitoral (TSE) e no Su-perior Tribunal de Justiça (STJ), o caso agora chegou ao Supre-mo Tribunal Federal (STF). O argumento do advogado José Eduardo Alckmin, é de que o TSE mudou o entendimento sobre o momento de verificar as causas de inelegibilidade do candidato já no curso do pro-cesso eleitoral.

Segundo a defesa, a inelegi-bilidade deve ser analisada na data do pedido de registro de candidatura. A decisão do TJ-

DF, que condenou o ex-gover-nador por improbidade admi-nistrativa e, portanto, causou sua inelegibilidade de acordo com a Lei da Ficha Limpa, saiu cinco dias após a apresenta-ção do pedido de registro para disputar as eleições. Mesmo assim, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF barrou o registro de candidatura do ex-governador.

Editora Jornal do Ônibus

Page 5: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Cidade Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 5grupor3a.com

Técnicos da Prefeitura de Curitiba e da

Copel farão, no dia 18 de setembro, uma vis-toria para verificar a si-tuação do cabeamento na Avenida Com. Fran-co (Avenida das Torres) e nas ruas Tibagi e Ma-riano Torres, que for-mam o corredor do Ae-roporto Internacional Afonso Pena. Essa rota foi definida nesta quin-ta-feira (11) em uma nova reunião com re-presentantes empresas de TV a cabo, telefonia e internet que operam na cidade para tratar do cabeamento irregular na capital.

Em reunião realiza-da no final de agosto, as empresas haviam se comprometido a retirar todo o cabea-

Empresas de telefonia foram notificadas sobre cumprimento da lei

Alunos de escolas muni-cipais foram à sede da Urbs para conhecer de perto como funciona a Rede Inte-grada de Transporte. O gru-po de 60 crianças fez parte da primeira turma a partici-par do projeto Cidadania Jo-vem – informar para formar, desenvolvido pela Urbs, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O objetivo do programa é me-lhorar o comportamento de novos usuários com o trans-porte coletivo e incentivar o respeito aos bens públicos.

Para isso, além de con-versa com os gestores e vi-

sita aos locais de controle do transporte, os estudan-tes puderam ver como o Município sofre com ações de vandalismo, que aca-bam prejudicando todo o sistema. As crianças parti-ciparam de hasteamento da Bandeira, com direito a uma apresentação da Fanfarra da Escola Muni-cipal Leonor Castellano, e de uma visita ao Centro de Controle Operacional da Urbs. Programação seme-lhante acontecerá a cada 30 dias, sempre com uma turma de 5ª série da Rede Municipal.n

Prefeitura de Curitiba fiscaliza cabeamento na Av. das Torres

Estudantes debatem comportamento no transporte coletivo

SMCS

mento ilegal dessas vias. Caso sejam constatadas muitas irregularidades, será programada uma operação conjunta para

retirada de cabos. As empresas têm até o dia 22 de outubro para ve-rificar e regularizar a si-tuação do cabeamento

aéreo nas avenidas To-aldo Túlio (que cruza os bairros Santa Felicidade e São Braz) e Brasília (Xaxim e Capão Raso).n

O cabeamento passará por fiscalização da Prefeitura e da Copel

SMC

S

As crianças podem observar como funciona o sistema de Curitiba

Saúde

Evangélico tem prazo para acabar com consultas em garagem

O Hospital Evangélico tem até novembro para suspender os atendi-

mentos de um ambulatório que funciona desde abril deste ano em uma garagem no bairro Batel, em Curitiba. No espaço, totalmente improvisado, são realizadas consultas de dife-rentes especialidades. O com-plexo hospitalar é um dos mais importantes do Paraná e rece-be, em média, R$ 7,3 milhões por mês, para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prazo foi determinado pela Vigilância Sanitária Muni-cipal, que, após vistoria, termi-nou adequações estruturais no

O atendimento está sendo realizado em garagem no Batel

Reprodução

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1388.14 Objeto: Aquisição de equipamentos para laboratório. Limite de Acolhimento de Propostas:25/09/14 às 09h. Data da Disputa de Preços: 25/09/14 às 14h30 por meio de sistema eletrônico no site http://www.licitacoes-e.com.br. Preço Máximo: R$ 183.068,45.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1390.14 Objeto: Aquisição de sistema piloto de tratamento de água por membrana ultrafiltração. Limite de Acolhimento de Propostas: 25/09/14 às 09h. Data da Disputa de Preços: 25/09/14 às 14h por meio de sistema eletrônico no site http://www.licitacoes-e.com.br. Preço Máximo:R$ 177.500,00.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1391.14 Objeto: Aquisição de material de copa e cozinha. Limite de Acolhimento de Propostas:25/09/14 às 09h. Data da Disputa de Preços: 25/09/14 às 14h15 por meio de sistema eletrônico no site http://www.licitacoes-e.com.br. Preço Máximo: R$ 249.289,24. Informações Complementares: Podem ser obtidas na Sanepar, à Rua Engenheiros Rebouças, 1376 – Curitiba/PR, Fones (41) 3330-3910 / 3330-3128 ou Fax (41) 3330-3901/ 3330-3200, ou no site acima mencionado.

espaço. Diante da impossibili-dade de fazer as obras, a dire-ção do hospital informou que

o ambulatório será transferido para outro espaço no bairro Santa Felicidade.n

Solar do Barão terá curso para interpretaçãoNa segunda-feira (15) no solar

do Barão, haverá uma aula-papo sobre “Interpretação para Can-tores”, das 19h30 às 21 horas. O ministrante, Fernando Klug, é ator e diretor de espetáculos e atores com larga experiência. Di-rigiu shows do Coral de Curitiba, Carlos Careqa, Banda Mixtape e, neste ano, a ópera Sidéria - de

Augusto Stresser. Não é preciso inscrever-se.

Serão abordados temas como a timidez no palco e com a câme-ra (a tendência de muitos canto-res a, praticamente, se esconde-rem atrás do microfone, atrás da banda e, principalmente, atrás da voz, como se não estivessem ali), a dificuldade em ser autoral na

interpretação, a integração entre letra-música e o corpo do intér-prete, o receio em envolver-se emocionalmente com a música e se perder a afinação e na técni-ca em geral, a relação do público com o intérprete, a comunicação da música, entre outros. Será um bate-papo aberto, para intérpre-tes e fãs de todos os gêneros. n

Cachorro desaparece no Sítio Cercado

Um cão com mistura de lhasaapso com vira- lata desapareceu no último dia 22 de agosto no bairro Sítio Cercado. O animal da cor bege tem dois anos e atende pelo nome Gordo. Quem tiver informações pode ligar para Deise ou Abner nos telefones (41) 9833-5495/ (41) 3289-1019.

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 6: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Região MetropolitanaSexta-feira, 12 de Setembro de 20146 grupor3a.com

A Prefeitura de Almirante Ta-mandaré segue

cumprindo a promessa de administrar em par-ceria com a comunidade, através de seus represen-tantes populares que po-dem exercer o seu papel de cidadão, participando de projetos e benfeito-

rias para o município. Desta vez os morado-res do bairro Jardim São Venâncio se reuniram com o prefeito Aldnei Si-queira para discussão de melhorias para o bairro. Na oportunidade, foram discutidos temas como drenagem, bocas de lobo e iluminação pública. O

secretário de Governo, Ouvidoria e Comunica-ção Social, Leonel Siquei-ra, esteve presente.

“Há pouco tempo, trocamos o telhado do CMEI Aureci Machado, aqui do São Venâncio, uma reivindicação anti-ga da população. Além disso, o primeiro trecho

da Rua Mauricio Rosen-mann será pavimen-tado, mais um avanço para a região. Faremos uma nova reunião no mês que vem, com o ob-jetivo de manter o con-tato com a comunidade e chegar num consen-so”, disse o prefeito Ald-nei Siqueira.

Almirante Tamandaré

Executivo

São José dos Pinhais

Moradores do bairro São Venâncio são recebidos pelo prefeito

Colombo

O Professor Waldirlei, candidato a deputado es-tadual, representando o município de Colombo e a região metropolitana de Curitiba, tem uma grande preocupação com a melho-ria permanente da educa-ção. Segundo o candidato, é possível conseguir recursos através de emendas para os municípios. Entre suas propostas para a área, ele destaca a distribuição gra-tuita de uniforme e mate-rial escolar. “Se eu for eleito a prioridade é que cada es-cola receba do governo do estado, recursos para que ela mesma possa oferecer gratuitamente uniforme e material escolar para nos-sas crianças”, declara Wal-dirlei.

De acordo com o profes-sor, o projeto beneficiará os alunos da rede pública, pois o uniforme é uma medida de segurança para a esco-la. Ele cita também, que muitos estudantes não têm condições financeiras para comprar o material didáti-

co requerido. Para finalizar, o candi-

dato ressalta que a falta de recursos e de escolas prejudica a Educação. “Eu acredito que um deputado estadual mais próximo das cidades, identificando suas reais necessidades, tende a facilitar e ajudar os muni-cípios. É nesse sentido que eu me coloco a disposição, para amparar a área. En-tendo que a Educação é à base de toda sociedade”, conclui Waldirlei.

