jornal ação parlamentar #18

8
Multidão aclama Senador Marconi em seu aniversário Reunir em torno de si dezenas de mi- lhares de pessoas, numa tarde de um dia normal de trabalho, é a suprema façanha que só as verdadeiras lideranças popula- res são capazes de conseguir. O senador Marconi Perillo experimentou esta sensa- ção, quando pôde divisar à sua frente a fi- sionomia multifacetada da multidão que compareceu ao Atlanta Music Hall para brindar antecipadamente seu aniversário, na tarde da sexta-feira 5 de março. Indiscutivelmente, a concorrida cerimô- nia comprovou a capacidade que tem o Senador de, com sua presença, galvani- zar multidões, infundindo-lhes maiores esperanças no futuro. A euforia das pessoas manteve o ambi- ente descontraído e fraternal, empres- tando ao evento, que durou apenas seis horas, a moldura de perenidade garantida nas dezenas de fotos que eternizam um instante e ficam para corroborar o feno- menal encontro histórico, nunca antes ocorrido em Goiás. Ano 4 N° 17 Aclamado como senador atuante e o governador que instituiu a mais inovadora política de inserção social, Marconi recebe aplausos

Upload: marconi-perillo

Post on 08-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Jornal do Senador Marconi Perillo

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Ação Parlamentar #18

Multidão aclama SenadorMarconi em seu aniversário

Reunir em torno de si dezenas de mi-lhares de pessoas, numa tarde de um dianormal de trabalho, é a suprema façanhaque só as verdadeiras lideranças popula-res são capazes de conseguir. O senadorMarconi Perillo experimentou esta sensa-ção, quando pôde divisar à sua frente a fi-sionomia multifacetada da multidão que

compareceu ao Atlanta Music Hall parabrindar antecipadamente seu aniversário,na tarde da sexta-feira 5 de março.

Indiscutivelmente, a concorrida cerimô-nia comprovou a capacidade que tem oSenador de, com sua presença, galvani-zar multidões, infundindo-lhes maioresesperanças no futuro.

A euforia das pessoas manteve o ambi-ente descontraído e fraternal, empres-tando ao evento, que durou apenas seishoras, a moldura de perenidade garantidanas dezenas de fotos que eternizam uminstante e ficam para corroborar o feno-menal encontro histórico, nunca antesocorrido em Goiás.

Ano 4 N° 17

Aclamado como senador atuante e o governador que instituiu a mais inovadora política de inserção social, Marconi recebe aplausos

Page 2: Jornal Ação Parlamentar #18

Pires do Rio enaltece asobras do governo MarconiO

senador Marconi Perillo (PSDB) foi homenagea-do em Pires do Rio pelos serviços prestados àpopulação durante os períodos em que gover-

nou o Estado e como senador da República. A ex-pre-feita Cida Tomazini (PSDB), o recebeu em sua residên-cia, como forma de agradecer a Marconi o apoio queteve enquanto administrou a cidade. "Eu me sinto for-talecida hoje no PSDB, estou grata por todos os com-panheiros que sempre nos acolheram no partido, inclu-sive ao senhor pela sua amizade e pelo seu carinho. Eudevo agradecer muito pelo tempo que passamos jun-tos em seu governo. Tínhamos um governo tranquiloem Pires do Rio e os piresinos sabem disso", declarou.

Marconi foi homenageado por deputados, ve-readores e demais lideranças políticas regionais, quefizeram questão de agradecer a ele as grandes con-quistas do município, como a construção da GO-412,que liga a cidade a Caldas Novas, obras de pavimen-tação asfáltica, restauração de colégios e centrosolímpicos poliesportivos.

"Os anos que passamos juntos, eu no governo ea senhora na prefeitura foram anos de muitos e bons

resultados para Pires do Rio, em vista de excelentesparcerias. A senhora nunca me procurou para pedir em-prego a amigos ou parentes, mas para solicitar benefí-cios para Pires do Rio, e graças a Deus nós pudemos re-

alizar muitos sonhos que eram sonhos históricos. Estouaqui para agradecer por terem acreditado e confiado naminha parceria. Eu me lembro de minhas vindas aosaniversários da cidade, eu percebia na face das pesso-as a alegria com a minha presença. Isso é muito grati-ficante", disse.

Após a solenidade, Marconi seguiu para o Lions

Clube de Pires do Rio. Em discurso, o senador lembrouum momento importante da entidade, quando a legen-dária Helen Keller discursou, em 1925, desafiando osresponsáveis pela organização a se tornarem os "pala-dinos dos cegos na cruzada contra a escuridão". Em ra-zão deste pedido, a organização criou programas rela-cionados com a visão, incluindo o Banco de Olhos que,em Goiânia, já beneficiou milhares de portadores dedeficiência visual.

