catálogo direito 2006 - faculdades integradas campos · pdf fileprática...

44
FACULDADES INTEGRADAS "CAMPOS SALLES" GRADE CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO SÉRIE DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA Metodologia da Pesquisa Científica (modular) 40 Filosofia 72 Sociologia 72 Economia 144 Ciência Política e Teoria do Estado 144 Introdução ao Direito 144 PRIMEIRA SÉRIE Direito Civil – Parte Geral 144 Ética (modular) 40 Teoria Geral do Processo 72 Direito do Trabalho e Seguridade Social I 72 Direito Internacional 144 Direito Constitucional 144 Direito Civil – Obrigações e Responsabilidade Civil 144 SEGUNDA SÉRIE Direito Penal – Parte Geral 144 Negociação e Mediação (modular) 40 Direito Civil – Reais I 72 Direito do Trabalho e Seguridade Social II 72 Direito Administrativo 144 Direito Civil – Contratos e Responsabilidade Civil 144 Direito Penal – Parte Especial 144 Direito Processual Civil I 144 TERCEIRA SÉRIE Visitas Orientadas 80 Projeto de Monografia (modular) 40 Direito Civil – Reais II 72 Direito Processual do Trabalho 72 Direito Civil – Família, Criança e Adolescente, Sucessões 144 Direito das Relações de Comércio e de Consumo I 144 Direito Processual Civil II 144 Direito Processual Penal 144 QUARTA SÉRIE Prática Jurídica I 160 Arbitragem (modular) 40 Direito Bancário e do Mercado Financeiro e de Capitais 72 Direito da Propriedade Intelectual e da Informática 72 Direito Econômico 72 Orientação de Monografia 72 Direito das Relações de Comércio e de Consumo II 144 Direito Tributário 144 Optativa I 72 Optativa II 72 QUINTA SÉRIE Prática Jurídica II 160

Upload: duongtu

Post on 05-Mar-2018

216 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

FACULDADES INTEGRADAS "CAMPOS SALLES"

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE DIREITO

SÉRIE DISCIPLINAS CARGA

HORÁRIA

Metodologia da Pesquisa Científica (modular) 40 Filosofia 72 Sociologia 72 Economia 144 Ciência Política e Teoria do Estado 144 Introdução ao Direito 144 P

RIM

EIR

A

RI

E

Direito Civil – Parte Geral 144

Ética (modular) 40 Teoria Geral do Processo 72 Direito do Trabalho e Seguridade Social I 72 Direito Internacional 144 Direito Constitucional 144 Direito Civil – Obrigações e Responsabilidade Civil 144 S

EG

UN

DA

S

ÉR

IE

Direito Penal – Parte Geral 144

Negociação e Mediação (modular) 40 Direito Civil – Reais I 72 Direito do Trabalho e Seguridade Social II 72 Direito Administrativo 144 Direito Civil – Contratos e Responsabilidade Civil 144 Direito Penal – Parte Especial 144 Direito Processual Civil I 144

TE

RC

EIR

A

RI

E

Visitas Orientadas 80

Projeto de Monografia (modular) 40 Direito Civil – Reais II 72 Direito Processual do Trabalho 72 Direito Civil – Família, Criança e Adolescente, Sucessões 144 Direito das Relações de Comércio e de Consumo I 144 Direito Processual Civil II 144 Direito Processual Penal 144

QU

AR

TA

S

ÉR

IE

Prática Jurídica I 160

Arbitragem (modular) 40 Direito Bancário e do Mercado Financeiro e de Capitais 72 Direito da Propriedade Intelectual e da Informática 72 Direito Econômico 72 Orientação de Monografia 72 Direito das Relações de Comércio e de Consumo II 144 Direito Tributário 144 Optativa I 72 Optativa II 72

QU

INT

A

RI

E

Prática Jurídica II 160

Área de Conhecimento:

Ciências Sociais Aplicadas

Autorização de funcionamento:

Portaria Ministerial 3686, de 09-12-2003 – D.O.U.: 10-12-2003

Regime letivo:

Anual

Turnos:

matutino e noturno

Vagas:

100 matutinas e 100 noturnas

Duração regular:

5 anos

Dias letivos:

200

Reajustes previstos para mensalidades e encargos:

de acordo com planilhas de custo

ou com indicadores econômicos oficiais

DIRETOR GERAL

Prof. Eduardo Césere Baságlia

I. DO PERFIL PROFISSIONAL

O perfil profissional desejado repousa em uma sólida formação geral e humanista, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídico-sociais.

O delineado acima alia-se à postura reflexiva e visão crítica que fomente competências para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania.

II. OBJETIVOS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A. Objetivos Gerais

O objetivo básico proposto é o de propiciar aos futuros Bacharéis em Direito, formação duplamente diferenciada, nos níveis político e jurídico, e que seja, enquanto postura intelectual, crítica e interdisciplinar.

Nesse sentido, a proposta central é formar cidadãos conscientes e eticamente sensibilizados para a aplicação do Direito como instrumento de justiça e de transformação positiva da sociedade.

B. Objetivos Específicos

Tendo por base os objetivos gerais enunciados, os específicos deverão possibilitar ao aluno oportunidades para:

realçar a formação humanista – formar e não apenas informar o aluno – preparo para atuarem na advocacia empresarial – permitir a compreensão, sob a ótica jurídica, do universo dos problemas econômicos – exercer atividades de mediação e negociação, aprimorar o raciocínio jurídico – implementar pesquisa – atuar nas principais subáreas do direito material e do processual – aplicar as teorias e práticas forenses e não forenses – contínua atualização jurídico-profissional – interagir com a comunidade.

C. Estimulação e desenvolvimento de habilidades e competências que se buscará desenvolver no estudante:

1. Inicialmente, o curso de Direito visa desenvolver no corpo discente as habilidades definidas como imprescindíveis, e que são:

leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos – interpretação e aplicação do Direito – pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e outras fontes do Direito – correta utilização da linguagem – utilização do raciocínio jurídico – julgamento e tomada de decisões – domínio de tecnologias e métodos para compreensão e aplicação do Direito.

2. Ao lado do exposto, visa também desenvolver, no aluno, as habilidades seguintes:

produção criativa do Direito – compreensão interdisciplinar – equacionamento de problemas em harmonia com as exigências sociais – percepção do fenômeno jurídico em suas formas de expressão cultural.

3. A essa busca agregar outras, consideradas indispensáveis para o exercício das funções jurídicas no século XXI, tais como:

capacidade de análise contextualizada do fenômeno jurídico – capacidade de dialogar, negociar, conciliar e mediar em grupo – capacidade de utilização das novas tecnologias no exercício da profissão.’

III. CAMPOS DE ATUAÇÃO

O setor público e as empresas privadas oferecem boas oportunidades para o advogado. Pode atuar como assessor ou consultor, ingressar em carreiras por meio de concursos, podendo dirigir-se, inclusive, à diplomacia e à magistratura. Pode, ainda, representar o cliente e seus interesses em qualquer instância, juízo ou tribunal, atuando também em questões não judiciais.

IV. METODOLOGIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM

O curso adotará práticas pedagógicas que privilegiem o ensino em forma e ritmo compatíveis com a realidade econômica, social e cultural do aluno, e que lhe permitam acompanhar a evolução dos conhecimentos produzidos que mudam, na sociedade contemporânea, numa velocidade sem precedentes.

Para isso considera como questões relevantes que devem ser objeto de discussão constante: como incorporar os avanços tecnológicos na prática pedagógica? Como interagir com o setor econômico? Como assegurar a lbierdade de pensamento, intrínseco à natureza da educação superior?

V. RECURSOS DIDÁTICOS AUXILIARES

Biblioteca – auditórios – laboratórios de informática – retroprojetores – “softwares” educacionais, filmes, documentários; pesquisa pela Internet; apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão e dos Seminários de Debates e Produção do Conhecimento.

VI. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

A apuração do rendimento do aluno é feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência e o aproveitamento. A cada verificação de aproveitamento é atribuída uma nota, expressa em grau numérico de zero a dez.

Atendida, em qualquer caso, a freqüência mínima de setenta e cinco por centro às aulas e demais atividades escolares, é aprovado:

A. independente de prova final

o aluno que obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a sete, resultado da média aritmética das notas das provas, atividades e exercícios escolares realizados no ano letivo;

B. mediante prova final

o aluno cuja nota obtida nessa prova, somada à média do ano letivo (igual ou superior à nota quatro) seja equivalente, no mínimo, a dez.

É promovido à série seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas da série cursada, admitindo-se promoção com dependência em até duas disciplinas de série imediatamente anterior.

Curso de Direito - 1ª Série DISCIPLINA: DIREITO CIVIL – Parte Geral Carga horária: 144 EMENTA

Direito Civil: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais. O Código Civil de 2002. Sujeitos de direitos: personalidade jurídica. Pessoas naturais: estado e capacidade; incapacidades; emancipação; domicílio e residência; morte e ausência; registro civil de pessoas naturais. Direitos da personalidade. Pessoas jurídicas: natureza; classificação; limites da personalidade jurídica e desconsideração desta; registro civil de pessoas jurídicas. Objeto de direitos: os bens e suas classificações; o patrimônio geral e patrimônios especiais. Fatos jurídicos, atos jurídicos, atos ilícitos e negócios jurídicos: caracterização. O negócio jurídico e seus elementos constitutivos, essenciais e acidentais (condição, termo e modo). Invalidade e ineficácia do negócio jurídico: erro, dolo, coação, simulação, etc. Atos ilícitos e abuso de direito – Fatos justificados: estado de necessidade legítima defesa, etc. Extinção de direitos: prescrição; decadência; renúncia. Prova de atos e negócios jurídicos e registros públicos a eles relativos. PROGRAMA

1. Direito Civil: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais.

2. O Código Civil de 1916 . Código Civil de 2002: diretrizes fundamentais. 3. Sujeitos de direitos: personalidade jurídica. Pessoa natural. Início da personalidade. Teorias:

natalista, da personalidade condicional, concepcionista. 4. Tutela jurídica do nascituro: direitos pessoais e direitos patrimoniais.

O embrião pré-implantatório. Problemas e perspectivas da Bioética. 5. Pessoa natural: estado e capacidade; incapacidades. Emancipação. Domicílio e residência.

Morte e ausência. Registro civil de pessoas naturais. 6. Pessoas jurídicas: natureza, classificação, limites da personalidade jurídica e teoria da

desconsideração desta. Registro civil de pessoas jurídicas.

7. Direitos da personalidade. Parte geral: conceito, natureza, características, titulares, divisão fundamental.

8. Dos bens: Classificação. Patrimônio geral e patrimônios especiais. 9. Fatos jurídicos, atos jurídicos, atos ilícitos e negócios jurídicos: caracterização. Existência,

validade e eficácia do negócio jurídico. Representação. 10. Negócio jurídico e seus elementos constitutivos, essenciais e acidentais (condição, termo e

modo). 11. Dos defeitos do negócio jurídico.

