guia para construÇÃo do md Água -...

16
Projeto : melhoria da qualidade de vida em comunidades escolares de municípios com baixo IDH-M GUIA PARA CONSTRUÇÃO DO MD ÁGUA Responsáveis pelo tema: Kassiana da Silva Miguel Anelize Queiroz Amaral Cascavel, 2010.

Upload: truongngoc

Post on 18-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Projeto

: melhoria da qualidade de vida em comunidades escolares de municípios com baixo IDH-M

GUIA PARA CONSTRUÇÃO DO MD

ÁGUA

Responsáveis pelo tema: Kassiana da Silva Miguel Anelize Queiroz Amaral

Cascavel, 2010.

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DOS MÓDULOS DIDÁTICOS (MD)

Este material traz os passos utilizados para elaboração dos Módulos Didáticos Temáticos, sendo nesse caso os temas trabalhados no projeto (Água, Energia, Alimentos e Domissaneantes). Os passos foram fundamentados nos pressupostos teóricos da Metodologia dos Momentos Pedagógicos proposta por Delizoicov; Angotti (2000), associados às atividades lúdicas. Para essas atividades existem algumas sugestões no final deste material.

Segundo os autores, essa atividade educativa pode ser dividida em três momentos

pedagógicos: 1º momento: Problematização Inicial Estratégia: apresentam-se questões e/ou situações para discussão com os alunos. Função: motivação e introdução a um conteúdo específico, ligando conteúdo com situações reais que os alunos presenciam e conhecem. A problematização permite: o levantamento das concepções alternativas dos alunos; e estimula a necessidade do aluno em adquirir outros conhecimentos que ainda não detém. Postura do professor: questionar e lançar dúvidas, sem responder e/ou fornecer explicações neste primeiro momento. 2º momento: Organização do Conhecimento

É o estudo sistemático do conhecimento para a compreensão do tema e da problematização inicial, sob orientação do professor. O conteúdo deve ser trabalhado de forma que o aluno perceba a existência de outras visões e explicações para as situações e fenômenos problematizados e possa comparar estas com o seu conhecimento. 3º momento: Aplicação do Conhecimento

Utiliza-se o conhecimento trabalhado para analisar e interpretar tanto as situações iniciais que determinaram seu estudo, como outras situações relacionadas ao conhecimento construído pelo aluno.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MÓDULO

Título: MÓDULO DIDÁTICO – (Tema)

Autores: Público alvo: (séries) Nº. de horas utilizadas: INTRODUÇÃO: Fazer uma descrição científica do tema, baseado em autores que falem sobre este. Não se esquecer de referenciá-los. Ex: Segundo Sousa (2002) a educação é [...]. OBJETIVOS: O que se pretende com o desenvolvimento do Módulo.

PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL: Tempo estimado:

Descrever passo a passo como será realizado este momento, lembrando que se for realizar alguma atividade para problematizar, citar qual e identificá-la como anexo I, ou apêndice I (conforme normas da ABNT). ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO:

Tempo estimado: Descrever como será trabalhado o conteúdo. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO:

Tempo estimado: Descrever o planejamento de como os alunos serão instigados a aplicar o

conhecimento trabalhado, tanto nas situações apresentadas na problematização inicial, quanto em outras situações. Lembrando que ao utilizar-se de uma atividade esta deverá ser citada e numerada conforme o anexo ou apêndice correspondente.

