jornal fortaleza decor 4ª edição

12
fortalezadecor PUBLICAÇÃO MENSAL EDIÇÃO 4 ANO II • FEVEREIRO/MARÇO DE 2010 jornal Vitrine As geladeiras vintage ganham merecido espaço na decoração Artesanato O trabalho da designer e artista plástica Telma Aguiar com vidros artesanais fundidos Guia da Decoração Um guia de lojas e profissionais do segmento de decoração de Fortaleza NESTA EDIÇÃO RECRIANDO A NATUREZA EM DIVERSOS AMBIENTES GERANDO ENERGIA E VIBRAÇÕES POSITIVAS DE LUZ IKEBANAS

Upload: eliza-souza

Post on 18-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

Jornal de Decoração e Design

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

fortalezadecorPUBLICAÇÃO MENSAL • EDIÇÃO 4 • ANO II • FEVEREIRO/MARÇO DE 2010

jornal

VitrineAs geladeiras vintage ganham merecido espaço na decoração

ArtesanatoO trabalho da designer e artista plástica Telma Aguiar com vidros artesanais fundidos

Guia da DecoraçãoUm guia de lojas e profissionais do segmento de decoração de Fortaleza

NESTA EDIÇÃO

RECRIANDO A NATUREZA EM DIVERSOS AMBIENTES GERANDO ENERGIA E VIBRAÇÕES POSITIVAS

DE LUZIKEBANAS

Page 2: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

C om o objetivo de trazer para as nossas vidas mais beleza, harmonia e espiritualidade o Jornal Fortaleza Decor nessa edição tem como matéria principal a Ikebana.

Técnica de ornamentação com flores trazida do oriente e disseminada no mundo inteiro é praticada por pessoas de todas as idades, raças e credos. Mais do que um simples arranjo floral para decorar espaços a Ikebana visa também o desenvolvimento de habilidades que resultam em um maior equilíbrio físico e espiritual. Em entrevista a Professora Rosiane Santos da Academia Sanguetsu Fortaleza, ensina como uma Ikebana tem o poder de harmonizar ambientes, fala sobre sua origem, cursos e workshops.

Nessa edição falamos também do retorno da Geladeira Vintage as nossas cozinhas. Charmosas e cheias de estilo, conferem graça e cor aos mais diversos ambientes garantindo seu espaço na decoração. Em Mundo Sustentável o leitor conhecerá um pouco sobre o processo de reciclagem mais efetivo para resíduos orgânicos no artigo do arquiteto paulista Leonardo Gazeto, lerá sobre o trabalho da artista plástica Telma Aguiar que transforma vidros artesanais fundidos em objetos de decoração cheios de arte e sonho.Também apresentamos na seção Paisagismo o trabalho da Arquiteta Luciana Mota, buscando sempre a interação com a natureza em projetos dedicados a beleza e sustentabilidade.

Nessa edição apresentamos o Guia da Decoração. Um Guia onde trazemos as principais lojas e profissionais do segmento da decoração de Fortaleza.

Desejamos uma agradável leitura.

Obter telefones e e-mails de artesãos, arquitetos e decoradores entre outros profissionais ligue para: (85) 3082.8886. Para escrever para o jornal Fortaleza Decor mandar e-mail para [email protected] ou acessar o blogwww.fortalezadecor.blogspot.com. Para obter números atrasados mande e-mail para [email protected]. Para anunciar no jornal ligue para: (85) 8777.9998 ou 3082.8886.

05 06 12

SumárioEditorial

Expediente

03

04

05

VITRINE. As charmosas Geladeiras Vintage trazendo graça e estilo as cozinhas modernas.

MUNDO SUSTENTÁVEL. As composteiras, processo mais efetivo para reciclagem de lixo orgânico.

PAISAGISMO. O trabalho da Arquiteta e Paisagista Luciana Mota em um belo projeto que reune sustentabilidade e plantas características de nossa região.

06

11

12

CAPA. A Ikebana recriando a natureza em diversos ambientes trazendo harmonia e bons fluidos. Na Capa Ikebana Sanguetu.

GUIA DA DECORAÇÃO. Um guia de lojas e profissionais do segmento de decoração de Fortaleza.

ARTESANATO. A Fada do Vidro. Telma Aguiar e seus criativo e belo trabalho com vidros reciclados fundidos.