Professor Waldirlei valoriza a educação

Professor Waldirlei quer uma vaga na Assembleia Legislativa

Seguem abertas as inscrições para o Ca-samento Comunitá-rio, edição 2015, pro-movido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e pelo Progra-ma Justiça no Bairro/SESC Cidadão, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pinhais. Os interessados de-verão realizar a ins-crição nos Centros de Referência de Assis-

tência Social (CRAS) do município.

Para a inscrição é necessária a apre-sentação do RG, CPF, comprovante de ren-da (de até três salá-rios mínimos por fa-mília ou meio salário por pessoa), compro-vante de endereço, certidão atualizada de nascimento ou de averbação de divór-cio (se for o caso).

Seguem abertas as inscrições para o Casamento Comunitário

Lançado na 12ª Semana Nacional de Museus pela Secretaria Muni-

cipal de Cultura de São José dos Pinhais, através do Mu-seu do Boneco Animado, o programa “Conectando a Cultura” receberá mais dois grupos de visitantes nesta sexta-feira (12) que irão co-nhecer um pouco mais dos pontos histórico-culturais da cidade. O “Conectando a Cultura” tem como objeti-vo promover, democratizar e criar dinâmicas interati-vas com os equipamentos culturais de São José dos Pinhais como o Museu do Boneco Animado, a Biblio-teca Pública Scharffenberg

O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, recebeu em seu gabinete, alunos e professores da Esco-la de Educação Infantil e En-sino Fundamental Estação Criança. A turma formada por 40 alunos do 4º ano está fazendo um trabalho sobre a importância da política, e por isso fizeram questão de conhecer pessoalmente a Prefeitura e o prefeito da ci-dade onde residem.

Numa conversa descon-traída, o prefeito Setim res-pondeu uma série de per-

Os grupos visitam locais históricos e culturais de São José

Divulgação

Mais um grupo participa do “Conectando a Cultura”

Estudantes visitam gabinete do prefeito Setim e conhecem a rotina do cargo

guntas dos alunos e contou a eles curiosidade sobre a rotina e os compromissos do prefeito com o município. A professora da turma, Cibele Basso, disse que a visita foi a maneira que ela encontrou de complementar as ativi-dades realizadas em sala de aula. “Os alunos gostaram bastante da conversa e da visita à Prefeitura. Algumas crianças não tinham ideia das responsabilidades que o cargo de prefeito possui e fi-caram muito empolgadas por conhecê-lo pessoalmente”.

O prefeito Setim recebeu os 40 alunos da Escola Estação Criança

de Quadros e o Museu Mu-nicipal Atílio Rocco, através de visita cultural guiada.

Com programação ativa sempre às sextas-feiras, o grupo de visitante é leva-do a conhecer alguns dos

espaços culturais de uma forma diferente e inovado-ra. O “Conectando a Cul-tura” acontece sempre às sextas-feiras nos períodos da manhã e tarde, com du-ração aproximada de 1h30.

Os visitantes são acompa-nhados do guia cultural, Nei Mendes, com a parti-cipação de batedores da Guarda Municipal que ga-rantem o trânsito tranquilo entre os locais visitados.

Divulgação

Programação foi criada na Semana Nacional de Museus

Pinhais

A prefeitura já prepara a realização da edição 2015 do Casamento Comunitário

Divulgação

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 7: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Cidade Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 7grupor3a.com

Técnicos da Prefeitura de Curitiba e da

Copel farão, no dia 18 de setembro, uma vis-toria para verificar a si-tuação do cabeamento na Avenida Com. Fran-co (Avenida das Torres) e nas ruas Tibagi e Ma-riano Torres, que for-mam o corredor do Ae-roporto Internacional Afonso Pena. Essa rota foi definida nesta quin-ta-feira (11) em uma nova reunião com re-presentantes empresas de TV a cabo, telefonia e internet que operam na cidade para tratar do cabeamento irregular na capital.

Em reunião realiza-da no final de agosto, as empresas haviam se comprometido a retirar todo o cabea-

Empresas de telefonia foram notificadas sobre cumprimento da lei

Alunos de escolas muni-cipais foram à sede da Urbs para conhecer de perto como funciona a Rede Inte-grada de Transporte. O gru-po de 60 crianças fez parte da primeira turma a partici-par do projeto Cidadania Jo-vem – informar para formar, desenvolvido pela Urbs, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. O objetivo do programa é me-lhorar o comportamento de novos usuários com o trans-porte coletivo e incentivar o respeito aos bens públicos.

Para isso, além de con-versa com os gestores e vi-

sita aos locais de controle do transporte, os estudan-tes puderam ver como o Município sofre com ações de vandalismo, que aca-bam prejudicando todo o sistema. As crianças parti-ciparam de hasteamento da Bandeira, com direito a uma apresentação da Fanfarra da Escola Muni-cipal Leonor Castellano, e de uma visita ao Centro de Controle Operacional da Urbs. Programação seme-lhante acontecerá a cada 30 dias, sempre com uma turma de 5ª série da Rede Municipal.

Prefeitura de Curitiba fiscaliza cabeamento na Av. das Torres

Estudantes debatem comportamento no transporte coletivo

SMCS

mento ilegal dessas vias. Caso sejam constatadas muitas irregularidades, será programada uma operação conjunta para

retirada de cabos. As empresas têm até o dia 22 de outubro para ve-rificar e regularizar a si-tuação do cabeamento

aéreo nas avenidas To-aldo Túlio (que cruza os bairros Santa Felicidade e São Braz) e Brasília (Xaxim e Capão Raso).

O cabeamento passará por fiscalização da Prefeitura e da Copel

SMC

S

As crianças podem observar como funciona o sistema de Curitiba

Saúde

Evangélico tem prazo para acabar com consultas em garagem

O Hospital Evangélico tem até novembro para suspender os atendi-

mentos de um ambulatório que funciona desde abril deste ano em uma garagem no bairro Batel, em Curitiba. No espaço, totalmente improvisado, são realizadas consultas de dife-rentes especialidades. O com-plexo hospitalar é um dos mais importantes do Paraná e rece-be, em média, R$ 7,3 milhões por mês, para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prazo foi determinado pela Vigilância Sanitária Muni-cipal, que, após vistoria, termi-nou adequações estruturais no

O atendimento está sendo realizado em garagem no Batel

Reprodução

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1388.14 Objeto: Aquisição de equipamentos para laboratório. Limite de Acolhimento de Propostas:25/09/14 às 09h. Data da Disputa de Preços: 25/09/14 às 14h30 por meio de sistema eletrônico no site http://www.licitacoes-e.com.br. Preço Máximo: R$ 183.068,45.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1390.14 Objeto: Aquisição de sistema piloto de tratamento de água por membrana ultrafiltração. Limite de Acolhimento de Propostas: 25/09/14 às 09h. Data da Disputa de Preços: 25/09/14 às 14h por meio de sistema eletrônico no site http://www.licitacoes-e.com.br. Preço Máximo:R$ 177.500,00.

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO N 1391.14 Objeto: Aquisição de material de copa e cozinha. Limite de Acolhimento de Propostas:25/09/14 às 09h. Data da Disputa de Preços: 25/09/14 às 14h15 por meio de sistema eletrônico no site http://www.licitacoes-e.com.br. Preço Máximo: R$ 249.289,24. Informações Complementares: Podem ser obtidas na Sanepar, à Rua Engenheiros Rebouças, 1376 – Curitiba/PR, Fones (41) 3330-3910 / 3330-3128 ou Fax (41) 3330-3901/ 3330-3200, ou no site acima mencionado.

espaço. Diante da impossibili-dade de fazer as obras, a dire-ção do hospital informou que

o ambulatório será transferido para outro espaço no bairro Santa Felicidade.

Solar do Barão terá curso para interpretaçãoNa segunda-feira (15) no solar

do Barão, haverá uma aula-papo sobre “Interpretação para Can-tores”, das 19h30 às 21 horas. O ministrante, Fernando Klug, é ator e diretor de espetáculos e atores com larga experiência. Di-rigiu shows do Coral de Curitiba, Carlos Careqa, Banda Mixtape e, neste ano, a ópera Sidéria - de

Augusto Stresser. Não é preciso inscrever-se.

Serão abordados temas como a timidez no palco e com a câme-ra (a tendência de muitos canto-res a, praticamente, se esconde-rem atrás do microfone, atrás da banda e, principalmente, atrás da voz, como se não estivessem ali), a dificuldade em ser autoral na

interpretação, a integração entre letra-música e o corpo do intér-prete, o receio em envolver-se emocionalmente com a música e se perder a afinação e na técni-ca em geral, a relação do público com o intérprete, a comunicação da música, entre outros. Será um bate-papo aberto, para intérpre-tes e fãs de todos os gêneros.