ANEXOS ou APÊNDICES (descrição detalhada das atividades propostas)

ANEXO I – ( Título) OBJETIVO: JUSTIFICATIVA: N° DE PARTICIPANTES: TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE: MATERIAL: DESENVOLVIMENTO: DICAS: Se houver. APÊNDICE II: ( Título) OBJETIVO: JUSTIFICATIVA: N° DE PARTICIPANTES: TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE: MATERIAL: DESENVOLVIMENTO: DICAS: Se houver. REFERÊNCIAS Colocar as referências correspondentes aos autores que foram citados no módulo e/ou nas atividades. Ex: PIAGET, J. Inteligencia y afectividad. Buenos Aires: Aiques, 2001. REVISTA JOGOS COOPERATIVOS. Disponível em: <http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm#topo> Acesso em 06/11/2007 S.O.S. Sala de aula. Alunos transferidos: como integrá-los. Nova Escola. São Paulo, N.170, p.18, mar/ 2004.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MD

ÁGUA

A água é essencial à vida e todos os organismos vivos dependem desse recurso para sua sobrevivência. A quantidade de água existente no planeta Terra é de 97% salgada, e somente 3% está disponível como água doce. Destes 3%, cerca de 75% estão congelados nas calotas polares, em estado sólido, 10% estão confinados nos aqüíferos e, portanto, a disponibilidade dos recursos hídricos no estado líquido é de aproximadamente 15% destes 3%. A água, portanto, é um recurso extremamente reduzido. O suprimento de água doce de boa qualidade é essencial para o desenvolvimento econômico, para a qualidade de vida das populações humanas e para a sustentabilidade dos ciclos no planeta. A urbanização acelerada em todo o planeta produz inúmeras alterações no ciclo hidrológico e aumenta enormemente as demandas para grandes volumes de água, aumentando também os custos do tratamento, a necessidade de mais energia para distribuição de água e a pressão sobre os mananciais. Para evitar desperdícios, economizar água, melhorar os custos do tratamento e desenvolver arcabouços legais e institucionais é necessário considerar o conjunto de recursos hídricos – águas continentais superficiais, águas subterrâneas, águas costeiras e sua sustentabilidade no espaço e tempo incluindo valores estéticos, segurança coletiva, oportunidades culturais, segurança ambiental, oportunidades recreacionais, oportunidades educacionais, liberdade e segurança individual. A escola apresenta espaço e tempo privilegiados para promover tais atividades, por ser um local onde muitas pessoas passam grande parte do seu tempo, vivem, aprendem e trabalham. Dessa forma, o ambiente de ensino pode articular, de forma dinâmica, todos os atores envolvidos proporcionando condições para o desenvolvimento de atividades que favoreçam o conhecimento e o consumo sustentável. (COSTA, RIBEIRO e RIBEIRO, 2001).

QUAL SUA GOTA DE CONTRIBUIÇÃO?

OBJETIVO:

• Contribuir de forma participativa para que a escola e a comunidade conheçam a realidade em que se encontra a água em sua cidade e como podem interagir para mudar o que for necessário;

• Envolver as pessoas em todas as etapas do jogo.

JUSTIFICATIVA: Diante dos graves problemas ambientais que o mundo hoje enfrenta, o esforço individual pode parecer sem importância, mas, unido ao de um grupo, torna-se significativo. Atitudes, como a do beija-flor da famosa fábula utilizada pelo sociólogo Herbert de Souza para explicar o conceito de solidariedade, ilustram esta verdade. Betinho tornou-se símbolo do trabalho incansável pela mobilização e cidadania. Como ele, milhões de beija-flores, levando minúsculas gotas, jamais conseguiriam apagar totalmente o incêndio. Entretanto, a maior gota de contribuição deste pequeno animal e de Betinho é servir de exemplo para mobilizar outras pessoas a fazerem o mesmo.

“Era uma vez um beija-flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Só que o beija-flor fazia algo diferente:

apanhava gotas d’água de um lago e atirava-as para o fogo. Outro animal, intrigado, perguntou: – Beija-flor, achas que vais apagar o incêndio com essas gotas? – Com certeza que não, respondeu o beija-flor, apenas estou fazendo a minha parte.”

N° DE PARTICIPANTES: Turma toda. TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE: 30 minutos.

MATERIAL: Folhas de papel branco ou reutilizado, lápis de cor, fita adesiva, cola, tesoura.

