atuação parlamentar 2015

18

Upload: zaqueucomunica

Post on 26-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Relatório de Atuação Parlamentar do mandato do deputado estadual Zaqueu Teixeira. Nele você pode conferir as principais ações do mandato, os Projetos de Lei aprovados e sancionados e o trabalho das Comissões e CPI's que Zaqueu integra.

TRANSCRIPT

Page 1: Atuação Parlamentar 2015
Page 2: Atuação Parlamentar 2015

ComunicaçãoMorgana EneileNeusa OliveiraDiego Santos

Page 3: Atuação Parlamentar 2015

O ano não foi fácil. Mas apesar de conturbado, os trabalhos renderam muitos frutos em 2015. Na Alerj, fizemos todos os esforços possíveis para que a crise não se alastrasse ainda mais no Rio de Janeiro. Não olhamos partidos, bandeiras nem escolhas pessoais, porque o que está em jogo é o presente e o futuro dos cidadãos do nosso Estado. Discutimos, votamos, rejeitamos e aprovamos os projetos de lei enviados pelo Executivo. Fizemos emendas para aprimorar os projetos e criamos outros para permitir que houvesse fluxo de caixa que atendesse, pelo menos, os direitos fundamen-tais de todos nós. E buscamos todas as alternativas para aprovar um orçamento de R$ 80 bilhões para 2016.

Nosso mandato brigou muito para que o Executivo não atrasasse o pagamento dos servidores e foi com pesar que recebemos a informação da não quitação do 13º. Sou solidário ao funcionalismo e continuo lutando para que todos recebam o que lhes é devido. Não admito que o governo socorra a

Supervia, por este motivo votei contra o projeto de aporte à concessionária, e não tenha dinheiro para pagar os trabalhadores em dia. É urgente resolver as questões que visam atender as necessidades dos cidadãos.

É urgente tirar a Saúde do caos em que se encontra. É urgente garantir que as escolas e universidades atendam a todos os estudantes com qualidade. Assim como é o urgente garantir o pagamento dos terceirizados para que não vejamos alunos fora da sala de aula por falta de limpeza. Também já passou da hora de investirmos na qualificação dos profis-sionais da segurança: melhores salários, aproveitamento de todos os concursados aprova-dos, garantir atendimento de saúde e investir em treinamento. Não aguentamos mais casos de agentes da lei atingindo inocentes nem achacando cidadãos. Não podemos permitir que a crise agrave mais ainda a Saúde, a Educação e a Segurança em nosso estado.

Os esforços do nosso mandato não pararam por aí. Conseguimos aprovar emendas ao orçamento de 2016. Emendas que visam atender demandas de municípios como Queima-dos, nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, cultura, dentre outras. No total, foram 38 emendas parlamentares para beneficiar Queimados. Também apresentamos emendas destinadas a Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Iguaba Grande e Paty do Alferes. Assim como para atender às demandas da Polícia Civil, da Assistência Social e da Cultura. Nosso mandato trabalha por todo o estado, mas busca atuar com base nas muitas demandas que recebe da sociedade. Nosso mandato é participativo e gabinete está aberto a todos.

Zaqueu TeixeiraDeputado Estadual

2015: um ano de muitas lutas

Page 4: Atuação Parlamentar 2015

Cultura

Page 5: Atuação Parlamentar 2015

• Instalação da Comissão de Cultura

Retomada do Diploma Heloneida Studart de Cultura e Entrega aos contemplados de 2015.

O Diploma é um instrumento de reconheci-mento e estímulo às boas práticas culturais, contempla pessoas físicas e jurídicas, organizações não governamentais e outras instituições que promovem a cultura no Estado. Foi criado em 2009 e concedido apenas vez, em 2011, agora, em 2015, houve a segunda edição.

• Audiência Pública da Moda

• Audiência pública para debater os projetos de lei 159 e 160/2015, que criam a Ação Estadual de Valorização da Moda e o Dia do Profissional da Moda – de autoria do depu-tado Zaqueu Teixeira. Os Pls têm o objetivo de regulamentar, qualificar e valorizar os produtos que são feitos no Rio e refletem a alma da cultura carioca.