Erro ou ignorância. Dolo. Coação. Estado de perigo. Lesão. Fraude contra credores. 12. Da invalidade do negócio jurídico: nulidade e anulabilidade. Da simulação. 13. Atos ilícitos . Abuso de direito . 14. Estado de necessidade. Legítima defesa . 15. Extinção de direitos: prescrição; decadência; renúncia. 16. Prova de atos e negócios jurídicos e registros públicos a eles relativos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DINIZ. Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. LOTUFO, Renan. Curso Avançado de Direito Civil. Parte Geral. Everaldo Cambier, coordenador. 2. ed. São Paulo: Revista dosTribunais, 2003. volume 1. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito civil. Parte Geral. Atualizado por Ana Cristina de Barros Monteiro França Pinto. São Paulo: Saraiva, 2003. volume 1. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AMARAL, Francisco. Direito Civil. Introdução. Rio de Janeiro : Renovar, 2003. AZEVEDO, Álvaro Villaça. Bem de família, com comentário da Lei 8009/90. São Paulo: Rev. Tribunais, 1996. AZEVEDO, Antonio Junqueira de. Negócio Jurídico. Existência, validade e eficácia. São Paulo: Saraiva, 2.000. BITTAR, Carlos Alberto. Direitos da Personalidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. _____. Teoria Geral do Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense. 1991. CAENEGEM, R. C. Uma introdução histórica ao direito privado. São Paulo: Martins Fontes, 2000. CHAGAS, Sílvio Donizete. Lições de Direito Civil Alternativo. São Paulo: Acadêmica, 1994. CHAVES, Antonio. Tratado de Direito Civil. Parte Geral. S. Paulo, Rev. Tribunais, 1985. CHINELATO E ALMEIDA, Silmara Juny de Abreu. Tutela civil do nascituro. São Paulo, Saraiva, 2000. _____. Do nome da mulher casada: Direito de família e direitos da personalidade. Rio de Janeiro: Forense, 2001. COELHO, Fábio Ulhoa. Desconsideração da Personalidade Jurídica. S. Paulo, Revista dos Tribunais, 1989. CORRÊA DE OLIVEIRA, José Lamartine. A dupla crise da pessoa jurídica. São Paulo, Saraiva, 1979. DE CUPIS , Adriano. Os Direitos da Personalidade. Lisboa: Morais, 1961. DINIZ. Maria Helena. Código Civil Anotado. São Paulo: Saraiva, 2000. _____. Lei de Introdução ao Código Civil brasileiro interpretada. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1997. FACHIN, Luiz Edson. Teoria crítica do direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. _____. Novo conceito de ato e negócio jurídico. Curitiba, Scientia e Labor, 1988. FACHIN, Luiz Edson (Coord.). Repensando fundamentos do direito civil brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. FRANÇA, Rubens Limongi. Manual de Direito Civil. Parte Geral. São Paulo: Rev. Tribunais, 1980. _____. Instituições de Direito Civil. São Paulo, Saraiva, 1993. GARCEZ NETO, Martinho. Temas atuais de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. GOMES, Orlando. Introdução ao Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2000. LEITE, Eduardo de Oliveira. Procriações artificiais e o direito. São Paulo, Rev. Tribunais, 1995. LORENZETTI, Ricardo Luis. Fundamentos de Direito Privado. São Paulo: Rev. Tribunais, 1998. LOTUFO, Renan. Código civil comentado. Parte Geral (arts. 1º a 232). São Paulo: Saraiva, 2003. volume 1. MIRANDA , Custódio Ubaldino da Piedade . Interpretação e Integração dos Negócios Jurídicos. São Paulo: Revista dos Tribunais. 1989. _____. Teoria Geral dos Negócios Jurídicos. São Paulo: Atlas. 1991. MOREIRA ALVES, José Carlos Moreira. A parte geral do Projeto de Código Civil brasileiro. 2. ed.. São Paulo: Saraiva, 2003. PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2003. PEREIRA, M.F. Pinto. Do Sujeito de Direito nas Fundações Privadas. São Paulo: Rev. Tribunais, 1936. RÁO, Vicente. Ato jurídico. São Paulo, Saraiva, 1961.

REALE, Miguel. O Projeto do novo Código Civil. 2. ed., São Paulo, Saraiva, 1999. PERLINGIERI, Pietro. Perfis do direito civil: introdução ao direito civil constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. Parte Geral. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. SAHM, Regina. O direito à imagem na dogmática civil contemporânea. Atlas, São Paulo, 2002. SALOMÃO FILHO, Calixto. A sociedade unipessoal. São Paulo: Malheiro,.1995. SERPA LOPES, Miguel Maria de. Curso de Direito Civil. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1996. TAVARES, J. F. O Código Civil e a nova Constituição. Rio de Janeiro: Forense, 1992. TEPEDINO, Gustavo. Temas de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. _____. (coordenador)A Parte Geral do novo Código Civil. Estudos na perspectiva civil-constitucional. Rio de Janeiro: Renovar, 2003. VIANA, Rui G. C., NERY, Rosa M. A. Temas atuais de direito civil na Constituição Federal. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2.000.

Curso de Direito – 1ª Série DISCIPLINA: FILOSOFIA Carga horária: 72 EMENTA

Especificidade da Filosofia e da Filosofia do Direito: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Evolução histórica e clássicos da Filosofia e da Filosofia do Direito: idealistas, materialistas e críticos. Principais correntes filosóficas contemporâneas. Tendências atuais em Filosofia do Direito. PROGRAMA

1.o Semestre: a filosofia do direito e a filosofia política no seu contexto histórico. 1. Especificidade da Filosofia e da Filosofia do Direito: origem, conceitos fundamentais,

problemas e temas relevantes. Evolução histórica e clássicos da filosofia e da filosofia do direito.

2. Origens da filosofia: mito e filosofia, a filosofia grega.: características do jusnaturalismo na Antigüidade. O modelo platônico da teoria das formas. Platão, teoria política e teoria da justiça.

3. A filosofia moral e o direito; ética e equidade em Aristóteles: a justiça como virtude; direito natural e direito positivo.

4. Direito e filosofia política: a invenção da política: a Grécia antiga e a polis; a questão do poder; o poder despótico; a finalidade da política.

5. Filosofia política e filosofia do direito na Idade Média: o jusnaturalismo em Santo Agostinho e Santo Tomás. O papel da revelação, a inexistência de hierarquia normativa e o direito político-teológico.

6. Razão e ciência no pensamento da filosofia moderna: o ideal científico e a ideologia do cientificismo; razão instrumental. Filosofia do direito e ciência jurídica. Razão: conceito e significados da palavra; o problema do conhecimento; realismo e idealismo; empirismo e inatismo.

7. Maquiavel e a lógica da força: virtù e fortuna; a origem do Estado; o Estado moderno; Thomas Hobbes e a questão da soberania; o poder teológico político: a crítica de Spinoza; John Locke e o liberalismo; o contratualismo: Jean-Jacques Rousseau e a questão da igualdade; Montesquieu e a tripartição dos poderes.

8. Criticismo kantiano. A Ética e o direito: senso moral e consciência moral; juízo de fato e juízo de valor;. Kant e o imperativo categórico.

9. Razão e história; Hegel e a dialética; a escola histórica de Savigny; a escola da exegese; positivismo e Estado liberal;

10. Utilitarismo de John Stuart Mill, o cálculo dos interesses e o indivíduo egoísta e auto-interessado. O direito como administração de interesses. O princípio da maximização do bem-estar e o problema das minorias.

11. Karl Marx e a crítica do direito burguês: materialismo histórico; direito e luta de classes; direito e ideologia.

2.o Semestre: tendências contemporâneas da filosofia do direito 1. Positivismo jurídico; Hans Kelsen e a teoria pura do direito; o direito como ordem coativa; o

problema da norma jurídica: a norma jurídica como comando; a teoria do ordenamento jurídico; a questão da interpretação do direito: hermenêutica jurídica.

2. Realismo jurídico de Alf Ross: norma como comportamento. Eficácia e efetividade do sistema normativo.

3. Positivismo de Hart; norma e regra; o conceito de norma de reconhecimento. 4. A crítica ao positivismo (1): Dworkin e a teoria dos princípios fundamentais.

5. A crítica ao positivismo (2): a escola da Nova Retórica. Direito e linguagem: lógica jurídica e teoria da argumentação.

6. A filosofia do direito e o problema da justiça; a justiça segundo as teorias do direito natural e o positivismo; Justiça como equidade; Justiça no sentido formal e no sentido material. Teorias da justiça distributiva, Rawls, libertários e comunitaristas. A análise econômica do direito de Posner.

7. A questão da democracia; direito e poder econômico; teorias críticas do direito. Michel Foucault e o poder disciplinar: direito e normalização.

8. Direito e legitimidade: a questão da obediência; os fundamentos políticos e jurídicos da obediência; direito e revolução; a desobediência civil nas sociedades democráticas; crise da razão e razão comunicativa; direito e legitimidade na perspectiva da teoria da ação comunicativa: Jurgen Habermas. Direitos humanos e teoria dos princípios jurídicos: R. Alexy.

9. A filosofia do direito no Brasil: a teoria tridimensional do direito de Miguel Reale; a pragmática jurídica de Tércio Sampaio Ferraz; José Eduardo Faria e a sociologia crítica do direito.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BITTAR, Eduardo C. B. & ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2001. BOBBIO, Norberto, O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Icone, 1995. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1999. REALE, Miguel. Filosofia do Direito. São Paulo: Saraiva, 1999. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ADEODATO, João Maurício. Filosofia do Direito: uma crítica à verdade na ética e na ciência. São Paulo: Saraiva, 1996. ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência. São Paulo: Brasiliense, 2000. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2000. ARNAUD, André-Jean. O Direito traído pela Filosofia. Porto Alegre: Fabris, 1991. BITTAR, Eduardo C. B. & ALMEIDA, Guilherme Assis de. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2001. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. ______. Teoria do ordenamento jurídico. São Paulo : Pólis; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1989. ______. Teoria da norma jurídica. Bauru, Edipro, 2001. CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da Filosofia: Dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Brasiliense, 1994. CIRNE-LIMA, Carlos; ALMEIDA (Orgs.). Nós e o absoluto. São Paulo: Loyola, 2001. COPI, Irving M. Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1978. CRETELLA JÚNIOR, José. Novíssima história da filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989. ______. Curso de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Forense, 1999. DEL VECCHIO, Giorgio. Lições de filosofia do direito. Coimbra: Armênio Amado, 1979. DUROZOI, Gerard e ROUSSEL, André. Dicionário de filosofia. Campinas : Papirus, 1999. DWORKIN, Ronald. El império de la justicia. Barcelona: Gedisa, 1992.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995. GUERRA FILHO, Willis Santiago. Autopoiese do direito na sociedade pós-moderna. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1997. HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. 2v. HART, Herbert L. A. O conceito de Direito. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994. HEGEL, G. W. F. Princípios da filosofia do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1997. HÖFFE, Otfried. Justiça política: fundamentação de uma filosofia crítica do Direito e do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2001. JAIME, Jorge. História da Filosofia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997. KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ______. Teoria geral das normas. Porto Alegre: Fabris, 1986. RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ROSS, Alf. Sobre el derecho y la justicia. Buenos Aires: Ed. Un. de Buenos Aires, 1977. MOREIRA, Luiz. Fundamentação do Direito em Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 1999. PRADO JÚNIOR, Caio. O que é Filosofia. São Paulo: Brasiliense, 1998. SAUTET, Marc. Um café para Sócrates. Como a filosofia pode ajudar a compreender o mundo de hoje. Rio de Janeiro: José Olympio. 1997. WARAT, L. Alberto; PÊPE, Albano M. B. Filosofia do Direito: uma introdução crítica. São Paulo: Moderna, 1996.

Curso de Direito - 1ª Série DISCIPLINA: SOCIOLOGIA Carga horária: 72 EMENTA

Especificidade da Sociologia: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Clássicos do pensamento sociológico. Principais correntes sociológicas contemporâneas. Os clássicos da sociologia (Durkheim, Weber, e Marx). A Escola de Frankfurt. A teoria sistêmica no direito. Tendências atuais em Sociologia do Direito. PROGRAMA

1. A sociologia pré-científica; a questão do conhecimento; ciência e senso comum; as origens da sociologia: temas e problemas relevantes;

2. A sociologia e a sociedade moderna: razão, progresso, utopia e revolução; o problema da ordem social.

3. Os clássicos da sociologia: Augusto Comte e o positivismo científico; 4. Emile Durkheim . Fato social, consciência coletiva, solidariedade mecânica e solidariedade

orgânica, divisão do trabalho social. 5. Karl Marx. O trabalho, mais-valia, relações de produção e forças produtivas, as lutas de

classes, infraestrutura e superestrutura, o Estado e o direito segundo Marx, ideologia, alienação.

6. Max Weber e a sociologia compreensiva; tipos ideais, ação social; poder e dominação: os tipos puros de dominação legítima. O Estado e o monopólio da violência legítima; a ética protestante e o espírito do capitalismo.

7. A sociologia no Brasil. Origens e desenvolvimento. Classes sociais e desigualdade no Brasil. Raça e preconceito.

8. As origens da sociologia Jurídica: Eugen Erlich e o direito vivo; Karl Renner e as transformações no direito privado moderno; as funções do direito; conceito de função; funções latentes e funções manifestas.