DESENVOLVIMENTO: 1) Confeccionar um painel com folhas de papel, cujo tamanho irá variar de acordo com o espaço da exposição (o painel ficará exposto na escola). 2) Como fundo do painel, desenharemos o planeta Terra. Faremos um molde em formato de gota d água. O restante da confecção deste ficará a gosto do professores e alunos. 3) A partir disso, Iniciar um debate com os alunos com as seis primeiras questões problematizadoras, expondo o painel para que todos o vejam. 4) Após o debate, pedir que cada um pense na sua atitude diante das situações expostas. (Quais atitudes eles tomariam para mudar esse quadro?). 5)Depois de todos terem falado sua atitude, distribuir uma folha sulfite ou folha reciclável pra cada, e pedir para desenharem uma gota d’água e transmitir o sentimento que eles gostariam dentro dessa gota para a água. (Ex: informações, ações práticas, trechos de poemas e músicas, frases, desenhos e outras representações são bem-vindas para melhorar a condição da água em nossa região e no Planeta) usando a questão problematizadora sete como auxílio. 6) Após todos os alunos terem confeccionado suas gotas e escrito sua mensagem dentro destas, estes irão até o painel colar cada uma com seus respectivos grupos semelhantes, formando uma chuva de contribuições. (Ex: As gotas com frases ficaram juntas em um determinado local do painel, as que possuem ações práticas de outro lado, e assim respectivamente). 7) Depois de finalizar o painel e todos terem colado sua gota de contribuição, será feito uma análise de cada grupo de gotas separado. Cada grupo programa irá divulgar o que foi produzido. (Ex: Os grupos das gotas de ações práticas ficarão juntos, e assim respectivamente). Poderá ser usado como auxilio as questões problematizadoras oito, nove e dez. 8) Os grupos decidirão as formas de atuação e divulgação, como folhetos, cartazes, fotografias, letras de música, carta contendo um resumo do painel, um livro feito artesanalmente, entre outras. Descrever como o processo aconteceu e quem foram os colaboradores, com nomes e idades. Exemplo de cartaz: “Em 1 minuto de banho, podemos gastar cerca de 3 a 6 litros de água”: Diminuindo 1 minuto do banho, você pode economizar até 5 litros de água. “Imagine se todos os moradores do Município fizerem o mesmo”. 9) O próximo passo será planejar como colocar em prática as formas de divulgação e quem serão seus responsáveis. Em seguida, pensar como monitorar a divulgação dos produtos criados que contribuirão para mudar a realidade local.

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:

1) Como está a situação da água em nossa escola?

2) Em nosso bairro? 3) Em nosso município? 4) Em nossa região? 5) No país? 6) No mundo? 7) Como contribuir para mudar a situação? 8) Das gotas de ações, quais podem se transformar em atitudes práticas? 9) Das gotas de informações, quais podem chamar a atenção das pessoas e sensibilizar sobre o tema? 10) Das gotas de sentimentos, quais podem ser trabalhadas em atividades artísticas com a comunidade? DICAS: • Na disciplina de Artes poderá ser confeccionados painéis e cartazes com mensagens

sobre a água. • Na disciplina de Português desenvolver um jornal, mural ou impresso, para divulgar a

atividade realizada pelos alunos junto com a comunidade. • Na disciplina de Matemática, calcular o consumo de água da escola, da residência do

aluno e do restante da comunidade, e posteriormente a isso levantar idéias para uma correta utilização desse recurso.

• Na disciplina de História Propor uma entrevista com os moradores antigos, do bairro da escola, sobre a situação dos córregos antes e hoje, para conhecer a sua degradação.

ÁGUA É VIDA OBJETIVO: • Trabalhar com a sensibilização visual dos participantes;

Informar sobre as quantidades aproximadas de água doce, salgada e potável no Planeta Terra;

• Refletir a respeito de nossa conduta enquanto consumidores da água.

