jornal comunidade em ação ltda

4

Upload: jornal-comunidade-em-acao-ltda

Post on 23-Feb-2016

242 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Suplemento do Jornal Comunidade em Ação Ltda - Edição 146 - Integração Norte - IN Edição 146 / 39 Junho

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Comunidade em Ação Ltda
Page 2: Jornal Comunidade em Ação Ltda

15 ANOS DE15 ANOS DE15 ANOS DE15 ANOS DE15 ANOS DE

COMPROMISSOCOMPROMISSOCOMPROMISSOCOMPROMISSOCOMPROMISSO

COM A COMUNIDCOM A COMUNIDCOM A COMUNIDCOM A COMUNIDCOM A COMUNIDADEADEADEADEADE

Em novembro o JornalComunidade em Ação com-pletou 15 anos. Durante estetempo o Jornal esteve ao ladoda população, seguindo o pro-pósito do seus idealizadores demanter o compromisso com acomunidade. Sempre defende-mos o lema de comunidadeatuante, comunidade forte.Desta forma estamos regis-trando, repercutindo e escre-vendo a história da RegiãoNorte. E quis Deus, para aque-les que acreditam, ou obra dodestino que as transformaçõese fatos significativos na nossaregião acontecessem neste pe-ríodo.

Olhando para traz temosa humildade de reconhecer edestacar o trabalho de diver-sas lideranças comunitáriasque atuaram e continuam tra-balhando para o desenvolvi-mento da região. Procuramosaos longo destes anos dar des-taque ao esforços do trabalhovoluntário destes lideres soci-ais que foram a base para so-lução das demandas da comu-nidade.

Também podemos ressal-tar, sem vaidade e sim pelocompromisso, que diversasdemandas da comunidade fo-ram bandeiras levantadas oudefendidas pelo Jornal Comu-nidade em Ação. Exemplos: Acomunidade e o comércio lo-cal clamavam por mais segu-rança. O Jornal realizou repor-tagens, promoveu o debates ecampanhas em prol da criaçãodo policiamento comunitário,em parceria com a Policia Mi-litar. Foram doados telefonescelulares e Pager além de re-formas de viaturas da PMMG

O compromisso continuapor meio de convênios entreas associações de moradoresdo bairro Guarani e Floramar.

Foi a denuncia exclusivado Jornal Comunidade emAção que despertou a atençãoda imprensa nacional para oracionamento de combustíveldas viaturas da PM que fazi-am policiamento. Militares da18ª Cia. na época atribuíam oaumento da violência na re-gião, à esta racionalização poiso comando do Policiamento daCapital havia determinado queas viaturas tinham que limitaro consumo de gasolina das vi-aturas.

Outro momento que o Jor-nal esteve ao lado da comuni-dade foi o caso do acidente doônibus da linha 1505 Tupi/Altos dos Pinheiros que caiuno Ribeirão Arrudas. Houve-ram varias vítimas incluindofatais. A seguradora tentou di-ficultar a solução das indeni-zações. Denunciamos e o as-sunto ficou na pauta da mídiapor muito tempo, e volta emeia o assunto ressurge.

Houve ações positivastambém, como a iluminaçãodo campo do Tupinense. OJornal quem promoveu apro-ximação do ex-secretário mu-nicipal e técnico da seleçãobrasileira de vólei WadsonLima, com o Tupinense. O re-sultado foi a iluminação docampo.

Outra atividade que con-tribuiu para o crescimento daregião,foi a implantação daagência do banco Itaú noGuarani. A partir de uma re-portagem publicada no JornalComunidade em Ação, o pre-sidente da Sociedade Comuni-

tária do Bairro Guarani(Scobag), Edmilson Carneiroem parceria com o Jornal pro-moveu um abaixo-assinado naregião que superou mais de1300 assinaturas em favor daimplantação de agência banca-ria. De posse deste trabalhoprocuramos diversos bancos,o único que aceitou estudar oassunto foi o Itaú.

Outra mobilização ressen-te com apoio do Jornal Comu-nidade em Ação, foi o movi-mento SOS Basílio da Gama.A situação de abandono e des-caso das autoridades em rela-ção a avenida Basílio da Gamaera um vexame para o bairroTupi. Parte da avenida foiurbanizada com recursos doOrçamento Participativo, pro-grama realizado pela Prefeitu-ra de Belo Horizonte. Assim,um trecho com cerca de 300metros ficaram sem pavimen-tação e canalização do córregoque recebe parte do esgoto doHospital Sofia Feldman. OJornal por diversas oportuni-dade denunciou a situação, in-clusive na Comissão do MeioAmbiente da Câmara Munici-pal de Bello Horizonte. Foiuma batalha, junto a comuni-dade, para conseguir a aprova-ção da obra no OP Digital.