O senador enfatizou a necessidade de se cum-prir o dever de cidadão. "É necessário ter sempre pre-sentes os deveres de cidadão com a localidade, o Esta-do e o País, sendo-lhes constantemente leal em pensa-mento, palavras e obras", afirmou. Marconi rememorousua trajetória na cidade. "Eu estou feliz e honrado porestar recebendo hoje esta dupla homenagem; a home-nagem do prefeito em exercício, Júlio, e a homenagemdesta Câmara, que de forma suprapartidária se reúnenesta noite, com presença dos nove vereadores, parareconhecer o esforço e o trabalho empreendido em fa-vor de Pires do Rio, ao longo da minha trajetória de ho-mem público.

Tempo Novo no Senado

2

Por ter canalizado importantes obras para o município e por sua atuação no Senado, Pires do Rio homenageia Marconi Perillo

Marconi quer acelerar trâmites para a adoção Projeto que facilita a adoção de órfãos aban-

donados ou desabrigados poderá constar da primeirapauta de votações da Comissão de Constituição, Jus-tiça e Cidadania (CCJ) em 2010. O texto, que já con-stava da pauta de votações da comissão em dezem-bro do ano passado, desburocratiza, barateia e ace-lera o processo de adoção de crianças e adolescentesnessa situação. Entre as principais medidas, está a dis-pensa da intervenção do advogado, a permissão parao uso do formulário para a apresentação do pedidode guarda e, ainda, a priorização na tramitação do

processo. Segundo o autor do projeto, senador Mar-coni Perillo, essas medidas são essenciais para aprox-imar o cidadão comum do exercício da guarda.

Pelo projeto, o pedido de guarda de criança ouadolescente órfão abandonado ou abrigado poderáser apresentado diretamente por qualquer pessoa, es-tabelecida pelo casamento civil, dispensando a inter-venção do advogado, exigência estabelecida atual-mente pela Lei 8.069/90, que dispõe sobre o Estatu-to da Criança e do Adolescente (Eca).

Outra novidade proposta por Marconi, que há

muito tempo se dedica ao problema, é estabelecer queos processos de adoção de órfãos abandonados oudesabrigados passarão a ter prioridade na tramitação.

Para facilitar a adoção, os conselhos munici-pais dos Direitos da Criança e do Adolescente passa-rão a receber cópia dos registros, mantidos pelo Po-der Judiciário de cada comarca, de crianças e adoles-cente em condições de serem adotados e outro ca-dastro de pessoas interessadas na adoção. Caberáaos conselhos criar, implantar e manter atualizado orespectivo cadastro de adoção.

Eu estou feliz e honrado porestar recebendo hoje esta duplahomenagem; a homenagem doprefeito em exercício, Júlio, e a

homenagem desta Câmara

Page 3: Jornal Ação Parlamentar #18

Tempo Novo no Senado

3

“Uruaçu dará salto econômico”Entroncamento ferroviário

Omunicípio de Uruaçu, no Norte de Goiás, pode-rá tornar-se o mais importante entreposto degrãos do País depois que as ferrovias Norte-Sul

e Leste-Oeste estiverem concluídas. A previsão foi fei-ta pelo senador Marconi Perillo a estudantes da Fasem- Faculdade Serra da Mesa - durante debate realizadona instituição.

Em 2008, na presidência da Comissão de In-fraestrutura do Senado, Marconi Perillo conseguiu via-bilizar um amplo debate sobre a ferrovia Leste-Oeste,na sua concepção um ramal tão importante para o de-senvolvimento do país e de Goiás quando a Norte-Sul.A ferrovia, que nascerá na divisa dos estados do Riode Janeiro e Espírito Santo, cortará Minas Gerais, Go-iás e Mato Grosso até o limite do território do Brasilcom o Peru, abrindo caminho às exportações brasilei-ras pelo Oceano Pacífico.

A Leste-Oeste, em planejamento na AgênciaNacional de Transportes Terrestes - ANTT - poderá sig-nificar a inserção definitiva de Uruaçu no rol das gran-des economias brasileiras. "As duas ferrovias, Norte-Sul e Leste-Oeste vão se cruzar exatamente aqui emUruaçu. Isto significa que Uruaçu será o mais impor-tante entreposto de cargas do Brasil, atraindo investi-mentos de toda ordem", manifestou.

O senador lembrou que teve oportunidade deemplacar emendas ao orçamento da União, em 2009,que beneficiaram a Norte-Sul com mais de R$ 400 mi-lhões. "Ao longo da minha atuação parlamentar nãodeixei de apresentar emendas para que mais recursosfossem direcionados para o prosseguimento das obrasda Norte-Sul. Felizmente consegui aprovar todas".

O senador esteve em Uruaçu como convidadode honra da Câmara Municipal, na solenidade deinauguração de suas novas dependências, para deba-ter com estudantes da Fasem e visitar as modernasinstalações do Centro de Pacificação da Comarca.