02 JORNAL FORTALEZA DECOR

O Jornal Fortaleza Decor é uma publicação mensal com distribuição gratuita em Fortaleza. Tiragem 4.000 exemplares. Direção Geral e Departamento Comercial: Eliza Souza (85) 8777-9998. Administração e Publicidade: Lilian Fernandes: (85) 8772-2394. Projeto Gráfico: Rodrigo Cunha. Diagramação: Risoleta Hilário. Consultor: Carlos Zaranza - (85) 8716-9909. Editado por SPOT PUBLICIDADE E EDITORA. Telefone: (85) 3082-8886 - E-mail: [email protected]: Rosiane Santos, Telma Aguiar e Erisson Thompson de Lima Jr.

Page 3: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

Vitrine

FORTALEZA DECOR 03

MINHA QUERIDA GELADEIRACHEIAS DE PERSONALIDADE E MUITO CHARME, AS GELADEIRAS VINTAGE GANHAM DE NOVO MERECIDO ESPAÇO NA DECORAÇÃOFOTOGRAFIA. DIVULGAÇÃO

Vindas direto dos anos cinquenta, elas arrebatam os corações

dos apaixonados pelo vintage. As geladeiras também são item de decoração e podem até estar em ambientes em que não são tradicionais como, por exemplo, a sala, o quarto e até serem

usadas para diversas funções que não somente gelar, sua função oficial.

Também usadas customizadas, promovem charme e cor ao ambiente. Dez entre dez amantes do estilo vintage sonham ter de volta essa querida geladeira do passado em sua cozinha e

ensinam que para não incorrer no erro de ter um espaço com cara de antigo demais basta que se misture a decoração com peças mais modernas.

Um dos modelos mais famosos foi lançado em 1953 pela General Elétric e todas as vovós tinham uma. Relançadas pela

empresa inglesa Smeg conservam seu ar retrô por fora, mas por dentro são pura tecnologia. Agora em cores vibrantes, podem ser adquiridas já customizadas.

Algumas empresas são especialistas em reformar esse objeto do desejo, e em alguns casos a um preço bastante acessível, tornando possível o sonho de termos de volta essa geladeira que marcou uma época, um estilo de vida, tornando assim mais graciosos nossos ambientes.

Page 4: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

de costumes

Mundo sustentável

04 JORNAL FORTALEZA DECOR

TEXTO: LEONARDO GAZETO | ARQUITETO

nicos são as composteiras. No caso de apartamentos, podemos desti-nar áreas como a sacada para inser-ção de uma composteira. O resíduo orgânico destinado corretamente a uma composteira, além de não ser despejado no sistema de lixo sem nenhum tratamento, transforma-se em adubo que pode ser utilizado em jardins.

A composteira pode ser usada em residências de qualquer tipolo-gia. Apenas com esta técnica pode-mos criar um sistema de sustenta-bilidade para habitação. Um ciclo natural: resíduo + composto + adubo + alimento. Um dos resídu-os que frequentemente não damos a atenção devida é o óleo de cozinha. Produto altamente tóxico pode ser reciclado e destinado a lugares cor-retos, como centros de reciclagem, porém, podem ser também recicla-do na própria habitação com a cria-ção de sabão.

Sistemas de aquecimento de água são atualmente os mais pre-sentes nas construções dentre as técnicas ecológicas. Nosso país pra-ticamente recebe os raios solares o ano todo, facilitando a dissemi-nação da técnica e da instalação de aquecedores solares. As vantagens do aquecedor solar são superiores as de outros sistemas, pois a sua fon-te é gratuita e ilimitada. Há ainda

A palavra equilíbrio nunca foi tão importante quando o assunto se refere à habita-

ção. A cultura do desperdício e acú-mulo dos resíduos nas habitações modernas com passar dos tempos apresentou aumento notório e assustador. Atualmente a popula-ção urbana já ultrapassa a popu-lação rural, o que acarreta centros com mega populações e assim maior impacto ambiental.

Nas últimas décadas com a pre-ocupação ecológica, conforto das habitações e das pessoas, tradições e costumes estão sendo analisados e discutidos por ambientalistas e construtores. A reciclagem depois de recriminada está sendo valo-rizada, e cada vez mais apresenta diferentes potenciais na vida con-temporânea da sociedade.