JUSTIFICATIVA: Tão importante quanto saber que a água dos rios está no estado líquido, evapora, condensa e precipita na forma de chuva é perceber o grande ciclo de dependência da vida com o da existência da água. Nosso desafio é integrar o ciclo da água com o ciclo da vida, para demonstrar que, mesmo existindo muita água no Planeta, não significa que ela seja acessível, suficiente e boa para o consumo. N° DE PARTICIPANTES: Turma toda TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE: 30 minutos

MATERIAL: 1 garrafa plástica de 2 litros cheia de água, com tampa, 1 copo de 200 ml,1 copo de 50 ml, cartolinas, jornais, revistas, tesoura, cola, e, se possível, uma ilustração do ciclo da água.

DESENVOLVIMENTO:

1) Montar um painel com cartolina ou papel pardo e fixar a ilustração do ciclo da água. Dispor os materiais da atividade conforme a seqüência do desenho, num local de fácil visualização.

2) Convidaremos os participantes para interagir na construção do conhecimento sobre a disponibilidade da água no Planeta. Supor que conseguimos, de um jeito mágico, colocar toda a água da Terra (oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, lençóis subterrâneos) numa garrafa de 2 litros. A partir disso vamos interagir com os alunos usando as questões problematizadoras 1 e 2 como auxílio.

3) Após esse debate, ressaltar que a maior concentração de água no Planeta é salgada e imprópria para o consumo sem um tratamento adequado, gerando assim uma nova discussão com as questões problematizadoras 3 e 4 como ajuda.

4) O próximo passo será separar visualmente toda a água salgada de toda água doce. Fazer a demonstração: Neste copo (200 ml) temos toda a água doce do planeta. Ao lembrarmos os lugares (geleiras, lençóis subterrâneos, lagos, pântanos, rios, represas, água em forma de vapor), identificaremos suas localizações e a facilidade para obter a água doce. Usar as questões problematizadoras 5 e 6 como apoio.

5) Logo, nosso próximo passo será separar visualmente a água doce dos locais disponíveis (rios, represas, lagos) da água doce de difícil acesso (geleiras, lençóis freáticos, pântanos, atmosfera). A água doce disponível será representada tirando uma parte da água do copo de 200 ml e passando para o copo de 50 ml. (Deixar claro que água doce não significa água potável, pois as águas dos rios, lagos e represas podem estar contaminadas ou poluídas). Após isso, usar as questões problematizadoras 7 e 8 para a próxima etapa.

5) Assim, Separar visualmente na tampinha somente a água doce que não está contaminada ou poluída e que pode servir para o consumo dos seres vivos e para todas as suas atividades.

6) Após todas essas discussões sobre a quantidade e a localização da água em nosso Planeta, finalizar ressaltando que de toda a quantidade que existe de água somente uma pequena parte é doce e adequada para consumo humano e suas atividades: beber, escovar os dentes, tomar banho, lavar a roupa, a louça, cozinhar, regar a horta, matar a sede dos animais, lavar o carro e o quintal e regar as plantas.

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:

1) Que tipo de água é esta? Salgada? Doce? 2) Quais são os locais onde existe água? 3) Será que temos toda esta água para consumir? 4) Alguém já experimentou beber água salgada? Como foi? 5) Quais os lugares onde encontramos a água doce? 6) É fácil tirar água doce das geleiras ou do subsolo? Além de não ser fácil, pode ser muito

caro. 7) Toda a água doce disponível é boa para beber? 8) Vocês beberiam água diretamente do rio que passa no meio da sua cidade?

DICAS:

• Na disciplina de Geografia pesquisar o ambiente rural e urbano, comparando os problemas ambientais; Estudar o mapa mundi para analisar a proporção de água no mundo.

• Na disciplina de Sociologia trabalhar em cima DE textos, por exemplo “São Tomé e Príncipe e os Desafios Frente às Mudanças Climáticas Globais.Disponível em:

http://www.ds.ufscar.br/laboratorios/neped-nucleo-de-estudos-e-pesquisas-sociais-em-desastres-1/v-defencil-apresentacao-ilunilson-fernandes.

