Évora local n.º 141

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 04 Abril de 2013 Sabia que...A Casa Cordovil foi residência dos Morgados de Brito no Século XVI? 141 Este fim-de-semana, na Praça 1º de Maio Mercado Medieval em Évora A Praça 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal de Évora, vai ser palco, este fim-de-semana, pela quarta vez, de uma recriação histórica de uma Feira Medieval, que decorrerá ao longo de três dias. Organizada pela Velha Lamparina – União de Artes e Ofícios e Recriações Históricas, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, o Mercado (Feira) Medieval consistirá numa autêntica viagem no tempo através da decoração do recinto, música, cortejos, oficinas com trabalhos ao vivo, falcoaria, animação de rua e espetáculo de fogo noturno. Cinema pág. 09

Upload: dcre-cmevora

Post on 24-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 141

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 141

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 04 Abril de 2013

Sabia que...A Casa Cordovil foi residência dos Morgados de Brito no Século XVI?

141

Este fim-de-semana, na Praça 1º de MaioMercado Medieval em Évora

A Praça 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal de Évora, vai ser palco, este fim-de-semana, pela quarta vez, de uma recriação histórica de uma Feira Medieval, que decorrerá ao longo de três dias.Organizada pela Velha Lamparina – União de Artes e Ofícios e Recriações Históricas, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, o Mercado (Feira) Medieval consistirá numa autêntica viagem no tempo através da decoração do recinto, música, cortejos, oficinas com trabalhos ao vivo, falcoaria, animação de rua e espetáculo de fogo noturno.

Cinemapág. 09

Page 2: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 02

ROTA DE SABORES TRADICIONAIS

Page 3: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 03

Este fim-de-semana, na Praça 1º de MaioMercado Medieval em Évora

A Praça 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal de Évora, vai ser palco, este fim-de-semana, pela quarta vez, de uma recriação histórica de uma Feira Medieval, que decorrerá ao longo de três dias.Organizada pela Velha Lamparina – União de Artes e Ofícios e Recriações Históricas, com o apoio da Câmara Municipal de Évora, o Mercado (Feira) Medieval consistirá numa autêntica viagem no tempo através da decoração do recinto, música, cortejos, oficinas com trabalhos ao vivo, falcoaria, animação de rua e espetáculo de fogo noturno.Nos dois primeiros dias o certame encerra às 22h00 com um espetáculo com fogo, enquanto no domingo será às 19h00. A abertura será sempre às 10h00.

O programa do Mercado (Feira) Medieval é o seguinte:Sexta –feira, dia 5/4/2013 e sábado , dia 6/4/201310h00 - abertura do mercado10h30 - cortejo11h00 - demonstração de falcoaria11h30 - rixas de soldados12h00 - música e danças12h30 - degustação de iguarias13h30 - malabaristas14h00 - luta de espadas15h00 - demonstração de falcoaria16h00 - venda de escravos17h00 - malabaristas18h00 - música e danças19h00 - escaramuças na taberna20h00 - degustação de iguarias medievais

 

21h00 - pagar para bater22h00 - espetáculo com fogo

Domingo, dia 7/4/2013

10h00 – abertura do mercado10h30 - música e danças11h00 - demonstração de falcoaria12h00 - malabaristas12h30 - degustação de iguarias14h00 - auto dos condenados15h00 - demonstração de falcoaria16h00 - malabaristas17h00 - música e danças18h00 - demonstração de armas19h00 - encerramento do mercado

Page 4: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião pública de 13 de MarçoCâmara de Évora aprovou planta e edital das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2013

A Câmara Municipal de Évora aprovou a Planta e Edital das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João 2013 com seis votos favoráveis (PS e CDU) e uma abstenção (PSD).Este evento irá decorrer entre os dias 21 e 30 de Junho sob o tema “2013 – Ano Europeu dos Cidadãos” e, tal como nos anos anteriores, contempla a realização da Feira Tradicional, Mostra Institucional, Mostra de Artesanato e das Artes Decorativas, Exposição de Atividades Económicas, Espaço Criança, Espaço da Juventude, Espaço Desportivo, Espaço Intergeracional e Tasquinhas.Destaque ainda para a aprovação nesta reunião da proposta da Câmara Municipal à Assembleia Municipal de dissolução da empresa municipal SITEE-EM por internalização da atividade da empresa nos serviços municipais, com seis votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD) e do processo de integração dos respetivos trabalhadores no quadro de pessoal camarário.Recorde-se que, por deliberação tomada em reunião de 28 de março de 2012, a Câmara Municipal apresentou à Assembleia Municipal a proposta de extinção desta empresa, tendo a Assembleia deliberado a extinção proposta nos meses seguintes.

Porém, a 31 de Agosto foi publicado em Diário da República a Lei nº 50/2012, que estabelece o regime jurídico da atividade empresarial local, revogando a anterior lei das empresas municipais, o que permite que a dissolução efetiva (tout court) pode agora ser substituível pela possibilidade de dissolução através da internalização da atividade das empresas locais municipais.

A tramitação processual subsequente à deliberação da Assembleia Municipal é idêntica à das empresas comerciais e inicia-se com uma deliberação da Assembleia-geral da empresa (dado que a deliberação da Assembleia Municipal representa apenas a posição de um dos dois sócios).

Até à presente data, a Assembleia-geral da SITEE não deliberou a dissolução, a qual iniciar-se-á com uma deliberação dos sócios tomada em Assembleia-geral por maioria qualificada do capital social (3/4) em que seja simultaneamente aprovadas as contas e nomeado o (os) liquidatário (s). Tendo em conta o interesse em, desde já, assegurar a tramitação necessária à internalização da atividade da SITEE foi também aprovada uma proposta camarária que delibera a cedência de interesse público dos trabalhadores da empresa municipal SITEE-EM, com contrato de trabalho por tempo indeterminado há mais de um ano. Este ponto foi aprovado com seis votos a favor (PS e CDU) e uma abstenção (PSD).

O acordo de cedência de interesse público (tripartido, a assinar entre a Câmara, a empresa e o trabalhador) deve ser celebrado no prazo máximo de seis meses após a deliberação de dissolução por internalização da empresa.

Page 6: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Casa Cordovil foi residência dos Morgados de Brito no Século XVI?

Casa Cordovil

Casa com vestígios de arquitectura gótica, nomeadamente abóbadas e portais, foi residência dos morgados de Brito no século XVI. Destaca-se o notável mirante mudéjar, torreado, de planta rectangular, aberto em três arcadas, sendo duas de arcosde ferradura.A Casa Cordovil, no que resta da sua estrutura quinhentista, é um exemplo particularmente delicado e harmónico da arquitectura civil da época manuelina de influência mourisca, bem característica da zona eborense, remetendo - tal como, por exemplo, o Palácio dos Condes de Basto, na mesma cidade - para o protótipo da Casa da Sempre Noiva, em Arraiolos.

Fontes: Plano de Gestão do Centro Histórico de Évora e IGESPAR http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69786/

Page 8: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 03

Cinema no Auditório Soror Mariana

Page 10: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 141

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 141