9. Controle social. Direito e violência. As origens da violência. Violência e desigualdade social. Sistema carcerário; segurança privada.

10. Direito e conflito social. Processos sociais. A origem dos conflitos sociais. Os tipos de conflitos na sociedade contemporânea. Os tribunais e a solução dos conflitos. A função política da magistratura. Judicialização dos conflitos políticos e das relações sociais. Acesso à justiça. Os tribunais e o desenvolvimento econômico.

11. Direito e mudança social. Direito e Revolução. A crise do Estado liberal: Estado providência, Estado desenvolvimentista e o direito como instrumento de transformação social. A crise da representação política e os problemas de legitimação. Direito e democracia.

12. Os movimentos sociais. Relações entre movimentos sociais e o direito. Os novos movimentos sociais e a sociedade pós-materialista.

13. Direito e globalização econômica. Globalização e localização. A crise do Estado-Nação; publicização do direito privado. Pós-modernismo e pós-fordismo.

14. A escola de Frankfurt. Razão instrumental; indústria cultural; teoria da ação comunicativa e a moralidade do direito nas sociedades complexas.

15. Teorias pós-modernas do direito: A teoria dos sistemas: o direito como sistema autopoiético em Niklas Luhmman; Direito reflexivo; Pluralismo Jurídico.

16. A crise do ensino jurídico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

COSTA, Cristina. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1999. FARIA, José Eduardo & CAMPILONGO, Celso. A Sociologia jurídica no Brasil. Porto Alegre: Fabris, 1991. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 1999. SABADELL, Ana Lucia. Manual de Sociologia Jurídica. São Paulo: Rev. Tribunais, 2000. SOUTO, Cláudio & SOUTO, Solange. Sociologia do Direito. Porto Alegre: Fabris, 1997. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ARAÚJO, Rosalina Correa. O Estado e o Poder Judiciário no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2001. ARGÜELLO, Katie. O Ícaro da Modernidade. Direito e Política em Max Weber. São Paulo: Acadêmica, l997. ARON, Raymond. Etapas do Pensamento Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1982. ARRUDA JR., Edmundo Lima de. Introdução à Sociologia Jurídica Alternativa. São Paulo: Acadêmica, 1993. ______. Direito e século XXI. Conflito e ordem na onda neoliberal pós-moderna. Rio de Janeiro: Luam, l998. ______. Direito moderno e mudança social: ensaios de sociologia jurídica. Belo Horizonte: Del Rey, l997. ______. Direito, marxismo e liberalismo: ensaios para uma sociologia ... . Florianópolis: CESUSC, 2001. ARRUDA JR., Edmundo L. de (Org.). Max Weber: Direito e Modernidade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1996. BERGER, P. e Luckmann, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1978. BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Rio de Janeiro: Vozes, 1983. BOTTOMORE, Tom e NISBET, Robert. História da Análise Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. CASTRO, Celso Pinheiro de. Sociologia do Direito. São Paulo: Atlas, 1999. CARDOSO, Fernando H.; IANNI, Octavio. Homem e Sociedade. São Paulo: Nacional, 1980. CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Sociologia Jurídica (Você Conhece?). Rio de Janeiro: Forense, 2000. CHINOY, Ely. Sociedade. Uma Introdução `a Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1980. DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1988. EHRLICH, Eugen. Fundamentos da Sociologia do Direito. Brasília: UnB, 1986. FARIA, José Eduardo. Sociologia Jurídica: crise do direito e da práxis política. Rio de Janeiro: Forense, 1984. FORACCHI, Marialice. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos, 1984. GRAU, Eros Roberto. O direito posto e o direito pressuposto. São Paulo: Malheiros, 2000. GURVITCH, Georges. Tratado de Sociologia. Lisboa: Martins Fontes, 1981. JUNQUEIRA, Eliane. A Sociologia do Direito no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 1993. KOERNER, Andrei. Judiciário e Cidadania. São Paulo: Hucitec, 1998. LOCHE, Adriana et al. Sociologia Jurídica. Estudos de .... Porto Alegre: Síntese, 1999. LOPES, José Reinaldo de L. Direito e transformação social. Belo Horizonte: Nova Alvorada, 1997. LUHMANN, Niklas. Sociologia do direito. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 1983. 2 v. MACHADO NETO, A. L. Sociologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 1987. MARTINS, E. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994. MARX, Karl. O 18 Brumário de Luis Napoleão. Várias editoras. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Várias editoras. MORAIS, José Luís Bolzan de. A idéia de direito social. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1997. PANDOLFI, Dulce (org.). Cidadania, justiça e violência. São Paulo: FGV, 1999.

RIBEIRO, Hélcio. Justiça e democracia: judicialização da política e controle externo da magistratura, Porto Alegre, Síntese, 2001. ROSA, Felippe Augusto Miranda. Sociologia do Direito. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. SALDANHA, Nelson. Sociologia do Direito. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. SANTOS, Boaventura de Sousa. O discurso e o poder: ensaio sobre a sociologia .... Porto Alegre: Fabris, 1988. ______. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1999. SOUTO, Claúdio & FALCÃO, Joaquim (Orgs.). Sociologia e direito. São Paulo: Pioneira, 1999. SCURO NETO, Pedro. Manual de Sociologia Geral e Jurídica. São Paulo: Saraiva, 1999. UNGER, Roberto Mangabeira. O Direito na sociedade moderna. Rio de Janeiro: Civi. Brasileira, 1979. VIANNA, L. Werneck et alli. A judicialização da política e das relações sociais. Rio de Janeiro: Revan, 1999. WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1980. WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo jurídico. São Paulo: Alfa-Omega, 1997. WRIGHT MILLS, C. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

Curso de Direito - 1ª Série DISCIPLINA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO Carga horária: 144 EMENTA

Especificidade da Política: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes; Ciência Política e Teoria do Estado; evolução histórica e clássicos do pensamento político: Grécia, Roma, Idade Média e Modernidade; principais correntes do pensamento político contemporâneo; origem e evolução do Estado; Estado Moderno; Estado Contemporâneo; função social do Estado Contemporâneo; elementos do Estado; formas de governo: monarquia e república; formas de Estado e federalismo; sistemas de governo: parlamentarismo e presidencialismo; regimes de governo e democracia; declarações de direitos; separação de poderes e funções do Estado. PROGRAMA

UNIDADE I - TEORIA GERAL DO ESTADO 1. Posição da Teoria Geral do Estado: de Jellinek a Kelsen. Ciência Política e Direito: as

instituições públicas e o constitucionalismo; a visão jurídica do Estado; as prerrogativas estatais; a personalidade jurídica do Estado.

2. Política: o domínio da coexistência humana; o público e o privado: Estado e Sociedade; o conceito de sistema político; “demos”: o problema da inclusão.

3. Estado: natureza e elementos constitutivos: território, povo e instituições; soberania, imperium e dominum.

4. Estado e Pensamento Político: Maquiavel e a separação entre moral e política; o contratualismo: Hobbes, Locke e Rousseau; o materialismo histórico: as lutas de classe e o Estado burguês, de Marx a Lênin; o anarquismo e a ausência de Estado: a idéia da auto-gestão.

UNIDADE II - O ESTADO NA HISTÓRIA 1. Estado europeu: gênese e trajetória de uma forma de organização do poder. 2. As Monarquias Absolutistas: a unificação do poder e o conceito de soberania; a razão de

Estado; burocracia, exército nacional e despotismo esclarecido. 3. As revoluções liberais: Constituição e constitucionalismo: a limitação dos poderes do

Estado; o princípio da separação de poderes; o federalismo. 4. Estado de Direito: legalidade e o governo das leis: “rule of law”, rechstaat, império da lei. 5. Cidadania: o indivíduo em face do Estado: a evolução dos direitos civis, políticos e sociais. 6. Direitos Humanos: a proteção contra o arbítrio estatal; o evolver histórico dos direitos

humanos: do jusnaturalismo à positivação dos direitos; os grandes documentos históricos dos Direitos Humanos.

7. Estado Democrático: legitimidade e soberania popular; o governo pelo consentimento; a centralidade das eleições.

UNIDADE III - ESTADO E IDEOLOGIAS POLÍTICAS 1. Ideologias e Estado: variações. Estado Liberal e o laissez-faire: indivíduo, mercado e

constitucionalismo. 2. Socialismo: a Ordem construída pelo Estado; a busca da igualdade social e da racionalidade

na economia;

3. Estado Social: a socialdemocracia e o compromisso keynesiano; a conciliação do capitalismo

com a democracia. 4. Neoliberalismo: a busca do Estado mínimo; o ataque aos direitos sociais; o novo

constitucionalismo econômico: a busca das “regras do jogo”.

UNIDADE IV - GOVERNO REPRESENTATIVO E INSTITUIÇÕES POLÍTICAS 1. Democracias: o modelo grego e o governo representativo moderno. 2. Voto e “demos”: eleições e seleção dos governantes. 3. Sistemas Eleitorais: os princípios majoritário e proporcional: características, vantagens e

desvantagens. 4. Partidos Políticos: a representação de interesses; a função governativa; a organização

interna das agremiações: os dirigentes e os quadros partidarios. 5. Sistemas Partidários: a competição política; a lei de Duverger; determinantes e tipologias

dos sistemas de partidos. 6. Processo Governativo: Executivo, Legislativo e produção de leis. 7. Sistemas de Governo (I): o Parlamentarismo; fusão de poderes e a dinâmica das coalizões. 8. Sistemas de Governo (II): o Presidencialismo: separação de poderes e os conflitos

institucionais. 9. Regimes Políticos: a tipologia de Aristóteles: as modernas classificações; poliarquias e as

“democracias realmente existentes”. 10. Estado e Instituições Políticas: Quadro Comparativo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo: Malheiros, 1999. BASTOS, Celso. Curso de Teoria do Estado e Ciência Política. São Paulo: Saraiva, 1999. DALLARI, Dalmo. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDERSON, Perry. Linhagens do Estado Absolutista. São Paulo: Brasiliense, 1989. BOBBIO, Norberto (org.) Dicionário da Política. Brasília: UnB, 1999. ______. Teoria Geral da Política. São Paulo: Paz e Terra, 2000. ______. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992. ______. O Positivismo Jurídico. São Paulo: Ícone, 1995. CHATELET, F. DUHAMEL, O. e PISIER-KOUCHNER, E. História das Idéias Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. COMPARATO, Fábio. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2001. ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: Formação do Estado e Civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. FAORO, Raymundo. Os donos do poder. A formação do patronato político brasileiro. Porto Alegre: Globo, 2002. MIRANDA, Jorge. Teoria do Estado e da Constituição. Rio de Janeiro: Forense, 2002. POGGI, Gianfranco. O Estado Moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ROCHA, Antônio Sérgio. Sistema político brasileiro. Estrutura representativa e processo governativo. São Paulo: Plêiade, 2003. SARTORI, Giovanni. A Teoria da Democracia Revisitada. São Paulo: Ática, 1994, 2 vol. SOARES, Mario Lucio Quintão. Teoria do Estado: o substrato clássico e os novos paradigmas como pré-compreensão para o Direito Constitucional. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. VILANI, Maria Cristina. Origens Medievais da Democracia Moderna. Belo Horizonte: Inédita, 2000. WEFFORT, Francisco. Os Clássicos da Política. São Paulo: Ática, 2000. 2 vol.