Cachorro desaparece no Sítio Cercado

Um cão com mistura de lhasaapso com vira- lata desapareceu no último dia 22 de agosto no bairro Sítio Cercado. O animal da cor bege tem dois anos e atende pelo nome Gordo. Quem tiver informações pode ligar para Deise ou Abner nos telefones (41) 9833-5495/ (41) 3289-1019.

Reprodução

Editora Jornal do Ônibus

Page 8: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE GLOBO 18H

Fernando se oferece para pagar a faculdade de Sandra no exterior, e a menina expulsa o empresário desua casa. Inês tenta convencer Susana de que Fernando não deixará sua família para ficar com ela. Susana conven-ce Rafael a não contar para Sandra queFernando é seu pai biológico. Beatriz confessa seu segredo a Cé-lia. Susana afirma a Fernando que só voltará para ele como sua esposa.

MALHAÇÃO GLOBO17H

Gael tenta acalmar Dandara e a acompanha até seu apartamento. Sol promete a Wallace que assistirá ao seu exame de grau da academia. João e Dandara se hospedam na casa de Gael. Bianca se culpa por Duca tra-balhar em dois lugares para conseguir dinheiro. Nando aprova a nova can-ção de Pedro, e questiona se o rapaz está apaixonado. Bianca sente ciúme de Roberta com Duca. Nat consegue falar com Dalva, que fica nervosa.

GERAÇÃO BRASIL GLOBO 19H

Jonas diz a Brian que fará uma cole-tiva para anunciar os novos projetos da Marra e falará sobre a piora de seu estado de saúde. Verônica decide re-velar a conversa que teve comSandra para Davi. Barata não consegue se en-volver com Ludmila. Brian e Lara têm sua primeira noite de amor. Davi, Ve-rônica e Edna contam para Vicente o que sabem sobre Jonas e pedem que ele seja um espião na Marra. A turma da Navegabeat chega de viagem, re-cebida por Manuela e Fred.

IMPÉRIO - GLOBO 21H

Fernando pede para conversar com Elivaldo sobre Cora. Silviano avisa a Maria Marta que sua viagem para o Monte Roraima será logo após a festa da joalheria. João Lucas pro-cura Maria Isis. Antoninho convida Juliane para ir à festa da joalheria. Teresa é hospitalizada. Du fala para Maria Marta que João Lucas está interessado em Maria Isis. Fernan-do desiste de ajudar Cora com o exame de DNA. MariaClara convi-da Cristina para a festa da joalheria.

O REBU

Emissora não divulgou resumo do último capítulo

Angie (Letoya Luckett) é uma leal cantora do coral da Igreja e filha do pastor local. A jovem de-cide abandonar a vida religiosa para tentar a sorte como cantora na cidade grande. Mas o seu caminho será cheio de obstáculos...

TV ABERTA

(SBT 23h00)

A Filha do Pastor

VariedadesSexta-feira, 12 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Existem mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia. E Célio Rocha (Pedro Cardoso) é prova tão viva quanto morta disto: repórter de um jornal carioca, ele rece-be de Deus a missão de convencer seu ami-go de infância, Otávio Sabóia (Miguel Fala-bella), um corrupto construtor, a doar sua fortuna aos pobres.

TV PAGA

(TNT 20h45)

Redentor

Novelas

Áries 20/3 a 20/4O final de semana se aproxima e poderá contar com a tranqüilidade em seu lar e trabalho. As oportunida-des se sucedem e você pode viajar e realizar compras. Emoções no setor amoroso. Proteção e colaboração de todos. C. 143 M. 6529

Gêmeos 21/5 a 20/6Você passa pela indicação do alerta e deve evitar qualquer disputa na área doméstica. Tudo depen-derá do seu empenho em ajudar a todos. Tensão nos assuntos afetivos. Problemas com nativos de Libra e Escorpião. C. 107 M. 6854

Leão 22/7 a 22/8Sexta-feira em que terá benefícios no setor de trabalho. Os problemas se desfazem e o apoio vem com muita energia. A prosperidade será algo natural em sua vida. Ótimo vigor físico e mental. Bom astral na vida a dois. C. 378 M. 8012

Virgem 23/8 a 22/9O Sol presente no seu signo organiza sua energia e, a cada dia que passa, você melhora sensivelmente na saúde e nos negócios. Somente continue evitando a famosa crítica em relação aos demais. Amor tranqüilo. C. 450 M. 5791

Libra 23/9 a 22/10Dia em que deverá harmonizar os problemas em seu lar. Não faltará coragem para lutar pelos seus objetivos. Mas não conte com ninguém. Dificuldades financeiras. Evite negócio com Capricórnio ou Aquário. C. 738 M. 0397

Escorpião 23/10 a 21/11Com a presença de Mercúrio na sua 12ª casa astral você terá dificuldades com nativos de Escorpião, Libra e Gêmeos. Prudência com as finanças. O setor afetivo anda bastante equilibrado. Evite o sal. C. 494 M. 8773

Sagitário 22/11 a 21/12Sexta-feira em que terá benefícios no setor financeiro. Seus negócios fluem para o sucesso. Terá apoio de cole-gas, familiares e superiores. Cursos e viagens favorecidos. Muita energia pessoal e dinheiro em alta. C. 257 M. 9130

Capricórnio 22/12 a 21/1Fase em que terá novas oportunidades em seu trabalho. Voltam às boas energias para conquistar a tranqüilidade financeira. Poderá contar com nativos de Aquário, Touro e Câncer. Dê mais atenção à sua família. C. 532 M. 7686

Aquário 22/1 a 18/02As questões domésticas tendem a exigir maior atenção. Organize seus projetos com firmeza e não perca o foco. Trabalho com problemas. Bom convívio com seu amor. Saúde precisando de mais cuidados, evite o sal. C. 985 M. 1405

Peixes 19/2 a 19/03O sucesso vai depender do seu entrosamento no am-biente em que vive. Prepare-se para as mudanças que estarão acontecendo. Seja maleável com nativos de Li-bra e Escorpião. Amor poderoso. Positivo para compras. C. 026 M. 4968

Conheça mais sobre seus relacionamentos afetivos, a vida profissional, seus estudos,

trabalho e demais indicações de sua vida com o estudo dos mapas astrais, cabala e numerologia. Ligue e peça informações no tel. 3233-9138

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa com forte senso de

responsabilidade social. A intuição é outra característica desse nativo. Está sempre atrás de novos objetivos na vida profissional. Muito alegre, será o centro das atenções. Emotivo, alegre e vigoroso.

AlertaSexta-feira negativa para os nativos de

Gêmeos, que recebem a influência da Lua, em sua 12ª casa astral. Procure agir com equilíbrio em questões inadiáveis. Evite pessoas invejosas. Não espere muito no amor. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Livre do alerta, você terá um bom dia. Procure mo-dernizar suas atividades no trabalho. Maior clareza de ideias. Novidades nos negócios e chances de organizar melhor seus ganhos. Amor repleto de romantismo. C. 661 M. 3420

Câncer 21/6 a 21/7Fase positiva para dedicar-se aos assuntos profissionais, confie mais em sua capacidade de comunicação, assim acumulará mais pontos. Saúde excelente e satisfação nos esforços pessoais. Bom para compras e viagens. C. 819 M. 2241

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Reprodução

AgNews

AgNews

Reprodução

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação/TV Globo

Reprodução

Divulgação

Valesca cancela ida à parada gay

Os organizadores da 9ª Parada LGBT de Taguatinga, no Distrito Federal, não gostaram nem um pouco do fato de Va-lesca Popozuda ter cancelado sua parti-cipação no evento.

Tudo começou quando a Secre-

taria de Planeja-mento local não liberou a tempo a verba para pagar o cachê de R$ 45 mil à cantora. A funkei-ra, por sua vez, la-mentou a confusão e disse que preten-de ir ao evento por conta própria. n

Confirmado no elenco de “Lady Marizete” - nove-la das 19h da TV Globo que vai ao ar em abril de 2015 -, Caio Castro revelou que abriu mão de um salário mensal na emissora ca-rioca em troca de sua feli-cidade. Segundo o artista, permanecer como profis-sional exclusivo do canal não estava em seus pla-nos. “Eles iam com-prar minha liberda-de, iam comprar meu tesão profis-sional”, afirmou. Depois da recusa, o galã optou por assinar contra-to por obra, ou seja, receberá

apenas enquanto estiver no ar. Caio tem pensa-do em se dedicar ao cine-ma. n

Como se não bastasse a novidade de um casamento no auge de seus 53 anos, George Clooney surpreendeu ao revelar que a união com Amal Alamu-ddin será celebrada com duas festas.

