Évora local n.º 104

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 28 Junho de 2012 Sabia que...Existiu um convento de mulheres no local onde hoje se situa o Jardim do Paraíso? 104 Évora homenageia cidadãos O dia 29 de Junho, Feriado Municipal, Dia de S. Pedro, padroeiro do concelho de Évora, volta a ser celebrado com a homenagem da cidade a uma série de cidadãos que ao longo dos últimos anos se notabilizaram em diferentes áreas da sociedade eborense, com a Câmara Municipal a distinguir, amanhã, pelas 11 horas, Ananias Quintano, Artur Goulart, Francisco Venda e Suzete Chaveiro com a medalha de Mérito Municipal – Classe Prata.

Upload: dcre-cmevora

Post on 12-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 104

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 104

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 28 Junho de 2012

Sabia que...Existiu um convento de mulheres no local onde hoje se situa o Jardim do Paraíso?

104

Évora homenageia cidadãos

O dia 29 de Junho, Feriado Municipal, Dia de S. Pedro, padroeiro do concelho de Évora, volta a ser celebrado com a homenagem da cidade a uma série de cidadãos que ao longo dos últimos anos se notabilizaram em diferentes áreas da sociedade eborense, com a Câmara Municipal a distinguir, amanhã, pelas 11 horas, Ananias Quintano, Artur Goulart, Francisco Venda e Suzete Chaveiro com a medalha de Mérito Municipal – Classe Prata.

Page 2: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 03

Évora homenageia cidadãos

O dia 29 de Junho, Feriado Municipal, Dia de S. Pedro, padroeiro do concelho de Évora, volta a ser celebrado com a homenagem da cidade a uma série de cidadãos que ao longo dos últimos anos se notabilizaram em diferentes áreas da sociedade eborense, com a Câmara Municipal a distinguir, amanhã, pelas 11 horas, Ananias Quintano, Artur Goulart, Francisco Venda e Suzete Chaveiro com a medalha de Mérito Municipal – Classe Prata.ANANIAS DELFIM COURELAS QUINTANO - Diretor de Escola com mais anos em exercício de funções no país, foi Diretor da Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, onde se aposentou, depois de mais de trinta anos no desempenho do cargo de Diretor desta instituição.Acresce ainda salientar que, para além de ser o docente com mais anos de serviço no cargo de Director de Escola na área de influência da DREA, é também o mais antigo de todo o país (a aposentar-se neste momento), pelo que realçamos a sua inestimável colaboração com esta Câmara Municipal, na qual revelou sempre uma grande disponibilidade e cordialidade, e assinalamos a sua competência profissional, o exemplo de cidadania e todo o empenho e dedicação com que serviu a causa pública e, especialmente, o sector da Educação (…).ARTUR GOULART DE MELO BORGES - Artur Goulart de Melo Borges nasceu nas Velas, na Ilha de S. Jorge, Açores, em 12 de Abril de 1937. Licenciado em arqueologia pelo Pontifício Instituto di Archeologia Cristiana. Pós­graduado em Museologia e História da Arte, é também formado em Teologia e Estudos Árabes. Artur Goulart esteve 20 anos ligado profissionalmente ao Museu de Évora, enquanto Técnico Superior do Museu de 1979 a 1992; e desempenhando as funções de Diretor entre 1992 e 1999 (…). FRANCISCO ANTÓNIO VENTURA VENDA - Natural de Oriola, Concelho de Portel, Francisco António Ventura Venda de 87 anos de idade, pequeno agricultor até Março de 1975, data em que com outros pequenos agricultores e operários agrícolas fundou a Cooperativa Agrícola de Torre de Coelheiros.Desde muito novo se dedicou ao cante alentejano, tendo em 1956 fundado o Grupo Coral Pastores do Alentejo de Torre de Coelheiros, do qual é o presidente da Direcção e o principal dinamizador;

 É o responsável e orientador do Grupo e autor de grande parte do reportório deste Grupo Coral. De entre muitas modas, destacamos as seguintes: A cegonha, O pastor alentejano, Olha a linda mondadeira, Évora Minha, Certo dia um pardal, Sobreiro Velhinho (…).SUZETE MARGARIDA QUADRADO DOS VULTOS CHAVEIRO - Natural de Évora, Suzete Margarida Quadrado dos Vultos Chaveiro, exerceu funções no Município de Évora durante cerca de 40 anos, tornando-se uma referência na área das Relações Públicas e Protocolo. Ao longo do seu percurso profissional e no exercício das suas funções, Suzete Chaveiro teve um papel notável enquanto Relações Públicas. Prestou assessoria na área do protocolo, a muitas Câmaras Municipais e outros organismos públicos e privados. Organizou e apoiou diversas iniciativas de cariz protocolar, nomeadamente rece­ções a diversas delegações e instituições e a altas entidades públicas nacionais e estrangeiras, de que são exemplo a Visita Oficial de Sua Majestade a Rainha Isabel de Inglaterra em 1985 e as Comemorações do 10 de Junho em 1986 (…).Durante a cerimónia de homenagem a cidadãos – entrega de medalhas de mérito municipal classe prata, a edilidade irá ainda entregar uma Bolsa de Mérito Académico a Mário Calado.