A preocupação de cada um em reciclar e melhorar as condições da habitação e minimizar os impactos gerados na mancha urbana produ-ziu diversas técnicas e tecnologias ano após ano de maneira crescente. A arquitetura ecológica pode ser uma solução para este problema. Com a reciclagem pode diminuir os riscos e gerar uma cultura que sofra menos com os impactos.

Nosso principal resíduo é o orgânico. O processo mais efetivo para reciclagem dos resíduos orgâ-

aquecedores elétricos, a gás e bio-energias.

Lixo e água já foram tratados, mas e quanto à materialidade? Pequenas ações podem reciclar e minimizar os impactos gerados por nós. A garrafa Pet, definitivamente criticada e rotulada como o vilão da sustentabilidade, pode ser utilizada de diversas maneiras e basta criati-vidade para reutilizar. A garrafa pet pode ser utilizada como jardineiras, vasos de ervas, porta utilidades, e última e mais fascinante vertente da garrafa pet, é camiseta feita de PET, a partir de um processo industrial a garrafa se transforma em fios, e conjuntamente com fios de algo-dão temos a camiseta feita de Pet.

A compreensão de que a recicla-gem é possível e que cada ação pode mudar um costume e uma tradição que é marcada pelo desperdício, tem a função de elevar a idéia, divulgar e concretizar, de que carece rever nossos conceitos e que cada pratica é fundamental para o benefício do planeta.

reciclagem

Luminárias de garrafas pet

Composteira Nature Mill

Page 5: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

natureza

Paisagismo

JORNAL FORTALEZA DECOR 05

TEXTO: ELIZA SOUZA | FOTOGRAFIA. CÉSAR MARTI

No mundo contemporâneo onde o contato com a na-tureza vem se tornando

cada vez mais escasso, os projetos de paisagismo tornam-se a opção ideal para obter um diálogo maior com as áreas verdes e ganham força nos projetos arquitetônicos.

Foi pensando em harmonizar esses espaços que a arquiteta Lucia-na Mota vem desenvolvendo tam-bém projetos paisagísticos, área em que vem fazendo diversos trabalhos com muito sucesso dando ênfase especial a vegetação local, muito exótica e diversificada.

A arquiteta ensina que deve existir em todo projeto paisagístico uma coerência entre solo e clima e acima de tudo a vegetação utilizada deve ter uma afinidade com os usu-ários e com o espaço em que estão

A INTERAÇÃO COM A NATUREZA NO PROJETO PAISAGÍSTICO DE LUCIANA MOTA

inseridas. “Existem pessoas que gos-tam de cuidar pessoalmente de seus jardins criando uma intimidade com as plantas e fazendo desse “cui-dar” uma terapia. Nesse caso o jar-dim pode vir a ter espécies diversifi-cadas. Já não é o caso do usuário que não tem intimidade com plantas, ele então necessitará de um jardim mais simplificado e que tenha uma manutenção mais econômica”.

A paisagista conta que em um projeto feito no Residencial Al-phavile utilizou muitas palmeiras como, carnaúba, licuala, chuveiri-nho em um resultado bonito e de clima tropical. Sem muita neces-sidade de manutenção são plantas características da região e tem mui-ta resistência ao calor do nordeste diminuindo a frequência na manu-tenção e economizando água uma vez que sua irrigação é planejada.

O projeto contou com a orienta-ção da profissional desde a definição de pisos, revestimento de paredes, iluminação da fachada e desenhos dos bancos. A definição do projeto paisagístico foi feita através do con-tato com o dia-a-dia do cliente, suas preferências, gostos pessoais e daí a escolha ideal das texturas, volumes, cores que seriam utilizados.

A arquiteta que desde criança tem amor pela natureza e desde muito cedo observava a mãe cui-dando dos jardins de sua casa fina-liza afirmando que “... quanto mais natureza houver dentro de um espaço, mais valorizado e belo ele será, nos trazendo sempre bem es-tar e equilíbrio”.

ServiçoLuciana [email protected]: (85) 9982-8722 / (85) 3261-6531

a favor da

Page 6: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

te religioso para se tornar uma arte em seu sentido literal. A partir daí surgiram grandes mestres, cada um adotando estilos diferenciados, mas todos de grande importância para a história do Japão, deixando um legado de beleza e criatividade.

