jornal do comércio - 4ª edição

36
1 Vestuário Capa Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. 19 Saúde Sistemas ABS e Airbag agora são itens de série dos veículos brasileiros . 26 Veículos Saiba como comprar seu imóvel sem surpresas futuras no seu orçamento. 10 Mercado Imobiliário Jornal do Sindicato Patronal do comércio de Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Esmeraldas e Mateus Leme COMÉRCIO Veja como tudo começou e a influência da moda em várias gerações. Carboidratos saiba como eles são importantes para a nossa saúde. JCBR - Jornal do Comércio de Betim e Região Edição - Nº 04 | Maio - 2013 Vestuário Tecnologia Alimentação 06 17 25 4G chega ao Brasil prometendo mais velocidade ao acesso a internet.

Upload: julio-diniz

Post on 22-Mar-2016

274 views

Category:

Documents


48 download

DESCRIPTION

Mês das Mães - SindBetim Surpreenda quem sempre cuidou de você!

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal do Comércio - 4ª Edição

1

Vest

uárioCapa

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres.

19Saúde

Sistemas ABS e Airbag agora são itens de série dos veículos brasileiros .

26Veículos

Saiba como comprar seu imóvel sem surpresas futuras no seu orçamento.

10Mercado Imobiliário

Jornal do Sindicato Patronal do comércio de Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Esmeraldas e Mateus Leme

COMÉRCIO

Veja como tudo começou e a

influência da moda em várias gerações.

Carboidratos saiba como eles são

importantes para a nossa saúde.

JCBR - Jornal do Comércio de Betim e RegiãoEdição - Nº 04 | Maio - 2013

Vestuário Tecnologia Alimentação

06 17 25

4G chega ao Brasil prometendo mais

velocidade ao acesso a internet.

Page 2: Jornal do Comércio - 4ª Edição

2

Palavra do Presidente

Expediente

MãeNa busca pela melhor homenagem, foram feitas músicas, frases, poemas, canções, desenhos, filmes e verdadeiras obras de arte. Continuaremos nesta busca, pois Mãe merece todas as homenagens, das mais simples às inusitadas e sabemos que não encontraremos outra palavra que possa expressar qualquer sentimento que não seja AMOR. Nesta edição buscamos homenagear as mães através da coluna social “Hit do comércio” onde, na figura destas mães empreendedoras e dedicadas ao comércio, queremos agradecer pelo bem mais precioso que nos deram, a VIDA.Assim, nos resta o agradecimento pelo amor imensurável, pois sabemos que nosso amor a elas por maior que seja nunca será igual ou mesmo parecido pelo amor delas por nós.

Abraços,Helvécio Siqueira Braga

COMÉRCIO

Direção GeralDiagramador

RedaçãoProjeto Gráfico

FotografiaComercial

AdministrativoFinanceiroImpressão

Tiragem

Helvécio Siqueira BragaLethos - Experience DesignCarla QuinaliaLethos - Experience DesignMárcia WerneckMárcia WerneckJúlio Cesar DinizGeila PiresPampulha Editora Gráfica Ltda5000 exemplares

Helvécio Siqueira BragaPRESIDENTE SIND COMÉRCIO

Page 3: Jornal do Comércio - 4ª Edição

3

ARTIGO JURÍDICONova legislação é aplicada aos empregados domésticos, saiba

como funciona.05

ÍNDICE

SAÚDE

ENTIDADES

Minha História no comércio

Minha empresa meu negócio

Excesso de gordura corpórea na infância pode causar diabetes,

hipertensão e colesterol alto.

Confira os próximos eventos promovidos pela ACIABE

Cláudia VilarSuper Luna

Magna PatríciaMagna Patrícia

20

28

12

15

Page 4: Jornal do Comércio - 4ª Edição

4

Cartã

o de

Com

pras

do

Com

ércio

CONVENÇÃO COLETIVA, 2013/2014 TRAZ NORMATIZAÇÃO DO INASEC - Instituto de assistência social e econômica dos comerciantes e comerciários.

A normatização visa criar regras que regulamenta o uso do Cartão dos comerciários bem como do plano de carreira e assistência médica.

O Cartão do Comerciário - Tem por objetivo, fomentar o comércio propiciando aos comerciantes aumentos nas vendas, e aos comerciários melhores preços e condições de pagamento.

O plano de carreira – O objetivo do Plano de Carreira do Comerciário e de aperfeiçoamento profissional é proporcionar a qualificação da mão de obra do setor do comércio, por meio do fornecimento de informações e conhecimentos técnicos que possam desenvolver o comerciário profissional e pessoalmente. Considerando que o comércio é a porta de entrada no mundo do trabalho e que a necessidade de mão de obra qualificada é uma demanda geral do setor, o INASEC pretende atender os interesses tanto da categoria profissional quanto da categoria econômica.

ASSISTÊNCIA MÉDICA AO COMERCIÁRIO - O objetivo da ASSISTÊNCIA MÉDICA AO COMERCIÁRIO é criar uma rede de assistência médica com propósito de prevenir e promover a saúde dos empregados, além de acompanhar e fiscalizar a emissão de atestados médicos para fins de falta justificada ao trabalho, prevenir acidentes de trabalho e prestar consultoria médica geral.

Vem aí o Cartão de Compras do Comércio

1234 5678 1234 5678

MARIA J. LOPEZ SILVAVALIDADE 15/06

Page 5: Jornal do Comércio - 4ª Edição

5

Artig

o

A EXPANSÃO DOS DIREITOS DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS

O assunto que integrou a página dos jornais e inflamou a opinião públi-ca no último mês foi a nova legislação aplicável aos empregados domésti-cos. Porém, cumpre saber quais são os efeitos desses novos direitos.

No que consiste a nova “Lei dos Domésticos”?

A princípio, é importante esclarecer que a expansão dos direitos concedi-dos aos domésticos não se trata de lei, mas de uma alteração na Constituição, que reformou o art. 7º, parágrafo único. As alterações da Constituição entraram em vigor no dia 03.04.2013. Apenas após essa data os emprega-dos poderão requerer a aplicação dos direitos de vigência imediata.

Quais os direitos trabalhistas garantidos aos domésticos?

Apesar do alvoroço causado pela alteração da Constituição, a concessão de direitos aos empregados domésticos é uma tendência que já vem se desen-volvendo a certo tempo no país.

Desde 2001 (Lei 10.208/2001) os empregados domésticos podem ter recolhido o FGTS em caso de acordo com o empregador (inclusão facultativa), assim como ter direito ao seguro desemprego se fossem optantes pelo FGTS.

