Évora local 68

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 20 Outubro de 2011 Sabia que... A Igreja de São Vicente foi fundada em 1459? 68 Em cerimónia no Museu de Évora Câmara Municipal distinguiu reformados do ensino A Câmara Municipal de Évora organizou, no passado dia 14, no Museu de Évora, uma cerimónia que visou distinguir o pessoal docente e não docente que se reformou no ano lectivo de 2010 – 2011. Como prova de respeito e admiração pelo trabalho realizado pelo pessoal docente e não docente nos estabelecimentos de ensino do concelho, a autarquia eborense dinamiza este evento desde há alguns anos, num convívio muito apreciado por todos.

Upload: dcre-cmevora

Post on 17-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Évora Local 68

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local 68

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 20 Outubro de 2011

Sabia que... A Igreja de São Vicente foi fundada em 1459?

68

Em cerimónia no Museu de ÉvoraCâmara Municipal distinguiu reformados do ensino

A Câmara Municipal de Évora organizou, no passado dia 14, no Museu de Évora, uma cerimónia que visou distinguir o pessoal docente e não docente que se reformou no ano lectivo de 2010 – 2011. Como prova de respeito e admiração pelo trabalho realizado pelo pessoal docente e não docente nos estabelecimentos de ensino do concelho, a autarquia eborense dinamiza este evento desde há alguns anos, num convívio muito apreciado por todos.

Page 2: Évora Local 68

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local 68

évoralocal / pág. 03

Em cerimónia no Museu de Évora

Câmara Municipal distinguiu reformados do ensino

A Câmara Municipal de Évora organizou, no passado dia 14, no Museu de Évora, uma cerimónia que visou distinguir o pessoal docente e não docente que se reformou no ano lectivo de 2010 – 2011.

Como prova de respeito e admiração pelo trabalho realizado pelo pessoal docente e não docente nos estabelecimentos de ensino do concelho, a autarquia eborense dinamiza este evento desde há alguns anos, num convívio muito apreciado por todos.

Esta cerimónia contou também, além do pessoal reformado, com representantes das direcções dos Agrupamentos de Escolas e das escolas secundárias da cidade.

A actuação da Orquestra de Cordas da Associação Eborae Musica deu início ao evento, seguida de uma visita guiada dos participantes ao Museu de Évora feita pelo grupo de voluntários da referida instituição.

Após um novo momento musical, desta vez da competência do Ensemble de Trompetes da Eborae Musica na sala do Retábulo, foi tempo de dar as boas vindas, através de uma alocução proferida pelo Director do Museu, António Camões Gouveia, à qual se seguiu também uma intervenção por parte da Vereadora da Câmara de Évora, Cláudia Sousa Pereira.

De seguida, cada um dos reformados distinguidos foi convidado a assistir à apresentação de um depoimento em vídeo dos seus antigos colegas de trabalho sobre a sua pessoa, uma surpresa que muito os sensibilizou.

Um jantar acompanhado de uma actuação musical pelo Ensemble de Clarinetes da Eborae Musica marcou o resto do programa oferecido a estes profissionais que deram o seu melhor em prol da comunidade e das novas gerações de munícipes.

Uma cerimónia integrada na programação camarária de actividades que marcam o início do ano lectivo de 2011- 2012, que deixou satisfeitos todos os envolvidos e para o êxito da qual contribuiu significativamente a Eborae Musica com uma colaboração de grande qualidade.

Page 4: Évora Local 68

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local 68

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 11 de Outubro

Câmara de Évora informada sobre esforços para solucionar a problemática das águas

A Câmara Municipal de Évora, na sua mais recente reunião pública, abordou, entre outros assuntos, a situação do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento, tendo o Presidente da autarquia informado da recente reunião que manteve com a Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, sobre o problema de relacionamento da autarquia eborense com a empresa Águas do Centro Alentejo.

O Presidente José Ernesto d’ Oliveira indicou ainda que o assunto será agendado para a primeira reunião pública de Câmara a realizar no mês de Novembro, aguardando até lá resposta da Ministra à proposta por si apresentada na reunião de 4 de Outubro.

