contabilidade pública pv

3
CONTABILIDADE PÚBLICA 1 a Questão (Ref.: 201402151119) Pontos: 0,5 / 0,5 Tendo em vista as disposições da legislação brasileira e as normas de contabilidade expedidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, assinale a opção verdadeira a respeito do campo de aplicação dessa disciplina no setor público: As entidades cuja maior parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pública. As entidades cuja alguma parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pública. Embora não sejam entidades públicas na sua essência, as entidades filantrópicas são alcançadas por regras de contabilidade pública quando desempenham papel típico do Estado. As regras de contabilidade a que estão submetidos os órgãos da administração indireta autárquica não alcançam aquelas operações típicas do setor privado. Estão obrigados a aplicar as regras de contabilidade pública os órgãos e entidades que integram o orçamento fiscal e da seguridade social, incluídas aí as empresas estatais dependentes. 2 a Questão (Ref.: 201402128739) Pontos: 0,5 / 0,5 O recurso proveniente da conversão, em espécie, de bens que compõem o patrimônio do ente governamental é considerado uma receita patrimonial. umamera entrada de caixa que não transita pelas receitas orçamentárias. uma receita extraorçamentária. uma receita de capital. uma receita de transferência.

Upload: felipe-moreira

Post on 17-Jan-2016

5 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

contabilidade publica

TRANSCRIPT

Page 1: Contabilidade Pública Pv

CONTABILIDADE PÚBLICA

1a Questão (Ref.: 201402151119) Pontos: 0,5  / 0,5

Tendo em vista as disposições da legislação brasileira e as normas de contabilidade expedidas pela Secretaria do Tesouro Nacional, assinale a opção verdadeira a respeito do campo de aplicação dessa disciplina no setor público:

As entidades cuja maior parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pública.

As entidades cuja alguma parte do capital votante pertence ao Estado estão obrigadas a aplicar as regras de contabilidade pública.

Embora não sejam entidades públicas na sua essência, as entidades filantrópicas são alcançadas por regras de contabilidade pública quando desempenham papel típico do Estado.

As regras de contabilidade a que estão submetidos os órgãos da administração indireta autárquica não alcançam aquelas operações típicas do setor privado.

Estão obrigados a aplicar as regras de contabilidade pública os órgãos e entidades que integram o orçamento fiscal e da seguridade social, incluídas aí as empresas estatais dependentes.

  2a Questão (Ref.: 201402128739) Pontos: 0,5  / 0,5

O recurso proveniente da conversão, em espécie, de bens que compõem o patrimônio do ente governamental é considerado

uma receita patrimonial.

umamera entrada de caixa que não transita pelas receitas orçamentárias.

uma receita extraorçamentária.

uma receita de capital.

uma receita de transferência.

  3a Questão (Ref.: 201402148435) Pontos: 0,5  / 0,5

Assinale a alternativa com o termo cuja definição é: consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, e tem a finalidade de apurar a origem e o objeto do que se tem que pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve, para extinguir a obrigação.

Extinção.

Pagamento.

Auditoria Pública e Pagamento.

Auditoria Pública.

Liquidação.

Page 2: Contabilidade Pública Pv

  4a Questão (Ref.: 201402242911) Pontos: 0,5  / 0,5

Os estágios da Receita conforme a Lei 4320/64 são:

Lançamento, arrecadação e recolhimento

Previsão, empenho e recolhimento

Empenho, previsão e arrecadação

Empenho, liquidação e recolhimento

Orçamento, previsão e recolhimento

  5a Questão (Ref.: 201402151185) Pontos: 0,5  / 0,5

No Brasil, conforme a aplicação do entendimento geral adotado com relação ao que preceitua o art. 35, inciso I e II da Lei Federal 4.320/64, o regime contábil adotado pelas Instituições Públicas é o:

Regime Misto.

Regime Monetário.

Regime de Caixa.

Regime de Competência.

Regime pelo Valor Original.

  6a Questão (Ref.: 201402148485) Pontos: 0,5  / 0,5

Sobre a escrituração das contas públicas, assinale a alternativa correta.

As receitas e as despesas previdenciárias serão apresentadas individualizadas em demonstrativos consolidados junto com as demais despesas do Orçamento Geral.

A disponibilidade de caixa constará de registro próprio de forma consolidada e por regime de competência.

As operações de crédito, as inscrições em restos a pagar e as demais formas de financiamento, ou assunção de compromissos junto a terceiros, deverão ser escrituradas de forma agregada, por não se considerar elemento da dívida pública.

A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

As demonstrações contábeis da empresa estatal dependente são apresentadas em conjunto com a da unidade orçamentária que a controla.

  7a Questão (Ref.: 201402151030) Pontos: 1,5  / 1,5

O Balanço Orçamentário, definido no art. 102 da Lei 4320/64, apresenta as receitas estimadas e as despesas fixadas no orçamento em confronto, respectivamente, com ___________________________ e com as ______________________________.

Page 3: Contabilidade Pública Pv

Resposta: receitas recolhidas e despesas realizadas.

Gabarito: as receitas arrecadadas e com as despesas realizadas.