Évora local n.º 100

12
évora local Deliberações da C.M. de Évora TEATRO Garcia de Resende pág.05 pág.07 pág.09 Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 31 Maio de 2012 Sabia que...A Igreja do Senhor Jesus da Pobreza foi construída a partir de 1729? 100 ERASMUS celebra 25 anos em Évora A cidade de Évora vai ser palco, de 31 de maio a 2 de junho, de um encontro internacional de jovens que irá assinalar o 25º aniversário do programa ERASMUS e da classificação do Centro Histórico como Património da Humanidade.

Upload: dcre-cmevora

Post on 26-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Évora Local n.º 100

TRANSCRIPT

Page 1: Évora Local n.º 100

évora local

Deliberaçõesda C.M. de Évora

TEATROGarcia de Resende

pág.05 pág.07 pág.09

Câmara Municipal de Évora / Director: José Ernesto D’Oliveira // Semanário, 31 Maio de 2012

Sabia que...A Igreja do Senhor Jesus da Pobreza foi construída a partir de 1729?

100

ERASMUS celebra 25 anos em Évora

A cidade de Évora vai ser palco, de 31 de maio a 2 de junho, de um encontro internacional de jovens que irá assinalar o 25º aniversário do programa ERASMUS e da classificação do Centro Histórico como Património da Humanidade.

Page 2: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 02

Page 3: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 03

ERASMUS celebra 25 anos em Évora

A cidade de Évora vai ser palco, de 31 de maio a 2 de junho, de um encontro internacional de jovens que irá assinalar o 25º aniversário do programa ERASMUS e da classificação do Centro Histórico como Património da Humanidade.

Sob o lema “(Ex) Change your Life in … Évora“, este encontro tem como pontos altos a realização, no dia 1 de junho, pelas 10h00, no auditório da CCDR – Alentejo, da conferência “Ontem, Hoje e a Amanhã…” Património e Juventude, que contará com a presença de Gustavo Alva-Rosa da Agência Nacional – Erasmus Portugal; Clara Bertrand Cabral – Comissão Nacional da UNESCO – Portugal; Rafael Pérez de la Concha - Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) - Coordenador do Secretariado da Europa do sul e Mediterrâneo.

A manhã do dia 1 de Junho prossegue com a realização, no mesmo local, da Sessão Solene de Apresentação do Projeto “Jovens Embaixadores de Évora“ e Comemorativa dos 25 anos do Programa Erasmus. Nesta cerimónia irão usar da palavra Cláudia Sousa Pereira – Vereadora da Câmara Municipal de Évora; Luís Maduro - Presidente do Erasmus Student Newtork Portugal; Gustavo Alva-Rosa - Agencia Nacional do PROALV; Carlos Braumann - Reitor da Universidade de Évora e José Ernesto d’Oliveira - Presidente da Câmara Municipal de Évora.

 

Recorde-se que o Programa ERASMUS tem como objetivo apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado no processo de inovação a nível Europeu.

Page 4: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 04

Page 5: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 05

Deliberaçõesda Câmara Municipal de Évora

Em reunião de 09 de Maio

Câmara de Évora aprova critérios de apoio à realização de férias desportivas nas Piscinas Municipais

A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, a criação de critérios de apoio às entidades que se candidatem à utilização das Piscinas Municipais para realização de férias desportivas. Reconhecendo a importância das férias desportivas para as crianças e jovens, estes apoios municipais referem-se, essencialmente, à redução das taxas previstas no Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora, desde que as entidades que se candidatem reúnam as condições previstas no Regulamento de Apoio às Associações Desportivas do Concelho.

Este ano, as Férias Desportivas de Verão decorrem entre 01 de Junho e 16 de Setembro, destinando-se a crianças dos 6 aos 9 anos.

Apresentado Balanço Social de 2011

O presidente da Câmara deu conhecimento do balanço social da autarquia referente a 2011. De entre os dados apresentados, é de salientar que o município conta com 1130 trabalhadores com vínculo laboral a tempo indeterminado, existindo apenas 130 funcionários com outro tipo de relações jurídicas de emprego.