A noite de visitas começou ao lado do juiz Mu-rilo Vieira de Faria, idealizador do Centro de Pacifica-ção, uma extensão do Fórum que atua na prevenção eresolução de conflitos. Trata-se de um organismo geri-

do pela própria comunidade e entidades sem fins lu-crativos que busca solucionar pequenos conflitos eprevenir ações criminosas.

Uruaçu é pioneiro na implantação de um Cen-tro de Pacificação no Estado de Goiás. "Esperamosque este exemplo possa ser seguido em todo o Esta-do. É um trabalho notável, de extrema eficácia e temtodo o meu apoio. Esta, sem dúvida, é uma iniciativaque em muito irá colaborar para desafogar o trabalhoda Justiça", comentou o senador.

Por confiarem na força de trabalho, determina-ção e luta incessantes de Marconi Perillo pelas causasde Goiás no Senado, os universitários da FaculdadeSerra da Mesa - Fasem - lotaram o auditório da insti-tuição para debater os principais problemas da regiãoNorte e sugerir ações a serem defendidas pelo sena-dor em Brasília. O senador ouviu um relato detalhadodas conquistas da região durante o seu governo, rece-beu documento que enumera os desafios e apontasoluções para o Norte goiano.

Os estudantes da Fasem pediram apoio do se-nador para a concretização do Hospital Regional.Marconi lembrou que no orçamento da União de2008 a bancada de Goiás destinou recursos para asobras. "Infelizmente elas não foram utilizadas e aca-baram perdidas", lamentou.

No último compromisso da noite, Marconi

inaugurou as novas instalações da Câmara Municipalde Uruaçu. Acompanhado do presidente do legislati-vo, Albert Sabin de Oliveira, Marconi desatou a fitainaugural da Câmara e da galeria dos ex-presidentese foi saudado por todos os vereadores, secretáriosmunicipais, lideranças religiosas e pelo prefeito emexercício, Francisco Barroso Neto (PR).

Do vereador José Rosa da Mota (PMDB), Mar-coni ouviu palavras de apoio ao trabalho que realizapor Goiás. "Não tenho medo de falar que o apóio e oestarei apoiando sempre", disse. O peemedebistalembrou que era motorista de ambulância na épocaem que Marconi governava Goiás e testemunhou osesforços do governo para valorizar a saúde. "Ia sem-pre a Goiânia. Confesso aqui que em seu mandatonunca tive problemas para encaminhar as pessoas queprecisavam de tratamento médico. O povo de Goiássente a sua falta senador", disse o vereador do PMDB.

Prefeito em exercício, Francisco Barroso Neto(PR) direcionou o seu discurso para o futuro das alian-ças políticas em Goiás visando a próxima eleição. De-clarando que falava também em nome do prefeitoLourenço filho (PP) que se encontrava em viagem aoexterior, Francisco Neto exortou os políticos que for-maram a aliança vitoriosa que elegeu Marconi Perilloem 1998 a que se entendam. "Esperamos ver todosunidos por Goiás. Queremos que esta aliança prossi-ga".

Acompanhado pelo deputado federal e presi-dente regional do PSDB, Leonardo Vilela, pelo deputa-do estadual Júlio da Retífica e pelo vereador goianien-se, Richard Nixon, o senador Marconi Perillo recebeuas homenagens antecipadas da Câmara Municipal pe-lo aniversário de 7 de março. Recebeu de presenteuma camisa, foi homenageado com uma placa e ga-nhou bolo de aniversário. O auditório com 200 assen-tos não foi suficiente para acomodar a multidão queesteve presente à Câmara durante a visita do senador.Do lado de fora, centenas de pessoas assistiram à ses-são solene que marcou a inauguração das novas de-pendências através de um telão.

Senador fala das excelentes perspectivas econômicas para o Uruaçu em auditório lotado da Faculdade Serra da Mesa - Fasem

Confesso aqui que em seumandato nunca tive problemaspara encaminhar as pessoas

que precisavam de tratamento médico

Page 4: Jornal Ação Parlamentar #18

4

Marconi chega aos 47 aD

esde a chegada ao portão principal do Atlanta Music Hall, maior ca-sa de espetáculos de Goiânia, o senador Marconi Perillo foi abraça-do, cumprimentado e carregado pelo público – para uns, 30 mil; para

outros, 40 mil – que lotava cada metro quadrado do generoso espaço, si-tuado na BR 153, entre Goiânia e Aparecida de Goiânia. O pátio de esta-cionamento, capaz de comportar 2 mil veículos, estava lotado. Do lado defora, na rodovia, por mais de dois quilômetros, em uma direção e noutra ve-ículos de todo tipo e tamanho dividiam o acostamento. Em meio à multi-dão, Marconi Perillo retribuía o carinho popular com o gesto da vitória.