Com a alteração legislativa ocorrida em 2006 (Lei 11.324/2006), foi concedido aos empregados domésticos o direito às férias remuneradas + 1/3, descanso em feriados, estabilidade na gravidez e vedação aos descontos salariais referentes à alimentação, vestuário, higiene e moradia.

Então, o que realmente mudou com a alteração constitucional?

A alteração da Constituição aprox-imou os empregados domésticos dos empregados urbanos, com expansão significativa dos seus direitos. Porém, os direitos mais controversos ainda não foram regulamentados e não são aplicáveis aos empregados domésticos no presente momento.

Os direitos de aplicação imediata

são (i) jornada de trabalho de no máx-imo 8 horas diárias e 44 horas sem-anais; (ii) direito a adicional de horas extras de no mínimo 50% (iii) recon-hecimento das negociações coletivas; (iv) proteção contra à discriminação, (v) proteção contra o trabalho do menor, entre outros.

Por outro lado, ainda não são aplicáveis: (i) adicional por trabalho noturno, (ii) pagamento de FGTS, (iii) multa por rescisão do contrato de trabalho, (iv) salário família, (v) assistência a filhos, entre outros.

Qual a maior preocupação que o empregador deve ter em relação aos domésticos nesse momento?

Nesse primeiro momento, a mudança substancial imediatamente aplicável aos domésticos é o controle da jornada de trabalho e o pagamento de horas extras.

Nesse sentido, devido às peculiaridades do trabalho doméstico, a aplicação da CLT como parâmetro é bastante complicada e poderá gerar um passivo trabalhista aos empregadores.

Por exemplo, a CLT permite inter-valo para refeição/descanso de ape-nas 1 a 2 horas, sendo que, para parte dos domésticos, há amplo descanso durante a tarde e retorno do trabalho no horário noturno.

A princípio, não seria permitida a compensação de jornada de tra-balho por meio de “Banco de Horas”, porque ela apenas é válida por meio de Convenção Coletiva. Por sua vez, a compensação de jornada semanal pode ser aceita, desde que seja combi-nada por escrito e não gere alterações lesivas aos contratos já vigentes dos empregados domésticos.

Outro problema que vem ator-mentando os empregadores é a questão do controle da jornada de trabalho. Isso porque muitas vezes os empregadores não sabem exatamente a hora de entrada/saí-da dos empregados, sendo que seria complicado afirmar a veracidade da folha de ponto. Nessa matéria, ainda não regulamentada especificamente, existem duas opções: manter o livro

de ponto e ter que fiscalizá-lo e apre-sentá-lo em eventual ação trabalhis-ta; ou não manter controle de ponto até a regulamentação do trabalho doméstico em geral, haja vista ele não seria obrigatório para os em-pregadores com menos de 10 em-pregados domésticos.

Quando os outros direitos dos emprega-dos domésticos serão regulamentados?

A expectativa é que tanto o Congresso Nacional quanto a Presidência da Repúbli-ca apresentem propostas de Lei em curto período, que ainda dependerão de aprovação. De todo modo, o trabalho dos empregados domésticos também poderá ser regulamentado por meio de Con-venções Coletivas de Trabalho. Contudo, a falta de constituição legal dos sindicatos fará com que esses instrumentos ainda possam demorar a serem negociados.

Pois bem. Entende-se que a ampliação do direito dos domésticos é uma conquista histórica, porém é importante que as nor-mas sejam regulamentadas de acordo com as particularidades desse tipo de trabalho, a fim de evitar uma explosão de reclamatórias trabalhistas e dispensa dos empregados domésticos.

Larissa Campos de Oliveira SoaresSócia da área trabalhista da Sgarbi & Magalhães Advogados

Contato: [email protected]

Page 6: Jornal do Comércio - 4ª Edição

6

Vest

uário

História da ModaA moda sofreu mudanças durante décadas e influenciou gerações

Os seres humanos desde os primór-dios passaram a se cobrir com peles de animais para se proteger do clima e, com o tempo, essa proteção foi se tornando cada vez mais sinônimo de poder e status. Na época bizantina dava-se valor, por exemplo, às roupas na cor roxa, pois essa cor era derivada de um pigmento muito raro que só a nobreza tinha condições de adquirir.

Já os mais pobres usavam roupas na cor azul, que era feita com uréia, encontrada em abundância, pois os tintureiros tomavam muitas bebidas alcoólicas, faziam a urina em baldes, e essa era utilizada para tingir as peças de tecido. Nessa época, a moda já estava livre dos espartilhos do sé-culo XIX. As saias já mostram mais as pernas e o colo. Na maquiagem, a tendência era o batom. A boca era carmim, em forma de coração. A maquiagem era forte nos olhos, as so-brancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. A tendência era ter a pele bem branca.

A silhueta dos anos 1920 era tubu-lar, os vestidos eram mais curtos, leves e elegantes, com braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda. Os novos modelos facilitavam os movimentos frenéticos exigidos pelo charleston - dança vigorosa, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno.

A moda teve o seu marco nas décadas de 60 e 70, com a influência de “mods” “skinheads” que buscavam um meio alternativo de se vestir. Eles destruíam roupas clássicas e misturavam com roupas cotidianas , no entanto o mercado viu a necessidade de fazer roupas finas que atendessem aquele público que queria sair do clássico. Não podemos esquecer da época dos hippies, trans-mitiam a paz e amor, lemas da época, por cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantis-mo, descontração e bom humor, como

também a liberdade de expressão perante o regime ditatorial em países como o Brasil, Chile e França.

A moda anos 80 e 90, a New Wave (nova onda - em inglês), inspirou-se basicamente na onda da geração saúde e da febre da ginástica aeróbi-ca. Contrariando a moda dos anos 60 e 70, onde em um vestuário da moda prevalecia roupas largas, artesanais e de inspiração indiana, nos anos 80 o uso de roupas de ginástica (lycra, sapatilha, polaina) no cotidiano, com-binadas a roupas excêntricas e exag-eradas, com cores cítricas, estampas de animais e sobretudo alegres de bolinhas, foi sem dúvida o grande marco na moda da época. Porém a moda não era só isso , havia acessórios diferentes que na época fizeram muito sucesso como o brinco de adesivo, carteiras diferen-ciadas, mochilas, bolsas e o brilho labial de moranguinho. Os cabelos exibiam altos topetes, conquistados à custa de muito gel, e o blush corria solto nas bochechas das mulheres.