• Na disciplina de Ciências reproduzir o ciclo da água , por meio de experimentos simples, como colocar água para ferver e mostrar a água que se forma na tampa. Desenvolver questionamentos de como a água retorna para a natureza, chuva ácida, poluição do ar e outros.

• Na disciplina de Inglês usar de vocabulário em geral, regras de pronomes indefinidos entre outros podem ser abordados na conscientização da água em produção de textos. Usar se possível também letras de músicas para tradução.Por exemplo a música “Mother Nature”.

AQUAMÓVEL OBJETIVO: • Promover a sensibilização dos alunos frente a atitudes que eles e outras pessoas tomam

com relação ao uso da água. JUSTIFICATIVA: A distribuição de água no planeta é desigual. Junto com a poluição, a escassez de água gera uma das crises sociais e naturais que mais afeta a sobrevivência de todos. Atitudes e comportamentos, coletivos e individuais, são essenciais para aumentar ou diminuir este problema. Estimular o espírito de equipe e o cooperativismo para conservar os recursos hídricos que ainda restam passa a ser o nosso desafio. PARTICIPANTES: Turma toda TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE: 30 minutos

MATERIAL: 15 copos plásticos para um grupo de até 50 participantes, jarros transparentes de plástico ou garrafas plásticas reaproveitadas com o gargalo cortado, água, réguas graduadas de papel, fita adesiva, grãos ou elementos, como restos de lixo ou tinta, que representem a contaminação ou poluição da água.

DESENVOLVIMENTO:

1) Escolheremos uma área ao ar livre como um jardim ou uma quadra. Posicionaremos os copos, por exemplo, 7 com água limpa e 8 com água poluída, espalhados pela área, escondendo-os em diversos locais, para serem encontrados. Intercalaremos copos que contenham somente água, representando a água limpa, e copos que contenham água e restos de lixo ou sujeira, representando a água contaminada. Colaremos, em cada jarro plástico, uma régua graduada para medição dos resultados de cada grupo.

2) Algumas pessoas serão os tripulantes dos aquamóveis, com a função de abastecer seus tanques coletores de água. Todos têm uma missão em comum: salvar a Terra antes que ela se transforme num imenso deserto. Encontrar água é o grande desafio, mas ela não pode estar contaminada. Outras pessoas do grupo exercerão a função de monitores que observarão as ações dos tripulantes e o cumprimento das regras da atividade. Os participantes formarão grupos de, aproximadamente, 5 a 8 pessoas. Cada grupo será um aquamóvel, compondo um pequeno círculo, todos voltados com o rosto para fora, de costas, e agrupados com os braços "enganchados". Os aquamóveis se posicionarão em

locais que apresentem o mesmo grau de dificuldade de acesso aos copos. Para cada aquamóvel, forneceremos um jarro vazio graduado.

3) Quando escutarem o sinal de saída, todos os aquamóveis caminharão em direção a um copo com água. Ao encontrá-lo, deverão abaixar-se, pegá-lo e jogar a água dentro do jarro. O objetivo é encher os jarros com a maior quantidade possível de água limpa, durante um tempo estabelecido, como, por exemplo, cinco minutos. Deixar claro que não é uma corrida, mas um desafio a ser cumprido com a cooperação de todos. Atenção para as regras:

• Os braços não podem se soltar, pois todos os tripulantes estão interligados; se isso acontecer, o aquamóvel entrará em colapso e se desmanchará;

• A água coletada não pode estar poluída ou contaminada; • Caso o grupo derrube a água do copo, deve abandoná-lo.

4) Os monitores anotarão as "infrações" cometidas pelos tripulantes, bem como observarão o comportamento dos participantes podendo estabelecer "multas", se for o caso.Após o sinal de encerramento, todos os aquamóveis medirão a quantidade de água obtida em cada jarro. Apesar da euforia dos vencedores, vamos refletir com os grupos: a relação da quantidade de água coletada com a quantidade necessária para a sobrevivência de todos; a facilidade ou dificuldade de encontrar água em boas condições e o porquê; o comportamento dos grupos para obter água limpa. A idéia é não desperdiçar nenhum dos jarros, sendo todos os aquamóveis vencedores e convidados a continuar a missão por muitos anos.

