jornal ação 03

12
SANTA LUZIA 1 0 ANO DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA Edição-03 - 31 de Maio a 14 de Junho de 2012 AVENIDA SENHOR DO BONFIM Interminável e cheia de problemas HEBERTON LOPES DÚNIA CAPELLI / SITE DO PSDB MINAS População já não aguenta mais a situação precária em que se en- contra a Avenida Senhor do Bon- fim, no Distrito de São Benedito. Além dos tantos outros problemas, eles estão temerosos com tantos acidentes e cansados de esperar al- guma providência da Prefeitura de Santa Luzia. Com o intuito de mi- nimizar o risco de acidentes no local, os próprios moradores im- provisaram a sinalização: portas de geladeira sucateadas foram pinta- das com a palavra “Pare” e fixadas no cruzamento da Avenida Senhor do Bonfim com a Rua Bom Pastor. P AGINAS 6 E 7 P AGINA 3 Nesta edição, nossa homena- gem vai para toda a equipe do Swa- lon Futebol Clube, incluindo atletas e torcedo- res. O time foi o grande campeão da 8ª Copa Agui- naldo Campos. Parabéns Swalon Futebol Clube! Durante o Encontro Estadual do PSDB, realizado em Belo Ho- rizonte, o Senador Aécio Neves (PSDB) afirmou sua disposição em disputar a presidência do Bra- sil em 2014. No entanto, ele res- saltou que “neste momento é pre- ciso fortalecer o PSDB nos muni- cípios”, e que para isto, dará todo o apoio para seus companheiros de partido nas eleições munici- pais. Suporte do PSDB P AGINA 4 Como as eleições para o Executivo e Legislativo Municipal aconte- cem em outubro deste ano, os partidos já estão traçando estratégicas e formando grupos. Nos últimos dias, Elias Matos (PMDB), e Cristina Cor- rêa (PT), lançaram seus nomes como pré-candidatos à prefeitura de Santa Luzia. Ambos realizaram o evento político na região do São Benedito. Eleições Municipais GAROTA SENSAÇÃO O nome dela é Marcela Costa e ela tem 20 anos de idade. A gata mora no bairro Morada do Rio e cursa Administração de Empre- sas, no Centro Universitário Newton Paiva, na capital. Improbidade Administrativa Em todas as regiões do país é possível encontrar políticos que perderam seus mandatos, após serem julgados e condena- dos por improbidade adminis- trativa. Com a aplicação da Lei da Ficha limpa, qualquer polí- tico que tenha sido condenado com base na determinação não poderá se candidatar nos próxi- mos oito anos a contar da data do julgamento. Saiba detalhes na página 4. 1ª Divisão No encerramento da pri- meira etapa do Campeonato da 1ª Divisão, ocorrida no último final de semana, as disputas em vários campos de futebol do município foram acirradas. Al- guns times da Sede e do Distrito comemoraram as vitórias e su- biram para a 1ª Divisão, outros, saíram de campo com a triste derrota e com o rebaixamento. Confira a lista dos classifica- dos e rebaixados na página 8. ESPORTE MUNICIPAL

Upload: hebertonlopes

Post on 24-May-2015

746 views

Category:

News & Politics


6 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ação 03

SANTA

LUZIA

10ANO

DIST

RIBU

IÇÃO

GRATUÍTA

Edição

-03-3

1de

Maioa14

deJu

nhode

2012

AVENIDA SENHOR DO BONFIM

Interminável e cheia de problemasHEBERTON LOPES

DÚNIA CAPELLI / SITE DO PSDB MINAS

População já não aguenta maisa situação precária em que se en-contra a Avenida Senhor do Bon-fim, no Distrito de São Benedito.Além dos tantos outros problemas,eles estão temerosos com tantosacidentes e cansados de esperar al-guma providência da Prefeitura deSanta Luzia. Com o intuito de mi-nimizar o risco de acidentes nolocal, os próprios moradores im-provisaram a sinalização: portas degeladeira sucateadas foram pinta-das com a palavra “Pare” e fixadasno cruzamento da Avenida Senhordo Bonfim com a Rua Bom Pastor.

PAGINAS 6 E 7

PAGINA 3

Nesta edição,nossa homena-gem vai para todaa equipe do Swa-lon FutebolClube, incluindoatletas e torcedo-res. O time foi ogrande campeãoda 8ª Copa Agui-naldo Campos.Parabéns SwalonFutebol Clube!

Durante o Encontro Estadualdo PSDB, realizado em Belo Ho-rizonte, o Senador Aécio Neves(PSDB) afirmou sua disposiçãoem disputar a presidência do Bra-sil em 2014. No entanto, ele res-

saltou que “neste momento é pre-ciso fortalecer o PSDB nos muni-cípios”, e que para isto, dará todoo apoio para seus companheirosde partido nas eleições munici-pais.

Suporte do PSDBPAGINA 4

Como as eleições para o Executivo e Legislativo Municipal aconte-cem em outubro deste ano, os partidos já estão traçando estratégicas eformando grupos. Nos últimos dias, Elias Matos (PMDB), e Cristina Cor-rêa (PT), lançaram seus nomes como pré-candidatos à prefeitura de SantaLuzia. Ambos realizaram o evento político na região do São Benedito.

Eleições Municipais GAROTA SENSAÇÃO

O nome dela é Marcela Costa eela tem 20 anos de idade. A gatamora no bairro Morada do Rio ecursa Administração de Empre-sas, no Centro UniversitárioNewton Paiva, na capital.

ImprobidadeAdministrativaEm todas as regiões do país

é possível encontrar políticosque perderam seus mandatos,após serem julgados e condena-dos por improbidade adminis-trativa. Com a aplicação da Leida Ficha limpa, qualquer polí-tico que tenha sido condenadocom base na determinação nãopoderá se candidatar nos próxi-mos oito anos a contar da datado julgamento. Saiba detalhesna página 4.

1ª DivisãoNo encerramento da pri-

meira etapa do Campeonato da1ª Divisão, ocorrida no últimofinal de semana, as disputas emvários campos de futebol domunicípio foram acirradas. Al-guns times da Sede e do Distritocomemoraram as vitórias e su-biram para a 1ª Divisão, outros,saíram de campo com a tristederrota e com o rebaixamento.Confira a lista dos classifica-dos e rebaixados na página 8.

ESPORTEMUNICIPAL

Page 2: Jornal Ação 03

2 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

EDITORIAL

EXPEDIENTE

CHARGE

A quem recorrer?Conforme noticiamos na úl-

tima edição do Jornal Ação,a população está extrema-

mente insatisfeita com o transportepúblico em Santa Luzia. Dentre asvárias reclamações, as mais recor-rentes são: a falta de pontualidade,a situação precária dos veículos, afalta de educação dos motoristas e,principalmente, a condição caóticaem que se encontram as paradas deônibus. Mesmo após este periódicopublicar o apelo dos usuários e re-portar sobre a má conservação dospontos, os locais continuam damesma forma ou pior. É muitomato, lixo e falta de consideraçãocom o cidadão luziense.

A Prefeitura Municipal deSanta Luzia informou que um mu-tirão estaria sendo formado pararealizar a manutenção dos pontosde ônibus, mas nenhum prazo foifixado. Aliás, desde que assumiu aadministração do município, ne-nhuma melhoria foi feita com rela-ção ao transporte publico. Emdeterminada época, o prefeito atéanunciou que publicaria licitaçãopara escolher outra empresa paraassumir o serviço, ou, caso se ade-quasse às solicitações, a Rodap(que detém o monopólio do trans-porte publico de Santa Luzia háanos), continuaria com a vaga. Noentanto, a licitação não ocorreu, o

serviço oferecido à população nãomelhorou e o povo continua com asmesmas dificuldades.