Até o século XV muitos arranjos eram encontrados nos templos budis-tas. Eles recebiam o nome do “Rikka”, que significa flores eretas. Tinham um aspecto rígido e volumoso. De sentido puramente religioso indicavam a fé dos adeptos a religião budista. Depois disso a técnica sofreu uma simplifica-ção e tornou-se mais popular dando origem ao que é conhecido hoje como “Seiva”.

No Brasil existem muitas escolas que ensinam a arte, porém, com esti-los diferentes. Os adeptos brasileiros da arte de arranjo floral resgataram a espi-ritualidade na sua prática e procuram através dela uma harmonização com a natureza.

O estilo mais difundido no Brasil é o Kado Sanguetsu, que significa “cami-nho da flor”. Esse caminho se relaciona com o princípio do três, representado pelo triângulo formado por galhos secos ou flores solitárias. O mais alto dos galhos aponta em direção ao fu-turo representando o Sol, astro que gera a vida, o maior de todos, o futuro, o pai. O galho seco e de tamanho mé-dio representa a Lua, a mãe, o tempo presente e o pequeno nos remete ao passado, a terra, aos filhos.

De uma forma ou de outra, nunca é simples lidar com uma ferramenta tão delicada quanto a flor e de uma forma tão abstrata. Ao mesmo tempo é também muito simples, por que faz desabrochar nossa humanidade. Não podemos esquecer que somos parte da natureza, nos juntamos a nossa outra parte, vivificando e valorizando toda a beleza que existe em cada elemento do arranjo.

fluidos

Capa

06 JORNAL FORTALEZA DECOR

A HARMONIZAÇÃO E EQUILÍBRIO ATRAVÉS DA FLOR TRAZENDO BELEZA E ARTE A DECORAÇÃO

FOTOGRAFIA. DIVULGAÇÃO

em busca de bons

“De uma forma ou de outra, nunca é simples lidar com

uma ferramenta tão delicada quanto a flor e de uma forma tão abstrata. Ao mesmo

tempo é também muito simples, por que faz desabrochar nossa

humanidade...”

Dizem os orientais que a har-monia pode ser adquirida através da ornamentação

com flores, utilizando uma técnica co-nhecida pelos japoneses há séculos: A Ikebana.

Ike significa dar vida e bana, quer dizer flor. Significando muito mais que um simples trabalho de ornamen-tação, é antes de tudo uma arte que visa o desenvolvimento de habilidades como, observação, concentração e sensibilidade, promovendo um maior

equilíbrio físico e espiritual.Aos que acham que a Ikebana é

antes de tudo uma atividade intrin-secamente feminina, é interessante esclarecer que essa prática era mui-to utilizada pelos Samurais, antigos guerreiros japoneses. Ela ajudava a desenvolver diversas habilidades inclu-sive a destreza no manejo de armas.

Foi originada na Índia e disseminada no Japão se tornando parte da cultura de seu povo. Aos pou-cos foi perdendo seu caráter puramen-

Page 7: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

Entrevista - A arte da Ikebana

JORNAL FORTALEZA DECOR 07

Fortaleza Decor - Qual o papel da Ikebana na ornamentação? Professora Rosiane - Através da ikebana  pode-se   recriar  a natureza em diversos ambientes, seja em um jardim ou em um campo de uma casa gerando energia e vibrações positivas pois onde há  flor o negativo não atua.A grande variedade de estilos e de materiais disponíveis para  a sua composição ajudaram a torná-la mais acessível a muita gente. Ela tinha regras muito rígidas que foram quebradas com o passar dos anos.Hoje pode ser usada na decoração de ambientes, em terapias, nas artes enfim... seu lado filosófico amplia a consciência do homem fazendo com que a ikebana não seja apenas um arranjo floral decorativo é algo mais amplo e nesse sentido ela é DE – CORAÇÃO.

O JORNAL FORTALEZA DECOR ENTREVISTA A PROFESSORA ROSIANE SANTOS da Academia Sanguetsu que fala sobre o significado e estilos da arte da Ikebana, suas atividades, vivências e workshops que acontecem em Fortaleza.

  FD - Qual o caráter espiritual de uma Ikebana já que sua origem é religiosa?Prof. Rosiane - à séculos o costume de oferecer flores e plantas à divindades impera no Japão. No passado esta prática esteve associada as oferendas feitas a Buda.Com o passar dos anos essa prática passa a ter uma nova perspectiva estetica elaborada gradativamente nos mosteiros zen.