Na festa, à qual compareceram políticos de todos os partidos, comoo vice-governador, Ademir Menezes, dezenas de deputados, mais de 140prefeitos, familiares, a senadora Lúcia Vânia, líderes religiosos e centenas devereadores, entre outros, o senador ouviu os cumprimentos de sua filhamais nova, Ana Luísa, de sua mulher, Valéria Perillo, cortou o bolo de ani-versário, serviu-o aos presentes no palco e agradeceu às dezenas de milha-res de pessoas que saíram de todos os cantos de Goiás para se irmanaremna maior festa de aniversário de um líder político já realizada em Goiás.

Do ex-candidato à Presidência da República e pré-candidato ao go-verno de São Paulo, Geraldo Alckmin, que representava o governador JoséSerra, Marconi escutou elogios à sua trajetória política. “Marconi é um ho-mem do desenvolvimento”, discursou Alckmin sob aplausos.

Enquanto o mestre de cerimônias, o ator goiano Stepan Nercessian,anunciava um vídeo que contaria a trajetória política de Marconi, os prefei-tos, vereadores, líderes políticos, militantes e simpatizantes demonstravamseu apreço e carinho com gestos de apoio e solidariedade.

Em suas breves palavras, Marconi agradeceu a Deus “por ter tantosamigos. Nada melhor do que o carinho, a fraternidade e, principalmente, alealdade dos nossos amigos. Estas são qualidades que devemos conservarpor toda a vida”.

UMA GRANDE FESTAA festa de aniversário do senador Marconi Perillo foi, definitivamente,

democrática. Lideranças políticas de todo o Estado misturaram-se a popula-res e desfrutaram uma tarde movimentada por música sertaneja, rock, gos-pel, MPB e bebida e comida à vontade. Caravanas chegavam dos municípiose traziam pessoas vestindo camisetas com votos de felicidades ao senador.Entre 30 mil e 40 mil pessoas, segundo estimativas, foram abraçar Marconie agradecer-lhe por suas conquistas enquanto governador do Estado e hojecomo senador.

A estrutura da festa não deixou a desejar. Os pontos de distribuição debebidas e alimentos foram organizados de forma a comportar as pessoas quese aproximavam, sem necessidade de formar filas.Ao mesmo tempo, uma mul-tidão assistia às apresentações artísticas enquanto aguardava a presença dosenador, que chegou ao local por volta de 18 horas. Lideranças políticas abra-çaram o senador, recebido euforicamente por uma multidão que o carregounos braços até a entrada do salão, ao som do coro “Viva Marconi”. A escolade samba campeã goianiense Brasil Mulato aguardava a entrada do senadore cantava Parabéns. Corpo de Bombeiros e Unidades de Atendimento Móvelde Saúde (SAMU) garantiam segurança à multidão.

Faixas espalhadas por toda a festa parabenizavam Marconi e transmiti-am mensagens de otimismo, além de declararem apóio ao trabalho realizado porele. Admiradores empunhavam bandeiras que traziam mensagens de felicita-ções.A todo momento, caravanas chegavam com suas faixas e bandeiras gritan-do o nome do senador. O aposentado Celso da Cruz Borges, de 53 anos, queveio de Itapuranga com uma caravana, a qual trouxe também o prefeito do mu-nicípio e todo o secretariado, não escondia o entusiasmo de fazer parte da fes-ta. “Marconi sempre tem dado apoio a todo o Estado, principalmente à minhacidade, e nós viemos parabenizá-lo pelo aniversário e trazer o apoio de Itapuran-ga. Desde que ele foi candidato pela primeira vez, acompanho seu trabalho. Ho-je é o dia de mostrar nosso agradecimento e o carinho enorme”, disse.

As estradas que ligam os municípios a Goiânia já traziam faixas dehomenagem ao senador, com a assinatura de prefeitos, deputados, vereado-res e populares. Os habitantes do Entorno do Distrito Federal, como formade agradecer a Marconi por seu trabalho pela região, espalhavam-se por to-do o pátio e dependências internas do Atlanta Music Hall. Muito solicitadopela imprensa, o prefeito de Luziânia, Célio Silveira, percorria o ambiente edistribuía abraços aos amigos e companheiros de política. Líderes de bairro,que formaram suas próprias equipes, também marcaram presença. O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, o secretário de Estado Ge-raldo Alckmin, chegou ao local da festa minutos antes do senador e aguar-dou-o para entrarem juntos do Atlanta Music Hall. À imprensa, fez rasgadoselogios ao trabalho administrativo e parlamentar de Marconi Perillo.