Enquanto isso, caros muníci-pes, vamos continuar esperando nomeio do mato, do lixo e do entulho.Vamos esperar por horas os ônibuse por anos a ação do poder público.Essa é a Santa Luzia que nós que-remos? Essa é a Santa Luzia quenós merecemos? É válido lembrarque este ano é muito importante,pois, mais uma vez, teremos opoder da democracia do nossolado.

Responsabilidade e consciênciana hora de votar, esse é o nosso re-cado.

Venho através deste conceituado jornal,pedir socorro com relação à saúde pública deSanta Luzia.Apopulação que precisa de aten-dimento nos PA’s e postos de saúde esta so-frendo (e até morrendo) a míngua por causados atendimentos precários que são ofereci-dos nas unidades de saúde do município.Além do número de médicos ser pequeno,muitas vezes nas unidades de saúde não hámateriais necessários para os tratamentos e osaparelhos são verdadeiras sucatas... até gazepara fazer curativo falta no PA de São Bene-dito. É um desrespeito com a população!

E o pior de tudo, é que apesar de estar-mos perdendo nossos familiares e amigos, pa-rece que a administração pública não seimporta, porque não toma providência al-guma. Solicito, mais uma vez, que o JornalAção investigue e denuncie as irregularidadesque estão tomando conta da saúde. O Legis-lativo é o principal responsável por investigaro que esta sendo feito com a verba que é des-tinada à saúde, mas os vereadores de SantaLuzia tambémnão estão fazendo suas obriga-ções e também merecem ser investigados edenunciados pelos meios de comunicação.

Email enviado por Eduardo Fernandes,morador do São Benedito,no dia 28 de Maio de 2012

Minas Uai Comunicação Ltda.Avenida Brasília, 1.687, sala 204,São Benedito, Santa Luzia/MG

CEP: [email protected]

Diretor: Joveline FerreiraEditora-Chefe: Tatiane Ribeiro

Reportagem: Heberton Lopes (15908/MG) eTatiane Ribeiro (15996/MG)Impressão: Sempre Editora

O Jornal Ação não se responsabiliza por con-ceitos, ideias ou opiniões expressas em maté-rias assinadas ou informes publicitários. As

matérias publicadas aqui, não necessaria-mente condizem com o pensamento deste jor-nal, contudo as publicamos por seremmanifestações da liberdade de expressão.

Distribuição gratuita: 10 mil exemplaresdistribuídos em Santa Luzia/MG e região

Tribuna doLuziense

EDUARDO LACERDA

Page 3: Jornal Ação 03

3 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

Lideranças exigem candidaturade Aguinaldo Campos

Na última edição do nosso jornal, pu-blicamos entrevista realizada com Agui-naldo Campos (PSDB), que há dois anosrompeu com o atual prefeito de SantaLuzia, Gilberto Dorneles (PSB).

Após lerem entrevista no JornalAção,lideranças comunitárias, a maioria da re-gião do SãoBenedito, se organizaram e nodia 27 de abril fizeram uma manifestaçãoem frente à casa deAguinaldoCampos, nobairro São Benedito, pedindo que ele sedispusesse a concorrer ao cargo de prefeitona eleição de outubro deste ano.

Maria Silvia de Oliveira, moradorado Conjunto Cristina A, estava entre ospresentes. “Não tenho vergonha de dizerque na última eleição sequer votei emAguinaldo Campos, mas tenho vergonhade permitir que políticos inescrupulososcontinuem fazendo o que querem danossa cidade e judiando do nosso povo.Agora quero fazer diferente, não voumaiserrar! Na próxima eleição, não só vouvotar emAguinaldo Campos, como tam-bém vou buscar outros votos para ele”.

Antônio Maria Clarete, mais conhe-cido como Toni’s Bar, ressaltou: “Acre-dito queAguinaldo é o melhor candidatoa administrar nossa cidade, que precisa demedidas extremas e urgentes. Estou aquipedindo que ele se candidate porque con-fio nele e conheço a paixão que ele tempor Santa Luzia”.

Também proprietário do Toni’s Bar,José Vicente, mais conhecido comoBedeu, concordou: “Ninguém melhor doque Aguinaldo Campos para transformaresta cidade, por esta razão, não vamossossegar enquanto ele não der certeza deque vai se candidatar”.

Moradora do bairro SãoCosme, Con-

ceição Pereira disse que quando optou pornovidade e se deixou levar pela esperançade cura das enfermidades da cidade, a po-pulação de Santa Luzia foi enganada:“Sonhamos que um médico não poderiafazer outra coisa que não fosse remediaros problemas, no entanto, infelizmente, acidade adoeceu de vez. Assim como nós,AguinaldoCampos também foi enganadoe traído”.

BelchiorMartins, quemora no bairroMaria Adélia, também se manifestou:“Aguinaldo sempre foi batalhador enunca teve vida fácil. O que ele tem hojefoi conquistado com muito suor. Queroque ele se candidate a prefeito de SantaLuzia porque ele passou por todos os pro-blemas que nós estamos enfrentando nacidade... ele participou de outros governose, namedida emque pôde, implantou pro-jetos e fez o possível para a melhoria daqualidade de vida do povo luziense.Agui-naldo Campos é representante do povo,ele é a cara do povo, e é de umgovernantecomo ele que Santa Luzia precisa.”

FOTOS: TATIANE RIBEIRO

Durante o Encontro Estadual doPSDB, realizado no dia 25 de maioem um hotel da capital, o senadorAécio Neves admitiu disposição paraser candidato à sucessão da presidenteDilma Rousseff (PT) nas eleições de2014 e fez duas críticas aos petistas.Além disso, o Senador convocou pos-síveis concorrentes tucanos a prefeitoe vereador a pressionar o governo fe-deral e o Congresso Nacional emfavor de equilíbrio na divisão dos re-cursos públicos, hoje concentradosnas mãos do governo federal.

“Nosso objetivo é fortalecer oPSDB nas eleições municipais.Temos fortes candidatos às prefeitu-

ras e tenho certeza de que é traba-lhando da melhor forma possívelnestes municípios que alcançaremoso patamar de desenvolvimento queeste país precisa. Vamos arregaçar asmangas porque esta em jogo tambémuma bela caminhada pelo Brasil in-teiro. É a hora de Minas comandar oBrasil. Chega de PT. Chega de falá-cia. Chega de corrupção”, afirmouem um discurso que foi seguido degritos ‘Aécio presidente’.

Para as eleições municiais,AécioNeves afirmou que serão feitas am-plas alianças em todo o estado, e aexpectativa é de vitória em 90% dosmunicípios onde houver um candi-

dato do PSDB: “O PSDB é um par-tido generoso. Não é como o PT, umpartido que gosta apenas de receberapoio”, concluiu.

No encontro, prefeitos, vereado-res e pré-candidatos às eleições desteano lançaram uma carta aberta aosmineiros em que se comprometerama combater a corrupção e zelar pelouso do dinheiro público, dar maisqualidade aos ensinos infantil e fun-damental, priorizar o acesso ao sis-tema público de saúde, melhorar otransporte público e a mobilidade ur-bana e implementar ações perma-nentes em favor da geração deemprego e renda.