No período antes da Ordem do Dia, o Vereador António Dieb (PSD) fez ainda referência à necessidade de se concluir a revisão do Regulamento Municipal de Publicidade, iniciada em Janeiro de 2011, de modo a regular a actividade e com isso solucionar questões prementes como a colocação indevida de publicidade na cidade e perda de receitas por falta de adequada regulamentação.

O Presidente informou que a revisão do Regulamento Municipal está a ser elaborada pelo Departamento de Apoio Jurídico e Notariado, reconhecendo ser esta uma matéria com certa complexidade de elaboração, daí a proposta ainda não ter sido apresentada à Câmara.

Foi submetida a deliberação a proposta sobre as orientações estratégicas da Habévora – Gestão Habitacional, EEM para o período de duração do mandato dos presentes órgãos sociais, tendo sido aprovada com três votos favoráveis (PS) e quatro abstenções (CDU e PSD).

De acordo com o artigo 16º da Lei nº 53-F/2006, de 29 de Dezembro, são definidas pela Câmara Municipal orientações estratégicas relativas ao exercício da função accionista, pelo menos, com referência ao período de duração do mandato da administração fixado pelos respectivos estatutos, as quais definem os objectivos a prosseguir tendo em vista a promoção do desenvolvimento local e contemplando a celebração de contratos-programa.

Também nos termos do artigo 23º do mesmo diploma, as empresas encarregadas da promoção do desenvolvimento económico local devem celebrar contratos-programa onde se defina pormenorizadamente o seu objecto e missão, bem como as funções de desenvolvimento local.

Outros assuntos aprovados

A aprovação da minuta de Adenda ao Acordo de Parceiros “Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”, da rede Terras do Sol, foi aprovada com seis votos favoráveis (PS e CDU) e uma abstenção (PSD). Uma decisão que vem no seguimento do pedido de reprogramação do Programa Estratégico, submetido ao InAlentejo e já aprovado, que determinou a introdução de alterações nos volumes de financiamento dos projectos transversais.

A ratificação da apresentação da candidatura ao InAlentejo da operação “Iniciativas de Eficiência Energética e de Inovação na iluminação Pública no Município de Évora em Ligação com o Projecto Inovgrid” foi aprovada com seis votos a favor (PS e CDU) e a uma abstenção (PSD). Esta proposta permite à autarquia, através dos fundos comunitários, recuperar dinheiro de uma obra concretizada há um ano atrás e que visou a optimização energética na Ecopista.

Foi aprovada por unanimidade a cedência de lote de terreno no Parque Industrial e Tecnológico de Évora à empresa J.L. Sofio, Lda, com área total de 3.400 m2, para instalação de actividade de comércio por grosso e a retalho de máquinas, ferramentas, acessórios e produtos consumíveis para a indústria, comércio por grosso e a retalho de tintas, drogaria, ferragens e quinquilharias, serviços de assistência técnica e aluguer de máquinas, serviços de apoio à gestão de empresas e particulares, nomeadamente contabilidade e mediação de seguros.

Apoio às Juntas de Freguesia

No período reservado ao público, o Presidente da Junta de Freguesia de Nº Sra. da Tourega entregou de uma subscrição de 10 presidentes de Junta que dá conta da situação difícil que as mesmas atravessam e que esperam ver resolvida até ao final do ano. Na sequência desta entrega, foi agendada pelo Presidente da Câmara uma reunião no próximo dia 20, pelas 18 horas, nos Paços do Concelho, para se aprofundar a reflexão conjunta desta temática.

O Presidente da Junta de Freguesia de Nª Sra. de Machede efectuou a entrega de um abaixo-assinado sobre a evolução da obra do IP2 e a necessidade do projecto ter em conta os interesses da população. O Presidente da Câmara Municipal comprometeu-se, no apoio da posição da população, a fazer chegar este documento à empresa Estradas de Portugal, comparecendo também numa reunião com técnicos ligados ao projecto que terá lugar na próxima segunda-feira, pelas 11 horas, nos Paços do Concelho de Évora.

Page 6: Évora Local 68

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local 68

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Igreja de São Vicente foi fundada em 1459?

