jornal ação parlamentar

12
ação PARLAMENTAR INFORMATIVO DA DEPUTADA VALÉRIA MACEDO | PDT-MA JULHO DE 2011 ANO I, Nº 1 MARANHÃO DO SUL Valéria Macedo (PDT-MA) leva debate sobre a criação do novo estado para Assembleia Legislativa 12 FRENTE DE COMBATE AO CRACK 4 SAÚDE PÚBLICA É DEBATIDA EM IMPERATRIZ 10 DESRESPEITO AO MEIO AMBIENTE EM ESTREITO 11 3 QUALIFICAÇÃO Deputada propõe a instalação de centros de estudos superiores, graduações e escolas em tempo integral no Centro e Sul. Em Imperatriz, Medicina já é realidade. 5 DIREITOS HUMANOS Valéria Macedo e outros parlamentares acompanham de perto o caso Tamires, que ocorreu em Porto Franco. As investigações continuam, mas o relatório da comissão concluiu que a vítima foi assassinada 11 100 DIAS DE TRABALHO Eleita com mais de 30 mil votos e em 183 municípios maranhenses, Valéria Macedo, trabalha focada no desenvolvimento do Estado com crescimento econômico e inclusão social.

Upload: paulo-fonseca

Post on 21-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal Ação parlamentar

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma

Julho de 2011 ano I, nº 1

Maranhão do Sul valéria macedo (pdt-ma) leva debate sobre a criação do novo estado para assembleia legislativa

12

frente de combate ao crack 4

Saúde públIca é debatIda em ImperatrIz 10

deSreSpeIto ao meIo ambIente em eStreIto 11

3

Qualificaçãodeputada propõe a instalação de centros de estudos superiores, graduações e escolas em tempo integral no centro e Sul.em Imperatriz, medicina já é realidade. 5

direitoS huManoSvaléria macedo e outros parlamentares acompanham de perto o caso tamires, que ocorreu em porto franco. as investigações continuam, mas o relatório da comissão concluiu que a vítima foi assassinada 11

100 diaS de trabalhoeleita com mais de 30 mil votos e em 183 municípios maranhenses, valéria macedo, trabalha focada no desenvolvimento do estado com crescimento econômico e inclusão social.

Page 2: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

2InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

trabalho eM núMeroS

113 dIaS de trabalho Comprometimento, transparência e dedicação nos primeiros cem dias de atuação da deputada Valéria Macedo (PDT-MA) na Assembleia Legislativa do Maranhão.

45 IndIcaçõeSRecomendações da deputada Valéria Macedo (PDT-MA) à governadora do Estado, Roseana Sarney, para melhorias em diversas áreas nos mais diversos municípios.

8 requerImentoSPedidos direcionados ao presidente da Assembleia acerca das atividades realizadas nos municípios visando melhorias ou homenagens à personalidades.

6 proJetoS de leIAlta produtividade legislativa com os projetos de leis apresentados que beneficiam as comunidades nas áreas de educação, saúde, economia, infraestrtura entre outras.

2comISSõeSVice-presidente da Comissão de Saúde e integrante da Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Trabalho e da Frente Parlamentar de Combate ao Crack.

aconteceu

novo fórum em porto francoA deputada Valéria Macedo (PDT-MA) participou da entrega da escritura do terreno para construção de novo Fórum no município de Porto Franco. O documento foi entregue pelo prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, ao presidente do Tribunal de Justiça (TJMA), desembargador Jamil Gedeon. Participaram da reunião os desembargadores José Bernardo e Mário Lima Reis; o juiz da 2ª Vara de Porto Franco, Armindo Neto; o juiz João Santana; a deputada estadual Valéria Macedo; e o procurador do Município de Porto Franco, Marco Aurélio.

entrevISta na tv aSSembleIaPresença constante nos meios de comunicação que circulam no Estado do Maranhão, a deputada Valéria Macedo (PDT-MA) defende e apresenta os projetos e posicionamento político nos veículos. Na Casa do Povo, a parlamentar concedeu entrevista à TV Assembleia (foto), onde conversou com a apresentadora e jornalista Cristiane Moraes. No programa Portal da Assembleia, são trabalhados os assuntos que foram destaque no plenário: as matérias da casa e projetos que entraram em votação.

fale coM a deputada emaIl: [email protected]: (98) 3131 4205

eXpedienteação parlamentar. Uma publicação da Deputada Valéria Macedo (PDT-MA). Assembleia Legislativa do Maranhão, Avenida Jerônimo de Albuquerque, s/nº - Sítio Rangedor, Cohafuma, São Luís – Maranhão. Email: [email protected]. Telefone: (98) 3131 4205. Coordenação Geral: Marco Aurélio Gonzaga Santos ([email protected]), Coordenador de Jornalismo: Josué Moura ([email protected]). Jornalista responsável: Yndara Vasques ([email protected]). Projeto gráfico e editoração: Paulo Fonseca.Tiragem: 5 mil exemplares.

converSa direta

Amigos e amigas,Agradeço a todos, que em mim

depositaram a confiança no exercí-cio pleno da democracia, o voto! Meu compromisso supremo é honrar a população maranhense, proteger os mais frágeis e contribuir na busca e aprimoramento das políticas neces-sárias ao desenvolvimento econômi-co e social do Maranhão.

Serão quase 1.500 dias de trabalhos na Assembleia Legislativa “Para servir a nossa Gente”. Parece pouco tempo, diante de tantas ne-cessidades e fragilidades do nosso povo. No entanto, a força em mim depositada, por meios dos eleitores em 183 municípios maranhenses, me conduz a exercer um mandato vibrante e moderno, pleno de com-promisso social, liberdade política e

valérIa macedodeputada estadual (pdt)

Valéria Macedo

Chamo a atenção, também, para o meu requerimento para cria-ção de comissão especial para dis-cutir o Maranhão do Sul, dentro da Assembleia. Ainda no campo da des-centralização política e administra-tiva, defendo também a criação de cinco novos municípios. Todos com viabilidades econômicas e geográfi-cas para se emanciparem.

Olho com carinho para a saú-de, pois que eu saiba, sou a primei-ra enfermeira a eleger-se deputada estadual. Para a categoria propus a instituição dos pisos salariais.

Temos que construir um mo-delo de administração pública que seja capaz de ser transparente e de aproximar o cidadão e a sociedade do centro das decisões políticas, construindo mecanismos para uma democracia participativa de forma plena e efetiva. Em termos de de-mocracia participativa ainda somos muito atrasados. Precisamos nos unir, criar condições reais e efetivas capazes de aproveitar e potenciali-zar, ainda mais e melhor, a imensa energia criativa e produtiva do povo.

Precisamos juntar nossas for-ças, pois, no Parlamento vale o que a maioria aprova. É como diz o poe-ta mineiro: “um mais um é sempre mais que dois”.

Um abraço a todos!

criatividade institucional. Para o enfretamento destes gran-

des desafios, é preciso muito trabalho de minha parte, muita dedicação, es-tudo e articulação política minha e de toda a minha equipe que tem trabalha-do incansavelmente para garantir êxito nas proposições na Assembleia.