Agora os recursos estão garan-tidos para realização da obra.Em janeiro começam os pri-meiros levantamentos para re-alizar o projeto.

Nada disto é feito sozinhoe se não tivermos o apoio dacomunidade, seja por parte daslideranças comunitárias oucomerciantes que acreditamno Jornal e fazem seus inves-timentos em publicidade queviabilizam a distribuição gra-tuita do Jornal. Alguns estãodesde a primeira edição, comoDrogalina, Ótica Santa Luzia,Depósito Tupinense, CasaNino, Irmãos Paim, Anne Cal-çados, Bar da Cida, Dr. PauloEustáquio. Duas liderançascomunitárias há quem deve-mos reverenciar neste períododa nossa história são; a saudo-sa Maria Tereza ex.presidenteda Scobag que foi uma grandeincentivadora para criarmos oJornal e, Nivercino Gonsalves,ex. Presidente da extinntaAscombatu que nos concedeujunto a Maria Tereza uma en-trevista que sacudiu o meiopolitico da região.

Completamos quinze anoscom jornalismo combativo efocado no movimento comu-nitário. Durante este tempo

registramos a história e a trans-formação da Região Norte.Com o apoio da comunidadee leitores conseguimos cons-truir um patrimônio de respei-to e credibilidade.

Os agradecimentos sãomuitos incluindo a família eaos diversos colaboradores emespecial ao jornalista Clau-dinei Moreira que foi um doscocriadores deste jornal. Quiso destino que ele seguisse ou-tro caminho e hoje ele é editorchefe da Globo Minas.

Aos leitores obrigado pornós receber em sua casa oucomércio, renovamos aqui onosso compromisso com a co-munidade. Estaremos juntosem uma comunidade atuantepara nos fortalecer em benefi-cio da coletividade. E descul-pe pelos erros que cometemos,mas eles tem nos ensinadoacertar “da próxima vez”.Toda crítica é bem-vinda e sa-bemos que há sempre um es-paço para melhorar.

Marcos SilvaDiretor e Editor

redacao@comunidadeemacaoredacao@comunidadeemacaoredacao@comunidadeemacaoredacao@comunidadeemacaoredacao@comunidadeemacao.com.br.com.br.com.br.com.br.com.braniversário Dezembro / 20112

[email protected]

Fotos: Marcos Silva / JCA

Nesta foto a presença da comunidade do bairro Tupi que reuniram no patío da escolaSebastiana Novais para a implantação do policiamento comunitário, na foto em primeiro

plano “seu” Paim e Maria Tereza

Nas fotos da página ao ladoalguns registro deste 15

anos de jornalismocomunitário

Page 3: Jornal Comunidade em Ação Ltda

Dezembro / 2011 3aniversárioFoto: Marcos Silva - Arquivo JCA

Foto: Marcos Silva - Arquivo JCA

Foto: Marcos Silva - Arquivo JCA

Foto: Marcos Silva - Arquivo JCA

Foto: Marcos Silva - Arquivo JCA

Foto: Marcos Silva - Arquivo JCA

O Jornal incentivou para que a Região Norte tivesse a primeiraexposição de carros antigos realizada na escola Hilton Rocha

O denunciamos por diversas vezes o perigo da avenida Saramenhaesquina com rua Gastão Gruls, esta foto estampada na capa do jornal

fez com que a Regional Norte fechasse o canteiro central

Um fragmento da históriado Brasil, dois cangaceiroimportantes do grupo do

cangaceiro Lampiãoviveram escondidos nobairro Tupi por anos,

Moreno e Durvinha, elaconcunhda de Lampião,temiam ser presos pelso

crimes cometidos viverampor anos no meio da

comunidade com o nomesfalsos. A saga do casal foicontada por Durvinha e afilha Neli nas páginas doJornal Comunidade em

Ação

A vida cultural da regionalnorte era efervecente e fi-cou marcada peloFescanorte - Festival daCanção da Região Norte,os mentores Dalmo Fran-ça, Ilídio Ferraz e EfraimMaia junto com sua trupeproporcionaram boa músi-ca, posteriormente Efraimgravou o CD Cantos dasÁguas que teve olaçamento oficial no Tea-tro da Assembléia

O futebol amador sempreesteve presente nas edições do

JCA, nesta foto Malaca nojogo do Tupinensecontra o Pastoril

A regional norte também foiterra de rei, Dadá Maravilhacontou a sua história de vidapara o Jornal Comunidadeem Ação quando morou no

Guarani

Page 4: Jornal Comunidade em Ação Ltda

Dezembro / 2011