Évora local n.º 94

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 19 Abril de 2012 Sabia que... A Ermida de Nossa Senhora da Cabeça, na Rua Mendo Estevens, é dedicada a uma curandeira do Séc. XVII? 94 Câmara de Évora cria Banco de Manuais Escolares Dar para ajudar com o projeto “estudar maisfacil@cmevora” A Câmara Municipal de Évora está a dinamizar um projeto, intitulado estudarmaisfacil@cmevora”, que engloba a criação de um Banco de Manuais Escolares e a obtenção de Apoio Escolar Gratuito para alunos do secundário com carências económicas. Para a concretização plena do referido Banco, a Câmara está agora a informar a população dos diversos pontos de recolha de manuais escolares, que são escolas do concelho, juntas de freguesia, associações juvenis, diferentes entidades e Ponto Jovem.

Upload: dcre-cmevora

Post on 09-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 94

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 94

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 19 Abril de 2012

Sabia que... A Ermida de Nossa Senhora da Cabeça, na Rua Mendo Estevens, é dedicada a uma curandeira do Séc. XVII?

94

Câmara de Évora cria Banco de Manuais Escolares

Dar para ajudar com o projeto “estudar maisfacil@cmevora”A Câmara Municipal de Évora está a dinamizar um projeto, intitulado “estudarmaisfacil@cmevora”, que engloba a criação de um Banco de Manuais Escolares e a obtenção de Apoio Escolar Gratuito para alunos do secundário com carências económicas. Para a concretização plena do referido Banco, a Câmara está agora a informar a população dos diversos pontos de recolha de manuais escolares, que são escolas do concelho, juntas de freguesia, associações juvenis, diferentes entidades e Ponto Jovem.

Page 2: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 02

EM EXIBIÇÃO NO DIA 25 DE ABRIL | 21H30 | SOCIEDADE RECREATIVA E

DRAMÁTICA EBORENSE

Page 3: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 03

Câmara de Évora cria Banco de Manuais EscolaresDar para ajudar com o projeto “estudar maisfacil@cmevora”

A Câmara Municipal de Évora está a dinamizar um projeto, intitulado“estudarmaisfacil@cmevora”, queengloba a criação de um Banco de Manuais Escolares e a obtenção de Apoio Escolar Gratuito para alunos do secundário com carências económicas. Para a concretização plena do referido Banco, a Câmara está agora a informar a população dos diversos pontos de recolha de manuais escolares, que são escolas do concelho, juntas de freguesia, associações juvenis, diferentes entidades e Ponto Jovem.Esta é uma forma de facilitar a vida a quem tem livros de estudo entre o 5 e o 12º ano que já não utiliza e pode doar, ajudando também os estudantes com mais carências económicas a ter acesso aos referidos manuais de estudo. A partir de Agosto, a autarquia prevê já ter uma base de dados on-line com todos os livros disponíveis que os estudantes podem consultar em casa e se desejarem requerer o livro necessário. Ao longo de todo o ano serão recebidos e doados livros, fomentando o espírito de partilha e terão preferência no acesso a livros os jovens que também contribuíram doando livros. Apresentando duas vertentes específicas o projeto estudarmaisfacil@cmevora, apresenta como objetivo geral promover iniciativas que facilitem o estudo e promovam o sucesso escolar a todos os jovens munícipes.

 

O enquadramento desta decisão insere-se no quadro legal de atribuições que competem às autarquias, e que visam: prosseguir os interesses das populações respetivas, designadamente no que respeita à ação social e à educação; dinamizar a formação como fator de valorização cultural, académica e profissional, propiciando e estimulando o acesso à mesma a todas as crianças e jovens do seu concelho, com especial preocupação com as oriundas de agregados familiares económica e socialmente mais débeis. Considerando que Évora assume com orgulho o seu estatuto de Cidade Educadora faz todo o sentido criar projetos que apoiem e valorizem o percurso escolar dos seus jovens munícipes.

Page 4: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião de 28 de MarçoCâmara de Évora recebeu luz verde para avanço da Escola dos Canaviais

No período antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto d’ Oliveira, informou que finalmente o Tribunal de Contas deu provimento ao recurso apresentado pela autarquia eborense relativo à obtenção de visto prévio para o contrato de empreitada para construção da Escola de Canaviais. A informação foi recebida com agrado pela Câmara que assim vê ultrapassadas as dificuldades que lhe foram levantadas para finalizar a obra e colocar esta infraestrutura ao serviço das famílias e alunos dos Canaviais.