A Ikebana é  arte, espiritualidade, ritual. Trata-se das muitas expressões

artísticas desenvolvidas ao longo dos séculos pelos japoneses sob a influência do budismo zen que leva o praticante a harmonia interior. Essa contínua interação com a flor resulta no aflorar e no desenvolvimento da espiritualidade.Assim considerada a arte da Ikebana é  ainda uma forma de meditação. Iniciar-se no seu aprendizado é  assumir um caminho de  auto -conhecimento. 

FD - Qual o estilo de Ikebana mais difundido no Brasil? Professora Rosiane - o estilo mais difundido é a Ikebana Sanguetsu que em 2009 contou com 5.000 alunos por mês totalizando 58.000 alunos, sendo realizadas 23.000 vivências, 270.000 vivências “Caminho do Paraíso” em display próprio da escola em todo território nacional.  Conta ainda com uma equipe de 1000 instrutores.

A Ikebana não é apenas um arranjo floral decorativo é algo mais amplo e nesse sentido ela é DE-CORAÇÃO

A Academia Sanguetsu que desenvolve o estilo Sanguetsu faz parte da Fundação Mokiti Okada, instituição sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, reconhecida como entidade de utilidade pública pelo governo federal, desenvolve atividades relacionadas a Educação, Arte, Saúde e Agricultura Natural. 

FD - Qual seu significado? Professora Rosiane - O estilo Sanguetsu representa o conceito ideal de uma vida plena de verdade, bem e beleza idealizada por Mokiti Okada (idealizador do estilo) e  propagada mundialmente pela sua escola.Para concretizar o bem pessoal e coletivo através da grande Arte de Deus o Kado Sanguetsu voltou-se para o trato com a flor fazendo dela o caminho para a edificação de uma sociedade verdadeiramente humana.

Page 8: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

08 JORNAL FORTALEZA DECOR

CapaAo percorrer o caminho da flor conseguimos crescer em consciência a tal ponto que cada um se preocupe para que haja flores onde quer que haja pessoas.A academia sanguetsu tem por objetivo principal desenvolver a sensibilidade dos seres humanos em relação ao belo através de atividades e vivencias que toquem o sentimento de beleza de cada um de nós. Segundo Mokiti Okada “a arte enobrece e eleva o caráter e os sentimentos do ser humano enriquecendo-lhe a vida. 

FD - Quais benefícios nos trás a prática da Ikebana Sanguetsu? Prof. Rosiane - Dentro do espírito de competitividade encontrado em nossa sociedade o positivismo e a proatividade são essenciais.Através das aulas práticas de ikebana pretende-se potencializar em cada participante sua harmonia interior levando a identificar suas necessidades e limitações através do contato com a arte aprendendo assim a transformá-las em motivação e energia para melhorar resultados individuais e coletivos, portanto, os benefícios gerados são os seguintes: controlar a ansiedade, melhorar o convívio com as diferenças, harmonizar para planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar atividades.Valorizar a ordem e a disciplina,manifestar o verdadeiro respeito com o meio ambiente, formatar as estratégias para alcançar metas, respeitar o espírito de equipe; equilibrar a energia vital e firmar a auto-estima.

FD – Onde fazer o curso de Ikebana no Brasil?Professora Rosiane - Para mais informações sobre endereço dos locais: [email protected]

FD - Como eu poderia fazer uma Ikebana para harmonizar a minha casa? Prof. Rosiane - Os princípios básicos para confecção de uma Ikebana Sanguetsu baseiam-se nos princípios filosóficos deixados por Mokiti Okada que traduzem-se em: Vivificar imediatamente: percepção do olhar, observação exata do corte, vivificando imediatamente, materiais em ordem; com naturalidade: respeitar a natureza das plantas, escolher flores da época; com alegria: com o sentimento de alegrar o próximo como a si mesmo, expandir a natureza divina de quem a executa e a de quem a observa; respeitando a harmonia: combinar cores e movimentos graciosos, beleza do conjunto vasos + flores + ambientes; como se estivesse pintando um quadro: criando uma obra de arte cultivar o senso estético apreciando constantemente obras de arte.    Serviço   Cursos, vivências e workshop, agendados nos telefones: (85) 3131 1193 | 3131 1195 | 9178 3528 (Rosiane)  ou  e-mail: [email protected]

Page 9: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

JORNAL FORTALEZA DECOR 09

A arte da Ikebana tem sua origem na Índia. Conta-se que certa vez Gautama – Buda, viu

no chão um galho de flores quebrado pelo vento. Cheio de piedade pediu a um de seus discípulos para pôr os galhos na água para que assim as flores tivessem sua vida prolongada. A partir daí os discípulos de Buda começaram a cuidar com muito esmero de todas as flores que encontravam caídas pelo caminho. Faziam com elas lindos arranjos florais em homenagem ao seu mestre.