Page 7: Jornal do Comércio - 4ª Edição

7

RUA INCONFIDÊNCIA, 439 . LOJA 04/05 . CENTRO . BETIM . TELEFONE: 3511 9403

Flávia Alessandra e sua filha Giulia doaram seus cachês para a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda® marca licenciada do Conselho de Moda da América - Fundação CFDA Inc., EUA.

DIA DAS MÃES

RUA INCONFIDÊNCIA 642CENTRO - BETIM

LOJA OFICIAL HERING EM BETIM

TEL: 2571 5999

Page 8: Jornal do Comércio - 4ª Edição

8

Rua Dr. Gravatá, 139, Centro - Betim - Tel. 3532-5744

Rua Santa Cruz, 764, Centro - Betim - Tel. 3532-3041 Av. Nossa Senhora do Carmo, 58Centro - Betim - Tel. 3532-3692

Av. Governador Valadares, 03, Centro - Betim - Tel. 2571-5744

Rua Dr. Gravatá, 101, lj 11, Centro - Betim - Tel. 2571-6003Rua Tapajós, 1613, Laranjeiras - Betim - Tel. 3597-3160

Page 9: Jornal do Comércio - 4ª Edição

9

Page 10: Jornal do Comércio - 4ª Edição

10

Mer

cado

Imob

iliár

io

Ter um lugar para chamar de seu é um sonho de muitos brasileiros. A compra da casa própria é um objetivo que jovens e adultos têm em mente, mas muitas vezes não sabem como preparar o investimento necessário. Por isso, diante de uma oportunidade tentadora, é natural que acabem agindo por impulso e fechem rapidamente o negócio. No entanto, a compra de um imóvel é uma relação de consumo que envolve grande quantia de dinheiro e, so-bretudo em casos da primeira compra, é necessária cautela, responsabilidade e ter o pé no chão.

Antes de começar a pesquisar imóveis, é preciso ter um planejamento – cada pessoa deve respeitar o seu mo-mento financeiro e suas possibilidades, de forma a tomar a melhor decisão para o seu caso. Geralmente as pessoas em busca do primeiro imóvel estão adquirindo o seu maior patrimônio e dando um passo muito importante na sua vida; não se trata apenas de uma compra, e sim a conquista de um sonho.

Uma série de fatores precisam ser levados em conta para a decisão da compra do primeiro imóvel, mas dois deles se sobressaem e são as primeiras variáveis que devem ser pensadas: a localização do imóvel e o valor necessário para a compra em comparação com a renda disponível para tal aquisição. Também é necessário decidir se o primeiro imóvel será uma moradia temporária ou mais permanente, com um projeto de vida familiar. As facilidades da região, como transporte público, mercados, bancos, shoppings centers e outros serviços também entram na pesquisa.

Outro fator decisório é a renda disponível para a compra e a reserva garantida. O ideal é fazer cuidadosamente os cálculos e analisar as opções de pagamento. Os financia-

Como comprar seu primeiro imóvel?

mentos praticados no mercado só cobrem 80% do valor do imóvel. Então, contando todos os gastos extras – incluindo os valores do cartório – é preciso uma reserva de pelo menos 30% do valor do bem que desejado. Antes de definir a estratégia de pagamento, é sempre interessante analisar cada uma das opções disponíveis na praça como o financiamento concedido pelas construtoras, o empréstimo bancário e os consórcios. O primeiro passo para quem pretende adquirir o primeiro imóvel é poupar seu dinheiro e pensar a médio e longo prazo, para não surgirem endividamentos.

Outra dúvida comum dos compradores do primeiro imóvel é a questão do aluguel. Em alguns momentos, pode sim ser melhor alugar um imóvel, ainda que temporariamente, até poder comprar ou financiar um apartamento sob condições mais favoráveis. Porém, a mesma renda utilizada no aluguel poderia ser resguardada para o sinal para a compra efetiva do empreendimento, sendo um apartamento usado, novo ou na planta – sendo assim, uma melhor alternativa.

Ao se programar para a compra, por mais que o desejo de ter o primeiro imóvel seja urgente, é preciso ter cautela. O mercado está com várias boas oportunidades e realizar um planejamento financeiro e pessoal, junto à uma pesquisa de imóveis e regiões, é essencial para encontrar o melhor negócio que se enquadre ao perfil desejado.

Saiba como planejar a compra com responsabilidade

Page 11: Jornal do Comércio - 4ª Edição

11

Page 12: Jornal do Comércio - 4ª Edição

12

Min

ha h

istó

ria n

o co

mér

cio

Simplicidade, carisma e muita simpatia são característi-cas que fazem Cláudia Vilar Venâncio (38) uma representante ideal do comércio betinense. Trabalhando na área há 23 anos, diz que começou aos 15 como balconista de padaria no bairro Vianópolis, já foi recepcionista e hoje é encarregada de caixa. Funcionária do Super Luna há 17 anos, onde viu uma grande

Minha história no comércio

oportunidade de crescimento profissional, presencia coisas novas todos os dias. “O lado bom do comércio é que tra-balhamos e lidamos com todo tipo de gente e a exigência do cliente é um aprendizado para atendê-los melhor”, ressalta.

Sempre atuante no comércio, Cláudia não se vê fazendo outra coisa. Adora a correria do dia a dia e mesmo sendo um

Dedicação e dinamismo são essenciais no cotidiano comercial

ritmo cansativo, não se queixa da sua carga horária. Trabalhar fins de semana e feriados não é problema algum e afirma que tem tempo para dedicar à família e amigos. “As pessoas acham que nunca temos folga. A gente acaba se habituando aos horários e isso nunca atrapalhou meu relacionamento familiar”, afirma. Por falar em família, ela conheceu seu mari-do, também funcionário do Super Luna e trabalham juntos até hoje. Casada há 15 anos, ela tem 2 filhos, 1 neto e tudo que conquistou foi graças ao comércio. “Não tenho do que reclamar. Tenho casa própria, carro, ajudo meus pais e tudo isso como comerciária. Claro que dedicação faz parte das nossas conquistas”.

Cláudia Vilar Venâncio - 38 anosFuncionária do Super Luna

Uma de suas motivações é a satisfação do cliente e o bom relacionamento com os colegas de trabalho. “Fico feliz quando sou reconhecida pelo que faço e ter o cliente como amigo é muito gratificante”, afirma. Diante de tantos anos de vida comercial e repleta de histórias, Cláudia garante que compromisso e responsabilidade são essenciais para manter-se no merca-do de trabalho. “Amor ao que faz e dinamismo são as dicas que dou para quem quer se manter no comércio. Não é um mar de rosas, mas vale a pena!”