Aécio Neves declara apoio a prefeitosdo PSDB nas eleições municipais

Durante o Encontro Estadual do PSDB,ocorrido na capital, o Senador Aécio Nevesdeclarou sua disposição em disputar a

Presidência da República em 2014, mas disseque antes, irá trabalhar junto com seus

companheiros do PSDB nas eleições municipais

Toni’s Bar declarou que pede a candidatura deAguinaldo Campos porque confia nele e conheçe a

paixão que ele tem por Santa Luzia

Bedeu disse que não vai sossegar enquantoAguinaldo não der certeza de que vai se

candidatar ao cargo de prefeito de Santa Luzia

Bom público se reuniu na residência de Aguinaldo Campos para pedir a candidaturadele ao cargo de prefeito nas próximas eleições

Conceição Pereira declarou que assim como todosos luzienses, Aguinaldo Campos também foienganado e traído pela atual administração

Belchior Martins ressaltou que apóia acandidatura de Aguinaldo Campos porque ele érepresentante do povo, ele é a cara do povo

Page 4: Jornal Ação 03

4 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

IMPROBIDADEADMINISTRATIVA

Políticos cassados não podem se candidatarDa redação (Jornal Ação)

Em todas as regiões do país é pos-sível encontrar políticos que foram jul-gados e condenados por improbidadeadministrativa e, consequentemente,que perderam seus mandatos. EmConceição do Mato Dentro, regiãoCentral de Minas Gerais, a cidade teveseis trocas de prefeitos desde as elei-ções de 2008. A última se deu em ja-neiro deste ano, quando a então chefedo executivo, Nelma Carvalho (PR),foi cassada pela Câmara Municipal domunicípio.

Em Mariana, a ex-prefeita Tere-zinha Ramos (PTB) também foi cas-sada pela Câmara Municipal sob aacusação de improbidade administra-tiva. Desde 2008, a cidade teve qua-tro prefeitos. O penúltimo, RoqueCamello (PSDB), foi cassado peloTribunal Superior Eleitoral.

Com a aplicação da Lei da Fichalimpa, qualquer político que tenha sidocondenado com base na determinaçãonão poderá se candidatar nos próximosoito anos a contar da data do julga-mento.

PRÉ-CANDIDATURAS À PREFEITURADE SANTALUZIA

PMDB traça estratégica

Como as eleições para a prefeitura de Santa Luzia acontecem em outubro desteano, os partidos já estão se movimentando e indicando nomes, grupos estão seformando e um novo cenário político começa a ser traçado no município...

Em um encontro realizado nacasa de shows Lasca do Boi, em SãoBenedito, no dia 12 de maio, sábado,Elias Matos, do PMDB, lançou suapré-candidatura ao cargo de prefeitode Santa Luzia.

Durante sua fala, EliasMatos, queocupa uma das cadeiras na CâmaraMunicipal de Santa Luzia, destacouque conhece bem as dificuldades exis-tentes no município: “Meu objetivo ébuscar parcerias e somar forças paraencontrar soluções para os tantos pro-

blemas existentes na cidade”.O evento político contou com a

presença de diferentes lideranças parti-dárias, entre elas, o Deputado FederalLeonardo Quintão, também do PMDB.Ele fez questão de declarar que vai tra-balhar para que um candidato do seupartido seja eleito, mas que sabe queSanta Luzia enfrenta ummomento difí-cil, e que, sendo assim, se outro nomemelhor capacitado politicamente for in-dicado, mesmo que de outro partido,também terá seu apoio.

PT e PCdoB se reúnemDirigentes e militantes do PT e

PCdoB de Santa Luzia, além de mem-bros de outros partidos, se reuniramno último dia 19, sábado, em um salãode confraternizações na Avenida Bra-sília, para efetivarem apoio dos parti-dos a pré-candidata à prefeitura deSanta Luzia, Cristina Corrêa, do PT.

Em seu discurso, Cristina Corrêadestacou que os objetivos em comumentre os dois partidos promoveram aunião entre eles: “Nós compartilhamosdo mesmo ideal, que é o de ver nossaSanta Luzia transformada e se tor-

nando referência de desenvolvi-mento em Minas Gerais. Nós sabe-mos que nossa cidade estaabandonada e merece muito maisrespeito e trabalho. Unidos, transfor-maremos os sonhos do povo luzienseem realidade.”

De acordo com a assessoria deimprensa da pré-candidata, os parti-dos PT e PCdoB irão realizar, no mêsde junho, suas convenções munici-pais, nas quais serão formalizadostodos os compromissos assumidosdurante o período pré-eleitoral.

Ficha suja não pode ser candidatoAgência Senado

Condenados pela Justiça em se-gunda instância, e até profissionaiscassados por conselhos profissionais,como o de medicina, poderão ser im-pedidos de assumir cargos em comis-são no serviço público, com base naLei da Ficha Limpa (Lei Complemen-tar 135/2010). Cargo em comissão éaquele preenchido por nomeação deautoridades como prefeitos, ministros,parlamentares e presidente da repú-blica, sem a necessidade de aprovaçãoem concurso público.

Nesta quarta-feira (23), a Comissãode Constituição, Justiça e Cidadania(CCJ) aprovou proposta de emenda àConstituição (PEC 6/2012) que proíbeo provimento, a investidura e o exercí-cio nestes cargos e funções de brasilei-ros enquadrados na inelegibilidade daFicha Limpa por atos de improbidadeadministrativa. Aproposta é do senadorPedro Taques (PDT-MT), e recebeu pa-recer favorável do relator, senador Eu-

nício Oliveira (PMDB-CE). Segue agorapara o Plenário do Senado, onde será sub-metida a dois turnos de votação.

Segundo Taques, a PEC 6/2012impõe essa restrição na contratação deservidores comissionados e de con-fiança pelos Poderes Executivo, Judi-ciário e Legislativo da União, dosestados, do Distrito Federal e dos muni-cípios. E adiantou que a ControladoriaGeral da União (CGU) já estuda a edi-ção de um decreto aplicando o critériode inelegibilidade da Lei da FichaLimpa na nomeação de servidores pú-blicos federais condenados pela Justiça.

Na justificação da proposta, o sena-dor deixa claro sua intenção de resguar-dar o princípio constitucional damoralidade naAdministração Pública, enão de buscar uma punição antecipadado cidadão convocado para cargo co-missionado ou função de confiança. Oprincípio da não-culpabilidade estariapreservado, acrescentou, pelo fato de ainelegibilidade definida na Lei da Ficha

Limpa só alcançar os condenados porórgão judicial colegiado ou definiti-vamente pela Justiça.

Ao analisar o mérito da PEC6/2012, o relator a considerou “umimportante passo para garantir a ética,probidade e moralidade no âmbito daAdministração Pública nos níveis fe-deral, estadual e municipal”.

- A Lei da Ficha Limpa repre-sentou significativo avanço demo-crático, com o escopo de evitar aparticipação, em cargos eletivos, depessoas que não atendem às exigên-cias de moralidade e probidade. Domesmo modo, a adoção da fichalimpa na nomeação de ocupantes decargo em comissão ou função deconfiança no serviço público, comoora se propõe, contribuirá sobrema-neira para extirpar daAdministraçãoPública aqueles que cometem ilícitosenvolvendo o dinheiro e os demaisbens públicos – destacou EunícioOliveira na leitura do parecer.

Page 5: Jornal Ação 03

para receber estas mudan-ças. É claro que a questãodo lixo descartado em locaisindevidos, precisa do bomsenso da população. Mas, aprefeitura tem a obrigaçãode promover ações de cons-cientização nas comunida-des, recolher estes entulhose, principalmente, criar ca-minhos para que a popula-ção tenha onde descartar oque não precisa mais.

O outro ladoHá quem use os bota-fora clandesti-

nos para sobreviver.Namanhã doúltimosábado, o trânsito na rua Alvorada, nobairro SãoBenedito, estava caótico. Parapiorar aindamais a situação, uma carroçalotada de entulho era puxada por um ca-valo e acompanhada por dois rapazes.Um deles, com o pé machucado, recla-mava com osmotoristas que não tinhampaciência e buzinavam para da dupla.