Curso de Direito - 1ª Série DISCIPLINA: ECONOMIA Carga horária: 144 EMENTA

Conceito de economia. Evolução da Ciência Econômica. Principais conceitos da Economia. Sua Correlação com as demais Ciências. Microeconomia. Mercados e preços. Teoria da Demanda. Oferta. Equilíbrio de Mercado. Estruturas de Mercado. Teoria da Produção e dos Custos. Eficiências. Macroeconomia. Fundamentos da análise macroeconômica. Problemas macroeconômicos. Principais agregados; Política Monetária; Juros e Formação Bruta de Capital; Balanço de Pagamentos e Inflação e Conjuntura Econômica. PROGRAMA

1. Definindo a Ciência Econômica - Economia enquanto ciência: seu campo de estudo; 2. Conceitos fundamentais (Sist. de Atividade econômica, necessidade, utilidade, fatores de

produção); 3. Problemática da economia; 4. A Autonomia e Inter-relação das Ciências Econômicas com as demais ciências; 5. Os Aspectos da evolução da Ciência Econômica;

Teoria Microeconômica 1. A Teoria da Demanda;

§ Lei Geral da Demanda; § Variáveis que afetam a Demanda; § Produtos Complementares e Substitutos; § Elasticidade da Demanda: seu conceito e principais tipos;

2. Aplicações da Análise Microeconômica; 3. A Teoria da Oferta;

§ Lei Geral da Oferta § Variáveis que afetam a Oferta; § Elasticidade da Oferta;

4. Equilíbrio de Mercado: seu conceito, cálculo e aplicabilidade; § Equilíbrio sem e com intervenção do Estado;

5. Teoria da Produção e dos Custos; § Conceitos básicos e função da produção; § Fatores Fixos e Variáveis de Produção;

6. O Curto e Longo Prazo: sua correlação com os fatores fixos e variáveis; 7. Produtividade Média e Marginal; 8. Lei dos Rendimentos Decrescentes; 9. Custos de Produção;

§ Custos Médios e Marginais de Produção; § A visão econômica e contábil dos Custos de Produção

10. Receita das Firmas § Receitas Totais, Médias e Marginais;

11. Relação entre os Custos e Receitas da Produção; 12. Maximização dos Lucros; 13. Estruturas de Mercado (Monopólio, Oligopólio e Concorrência Perfeita).

Teoria Macroeconômica 1. Objeto da Macroeconomia; 2. Metas da Política macroeconômica; 3. Principais Agregados Econômicos (Renda e PIB, PNB e PNL); 4. Formação Bruta de Capital: Poupança, Juros e Investimento; 5. Política Monetária;

§ Oferta e demanda de Moeda; 6. Balanço de Pagamentos 7. Inflação

BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

NUSDEO, F., Curso de Economia: Introdução ao Direito Econômico, São Paulo: Rev. Dos Tribunais, 1997. SINGER, P., Curso de introdução a Economia política, São Paulo, Forense Universitária, 1991. VASCONCELOS, M. A. S. de – Economia, Macro e Micro, São Paulo: Atlas, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

EQUIPE DE PROFESSORES DA USP – Manual de Economia, São Paulo: Atlas, 2002. VARIAN, H. R. – Microeconomia, Princípios Básicos, São Paulo: Campus, 2001. Dicionário de Economia, São Paulo: Abril Cultural, 1985. LEFTWICH, Richard H. – O Sistema de Preços e a Alocação de Recursos, Capítulos I, II e III. Ed. Pioneira DILLARD, D., A Teoria Econômica de John Maynard Keynes, Capítulos II e III. Ed. Pioneira.

Curso de Direito - 1ª Série DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO Carga horária: 144

EMENTA

Direito, Sociedade e Estado. Natureza e Cultura. Ciências afins ao Direito. Noção de Direito: origem do Direito. Definição e elementos. Categorias jurídicas. Lei e norma jurídica. Direito e moral. Direito, eqüidade e justiça. Fontes do Direito: estatais e não estatais. Direito objetivo e direito subjetivo. Direito positivo e direito natural. Relações jurídicas: sujeitos do Direito. Enciclopédia jurídica: direito público e privado. Fundamentos do Direito: principais doutrinas idealistas, materialistas e críticas. Principais escolas hermenêuticas. Especificidades e conceito da hermenêutica jurídica. Interpretação do Direito. Integração do Direito. Antinomias jurídicas.

PROGRAMA

1. Direito, Sociedade e Estado. 2. Noção de Direito: origem do Direito. Definição e elementos . Direito e Cultura . Direito e

Linguagem. A Ordem e a Desordem. 3. Ciência Jurídica . conhecimento científico . fundamentação filosófica . classificação das

ciências. O caráter problemático do tema . O Direito e as ciências afins. 4. Conceitos Jurídicos Fundamentais. 5. Categorias jurídicas. 6. Direito e moral. 7. Direito, eqüidade e justiça. 8. Fontes do Direito: estatais e não estatais. 9. Direito objetivo e direito subjetivo. A permissão jurídica . faculdades humanas e o Direito.

Os deveres correlatos. O direito-função. 10. Direito positivo e direito natural. 11. Relações jurídicas: sujeitos do Direito. 12. Direito público e privado. Os Ramos Cardeais do Direito Público. Os Ramos Cardeais do

Direito Privado. 13. A estrutura tridimensional do Direito. 14. Sanção e Coação – a organização da sanção e o papel do Estado. 15. Classificação das Leis : quanto à imperatividade . quanto ao autorizamento. 16. Lei e norma jurídica. Norma: Normalidade e Anormalidade. As anormalidades no mundo

físico e no mundo ético. Norma e Ordenação Normativa. Norma e Mandamento. Norma Autorizante. Lei: Definições de Lei. Etimologia da palavra Lei. Leis Éticas. Leis Físicas .

17. Análise formal da Lei. Lei Complementar 95/98. 18. Lei de Introdução ao Código Civil. 19. Validade das Leis. 20. Vigência das Leis. 21. Eficácia das Leis. 22. Legitimidade das Leis. 23. Aplicação do Direito. 24. Fundamentos do Direito: principais doutrinas idealistas, materialistas e críticas. 25. Direito como disciplina da convivência. 26. Fato Jurídico. A Licitude e a Ilicitude.

27. Principais escolas hermenêuticas. Especificidades e conceito da hermenêutica jurídica.

Interpretação do Direito. Integração do Direito. Antinomias jurídicas. 28. Integração e Aplicação do Direito. 29. Os Princípios Gerais do Direito. 30. Planos e Âmbitos do Conhecimento Jurídico. 31. Análise dos Sistemas Jurídicos : Consuetudinário . Romano-Germânico . Islâmico BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. São Paulo: Saraiva: 1999. MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2000. REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. São Paulo: Saraiva, 1999. TELLES JR., Goffredo. Iniciação na ciência do Direito. São Paulo: Saraiva, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AZEVEDO, Plauto F. de. Crítica à dogmática e hermenêutica jurídica. Porto Alegre: Fabris, 1999. ------. de. Aplicação do Direito e contexto social. São Paulo: Rev. Tribunais, 1996. BOBBIO, Norberto. Teoria do ordenamento jurídico. São Paulo: Polis; Brasília: UnB, 1999. DINIZ, Maria Helena. Conflito de normas. São Paulo: Saraiva, 1998. ------. As lacunas do Direito. São Paulo: Saraiva, 1999. FALCÃO, Raimundo Bezerra. Hermenêutica. São Paulo: Malheiros, 1997. FREITAS, Juarez. A interpretação sistemática do Direito. São Paulo: Malheiros, 1998. SALDANHA, Nelson. Ordem e hermenêutica. Rio de Janeiro: Renovar, 1992. SOUZA, Luiz Sérgio Fernandes de. O papel da ideologia no preenchimento das lacunas do Direito. São Paulo: Rev. Tribunais, 1993. STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. Porto Alegre: Liv. Advogado, 2001. WARAT, Luis Alberto. Introdução geral ao Direito I. Interpretação da lei: temas para uma reformulação. Porto Alegre: Fabris, 1995. COELHO, Luiz Fernando. Saudade do futuro: transmodernidade, direito, utopia. Florianópolis: Fund. Boiteux, 2001. FAGÚNDEZ, Paulo Roney Ávila. Direito e holismo: introdução a uma visão jurídica de integridade. São Paulo: LTr, 2000. LOSANO, Mario G. Os grandes sistemas jurídicos. Lisboa: Presença, 1979. FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito. São Paulo: Atlas, 1994. FRANÇA, Rubens Limongi . A irretroatividade das leis e o direito adquirido . 6.ed. . São Paulo : Saraiva, 2000 _____ . Brocardos Jurídicos : as regras de Justiniano . 4ª ed. . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1984. _____ . Formas e aplicação do Direito Positivo. São Paulo : Revista dos Tribunais, 1969. _____ . Hermenêutica Jurídica . 5. ed. . São Paulo: Saraiva, 1997. _____ . O Direito, a Lei e a Jurisprudência . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1974. _____ . Princípios Gerais de Direito . 2a ed. . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1971. GUERRA FILHO, Willis Santiago. Autopoiese do direito na sociedade pós-moderna: introdução a uma teoria social sistêmica. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1997. GUSMÃO, Paulo Dourado de. Introdução ao Estudo do Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2000. HERKENHOFF, João Baptista. Como aplicar o Direito. Rio de Janeiro: Forense, 1999. ------. 1000 Perguntas. Introdução ao Direito. Rio de Janeiro: Thex e Biblioteca da Universidade Estácio de Sá, 2000.

LOPES, José R.de Lima. O direito na história: lições introdutórias. São Paulo: Max Limonad, 2000. LYRA FILHO, Roberto. O que é Direito. São Paulo: Brasiliense, 1999. MACHADO, Hugo de Brito. Uma introdução ao estudo do Direito. São Paulo: Dialética, 2000. MIAILLE, Michel. Introdução crítica ao Direito. Lisboa: Estampa, 1994. MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. São Paulo: Rev. Tribunais, 1999. NUNES, Luiz A. Rizzatto. Manual de introdução ao estudo do direito. São Paulo: Saraiva, 1999. NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito. Rio de Janeiro: Forense, 1992. NORONHA, Fernando. Direito e sistemas sociais. Florianópolis: UFSC, 1988. PLASTINO, Carlos Alberto (org.). Crítica do Direito e do Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1984. RODRIGUES, Horácio Wanderlei (org). O Direito no III Milênio. Canoas: ULBRA, 2000. TELLES JR., Goffredo . O direito quântico. São Paulo: Max Limonad, 1985. WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. Rio de Janeiro: Forense, 2001. _____ . Fundamentos de história do Direito. Belo Horizonte: Del Rey, 1996. _____ . História do direito no Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

Curso de Direito - 1ª Série DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Carga horária: 40 EMENTA

Ciência e a especificidade do saber científico; características e classificação das ciências; o pólo epistemológico: teoria, hipóteses, variáveis, provas. A metodologia do trabalho científico: diretrizes para leitura e estudo; a pesquisa: conceito, classificação, métodos. Gênese e desenvolvimento da ciência moderna; os fundamentos epistemológicos do conhecimento científico; o debate contemporâneo sobre ciência. CONTEÚDO

1ª Semana

A METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 1. O Conhecimento Científico: Ciência e a especificidade do saber científico: o conhecimento

popular; o conhecimento filosófico; o conhecimento religioso. Conceito de ciência. Classificação e divisão das ciências. Objeto e método das ciências: o método indutivo; o método dedutivo; o método dialético; o método nas ciências humanas. A natureza da explicação científica. Os desideratos do trabalho científico.

2. Os Procedimentos Didáticos: A natureza do estudo na universidade; o material de apoio: fichamentos, dicionários, vocabulários técnicos. A natureza da leitura: diretrizes para a análise e interpretação de textos: a delimitação da unidade de leitura; a análise textual; a análise temática; a síntese. A preparação para as aulas; as atividades pós-aula.

3. O Trabalho Acadêmico: A pesquisa bibliográfica: as fontes de informação: os livros; os periódicos científicos; os dicionários especializados; os arquivos históricos; a pesquisa na Internet; o cd-rom. ABNT: as normas para concretização de trabalhos acadêmicos: sumário, índices, citações, notas de rodapé, bibliografia e referências bibliográficas.

4. A Produção e a Divulgação Científica: O artigo científico. A dissertação de mestrado. A tese de doutorado. A obra acadêmica: requisitos e procedimentos. As comunicações acadêmicas: o paper; o seminário; a palestra; a conferência; o painel; o simpósio; o congresso.

5. O Trabalho Monográfico e a Monografia Jurídica: A monografia: determinação do tema-problema do trabalho; levantamento da bibliografia; o plano provisório de trabalho; a redação do texto; a conclusão; a apresentação gráfica geral do trabalho: capa, folha de rosto etc. A monografia no curso de Direito; exigências legais e requisitos acadêmicos; os temas e áreas de pesquisa; a atenção às modificações legislativas no setor pesquisado; a especificidade da linguagem jurídica. O acesso e citação de textos legislativos e jurisprudenciais. A indicação de publicação oficial; a referência a leis, decretos, portarias etc; os sites institucionais de pesquisa na área do Direito. Tarefa para as férias: Elaboração de uma Monografia.