Page 13: Jornal do Comércio - 4ª Edição

13

Page 14: Jornal do Comércio - 4ª Edição

14

Rua do Rosário, 1068 - Angola - Betim - MGTelefone: (31) 3532-4272

Page 15: Jornal do Comércio - 4ª Edição

15

Min

ha e

mpr

esa,

meu

neg

ócio

Bom atendimento e qualidade são diferenciais

De vendedora de roupas informal a dona de loja. Assim é a trajetória de Magna Patrícia, proprietária da loja que leva o seu nome. Com roupas diferenciadas, ela atende um público mais exigente, não deixando de lado a bele-za e conforto de suas peças. Em entrevista ao Jornal do Comércio, Magna Patrícia conta como se mantêm no cenário comercial de nossa cidade e afirma: novidades para o dia das mães já estão chegando! Confira!

Como começou a sua trajetória?Comecei vendendo roupas informalmente e como

tinha muitos clientes, não conseguia atender a todos devido a grande demanda. Resolvi montar a loja em novembro de 2004, na Rua Santa Cruz e trabalhava com o segmento infantil, masculino, feminino e também acessórios.

Hoje você só trabalha com o segmento feminino, por que essa escolha?

Quando surgiu a oportunidade de alugar a loja na qual estou hoje, percebi que o espaço era pequeno demais para continuar com todos os segmentos, onde investi somente no feminino, que é mais fácil. Hoje trabalho com dois públicos: a de numeração pequena e o plus size (tamanhos especiais). A loja oferece desde a roupa casual até para eventos especiais.

Qual a sua opinião em relação ao comércio betinense?Eu acho que o comércio de Betim deve ser mais divulgado,

porque muita gente sai daqui para comprar em Belo Horizonte. Temos coisas boas e as pessoas não valorizam por não conhecerem o que a cidade oferece. Eu creio que seja uma coisa mais cultural.

Quais as sua expectativas em relação à chegada de um shopping de grande porte na cidade?

Não tenho essa visão de que o shopping irá afetar o comércio. Eu acho que irá diminuir a ida das pessoas que moram em Betim e região aos shoppings de Belo Horizonte e Contagem, devido ao lazer e lojas de departamento. Como falei antes, tem que mudar essa cultura que em Betim não tem nada. As marcas que são vendidas em Belo Horizonte são encontradas aqui, bastar procurar.

O que você aprendeu nesses anos de comércio?Aprendi que a gente deve renovar sempre. Teve uma

época em que eu queria fechar a loja porque as vendas estavam baixas e não cobriam as despesas. Naquele momento estava estudando e tive um módulo de Marketing, o que foi essencial e importante pra mim. Fiz uma reforma na loja, com nova fachada e logomarca e com isso atrai novos clientes. Uma coisa é certa: ter um bom atendimento, produtos de qualidades e muita dedicação são essenciais para manter a clientela.

Magna Patrícia

Magna PatriciaRua: Inconfidência, 401 – Loja 6

Centro – Betim/MG

(31) 3532 1576www.magnapatricia.com.br

Magna PatríciaProprietária da loja Magna Patrícia

Page 16: Jornal do Comércio - 4ª Edição

16

Page 17: Jornal do Comércio - 4ª Edição

17

Tecn

olog

ia

A internet 4G já está funcionando no Brasil. Ainda pre-sente em poucas cidades - das quais a cobertura se limita a alguns bairros e, ainda assim, a uma ou outra operadora -, a banda larga móvel chegará até o fim de abril em to-das as cidades-sede da Copa das Confederações (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza), com cobertura em 50% do espaço urbano. Ainda assim, usufruí-la está longe de ser apenas ligar para a operadora e solicitar o novo serviço.

Um problema para o ingresso do consumidor nestes planos é que o número de aparelhos compatíveis com o 4G no Brasil ainda é bem pequeno. Somente dez modelos de aparelhos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações têm compatibilidade com este padrão de conexão à Internet, e todos eles possuem valores acima dos R$ 1,5 mil.

Uma das séries de maior sucesso no Brasil e no mundo, o iPhone, não é compatível - nem em sua versão mais recente - com o padrão 4G LTE que o Brasil adotou. Aqui, o iPhone 5 apenas se conecta ao padrão HSPA+ (con-hecido como “3G+”); mesmo caso do seu grande rival, o Gal-axy S3.

De acordo com a lista do site Teleco (www.teleco.com.br), dentre os smartphones homologados para a rede 4G brasileira, somente o BlackBerry Z10, Nokia Lumia 920 e 620, Motorola Razr HD, LG Optimus F5 e Optimus 6, Sony Xperia ZQ e três modelos da Samsung, Galaxy Note II, Galaxy Express e Galaxy S3 (uma versão diferente ainda não à venda) têm condições para operar com a nova tecnologia. Caso você não tenha um destes modelos, não adiantará contratar o 4G em sua inauguração.

No caso dos modens de internet móvel, nenhum dos modelos disponíveis atualmente é capaz de operar no 4G. Ao lançarem o serviço, as operadoras oferecerão condições especiais de paga-mentos para adquirir os novos equipamentos compatíveis com a rede LTE.

4G no BrasilO que vem por aí e o que você precisa saber para usá-la

4G é quatro vezes mais rápido que o 3G Na prática, toda esta modernização traduz uma

diferença bem impressionante no desempenho da conexão à Internet de um dispositivo móvel. Atual-mente o padrão 3G de rede mais avançado no Brasil, o 3G+, oferece opções de conectividade com velocidades médias de 3 Mbps. Com o 4G, o número pode ser de até 25 Mbps, com velocidades médias de 7 a 12 Mbps.

Prazos e preçosAlgumas medidas foram tomadas para que o

serviço funcione. Uma delas é a questão financeira. Em algumas regiões aonde o 4G já vem sendo testado, os valores são idênticos ou somente um pouco mais caros do que o 3G. Acontece isso em Búzios, Paraty, Campos de Jordão, Curitiba e Recife.

Além disso, para aplicar a rede 4G as operado-ras poderão utilizar a mesma estrutura das suas redes 3G, instalando apenas as novas antenas. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal do Brasil estima que ainda é preciso instalar mais de 4,8 mil antenas nas cidades-sede da Copa das Confederações. Para a Copa do Mundo, onde são 12 cidades-sede, o número é ainda maior: 9.566 antenas.