Com o tempo esses arranjos passaram a ser ofertados a Buda e a decorar os altares dos templos se tornando aos poucos parte dos rituais do budismo indiano.

Os monges budistas ao longo do tempo foram se aperfeiçoando na arte dos arranjos florais até chegarem a

uma forma de jardinagem de grande profundidade espiritual chamada “Paisagem Seca”. Porém, foi com um monge conhecido como “ermitão do lago” que a técnica se desenvolveu de uma maneira mais harmoniosa atraindo monges de outros templos que vinham lhe pedir que ensinasse a arte.

A arte de criar arranjos florais passou a se chamar Ikebana. Essa é reconhecida como primeira escola de arranjos florais no Japão.

Por volta do ano de 1334 surge a escola Ikebobo a escola mais antiga e tradicional da Ikebana. Durante os anos que se seguiram várias outras escolas surgiram até os dias atuais culminando com o moderníssimo “Estilo Livre”, onde as possibilidades de criar são ilimitadas combinando com ambientes e gostos contemporâneos.

A história da Ikebana

Page 10: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

Capa

10 JORNAL FORTALEZA DECOR

AGENDACursosMIL IDÉIAS. Oferece cursos grátis, entre os quais textura em tela acrílica, pintura em madeira e arte francesa. Av. Br. de Studart, 626, Meireles (85) 2352-2766. MUNDO DA ARTE. Ministra cursos de pintura a óleo e curso de biscuit. Rua Pedro I, 761, Centro, (85) 3252.4055.

GALERIA: IKEBANA SANGUETSU

EventosFEIRA DO ARTEFATO. Oferece as mais variadas opções de presentes, produtos artesanais, obras de arte, móveis rústicos, diversão infantil e música ao vivo. Pri-meiro sábado do mês no Shopping Salinas (Av. Washington Soares, 909, Edson Queiroz), de 15 a 20h. CERIMÔNIA DO HATSUKIÊ - 1ª flor do ano no dia 17 de Março às 18:30hAdemia Sanguetsu Fortaleza - Rua D Leopoldina, 564 - Centro

Page 11: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

escritórios. Fones: 85 3269 2158|9951 4526.

RESTAURAÇÃO

Atelier Silvio Gurgel. Restauração de imagens, móveis, paredes, de-coração de festas, arranjos florais. Fone: 85 8854 3043|9949 5018.

ProfissionaisARQUITETOS

Q2 Multiagência. Design, arquite-tura e web. Fone: 85 3091 8928.

Bruno Márcio. Arquitetura com responsabilidade. Fone 85 9176 4419

Livia Baltazar Guimarães. Desen-volvimento de projetos de arqui-tetura e interiores.Email: [email protected]. Fone: 85 8677.0714

DECORADORES

Zaranza. Design de Interiores. Fone: 85 8716 9909.

DESIGN DE INTERIORES

Telma Aguiar. Design de Interio-res. Fone: 85 8722 1787.

Guia da Decoração

JORNAL FORTALEZA DECOR 11

CORTINAS E PERSIANAS

Estilos Decor. Confecção de corti-nas e persianas. Telefone: 85 3267 0011 | 85 3081 1227.

CURSOS

Mais Design. Cursos  voltados para Arquitetura, Design de Interiores e Moda. Email: [email protected]|Site:www.cursomaisdesign.blogspot.com Fone: 85 3081 7689

MANUTENÇÃO DE IMÓVEIS

Dr. Faz Tudo. Elétrica, hidráulica, montagem em geral, alvenaria e revestimento, pinturas e fachadas, gesso e acabamentos, telhados, jardinagens e piscinas. Fones: 85 3088 5616|8710 7044.