É preciso dizer, que o desempe-nho de um parlamentar se dá dentro das regras do jogo político e em obser-vância do arcabouço jurídico institu-cional da Assembleia. Aqui, tem gente nova na Casa como eu, mas têm muitos parlamentares experientes, conhecedo-res de todos os caminhos e dos atalhos do trabalho parlamentar.

Há cerca de 20 anos, dedico meu trabalho à causa política, focada princi-palmente na gestão da saúde pública nos municípios de Porto Franco e Im-peratriz. O exercício do mandato de de-putada tem me proporcionado um novo caminhar e um grande desafio.

As áreas de nossa atuação, po-rém, não se restringe a saúde, embora essa seja nossa bandeira fundamental. Temos atuado na governança institucio-nal, na área de planejamento, gestão e finanças, na área dos direitos sociais e na busca do desenvolvimento sustentá-vel. Inúmeras foram nossas indicações e vários os projetos de leis, todos tim-brados pela relevância política e social.

Só para exemplificar, lembro da indicação do curso de Medicina para Im-peratriz, do curso de Direito para Presi-dente Dutra, da instalação do Centro da UEMA, em Porto Franco, onde proponho a criação de um centro de excelência principalmente na área de engenharia.

Page 3: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

3InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

re

co

nh

ec

iMe

nt

o Quando coMproMetiMento

faz a diferençanos quatro anos de uma legislatura parlamentar estadual, inúmeros são os trabalhos a serem desenvolvidos em prol da sociedade. a deputada valéria

macedo, eleita pelo partido democrático trabalhista (pdt-ma), assumiu o compromisso de inovar os caminhos e buscar o aprimoramento das políticas ne-cessárias ao desenvolvimento econômico e social do maranhão. passados mais de cem dias de atividades legislativas, a opinião geral é que a parlamentar tem honrado os mais de 33 mil votos recebidos nos 183 dos 217 municípios maranhenses.

A longa experiência na gestão pública da saúde rendeu-lhe a vice--presidência da Comissão de Saúde, além de integrar também a Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Trabalho. Inúmeras foram às intercessões junto ao governo do Esta-do por liberações de verbas para obras e melhorias nos municípios.

Valéria Macedo foi a primeira parlamentar a levar para o plenário da Assembleia, na atual legislatura, a dis-cussão da criação do Maranhão do Sul. Ela ingressou com requerimento para a criação da Comissão Especial de Re-divisão Territorial e Política Demográfi-ca do Maranhão, a ser composta por 7 deputados estaduais. “Tal comissão terá por objetivo realizar reuniões, de-bates e conferências sobre questões territoriais e demográficas das regiões sul e centro oeste maranhense”, expli-cou a parlamentar.

Outro projeto concretizado e há muito tempo defendido pela deputa-da, ainda nos tempos de atuação na gestão pública da região Sul Mara-nhense, foi à implantação do curso de Medicina em Imperatriz. No primeiro discurso de Valéria Macedo na As-sembleia Legislativa ela enfatizou a necessidade desses profissionais se-rem formados na própria região, me-diante o encarecimento desse serviço na contratação de médicos de outras regiões. A deputada defendeu tam-bém a criação dos cursos superiores de Enfermagem no campus da UEMA em Imperatriz, Direito para o municí-pio de Presidente Dutra e do Centro de Ensino Superior para Porto Franco.

Na Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Valéria Macedo (PDT-MA) destaca-se pela atuação. Na foto, ela aparece ao lado do presidente da casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB-MA)

Atuação de Valéria Macedo na comissão de Saúde da qual é vice-presidente. Ela destaca-se pela apresentação de projetos que visam a melhoria do povo maranhense

trabalho por um desenvolvimen-to econômico com inclusão social. Isso só é possível com saúde, educa-ção e oportuni-dades de traba-lho”, enfatizou a parlamentar.

Ainda no campo da saúde, Valé-ria Macedo, que é Enfermeira formada pela PUC/GO, e há 15 anos atua como gestora da saúde pública, passando pelas cidades de Porto Franco, e por Imperatriz onde foi diretora do Socor-rão da segunda maior cidade do Esta-do, defende melhores remunerações e qualificação para a área. “Falta mais valorização dos enfermeiros, melhores salários, pois afinal de contas os en-fermeiros são indispensáveis, estrutu-rantes e operantes nos programas de saúde pública e privada, principalmen-te nos Programas de Atenção Básica, mas também na média e na alta com-

plexidade do nosso Brasil e dos nossos Estados”, ressaltou. Recentemente, a parlamentar ingressou com dois proje-tos de lei que propõem o piso salarial para os Enfermeiros, Agentes de Saú-de e de combate às endemias.

Em um estado com a complexi-dade do Maranhão, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar nos caminhos e buscar novas solu-ções. É o que tem feito a parlamentar Valéria Macedo. Em todas as áreas, saúde, educação, economia e infraes-trutura, a deputada tem apresentado projetos e ações que satisfazem o in-teresse do povo.

perfil valéria Macedo• Formada em Enfermagem pela PUC/GO e Especialista em Saúde Pública; • Regiões de atuação: Central e Sul Maranhenses;• Municípios que recebeu votos: 85% das cidades do Maranhão;• Experiência: 20 anos de trabalhos prestados na Saúde Pública;• Vice-Líder do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Assembleia legislativa do maranhão.

atuação profiSSional• 1995 – Diretora do Hospital e Maternidade de Porto Franco;• 1997/2000 – Secretária Municipal de Saúde em Porto Franco;• 2001 – Diretora do Socorrão em Imperatriz, hospital de referência em alta complexidade;• 2005 – Diretora do pólo Saúde de Porto Franco, que atende seis municípios.

Page 4: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

4InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

eM

ão

preocupada com o avanço do crack na sociedade maranhense, a depu-tada valéria macedo (pdt) solicitou que o governo do estado adote medidas e providências administrativas para implementação de políticas de saúde pública no combate ao tráfico do entorpecente e tratamento de dependen-tes da substância.

A parlamentar argumenta que a droga é uma das mais devastadoras para o ser humano, por causar uma verdadeira devastação não apenas na vida dos dependentes, como também de seus familiares.

Valéria Macedo sustenta que sem uma adequada política de saúde pública bancada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não é possível sair dessa tragédia social e humana e afirma que apesar de se tratar de um problema de saúde pública dos mais graves, ainda não há uma coordena-ção mais efetiva no combate ao crack. “Falta ação administrativa concreta e articulada do governo para enfrentar essa terrível doença social e humana, que considero uma das mais terríveis epidemias do século 21”, justificou.

Dentre as medidas necessárias no combate ao avanço do tráfico de crack, a deputada sugeriu que haja

uma parceria entre as secretarias de Saúde e Segurança Pública, assim como o aparelhamento das estruturas de saúde pública com a contratação de psiquiatras, psicólogos, assisten-tes sociais, enfermeiros e médicos, além da disponibilização de medica-mentos próprios.