A reportagem do Jornal Ação se-guiu os dois até a rotatória da avenidaSenhor do Bonfim, com as ruas Apu-carana eAlvorada. Sem cerimônia, umdos rapazes tira uma espécie de travada carroça e despeja todo o rejeito nobota-fora improvisado a menos de 500metros da casa deles, situado na pe-quena vila perto do local. Quando per-ceberam que estavam sendoobservados pela reportagem, pedirampara não terem seus rostos fotografa-dos e nem os nomes revelados. Umdeles explica que não acha certo jogaro entulho no local, mas que não temoutra alternativa, pois a prefeitura nãoregulamentou nenhum bota-fora na re-

gião. “Vivo disso aquidesde os 7 anos de idade,tenho que sustentar minhafamília”, justifica umdeles.

PrefeituraO Jornal Ação pediu

posicionamento da Prefei-tura Municipal de SantaLuzia a respeito dos bota-fora clandestinos, mas até ofechamento da edição nãoobteve retorno.

Areportagem do JornalAção percorreu a região doSão Benedito na última se-mana para identificar pon-tos de descarte ilegal delixo. Não foi difícil e nemfoi preciso andarmuito paraencontrar locais com esteproblema no distrito. Mui-tas vezes, os responsáveispelo acúmulo de materiaissão os próprios moradoresda região, que criam bota-fora clandestinos, ocupandolotes vagos e vias públicas. No entanto,é preciso lembrar que a prefeitura mu-nicipal é principal responsável pela lim-peza destes locais e nada faz. Seu deveré criar alternativas para atender omuní-cipe e estratégias para comportar o de-senvolvimento do município.

O JornalAção flagrou ummoradorda rua Geraldo Teixeira da Costa, nobairro São Benedito, descartando resí-duos de uma obra residencial em umlote vago a cerca de 50 metros de suacasa. O servente de pedreiro, contratadopor ele, usava um carrinho demão parajogar o entulho na beira da via pública.O proprietário da casa em obras, quenão se identificou, disse que todosjogam lixo lá e questionou por só ele serabordado pela reportagem. Ao ser in-dagado sobre a irregularidade do queestava fazendo, ele informou que sódescartou o entulho no local porque umvereador teria prometido a limpeza dolote vago.

“É uma pouca vergonha!”, assimclassifica o mecânico Wellington Ri-cardo, proprietário da oficina que ficaem frente ao lote utilizado pelo vizinhopara se livrar dos materiais.Ele defende que a prefei-tura e o dono deveriamtomar frente e acabar coma sujeira, mas que os vizi-nhos devem ter o bomsenso de não jogar entulhoali.

Ainda na rua GeraldoTeixeira da Costa, no quar-teirão entre as ruas Natal eAtalaia, também no SãoBenedito, um morador,cansado da sujeira causada

5 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

Falta bom sensoFOTOS: HEBERTON LOPES

pelos vizinhos, produziu uma faixa parachamar a atenção de que o lixo descar-tado ali pode entupir bueiros. Poucosmetros depois, uma placa de madeiraimprovisada também chama a atenção:“Aqui não é depósito de lixo e entulho,senhores vizinhos”.

O gari Expedito Martir, que temcomo sustento financeiro amanutençãoda limpeza em locais públicos, é vizi-nho de um grande lixão clandestino nobairro São Benedito. Ele conta quequando a Prefeitura executou as obrasde urbanização da Avenida Senhor doBonfim, vários imóveis foram desapro-priados. Com isso, alguns moradoresaproveitaram o local para instalar umbota-fora sem autorização: “Até lixo depadarias podemos encontrar aqui, é umasituação muito complicada”, desabafa.

Na mesma via, no encontro com aAvenida Joaquim Rodrigues da Rocha,no bairro Cristina B, a situação se re-pete. Omonte de lixo e entulho fica emfrente ao bar de Gilmar Santos, quemora na região há 15 anos. Ele cobraprovidências da prefeitura e disse que,juntamente com outros moradores, já

chamou outros veículos de comunica-ção para expor a situação em que olocal se encontra, mas que nenhumaprovidência foi tomada.

Enquanto os munícipes constroem,o município se desenvolve. Reformassão consequências do desenvolvimentoe, é claro que estas sobras de materiaisde construção devem ser encaminhadaspara algum local, afinal, não desapare-cem simplesmente. No entanto, paracrescer omunicípio deve ser preparado

Rua Geraldo Teixeira da Costa,no bairro São Benedito

Avenida Senhor do Bonfim no encontro com a AvenidaJoaquim Rodrigues da Rocha

Os dois rapazes descarregam o entulho e vão embora

Wellington Ricardo diz que a prefeitura deveriatomar frente e acabar com a sujeira

ExpeditoMártir diz queaté lixodepadarias são encontra-dos emumbota-fora clandestinonaAv. SenhordoBonfim

Faixas estão espalhadas por diversos pontos do Distrito de São Benedito, com a solicitaçãode que não se jogue lixo e entulhos nas ruas e lotes vagos

Gilmar Santos cobra providências da prefeitura,mas disse que nenhuma providência foi tomada

Page 6: Jornal Ação 03

6 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

Total abandonoMoradores reclamam da situação precária em que se encontra a

Avenida Senhor do Bonfim, no Distrito de São Benedito.TRÂNSITO CONFUSO, COMMÁ SINALIZAÇÃO, PONTOSCEGOS NAS VIAS, MUITO LIXO, MATO E RESTOS DEMATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, BURACOS E OUTRAS

IRREGULARIDADES NAS VIAS, ALÉMDO PROBLEMADEDESAPROPRIAÇÃO DEMAIS DE UMACENTENADE PESSOAS,que após desacordo da parte da prefeitura, procuraram soluções na Jus-tiça. Os problemas que seriam solucionados com a obra de construçãoda avenida, só se agravaram, e o que era sonho da população local setornou pesadelo, JÁ QUEAOBRAPARECE SER INTERMINÁVEL.

FOTOS: HEBERTON LOPES

Nas margens da avenida Senhor do Bonfim,o que se vê é lixo e entulho de todo tipo

Desapropriado, o terreno sob responsabilidade da Prefeituraestá tomado por lixo e entulho

Wanderley Gomes cobra na justiça R$ 7000 daPrefeitura Municipal de Santa Luzia

Após anos de espera, os morado-res da Avenida Senhor do Bonfim atéchegaram a pensar que tudo ia melho-rar. O que antes era apenas um cór-rego margeado por duas vielas, hoje éum esboço de uma via decente. Com aaplicação de recursos do Governo doEstado, foram realizadas intervençõesno local para tentar urbanizar e me-lhorar as condições sanitárias da re-gião, mas ainda falta muito a ser feito.

O Jornal Ação ouviu o apelo dediversas pessoas que moram, frequen-tam ou precisam utilizar aAvenida Se-

nhor do Bonfim. Quando começaramas obras, a esperança era que, final-mente, os moradores pudessem termelhorias na qualidade vida, mas hojeo cenário é desolador. A via está to-mada por buracos, lixo e entulho. Asobras foram interrompidas sem a si-nalização adequada, o que tem cau-sado vários acidentes, principalmentenos cruzamentos da avenida.

Temerosos com tantos acidentes ecansados de esperar alguma providên-cia da Prefeitura de Santa Luzia, ospróprios moradores improvisaram

placas de sinalização para minimizaro risco aos pedestres e motoristas.Portas de geladeira sucateadas forampintadas com a palavra “Pare” com ointuito de diminuir as colisões no cru-zamento da Avenida Senhor do Bon-fim com a Rua Bom Pastor.

A vendedora Raquel Gutierrezmora no bairro São Benedito e utiliza avia para fazer a sua caminhada diária.Ela reclama das más condições e dafalta de segurança. “Sãomuitos buracose como não há calçada, os motoristasjogam os carros na direção dos pedes-tres”, afirma. Raquel ainda protestou arespeito da quantidade de ratos que en-tram nas casas devido aos montes delixo que ficam à margem da avenida.

