jornal do ônibus de curitiba - edição 15/07;2014

16
A notícia no ponto Curitiba, Terça-feira, 15 de Julho de 2014 Número 1.998 - Diretor Renato Barroso DE CURITIBA VOLTA ÀS AULAS Fan Fest de Curitiba reuniu 111 mil pessoas Urbs emite 842 cartões no primeiro dia da campanha COPA DO MUNDO TRANSPORTE (Página 7) (Página 7) SMCS Divulgação Divulgação Com a volta às aulas da rede pública de ensino, Curitiba deverá ter circulando a partir de hoje mais 200 mil carros. A Secretaria de Trânsito prepara operação especial. (Página 7 /jornaldoonibusdecuritiba jornaldoonibusdecuritiba.com.br grupoR3A.com Bosque da Copel pode virar área de preservação MEIO AMBIENTE POLÍCIA (Página 11) (Página 15) Grupo reclama falta de pagamento na Baixada OBRAS DA ARENA (Página 13) Vipcomm Reprodução Atendente que maltratou deficiente é presa Mais 200 mil carros nas ruas

Upload: editora-correio-paranaense

Post on 01-Apr-2016

233 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

A notícia no ponto

Curitiba, Terça-feira, 15 de Julho de 2014Número 1.998 - Diretor Renato Barroso

DE CURITIBA

Volta Às aulas

Fan Festde Curitiba reuniu 111 mil pessoas

Urbs emite 842 cartões no primeiro diada campanha

Copa do Mundotransporte

(Página 7)(Página 7)

SMCS Divulgação

Divulgação

Com a volta às aulas da rede pública de ensino, Curitiba deverá ter circulando a partir de hoje mais 200 mil carros. A Secretaria de Trânsito prepara operação especial. (Página 7

/jornaldoonibusdecuritibajornaldoonibusdecuritiba.com.br grupor3a.com

Bosque da Copel pode virar área de preservação

Meio aMbiente

políCia

(Página 11)

(Página 15)

Grupo reclamafalta de pagamento na Baixada

obras da arena

(Página 13)

Vipcomm

Reprodução

Atendenteque maltratoudeficienteé presaMais 200 mil

carros nas ruas

Page 2: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

Loterias

Quina

Mega Sena

Timemania

Lotomania

Concurso nº 3534

Concurso nº 1616

Concurso nº 599 - BOTAFOGO/RJ

Concurso nº 1468

19-33-37-38-49

28-31-40-42-46-58

02-13-25-39-47-50-68

02-05-08-11-14-30-35 36-37-38-49-50-54 60-62-69-74-80-87-88

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Terça-feira, 15 de Julho de 20142 Fique ligadoACONTECEU15deJULHO

1799É encontrada a Pedra de Roseta na localidade egípcia de Roseta, por Pierre-François Bouchard, um oficial francês.

Frase do diaTu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

(Saint Exupèry)

Com o fim da Copa do Mundo, as atenções dos brasileiros voltam às disputas eleitorais – gostando ou não de política. O fato é que as eleições vão definir o futuro próximo do país e de certa forma de todos nós. Mas longe dos olhos do público, os departamentos jurídicos das coligações que disputam as eleições travam uma guer-ra particular. Advogados de todos os lados ficam atentos na possibilidade de deslizes dos adversários para ingressar com ações.

Cada multa que o adver-

sário leva, ou cada minuto perdido na propaganda elei-toral são contabilizados pe-los departamentos jurídicos como grandes vitórias, in-dependentemente se isso vai se transformar em um voto a mais ou a menos, ou não.

A entrada da internet e das redes sociais neste jogo é um ingrediente importante a mais nesta disputa. Afinal, a própria Justiça Eleitoral ainda tem dificuldades para interpretar o que é permiti-do e o que é proibido, e pior, como fiscalizar um universo tão vasto quanto a internet.

TeMPomín11º | máx20º

Poucas nuvens

Tarde

Editora Jornal do Ônibus Ltda. | CNPJ 11.255.258/0001-55 | editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002TIRAGEM: 33.000 exemplares diários, distribuídos gratuitamente nos principais terminais, centro e bairros

Curiosidades

Noite

Manhã

Voluntárias anfitriãs dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, sediado em Nanjing, na China, são fotografadas durante um treinamento na cidade.

Evento foi realizado na cidade de Palanga. Artistas do mundo todo expuseram obras ricas em detalhes.

Santo do dia

São Boaventura

Frei Boaventura era italiano, nasceu no ano de 1218, na cidade de Bag-noregio, em Viterbo, e foi batizado com o nome de João de Fidanza. O pai era um médico conceituado, mas, como narrava o pró-prio Boaventura, foi curado de uma grave enfermidade ainda na infância por inter-cessão de são Francisco. Aos vinte anos de idade, ingressou no convento franciscano, onde vestiu o hábito e tomou o nome de Boaventura dois anos depois. Estudou filosofia e teologia na Universidade de Paris, na qual, em 1253, foi designado para ser o catedrático da matéria. Também foi contemporâ-neo de Tomás de Aquino, outro santo e doutor da Igreja, de quem era amigo e companheiro. Boaven-tura buscou a Ordem Franciscana porque, com seu intelecto privilegiado, enxergou nela uma minia-tura da própria Igreja.

Editorial Poucas nuvens

1988Naufrágio do barco Correio de Arari, no Pará, Brasil, mata 58 pessoas.

1099O cerco de Jerusalém, que durava desde 7 de junho, termina com a conquista da cidade pelos exércitos da Primeira Cruzada.

SoBe

DeSCe

- Planejamento e força-tarefa garantiram suprimento de energia.

- Copa: centros de comando podem ser usados na segurança de estradas e fronteiras.

- Copa: 95% dos estrangeiros dizem que têm intenção de voltar ao Brasil.

- Balança comercial tem déficit de US$ 240 milhões na segunda semana de julho.

- Operação Copa do Mundo da PRF registra mil mortes no trânsito em 50 dias.

- Em audiência, movimentos sociais criticam criminalização das manifestações.

Poucas nuvens

Nevoeiro ao amanhecer

Uma guerra paralela à eleição

Festival reúne esculturas de areia com realismo incrível na Lituânia

divulgação

COMERCIAL (41) 3263 2002

Reuters

Imagem do Mundo

Petras Malukas/aFP

Page 3: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

política 3Terça-feira, 15 de Julho de 2014

Notas políticas

Críticas à FunaiO deputado Valdir Rossoni (PSDB) criticou ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa, a forma como a Fundação Nacional do Índio (Funai) tem tratado a demarca-ção de terras indígenas, principalmente na região de Guaíra, no Paraná. Para ele, a questão indí-gena tem que ser analisa-da com cautela, mas o jeito como a Funai tem feito é inadmissível, pois desrespeita a Constitui-ção e também decisões do Governo Federal.

Caso VargasO presidente do Conselho de Ética da Câmara, Ricardo Izar (PSD-SP), e os relatores Júlio Delgado (PSB-MG) e Marcos Rogério (PDT-RO) sugeriram adiar a vota-ção da Lei de Diretrizes Orçamentárias demorar mais algumas semanas. Desta forma, o recesso parlamentar também se-ria adiado, aumentando o prazo antes das elei-ções para se concluir os processos contra André Vargas, recentemente

desfiliado do PT, e Luiz Argôlo (SDD-BA).

Pedetista com RequiãoO prefeito Celso Silva (PDT), do município de Bandeirantes, será o coordenador da campa-nha do senador Roberto Requião na região Norte Pioneiro. Oficialmente, o PDT compõe a coliga-ção Paraná Olhando Pra Frente, que tem a se-nadora Gleisi Hoffmann (PDT) como candidata ao governo do estado. Outros prefeitos pedetis-tas preferiram apoiar a reeleição do governador Beto Richa (PSDB).

LDO passa em 2ª discussãoO substitutivo geral à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em segunda discussão na sessão ple-nária desta segunda-fei-ra (14), da Assembleia Legislativa. A matéria, que passou com 42 vo-tos favoráveis e nenhum voto contrário, retorna à pauta hoje.

Filhos e parentes de quem já tem mandato estão na disputa

Eleição tem cerca de 27 ‘herdeiros políticos’ no PRComo já se tornou “tradição”, o eleitor paranaense irá mais uma vez se deparar com sobrenomes conhecidos nas urnas. De acordo com o Divulga-Cand2014, siste-ma fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 27 “herdei-ros políticos”, isto é, integrantes de “clãs” com história no Estado, devem disputar as eleições proporcionais em outubro. Apesar de homologadas, as 309 candidaturas

a deputado federal e 757 a deputado esta-dual ainda precisam da validação do órgão.

Dois dos concorrentes ao governo do Paraná, o senador Roberto Re-quião (PMDB) e o atual

Maurício thadeu tenta seguir os passos do pai na política

Governador tem apoio de 640 candidatosNa disputa para sua reelei-ção, o governador Beto Ri-cha (PSDB) saiu na frente entre seus dois principais concorrentes e tem o apoio de 640 candidatos à depu-tado e senador. Os outros candidatos, Roberto Re-quião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) têm o apoio, respectivamente, de 200 e 154 candidatos á de-putado e senador.

As chapas que apoiam Beto Richa somam 491

candidatos à deputado estadual e 158 à deputa-do federal. Nas chapas de Requião são 134 candida-tos à deputado estadual e 65 á federal e de Gleisi, 96 deputados estaduais e 57 federais. Os outros cinco candidatos – Túlio Ban-deira (PTC), Rodrigo To-mazini (PSTU), Bernardo Piloto (Psol), Ogier Buchi (PRP) e Geonísio Mari-nho (PRTB) – têm apoio de 71 candidatos.

o governador tem o maior número de candidatos na coligaçãogovernador, Beto Richa (PSDB), que é filho do ex-governa-dor José Richa, fazem parte do grupo que apoiará parentes na corrida à Assembleia Legislativa (AL). O peemedebista é pai do advogado Mau-rício Requião Filho (PDMB), enquanto o tucano é primo do vereador de Londrina Gustavo Richa (PHS). Requião, aliás, tam-bém deve reforçar a campanha pelo sobrinho, João Arruda (PMDB), que tenta se manter na Câmara dos Deputados.

Divulgação

Beto Richa e PSDB são condenados por propaganda ilegalO candidato à reeleição, governador Beto Richa e seu partido (PSDB) fo-ram condenados, ao pa-gamento de multa de R$ 5 mil cada, por propagan-da antecipada durante a convenção partidária re-alizada no último dia 29.