Page 18: Jornal do Comércio - 4ª Edição

18

www.casalimpeza.com.br

31 3544-0800

Av. Edméia Mattos Lazzarotti, 1.100 / Rua Marechal Deodoro, 161 | CENTRO |

PRODUTOS DE LIMPEZA | HIGIENE PESSOAL E LAVANDERIA | DESCARTÁVEIS | DISPENSERS

UTILIDADES DOMÉSTICAS | ARTIGOS PARA JARDINAGEM | PISCINAS | AUTOMOTIVOS

VAREJO E ATACADO

MAIS DE 3 MIL PRODUTOS

PARA SUA CASA OU EMPRESA

LOJA COM ESTACIONAMENTO PRÓPRIO

TELE-ENTREGA GRÁTIS: 0800 030 33 00

GRANDES MARCAS NACIONAIS E IMPORTADAS

EMPRESA CERTIFICADA PELA FUNDAÇÃO ABRINQ

PRODUTOS DE FABRICAÇÃO PRÓPRIA CERTIFICADOS PELA ANVISA

E EM BREVE TEM MAIS UMA GRANDE NOVIDADE. AGUARDE.

Page 19: Jornal do Comércio - 4ª Edição

19

Saúd

e

Diagnóstico precoce e tratamento reduzem mortalidade

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

SINTOMASPodem surgir alterações na pele que recobre a mama,

como retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

DETECÇÃO PRECOCEEmbora a hereditariedade seja responsável por apenas

10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença.

Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos. É o profissional de saúde quem vai decidir quais exames a paciente deverá fazer.

Câncer de Mama

Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

Mulheres que se encaixem nesses perfis também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

- Exame Clínico das Mamas (ECM)

Quando realizado por um médico, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.

- Mamografia

A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.

É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável.

TRATAMENTOAs formas de tratamento variam conforme o tipo e o

estadiamento do câncer. Os mais indicados são: quimiotera-pia (uso de medicamentos para matar as células malignas), radioterapia (radiação), hormonoterapia (medicação que blo-queia a ação dos hormônios femininos) e cirurgia, que pode incluir a remoção do tumor ou mastectomia (retirada com-pleta da mama). O tratamento pode, ainda, incluir a combinação de dois ou mais recursos terapêuticos.

Page 20: Jornal do Comércio - 4ª Edição

20

Saúd

e

Alimentação saudável e atividades físicas são essenciais no cotidiano

A obesidade infantil é uma doença de consequências graves que se instala em múltiplos órgãos. Excesso de gordu-ra corpórea na infância é causa de diabetes, hipertensão, elevação dos níveis de colesterol e triglicérides, tendência à coagulação acelerada do sangue, alterações na parede interna dos va-sos e maior produção de insulina. A predisposição genética para a obesidade é um fenômeno biológico de alta com-plexidade, que envolve interações de mais de 250 genes diferentes. Além da genética, fatores pré-natais, como a obesidade materna e o excesso de alimentos consumidos durante a gravidez, aumentam o risco de obesidade do filho. Do mesmo modo, fatores ambientais predispõem ao ganho de peso excessivo depois do nascimento.

Dois estudos demonstraram que bebês amamentados com mamadeira correm mais risco de desenvolver obesidade no futuro. A explicação pode estar relacionada à existência de algum componente protetor presente apenas no leite materno, à preferência pelo paladar ou à interferência de mecanismos psicológicos no centro de saciedade do bebê.

O índice de massa corpórea (peso dividido pela altura ao quadrado) diminui do nascimento até os cinco ou seis anos de idade, para depois aumentar gradualmente até a adoles-cência. Quando fatores ambientais, como falta de atividade

Obesidade Infantil

física e dietas de alto conteúdo calórico, provocam aumento de peso que subverte essa regra geral, surge predisposição à obesidade na vida adulta.

A falta de atividade física da criança urbana de hoje é considerada pelos especialistas uma das principais causas da epidemia de obesidade infantil que se dissemina em diversos países, inclusive no nosso. Um trabalho realizado na Cidade do México mostrou que o risco de obesidade caiu 10% para cada hora de atividade física de intensidade moderada ou forte praticada diariamente pela criança. Estudo semelhante conduzido na Carolina do Sul chegou à mesma conclusão: crianças mais ativas são mais magras do que aquelas que se movimentam pouco.

O número de horas que a criança passa diante da TV, entretida com programas infantis ou videogames, está diretamente ligado ao aumento de peso. Os autores dos estudos concluíram que a TV aumenta o risco de obesidade não só por desviar a criança das atividades físicas, mas por induzir à ingestão de alimentos altamente calóricos.

A prevenção à obesidade é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Chegar à vida adulta com excesso de gordura no corpo, além de aumentar o risco de várias doenças, dá início a uma batalha sem fim contra a balança.

Page 21: Jornal do Comércio - 4ª Edição

21

durante toda sua trajetória teve que arregaçar as mangas, ter persistência, paciência, metas e focar no objetivo; não desistir nunca dos seus sonhos e ter um grande entusiasmo em tudo que faz, alem de ser compromissada com a sociedade é uma das fórmulas do seu sucesso. Hoje é uma loja de departamento com 520 metros quadrados, bem no centro da cidade e conta com espaço próprio. Atende ao público feminino, masculino e infanto juvenil com roupas, calçados e acessórios, alem de atender o profissional da área da saúde que trabalha com roupas e calçados brancos, ou seja o Ponto Branco dentro da loja ErlindaSSilva.

Em 2010 abriu a Erjon Boutique na Av. JK, 04 ,Edifício Paris, Centro, sendo uma loja sofisticada para atender um público mais exigente que gosta de marcas exclusivas; trabalhamos com as marcas Lacoste, Levis Aramis, Osmoze, Dimy, Boneca de Luxo e Chek alem de outras, sempre pensando na satisfação do nosso cliente.

O nosso diferencial é a moda festa com foco nas baladas, passeios e casamentos; é claro que oferecemos a moda casual e despojada para o dia a dia, tanto para os homens quanto para as mulheres. A ErlindaSSilva Boutique Homem Mulher é mais que uma grande loja, é mais que um belo mega espaço, porque alem das dimensões físicas e da grande variedade, conjuga-se beleza, qualidade, bom atendimento, conforto e preço na medida certa.