Isso mesmo! O ator de Hollywood e a advogada britânica realizarão uma cerimônia em Londres, na Inglaterra, apenas para familiares e amigos ínti-mos, e outra em Veneza, na Itália, se-gundo a revista “Daily Star”. n

Uma mistura elegante e ani-mada de R&B, pop, folk, blues, soul, indie rock e rock vai dar o tom da noite deste domingo, dia 14 de setembro, no Crossroads

(Av. Iguaçu, 2.310). A casa será palco para a es-

treia da festa “Folk´n Indie Sunday”, com as bandas Lenha-

dores da Antártida e Funky Cala-mari que vão

destilar uma seleção de covers de grupos como The Luminers, Mumford and Sons, Alabama Shakes, Arctic Monkeys, Black Keys, Queens of the Stone Age, Strokes, Cake, Coldplay, entre outros, com versões personali-zadas, além de algumas músicas autorais. As apresentações tem início a partir das 20horas. In-gressos a R$20,00 (masculino) e R$15,00 (feminino). Bônus de R$5,00 no site do Crossroads.n

Popozuda Telinha

Narjara Turetta reclama da falta de emprego

Morre vilão de “007 - O Espião Que Me Amava”

Ivete Sangalo é intimada a depor

Acordo pré-nupcial

Afastada das te-linhas desde 2013, Narjara Turetta está passando dificul-dades financeiras. A atriz, que fez sua última aparição em “Salve Jorge”, da Globo, acredita que falta ousadia de di-

retores e autores para escalá-la.

Hoje, Narjara vive de aluguel em Copacabana, zona sul do Rio: “Um aluguel em Copaca-bana não é barato, mas está entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil”. n

Morreu ontem (10), na Califórnia, EUA, Richard Kiel, o vilão Jaws do filme “007 – O Espião Que Me Amava”. O falecimento aconteceu três dias antes de o veterano completar 75 anos.

Ainda não se sabe o motivo do óbito. Segundo o site “TMZ”, o artista teria ido ao hospital por conta de uma perna quebrada. O ator sofria da doença do gigantismo, onde há uma disfunção no hormônio do crescimento. Por conta da síndrome, ele possuía uma deformação facial.n

A partir de 2015, Marcos Veras terá de conciliar dois trabalhos na TV Globo. Isso porque o ator está confirma-do no elenco de “Babilônia” - sucessora de “Império” no horário nobre da emisso-ra carioca -, e não deixará de participar do “Encontro com Fátima Bernardes”, to-das as manhãs. No folhetim de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Veras encarnará um aspirante a chef de co-zinha. Esta será sua estreia como ator de novelas. n

Ivete Sangalo foi intima-da a depor no Tribunal de Justiça da Bahia, em audi-ência marcada para o dia 7 de outubro, por conta do processo movido por Rose-nilda Tolentino Ogando da Silva, que reclama seus direi-tos como autora da música “Sorte Grande”. Canção foi lançada em 2003, como obra do compositor Lourenço. n

Angelina Jolie e Brad Pitt assinaram um acor-do pré-nupcial antes de subirem ao altar. No do-cumento, há uma cláu-sula que garante à atriz

a guarda dos filhos caso seja traída pelo galã.

O casal também teria dito que “ter um acordo pré-nupcial é a melhor for-ma de proteger os filhos”.n

Clooney terá duas festas de casamento

Caio Castro recusa contrato fixo

Folk‘n Indie SundayAgenda Cultural

Justiça

Novos ares

Marcos Veras fará novela das 21h da Globo

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 9: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

BOOGIE OOGIE GLOBO 18H

Fernando se oferece para pagar a faculdade de Sandra no exterior, e a menina expulsa o empresário desua casa. Inês tenta convencer Susana de que Fernando não deixará sua família para ficar com ela. Susana conven-ce Rafael a não contar para Sandra queFernando é seu pai biológico. Beatriz confessa seu segredo a Cé-lia. Susana afirma a Fernando que só voltará para ele como sua esposa.

MALHAÇÃO GLOBO17H

Gael tenta acalmar Dandara e a acompanha até seu apartamento. Sol promete a Wallace que assistirá ao seu exame de grau da academia. João e Dandara se hospedam na casa de Gael. Bianca se culpa por Duca tra-balhar em dois lugares para conseguir dinheiro. Nando aprova a nova can-ção de Pedro, e questiona se o rapaz está apaixonado. Bianca sente ciúme de Roberta com Duca. Nat consegue falar com Dalva, que fica nervosa.

GERAÇÃO BRASIL GLOBO 19H

Jonas diz a Brian que fará uma cole-tiva para anunciar os novos projetos da Marra e falará sobre a piora de seu estado de saúde. Verônica decide re-velar a conversa que teve comSandra para Davi. Barata não consegue se en-volver com Ludmila. Brian e Lara têm sua primeira noite de amor. Davi, Ve-rônica e Edna contam para Vicente o que sabem sobre Jonas e pedem que ele seja um espião na Marra. A turma da Navegabeat chega de viagem, re-cebida por Manuela e Fred.

IMPÉRIO - GLOBO 21H

Fernando pede para conversar com Elivaldo sobre Cora. Silviano avisa a Maria Marta que sua viagem para o Monte Roraima será logo após a festa da joalheria. João Lucas pro-cura Maria Isis. Antoninho convida Juliane para ir à festa da joalheria. Teresa é hospitalizada. Du fala para Maria Marta que João Lucas está interessado em Maria Isis. Fernan-do desiste de ajudar Cora com o exame de DNA. MariaClara convi-da Cristina para a festa da joalheria.

O REBU

Emissora não divulgou resumo do último capítulo

Angie (Letoya Luckett) é uma leal cantora do coral da Igreja e filha do pastor local. A jovem de-cide abandonar a vida religiosa para tentar a sorte como cantora na cidade grande. Mas o seu caminho será cheio de obstáculos...

TV ABERTA

(SBT 23h00)

A Filha do Pastor

VariedadesSexta-feira, 12 de Setembro de 2014 9grupor3a.com8 grupor3a.com Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014

Filmes de hoje

Existem mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe a nossa vã filosofia. E Célio Rocha (Pedro Cardoso) é prova tão viva quanto morta disto: repórter de um jornal carioca, ele rece-be de Deus a missão de convencer seu ami-go de infância, Otávio Sabóia (Miguel Fala-bella), um corrupto construtor, a doar sua fortuna aos pobres.

TV PAGA

(TNT 20h45)

Redentor

Novelas

Áries 20/3 a 20/4O final de semana se aproxima e poderá contar com a tranqüilidade em seu lar e trabalho. As oportunida-des se sucedem e você pode viajar e realizar compras. Emoções no setor amoroso. Proteção e colaboração de todos. C. 143 M. 6529

Gêmeos 21/5 a 20/6Você passa pela indicação do alerta e deve evitar qualquer disputa na área doméstica. Tudo depen-derá do seu empenho em ajudar a todos. Tensão nos assuntos afetivos. Problemas com nativos de Libra e Escorpião. C. 107 M. 6854

Leão 22/7 a 22/8Sexta-feira em que terá benefícios no setor de trabalho. Os problemas se desfazem e o apoio vem com muita energia. A prosperidade será algo natural em sua vida. Ótimo vigor físico e mental. Bom astral na vida a dois. C. 378 M. 8012

Virgem 23/8 a 22/9O Sol presente no seu signo organiza sua energia e, a cada dia que passa, você melhora sensivelmente na saúde e nos negócios. Somente continue evitando a famosa crítica em relação aos demais. Amor tranqüilo. C. 450 M. 5791

Libra 23/9 a 22/10Dia em que deverá harmonizar os problemas em seu lar. Não faltará coragem para lutar pelos seus objetivos. Mas não conte com ninguém. Dificuldades financeiras. Evite negócio com Capricórnio ou Aquário. C. 738 M. 0397

Escorpião 23/10 a 21/11Com a presença de Mercúrio na sua 12ª casa astral você terá dificuldades com nativos de Escorpião, Libra e Gêmeos. Prudência com as finanças. O setor afetivo anda bastante equilibrado. Evite o sal. C. 494 M. 8773

Sagitário 22/11 a 21/12Sexta-feira em que terá benefícios no setor financeiro. Seus negócios fluem para o sucesso. Terá apoio de cole-gas, familiares e superiores. Cursos e viagens favorecidos. Muita energia pessoal e dinheiro em alta. C. 257 M. 9130

Capricórnio 22/12 a 21/1Fase em que terá novas oportunidades em seu trabalho. Voltam às boas energias para conquistar a tranqüilidade financeira. Poderá contar com nativos de Aquário, Touro e Câncer. Dê mais atenção à sua família. C. 532 M. 7686

Aquário 22/1 a 18/02As questões domésticas tendem a exigir maior atenção. Organize seus projetos com firmeza e não perca o foco. Trabalho com problemas. Bom convívio com seu amor. Saúde precisando de mais cuidados, evite o sal. C. 985 M. 1405

Peixes 19/2 a 19/03O sucesso vai depender do seu entrosamento no am-biente em que vive. Prepare-se para as mudanças que estarão acontecendo. Seja maleável com nativos de Li-bra e Escorpião. Amor poderoso. Positivo para compras. C. 026 M. 4968

Conheça mais sobre seus relacionamentos afetivos, a vida profissional, seus estudos,

trabalho e demais indicações de sua vida com o estudo dos mapas astrais, cabala e numerologia. Ligue e peça informações no tel. 3233-9138

Quem nasceu hojeÉ uma pessoa com forte senso de

responsabilidade social. A intuição é outra característica desse nativo. Está sempre atrás de novos objetivos na vida profissional. Muito alegre, será o centro das atenções. Emotivo, alegre e vigoroso.