De acordo com a le-gislação eleitoral, a cam-

panha só está autorizada 90 dias antes da eleição – neste ano, a partir do dia 5 de julho. A deci-são da Justiça Eleitoral atende a pedido da co-ligação Paraná Olhando Pra Frente, que tem a se-nadora Gleisi Hoffmann (PT) como candidata ao governo do Estado.Richa usou outdoor fora dos padrões na sede da convenção

Divulgação

Divulgação

TRE manda Requião tirar vídeos de campanha Online

O TRE-PR determinou, em duas decisões limina-res, que o senador Rober-to Requião (PMDB) retire dois vídeos de propaganda eleitoral de sua página par-lamentar abrigada no site do Senado Federal e de-sativem os links da pági-na. Um vídeo agradece os convencionais que parti-ciparam da convenção do

PMDB e outro faz campa-nha do seu filho, Maurício Thadeu, a Assembleia Le-gislativa.

O juiz Lourival Pedro Chemim acatou ação mo-vida pela coligação Todos pelo Paraná que acusou Requião e o filho de usa-ram de forma indevida e ilegal o sítio do Senado Federal na internet.Requião foi obrigado a remover vídeos da página do Senado

Reprodução

Eleições 2014

Page 4: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

GERAL4

EDITORA JORNAL DO ï NIBUS

Ter• a-feira, 15 de Julho de 2014

Banco do Brics criará base financeira para bloco

Ministros e empresários iniciaram encontro de cúpula em Fortaleza

Encontro reuniu 700 empres‡r ios dos pa’ ses que comp›em o bloco

Presidente russo reuniu-se com Dilma antes da cœ pula do bloco

ABR

ABR

Putin diz que expansão do Brics não está em discussãoA expansão do bloco formado por Brasil, Índia, Rússia, China e África do Sul (Brics) não deve ser examinada em termos práticos na 6ª reunião de cúpula que ocorre nesta terça-feira (15), em Fortaleza. A informa-ção é do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em entrevista à agência de notícias russa Itar-Tass. Questionado se a Argen-tina poderia se tornar o sexto país do Brics, Putin disse que o assunto não está em pauta, mas é possível estabelecer uma parceria estratégica

do grupo com o país, em aspectos políticos, econômicos e financeiros internacionais.

“A Rússia saúda a aspiração das autoridades argentinas a aproximar-se do Brics. No entanto, a questão da expansão do bloco não está sendo examinada em termos práticos. Primeiro é preci-so ajustar os trabalhos de vários formatos de coope-ração já existentes no âmbito da união”, disse ele. Para Putin, no futuro provavelmente surgirá a questão da ampliação gradual.

O empresário Jorge Ger-dau Johannpeter disse nesta segunda-feira (14) que considera “interes-sante” a proposta de cria-ção de um banco de de-senvolvimento do Brics, bem como as discussões sobre a evolução do blo-co, porque, possivelmen-te, se criará uma base de sustentação financeira para projetos conjuntos dos cinco países formam o grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Para Gerdau, cada

país tem características próprias e a possibilida-de de aproximação cria oportunidade.Mais de 700 empresários dos cinco países estão em Fortaleza para deba-ter temas ligados ao co-mércio e aos investimen-tos entre os membros do grupo. Eles também terão encontros com os ministros de Finanças e de Comércio e presiden-tes de bancos centrais e de desenvolvimento de seus países.

Projeto propõe fiscalização da CBF pelo TCUO senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou nesta segunda-feira (14) um projeto de lei que propõe a fisca-lização e o controle das ações da Confe-deração Brasileira de Futebol (CBF) e de federações estaduais do esporte. Ele fez a leitura do texto no plenário da Casa na tarde desta segunda. A proposta foi apresen-tada no dia seguinte ao final da Copa do Mundo no Brasil, neste domingo (13).

O projeto de lei pro-põe que a CBF, apesar de ser uma entidade privada, encaminhe

anualmente as contas para o Tribunal de Con-tas da União (TCU) a fim de que sejam apreciadas

e para que haja mais “transparência”. Para as entidades estaduais de futebol, as contas

devem ser apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado ou do Distrito Federal.

Alvaro reuniu-se recentemente com o presidente da CBF

Divulga• ‹ o

Credores da Argentina querem pagamento integral

Balança comercial tem déficit de US$ 240 mi A balança comercial bra-sileira apresentou déficit (exportações menores que importações) de US$ 240 milhões na segunda se-mana de julho, após ini-ciar o mês com superávit de US$ 1,289 bilhão. O resultado semanal resulta de US$ 4,869 bilhões em exportações e US$ 5,109 bilhões em importações. Com o saldo negativo, o déficit acumulado no ano cresceu de US$ 1,2 bi-lhão para US$ 1,4 bilhão. No mês, o resultado está positivo em US$ 1,049 bilhão. Os dados foram divulgados pelo Ministé-

rio do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Ex-terior.

O déficit semanal ocor-reu devido à queda nas vendas externas e ao cres-cimento das compras do Brasil no exterior. A mé-dia diária exportada, que corresponde ao valor ne-gociado por dia útil, ficou em US$ 973,8 milhões na segunda semana de julho, caindo 8% em relação à primeira semana do mês. Do lado das importações, a média diária ficou em US$ 1,022 bilhão, subin-do 38,8% sobre igual pe-ríodo comparativo.

As exporta•›es ca’ ram no m•s de julho

Reprodu• ‹ o

Um novo grupo de credores que não aceitou a renegocia-ção da dívida argentina quer o pagamento integral dos dé-bitos com o país, orientado pelo escritório de advocacia BinghamMcCutchen.

De acordo com nota do escritório, o grupo tem quan-tidade relevante de títulos da dívida e quer ter o mesmo direito do fundo NML, que conseguiu na Justiça dos EUA o direito a receber inte-gralmente o valor da dívida.

Page 5: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

EDITORA JORNAL DO ï NIBUS

POLICIAL 15CIDADE 5Ter• a-feira, 15 de Julho de 2014

A polícia divulgou nesta segunda-feira (14) o resulta-do de um laudo do Instituto de Criminalística (IC) feito no apartamento do publicitário que matou o zelador Jezi de Souza, em São Paulo. O exame concluiu que o mate-rial encontrado nas botas de Ieda Cristina Martins não é sangue da vítima.

Mas, segundo a investiga-ção, outros indícios compro-vam a participação da ad-vogada no crime. Hoje (15), ela deve voltar à delegacia e deve ser indiciada - apontada formalmente no inquérito - como suspeita pelo crime.

Nos últimos 51 dias, 1.085 pessoas morreram e 11.842 ficaram feridas em 21.256 acidentes nas rodovias do país, se-gundo balanço divulga-do pela Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF). Dois acidentes envolveram estrangeiros. Os nú-meros são da Operação Copa do Mundo 2014 da PRF, que teve início no dia 23 de maio e ter-minou ontem (13).

Um dos acidentes com estrangeiros ocor-reu na Rodovia Fernão Dias, em Minas Gerais, quando um veículo, ocupado por três argen-tinos, saiu da pista após ser atingido na traseira por outro automóvel. Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas.

Polícia Rodoviária Federal fez operação especial em 50 dias

Operação Copa registra mil mortes no trânsito

Mesmo com o grande de nœ mero de policiais, nœ mero de acidentes foi alto

Os parlamentares n‹ o compareceram para o esfor• o concentrado

PRF

Advogada será indiciada por morte de zelador

Falta de quórum faz Câmara encerrar sessão A Câmara encerrou a ses-são convocada para a noite desta segunda-feira (14) sem votar nenhum proje-to. A sessão foi convocada na última quinta-feira (10) por decisão do presidente da Casa, Henrique Edu-ardo Alves (PMDB-RN), mas não foi alcançado o quórum mínimo de 257 deputados necessário pa-ra votações.

As sessões deliberativas da Câmara (destinadas à votação de propostas) cos-tumam ocorrer às terças e quartas-feiras. A convo-cação dos deputados para esta segunda-feira foi mo-tivada pela proximidade do

recesso parlamentar, entre 18 e 31 de julho, segundo determina a Constituição. Para que o recesso seja o� -cialmente iniciado, ainda

é necessário que os parla-mentares aprovem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ainda sem acordo para votação.

Ag• ncia C‰ mara

Edinho foi condenado por liga• ‹ o com o tr‡ fi co

Filho de Pelé deve ser libertado ainda hojeO ex-goleirodo Santos e � -lho de Pelé, Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, será solto nesta terça-feira (15). Edinho está preso na cadeia anexa ao 5º Distrito Policial de Santos, no litoral de São Paulo. Ele aguarda o alvará de soltura, que deve-rá chegar por e-mail ao 5º DP nesta terça. Edinho foi preso há exatamente uma semana, após não ter apre-sentado seu passaporte à Justiça. Ele foi conde-nado a 33 anos de prisão por crime de lavagem de dinheiro e associação ao trá� co de drogas.

O advogado de Edinho,

Eugênio Malavasi, conse-guiu um habeas corpus no último sábado (12 ), con-cedido pelo desembargador Lauro Mens de Mello. No entanto, segundo decisão do desembargador, o � lho

de Pelé teria que ser moni-torado 24 horas por uma tornozeleira eletrônica, equipamento ao qual a Po-lícia Civil não tem acesso, o que impossibilitou a liber-tação imediata de Edinho.

R7

PROCESSO SELETIVO 2014 2º semestre

CURSOS COM CONCEITOS POSITIVOS NO ENADE-MEC

AdministraçãoCiências ContábeisDireitoEnfermagemFisioterapiaNutrição

CURSOS SUPERIORES TRADICIONAIS

CURSOS SUPERIORES DE MENOR DURAÇÃOGestão de Recursos HumanosGestão HospitalarLogísticaMarketingProcessos GerenciaisEstética e Cosmética (NOVO)(NOVO)

Alameda Dom Pedro II, 432 Batel - Curitiba, PR

Tel.: (41) 3015-4601 www.suafaculdade.com.br

Mensalidades a partir de:

292,28

A advogada jurou ser inocente em entrevista a TV

Reprodu• ‹ o

Page 6: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

REGIÃO METROPOLITANA6 Terça-feira, 15 de Julho de 2014

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Alunos do curso de auxiliar administrativo receberam seus certificados

O recadastramento pode ser feito no prédio da prefeitura, no centro

Organizadores, Guarda Municipal e PM participaram da reunião

Pensando na qualificação profissional de jovens e na oportunidade do primeiro emprego, o Programa Ado-lescente Aprendiz realizado em Araucária promoveu a formatura de mais uma turma com 49 alunos, no Centro de Convivência Dr. Ulysses Guimarães.

O Curso de Auxiliar Administrativo e Produ-ção Industrial é resulta-do de uma parceria fir-mada entre a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Munici-pal de Assistência Social (SMAS), com o Serviço

Nacional de Aprendiza-gem Industrial (Senai).