• A Comissão de Cultura recebeu os Movimentos de Trabalhadores/as da Cultura para ouvir os anseios e debater proposi-ções para os traba-lhos em 2015. O encontro aconte-ceu no Palácio Gustavo Capane-ma.

• Aprovação do PL 3146/2014 que cria a Semana Estadual de Saraus

Audiência Pública do Patrimônio

• A discussão foi em torno da situação do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. A partir da denúncia do grupo SOS Patrimônio. Esta audiência gerou um grupo de trabalho que segue levantando e articulando as possí-veis ações no Legislati-vo. Novas audiências regionalizadas estão previstas.

• Visita Técnica à Escola de Teatro Martins Pena

• Emenda 45 inclui a Cultura no rol das áreas cobertas pelo Fundo de recuperação Econô-mica dos Municípios Fluminenses

• Audiência Pública Martins Pena

• Audiência Pública Escola de Música Villa Lobos

• Participou da Reunião do Fórum de Cultura da Baixada, em Queimados

Realização do Primeiro Encontro de Legisladores da Cultura do RJ

• Audiência Pública sobre a Situação dos Bondes de Santa Teresa

• Seminário Gastronomia como Cultura

• Aprovação da Lei Estadual de Cultura

Cultura

02

Page 6: Atuação Parlamentar 2015

• Seminário de Integração com Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Iatec. Durante o encontro, foram discutidas as leis de incentivo e a produção executiva de eventos.

• Zaqueu participa do lançamento dos editais da Cultura, na Baixada Fluminense, com o ministro Juca.

Audiência Pública para debater o projeto de lei que cria a Lei Estadual Cultura Viva, uma demanda dos membros do Fórum de Pontos de Cultura do Rio de Janeiro. A motivação foi a regulação dos Pontos de Cultu-ra. O resultado foi

a formação de um Grupo de Trabalho (GT), com a participação da Secretaria Estadual de Cultura, para a construção de um PL substi-tutivo.

• Instalação dos GTs Patrimônio e Gastrono-mia.

• Comissão de Cultura da Alerj, na figura de seu presidente deputado Zaqueu Teixeira, participou na abertura do Curso de Forma-ção de Gestores Culturais, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Pessoas de mais de 80 municípios marcaram presença na aula inaugural.

• Durante todo o mês setembro foram realizadas reuniões com diversos grupos de trabalho: Gastronomia, Escola de Teatro Martins Pena, Patrimônio Bondes de Santa Teresa, dentre outros, para tentar dar soluções às demandas originadas na sociedade civil.

• Audiência Pública para debater as manifes-tações culturais nos trens e metrôs do Rio de Janeiro. A demanda surgiu após um músico ser agredido por seguranças (do Metrô) na Estação de Botafogo.

• Zaqueu participou da mesa de abertura do Fórum Entretenimento do Iatec. O parlamentar falou sobre os avanços que Lei Estadual de Cultura trouxe para a área.

• Reunião do Grupo de Trabalho para tratar das manifestações culturais nos trens do Metrô e Supervia. A ideia é chegar em um consenso, discutir ideias e criar emendas que alterem o PL que busca regular as atividades.

• PL 2998/2014 que altera o anexo da Lei 5.645/2010 para inserir no Calen-dário Oficial do Estado do Rio de Janeiro 'O Dia do Trabalhador da Cultura', a ser c o m e m o r a d o anualmente no dia 9 de junho.

• PL 159/2015 que altera o anexo da Lei 5.645/2010 e inclui no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro 'O Dia do Profissio-nal da Moda', a ser comemorado em 4 de abril.

Entre os dias 22/10 e 08/12 aconteceram as conferên-cias Regionais de Cultura 2015, cujo objetivo é

eleger os membros, titulares e suplentes, da

Cultura

03

Page 7: Atuação Parlamentar 2015

sociedade civil que comporão o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC). O mandato Zaqueu Teixeira, participou ativamente do processo. Zaqueu marcou presença em Nova Iguaçu e Angra dos Reis. Nas demais o mandato e a Comissão foram representados por Morgana Eneile.