Erlinda SSilva Boutique Homem - Mulher,Surgiu da necessidade de registrar a sua própria marca, saindo Passarela Fashion e passando para o seu próprio nome Erlinda Silva, acredita que o nome é o maior patrimônio. Empresária / Lojista há mais de 25 anos Erlinda Silva, genuinamente betinense, sempre acreditou na sua cidade natal e conta que em 1989 abriu seu pequeno comércio na Rua Pará de Minas,com apenas 30 metros quadrados; e que

Page 22: Jornal do Comércio - 4ª Edição

22

A Planeta Calçados está com muitas novidades para o dia das mães e você não pode ficar fora dessa! Com o crediário facilitado, tem como fazer suas compras e parcelar em até 10x sem juros e a primeira só vence depois de 30 dias após a compra! Se esquecer de pagar seu carnê no dia de vencimento, a loja oferece 5 dias corridos sem multa ou correção!

Para fazer o seu crediário é muito fácil ! Basta comparecer na loja com carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e renda. Já as compras com cartão de crédito podem ser parceladas em até 6x sem juros.

Além de produtos femininos como bolsas e sapatos, a Planeta oferece também artigos infantis, masculinos e esportivos!

Page 23: Jornal do Comércio - 4ª Edição

23

Conquistar e manter clientes são tarefas difíceis para qualquer empresa. O atendimento ao cliente precisa ser encarado como prioridade. Portanto, esse é o grande desafio para as organizações. Engana-se quem acha que produto, qualidade e preço servem como base para uma organização bem sucedida. É claro que estas qualidades são muito im-portantes para as empresas, porém não passam hoje em dia de obrigação. Quem não as tiver, não estão adequados ao mercado, ou seja, não sobreviverão. Então, se são obrigações, o que as faz diferente das demais? O que fazer para ser diferente? O que fazer para manter e trazer novos clientes para as empresas? Perguntas estas que serão respondidas em uma simples e importante palavra: ATENDIMENTO.

Mas afinal, o que significa a palavra atendimento? Do latin “attendere”, que significa prestar assistência, ser cortês e oferecer ajuda. Atendimento é “gostar de gen-te”, é se colocar no lugar do outro (empatia), é saber que somos humanos e que ninguém é perfeito e que quere-mos e exigimos sempre o melhor. Fácil é cobrar um bom atendimento, porém difícil é saber se estamos prestando um bom atendimento.

O desejo número um do cliente é sentir-se único e im-

portante, pois naquele momento ele realmente deverá ser único e importante mesmo. Devemos entender também que pessoas não são iguais e por isso o tratamento deverá ser de acordo com cada pessoa. Acabou aquele ditado de que para um bom atendimento é necessário atender da forma que gostaria de ser atendido. Deveremos atender aos clientes da forma que o mesmo quer ser atendido. Exemplos disso são aqueles clientes mais reservados, tímidos, brincalhões, entre outros. E como saber como este cliente quer ser atendido? Olhando-o no olho, sendo gentil e educado, conversando com ele e compreendendo suas reais necessidades.

O cliente é a razão da existência da organização. Todos os colaboradores devem atuar para encantá-lo. Quanto mais encantados, maior será o retorno financeiro e comer-cial. Superar as expectativas sempre. Existe cliente ruim? Existe organização que não sabe compreender o seu desejo. É muito mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. O BOM ATENDIMENTO FAZ A DIFERENÇA...

O diferencial é o ATENDIMENTOCristian Lara

Coordenador RH do Super Luna e Tutor na Faculdade UNOPAR Betim - Polo II

Ganhadores da promoção da última edição do Jornal do Comércio.

Chaiane Lorena Lana SilvaRara Odontologia

Wanderson RodriguesDeposito Vitoria Hermisdolfe

Page 24: Jornal do Comércio - 4ª Edição

24

Page 25: Jornal do Comércio - 4ª Edição

25

Alim

enta

ção

Famosos pela energia que oferecem ao corpo, os car-boidratos carregam consigo um outro carimbo e esse, nem tão positivo: normalmente, eles são apontados como os responsáveis pelas subidas do ponteiro da balança. Confie apenas na primeira parte da afirmação e repense a idéia de cortar os alimentos ricos em carboidratos do menu. O nutriente é, sem dúvida, a melhor fonte de energia para o nosso organismo e relacioná-lo ao aumento de peso é apenas um mito. Cada grama contém 4 calorias, mesmo número apresentado em um grama de proteína. Os carboidratos devem ser predominantes na alimentação. A recomendação é que eles façam parte de 50 a 60% do valor calórico total do cardápio diário, seja para quem quer perder, manter ou ganhar peso. Em uma dieta de 1.400 kcal, por exemplo, a quantidade de carboidratos resultaria em aproximadamente 175 g.Ao eliminar de vez o macronutriente da alimentação, sintomas como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental podem aparecer. O segredo, além de ficar de olho na quantidade, é optar pelos diferentes tipos do nutriente, de acordo com seu objetivo.

Simples ou complexos?Classificados em simples e complexos, os carboidratos de-sempenham papéis distintos no organismo. Os primeiros são encontrados nos doces, no leite e nas frutas, têm um teor maior de glicose e, por isso, são digeridos mais rápido. Isso quer dizer que, depois de se deliciar com algum alimento rico em carboidratos simples, você não demora a sentir fome no-vamente. As frutas, por também serem ricas em vitaminas,

Ingredientes•1 pote de iogurte natural •2 colheres (sopa) de manteiga•2 colheres (sopa) de açúcar•1 ovo•1 colher (chá) de sal•2 xícaras (chá) de farinha de trigo•2 colheres (sopa) de fermento químico em pó•1 gema para pincelar•Manteiga para untar

Modo de PreparoMisture o iogurte, a manteiga, o açúcar, o ovo e o sal. Peneire sobre esta mistura a farinha de trigo e o fermento. Misture bem a massa e faça pãezinhos redondos. Coloque em assa-deira untada, pincele com gema e leve imediatamente para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até que fiquem dourados.

CARBOIDRATOS, MUITA ENERGIA PARA VOCÊ

Pão de Minuto

Optar pela versão integral é mais benéfico para o nosso corpo

fibras e sais minerais, são as melhores opções para obter essa variação do nutriente. Já os complexos garantem uma saciedade prolongada por te-rem digestão mais lenta. Encontrados nos cereais, arroz, pães e massas, eles são ainda mais eficientes quando obtidos pela versão integral, pois as fibras colaboram para que o estômago demore mais tempo para pedir comida. (Além de ser rica em fibras, a aveia esconde muitas outras vantagens).