2ª Semana CIÊNCIA: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 6. Ciencia Moderna - Gênese e Desenvolvimento: O saber medieval e o princípio da autoridade: o

“Magister dixit”; a questão do conhecimento: empirismo e racionalismo; Bacon; Giordano Bruno; Galileu Galilei; Descartes e a duvida metódica; filosofia mecânica: Copérnico e Newton; Comte e o positivismo; o Círculo de Viena e o positivismo lógico.

7. Ciência: O Pólo Epistemológico: O O problema como elemento deflagrador da investigação

científica. Objeto e problemática científica: objeto real, objeto percebido, objeto construído; a

gênese da teorização. Teoria, hipóteses e plano de prova; variáveis e relações entre variáveis; o conceito de causalidade; condição necessária e condição suficiente.

8. Ciência – O Pólo Morfológico: A natureza dos conceitos e as definições: regras. Princípios de classificação: as tipologias, os tipos ideais, os sistemas, os modelos. Informações, dados e fatos; a estruturação conceitual do saber; os sintomas da verdade.

9. Ciência – O Pólo Técnico: O projeto de pesquisa: a apresentação; o objetivo; a justificativa; o marco teórico; a metodologia; o cronograma; os resultados esperados. Pesquisa: as etapas da investigação: a hipótese de trabalho; o levantamento de dados; o registro de informações; a análise e conclusão; a redação do relatório. As técnicas de pesquisa: o estudo de caso; o estudo comparativo; a análise histórica. A pesquisa na ciência do Direito.

10. CIÊNCIAS NATURAIS, CIÊNCIAS SOCIAIS E A CIÊNCIA DO DIREITO - O DEBATE CONTEMPORÂNEO: Popper e o racionalismo crítico: o falseacionismo; Lakatos e a Metodologia dos Programas de Pesquisa. Thomas Kuhn e os paradigmas da ciência; Laudan e a racionalidade reticular; a questão da crise dos paradigmas nas Ciências Sociais. O Direito como ciência: debate atual. Material para uso no curso: folder de textos compendiados pelo docente responsável pela disciplina.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALVARENGA, Maria Amália de Figueiredo Pereira; ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto. Apontamentos de metodologia para a ciência e técnicas de redação científica. Porto Alegre: Fabris, 2001. LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 2000. SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 2000. BITTAR, Eduardo. Metodologia da Pesquisa Jurídica. São Paulo: Mimeo. CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente . São Paulo: Cultrix, 1999. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2000. FEYERABEND, Paul. Contra o método. Rio de Janeiro: Relógio D’ água, 1983. INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. São Paulo: Papirus, 1998. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1998. LEITE. Eduardo de Oliveira. A monografia Jurídica. Rio de Janeiro, 2003 MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica: para o curso de Direito. São Paulo: Atlas, 2000. POPPER, Karl. Lógica das ciências sociais. Rio de Janeiro: UnB, 1978. SANTOS, Boaventura de Souza. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto Alegre: Afrontamento, 1989. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2000.

Curso de Direito – 2ª série DISCIPLINA: ÉTICA (modular) Carga horária: 40

EMENTA

Especificidade da ética: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Ética e moral. Evolução histórica e clássicos do pensamento ético. A questão da ética hoje. Bioética. Ética e Direito. Ética Profissional no âmbito das diversas profissões jurídicas. Ética profissional e novas profissões jurídicas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. São Paulo: Rev. Tribunais, 1999. SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 1998. SAVATER, Fernando. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AGUIAR, Roberto A. R. de. A crise da advocacia no Brasil. São Paulo: Alfa-Omega, 1991. BARBOSA, Rui. O dever do Advogado. Rio de Janeiro: Aide, 1985. BARONI, Robison. Cartilha de ética profissional do advogado. São Paulo: LTr, 1999. BELLINO, Francesco. Fundamentos da Bioética: aspectos antropológicos, ontológicos e orais. Bauru: EDUSC, 1997. BENETI. A. Sidnei. A conduta do Juiz. São Paulo: Saraiva, 1997. CARLIN, Volnei Ivo. Deontologia jurídica: ética e justiça. Florianópolis: Obra Jurídica, 1996. CARLIN, Volnei Ivo (org.). Ética & Bioética. Florianópolis: Terceiro Milênio, 1998. CENEVIVA, Walter. Segredos Profissionais. São Paulo: Malheiros, 1996. CORREIA, Orlando de Assis. Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB. Rio de Janeiro: Aide, 1995. DIBO NETO, Azize. Novo Estatuto da Advocacia e da OAB comentado. Florianópolis: Obra Jurídica, 1994. FAGÚNDES, Paulo Roney Ávila; MONDARDO, Dilsa (org.). Ética holística aplicada ao Direito. Florianópolis: OAB/SC, 2001. FARIA, José Eduardo. Justiça e conflito: os juízes em face dos novos movimentos sociais. São Paulo: Rev. Tribunais, 1991. FERRAZ, Antônio Augusto Mello de Camargo (coord.). Ministério Público: instituição e processo. São Paulo: Atlas, Idesp; 1997. KERKENHOFF, João Batista. Ética, educação e cidadania. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1996. LANGARO, Luiz Lima. Curso de Deontologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 1996. LÔBO, Paulo Luiz Neto. Comentários ao novo Estatuto da Advocacia da OAB. Brasília: Brasília Jurídica, 1996. NALINI, José Roberto. O futuro das profissões jurídicas. São Paulo: Oliveira Mendes, 1998. NALINI, José Roberto (coord.). Curso de Deontologia da Magistratura. São Paulo: Saraiva, 1992. _______. Uma nova ética para o juiz. São Paulo: Rev. Tribunais, 1994. OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética e racionalidade moderna. São Paulo: Loyola, 1993. __________. Ética e sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1993. OLIVEIRA, Manfredo Araújo de (org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2000. PERELMAN, Chaim. Ética e Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1999. PINHEIRO, Pe. José Ernane et al. Ética, justiça e Direito. Petrópolis: Vozes, CNBB, 1996. RODRIGUES, Horácio Wanderlei. Ensino jurídico e direito alternativo. São Paulo: Acadêmica, 1993.

SADEK, Maria Tereza (org.). O Ministério Público e a justiça no Brasil. São Paulo: Sumaré, Idesp, 1997. SODRÉ, Ruy de Azevedo. Ética profissional e estatuto do advogado. São Paulo: LTr, 1991. SOUZA, Carlos Aurélio Mota de. Poderes éticos do juiz: a igualdade das apartes e a repressão ao abuso no processo. Porto Alegre: Sergio Fabris, 1987. SINGER, Peter. Ética prática. São Paulo: Martins Fontes, 1994. SOUTO, Cláudio. Ciência e ética no Direito – uma alternativa de modernidade. Porto Alegre: Fabris, 1992. VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 1995. VASQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. São Paulo: Civilização Brasileira, 1976. TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre Ética. Petrópolis: Vozes, 1996.

Curso de Direito - 2ª Série DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO Carga horária: 72

EMENTA

Especificidades do Direito Processual: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Evolução histórica das formas de solução de controvérsias. Evolução histórica e clássicos da Teoria do Processo. Fontes do Direito Processual. Institutos fundamentais do Direito Processual: jurisdição, ação e processo. Principais espécies de direito processual. Princípios e garantias processuais. Perspectivas do Direito Processual. Direito processual e acesso à justiça. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo et al. Teoria geral do processo. São Paulo: Malheiros, 2000. DINAMARCO, Cândido R. A instrumentalidade do processo. São Paulo: Malheiros, 2000. ROCHA, José de Albuquerque. Teoria Geral do processo. São Paulo: Malheiros, 2001. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALBUQUERQUE, Mário P. O órgão jurisdicional e a sua função. São Paulo: Malheiros, 1997. ALVIM, José Eduardo Carreira. Elementos de teoria geral do processo. Rio de Janeiro: Forense, 2000. APOSTOLOVA, Bistra Stefanova. Poder Judiciário: do moderno ao contemporâneo. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1998. BAPTISTA DA SILVA, Ovídio A. A Jurisdição e execução na tradição romano-canônica. São Paulo: Rev. Tribunais, 1997. BAPTISTA DA SILVA, Ovídio A.; GOMES, Fábio L. Teoria geral do processo civil. São Paulo: Rev. Tribunais, 2000. BAPTISTA DA SILVA, Ovídio A. (coord.). Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: Rev. Tribunais, 2000, 16 v. BARBOSA MOREIRA, José Carlos. O Novo Processo Civil Brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 2001. BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Direito e processo. São Paulo: Malheiros, 1995. BERMUDES, Sérgio. Introdução ao processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 2001. CAPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Porto Alegre: Fabris, 1988. COUTURE, Eduardo J. Interpretação das leis processuais. Rio de Janeiro: Forense, 1997. __________. Introdução ao Estudo do Processo Civil. Rio de Janeiro: J. Kontino. DELGADO, Maurício Godinho. Democracia e justiça. São Paulo: LTr, 1993. DINAMARCO, Cândido R. Fundamentos do processo civil moderno. São Paulo: Malheiros, 2001. GRECO FILHO, Vicente. Tutela constitucional das liberdades. São Paulo: Saraiva, 1989. GRINOVER, Ada Pellegrini. As garantias constitucionais do direito de ação. São Paulo: Rev. Tribunais, 1973. LIEBMAN, Enrico Tullio. Manual de Direito Processual Civil. Rio de Janeiro:Forense, 1985. LIMA, Alcides de Mendonça. O poder judiciário e a nova constituição. Rio de Janeiro: Aide, 1989. LUCENA, João P. Natureza jurídica da jurisdição voluntária. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1996. MARINONI, Luiz Guilherme. Novas linhas do processo civil. São Paulo: Malheiros, 2000. MORAIS, José Luiz Bolzan de. Mediação e arbitragem: alternativas... Porto Alegre: Liv. Advogado, 1999. NEVES, Celso. Estrutura fundamental do processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 1995. OLIVEIRA, Carlos Alberto Álvaro de (org.). Elementos para uma nova Teoria Geral do Processo. Porto Alegre:Liv. Advogado, 1997.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Comentários ao Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1974. ROCHA, José de Albuquerque. Estudos sobre o Poder Judiciário. São Paulo: Malheiros, 1995. RODRIGUES, Horácio W. Acesso à justiça no Direito Processual brasileiro. São Paulo: Acadêmica, 1994. RODRIGUES, Horácio W. (org.). Lições alternativas de direito processual. São Paulo: Acadêmica, 1995. SIDOU, J. M. Othon. Processo civil comparado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. TUCCI, José Rogério Cruz e. Tempo e processo. São Paulo: Rev. Tribunais, 1997. __________. Garantias constitucionais no processo civil. São Paulo, Rev. Tribunais, 2001. TUCCI, José Rogério Cruz; AZEVEDO, Luiz Carlos de. Lições de história do processo civil romano. São Paulo: Rev. Tribunais, 1996.WATANABE, Kazuo. Da Cognição no Processo Civil. São Paulo: Rev. Tribunais, 1987. ZAFFARONI, E. Raul. Poder judiciário: crises, acertos e desacertos. São Paulo: Rev. Tribunais, 1995.