Familiares dos forman-dos acompanharam a sole-nidade de encerramento de curso juntamente com re-presentantes da SMAS, do Senai, do poder executivo e legislativo. O vice-prefeito Rui Souza representou o prefeito no evento e fez um breve relato sobre alguns in-vestimentos na qualificação profissional do município. “Quando o prefeito Olizan-dro assumiu a outra gestão, em 2005, sofríamos com a falta de mão de obra quali-ficada”, disse a autoridade.

Programa AdolescenteAprendiz realiza formatura

Reunião com equipe da SICTUR define segurança para a Festa do Vinho

Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves sedia festa julina

Divulgação

Divulgação

Incentivo à leitura é tema do II Encontroda Educação Infantil

O período de cadastro e renovação para o Passe Escolar e Universitário reabriu nesta segunda-feira (14) e vai até o dia 15 de Agosto. Estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Universitário, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e bolsistas (mínimo 50%) que se enquadram no programa Passe Escolar devem ficar atentos ao prazo.

Até o momento fo-ram beneficiados pelo programa 3.586 alunos. O passe permite que o valor da passagem de ônibus seja subsidiado em 50%. Cada aluno pode utilizar duas pas-sagens por dia, totali-zando 40 passagens por

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (14) envolvendo as secre-tarias municipais de In-dústria, Comércio e Turis-mo, Transporte e Trânsito, Guarda Municipal e o 17º Batalhão Metropolitano da Polícia Militar discu-tiu o aparato de segurança que fará parte da estrutura da Festa do Vinho 2014, que será realizada nos dias 8, 9 e 10 de agosto no Ca-minho do Vinho, na Co-

Bandeirinhas, música, mui-tas pessoas vestidas a caráter. O Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Ne-ves ficou lotado no fim de semana e desta vez não para a prática de esportes. Mas, cabe citar que as atividades

físicas estiveram presentes na programação da Festa Julina dos alunos de ginásti-ca e das Escolas do Esporte, projetos coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Por lá, animação é o que

não faltou. Com a contri-buição de cada um, teve pipoca, bolo, guloseimas, quentão sem álcool - para toda a garotada aproveitar também - e é claro, como não poderia faltar, a dança de quadrilha. Mas, antes de

reunir a galera para a grande apresentação, o grupo Ke-bradeira aqueceu os alunos e seus respectivos familiares, com um aulão de dança. Foi assim que todos contribuí-ram para fazer do arraiá uma festa bonita e divertida.

Cadastro de Passe Escolarpode ser feito até agosto

mês. Os requerimentos devem ser entregues di-retamente na Secretaria de Educação (Praça 8 de Janeiro, nº 225). Já

os universitários de-vem fazer o pedido via protocolo na Prefeitura Municipal (Rua Passos de Oliveira, nº 1101).

Divulgação

O processo começou nesta segunda e já beneficiou 3.586 alunos

lônia Mergulhão em São José dos Pinhais.

A reunião serviu para definir procedimentos que visam proporcionar tran-quilidade, segurança e mais comodidade aos visitantes da festa, numa ação que vai envolver o trabalho de policiais militares, guar-das municipais e agentes da segurança privada com viaturas, motocicletas e unidades móveis de atendi-mento ao público.

Nesta segunda-feira (14), 900 profissionais do Departamento de Educação Infantil de São José dos Pinhais partici-param de uma palestra sobre o incentivo da leitura para crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ministrada pela doutora do Instituto Avisa Lá, Cinthia Soares Monzano, a palestra aconteceu no teatro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Formar cidadãos críticos, responsáveis e atuantes na sociedade são

alguns dos benefícios da leitura, por isso a escola deve desenvolver na criança o hábito da leitura e da escrita. De acordo com a palestrante, Cinthia Monzano, é necessário a troca de experiências para um ensino de qualidade. “Hoje é um dia impor-tante, pois estão todos reunidos aqui, trocando experiências. O município tem investido muito no desenvolvimento da edu-cação infantil, e educação com qualidade, com pro-fissionais cada vez mais atualizados, é direito das crianças”, afirma Cinthia.

Divulgação

A palestra visa incentivar a leitura para os alunos do município

São José dos Pinhais

Preparativos

Pinhais

Araucária

Documentaçãonecessária paraa realização doPasse Escolar:u Formuláriodevidamentepreenchido pelo responsável legal

u Declaração de Matrícula (Original)

u Certidão deNascimento ou RG do aluno (cópia)

u RG do responsá-vel legal

u Comprovantede Residênciaatualizado (cópia)

u Comprovante derenda do aluno ou familiar atualizado(cópia) ou estar noPrograma Bolsa Família(renda familiar de até 3 salários mínimos)

Page 7: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

A estimativa de público superou as expectativas da organização do evento

SMCS

CIDADE 7Terça-feira, 15 de Julho de 2014

A Unidade de Saúde São Pe-dro, no Xaxim, passou por um grande processo de reorgani-zação desde o ano passado para melhorar o atendimento e as condições de acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

Os pacientes da unidade - que é referência no atendi-mento para cerca de 15 mil pessoas - não precisam mais

recorrer às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas para atendimen-tos de última hora, uma vez que a agenda da unida-de é feita com base na de-manda diária. Somente os casos mais complexos, que precisam de intervenção ou mesmo internamento hospitalar, são redireciona-dos para as UPAs.

A Prefeitura de Curiti-ba e a Copel realizam a partir de terça-feira (15) uma nova ação conjunta para retirada de cabea-mento aéreo irregular na região central da cidade.

Na terça e na quarta-feira (16), a operação acontece na Av. Visconde de Gua-rapuava, iniciando na Rua Ângelo Sampaio e seguindo no sentido da Rua Castro Alves. Na quinta (17) e na sexta-feira (18), a operação será realizada na Rua Ben-jamin Lins/Avenida do Ba-tel, iniciando na Rua Des. Motta e seguindo no senti-do da Rua Bispo Dom José.

SMCS

O retorno às aulas coloca mais 200 mil veículos nas ruas da cidade

Os postes estão sendo retirados depois de vencidos os prazos dados às empresas

A US São Pedro atende 15 mil pessoas e está em melhores condições

O aumento nos cartões emitidos se deve ao processo de modernização do sistema

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), em par-ceria com outros órgãos municipais, inicia nesta terça-feira (15) a segunda etapa do programa Volta às Aulas 2014. Serão rea-lizadas ações educativas e de fiscalização em vários pontos da cidade onde há

escolas municipais, para garantir a segurança no trânsito. A Setran estima que, com a volta às aulas, haja um aumento de pelo menos 200 mil veículos circulando em Curitiba.

O programa será reto-mado nesta terça-feira na região da Escola Muni-

cipal Presidente Pedrosa, no bairro Portão. Até o dia 25 de julho, serão vi-sitadas regiões de escolas da rede pública munici-pal nos bairros Rebouças, Jardim Botânico, Xaxim, CIC, Sítio Cercado, Mossunguê, Uberaba, Tingui e Pinheirinho.

Setran retoma programa Volta às Aulas

SMCS

SMCS

SMCS

Cerca de 200 mil carros entram em circulação em Curitiba por causa do retorno às escolas

Fan Fest em Curitiba atraiu 111 mil pessoas

Número de cartões transporte emitidos atinge o dobro da média diária

Prefeitura e Copel fazem ação conjunta para retirada de cabos irregulares na região central

US São Pedro amplia acesso e melhora atendimento aos usuários do SUS

Com um público total de 111.614 pessoas, a FIFA Fan Fest curitibana, realizada durante todo o período da Copa do Mundo na Pedreira Paulo Leminski, superou as expectativas, ultra-passando em 10% a meta estabelecida pela organização, que era de 100 mil pessoas. A Fan Fest foi o grande ponto de encontro da torcida em Curitiba, possibilitando que milhares de pessoas aproveitassem o clima da Copa e se integras-sem gratuitamente ao evento, mesmo não indo aos estádios.

Os 25 dias de Fan Fest transcorreram tranquilamente, com total segurança. Não houve nenhum registro de incidente grave. Jovens, muitas famílias com crianças e espe-cialmente milhares de turistas estrangeiros se integraram numa imensa e animada torcida, que se fez pre-sente não só durante a transmissão dos jogos, mas também durante toda a programação artística preparada pela Fundação Cultural de Curitiba.

Os postos da Urbs emitiram nesta segunda-feira (14), até as 17 horas, 842 cartões transporte. O número é mais do que o dobro da média registrada em maio, de 356 cartões usuário por dia. Do total de cartões emitidos nesta segunda-feira, 144 foram feitos nos três postos volantes que a Urbs instalou nos terminais Cabral e San-ta Felicidade e na Travessa Nestor de Castro, e cujo horário de atendimento vai das 7 às 19 horas.

A comparação é feita com o mês de maio porque

os dados de junho ainda estão sendo consolidados. O aumento na procura por cartão transporte é resulta-do da divulgação, na sema-na passada, do processo de modernização do sistema e do uso exclusivo do cartão para pagamento da passa-gem em 62 linhas de ônibus a partir de 1º de agosto. São linhas operadas por micro-ônibus e sem cobrador e que fazem a ligação entre bairros sem passar por ter-minais (ônibus amarelos), e de bairros a terminais (ônibus cor laranja).

Divulgação

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

As ações acontecem de-pois de vencidos os prazos dados às empresas de TV a cabo, telefonia e internet

para que regularizassem a si-tuação de seus equipamen-tos e também depois de se-rem notificadas e multadas.

Page 8: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

CULTURA & LAZER8 9CULTURA&LAZER

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Meu Pedacinho de Chão - Globo 18h25

Ferdinando (Johnny Massaro) pede permissão a Pedro (Rodrigo Lombar-di) para namorar Gina (Paula Barbo-sa). Pituca (Geytsa Garcia) comenta com Serelepe (Tomás Sampaio) que Catarina (Juliana Paes) continua com a ideia de adotá-lo. Serelepe diz a Pituca que precisará deixar a Vila. Pedro avisa a Gina que Viramundo (Gabriel Sater) está na casa de Giá-como (Antonio Fagundes) e voltou a namorar Milita (Cíntia Dicker).

Rebelde - SBT 21h18

Furiosa, Vick joga peças íntimas na cara de Giovanni e diz que não quer voltar a vê-lo. Miguel e Sol armam um plano contra Mia e misturam as rou-pas novas com as velhas de Mia. Alice apresenta sua carta de demissão para Fonte, mas ele rasga. Mia doa parte de suas roupas para crianças caren-tes. Vick e Celina a acompanham até a mansão de Dorotéia e se surpreen-dem ao encontrar lá o novo diretor do colégio.

Geração Brasil - Globo 19h

Megan consegue a chave do apartamento de Manuela e dei-xa ela e Davi surpreendidos com sua presença no quarto. Jonas (Murilo Benício) decide colocar Davi como chefe de programa-ção. Manu bate de frente com Megan no salão da Marra Brasil. Pamela (Cláudia Abreu) e Brian (Lázaro Ramos) decidem criar o Geração Nem-nem.