Entusiasmada, a multidão conduziu sob aplausos o senador Marconi Perillo até o palanqu

Em meio à compacta multidão, o senador registrou seu entusiasmo e agradecimento

Tempo Novo no Senado

Page 5: Jornal Ação Parlamentar #18

vo no Senado

nos nos braços do povo

5

e, em sonora exortação para que ele continue a lutar por suas consagradas ações sociais

Nada demovia a multidão de tentar cumprimentar diretamente o senador pelo aniversário

Junto à família e amigos o senador comemou seus 47anos prometendo mais empenho a favor do povo

A música de fundo remetia a 1998, quando a caminhada vitoriosa do moço da camisa azul se iniciou

Ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin exaltou o perfil empreendedor do líder Marconi Perillo

O monumental congestionamento deu a dimensãoexata da homenagem que o povo fez ao senador

Page 6: Jornal Ação Parlamentar #18

Senador quer rapidez nabusca dos desaparecidosA

autoridade policial deverá dar início às diligênciasinvestigatórias para a localização de criança ouadolescente desaparecidos tão logo tenha conhe-

cimento do fato. O projeto do senador Pedro Simon(PMDB-RS) ganhou o entusiasmado aval do senadorMarconi Perillo e já passou pelo crivo da Comissão deConstituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto pre-vê que a primeira providência, consumado o desapareci-mento da pessoa, será a comunicação à Polícia Rodovi-ária, aos portos e aeroportos, além das companhias detransportes, que deverão receber os elementos necessá-rios à identificação do desaparecido.

A proposta inicial de Simon previa que os órgãospoliciais deveriam registrar comunicados relativos ao de-saparecimento de crianças e adolescentes uma horaapós a notificação, dando início às investigações para lo-calização do menor em, no máximo, seis horas após aformalização da ocorrência. Mas, em parecer favorável, orelator senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentouemenda para que a procura fosse iniciada logo após ocomunicado do desaparecimento.

LUZIÂNIAAtualmente, não existe norma legal sobre o as-

sunto, mas geralmente a autoridade policial espera 24horas para registrar o desaparecimento e tomar as pro-vidências para investigação. O projeto de Simon altera oEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e está sen-do reapresentado - o texto foi rejeitado anos atrás pelaCâmara dos Deputados. O peemedebista considerouoportuna a reapresentação tendo em vista o grande nú-mero de menores desaparecidos em todo o país.

Durante a discussão da matéria, os senadoresRomeu Tuma (PTB-SP), Lúcia Vânia, Marconi Perillo eMarco Maciel (DEM-PE) parabenizaram Simon pela inici-ativa, considerada oportuna principalmente por coincidircom o episódio do desaparecimento de seis menores emLuziânia (GO), há cerca de dois meses.

Na avaliação de Marconi Perillo, essa pode seruma solução preventiva para evitar que episódios seme-lhantes ao de Luziânia ocorram no país.

Tempo Novo no Senado

6

O senador ouviu atentamente as aflitas mães, comprometendo-se a buscar rápida solução

Presença de Marconi empolga NiquelândiaUma multidão, que surpreendeu até mesmo

os líderes políticos locais, saiu às ruas para saudar osenador Marconi Perillo em Niquelândia. Marconi foià cidade participar da entrega de maquinário peloprefeito Ronan Batista Rosa (PTB). O próprio prefei-to ficou surpreso com a quantidade de popularesque foram recepcionar Marconi no aeroporto e pres-tigiaram, sob chuva, na praça central, a entrega donovo maquinário para a prefeitura dentro do pro-grama Via Rural – caminhões, retroescavadeiras etratores de grande porte. Segundo o prefeito, o in-vestimento total na aquisição das máquinas ficouem torno de R$ 11 milhões, com recursos própriosda administração municipal.

No discurso, Marconi destacou o arrojo da ad-ministração de Ronan Rosa que, segundo ele, é hojeseguramente "um dos maiores administradores públi-cos municipais do País". O senador diz que vai inten-sificar suas visitas ao interior do Estado, algo que fazdesde que iniciou sua vida pública. "Existem políticos

do tipo Copa do Mundo, que só aparecem de quatroem quatro anos para pedir votos. Eu não sou assim,estou sempre presente", disse.

Nem mesmo a chuva que caiu na cidade im-pediu que Marconi participasse de uma espécie decarreata improvisada, organizada pelo prefeito, pa-ra apresentar o novo maquinário à população. Ao sedirigir à platéia, Marconi lembrou que Niquelândiaé o maior município de Goiás em extensão territori-al e, ao completar 275 anos de emancipação políti-

ca, merece uma administração com a qualidade dagestão de Ronan Rosa. O senador diz ter colabora-do, ao lado do deputado federal Jovair Arantes(PTB) e do ex-deputado Vilmar Rocha (DEM) paraque o município, depois de um período de instabili-dade política, chegasse ao nível atual, de completaestabilidade. Marconi realçou as ligações afetivascom o município, ressaltando que o avô de sua mu-lher, Valéria Perillo, foi prefeito da cidade. Dirigindo-se ao prefeito e à primeira-dama, Marconi disse quea dupla pode a qualquer momento ser convocadapara servir ao Estado, pelo fato de hoje ser referên-cia na correta aplicação do dinheiro público, comcriatividade e competência.