A deputada Valéria Macedo (PDT) apresentou indicação na As-sembleia Legislativa, solicitando à governadora Roseana Sarney (PMDB) e, especialmente, ao secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, que adotem medidas e providências administrativas urgentes e legais para implantação de políticas de saúde pública para os dependentes do crack. Segundo Valéria, sem uma adequada política de saúde pública bancada pelo SUS não é possível tratar o problema que se instalou no Maranhão e no País.

caMinho SeM volta • O volume de crack apreendido em São Luís em 2010 aumentou 540% em comparação com o ano de 2009. • Segundo a Delegacia de Entorpecentes da capital do Maranhão, em 2010 foram apreendidos 64 quilos da droga. Em 2009, foram 10 quilos. • Pesquisas recentes afirmam que, hoje, cerca de 10 mil moradores da cidade são usuários de crack. São luís tem cerca de 1 milhão de habitantes. Portanto, o número de usuários de crack chegaria a 1% da população.

MelhoreS SalárioS aoS profiSSionaiS da Saúde

Um toque de criatividade mar-cou o concurso que definiu a identi-dade visual da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, disputado por alu-nos do curso de Propaganda e Publi-cidade do Uniceuma. A apresentação dos trabalhos contou com a presença do presidente da Assembleia Legisla-tiva, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e pelos deputados Alexandre Almeida (PT do B) e Valéria Macedo (PDT).

Acadêmicos ganhadores da campanha publicitária com o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo e os deputados Alexandre Almeida e

Valéria Macedo que integra a Frente Parlamentar de combate ao crack

deputada integra a frente parlaMentar de coMbate ao crack

A equipe vencedora, composta pelos universitários Alana, Douglas e Pâmela, optaram por uma lingua-gem atualizada e universal, própria da rede social Facebook, ao esco-lherem como slogan de campanha “Crack, não curto”. “A campanha procurou despertar, de forma impac-tante, a consciência sobre os male-fícios causados pelo uso do crack”, explicou Douglas.

A deputada Va-léria Macedo (PDT), ingressou com Pro-jeto de Lei (PL/Nº 152) na Assembleia Legislativa que pro-põe o piso salarial ou vencimento base dos Agentes Comu-nitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias. Trata--se de uma proposi-tura que padronizará o salário da catego-ria em R$ 1.090,00 (um mil e noventa reais) mensais, para profissionais com

formação em nível médio e que não o tenha definido em lei federal, conven-ção ou acordo coletivo de trabalho.

Outro Projeto de Lei, apresen-tado pela deputada Valéria Macedo (PDT-MA) institui piso salarial para Enfermeiros, Auxiliar de Enfermagem e de Técnicos em Enfermagem, além de jornada de trabalho de 30 horas semanais em todo o Estado do Ma-ranhão. Segundo o projeto, “o piso salarial ou vencimento base para enfermeiros que sejam servidores públicos regidos por regime esta-tutário ou institucional, por regime especial de contratação temporária para atender necessidades de ex-cepcional interesse público ou mes-mo empregados, que não o tenham

Os impactos financeiros decorrente da aprovação desta proposição são plenamente justificáveis, frente aos benefícios para a saúde da população, pois é inestimável a contribuição dos enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem que dão todo dia para saúde pública e privada do Maranhão”, justifica a parlamentar.

definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho, para uma jornada de seis horas diárias e trinta horas semanais, deverá ser de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos re-ais)”. Já o piso salarial ou vencimen-to base para auxiliares e técnicos em enfermagem, com carga horária de seis horas diárias e trinta semanais, será de 50% para o Técnico de En-fermagem e 40% para o Auxiliar de Enfermagem, ou seja, R$ 1.250,00 e R$ 1.000,00, respectivamente.

Os projetos serão submetidos à apreciação no plenário da Assem-bleia Legislativa do Maranhão, se-guindo posteriormente à Comissão de Constituição e Justiça, que avalia a sua legalidade.

crack: caSo de Saúde pública

Page 5: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

5InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

eX

ce

lên

cia

graduação para o centro e Sul MaranhenSeS

O diretor do Campus II da UFMA em Imperatriz, professor Jefferson Moreno (foto), disse que a implantação do Curso de Medicina é uma iniciativa importante e que trará enormes benefícios para cidade e para o desenvolvimen-to regional. “É uma magnífica iniciativa. Estão de parabéns a governadora, a deputada e todos aqueles que estão lutando para a implantação desse curso que só trará dividendos positivos, engrandecendo o ensino universitário e a nossa cidade e a região, tanto na área da saúde pública quanto no desenvolvimento econômico regional”, comemora. Segundo Jefferson a implantação de um curso de medicina requer muito trabalho, com medidas importantes que devem ser adotadas, conforme as exigências do Ministério da Educação.

Medicina eM iMperatriz (ufMa)

Em Imperatriz, curso de Medicina será realidade

Foto

grafi

a: E

udes

Sou

sa

A deputada Valéria Macedo (PDT--MA) em seu primeiro discurso na As-sembléia Legislativa do Maranhão pe-diu a Governadora Roseana Sarney que viabilizasse a implantação de um Curso de Medicina para Imperatriz na UFMA ou na UEMA, a condição é isso ocorra na rede pública dados os elevados pre-ços das mensalidades de cursos de me-dicina em instituição particulares.

Atualmente, o Brasil tem 1,8 médicos para cada mil habitantes e o Maranhão uma vez mais possui a situ-ação mais crítica do país: 0,6 médico para cada mil habitantes.

Após o pedido da tribuna registra-do nos anais da Casa, Valéria Macedo

também formalizou indicação pedindo o curso de Medicina para Imperatriz. Em seguida, a governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) comprometeu-se em buscar em Brasília junto ao MEC o curso de Medicina para Imperatriz.

Além do Estado do Maranhão ser a lanterna em número de médicos, isto é, 0,6 médico para cada mil habi-tantes, segundo dados oficiais, Valéria apontou como exemplo Araguaína (TO) que tem uma Faculdade de Medicina que começou com as dificuldades que todo curso inicia, “mas hoje atrai vários profissionais renomados da Medicina, ampliou o atendimento dessa especia-lidade na cidade, atraiu profissionais e

eXcelência eM engenharia para porto franco (ueMa)A deputada estadual Valéria Ma-

cedo (PDT), ingressou na Assembleia Legislativa com uma indicação solici-tando a governadora Roseana Sarney e ao Reitor da Universidade Estadual do Maranhão José Augusto Oliveira todas as medidas administrativas, acadêmi-cas e legais necessárias ao encaminha-mento de Projeto de Lei criando o Centro de Estudos Superiores de Porto Franco CESPF –, com aporte de recursos orça-mentários e financeiros no orçamento de 2012 a ser encaminhado a Casa no segundo semestre deste exercício fi-nanceiro de 2011, para implantação do Centro ainda no exercício de 2012.