Em Família - Globo 21h

O exame de DNA revela que Nando é o pai biológico de Bia. Juliana consola Jairo, que fica arrasado. Marina (Tainá Müller) e Clara convidam Cadu (Reynaldo Gianecchini) e Verônica (Helena Ranaldi) para serem padrinhos do casamento. Luiza e Laerte bri-gam. Luiza corre para a casa dos pais, e Laerte vai atrás, invadin-do o apartamento.

Novelas

Vitória - Record 21h15

Ziggy tenta convencer Artur de que Gregório é o mandante do assassi-nato de Felipe e pede para o dono do Arminho contratar Edu. Virgulino fica indignado com Priscila quando a vilã sugere que ele trate a sua sexua-lidade como uma doença, mas ele é obrigado a se conter para manter o emprego. Jorge fica furioso com Zi-ggy e desconta a raiva em Ednaldo.

Terça-feira, 15 de Julho de 2014

Áries 20/3 a 20/4Terça-feira de alerta, a Lua se encontra em sua desfavorável12ª casa astral, que indica discussões com familiares. Aprenda a encarar as dificuldades sem se alte-rar. Evite viagens, compras, assinatura de documentos e negócios. Amor complicado. C. 501 M. 6434

Gêmeos 21/5 a 20/6Grande poder de comunicação e criatividade em seu trabalho e negócios. Oriente-se com alguém de con-fiança. Aproveite o período, pois Vênus e Mercúrio ainda estão no seu signo. Viva intensamente com seu amor. Finanças em alta. C. 673 M. 4750

Leão 22/7 a 22/8Terça-feira de bom movimento no seu trabalho, inspiração para assuntos comerciais. Júpiter, o planeta que rege a ex-pansão, boa sorte e otimismo passará a influenciar seu signo a partir do dia 17. Terá pela frente 12 meses de prosperidade. C. 359 M. 2016

Virgem 23/8 a 22/9Uma pontinha de impulsividade nos seus negócios será importante para você conquistar o equilíbrio desejado. Notícias agradáveis sobre sua família. Seja menos pos-sessivo com a pessoa amada. Boa resistência física. Evite falar de sua vida pessoal. C. 990 M. 1387

Libra 23/9 a 22/10O seu estado emocional poderá ficar alterado com os pro-blemas domésticos. Acalme-se e cuide mais da sua saúde. Conte com apoio de nativos de Peixes, Aquário e Câncer. Os negócios estarão totalmente equilibrados. Grandes emoções no amor. C. 647 M. 5328

Escorpião 23/10 a 21/11Mantenha a sintonia com a família e usufrua deste dia maravilhoso, em que realizará muitos dos projetos domés-ticos. Uma pendência financeira será bem resolvida. Terça-feira positiva para viagens, compras, visitas e encontros de trabalho. Segurança no amor. C. 162 M. 7695

Sagitário 22/11 a 21/12Fase em que encontrará algumas dificuldades nos negó-cios e trabalho em geral. Tente demonstrar sua capacida-de e não se irrite com nativos de Áries e Peixes. Procure ficar perto da pessoa amada e dê mais carinhos à sua família. C. 806 M. 1179

Capricórnio 22/12 a 21/1Terça-feira propícia para negociar. Busque apoio em na-tivos de Câncer, Peixes e Touro. Pode sair da rotina e or-ganizar seu trabalho, viagens e até compras. O coração, sempre alegre, ilumina sua vida afetiva. Novos amigos e bons negócios. C. 731 M. 3982

Aquário 22/1 a 18/02Nesta fase seu trabalho entra em ritmo de acertos, você pode pedir apoio de superiores, da família e amigos de Escorpião e Câncer. Mais segurança em relação às finan-ças. Chances de acertar suas contas, com muita facilida-de. Ajustes na vida afetiva. C. 584 M. 4203

Peixes 19/2 a 19/03A Lua entra no seu signo e você pode se adaptar às mu-danças que vem ocorrendo em sua vida. Confie mais na sua força de trabalho e ganhe mais dinheiro. Boas relações com a família. Não entre em confronto com nativos de Vir-gem, Aquário ou Áries. C. 298 M. 8661

BOM DIA ASTRAL – Dirce AlvesA humanidade vive momentos de desafios que, se encarados positivamente, trarão a liberação de padrões destrutivos. Aqui no jornal, como também em meu programa na Rádio Barigui Am 1560 eu utilizo a astrologia como instrumento de autoconhecimento para todos.

Quem nasceu hojeAs indicações são de muita atividade intelectual.

Favorável para os que lidam com o ensino. Só não deixe que os interesses materiais se sobreponham aos seus sonhos. Pessoa decidida, capaz de realizar tudo aquilo que lhe é determinado. Terá saúde boa.

AlertaO alerta para os arianos vai até o dia 17. Escolha

bem suas companhias, para não se arrepender mais tarde. Evite iniciar um projeto novo: use de rotina. Não queira impor suas opiniões aos demais. Evite gastos desnecessários, seja mais econômico.

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Aproveite bem o dia, especialmente para resolver assun-tos pendentes no seu trabalho. Terá apoio de amigos, sócios, empregados e poderá contar com mais dinheiro em sua conta. Não haverá obstáculo que impeça seu su-cesso. Excelente para viagens. C. 025 M. 9572

Câncer 21/6 a 21/7Você sairá vencedor de todas as batalhas, graças a in-fluência de Vênus, que estará presente em seu signo a partir do dia 19, portanto não se desespere e aproveite para se organizar, tanto no trabalho como no lar. Gran-de intuição. Programe viagens. C. 412 M. 0845

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Dr. Martin Harris (Liam Neeson) entra em coma após um grave acidente de carro em Berlim. Ao acordar, ele descobre que sua esposa (Jenuary Jones) não o reconhece e um desconhecido (Aidan Quinn) assumiu sua identidade e vive ao lado dela.

TV ABERTA

(SBT, 23h)

Peter Parker (Tobey Maguire) finalmente consegue encontrar equilíbrio entre seu relacionamento com Mary Jane (Kirsten Dunst) e seus deveres como super-herói. Mas Mary Jane tem uma rival pela atenção de Peter: Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard). Por essas e outras, o herói se torna muito autoconfiante e começa a negligenciar as pessoas que se importam com ele. Além disso, ele enfrenta dois terríveis vilões, que o ameaçam de perto.

(Universal, 17h30)Homem-Aranha 3

Filmes de hoje NA TELEViSão

Ana Paula Arósio (foto) desistiu de seguir a carreira de atriz há cerca de quatro anos, mas tem gente que ainda não se conformou com o fato de ela manter uma vida de anônima.

Na Globo, por exemplo, alguns setores ainda acreditam que ela possa retomar o trabalho artístico

algum dia e têm investido pesado nas propostas a ela.

Uma das interessadas é a autora Glória Perez, que não esconde seu desejo em ter Arósio estrelando mais uma de suas novelas no canal.

A intenção é que a beldade possa concordar em estrelar alguma produção em 2015.

Após diversos rumores sobre sua permanência na Globo, Caio Castro (foto) recebeu uma proposta de trabalho da Record. E, ao que parece, com condições que dificultaram uma resposta negativa imediata.

A emissora apostou alto no ator, que perdeu seu contrato de longa duração com a atual empresa e só trabalha com o vínculo por obra.

Mas, o galã ainda

não definiu seu destino profissional. Ele estaria promovendo um verdadeiro leilão entre os contratantes, em busca da melhor proposta para seu futuro.

Vale destacar que, apesar do interesse do canal de Edir Macedo, Caio

já foi avisado sobre o interesse da Globo em tê-lo no elenco da novela “Lady Marizete”, que será produzida no ano que vem para a faixa das 19h.

Caio Castro recebe proposta para trabalhar na Record

Desconhecido

TV PAGA

Humberto Gessinger chega com turnê ‘insular’ a CuritibaO música gaúcho Hum-berto Gessinger (foto) vem a Curitiba com a turnê “Insular”, mesmo nome de seu novo CD. Lançado pe-la STR, ‘Insular’ é o 20º ál-bum do artista e primeiro com canções inéditas após 10 anos. No próximo sá-bado (19), o multi-instru-mentista, cantor, composi-tor e escritor gaúcho sobe

Ronaldo participará de treinos da equipe de Marcos MionRonaldo Nazário (foto) voltou a ficar acima de seu peso ideal após participar do quadro “Medida Certa”, do “Fantástico”. Porém, pretende retomar a rotina de exercícios em breve.

O ex-jogador de futebol está treinando com um dos integrantes do “Team Treta”, grupo de adeptos da malhação do apresentador Marcos Mion.

O personal trainer Cesar Cruz, que está cuidando de Ronaldo,

lhe foi apresentado pelo empresário Mario Garnero.

O profissional, aliás, explicou o motivo pelo qual o Fenômeno não consegue manter a boa forma física por muito tempo.

‘Ele gosta de desafios e é determinado. Isso tem tudo a ver com o Team Treta. O que falta para o Ronaldo é tempo. Quem sabe ele não começa a treinar mais pesado quando voltar de Londres [onde mora]’, explicou Cruz.

Ana Paula Arósio ainda é cotada para obras na Globo

Sophie Charlotte é comparada a Murilo Benício

Por conquistas amorosas

Bianca Rinaldi recebe convite da ‘Playboy’ para posar nua

Destaque

Intérprete da médica Silvia na novela “Em Família”, da Globo, a atriz Bianca Rinaldi (foto) foi sondada pela revista “Playboy” re-centemente.

A atriz recebeu uma

proposta para posar nua, como estrela da edição de aniversário da publicação.

Mas, ainda não será desta vez que os fãs poderão con-ferir as curvas da loira, já que ela recusou o convite.

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centro

3 3 0 3 - 0 1 0 1www.institutomedprev.org.br

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

Exames com Rapidez,Qualidade e Confiabilidade.Doenças de Pele, Queda de Cabelo, Unhas,

Acne (espinhas), Alergias, Verrugas, Cancêr de Pele.

CRM/PR 5303

Agnews

Globo renova contrato de Ney Latorraca

TV Globo

Juliano Cazarré lançará curta de animaçãoAfastado das telinhas desde o fim de “Amor à Vida”, da TV Globo, em janeiro deste ano, Juliano Cazarré (foto) se pre-para para lançar a animação “A Roza”. O curta-metragem

será exibido no festival Anima Mundi, que acontece entre 25 de julho e 3 de agosto. Além de roteirista, Cazarré é codire-tor do filme com a irmã, Ma-rieta Cazarré.

