disciplina: fundamentos da administração empresarial aula ... · aula 4 assunto: a abordagem...

41
Disciplina: Fundamentos da Administração Empresarial Disciplina: Fundamentos da Administração Empresarial AULA 4 AULA 4 Assunto: Assunto: A Abordagem Clássica da Administração A Abordagem Clássica da Administração Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: [email protected] MSN: [email protected] Blog: keillalopes.wordpress.com

Upload: doantuong

Post on 16-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Disciplina: Fundamentos da Administração EmpresarialDisciplina: Fundamentos da Administração Empresarial

AULA 4AULA 4Assunto: Assunto:

A Abordagem Clássica da AdministraçãoA Abordagem Clássica da Administração

Prof Ms Keilla LopesMestre em Administração pela UFBAEspecialista em Gestão Empresarial pela UEFSGraduada em Administração pela UEFS

Contatos: E-mail: [email protected]: [email protected]: keillalopes.wordpress.com

IntroduçãoIntrodução Cada Teoria da Administração tem um foco de estudo

que depende de aspectos históricos e necessidadeslatentes da época em que surgiram.

As Teorias da Ciência Administrativa conseguiram nomomento em que foram formuladas dar resposta aosproblemas organizacionais para a qual foramrequisitadas.

Nos dias atuais encontramos fragmentos de todas asteorias administrativas em nossas organizações

A Teoria Geral da AdministraçãoA Teoria Geral da AdministraçãoA TGA é a ramificação da Administração que

estuda a evolução das teorias administrativasno tempo, basicamente é como estudar ahistória da administração.Existem sete primordiais escolas naadministração (clássica, relações humanas,neoclássica, estruturalista, comportamental,sistêmica e contingencial).

Hoje, TGA aplica práticas desenvolvidas nestasescolas, mesclando as teorias em função daspráticas organizacionais. Além disso, incorporateorias mais recentes, porém que nãoobtiveram tanta notoriedade a ponto deconstituir uma escola de pensamento.

Quando e em que momentohistórico surgiu a Administraçãocomo ciência?

AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃOAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

1 - A Abordagem Clássica se divide em:

1.1 Administração Científica (1903) Frederick Winslow Taylor –engenheiro de produção - americano

1.2 Teoria Clássica (1920) - Henry Fayol – engenheiro de minas -europeu

Partiram de pontos distintos embora com a mesma preocupação deaumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaramaproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX nopanorama administrativo das organizações.

A origem da Abordagem Clássica da Administração está nasconseqüências geradas pela revolução industrial, basicamente nocrescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindouma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidadede aumentar a eficiência e competência das organizações nosentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos efazer face à concorrência e competição que se avolumavam entreas empresas.

1.1 Surgimento da Administração Científica1.1 Surgimento da Administração Científica

A administração científica iniciou nos EUA no final do século XIX e início do século XX como resposta as necessidades latentes da

Revolução Industrial.

O principal autor desta teoria é Frederick Winslow Taylor considerado O Pai da Administração.

Primeiro momento de TaylorPrimeiro momento de Taylor

Marcado pela publicação do seu primeirolivro, Shop Management (1903), que tratadas técnicas de racionalização do trabalhodo operário por meio dos Estudos deTempos e Movimentos.

Tradução no título do livro: Gerência

Estes estudos é um paciente trabalho deanálise de tarefas de cada operário,decompondo os seus movimentos para depoisracionalizá-los. Baseado no MétodoCartesiano, cronometrava os movimentos dostrabalhadores, dividindo-os em tarefas quedenominava de unidades básicas de trabalho.Assim, ele buscava a melhor maneira deexecutá-las e de combiná-las para a execuçãodo trabalho. Na época definia-se que astarefas que passavam por este processoestavam “taylorizadas”.

Algumas das conclusões dos estudos de Tempos e Movimentos expostas no primeiro livro de Taylor:

1. O operário médio (com o equipamento disponível eem perfeitas condições) produzia muito menos quepotencialmente é capaz.