AlertaSexta-feira negativa para os nativos de

Gêmeos, que recebem a influência da Lua, em sua 12ª casa astral. Procure agir com equilíbrio em questões inadiáveis. Evite pessoas invejosas. Não espere muito no amor. n

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Livre do alerta, você terá um bom dia. Procure mo-dernizar suas atividades no trabalho. Maior clareza de ideias. Novidades nos negócios e chances de organizar melhor seus ganhos. Amor repleto de romantismo. C. 661 M. 3420

Câncer 21/6 a 21/7Fase positiva para dedicar-se aos assuntos profissionais, confie mais em sua capacidade de comunicação, assim acumulará mais pontos. Saúde excelente e satisfação nos esforços pessoais. Bom para compras e viagens. C. 819 M. 2241

Bom Dia Astral - Dirce [email protected]

JUAREZ TRINDADE

www.tveclaro.com.br0800-6472141

Reprodução

AgNews

AgNews

Reprodução

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação/TV Globo

Reprodução

Divulgação

Valesca cancela ida à parada gay

Os organizadores da 9ª Parada LGBT de Taguatinga, no Distrito Federal, não gostaram nem um pouco do fato de Va-lesca Popozuda ter cancelado sua parti-cipação no evento.

Tudo começou quando a Secre-

taria de Planeja-mento local não liberou a tempo a verba para pagar o cachê de R$ 45 mil à cantora. A funkei-ra, por sua vez, la-mentou a confusão e disse que preten-de ir ao evento por conta própria. n

Confirmado no elenco de “Lady Marizete” - nove-la das 19h da TV Globo que vai ao ar em abril de 2015 -, Caio Castro revelou que abriu mão de um salário mensal na emissora ca-rioca em troca de sua feli-cidade. Segundo o artista, permanecer como profis-sional exclusivo do canal não estava em seus pla-nos. “Eles iam com-prar minha liberda-de, iam comprar meu tesão profis-sional”, afirmou. Depois da recusa, o galã optou por assinar contra-to por obra, ou seja, receberá

apenas enquanto estiver no ar. Caio tem pensa-do em se dedicar ao cine-ma. n

Como se não bastasse a novidade de um casamento no auge de seus 53 anos, George Clooney surpreendeu ao revelar que a união com Amal Alamu-ddin será celebrada com duas festas.

Isso mesmo! O ator de Hollywood e a advogada britânica realizarão uma cerimônia em Londres, na Inglaterra, apenas para familiares e amigos ínti-mos, e outra em Veneza, na Itália, se-gundo a revista “Daily Star”. n

Uma mistura elegante e ani-mada de R&B, pop, folk, blues, soul, indie rock e rock vai dar o tom da noite deste domingo, dia 14 de setembro, no Crossroads

(Av. Iguaçu, 2.310). A casa será palco para a es-

treia da festa “Folk´n Indie Sunday”, com as bandas Lenha-

dores da Antártida e Funky Cala-mari que vão

destilar uma seleção de covers de grupos como The Luminers, Mumford and Sons, Alabama Shakes, Arctic Monkeys, Black Keys, Queens of the Stone Age, Strokes, Cake, Coldplay, entre outros, com versões personali-zadas, além de algumas músicas autorais. As apresentações tem início a partir das 20horas. In-gressos a R$20,00 (masculino) e R$15,00 (feminino). Bônus de R$5,00 no site do Crossroads.n

Popozuda Telinha

Narjara Turetta reclama da falta de emprego

Morre vilão de “007 - O Espião Que Me Amava”

Ivete Sangalo é intimada a depor

Acordo pré-nupcial

Afastada das te-linhas desde 2013, Narjara Turetta está passando dificul-dades financeiras. A atriz, que fez sua última aparição em “Salve Jorge”, da Globo, acredita que falta ousadia de di-

retores e autores para escalá-la.

Hoje, Narjara vive de aluguel em Copacabana, zona sul do Rio: “Um aluguel em Copaca-bana não é barato, mas está entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil”. n

Morreu ontem (10), na Califórnia, EUA, Richard Kiel, o vilão Jaws do filme “007 – O Espião Que Me Amava”. O falecimento aconteceu três dias antes de o veterano completar 75 anos.

Ainda não se sabe o motivo do óbito. Segundo o site “TMZ”, o artista teria ido ao hospital por conta de uma perna quebrada. O ator sofria da doença do gigantismo, onde há uma disfunção no hormônio do crescimento. Por conta da síndrome, ele possuía uma deformação facial.n

A partir de 2015, Marcos Veras terá de conciliar dois trabalhos na TV Globo. Isso porque o ator está confirma-do no elenco de “Babilônia” - sucessora de “Império” no horário nobre da emisso-ra carioca -, e não deixará de participar do “Encontro com Fátima Bernardes”, to-das as manhãs. No folhetim de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, Veras encarnará um aspirante a chef de co-zinha. Esta será sua estreia como ator de novelas. n

Ivete Sangalo foi intima-da a depor no Tribunal de Justiça da Bahia, em audi-ência marcada para o dia 7 de outubro, por conta do processo movido por Rose-nilda Tolentino Ogando da Silva, que reclama seus direi-tos como autora da música “Sorte Grande”. Canção foi lançada em 2003, como obra do compositor Lourenço. n

Angelina Jolie e Brad Pitt assinaram um acor-do pré-nupcial antes de subirem ao altar. No do-cumento, há uma cláu-sula que garante à atriz

a guarda dos filhos caso seja traída pelo galã.

O casal também teria dito que “ter um acordo pré-nupcial é a melhor for-ma de proteger os filhos”.n

Clooney terá duas festas de casamento

Caio Castro recusa contrato fixo

Folk‘n Indie SundayAgenda Cultural

Justiça

Novos ares

Marcos Veras fará novela das 21h da Globo

Editora Jornal do Ônibus Editora Jornal do Ônibus

Page 10: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Geral Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 10grupor3a.com

O volume de vendas do comércio varejista caiu 1,1% em julho, na comparação com o mês anterior. Essa é a segunda queda consecutiva do in-dicador e o pior resultado desde outubro de 2008 (que também ficou em -1,1%). Os dados fazem parte da Pesquisa Men-sal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Há decréscimo tam-bém quando se compara julho deste ano com o mesmo período do ano passado (-0,9%). Nos acumulados do ano e do período de 12 meses, no entanto, o comércio continua apresentando altas: 3,5% e 4,3%, res-pectivamente.

Dos oito segmentos do comércio varejista

Economia

Varejo

O Comitê de Política Mone-tária (Copom)

do Banco Central (BC) considera que a infla-ção, apesar de ainda estar elevada, tende a convergir para a meta nos próximos anos. A avaliação está na ata da última reunião do Co-pom, divulgada nesta quinta-feira (11).

No último dia 3, o Copom manteve a taxa básica de juros, a Selic, em 11% ao ano, pela terceira vez seguida. O Copom interrompeu o ciclo de alta da Selic em

maio, quando segurou os juros após nove au-mentos consecutivos.

A meta de inflação é 4,5%, com margem de dois pontos percentu-ais para mais ou para menos. Ou seja, o limi-te superior da meta é 6,5%. Cabe ao BC per-seguir o centro da meta de inflação. Na última sexta-feira (5), o Institu-to Brasileiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA chegou a 6,51% em 12 meses, encerrados em agosto, acima do teto da meta (6,5%).

Inflação tende a ceder nos próximos anos

FP

Vendas do comércio têm maior queda desde outubro de 2008

analisados pelo IBGE, quatro tiveram queda na passagem de junho para julho deste ano: mó-veis e eletrodomésticos (4,1%), hiper, supermer-cados, produtos alimen-tícios, bebidas e fumo (1,3%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,4%) e tecidos, vestuá-rio e calçados (0,1%).

Sindimol

Após um mês de in-vestigações, a Casa Civil informou nesta quin-ta-feira (11) que a co-missão de sindicância criada para apurar as

críticas aos jornalistas Carlos Alberto Sarden-berg e Miriam Leitão na enciclopedia virtual Wikipedia concluiu que as alterações foram fei-

tas pelo servidor Luiz Alberto Marques Vieira Filho. Segundo o gover-no, o funcionário públi-co ocupa, atualmente, a função de chefe da As-

sessoria Parlamentar do Ministério do Planeja-mento, mas será exone-rado do cargo na edição desta sexta (12) do “Di-ário Oficial da União”.