5) Assim, concluir abrindo um debate com os alunos sobre o comportamento destes nessa dinâmica, relacionando com atitudes que outras pessoas possuem em relação a água. Para tal debate usar como questões problematizadoras a número 1, 2, 3, 4,5 e 6.

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:

1) Quais foram os comportamentos durante o desafio? 2) Houve competição? 3) Organização? 4) Planejamento? 5) Motivação? 6) Como podemos relacionar o nosso comportamento nessa dinâmica com as atitudes das

outras pessoas com relação à água?

DICAS:

• Na disciplina de História realizar uma pesquisas abordando como os diversos povos no mundo fazem a captação da água, como os moradores do deserto do Atacama, moradores do Nepal, moradores do Estados Unidos, do Brasil e de diversas partes do continente africano, etc.

• Na disciplina de Artes promover uma construção de paródias, tendo como lema a

utilização consciente da água e não ao desperdício. Os alunos escolheram músicas conhecidas da moçada e construíram ótimas paródias, ao fim do trabalho cada grupo apresentar a sua música e fazer uma votação para escolher a melhor.

• Na disciplina de Ciências realizar uma visita técnica a uma estação de tratamento de água, se não for possível levar os alunos, solicitar uma palestra com representantes da empresa de saneamento local.

• Na disciplina de Química trabalhar a poluição da água e formas de tratamento.

FORA DESPERDÍCIO OBJETIVO: • Ensinar como analisar uma conta de água; • Conscientização dos alunos e de suas famílias a fazerem o uso racional da água; JUSTIFICATIVA: A racionalização e o uso adequado da água se justificam no próximo impacto ambiental que é reservado à humanidade. A saber: de cada 100 gotas de água no planeta, 97 estão nos oceanos e as outras três se encontram em forma de nuvens, neve ou gelo, ou estão na superfície da terra ou no subsolo. É pouca água doce para um planeta cuja população cresce desordenadamente. Assim, motivar os alunos e sua comunidade para economizar esse recurso, através do conhecimento dos próprios gastos, é de extrema importância para o futuro do nosso Planeta. N° DE PARTICIPANTES: Turma toda. TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE: 30 minutos. MATERIAL: Cópias de contas de água, cartolinas, canetinhas, lápis-de-cor, revistas para recorte, cola e tesoura. DESENVOLVIMENTO: 1) solicite que os alunos tragam cópias das contas de água de suas residências, para uma

explicação sobre os campos onde estão registrados o volume de água consumida, o período e o valor. Desse modo, promover um debate entre os alunos, verificando como se mostra as diversar contas apresentadas entre eles. Poderá utilizar a questões problematizadoras 1 e 2 como ajuda.

2) Após o debate,inicie com uma breve introdução sobre a importância da água para a preservação da vida. Esse trabalho pode ser iniciado com a leitura de um texto ou com a apresentação de um vídeo (O texto ou o vídeo a ser passado vai da escolha do professor). Comece esse trabalho usando a questão problematizadora 3 como auxílio.

3) Depois dessa breve introdução faça um levantamento e um registro de sugestões dos alunos para evitar o desperdício de água. Use a questão problematizadora 4 como apoio.

4) Após os alunos discutirem sobre as formas de desperdicio e as atitudes a serem tomadas estimule através da confecção de cartazes e elaboração de textos, o combate ao desperdício da água na escola e nas residências.

5) Para finalizar promova um concurso: vencerá o aluno cuja família demonstrar que soube economizar mais água num período determinado. No decorrer desse período, os alunos levarão à escola as contas de água e farão comparações de gastos e custos, para checar se a campanha surtiu o efeito desejado e para acompanhar a evolução do concurso. (Dar uma bonificação ao aluno que economizar mais água durante o período da realização do concurso.