Rionews

ReclusaAgnews

Show

ao palco do Teatro Positi-vo Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), às 21h15. Os ingressos estão dispo-níveis e variam de R$71 (meia-entrada) a R$156 (inteira), de acordo com o setor. Informações: (41) 3315-0808 / 3317-3283 / [maisumadapri-me.com.br].

Gláucio Ayala

Turnê de Beyoncé e Jay Z pode passar pelo Brasil

Música

Uma das turnês mais es-peradas do ano, a “On The Run” pode, para ale-gria dos fãs, passar pelo Brasil em 2014.

Beyoncé e Jay Z estão negociando passagem pe-lo país e devem se apre-sentar no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A intenção dos artistas é que os shows possam ser realizados no final do ano.

Vale lembrar que a tur-nê estreou recentemen-te nos Estados Unidos e acabará no próximo dia 5, em São Francisco.

Getty Images

‘Sam & Cat’ é cancelada pela Nickelodeon

Comprada pelo SBT

Iniciada em 2013, e tendo sido adquirida pelo SBT no início deste ano, o se-riado “Sam & Cat” acabou tendo seu fim abreviado.

Segundo a imprensa americana, o programa foi cancelado pela Nicke-lodeon oficialmente, de-

pois de apenas uma tem-porada produzida.

Com isso, a série, que é um spin-off dos sucessos “iCarly” e “Victorious”, termina com apenas 36 episódios. Já o SBT ainda não definiu uma data de estreia do seriado.

Divulgação

‘Anita aos 30’por ManoelCarlosManoel Carlos pretende retomar o sucesso de “Presença de Anita” (2001) em 2015. O autor da TV Globo quer escrever a minissérie “Anita aos 30”, mostrando como a ninfeta estaria nos dias de hoje. A atriz Mel Lisboa (foto), aliás, tem sido a mais cotada para estrelar novamente a produção.

Prestes a estrear em “O Re-bu”, nova novela das 23h da Globo, nesta segunda-feira (14), Sophie Charlotte (dir.) ganhou um apelido inusitado nos bastidores da emissora.

A atriz tem sido chamada de “Murilo Benício de saias”, tudo por conta de suas con-quistas amorosas.

Assim como o ator de “Ge-ração Brasil”, a beldade também engatou namoros como seus colegas de elenco: Caio Castro, Malvino Salvador, Marco Pigos-si e, agora, Daniel de Oliveira (esq.). Para quem não se lem-bra, Murilo Benício tam-

A atual direção da Globo vem diminuindo seu banco de elenco e optando por contratos por obra para diminuir custos e otimizar os funcionários do canal.

Ney Latorraca (foto) conseguiu escapar do corte e renovou seu vínculo com a emissora

carioca.O veterano, que está

completando 50 anos de carreira, ainda não tem nenhum trabalho em vista. Torraca está longe da TV desde o final dezembro quando estrelou o especial de fim de ano ‘Alexandre e Outros Heróis’.

bém conquistou colegas de trabalho, como Ales-sandra Negrini, Carolina

Ferraz, Giovanna Anto-nelli, Guilhermina Guinle e Débora Falabella.

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Page 9: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

CULTURA & LAZER8 9CULTURA&LAZER

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Meu Pedacinho de Chão - Globo 18h25

Ferdinando (Johnny Massaro) pede permissão a Pedro (Rodrigo Lombar-di) para namorar Gina (Paula Barbo-sa). Pituca (Geytsa Garcia) comenta com Serelepe (Tomás Sampaio) que Catarina (Juliana Paes) continua com a ideia de adotá-lo. Serelepe diz a Pituca que precisará deixar a Vila. Pedro avisa a Gina que Viramundo (Gabriel Sater) está na casa de Giá-como (Antonio Fagundes) e voltou a namorar Milita (Cíntia Dicker).

Rebelde - SBT 21h18

Furiosa, Vick joga peças íntimas na cara de Giovanni e diz que não quer voltar a vê-lo. Miguel e Sol armam um plano contra Mia e misturam as rou-pas novas com as velhas de Mia. Alice apresenta sua carta de demissão para Fonte, mas ele rasga. Mia doa parte de suas roupas para crianças caren-tes. Vick e Celina a acompanham até a mansão de Dorotéia e se surpreen-dem ao encontrar lá o novo diretor do colégio.

Geração Brasil - Globo 19h

Megan consegue a chave do apartamento de Manuela e dei-xa ela e Davi surpreendidos com sua presença no quarto. Jonas (Murilo Benício) decide colocar Davi como chefe de programa-ção. Manu bate de frente com Megan no salão da Marra Brasil. Pamela (Cláudia Abreu) e Brian (Lázaro Ramos) decidem criar o Geração Nem-nem.

Em Família - Globo 21h

O exame de DNA revela que Nando é o pai biológico de Bia. Juliana consola Jairo, que fica arrasado. Marina (Tainá Müller) e Clara convidam Cadu (Reynaldo Gianecchini) e Verônica (Helena Ranaldi) para serem padrinhos do casamento. Luiza e Laerte bri-gam. Luiza corre para a casa dos pais, e Laerte vai atrás, invadin-do o apartamento.

Novelas

Vitória - Record 21h15

Ziggy tenta convencer Artur de que Gregório é o mandante do assassi-nato de Felipe e pede para o dono do Arminho contratar Edu. Virgulino fica indignado com Priscila quando a vilã sugere que ele trate a sua sexua-lidade como uma doença, mas ele é obrigado a se conter para manter o emprego. Jorge fica furioso com Zi-ggy e desconta a raiva em Ednaldo.

Terça-feira, 15 de Julho de 2014

Áries 20/3 a 20/4Terça-feira de alerta, a Lua se encontra em sua desfavorável12ª casa astral, que indica discussões com familiares. Aprenda a encarar as dificuldades sem se alte-rar. Evite viagens, compras, assinatura de documentos e negócios. Amor complicado. C. 501 M. 6434

Gêmeos 21/5 a 20/6Grande poder de comunicação e criatividade em seu trabalho e negócios. Oriente-se com alguém de con-fiança. Aproveite o período, pois Vênus e Mercúrio ainda estão no seu signo. Viva intensamente com seu amor. Finanças em alta. C. 673 M. 4750

Leão 22/7 a 22/8Terça-feira de bom movimento no seu trabalho, inspiração para assuntos comerciais. Júpiter, o planeta que rege a ex-pansão, boa sorte e otimismo passará a influenciar seu signo a partir do dia 17. Terá pela frente 12 meses de prosperidade. C. 359 M. 2016

Virgem 23/8 a 22/9Uma pontinha de impulsividade nos seus negócios será importante para você conquistar o equilíbrio desejado. Notícias agradáveis sobre sua família. Seja menos pos-sessivo com a pessoa amada. Boa resistência física. Evite falar de sua vida pessoal. C. 990 M. 1387

Libra 23/9 a 22/10O seu estado emocional poderá ficar alterado com os pro-blemas domésticos. Acalme-se e cuide mais da sua saúde. Conte com apoio de nativos de Peixes, Aquário e Câncer. Os negócios estarão totalmente equilibrados. Grandes emoções no amor. C. 647 M. 5328

Escorpião 23/10 a 21/11Mantenha a sintonia com a família e usufrua deste dia maravilhoso, em que realizará muitos dos projetos domés-ticos. Uma pendência financeira será bem resolvida. Terça-feira positiva para viagens, compras, visitas e encontros de trabalho. Segurança no amor. C. 162 M. 7695

Sagitário 22/11 a 21/12Fase em que encontrará algumas dificuldades nos negó-cios e trabalho em geral. Tente demonstrar sua capacida-de e não se irrite com nativos de Áries e Peixes. Procure ficar perto da pessoa amada e dê mais carinhos à sua família. C. 806 M. 1179

Capricórnio 22/12 a 21/1Terça-feira propícia para negociar. Busque apoio em na-tivos de Câncer, Peixes e Touro. Pode sair da rotina e or-ganizar seu trabalho, viagens e até compras. O coração, sempre alegre, ilumina sua vida afetiva. Novos amigos e bons negócios. C. 731 M. 3982

Aquário 22/1 a 18/02Nesta fase seu trabalho entra em ritmo de acertos, você pode pedir apoio de superiores, da família e amigos de Escorpião e Câncer. Mais segurança em relação às finan-ças. Chances de acertar suas contas, com muita facilida-de. Ajustes na vida afetiva. C. 584 M. 4203

Peixes 19/2 a 19/03A Lua entra no seu signo e você pode se adaptar às mu-danças que vem ocorrendo em sua vida. Confie mais na sua força de trabalho e ganhe mais dinheiro. Boas relações com a família. Não entre em confronto com nativos de Vir-gem, Aquário ou Áries. C. 298 M. 8661

BOM DIA ASTRAL – Dirce AlvesA humanidade vive momentos de desafios que, se encarados positivamente, trarão a liberação de padrões destrutivos. Aqui no jornal, como também em meu programa na Rádio Barigui Am 1560 eu utilizo a astrologia como instrumento de autoconhecimento para todos.

Quem nasceu hojeAs indicações são de muita atividade intelectual.

Favorável para os que lidam com o ensino. Só não deixe que os interesses materiais se sobreponham aos seus sonhos. Pessoa decidida, capaz de realizar tudo aquilo que lhe é determinado. Terá saúde boa.

AlertaO alerta para os arianos vai até o dia 17. Escolha

bem suas companhias, para não se arrepender mais tarde. Evite iniciar um projeto novo: use de rotina. Não queira impor suas opiniões aos demais. Evite gastos desnecessários, seja mais econômico.

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Aproveite bem o dia, especialmente para resolver assun-tos pendentes no seu trabalho. Terá apoio de amigos, sócios, empregados e poderá contar com mais dinheiro em sua conta. Não haverá obstáculo que impeça seu su-cesso. Excelente para viagens. C. 025 M. 9572

Câncer 21/6 a 21/7Você sairá vencedor de todas as batalhas, graças a in-fluência de Vênus, que estará presente em seu signo a partir do dia 19, portanto não se desespere e aproveite para se organizar, tanto no trabalho como no lar. Gran-de intuição. Programe viagens. C. 412 M. 0845

* A programação de filmes é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

Dr. Martin Harris (Liam Neeson) entra em coma após um grave acidente de carro em Berlim. Ao acordar, ele descobre que sua esposa (Jenuary Jones) não o reconhece e um desconhecido (Aidan Quinn) assumiu sua identidade e vive ao lado dela.

TV ABERTA

(SBT, 23h)

Peter Parker (Tobey Maguire) finalmente consegue encontrar equilíbrio entre seu relacionamento com Mary Jane (Kirsten Dunst) e seus deveres como super-herói. Mas Mary Jane tem uma rival pela atenção de Peter: Gwen Stacy (Bryce Dallas Howard). Por essas e outras, o herói se torna muito autoconfiante e começa a negligenciar as pessoas que se importam com ele. Além disso, ele enfrenta dois terríveis vilões, que o ameaçam de perto.