2. O operário mais produtivo ao perceber que obtéma mesma remuneração que o colega menosprodutivo acaba acomodando e não produzindo deacordo com sua capacidade. Assim, reforça anecessidade de se pagar de forma diferenciada aosoperários (por produção)

3. O objetivo da Administração é pagar saláriosmelhores e reduzir custos unitários de produção.

4. Para alcançar estes objetivos, deve-se aplicarmétodos científicos de pesquisa e experimentos paraformular padrões que permitam o controle dasoperações fabris.

5. Os empregados devem ser cientificamenteselecionados e colocados em seus postos detrabalhos com condições de trabalho adequadas paraque as normas possam ser cumpridas.

6. Necessidade de treinamentos para que a produçãonormal seja cumprida.

7. Necessidade de um adequado clima organizacionalpara garantir a satisfação com o ambiente dotrabalho. Definido por ele como atmosfera de íntima ecordial cooperação para garantirmelhor ambiente psicológico.

Os temas estudados porTaylor há mais de 100 anossão ultrapassados ou atuais?

Segundo período de Taylor:Segundo período de Taylor:

Marcado pela publicação do seu segundo livro,The Principles of Scientific Management (1911),onde acrescenta que a racionalização dotrabalho operário deve ser acompanhada edepende de uma administração geral para tornarcoerente a aplicação dos seus princípios naempresa como um todo. A partir daí desenvolveuestudos sobre administração geral. Mas, nãoabandona os estudos sobre as tarefas do operário.

Tradução do título do livro: Os Princípios daAdministração Científica

Neste livro, Neste livro, TheThe PrinciplesPrinciples ofof ScientificScientific Management (1911), Management (1911), declara que as indústrias de sua época padeciam de três declara que as indústrias de sua época padeciam de três

males:males:

Vadiagem sistemática dos operários (redução daprodução). Declara que os operários reduziam aprodução acerca de um terço da que seria normal pormedo ou de ser demitido (maior rendimento do homem eda máquina ocasiona demissões) ou de redução dossalários.

Desconhecimento, por parte dos gerentes, dasrotinas de trabalho e, portanto, do tempo necessáriopara realizá-las

Falta de uniformidade dos processos de trabalho.

Outras considerações de Taylor:Outras considerações de Taylor:

1. A implantação da Administração Científica deve ser gradual, 4 a 5anos de implantação.

2. Alterações bruscas podem causar descontentamento aos operáriose conseqüentemente prejuízos aos patrões.

3. Também, afirmava e confirmava com suas experiências que aprodutividade mais elevada resulta da minimização do esforçomuscular. A questão não é trabalhar duro, depressa em bastante,mas trabalhar de forma inteligente.

4. Nesta teoria a motivação se dá na busca pelo dinheiro e pelasrecompensas salariais e materiais do trabalho. Todaabordagem Clássica da Administração alicerçava-se nessateoria da motivação.

3.Quem foi Taylor?3.Quem foi Taylor?

Frederick Winslow Taylor (1856-1915): Nasceu na Filadélfia, maior cidade do estado americano da Pensilvânia. Criado dentro da doutrina Quakers (movimento puritano inglês radical,

variante do protestantismo) composta de princípios rígidos voltados paradisciplina, hierarquia, devoção ao trabalho e poupança.

Sempre foi um homem compulsivo e estava sempre contando e medindocoisas, para elaborar uma maneira melhor de se fazer algo.

Foi considerado autodidata e talvez por este dom conseguiu diplomar-secomo engenheiro estudando a noite.

Inicialmente operário, capataz, contramestre, chefe de mecânica e em 1890tornou-se diretor. Trabalhou mais tarde para algumas fábricas de aço, queutilizaram o seu sistema de racionalização da produção.A partir de 1900participou no desenvolvimento de novas técnicas para a produção de aço.

Em 1906, foi eleito presidente da Associação Americana de EngenheirosMecânicos.