No trajeto para o trabalho, o ins-trutor de academia,Alexandre Gomes,desabafou com a reportagem sobre oabandono do poder público. “A Ave-nida Senhor do Bonfim é uma via im-portante, pois é um dos caminhos paraa CidadeAdministrativa, mas a pefei-tura municipal parece não se impor-tar”, reclama.

Sem calçada e com muitos bura-cos, a Senhor do Bonfim acaba se tor-nando uma armadilha para as pessoasque tem mobilidade reduzida. O estu-dante Paulo Henrique sentiu na pele adificuldade para se locomover na ave-nida. Com um dos pés engessado e

Page 7: Jornal Ação 03

7 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

Na avenida, há vários “pontos cegos”, o que causamacidentes e colocam vidas em risco

O lixo e o entulho, acumulados nos locais que deveriam servir de passeio, obrigam ospedestres a arriscarem suas vidas ao transitarem no local

O aposentado Geraldo Magela diz que a avenidaestá abandonada politicamente

mundo joga lixo aqui. Tem até urubusobrevoando nossas casas”, diz a donade casa. Ela ainda reclama que a pre-feitura não se importa com o povo,pois, por diversas vezes, pediu provi-dências e não foi atendida.

“É uma situação totalmente pre-cária”, diz o aposentado Geraldo Ma-gela. Ele relata que a Avenida Senhordo Bonfim vive hoje uma situação deabandono político e administrativopela Prefeitura Municipal de SantaLuzia. Geraldo reclama ainda que acidade esta abandonada há 4 anos, jáque a atual administração nada fez.

IndenizaçõesPara ceder lugar ao progresso, al-

guns imóveis foram desapropriadospela Prefeitura Municipal de SantaLuzia. Agora, o que se vê é um cená-rio de retrocesso e ações na justiça.Hoje, a maioria dos lotes que estãosob a responsabilidade do poder pú-blico foram transformados em gran-des lixões e bota-fora clandestinos.

O pedreiro Mauro Sérgio contaque sua mãe, que viveu na AvenidaSenhor do Bonfim por 75 anos, foi ob-rigada a deixar a casa e teve o valorpago pelo imóvel muito abaixo dopraticado no mercado. A família nãoconcordou com a situação e entroucom uma ação na justiça para pedir o

valor considerado justo.Mauro relata que, du-

rante o processo de desa-propriação, a famíliasofreu grande pressão.“Oficiais de justiça che-garam a nos ameaçar dedespejo com a alegaçãode que estaríamos obs-truindo uma obra pú-blica”, conta.

Sem receber nada deindenização, o motoristaWanderley Gomes conta,indignado, que a obratomou parte do lote da fa-mília dele e que, por isso,foi firmado um acordocom a Prefeitura Munici-pal de Santa Luzia. Deacordo comWanderley, aadministração municipalpagaria o valor de 7 mil reais pelaparte do imóvel, mas até hoje nada foirepassado. O processo está em julga-mento pela justiça.

Resposta da PrefeituraA Prefeitura Municipal de Santa

Luzia, por meio da Secretaria Muni-cipal de Obras, informou que a manu-tenção e limpeza da Avenida Senhordo Bonfim será realizada dentro de 15dias. Referente à sinalização, a Pre-

feitura, por meio da Secretaria Muni-cipal de Segurança Pública, Trânsitoe Transporte, disse que está sendo rea-lizado um estudo de viabilidade parainstalação de semáforo ou construçãode rotatória no cruzamento da Ave-nida Senhor do Bonfim com a RuaBom Pastor.

Com relação aos valores de inde-nização das famílias desapropriadas,a questão terá que ser resolvida pelaJustiça.

utilizando uma muleta, ele contavacom a ajuda da mãe, a dona de casaGláucia Márcia, para vencer os diver-sos obstáculos na via. “O prefeito nãofaz nada, daqui a pouco vai estar tudointerditado”, reclama Gláucia.

Adona de casa SilvanaAparecida,moradora daAvenida Senhor do Bon-fim, tem um vizinho infeliz: umgrande lixão. O mau cheiro, a polui-ção ambiental e visual são constantesno local. “Desapropriaram as casas enão colocaram nada no lugar e nemcercaram o terreno, agora, todo

Gláucia Márcia acompanha o filho Paulo Henrique que temdificuldade em se locomover pela Avenida Senhor do Bonfim

Page 8: Jornal Ação 03

8 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

COPAAGUINALDO CAMPOS

Shalon é campeão

FUTEBOLMUNICIPAL

Terminou no último domingo, comdisputa entre Shalon Futebol Clube(Distrito) e Industrial Americano Fute-bol Clube (Sede), a 8ª Copa AguinaldoCampos. O jogo aconteceu no campo doXVI de Março, na região do São Bene-dito.

Após disputa acirrada, que no temponormal terminou com empate de 2x2, otime do Shalon Futebol Clube levou a me-lhor nos pênaltis e venceu o adversáriopor 6x5. A comemoração da vitória foigrande!

Confira os destaques da competição:Defesa Menos Vazada: Industrial

Americano Futebol ClubeArtilharia: Juninho, do Shalon Fute-

bol Clube, com 21 golsEquipe mais Disciplinada: Esporte

Vila Olga BMelhor Técnico: Qui-Rei, do Shalon

Futebol ClubeCraque da Copa: Zulin, do Industrial

Americano Futebol ClubeAtleta Revelação: Baianinho, do La-

rangense Futebol Clube

PROJETO SOCIAL PASSO CERTO

Bingo beneficenteComo objetivo de angariar recur-

sos para a manutenção do Projeto So-cial Passo Certo (Prospac), foirealizado no dia 6 demaio, no adro daigreja doRosário, noCentroHistóricode Santa Luzia, um bingo beneficente.

De acordo com o presidente doProspac,Valter Soares Filho, o projetosocial existe desde o ano de 2009,masfoi em meados de 2010 que oficinasde artes e de esportes começaram a ser

oferecidas. “Trabalhamos com criançase adolescentes de 8 a 16 anos de idade.Nas oficinas do Prospac, elas podemparticipar de aulas de taekwondo, vio-lão, dança, entre outras. As que preci-sam, tem até aulas de reforço escolar”,disseValter que ainda acrescentou que acontribuição da sociedade é essencialpara a continuidade do projeto desen-volvido: “Fazemos o máximo com opouco que temos, mas se cada um aju-

dar um pouquinho, sei que pode-mos fazer grande diferença nasvidas de muitos jovens”.

A sede do Prospac é locali-zada na PraçaWaldemarAugustodos Santos, no bairro Bela Vista.O projeto abriga atualmente cercade 100 crianças.

FUTEBOLAMADOR

1ª Divisão de Santa Luzia

O time cam-peão recebeu apremiação deAguinaldoCampos e doidealizador dacopa, Crélio

Bom público esteve presente no adro da Igrejado Rosário durante o Bingo Beneficente doProjeto Social Passo Certo (Prospac)

Com inicio no dia 15 de abril desteano, o Campeonato da 1ª Divisão de SantaLuzia chegou ao fim da Primeira Fasecom muita emoção na última rodada, queaconteceu no último domingo (27).

Na Sede, todas as 8 equipes tinhamchances de classificação para a 2ª Fase. Ojogo mais emocionante da rodada ficoupor conta de Beira Rio x Olaria, que deci-diram quem seria rebaixado para a 2ª Di-visão do ano de 2013. Ao fim da partida,para tristeza de sua torcida, o Beira Rio,que perdeu pelo placar de 2x1, foi rebai-xado.

No Distrito, o Vila Nova, que garan-tiu a primeira colocação com uma rodadade antecedência, fez o clássico contra aequipe do Rio Verde no campo do TerezaCristina. O Rio Verde não tomou conhe-cimento do adversário, venceu a partidapor 2x1 e também se classificou para a 2ªFase.