Curso de Direito - 2ª Série DISCIPLINA: DIREITO DO TRABALHO E SEGURIDADE SOCIAL I Carga horária: 72

EMENTA

Direito Individual do Trabalho: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais. Empregado e empregador. Contrato de trabalho. Estabilidade. Fundo de garantia por tempo de serviço. Salário e remuneração. Duração do trabalho. Regulamentações especais de trabalho BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARRION, Valentin. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho – legislação suplementar e jurisprudência. São Paulo: Rev. Tribunais, 1997. CORREIA, Marcus O. G.; CORREIA, Érica P. B. Curso de Direito da Seguridade Social. São Paulo: Saraiva, 2001. MASCARO NASCIMENTO, Amauri. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1995. ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes. Curso de direito sindical. São Paulo, LTr, 1991. ARRUDA Jr, Edmundo L. de (org.). Lições de Direito Alternativo do Trabalho. São Paulo: Acadêmica, 1993. ARRUDA Jr.; Edmundo L. de; RAMOS, Alexandre. Globalização, neoliberalismo e o mundo do trabalho. Curitiva: Edibej, 1998. BALERA, Wagner. A seguridade social na constituição de 19888. São Paulo: Rev. Tribunais, 1989. BARROS, Alice Monteiro de. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 1997. BAYLOS, Antonio. Direito do Trabalho: modelo para armar. São Paulo: LTr, 1999. CATHARINO, José M. Compêndio universitário de Direito do trabalho. São Paulo: Jur. e Universitária, 1972 __________. Tratado elementar de direito sindical. São Paulo: LTr, 1977. COIMBRA, Feijó. Direito Previdenciário brasileiro. Rio de Janeiro: Trabalhistas, 1998. DAIBERT, Jefferson. Direito previdenciário e acidentário do trabalho Urbano. Rio de Janeiro: Forense, 1978. DALLEGRAVE NETO, José Afonso. Contrato individual de trabalho. São Paulo: LTR, 1998. DE LUCA, Carlos Moreira. Convenção coletiva de trabalho. São Paulo: LTR, 1991. GENRO, Tarso. Introdução à crítica do Direito do Trabalho. Porto Alegre: LP&M, 1979. GOMES, Orlando G.; GOTTSCHALK, Élson.Curso de Direito do Trabalho. Rio de Janeiro: Forense, 1995. LIMA, Francisco Gérson Marques de. Lições de Direito Trabalhista. São Paulo: LTr, 1992. MAGANO, Octávio Bueno. Manual de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 1981. __________. ABC do Direito do Trabalho. São Paulo: RT, 1998. __________. Lineamentos de infortunística. São Paulo: Buchatsky, 1976. MARANHÃO, Délio. Direito do Trabalho. São Paulo: Malheiros, 1995. MARTINEZ, Wladimir Novaes. Comentários à lei básica da previdência social. São Paulo: LTr, 1998. MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2001. __________. Direito da Seguridade Social. São Paulo: Atlas, 2000. __________. Comentários à CLT. São Paulo: Atlas, 1999.

MONTEIRO DE BARROS, Alice (coord.). Curso de Direito do Trabalho em ... São Paulo: LTr, 1994. __________. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 1993. MORAES FILHO, Evaristo de. Introdução ao Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 1971. __________. Apontamentos de Direito Operário. São Paulo: LTr, 1986. NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva, 2001. __________. Direito Sindical. São Paulo: Saraiva, 1989. OLIVEIRA, Francisco Antonio de.Consolidação das Leis do Trabalho Comentada. São Paulo: RT, 1996. OLIVEIRA, Oris. O trabalho da criança e do adolescente. São Paulo: LTr, 1994. PRADO, Ney (coord.). Direito sindical brasileiro. São Paulo: LTr, 1998. ROBORTELLA, Luiz Carlos Amorim. O moderno direito do trabalho. São Paulo: LTr, 1994. RODRIGUES, Américo Plá. Princípios de Direito do Trabalho. São Paulo: LTr. ROMITA, Arião Sayon. Direito sindical brasileiro. Rio de Janeiro: Brasília, 1976. __________. Globalização da economia e direito do trabalho. São Paulo: Paulo, LTr, 1997. RUSSOMANO, Mozart Victor. Curso de Direito do Trabalho. Rio de Janeiro: de Janeiro: José Konfino. __________. Comentários à CLT. Rio de Janeiro: Forense, 1988, 2 v. SANCHES, Gislene A. Dano Moral e suas implicações no Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 1997. SOUSA JÚNIOR, José Geraldo de. Introdução crítica ao Direito do Trabalho. Brasília: UnB, 1993. SUSSEKIND, Arnaldo; MARANHÃO, Délio; VIANNA, Segadas. Instituições de Direito do Trabalho. Rio de Janeiro: Freitas Bastos.

Curso de Direito - 2ª Série DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL Carga horária: 144

EMENTA

Direito Internacional Público: histórico, princípios e conceitos fundamentais. Normas internacionais. Sujeitos do DIP. Organizações Internacionais. Responsabilidade Internacional. Jurisdição internacional. Domínio público internacional. Soluções de conflitos internacionais. Direito Internacional Privado: histórico, princípios e conceitos fundamentais. Codificações e tentativas de codificação. Conflitos interespaciais, normativos e jurisdicionais. Aplicação, prova e interpretação do direito estrangeiro. Condição jurídica do estrangeiro. Organização Mundial do Comércio. Direito de Integração e Comunitário BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ACCIOLY, Hildebrando; SILVA, Geraldo Eulálio do Nascimento e. Manual de Direito Internacional Público. São Paulo: Saraiva, 2000. CASTRO, Amílcar de. Direito Internacional Priva do. Rio de Janeiro: Forense, 1995. REZEK, Jose Francisco. Direito internacional público: curso elementar. São Paulo: Saraiva, 2000. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALMEIDA, Paulo Roberto de. Relações internacionais e política externa do Brasil: dos descobrimentos à globalização. Porto Alegre: UFRGS, 1998. ARAÚJO, Luis Ivani de Amorim. História do direito internacional público. Rio de Janeiro: Forense, 1988. BASSO, Maristela (org.). Mercosul: seus efeitos jurídicos, econômicos e políticos nos Estados-Membros. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1997. BOCAULT, Carlos Eduardo de Abreu. Direito adquirido no direito internacional privado. Porto Alegre: Sérgio Fabris, 1996. CASELLA, Paulo Borba. Comunidade Européia e seu ordenamento jurídico. São Paulo: Paulo: LTr, 1994. DOLLINGER, Jacob. Direito internacional privado (parte geral). Rio de Janeiro: Renovar,. 1996. __________. Direito civil internacional: a família no direito internacional privado (tomo I – casamento e divórcio). Rio de Janeiro: Renovar, 2000. FRAGA, Mirtô. O conflito entre tratado internacional e norma de direito interno. Rio de Janeiro: Forense, 1997. GARCIA JR, Armando Álvares. Conflito entre normas do Mercosul e direito interno. São Paulo: LTr, 1997. LAFER, Celso. Comércio, desarmamento, direitos humanos reflexões sobre uma experiência diplomática. São Paulo: Paz e Terra, 1999. MACHADO, Patrícia Ferreira. A Constituição e os tratados internacionais. Rio de Janeiro: Forense, 1999. MEDEIROS, Antônio Paulo Cachapuz de. O poder de celebrar tratados. Porto Alegre: Fabris, 1995. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de direito internacional público. Rio de Janeiro: Renovar, 2001, 2 v. OLIVEIRA, Odete Maria de. Relações internacionais: estudos de introdução. Curitiba: Juruá, 2001. PINHEIRO, Carla. Direito internacional e direitos fundamentais. São Paulo: Paulo: Atlas, 2001. RANGEL, Vicente Marotta. Direito e relações internacionais. São Paulo: Paulo: Rev. Tribunais, 1999.

RECHSTEINER, Beat Walter. Direito internacional privado. São Paulo: Saraiva, 1996. RODAS, João Grandino. Direito internacional privado brasileiro. São Paulo: Rev. Tribunais, 1993. RODRIGUES, Horácio Wanderlei (org.). Solução de controvérsias no Mercosul. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1997. RUSSOMANO, Gilda Maciel Correa Meyer. Direito internacional público. Rio de Janeiro: Forense, 1989. SEITENFUS, Ricardo. Manual das organizações internacionais. Porto Alegre: Liv. Advogado, 2000. SEITENFUS, Ricardo; VENTURA, Deisey. Introdução do direito internacional. Porto Alegre: Liv. do Advogado, 2001. SILVA, Carlos Augusto Canêdo Gonçalves da. O genocídio como crime internacional. Belo Horizonte: Del Rey, 1999. STRENGER, Irineu. Direito internacional privado. São Paulo: LTR, 1996. VENTURA, Deisy de Freitas L. Direito comunitário do Mercosul. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1997. WOLKMER, Antonio Carlos. O terceiro mundo e a nova ordem internacional. São Paulo: Ática, 1994.

Curso de Direito - 2ª Série DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL Carga horária: 144

EMENTA

Estado e Constituição. Constituição em sentido material e formal. Direito Constitucional: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes. Poder constituinte e poder de reforma. A supremacia jurídica da Constituição. Formação Constitucional do Brasil. A Constituição de 1988: origem, princípios e objetivos fundamentais. Direito fundamentais: os direitos e deveres individuais e coletivos, os direitos sociais, os direitos à nacionalidade, os direitos políticos. Estrutura e organização do Estado Brasileiro. Defesa do Estado e das instituições democráticas. Organização dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Funções essenciais à Justiça. Tributação e orçamento. Ordem econômica e financeira. Ordem social. Bibliografia Básica: BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2000. FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 1998. SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2000. Bibliografia Complementar: ALMEIDA, Fernanda Dias Menezes de. Competências na constituição de 1988. São Paulo: Atlas, 1991. ATALIBA, Geraldo. República e Constituição. São Paulo: Malheiros, 2001. BARROSO, Luis R. O Direito constitucional e a efetividade de suas normas. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. __________. Constituição da República Federativa do Brasil anotada. São Paulo: Saraiva, 1999. __________.Interpretação e aplicação da Constituição. São Paulo: Saraiva, 1996. BASTOS, Celso Ribeiro. Dicionário de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 1994. BASTOS, Celso Ribeiro; MARTINS, Ives Gandra. Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1990. 8v. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Malheiros, 2000. __________. Teoria constitucional da democracia participativa: por ... . São Paulo: Malheiros, 2001. __________. Do país constitucional ao país neocolonial: a derrubada ... . São Paulo: Malheiros, 2001. BULOS, Uadi Lammêgo. Manual de Interpretação Constitucional. São Paulo: Saraiva, 1997. CAMPANHOLE, Hilton Lobo & CAMPANHOLE, Adriano. Constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 2000. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. Coimbra: Almedina, 2000. __________. Estado de Direito. Lisboa: Gradiva, 1999. __________. Constituição dirigente e vinculação do legislador. Coimbra: Coimbra, 1994. CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justiça distributiva: elementos .. .: Lumen Juris, 2000. CLÈVE, Clèmerson Merlin. Medidas Provisórias. São Paulo: Max Limonad, 1999. __________. A fiscalização abstrata da constitucionalidade no direito brasileiro. São Paulo: Rev. Tribunais, 2000. DANTAS, Ivo. Direito Constitucional e instituições políticas. Bauru: Jalovi, 1986. DINIZ, Márcio A. V. Constituição e Hermenêutica Constitucional. Belo Horizonte: Mandamentos, 1998.

FERRAZ, Anna C. Cunha. Processos informais de mudança da Constituição. São Paulo: Max Limonad, 1986. FERREIRA, Pinto. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 1993. GRAU, Eros Roberto. A Ordem econômica na Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros 2000. GRAU, Eros R., GUERRA FILHO, Willis S. Direito constitucional: estudos .... . São Paulo: Malheiros, 2001. MAGALHÃES FILHO, Glauco B. Hermenêutica e unidade axiológiga da Constituição. Belo Horizonte: Mandamentos, 2001. MENDES, Gilmar F., COELHO, Inocêncio M., BRANCO, Paulo G. G. Hermenêutica Constitucional e Direitos Fundamentais. Brasília: Brasília Jurídica, 2000. MORAES, Alexandre de. Direitos humanos fundamentais: teoria geral. São Paulo: Atlas, 2000. __________. Direito constitucional. São Paulo: Atlas, 1999. MORAES, Alexandre de (coord.). Os 10 anos da Constituição Federal. São Paulo: Atlas, 1998. NASCIMENTO, Tupinambá M. C. do. Comentários à Constituição Federal. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1997. PONTES FILHO, Valmir. Curso fundamental de direito constitucional. São Paulo: Dialética, 2001. RANGEL JR, Hamilton. Princípio da moralidade institucional: conceito .... São Paulo: Juarez de Oliveira, 2001. SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. São Paulo: Malheiros, 1999. TEMER, Michel. Elementos de direito constitucional. São Paulo: Malheiros, 1997.