MÓVEIS SOB MEDIDA

ANM Marcenaria. Móveis sob medida para todos os ambientes. Fone: 85 3484 0516 |9158 4168

EM Móveis. Salas, cozinhas, closets e escritórios. Fone: 85 9999 6669

MM Móveis. Móveis sob medi-da para salas, cozinhas, closets e

Heron Félix. Design de interiores. Fone: 85 8704 9357.

GESSEIROS

Diforcenter. Dry Wall, forros, FGA, FGE, divisorias Eucatex e PVC, pisos Pavflex e Eucafloor. Fone: 85 3265 2110.

Big Gesso. Especialista em forros, divisórias, acartonados. Fone: 85 3282 6094

PAISAGISMO

BM Paisagismo. Projeto, execu-ção e manutenção de parques e jardins. Fone: 85 3459 1930| 85 9983 8338

Recanto das Plantas. Paisagis-mo, jardinagem e vasos, projeto, execução e manutenção. Fones: 85 3232 6642| 3295 8176.

PINTORES

Pintsoft Pintores. Aplicação de texturas, gel, grafiato, massa corrida, espatulados, pinturas especiais, marmoratto, efeito jeans, aço escovado, linho, pátina e listras. Fone: 85 8826 1917.

Decoração

ACABAMENTOS

Estilos Decor. Reforma e fabrica-ção de estofados. Fones: 85 3267 0011 | 3081 1227.

A.S. Serviços. Consertos de esto-fados e cadeiras para escritórios troca de tecidos, esponja, lavagem a seco, rodízios, braços, empalha-mento, manutenção e fabricação, solda, pintura de base e sofá. Aten-dimento em domicilio. Av. Santos Dumont, 370 lj 6. Aldeota. Fones: 85 3082 0982 | 9115 7420.

ALUMÍNIO

Alumax. Portas em perfis de alu-minio para moveis e divisórias de ambientes. (85) 3082-5448 | 8812-7747 | 9969-9340. www.alumaxbr.com

ANTIGUIDADES

Polylustres. Restaurações em me-tais. Fone: 85 3244 6791

BOX

Belmetal. Box para banheiros, vidros comuns e temperados.

Page 12: Jornal Fortaleza Decor 4ª Edição

Artesanato

12 JORNAL FORTALEZA DECOR

FADA DO VIDROTELMA AGUIAR TRANSFORMA VIDROS ARTESANAIS FUNDIDOS EM OBJETOS DE SONHOTEXTO. ELIZA SOUZA FOTOGRAFIA. DIVULGAÇÃO

1

4

Há alguns anos desenvol-vendo um trabalho pio-neiro em reciclagem de

vidro fundido a artista plástica e designer de interiores Telma Aguiar, encanta por onde passa, seja com seus vitrais, esculturas e fachadas ou com pequenos e delicados objetos de decoração.

A artista plástica pesquisou de-moradamente as reações do vidro com tintas, aço, cerâmica e alumínio para utilização em diversas texturas e ambientes. Usa a técnica do fusing, uma técnica em vidro pigmentado e fundido em fornos aonde as tempe-raturas chegam de 750º a 850º C.

Essa técnica é anterior a do sopro e foi esquecida durante mi-lênios até o século XVI, mas hoje voltou a ser desenvolvida com muito sucesso. Possibilita o uso de projetos para iluminação e deco-rativos dentre outros, podendo também receber coloração, usando

mais de 40 tons diferentes. As tintas utilizadas em seus

trabalhos são do mestre vidreiro uruguaio Roberto Bonino. Alguns esmaltes são produzidos no próprio atelier.

Telma tem como última cria-ção esculturas de garrafas recicladas. Além de curiosas dão um toque de fino humor ao espaço que estão inseridas e ainda promovem a sustentabilidade ao meio ambiente.

Uma das mais fortes caracterís-ticas de seu trabalho como artista plástica é a possibilidade de ter peças únicas em um processo puramente artesanal e de fina sensibilidade, pro-movendo encantamento e sonho através de mãos de fada.

ServiçoAtelier Art Strauch. www.artstrauch.com.brFone : (85) 8722.1787 .

1 - Luminária “estalactite”; 2 - Máscara; 3 - Garrafa reciclada; 4 - Guitarra; 5 - Escultura em Vidro; 6 - Vasos gêmeos; 7 - Areia Colorida.

2 3

4 5

6 7