“No chamado Maranhão do Sul A cidade de Porto Franco, com quase 20 mil habitantes, apresenta as

características necessárias à implantação de vários cursos superiores

há profundas carências para cursos na área das engenharias, de modo que Porto Franco reúne hoje as melho-res condições necessárias para rece-ber um Centro de Estudos Superiores da UEMA, com cursos de engenharia civil, elétrica e agronômica”, destaca a deputada sul maranhense, lembran-do que na área de ciências sociais e aplicadas Porto Franco está apta a receber cursos como Administração Privada e Pública, Ciências Econômi-cas, Ciências Contábeis e Direito. Na área de Ciências da Saúde está apta a receber cursos como Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Psicolo-gia, dentre outros.

direito parapreSidente dutra (ueMa)

Com quase 45 mil habitantes, Presidente Dutra, poderá ter Curso de Direito no Campus da UEMA

Além da luta pela Saúde Pública, a Deputada Valéria Macedo (PDT) atua também na Educação Superior Públi-ca. Certa de que somente através da Educação, da Ciência e da Tecnologia se pode falar em desenvolvimento, inovação e prosperidade de um povo, Valéria requereu a governadora Rose-ana Sarney ainda neste primeiro se-mestre de atuação a implantação do curso de Direito na Uema do município

de Presidente Dutra, no próprio prédio da instituição de ensino. A deputada pedetista ressaltou que a implantação do curso de Direito da Uema em Pre-sidente Dutra – considerada a capital do Maranhão Central – é um grande sonho de toda a população daquela cidade e região, especialmente das ge-rações mais novas, que buscam na ca-pital maranhense e em outros estados a continuação dos estudos.

hoje é uma referência de faculdade”.Ressaltou ainda, que nunca o

Maranhão teve tanta força política em Brasília como agora, o que, segundo ela, e mais do que suficiente para rom-per as adversidades encontradas para implantação desse e de outros proje-tos no Maranhão do Sul.

Um curso de medicina em Im-peratriz pela UFMA, um curso de engenharia civil em Porto Franco e o curso de direito para Presidente Dutra ambos pela UEMA foram os pleitos da deputada Valéria no que diz respeito à Educação Superior. O de medicina a governadora Roseana Sarney já se comprometeu.

Page 6: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

6InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

co

M f

oc

o

Com um total de 45 indicações, 8 requerimentos e 6 projetos, a deputada Valéria Macedo se destaca na Assembleia Legislativa em busca de melhorias à comunidade maranhense

produtividade eM alta e coM foco na Melhoria da Qualidade de vida doS MaranhenSeS

Votada em 183 municípios do Maranhão, a deputada Valéria Mace-do (PDT-MA), sente-se comprometida com todos os cidadãos maranhenses. No primeiro semestre de atuação, a parlamentar apresentou 45 indica-ções, 8 requerimentos e 6 projetos de lei, além de integrar duas comissões: vice-presidente da Comissão de Saú-de e da Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Trabalho, e atua também na Frente Parlamentar

As ações da deputada na As-sembleia Legislativa refletem tam-bém por todo o Maranhão. É o caso das recomendações ao governo do Estado para que adote as medidas e providências administrativas e legais para a implementação de políticas de saúde pública que combatem o uso do Crack. Outra atividade de relevân-cia é a criação da Comissão Especial de Redivisão Territorial e Política De-mográfica do Maranhão do Sul.

honro os mais de 33 mil votos re-cebidos em 85% dos municípios maranhenses. Sinto-me compro-metida com todas as regiões”.

de Combate ao Crack.Indicação para construção de

escolas, centro de estudo superiores, postos de saúde, delegacia, instituto médico legal, recuperação de estra-das vicinais e estaduais, implantação de cursos superiores, proposta de criação dos novos municípios são al-guns dos projetos da parlamentar. Os trabalhos estão pautados nas áreas da Educação, Infraestrutura, Saúde, Esporte e Segurança.

Nos primeiros seis meses de atividade parlamentar, foram apresentados projetos de lei, indicações e requerimentos que beneficiarão milhares de pesso-as, principalmente na região do centro e Sul maranhenses. São mais de 30 cidades contempladas com ações que melhoram desde o deslocamento das pesso-as, atendimento médico, garantem a segurança pública e viabilizam o saneamento básico, com acesso a água e canalização do esgoto. conheça os trabalhos da deputada valéria macedo (pdt-ma).

núMeroS tranSforMadoreS da realidade do eStado

ÁREAS33% Segurança

16% Saúde 16% Social

16% Economia16% Direito do Consumidor

6 PRojEToS DE LEI

33%

16%

16%

16%

16%

ÁREAS47% Infraestrutura

25% Saúde14% Educação

9% Esporte5% Segurança

45 INDICAçõES

47%

25%

14%

9%

5%

Page 7: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

7InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

produtividade eM alta e coM foco na Melhoria da Qualidade de vida doS MaranhenSeS

1 - estabelece contrato de Gestão ou termo de ParceriaPartes envolvidas: Estado e as Organizações Não Governamentais

(ONGs), as Sociais (OS) e as de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), devidamente regulamentadas.

o que determina: Estabelece Contrato de Gestão ou Termo de Parceria entre as partes envolvidas, visando um modelo legal de fomento público, acompanhado de regulação estatal. Com isso, a administração atingirá os objetivos de forma mais eficiente.

SínteSe doS projetoS de lei

2 - disPensa a aPresentação de certidões de reGularidade Fiscal (crF) Partes envolvidas: Estado e os empresários individuais, sociedades

simples e as empresárias enquadradas como Microempreendedor Individu-al (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte.

o que determina: Dispensa a apresentação de CRF relativa aos tri-butos estaduais em processos de licitação pública ou contratação direta dispensada, dispensável ou inexigível em que forem partes. O objetivo da regulamentação é facilitar a participação desses prestadores de serviços e produtos em processos de licitação e/ou de contratação.

3 - concessionárias inFormarem o consumo aFerido nos medidores de enerGia e áGua

Partes envolvidas: Concessionárias de serviços públicos de energia e de água e esgoto, inclusive o Serviço Autônomo de Água e Esgoto e seus consumi-dores.

o que determina: Ficam as concessionárias obrigadas a informar na conta fatura ou nota fiscal mensal de serviços de energia e de água, o con-sumo aferido no medidor e a data de medição. Coloca à disposição do con-sumidor, o valor de seu consumo mensal, para que possa, se necessário, confrontar com o que acha que foi realmente devido.

4 - Piso salarial aos aGentes comunitários de saúde e de combate às endemias Partes envolvidas: Profissionais dessa categoria e administração pú-

blica estadual e municipal.o que determina: Piso salarial ou vencimento base doa Agentes Comu-

nitários de Saúde de Combate às Endemias no valor de R$ 1.090,00 (Um mil e Noventa Reais) mensais para profissionais com formação em nível médio e que não o tenha definido em lei federal, convenção coletiva ou acordo coleti-vo de trabalho. A jornada de trabalho será no máximo de 40 horas semanais.