Casa Civil aponta servidor que alterou perfis de jornalistas

R. José Loureiro, 111, sobreloja - Centro - Fone: 3363-1734 R. Da Glória, 297 - Centro Cívico - Fone: 3352-2611 www.audifone.com.br LIGUE GRÁTIS: 0800-6032828

Estacionamento anexo

Estacionamento próprio

- Laboratório próprio

- Entrega em 24h

- Produtos médicos

- Meias compressivas

- Pilhas e baterias

Promoção de aniversário:Aparelhos com descontos

de até

30%

26 ANOS!!!

Mutirão tenta reparar CTG de casamento gay

Um grupo de cerca de 50 pessoas trabalha desde a manhã desta quinta-feira (11) para reparar o galpão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. O objetivo é que o local, atingido por um incêndio na madrugada an-terior, esteja em condições de receber neste sábado (13) a celebração da união de 28 casais heterossexuais e um homossexual.

“Ficará mais bonito ainda. O pessoal vai poder come-morar”, disse Sérgio Munhoz, presidente da Coordenadoria Municipal de Tradicionalis-mo, entidade que não faz parte do Movimento Tradi-cionalista Gaúcho (MTG), e que participa do mutirão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta de 0h30, e as cha-mas foram controladas cerca de três horas depois. Nin-guém ficou ferido, mas o fogo atingiu a parte interna da es-trutura, justamente o palco, onde acontecerá o evento. De acordo com o delegado, 10% do prédio foi danificado. Não houve feridos.

Brasil cria 101.425 empregos formais em agostoSegundo o ministério, saldo é o melhor desde julho de 2013

Em agosto, foram gerados 101.425 postos formais

de trabalho no Brasil, re-sultado de um total de 1.748.818 admissões ante às 1.647.393 demissões re-gistradas no mês. Isso re-presenta um crescimento de 0,25%, na compara-ção com o mês anterior (julho). No mesmo mês (agosto) de 2013, foram criados 162.160 empregos com carteira assinada.

Os dados constam do Cadastro Geral de Empre-gados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Mi-nistério do Trabalho.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse que resultado era esperado pelo governo federal

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Conforme o ministério, o resultado de agosto é o melhor dos últimos três meses. O saldo de empre-gos gerados durante o ano

está em 751.456 (expansão de 1,85%). Nos últimos 12 meses, foram criados 698.475 postos de traba-lho (incremento de 1,72%).

Entre janeiro de 2011 e agosto de 2014, foram ge-rados 5.631.534 empregos.

Segundo o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o resultado positivo era esperado pelo governo federal, que mantém a projeção de 1 milhão de empregos a serem gera-dos em 2014. “Tudo que dissemos está aconte-cendo”, disse. “Já tínha-mos indicadores de que iríamos melhorar a par-tir deste mês. É o que os dados estão confirman-do hoje, ao contrário do que tem sido especulado, principalmente pela im-prensa”, ressaltou.

Eletrodomésticos está entre os segmentos que tiveram inclinação

BC considera que a inflação pode chegar na meta

Editora Jornal do Ônibus

Page 11: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Geral Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 11grupor3a.com

Oito pessoas acusa-das de participar de um esquema de adulteração de leite em Santa Cata-rina, detidas em agosto durante a Operação Lei-te Adulterado 2 e pos-teriormente liberadas, foram presas novamente nesta semana, informou nesta quinta-feira (11) o Ministério Público (MP) de Santa Catarina.

Eles foram presos na última quarta-feira (10) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimino-sas (Gaeco) do município catarinense de Chapecó.

O foco da Operação Leite Adulterado 2 está em uma empresa com sede em Mondaí, no oeste catarinense. O pro-motor da comarca da ci-dade, Fabrício Weiblen, explicou que o MP pediu que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina man-tivesse as prisões por en-tender que havia risco de os suspeitos interferirem na produção de provas e depoimentos.

Suspeitos de adulterar leite são presos novamente em SCOperação tem como alvo empresa com sede em Mondaí

As investigações, que começaram em abril, abrangem empresas de laticínios, unidades res-friadoras e transporta-doras de leite do oeste de Santa Catarina.

De acordo com o MP, a suspeita é que funcio-nários e empresários es-tejam adulterando leite destinado ao consumo humano, tornando-o no-civo à saúde ou reduzin-

do seu valor nutricional.“Pelo que se apurou,

eles estavam adicionan-do soda cáustica, água oxigenada e álcool ao leite”, informou Weiblen. Segundo o promotor, o leite chegou a ser comer-cializado. “Além de o leite ser vendido em Santa Ca-tarina, foi comercializado no Paraná, em São Paulo e no Rio Grande do Sul”, acrescentou Fabrício. n

Polícia catarinense realiza invetigações desde de abril

Dólar atinge maior valor em mais de cinco meses

O dólar comercial fechou em alta pelo quarto dia seguido nesta quinta-feira (11), com valoriza-ção de 0,26%, a R$ 2,297 na venda. É o maior valor de fe-chamento desde 26 de março, quando a moeda encerrou a R$ 2,308. Na véspe-ra, o dólar havia su-bido 0,22%. Apenas nas últimas quatro sessões, a moeda acumulou valoriza-ção de 2,57%. n

Incêndio não afetou operação de refinaria em SP

A Petrobras in-formou que as ope-rações na Refinaria Henrique Lage (Re-vap), em São José dos Campos (SP), não foram afetadas pelo incêndio em um coletor de gás li-quefeito de petróleo (GLP), ocorrido por volta das 11h40 des-ta quinta-feira (11) na unidade.

Em nota, a em-presa diz que o fogo foi controlado pela Brigada de Incên-dio da Revap e que os seis funcionários feridos foram en-caminhados para atendimento em hospitais de São José dos Campos. A Petrobras informa que está prestando assistência aos fun-cionários e suas fa-mílias.

“Não houve dano ambiental e as uni-dades da refinaria operam normal-mente. As causas da ocorrência estão em análise”, finaliza a nota da empresa. n

Senado de 2015 terá 18 partidos diferentes

O Senado Federal de-verá abrigar em 2015 in-tegrantes de 18 partidos políticos diferentes. Esse cenário emerge das pes-quisas de intenção de voto mais recentes. Con-firmada essa previsão nas urnas, será a compo-sição mais pulverizada da história do Senado.

Segundo o blog do jornalista Fernando Ro-drigues, em 2002, pri-meiro ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Senado tinha 9 legendas representadas, metade da projeção para 2015. Hoje, a Casa já conta com senadores de

16 partidos diferentes.O Senado repete a

mesma trajetória a Câ-mara dos Deputados, que também tem au-

mentado o número de legendas representa-das. Hoje, 22 partidos políticos têm deputa-dos federais. n

Eleições 2014

Senado Federal conta atualmente com 16 partidos

O Rio teve o dia mais quente do inverno nes-ta quinta-feira (11). A temperatura mais alta registrada foi de 38,6º C em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, de acordo com o Alerta Rio. Desde manhã, o céu ficou azul e sem nuvens nos bair-ros cariocas. A máxima

do inverno havia sido de 35,6º C, registrada no dia 4 de agosto.

Esta sexta-feira (12) deve ser de mais sol, mas com mais nuvens. A tem-peratura deve cair um pouco, mas segue alta, com máxima de 31° C. A mínima prevista é de 16° C, segundo o Inmet. n

Rio tem dia mais quente do inverno

Praia de Ipanema na tarde desta quinta-feira

Waldemir Barreto/Ag. Senado

Gabriel Barreira/G1

Arquivo CP

Editora Jornal do Ônibus

Page 12: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

EsportesSexta-feira, 12 de Setembro de 201412 grupor3a.com

STJD reduz pena de Petrospara três jogos de suspensãoAntes caso foi julgado como agressão, agora não houve intenção

O meio-campista Pe-tros não terá mais que cumprir a longa pena de seis meses fora do futebol por ato hostil ao árbitro Raphael Claus no clássi-co entre Santos e Corin-thians. O pleno do Supe-rior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu nesta quinta-feira que o jogador tivesse sua pena reduzida para três jogos por maioria de votos.

Houve muita diver-gência por parte dos au-ditores do STJD sobre a resolução do caso. A grande dúvida era sobre a intenção ou não de Pe-tros trombar com Rapha-el Claus, o que mudaria completamente a pena. Após a absolvição do rela-tor e os votos de um, três e quatro jogos pelos audi-

tores, a decisão ficou com o presidente do órgão.