(Universal, 17h30)Homem-Aranha 3

Filmes de hoje NA TELEViSão

Ana Paula Arósio (foto) desistiu de seguir a carreira de atriz há cerca de quatro anos, mas tem gente que ainda não se conformou com o fato de ela manter uma vida de anônima.

Na Globo, por exemplo, alguns setores ainda acreditam que ela possa retomar o trabalho artístico

algum dia e têm investido pesado nas propostas a ela.

Uma das interessadas é a autora Glória Perez, que não esconde seu desejo em ter Arósio estrelando mais uma de suas novelas no canal.

A intenção é que a beldade possa concordar em estrelar alguma produção em 2015.

Após diversos rumores sobre sua permanência na Globo, Caio Castro (foto) recebeu uma proposta de trabalho da Record. E, ao que parece, com condições que dificultaram uma resposta negativa imediata.

A emissora apostou alto no ator, que perdeu seu contrato de longa duração com a atual empresa e só trabalha com o vínculo por obra.

Mas, o galã ainda

não definiu seu destino profissional. Ele estaria promovendo um verdadeiro leilão entre os contratantes, em busca da melhor proposta para seu futuro.

Vale destacar que, apesar do interesse do canal de Edir Macedo, Caio

já foi avisado sobre o interesse da Globo em tê-lo no elenco da novela “Lady Marizete”, que será produzida no ano que vem para a faixa das 19h.

Caio Castro recebe proposta para trabalhar na Record

Desconhecido

TV PAGA

Humberto Gessinger chega com turnê ‘insular’ a CuritibaO música gaúcho Hum-berto Gessinger (foto) vem a Curitiba com a turnê “Insular”, mesmo nome de seu novo CD. Lançado pe-la STR, ‘Insular’ é o 20º ál-bum do artista e primeiro com canções inéditas após 10 anos. No próximo sá-bado (19), o multi-instru-mentista, cantor, composi-tor e escritor gaúcho sobe

Ronaldo participará de treinos da equipe de Marcos MionRonaldo Nazário (foto) voltou a ficar acima de seu peso ideal após participar do quadro “Medida Certa”, do “Fantástico”. Porém, pretende retomar a rotina de exercícios em breve.

O ex-jogador de futebol está treinando com um dos integrantes do “Team Treta”, grupo de adeptos da malhação do apresentador Marcos Mion.

O personal trainer Cesar Cruz, que está cuidando de Ronaldo,

lhe foi apresentado pelo empresário Mario Garnero.

O profissional, aliás, explicou o motivo pelo qual o Fenômeno não consegue manter a boa forma física por muito tempo.

‘Ele gosta de desafios e é determinado. Isso tem tudo a ver com o Team Treta. O que falta para o Ronaldo é tempo. Quem sabe ele não começa a treinar mais pesado quando voltar de Londres [onde mora]’, explicou Cruz.

Ana Paula Arósio ainda é cotada para obras na Globo

Sophie Charlotte é comparada a Murilo Benício

Por conquistas amorosas

Bianca Rinaldi recebe convite da ‘Playboy’ para posar nua

Destaque

Intérprete da médica Silvia na novela “Em Família”, da Globo, a atriz Bianca Rinaldi (foto) foi sondada pela revista “Playboy” re-centemente.

A atriz recebeu uma

proposta para posar nua, como estrela da edição de aniversário da publicação.

Mas, ainda não será desta vez que os fãs poderão con-ferir as curvas da loira, já que ela recusou o convite.

No MED PREV sua SAÚDE não fica na fila!

Rua Senador Alencar Guimarães, 229 - Centro

3 3 0 3 - 0 1 0 1www.institutomedprev.org.br

Instituto de Incentivo à Medicina Preventiva

Encaminhamento para exames e consultas

Exames com Rapidez,Qualidade e Confiabilidade.Doenças de Pele, Queda de Cabelo, Unhas,

Acne (espinhas), Alergias, Verrugas, Cancêr de Pele.

CRM/PR 5303

Agnews

Globo renova contrato de Ney Latorraca

TV Globo

Juliano Cazarré lançará curta de animaçãoAfastado das telinhas desde o fim de “Amor à Vida”, da TV Globo, em janeiro deste ano, Juliano Cazarré (foto) se pre-para para lançar a animação “A Roza”. O curta-metragem

será exibido no festival Anima Mundi, que acontece entre 25 de julho e 3 de agosto. Além de roteirista, Cazarré é codire-tor do filme com a irmã, Ma-rieta Cazarré.

Rionews

ReclusaAgnews

Show

ao palco do Teatro Positi-vo Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), às 21h15. Os ingressos estão dispo-níveis e variam de R$71 (meia-entrada) a R$156 (inteira), de acordo com o setor. Informações: (41) 3315-0808 / 3317-3283 / [maisumadapri-me.com.br].

Gláucio Ayala

Turnê de Beyoncé e Jay Z pode passar pelo Brasil

Música

Uma das turnês mais es-peradas do ano, a “On The Run” pode, para ale-gria dos fãs, passar pelo Brasil em 2014.

Beyoncé e Jay Z estão negociando passagem pe-lo país e devem se apre-sentar no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A intenção dos artistas é que os shows possam ser realizados no final do ano.

Vale lembrar que a tur-nê estreou recentemen-te nos Estados Unidos e acabará no próximo dia 5, em São Francisco.

Getty Images

‘Sam & Cat’ é cancelada pela Nickelodeon

Comprada pelo SBT

Iniciada em 2013, e tendo sido adquirida pelo SBT no início deste ano, o se-riado “Sam & Cat” acabou tendo seu fim abreviado.

Segundo a imprensa americana, o programa foi cancelado pela Nicke-lodeon oficialmente, de-

pois de apenas uma tem-porada produzida.

Com isso, a série, que é um spin-off dos sucessos “iCarly” e “Victorious”, termina com apenas 36 episódios. Já o SBT ainda não definiu uma data de estreia do seriado.

Divulgação

‘Anita aos 30’por ManoelCarlosManoel Carlos pretende retomar o sucesso de “Presença de Anita” (2001) em 2015. O autor da TV Globo quer escrever a minissérie “Anita aos 30”, mostrando como a ninfeta estaria nos dias de hoje. A atriz Mel Lisboa (foto), aliás, tem sido a mais cotada para estrelar novamente a produção.

Prestes a estrear em “O Re-bu”, nova novela das 23h da Globo, nesta segunda-feira (14), Sophie Charlotte (dir.) ganhou um apelido inusitado nos bastidores da emissora.

A atriz tem sido chamada de “Murilo Benício de saias”, tudo por conta de suas con-quistas amorosas.

Assim como o ator de “Ge-ração Brasil”, a beldade também engatou namoros como seus colegas de elenco: Caio Castro, Malvino Salvador, Marco Pigos-si e, agora, Daniel de Oliveira (esq.). Para quem não se lem-bra, Murilo Benício tam-

A atual direção da Globo vem diminuindo seu banco de elenco e optando por contratos por obra para diminuir custos e otimizar os funcionários do canal.

Ney Latorraca (foto) conseguiu escapar do corte e renovou seu vínculo com a emissora

carioca.O veterano, que está

completando 50 anos de carreira, ainda não tem nenhum trabalho em vista. Torraca está longe da TV desde o final dezembro quando estrelou o especial de fim de ano ‘Alexandre e Outros Heróis’.

bém conquistou colegas de trabalho, como Ales-sandra Negrini, Carolina

Ferraz, Giovanna Anto-nelli, Guilhermina Guinle e Débora Falabella.

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Page 10: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

GERAL Terça-feira, 15 de Julho de 201410

Getty Images

Para o técnico Mano Menezes,europeus fazem tudo melhor

Governo diz que Copa provou “eficiência” brasileira

Chefão da Match se entrega à Justiça do RioO CEO da empre-sa Match, Raymond Whelan, foragido des-de a semana passada, se entregou na tarde desta segunda-feira à Justiça do Rio. De acordo com o advo-gado dele, Whelan se apresentou à desem-bargadora Rosita Ma-ria de Oliveira Netto, da 6ª Câmara Crimi-nal do Rio, relatora do processo contra 12 denunciados por inte-grar uma máfia interna-cional de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo.

Segundo a nota da defesa, ao se entregar Raymond Whelan es-tava acompanhado de seu advogado, Fernando Fernandes, para quem teria dito “enfim, pode-

rei iniciar minha defesa criminal”. O executivo teve a prisão preventiva decretada na quinta-fei-ra pela Justiça, mas dei-xou o Copacabana Pala-ce momentos antes de a polícia chegar. O inglês estava hospedado junto com a delegação da FI-FA, que cedeu à Match os direitos sobre a venda de ingressos da Copa.

O técnico Mano Me-nezes criticou a es-trutura do futebol brasileiro e apontou como um dos princi-pais problemas a fal-ta de atenção com a formação de atletas. Demitido da Sele-ção em novembro de 2012, e atualmente no comando do Co-rinthians, o treina-dor acredita que to-dos os responsáveis saibam como melhorar o esporte em âmbito nacional, embora não

sigam outro caminho para obter melhores resultados.

“Nós sabemos exa-tamente quais são os nossos problemas. Não queremos é re-solvê-los, ou não te-mos gente capacitada, com conhecimento, para entender qual caminho devemos es-colher. O que falta ao futebol brasileiro é isso. Aí certamente teremos continuidade para os técnicos, for-mação melhor para os jogadores, algo que

caiu bastante”, afirmou o ex-técnico da Seleção.

Fan Fest na praia atraiu centenas de milhares de torcedores ao Rio

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Whelan deve se dedicar à sua defesa em processo criminal

Mano: “Nós sabemos quais são osproblemas, não queremos é resolvê-los”

Oliver Bierhoff pôde, enfim, colocar uma estrela no peito. Vice-campeão como jogador em 2002, o agora geren-te da seleção alemã cele-brou o projeto realizado há mais de uma década e que rendeu o título da Copa do Mundo no último domingo, com a vitória por 1 a 0 sobre a Argentina, no Maraca-nã. E Bierhoff foi para casa com o sentimento de que o Brasil poderia ter se planejado melhor.

“O sucesso não vem

por acaso. Você tem que batalhar por isso. Tem que investir muito em educação. Não acon-tece por ter tradição. Também falhamos. É

preciso dar mais todos os dias, investir em bons treinadores. O Brasil é um país do futebol, tem talentos, e pode investir em educação”, afirmou.

Após uma preparação conturbada, com está-dios atrasados e projetos de infraestrutura não entregues, a Copa do Mundo do Brasil gerou desconfiança por parte da mídia a respeito da capacidade do país de

sediar um evento como esse. No entanto, o go-verno federal considera que o sucesso na realiza-ção do Mundial provou a eficiência do Brasil na organização.