5 - uso de bicicletas e sistema cicloviárioPartes envolvidas: Ciclistas, pedestres, condutores de veículos e po-

der público estadual e municipal.o que determina: Oferece à população a opção de transporte de bici-

cleta em condições de segurança e atendimento da demanda de desloca-mento no espaço urbano, mediante planejamento e gestão integrada dos sistemas estadual e municipal de transportes.

6. Piso salarial Para enFermeiros, auxiliar de enFermaGem e de técnicos em enFermaGem, além de jornada de trabalho de 30 horas semanais

Partes envolvidas: profissionais dessa categoria e administração pú-blica estadual e municipal

o que determina: piso salarial para Enfermeiros, Auxiliar e de Téc-nicos no valor de R$ 2.500. Já o piso salarial ou vencimento base para auxiliares e técnicos em enfermagem, com carga horária de seis horas diárias e trinta semanais, será de 50% para o Técnico de Enfermagem e 40% para o Auxiliar de Enfermagem, ou seja, R$ 1.250,00 e R$ 1.000,00, respectivamente.

Page 8: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

8InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

eM plena produçãona sua legislatura, a deputada valéria macedo (pdt-ma) tem apresentado Indicações à mesa diretora da casa. no total, foram 45 solicitações encami-

nhadas ao Governo do Estado nas áreas da Educação, Infraestrutura, Saúde, Esporte e Segurança para inúmeros municípios maranhenses. O objetivo é melho-rar o ensino, o deslocamento, o atendimento médico, garantir segurança e proporcionar entretenimento à população maranhense.

co

M f

oc

o

educação

IndIcação REGIãO população benefIcIada

1. criação do centro de estudos superiores (cesPeF) em Porto Franco sul maranhense

110.853 habitantes nas cidades de: alto Parnaíba, balsas, benedito leite, campestre do maranhão, carolina, estreito, Feira nova do maranhão, Fortaleza dos nogueiras, loreto, lajeado novo, nova colinas, Porto Franco, riachão, ribamar Fiquene, sambaíba, são domingos do azeitão, são Félix de balsas, são joão do Paraíso, são Pedro dos crentes, sítio novo, são raimundo das mangabeiras e tasso Fragoso.

2. Proposta de Plano de Governo 2011 – 2014 para implantação da primeira escola em tempo integral em imperatriz e açailândia sul maranhense 247.553 habitantes

3. implantação do curso de enfermagem e medicina em imperatriz sul maranhense 247.553 habitantes

4. construção de escola de ensino Fundamental no município ribamar Fiquene sul maranhense 8.000 habitantes

5. implantação do curso de direito em Presidente dutra centro maranhense 44.719 habitantes

eSporte

IndIcação REGIãO população benefIcIada

1. construção do campo de Futebol em Porto Franco, na vila lobão sul maranhense 19.271 habitantes

2. reforma dos estádios municipais avenidão e tiradentes em dom Pedro centro maranhense 22.673 habitantes

3. construção de quadra esportiva coberta para o povoado arraia em ribamar Fiquene sul maranhense 8.000 habitantes

4. construção de quadra esportiva coberta para na sede de ribamar Fiquene sul maranhense 8.000 habitantes

InfraeStrutura

IndIcação REGIãO população benefIcIada

1.construção de sede própria da colônia de Pescadores em Porto Franco sul maranhense 19.271 habitantes

2. Pavimentação asfáltica e calçamento de ruas em dom Pedro centro maranhense 22.673 habitantes

3. construção de sede da colônia de Pescadores em Grajaú centro maranhense 56.633 habitantes

4. recuperação de estrada vicinal que liga o assentamento vitória à estreito sul maranhense 42.000 habitantes

5. implantação do instituto médico legal em estreito sul maranhense 42.000 habitantes

6. Implantação do Sistema simplificado de abastecimento de água no assentamento Brejo da Ilha em Estreito sul maranhense 42.000 habitantes

7. Logística de Transporte na MA 138, que liga Estreito a Fortaleza dos Nogueiras, beneficiando as cidades de Feira nova e são Pedro crentes – 198 km sul maranhense 66.000 habitantes

8. logística de transporte ma 238, que liga Porto Franco a são joão do Paraíso – 42 km sul maranhense 30.000 habitantes

9. logística de transporte na ma 122 e br 222, que liga amarante do maranhão e bom jesus das selvas - 165 km sul maranhense 60.831 habitantes

10. recuperação asfáltica de ruas dos bairros de dom Pedro (centro do Primo, vila roseana, santa vitória e Pacas) centro maranhense 22.673 habitantes

11. Implantação do Sistema simplificado de abastecimento de água no povoado de Brejão e Jaboti em Ribamar Fiquene sul maranhense 8.000 habitantes

12. construção de um mercado municipal e matadouro em dom Pedro centro maranhense 22.673 habitantes

13. construção de Feira coberta no município de sítio novo sul maranhense 15.871 habitantes

14. logística de transporte que são joão do Paraíso a são Pedro dos crentes sul maranhense 15.484 habitantes

15. Implantação do Sistema simplificado de abastecimento de água no povoado de Boa Esperança em Sítio Novo sul maranhense 15.871 habitantes

16. construção de uma rotatória e Pavimentação da entrada da sede, no município de campestre sul maranhense 12.199 habitantes

17. construção de uma Feira coberta no município de lajeado novo sul maranhense 6.331 habitantes

18. instalação da agência do banco do brasil em sítio novo sul maranhense 15.871 habitantes

19. Pavimentação asfáltica das principais ruas de campestre do maranhão num total de 20 km de pavimentação, além de serviços de saneamento básico. sul maranhense 12.199 habitantes

Page 9: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

9InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

1 2

4

5

3

6

Saúde

IndIcação REGIãO população benefIcIada

1. construção do Posto de saúde no assentamento vitória em estreito sul maranhense 42.000 habitantes

2. implementação de políticas de saúde pública no combate ao crack maranhão hoje somente em são luís, que tem um milhão de habitantes, cerca de 1% da população é usuária do crack

3. construção do Posto de saúde no povoado cikel em amarante sul maranhense 37.388 habitantes

4. construção de Posto de saúde em imperatriz (bairro santa lúcia) sul maranhense 247.553 habitantes

5. aquisição de ambulância para são joão do Paraíso sul maranhense 11.338 habitantes

6. construção do Posto de saúde no povoado cachimbeiro em campestre do maranhão sul maranhense 12.199 habitantes

7. construção e equipar hospital e maternidade municipal em sítio novo sul maranhense 15.871 habitantes

8. construção do Posto de saúde no povoado ita em ribamar Fiquene sul maranhense 8.000 habitantes

09. construção do Posto de saúde no assentamento são raimundo em Porto Franco sul maranhense 19.271 habitantes

10. construção do hospital regional de alta complexidade no município de imperatriz sul maranhense 247.553 habitantes

SEGURANçA

IndIcação REGIãO população benefIcIada

1. implantação de uma delegacia especial da mulher em Grajaú centro maranhense 56.633 habitantes