Vale ressaltar:Vale ressaltar:

A administração Científica nasce das necessidades da época e seconcretiza com as pesquisas e os escritos (livros e similares) deTaylor. Estes escritos são exclusivamente de sua criação e não hácitações de outros autores. Assim, Taylor merece o título de "pai daadministração científica“.

O autor merece o título, também, por se concentrar em elevar aadministração ao status de ciência e por buscar a lógica no lugar doempirismo no processo de administrar.

Mas, vale ressaltar que não trabalhou sozinho na teoria, teve umaequipe que serviu de sujeitos das suas pesquisas (sua equipe detrabalho) e teve seguidores que trouxeram grandes contribuições ateoria em questão.

Seguidores da Administração Científica:Seguidores da Administração Científica:Frank GilbrethEngenheiro, americano e seguidor de Taylor, embora independente.

Abdicou de estudar no MIT para ser auxiliar de pedreiro. Defensor damaioria dos princípios da Administração Científica, como a divisão dotrabalho, seu objetivo básico era descobrir a melhor forma de trabalhar.A maior contribuição deste autor são nos estudos sobre a fadiga ondetrabalhou juntamente com Taylor.

Lilian GilbrethLançou a tese: “A Psicologia da Administração”, que foi um dos primeiros

estudos sobre o homem na indústria. Ela considerava o ambiente e aschances dadas aos funcionários essenciais para o aprimoramento daprodutividade.

Henry GanttTrabalhou com Taylor na Midvalle Steel Companhia. Desenvolveu métodos

gráficos para representar planos e possibilitar melhor controle gerencial.Destacou a importância do fator tempo, custo e planejamento pararealização do trabalho. Seus modelos gráficos têm muito valor e sãoutilizados até os dias atuais.

A revolução provocada pela Administração A revolução provocada pela Administração CientíficaCientífica

Redução substancial no custo dos produtos.

Acessibilidade a certos produtos:Produtos como automóveis e eletrodomésticos que eram apenas para a

classe rica tornou-se disponível para uma boa parte da grande massapopulacional.

Aumento dos salários Modelo T

Surgimento de uma nova classe operária:São os operadores de máquinas e ouhomens da linha de montagem dosautomóveis. Este novo grupo ultrapassouem numero os camponeses e os antigosoperários que trabalham apenas pelasubsistência.

VIDEOVIDEO

Como engenheiro-chefe das fábricas de aço Midway, naFiladélfia, após estudar os conceitos de temporalidadee movimento na produção, introduziu, em 1881, ummétodo para aumentar a produtividade, baseado naracionalização da produção em série, que revolucionoua organização da empresa: o processo de produçãopassava a ser subdividido em pequenossegmentos, que eliminavam todo o tipo demovimentos supérfluos, poupando assim tempo eacelerando o ritmo. Para isso, passou a ocupar-se doscritérios da seleção de pessoal e da sua formação,desenvolvendo um sistema de salários orientado demodo a concretizar o seu objetivo.

(VIDEO)

Que pontos a melhorar teria a Administração Científica?

Críticas:Críticas:Taylor encontrou um ambiente totalmente desorganizado,

desestruturado e tentou por uma certa ordem. Esta foi a primeiratentativa da Teoria da Administração e foi um progresso.Entretanto, inúmeras críticas podem ser feitas à AdministraçãoCientifica:

O mecanismo de sua abordagem, que lhe garante o nome deteoria da máquina.

A superespecialização que robotiza o operário. A visão microscópica do homem tomado isoladamente e como

apêndice da maquina industrial. Pouca comprovação cientifica de suas afirmações e princípios. A abordagem incompleta envolvendo apenas a organização

formal. A limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante

da vida de uma empresa como um sistema aberto. Abordagememinentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistemafechado.

É uma abordagem puramente tecnicista e mecanicista.

Contudo, estas limitações e restriçõesnão apagam o fato de que aAdministração Cientifica foi o primeiropasso na busca de uma teoriaadministrativa. É um passo pioneiro eirreversível.

1.2 1.2 -- Surgimento da Teoria Clássica.Surgimento da Teoria Clássica.