Page 4: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 13 de Junho

Câmara de Évora aprovou parecer em defesa da continuação das escolas nas freguesias rurais

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade um parecer em se manifesta contra o encerramento das escolas do 1º ciclo do Ensino Básico da Boa-Fé, S. Miguel de Machede, Torre de Coelheiros e Vendinha proposto pela Direção Regional de Educação do Alentejo (DREA).Perante isto, a Câmara Municipal “mantém a sua posição de descontentamento face a esta decisão, que representa mais um fator de perda significativa de atratividade e de qualidade de vida nos meios rurais”, afirmando que “a proximidade da escola com as populações é fator de combate quer ao absentismo, quer ao abandono, já que o sucesso também se faz, para além dos resultados, com a conclusão em tempo próprio da escolaridade obrigatória”.No ofício da DREA, em que é apresentado um quadro caraterizando as sete escolas básicas de freguesias rurais que têm um número previsível de alunos inferior a 21, a Câmara de Évora contesta as observações que são feitas às escolas da Vendinha, Torre de Coelheiros e de S. Miguel de Machede relativamente à não intervenção no equipamento. Quer a Câmara Municipal de Évora, quer as respetivas Juntas de Freguesia efetuaram sempre ao longo dos anos investimentos na manutenção e melhoria destes equipamentos.Além de outras considerações, a autarquia eborense aponta ainda neste documento que na Boa-Fé, “com o encerramento da sala de 1º ciclo de Ensino Básico deixar-se-á três crianças na sala de Jardim-de-Infância, implicando que apenas uma educadora e uma auxiliar estejam presentes o que, com as caraterísticas de localização da própria escola, se torna totalmente inadequado e será seguramente do desagrado das famílias”.Finalmente, no que respeita aos transportes escolares, mantendo-se as condições de financiamento dos circuitos dos alunos transportados acordadas entre o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Municípios Portugueses será impossível à autarquia assegurar esse transporte. Por todas estas razões e nas atuais condições, a Câmara de Évora dá como parecer a não-aceitação do encerramento proposto.

Outros assuntos tratados

No período antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal, José Ernesto d’ Oliveira, informou sobre a realização de um congresso extraordinário da Associação Nacional de Municípios Portugueses no final de Setembro deste ano e foi apreciada e debatida em traços gerais a atual situação dos municípios e o memorando estabelecido entre o Governo e a ANMP. A Câmara de Évora mostra-se globalmente preocupada e assume que irá continuar a acompanhar muito de perto o evoluir de toda esta situação.

Informou também sobre o pedido de suspensão de mandato da Srª Vereadora Jesuina Pedreira por 60 dias, a partir de 21 de Maio, por motivos de doença, sendo substituída durante este período pelo Sr. Prof. Luis Filipe Guerreiro Martins, o cidadão imediatamente a seguir na ordem da lista da CDU dos candidatos à Câmara Municipal.

A Vereadora Cláudia Sousa Pereira comunicou à Câmara o ponto de situação da nova Escola dos Canaviais, reafirmando que a autarquia está a fazer tudo o que está ao seu alcance para garantir a abertura desta infraestrutura escolar no princípio do próximo ano letivo.

De entre o conjunto de pontos tratados nesta reunião, de salientar também que a Câmara tomou conhecimento da instauração imediata de um processo arbitral contra o Estado Português e a Águas do Centro Alentejo, S.A., tendente, por um lado, à resolução do contrato de fornecimento e, por outro, à formulação de um pedido indemnizatório, para ressarcimento dos prejuízos incorridos pela Câmara Municipal de Évora.

O Executivo camarário tomou ainda conhecimento, e congratula-se, com a proposta apresentada pela Paróquia de São Brás para implantação de busto em homenagem ao Cónego Manuel da Silva Barros, na Rua Estrela Faria, junto ao Centro Social de São Paulo.

Page 6: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 07

Sabia queExistiu um convento de mulheres no local onde hoje se situa o Jardim do Paraíso?

Este jardim foi construído entre os finais do século XIX e o início do século XX. Tem pouco mais de 100 anos.

O seu nome deriva do facto de ter sido construído num local onde existiu um Convento de mulheres durante cerca de 400 anos: O Convento do Paraíso.

O Jardim situa-se entre as ruas de Machede e de Mendo Estevens

Jardim do Paraíso

Page 8: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 03

Cinema no Largo São Vicente | 3 Julho | “O Homem da Câmara de Filmar” (URSS - 1929)

Page 10: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 104

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 104