2. implantação de um grupamento do corpo de bombeiros em açailândia sul maranhense 104.013 habitantes

Eleita em 85% dos municípios maranhenses, Valéria Macedo direcionou projetos e ações para inúmeras cidades do Maranhão. Confira as cidades de atuação da parlamentar.

dentre as prioridades da deputada valéria macedo (pdt-ma) está a de garantir um deslocamento eficiente a todos. Visando esse objetivo, a parlamentar sugeriu a pavimentação de várias rodovias ma-ranhenses e estradas vicinais.

açõeS da parlaMentar naS regiõeS centro, oeSte e Sul MaranhenSe

trabalhando pelo deSlocaMento Seguro e rápido

1

3

2

1 - MESORREGIãO central do maranhãoReúne 42 municípios agrupados em três microrregiões. Atuação de Valéria Macedo nos municípios: Dom Pedro, Grajaú, Presidente Dutra, São José dos Basílios e Gonçalves Dias

1. recuperação da estrada Vicinal que liga o Assentamento Vitória à Estreito2. recuperação da MA-138, que liga Estreito a Fortaleza dos Nogueiras, beneficiando as cidades de Feira Nova e São Pedro Crentes – 198 km3. LOGíSTICA DE TRANSPORTE na MA-238, que liga Porto Franco a São João do Paraíso – 42 km4. LOGíSTICA DE TRANSPORTE na MA-122 e BR-222, que liga Amarante do Maranhão e Bom Jesus das Selvas - 165 km5. LOGíSTICA DE TRANSPORTE de São João do Paraíso a São Pedro dos Crentes6. LOGíSTICA DE TRANSPORTE para rotatória e pavimentação da entrada da sede

3. MESORREGIãO SUL DO maranhão

Reúne 19 municípios agrupados em três

microrregiões. Atuação de Valéria Macedo nos

municípios: Estreito, Porto Franco, Fortaleza dos

Nogueiras, Feira Nova, São Pedro dos Crentes, São João

do Paraíso, Lajeado Novo, Campestre do Maranhão e

Sítio Novo.

2. MESORREGIãO OESTE do maranhão

Reúne 52 municípios agrupados em três

microrregiões. Atuação de Valéria Macedo nos municípios: Imperatriz, Amarante, Bom Jesus,

Amarante, Bom Jesus das Selvas, Açailândia e Ribamar

Fiquene

Page 10: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

10InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

ge

Stã

o

por uMa Saúde de Qualidade

Deputada Valéria Macedo participou de audiência pública que discutiu os problemas de saúde em Imperatriz com outras autoridades

a solução para evitar o colapso da saúde é o es-tado e a união aportarem re-cursos para a Saúde pública de Imperatriz e região”.

A deputada Valéria Macedo (PDT--MA), vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, par-ticipou da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Imperatriz para debater a atual situação da saúde pública daquela cidade e as suas difi-culdades como pólo macro-regional de alta complexidade.

Durante seu pronunciamento, a deputada Valé-ria Macedo - que é enfermeira e foi ex--diretora do hospital Socorrão, ressaltou a importância dos investimentos no setor público em Imperatriz e região, para a constru-ção de um hospital regional de alta complexidade, sua estruturação com pessoal e equipamentos, com aporte de recurso para a média e alta com-plexidade, com o funcionamento das UPAS, a aquisição de equipamentos próprios de saúde e investimentos na atenção básica nos municípios da re-

gião, principalmente aqueles que con-tam com hospitais, alguns totalmente paralisados por falta de recursos.

A parlamentar acrescentou ao rol de soluções a implantação do cur-so de Medicina em Imperatriz, uma de suas primeiras indicações que fez

nesta legislatura. O vereador Rildo de Oliveira Amaral (PV) parabenizou a depu-tada pela sua inter-venção e propôs que seja formalizado um pacto político em favor da região. “Te-mos que unir forças políticas para fazer-mos uma bancada regional parlamen-tar, de deputados estaduais, federais

e vereadores, para defender os direi-tos de Imperatriz e região”, afirmou.

A promotora Aline Matos de-monstrou com muita competência a outra grande distorção da saúde de Imperatriz: o tamanho do setor priva-do que abocanha mais de 60 milhões por ano do estado. Dinheiro este que

deveria ser repassado ao município, mas migra para hospitais particulares e entidades privadas supostamente sem fins lucrativos.

A audiência pública realizada em Imperatriz comprovou que, para resol-ver esses problemas de saúde do cen-tro-sul uma das soluções é o estado recompor financeiramente os sistemas de saúde de básica e média complexi-dade dos municípios de Porto Franco, Estreito, Açailândia, Carolina, Balsas, Grajaú, dentre outros, que atendem

média complexidade. Esses sistemas precisam realmente ser recompostos em termos financeiros e de gestão. Demonstrou-se também na audiência que, na realidade, o principal gargalo de Imperatriz decorre de receber pa-cientes de vários municípios da região procurando serviços de média e alta complexidade e ainda dos estados do Norte do Tocantins e do Sul do Pará. Os municípios dos pólos de média com-plexidade, por outro lado, dizem que o problema é a falta de dinheiro.

hoSpital de alta coMpleXidade para iMperatriz

A deputada Valéria Macedo (PDT-MA) apresentou indicação para a construção e estruturação de um Hospital Regional de Alta Complexidade no Município de Imperatriz/MA, aprovando ainda na Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão CIB/MA recursos para manutenção do referido hospital. Solicitou ainda que sejam adotadas as medidas legais e administrativas necessárias no orçamento a ser encaminhado em agosto deste ano, para que, no exercício de 2012, inicie-se a obra.

A construção do “Socorrão de Imperatriz”, nos moldes do de Presidente Dutra/MA construído pelo ex-governo Ja-ckson Lago, é um projeto de profundo anseio e grande necessidade do povo tocantino e de parte do Centro. O hospital público regional é imprescindível para a população, principalmente a de baixa renda.

Outra indicação apresentada pela parlamentar junto à Mesa Diretora da Assembleia foi a construção de um posto de saúde no bairro Santa Lúcia, no município de Imperatriz, região Sul do Maranhão. Ao justificar sua proposta, Valéria Macedo lembrou que o Santa Lúcia, um dos maiores bairros de Imperatriz, até conta com atendimento ambulatorial, mas em prédio alugado, que não apresenta uma estrutura adequada às necessidades reais. “Isso limita o campo de atuação do atendimento médico dispensado à população”, disse

agronegócioS na eXpofranOcorreu de 9 a 17 de julho, a XVI

Exposição Agropecuária de Porto Fran-co e Região, EXPOFRAN. Participaram das atividades no Parque de Exposição Alfredo Santos, representantes gover-namentais, lideranças políticas, bancos oficiais, expositores e produtores rurais. A deputada Valéria Macedo (PDT-MA) participou da programação.