O jogo que decidiu a competição noDistrito foi entre Londrina e Tereza Cris-tina. Jogando em seus domínios, o Lon-drina partiu para cima do Tereza Cristinaque, com uma vitoria de 3x0, espantou ofantasma do rebaixamento e enterrou de

vez a equipe do Tereza Cristina, que foirebaixada para a 2ª Divisão.

Com os resultados do fim de semana,os classificados e os confrontos da 2ª Faseficaram da seguinte forma:

SEDE1º colocado: Independente2º colocado: Santa Cruz3° colocado: Coimbra4° colocado: Santa Rita

DISTRITO1º colocado: Vila Nova2º colocado: Estrela3° colocado: Rio Verde4° colocado: CristalConfrontos: Domingo 03/06/2012Vila Nova x CristalEstrela x Rio Verde

Lembrando que, por terem se classi-ficado em 1ª e 2ª nas suas respectivas cha-ves, Independente, Santa Cruz, Vila Novae Estrela jogam com a vantagem do em-pate contra seus adversários. No dia 17 dejunho, a cidade irá conhecer o campeãogeral do campeonato da 1ª Divisão deSanta Luzia que irá representar a cidadena 52ª Copa Itatiaia de Futebol Amador.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 9: Jornal Ação 03

9 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

CelebridadesUmdos partidos da cidade realizou encontro em um famoso restaurante e casa de

shows localizado na Avenida Brasília. Dentre os convidados, estava um perso-nagem, ex-candidato para prefeito da capital, o que causou a presença de bom

número de pessoas. O que os organizadores não previam era que o célebre convidado dis-cursaria por poucos minutos e que em seguida estaria de saída, já que celebridade temagenda lotada. A saída dele provocou o esvaziamento da plateia, que preferiu ir embora,já que os demais discursos seriam improdutivos.

DiscursoEx-vereador que discursou no evento de coligação de partidos recentemente, decla-

rou durante o evento, que chegou a orientar o atual prefeito (quando ambos eramvereadores) sobre como deveria trabalhar. Mas, ainda segundo o tal ex-vereador,

suas lições não chegaram a ser captadas, pois a administração não passou nem perto deser bem sucedida.

Relembrar e viverEx-presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, durante as campanhas polí-

ticas nas eleições de 2008, afirmou em carro de som pela cidade que a campa-nha do atual prefeito estava ocorrendo com o apoio da “quadrilha da fita de

2004”. O que mais faz ficar estupefata a maioria dos que ouviram os dizeres do ex-ve-reador, é que 15 meses após a posse do mal falado prefeito, ele passou a ocupar cargode primeiro escalão na administração municipal, foi até titular de secretaria. O que seráque ele foi fazer lá quando se juntou à mesma “quadrilha da fita de 2004”?

Não cola mais

ElogiosTambémnaAvenida Brasília, em um salão de festas de certa faculdade, um outro par-

tido realizou encontro para lançar sua pré-candidata e salientar coligação com maisum partido, no dia 19 de maio (noite de sábado). Para que os presentes não aban-

donassem o local antes da solenidade (que começou com grande atraso), foram servidossalgadinhos quentinhos e refrigerantes geladinhos. O público foi garantido, mas a solenidadedemorou mais de 90 minutos para ser iniciada, pois de barriga cheia poucos reclamam.

EncontroPouquíssimos produtores rurais do município tomaram conhecimento do Encontro

do Produtor Rural, realizado na sexta-feira, dia 18 de maio, na fazenda Boa Es-perança. Por isto mesmo, as creches e outras instituições de caridade tiveram cal-

dos de mandioca, de feijão e canjiquinha na mesa no sábado. De acordo com um dos quecompareceram, soube porque sua amiga iria comparecer, mas o ideal é que recebesseum convite, pois a comunicação via internet ainda não é utilizada por todos, principal-mente no meio rural.

Monitorados

ZUM ZUM ZUM NOTAS IMOBILIÁRIAS

Segurança nacompra do imóvel

OberdanAvelino SantosDiretor da Empresa GTV Imóveis

Apesar de muito divulgados, é semprebom ratificar os cuidados exigidos na aquisi-ção de um imóvel. Vale lembrar, que as apa-rências muitas vezes enganam. O fato dosvendedores serem conhecidos do compradore, aparentemente, idôneos; ou a simples ale-gação verbal de que o imóvel não tem quais-quer pendências ou irregularidadesdocumentais; ou um contrato mal elaboradotécnica e juridicamente, podemprovocar gran-des desgastes e prejuízos ao comprador de boafé.

Como não existe compra e venda de imó-vel com risco zero, se faz necessário então, quesejam tomadas medidas e providências paraminimizar tais riscos.Aprincipal delas é a as-sessoria de um profissional capacitado paramediar e fiscalizar

a transação, quer seja um corretor cre-denciado, um despachante capacitado, ou umadvogado que atue naárea imobiliária. Basica-mente, antes da assinaturado contrato de compra evenda, deverá o compra-dor solicitar do vendedor,ou do corretor que o re-presenta, além de cópiasdos documentos pessoais(CPF, Identidade, Certi-dão de Casamento, Com-provante de Endereço),os documentos/certidões seguintes, cujos cus-tos totais não excedem a cerca de R$ 75,00.São eles:

1 - Certidão deMatrícula atualizada (paracomprovar que o imóvel esta atual e devida-mente “registrado/matriculado” em nome dovendedor). Tal documento deverá ser reque-rido noCartório doRegistro de Imóveis da lo-calidade, ao custo de R$16,52.

2 - Certidão Negativa de Ônus comAções (para verificar se atualmente não exis-tem “pendências” sobre o imóvel – penhora,hipoteca, etc, etc). Também requerida nomesmoCartório doRegistro Imobiliário da lo-calidade, ao custo de R$51,34.

3 - Certidão Negativa de Débitos de IP-TU’s (para verificar se o imóvel não esta emdébito com este imposto). Em alguns municí-pios pode ser requerida gratuitamente pela in-ternet.

4 - Certidão Negativa da Justiça do Tra-balho, em nome do vendedor e, se casado, deseu cônjuge (para verificar se atualmente nãoexiste qualquer ação trabalhistamovida contrao(s) vendedor(es)). Deverá ser requerida na

própria justiça trabalhista da localidade, aocusto aproximado de R$7,00.

5 - Certidão Negativa de Feitos Ajuiza-dos da Justiça Federal, em nome do vendedor(para verificar se ele, e seu cônjuge, não temquaisquer “pendências” no âmbito federal.Disponível pela internet gratuitamente.

6 - Certidão Negativa de Feitos Ajuiza-dos da Justiça Estadual, em nome do vende-dor (para verificar se ele, e seu cônjuge, nãotem quaisquer “pendências” no âmbito esta-dual. Deve ser requerida no Fórum da locali-dade e de forma gratuita.

7 - Certidão Negativa de Débitos de Tri-butos Federais, também em nome do vende-dor (para verificar se ele, e seu cônjuge, nãotem débitos federais. Expedida pela ReceitaFederal/Ministério da Fazenda, também pelainternet e gratuitamente.

8- Certidão Negativa de Débitos Tributá-rios Estaduais, em nome do vendedor (paraverificar se ele, e seu cônjuge, não tem débitoscomoEstado. Expedida pela Secretaria de Es-

tado da Fazenda, tambémpode ser obtida pela inter-net e gratuitamente.