Acompanharam o senador na visita o deputa-do federal Jovair Arantes, o ex-deputado federal Vil-mar Rocha, o vereador goianiense Richard Nixon(PRTB) e vários prefeitos da região, entre eles o pre-sidente da Associação dos Municípios do Norte(Amunorte), Welinton Nenzão, de Campinaçu.

Ronan Rosa é hoje seguramente um dos maiores

administradores públicos municipais do País

Page 7: Jornal Ação Parlamentar #18

Marconi estimula movimento para fortalecer Hospital S. Pedro

Mais verbas para o Araújo Jorge

Melhoram as perspectivas de bom funciona-mento do Hospital São Pedro de Alcântara,maior e mais tradicional instituição filantrópi-

ca vilaboense de saúde e às voltas com grave crise fi-nanceira, em decorrência de dificuldades acumuladase não solucionadas nas duas últimas gestões adminis-trativas do Município.

Durante visita liderada pelo senador MarconiPerillo, políticos de vários partidos, empresários e diri-gentes de movimentos comunitários da antiga capitalgoiana traçaram uma ampla estratégia que deve re-sultar, com a contribuição financeira de várias origens,no primeiro patamar da solução do problema, a qualse espera ampla e definitiva.

Além do senador, participaram da reunião, nopróprio Hospital São Pedro de Alcântara, o prefeito emexercício da Cidade de Goiás, Joaquim Berquó, o vice-presidente da Assembléia Legislativa, Honor Cruvinel,o ex-secretário estadual de Saúde, Fernando Cuperti-

no, líderes locais de movimentos pró-melhoramentocomo Marcos Caiado e Gustavo Alberto Isaac Pinto,políticos, empresários e representantes da sociedade.

Para prosseguir em suas atividades, o hospi-tal necessita de um aporte de R$ 500 mil até o dia 1°de maio, quantia suficiente apenas para a quitação dedívidas como as que ele tem com a Previdência e como FGTS, as quais impedem-no, por lei, de receber re-passes de organismos públicos municipais, estaduaisou federais.

O senador Marconi Perillo informou no en-contro que uma emenda parlamentar de sua iniciativacobrirá, se for tecnicamente viável a liberação do va-lor em tempo hábil, parte substancial da quantia ne-cessária, e que buscará incentivar as entidades ligadasaos meios de produção a também oferecer recursospara esse hospital público que, fundado pelo impera-dor Dom Pedro I em 25 de janeiro de 1825, atende àtoda região do Vale do Rio Vermelho.

A convite da presidente da Associação de Com-bate ao Câncer em Goiás, Criseide Castro Dourado, osenador Marconi Perillo visitou o Hospital Araujo Jor-ge. Marconi conheceu a nova ala da pediatria e oCentro Integrado de Oncologia, localizado hoje noprédio que o senador ajudou a construir durante o seusegundo mandato de governador, em 2003. Nesseperíodo, funcionava no local a Casa de Apoio Gover-nador Marconi Perillo, destinada a tratamento quimi-oterápico para pacientes do Sistema Único de Saúde(SUS).

Desde o seu primeiro mandato no governo deGoiás, Marconi comparece ali periodicamente, estabe-lecendo estreitos vínculos com a instituição para ondecanalizou recursos, além de estimular a expansão darede de apoio da sociedade ao Araújo Jorge. No Sena-do, Marconi voltou a dar atenção especial à institui-ção, conseguindo viabilizar mais apoio financeiro pa-ra lá, através de emendas parlamentares. Só no anopassado ele conseguiu a liberação de R$ 500 mil des-

tinados à aquisição de um aparelho analisador randô-mico.

Em 2006, Marconi providenciou, com umaEmenda ao Araújo Jorge, R$ 1,5 milhão para a cons-trução do Centro Médico Ambulatorial. No mesmoano, participou da inauguração do setor de imagens,para o qual havia destinado verbas anteriormente. Ohospital recebeu aparelhos de Raio X e Ultrassonogra-fia, entre outros. Marconi ainda se empenha por no-vos investimentos no hospital e já conseguiu pôr emandamento nova emenda que destinará R$ 500 milpara a aquisição de novos equipamentos, conformedeclarou em sua recente visita.

Desde o início de seu primeiro mandato de go-vernador Marconi não só revelou sua preocupaçãocom os bolsões mais carentes da população, comoelegeu a Saúde pública como uma de suas mais carasprioridades. A reabertura do Hospital Geral de Goiâ-nia (HGG) é o mais emblemático exemplo de seu apre-ço às causas sociais.