PATRIMÓNIO

A IGREJA DE SÃO VICENTE

Em 1459 o Cabido da Sé de Évora doou um edifício que era propriedade sua a Luís Loy criado do Infante D. Henrique e porteiro da Sé, para que este nele fundasse a Igreja de S. Vicente. Assim, entre 1461 e 1467, Luís Loy naquele imóvel, dentro da cerca velha e pegada ao muro, erigiu, com licença episcopal, uma modesta igreja, junto ao Arco do Silveira e contígua ao quintal do paço do fidalgo Rui de Sousa.

Nesse local situava a tradição a casa de nascimento e familiar dos mártires eborenses Vicente e suas irmãs, Sabina e Cristeta - esta tradição hagiográfica dos santos irmãos, assim como dos milagres que lhes são atribuídos pertencem à cidade espanhola de Ávila, mas surgiu em Évora numa época que desconhecemos e foi muito divulgada por André de Resende, a partir de meados do século XVI.

Passados cem anos da doação do Cabido da Sé a Luís Loy, em 1559, o município eborense ficou na posse desta igreja, que então estava muito arruinada, por alienamento voluntário da Colegiada de S. Pedro. Por instâncias de Mestre André de Resende, que contribuiu com 10.000rs em testamento, na década de 1560 o Senado determinou transformar completamente o edifício religioso, mas este manteve-se aberto e destinado ao culto religioso até aos finais do século XX, altura em que passou a ter outros usos culturais.

A fachada principal da Igreja apresenta linhas de arquitectura barroca, com portado de granito de cornija rectilínea, frontão triangular, óculo circular e platibanda ornada de fachos de alvenaria. Incrustada no topo Norte, e valorizando o alçado, existe uma estação da Via-sacra da “Irmandade do Senhor Jesus dos Passos”, de 1720, e reconstituída neste local antes da Páscoa de 1856. Vestígios relativamente importantes da ermida do século XV são evidentes em dois portais góticos que deitam, o maior, para as Escadinhas de S. Vicente, e o menor para a Rua de Valdevinos; e têm influências mudéjares. Subsistem ainda no seu interior outros elementos arquitectónicos e artísticos desta primitiva ermida.

A “pegada” de S. Vicente Mártir

Vicente era um jovem mancebo e nobre que vivia em Évora no tempo do Baixo Império Romano e que veio a ser vítima do governador Daciano. Este, ao chegar à cidade, lançou uma terrível perseguição contra os cristãos, pelo que, Vicente foi preso e obrigado a prestar culto aos deuses romanos, o que ele se recusou a fazer. Como consequência, Daciano ordenou aos seus soldados que o levassem para o templo de Júpiter e que, se ele continuasse a recusa, o matassem. Quando os soldados foram buscar Vicente para o levar para o templo pagão, este recusou-se a caminhar e a pedra sobre a qual estava fixado ficou mole como a cera e nela ficaram estampadas as pegadas dos seus pés. Este acontecimento causou grande assombro de todos e o jovem resistente foi então conduzido para sua casa sob escolta de dois soldados. Ali ficando em prisão domiciliária até que, com a ajuda das suas duas imãs, Sabina e Cristeta, foge para Ávila, em Espanha, com medo das represálias de Daciano.

Às portas daquela cidade, porém, é capturado pelos romanos e por estes martirizado, vindo a falecer, juntamente com as irmãs. Posteriormente, e ao longo dos séculos, aos três irmãos são atribuídos vários milagres, daí a sua santificação. A pegada que ele terá deixado na pedra em Évora teve durante séculos grande veneração e foi colocada numa parede lateral da capela-mor da Igreja de S. Vicente, onde ainda hoje se pode observar.

Page 8: Évora Local 68

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local 68

évoralocal / pág. 09

TEATRO Garcia de Resende

Agenda Outubro′11

17 a 22 Festival Internacional de Dança Contemporânea, pela Companhia de Dança de Évora Sala Principal do Teatro Garcia de Resende

27 a 30 Música parta Bébés, pelo Eborae Música Sala Principal do Teatro Garcia de Resende

Page 10: Évora Local 68

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local 68

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local 68