De acordo com o prefeito Deocli-des Macedo, anfitrião do evento e do presidente da Associação dos Produto-res Rurais de Porto Franco Roberto Ra-belo, nos nove dias da Expofran 2011, considerando todos os seguimentos, fo-ram fechados em torno de R$ 8 milhões em negócios, além da grande movimen-tação na economia regional e comércio

A deputada Valéria Macedo participou da cavalgada que marcou a abertura da Exposição Agropecuária em Porto Franco

local, criando um foco auspicioso de geração de renda para milhares de pes-soas, constituindo-se na melhor feira do agronegócio e da agricultura familiar do sul do Maranhão.

Na abertura da Exposição Agrope-cuária, foi realizada a tradicional Caval-gada. Como de costume, a grande ban-deira azul de campanha pela criação do futuro estado do Maranhão do Sul, teve lugar de destaque na primeira fila de ca-valeiros na cabeceira da cavalgada, ao lado dos pavilhões do Brasil, Maranhão e Porto Franco.

Durante a XVI Expofran foi inau-gurada a agência do Banco do Nor-deste. Com a abertura da filial, serão transferidas das agências de Impera-

triz e Balsas, cerca de 3,5 mil opera-ções, totalizando um ativo de pouco mais de R$ 67 milhões.

Na programação do dia 15 de ju-

lho ocorreu importante Palestra e Deba-te sobre o Novo Código Florestal Brasi-leiro com a participação de políticos e ambientalistas de expressão nacional.

Saib

a M

aiS

Page 11: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

11InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

doS direitoS huManoS - caSo taMireS eM defeSa:

ple

rio

do Meio aMbiente - denúncia hidrelétrica de eStreito

do Setor agroinduStrial eM porto franco

do aceSSo bancário

Outra audiência pública, que contou com a participação da deputa-da Valéria Macedo (PDT-MA), foi à rea-lizada em Porto Franco para discutir a implantação do projeto Ecoetanol Bra-sil, da empresa Brascom Participação Ltda, naquela cidade.

Segundo a deputada, durante a audiência, organizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), foram explanados detalhes do Estu-do de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto, elaborado pela Pesquisa En-

genharia e Consultoria Ltda (Florest). Na oportunidade a Florest esteve re-presentada pelo consultor Maurício João da Silva.

Valéria Macedo deixou claro que não é contra a instalação da Ecoe-tanol Brasil em Porto Franco. “O em-

preendimento trará desenvolvimento, emprego e renda para a população da região Sul do Maranhão. Mas, é pre-ciso ter uma atenção especial com o impacto ambiental do projeto. Temos que preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, disse.

Dentre as inúmeras solicitações da Deputada Valéria Macedo (PDT-MA) para os municípios maranhenses está à instalação de agências bancárias. Em Sítio Novo, ao sul do Maranhão, com cer-

ca de 17.208 habitantes foi encaminha-da Indicação, para a instalação de uma agência do Banco do Brasil. “Considero um dos pedidos mais importantes, pois, contribuirá para o desenvolvimento so-

cioeconômico da cidade”, afirmou Va-léria. As unidades bancárias nas sedes proporcionam comodidade e acesso a linhas de crédito, principalmente para o pequeno e médio agricultor. Em Porto

Franco, será inaugurada também uma agência bancária do Banco do Nordes-te. “Tais unidades, sem dúvida nenhu-ma fortalecem e oportunizam a concre-tização dos negócios”, finalizou.

A deputada Valéria Macedo (PDT--MA) participou da audiência pública, realizada em Porto Franco e Campestre, para produção de minucioso relatório sobre a morte da jovem Tamires Pereira Vargas, de 19 anos, encontrada enfor-cada dentro da delegacia de Porto Fran-co, em março. De acordo com o relató-rio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa da Assembleia Legis-lativa do Maranhão, há fortes indícios de que a jovem tenha sido assinada.

Valéria Macedo defende que o caso deva ser investigado pelo Minis-

Comissão formada por deputados estaduais se deslocaram a Campestre do Maranhão para participar da audiência pública. Valéria Macedo participou dos trabalhos.

tério Público Estadual, por tratar-se de suposto envolvimento de agentes pú-blicos. As investigações policiais conti-nuam. O Caso Tamires foi considerado emblemático, porque aconteceu no dia 08 de março, Dia Internacional da Mu-lher, quando o Brasil e o mundo param para fazer uma discussão sobre o tema. Para Eliziane Gama, a morte de Tamires é mais um caso dentro do sistema pri-sional do Estado do Maranhão. “Ano passado, tivemos 42 mortes e hoje, es-tamos chegando a quase 20, em três meses”, criticou.

O que cabe agora é exigir dos seus responsáveis o cumprimento dos compromissos para com os municípios impactados e as compensações a serem feitas para tentar reparar os danos causados ao meio ambiente, aos pescadores, agricultores e demais atingidos pela formação da barragem”.

de São joão do paraíSo - cenário caóticoA deputada estadual Valéria

Macedo (PDT) fez um importante pro-nunciamento na Assembleia Legis-lativa quando denunciou e fez uma exposição da situação de descalabro que tomou conta do município de São João do Paraíso, localizado na região sul do Maranhão e que vive uma ins-

tabilidade política administrativa pro-vocada pela gestão do prefeito afasta-do Raimundo Galdino Leite. Segundo Valéria, a população teme que a qual-quer momento o prefeito afastado re-torne ao cargo, no que a parlamentar fez um veemente apelo ao Judiciário para que este trate com muita aten-

ção e zelo a questão de São João do Paraíso, pois parte dos problemas hoje existentes ali decorrem da ins-tabilidade jurídica-política no muni-cípio. A deputada protocolou dois re-querimentos, o primeiro solicitando a Assembleia Legislativa a realização de uma audiência pública na Câma-

ra Municipal de São João do Paraíso e que a Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações de Trabalho na oportunidade faça um levantamento real da situação admi-nistrativa daquele município, a fim de subsidiar a Governadora Roseana Sarney na resolução dos problemas.

SERVIçOS qUE PRECISAM DE ATENçãO URGENTE:1. Saúde: a aquisição de uma ambulância para deslocar os pacientes para Porto Franco e reativar os serviços da Atenção Básica;2. educação: regularização dos salários dos servidores e reforma nas escolas que estão sem as mínimas condições de funcionamento;3. InfraeStrutura: serviços de coleta de lixo não funcionam. A estrada que liga Paraíso e Porto Franco precisa imediatamente de reparos.

A parlamentar Valéria Macedo (PDT-MA) participou da audiência pública, realizada em Estreito, para averiguar a mortandade dos peixes ocorrida na barragem da Hidrelétri-ca. A parlamentar foi a primeira a de-nunciar na tribuna da Assembleia os impactos ambientais causados pelo empreendimento e o aparecimento de 50 toneladas de peixe morto no Rio Tocantins, entre os municípios de Estreito e Carolina.