Em termos de categorias verifica-se que o maior número de efetivos se encontra ao nível dos Assistentes Operacionais havendo, no entanto, uma ligeira redução em relação a 2010. No que respeita ao género verifica-se que há mais mulheres que homens a trabalhar na Câmara Municipal; a elevada média de idades dos funcionários da autarquia – cerca de cinquenta anos - é outro dos dados sublinhados pelo Presidente da Câmara relativamente ao Balanço Social respeitante a 2011.

Este documento procura fazer o retrato da situação social da organização, pondo em evidência pontos fortes e pontos fracos da Gestão de Recursos Humanos, pelo que é um instrumento essencial para o planeamento e gestão nas áreas sociais e de recursos humanos.

Estabelecidos protocolos com empresas e entidades no âmbito dos Cartões Social do Munícipe Idoso e Évora SolidáriaTambém por unanimidade foi aprovada uma proposta de protocolo com as empresas “Clinica Dentária de Évora - Dentévora”, Laboratórios “Caldeira” e com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Évora, no sentido de estas proporcionarem descontos na aquisição de produtos e serviços aos beneficiários de ambos os cartões. Com a aprovação da assinatura destes protocolos, a autarquia espera que os beneficiários do Cartão Social do Munícipe e Cartão Évora Solidário possam usufruir de um apoio significativo para o seu orçamento mensal.

Atividades de Enriquecimento Curricular com apoio em géneros Foi aprovada, por maioria, a introdução de uma adenda ao Acordo de Colaboração referente ao Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e de outras Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A medida contou com quatro votos favoráveis (PS e PSD) e duas abstenções (CDU).A adenda agora aprovada pressupõe a substituição do apoio financeiro – inicialmente previsto - pelo apoio em géneros, nomeadamente garantindo a existência dos recursos humanos e espaços necessários para o desenvolvimento das AEC, assegurando a existência das adequadas condições de funcionamento e segurança das instalações. Esta alteração de metodologia pressupõe o apoio ao nível de material didático e de desgaste em detrimento do apoio financeiro aos agrupamentos.

Apresentados topónimos para novos arruamentos da cidade de ÉvoraA autarquia aprovou, por unanimidade, a implementação de topónimos para novos arruamentos da cidade de Évora. Em cumprimento do Regulamento de Toponímia e Numeração de Polícia do Concelho de Évora, e após consulta da Comissão de Toponímia, a Câmara Municipal – por proposta das Juntas de Freguesia – decidiu aprovar novos topónimos para arruamentos no Bairro das Pites, Horta dos Telhais, São José da Ponte e Quinta da Tapada.

Page 6: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 06

Page 7: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 07

Sabia queA Igreja do Senhor Jesus da Pobreza foi construída a partir de 1729?

A igreja do Senhor Jesus da Pobreza foi construída no século XVIII, a partir de 1729 e pensa-se que o seu arquiteto terá sido Manuel da Cruz Matoso. O local da sua construção foi ocupado durante cerca de 400 anos por uma das portas das antigas muralhas medievais, a chamada Porta da Mesquita, cujo nome deriva da possível proximidade que detinha com uma mesquita que serviu o primeiro bairro mouro da cidade, entre os finais do século XII e a primeira metade do século XIV e que se localizava na actual Rua Dr. Joaquim Henriques da Fonseca e Largo da Porta de Moura. No exterior vemos uma frontaria flanqueada por duas torres de remates gomeados, frontão de pináculos flamejantes e pilastras integradas no alpendre de três aberturas de colunas dóricas de granito. É valorizada, axialmente, por cúpulas de forma octógona iluminada por lanternim hexagonal. No interior temos uma nave de planta hexagonal com quatro altares decorados com talha dourada. Por cima do altar-mor, decorado com talha dourada, subsiste a primitiva capela de N.ª Sr.ª do Amparo.

Igreja do Senhor Jesus da Pobreza

Page 8: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 08

Page 9: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 03

Cinema no Auditório Soror Mariana | 30 Maio a 3 Junho

Page 10: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 10 évoralocal / pág. 10

Page 11: Évora Local n.º 100

évoralocal / pág. 11

Page 12: Évora Local n.º 100