gravidez

7
Gravidez na Gravidez na adolescência adolescência

Upload: irina-silva

Post on 29-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

gravidez na adolescência

TRANSCRIPT

Page 1: gravidez

Gravidez na Gravidez na adolescênciaadolescência

Page 2: gravidez

Repercussões da Repercussões da gravidez na gravidez na adolescênciaadolescência Geralmente o que acontece: as jovens Geralmente o que acontece: as jovens

assustam-se e angustiam-se ao assustam-se e angustiam-se ao constatar que lhes aconteceu algo constatar que lhes aconteceu algo imprevisto e indesejado. imprevisto e indesejado. A questão é que, na maioria dos casos, A questão é que, na maioria dos casos, essas condições também não existem. essas condições também não existem. Muitas vezes, a dificuldade de contar o Muitas vezes, a dificuldade de contar o facto para a família ou até mesmo facto para a família ou até mesmo constatar a gravidez faz com que as constatar a gravidez faz com que as adolescentes iniciem tardiamente o pré-adolescentes iniciem tardiamente o pré-natal – o que possibilita a ocorrência de natal – o que possibilita a ocorrência de complicações e aumento do risco de complicações e aumento do risco de terem bebés prematuros e de baixo terem bebés prematuros e de baixo peso.peso.

Page 3: gravidez

Dificuldades *Dificuldades *

Viver ao mesmo tempo a própria Viver ao mesmo tempo a própria adolescência, cuidar da gestação e, mais adolescência, cuidar da gestação e, mais tarde, do bebé, não é tarefa fácil. E a vida tarde, do bebé, não é tarefa fácil. E a vida torna-se ainda mais difícil para a adolescente torna-se ainda mais difícil para a adolescente grávida que estuda e trabalha. Igualmente, grávida que estuda e trabalha. Igualmente, essa situação não difere com relação ao essa situação não difere com relação ao jovem adolescente que se torna pai: ele se jovem adolescente que se torna pai: ele se vê envolvido na dupla tarefa de lidar com as vê envolvido na dupla tarefa de lidar com as transformações próprias da adolescência e as transformações próprias da adolescência e as da paternidade, que requerem trabalho, da paternidade, que requerem trabalho, estudo, educação do filho e cuidados com a estudo, educação do filho e cuidados com a esposa ou companheira.esposa ou companheira.

Page 4: gravidez

Percentagem de alunos que já Percentagem de alunos que já tiveram relações sexuaistiveram relações sexuais sem sem protecção .protecção .

Não77%

Não resp.2%

Sim21%

Page 5: gravidez

A influência da mídia na A influência da mídia na gravidez de adolescentesgravidez de adolescentes A banalização do sexo nos meios de A banalização do sexo nos meios de

comunicação está fazendo com que comunicação está fazendo com que o adolescente experimente, cada o adolescente experimente, cada vez mais cedo, o contacto sexual.vez mais cedo, o contacto sexual.

No entanto, a falta de maturidade do No entanto, a falta de maturidade do adolescente faz com que ele não se adolescente faz com que ele não se previna contra uma gravidez previna contra uma gravidez prematura ou doenças sexualmente prematura ou doenças sexualmente transmissíveis.transmissíveis.

Page 6: gravidez

As emissoras de televisão acreditam passar As emissoras de televisão acreditam passar informações aos adolescentes quando, na informações aos adolescentes quando, na verdade, apenas mostram o sexo como um verdade, apenas mostram o sexo como um ato sem resultado algum e que, portanto, ato sem resultado algum e que, portanto, não deve ser pensado com não deve ser pensado com responsabilidade.responsabilidade.Um exemplo desta banalização do sexo e Um exemplo desta banalização do sexo e até mesmo da gravidez na adolescência até mesmo da gravidez na adolescência está nos programas exibidos aos domingos, está nos programas exibidos aos domingos, onde apresentadoras expõem sua gravidez onde apresentadoras expõem sua gravidez como algo público e incentivam como algo público e incentivam adolescentes a engravidar, passando um adolescentes a engravidar, passando um sentimento de naturalidade excessiva ao sentimento de naturalidade excessiva ao fato de meninas de 15 anos estarem fato de meninas de 15 anos estarem grávidasgrávidas . .

Page 7: gravidez

Feito por : Irina Silva Feito por : Irina Silva Nº8 8ºBNº8 8ºB