Quase 50 toneladas de peixes mortos foram encontrados no rio Tocantins. Valéria foi a

primeira a denunciar e cobrar providências sobre o desrespeito ao meio ambiente

A audiência pública ouviu a população, ambientalistas e os re-presentantes do Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pelo empreendimento. Já com uma das turbinas funcionando em teste e de-vendo entrar em caráter definitivo até o final de junho, a hidrelétrica tem provocado ainda reações con-trárias e sendo motivo de críticas por não atender alguns itens do pla-no de integração e reparação pelos

possíveis danos causados ao meio ambiente. “A atuação do Ibama tem sido muito tímida”, lamenta. Segun-do ela, o Projeto Básico Ambiental (PBA) - especialmente do conjunto de 36 programas com ações para redução dos impactos ambientais da obra - tem causado transtornos à população desde a desvalorização de bens e perda da qualidade de vida, até a inviabilização da ativida-de econômica.

Page 12: Jornal Ação parlamentar

açãoP a r l a m e n t a r

12InformatIvo da deputada valérIa macedo | pdt-ma Julho de 2011, ano I, nº 1

no

vo

S M

un

icíp

ioS Maranhão

do SuluMa luta antiga

Inúmeras foram as ações no congresso nacional para criação do es-tado maranhão do Sul. o projeto do Senador edison lobão encontra-se em tramitação no Senado e com parecer favorável pela aprovação da comissão de Constituição e Justiça daquela Casa. Ao lado do projeto do ex-deputado Madeira foi o que mais conseguiu êxito no Congresso Nacional. Acompanhe o histórico das ações.

1987 – A CRTPD* da Câmara dos De-putados propôs a criação de 09 no-vos estados, dentre os quais o novo Estado do Mearim, o qual teria Impe-ratriz como a capital;

1987 - O deputado federal Davi Alves Silva, apresentou à CS* da Assem-bleia Nacional Constituinte proposi-ção de redivisão territorial para cria-ção do Maranhão do Sul;

1995 - O deputado Roberto Rocha, apresentou PDL* para realização de plebiscito com fins à criação do Ma-ranhão do Sul, o qual foi indeferido e arquivado em 7/3/1997;

2001 – O deputado Sebastião Madei-ra apresentou PDL. O projeto recebeu parecer favorável da CCJR, com subs-titutivo apresentado pelo Deputado Freire Júnior;

2001 – O substitutivo apresentado pela CCJR* recebeu parecer favorá-vel da CAINDR* da Câmara dos De-putados, parecer assinado pelo de-putado Asdrúbal Bentes;

década 2000 - Ribamar Alves (PSB), Carlos Brandão (PSDB), Davi Júnior (PR) e Francisco Escórcio (PMDB), apresentaram requerimentos pedindo o desarquivamen-to do PDL do ex-deputado federal Sebas-tião Madeira, no que não obtiveram êxito.

2007 – O PDL do Senador Edison Lo-bão (PMDB) recebeu parecer favorá-vel da CCJR do Senado para autoriza-ção da realização do plebiscito;

2011 - Ribamar Alves (PSB) apresen-tou um novo PDL para realização do plebiscito para criação do Estado, o qual se encontra em tramitação pela Câmara dos Deputados.

LEgENDAS SIgLAS* Comissão de Redivisão Territorial e Política Demográfica (CRTPD)* Comissão de Sistematização (CS)* Projeto de Decreto Legislativo (PDL)* Comissão de Constituição e justiça e de Redação (CCjR)* Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR)

valéria Macedo apreSentou propoSta para criação de

cinco novoS MunicípioSOs projetos de lei apresentados

para a criação dos novos municípios começaram a ser analisados pela As-sembleia Legislativa do Maranhão. A Deputada Valéria Macedo (PDT-MA) é autora de quatro requerimentos e co--autora de um. Os pedidos de criação de municípios passarão a ser anali-sados pela Comissão de Triagem. Só após passarem neste crivo terão tra-mitação na Casa, passando por várias comissões até ser votado em plenário.

A parlamentar é autora dos re-querimentos: Serra da Cinta, Bananal do Maranhão, João Afonso Cardoso, Mundo Novo e, a deputada Valéria é

co-autora do requerimento do Dou-tor Pádua (PP) e Carlinhos Amorim (PSDB) que pleiteam a criação do fu-turo município de Cikel das Alvoradas.

Pelas regras da nova Resolu-ção, todos os povoados emancipa-cionistas terão que se submeter a plebiscito para virar município. Esta consulta popular, ao contrário do que previa a antiga regra, terá que ser realizada em toda a área do mu-nicípio – incluindo os moradores do chamado município-mãe. Só passa-rão no crivo aqueles em que a po-pulação entender ser viável o des-membramento.

PROPOSTA DE CRIAçãO DOS MUNICíPIOS POR VALéRIA MACEDO

NOVO MUNICíPIO deSmembramento REGIãO

serra da cinta sítio novo - 15.871 habitantes sul

bananal do maranhão Governador edison lobão - 4.086 habitantes oeste

joão afonso cardoso Gonçalves dias - 17.485 habitantes centro

mundo novo amarante do maranhão - 37.388 habitantes oeste

cikel das alvoradas/ma* amarante do maranhão - 37.388 habitantes oeste

* Co-autora do projeto.

açailândia, alto Parnaíba, amarante do maranhão, arame, balsas, barra do cor-da, benedito leite, bom jesus das selvas, buriticupu, buritirana, campestre do maranhão, carolina, cidelândia, davinópolis, estreito, Feira nova do maranhão, Fernando Falcão, Formosa da serra negra, Fortaleza dos nogueiras, Governa-dor edison lobão, Grajaú, imperatriz, itaipava do Grajaú, itinga do maranhão, jenipapo dos vieiras, joão lisboa, lajeado novo, loreto, mirador, montes altos, nova colinas, nova iorque, Pastos bons, Porto Franco, riachão, ribamar Fique-ne, sambaíba, são domingos do azeitão, são Félix de balsas, são Francisco do brejão, são joão do Paraíso, são Pedro da água branca, são Pedro dos crentes, são raimundo das mangabeiras, senador la rocque, sítio novo, sucupira do

norte, tasso Fragoso e vila nova dos martírios.

novo eStado: A deputada Valéria Macedo (PDT-MA) foi a pri-

meira parlamentar a levar para a tribuna da As-sembleia Legislativa, nessa legislatura, a cria-ção do Maranhão do Sul. Um trabalho que despertou novamente na região a dis-cussão sobre a criação do novo Estado. Em reque-rimento apresentado, a parlamentar solicitou a cons-tituição da Comissão Especial de Redivisão Territorial e Política Demográfica do Maranhão, a ser compos-ta por 7 Deputados Estaduais, a serem indicados pela Casa, preferencialmente, dentre os deputados do centro-sul do Estado. O prazo de funcionamento da Co-missão Especial será de 9 meses. O objetivo é promover ampla discussão, na esfera pública institucional do Po-der Legislativo maranhense, e promover debates sobre questões territoriais e demográficas das regiões sul e centro do estado, em especial a criação do Estado do Maranhão do Sul, que abrangeria 49 municípios maranhenses.