Votação, em discussão única, do Projeto de Lei 1.042/15, que cria um marco Referencial da Gastronomia como Cultura no estado. O objetivo é dar visibilidade e fortalecer os modos de vida e práticas alimentares da população, além de preservar as atividades produtivas e culturais que decorrem da relação entre a comida e a sociedade.

Cultura

04

Page 8: Atuação Parlamentar 2015

Segurança, Assistência Sociale Direito do Consumidor

Page 9: Atuação Parlamentar 2015

• Participação Reunião do Conselho de Segurança Pública de Queimados.O mandato Zaqueu Teixeira tem sempre um representante nas reuniões do Conse-lho de Segurança Comunitária de Queimados. Durante os encontros são discutidos os índices de criminalidade, quais tipos de crime aumentaram na região, são feitas cobranças ao comando do 24º BPM, dentre outros.

• Cobrança, no Plenário, ao Secretário Beltrame por mais segurança em Queimados e em toda a Baixada

• Zaqueu cobra ações para reduzir índices de criminalidade na Baixada Fluminense.O parlamentar ocupou o plenário da Alerj para cobrar das autoridades respostas contundentes ao aumento da criminalida-de na Baixada Fluminense. O questiona-mento foi dirigido ao secretário de Segu-rança Pública, ao governador e ao Comando da Polícia Militar.

• Zaqueu cobrou em plenário que o gover-nador pagasse os atendentes das delega-cias legais. Um movimento de greve sobrecarregava os agentes da Polícia Civil.

• Artigo UPP e o Pacto pela vida publicado no jornal O DIA. Crítica ao atual modelo de policiamento a partir do debate com moradores do Complexo do Alemão

• Visita à UPP Borel com a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia

• A Indicação Legislativa (IL) 15/2015, que beneficia policiais civis, foi aprovada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Alerj. A IL altera o artigo 3º, da Lei 423/81, que trata da promoção por bravura de agen-tes da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. No texto da IL proposta por Zaqueu Teixeira, o percentual de 20% incida sobre o vencimento bruto, não

Segurança

06

apenas sobre o base, e se estenda a todos os membros da Polícia Civil.

• Projeto de Lei 3242/2014, de autoria do deputado Zaqueu Teixeira (PT), foi aprovado, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Alerj. A finalidade da lei, se sancionada pelo governador Luiz Fernan-do Pezão, é obrigar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro a instalarem sistema de monitoramento com câmeras de vídeos nos depósitos de armamentos, munições e outros equipamentos de segurança pessoal.

• O deputado Zaqueu Teixeira é o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da cujo objetivo é apurar os motivos quem levam ao excessivo número de mortos de policiais em serviço.

Page 10: Atuação Parlamentar 2015

Instalação da Frente Parlamentar da Política de Assistência Social e lançamento do plano de trabalho para 2015.

Em outubro, aconteceu a reunião de trabalho da Frente Parlamentar de Assistência Social.

Assistência Social

07

Page 11: Atuação Parlamentar 2015

Direito do Consumidor

08

• Emenda ao PL 153/2015 (Mensagem do Executivo) para enquadrar todo o municí-pio de Queimados no Tratamento Tribu-tário Especial.

• Derrubada do veto ao PL que obriga administradoras de cartões a disponibili-zar consulta de saldos.

Foi aprovado, em 2ª discussão, na Alerj, terça-feira (17/11), o Projeto de Lei 805/2015 que perdoa dívidas do IPVA até 2011. Já os devedores a partir de 2012 poderão parcelar o montante em até 12 vezes, ficando isentos dos juros e das multas. A única exigência para usufruir desse benefício é que a primeira parcela corresponda, no mínimo, a 10% do valor total. Zaqueu Teixeira, um dos autores do PL 805/2015, explicou que o objetivo é aumentar a arrecadação do governo do Estado neste momento de crise.

Projeto de Lei 673/2011 foi aprovado, em segunda discussão, no Plenário da Alerj. O PL visa regulamento o uso do TAG, equipamento usado no para-brisa dos veículos para passagem automática nas praças de pedágios. O governador vetou o texto do PL em sua totalidade, mas o plenário da Alerj derrubou o veto.