“Diante das dúvidas, que eram muito fortes,

o balanço é extrema-mente positivo”, disse o secretário executivo do Ministério do Es-porte, Luis Fernandes. “Se nós pensarmos em todos os desafios ope-racionais de organizar a Copa em um país de

dimensões continen-tais, nós só tivemos problemas pontuais e localizados. O Brasil mostrou que é possí-vel combinar eficiência operacional com ale-gria e espontaneidade”, afirmou o secretário.

Getty Images

“Sucesso não vem por acaso”, aconselha Bierhoff

Bierhoff (esquerda): “É preciso investir em bons treinadores”

Discurso do dirigente foi de gratidão pela realização da Copa

Joseph Blatter dá nota 9,25para Mundial no BrasilAcompanhada da tradi-cional frase de que “a perfeição não existe”, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, deu a nota de 9,25 à Copa do Mundo realizada no Brasil. Na coletiva de imprensa desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, ele fez um discurso de gratidão pela realização do Mundial de 2014.

“Agradeço o povo bra-sileiro, depois o Governo Federal e a senhora pre-sidenta Dilma Rousseff, os governadores e prefei-tos, o COL, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e seu parceiro (Luis Fernan-des, secretário executivo da pasta). A todos, muito obrigado por todo o traba-lho”, disse Blatter. Blatter: “A todos, muito obrigado por todo o trabalho”

Agência Brasil

Marcos Ribolli

BBC Brasil

Page 11: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

policial 15GERal 11

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

A Copel dará início a um estudo para ava-liar a transformação de parte do terreno do Polo Padre Agos-tinho, em Curitiba, em Reserva Particu-lar do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), unidade de domínio privado que visa conservar a diversidade biológica.

A área conhecida como “Bosque da Copel” vem sendo preservada há quase 40 anos e abriga mi-

Bosque da Copel pode virar unidade de preservaçãoÁrea fica ao lado do Parque Barigui e deve ser mantida

lhares de árvores de diferentes espécies. Este remanescente florestal ocupa parte do terreno onde ho-je estão instalados o Centro de Operação de Geração e Trans-missão (COGT) e o Centro de Operação de Telecomunicações (COT) da Compa-nhia. A criação da área de preservação dependerá de apro-vação da Agência Nacional de Ener-gia Elétrica (Aneel).o bosque da copel é uma das maiores áreas preservadas de curitiba

aNpR

Os moradores de União da Vi-tória que foram atingidos pela cheia do Rio Iguaçu, podem solicitar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Ser-viço (FGTS) para ajudar na re-forma das casas e na compra de móveis. De acordo com a pre-feitura, os moradores que estão com a documentação e com o cartão-cidadão regularizados devem fazer a solicitação pelo número 0800 726 0207.

Já quem não tem o cartão ou não conseguir solicitar a liberação por telefone será atendido a partir do dia 28 de julho, das 13h às 18h, na Estação União. O agendamen-to do atendimento pode ser feito através do site da prefeitura. Os moradores devem preencher um formulário e, então, o dia e o horá-rio agendados para o atendimento serão informados. O comprovante deve ser impresso e levado junto com a documentação necessária.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ontem a “Operação Retorno” nas estradas federais que dão acesso à Argentina. Agentes conferiram o pagamento de multas aplicadas e mo-nitorar a volta dos turistas argentinos para casa depois da final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro no domingo (13). Depois de deixar a capital ca-rioca à noite, parte dos grupos de torcedores passou por Curitiba no começo desta manhã e chegou à

tríplice fronteira no fim desta tarde.Durante a Operação Copa, defla-

grada pela PRF no dia 3 de junho, fo-ram emitidos 1.184 autos de infração a motoristas estrangeiros na região. A maioria das multas que equivalem a mais de US$ 1 mil foram aplicadas por problemas em veículos de carga e de passageiros com placas argentinas, chilenas e paraguaias e que só foram liberados depois de solucionados os problemas e quitada a dívida.

O presidente da Câmara de Verea-dores de Cascavel, Márcio Pacheco (PPL), promulgou nesta segunda-feira (14), a Lei que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas e espaços públicos da cidade. A lei deve entrar em vigor a partir da segunda quinzena de setembro, ou seja, 60 dias após a publicação em diário oficial, previs-to para quarta-feira (16).

A fiscalização será de responsa-

bilidade da Secretaria antidrogas e da Secretaria de meio ambiente e finanças, com o apoio da PM. De acordo com a proposta, na primei-ra abordagem o fiscal irá informar da proibição e aprenderá a bebida. Se a pessoa se recusar a entregar, será aplicada uma multa. O valor da multa ainda será definido pelo Executivo e o dinheiro arrecadado será repassado ao Recurso Munici-pal Antidrogas (Remad).

A CPI da Saúde Psiquiá-trica fará sua quarta reu-nião hoje para debater a situação do Hospital San Julian em Piraquara. A Comissão, presidida pelo Deputado Ney Lepre-vost, está investigando diversas denúncias na área da psiquiatria e psi-cologia, dentre elas: a fal-ta de leitos, a extensa fila de espera por atendimen-to e a falta de medicação.

O quarto depoente será Ricardo Sbalqueiro, diretor do Hospital San Julian de Piraquara. Ele trará informações sobre a situação em que se en-contra o Hospital, a falta de leitos para interna-mento e a não utilização de leitos mesmo quando existem vagas, além do subfinanciamento das di-árias de internamento e consultas ambulatoriais. Sbalqueiro também fa-lará sobre a disparidade dos dados apresentados pela Prefeitura de Curi-tiba e a realidade vista no dia a dia dos ambu-latórios e CAPs.

os moradores de União da Vitória poderão usar os recursos

os argentinos só foram liberados após pagarem as multas

os vereadores aprovaram a lei que proíbe o álcool nas ruas

FGTS é liberado para atingidos por enchentes

Lei proíbe consumo de álcool nas ruas de Cascavel

CPI da Saúde Psiquiátrica debate hospital de Piraquara

Argentinos passam pelo Paraná no retorno

Reprodução

Reprodução

Divulgação

Terça-feira, 15 de Julho de 2014

Page 12: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

O Manchester United tem uma nova fornecedo-ra de material esportivo por um valor recorde na história do futebol. Após 12 anos com uniformes da Nike, o clube inglês as-sinou com a Adidas. Pelos próximos dez anos, a em-presa alemã vai pagar em torno de R$ 2,8 bilhões

à equipe, o equivalente a R$ 280 milhões por ano.

O acordo começa a va-ler na temporada 2015/16. Além deste valor, o United tem como sua patrocina-dora principal a Chevrolet, por R$ 201 milhões. Ou seja, só aí, são R$ 481 mi-lhões. O contrato é, dispa-rado, o maior da Europa. O

Real Madrid, por exemplo, recebe “somente” R$ 117 milhões por ano em sua parceria com a Adidas.

A comparação com o futebol brasileiro, então, demonstra uma superiori-dade ainda maior do valor pago pela empresa alemã aos Diabos Vermelhos. O Flamengo, maior represen-

tante dela no país, recebe R$ 35 milhões anuais, exa-tamente oito vezes a menos do que o clube inglês.

ESPORTES Terça-feira, 15 de Julho de 201412

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Felipão e toda a comissão técnica foram demitidos ontem

Kroos foi um dos destaques da campeã Alemanha na Copa

Acordo dos ingleses com a Adidas é o maior contratode uma fornecedora de material esportivo na Europa

Seleção da FIFA tem cinco alemães, dois brasileiros,dois holandeses, um argentino e um colombiano

Felipão & Cia deixam ocomando da Seleção Brasileira

Kroos deve ser apresentado quinta no Real Madrid

Seleção da Copa do Mundo ignora Neymar e Messi

Luiz Felipe Scolari e sua comissão técnica não mandam mais nos desti-nos da Seleção Brasileira de Futebol. A derrota ve-xatória para a Alemanha, por 7 a 1, nas semifinais da Copa do Mundo, e o outro revés em seguida, na disputa pelo tercei-ro lugar, por 3 a 0, para a Holanda, custaram o emprego do técnico e dos auxiliares Carlos Alberto Parreira, Flávio Murtosa, Carlos Pracidelli, Paulo Paixão, Roque Júnior e Alexandre Gallo.

Foram 29 jogos no co-

O alemão Toni Kroos já tem data para ser apre-sentado no Real Madrid. De acordo com o jornal “Marca”, o meia vestirá pela primeira vez a camisa dos merengues na próxima quinta-feira, no estádio Santiago Bernabéu e será o primeiro reforço con-firmado pelo clube para a temporada 2014/2015.

A delegação germânica deixou o Brasil nesta se-gunda-feira, e a tendência é que, após o desembar-que em Berlim para a co-memoração pela conquis-ta, o meio-campista viaje para a Espanha. Depois

Após 12 anos com a Nike, clube assina contrato com a Adidas

United fecha patrocínio recorde de R$ 2,8 bilhões

Getty Images

Getty Images

Getty Images

O Flamengo, maiorrepresentante daAdidas no Brasil, recebe R$ 35 milhões anuais, oito vezes a menos do que o clube inglês

Sem Lionel Messi, do-no da Bola de Ouro da Copa do Mundo, e sem o brasileiro Neymar, a FIFA divulgou a última atualização da seleção da Copa do Mundo, nesta segunda-feira, com os brasileiros Oscar e Thiago Silva. Fazem parte da lista cinco campeões com a Alemanha: o go-leiro Neuer, o za-gueiro Hummels, o lateral Philipp Lahm, o atacante Thomas Müller e o volante To-ni Kroos.

Com nota de 9,46, o craque do Mundial, por exemplo, foi considerado apenas o 11º no ranking de es-tatísticas. A melhor ava-liação foi de Toni Kroos

(9,79), seguido pelos ho-landeses Robben (9,74) e De Vrij (9,7), ambos na seleção da FIFA – o

argentino Marcos Rojo e o colombiano James Rodríguez completam a lista da seleção ideal.

mando da Seleção, com 19 vitórias, seis empates e quatro derrotas. Na Copa do Mundo deste ano, fo-ram sete jogos, com duas derrotas, três vitórias e

dois empates. Agora, a CBF cogita os possíveis substitutos, e até mesmo a contratação de um trei-nador estrangeiro não es-tá descartada.

de ser apresentado, Kroos ainda deve ganhar alguns dias de férias para descan-sar após o Mundial. Sua

estreia oficial pode acon-tecer no dia 12 de agosto, pela Supercopa da Euro-pa, contra o Sevilla.