Caio Rocha condenou o jogador a 90 dias de sus-pensão, mas uma mudan-

ça de voto do relator Ga-briel Marciliano Jr - que antes tinha absolvido e depois condenou o atleta a um jogo fora - a pena

do volante corintiano foi estabelecida em três par-tidas, de acordo com o artigo 258 do Código de Justiça Desportiva. n

Primeiro isso foi uma agressão ao árbitro, agora Petros pegou só três jogos

Divulgação

O treinador Dunga fará a segunda convo-cação de seu retorno à seleção brasileira na próxima quarta-feira. O comandante divulgará a lista para os amisto-sos contra a Argentina, em Pequim, na China, e contra o Japão, em Cingapura. A equipe canarinho enfrentará a Albiceleste em 11 de ou-tubro, e os japoneses no dia 14 do mesmo mês.

O anúncio será feito às 11h no auditório da sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O técnico reestreou à frente da Seleção na se-mana passada com uma vitória sobre a Colômbia por 1 a 0 em Miami, nos Estados Unidos. No se-gundo jogo, triunfo sobre o Equador pelo mesmo placar em partida dispu-tada em Nova Jersey. n

Dunga faz segunda convocação na próxima quarta

Dunga anuncia quem enfrentaArgentina e Japão em outubro

Divulgação

Divulgação

Torcedores do Inter protestamcontra os últimos resultados do time

O técnico Jorginho assume a Chapecoense,depois da derrota para o Coxa

Após os protestos no úl-timo domingo pela derrota de virada em casa para o Figueirense (3 a 2), os co-lorados voltaram a mostrar sua irritação contra o time de Abel Braga em função de mais um resultado negati-vo. A derrota por 2 a 0 para o Vitória na noite da última quarta-feira foi o estopim para novas reclamações. O desembarque do clube no Salgado Filho teve mo-mentos de tensão. Cerca de 30 torcedores estiveram no local para criticar a equipe.

O Inter chegou por volta das 14h desta quinta. Po-rém, o grito dos torcedores era tão forte que motivou o grupo de jogadores a en-

A Chapecoense tem novo técnico. O clube anunciou na tarde desta quinta-feira o acerto com Jorginho, que estava no Vitória e que já dirigiu o Atlético. Após a derrota por 3 a 0 para o Coritiba, a direção resolveu que era “hora de tomar deci-sões” e retomou a busca por um novo treinador, após 15 jogos com o in-terino Celso Rodrigues. Junto com ele chega como auxiliar o ex-lateral direito Anderson Lima, que atuou no Coritiba. Os dois chegam nesta sexta-feira em Chapecó para apresentação à tar-de. O novo comandante

trarem em veículos da In-fraero e se deslocarem até o terminal antigo do aero-porto para evitar o conta-to com as manifestações. No entanto, eles puderam

ouvir as frases entoadas pelo grupo. A torcida ainda correu até o local por onde o Inter passou e gritou ao lado do ônibus que levou os jogadores. n

Silas não é mais técnico da Portuguesa. O clube anun-ciou na tarde desta quinta-feira a saída do treinador, que comandou a equipe rubro-verde por apenas sete partidas na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste período, foram quatro derrotas, dois empates e ape-

nas uma vitória.A Portuguesa ainda não de-

finiu quem será o substituto de Silas. Para a partida deste sábado, contra o Bragantino, às 21h, no Canindé, o time paulista será comandado por José Augusto, que treina a equipe Sub-20 da Lusa. A Por-tuguesa está na 19ª colocação

da Série B e bastante ameaça-da pelo risco de queda à ter-ceira divisão. A equipe rubro-verde terminou o Brasileiro de 2013 fora da zona da degola na elite, mas acabou rebaixa-da no tapetão em decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que salvou o Fluminense. n

começa a trabalhar logo depois da coletiva.

Após a queda de Gil-mar Dal Pozzo da comis-são técnica, em maio, o auxiliar Celso Rodrigues

assumiu interinamente a equipe. O período durou mais de cem dias, mas os últimos resultados pro-vocaram a queda do pro-fissional. n

No aeroporto Novidade

Torcida do Inter recepcionajogadores com protesto

Portuguesa demite Silas, após sete jogos como treinador

Chapecoense contratatécnico Jorginho, ex-Atlético

O técnicoSilas só venceu um jogo no período que comandoua Lusa

Divulgação

Divulgação

Editora Jornal do Ônibus

Page 13: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Esportes Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 13grupor3a.com

Zé Love reclama sobre salários atrasadosSegundo o jogador, alguns jogadores não recebem há três meses no Alto da Glória

O atacante do Coritiba, Zé Love, revelou que “vários

jogadores” do elenco estão com os salários atrasados e cobrou a diretoria. Em texto pu-blicado em uma rede social, no início da tar-de desta quinta-feira, o jogador escreveu ainda que o grupo está com-prometido, mas que o clube precisa ajudar os profissionais a cumpri-

rem suas obrigações.“Hoje vim defender

meus companheiros de clube. Temos vários jo-gadores no elenco que não recebem um salá-rio alto pra ficarem até 3 meses sem receber sem que isso os preju-dique em seus compro-missos, como aluguel, prestação de carro e etc. Nós jogadores es-tamos comprometi-dos em tirar o Coritiba dessa situação em que

está, mas a diretoria tem que nos ajudar fora de campo e cum-prir com suas obriga-ções. #JuntosAteoFim”, escreveu o atacante.

O diretor de fute-bol do Coxa, Anderson Barros, admitiu pen-dências com o grupo que correspondem aos meses de julho e agos-to. Segundo Barros, a diretoria tem trabalha-do para honrar os com-promissos. n

Jason Silva

Divulgação

Zé Love usou as redes sociais para reclamar do clube

Ricardinho vai aproveitar legado deixado no Tricolor

Ricardinho explorará o trabalho do antecessor no clube

Divulgação

Série B

tava dando certo. Não é a questão neste momento”, falou durante a coletiva de apresentação, quarta-fei-ra. Para a reestreia à frente do Paraná, contra o Santa Cruz, às 16h10 (horário de

Brasília) de sábado, Ricar-dinho terá que fazer duas mudanças, provocadas pelas saídas do zagueiro Gustavo para o Atlético e do atacante Giancarlo para o Coritiba. n

Com pouco tempo para tra-balhar e apenas uma derrota nos

últimos cinco jogos, Ri-cardinho deve manter a estrutura do time para-nista para a sequência da Série B.

O novo técnico tri-color, inclusive, admite que usará “muitas coi-sas” do legado deixado por Claudinei Oliveira, que comandava o clu-be até semana passada e, agora, está no rival Atlético. Ricardinho ar-gumenta ainda que não é possível montar um time “de um dia para o outro”.

“É uma situação um pouco diferente. Quando troca o treinador, a im-pressão que se dá é que trocou porque não es-

Claudinei pretendia ter maistempo para acertar o Atlético

Claudinei diz que o time precisa reagir na Série A

Mudou o dis-curso no CT do Caju. Se

antes a intenção era que o time do Atlético apresentasse uma evo-lução a partir da 26ª ro-dada do Campeonato Brasileiro, agora a ideia é acelerar o processo para superar o jejum de vitórias. Diante do Grêmio, na quarta-fei-ra, a equipe atleticana foi derrotada por 1 a 0 nos acréscimos e che-gou ao sexto jogo sem resultado positivo na competição. A última vitória do Furacão foi sobre o Botafogo (2 a 0), pela 14ª rodada.

Pouco depois de ser apresentado como novo técnico do Atléti-co, o treinador previu que o time só iria apre-sentar uma “evolução

maior” após seis jogos, quando tivesse a sema-na cheia para trabalhar. Mas, após o revés em Porto Alegre, Oliveira disse que a situação do

clube requer medidas mais urgentes. Ele la-mentou ter que come-çar o seu trabalho em meio à cobrança por resultados. n

Editora Jornal do Ônibus

Page 14: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

ClassificadosSexta-feira, 12 de Setembro de 201414 grupor3a.com

Editora Jornal do Ônibus

Page 15: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

Policial Sexta-feira, 12 de Setembro de 2014 15grupor3a.com

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar (PM), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Orga-nizado (Gaeco), Marinha, Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF), deflagrou uma operação de combate ao contrabando e ao tráfico de drogas na região limí-trofe com o Paraguai. Os

mandados de prisão e de busca e apreensão come-çaram a ser cumpridos em Terra Roxa, Guaíra e São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, na quarta-feira (10) e devem seguir até sexta (12). De acordo com o comando da ação, as investigações levaram a várias organi-zações criminosas que atuam na fronteira.

Até as 9h30 desta

quinta (11), foram pre-sos em Terra Roxa três suspeitos e apreendido um adolescente. Além das prisões, foram cum-pridos 15 mandados de busca e apreensão na cidade. Na casa dos in-vestigados, os policiais recolheram dois rádios comunicadores, muni-ção e um veículo.