Curso de Direito - 2ª Série DISCIPLINA: DIREITO CIVIL – OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL Carga horária: 144 EMENTA

Direito das obrigações: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais. Obrigações: fontes e elementos constitutivos. Classificação: obrigações de dar, de restituir, pecuniárias, de dar coisa incerta, de fazer, de não fazer, alternativas facultativas, divisíveis e indivisíveis, solidárias, naturais, principais e acessórias, líquidas e ilíquidas, condicionais, modais e a termo. Solidariedade ativa e passiva. Efeitos das obrigações. Modos de extinção: diretos e indiretos. Conseqüências da inexecução. Transmissão das obrigações. Obrigações com cláusula penal. Cessão de crédito. Concurso de credores. Teoria geral da responsabilidade civil. Responsabilidade civil extracontratual. Responsabilidade civil das pessoas jurídicas e seus administradores. Responsabilidade civil do Estado e seus agentes.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: AZEVEDO, Álvaro Villaça. Curso de Direito Civil: teoria geral obrigações. São Paulo: Rev. Tribunais, 2000. BITTAR, Carlos Alberto. Responsabilidade civil: teoria e prática. Rio de Janeiro, Forense, 1990. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2000. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: AMARENTE, Aparecida I. Responsabilidade civil por dano à honra. Belo Horizonte: Del Rey, 1996. AZEVEDO, Álvaro Villaça de. Prisão Civil por dívida. São Paulo: Rev. Tribunais, 1993. BITTAR, Carlos Alberto. Reparação Civil por danos morais. São Paulo: Rev. Tribunais, 1994. __________. Responsabilidade civil por danos morais. Rio de Janeiro: Forense Universitária. BAZHUNI, Marco A. Responsabilidade civil do Estado em ... . Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1992; CAHALI, Yussef Sahid. Responsabilidade civil do Estado. São Paulo: Rev. Tribunais. CASTRO, Guilherme Couto de. Responsabilidade civil objetiva no direito brasileiro. Rio de Janeiro: Forense, 1997. CAVALCANTI, Amaro. Responsabilidade civil do Estado. Rio de Janeiro: Borsoi, 1957. 2v. COSTA JÚNIOR, Olímpio. A relação jurídica obrigacional. São Paulo: Saraiva, 1994. COSTA, Mário Júlio de Almeida, Direito das obrigações. 4ª. ed., remodelada. Coimbra: Coimbra Editora, 1984. CRETELLA JR, José. O Estado e a obrigação de indenizar. São Paulo: Saraiva, 1980. DIAS, José de Aguiar. Da Responsabilidade Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1977. DINIZ, Maria Helena. Código civil anotado. São Paulo: Saraiva, 2000. DERGINT, Augusto do Amaral. Responsabilidade do Estado por atos judiciários. São Paulo: Rev. Tribunais, 1994. DIAS, José de Aguiar. Da responsabilidade civil. Rio de Janeiro: Forense, 1989. FACHIN, Luiz Edson (coord.). Teoria crítica do direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. __________. Repensando fundamentos do direito civil brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. FRIGERI, Márcia Regina. Responsabilidade civil dos estabelecimentos bancários. Rio de Janeiro: Forense. GARCEZ NETO, Martinho. Temas atuais de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. __________.Prática da responsabilidade civil. São Paulo: Saraiva, 1989. GOMES, Orlando. Obrigações. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

LIMA, Alvino Ferreira. Culpa ao risco. São Paulo: Rev. Tribunais, 1998. LOPES, Miguel Maria de Serpa. Curso de direito civil. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1996. LOPES, Teresa Ancona. O Dano Estético. Revista dos Tribunais, 1999. MARTINS COSTA, Judith. A boa-fé no direito privado: sistema ... . São Paulo: Rev. 1999. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. São Paulo: Saraiva: 2000. OLIVEIRA, Helli Alves. Da responsabilidade do Estado por danos ambientais. Rio de Janeiro, Forense. PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1999. ------. Instituições de Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, 1996. RODRIGUES, Silvio. Direito civil. São Paulo: Saraiva, 1997. SCAFF, Fernando Facury. Responsabilidade civil do Estado intervencionista . Rio de Janeiro: Renovar, 2001 SERPA LOPES, Miguel Maria de. Curso de Direito Civil. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1996. SILVA, Juray C. da. Responsabilidade do Estado por atos judiciários e legislativos. São Paulo: Saraiva, 1985. STERMAN, Sônia. Responsabilidade do Estado em movimentos multitudinários. São Paulo: Rev. Tribunais, 1992. TEPEDINO, Gustavo. Temas de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

Curso de Direito - 2ª Série DISCIPLINA: DIREITO PENAL – PARTE GERAL Carga horária: 144 EMENTA Direito Penal: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais. A norma penal. Aplicação da lei penal. Crime. Ação. Tipicidade. Tentativa. Injuricidade. Culpabilidade. Concurso de Pessoas. Penas: espécies, cominação, aplicação, suspensão condicional, livramento condicional, efeitos da coordenação, reabilitação. Medidas de segurança. Ação Penal. Extinção da Punibilidade. Aplicação da pena e garantismo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DELMANTO, Celso. Código Penal Comentado. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1998/2000. JESUS, Damásio Evangelista de. Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1999. MIRABETE, Júlio Fabrini. Manual de Direito Penal. São Paulo: Atlas, 1999/2000. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao Direito Penal brasileiro. Rio de Janeiro: Renovar, 1999. BRUNO, Aníbal. Direito Penal. Rio de Janeiro: Forense, 1967. CARVALHO, Amilton Bueno de, CARVALHO, Salo de. Aplicação da pena e garantismo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001. CARVALHO, Salo de. Pena e garantias: uma leitura do garantismo de Luigi Ferrajoli no Brasil. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2001. COSTA JR., P.J. Comentários ao Código Penal. São Paulo: Saraiva, 1999/2000. FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2000. GARCIA, Basileu. Instituições de Direito Penal. São Paulo: Max Limonad, 1951/1971. HULSMAN, Louk, CELIS, Jacqueline Bernat de. Penas perdidas: o sistema penal em questão. Rio de Janeiro: LUAM, 1997. KARAM, Maria Lúcia. De crimes, penas e fantasias. Rio de Janeiro: Luam, 1993. JESUS, Damásio Evangelista de. Código Penal Anotado. São Paulo: Saraiva, 1999/2000.KARAM, Maria Lúcia. De Crimes, Penas e Fantasias. Rio de Janeiro: Luan, 1993. MARQUES, José Frederico. Tratado de Direito Penal. Campinas: Bookseller, 1997/1999. NORONHA, Edgar Magalhães. Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1998. SALLES JR., R. A. Curso completo de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1999. __________. Código Penal Interpretado. São Paulo: Saraiva, 1996. THOMPSON, Augusto. Quem são os Criminosos. O Crime e o Criminoso - Entes Políticos. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 1998. TOLEDO, F. A. Princípios básicos de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1994. ZAFFARONI, Eugenio Raúl.; PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. São Paulo: Rev. Tribunais, 2001. __________. Da tentativa: doutrina e jurisprudência. São Paulo: Rev. Tribunais, 2000.

Curso de Direito – 3ª série Disciplina: NEGOCIAÇÃO E MEDIAÇÃO (Modular) Carga horária: 40 Professor Doutorando Eduardo Tomasevicius Filho EMENTA

Técnicas de Solução de Conflitos. Introdução, Aplicações Práticas e Diferenças Conceituais. Conflitos e suas Causas. Negociação. Conceito. Estilos de Negociação. Negociações Cooperativas. Estratégias de Negociação. Impasse e Fechamento de Acordos. Erros Comuns em Negociação. Mediação. Conceito. Condução do Processo de Mediação. Papel do Mediador. Estratégias de Arrefecimento de Conflitos. Impasse e Fechamento de Acordos. Erros Comuns na Mediação. Aplicações Práticas. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FISCHER, Roger; PATTON, Bruce; URY, William. Como Chegar ao Sim. A negociação de acordos sem concessões. São Paulo: Imago, 2005. SERPA, Maria de Nazareth. Teoria e prática da mediação de conflitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1999. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAZERMAN, Max; NEALE, Margareth. Negociando Racionalmente. 2a edição. São Paulo: Atlas, 2000. COOLEY, John W. Advocacia na Mediação. Brasília: Ed. Unb, 2001.

DONALDSON, Michael C. e DONALDS ON, Mimi. Técnicas de negociação para dummies. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

LOBOS, Julio. Custos da Negociação Coletiva. São Paulo: LTr, 1991. 117 p. MARTINELLI, Dante; ALMEIDA, Ana Paula. Negociação e Solução de Conflitos. São Paulo: Atlas, 1998. MORAIS, Jose Luis Bolzan de. Mediação e arbitragem: alternativas à jurisdição. Porto Alegre: Liv. Advogado, 1999. MUSZKAT, Malvina. Guia Prático de Mediação de Conflitos em Famílias e Organizações. São Paulo: Summus, 2005. PONTES, Reinaldo. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Cortez/UNAMA, 1997. RIBEIRO, Paulo Jorge, STROZENBERG, Pedro. Balcão dos Direitos: Resoluções de conflitos em favelas do Rio de Janeiro: imagens e linguagens. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. RODRIGUES, Horácio Wanderlei (org.). Lições alternativas de direito processual. São Paulo: Acadêmica, 1995. SCHNITMAN, Dora Fried, Littlejohn, Stephen W. (org.) Novos paradigmas em mediação. Trad. Jussara Haubert Rodrigues, Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: ARTMED, 1999. SCHULTZ, Cristina. Formação Profissional e Negociação Coletiva: o Modelo Espanhol. São Paulo: LTr, 1998. SERPA, Maria de Nazareth. Teoria e prática da mediação de conflitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1999. SILVA, Alessandra Gomes do N. Técnicas de Negociação para Advogados. 2a edição. São Paulo: Saraiva, 2003.

SILVA, Luiz Cláudio. O Advogado, o conciliador e o consumidor no juizado de pequenas causas e do consumidor. Rio de Janeiro: Forense, 1995. SOUZA NETO, João Baptista Mello. Mediação em Juízo. Abordagem Prática para a Obtenção de Acordo Justo. São Paulo: Atlas, 2000. WARAT, Luis Alberto. O ofício

Curso de Direito – 3ª série Disciplina: DIREITO CIVIL – REAIS I Carga horária: 72 Professor Doutorando Eduardo Tomasevicius Filho EMENTA

Direitos Reais: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais. Posse. Propriedade. Aquisição e Perda da Propriedade. Usucapião. Registro de Imóveis. Direito de Vizinhança. Condomínio e Incorporações. Direitos Reais sobre Coisa Alheia. Direitos Reais de Garantia. Compromisso de Compra-e-Venda. Propriedade Resolúvel. Propriedade Fiduciária. Multipropriedade. Direito de Superfície. Enfiteuse de Terras Públicas. Propriedade Intelectual.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2006. MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. São Paulo: Saraiva, 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALVES, José Carlos Moreira. Posse. Evolução histórica. Rio de Janeiro, Forense, 1985. BRAGA TEIXEIRA, José Guilherme. O direito real de superfície. São Paulo, Rev. Tribunais, 1993. CENEVIVA, Walter. Lei dos Registros Públicos Comentada. São Paulo: Saraiva, 1986. CHAGAS, Sílvio Donizete. Lições de Direito Civil Alternativo. São Paulo: Acadêmica, 1994. DABUS MALUF, Carlos Alberto. Limitações ao direito de propriedade.2A edição. São Paulo, Saraiva, 2005. ______. O Condomínio Edilício no Novo Código Civil. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2005 DANTAS, F. San Tiago. O Conflito de Vizinhança e Sua Composição. 2a ed. Rio de Janeiro: Forense, 1972. DINIZ, Maria Helena. Sistemas de Registros de Imóveis. São Paulo: Saraiva, 2004 FACCHIN, Luiz Edson. A função social da posse e a propriedade contemporânea. Porto Alegre, Fabris, 1988. FIGUEIRA JR., Joel Dias. Posse e ações possessórias. Curitiba: Juruá. FULGÊNCIO, Tito. Da posse e das ações possessórias. Rio de Janeiro, Forense, 1995. GOMES, Orlando. Direitos Reais. Rio de Janeiro, Forense, 1999. IHERING, R. Von. La posesión: teoria simplificada. Atalaya, 1947. LIRA, Ricardo Pereira. Elementos de Direito Urbanístico. Rio de Janeiro, Renovar, 1997. NASCIMENTO, Tupinambá Miguel Castro do. Usucapião. Rio de Janeiro: AIDE, 1992. PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Vol. 4. 19a edição. Rio de Janeiro: Forense, 2005. ------. Condomínio e Incorporações. Rio de Janeiro, Editora Forense, 1997. RIBEIRO, Paulo Dias de Moura. Compromisso de Compra e Venda. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002. RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. Direito das Coisas. 28a edição. São Paulo: Saraiva, 2006. SALLES, José Carlos de Moraes. Usucapião.6a edição. São Paulo: Revista do s Tribunais, 2005. SERPA LOPES, Miguel Maria de. Curso de Direito Civil. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1996. TAVARES, J. F. O Código Civil e a nova Constituição. Rio de Janeiro: Forense, 1991. TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil. Rio de Janeiro, Renovar, 1999. VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil. Direitos Reais. 6a edição. São Paulo: Atlas, 2006. WALD, Arnoldo. Direito das Coisas. São Paulo: Rev. Tribunais.