Page 13: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

EDITORA CORREIO PARANAENSE

policial 1513Ter• a-feira, 15 de Julho de 2014 esportes

abner era considerado uma das grandes revela• › es do coritiba

Netinho veste uniforme do Paraná no saguão do aeroportoConvocações relâm-pagos acontecem em qualquer clube do futebol mundial. Mas um jogador ter que trocar de roupa em meio ao saguão do Aeroporto Afonso Pena é coisa que só acontece com o Pa-raná Clube. Chamado às pressas para suprir a ausência do meia Paulinho Oliveira, o meia Netinho chegou apressado na manhã de segunda-feira para embarcar para Belo Horizonte, onde o Tricolor enfrenta o América Mineiro nesta terça-feira.

O jogador foi direto de casa para o aeroporto e teve que colocar o uniforme

ap— s a realiza• ‹ o da copa, come• a a luta dos oper‡ rios para receber os sal‡ rios atrasados

A Copa do Mundo aca-bou, mas o clima do Mundial nem havia es-friado ainda quando a Avenida Getúlio Vargas foi tomada por manifes-tantes no final da ma-nhã desta segunda-feira.

Um grupo de apro-ximadamente 50 pes-soas protestou contra a falta de pagamento de salários, por parte do Atlético Paranaense, nas obras da Arena da Baixada.

Nenhum inciden-te foi registrado pela

Divulga• ‹ o

Trabalhadores das obras da Arena da Baixada querem receber salários atrasadosGrupo protesta contra falta de pagamento do Atlético

Os repasses de verbas para as empreiteiras são feitos pela CAP S/A, empresa criada pelo Atlético para gerenciar a reforma do estádio

PM. A manifestação começou por volta do meio-dia e durou cerca de três horas. Até o fi-nal da tarde, o Atlético não havia comentado o assunto. Da mesma forma, o Sindicato dos Trabalhadores da Cons-trução Civil (Sintracon) também não se pronun-ciou sobre o caso.

Outros protestos de trabalhadores da Arena já haviam acontecido neste ano, inclusive com paralisação das obras. A responsabilidade dos

repasses de verbas para as empreiteiras contra-tadas é da CAP S/A, empresa criada pelo Atlético para gerenciar a reforma do estádio.

EDITORA JORNAL DO ï NIBUS

Rescisão de Abner com o Coritiba é oficializada pela CBFO lateral-esquerdo Ab-ner não pertence mais ao Coritiba. Na edição desta segunda-feira do Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, a rescisão de contrato do jogador de 18 anos com o Alviverde foi publica-

da. Com a confirmação oficial da saída do clube, Abner agora está livre para assinar com qual-quer outra equipe.

O Coritiba vendeu os direitos econômicos do lateral a um grupo de empresários, mas uma

lesão no joelho esquerdo congelou as negociações com outras equipes. Especulado em clubes como Roma e Real Ma-drid, Abner continua treinando no PSTC, de Londrina, primeiro ti-me do jogador.

Divulga• ‹ o

Netinho troca de roupas no sagu‹ o do aeroporto afonso pena

do clube para embar-car. O que ninguém contava era que Netinho iria se trocar no meio do saguão do aeroporto, para espan-to de todos. “As coisas são assim, acontecem de uma hora para ou-

tra. Como fui avisado há duas horas que iria viajar, foi tudo no im-proviso. Mas estou feliz por ter sido chamado e quem sabe estrear no Paraná”, declarou o jogador enquanto calçava o tênis.

reprodu• ‹ o

Page 14: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

CLASSIFICADOS14 Terça-feira, 15 de Julho de 2014

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Page 15: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

A técnica de enfermagem acusada de maltratar um adolescente de 16 anos com paralisia cerebral foi presa em Colombo, na tarde desta segunda-feira (14). Orotildes de Fátima Lara Vaz, de 52 anos, foi flagrada por câmeras de segurança, em abril deste ano, agredindo o garoto, que não consegue se mexer.

Ela compareceu a uma audiência no Fórum de Colombo na tarde de on-tem e, como já estava com um mandado de prisão em aberto, foi detida e de-ve ser encaminhada para a Delegacia do Alto Ma-racanã. A mãe da vítima, Maria Aparecida de Sou-za, prestou depoimento na frente da acusada.

policial 15

Reprodução

EDITORA JORNAL DO ÔNIBUS

Investigadores do 1.º Distrito Policial, sob a coordenação do delegado Vinícius Borges Mar-tins, foram averiguar uma loja que estaria expondo a venda tênis de uma marca conheci-da nacionalmente, sendo que em Curitiba existem apenas duas lojas autorizadas a vender a marca, ambas em shoppings center de alto padrão.

Chegando ao local, que fica na Rua 24 de Maio, cen-

tro, foram encontrados mais de uma centena de pares da marca. Por não possuírem notas fiscais dos produtos, e haverem fortes indícios de se tratar de imitação, adultera-ção ou falsificação, todos os produtos foram apreendidos e encaminhados ao distrito. O representante do estabele-cimento comercial também foi levado para a delegacia prestar esclarecimentos.

Os quatro presos, que foram transferidos da Penitenciária La-ércio da Costa Pelegrino (Bangu 1), no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio De Janeiro chegaram por vol-ta das 15h30, desta segunda-feira (14), à Penitenciária Federal de Catanduvas, na região oeste do Paraná. Entre eles está o traficante Marcelo Santos das Dores, o Me-nor P, um dos chefes do tráfico de drogas no Conjunto de Favelas

da Maré, no Rio de Janeiro.Os detentos, Menor P; Fa-

biano Santos de Jesus, o Zan-gado; Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém; e Amabílio Gomes Filho, o MB, desembarcaram no Aeroporto Municipal de Cascavel, a 55 km de Catanduvas, em um avião da Polícia Federal (PF) e foram es-coltados por carros do Departa-mento Penitenciário Nacional (Depen) até Catanduvas.

os tênis não tinham notas fiscais

o traficante Menor p passa a ocupar uma cela em catanduvas

Reprodução

Enfermeira acusada de maltratar deficiente é presa

Um casal foi preso em flagrante por policiais civis do Comando de Operações Especiais (Cope) no momento em que tentavam re-passar notas falsas em um estabelecimento comercial no centro de Curitiba durante o últi-mo domingo (13). De acordo com a Polícia Civil, o casal e o dinhei-ro falso apreendido foram encaminhados à Polícia Federal para as

providências cabíveis.Na última sexta-feira

(11), os policiais pren-deram em flagrante Gabriel Portes, 18 anos. Depois de investigação, os policiais foram até a Rua Santana de Ita-raré, em de Curitiba, e encontraram em uma residência um Siena, ano 2014, que havia sido furtado no dia 9 de maio. O veículo tinha adulteração dos sinais identificadores.

Casal flagrado com notas falsas no Centro

Traficantes do Rio são transferidos para Catanduvas

Tênis falsificados são apreendidos em Curitiba

polícia civilReprodução

Agentes são libertados após 17 horas de rebeliãoOs três agentes carcerários mantidos reféns desde as 18h de domingo (13) du-rante uma rebelião na cadeia pública de Telêmaco Borba, na região dos Campos Ge-rais do Paraná, foram liber-tados por volta das 11h30 desta segunda-feira (14). Segundo a Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado do Paraná (Seju), os funcionários foram rendi-dos logo após uma tentativa de fuga em massa durante a entrega da refeição e ficaram sob o poder dos detentos por mais de 17 horas. O grupo queimou vários colchões e encerrou o motim logo após terem libertado os agentes. Ninguém ficou ferido.

Ainda conforme a Seju, os agentes foram

os agentes passaram a noite em poder dos presos

a técnica em enfermagem foi flagrada pelas câmeras

Reprodução

ameaçados de morte ca-so não deixassem o gru-po fugir. Inicialmente, durante as negociações,

ficou acordado que eles não seriam repreendidos por terem cometido a rebelião. Contudo, po-

derão sofrer agravamen-to de pena pelo crime de cárcere privado futura-mente, segundo a Seju.

Cadeia de Telêmaco Borba sofre com a superlotação e tem 147 presos

o casal tentava fazer compras com dinheiro falso

Terça-feira, 15 de Julho de 2014

Page 16: Jornal do ônibus de Curitiba - Edição 15/07;2014

GERAL

EDITORA JORNAL DO ï NIBUS

16 Ter• a-feira, 15 de Julho de 2014

Prorrogado concurso daPolícia Militar do ParanáO Governo do Estado anunciou no final da tarde desta segunda-feira (14/07) a prorro-gação, pelo prazo de um ano, do edital de número 1107/2012, do concurso que prevê a contratação de poli-ciais e bombeiros mili-tares da Polícia Militar do Paraná. Antes desta decisão, o prazo era de 30 dias. O concurso teve mais de 120 mil inscritos.

A primeira turma chamada por este

edital (composta por 2.223 policiais milita-res e 410 bombeiros) tem formatura prevista para o final de setem-bro deste ano. Neste momento, enquanto fi-nalizam a etapa teórica da formação, também realizam estágio opera-cional supervisionado em todos os núcleos de formação do estado e na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

O concurso dos PMs terminaria em 30 dias, agora foi prorrogado por mais um ano

ANPrConsumidores podem usar serviços online da CopelUsuários têm acesso aos serviços sem sair de casa e sem filas

Os usuários de compu-tador, celular ou tablet podem utilizar os canais virtuais da Copel e terem acesso aos serviços, sem precisar sair de casa e sem enfrentar filas. Além da agência online – a pri-meira do gênero entre as empresas do setor elétri-co –, os canais de aten-dimento mais utilizados são chat de conversação, e-mail, aplicativo para aparelhos portáteis (Co-pel Mobile), torpedos de celular (SMS) e autoa-tendimento telefônico.

“As pessoas não têm mais tempo ou disposição para enfrentar filas de es-pera ou se deslocar até as agências”, explica o supe-rintendente comercial da

Servi• os online da Copel facilitam a vida dos usu‡ rios, que n‹ o precisam ir atŽ uma ag• ncia

Copel Distribuição, He-merson Pedroso. A oferta de canais virtuais atende à estratégia da empresa para desafogar o atendimento telefônico personalizado e o atendimento pessoal nas

agências. Dos oito canais atualmente disponíveis pa-ra entrar em contato com a Copel, seis são virtuais.

“Ao oferecer alterna-tivas virtuais de contato com a empresa, seja por

aparelhos portáteis, seja por computadores pesso-ais, nós facilitamos a vida dos consumidores e tam-bém aumentamos a efi-ciência do atendimento”, diz Pedroso.

Divulga• ‹ o

INSCRIÇÕESPROVAS

Você é mais

do que imagina.

BASTA ACREDITAR.

INSCRIÇÕES ABERTAS

UTP.EDU.BR

3331 7700 VESTIBULAR AGENDADO 02

até 14/08até 15/08