Évora local n.º 127

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 20 Dezembro de 2012 Sabia que... A Igreja de São Francisco (Praça 1.º de Maio) foi palco de casamentos reais? 127 Prémio Manuel António da Mota Câmara de Évora distinguida pelo projeto “Laços para a Vida” A Câmara Municipal de Évora foi mais uma vez distinguida pelo seu trabalho em prol das populações, tendo recebido uma Menção Honrosa no âmbito da sua candidatura ao Prémio Manuel António da Mota com o projeto “Laços para a Vida – Casa em Companhia”.

Upload: dcre-cmevora

Post on 12-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 127

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 127

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 20 Dezembro de 2012

Sabia que... A Igreja de São Francisco (Praça 1.º de Maio) foi palco de casamentos reais?

127

Prémio Manuel António da MotaCâmara de Évora distinguida pelo projeto “Laços para a Vida”

A Câmara Municipal de Évora foi mais uma vez distinguida pelo seu trabalho em prol das populações, tendo recebido uma Menção Honrosa no âmbito da sua candidatura ao Prémio Manuel António da Mota com o projeto “Laços para a Vida – Casa em Companhia”.

Page 2: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 03

Prémio Manuel António da MotaCâmara de Évora distinguida pelo projeto “Laços para a Vida”

A Câmara Municipal de Évora foi mais uma vez distinguida pelo seu trabalho em prol das populações, tendo recebido uma Menção Honrosa no âmbito da sua candidatura ao Prémio Manuel António da Mota com o projeto “Laços para a Vida – Casa em Companhia”.

O referido projeto foi classificado nos dez projetos finalistas, de entre um total de 170 que se candidataram e o prémio, de valor pecuniário de cinco mil euros, será gerido pelos sete parceiros deste projeto e investido em cada um dos “Laços” que serão dados.

Os sete parceiros são a Câmara Municipal de Évora, a Associação Académica da Universidade de Évora, o Gabinete de Apoio ao estudante da Universidade de Évora, o Banco do Tempo de Évora, a Cáritas Diocesana de Évora, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora da ARS Alentejo e a Fundação Montepio.

 A entrega das menções honrosas e do prémio Manuel António da Mota - instituído pela Fundação com o mesmo nome, pela empresa Mota-Egil e TSF - decorreu no dia 16 de Dezembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, tendo participado na cerimónia, em representação da Câmara de Évora, a Vereadora Cláudia Sousa Pereira.

Page 4: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública extraordinária de 17 de DezembroAprovadas Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2013

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2013 foram aprovadas com três votos favoráveis (PS), incluindo o do Presidente, uma abstenção (PSD) e três votos contra (CDU), por discordar das linhas de orientação política do mesmo e em coerência com o que têm sido as suas posições anteriores. O Orçamento recebeu contributos do Vereador António Dieb (PSD) que melhoraram a proposta inicial e o tornaram mais coerente com o Plano de Estabilidade Financeira e Orçamental.Refira-se que o Orçamento Municipal, na continuidade dos anteriores, reflete a dificílima conjuntura nacional e local que se atravessa, a par com as dificuldades inerentes ao próprio Município e a falha da Administração Central em cumprir compromissos que tem para com este, além da forma ilegal e constitucionalmente duvidosa como não permite que a Câmara se liberte do contrato que mantém com as Águas do Centro Alentejo, contrato que não é cumprido e se revela ruinoso para Évora. Razões que levaram a autarquia a recorrer ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) para poder pagar a fornecedores e, acima de tudo, às Águas do Centro Alentejo, com quem a Câmara está em litígio no Tribunal Arbitral.Face a tal complexa situação, associou-se ainda a necessidade de adaptar toda a estrutura técnica orçamental a uma reestruturação interna que foi imposta pelo Governo às autarquias.Não obstante a situação financeira do Município, este avançará em 2013 para a execução de quatro investimentos estratégicos, que beneficiam de condições de financiamento particularmente favoráveis: Rede de Águas e Esgotos de S. Manços; Incubadora do Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo; Escola André de Resende e Acrópole XXI.O ano de 2013 será mais um ano de contenção e austeridade na gestão orçamental do Município, resultando o valor do Orçamento, de 103 milhões, mais da necessidade de acolher compromissos assumidos e não pagos, que transitam de anos anteriores, do que de despesa nova. Ou seja, sem as despesas imprevisíveis e inadiáveis que resultam de

fatores não controlados pela Câmara, o Orçamento para 2013 seria de apenas 91 milhões e 456 mil euros.A proposta de autorização prévia de compromissos plurianuais camarários pela Assembleia Municipal de Évora obteve aprovação unânime, enquanto o Mapa de Pessoal da Câmara para 2013 foi aprovado com três votos a favor (PS), incluído o voto de qualidade do Presidente, uma abstenção (PSD) e três contra (CDU).A atualização da Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora foi aprovada com quatro votos favoráveis (PS e PSD) e três contra (CDU), estando a mesma de acordo com a taxa de variação média dos últimos doze meses do Índice Harmonizado de Preços do Consumidor, referente a outubro de 2012, publicada pelo Instituto Nacional de Estatística, que é de 3,1%.

Outros assuntos tratadosO Presidente José Ernesto d’ Oliveira informou a Câmara da atribuição de mais quatro prémios ao trabalho desenvolvido pela autarquia eborense, em relação ao qual expressou a sua satisfação, e que são os seguintes: Projeto “Uma Cidade Perfeita”, iniciativa lançada pela revista Visão e empresa Siemens, em que foram identificadas um conjunto de boas práticas municipais no sentido da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Os leitores da revista selecionaram como vencedores os projetos Banco do Tempo (Inclusão Social) e Inovcity (Sustentabilidade).De salientar ainda a aprovação por unanimidade que o projeto a desenvolver pela Air Olesa – Sistemas e Componentes Aeronáuticos, S.A. - a instalação de unidade industrial de fabricação de peças maquinadas e sistemas para a indústria aeronáutica e moldes de aço para outros setores de atividade - seja considerado como Projeto de Potencial Interesse Municipal (PIM) e, por isso, beneficie dos apoios e incentivos previstos no nº 3 do artigo 9 do RMALIAE - Regulamento Municipal de Atribuição de Lotes para Instalação de Atividades Económicas. Além da classificação como projeto PIM, foi também aprovada a cedência de lote de terreno no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora para a empresa se instalar, o que resultará na criação de mais de meia centena de postos de trabalho.

Page 6: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Igreja de São Francisco (Praça 1.º de Maio) foi palco de casamentos reais?

Igreja de São Francisco

Edifício dos séculos XV e XVI, de estilo manuelino-mudejar e renascentista, foi construído em substituição de um anterior templo gótico, do qual subsistem ainda alguns vestígios. Teve anexado o Palácio Real e foi considerada como Igreja Real, na qual se realizaram importantes cerimónias, como o casamento do príncipe D. Afonso com D. Isabel de Castela, em 1490. A fachada da igreja é caracterizada pela volumetria dos coroamentos e o portal está decorado pelos emblemas régios de D. João II e D. Manuel I. O seu interior apresenta uma nave única, de planta rectangular e em cruz latina, destacando-se o altar-mor e a Capela da Ordem Terceira de S. Francisco, de estilo barroco.

A maior curiosidade popular reside na Capela dos Ossos, de três naves formadas completamente por ossadas humanas (século XVII). A maior parte do convento foi demolida em finais do século XIX. in Plano de Gestão do Centro Histórico de Évora

Page 8: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 03

Cinema no Auditório Soror Mariana

Page 10: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 127

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 127