Évora local n.º 112

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 06 Setembro de 2012 Sabia que... Existe uma Capela dedicada a S. Manços no Largo da Porta de Moura? 112 GIRA-LIVROS REABRE Projecto do Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora O Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora, serviço da Divisão de Assuntos Culturais, localizado no edifício dos Paços do Concelho, após um breve interregno, reabre agora o projecto Gira-Livros, com algumas alterações no que respeita à oferta de livros.

Upload: dcre-cmevora

Post on 21-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 112

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 112

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 06 Setembro de 2012

Sabia que... Existe uma Capela dedicada a S. Manços no Largo da Porta de Moura?

112

GIRA-LIVROS REABREProjecto do Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora

O Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora, serviço da Divisão de Assuntos Culturais, localizado no edifício dos Paços do Concelho, após um breve interregno, reabre agora o projecto Gira-Livros, com algumas alterações no que respeita à oferta de livros.

Page 2: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 03

GIRA-LIVROS REABREProjecto do Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora

O Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora, serviço da Divisão de Assuntos Culturais, localizado no edifício dos Paços do Concelho, após um breve interregno, reabre agora o projecto Gira-Livros, com algumas alterações no que respeita à oferta de livros.

Iniciado a 29 de Abril de 2011, data da inauguração da Livraria Municipal, o projecto, aberto à população em geral, foi criado para dar destino às doações de livros usados que são feitas ao Núcleo de Documentação e, de acordo com essa função, estabeleceu como objectivos: promover o livro e a leitura; prolongar a vida útil de livros que de outra forma seriam destruídos e fomentar hábitos de partilha e de reaproveitamento de bens de consumo.

Os livros que são aceites, e oferecidos, no âmbito do projecto são de todos os géneros e temas (Romance, Poesia, Conto, Teatro, História, Banda Desenhada, entre muitos outros, incluindo dicionários e/ou enciclopédias), exceptuando livros escolares e livros técnicos, e devem estar em bom estado de conservação, de modo a que ainda possam ser lidos e/ou guardados.Até ao momento, mais de 600 livros deram entrada no Gira-Livros, dos quais cerca de 500 já foram oferecidos.

 

A recepção de livros pode ser feita, como até então, de segunda a sexta-feira, no horário normal do serviço, mas as ofertas passam a ter um dia e um horário exclusivos: sextas-feiras das 14h00 às 17h30, período em que todos os interessados podem levar livros, até 4 exemplares por mês e/ou 6 de dois em dois meses.

Page 4: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 25 de JulhoCâmara de Évora diz não à extinção de qualquer freguesia

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade uma moção em que “manifesta a sua oposição à extinção de qualquer freguesia, urbana ou rural, de acordo com o processo em curso, por aquilo que representam para as populações, recusando ser cúmplice do processo que visa a descaracterização do Poder Local Democrático”. 

Esta moção, proposta pela CDU, recebeu também os contributos da Vereação socialista através do Presidente da autarquia, José Ernesto d’ Oliveira. O Vereador do PSD, António Dieb, esteve ausente da reunião pública por motivos profissionais, pelo que não expressou a sua concordância com esta posição.

Reabilitação de campos de jogos e projeto para o sucesso escolar

Foi aprovada a reafectação de verba (40 mil euros) atribuída à Junta de Freguesia dos Canaviais para a construção de equipamento desportivo na freguesia e que agora será utilizada no melhoramento e reabilitação de equipamento desportivo existente na área geográfica da freguesia. A proposta foi aprovada com três votos a favor (PS, incluindo o do Presidente) e três abstenções (CDU).

O ponto sobre a Atividade de Enriquecimento Curricular – Aprovação do acordo de Colaboração com Agrupamento para o ano letivo de 2012/2013 foi também aprovado com três votos a favor (PS, incluindo o do Presidente) e três abstenções (CDU).

Mereceu também aprovação um protocolo de cooperação a celebrar com a Escola Secundária André de Gouveia e a Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, o qual se centra na implementação de uma rede de mediadores de capacitação para o sucesso escolar dirigido aos alunos do 3º ciclo da ESAG. Este ponto obteve três votos favoráveis (PS, incluindo o do Presidente) e três abstenções (CDU).

