Évora local n.º 98

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 17 Maio de 2012 Sabia que... A Praça do Giraldo só tem a atual designação desde 1869? 98 Em sessão pública Câmara apresenta SolidÉvora A cerimónia de apresentação pública da rede SolidÉvora, que visa o combate à pobreza e exclusão social no concelho, como resposta emergente à atual conjuntura socioeconómica, teve lugar na passada terça-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença da vereadora Cláudia Sousa Pereira e do presidente da direção da Cáritas Diocesana de Évora, Oliveira Rodrigues.

Upload: dcre-cmevora

Post on 23-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 98

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 98

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 17 Maio de 2012

Sabia que... A Praça do Giraldo só tem a atual designação desde 1869?

98

Em sessão públicaCâmara apresenta SolidÉvora

A cerimónia de apresentação pública da rede SolidÉvora, que visa o combate à pobreza e exclusão social no concelho, como resposta emergente à atual conjuntura socioeconómica, teve lugar na passada terça-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença da vereadora Cláudia Sousa Pereira e do presidente da direção da Cáritas Diocesana de Évora, Oliveira Rodrigues.

Page 2: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 03

Em sessão públicaCâmara apresenta SolidÉvora

A cerimónia de apresentação pública da rede SolidÉvora, que visa o combate à pobreza e exclusão social no concelho, como resposta emergente à atual conjuntura socioeconómica, teve lugar na passada terça-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença da vereadora Cláudia Sousa Pereira e do presidente da direção da Cáritas Diocesana de Évora, Oliveira Rodrigues.

Segundo a autarca, o SolidÉvora concretiza a disponibilidade e empenho do Município para o combate à pobreza e a exclusão social no concelho, apelando à participação de todas as forças vivas do território, mobilizando-as através da criação de uma rede de solidariedade efetiva na comunidade eborense.

“Trata-se de uma rede de apoio, solidária, local, que envolve as Administrações (central e local), o setor social e o setor empresarial, instalados no território concelhio, no combate à pobreza e à exclusão social, organizada para responder à situação de Emergência Social que se vive atualmente. É um projeto coletivo de criação e dinamização de um concelho solidário, cooperante e atuante, consolidado numa rede social próxima dos cidadãos e das organizações, empenhada no combate à pobreza e à exclusão social”, disse.

O SolidÉvora vai “ganhar corpo” através da celebração de um conjunto de protocolos de solidariedade onde, através da partilha e do contributo dos seus outorgantes, se consegue mitigar e colmatar situações de pobreza e exclusão. Na cerimónia da passada terça-feira foi dado a conhecer os primeiros protocolos (F. Mendes Bolas Lda. – Óptica Havaneza; Viver Melhor – Ajudas Técnicas, Ortopedia e conforto; Óptica das Figueiras; Farmácia Gusmão; Gasalentejo – Protocolo assinado; CDI e Acústica Médica). Dentro em breve serão assinados novos protocolos com a: Clínica Dentária de Évora; Laboratório Caldeira e Cruz Vermelha Portuguesa.

 

O QUE VAI FAZER?

O SolidÉvora irá potenciar, alargar e complementar respostas existentes de apoio às famílias eborenses, através do contributo de mais parceiros, do alargamento dos critérios de acesso a esses apoios/recursos e da criação de novas respostas.

Incidirá num vasto programa local de descontos e de vales solidários a disponibilizar às famílias mais pobres, beneficiárias de programas nacionais e municipais, mas também, e sobretudo, à “classe média” que não preenchendo aqueles requisitos, que lhe permitiriam o acesso a tais programas, vivem neste momento com maiores dificuldades, contribuindo por um lado para a melhoria da sua qualidade de vida e por outro lado para o desenvolvimento da economia local.

Page 4: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião de 09 de Maio

Câmara de Évora aprova critérios de apoio à realização de férias desportivas nas Piscinas Municipais

A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, a criação de critérios de apoio às entidades que se candidatem à utilização das Piscinas Municipais para realização de férias desportivas. Reconhecendo a importância das férias desportivas para as crianças e jovens, estes apoios municipais referem-se, essencialmente, à redução das taxas previstas no Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora, desde que as entidades que se candidatem reúnam as condições previstas no Regulamento de Apoio às Associações Desportivas do Concelho.