Já em Guaíra, a ação prendeu 12 pessoas e

apreendeu sete armas, munição de diversos ca-libres, crack, maconha, mais de R$ 20 mil em dinheiro e uma grande quantidade de produtos contrabandeados. Em uma das casas, comen-tou o capitão Edilson Martins do Prado, da PM, foram encontrados mais de 200 pneus trazi-dos ilegalmente do país vizinho. n

Prisões foram feitas em São Miguel, Terra Roxa e Guaíra

Um casal foi preso com 45 quilos de dro-ga no Jardim Itália, em São José dos Pi-nhais, na Região Me-tropolitana de Curi-tiba, na tarde desta quarta-feira (10). Os 37 kg de maconha, 2,5 kg de crack e 5 kg de cocaína encontra-dos na casa da dupla foram avaliados em R$ 1 milhão.

Além dos entor-pecentes, havia ain-da no local duas ba-lanças de precisão. Segundo o delegado Luiz Alberto Cartaxo Moura, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), o

valor foi divulgado para mostrar o im-pacto da ação no trá-fico da região. “Foi um grande trabalho que conseguimos a partir de muita in-vestigação. Pelo o que nós sabemos, os dois guardavam a droga para distribuí-la na capital e região metropolitana”, ex-plicou.

Foram presos Mar-cos Adriel Buczek, de 26 anos, e Daiane Re-nata de Oliveira, de 27. “Eles devem pegar uma pena bem pesa-da pela quantidade de drogas que carrega-vam”, concluiu ela. n

PM faz ação contra o crime organizado na Fronteira

Casal é preso com 45 quilos de drogas

Nesta quinta (11), ao menos 15 suspeitos haviam sido presos em Terra Roxa e em Guaíra, no oeste do Paraná

Reprodução TV

Marcos Adriel e Daiane de Oliveira estão detidos

‘Gordo’ cai com mais de mil pedras de crack no Bairro Alto

Banda B

O traficante Everton Lourenço, 26 anos, co-nhecido como ‘Gordo’, foi preso em flagrante pela Polícia Militar (PM) na noite desta quarta-feira (11) com mais de mil pedras de crack no Bairro Alto, em Curitiba. Everton Lourenço esta-va em frente à casa dele quando foi visto em ati-tude suspeita pelos po-liciais. Ele já possui an-

tecedentes e, inclusive, teria deixado o sistema prisional neste ano. A família dele também faz parte do esquema de trá-fico de drogas na região.

AbordagemSegundo informa-

ções da PM, os policiais faziam patrulhamento na rua Alceu Chichorro quando viram que um rapaz correu para dentro

de casa. Já com a infor-mação de que na região o tráfico de drogas é inten-so, policiais abordaram o homem e encontraram diversas drogas e uma quantia em dinheiro.

O suspeito foi enca-minhado ao Centro In-tegrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul) para ser autuado em fla-grante pelo crime de trá-fico de drogas. n

Entorpecente e dinheiro que estavam escondidos dentro da casa do ‘Gordo’

Banda B

Jovens quase roubam carro com criança na cadeirinha

Quatro ban-didos arma-dos renderam

uma secretária execu-tiva no momento em que ela saía de casa, no início da manhã desta quinta-feira (11), no bairro Ube-raba, em Curitiba. Os marginais fugiram com o carro dela, um Astra preto, e dois adolescentes acaba-ram apreendidos pela Polícia Militar (PM).

A secretária es-tava com o bebê de um ano e cinco me-ses na cadeirinha. Os marginais queriam pressa para fugir da residência, mas aten-deram o apelo da mãe e a deixaram ti-rar o filho do disposi-tivo de segurança. n

Policiais e ladrões trocam tiros em Araucária

Imagens mostraram a troca de tiros entre a Polí-cia Militar (PM) e ladrões que invadiram uma clínica odontológica de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, na quarta-feira (10). O vídeo foi registrado pelo radialista Joe Víctor e divulgado nesta quinta-feira (11). Nas imagens, é possível ver o momento em que o tiroteio começou, logo na chegada da PM. Os policiais entraram na clí-nica para tentar impedir a fuga dos três assaltantes.

Segundo o portal G1 Pa-

raná, um dos criminosos morreu na troca de tiros e outros dois, que são meno-res de idade, foram apreen-didos quando tentavam se esconder no banheiro da clínica. Todo o quarteirão foi cercado, e houve correria do lado de fora do prédio.

Um dos pacientes da clínica foi atingido no tiroteio e levado de heli-cóptero para o Hospital do Trabalhador, em Curi-tiba. Ele foi operado e está internado em estado grave na Unidade de Tera-pia Intensiva (UTI). n

Um dos pacientes da clínica foi acertado no tiroteio

Reprodução RPCTV

Editora Jornal do Ônibus

Page 16: Jornal do Ônibus de Curitiba - Edição 12/09/2014

GeralSexta-feira, 12 de Setembro de 201416 grupor3a.com

A CAIXA criou condições especiais no Crédito Consignado para quem está precisando de dinheiro fácil e rápido. Além da taxa imperdível, você tem várias opções de prazo para pagar e outras vantagens. E se você tem empréstimo em outro banco, é só transferir para a CAIXA.

Ligue 0800 726 8068 ou procure uma de nossas agências e venha para o banco das melhores taxas.

SAC CAIXA – 0800 726 0101 (informações, reclamações, sugestões e elogios) Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala – 0800 726 2492 Ouvidoria – 0800 725 7474caixa.gov.br | facebook.com/caixa | twitter.com/caixa

A PARTIR DE

AO MÊS

SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, A CAIXA TEM CRÉDITO CONSIGNADO COM TAXAS EXCLUSIVAS PARA VOCÊ.*

* Taxas válidas para servidor público estadual na ativa, aposentado ou pensionista. Taxa variável de acordo com o convênio/relacionamento do cliente com a CAIXA. Taxa sujeita a alteração sem aviso prévio. Valores sujeitos a incidência de IOF. Crédito sujeito a análise cadastral. A prestação poderá oscilar em função da data de contratação.

PF fecha empresa clandestina de vigilância em CuritibaDenúncia anônima levou o proprietário para a prisão

A Polícia Federal (PF) fechou nesta quinta-feira (11) uma empresa de vigi-lância privada suspeita de atuar clandestinamente na região de Curitiba. Se-gundo a PF, uma pessoa foi presa e vários objetos foram apreendidos, en-tre eles, um aparelho que captava o sinal de rádio na frequência da Polícia Militar.

Os policias chegaram até o local após receberem denúncia de que a empre-sa funcionava sem auto-rização da PF. O homem preso deve ser indiciado por crime contra as tele-comunicações, por conta do rádio que captava o sinal da polícia clandesti-namente.

Além do rádio, foram apreendidos equipa-

O Tribunal de Jus-tiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu nesta quinta-feira (11) a li-minar ajuizada pela prefeitura de Cas-cavel, no oeste do Paraná, que pedia que a lei que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e espaços públicos não

entrasse em vigor. De acordo com a Câma-ra de Vereadores, a lei entra em vigor na ter-ça-feira (16), 60 dias

após a publicação em diário oficial. Porém, o municí-pio ainda precisa

regulamentar a lei.“É necessário estu-

dar uma eventual re-gulamentação dessa

lei e, após isso então, obviamente tem que ser contratados servi-dores porque deman-da de uma mão-de-obra muito grande e considerável porque o espectro de atuação dessa lei é muito gran-de, muito amplo”, co-menta o procurador da prefeitura de Cascavel, Welton Fogaça. n

mentos “giroflex” para carros de polícia, co-letes balísticos, apare-

lhos de eletrochoque, e spray de pimenta. O suspeito e os materiais

apreendidos foram en-caminhados para a sede da PF em Curitiba. n

Na sede, foram apreendidos diversos equipamentos

DivulgaçãoA quinta-feira (11)

começou movimentada na Lotérica Esperança, no bairro Santa Cândi-da, em Curitiba. O local deu sorte para um apos-tador que ganhou mais de R$ 7 milhões no con-curso 1.634, da na Mega-Sena, sorteado na noite de quarta-feira (10), em Osasco (SP). Segundo o proprietário do local, Ro-berto Minol Abiko, este foi o maior prêmio sorteado na lotérica e o primeiro da Mega-Sena. Abiko nem imagina quem seja o felizardo, mas desconfia de algumas pessoas que costumam jogar com fre-quência. “Espero que ela saiba administrar bem o dinheiro”, comentou.

As dezenas sorteadas foram 09 - 10 - 23 - 33 - 44 - 51. A quina teve 110 acertadores, que levaram

Aposta de prêmio da Mega-Sena foi feita em Santa Cândida

prêmio de R$ 18.096,85 cada um. Além disso, houve 6.257 ganhadores na quadra, que rendeu R$ 454,49. Desde que a Mega-Sena foi criada, em 1996, o Paraná já teve 46 ganhadores, sendo que sete são de Curitiba. n

O dono da lotérica disse que foi o maior prêmio pago na sua loja

G1

Lei seca

TJ mantém proibição de beber na rua em Cascavel

Editora Jornal do Ônibus