Évora local n. 82

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 26 Janeiro de 2012 Sabia que...O Palácio dos Duques de Cadaval foi pousada favorita de vários reis portugueses? 82 Secretário de Estado de Minas Gerais visitou Évora O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do estado brasileiro de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, visitou Évora no passado sábado, tendo sido recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal. Para além da receção ao governante brasileiro, a cerimónia serviu igualmente para a EDP dar a conhecer o seu projeto da rede elétrica inteligente InovCity/Smart Grid, de que a cidade alentejana é o “tubo de ensaio”.

Upload: dcre-cmevora

Post on 17-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Évora Local n. 82

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n. 82

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 26 Janeiro de 2012

Sabia que...O Palácio dos Duques de Cadaval foi pousada favorita de vários reis portugueses?

82

Secretário de Estado de Minas Gerais visitou Évora

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do estado brasileiro de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, visitou Évora no passado sábado, tendo sido recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.

Para além da receção ao governante brasileiro, a cerimónia serviu igualmente para a EDP dar a conhecer o seu projeto da rede elétrica inteligente InovCity/Smart Grid, de que a cidade alentejana é o “tubo de ensaio”.

Page 2: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 03

Secretário de Estado de Minas Gerais visitou Évora

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do estado brasileiro de Minas Gerais, Nárcio Rodrigues, visitou Évora no passado sábado, tendo sido recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.

Para além da receção ao governante brasileiro, a cerimónia serviu igualmente para a EDP dar a conhecer o seu projeto da rede elétrica Inteligente InovCity/Smart Grid, de que a cidade alentejana é o “tubo de ensaio”.

Durante a sua intervenção, José Ernesto D’Oliveira salientou que “Évora está muito bem colocada” quando se trata de estreitar laços e fomentar parcerias com o Brasil, já que a EMBRAER “é uma carta de referência muito importante”, afirmando esperar que esta visita possa dar origem a negócios futuros.

Por seu turno, Nárcio Rodrigues frisou que o Brasil está interessado em “absorver” a inovação tecnológica verificada em Portugal “nos últimos anos”, sobretudo nas áreas das energias renováveis e da mobilidade elétrica. O Brasil pode ser um ‘parque’ a absorver estas tecnologias, extremamente úteis ao mundo moderno”, garantiu.

 

Lembrando a atual crise em Portugal, como noutros países da Europa, o governante de Minas Gerais afiançou que “é hora” de o Brasil agir “de forma solidária com Portugal”.

Portugal “avançou muito, nos últimos anos, na inovação tecnológica, especialmente nas energias renováveis”, disse, apontando igualmente o carro elétrico como “uma experiência portuguesa que vai servir para o mundo”.

A passagem por Évora do Secretário de Estado de Minas Gerais ficou ainda assinalada pela visita à loja InovCity e por um passeio pelas artérias do centro histórico de Évora.

Page 4: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 16 de Dezembro

Em reunião pública de 28 de DezembroCâmara de Évora aprovou construção de mais um hotel

A Câmara Municipal de Évora aprovou o projecto de arquitectura para construção de mais uma unidade hoteleira na cidade. Esta proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS e as abstenções da CDU e do PSD.

O empreendimento é da responsabilidade do Grupo Vila Galé, um dos principais grupos hoteleiros nacionais, prevendo-se que a nova unidade disponha de 180 quartos duplos (alguns destes adaptados a pessoas com mobilidade reduzida) e seis suites, contando também com 226 lugares de estacionamento. A sua edificação será junto à Av. Túlio Espanca, na Horta do Telhal (Portas do Raimundo).

Este é mais um investimento de significativa importância que Évora acolhe, sendo também de salientar a mais valia que representa em termos de criação de novos postos de trabalho.

Outras propostas aprovadas

Foi tomado conhecimento da atribuição do Estatuto PME Excelência 2011 à empresa eborense João Assis, Lda, tendo a empresa sido felicitada pela Câmara pela qualidade do trabalho desenvolvido.

Uma proposta de protocolo de colaboração para formação de técnicos do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal na área de edição de imagem e vídeo – Programa Premiére – entre a Câmara de Évora e a Fundação Alentejo/EPRAL foi aprovada por unanimidade.