Este ano, as Férias Desportivas de Verão decorrem entre 01 de Junho e 16 de Setembro, destinando-se a crianças dos 6 aos 9 anos.

Apresentado Balanço Social de 2011

O presidente da Câmara deu conhecimento do balanço social da autarquia referente a 2011. De entre os dados apresentados, é de salientar que o município conta com 1130 trabalhadores com vínculo laboral a tempo indeterminado, existindo apenas 130 funcionários com outro tipo de relações jurídicas de emprego.

Em termos de categorias verifica-se que o maior número de efetivos se encontra ao nível dos Assistentes Operacionais havendo, no entanto, uma ligeira redução em relação a 2010. No que respeita ao género verifica-se que há mais mulheres que homens a trabalhar na Câmara Municipal; a elevada média de idades dos funcionários da autarquia – cerca de cinquenta anos - é outro dos dados sublinhados pelo Presidente da Câmara relativamente ao Balanço Social respeitante a 2011.

Este documento procura fazer o retrato da situação social da organização, pondo em evidência pontos fortes e pontos fracos da Gestão de Recursos Humanos, pelo que é um instrumento essencial para o planeamento e gestão nas áreas sociais e de recursos humanos.

Estabelecidos protocolos com empresas e entidades no âmbito dos Cartões Social do Munícipe Idoso e Évora SolidáriaTambém por unanimidade foi aprovada uma proposta de protocolo com as empresas “Clinica Dentária de Évora - Dentévora”, Laboratórios “Caldeira” e com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora, no sentido de estas proporcionarem descontos na aquisição de produtos e serviços aos beneficiários de ambos os cartões. Com a aprovação da assinatura destes protocolos, a autarquia espera que os beneficiários do Cartão Social do Munícipe e Cartão Évora Solidário possam usufruir de um apoio significativo para o seu orçamento mensal.

Atividades de Enriquecimento Curricular com apoio em géneros Foi aprovada, por maioria, a introdução de uma adenda ao Acordo de Colaboração referente ao Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e de outras Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A medida contou com quatro votos favoráveis (PS e PSD) e duas abstenções (CDU).A adenda agora aprovada pressupõe a substituição do apoio financeiro – inicialmente previsto - pelo apoio em géneros, nomeadamente garantindo a existência dos recursos humanos e espaços necessários para o desenvolvimento das AEC, assegurando a existência das adequadas condições de funcionamento e segurança das instalações. Esta alteração de metodologia pressupõe o apoio ao nível de material didático e de desgaste em detrimento do apoio financeiro aos agrupamentos.

Apresentados topónimos para novos arruamentos da cidade de ÉvoraA autarquia aprovou, por unanimidade, a implementação de topónimos para novos arruamentos da cidade de Évora. Em cumprimento do Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia do Concelho de Évora, e após consulta da Comissão de Toponímia, a Câmara Municipal – por proposta das Juntas de Freguesia – decidiu aprovar novos topónimos para arruamentos no Bairro das Pites, Horta dos Telhais, São José da Ponte e Quinta da Tapada.

Page 6: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 06

FINGERTIPS AO VIVO

24 DE MAIO |21H30

TEATRO GARCIA DE RESENDE

Page 7: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Praça do Giraldo só tem a atual designação desde 1869?

A Praça do Giraldo (designação de 1869) é o centro da cidade de Évora, de onde irradiam as principais ruas. A sua configuração aproximadamente rectangular, com arcadas, é o resultado de transformações ao longo dos séculos, com demolições, construções e modificações arqui­tectónicas nas suas edificações (Ermida de Santo Antoninho e Igreja de Santo Antão, Chafariz dos Leões e Fonte Henriquina, Câmara e Banco de Portugal, Arco romano [?], Pelourinho, entre outras). Não conhecemos a sua evolução urbanística até ao século XIII, quando é designada por Terreiro ou Praça da Porta de Alconchel e a partir do século XIV até ao XIX é o centro económico, de poder concelhio e judicial. Foi, e continua a ser, um local privilegiado para a realização de eventos políticos, religiosos, recreativos, ligados à história da cidade. O nome da Praça visa homenagear o cavaleiro Geraldo sem-Pavor, que foi quem conquistou a cidade aos mouros no ano de 1165, entregando-a depois ao Primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques

Praça do Giraldo

Page 8: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 03

Cinema no Auditório Soror Mariana | Maio

Page 10: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 98

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 98