• Indicação Legislativa para construção de alças de acesso ligando Queimados ao Arco Metropolitano.

Page 12: Atuação Parlamentar 2015

Leis Sancionadas em 2015

Page 13: Atuação Parlamentar 2015

Leis Sancionadas

10

Agora é Lei 7677/2015

Operadoras de TV por assinatura, internet e telefonia móvel e fixa serão obrigadas a oferecer aos clientes antigos, com contratos antigos, as mesmas condições de adesão e pacotes promocionais ofertados aos novos, sem multas por quebra de contrato. É o que garante a lei 7677/2015, de autoria do deputa-do Zaqueu Teixeira.

TAGs ficarão atreladosao CPF do usuário

Foi Publicado no Diário Oficial a Lei 7172/2015, de autoria do deputado estadual Zaqueu Teixeira (PT), que visa regulamentar o uso do TAG, equipamento eletrônico de passagem automática nas praças de pedágios. Antes o dispositivo ficava atrelado à placa do veículo e a partir da publicação da nova lei passa a ser vinculado ao CPF do usuário. "Estamos criando aqui a portabilidade do TAG para pagar o pedágio, evitando assim que o consumidor seja obrigado a aderir a esta ou aquela marca", afirmou Zaqueu.

Agora é Lei 7157/2015Cria, no âmbito da estrutura da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, a unidade prisional para agentes da instituição, quando acusados de crimes e com processo ainda em tramita-ção. O texto da Lei, de autoria do deputado Zaqueu Teixeira, visa garantir aos policiais civis detenção provisória em uma unidade sob a responsabilidade da própria instituição, separados dos demais detentos. Para o parlamentar, esta é a forma correta de tratar os acusados, porque quando eles são inocen-tados voltam a exercer suas atividades normal-mente.

Agora é Lei 7082/2015

A Lei, de coautoria do deputado Zaqueu Teixei-ra, obriga às empresas de vigilância privada que fazem monitoramento de veículos, de empresas e de residências via satélite, a comu-nicar a delegacia imediatamente após o recebi-mento da comunicação do ocorrido. A Lei foi publicada no Diário Oficial, após sanção do governador, em 16 de outubro.

Agora é Lei 7114/2015

O governador, Luiz Fernando Pezão, sanciona o projeto de lei de autoria do deputado estadu-al Zaqueu Teixeira que insere no calendário oficial do Estado O Dia do Trabalhador da Cultura, a ser comemorado no dia 9 de junho.

Agora é Lei 7180/2015

Agora é lei. A Lei 7180/2015 estabelece o Marco Referencial da Gastronomia como Cultura, no âmbito do Rio de Janeiro, dar visibilidade e fortalece os modos de vida e as práticas alimentares da população, além de funcionar como referência para a gama de profissionais da área.

Agora é Lei 6976/2015Agora é Lei 6976/2015 insere no Calendário Oficial do Rio de Janeiro a 'Semana Estadual de Comemora-ção dos Saraus de Literatura', que será festejada anualmente na primeira semana de setembro. A Lei foi sancionada em março e seu texto afirma que cabe a administração pública, empresas, pessoas físicas ou agentes culturais a divulgação da 'Semana Estadual de Comemorações. dos Saraus de Literatura'.

Page 14: Atuação Parlamentar 2015

ComissõesZaqueu Teixeira é presidente da Comissão de Cultura da Alerj, é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o grande número de mortes e policiais, membro da CPI que apura o desvio de armas, membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia.

11

Page 15: Atuação Parlamentar 2015

12

• Zaqueu é homenageado com a Medalha da Comenda da Resistência Cidadã, honraria concedida pelo Centro Acadêmi-co Cândido de Oliveira (CACO) aos ex-alu-nos da Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ que se destacam em suas áreas. Na mesma ocasião, faz a entrega do Diploma e da Medalha Tiradentes ao pintor e escritor Oscar Araripe.