Reorganização de serviços camarários

A reorganização da estrutura interna dos serviços municipais também foi alvo de debate, centrado numa proposta de Modelo de Estrutura Orgânica, da Estrutura Nuclear e Definição das Unidades Nucleares, de número máximo de Unidades e Subunidades Flexíveis e de Equipas de Projeto, a qual foi aprovada com três votos favoráveis (PS), e o voto de qualidade do Presidente, uma abstenção (PSD) e três contra (CDU).

Extinção de empresas municipais

A Câmara Municipal aprovou o início do processo para extinção de três empresas municipais, SITEE-EM (Sistema Integrado de Transportes e Estacionamento de Évora), MME – Mercado Municipal de Évora, S.A. e Évora Viva – SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana – EEM.

A proposta de extinção e dissolução do SITEE-EM foi aprovada com quatro votos favoráveis (PS e PSD) e três contra (CDU), enquanto as restantes duas obtiveram aprovação unânime. Apesar das extinções, a autarquia assegurará a continuidade dos serviços prestados nestas áreas, no caso do SITEE a fiscalização do estacionamento no Centro Histórico, uma vez que o transporte rodoviário já é assegurado pela contratação dos serviços da Rodoviária do Alentejo.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara fez um breve historial destas empresas e suas fragilidades, sublinhando que em relação aos sete trabalhadores do SITEE sem vínculo laboral à Câmara, a autarquia garante, numa futura solução, ter em conta os mesmos e a manutenção dos seus postos de trabalho, estando agora em debate a melhor forma de avançar com a concretização desse objetivo.

Construção de mais fogos pelas Cooperativas de Habitação

O relatório de ponderação sobre o resultado da discussão pública da proposta de Plano de Pormenor da Área Residencial da Turregela foi aprovado com quatro votos a favor (PS e PSD) e três contra (CDU). A proposta será enviada agora para a Assembleia Municipal para aprovação e posterior publicação em Diário da República e deposito na DGOTDU da versão final do plano, que inclui as alterações introduzidas na proposta submetida a discussão pública.

Com a aprovação desta proposta fica viabilizada a construção de um número significativo de habitações, a cargo de cooperativas de habitação eborenses, com reconhecida qualidade e preços mais acessíveis do que os atualmente praticados no mercado.

Universitários e idosos unidos em projeto

A Câmara Municipal de Évora aprovou com quatro votos a favor (PS e PSD) e três abstenções (CDU) a implementação do projeto “Laços para a Vida – Casa & Companhia”, que visa promover o alojamento de estudantes da Universidade de Évora (em processo de licenciatura, pós-graduações, mestrados ou doutoramento) durante o ano letivo, em domicílios de seniores residentes na cidade de Évora, preferencialmente no Centro Histórico.

Pretende-se assim que o sénior disponibilize um quarto para um estudante do ensino superior, e em contrapartida o jovem ofereça companhia e apoio ao sénior. O projeto visa essencialmente promover a intergeracionalidade, minorar a solidão dos mais idosos e apoiá-los nalgumas das suas necessidades básicas, além de auxiliar também os estudantes com necessidades socioeconómicas e revitalizar o Centro Histórico através destes jovens habitantes.

Page 6: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Ermida de Nossa Senhora da Cabeça, na Rua Mendo Estevens, é dedicada a uma curandeira do Séc. XVII?

Esta pequena ermida tem mais de 300 anos, tendo sido fundada pelo Guarda da Universidade Luis Rodrigues e pelo colegial do Colé­gio da Purificação, João Vardom, para substituir um antigo oratório situado na mesma zona. Durante o século XVIII, esta igreja definia inclusive toda a rua, que era conhecida por Rua da Senhora da Cabeça. Foi construída para prestar o culto à Senhora da Cabeça, que, no século XVII, se dizia ser curandeira de dores de cabeça e enxaquecas. Nesta ermida trabalhou um dos mais famosos ceramistas de Lisboa, de seu nome Oliveira Bernardes.

Ermida da Nossa Senhora da Cabeça

Page 8: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 03

Cinema no Auditório Soror Mariana | Abril

Page 10: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 94

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 94