9 - Certidão deAções dos Juizados Espe-ciais, em nome do(s) ven-dedor(es) (para verificarse ele, e seu cônjuge, nãotem qualquer ação, cívelou criminal, tramitandoem seu nome naquelesjuizados). Pode ser reque-

rida gratuitamente pela internet.10 - Caso o vendedor do imóvel seja uma

empresa (pessoa jurídica), poderá ser solici-tada a Certidão Simplificada na Junta Comer-cial do Estado deMinasGerais, ou noCartóriodo Registro Civil das Pessoas Jurídicas (paraconstatar se a empresa

esta ativa ou extinta, e quais os sócios/di-retores que a representam oficial e atual-mente). Bem como verificar a regularidade doCNPJ daquela empresa.Ambas podem ser so-licitadas gratuitamente pela internet.

11 - Caso o imóvel seja um apartamento,sala, loja ou mesmo vaga de garagem, é ne-cessário que seja requerida do Condomí-nio/Síndico uma Declaração de Quitação dastaxas condominiais.

12 - Sendo mais zeloso e criterioso, po-derá ainda o comprador obter pela internet, emnome do vendedor e seu cônjuge:

- Consulta ao SPC e Serasa (inclusivecom relação a protestos)

- Certidão deAntecedentes Criminais daPolícia Civil (verificar “estelionato”)

- Certidão deAntecedentes Criminais naJustiça Militar (verificar “estelionato”)

APrefeitura Municipal de Santa Luzia, através da Secretaria Municipal de Segu-rança Pública e Trânsito, convocou comerciantes da avenida Brasília e da rua doComércio para um encontro realizado no Ginásio Poliesportivo, na Rua Baldim.

Segundo um dos jornalistas que compareceu, esteve quase sozinho no evento, que aca-bou sem receber sequer um décimo dos convocados. Com isso, os salgadinhos adquiri-dos acabaram mofando, se não foram destinados a instituições.

Temgente, de diversos partidos políticos, que fizeram parte da atual administração pú-blica até o ano passado, 2011... recebiam os benefícios e tinham vários cargos dentroda máquina administrativa, inclusive de primeiro escalão. Outras pessoas, também

de partidos contrários à atual administração, ocupavam até cargos de confiança na prefei-tura. O engraçado (ou triste), é que agora estas mesmas pessoas se reúnem e declaram quesão contra a atual administração. Que feio! Já não se sabe quem apóia quem! Estas pessoasdeveriam ter saído da prefeitura há muito tempo, porque agora, o discurso de que são con-tra já não cola mais.

Page 10: Jornal Ação 03

critérios da medicina e, após muito tra-balho, conseguimos alugar este espaço.Aqui neste sítio, acolheremos as pessoasque precisam de ajuda e de apoio para selivrar das drogas. Já temos o apoio depsicóloga, nutricionista e de alguns ofi-cineiros, que irão ensinar praticas pro-fissionais. Mas, ainda precisamos demais colaboração para vencer as batalhasque já estão surgindo. Toda e qualquertipo de ajuda será bem vinda”, destacoupastor Dalvo.

Pastor Cássio ressaltou que no seucontato com os jovens, percebeu que po-deria fazer mais do que estava fazendo.“Às vezes, a recriminação não é a me-lhor saída para resolver o problema. Épreciso ter fé, técnica e paciência. Mas épreciso também que haja um local ade-quado para se plantar tudo isso, e foi porisso que fui em busca de parcerias paraabrir a Associação Terapêutica Casa doOlheiro”, disse o presidente que aindaacrescentou: “Tenho certeza que vamoscontribuir para a salvação de muitas fa-mílias, e só de pensar nisso, me sintomotivado para enfrentar as dificuldadesque surgirão”.

Para comemorar a inauguração, foiservido um almoço no sítio/sede da As-

sociação Terapêutica Casa doOlheiro, localizado no bairroBaronesa. Os interessados emconhecer (ou ajudar) o pro-jeto, podem entrar em contatoatravés dos telefones (31)8530-1394, (31) 8732-1129ou ainda (31)8587-1683.

Falar deMilton Nascimento é omesmo que comporuma canção. É pegar o trem da história. Navegar entre asmontanhas de ‘Minas’e se perder na ‘travessia’dosmaresda alma humana. Milton, com seu canto e sua poesia, foie vai fundo no mistério da simplicidade do que é a vida.Aliás, musicalmente, Milton é a síntese do ser Minas egerais. Deságua no grande sertão veredas – revela a outra Minas Gerais, só que sonora. Suamúsica ultrapassa as barreiras e divisas do espaço e do tempo.

Quando chegou de Três Pontas/MG, para Belo Horizonte, nos idos de 1960, ainda des-conhecido, o rapaz humilde emagro, trouxe namala o rito, o ritmo universal que corre até hojeem suas veias de menino. Continua a ser o Bituca de antes com sua marca registrada, que éa canção como força e energia.Ao me referir a ele, me sinto um pouco poeta, assim, como oconhecesse intimamente. E cá entre nós, no seu canto e na sua arte, faço a nossa singular ‘co-munhão’. Com sua força criativa nos encontramos, sempre, ao som de sonhos e mistérios.

Seu olhar de artista compõe a melodia da realidade em meio a sons, pausas e síncopes.Dessa forma, com seu pé nessa estrada, nada será como antes. Sua ideologiamistura emoção,justiça e verdade para o bem comum. Nomundo da músicaMilton faz o Nascimento de algoque é tridimensional. Alterna com tercinas a rotina dura do dia-a-dia. Quebra a mesmice daestupidez humana com improvisos e mensagens sonoras.Arte que brota genuína do seu pró-prio dom. Faz ponte entre gente, amizade, cidades, semente, dor, sol, sal, terra e utopia. Seutrabalho é a alma e o canto do puro amor!

Milton é transcendência... Como bem disse o grande maestro, Tom Jobim: ‘Milton temmúsica até no nome, toda música começa com o tom...’

No ‘cais’do porto da vida, solta a voz como um gigante que nunca se acovarda e irradialuz terna aos seres. Por isso, Milton tem luz tonal. Seu canto é um hino sagrado de ‘Minas’para omundo. Os deuses nos abençoaram dessa maneira. Sua obra maior é a alegria de viver,de cantar as emoções, pois o artista tem de ir aonde o povo está.

Omelhor de tudo, é que a sua inquietude emissão traçaram uma linha infinita para o seucaminho e o caminho de qualquer um que o ouve – que é o cantar. O fazer viver, o deixar vivere o querer viver. Milton, assim, como os sonhos, não envelhece. Com o seu violão, sua voze sua alma fez, ou melhor, faz, a ‘travessia’ entre os ‘bailes da vida’. Sem parar, jamais.

Incansavelmente, conquistou corações, estações em encontros, desencontros e despedi-das. De fato, a grande estação é a vida! ‘Mas é preciso ter força, é preciso ter raça e é precisoter gana, sempre...

Gravou nos corações de todos canção à amizade verdadeira, afinal, ‘amigo é coisa pra seguardar debaixo de sete chaves...’. Sua harmonia construiu clubes nas esquinas da vida. Ce-lebra sonora e sabiamente, o que talvez, poucos possam celebrar: a liberdade.

Seu caminho plural não tem limites e nem voltas.A sua geografia invisível de acordes esonsmaravilhosos, émensagem para a igualdade, amor, trabalho, sonho, encontros, paz e fra-ternidade entre homens de todos os lugares.

Milton, eu, ‘caçador de mim’, ‘quero falar de uma coisa’: -Parabéns, pelos seus 50 anosde arte e trajetóriamusical! Pelos 40 anos do antológico álbumClube da Esquina! Emuito ob-rigado por trazer desse ‘trem de Minas’ para o mundo, junto tanta gente boa, como Lô Bor-ges, FernandoBrant,WagnerTiso,Márcio Borges, Paulo Braga, ToninhoHorta, BetoGuedes,Robertinho Silva, Neném& Cia...

