curso nutrição e culinária macrobiótica, vegetariana e vegana

5
Curso nutrição e culinária macrobiótica, vegetariana e vegana Márcia Mascarello (07/07/2012) Massa Caseira A receita da massa caseira está no outro curso (pag. 2) - juntamente com dois novos molhos -, porém em vez de farinha de berinjela foi usada farinha de banana verde. Molho Pesto de Bardana: 1 raiz de bardana, 5 colheres de azeite de oliva, sal à gosto. Lavar bem a raiz de bardana, ralar ou cortar em rodelas (não precisa tirar a casca) para então refogar em uma panela quente com um fio de óleo. Acrescentar sal ao seu gosto. Depois, bater no liquidificador com o azeite de oliva. Está pronto seu molho pesto. Molho Cogumelo Shimeji: 3 cabecinhas de shimeji, 1 pitada de alho frito, 1 pitada de açúcar mascavo, 1 piatada de sal, shoyo à gosto. Esquentar uma panela, por um fio de óleo e refogar o cogumelo já temperado (sal, alho frito e açúcar mascavo). Quando tiver molinho largar a massa na mesma panela e acrescentar shoyo. Maionese de Soja 3 colheres de tempero verde 1 pitada de sal 1 copo de água 3 colheres de proteína de soja isolada Bater no liquidificador o tempero verde, o sal com a água. Feito isso, adicionar 3 colheres de proteína de soja isolada. Ficando na textura desejada, ir pondo um pouco de óleo com o

Upload: diego-velasques-d

Post on 29-Nov-2015

16 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Curso nutrição e culinária macrobiótica, vegetariana e vegana

Curso nutrição e culinária macrobiótica, vegetariana e vegana

Márcia Mascarello (07/07/2012)

Massa Caseira

A receita da massa caseira está no outro curso (pag. 2) - juntamente com dois novos molhos -, porém em vez de farinha de berinjela foi usada farinha de banana verde.

Molho Pesto de Bardana:

1 raiz de bardana, 5 colheres de azeite de oliva, sal à gosto.

Lavar bem a raiz de bardana, ralar ou cortar em rodelas (não precisa tirar a casca) para então refogar em uma panela quente com um fio de óleo. Acrescentar sal ao seu gosto. Depois, bater no liquidificador com o azeite de oliva. Está pronto seu molho pesto.

Molho Cogumelo Shimeji:

3 cabecinhas de shimeji, 1 pitada de alho frito, 1 pitada de açúcar mascavo, 1 piatada de sal, shoyo à gosto.

Esquentar uma panela, por um fio de óleo e refogar o cogumelo já temperado (sal, alho frito e açúcar mascavo). Quando tiver molinho largar a massa na mesma panela e acrescentar shoyo.

Maionese de Soja

3 colheres de tempero verde

1 pitada de sal

1 copo de água

3 colheres de proteína de soja isolada

Bater no liquidificador o tempero verde, o sal com a água. Feito isso, adicionar 3 colheres de proteína de soja isolada. Ficando na textura desejada, ir pondo um pouco de óleo com o liquidificador ligado, mas é pouquinho mesmo; só para ficar mais amarelinha, já que a textura já vai estar ok.

Obs.: Pode-se por alho e também limão para incrementar a receita.

Page 2: Curso nutrição e culinária macrobiótica, vegetariana e vegana

Rocambole de Inhame

Massa:

700g de inhame cozido e amassado

2 colheres de gergelim

2 colheres de tempero verde

1 pitada de sal

2 colheres de farinha de trigo integral (bem cheias)

3 colheres de farinha de trigo branca (bem cheias)

½ colheres de alho frito

1 colher de polvinho doce ou amido de milho

Recheio:

Maionese de soja (a receita está logo a cima)

Cogumelo Shimeji refogado (alho frito, açúcar mascavo, cebola, shoyo)

Tempero Verde

Misturar todos os ingredientes que compõem a massa em uma cuba. Sovar um pouco (vai ficar uma massa bem pegajosa, molinha). Untar uma forma com óleo ou azeite de oliva para então moldar a massa na forma de modo que fique bem fininha (tipo massa de pizza só que no formato de um retângulo). Para isso, molhe suas mãos com um pouco de azeite de gergelim ou de oliva e ponha um pouquinho de polvinho ou amido para a massa não grudar em suas mãos. Por no forno pré-aquecido por aproximadamente 20 minutos na temperatura de 180°C.