Atente às armadilhasA soma de calorias, porém, está longe de ser a única ferramenta para montar o cardápio adequado. Também é preciso prestar atenção na quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e sais minerais). Só somar as calorias não significa que a alimentação seja adequada .

Page 26: Jornal do Comércio - 4ª Edição

26

Veícu

los

ABS e Airbag já são itens de série no BrasilAté 2014, todos os modelos sairão com os itens garantindo maior segurança ao motorista

Desde janeiro de 2010 passou a valer a obrigatoriedade dos sistemas de airbag e ABS como itens de série dos veículos brasileiros. No caso do airbag será obrigatório o uso do dis-positivo para motorista e passageiro do banco dianteiro. Apenas carros de passeio e caminhonetes estão incluídos na lei. Já para o ABS, a medida se estende para todas as categorias, com exceção das motos e dos veículos rurais. Com o objetivo de evitar grande impacto no mercado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) instituiu um cronograma de implantação dos equipamentos. Em 2014, 100% da frota sairá de fábrica com os aparatos.

Hoje são poucos os carros que possuem os dois equipamentos. De acordo com a Bosch fabricante de ABS, em 2007 só 15% dos carros licen-ciados no Brasil possuíam o sistema. Já no caso do airbag, a realidade é ainda mais desfavorável.

O alto custo do opcional e a falta de informação justificam esses números. Mas se os consumidores soubessem quanto esses equipamentos podem significar na hora de um acidente, talvez a realidade fosse diferente. Em caso de acidente, um motorista que tenha airbag em seu carro tem 51%

de chances a mais de sobrevivência, se comparado a um motorista sem o sistema.

A tecnologia do airbag está tão evoluída que já existem dispositivos que protegem a cabeça e os joelhos, por exemplo, de todos os ocupantes. A eficiência do ABS também é bastante alta, diminuindo bem os acidentes.

Atualmente, tanto o airbag como o ABS são oferecidos como opcionais na maioria dos carros. E poucas mon-tadoras disponibilizam os sistemas separadamente. Geralmente, para ter o ABS ou o airbag o cliente é obrigado a adquirir pacotes com outros acessórios. Isso acaba deixando os dois equipamen-tos ainda mais inacessíveis. E, pior ainda, existem muitos modelos que não ofere-cem os aparatos nem como opcionais.

O que é e como funciona o airbag?É um sistema que, ao identificar

uma batida, ativa o preenchimento de uma bolsa com gás nitrogênio, que tem a função de amortecer o impacto. Quando um veículo sofre uma colisão, sensores são acionados e as in-formações coletadas por eles são processadas em uma unidade de controle que analisa as proporções da batida, para depois acionar o airbag.

Para evitar o sufocamento dos ocu-pantes, ele é inflado e desinflado em apenas 150 milesegundos.

Praticamente o tempo de um piscar de olhos. É preciso que o passageiro use o cinto de segurança, pois o tempo de explosão da bolsa leva isso em con-sideração. A distância mínima entre a pessoa e o airbag deve ser de 25 cm e a posição de pegada no volante deve ser a chamada 13:45h (comparado a do relógio), em que as duas mãos ficam nas laterais do volante, para evitar que os braços sejam jogados em direção ao rosto.

O que é e como funciona o ABS?O ABS é um sistema de segurança

que, em situações de emergência, impede o bloqueio das rodas durante a frenagem. Assim o motorista não perde o controle do carro, podendo desviar de obstáculos, além de parar em uma distância bem menor. O equi-pamento possui sensores de velocidade que controlam constantemente todas as rodas. Se uma delas ameaça tra-var, o ABS interfere numa fração de segundos e reduz temporariamente a pressão sobre ela, até que o trava-mento seja evitado.

Page 27: Jornal do Comércio - 4ª Edição

27

Page 28: Jornal do Comércio - 4ª Edição

28

Entid

ades

Entidades

PARTICIPAÇÃO - V LIDERAMINAS E VI GERENCIAMINAS O atual presidente da Aciabe, Tomaz Antônio Brum e o secretário Stalen Scofield, irão participar da V Lideraminas –

Encontro de Presidentes e o VI Gerenciaminas – Encontro de Executivos das Associações Comerciais de Minas Gerais, entre os dias 16 e 18 de maio em Ouro Preto, evento promovido pela Federaminas, no Sesc – Estalagem das Minas Gerais.

O V Lideraminas e o VI Gerenciaminas terão workshops sobre gestão estratégica e painel de lideranças mineiras para discutir o tema “O desenvolvimento de Minas Gerais passa por você”. Uma das principais atrações é o workshop ministra-dos pelo consultore Hélio Loredo, trainer formado em Competências Interpessoais pela Carnegie University (EUA).

AGENDA – ENCONTRO DE NEGÓCIOS

Encontro de negócios é um evento realizado pela ACIABE desde Junho de 2007 e tem o objetivo de aproximar em-presas e empresários atuantes em Betim. Acompanhe as datas e locais que acontecerão os próximos encontros. Mais informações: 31 – 3544-0544

- 14/05 – Restaurante Porteira Velha – PTB- 11/06 – Salão do Encontro – Angola- 09/07 – Árvore da Vida – Teresópolis- 13/08 – Empresa Ultrajato – Citrolândia

SENAC E ACIABE

Acontecerá na praça “Inês de Matos Tolenttino”, no bairro PTB, com parceria da Aciabe, o SenacMóvel. Esse projeto foi criado pelo Senac para democratizar ao máximo o acesso ao ensino profissional. Com as unidades móveis de educação, é possível levar infraestrutura pedagógica de última geração a qualquer município. O evento acontecerá nos dias 11, 13 e 14 de maio, horário comercial.

Page 29: Jornal do Comércio - 4ª Edição

29

Naruna: (31) 3532-4373 / (31) 3511-0578 - Site: www.naruna.com.br / www.narunastudio.com.br

PARCERIA

Somos destaque no mercado de saúde e estética, pelo atendimento exclusivo e personalizado, e uma equipe integrada, com profissionais das mais d i ve r s a s á rea s d a m e d i c i n a e s té t i c a . Cuidadosamente elaborado para atender as diversas tendências que vão realçar ainda mais a

Confira nossos tratamentos e as novidades para o mês das mães.