10 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

MUSEU CULTURAL

MiltonNascimento

Eduardo Lacerda

ASSOCIAÇÃO TERAPÊUTICACASADO OLHEIRO

InauguraçãoUma vontade em comum entre três

pessoas resultou na realização de umsonho e na possibilidade de resgate devidas. Estamos falando da AssociaçãoTerapêutica Casa do Olheiro, que foiinaugurada no último domingo, 27 demaio, no bairro Baronesa.

O projeto de abrir a casa de recupe-ração para dependentes químicos era umsonho que acompanhava Pastor Paulo(vice-presidente da associação), há mui-tos anos. “Infelizmente, a questão dasdrogas é o pior problema que enfrenta-mos no país. Ela não distingue classe so-cial ou religião, é um mal que acometediversas gerações e em todos os lugares.Por esta razão, há alguns anos, nasceuem mim a vontade de ajudar estas pes-soas e suas famílias a se libertarem destesofrimento”, disse Pastor Paulo que con-tou ainda como firmou parceria com ospastores Cássio (presidente) e Dalvo (te-soureiro): “Conheci os pastores em umdos encontros da comunidade evangé-lica. E no decorrer do tempo, percebe-mos que tínhamos muitos planos emcomum, entre eles, o sonho de ajudar osoutros através da casa de recuperação”.

“Elaboramos o projeto, buscamosparcerias, nos embasamos na lei e nos

Para administrar a casa, CássioJosé (C), presidente da AssociaçãoTerapêutica Casa do Olheiro, vaicontar com a ajuda de PastorPaulo (vice-presidente) e DalvoOliveira (tesoureiro)

TATIANE RIBEIRO

Page 11: Jornal Ação 03

11 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

CULTURAE LAZER SOCIAIS

Na região São Benedito,confraternização entre os amigosMauricio do Carmo, José Carlos

(Zuim) e Mucio Gonçalves.

No bairro Vale das Acácias, ocasal Marieta (Juli) e Celino Vaz,proprietários da Água Santa Luzia.

No bairro Santa Rita, diversãoentre os coleguinhasPedro Lucas, Samuel Leandroe Gabriel Augusto.

Durante eventodo PMDB, nacasa de showsLasca do Boi, overeador EliasMatos (D), comWilli Diegues eGraça Tram.

Durante eventodo PT, na

Avenida Brasília,Amanda Lage,

MicheleFerreira, PamelaMaffei e Lídia

Martins.

Na Serenata doDia das Mães, nobairro Centro de

Santa Luzia,Deró, Doróteia eMário de Bica

(D), organizadorda festa.

FOTOS: TATIANE RIBEIRO

No 29º Congresso Mineiro deMunicípios, realizado na últimasemana em BH, Aécio Nevescom Aguinaldo Campos.

Cristo é ShowOChevrolet Hall será palco para a 21ª edição do Cristo é o Show, um dos maio-res eventos da música católica do Brasil. A festa será no sábado, dia 2 de junho,às 20h.Abanda Rosa de Saron e o Padre Zezinho irão embalar a noite com can-ções conhecidas do público. Ingressos: Pista/Arquibancada - 1º lote: R$30 in-teira eR$15meia / 2º lote: R$40 inteira eR$20meia-entrada / 3º lote: R$50 inteirae R$25 meia-entrada.

SambaPara marcar os dois anos do espaço “Centro Cultural do Samba – Purarmonia”,que resgata a tradição do gênero mais brasileiro de todos, o grupo Purarmoniaprepara grande festamarcada para o dia 06 de junho (quarta-feira), a partir das 20h,na própria casa. Ingressos a partir de R$ 35. Mais informações: (31)8492-8033/3317-3653

Festa de São João em Santa LuziaA Fazenda Boa Esperança sedia nos dias 16 e 17 de junho a festa São João deMinas, que contará comos shows deMichelTeló, ElbaRamalho, EduardoCosta,Garota Safada,Aviões do Forró, Luan Santana, BandaCalyso e da dupla Claytone Romário. Informações: (31) 3291 5010.

Bruno &Marrone no Chevrolet HallAdupla sertanejaBruno&Marrone volta à capitalmineira no dia 16 de junho paraapresentar ao público um show repleto de canções do novoDVD.Com15 álbunsgravados e 5DVDs,mais de 10milhões de cópias vendidas emais de 150 showsanuais feitos em todas as regiões brasileiras, os sertanejos são considerados umadas duplas mais populares do país. Ingressos: Mesa - R$600 - Pista eArquiban-cada - 1º lote: R$60 inteiraR$30meia / 2º lote: R$70 inteira eR$35meia / 3º lote:R$80 inteira e R$40 meia / 4º lote: a definir.

Page 12: Jornal Ação 03

clusão social que deseja colocar emprática, mas acredita que isso só serápossível com o apoio do poder pú-blico ou da iniciativa privada. Um dosprojetos é o +VIDA, que tem comoobjetivo valorizar crianças e jovens deáreas de risco por meio de atividadesartísticas e esportivas.

Apesar de se dedicar ao rap e gos-tar muito do gênero,Andy C diz que oobjetivo dele não é ser um rapper pro-fissional, e sim utilizar a música parapromover a inclusão das pessoas. Parasobreviver, trabalha como entregador,mas se realiza quando está cantando.

“Os shows que mais me marca-ram foram os de Itabira e GovernadorValadares, onde senti o calor do pú-blico e vi todos curtindo a minha mú-sica”, conta empolgado. O rapperdisse que o sonho dele mesmo é de-senvolver trabalhos com músicos deoutros países e, para isso, não poupaesforços. “Uso o muito o Facebookpara fazer contatos com outros rap-pers e tenho também minha músicapostada em outros sites, como o Mys-pace”, relata o rapper, que tambémcanta em espanhol em suas apresenta-ções.

Para conhecer o Reggaeton e amúsica do rapper Andy C, acessewww.myspace.com/rapperandyc

Há 5 anos no rap, Wenderson daSilva, mais conhecido como RapperAndy C, produz músicas com mensa-gens de paz, amor e esperança. Mora-dor do bairro São Benedito, ele lutapara representar Santa Luzia em cir-cuitos de rap pelo Estado. Adepto doreggaeton no gênero gospel, Andy Cjá levou o nome da cidade para váriaslocalidades, como Divinópolis, Ita-bira, Itaúna, Governador Valadaresentre outras. Além disso, já participoude vários eventos na Região Metropo-litana de Belo Horizonte.

Tudo começou no ano de 2003,quando o rapper ouviu pela primeiravez as músicas do grupo Provérbio X,de Brasília. “Eu achava que o rap eracoisa de vagabundo, mas hoje usoesse estilo de música para passar men-sagens legais para as pessoas”, ex-plica.

Determinado, Andy C já bateu deporta em porta nas empresas para con-seguir patrocínio para se apresentarem outras cidades. “Levei o nome deSanta Luzia para outros lugares, re-presentei a cidade e tudo isso graças aduas empresas que me apoiarammuito”, conta.

Muito ativo na área social, o rap-per batalha por melhorias em SantaLuzia. Ele tem diversos projetos de in-

12 AÇÃO l o jornal de Santa Luzia e região31 de MAIO a 14 de JUNHO de 2012

Rap da pazHEBERTON LOPES

TATIANE RIBEIRO

Para total felicidade dos pais, ThaisAraújo eMarcus Ribeiro, no último sá-bado, dia 26 de maio, Miguel comple-tou seu 1º aninho de vida! Em festinharealizada na casa dos avós maternos,no bairro Capitão Eduardo, Miguel sedivertiu para valer na companhia dosfamiliares! Parabéns Miguel, muitapaz, saúde e felicidades! São os votosda equipe do Jornal Ação!

O rapper Andy C, morador da região do São Benedito, luta para representar Santa Luzia noscircuitos de rap pelo Estado. O Objetivo dele é utilizar a música para promover a inclusão das

pessoas, levando mensagens de paz, amor e esperança

Parabéns Miguel!