Surge na Europa. Por volta de 1920. Período pós-guerra:A Primeira Grande Guerra Mundial (1914-

1917) envolveu principalmente os EUA ea Europa.Um período ainda tumultuado,mas com algumas inovações, como: osmeios de transporte, não somente asindústrias automobilísticas, mas,também, as ferrovias e aviação (militar ecivil); as comunicações efetivandoexpansão no jornalismo e no rádio.

Período posterior as duas primeirasrevoluções industriais...

Fundador: Henri Fundador: Henri FayolFayol (1841(1841--1925)1925)

Engenheiro (engenharia de minas).

Após formado, trabalhou para uma empresametalúrgica e carbonífera onde fez a suacarreira.

Francês de Constantinopla e viveu e faleceuem Paris.

Criou e divulgou sua própria teoria com base em suaexperiência de administrador bem sucedido.

Para o autor, a administração deve ser estudada portodos, pois tem processos e atividades comuns atodos os empreendimentos humanos (família,negócios, governo,etc).

Sempre existe um grau de planejamento, organização,comando, coordenação e controle em tudo. Assim,buscou uma Teoria Geral para a Administração que setornou a Teoria Clássica.

Seu primeiro livro é o Seu primeiro livro é o AdministrationAdministration IndustrielleIndustrielle etetGéneráleGénerále publicado em 1916.publicado em 1916.

Os estudos de Fayol levam a definição de 6 Os estudos de Fayol levam a definição de 6 funções básicas da empresa:funções básicas da empresa:

1. Funções técnicas – relaciona-se com a produção (bens ou serviços)

2. Funções comerciais – compra, venda e permutação.

3. Funções financeiras – gerência de capitais

4. Funções de segurança – proteção de pessoas e de bens

5.Funções contábeis – inventários e registros.

6.Funções administrativas – integração (da cúpula) das outras funções. Está acima das demais.

Fayol, defende que nenhuma das cincoprimeiras funções essenciais tem o encargo deformular o programa de ação geral daempresas, de constituir seu corpo social, decoordenar os esforços e de harmonizar os atos.Estas atribuições constituem outra funçãodesignada pelo nome de administração.

Também, admite uma proporcionalidade dentreelas, ou seja, a função administrativa está emtodas as outras 5 funções e em todos os níveishierárquicos da empresa.

Assim, a função administrativa não é privilegioda alta administração (cúpula), mas se distribuiem todos as outras funções.

Ainda retomando as 6 funções básicas na Ainda retomando as 6 funções básicas na empresa estudadas por empresa estudadas por FayolFayol::1. Funções técnicas2. Funções comerciais3. Funções financeiras4. Funções de segurança5.Funções contábeis6.Funções administrativas

Respondam: pensando na Administração atual,quais funções Fayol não menciona em seus estudose utilizamos hoje?

Teoria Clássica da AdministraçãoTeoria Clássica da Administração(Fayol (Fayol –– 1841/1925)1841/1925)

Esta teoria tem uma macroabordagem, parte-sedo todo organizacional e da sua estrutura e nãose tem uma visão microscópica do operáriocomo na Adm Científica.

O autor conceitua a administração como o ato deprever, organizar, comandar, coordenar econtrolar. Estes atos são consideradas oselementos que constituem o processoadministrativo (em qualquer nível). Também,conhecidas como as funções do administrador,utilizadas até a atualidade. E mais outras...

Princípios Gerais da AdministraçãoPrincípios Gerais da Administração

1- Divisão do trabalho – especialização das tarefas.

2- Autoridade e responsabilidade – direito de dar ordens eesperar a obediência; conseqüência natural daautoridade ou seja, dever de prestar contas.