Cidade de Goiás

Tempo Novo no Senado

7

Senador anuncia que apresentou emenda destinando recursos para os hospitais

TRABALHADORES

Tarifa zero para correntistas

PROJETO DE LEI

BR 060 se chamaráRodovia Henrique Santillo

LÍNGUA PORTUGUESA

Senador defende consolidação da CPLP

O senador Marconi Perillo relatou dois projetos, quetramitaram na Comissão de Educação do Senado,atendendo a sugestões feitas por parlamentares dabancada goiana no Congresso Nacional e que home-nageiam dois homens públicos de Goiás. O primeiro,de autoria do deputado Rubens Otoni, denomina Ro-dovia Federal Governador Henrique Santillo o trechoda BR 060 - Goiânia/Brasília. O outro, de autoria dosenador Demóstenes Torres, denomina Campus Ce-res - Domingos Mendes da Silva, o campus do Insti-tuto Federal Goiano, em Ceres.

O senador Marconi Perillo defende a consolidação daComunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP). A primeira ação nesse sentido será a realiza-ção de um seminário internacional sobre o futuro dalíngua portuguesa, em Brasília, no período de 25 e31 de março. Entre os temas em debate, estão aavaliação do processo de implantação do novo acor-do ortográfico e a valorização da língua portuguesanos foros internacionais. Os países da CPLP preten-dem se empenhar, por exemplo, para transformar oportuguês em língua de documentação da Organiza-ção das Nações Unidas (ONU) e em língua de traba-lho na Organização das Nações Unidas para Educa-ção, Ciência e Cultura (Unesco).

DIRETAS

Idealizador de programas de inserção social e açõesque visem beneficiar pessoas carentes ou de poucosrecursos, o senador Marconi Perillo realiza no Sena-do trabalho em favor daqueles que ganham pouco eprecisam movimentar recursos em instituições finan-ceiras. Através de projeto, o senador quer que osbancos e instituições financeiras sejam proibidos decobrar tarifas sobre as contas correntes e de pou-pança de pequenos correntistas. O projeto beneficiao trabalhador "que tenha renda mensal declaradaigual ou inferior ao Rendimento Nominal Médio dePessoas Empregadas com Carteira de Trabalho Assi-nada da região metropolitana mais próxima", ou se-ja, aquele que recebe ao menos um salário-mínimo(R$ 510,00) até o teto estabelecido para a regiãoonde mora o trabalhador.

O senador Marconi Perillo foi escolhido pela revistaÉpoca para falar sobre o empresário Joesley Mendon-ça Batista, mais conhecido como Júnior do Friboi, umdos 100 mais influentes de 2009 listados pela publi-cação. Na edição especial, Marconi afirma que o su-cesso do frigorífico JBS Friboi, que se tornou o maiordo mundo, premia um estilo de comando inovador.Marconi diz considerar Joesley um exemplo raro deadministrador que não vê a empresa como resultadoapenas do próprio esforço, mas compartilha com ca-da funcionário metas e resultados. "Ele se coloca co-mo parte e não como centro. Particularmente, tenhoorgulho em ver um goiano à frente da terceira maiorempresa do Brasil e a maior do mundo em seu setor."

REVISTA

Marconi realça virtudesdo empresário Joesley

Page 8: Jornal Ação Parlamentar #18

EXPEDIENTE

Ação Parlamentar é uma publicação do Gabinete do Senador Marconi Perillo - SenadoFederal - Fone (61) 3311-1964

Reportagem:Agência Senado e GabinetePraça dos Três Poderes - Brasília - DF

Jornalista Responsável:Isanulfo Cordeiro - DRT/GO 00321

Marconi exorta jovens aorar pelos governantesO

senador Marconi Perillo (PSDB) acompanhou,no feriado de carnaval, solenidades promovi-das por segmentos religiosos. Em Ceres par-

ticipou do encerramento do 45º Congresso deMocidades das Igrejas de Cristo do Brasil. Na cidadede Anápolis prestigiou o 45º Congresso de Mocidade,o Festival de Música Jovem da Assembleia de Deus eo 38º Congresso da União de Mocidade dasAssembleias de Deus ligadas ao Ministério Madureira.

O senador também esteve em Itapuranga parao Congresso de Jovens da Assembleia de Deus. EmUirapuru prestigiou o XXXVI Congresso Regional deMocidade das Assembleias de Deus no Norte Goianoe recebeu o título de cidadania do Município. Emseguida, participou do evento União das Assembleiasde Deus no Estado de Goiás (Umadego), naAssembleia de Deus - Ministério Fama, em Goiânia,com a presença do deputado federal João Campos(PSDB).

Marconi lembrou que há 20 anos é convidadoa participar dos congressos da Umadego. "Nuncadeixei de comparecer, nestes 20 anos. Me sinto felizde estar entre pessoas de tão boa índole e de tãonobres propósitos", elogiou. Em sintonia com o obje-tivo do encontro, o senador orou com o público epediu que os jovens elevem suas preces para o bem

da humanidade.Aos jovens presentes, pediu que orem para que

os governantes ajam em benefício de toda asociedade. Assistiu ainda a uma palestra do médium eorador espírita Divaldo Pereira Franco, no XXVICongresso Espírita do Estado de Goiás, no Centro deConvenções e Cultura, em companhia da deputadafederal Raquel Teixeira (PSDB). Presidente em exercí-cio do Senado, Marconi foi aplaudido por cerca de4.200 pessoas ao frisar a necessidade de se promovera paz social, a exemplo do que pregou o maior médi-um espírita brasileiro, Chico Xavier.