Curso de Direito – 3ª série Disciplina: DIREITO DO TRABALHO E SEGURIDADE SOCIAL II Carga horária: 72 Professor Doutor Pedro Vidal Neto EMENTA

Direito Coletivo do Trabalho: conceito, denominação, fontes. Liberdade Sindical: conceito, diferentes aspectos. Organização sindical: estrutura, gestão e administração dos sindicatos. Funções do sindicato. Garantias dos dirigentes sindicais. Conflitos Coletivos de Trabalho: conceito e modos de solução. Negociação coletiva. Convenções Coletivas de Trabalho. Representação dos Trabalhadores na Empresa. Greve e Lockout. Direito da Seguridade Social. Conceito. Formação e Evolução Histórica. Abrangência: Previdência Social, Assistência Social e Proteção à Saúde; Fontes e Princípios. Custeio. Segurados e Contribuintes. Contribuições. Arrecadação das contribuições. Previdência Social. Beneficiários, segurados de dependentes. Prestações previdenciárias: benefícios e serviços. Proteção à saúde. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MARTINS, Sergio Pinto. Direito da Seguridade Social. Ed. Atlas, SP. HORVATH JR., Miguel. Direito Previdenciário. Ed. Quartier Latin. SP. GONÇALVES CORREIA, Marcus Orione & BARCHA CORREIA, Érica Paula. Curso de Direito da Seguridade Social. Ed. Saraiva. SP. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALERA, Wagner. Noções Preliminares de Direito Previdenciário. SP: Quartier Latin: 2004. COIMBRA, Feijó. Direito Previdenciário Brasileiro. RJ. Ed. Trabalhistas, 1996. MARTINEZ, Wladimir Novaes. Curso de Direito Previdenciário. SP: Ltr., 1998. __________________________. Comentários à Lei Básica da Previdência Social. SP, LTr. VIDAL NETO, Pedro. Natureza Jurídica da Seguridade Social. Tese apresentada na Fac. De Direito da USP. SP: 1993.

Curso de Direito – 3ª série Disciplina: DIREITO ADMINISTRATIVO Carga horária: 144 Professor Mestre Cícero Germano da Costa EMENTA

Direito Administrativo: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais. Sujeitos do Direito Administrativo. Pessoas administrativas. A administração pública. Serviço público. Poder de polícia. Agentes administrativos. Controle da administração pública: conceito, modalidades, privilégios da administração pública em juízo. Responsabilidade do Estado pelos atos de seus agentes. Atos Administrativos: conceito, características, classificação, requisitos, invalidade, atos nulos e anuláveis. Licitação. Contratos administrativos. Limitações da propriedade privada. Desapropriação. Domínio público. Bens públicos. Recursos naturais. Direito processual administrativo: fontes, princípios e conceitos fundamentais; problemas e temas relevantes; fundamentos históricos e constitucionais. Justiça e processualidade administrativa. Teoria geral do processo administrativo. Processos administrativos em espécie. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MEIRELLES, Hely Lopes .Direito Administrativo Brasileiro, 2ª ed., São Paulo: Malheiros, 2004. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antonio. Curso de Direito Administrativo, 17ª ed., São Paulo: Malheiros, 2004. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, 17ª ed., São Paulo: Atlas, 2004. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CRETELLA JR, José. Prática do Processo Administrativo, 18ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. FERRAZ, Sergio e DALLARI, Adilson de Abreu. Processo Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2002. GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2001. MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno, 7ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. _________________ A Processualidade no Direito Administrativo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. MUKAI, Toshio. Concessões, Permissões e Privatizações de Serviços Públicos. São Paulo: Saraiva, 1997. REIS, Palhares Moreira. Processo Disciplinar, 2ª ed., Distrito Federal: Editora Consulexe, 1999. ROSA, Alexandre Moraes da, GRIZZO NETTO, Affonso. Improbidade Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal: Conexões Necessárias. Florianópolis: Habitus Editora, 2001.

Curso de Direito – 3ª série Disciplina: DIREITO CIVIL – CONTRATOS E RESPONSABILIDADE CIVIL Carga horária: 144 Professora Doutora Regina Sahm EMENTA

Teoria geral dos contratos, Compra e Venda; Permuta, cláusulas especiais de compra e venda, Doação, Prestação de serviços, Locação, Empreitada, Comodato e Mútuo, Depósito, Mandato, Contratos de direito de autor, Sociedade, Contratos agrários, Constituição de renda, jogo e aposta, Fiança, Contratos inominados, Declarações unilaterais de vontade, títulos, promessa de recompensa, Responsabilidade civil contratual, cláusulas abusivas e modificativas da responsabilidade civil, contratos no Código de defesa do consumidor. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AZEVEDO, Álvaro Villaça de. Teoria Geral dos Contratos Típicos e Atípicos. Atlas, 2002. DINIZ, Maria Helena Diniz. Curso de Direito Civil Brasileiro. 3º volume, Saraiva, 2005. Tratado Teórico e Prático dos Contratos. São Paulo, Saraiva, 4ª edição, 2002. GOMES, Orlando. Contratos, Rio de Janeiro, Forense, 2002. MONTEIRO, Washington de Barros Monteiro. Curso de Direito Civil. São Paulo, Saraiva, 2003. RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil. São Paulo, Saraiva, 2003. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DIAS, José Aguiar. Da Responsabilidade Civil. Rio de Janeiro, Forense, 1989. LOPES, Teresa Ancona. O Dano Estético. São Paulo, Revista dos Tribunais, 1999. MARQUES, Cláudia Lima. Contratos no Código de Defesa do Consumidor, São Paulo, Revista dos Tribunais, 1995. MARTINS COSTA, Judith. A boa-fé no Direito Privado. Sistema e Tópica no Processo Obrigacional. São Paulo, Revista dos tribunais, 1999. SERPA LOPES, Miguel Maria de Curso de Direito Civil, Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1996.

Curso de Direito – 3ª série Disciplina: DIREITO PENAL – PARTE ESPECIAL Carga horária: 144 Professor Doutor Sérgio Salomão Shecaira Professora Mestranda Fabiana Eduardo Saenz OBJETIVO

A disciplina será ministrada —em sua maior parte— com a utilização do método discursivo. Para tanto, serão utilizadas três das quatro aulas semanais. Na aula faltante, os alunos serão distribuídos em grupos de leitura e trabalho, discutindo julgados. Serão elaborados fichamentos e relatórios periódicos para avaliação dos trabalhos. A avaliação final será resultado das provas e dos relatórios. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DELMANTO, Celso et alii. Código penal Comentado.São Paulo, Renovar, 2004. PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. São Paulo, RT, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDREUCCI, R.A. Estudos e pareceres de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1980. ARANHA, J. Q. T. C. Crimes contra honra. São Paulo: Saraiva, 1995. BATISTA, Nilo. Introdução crítica ao Direito Penal brasileiro. Rio de Janeiro: Renovar, 1990. BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. São Paulo, Saraiva, 2003. BRUNO, Aníbal. Direito Penal. Rio de Janeiro: Forense. COSTA JR., P.J. Comentários ao Código Penal. São Paulo: Saraiva, 1996. COSTA JR., P.J. e GREGORI, G. Direito Penal Ecológico. São Paulo: CETESB, 1981. DELMANTO, Celso. Código Penal comentado. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de Direito Penal. Rio de Janeiro: Forense. FRANCO, Alberto Silva. Crimes Hediondos. São Paulo, RT, 2005. GARCIA, Basileu. Instituições de Direito Penal. São Paulo: Bushatsky. GRECO FILHO, Vicente. Tóxicos. São Paulo, Saraiva, 2001, JESUS, Damásio Evangelista de. Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1996. ------. Código Penal Anotado. São Paulo: Saraiva, 1996. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro.São Paulo, Malheiros, 1992. MARQUES, José Frederico. Curso de Direito Penal. São Paulo: Saraiva. MIRABETE, Júlio Fabrini. Manual de Direito Penal. São Paulo: Atlas, 1995. MONTEIRO, A. L. Crimes Hediondos. São Paulo: Saraiva, 1996. NORONHA, Edgar Magalhães. Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1996. PIMENTEL, Manoel Pedro. Direito Penal Econômico. São Paulo: Rev. Tribunais, 1973. PINHEIRO, Geraldo de Faria Lemos Pinheiro. Código Nacional de Trânsito Anotado. São Paulo, Saraiva, 1996. SALLES JR., R. A. Curso completo de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1996. ------. Código Penal Interpretado. São Paulo: Saraiva. SHECAIRA, Sérgio Salomão. Responsabilidade Penal das Pessoas Jurídicas. São Paulo, Método, 2002. TOLEDO, F. A. Princípios básicos de Direito Penal. São Paulo: Saraiva, 1995.

Curso de Direito – 3ª série Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Carga horária: 144 Professor Mestre Ricardo Raboneze EMENTA

Direito Processual Civil: princípios e conceitos fundamentais; fundamentos históricos e constitucionais. Disposições gerais do CPC: a jurisdição e a ação; as partes e os procuradores; competência; atos processuais; Formação, suspensão e extinção do processo. Tutela de conhecimento: teoria geral; procedimento sumário. Procedimento sumaríssimo (Juizados Especiais). Procedimento ordinário: petição inicial; resposta do réu; revelia; providências preliminares; julgamento conforme o estado do processo; provas; audiências. Sentença e coisa julgada. O processo nos Tribunais: uniformização de jurisprudência; declaração de inconstitucionalidade; homologação de sentença estrangeira. Recursos: apelação; agravos; embargos; recursos inominados; recurso especial; recurso extraordinário. SUGESTÃO BIBLIOGRÁFICA * Aguardar a publicação de edições atualizadas para o ano de 2.006 que incluam as Leis referentes à reforma do recurso de agravo de instrumento, do processo de execução e da regulamentação das súmulas impeditivas de recursos, entre outras. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CURSO AVANÇADO DE PROCESSO CIVIL Coordenador Luiz Rodrigues Wambier. Volume I – Ed. Revista dos Tribunais, 2006. BIBLIOGRA FIA COMPLEMENTAR

CÓDIGO DE PROCESSO E LEGISLAÇÃO ATUALIZADA EM VIGOR Theotônio Negrão (atualizado por José Roberto F. Gouvêa). Ed. Saraiva, 2006. CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL COMENTADO E LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE Nelson Nery Junior e Rosa Maria Andrade Nery. Ed. Revista dos Tribunais, 2006. CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Humberto Theodoro Junior. Volume 1 – Ed. Revista dos Tribunais, 2006. NOVO CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Marcus Vinicius Rios Gonçalves. Ed. Saraiva. CURSO DE PROCESSO CIVIL Ovídio A. Baptista da Silva. Ed. Revista dos Tribunais. ELEMENTOS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL Marcelo Abelha Rodrigues. Ed. Revista dos Tribunais.