Para o recheio: fazer maionese de soja e por na geladeira por alguns minutos só para endurecer. Logo em seguida, cortar um pouco de tempero verde (à gosto). Depois, refogar em uma panela quente a cebola, quando estiver dourada, acrescentar o cogumelo shimeji (já temperado com uma pitada de açúcar mascavo e alho frito). Adicionar shoyo à gosto.

Para montar o rocambole: uma camada de maionese de soja, por tempero verde por cima e por ultimo vai o cogumelo refogado.

Para enrolar o rocambole: deve-se tentar por um plástico por baixo para depois ir enrolando cuidadosamente, lembrando-se de tirar o plástico a cada dobra. Depois que já estiver todo enrolado, tirar o plástico restante e está pronto.

Page 3: Curso nutrição e culinária macrobiótica, vegetariana e vegana

Nuggets de Inhame

300g de inhame

3 colheres de milho verde cru (1 espiga)

3 colheres de tempero verde

1 punhado de cenoura ralada

1 colher de cebola picada

1 pitada de alho frito

2 colheres de farinha de trigo integral

2 colheres de farinha de trigo branca

1 pitada de sal

Gergelim e linhaça

Cozinhar o inhame até que fique bem molinho. Descascar e por em uma cuba. Amassar bem com um garfo. Ao amassar, adicionar os outros ingredientes (menos o gergelim e a linhaça) e misturar bem. Vai ficar de novo uma massa pegajosa e molinha. Fazer bolinhas dessa massa para depois passa-las em uma mistura de gergelim e linhaça, achatando-as com os dedos até que fiquem no formato de um nuggets ou bifinho. Quando estiverem cobertas de sementes, pode-se assar em uma forma com um pouco de azeite de oliva por 20 minutos na temperatura de 180°C virando no meio do tempo; ou “refogar” em um teflon com um fio de óleo.

Obs.: Pode-se incrementar o nuggets adicionando na mistura de gergelim com linhaça outras sementes como, por exemplo, semente de girassol.

Consomê de Mandioquinha

½ raiz de alho poro

½ folhas de alho poro

½ kg de mandioquinha (batata baroa)

1 caixinha de leite de coco (200ml)

Sal à gosto

Cozinhar mandioquinha e bater no liquidificador com um pouco de água. Cortar a raiz e as folhas do alho poro e refogar com um fio de óleo. Juntar o caldo de mandioquinha, acrescentar o leite de coco, sal. Adicionar água conforme queira a cremosidade. Deixar ferver e servir.

Page 4: Curso nutrição e culinária macrobiótica, vegetariana e vegana

Nabo à moda japonesa

Nabo

Shoyo

Alho frito

Açúcar mascavo

Tempero verde

Amido de milho

Descascar a quantidade de nabo desejada. Cortar em lâminas e depois em tiras na diagonal. Temperar com uma pitadinha de açúcar mascavo, alho frito e tempero verde. Refogar com um fio de óleo (de preferência em uma frigideira teflon). Molhar com um pouquinho de shoyo e, por fim, uma pitadinha de amido.

Molho de ameixa

250g de ameixa* sem caroço

4 colheres de cebola

1 colher de tempero verde

4 colheres de molho de tomate (opcional)

3 colheres de óleo

1 pitada de alho frito

Shoyo

Hidratar ameixa. Depois bater no liquidificador com a mesma água que foi hidratada até que se desmanche por completo. Reservar. Em uma panela quente, adicionar o óleo. Quando estiver quente, adicionar as cebolas. Refogar até que dourem. Em seguida juntar a ameixa líquida, o alho frito, o tempero verde e o shoyo para salgar ou quebrar o doce.