"Cabe aos governantes a busca do governojusto. Já se disse: 'Quando o justo governa, o povo sealegra; quando o ímpio governa, o povo geme'. Mascabe a cada um de nós, com a capacidade de livre-arbítrio de que somos dotados, a busca da paz interi-or, a qual, se multiplicada, espargirá o bem e o amorde que a humanidade tanto necessita", afirmou.

O mestre de cerimônia agradeceu a presençado senador e lembrou suas ações de colaboração aomeio espírita. "Marconi ofereceu a inúmeras institu-ições educacionais condições, através de convênios,apoiando o meio espírita. Enquanto governador, pres-tigiou movimentos espíritas, como amigo de todosnós", disse.

Marconi Perillo

Oano de 2010 é muito importante para Goiás epara o Brasil. Nos próximos meses , vamos deba-ter e definir o desenho do futuro do nosso Esta-

do e do nosso País, escolhendo os nossos novos gover-nantes e renovando a nossa representação política nasAssembleias estaduais e no Congresso Nacional.

Vejo que as eleições de outubro oferecem umagrande oportunidade para discutirmos o modelo degestão pública que queremos tanto em nível estadualcomo federal, especialmente no que diz respeito a seto-res fundamentais, como a saúde, educação e seguran-ça pública.

Assim, precisamos promover um debate de altonível, de conteúdo propositivo, com a apresentação deidéias e projetos concretos que resultem em melhorqualidade de vida para a população. O PSDB defendeque esse debate seja levado a todos os segmentos or-ganizados da sociedade e também às redes sociais quese multiplicam com intensidade na internet.

Por isso, lamentamos muito quando agentespolíticos descambam para a agressão e o ataque pes-soal. A baixaria não leva a nada. A política atrasadados tempos dos coronéis deve dar lugar a uma práti-ca política moderna e civilizada, que tem no diálogo e

no respeito às opiniões contrárias suas característicaspreponderantes.

A sociedade rejeita o denuncismo e quer a mar-ca do equilíbrio e da serenidade prevalecendo no pro-cesso eleitoral. Em vez de destruir, devemos construir. Esempre somando forças para que o Estado e o Paísacelerem o desenvolvimento e agreguem conquistas àcidadania do nosso povo.

Nem o governo nem a oposição deveriam perdertempo fabricando inverdades para atingir os adversá-rios. Não temos o direito de confundir a opinião públi-ca e turvar o julgamento popular. Se existe algo a apu-rar, que o façamos de forma responsável, através doscanais próprios que o Estado de Direito oferece para ainvestigação e punição de crimes e delitos.

Essa é a postura que o PSDB assumiu em Goiáse que está expressa na condução do partido na Assem-bleia Legislativa, notadamente na CPI instalada para in-vestigar a situação da Celg.

Apoiamos a proposta da criação da CPI da Celgdesde o início. Havia muita desinformação em relação àcompanhia, mas o trabalho minucioso da comissão vemlançando luz e esclarecendo de uma vez por todas osfatos que abalaram sua saúde financeira.

Acredito que devemos agir do mesmo modo naquestão do endividamento do Estado. Se existem dúvi-

das, que elas sejam levantadas e respondidas. Que seinstale uma CPI para colocar um ponto final nesse de-bate, que considero prejudicial para Goiás.

Se há déficit nas contas estaduais, vamos apontarquem o gerou e indicar responsabilidades se houver. Deforma técnica, às claras e com números concretos, semmanipulação e uso politiqueiro de supostas informações.

No nosso caso, temos a consciência tranquila deque, no governo do Estado, trabalhamos com o máximode seriedade e responsabilidade, em todos os setores,empreendendo uma gestão produtiva e realizadora.

Questões dessa importância não podem ser po-litizadas de forma rasteira e tratadas de forma leviana.Precisamos qualificar o debate e trazer objetivamenteos dados reais à tona.

É isso que o PSDB ajuda a buscar na CPI da Celge será isso, com certeza, que também buscaremos coma CPI do Endividamento: a verdade. Basta de discursosvazios e improdutivos, que somente alimentam a intri-ga e esparramam a discórdia.

De minha parte, quero mais uma vez reafirmar ocompromisso de prosseguir fazendo política em alto ní-vel, com lealdade, gratidão, honestidade e firmeza decaráter, conduzindo-me sempre através do debate ele-vado de ideias e propostas que acrescentem conquistasaos brasileiros e, especialmente, aos goianos.

Tempo Novo no Senado

8

Vamos construir e não destruir

Os textos deste boletim já estão adaptados à nova ortografia

Com os evangélicos

Com os espíritas