3- Disciplina - obediência4- Unidade de comando – receber ordens de apenas um

superior

5- Unidade de direção – um único plano para o conjuntode atividades com o mesmo objetivo

6- Subordinação dos interesses individuais aos gerais – osinteresses gerais é que devem se sobrepor aosindividuais

7- Remuneração do pessoal – justa

8- Centralização – concentração de autoridade notopo da hierarquia

9- Cadeia escolar – linha de autoridade do topo àbase

10- Ordem – um lugar para cada coisa, cada coisa emseu lugar

11- Eqüidade – amabilidade e justiça para alcançar alealdade pessoal

12- Estabilidade do pessoal – não deve haverrotatividade de pessoal

13- Iniciativa – capacidade de visualizar um plano etrabalhar para o sucesso dele

14- Espírito de equipe – harmonia e união

Essência da Teoria ClássicaEssência da Teoria Clássica

1- Administração como Ciência – estudoscientíficos da Administração

2- Teoria da Organização – concebe aorganização como uma estrutura

3- Divisão do Trabalho:Vertical: segundo os níveis de autoridade eresponsabilidade (hierárquico)

Horizontal: segundo os diferentes tipos deatividades (departamentalização)

4- Coordenação: é a reunião, a unificação e aharmonização de toda a atividade e esforço

5- Conceito de Linha e Staff:- Linha: organização linear que apresenta umaestrutura piramidal, autoridade formal.

- Staff: órgãos prestadores de serviço ouassessorias especializadas, autoridadeatribuída aos especialistas da prestação deserviço ou assessoria

6- Organização linear: unidade de comando ousupervisão única, unidade de direção,centralização de autoridade e cadeia escalar(hierárquica)

Cumpre lembrar:Cumpre lembrar:

Como toda ciência a administração deve sebasear em princípios, mas os princípiosdefinidos por Fayol além de poucaoriginalidade (coletânea de diversos autores)não são tão rígidos ou absolutos.

O autor admite que tudo na administração é,também, uma questão de medida, ponderaçãoe bom senso.

Contribuições de outros autores sobre os Contribuições de outros autores sobre os elementos da administração de Fayol:elementos da administração de Fayol:

Fayol considera como os elementos que constituem o processoadministrativo: prever, organizar, comandar, coordenar econtrolar.

1. Urwick, Lyndall F. (1891-1970): Coronel Inglês Presidente da Companhia Urwick Orr and Partners Ltda no ramo

de consultoria em administração Elementos que constituem o processo administrativo são:

Investigação;Previsão;Planejamento;organização;Coordenação;Comando e Controle.

2. Gulick, Luther Considerado o autor mais erudito da Teoria Clássica. Elementos que constituem o processo administrativo

são:Planejamento;organização;Assessoria;Direção;Coordenação;Informação e orçamento

Que limitações (críticas) vcs fariam aTeoria Clássica?

Críticas =limitações = pontos a melhorar:Críticas =limitações = pontos a melhorar:

1 – Como estudos partem de inquietações pessoaise de focos, por esta razão, são extremados eprecisam ser constantemente revisados. A TeoriaClássica não foi diferente e possue limitações.

Limitações da Teoria Clássica:Limitações da Teoria Clássica:

Visão simplificada e incompleta daorganização (limitada a organização formal).

Poucos trabalhos experimentais.

Extremo Racionalismo na concepção daAdministração e da sua estrutura.

Ainda reflete a Teoria da Máquina

Abordagem de sistema fechado

Considerações finaisConsiderações finaisApesar das críticas, a Teoria Clássica, foi e é

bastante usada na administração.Principalmente por apresentar uma visãosimples, mas ordenada. Permitidoadministrar o cotidiano da organização comordenação e segurança

ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇÃOEm 1900 Taylor(1856-1915) desenvolvia a Administração Científica nos EUA.Em 1916 Fayol (1841-1925) criou e divulgou a Teoria Clássica da Administração na Europa( França).

AdministraçãoAdministraçãoCientíficaCientífica

TeoriaTeoriaClássicaClássica

TaylorTaylor

FayolFayol

Ênfase?Ênfase???????????????????????????

Ênfase??Ênfase??????????????????????????????????

????

Referências:Referências: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da

Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 634p.

LODI, J. B. História da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. 217p.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004. 521p.