A autarquia está a desenvolver um projecto de televisão on-line (Web-TV) com vista a melhorar a divulgação das actividades/iniciativas juntos dos munícipes. Tendo em conta que a EPRAL dispõe de recursos humanos e técnicos reconhecidos nesta área, estabelece-se o referido protocolo para formação de técnicos camarários nesta área.

Entre outros assuntos, destaca-se também a aprovação das tolerâncias de ponto camarárias para 2012, que inclui o dia 9 de Abril (segunda-feira de Páscoa) e as tolerâncias de ponto decretadas pelo Governo e/ou adoptadas pela maioria dos Serviços Regionais com sede no Concelho.

A diminuição das tolerâncias de ponto, apontada como uma forma de coerência com a conjuntura em que o país se encontra, foi aprovada com os votos favoráveis do PS e PSD e os votos contra da CDU.

Foi ainda tomado conhecimento da realização da 9ª edição da Rota dos Sabores Tradicionais 2012 e aprovada por unanimidade a isenção de taxas previstas no Regulamento Municipal em relação às acções a realizar pelos parceiros da Câmara de Évora neste evento em espaço público. São parceiros da autarquia eborense nesta edição 51 restaurantes, duas pastelarias e quatro lojas gourmet, além da Turismo do Alentejo, ERT, sendo a mesma dedicada, ao longo de quatro meses, às modalidades gastronómicas da Caça, Porco, Sopas, Borrego e Doçaria.

Page 6: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 07

Sabia queO Palácio dos Duques de Cadaval foi pousada favorita de vários reis portugueses?

O Palácio dos Duques de Cadaval

Junto ao templo romano fica o Palácio dos Duques de Cadaval, mandado erguer por Martim Afonso de Melo, fidalgo, rico-homem de Évora e servidor do Mestre de Avis. Assente no embasamento do antigo Castelo de Évora, de fundamentos romano-visigodos, é um edifício fortificado, dotado de uma imponente torre na fachada principal e de outra, nas traseiras, de forma pentagonal – uma autêntica raridade. Esta faceta deu origem à sua designação primitiva de Palácio da Torre das Cinco Quinas, classificado como Monumento Nacional a partir de 1910. Tumultos acontecidos durante a crise de 1383-1385 deram azo a que fosse parcialmente incendiado. As obras que se seguiram permitiram recuperar as torres e a Porta da Traição, ao mesmo tempo que era levantado um elegante pavilhão iluminado por janelas com cortinas de ameias de tipo mudéjar.

O Palácio foi depois pousada favorita de D. João II, Dom João III, D. João IV e D. João V. O primeiro destes monarcas manteve ali prisioneiro D. Fernando II, duque de Bragança, a quem acusou de conspiração contra si, antes de o mandar decapitar na Praça do Giraldo, corria o ano de 1483. Mas só em 1648 é criado o Ducado de Cadaval, em favor de Nuno Álvares Pereira de Melo, unindo as Casas maternas de Bragança e Melo e dos Condes de Olivença, e herdeiro ainda do Condado de Tentúgal e do Marquesado de Ferreira. O Palácio da Torre das Cinco Quinas passou então para a posse da nova linhagem.

Hoje é a residência habitual de D. Diana Mariana Vitória Álvares Pereira de Melo, de 32 anos, 11ª. Duquesa de Cadaval e casada com o Príncipe Charles-Philipe d’Orléans, duque d’ Anjou. O matrimónio celebrou-se em Maio de 2008 na catedral de Évora com grande pompa e circunstância.

Foto In http://www.palaciocadaval.com/

No início da década todo o vasto espaço foi alvo de prolongada acção de restauro, empreendida por D. Claudine Tritz, mãe de Diana. A sua gestão compete agora à filha. O Palácio é palco de diversas iniciativas culturais promovidas e patrocinadas pela Casa Cadaval, das quais sobressai o Festival Évora Clássica, organizado desde 1994 e que é já uma referência na programação anual deste género musical. O edifício alberga também a Galeria de Arte da Casa Cadaval, onde se podem admirar diversos códices iluminados, esculturas, pinturas e armaria. No seu prolongamento fica a Igreja de S João Evangelista, de elegante pórtico gótico e panteão da família, com campas de bronze, elementos igualmente classificados. Em parte do jardim foi aberto um simpático restaurante denominado “Jardim do Paço”.

In Revista “Évora Mosaico” n.º 8

Page 8: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 03

OUTRAS NOTÍCIAS

Page 10: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n. 82

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n. 82