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS: 1) Qual mês sua família consumiu mais água? 2) Qual a forma de utilização de água em sua casa? 3) Qual a importância da água para sua vida? E para os outros seres vivos? Cite exêmplos. 4) Quais são as formas de não desperdiçar a água? Quais suas atitudes para que isso não

aconteça? DICAS: • Na disciplina de Matemática Calcular o consumo de água em casa em atividades tais

como: lavar as mãos e rosto, escovar os dentes, tomar banho, lavar pratos, lavar quintal, molhar plantas e lavar um par de meias no tanque. Posteriormente a isso pedir aos alunos que tragam uma conta de água para fazer análise da leitura do consumo.

• Na disciplina de Filosofia trabalhar com o texto “Água e filosofia”. Disponível em: FONTE: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/agua-e-filosofia.php.

• Na disciplina de Biologia trabalhar com tais temas: consumo sustentável, desperdício, saneamento básico e saúde.

• Na disciplina de Português desenvolver um jornal, mural ou impresso, para divulgar a legislação das águas.

COMPROMISSO SUSTENTÁVEL OBJETIVO: • Desenvolver através de mensagens futuros compromissos por parte dos alunos ao uso da

racional da água. JUSTIFICATIVA: Através de atividades sensibilizadoras na escola o aluno terá mais recursos para aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula em uma prática sustentável no seu cotidiano. N° DE PARTICIPANTES: Turma toda TEMPO ESTIMADO DA ATIVIDADE: 30 minutos MATERIAL: Cartolinas verdes, rosa, vermelha, marrom e azul (pode ser usado EVA também), tesoura, cola quente (ou cola normal), imã (ou barbante), placa de metal (também pode ser utilizado o quadro negro, uma planta de verdade ou cartolinas), canetão azul ou preto, canetinhas e lápis-de-cor. DESENVOLVIMENTO: 1) Primeiro passo será a criação de uma “Árvore Sustentável”. Os professores juntamente

com os alunos irão usar dos materiais citados para tal desenvolvimento da atividade. Usar a questão problematizadora 1 como auxílio para o início da atividade

2) Com as cartolina verde poderá ser feito as folhas da árvore, e inserido nestas os frutos com a cartolina de cor vermelha.

3) A cartolina rosa servirá para escrever o título da dinâmica “Fora desperdício”, que será colado no meio das folhas da árvore.

4) Com a cartolina marrom faça o tronco e os galhos (em número de 4 mais ou menos, dois de cada lado).

5) Ao finalizar a “Árvore Sustentável” com os alunos, estes terão que fabricarem uma gotinha que será colocada nos galhos da árvore. Cada aluno produzirá sua

gota, conforme o tamanho da placa de metal ou um cartaz onde foi criada a árvore. 6) Ao passo que os alunos vão terminando de confeccionar as gotas, o professor deverá pedir

a cada um que escreva em sua gota (de preferência a lápis) um ou dois hábitos que ocorra em sua casa que a água seja usada da maneira errada. (Ex: tomar banhos demorados, escovar os dentes com a torneira aberta, entre outros).

7) Quando todos terminarem de escrever, peça a cada um que se dirija a árvore e cole sua gotinha.

8) A partir disso, o professor irá explicar que aquela árvore, não é uma árvore “comum” a todas, ela é a “Árvore Sustentável” e nela não poderá existir mensagens com formas incorretas do uso da água, e sim uma solução para esses problemas.

9) Depois dessa breve expicação, pedir a cada um que de uma solução ao problema escrito na gota. Assim, cada um irá pegar novamente a gota, apagar o que escreveu anteriormente e explicar sua futura solução para o problema. Usar a questão problematizadora 2 como apoio.

10) Quando todos terminarem, novamente irão se dirigir a árvore e colar suas gotinhas. O professor ainda ressaltará que a “Árvore Sustentável” é uma árvore que trará o bem para nós e para o meio ambiente, proporcionando maneiras corretas de uso dos recursos naturais, no caso, á água.