A proposta de fixação de contingente de táxis do concelho de Évora para os próximos dois anos foi aprovada por unanimidade. Deste modo, mantem-se o contingente atualmente existente no concelho, uma vez que a realidade atual do setor, em termos de procura, não justifica diminuir ou aumentar o número de vagas que são neste momento 48.

Contratos-programa com associações desportivas

O Documento Técnico de Ponderação para apoio às associações desportivas do concelho de Évora foi aprovado com três votos favoráveis (PS), o voto de qualidade do Presidente e três contra (CDU). Tendo em conta as limitações no presente ano que impedem a autarquia de atribuir apoio de pagamento de natureza financeira - de acordo com a legislação publicada em 2012 - foi aprovado que o valor de ponto a aplicar nas tabelas do referido documento técnico seja de 0.30 euros, valor que reflete a componente de apoio logístico e material que as associações desportivas habitualmente necessitam para a sua atividade.

A proposta camarária referente à aprovação dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo 2012, foi aprovada com os votos favoráveis do PS e um da CDU e dois votos contra (CDU).

A minuta de contrato de concessão entre o Município de Évora e a Transportes Rodoviários de Évora para cujo objeto é a gestão do serviço público de transporte coletivo regular de passageiros de Évora foi aprovada com três votos a favor (PS), o voto de qualidade do Presidente e três contra (CDU).

Outros assuntos abordados

No período antes da ordem do dia, o Presidente deu conhecimento e lamentou os factos recentemente sucedidos com os Bombeiros Voluntários de Évora (perda de viaturas e ferimentos em elementos da corporação no decurso da sua missão de combate aos incêndios) e a Vereadora Cláudia Sousa Pereira, referiu as notícias que dão conta do não encerramento de escolas no concelho e da não despromoção da Urgência do Hospital de Évora, assuntos com os quais a Câmara Municipal se congratula e que tinham merecido manifestações de desagrado caso se concretizassem.

Page 6: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 07

Sabia queExiste uma Capela dedicada a S. Manços no Largo da Porta de Moura?

O culto a S. Manços em Évora, quer na cidade, junto da Porta de Moura, quer na região, na Vila de S. Manços, tem referências documentais muito antigas. É a partir da segunda metade do século XVI que a devoção a S. Manços alcançou uma grande expressão, sobretudo devido aos estudos hagiográficos de autoria de André de Resende (Breviário Eborense e Antiguidades da Cidade de Évora) e ao enaltecimento promovido pelo Cardeal D. Henrique, os quais culminaram com a dádiva de uma cana de osso do braço de S. Manços feita pelo prelado do Mosteiro de Sahagun (Espanha) à Sé de Évora, onde se encontra, desde então, num precioso relicário.Nos alvores do século XVII, o cidadão eborense Baltazar Vieira, que ficou depois conhecido por “Racha –Torres”, mandou construir uma Capela dedicada a S. Manços, na Torre ocidental da Porta de Moura. Esta tem características arquitectónicas a artísticas muito simples: compõe-se de nave de planta rectangular e altar embebido na parede da linha do lado norte; a cobertura está recoberta de pinturas murais e as paredes estão revestidas por silhares cerâmicos da época, figurados pelo padrão de maçarocas de milho. O altar tem um retábulo com colunas coríntias e com quatro pequenos painéis pintados, representando cenas da hagiografia lendária de S. Manços.

Destaca-se ainda, nesta Capela, a Coluna do Martírio de S. Manços que é em mármore, datada do século XVI, e que existia naquela zona, pois era um antigo cruzeiro, rematada por uma cruz, que a lenda erudita atribui ao suplício de açoitamento do Santo durante as perseguições movidas aos cristãos pelo pretor romano Valídio. E no exterior da Capela existe também o Poço de S. Manços, actualmente oculto sob o calcetamento da rua, mas ao qual também estão ligadas lendas e histórias deste Santo eborense.

Page 8: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 03

Cinema Na Casa da Zorra | Setembro

Page 10: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

De 03 a 14 de Setembro

Page 11: Évora Local n.º 112

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 112