• Entrega da Medalha Tiradentes ao juiz titular do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública da Capital (TJRJ), Marcelo Monde-go de Carvalho Lima. A solenidade foi realizada no auditório Nelson Ribeiro Alves, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

• O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, também foi contempla-do com a maior honraria do estado, a Medalha Tiradentes e o respectivo diplo-ma. Zaqueu destacou que é preciso reconhecer o trabalho dos homens e mulheres, apesar de todas as adversida-des, que trabalham com honradez para segurança de todos os cidadãos e cidadãs.

• O Major Celso Campos, responsável pela Divisão de Perícias Médicas do Hospital da Polícia Militar, e sua equipe foram contemplados com uma Monção de Congratulações e Aplausos. Zaqueu afirmou que esta foi a forma que encon-trou de dar visibilidade ao trabalho daquele grupo tão pequeno que conse-gue dar apoio a toda a corporação.

Homenagens

Page 16: Atuação Parlamentar 2015

Queimados

Page 17: Atuação Parlamentar 2015

Queimados

14

• Indicação Legislativa solicitando a instala-ção de um Núcleo da Escola de Música Villa Lobos em Queimados.

• Indicação Legislativa solicitando a instala-ção de um estúdio multimídia na Escola Estadual São João, em Queimados.

• Zaqueu cobra explicações para a terceira troca de comando no BPM de QueimadosIndignado com mais uma mudança de comando no Batalhão da Polícia Militar de Queimados (24º BPM), o deputado Zaqueu Teixeira (PT) ocupou os microfones no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, da Alerj, para pedir explicações ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e ao Comandante-Geral da PM, coronel Alber-to Pinheiro Neto, sobre as motivações que levaram à terceira troca, apenas este ano, de comando no 24º BPM.

“Queimados está sofrendo com a migração da criminalidade, o secretário e comandan-te-geral da PM sabem disso. Eu já tinha pedido, pessoalmente, ao coronel Pinheiro Neto que não trocasse o comandante do BPM, porque com essa inconstância não há como conhecer o município e planejar o policiamento. No entanto, esta é a terceira troca apenas em 2015. Enviarei um requeri-mento para saber quais foram as razões que levaram a troca do comandante do Batalhão de Queimados. O secretário Beltrame fala tanto em planejamento. Que planejamento é esse? Precisamos de ações efetivas para combater a criminalidade em nossa cidade e não apenas de discurso”, frisou Zaqueu.

• Ocupa Queimados. A partir de 14 de novembro Zaqueu Teixeira fez prestação de contas do seu mandato em diversos bairros de Queimados. Para ele, uma ação muito importante para informar aos cidadãos do seu município sobre o trabalho que é realizado em prol do bem-estar da popula-ção local.

Reunião com diretoria da CEDAE para tratar dos problemas de abastecimento em Queimados

Zaqueu Teixeira solicitou e participou de reuniões com a diretoria da Companhia Estadual de Abastecimento de Água e Esgoto para solicitar a regularização do abastecimento de água em bairros de Queimados. O primeiro encontro aconteceu em maio e o último, cujo o tema central foi o bairro Jardim da Fonte, aconteceu em agosto. Nesta reunião o presidente da CEDAE, Jorge Ferreira Briard, apresentou projetos para equacionar o problema de abastecimento na área.

• Participação da CPI da Violência contra Jovens Negros e Pobres, da Câmara Federal

• Em artigo, cobra soluções para diminuir a violência na Baixada Fluminense

• Na luta pelos excedentes da Polícia Civil, Zaqueu faz reunião com Chefe da Polícia Civil que indica possibilidade de chamada dos excedentes papiloscopistas e oficiais de cartório.

• Em reunião com o secretário José Mariano Beltrame, Zaqueu pede mais segurança na Baixada.

• Em reunião com o Comandante da Polícia Militar, reivindica mais policiais para o batalhão de Queimados e recebe a promes-sa de que a solicitação será atendida.

Entrevista para a Rádio Novos Rumos (Queimados)

Canal importante. Zaqueu abraçou a oportu-nidade para falar aos queimadenses sobre seu trabalho em prol do município. O parlamentar foi eleito para atuar por todo o estado do Rio, no entanto Queimados está sempre no topo das suas prioridades

Page 18: Atuação Parlamentar 2015