11) Para finalizar, peça para os alunos exemplificarem mais usos incorretos da água no resto do mundo e dessa mesma forma pedir que apontem atitudes e soluções corretas para tais problemas encontrados. Usar a questão problematizadora 3 como ajuda para finalizar a atividade.

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS: 1) O que são recursos sustentáveis? 2) Quais hábitos são os corretos em relação ao uso da água?Na escola? Em casa? No mundo? 3) Comente como seria o mundo onde você gostaria de viver? (Ex: Poluído/limpo? Rios

preservados/rios poluídos?). Relacionar o mundo imaginário dos alunos com o mundo atual, e verificar quais são as relações encontradas.

DICAS: • Na disciplina de Matemática elaborar problemas e possíveis maneiras de diminuir os

gastos residências. Disponível em: http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/atividades_diversas/sustentabilidade/matematica.htm.

• Na disciplina de Inglês listar todos os possíveis verbos que se referem ao uso da água e também trabalhar com a construção de frases, a partir das frases já prontas dos alunos nessa atividade.

• Na disciplina de Biologia trabalhar a qualidade e quantidade de recursos hídricos em nosso planeta.

• Na disciplina de Educação Física dar noções gerais do conhecimento sobre o corpo: Como a questão da atividade física e hidratação podem ser relacionadas a questões climáticas? (frio/calor seco/úmido). Desse modo, também poderá ser ressaltado a Importância da água para o corpo humano.

MAPA CONCEITUAL: Com alguns conceitos que podem ser trabalhados partindo da temática “Água”.

TEMA ÁGUA EM SALA DE

AULA

TRABALHAR DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO

DE

SALINIDADE SALOBRA

SALINA/SALGADA

ÁGUA DOCE

RESERVATÓRIOS PRESENTE NOS

PODEM ESTAR EM

CALOTAS POLARES

RIOS E LAGOS

REGIÕES SUBTERRÂNE

AS

PÂNTANO

QUE SÃO

PLANETA TERRA

DO

TEM

PRESENTE NOS

POTABILIDADE

CARACTERÍSTICA PARA INGERIR

CONTINENTES

ASSUNTO LIGADO AO TEMA TRANSVERSAL

AMBIENTAL

INTERDISCIPLINAR

VISÃO SISTÊMICA

QUE VISA UM ENFOQUE

QUE POSSUE UMA

REFERÊNCIAS COSTA, E. Q.; RIBEIRO, V. M. B.; RIBEIRO, E.C. O programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção de conhecimento. REVISTA NUTRIÇÃO . Campinas, v.14, n.3, p. 225-229, set./dez. 2001. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. P. Metodologia do ensino de ciências. Coleção Magistério - 2º Grau São Paulo: Cortez, 2000. Série Formação do Professor. TUNDISI, J. G. Recursos Hídricos. Instituto Internacional de Ecologia, São Carlos - SP. Disponível em:http://www.multiciencia.unicamp.br/art03.htm. Acesso em: 10/03/2010. CADERNO DAS ÁGUAS. Disponível em: http://cadernoaguas.wwf.org.br Acesso em: 15/03/2010. RIO VOLUNTÁRIO. Disponível: http://www.riovoluntario.org.br. Acesso em: 02/04/2010. TVCULTURA. Disponívelem: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/ensinareaprender.htm. Acesso em: 22/03/2010. MEC. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=522 Acesso em: 05/03/2010. CORDEIRO, R. A., RAPKIEWICZ, C. E., CANELA, M. C., SANTOS, A. F., CARNEIRO, E.C. Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetivos de aprendizagem.Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, V.5, nº 1, jul. 2007. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/2bRogeriopdf. Acesso em 05/04/2010.

DORNELAS, R. B. F. Educação ambiental no Ensino Médio: integração de conhecimentos a partir das aulas de química. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências,Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009. Disponível em: http://www.if.usp.br/cpgi/DissertacoesPDF/Roberta_Bianconi_Fernandes_Dornelas.pdf. Acesso em: 10/03/2010.