Manicure e PedicureCorteEscova de ColágenoHidrataçõesArgiloterapiaBotox capilarMatização (para loiras)Queratinização e CauterizaçãoSelagem biológicaAlongamento de cíliosDesigner de sobrancelhasMaquiagemPenteadosDepilação descartávelUnhas de Gel

Cirurgião Plástico

Psicólogo

Acupuntura

Depilação a Laser

Nutricionista

Dia da Noiva e do Noivo

Mini Day Spa

Fisioterapeuta Dermato – funcionalTratamento FacialBanho de lua

Bronzeamento a jatoMassagem RelaxanteBotox

Preenchimento

Page 30: Jornal do Comércio - 4ª Edição

30

Page 31: Jornal do Comércio - 4ª Edição

31

Entre

teni

men

to

10%

Não cumulativo com outras promoções Imagens meramente ilustrativasRua Incon�dência, 401 Loja 06 - Centro - Betim - MG

Tel: (31) 3532-1576

35%

15%De

10%R$ 24,00De

Essas e outras ofertas você encontra no site www.sindcupom.com.br

Consulte o regulamento no site:www.shopsindvirtual.com.br

Desconto

Consulte o regulamento no site:Roupas novas com economia! 35% de descontosnos shorts da marca Lado Avesso, calças e shortsjeans da marca KNT!

Consulte o regulamento no site:www.sindcupom.com.br

Não cumulativo com outras promoções Imagens meramente ilustrativasAvenida José Inácio Filho, 700 - Ingá - Betim - MG

Tel: (31) 3532-3112

Logus Livraria 10% de desconto em toda loja!Prepare-se para viajar neste mundodesconhecido e surpreendente

De

Não cumulativo com outras promoções Imagens meramente ilustrativasAvenida Amazonas, 570 - Centro - Betim - MG

Tel: (31) 3531-5703

10% de desconto em diversos produtos eacessórios para usar na loja Planeta CalçadosBetim! Aproveitem!

Consulte o regulamento no site:www.sindcupom.com.br

18%De

Não cumulativo com outras promoções Imagens meramente ilustrativasRua Santos Dumont, 818 2º Andar - Ingá - Betim - MG

Tel: (31) 3511-0578

Promoção especial Mês das Mães! Depilaçãoa Laser Milesman com preço e atendimentoespecial, Você só encontra na Naruna!

R$ 594,00De R$ 720,00

por

Consulte o regulamento no site:www.sindcupom.com.br

De

Não cumulativo com outras promoções Rua Dr. gravata, 101 - Centro - Betim - MG

Tel: (31) 2574-6003

15% de desconto em qualquer produto e acessórios em uma das lojas do GrupoXiquita Bakana! Con�ra e aproveite!

Válido para todo o Grupo Xiquita Bacana

www.sindcupom.com.br

Consulte o regulamento no site:www.sindcupom.com.br

Page 32: Jornal do Comércio - 4ª Edição

32

Entre

teni

men

toENTRETENIMENTO

Page 33: Jornal do Comércio - 4ª Edição

33

A Gráfica ZM atua no mercado de Betim e região há quase 15 anos, nosso trabalho é pautado na qualidade, pontualidade da entrega e satisfação do cliente.

Solicite a visita de um representante e saiba mais sobre o nosso trabalho e como podemos ajudar você e o seu negócio.

Trabalhamos com diversos formatos, materiais e acabamentos.

Rua Santo Onofre, 123 - Centro - Betim/MG(31) 3531-2781 | [email protected]

Promoção SindBetim - Comércio é nosso negócioIncentivo Cultural = Frase Premiada Edição nº004

Ganhe um celular Galaxy Y

Nome:

Endereço:

E-mail:

Tema: (Cliente)

Empresa onde Trabalha:

CPF:

Tel.:

Cidade: CEP:

Cargo ou Função:

Favor preencher e entregar no SindBetim - Endereço: Av. Amazonas, 152 B, Centro, Betim/MG

*Obs.: Usar apenas as duas linhas para escrever a frase

Regulamento:Para concorrer, os comerciantes e comerciários deverão preencher completamente este cupom, entregá-lo no SindBetim, até o dia 29 de maio de 2013, a frase vencedora será aquela que melhor se identi�car com o tema proposto. Os ganhadores no ato da retirada do premio autorizarão o uso de sua imagem para publicação. Só poderão participar comerciantes e comerciários devidamente identi�cados. Cada pessoa só poderá participar com uma frase. Veja mais detalhes do regulamento no site: www.sindbetim.com.br

Page 34: Jornal do Comércio - 4ª Edição

34

Hit d

o Co

mér

cio

HIT DO COMÉRCIO“Mãe é aquela pessoa com quem contamos para as coisas que importam acima de tudo.”

Sheila - 18 anos no comércioLoja BiografiaSinto-me motivada e realizada a cada cliente que atendo.

Maria da Conceição - 16 anos no comércioPadaria CastelinhoSorte é um acaso, acredito no trabalho.

Maria Selma Milagre Isaac- 28 anos no comércioSelma AviamentosSer uma empreendedora não é esperar a felicidade acontecer, mas sim conquistá-lá.

Natália WerneckSer mãe é uma sensação tão maravilhosa e ao mesmo tempo inexplicável! Uma mistura de amor, carinho, cuidado e proteção... Ser Mãe é algo tão emociona-nte que só quem tem esse privilégio sabe como nos sentimos... Maria Aparecida - 18 anos no comércio

Vidraçaria São CristóvãoMe fortaleço na vontade que tenho de ser comerciante e com o retorno dos meus clientes.

Márcia [email protected]

Maria LuizaDrogaria Souza AguiarDesafios não são barreiras, são objetivos a serem alcançados.

Elci Aguiar- 27 anos no comércioLojinha SeteToda Força, determinação, fé, e segurança é que me faz acreditar que vale a pena continuar caminhar em frente.

Rosangela Oliveira- 21 anos no comércioRestaurante do ChefA Fé é que nos faz acreditar que vale a pena continuar.

Eniete Pinheiro - 10 anos no comércioMarcenaria Ferreira e AlmeidaÉ gratificante ver o cliente satisfeito com o produto entregue, além das amizades com os clientes.

Page 35: Jornal do Comércio - 4ª Edição

35

Empresas que estão participando da campanha “Mês das mães - Sindbetim“

Espaço Requinte

Para ver todas as empresas participantes acesse: www.sindbetim.com.br ou www.sindcupom.com.br

Page 36: Jornal do Comércio - 4ª Edição

36