Évora local n.º 140

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 28 Março de 2013 Sabia que...A Janela de Garcia de Resende terá sido projetada por Diogo de Arruda no Século XVI? 140 Nos Paços do Concelho Câmara de Évora recebeu comitiva de importantes empresários chineses e espanhóis O vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, recebeu, esta semana, uma comitiva de empresários chineses e espanhóis que vieram numa visita de cortesia apresentar cumprimentos à cidade. A receção de boas vindas incluiu uma breve exposição sobre o concelho e suas potencialidades por parte do autarca eborense, o visionamento de um filme sobre Évora e uma troca simbólica de presentes, além de uma visita guiada pela cidade. Cinema pág. 09

Upload: dcre-cmevora

Post on 30-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 140

TRANSCRIPT

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 28 Março de 2013

Sabia que...A Janela de Garcia de Resende terá sido projetada por Diogo de Arruda no Século XVI?

140

Nos Paços do Concelho Câmara de Évora recebeu comitiva de importantes empresários chineses e espanhóis

O vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, recebeu, esta semana, uma comitiva de empresários chineses e espanhóis que vieram numa visita de cortesia apresentar cumprimentos à cidade. A receção de boas vindas incluiu uma breve exposição sobre o concelho e suas potencialidades por parte do autarca eborense, o visionamento de um filme sobre Évora e uma troca simbólica de presentes, além de uma visita guiada pela cidade.

Cinemapág. 09

évoralocal / pág. 02

évoralocal / pág. 03

Nos Paços do Concelho Câmara de Évora recebeu comitiva de importantes empresários chineses e espanhóis

O vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Manuel Melgão, recebeu, esta semana, uma comitiva de empresários chineses e espanhóis que vieram numa visita de cortesia apresentar cumprimentos à cidade. A receção de boas vindas incluiu uma breve exposição sobre o concelho e suas potencialidades por parte do autarca eborense, o visionamento de um filme sobre Évora e uma troca simbólica de presentes, além de uma visita guiada pela cidade.

A comitiva, chefiada por Zhang Fu Ping, presidente do Conselho de Administração do gigante chinês do sector agro-alimentar, a Beijing Capital Agribusiness, contou igualmente com executivos da empresa espanhola Bogaris, entre eles o empresario Rodrigo Charlo (que controla o referido grupo empresarial), e o director nacional da Bogaris em Portugal, Paulo Ferreira Candeias.

 

Esta holding chinesa de capital público veio em visita a Espanha e Portugal a convite da empresa espanhola Bogaris, cujos negócios se centram no azeite, além das energias renováveis, centros comerciais e instalações industriais, sendo detentora de alguns milhares de hectares de olivais no Alentejo.

A procura de sócios no negócio do azeite é a principal finalidade da sua visita, dado que o azeite está a ter uma procura cada vez maior no mercado chinês.

évoralocal / pág. 04

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 13 de MarçoCâmara de Évora aprovou planta e edital das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2013

A Câmara Municipal de Évora aprovou a Planta e Edital das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2013 com seis votos favoráveis (PS e CDU) e uma abstenção (PSD).Este evento irá decorrer entre os dias 21 e 30 de Junho sob o tema “2013 – Ano Europeu dos Cidadãos” e, tal como nos anos anteriores, contempla a realização da Feira Tradicional, Mostra Institucional, Mostra de Artesanato e das Artes Decorativas, Exposição de Atividades Económicas, Espaço Criança, Espaço da Juventude, Espaço Desportivo, Espaço Intergeracional e Tasquinhas.Destaque ainda para a aprovação nesta reunião da proposta da Câmara Municipal à Assembleia Municipal de dissolução da empresa municipal SITEE-EM por internalização da atividade da empresa nos serviços municipais, com seis votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD) e do processo de integração dos respetivos trabalhadores no quadro de pessoal camarário.Recorde-se que, por deliberação tomada em reunião de 28 de março de 2012, a Câmara Municipal apresentou à Assembleia Municipal a proposta de extinção desta empresa, tendo a Assembleia deliberado a extinção proposta nos meses seguintes.

Porém, a 31 de Agosto foi publicado em Diário da República a Lei nº 50/2012, que estabelece o regime jurídico da atividade empresarial local, revogando a anterior lei das empresas municipais, o que permite que a dissolução efetiva (tout court) pode agora ser substituível pela possibilidade de dissolução através da internalização da atividade das empresas locais municipais.

A tramitação processual subsequente à deliberação da Assembleia Municipal é idêntica à das empresas comerciais e inicia-se com uma deliberação da Assembleia-geral da empresa (dado que a deliberação da Assembleia Municipal representa apenas a posição de um dos dois sócios).

Até à presente data, a Assembleia-geral da SITEE não deliberou a dissolução, a qual iniciar-se-á com uma deliberação dos sócios tomada em Assembleia-geral por maioria qualificada do capital social (3/4) em que seja simultaneamente aprovadas as contas e nomeado o (os) liquidatário (s). Tendo em conta o interesse em, desde já, assegurar a tramitação necessária à internalização da atividade da SITEE foi também aprovada uma proposta camarária que delibera a cedência de interesse público dos trabalhadores da empresa municipal SITEE-EM, com contrato de trabalho por tempo indeterminado há mais de um ano. Este ponto foi aprovado com seis votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD).

O acordo de cedência de interesse público (tripartido, a assinar entre a Câmara, a empresa e o trabalhador) deve ser celebrado no prazo máximo de seis meses após a deliberação de dissolução por internalização da empresa.

évoralocal / pág. 06

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Janela de Garcia de Resende terá sido projetada por Diogo de Arruda no Século XVI?

Janela de Garcia de Resende

Janela de estilo manuelino, onde a harmonia das linhas e proporções se coaduna graciosamente com os materiais: mármore e granito dos vãos geminados guarnecidos pelo arco policêntrico e encordoado.Pertence a uma casa antiga, onde a tradição afirma ter residido o cronista e poeta palaciano Garcia de Resende. A autoria da edificação tem sido atribuida ao arquiteto Diogo de Arruda que trabalhou em Évora nas primeiras décadas do século XVI.

Fontes: Plano de Gestão do Centro Histórico de Évora e http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69786/

évoralocal / pág. 08

évoralocal / pág. 03

Cinema na Igreja de São Vicente | 3.ªs feiras | 21h30

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

évoralocal / pág. 11